BR112014026272B1 - Dispositivos de fechamento do esterno e de aproximação de costelas - Google Patents

Dispositivos de fechamento do esterno e de aproximação de costelas Download PDF

Info

Publication number
BR112014026272B1
BR112014026272B1 BR112014026272-1A BR112014026272A BR112014026272B1 BR 112014026272 B1 BR112014026272 B1 BR 112014026272B1 BR 112014026272 A BR112014026272 A BR 112014026272A BR 112014026272 B1 BR112014026272 B1 BR 112014026272B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shaped
claw
sternum
clamp
pair
Prior art date
Application number
BR112014026272-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014026272A2 (pt
Inventor
Ajay K. Patil
Original Assignee
Ajay K. PATIL
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ajay K. PATIL filed Critical Ajay K. PATIL
Publication of BR112014026272A2 publication Critical patent/BR112014026272A2/pt
Publication of BR112014026272B1 publication Critical patent/BR112014026272B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/56Surgical instruments or methods for treatment of bones or joints; Devices specially adapted therefor
    • A61B17/58Surgical instruments or methods for treatment of bones or joints; Devices specially adapted therefor for osteosynthesis, e.g. bone plates, screws, setting implements or the like
    • A61B17/68Internal fixation devices, including fasteners and spinal fixators, even if a part thereof projects from the skin
    • A61B17/82Internal fixation devices, including fasteners and spinal fixators, even if a part thereof projects from the skin for bone cerclage
    • A61B17/823Internal fixation devices, including fasteners and spinal fixators, even if a part thereof projects from the skin for bone cerclage for the sternum

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

dispositivos de fechamento do esterno e de aproximação de costelas. por tratar a invenção de um dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas, o dispositivo compreendendo: uma haste/grampo substancialmente com formato de c, o mencionado grampo compreendendo: uma haste linear e um par de braços curvilineares em cada uma das extremidades da haste, respectivamente; e um par de elementos de fixação com formato de garra, cada um dos elementos de fixação com formato de garra se acoplando a um braço da haste/grampo com formato de c, próximo de sua porção de extremidade, o mencionado elemento de fixação com formato de garra sendo posicionado de tal maneira que a concavidade das garras esteja em frente à área interna determinada pelos braços da haste/grampo com formato de c, o acoplamento sendo providenciado por um mecanismo de fixação de tal maneira que o deslocamento angular do elemento de fixação com formato de garra em torno do elemento de fixação pivotado seja proporcionado, os mencionados elementos de fixação com formato de garra sendo adaptados para serem deslocados angularmente na direção um do outro ou se afastando um do outro.

Description

Campo Técnico
[001] A presente invenção se refere ao campo da engenharia mecânica e a dispositivos que encontram aplicação em engenharia biomédica.
[002] Particularmente, esta invenção se refere ao campo dos equipamentos biomédicos.
[003] Especificamente, esta invenção se refere ao campo dos dispositivos cirúrgicos utilizados na aproximação e fechamento do esterno após esternotomias medianas em vários procedimentos no coração, nos pulmões e no mediastino.
[004] Mais especificamente, esta invenção se refere a um dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas.
Fundamentos da Invenção
[005] O esterno ou osso do tórax, em anatomia vertebrada, consiste de um osso plano. O mesmo possui o formato de um "T" localizado anteriormente ao coração no centro do tórax (peito). O mesmo conecta os ossos das costelas através de cartilagens, formando com as mesmas a seção anterior da gaiola de costelas, e desta maneira ajuda a proteger os pulmões, o coração, e os principais vasos sanguíneos de traumas físicos. Sua extremidade superior suporta as clavículas, e suas margens se articulam com as cartilagens dos primeiros sete pares de costelas.
[006] Um bom número de procedimentos cirúrgicos no tórax envolve a esternotomia mediana. A esternotomia mediana proporciona uma abordagem cirúrgica ao coração e suas principais artérias, aos pulmões, ao mediastino e à espinha torácica. O osso do tórax compreende superiormente um manúbrio, e inferiormente um esterno.
[007] A esternotomia mediana consiste de um tipo de procedimento cirúrgico no qual o esterno é cortado longitudinalmente para a entrada no tórax, para a exposição do coração e pulmões durante a cirurgia. Durante a cirurgia, as duas metades dos ossos são separadas com a utilização de afastadores.
[008] Após a cirurgia, o esterno é reaproximado e mantido fechado em conjunto com a utilização de vários métodos. Os métodos para a reaproximação do esterno incluem a utilização de finos fios de aço inoxidável, ou cintas de aço inoxidável, ou vários dispositivos de fechamento do esterno. Convencionalmente, finos fios de aço inoxidável de aproximadamente 1 - 1,5 mm de diâmetro são utilizados para o fechamento do esterno. Tipicamente, um cirurgião segura uma agulha utilizando um suporte para agulha forte, e insere um fio em torno da metade esquerda do osso esterno, tanto perfurando o osso como de modo paraesternal de fora para dentro. O fio é então inserido em torno da metade direita do osso esterno de dentro para fora. A agulha é cortada e ambas as extremidades livres dos fios cortados são mantidas em conjunto com a utilização de grampos. Após a passagem do número necessário de fios, a hemóstase é verificada. Os mencionados fios são então cruzados individualmente e o esterno é mantido fechado em conjunto. As duas extremidades de cada fio são puxadas através de e torcidas entre si de maneira a apertar o esterno. Este procedimento é repetido para todos os fios. O excesso dos fios é cortado e as pequenas extremidades torcidas dos fios são acomodadas no tecido paraesternal para evitar que suas extremidades afiadas perfurem e atravessem a pele. Estes fios permanecem permanentemente incorporados e não requerem a remoção a não ser que outro problema surja, ou que exista a necessidade de um segundo procedimento cirúrgico.
[009] Tipicamente, fios fortes de aço inoxidável são amplamente utilizados, porém os mesmos apresentam muitas desvantagens. A colocação dos fios frequentemente conduz a sangramentos de vasos intercostais durante a passagem da agulha através do tecido paraesternal. Os vasos sanguíneos podem ser perfurados, levando a sangramentos severos. O controle do sangramento consome tempo e requer a utilização de suturas, clipes cirúrgicos e eletrocauterização. Isto requer um maior tempo de utilização da sala de cirurgia, provoca a exaustão da equipe cirúrgica e aumenta os custos de suturas e clipes. A utilização da cauterização frequentemente conduz ao enfraquecimento dos fios e diminui potencialmente o fornecimento de sangue ao esterno, conduzindo a um risco aumentado de problemas de cicatrização do esterno.
[010] Após a hemóstase, durante o aperto dos fios, alguns vasos sanguíneos podem ser machucados levando a um aumento da drenagem pós-operatória. Isto requer uma reexploração e hemóstase. Isto novamente aumenta o custo de uma cirurgia adicional, e aumenta o risco de infecção dos pacientes. Além disso, sangue adicional e produtos de sangue são necessários para a hemóstase e a estabilidade hemodinâmica. Isto também resulta em um aumento de custos de antibióticos e sangue e produtos de sangue, tempo de sala de cirurgia e aumenta o estresse dos cirurgiões.
[011] O esterno, após a cirurgia, é submetido a forças atuando sobre mesmo durante a respiração, tose e manobras de Valsalva. Isto faz com que as metades do esterno se afastem uma da outra provocando estresse nos laços de fio de aço inoxidável. Os fios, sendo finos, podem provocar cortes através do osso conduzindo à soltura do fechamento do esterno. Isto conduz a uma instabilidade do esterno e a riscos de infecção. Isto também conduz a uma transação completa do osso esterno e a uma instabilidade com infecção denominada deiscência esterna. Isto requer procedimentos cirúrgicos adicionais, medicações e antibióticos, permanência prolongada no hospital, e aumenta o risco da mortalidade.
[012] Complicações deste tipo podem ser ocasionalmente observadas em pacientes idosos ou pacientes femininos com osteoporose severa. A incidência da deiscência esterna é também alta entre pacientes com Diabetes mellitus do Tipo II.
[013] Além disso, como os fios do esterno ocasionalmente se quebram durante o aperto ou durante o período pós-operatório conduzindo à instabilidade do esterno, o laço quebrado frequentemente provoca desconforto aos pacientes e se projeta através da pele requerendo um segundo procedimento cirúrgico.
[014] Os fios e agulhas são afiados e podem causar ferimentos no cirurgião ou na equipe cirúrgica. Cada extremidade cortada dos fios é mantida em grampos e, portanto, existem diversos grampos no campo cirúrgico. As extremidades cortadas frequentemente perfuram as luvas e provocam ferimentos no cirurgião/equipe. Estes ferimentos acidentais expõem toda a equipe cirúrgica a algumas doenças transmissíveis pelo sangue incluindo AIDS, Hepatite ou infecções semelhantes, ou doenças ou riscos.
[015] Além disso, a utilização de fios de aço inoxidável frequentemente consome tempo e provoca estresses no cirurgião e na equipe do cirurgião.
[016] Outros métodos utilizados para o fechamento do esterno consistem de cintas de esterno e de dispositivos de fechamento do esterno. As cintas de esterno consistem de cintas planas que evitam os cortes no esterno, que podem ser observados com a utilização de fios finos. No entanto, as cintas consomem tempo e são difíceis de aplicar, e também o mecanismo associado de travamento é frequentemente complexo. Além disso, durante a reentrada para reexplorações de emergência, as fitas são de difícil remoção e podem provocar ferimentos em órgãos subjacentes importantes, incluindo o coração.
[017] Certos dispositivos adicionais de fixação da arte anterior também se encontram disponíveis para o fechamento do esterno. A maioria destes dispositivos apresenta métodos complexos de utilização e também consomem tempo de aplicação. No entanto, os mesmos superam as deficiências dos sistemas de fechamento do esterno com base em fios.
Objetivos da Invenção
[018] Um objetivo da presente invenção é o de revelar um dispositivo de fechamento do esterno relativamente simples.
[019] Outro objetivo da presente invenção é o de superar as deficiências dos fechamentos de esterno com base em fios.
[020] Ainda outro objetivo da presente invenção é o de revelar um dispositivo único de fechamento do esterno.
[021] Ainda outro objetivo da presente invenção é o de revelar um dispositivo de fechamento do esterno no qual os componentes de fixação/inserção são manobráveis.
[022] Um objetivo adicional da presente invenção é o de revelar um dispositivo de fechamento do esterno com o qual o fechamento do esterno pode ser realizado de maneira rápida e forte, com isto proporcionando estabilidade completa ao esterno.
[023] Ainda outro objetivo da presente invenção é o de revelar um dispositivo do fechamento do esterno que pode ser facilmente removido durante reexplorações emergenciais.
Descrição da Invenção
[024] De acordo com esta invenção, encontra-se revelado um dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas, o mencionado dispositivo compreendendo:- uma haste/grampo substancialmente com formato de C, o mencionado grampo compreendendo: uma haste linear e um par de braços curvilineares em cada uma das extremidades da haste, respectivamente; e- um par de elementos de fixação com formato de garra, cada um dos elementos de fixação com formato de garra se acoplando com um braço da haste/grampo com formato de C, próximo de sua porção de extremidade, o mencionado elemento de fixação com formato de garra sendo posicionado de tal maneira que a concavidade das garras esteja em frente à área interna determinada pelos braços da haste/grampo com formato de C, o acoplamento sendo providenciado por um mecanismo de fixação, de tal maneira que um deslocamento angular do elemento de fixação com formato de garra em torno do elemento de fixação pivotante seja proporcionado, os mencionados elementos de fixação com formato de garra sendo adaptados para serem deslocados angularmente na direção um do outro ou se afastando um do outro, com a superfície operacional interna de cada um dos elementos de fixação com formato de garra compreendendo uma superfície recartilhada para a pega.
Breve Descrição dos Desenhos
[025] A invenção será agora descrita em relação aos desenhos anexos, nos quais:- a Figura 1 ilustra um desenho esquemático do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração aberta;- a Figura 2 ilustra um desenho esquemático do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração fechada;- a Figura 3 ilustra um desenho esquemático alternativo do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração fechada;- a Figura 4 ilustra um desenho esquemático de uma modalidade de execução do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração aberta;- a Figura 5 ilustra um desenho esquemático do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração aberta, no qual um arranjo de uma haste com formato substancialmente quadrado e elementos de fixação com formato de garra são mostrados;- a Figura 6 ilustra um exemplo de uma vista isométrica de uma haste com formato de C e uma haste linear;- a Figura 7 ilustra um exemplo com vista de topo de um arranjo de travamento;- a Figura 8 ilustra um exemplo de uma vista frontal de um 1;- a Figura 9 ilustra um vista exemplificativa de múltiplos dispositivos de fechamento do esterno aplicados a um único esterno.
Descrição Detalhada da Invenção
[026] De acordo com a presente invenção, encontra-se revelado um dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas, o mencionado dispositivo compreendendo:- uma haste/grampo substancialmente com formato de C, o mencionado grampo compreendendo: uma haste linear e um par de braços curvilineares em cada uma das extremidades da haste, respectivamente; e- um par de elementos de fixação com formato de garra, cada um dos elementos de fixação com formato de garra se acoplando com um braço da haste/grampo com formato de C, próximo de sua porção de extremidade, o mencionado elemento de fixação com formato de garra sendo posicionado de tal maneira que a concavidade das garras esteja em frente à área interna determinada pelos braços da haste/grampo com formato de C, o acoplamento sendo providenciado por um mecanismo de fixação, de tal maneira que um deslocamento angular do elemento de fixação com formato de garra em torno do elemento de fixação pivotante seja proporcionado, os mencionados elementos de fixação com formato de garra sendo adaptados para serem deslocados angularmente na direção um do outro ou se afastando um do outro, com a superfície operacional interna de cada um dos elementos de fixação com formato de garra compreendendo uma superfície recartilhada para a pega.
[027] Em uma modalidade de execução da presente invenção, a haste/grampo substancialmente com formato de C do dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas deve incluir uma haste/grampo de qualquer formato conhecido e óbvio a uma pessoa habilitada na arte, sendo que a haste/grampo deve ser capaz de executar adequadamente a mesma ou uma função similar a da haste/grampo substancialmente com formato de C.
[028] Em uma modalidade de execução da presente invenção, o dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas compreende pelo menos uma haste linear.
[029] Em uma modalidade de execução da presente invenção, a haste com formato de C compreende a haste linear, sendo que a mencionada haste com formato de C desliza para dentro e para fora ou se move com a haste linear, com contato contínuo entre uma e outra para a obtenção de um comprimento variável.
[030] Em uma modalidade de execução da presente invenção, a porção de extremidade do elemento de fixação com formato de garra compreende pelo menos uma extremidade pontiaguda.
[031] Em uma modalidade de execução da presente invenção, o dispositivo também compreende pelo menos uma linha acoplada ao mecanismo pivô para o travamento adicional ou aperto do dispositivo.
[032] Em uma modalidade de execução da presente invenção, o movimento de aperto ou relaxamento do dispositivo da presente invenção é acionado por pelo menos uma linha, sendo que o aperto ou relaxamento da pelo menos uma linha possibilita o travamento ou destravamento do mecanismo do dispositivo.
[033] A presente invenção, em outra modalidade de execução, revela um método de montagem de um dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas, o método compreendendo as etapas de:a) providenciar uma haste/grampo com formato de C de corpo único compreendendo pelo menos uma haste linear e pelo menos um par de braços curvilineares em cada uma das extremidades da haste, sendo que a haste/grampo com formato de C e a haste linear proporcionam uma ampla base para o dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas como um todo; no qual a haste/grampo com formato de C e a uma haste linear se movem de modo telescópico/deslizante uma para dentro da outra com o propósito da obtenção de um comprimento variável;b) acoplar pelo menos um elemento de fixação com formato de garra com pelo menos um braço curvilinear através de um mecanismo de fixação pivotante, no qual uma superfície operacional interna do elemento de fixação com formato de garra compreende uma superfície para a pega; e no qual as extremidades dos braços curvilineares são afiadas ou pontiagudas.
[034] A presente invenção, em outra modalidade de execução, revela um método para o fechamento de diversas porções de um esterno utilizando um dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas, o método compreendendo as etapas de:a) posicionar e alinhar uma primeira e uma segunda porção opostas de um esterno separado para a união;b) posicionar o dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas em torno de porções respectivas e opostas do esterno, sendo que a haste/grampo com formato de C conecta e suporta a porção anterior do esterno, e um par de elementos de fixação com formato de garra engata na superfície posterior do esterno para maximizar a cicatrização do esterno;c) ajustar a posição do dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas em relação às porções do esterno separado;d) fixar o esterno separado em uma posição aproximada; ee) travar o dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas, o que possibilita que o mencionado dispositivo fixe firmemente o esterno separado.
[035] Em uma modalidade de execução da presente invenção, uma ou mais partes ou componentes do dispositivo da presente invenção podem ser fabricados de qualquer material biocompatível tal como, porém não limitado a, aço inoxidável, titânio, ferro, cobalto, níquel, tântalo, zircônio, prata, ouro, ligas de cobalto-cromo, ligas de titânio, nitinol, borracha de silicone, resinas acrílicas, poliuretanos, polipropileno, polietileno, polimetilmetacrilato, nylon, ou polietileno de peso molecular ultra-alto, poliglecaprona, polidioxanona e cerâmicas tais como alumina, zircônia e hidroxiapatita, polilactídeos, poliglicolídeos e copolímeros dos mesmos; poli(ácido hidroxibutírico); poli(lactida-co-(ε-coprolactona-)); poli(glicolida-co-(ε-coprolactona- )); policarbonatos, poli(pseudo aminoácidos); poli(aminoácidos); poli(hidroxila alcanoato); polianidridos ou de qualquer combinação dos mesmos.
[036] Em uma modalidade de execução, uma ou mais partes ou componentes do dispositivo da presente invenção podem ser fabricados de qualquer metal adequado tal como, porém não limitado a, ferro, cobre, alumínio, ouro, prata, bronze, platina, tungstênio, cádmio, zinco, estanho, germânio, chumbo, níquel, tântalo ou de qualquer combinação dos mesmos.
[037] Em uma modalidade de execução, uma ou mais partes ou componentes do dispositivo da presente invenção podem ser revestidos com agentes terapêuticos adequados tais como, porém não limitados a, agentes antimicrobianos, antibióticos, agentes antivirais, agentes anti-inflamatórios, agentes analgésicos, agentes hemostáticos, anestésicos, esteroides, agentes imunomoduladores ou agentes tais como proteína morfogênica de ossos (BMP) ou agentes promotores de crescimento de ossos ou com uma combinação dos mesmos.
[038] Em uma modalidade de execução da presente invenção, a superfície operacional interna do pelo menos um elemento de fixação com formato de garra pode compreender qualquer formato de superfície para a pega tal como, porém não limitado a, projeções, dentes, arestas, pontas, extensões, protuberâncias ou qualquer combinação dos mesmos.
[039] Em uma modalidade de execução da presente invenção, o dispositivo da presente invenção pode ter alta resistência a quebras, resistência ao desgaste, resistência à corrosão e estabilidade dimensional.
[040] Em uma modalidade de execução da presente invenção, uma ou mais partes ou componentes do dispositivo da presente invenção podem ser revestidos com um material adequado de revestimento selecionado do grupo consistindo de titânio e hidroxiapatita (HA), politetrafluoroetileno (PTFE), cerâmica, polímero ou de qualquer combinação dos mesmos. O revestimento pode ser aplicado para melhorar a biocompatibilidade, a bioestabilidade, a resistência ao desgaste, a resistência e a lubricidade.
[041] Em uma modalidade de execução da invenção, o dispositivo da presente invenção é visível para diferentes tipos de equipamentos de imagem médica tais como, porém não limitados a, imagens de ressonância magnética (MRI), tomografia, raios-x, ultrassom, ou qualquer combinação dos mesmos.
[042] Em uma modalidade de execução da invenção, o dispositivo da presente invenção apresenta qualquer tamanho transversal adequado ou formato.
[043] Em uma modalidade de execução da invenção, odispositivo da presente invenção é utilizado em procedimentos cirúrgicos tais como, porém não limitados a, esternotomia mediana.
[044] Em uma modalidade de execução da invenção, o dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas protege o esterno após a cirurgia e proporciona estabilidade completa ao esterno contra as forças atuando no mesmo tais como, porém não limitadas a, respiração, tosse violenta, respiração profunda, manobras de Valsava, choques físicos, hipertensão sanguínea, força muscular ou qualquer combinação das mesmas.
[045] Em uma modalidade de execução da presente invenção, pelo menos o par de elementos de fixação com formato de garra e pelo menos o par de curvilineares podem ser conectados através de uma mola tal como, porém não limitada a, mola de tensão/extensão, mola de compressão, mola de torção, mola constante, mola variável, mola espiral, mola plana, mola usinada, mola articulada, mola espiral ou mola helicoidal, molas de compressão, mola voluta, mola de tensão ou extensão, mola em espiral ou mola de equilíbrio, folha de mola, mola em V, arruela Belleville ou mola Belleville, mola de força constante, mola de gás, mola ideal, mola principal, mola negadora, mola espiral de taxa progressiva, cinta de borracha, arruela de pressão, arruela de torção, arruela ondulada e qualquer combinação das mesmas.
[046] Em uma modalidade de execução da presente invenção, o dispositivo e o método da invenção podem ser utilizados para o tratamento de fraturas ósseas tais como, porém não limitadas a, fratura fechada (simples), fratura aberta (composta), fratura completa, fratura incompleta, fratura linear, fratura transversal, fratura oblíqua, fratura em espiral, fratura cominutiva, fratura impactada, fratura de avulsão ou qualquer combinação das mesmas.
[047] Em uma modalidade de execução da invenção, o dispositivo da presente invenção pode ser ajustável para encaixar em fendas e cavidades ao longo da superfície de um osso esterno.
[048] Em uma modalidade de execução da invenção, pelo menos um suporte pode ser utilizado para suportar ou fixar o dispositivo da presente invenção.
[049] Em uma modalidade de execução da invenção, um ou mais dispositivos de acordo com a presente invenção podem ser acoplados em conjunto e podem ser fixados simultaneamente com a utilização de pelo menos um suporte.
[050] Em uma modalidade de execução da invenção, o dispositivo da presente invenção pode compreender pelo menos um ponto de quebra. O ponto de quebra possibilita uma rápida e fácil desmontagem dos componentes do dispositivo.
[051] Em uma modalidade de execução da invenção, um ou mais dispositivos de acordo com a presente invenção podem se utilizados para um único esterno, sendo que o mencionado dispositivo de fechamento do esterno pode ser utilizado para fixar a primeira e a segunda porção de um esterno separado.
[052] Em uma modalidade de execução da invenção, o dispositivo e os métodos da presente invenção podem ser utilizados para instalar, incorporar ou conectar um ou mais sensores ao sistema, tais como, porém não limitados a, sensores de temperatura, sensores químicos, sensores de pressão, sensores de danos internos, sensores de batidas do coração, sensores de fluxo de sangue, e semelhantes, ou uma combinação dos mesmos. Os sensores podem ser conectados a um dispositivo de computação ou a um controlador lógico programável, e a controladores proporcionais-integrais-derivativos. A combinação de sensores e controladores pode ser utilizada para monitorar e controlar o dispositivo e os métodos da presente invenção.
[053] Em uma modalidade de execução da invenção, uma ou mais partes ou componentes do sistema da presente invenção podem ser conectados e fixados, ou podem ser desacopláveis e reacopláveis. Um componente desacoplável pode ser acoplado ou fixado com um ou mais dos outros componentes com a utilização de mecanismos, tais como, porém não limitados a, parafusos rosqueados, mecanismos de giro e travamento, travamento magnético, travamento induzido a vácuo, encaixe por fricção, encaixe por engate ou qualquer combinação dos mesmos.
[054] Em uma modalidade de execução da invenção, os componentes da presente invenção podem ser conectados ou arranjados com a utilização de um método adequado, e podem incluir sem limitação a utilização de um ou mais de soldagem, adesivos, rebitagem e dispositivos de fixação tais como, porém não limitados a, parafusos, porcas, ganchos, grampos, clipes, fivelas, pregos, pinos, anéis.
Descrição Detalhada da Invenção
[055] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 1 representa uma vista frontal do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração aberta, sendo que encontra-se providenciada uma haste/grampo substancialmente com formato de C (12), que consiste de um corpo único. Este compreende uma haste linear (12a) e um par de braços curvilineares (12b, 12c) em cada uma das extremidades da haste, respectivamente. A haste/grampo com formato de C (12) e a haste linear (12a) proporcionam uma ampla base para o dispositivo de fechamento de esterno como um todo. Os elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) são acoplados por mecanismos de fixação pivotantes (18) com os braços da haste/grampo com formato de C (12), próximo de sua porção de extremidade, sendo que os cantos das bordas internas (26) dos elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) suportam ou habilitam um mecanismo pivotante quando uma pressão externa é exercida nos cantos das bordas. A superfície operacional interna de cada um dos elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) compreende uma superfície recartilhada (22) para a pega.
[056] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 2 e a Figura 3 representam uma vista frontal do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração fechada, sendo que o elemento de fixação com formato de garra (14b, 14c) encontra-se posicionado de tal maneira que a concavidade das garras esteja em frente à área interna (16). Os braços curvilineares de garras terminam de uma maneira afiada ou pontiaguda (24). Além disso, a superfície operacional interna de cada um dos elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) compreende uma superfície recartilhada (22) para a pega.
[057] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 4 representa uma vista frontal do dispositivo de fechamento do esterno em sua configuração aberta, sendo que encontra-se providenciada uma haste/grampo substancialmente com formato de C (31), que consiste de um corpo único. Este compreende uma haste linear (31a) e um par de braços curvilineares (31b, 31c) em cada uma das extremidades da haste, respectivamente. A haste/grampo com formato de C (31) e a haste linear (31a) proporcionam uma ampla base para o dispositivo de fechamento de esterno como um todo. Os elementos de fixação com formato de garra (33a, 33b) terminam de uma maneira afiada ou pontiaguda (34) e se acoplam através do mecanismo de fixação pivotante (32) com os braços da haste/grampo com formato de C (31), próximo de sua porção de extremidade, sendo que os cantos das bordas internas (35) dos elementos de fixação com formato de garra (33a, 33b) suportam o mecanismo pivotante.
[058] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 5 representa uma vista frontal do dispositivo de fechamento do esterno no qual encontra-se providenciada uma haste substancialmente com formato quadrado (41), que consiste de um corpo único. Este compreende uma haste linear (41a) e um par de braços de formato quadrado (41b, 41c) em cada uma das extremidades da haste, respectivamente. A haste/grampo com formato de C (41) e a haste linear (41a) proporcionam uma ampla base ao dispositivo de fechamento do esterno como um todo. Os elementos de fixação com formato de garra (43a, 43b) são acoplados pelo mecanismo pivotante (42) aos braços da haste de formato quadrado (41), próximo de sua porção de extremidade, sendo que os cantos das bordas internas (46) dos elementos de fixação com formato de garra (43a, 43b) terminam de uma maneira afiada ou pontiaguda (45), sendo que a superfície operacional interna de cada um dos elementos de fixação com formato de garra (43a, 43b) compreende uma superfície recartilhada (44a, 44b) para a pega.
[059] De acordo com uma modalidade de execuçãoexemplificativa da presente invenção, a Figura 6 representa uma vista isométrica de uma haste com formato de C (51) e de uma haste linear (51a), sendo que a haste com formato de C (51) desliza para dentro e para fora ou se move ao longo da haste linear (51a) com contato contínuo entre as mesmas, para a obtenção de um comprimento variável.
[060] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 7 representa uma vista de topo de um arranjo de travamento (61), sendo que o arranjo de travamento encontra-se montado na superfície de topo da haste com formato de C. O arranjo de travamento possibilita o travamento ou destravamento do dispositivo de fechamento do esterno.
[061] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 8 representa uma vista frontal de um suporte (71), sendo que o suporte (71) é utilizado para posicionar ou fixar o dispositivo de fechamento do esterno.
[062] De acordo com uma modalidade de execução exemplificativa da presente invenção, a Figura 9 representa uma vista mostrando múltiplos dispositivos de fechamento do esterno sendo utilizados em um único esterno, sendo que os mencionados dispositivos de fechamento do esterno (81) são utilizados para fixar a primeira e a segunda porção do esterno separado (82).
[063] Os termos "dispositivo de fechamento do esterno" e "dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas" podem ser utilizados alternativamente para o propósito da presente invenção.
[064] A terminologia aqui utilizada tem apenas o propósito de descrever modalidades de execução específicas, e não tem a intenção de limitar a invenção. Tais como aqui utilizadas, as formas singulares "um", "uma", e "a/o" também pretendem incluir as formas no plural, a menos que o contexto indique claramente o contrário. Deverá ainda ser entendido que os termos "compreende" e/ou "compreendendo", quando utilizados nesta especificação, especificam a presença das características indicadas, inteiros, etapas, operações, elementos, e/ou componentes, mas não impedem a presença ou a adição de uma ou mais características, inteiros, etapas, operações, elementos, componentes e/ou grupos dos mesmos.
[065] Embora a descrição detalhada tenha revelado determinadas modalidades de execução específicas da presente invenção com propósitos ilustrativos, várias modificações serão aparentes aos habilitados na arte, o que não constitui um desvio do espirito e do escopo da invenção como definido nas reivindicações seguintes, e deve ser especificamente entendido que o assunto descritivo acima deve ser interpretado meramente como ilustrativo da invenção e não como limitação.

Claims (9)

1. DISPOSITIVO DE FECHAMENTO DO ESTERNO E DE APROXIMAÇÃO DE COSTELAS, para unir porções separadas e fraturadas de um esterno, compreendendo:a) uma haste/grampo com formato de C (12) compreendendo: uma haste linear (12a) e pelo menos um par de braços curvilineares (12b e 12c);b) pelo menos um par de elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c); ec) um par de mecanismos de fixação (18) que mantém de forma pivotante pelo menos um par de elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) aos braços curvilineares (12b e 12c) da haste/grampo com formato de C (12) próximo às extremidades livres dos braços curvilineares (12b e 12c) para movimento pivotante no mesmo plano dos braços curvilineares (12b e 12c);caracterizado pelo fato de que a haste/grampo com formato de C (12) compreende a haste linear (12a); e pelo menos um par de braços curvilíneos (12b e 12c) é um corpo único, sendo que a haste/grampo com formato de C (12) proporciona uma ampla base para o acoplamento do dispositivo de fechamento do esterno e de aproximação de costelas como um todo às porções separadas e fraturadas de um esterno e de costelas; esendo que o par de elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) incorpora uma concavidade em frente à área interna (16) que fica entre o par de braços curvilineares (12b e 12c) da haste/grampo com formato de C (12) para a pega das porções separadas do esterno.
2. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a haste/grampo com formato de C (51) desliza para dentro e para fora ou se move ao longo da haste linear (51a) com contato contínuo entre as mesmas, para a obtenção de um comprimento variável.
3. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o par de mecanismos de fixação (18) pivotantes permite o deslocamento angular de pelo menos um par dos elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) na direção do outro ou se afastando um do outro.
4. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porção de extremidade do elemento de fixação com formato de garra (14b, 14c) compreende pelo menos um formato pontiagudo (24).
5. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície operacional interna de cada um dos elementos de fixação com formato de garra (14b, 14c) apresenta pelo menos uma superfície recartilhada (22) para a pega.
6. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo incorpora ainda um arranjo de travamento (61) montado na superfície da haste/grampo com formato de C (12) para permitir um travamento ou destravamento do dispositivo.
7. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma ou mais partes ou componentes do mencionado dispositivo são fabricados de um material biocompatível selecionado do grupo consistindo de aço inoxidável, titânio, ferro, cobalto, níquel, tântalo, zircônio, prata, ouro, ligas de cobalto-cromo, ligas de titânio, nitinol, borracha de silicone, resinas acrílicas, poliuretanos, polipropileno, polietileno, polimetilmetacrilato, nylon, polietileno de peso molecular ultra-alto, poliglecaprona, polidioxanona, cerâmicas, polilactídeos, poliglicolídeos, poli(ácido hidroxibutírico), poli(lactida-co-(ε-coprolactona-)), poli(glicolida-co-(ε- coprolactona-)), policarbonatos, poli(pseudo aminoácidos), poli(aminoácidos), poli(hidroxila alcanoato), polianidridos, copolímeros e de qualquer combinação dos mesmos.
8. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as partes ou componentes do dispositivo são revestidos.
9. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o movimento pivotante do elemento de fixação com formato de garra (14b, 14c) é orientado através da interação relativa entre os cantos das bordas internas (26) do elemento de fixação com formato de garra (14b, 14c) e o osso esterno.
BR112014026272-1A 2012-04-25 2013-04-22 Dispositivos de fechamento do esterno e de aproximação de costelas BR112014026272B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN1317MU2012 2012-04-25
IN1317/MUM/2012 2012-04-25
PCT/IB2013/053159 WO2013160813A2 (en) 2012-04-25 2013-04-22 Sternal closure and ribs approximator devices

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014026272A2 BR112014026272A2 (pt) 2017-06-27
BR112014026272B1 true BR112014026272B1 (pt) 2022-01-11

Family

ID=49483985

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014026272-1A BR112014026272B1 (pt) 2012-04-25 2013-04-22 Dispositivos de fechamento do esterno e de aproximação de costelas

Country Status (14)

Country Link
US (1) US10405902B2 (pt)
EP (1) EP2846715B1 (pt)
JP (1) JP5815192B2 (pt)
KR (1) KR20150014465A (pt)
CN (1) CN104271056B (pt)
AU (1) AU2013254331B2 (pt)
BR (1) BR112014026272B1 (pt)
CA (1) CA2871266C (pt)
ES (1) ES2663954T3 (pt)
MX (1) MX353231B (pt)
MY (1) MY171161A (pt)
PL (1) PL2846715T3 (pt)
SG (1) SG11201406785XA (pt)
WO (1) WO2013160813A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106175904A (zh) * 2016-07-07 2016-12-07 潘秀岳 一种可定位调节加压的微创接骨板装置
US10213194B2 (en) * 2016-09-27 2019-02-26 Ethicon, Inc. Surgical retraction systems including sternal retractors and hemostatic inserts
KR101904620B1 (ko) 2016-12-22 2018-10-04 인제대학교 산학협력단 흉골 봉합용 와이어 유닛
EP3570767A1 (en) * 2017-01-19 2019-11-27 Kinamed, Inc. Sternotomy closure technique using polymeric cable

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2734147B1 (fr) * 1995-05-19 1997-10-10 Klein Jean Michel Dispositif d'osteosynthese implantable
US6007538A (en) * 1997-07-25 1999-12-28 Duke University Sternal closure device
US6051007A (en) * 1998-03-02 2000-04-18 Corvascular, Inc. Sternal closure device and instruments therefor
US6872210B2 (en) * 2001-02-23 2005-03-29 James P. Hearn Sternum fixation device
US20050277939A1 (en) * 2004-05-27 2005-12-15 Miller Archibald S Iii Surgical device for capturing, positioning and aligning portions of a horizontally severed human sternum
US7033377B2 (en) * 2004-05-27 2006-04-25 Mavrek Medical, L.L.C. Surgical device for capturing, positioning and aligning portions of a severed human sternum
US20060167458A1 (en) * 2005-01-25 2006-07-27 Lorenz Gabele Lock and release mechanism for a sternal clamp
US8518089B2 (en) * 2005-01-25 2013-08-27 Karl-Leibinger Medizintechnik Lock and release mechanism for a sternal clamp
US20090248091A1 (en) * 2008-03-19 2009-10-01 Mike Teague Sternal clamp with rib extension
US8936628B2 (en) * 2009-08-17 2015-01-20 Kls-Martin, L.P. Suture-retaining sternal clamp assembly
CN201710443U (zh) * 2010-07-02 2011-01-19 上海昕昌记忆合金科技有限公司 一种固定夹环

Also Published As

Publication number Publication date
CN104271056B (zh) 2017-07-11
EP2846715A4 (en) 2016-03-09
MX353231B (es) 2018-01-08
BR112014026272A2 (pt) 2017-06-27
JP2015516221A (ja) 2015-06-11
CN104271056A (zh) 2015-01-07
WO2013160813A3 (en) 2014-01-23
US20150127004A1 (en) 2015-05-07
WO2013160813A2 (en) 2013-10-31
US10405902B2 (en) 2019-09-10
ES2663954T3 (es) 2018-04-17
MY171161A (en) 2019-09-27
CA2871266C (en) 2021-03-23
SG11201406785XA (en) 2014-11-27
EP2846715B1 (en) 2017-12-27
KR20150014465A (ko) 2015-02-06
AU2013254331A1 (en) 2014-12-18
EP2846715A2 (en) 2015-03-18
CA2871266A1 (en) 2013-10-31
JP5815192B2 (ja) 2015-11-17
AU2013254331B2 (en) 2018-08-16
PL2846715T3 (pl) 2018-07-31
MX2014012749A (es) 2015-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7955257B2 (en) Non-rigid surgical retractor
US7985180B2 (en) Eyelid retractor
JP4945439B2 (ja) 胸骨修復システム
KR20180112108A (ko) 외과용 클립, 및 이를 위한 클립 조작 디바이스
JPS59168848A (ja) 非金属製の生物に適合性の無菌の外科装置
BRMU8501134Y1 (pt) aperfeiçoamento construtivo introduzido em braçadeiras metálicas de aplicação na área de medicina cirúrgica
BR112017012331B1 (pt) Sistema de fixação de fio, ponta tensionadora de fio e sistema de parafuso de tensionamento de fio, método para tensionar um fio através de um elemento de fixação externa e fio de parafuso de fixação
JP2007530201A (ja) 骨接合術又は骨ギャップ処置のための創外固定器
US20130245653A1 (en) Zero artifact vascular clip method and apparatus
WO2016049538A1 (en) Implant devices and systems for stabilized fixation of bone and soft tissue
US20130253516A1 (en) Occipital plate
US9259214B2 (en) Surgical retractor apparatus and method
BR112014026272B1 (pt) Dispositivos de fechamento do esterno e de aproximação de costelas
US9526544B1 (en) Anatomical humeral fixation system and method
WO2014170825A2 (en) Clamping assembly for sternal closure and ribs approximator devices and methods thereof
KR20170051394A (ko) 외과 수술용 클립 어플라이어
RU2535770C2 (ru) Способ остеосинтеза спицами
WO2020036557A2 (en) Suture with elasto-plastic characteristic and stabilization system
CN212140565U (zh) 腔镜下肋骨与横突脱位及肋骨骨折用内固定器
RU2311148C1 (ru) Способ оперативного лечения переломов проксимального отдела плечевой кости
EP4380479A1 (en) External fixator, kit comprising the same, and method of fixation
RU2083168C1 (ru) Устройство для проведения лигатур вокруг ребер и грудины
KR20160130013A (ko) 외과 수술용 클립 어플라이어

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/04/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.