BR112014004653B1 - Aparelho de avanço mandibular intra-oral - Google Patents

Aparelho de avanço mandibular intra-oral Download PDF

Info

Publication number
BR112014004653B1
BR112014004653B1 BR112014004653-0A BR112014004653A BR112014004653B1 BR 112014004653 B1 BR112014004653 B1 BR 112014004653B1 BR 112014004653 A BR112014004653 A BR 112014004653A BR 112014004653 B1 BR112014004653 B1 BR 112014004653B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tray assembly
patient
lower tray
mandibular advancement
teeth
Prior art date
Application number
BR112014004653-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014004653A2 (pt
Inventor
James C. Fallon
Richard Jung
James S. Fallon
Original Assignee
Apnea Sciences Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=46198063&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR112014004653(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Apnea Sciences Corporation filed Critical Apnea Sciences Corporation
Publication of BR112014004653A2 publication Critical patent/BR112014004653A2/pt
Publication of BR112014004653B1 publication Critical patent/BR112014004653B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C9/00Impression cups, i.e. impression trays; Impression methods
    • A61C9/0006Impression trays
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/56Devices for preventing snoring
    • A61F5/566Intra-oral devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C9/00Impression cups, i.e. impression trays; Impression methods
    • A61C9/0026Syringes or guns for injecting impression material; Mixing impression material for immediate use

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Otolaryngology (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Abstract

APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL. (1) a ser inserido na boca do paciente de modo a manter uma via aérea aberta até a garganta do paciente e por meio disso melhorar a respiração durante o sono; o aparelho de avança mandibular (1) tem utilização específica para aqueles que desejam reduzir os efeitos do ronco e/ou apnéia do sono; o aparelho inclui um conjunto de bandeja superior (3) contra o qual os dentes da mandíbula superior do paciente são assentados, e um conjunto de bandeja inferior (5) contra o qual os dentes de mandíbula inferior do paciente são assentados; o conjunto de bandeja inferior (5) é acoplado e ajustado de forma deslizável pelo paciente em relação ao conjunto de bandeja superior (3); em virtude do exposto, a posição da mandíbula inferior do paciente pode ser seleta e continuamente movida para frente com respeito à posição da mandíbula superior para evitar uma oclusão da via aérea, isto que a condição do paciente muda com o passar do tempo.

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] Esta invenção se refere a um aparelho de avanço mandibular intra-oral a ser inserido na boca do paciente de modo que a posição da mandíbula inferior do paciente possa ser continuadamente ajustada em relação á mandíbula superior para melhora sua respiração durante o sono e assim reduzir os efeitos do ronco e/ou da apnéia do sono. O ajuste acima mencionado pode ser conseguido de maneira fácil e seletiva pelo paciente com o passar do tempo, sem a necessidade de ferramentas especiais, molas, remoção e instalação de fixadores, ou requerer a ajuda de pessoal da área de saúde.
ANTECEDENTES
[0002] Ronco e apnéia do sono são tipicamente causados por obstruções (isto é, oclusões) na via aérea do paciente até sua garganta, através da qual o paciente respira durante o sono. Como exemplo, e consequência da idade, sobrepeso, condições médicas e físicas e assim por diante, o palato e o tecido mole ao redor da garganta do paciente tendem a relaxar e cair, e desta forma cortar ou restringir o fluxo de ar para a garganta enquanto o paciente dorme. Algumas vezes, a língua do paciente pode cair para trás em direção à sua garganta, afetando adversamente a respiração. O corte prolongado de um suprimento de ar pode causar sufocamento, perda de tempo valioso de sono, e em casos extremos, danos cardíacos.
[0003] Uma maneira que se provou bem-sucedida no tratamento do ronco e apnéia do sono é a máquina CPAP ('Continuous Positive Airway Pressure', ou Pressão Contínua Positiva da Via Aérea). Neste caso, ar sob pressão é continuamente bombeado para a garganta do paciente para manter a via aérea aberta. Entretanto, usar uma máquina CPAP também requer o uso de uma máscara fixada por sobre o nariz e/ou boca. O uso de tal máscara é desconfortável para muitos pacientes. Pacientes intolerantes a CPAP ficam impossibilitados de receber os benefícios proporcionados por aquele meio.
[0004] Para evitar o uso de máscara, comum às máquinas CPAP e, como meio alternativo de tratar o ronco e a apnéia do sono, aparelhos orais tem sido propostos para serem inseridos na boca do paciente e usados durante o sono. Tais dispositivos possibilitam que as mandíbulas superior e inferior do paciente sejam posicionadas relativamente uma à outra para manter a passagem respiratória aberta. Após um período de teste, os ajustes de alguns aparelhos orais convencionais são fixados e travados. Entretanto, nenhum futuro ajuste pode ser feito no caso de desconforto do paciente e ineficiência do dispositivo. Assim, esses aparelhos podem se provar ineficientes com o tempo por consequência de serem incapazes de responder ás mudanças das condições do paciente.
[0005] Em outros aparelhos orais convencionais, ajustes são possíveis após os ajustes originais terem sido feitos. Os ajustes nesse caso geralmente requerem o uso de ferramentas especiais, molas, remoção e instalação de fixadores frequentemente complicados, e assistência de pessoal da área de saúde. Portanto, o paciente pode ficar incapacitado de fazer os ajustes de forma rápida e fácil por si mesmo. Ademais, ajustes baixo, médio e alto são convencionais por natureza, o que inibe ajustes finos na posição da mandíbula superior ou inferior do paciente que se façam necessários para satisfazer as necessidades específicas do paciente de maneira contínua.
RESUMO DA INVENÇÃO
[0006] Brevemente, e em termos gerais, um aparelho de avanço mandibular intra-oral é revelado, o qual é adaptado para ser inserido na boca do paciente de modo a manter uma via aérea aberta à garganta do paciente para melhorar sua respiração durante o sono. O aparelho de avanço mandibular aqui revelado tem aplicação específica para uso por aqueles que sofrem de ronco e/ou apnéia do sono. O aparelho inclui um conjunto de bandeja superior arqueada para ser acoplada aos dentes da mandíbula inferior do paciente. O conjunto de bandeja inferior é aquele acoplado e ajustável por deslizamento em relação ao conjunto de bandeja superior para fazer com que mandíbula inferior do paciente desloque-se à frente da mandíbula superior. O ajuste deslizável do conjunto de bandeja inferior em relação ao conjunto de bandeja superior pode ser executado de maneira seletiva e contínua pelo paciente de modo que sua mandíbula possa ser deslocada para frente em pequenas distancias, o quanto for necessário para atender às suas necessidades ao longo do tempo. O ajuste supracitado pode ser feito pelo paciente sem o uso de ferramentas especiais, molas, necessidade de remoção ou instalação de fixadores, ou a assistência de pessoal da área de saúde.
[0007] O conjunto de bandeja superior do aparelho de avanço mandibular inclui uma bandeja de impressão de mordedura superior relativamente macia a qual é anexada a um chassis superior relativamente duro. O conjunto de bandeja inferior inclui uma bandeja de impressão de mordedura inferior relativamente macia a qual é anexada a um chassis inferior relativamente duro. Cada uma das bandejas (superior e inferior) de impressão de mordedura possui uma canaleta de mordedura por onde uma impressão dos dentes do paciente é feita quando os conjuntos de bandejas superior e inferior são esquentados pela primeira vez e o paciente então morde o local e comprime as bandejas de impressão de mordedura macias contra os chassis duros.
[0008] Um par de blocos de ajuste de posição situados de forma ascendente em lados opostos do conjunto de bandeja inferior arqueado são recebidos de forma deslizável pelas respectivas canaletas de travamento formadas em lados opostos do conjunto de bandeja superior arqueada, onde os conjuntos de bandeja superior e inferior são acoplados um sobre o outro. Os blocos de ajuste de posição e as canaletas de travamento possuem conjuntos de dentes deslizantes que se encaixam para travar a posição do conjunto de bandeja inferior abaixo do conjunto de bandeja superior. Quando for desejável trocar a posição do conjunto de bandeja inferior para realizar uma mudança correspondente (isto é, um avanço) na mandíbula inferior do paciente, forças compressivas são usadas pelo paciente para posicionar botões de controle de avanço localizados em lados opostos do conjunto de bandeja inferior arqueada. As forças compressivas temporariamente mudam o formato do conjunto de bandeja inferior, de modo que os dentes ao longo dos blocos de controle de posição movam-se para fora de seu travamento com os dentes ao longo das canaletas de travamento. A posição do conjunto de bandeja inferior é ajustada de forma deslizável empurrando os blocos de controle de posição do conjunto de bandeja inferior através das canaletas de travamento do conjunto de bandeja superior.
[0009] O aparelho de avanço mandibular também tem um descanso de língua que é ligado a uma ponta de arame flexível do suporte de língua. A outra ponta do arame flexível do suporte de língua está ligado de forma destacável com o conjunto de bandeja inferior para que o descanso de língua possa ser removido dependendo das necessidades e conforto do paciente. Com o arame do suporte de língua conectado, o descanso de língua se localiza sobre a língua do paciente para evitar que a língua se mova para trás e possivelmente cause oclusão da via aérea do paciente. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 mostra o aparelho de avanço mandibular intra-oral da invenção inserido na boca de um paciente que está dormindo; A Figura 2 mostra o aparelho de avanço mandibular da Figura 1 de acordo com o formato preferido fora da boca do paciente após o ajuste; As Figuras 3 e 4 mostram as vistas perspectivas da frente e de trás do dispositivo de avanço mandibular antes do ajuste; A Figura 5 mostra a visão frontal do dispositivo de avanço mandibular; A Figura 6 é um corte longitudinal do dispositivo de avanço mandibular tirado pelas linhas 6-6 da Figura 5; As Figuras 7 e 8 mostram vistas superiores e inferiores panorâmicas do dispositivo de avanço mandibular; e As Figuras 9 e 10 mostram vistas perspectivas dos conjuntos de bandejas superior e inferior antes de serem acopladas para completar o dispositivo de avanço mandibular.
DESCRIÇÃO DO FORMATO PREFERIDO
[0010] Em referência aos desenhos, detalhes agora serão fornecidos do aparelho de avanço mandibular intra-oral 1 de acordo com o formato preferido da presente invenção. Como será descrito a seguir, o aparelho de avanço mandibular 1 é adaptado para caber na boca do paciente de modo que a mandíbula inferior possa ser avançada para frente em relação à mandíbula superior por uma distância variável que pode ser seleta e continuamente controlada pelo paciente. Por conta do que foi acima mencionado, o aparelho 1 pode ser ajustado manualmente pelo paciente sem o uso de ferramentas, molas, remoção e instalação de fixadores, ou a intervenção de pessoal médico de modo que a via aérea até a garganta permaneça aberta para promover a respiração adequada enquanto o paciente dorme. É particularmente apreciado o fato de que o aparelho de avanço mandibular intra-oral 1 tenha aplicação específica de uso para pacientes que desejem lidar com o ronco e/ou apnéia do sono.
[0011] Com referência inicialmente às Figuras 7-10 dos desenhos, o aparelho 1 inclui um conjunto de bandeja superior 3 e um conjunto de bandeja inferior 5. Como será descrito com mais detalhes a seguir, com referência às Figuras 3-6, os conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 são acopladas juntas de modo que uma fique sobre a outra e que o conjunto de bandeja inferior 5 possa ser avançado à frente pelo paciente em relação ao conjunto de bandeja 3. O avanço à frente do conjunto de bandeja inferior 5 causa o correspondente deslocamento à frente da mandíbula inferior do paciente em relação à sua mandíbula superior para permitir que o tamanho da via aérea até a sua garganta seja regulada de modo a evitar uma oclusão, e desta forma, aliviar os efeitos do ronco e/ou apnéia do sono.
[0012] O conjunto de bandeja superior 3 do aparelho de avanço mandibular 1 inclui uma bandeja de impressão de mordedura superior 7 e um chassis superior 9 para serem encaixados entre si sob pressão de modo que a bandeja 7 fique sobre o chassis superior 9. Tanto a bandeja de impressão de mordedura 7 quanto o chassis superior 9 tem uma configuração levemente arqueada para se adequar ao padrão de mordedura dos dentes alojados na mandíbula superior. A bandeja de impressão de mordedura superior 7 é fabricada com material relativamente macio e impressionável, como, por exemplo, o material conhecido como EVA, produzido pela Dupont. O chassi superior 9 é fabricado com um material duro e rígido, como, por exemplo, policarbonato.
[0013] O conjunto de bandeja inferior 5 do aparelho de avanço mandibular intra-oral inclui um chassis inferior 10 e uma bandeja de impressão de mordedura inferior 12 para serem encaixados entre si sob pressão de modo que o chassis 10 fique sobre a bandeja 12. Como no caso da bandeja superior 7 e do chassis superior 9 do conjunto de bandeja superior 3, tanto o chassis inferior 10 quanto a bandeja de impressão de mordedura inferior 12 do conjunto de bandeja inferior 5 possuem uma configuração levemente arqueada para se adequar ao padrão de mordedura dos dentes alojados na mandíbula inferior. Também como a bandeja superior 7 e chassis superior 9, o chassis inferior 10 é fabricado com material relativamente duro e rígido, enquanto que a bandeja de impressão de mordedura inferior 12 é fabricada com material relativamente macio e impressionável.
[0014] Uma canaleta de mordedura 14 (melhor mostrada na Figura 7) corre em volta da parte superior da bandeja de impressão de mordedura superior arqueada 7 do conjunto de bandeja superior 3. A canaleta de mordedura 14 é dimensionada para receber os dentes do paciente localizados em sua mandíbula superior. Enquanto a bandeja relativamente macia de impressão de mordedura 7 estiver sobre e em oposição ao chassis superior relativamente duro 9, uma mordida forte produzida pelos dentes superiores do paciente e aplicada á bandeja de impressão de mordedura superior 7 formará a canaleta de mordedura 14 na maneira a seguir descrita.
[0015] Uma pluralidade de (por exemplo, seis) pinos localizadores 16 (melhor mostrados na Figura 8) projetam-se para baixo da parte inferior da bandeja de impressão de mordedura superior 7 do conjunto de bandeja superior 3. Além disso, uma pluralidade de (por exemplo, cinco) abas localizadoras 18 permite que a bandeja de impressão de mordedura superior 7 seja pressionada para se anexar ao chassis superior 9 para completar o conjunto de bandeja superior 3.
[0016] Uma correspondente pluralidade de orifícios de pinos localizadores 20 estende-se através do chassis superior 9 do conjunto de bandeja superior 3. De modo semelhante, uma correspondente pluralidade de aberturas para abas localizadoras 22 são formadas no chassis superior 9. Os orifícios de pinos localizadores 20 e as aberturas para as abas localizadoras 22 do chassis superior 9 são posicionados para receber respectivamente os pinos localizadores 16 e as abas localizadoras 18 da bandeja de impressão de mordedura superior 7, de modo que a bandeja de impressão de mordedura superior 7 fique sobre e anexada ao chassis superior 9 em resposta a uma força ou pressão aplicada ali para completar o conjunto de bandeja superior 3 do aparelho de avanço mandibular 1.
[0017] Um par de paredes-guia de retenção 26 (melhor mostrado na Figura 8) está localizado à frente do chassis superior arqueado 9. As paredes-guia de retenção 26 correm em alinhamento espaçado paralelo até o fundo do chassis superior 9. Uma caminho-guia 28 é estabelecido no espaço entre o par de paredes-guia de retenção 26. Como será descrito em breve, um guia de centralização (designado como n° 46 na Figura 7) que se projeta para cima a partir do chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5 é recebido de forma deslizável através do caminho- guia 28 entre as paredes-guia 26 quando os conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 são acopladas.
[0018] Localizada em cada lado e formada no fundo do chassis superior 9 atrás das paredes-guia de retenção 26 há uma canaleta de travamento 30 (também melhor mostrada na Figura 8). As canaletas de travamento 30 correm paralelas entre si e ao cominho-guia 28 na frente do chassis superior 9. Uma fila de dentes 32 é formada (moldada) ao longo dos lados de cada canaleta de travamento 30. Uma lingueta 34 corre e se projeta do lado oposto de cada canaleta de travamento 30 de modo a se mover por sobre a canaleta 30. Como será descrito mais tarde, ao mesmo tempo em que o guia de centralização 46 do chassis inferior 10 é recebido de maneira deslizável pelo caminho-guia 28 do chassis superior 9, um par de blocos de ajuste de posicionamento (designado como n° 48 nas Figuras 7 e 9) que se posicionam para cima do chassis inferior 10 são empurrados e correm para realizar a manobra de travamento com as canaletas de travamento 30 do chassis superior 9, a fim de manter as posições dos conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 relativamente uma à outra.
[0019] A canaleta de mordedura 36 (melhor mostrada na Figura 8) corre em volta do fundo da bandeja de impressão de mordedura inferior 12 do conjunto de bandeja inferior 5. A canaleta de mordedura 36 é dimensionada para receber os dentes que o paciente possui em sua mandíbula inferior. Enquanto a bandeja de impressão de mordedura relativamente macia 12 localiza-se abaixo e em oposição ao chassis inferior relativamente duro 10, uma mordida forte gerada pelos dentes inferiores e aplicada à bandeja de impressão de mordedura inferior 12 dará forma à canaleta de mordedura 36 ao mesmo tempo em que a canaleta de mordedura 14 da bandeja de impressão de mordedura superior 7 é formada.
[0020] Projetando-se para cima a partir da bandeja de impressão de mordedura inferior 12 do conjunto de bandeja inferior 5 estão uma pluralidade de (por exemplo, cinco) pinos localizadores 38 (melhor mostrados na Figura 7). Uma pluralidade de (por exemplo, cinco) abas localizadoras 40 (também melhor mostradas na Figura 7) projeta-se para dentro e para fora da bandeja de impressão de mordedura inferior arqueada 12. Os vários pinos localizadores 38 e abas localizadoras 42 permitem que a bandeja de impressão de mordedura inferior 12 seja anexada sob pressão ao chassis inferior 10 para completar o conjunto de bandeja inferior 5.
[0021] Correspondentes pluralidades de orifícios de pinos localizadores 42 e aberturas de abas localizadoras 44 são formadas no chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5. Os orifícios de pinos localizadores e as aberturas de abas localizadoras 44 do chassis inferior são posicionados para receber os respectivos pinos localizadores 38 e abas localizadoras 40 da bandeja de impressão de mordedura inferior 12 de modo que o chassis inferior 10 fique sobre e anexado à bandeja de impressão de mordedura inferior 12 em resposta à força ou pressão aplicada para completar o conjunto de bandeja inferior 5 do aparelho de avanço mandibular 1.
[0022] Um guia de centralização 46 (melhor mostrado na Figura 7), ao qual foi feita referência mais cedo, está localizado na frente do chassis inferior arqueado 10. O guia de centralização 46 localiza-se em posição ascendente a partir do topo do chassis inferior 10 entre os blocos de ajuste de posição 48. Um dos orifícios dos pinos localizadores 42 do chassis inferior 10 corre através do guia centralizador 46 para receber um oposicionista dos pinos localizadores 38 na parte frontal da bandeja de impressão de mordedura inferior 12. Como descrito anteriormente, o guia de centralização 46 do chassis inferior 10 é recebido de forma deslizável através do caminho-guia 28 do chassis superior 9 quando o conjunto de bandeja superior 3 é acoplado ao conjunto de bandeja superior 5 para completar o aparelho de avanço mandibular 1.
[0023] Localizados em lados opostos e em posição ascendente do chassis inferior 10 atrás do guia de centralização 46 estão os dois blocos de ajuste de posição 48 (também melhor mostrados na Figura 7). Uma fileira de dentes 50 é formada (moldada) ao longo de um lado de cada bloco de ajuste de posição 48. Uma aba 52 corre e se projeta do lado oposto de um dos blocos de ajuste de posição 48, de modo que as abas 52 fiquem dispostas em alinhamento oposto espaçado.
[0024] Como foi previamente descrito, ao mesmo tempo em que o guia centralizador 46 do chassis inferior 10 é recebido de forma deslizável pelo caminho-guia 28 do chassis superior 9, os dois blocos de ajuste de posição 48 do chassis inferior 10 estão correspondentemente alinhados para serem recebidos de forma deslizável e correrem através das respectivas canaletas de travamento 30 do chassis superior 9. De modo semelhante, as abas opostas 52 que se projetam dos blocos de ajuste de posição 48 deslizam abaixo e são capturadas pelas linguetas 34 que se projetam sobre as canaletas de travamento 30 (ver Figura 5), onde os conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 são acoplados para ficarem um sobre o outro (melhor mostrado nas Figuras 3 e 4). Da mesma forma, os dentes 50 ao longo do par de blocos de ajuste de posição 48 se moverão para a posição de travamento liberável e se juntarão aos dentes 32 ao longo das canaletas de travamento 30. Entretanto, qualquer engrenagem de travamento adequada pode substituir os dentes 32 e 50. Como uma importante característica deste invento, ao paciente é oferecida a possibilidade de soltar o travamento dos dentes 50 dos blocos de ajuste de posicionamento 48 com os dentes 32 das canaletas de travamento 30. Por conta disso, a posição do conjunto de bandeja inferior 5 do aparelho de avanço mandibular 1 pode ser mudada seletivamente para distancias precisas relativamente ao conjunto de bandeja superior 3 para corresponder às necessidades de mudança do paciente durante o sono ao longo do tempo.
[0025] Mais especificamente, dois botões de controle de avanço 56 estão localizados cada um em lados opostos do chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5. Um indicador de posição 58 é moldado ou impresso em cada um dos botões 56. O par de botões de controle de avanço 56 é responsivo a forças compressivas (melhor ilustrado nas Figuras 3 e 4) aplicadas em cada um pelo paciente de modo a fazer com que o formato do chassis inferior 10 seja momentaneamente deformado para que as fileiras de dentes 32 e 50 sejam temporariamente desengatadas. O paciente pode então aplicar uma força para empurrar e relocar por deslizamento a posição do conjunto de bandeja inferior 5 em relação ao conjunto de bandeja 3 para atingir o resultado que será descrito em breve.
[0026] Uma escala indicadora de posição 60 está localizada em cada lado do chassis superior 9 do conjunto de bandeja superior 3. Uma série de linhas de posição são moldadas ou impressas em cada uma das escalas 60. Os incrementas entre cada par sucessivo das linhas de posição das escalas 60 correspondem a uma distância linear pré-determinada (por exemplo, um milímetro). Na configuração do aparelho mandibular 1 (melhor mostrado nas Figuras 2-5), depois que o conjunto de bandeja inferior 5 foi movido de forma deslizável para acoplamento abaixo do conjunto de bandeja superior 3, a escala indicadora de posição 60 de cada lado do chassis superior 9 está localizada diretamente acima dos botões de controle de avanço 56 de cada lado do chassis inferior 10. O indicador de posição 58 de cada botão de avanço 56 aponta para uma linha indicadora que corresponde a uma distância específica ao longo da escala indicadora de posição 60.
[0027] Assim, quando a posição do conjunto de bandeja inferior 5 for ajustado por deslizamento abaixo do chassis superior 9 na forma mostrada na Figura 2, os indicadores de posição 58 dos botões de controle de avanço 56 mostrarão uma distância idêntica na escala indicadora de posição 60 para fornecer ao paciente uma indicação visual da posição do conjunto de bandeja inferior 5 em relação ao conjunto de bandeja superior 3. Desta forma, o paciente pode fazer regulagens de posição controláveis e precisas no conjunto de bandeja inferior 5 com uma vantagem que será descrita mais tarde em referência à Figura 1.
[0028] O aparelho de avanço mandibular 1 também inclui um arame flexível de apoio de língua 62 que pode ser dobrado e moldado de acordo com a necessidade. O arame de apoio de língua 62 é preferencialmente fabricado de aço inoxidável, ou material semelhante, e é aqui mostrado com uma curvatura posterior 66 para estabelecer um lugar onde o descanso de língua 68 será colocado (figuras 3, 4 e 6). O descanso de língua 68 é conectado de forma pivotante ou moldado no topo do arame 62. O descanso de língua 68 é idealmente fabricado com silicone de baixa durometria ou uretano e é suspenso pelo arame de apoio de língua 62 para ser posicionado na cavidade oral e ficar sobre a língua do paciente de modo a evitar que a língua caia para trás e bloqueie a via aérea do paciente enquanto dorme com o aparelho 1 em sua boca.
[0029] As pontas opostas 70 do arame de apoio de língua 62 (melhor mostradas na Figura 9) entre as quais a curvatura posterior 66 está localizada, são conectadas de forma destacável a cada um dos dois blocos de ajuste de posicionamento 48 no chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5. Ao mesmo tempo, o arame de apoio de língua 62 está posicionado atrás e acoplado a um par de terminais 71 que estão em posição ascendente do chassis inferior 10 para manter o arame de descanso de língua 62 no lugar, acima do conjunto de bandeja inferior 5. Quando o arame de apoio de língua 62 é conectado aos blocos de ajuste de posição 48 e acoplado aos terminais 71, o chassis inferior 10 é pressionado para se anexar com a bandeja de impressão de mordedura inferior 12 para completar o conjunto de bandeja inferior 5 do aparelho de avanço mandibular 1 (das Figuras 9 e 10). A curvatura posterior 66 no arame de apoio de língua 62 fica assim localizada na cavidade oral cercada pelo chassis inferior arqueado 10 e a bandeja de impressão de mordedura inferior 12, na qual o descanso de língua 68 (das Figuras 3 e 4) se encaixará á língua do paciente após a inserção do aparelho 1 na boca. Por causa das considerações relativas a conforto durante o uso, o paciente pode decidir separar o arame de apoio de língua 62 do conjunto de bandeja inferior 5. Neste caso, as pontas do arame de apoio de língua 62 são puxadas para fora da posição de conexão nos blocos de ajuste de posição 48 e o arame 62 é solto dos terminais 71 de modo que o arame 62 e o descanso de língua 68 são removidos juntos do aparelho 1.
[0030] As figuras 9 e 10 mostram o conjunto de bandeja superior 3 posicionado sobre o conjunto de bandeja inferior 5. Os conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 são acoplados um ao outro para completar o aparelho de avanço mandibular 1 quando, como descrito anteriormente, o guia de centralização 46 que se posiciona de forma ascendente do chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5 desliza através do caminho-guia 28 entre as paredes- guia 26 do chassis superior 9 do conjunto de bandeja superior 3, e os blocos de ajuste de posição 48 do chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5 são empurrados de forma deslizável para um travamento com as canaletas de travamento 30 no chassis superior 9.
[0031] As Figuras 3-6 mostram o aparelho de avanço mandibular intra-oral 1 na sua configuração montada pronta para uso após o conjunto de bandeja superior 3 e o conjunto de bandeja inferior 5 terem se movimentado no acoplamento de travamento um com outro como explicado anteriormente. O arame do suporte de língua 62 é mostrado conectado (mas de forma destacável) aos blocos de ajuste de posição 48 no chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5. Neste caso, o descanso de língua 68 que está anexado à curvatura posterior 66 do arame de suporte de língua 62 é mostrado suspenso do arame 62 de forma a ser circundado pelo arco dos conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 e posicionado para ficar sobre a língua do paciente depois que o aparelho 1 for inserido na boca. Assim, como for previamente descrito, o descanso de língua evita que a língua do paciente caia (por conta da influência da gravidade} para a garganta durante o sono, como forma de não bloquear a traqueia.
[0032] Como opção, o descanso de língua é oferecido com uma série de sulcos de corte 72. Tesouros ou instrumentos de corte similares podem ser usados para cortar o descanso de língua 68 ao longo dos sulcos de modo a encurtar o descanso de língua de maneira precisa, dependendo do tamanho da língua do paciente e considerações de conforto.
[0033] Como é melhor mostrado na Figura 3, o conjunto de bandeja superior 3 é colocado sobre o conjunto de bandeja inferior 5 e duas passagens de fluxo de ar 76 são formadas através do aparelho de avanço mandibular 1. Em particular, as paredes- guia de retenção 26 do chassis superior 9 do conjunto de bandeja superior 3 entre as quais o caminho-guia 28 é localizado, criam lacunas entre os conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5 para as passagens de fluxo de ar 76 através do aparelho 1. As passagens de fluxo de ar 76 são especialmente úteis para pacientes com desvio de septo ou uma narina bloqueada pra facilitar respiração garantindo um fluxo contínuo de ar enquanto o aparelho é durante o sono.
[0034] Antes de usar o aparelho de avanço mandibular 1 pela primeira vez durante o sono, o paciente deve ferver um recipiente com água onde o aparelho é colocado e aquecido. O aparelho 1 aquecido é então removido da água fervente por pinças ou ferramenta semelhante e deixado esfriar até que fique morno. Enquanto ainda estiver morno, o aparelho 1 é inserido na boca do paciente, quando então ele fecha sua boca e morde a bandeja de impressão de mordedura superior relativamente macia 7 e a bandeja de impressão de mordedura inferior 12. Os dentes da arcada superior do paciente mordem a canaleta de mordedura 14 da bandeja de impressão de mordedura superior 7, e os dentes da arcada inferior mordem a canaleta de mordedura 36 da bandeja de impressão de mordedura inferior 12. Impressões dos dentes da arcada superior e inferior são moldados nas canaletas de mordedura opostas e relativamente macias 14 e 36, que, como explicado anteriormente, são comprimidas contra os chassis relativamente duros superior e inferior 9 e 10.
[0035] Ao mesmo tempo em que o paciente morde as bandejas de impressão de mordedura superior e inferior 7 e 12, a pressão correspondente gerada pelos dentes força os pinos de travamento 16 (Figura 8) e 38 (Figura 7) a moverem-se completamente através de seus orifícios de pinos de travamento 20 e 42 opostos e alinhados, onde a bandeja de impressão de mordedura superior macia 7 está fixada ao chassis superior duro 9 para finalizar a montagem do conjunto de bandeja superior 3 e a bandeja de impressão de mordedura inferior macia 12 é fixada ao chassis inferior duro 10 para finalizar a montagem do conjunto de bandeja inferior 5. Finalmente, o aparelho 1 é colocado em um recipiente com água gelada para que a impressão dos dentes superiores e inferiores do paciente nas canaletas de mordedura 14 e 36 fiquem permanentes.
[0036] O aparelho de avanço mandibular intra-oral 1 desta invenção está agora pronto para ser usado pelo paciente enquanto dorme. Com referência a isso na Figura 1, o aparelho 1 é mostrado na boca do paciente. Como explicado anteriormente, o aparelho 1 é vantajosamente adaptado para posicionar e reposicionar de modo controlado a mandíbula-inferior do paciente à frente de sua mandíbula superior, para que uma via aérea fique continuamente aberta para acesso à garganta do paciente e minimize os efeitos do ronco e/ou apnéia do sono.
[0037] Mais especificamente, ao paciente é oferecida a possibilidade de ajuste seletivo do aparelho de avanço mandibular 1 para evita a oclusão da traqueia, com o ajuste contínuo da mandíbula inferior à frente para solucionar suas necessidades ao longo do tempo. A Figura 2 ilustra a natureza ajustável do aparelho 1 depois de o conjunto de bandeja inferior 5 ser empurrado da posição inicial e parar exatamente abaixo do conjunto de bandeja superior 3 (como mostrado nas Figuras 3 e 4) na posição ajustada da Figura 2, onde o conjunto de bandeja inferior 5 é avançado à frente do conjunto de bandeja superior 3. Enquanto os dentes do paciente são acomodados nas canaletas de mordedura 14 e 36 dos conjuntos de bandeja superior e inferior 3 e 5, o avanço do conjunto de bandeja inferior 5 relativamente ao conjunto de bandeja superior 3 causará um correspondente deslocamento à frente da mandíbula inferior do paciente em relação à sua mandíbula superior.
[0038] Ao mesmo tempo em que o conjunto de bandeja inferior 5 se move em relação ao conjunto de bandeja superior 3, o indicador de posição 58 moldado no botão de controle 56 do conjunto de bandeja inferior 5 se moverá de modo similar na escala de indicação de posição 60 do conjunto de bandeja superior 3 para prover uma indicação visual ao paciente da posição de sua mandíbula inferior. Isto quer dizer que, enquanto o conjunto de bandeja inferior 5 é avançado por deslizamento, o indicador de posição 58 se moverá continuamente ao longo da escala de indicação de posição 60 em pequenos incrementos (por exemplo, um milímetro).
[0039] Para conseguir um avanço contínuo e seletivo do conjunto de bandeja inferior 5 do aparelho de avanço mandibular 1 e o correspondente avanço à frente da mandíbula inferior do paciente, este aplica forças compressivas (designadas pelas flechas direcionais 80 nas Figuras 3 e 4) aos botões de controle 56 localizados de lados opostos do chassis inferior 10 do conjunto de bandeja inferior 5. A força compressiva 80 deforma momentaneamente o chassis inferior 10, de modo que os dentes 50 ao longo dos blocos de ajuste de posição 48 (da Figura 9) do chassis inferior 10 são deslocados de seu travamento com os opostos 32 ao longo das canaletas 30 (da Figura 10) do chassis superior 9. Assim, o paciente pode puxar o conjunto de bandeja inferior 5 à frente por qualquer distância de forma que os blocos de ajuste de posição 48 corram através de cada uma das canaletas de travamento 30.
[0040] Quando a posição à frente do conjunto de bandeja inferior 5 foi ajustada de acordo com o necessário, o paciente desfaz as forças compressivas dos botões de controle 56 de modo que o formato original do chassis inferior 10 seja restaurado. O aparelho de avanço mandibular 1 é então inserido na boca do paciente como mostrado na Figura 1 para ser usado durante o sono. Se ajustes finos se fizerem necessários ao longo do tempo, eles podem ser feitos de forma fácil e precisa pelo próprio paciente, em casa, na maneira descrita acima e sem o uso de ferramentas, molas, tendo de remover fixadores, ou necessitando de assistência de pessoal médico.

Claims (15)

1. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, do tipo aplicado na boca do paciente e caracterizado pelo fato de ser inserido na boca do paciente de modo a permitir que a posição da mandíbula inferior do paciente ser ajustada relativamente à mandíbula superior para manter uma via aérea até a garganta através da qual o paciente possa respirar enquanto dorme; o aparelho consiste de: - um conjunto de bandeja superior (3) que possui formato arqueado contra o qual os dentes da mandíbula superior do paciente são assentados, sendo que tal conjunto de bandeja superior (3) possui uma parte frontal e um par de lados colocados em oposição e espaçados entre si; um conjunto de bandeja inferior (5) que possui formato arqueado contra o qual os dentes da mandíbula inferior do paciente são assentados, sendo que tal conjunto de bandeja inferior (5) possui uma parte frontal e um par de lados colocados em oposição e espaçados entre si; um bloco de ajuste de posição (48) localizado em cada um dos pares de lados do dito conjunto de bandeja superior (3) e dito conjunto de bandeja inferior (5); uma canaleta de travamento (30) localizada em cada um dos lados do dito conjunto de bandeja superior (3) e dito conjunto de bandeja inferior (5), com cada bloco de ajuste de posição sendo deslizável até sua respectiva canaleta de travamento (30), pelo qual o dito conjunto de bandeja inferior (5) é unido em um travamento liberável ao dito conjunto de bandeja superior (3) para evitar o deslocamento do dito conjunto de bandeja inferior (5) em relação ao dito conjunto de bandeja superior (3); em que - o dito conjunto de bandeja inferior (5) sendo responsivo a uma força compressiva lateral simultaneamente aplicada aos lados opostos do mesmo para temporariamente mudar o formato e de deformar tal conjunto de bandeja inferior (5) de modo a soltar o travamento do dito conjunto de bandeja inferior (5) ao conjunto de bandeja superior (3) para permitir que cada bloco de ajuste de posição (48) deslize por sua respectiva canaleta de travamento (30) e por meio disso permita que as posições do dito conjunto de bandeja inferior (5) e a mandíbula inferior do paciente sejam ajustadas em relação às posições do dito conjunto de bandeja superior e a mandíbula superior do paciente.
2. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito conjunto de bandeja inferior (5) possuir uma almofada de pressão localizada em cada par de lados para receber a dita força compressiva lateral contra si para que o formato arqueado do dito conjunto de bandeja inferior (5) possa ser temporariamente mudado e que a posição de tal conjunto de bandeja inferior (5) seja ajustado relativamente à posição do dito conjunto de bandeja superior (3).
3. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de pelo menos uma almofada de pressão localizada em um lado do dito conjunto de bandeja inferior (5) arqueado possuir indicador de posição e de o dito conjunto de bandeja superior (3) possuir uma escala de indicação de posição, e tal indicador de posição mover-se na escala de indicação de posição quando a posição do dito conjunto de bandeja inferior (5) é ajustada em relação à posição do dito conjunto de bandeja superior (3).
4. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de possuir um guia (26) de centralização em posição vertical localizado na parte frontal do dito conjunto de bandeja inferior (5) arqueado e um caminho guia localizado entre o par de paredes do caminho guia na parte frontal do dito conjunto de bandeja superior (3) arqueado; dito guia (26) de centralização move-se através do caminho guia entre o dito par de paredes do caminho guia quando os blocos de ajuste de posição nos pares de lados do dito conjunto de bandeja superior arqueado e do dito conjunto de bandeja inferior movem-se através das respectivas canaletas (30) nos pares de lados do dito conjunto de bandeja superior (3) e dito conjunto de bandeja inferior (5).
5. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de blocos de ajuste de posição e as canaletas de travamento (30) localizadas no pares de lados dos ditos conjuntos de bandeja superior (3) e inferior (5) arqueados possuírem, respectivamente, grupos de dentes correndo por eles, os grupos de dentes dos blocos de ajuste de posição prendendo-se aos grupos de dentes das ditas canaletas de travamento (30), onde dito conjunto de bandeja inferior (5) é acoplado no dito travamento liberável ao dito conjunto de bandeja superior (3) para evitar o deslocamento do dito conjunto de bandeja inferior (3) em relação ao dito conjunto de bandeja superior (5).
6. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de cada bloco de ajuste de posição em cada par de lados do dito conjunto de bandeja superior (3) arqueado e conjunto de bandeja inferior (5) arqueado possuir uma aba (18) que se projeta do mesmo, as abas se projetando de tais blocos de ajuste de posição e, por deslizamento, são engrenadas pelo par de lados do dito conjunto de bandeja superior (3) arqueado e dito conjunto de bandeja inferior (5) arqueado quando tais blocos de ajuste de posição do dito conjunto de bandeja inferior (5) desliza através das respectivas canaletas do dito conjunto de bandeja superior (3).
7. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender um descanso de língua (68) posicionado entre os pares de lados dos ditos conjuntos de bandeja superior (3) e inferior (5) e adaptado para ficar sobre a língua do paciente para evitar que a língua caia para trás e bloqueie a via aérea do paciente.
8. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a Reivindicação 7, caracterizado pelo fato de compreender um suporte para o descanso de língua (68) ao qual o dito descanso de língua (68) está conectado, o dito suporte para o descanso de língua conectado de maneira destacável aos blocos de controle de ajuste de posição localizados no par de lados do dito conjunto de bandeja superior (3) e dito conjunto de bandeja inferior (5) de tal forma que o dito suporte para o descanso de língua (68) e dito descanso e língua conectado ao dito suporte para o descanso de língua são destacáveis de tais blocos de controle de ajuste de posição.
9. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de um conjunto de bandeja superior (3) incluir uma porção de mordedura superior (7) macia e impressionável contra a qual os dentes da mandíbula superior do paciente são assentados e um chassis superior (9) relativamente duro e rígido quando comparado com a dita porção de mordedura superior (7), a dita porção de mordedura superior (7) colocada sobre dito chassis superior (9).
10. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de uma porção de mordedura superior (7) macia e impressionável do dito conjunto de bandeja superior (3) possuir uma canaleta de mordedura (14) nela formada na qual os dentes da mandíbula superior do paciente são acomodados, a dita porção de mordedura superior (7) ser responsiva a calor ali aplicado de tal forma que uma impressão dos dentes da mandíbula superior (7) do paciente é formada na dita canaleta de mordedura (14) quando o paciente morde o dito conjunto de bandeja superior (3) e desta forma comprime a dita porção de mordedura superior (7) macia e impressionável contra o dito chassis superior (9) duro e rígido.
11. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de um conjunto de bandeja inferior (5) incluir uma porção de mordedura inferior (12) macia e impressionável contra a qual os dentes da mandíbula inferior do paciente são assentados e um chassis inferior (10) relativamente duro e rígido quando comparado com a dita porção de mordedura inferior (12), a dita porção de mordedura inferior (12) colocada sobre o dito chassis inferior (12).
12. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de uma porção de mordedura inferior (10) macia e impressionável do dito conjunto de bandeja inferior (5) possuir uma canaleta de mordedura (14) nela formada na qual os dentes da mandíbula inferior do paciente são acomodados, a dita porção de mordedura inferior (12) ser responsiva a calor ali aplicado de tal forma que uma impressão dos dentes da mandíbula inferior do paciente é formada na dita canaleta de mordedura (14) quando o paciente morde o dito conjunto de bandeja inferior (5) e desta forma comprime a dita porção de mordedura inferior (9) macia e impressionável contra o dito chassis inferior (10) duro e rígido.
13. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada um dos referidos conjuntos de bandeja superior e inferior (3, 5) tem uma porção de mordida macia e impressionável (7, 12) contra a qual respectivos conjuntos de os dentes da mandíbula superior e inferior do paciente estão assentados e um chassi duro e rígido (9, 10) quando comparado com a referida porção de mordida, a referida porção de mordida repousando sobre o referido chassi.
14. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que há uma guia de centralização (46) que fica para cima a partir do referido conjunto de bandeja inferior (3) e um caminho-guia (28) formado entre um par de caminho de paredes-guia de retenção (26) localizadas no referido conjunto de bandeja superior (5), a referida guia de centralização (46) percorrendo o referido caminho-guia (28) entre as referidas paredes de caminho de guia (26) ao mesmo tempo que os referidos blocos de ajuste de posição (48) deslizam através dos respectivos canais de travamento (30) e as posições do referido conjunto de bandeja inferior (3) e a mandíbula inferior do paciente são ajustadas.
15. APARELHO DE AVANÇO MANDIBULAR INTRA-ORAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada blocos de ajuste de posição (48) tem um lábio (52) que se projeta a partir dele e cada canaleta de travamento (30) tem uma lingueta (34) situada acima, cada lábio deslizando abaixo e sendo capturado por um respectivo trinco, pelo qual cada bloco de controle de posição é retido dentro de um respectivo canal de travamento e os referidos conjuntos de bandeja superior e inferior (3, 5) são acoplados um ao outro.
BR112014004653-0A 2011-08-29 2012-08-24 Aparelho de avanço mandibular intra-oral BR112014004653B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/199,383 US8833374B2 (en) 2010-12-13 2011-08-29 Intra-oral mandibular advancement appliance
US13/199,383 2011-08-29
PCT/US2012/052207 WO2013032884A1 (en) 2011-08-29 2012-08-24 Intra-oral mandibular advancement appliance

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014004653A2 BR112014004653A2 (pt) 2017-06-13
BR112014004653B1 true BR112014004653B1 (pt) 2022-03-22

Family

ID=46198063

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014004653-0A BR112014004653B1 (pt) 2011-08-29 2012-08-24 Aparelho de avanço mandibular intra-oral

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8833374B2 (pt)
EP (1) EP2750641B8 (pt)
JP (1) JP5993457B2 (pt)
CN (1) CN103781442B (pt)
BR (1) BR112014004653B1 (pt)
CA (1) CA2844512C (pt)
DK (1) DK2750641T3 (pt)
ES (1) ES2705171T3 (pt)
HK (1) HK1198510A1 (pt)
RU (1) RU2611764C2 (pt)
WO (1) WO2013032884A1 (pt)

Families Citing this family (69)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9241825B2 (en) 2007-11-13 2016-01-26 Apnicure, Inc. Oral device for mandibular advancement and medial tongue constraint
US10772756B2 (en) 2007-11-13 2020-09-15 Somnics, Inc. Oral device for mandibular advancement and medial tongue constraint
US9655768B2 (en) 2007-11-13 2017-05-23 Apnicure, Inc. Oral device for mandibular advancement and medial tongue constraint
US8833374B2 (en) * 2010-12-13 2014-09-16 James S. Fallon Intra-oral mandibular advancement appliance
US20120186589A1 (en) * 2011-01-26 2012-07-26 Singh Pankaj P Apparatus and method for treatment of sleep apnea and snoring
DK2709572T3 (en) 2011-05-19 2018-11-19 Oventus Medical Ltd RESPIRATORY AID DEVICE
FR2980684B1 (fr) * 2011-10-04 2014-08-22 Petelle Fleury Rech S Pfr Orthese intrabuccale, procede de fabrication, et procede d'utilisation d'une telle orthese.
USD808022S1 (en) 2012-02-29 2018-01-16 Petruska, Llc Oral device for preventing snoring and sleep apnea
ITRM20120380A1 (it) * 2012-08-02 2014-02-03 Roberta Ficacci Dispositivo di stimolazione neurofisiologica.
EP2695589A1 (en) 2012-08-10 2014-02-12 Michèle Hervy Intraoral functional device for relieving obstructive sleep apnea syndrom, snoring and/or other airway disorders
EP2961361B1 (en) * 2013-03-01 2021-01-13 Somnics, Inc. Oral device for mandibular advancement and medial tongue constraint
US9687383B2 (en) 2013-06-02 2017-06-27 Petruska, Llc Incremental and/or successive adjustable mandibular advancement device for preventing and treatment of snoring and obstructive sleep apnea
DK177809B1 (en) 2013-06-02 2014-07-21 Natashia Ingemarsson-Matzen Incremental adjustable mandibular advancement device for
US20150101615A1 (en) * 2013-10-11 2015-04-16 Apnicure, Inc. Systems, Devices, and Methods for Retaining Oral Devices for Airway Treatment
WO2015143043A1 (en) * 2014-03-19 2015-09-24 Michael Gelb Apparatus and kit for an oral appliance and method for using same
KR102264125B1 (ko) 2014-04-01 2021-06-11 오벤투스 메디칼 리미티드 호흡 보조 장치
KR101769264B1 (ko) 2014-06-10 2017-08-17 셍기 테크놀로지 코. 엘티디. 무할로겐 수지 조성물 및 이를 사용하는 프리프레그와 인쇄 회로용 적층판
AU2015283861B2 (en) * 2014-07-02 2019-04-04 Odin Sleep, Llc Sleep apnea oral appliance for use during orthodontic treatment
US20210267790A1 (en) * 2014-07-22 2021-09-02 Arora, Llc Oral Dental Appliance for Improving Breathing
US11033421B1 (en) * 2014-08-27 2021-06-15 Paul M. Davis Device to prevent snoring
USD760906S1 (en) * 2015-04-24 2016-07-05 Michael Gelb Key wedge
US10258319B2 (en) 2015-05-18 2019-04-16 Richard L. Arden Airway assist device and method
US10010313B2 (en) 2015-05-18 2018-07-03 Richard L. Arden Mandibular subluxation device and method
USD778449S1 (en) 2015-06-17 2017-02-07 Natashia Ingemarsson-Matzen Dental plate
US10342526B2 (en) 2015-07-01 2019-07-09 Richard L. Arden Airway assist device and method
GB201602386D0 (en) * 2015-07-08 2016-03-23 Aria Healthcare Ltd Improvements to oral devices
US20170014262A1 (en) * 2015-07-14 2017-01-19 Thermal Fit, LLC Intraoral Orthosis Device and Method for Manufacturing
CA2996663A1 (en) * 2015-08-27 2017-03-02 Joseph YOUSEFIAN Masticatory and airway stabilizing orthotic, and associated systems and methods
FR3041242B1 (fr) * 2015-09-17 2017-09-29 Michel Alglave Dispositif intrabuccal destine au repositionnement et a la reeducation de la langue
US11298258B2 (en) * 2015-12-22 2022-04-12 Somnomed Limited Mandibular advancement device
KR101832856B1 (ko) * 2016-03-14 2018-02-28 주식회사 진바이오테크 단계식 코골이 및 수면 무호흡 치료용 구강 내 장치 및 이를 이용한 치료 방법
WO2017165918A1 (en) * 2016-03-30 2017-10-05 Oventus Medical Limited Adjustable breathing assistance apparatus
CA3029139A1 (en) * 2016-07-08 2018-01-11 Tongue Lab Europe Ltd. Dental appliance for sleep apnea, snoring and tongue and oral cavity remodeling
US10383761B2 (en) 2016-08-05 2019-08-20 James S Fallon Jaw advancement oral appliance to reduce the effects of snoring and/or sleep apnea
US11364098B2 (en) * 2016-09-21 2022-06-21 uLab Systems, Inc. Combined orthodontic movement of teeth with airway development therapy
FR3059544B1 (fr) * 2016-12-07 2019-05-10 Oniris Dispositif intrabuccal a paire de gouttieres dentaires articulees
US10905582B2 (en) 2017-01-26 2021-02-02 Koncept Innovators Llc Mandibular advancement device
SE543188C2 (en) * 2017-10-26 2020-10-20 Dormitek Medical Ab Mouthpiece for reduced snoring, teeth pressing and grinding
US20200268546A1 (en) 2017-11-13 2020-08-27 Achaemenid, Llc Provisional oral sleep appliance and jig for making the same
EP3735200B1 (en) * 2017-11-13 2024-01-03 Achaemenid, LLC Provisional oral sleep appliance and jig for making the same
US10849783B2 (en) * 2018-01-16 2020-12-01 James S. Fallon Full movement jaw advancement oral appliance to reduce the effects of snoring and/or sleep apnea
JP7344567B2 (ja) * 2018-01-31 2023-09-14 アール.アイ.ピー.,リミテッド ライアビリティー カンパニー コネクタ付きの睡眠時無呼吸用の経口器具
US11253390B2 (en) 2018-05-18 2022-02-22 James S Fallon Impression tray with integral handle for an oral jaw advancement appliance
KR102159393B1 (ko) * 2018-07-09 2020-09-23 장영진 치아 인상재를 이용한 코골이 방지키트
US10251729B1 (en) * 2018-08-31 2019-04-09 3D Med Ag Intra-oral device
EP3616647A1 (en) 2018-08-31 2020-03-04 3D Med Ag Intra-oral device
IT201800009864A1 (it) * 2018-10-29 2020-04-29 Montefarmaco Otc Spa Dispositivo per denti e bocca
USD888249S1 (en) * 2019-01-15 2020-06-23 Ryan Bruss Mouthguard
USD932627S1 (en) * 2019-04-09 2021-10-05 Ji-Young Chung Mandibular advancement device for anti snoring
CA3150894A1 (en) * 2019-09-12 2021-03-18 Willis J. PUMPHREY Lingual positioning device for sleep, breathing, jaw and airway disorders
US11589958B2 (en) 2019-12-31 2023-02-28 Joseph Yousefian Pharyngorofacial expander appliance and protocol
USD970013S1 (en) * 2020-01-27 2022-11-15 Frantz Design Incorporated Mandibular advancement appliance
JP2023512118A (ja) * 2020-01-28 2023-03-23 ルブラン デンタル プロダクツ インク. 睡眠時無呼吸症候群といびきのための装置と方法
USD983374S1 (en) * 2020-02-10 2023-04-11 JiYoung Chung Mandibular advancement device for anti snoring
WO2021236569A1 (en) * 2020-05-20 2021-11-25 Arora, Llc Oral dental appliance for improving breathing
US12102555B2 (en) 2020-08-24 2024-10-01 Sleeping Well Inc. Oral appliance
USD955583S1 (en) 2020-08-24 2022-06-21 Sleeping Well Llc Oral appliance
AU2020256297A1 (en) * 2020-10-12 2022-04-28 APAC Health & Medical Distributors PTY LTD Mandibular advancement device
CN112656573A (zh) * 2020-12-09 2021-04-16 江苏爱朋医疗科技股份有限公司 齿形结构调节的口腔矫治止鼾器
US11166841B1 (en) * 2021-01-29 2021-11-09 Lubin Martinez Snoring and sleep apnea prevention device and methods
US11311407B1 (en) 2021-02-23 2022-04-26 Apnea Sciences Corporation Bidirectional jaw displacement oral appliance
DE102021201915A1 (de) 2021-03-01 2022-09-01 Jens-Peter Hittel Vorrichtung und Verfahren zum Verbessern von Schlafatmung sowie Verfahren zur Herstellung der Vorrichtung
US11793666B1 (en) 2021-04-16 2023-10-24 Joseph Yousefian Intra-oral snore and sleep apnea treatment appliance
USD995781S1 (en) 2021-05-28 2023-08-15 Achaemenid, Llc Strut assembly
CN113499185B (zh) * 2021-08-06 2023-06-16 上海诺斯清生物科技有限公司 口腔矫治止鼾器及握把
CN114224592B (zh) * 2021-12-09 2022-11-04 四川大学 一种带有智能化自动调节的下颌前移阻鼾器
US20230277365A1 (en) * 2022-03-04 2023-09-07 Allen J. Moses Molar Shim System for Posterior Bite Registration
US12097120B2 (en) 2022-03-07 2024-09-24 Sleep Mechanics Llc Bone implant device
US20240216164A1 (en) 2022-12-30 2024-07-04 John M Fallon Multi-directional jaw displacement oral appliance

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU1697792A1 (ru) * 1988-11-04 1991-12-15 В.М. Лачинов Устройство дл уменьшени храпа
US5044950A (en) * 1989-11-29 1991-09-03 Stanley Hobish Therapeutic training device and method for fitting dentures
US6055986A (en) * 1992-11-16 2000-05-02 Meade; Thomas E. Apparatus and method for the reduction of snoring
US6041784A (en) 1993-04-13 2000-03-28 Silent Knights Ventures Inc. Dental appliance for treatment of snoring and obstructive sleep apnea
US5570704A (en) * 1993-10-28 1996-11-05 Snoreless Corp Universal, user-adjustable oral cavity appliance to control snoring and reduce episodes of obstructive sleep apnea
US5692493A (en) * 1996-03-08 1997-12-02 Diemolding Corporation Tongue Protector
US5876199A (en) * 1997-08-28 1999-03-02 Ortho-Tain, Inc. Appliance adapted to fit many mouth and tooth sizes for orthodontic correction and other uses
US5941247A (en) * 1998-02-17 1999-08-24 Keane; Michael Alexander Snore prevention apparatus
US7832403B2 (en) 2003-08-07 2010-11-16 Respironics, Inc. Mandible positioning devices
US7748386B2 (en) * 2006-04-06 2010-07-06 Thornton W Keith Oral appliance for treating a breathing condition
CN101553194B (zh) * 2006-06-14 2013-07-17 Ric投资有限责任公司 用于治疗打鼾和睡眠呼吸暂停的口腔矫治器
AU2007202799A1 (en) * 2007-06-15 2009-01-08 John Razmovski Improved Oral Cavity Manipulator
US8127769B2 (en) 2007-11-18 2012-03-06 Dreamscape Medical Llc Integrated oral appliance for sleep-disordered breathing
US20100261133A1 (en) 2009-04-08 2010-10-14 Lax Ronald G Devices, systems, and methods for repositioning the mandible
US20110099846A1 (en) 2009-06-16 2011-05-05 Bruce Fischer Alpine ski boot with strap closure
US8631800B2 (en) * 2009-06-29 2014-01-21 Sleep Science Partners, Inc. Self-titratable mandibular repositioning device
US8256426B2 (en) * 2009-08-12 2012-09-04 Abramson Mark E Modular dental appliance for improving airflow through nasal-pharyngeal airway
US8833374B2 (en) * 2010-12-13 2014-09-16 James S. Fallon Intra-oral mandibular advancement appliance

Also Published As

Publication number Publication date
EP2750641A1 (en) 2014-07-09
RU2014105692A (ru) 2015-10-27
HK1198510A1 (en) 2015-05-15
JP5993457B2 (ja) 2016-09-14
BR112014004653A2 (pt) 2017-06-13
DK2750641T3 (en) 2019-01-28
US20120145166A1 (en) 2012-06-14
EP2750641B1 (en) 2018-11-14
CN103781442A (zh) 2014-05-07
CA2844512C (en) 2018-12-11
RU2611764C2 (ru) 2017-02-28
JP2014525321A (ja) 2014-09-29
CN103781442B (zh) 2016-10-19
WO2013032884A1 (en) 2013-03-07
ES2705171T3 (es) 2019-03-22
EP2750641A4 (en) 2015-05-06
EP2750641B8 (en) 2019-01-02
US8833374B2 (en) 2014-09-16
CA2844512A1 (en) 2013-03-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014004653B1 (pt) Aparelho de avanço mandibular intra-oral
US10575981B2 (en) Multi-appliance system and method for treating obstructive sleep apnea and correcting malocclusion simultaneously
US10543119B2 (en) Incremental and/or successive adjustable mandibular advancement device for preventing and treatment of snoring and obstructive sleep apnea
JP5129246B2 (ja) いびきおよび睡眠時無呼吸の処置のための口腔装置
AU2014277344B2 (en) Incremental adjustable mandibular advancement device for preventing and treatment of snoring and obstructive sleep apnea
JP2022093653A (ja) 睡眠時呼吸障害の治療用システム及び治療方法
WO2008121244A1 (en) 'appliance, system and method for preventing snoring'
JP2019511277A (ja) 調節可能な呼吸補助装置
KR101710840B1 (ko) 코골이 수면 무호흡 치료를 위한 자가 조정 가능한 턱관절 교정장치
US20220362051A1 (en) Lingual positioning device for sleep, breathing, jaw and airway disorders
US11357662B2 (en) Mandible adjustment apparatus
JP2017532159A (ja) 下顎骨の成長を促す又は矯正する装置
US20180338856A1 (en) Systems, methods and oral appliance devices
RU117088U1 (ru) Внутриротовой терапевтический аппарат луганского

Legal Events

Date Code Title Description
B15I Others concerning applications: loss of priority

Free format text: VIDE E-PARECER

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 11.2 NA RPI NO 2651 DE 26/10/2021 POR TER SIDO INDEVIDA.

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 11.2 NA RPI NO 2660 DE 28/12/2021 POR TER SIDO INDEVIDA.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/08/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.