BR112014003528B1 - Sinalizadores para comunicação sem fio - Google Patents
Sinalizadores para comunicação sem fio Download PDFInfo
- Publication number
- BR112014003528B1 BR112014003528B1 BR112014003528-8A BR112014003528A BR112014003528B1 BR 112014003528 B1 BR112014003528 B1 BR 112014003528B1 BR 112014003528 A BR112014003528 A BR 112014003528A BR 112014003528 B1 BR112014003528 B1 BR 112014003528B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- beacon
- information
- beacon message
- messages
- message
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W56/00—Synchronisation arrangements
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04B—TRANSMISSION
- H04B7/00—Radio transmission systems, i.e. using radiation field
- H04B7/24—Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
- H04B7/26—Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
- H04B7/2603—Arrangements for wireless physical layer control
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W48/00—Access restriction; Network selection; Access point selection
- H04W48/08—Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W84/00—Network topologies
- H04W84/02—Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
- H04W84/10—Small scale networks; Flat hierarchical networks
- H04W84/12—WLAN [Wireless Local Area Networks]
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02D—CLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES [ICT], I.E. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AIMING AT THE REDUCTION OF THEIR OWN ENERGY USE
- Y02D30/00—Reducing energy consumption in communication networks
- Y02D30/70—Reducing energy consumption in communication networks in wireless communication networks
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Computer Security & Cryptography (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Small-Scale Networks (AREA)
- Synchronisation In Digital Transmission Systems (AREA)
Abstract
SINALIZADORES PARA COMUNICAÇÃO SEM FIO. Sistema e método para dispositivos sem fio para receber comunicações de forma eficiente através da transmissão e recepção de mensagens de sinalizador especializadas. Particularmente, um dispositivo sem fio pode aguardar a recepção de uma mensagem de sinalizador sincronizar a partir de um dispositivo de transmissão. Um identificador de posição relativa dentro da mensagem de sinalizador de sincronização pode então permitir que o dispositivo sem fio antecipe futuras transmissões de mensagens de sinalizador e sincronize o seu padrão de recepção com o transmissor. Desta forma, o dispositivo sem fio só precisa receber e decodificar mensagens de sinalizador pertinentes ao seu funcionamento.
Description
[0001] O presente pedido de patente reivindica prioridade ao Pedido Provisório No. 61/525,353, intitulado "SINALIZADORS FOR WIRELESS COMMUNICATION" depositado em 19 de agosto de 2011, e atribuído à cessionária e aqui expressamente incorporado para referência.
[0002] O presente pedido refere-se genericamente a comunicações sem fio, e mais especificamente a sistemas, métodos e dispositivos para comunicar informação de dispositivo entre dispositivos eletrônicos em pacotes tendo uma pluralidade de diferentes formatos.
[0003] Em muitos sistemas de telecomunicações, redes de comunicação são usadas para trocar mensagens entre vários dispositivos separados que interagem espacialmente. As redes podem ser classificadas de acordo com âmbito geográfico, o que poderia ser, por exemplo, uma área metropolitana, uma área local, ou uma área pessoal. Tais redes seriam designadas, respectivamente, como uma rede de área ampla (WAN), uma área metropolitana de rede (MAN), uma rede de área local (LAN), rede local sem fio (WLAN), ou rede de área pessoal (PAN). As redes também diferem de acordo com a técnica de comutação / roteamento usada para interligar os vários nós e dispositivos (por exemplo, comutação de circuito versus comutação de pacotes), o tipo de mídia física empregadas para a transmissão (por exemplo, com fio vs sem fio), e o conjunto de protocolos de comunicação utilizado (por exemplo, Protocolo Internet Suite, SONET (Interconexão ótica síncrona), Ethernet, etc.).
[0004] As redes sem fio são muitas vezes preferidas quando os elementos da rede são móveis e, portanto, têm necessidades de conectividade dinâmica, ou se a arquitetura de rede é formada em uma topologia ad hoc em vez de fixa. As redes sem fio podem utilizar as ondas eletromagnéticas no rádio, micro-ondas, infravermelho, ou faixas de frequência óptica. As redes sem fio vantajosamente facilitam a mobilidade do usuário e a implantação de campo rápido quando comparado com redes cabeadas fixas.
[0005] Os dispositivos em uma rede sem fio podem transmitir/receber informação entre si. A informação pode incluir pacotes, que em alguns aspectos podem ser referidos como unidades de dados, sinalizadores de dados ou mensagens de sinalizador. Os pacotes podem incluir informação de overhead (por exemplo, informação de cabeçalho, propriedades de pacotes, etc.) que ajuda a rotear o pacote através da rede, identificar os dados no pacote, processar os pacotes, etc., bem como dados, por exemplo, dados de usuário, conteúdo multimídia, etc., podem ser portados em uma carga útil do pacote.
[0006] Os pontos de acesso podem também transmitir informação para outros nós que são relevantes para as comunicações na rede. Esta transmissão de informação pode exigir o uso de largura de banda significativa na rede. Assim, os sistemas, métodos e dispositivos melhorados para a comunicação de pacotes são desejados.
[0007] Os sistemas, métodos e dispositivos das modalidades aqui divulgadas cada um tem vários aspectos, nenhum único deles é o único responsável por seus atributos desejáveis. Sem limitar o âmbito da presente invenção tal como expresso pelas reivindicações que se seguem, alguns recursos estão discutidos brevemente abaixo. Depois de considerar esta discussão, e em particular após a leitura da seção intitulada "Descrição Detalhada", deve ser entendido como modalidades dentro do âmbito da invenção incluem sistemas e métodos para comunicar informação de dispositivo entre dispositivos eletrônicos em pacotes tendo uma pluralidade de diferentes formatos.
[0008] Uma modalidade é um dispositivo de comunicação sem fio. O dispositivo compreende um receptor configurado para receber uma sequência de mensagens de sinalizador que compreende uma primeira mensagem de sinalizador e uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. A primeira mensagem de sinalizador compreende pelo menos uma de informação de conteúdo e informação de temporização de pelo menos uma de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. O dispositivo adicionalmente compreende um processador acoplado eletricamente ao receptor e configurado para decodificar um subconjunto apropriado da pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes com base em pelo menos em uma de informação de conteúdo e informação de temporização.
[0009] Uma outra modalidade é um método para comunicação. O método compreende receber uma sequência de mensagens de sinalizador que compreendem uma primeira mensagem de sinalizador e uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. A primeira mensagem de sinalizador compreende pelo menos uma dentre a informação de temporização e informação de conteúdo de pelo menos uma de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. O método adicionalmente compreende a decodificação de um subconjunto apropriado de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes com base pelo menos em uma dentre a informação de conteúdo e a informação de temporização.
[00010] Uma outra modalidade é um dispositivo de comunicação sem fio. O dispositivo compreende meios para receber uma sequência de mensagens de sinalizador que compreendem uma primeira mensagem de sinalizador e uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. A primeira mensagem de sinalizador compreende pelo menos uma dentre a informação de temporização e informação de conteúdo de pelo menos uma de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. O dispositivo adicionalmente compreende meios para decodificar um subconjunto apropriado de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes com base pelo menos em uma dentre a informação de conteúdo e a informação de temporização.
[00011] Uma outra modalidade provê um meio legível por computador compreendendo instruções. As instruções quando executadas fazem com que um aparelho receba uma sequência de mensagens de sinalizador compreendendo uma primeira mensagem de sinalizador e uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. A primeira mensagem de sinalizador compreende pelo menos uma dentre a informação de temporização e informação de conteúdo de pelo menos uma de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes. As instruções quando executadas adicionalmente fazem com que o aparelho decodifique um subconjunto apropriado de uma pluralidade de mensagens de sinalizador subsequentes com base pelo menos em uma dentre a informação de conteúdo e a informação de temporização.
[00012] Uma outra modalidade é um método, sistema, ou artigo de fabricação compreendendo instruções para comunicar mensagens de sinalizador em um subsistema de estação base que compreende um ponto de acesso e um terminal de acesso. O método, sistema ou artigo de manufatura inclui transmitir do ponto de acesso para o terminal de acesso uma sequência finita de repetição de mensagens de sinalizador, a sequência compreendendo uma primeira mensagem de sinalizador compreendendo um identificador de posição relativa para indicar temporização de mensagens de sinalizador subsequentes na sequência finita e para identificar o conteúdo contido nas mensagens de sinalizador subsequentes, as mensagens de sinalizador subsequentes, incluindo informação não contida na primeira mensagem de sinalizador. O método, sistema, ou artigo de fabricação também inclui a decodificação no terminal de acesso da primeira mensagem de sinalizador e um subconjunto apropriado da sequência de mensagens de sinalizador com base no identificador de posição relativa, o terminal de acesso em um estado de baixa potência durante a transmissão de um segundo subconjunto de sequência de mensagens de sinalizador, o segundo subconjunto de mensagens de sinalizador compreendendo mensagens de sinalizador não no subconjunto apropriado e não incluindo a primeira mensagem de sinalizador.
[00013] Uma outra modalidade é um método, sistema, ou artigo de manufatura compreendendo instruções para a comunicação em um subsistema de estação base. O subsistema de estação base inclui um ponto de acesso e um terminal de acesso, em que o subsistema da estação base é identificado por uma BSSID (Identificação de Conjunto de Serviço Básico). O método, sistema, ou artigo de fabricação inclui a transmissão de mensagens de sinalizador do ponto de acesso para o terminal de acesso, cada mensagem de sinalizador uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador completo ou uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador curto. O método, sistema e artigo de manufatura adicionalmente inclui a transmissão de mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curto em um primeiro intervalo de tempo, e transmissão das mensagens de sinalizador completo do tipo de mensagem de sinalizador completo em um segundo intervalo de tempo, o segundo intervalo de tempo igual a um número inteiro múltiplo do primeiro intervalo de tempo; em que cada mensagem de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curto inclui um campo de BSSID comprimido tendo um valor indicativo de uma verificação de redundância cíclica da BSSID.
[00014] Uma outra modalidade é um método, sistema, ou artigo de manufatura compreendendo instruções para comunicar mensagens de sinalizador em um subsistema de estação base que compreende um ponto de acesso e um terminal de acesso. O método, sistema, ou artigo de manufatura para decodificação pelo terminal de acesso da primeira mensagem de provendo um tempo absoluto; e decodificação pelo terminal de acesso de uma segunda mensagem de sinalizador após a primeira mensagem de sinalizador, a segunda mensagem de sinalizador compreendendo um número de sequência relativo à primeira mensagem de sinalizador e um deslocamento de tempo, o deslocamento de tempo indicando uma diferença de tempo entre quando a segunda mensagem de sinalizador foi programada para ser transmitida pelo ponto de acesso e quando ela realmente foi transmitida.
[00015] Uma outra modalidade é um método, sistema, ou artigo de manufatura tendo instruções para comunicar um conjunto de elementos de informação em um subsistema de estação base que compreende um ponto de acesso e um terminal de acesso. O método, sistema, ou artigo de manufatura transmitindo mensagens de sinalizador do ponto de acesso para o terminal de acesso, cada mensagem de sinalizador uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador completo ou uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador curto, em que cada mensagem de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador completo compreende o conjunto de elementos de informação; e transmitir uma pluralidade de mensagens de sinalizadores do tipo de mensagem de sinalizador curto, cada mensagem de sinalizador na pluralidade de mensagens de sinalizador compreendendo um subconjunto apropriado do conjunto de elementos de informação, em que a pluralidade de mensagens de sinalizador compreende o conjunto de elementos de informação.
[00016] Uma outra modalidade é um método, sistema, ou artigo de manufatura tendo instruções para se comunicar em um subsistema de estação base que compreende um ponto de acesso e um terminal de acesso. O método, sistema, ou artigo de manufatura transmitindo mensagens de sinalizador do ponto de acesso para o terminal de acesso, cada mensagem de sinalizador uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador completo ou uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador curto, e transmitindo uma primeira mensagem de sinalizador que inclui informação de conteúdo, a informação de conteúdo especificando o conteúdo da informação contida nas mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curto transmitida posteriormente para a primeira mensagem de sinalizador.
[00017] Uma outra modalidade é um método, sistema, ou artigo de manufatura tendo instruções para se comunicar em um subsistema de estação base que compreende um ponto de acesso e um terminal de acesso. O método, sistema, ou artigo de manufatura transmitindo mensagens de sinalizador do ponto de acesso para o terminal de acesso, cada mensagem de sinalizador uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador completo ou uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador curto; transmitindo uma pluralidade de mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curto, cada mensagem de sinalizador na pluralidade de mensagens de sinalizador compreendendo um preâmbulo de camada física compreendendo um campo SIG, o campo SIG compreendendo um campo de comprimento; e decodificação, no terminal de acesso da pluralidade de mensagens de sinalizador, em que as mensagens de sinalizador na pluralidade de mensagens de sinalizador são decodificadas como mensagens de sinalizador de sincronização desde que o seu campo de comprimento esteja definido para todos zeros.
[00018] A figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio, em que podem ser empregues os aspectos da presente divulgação.
[00019] A figura 2 mostra um diagrama de blocos funcional de um dispositivo sem fio que pode ser utilizado dentro do sistema de comunicações sem fio da figura 1.
[00020] A figura 3 ilustra um exemplo de uma mensagem de sinalizador que pode ser usada no sistema de comunicações sem fio da figura 1.
[00021] A figura 4 ilustra uma pluralidade de mensagens de sinalizador transmitidas pelo AP 104 paras STAs 106 no sistema de comunicações sem fio 100 da figura 1.
[00022] A figura 5A ilustra um exemplo de uma forma de uma mensagem de sinalizador curto que pode ser usada no sistema de comunicações sem fio da figura 1.
[00023] A figura 5B ilustra um outro exemplo de uma mensagem de sinalizador que pode ser usada no sistema de comunicações sem fio da figura 1.
[00024] A figura 5C ilustra um exemplo de um preâmbulo de camada física (PHY), incluindo um sinalizador de sincronização que pode ser usado no sistema de comunicações sem fio da figura 1.
[00025] A figura 6 ilustra um diagrama de fluxo que representa um processo exemplar, através do qual o dispositivo sem fio da figura 2 adquire quadros de dados.
[00026] A figura 7 ilustra um diagrama de fluxo que descreve outro processo exemplar pelo qual o dispositivo sem fio da figura 2 gera e transmite pacotes de dados.
[00027] A figura 8 é um diagrama de blocos funcional de um outro dispositivo sem fio exemplar que pode ser utilizado dentro do sistema de comunicações sem fio da figura 1.
[00028] Vári os aspectos dos novos sistemas, aparelhos e métodos são descritos mais detalhadamente a seguir com referência aos desenhos anexos. Esta divulgação pode, contudo, ser realizada de muitas formas diferentes e não deve ser interpretada como limitada a qualquer estrutura ou função específica apresentadas ao longo desta divulgação. Em vez disso, estes aspectos são providos de modo a que esta divulgação seja minuciosa e completa, e irão transmitir totalmente o âmbito da descrição dos versados na técnica. Com base nos ensinamentos aqui apresentados um versado na técnica deveria apreciar que o âmbito da descrição destina-se a cobrir qualquer aspecto dos novos sistemas, aparelhos e métodos aqui descritos, se implementados independentemente de, ou juntamente com, qualquer outro aspecto da invenção. Por exemplo, um aparelho pode ser implementado ou um método pode ser praticado utilizando qualquer número dos aspectos aqui estabelecidos. Além disso, o âmbito da invenção destina-se a cobrir tais um aparelho ou método que é praticado usando outra estrutura, funcionalidade ou estrutura e funcionalidade, além de ou diferente de, vários aspectos da invenção aqui estabelecidos. Deve ser entendido que qualquer aspecto aqui descrito pode ser concretizado por um ou mais elementos de uma reivindicação.
[00029] Embora os aspectos particulares sejam aqui descritos, muitas variações e permutações destes aspectos caem dentro do âmbito da divulgação. Embora alguns dos benefícios e vantagens dos aspectos preferidos sejam mencionados, o âmbito da divulgação não se destina a ser limitado aos benefícios particulares, usos, ou objetivos. Em vez disso, os aspectos da divulgação se destinam a ser amplamente aplicáveis a diferentes tecnologias sem fio, configurações do sistema, redes e protocolos de transmissão, alguns dos quais são ilustrados por meio de exemplo, nas figuras e na descrição seguinte dos aspectos preferidos. A descrição detalhada e os desenhos são meramente ilustrativos da divulgação, em vez de limitar, o âmbito da descrição que está sendo definido pelas reivindicações anexas e seus equivalentes.
[00030] Tecnologias de rede sem fio populares podem incluir vários tipos de redes locais sem fio (WLANs). A WLAN pode ser usada para interligar dispositivos próximos juntos, empregando protocolos de rede amplamente usados. Os vários aspectos aqui descritos podem aplicar-se a qualquer padrão de comunicação, tal como um protocolo sem fio.
[00031] Em alguns aspectos, os sinais sem fio em uma banda de subgigahertz podem ser transmitidos de acordo com o protocolo 802.11ah usando multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM), comunicações de espectro espalhado de sequência direta (DSSS), uma combinação de comunicações OFDM e DSSS, ou outros esquemas. Implementações do protocolo 802.11ah podem ser usadas para sensores, medição e redes de grades inteligentes. De um modo vantajoso, os aspectos de determinados dispositivos implementando o protocolo 802.11ah podem consumir menos energia do que os dispositivos implementando outros protocolos sem fio, e/ou podem ser utilizados para transmitir sinais sem fio através de uma distância relativamente longa, por exemplo, cerca de um quilômetro ou mais.
[00032] Em algumas implementações, uma WLAN inclui vários dispositivos que são os componentes que acessam a rede sem fio. Por exemplo, pode haver dois tipos de dispositivos: um ponto de acesso (AP) e um cliente. Um cliente pode também ser referido como um terminal de acesso (AT) ou uma estação (STA). Em geral, um ponto de acesso pode servir como um hub ou estação base para a WLAN e uma STA serve como um usuário da WLAN. Por exemplo, uma STA pode ser um computador portátil, um assistente pessoal digital (PDA), um telefone celular, etc. Em um exemplo, uma STA se conecta a um ponto de acesso através de um link sem fio compatível Wi-Fi (por exemplo, IEEE 802.11 protocolo como 802.11 ah) para obter conectividade em geral com a Internet ou com outras redes de área ampla. Em algumas implementações uma STA pode também ser utilizada como um ponto de acesso.
[00033] Um ponto de acesso (AP) também pode compreender, ser implementado como, ou conhecido como um NóB, Controlador de Rede Rádio (RNC), eNóB, Controlador de Estação Base (BSC), Estação transceptora Base (BTS), Estação Base (BS), Função de transceptor (TF), Rádio Roteador, Rádio Transceptor, ou alguma outra terminologia.
[00034] Uma estação (STA) pode compreender também, ser implementada como, ou conhecida como um terminal de acesso (AT), uma estação de assinante, uma unidade de assinante, uma estação móvel, uma estação remota, um terminal remoto, um terminal de usuário, um agente de usuário, um dispositivo de usuário, equipamento de usuário, ou alguma outra terminologia. Em algumas implementações um terminal de acesso pode compreender um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP), uma estação de loop local sem fio (WLL), um assistente pessoal digital (PDA), um dispositivo portátil com capacidade de conexão sem fio, ou algum outro dispositivo de processamento adequado conectado a um modem de sem fio. Assim, um ou mais aspectos aqui descritos podem ser incorporados em um telefone (por exemplo, um telefone celular ou smartphone), um computador (por exemplo, um laptop), um dispositivo de comunicação portátil, um fone de ouvido, um dispositivo de computação portátil (por exemplo, um assistente de dados pessoal), um dispositivo de entretenimento (por exemplo, um dispositivo de música ou vídeo, ou uma rádio por satélite), um dispositivo ou sistema de jogo, um dispositivo de sistema de posicionamento global, ou qualquer outro dispositivo adequado que é configurado para se comunicar através de um meio sem fio.
[00035] Como discutido acima, alguns dos dispositivos aqui descritos podem aplicar o padrão 802.11ah, por exemplo. Tais dispositivos, se usados como uma STA ou AP ou outro dispositivo, podem ser utilizados para a medição inteligente ou em uma rede de grade inteligente. Tais dispositivos podem prover aplicativos em sensores ou ser usados em automação residencial. Os dispositivos podem, alternativa ou adicionalmente ser usados em um contexto de saúde, por exemplo, para cuidados pessoais. Eles também podem ser usados para a vigilância, para permitir conectividade com a Internet de maior alcance (por exemplo, para uso com hotspots), ou para implementar comunicações máquina-a-máquina.
[00036] A figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio 100, em que podem ser utilizados aspectos da presente divulgação. O sistema de comunicação sem fio 100 pode operar de acordo com um padrão sem fio, por exemplo, o padrão 802.11 ah. O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir um ponto de acesso 104, o qual comunica com STAs 106.
[00037] Uma variedade de processos e métodos podem ser usados para transmissão no sistema de comunicação sem fio 100, entre o AP 104 e as STAs 106. Por exemplo, os sinais podem ser enviados e recebidos entre o AP 104 e as STAs 106, de acordo com as técnicas OFDM/OFDMA. Se este for o caso, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser referido como um sistema OFDM/OFDMA. Alternativamente, os sinais podem ser enviados e recebidos entre o AP 104 e as STAs 106 de acordo com as técnicas CDMA. Se este for o caso, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser referido como um sistema de CDMA.
[00038] Um link de comunicação que facilita transmissão do AP 104 com uma ou mais das STAs 106 pode ser referido como uma downlink (DL) 108, e um link de comunicação que facilita a transmissão de uma ou mais das STAs 106 para o AP 104 pode ser referido como um uplink (UL) 110. Alternativamente, um downlink 108 pode ser referido como uma ligação direta ou um canal direto, e um uplink 110 pode ser referido como um link reverso ou um canal reverso.
[00039] O AP 104 pode atuar como uma estação base e prover cobertura de comunicação sem fio em uma área de serviço básico (BSA) 102. O AP 104, juntamente com as STAs 106 associadas com o AP 104 e que utilizam o AP 104 para a comunicação pode ser referido como um conjunto de serviços básicos (BSS). Deve ser notado que o sistema de comunicação sem fio 100 pode não ter um AP central 104, mas em vez disso pode funcionar como uma rede ponto a ponto entre as STAs 106. Deste modo, as funções de AP 104 aqui descritas podem, alternativamente, ser efetuadas por uma ou mais das STAs 106.
[00040] O AP 104 pode transmitir uma mensagem de sinalizador (ou simplesmente uma sinalizador), através de um link de comunicação, tal como o downlink 108, para outras STAs nós 106 do sistema 100, que pode ajudar as outras STAs nós 106 a sincronizar a temporização com o AP 104, ou que pode prover outra informação ou funcionalidade. Tais mensagens de sinalizador podem ser transmitidas periodicamente. Em um aspecto, o período entre transmissões sucessivas pode ser referido como um superquadro. Transmissão de uma mensagem de sinalizador pode ser dividida em vários grupos ou intervalos. Em um aspecto, a mensagem de sinalizador pode incluir, mas não está limitada a, tal informação como a informação de marca de tempo para ajustar um relógio comum, um identificador de rede ponto a ponto, um identificador de dispositivo, informação de capacidade, uma duração de superquadro, informação de direção de transmissão, informação de direção de recepção, uma lista de vizinhos, e/ou uma lista de vizinhos estendida, alguns dos quais são descritos em detalhe adicional abaixo. Assim, uma mensagem de sinalizador pode incluir informação comum (por exemplo, compartilhada) entre vários dispositivos, e informação específica a um determinado dispositivo.
[00041] Em alguns aspectos, uma STA 106 pode ser necessária para se associar com o AP 104, a fim de enviar comunicações para e/ou receber comunicações do AP 104. Em um aspecto, a informação para a associação é incluída na mensagem de sinalizador transmitida pelo AP 104. Para receber tal mensagem de sinalizador, a STA 106 pode, por exemplo, realizar uma ampla busca de cobertura sobre uma região de cobertura. A busca pode também ser realizada pela STA 106 varrendo uma área de cobertura de uma forma lighthouse, por exemplo. Depois de receber a informação para a associação, a STA 106 pode transmitir um sinal de referência, tal como uma sonda de associação ou solicitação, para o AP 104. Em alguns aspectos, o AP 104 pode utilizar os serviços de canal de transporte de retorno (backhaul), por exemplo, para se comunicar com uma rede maior, tal como a Internet ou rede de telefonia pública comutada (PSTN).
[00042] A figura 2 ilustra vários componentes que podem ser utilizados em um dispositivo sem fio 202, que pode ser utilizado dentro do sistema de comunicação sem fio 100. O dispositivo sem fio 202 é um exemplo de um dispositivo que pode ser configurado para implementar os vários métodos aqui descritos. Por exemplo, o dispositivo sem fio 202 pode compreender o AP 104, ou uma das STAs 106.
[00043] O dispositivo sem fio 202 pode incluir um processador 204 que controla o funcionamento do dispositivo sem fio 202. O processador 204 pode também ser referido como uma unidade de processamento central (CPU). Memória 206, que pode incluir tanto memória só de leitura (ROM) quanto memória de acesso aleatório (RAM), pode prover instruções e dados para o processador 204. Uma parte da memória 206 também pode incluir memória não volátil de acesso aleatório (NVRAM). O processador 204 normalmente executa operações lógicas e aritméticas com base em instruções de programas armazenadas na memória 206. As instruções na memória 206 podem ser executáveis para implementar os métodos aqui descritos.
[00044] O processador 204 pode compreender ou ser um componente de um sistema de processamento implementado com um ou mais processadores. Os um ou mais processadores podem ser implementados com qualquer combinação de microprocessadores de uso geral, microcontroladores, processadores de sinais digitais (DSPs), arranjos de porta programáveis em campo (FPGA), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), controladores, máquinas de estado, lógica fechada, componentes de hardware discretos, máquinas de estados finitas de hardware dedicado, ou quaisquer outras entidades adequadas que podem executar cálculos ou outras manipulações de informação.
[00045] O sistema de processamento pode também incluir meios legíveis por máquina para armazenar software. Software deve ser interpretado de forma ampla para qualquer tipo de instruções, se referido como software, firmware, middleware, microcódigo, linguagem de descrição de hardware, ou de outra forma. As instruções podem incluir o código (por exemplo, no formato de código fonte, formato de código binário, formato de código executável, ou qualquer outro formato adequado de código). As instruções, quando executadas por um ou mais processadores, fazem com que o sistema de processamento realize as várias funções aqui descritas.
[00046] O dispositivo sem fio 202 pode também incluir uma carcaça 208, que pode incluir um transmissor 210 e/ou um receptor 212 para permitir a transmissão e recepção de dados entre o dispositivo sem fio 202 e uma localização remota. O transmissor 210 e receptor 212 podem ser combinados em um transceptor 214. Uma antena 216 pode ser fixada à carcaça 208 e eletricamente acoplada ao transceptor 214. O dispositivo sem fio 202 pode também incluir (não mostrado), múltiplos transmissores, múltiplos receptores, múltiplos transceptores, e/ou múltiplas antenas.
[00047] O transmissor 210 pode ser configurado para transmitir de forma sem fio mensagens de sinalizador tendo diferentes tipos de mensagem de sinalizador. Por exemplo, o transmissor 210 pode ser configurado para transmitir mensagens de sinalizador com diferentes tipos de sinalizadores gerados pelo processador 204, discutidos acima. Quando o dispositivo sem fio 202 é aplicado ou utilizado como uma STA 106, o processador 204 pode ser configurado para processar mensagens de sinalizador de uma pluralidade de diferentes tipos de mensagem de sinalizador. Por exemplo, o processador 204 pode ser configurado para determinar o tipo de mensagem de sinalizador utilizada em um sinal de mensagem de sinalizador e processar a mensagem de sinalizador e/ou campos da mensagem de sinalizador em conformidade. Quando o dispositivo sem fio 202 é implementado ou utilizado como um ponto de acesso 104, o processador 204 pode também ser configurado para selecionar um de uma pluralidade de tipos de mensagem de sinalizador, e para gerar uma mensagem de sinalizador tendo aquele tipo de mensagem de sinalizador. Por exemplo, o processador 204 pode ser configurado para gerar uma mensagem de sinalizador compreendendo informação de sinalizador e para determinar qual o tipo de informação de sinalizador usar.
[00048] O receptor 212 pode ser configurado para receber mensagens sem fio sinalizador tendo diferentes tipos de mensagens de sinalizador. Em alguns aspectos, o receptor 212 pode ser configurado para detectar um tipo de mensagem de sinalizador utilizada e processar a mensagem de sinalizador em conformidade, como discutido em mais detalhe abaixo.
[00049] O dispositivo sem fio 202 pode também incluir um detector de sinal 218 que pode ser utilizado em um esforço para detectar e quantificar o nível dos sinais recebidos pelo receptor 214. O detector de sinal 218 pode detectar esses sinais como energia total, energia por subportadora por símbolo, densidade espectral de potência e outros sinais. O dispositivo sem fio 202 pode também incluir um processador de sinal digital (DSP) 220 para uso no processamento de sinal. O DSP 220 pode ser configurado para gerar um pacote de transmissão. Em alguns aspectos, o pacote pode incluir uma unidade de dados de camada física (PPDU).
[00050] O dispositivo sem fio 202 pode adicionalmente compreender uma interface de usuário 222, em alguns aspectos. A interface de usuário 222 pode compreender um teclado, um microfone, um altofalante, e/ou um display. A interface de usuário 222 pode incluir qualquer elemento ou componente que transmite informação para um usuário do dispositivo sem fio 202 e/ou recebe a entrada a partir do usuário.
[00051] Os diversos componentes do dispositivo sem fio 202 podem ser acoplados entre si por um sistema de barramento 226. O sistema de barramento 226 pode incluir um barramento de dados, por exemplo, assim como um barramento de alimentação, um barramento de sinal de controle, e um barramento de sinal de estado, em adição ao barramento de dados. Os componentes do dispositivo sem fio 202 podem ser acoplados em conjunto ou aceitar ou prover entradas um ao outro utilizando algum outro mecanismo.
[00052] Embo ra um certo número de componentes separados sejam ilustrados na figura 2, um ou mais dos componentes podem ser combinados ou comumente aplicados. Por exemplo, o processador 204 pode ser utilizado para implementar não só a funcionalidade descrita acima com respeito ao processador 204, mas também para implementar a funcionalidade acima descrita no que diz respeito ao sinal de detector de 218 e/ou ao DSP 220. Além disso, cada um dos componentes ilustrados na figura 2 pode ser implementado utilizando uma pluralidade de elementos separados.
[00053] O dispositivo sem fio 202 pode incluir um ponto de acesso 104 ou uma STA 106, e pode ser usado para transmitir e/ou receber mensagens de comunicações incluindo sinalizador. Ou seja, ou AP 104 ou STA 106 pode servir como transmissor ou receptor de dispositivos de informação de sinalizador. Essa comunicação pode ser iniciada após o recebimento de uma mensagem do dispositivo transmissor para o dispositivo receptor. Certos aspectos contemplam detector de sinal 218 que está sendo usado por um software em execução na memória 206 e no processador 204 para detectar a presença de um transmissor ou receptor.
[00054] Para garantir a comunicação adequada entre os dispositivos AP 104 e a STA 106, a STA 106 pode exigir informação sobre características do AP 104. Por exemplo, a STA 106 pode requerer informação de temporização sobre o AP 104, a fim de sincronizar temporização de comunicação entre a STA 106 e o AP 104. Adicionalmente ou em alternativa, a STA 106 pode exigir outra informação, tais como um endereço de controle de acesso ao meio (MAC) do AP 104, um identificador do conjunto de serviços básicos (BSS) servidos pelo AP 104, etc. Os tipos de informação que a STA 106 pode exigir são discutidos em mais detalhe abaixo. A STA 106 pode determinar se ela precisa de tal informação de forma independente, tal como através de software em execução usando a memória 206 e o processador 204.
[00055] Em certos aspectos, o AP 104 pode enviar uma mensagem de sinalizador usando o transmissor 210 que compreende todas as informações desejadas. Em um aspecto, o AP 104 envia mensagens de sinalizador periodicamente para sincronizar a rede e prover informação básica para as STAs 106. Por exemplo, a estrutura da mensagem de sinalizador pode ser determinada pelo AP 104 e transmitida repetidamente em intervalos regulares para as STAs 106. Estas mensagens de sinalizador podem ser relativamente grandes, como representado na figura 3. Além disso, elas podem ser enviadas a preços muito baixos. Assim, pode haver sobrecarga considerável na gestão desses quadros.
[00056] A figura 3 ilustra um exemplo de uma estrutura de mensagem de sinalizador 300 utilizada em certos sistemas de comunicação, como a representado na figura 1. Como mostrado, a mensagem de sinalizador 300 inclui um cabeçalho de controle de acesso ao meio (MAC) 302, um corpo de quadro 304, e uma sequência de controle de quadro (FCS) 306. Como mostrado neste exemplo, o cabeçalho MAC 302 é de 24 bytes de comprimento, o corpo de quadro 304 é de comprimento variável, e a FCS 306 é de quatro bytes de comprimento.
[00057] O cabeçalho MAC 302 serve para prover informação de roteamento básica para a mensagem de sinalizador 300. No aspecto ilustrado, o cabeçalho MAC 302 inclui um campo de controle de quadro (CC) 308, um campo de duração 310, um campo de endereço de destino (DA) 312, um campo de endereço de origem (SA) 314, um campo de identificação de conjunto de serviços básicos (BSSID) 316, e um campo de controle de sequência 318. Como mostrado, o campo de FC 308 é de dois bytes, o campo de duração 310 é de dois bytes, o campo DA 312 é de seis bytes de comprimento, o campo SA 314 é de seis bytes de comprimento, o campo de BSSID 316 é de seis bytes de comprimento, e o campo de controle de sequência 318 é de dois bytes.
[00058] O corpo de quadro 304 serve para prover informação detalhada sobre o nó de transmissão. No aspecto ilustrado, o corpo de quadro 304 inclui um campo de marca de tempo 320, um campo de intervalo de sinalizador 322, um campo de informação de capacidade 324, um campo de identificador de conjunto de serviços 326 (SSID), um campo de taxas suportadas 328, um salto de frequência (FH) conjunto de parâmetros de pulo de sequência 330, um conjunto de parâmetro de sequência direta 332, um conjunto de parâmetro livre de contenção 334, um conjunto de parâmetro de conjunto de serviços básicos independentes (IBSS) 336, um campo de informação de país 338, um campo de parâmetro de pulo de FH 340, uma tabela padrão FH 342, um campo de restrição de energia 344, um campo de anúncio de comutação de canal 346, um campo silencioso 348, um campo de seleção de frequência direta IBSS 350 (DFS), um campo de controle de potência de transmissão (TPC) 352, um campo de informação de potência radiada eficaz (ERP) 354, um campo de taxas suportadas estendidas 356, e um campo de rede de segurança robusta (RSN) 358.
[00059] Como mostrado na figura 3, o campo de marca de tempo 320 é de oito bytes, o campo de intervalo de sinalizador 322 é de dois bytes, o campo de informação de capacidade 324 é de dois bytes, campo de identificador de conjunto de serviços (SSID) 326 é de comprimento variável, o campo de taxas suportadas 328 é de comprimento variável, o conjunto de parâmetro de pulo de frequência (FH) 330 é de sete bytes de comprimento, o conjunto de parâmetro de sequência direta 332 é de dois bytes, o conjunto de parâmetro livre de contenção 334 é de oito bytes, um conjunto de parâmetro de conjunto de serviços básicos independentes (IBSS) 336 é de 4 bytes, o campo de informação do país 338 é de comprimento variável, o campo de parâmetro de pulo de FH 340 é de quatro bytes de comprimento, a tabela padrão de FH 342 é de comprimento variável, o campo de restrição de energia 344 é de três bytes de comprimento, o campo de anúncio de comutação de canal 346 é de seis bytes de comprimento, o campo silencioso 348 é de oito bytes de comprimento, o campo de seleção de frequência direta IBSS 350 (DFS) é de comprimento variável, o campo de controle de potência de transmissão (TPC) 352 é de quatro bytes de comprimento, um campo de informação de potência radiada eficaz (ERP) 354 é de três bytes, um campo de taxas suportadas estendidas 356 é de tamanho variável, e o campo de rede de segurança robusta 358 (RSN) é de tamanho variável.
[00060] A mensagem de sinalizador 300 pode incluir todas as informações que a STA 106 exige. Assim, a STA 106 só precisa ouvir toda essa mensagem de sinalizador para obter todas as informações que a STA 106 exige. No entanto, a STA 106 não pode exigir todas as informações incluídas em tal mensagem de sinalizador. Por exemplo, a mensagem de sinalizador pode conter informação que a STA 106 já tem, ou informação que seja relevante para outra STA, mas não para a STA 106. Portanto, a STA 106 é obrigada a ouvir ou decodificar a informação adicional na mensagem de sinalizador, a fim de obter a informação necessária. Isto exige que a STA 106 gaste potência de processamento adicional e tempo em um estado desperto, a fim de decodificar a mensagem de sinalizador inteira.
[00061] A STA 106 pode ter uma pluralidade de modos de funcionamento. Por exemplo, a STA 106 pode ter um primeiro modo de funcionamento referido como um modo ativo. No modo ativo, a STA 106 pode sempre estar em um estado desperto ou acordado e transmitir/receber ativamente dados com o AP 104. Além disso, a STA 106 pode ter um segundo modo de operação conhecido como um modo de economia de energia. No modo economia de energia, a STA 106 pode estar no estado desperto, ou um estado de soneca ou repouso, onde a STA 106 não transmite/recebe ativamente dados com o AP 104. Por exemplo, o receptor 212 e possivelmente o DSP 220 e detector de sinal 218 da STA 106 podem operar com menor consumo de energia no estado de soneca. Além disso, como discutido acima, a STA 106 deve manter-se no estado desperto para receber uma mensagem de sinalizador. Por conseguinte, se a mensagem de sinalizador é longa, a STA 106 deve ficar em estado desperta por um longo período de tempo, consumindo assim mais energia.
[00062] Por exemplo, embora a mensagem de sinalizador 300 tenha um comprimento variável, pode ser pelo menos 89 bytes de comprimento, o que requer que a STA 106 gaste um tempo considerável em um estado desperto. No entanto, em vários ambientes de rádio, grande parte da informação contida na mensagem de sinalizador 300 pode ser utilizada com pouca frequência ou nenhuma. Por conseguinte, em ambientes de rádio de baixa potência, pode ser desejável reduzir o comprimento da mensagem de sinalizador 300, a fim de reduzir o consumo de energia. Além disso, alguns ambientes de rádio utilizam baixas taxas de dados. Por exemplo, um ponto de acesso implementando um padrão 802,11 ah pode levar um tempo relativamente longo para transmitir a mensagem de sinalizador 300 devido às taxas de transmissão de dados relativamente lentas. Por conseguinte, pode ser desejável reduzir o comprimento da mensagem de sinalizador 300, a fim de reduzir a quantidade de tempo que leva para transmitir a mensagem de sinalizador 300.
[00063] Há um certo número de abordagens pelas quais a mensagem de sinalizador 300 pode ser encurtada ou comprimida. Em um aspecto, um ou mais campos de mensagem de sinalizador 300 podem ser omitidos. Em outro aspecto, um ou mais campos de mensagem de sinalizador 300 podem ser reduzidos em tamanho, por exemplo, utilizando um esquema de codificação diferente ou aceitando uma informação de conteúdo inferior. Em um aspecto, o sistema sem fio pode permitir que uma STA consulte o AP para informação omitida a partir de uma mensagem de sinalizador. Por exemplo, a STA pode solicitar informação omitida da mensagem de sinalizador através de uma solicitação de sondagem. Em um aspecto, uma mensagem de sinalizador completo pode ser enviada periodicamente ou em um momento escolhido dinamicamente.
[00064] Por conseguinte, em determinados aspectos, o AP 104 pode transmitir uma ou mais mensagens de sinalizador encurtadas. Estas mensagens de sinalizador encurtadas pode permitir que a STA 106 ouça apenas certas mensagens de sinalizador e obtenha apenas alguma informação que a STA 106 exige. Assim, a STA 106 permanece em um estado desperto por um período reduzido de tempo, melhorando assim a eficiência de energia. Aspectos das mensagens de sinalizador encurtadas são com referência às figuras 4, 5A, e 5B.
[00065] Certos aspectos contemplam um mecanismo para transmissão de sinalizadores encurtados de uma pluralidade de diferentes tipos a partir do AP 104 para as STAs 106 em determinadas redes. Em particular, alguns aspectos contemplam a transmissão de uma sequência de várias mensagens de sinalizador curtos portando diferentes informações em diferentes mensagens de sinalizador. O AP 104, utilizando o processador 204 executando o software, pode determinar uma pluralidade de intervalos de tempo de transmissão para a transmissão de uma pluralidade de mensagens de sinalizador. o AP 104 pode então transmitir essas mensagens de sinalizador utilizando o transmissor 210 nos intervalos determinados. Cada mensagem de sinalizador pode compreender um conjunto (parcialmente) diferente de informação proveniente de seus vizinhos. Estas informações podem compreender elementos de informação (IE) associados com o dispositivo de transmissão, informação sobre a rede, dados, etc. Os intervalos de transmissão podem ser constantes e repetitivos.
[00066] A figura 4 ilustra uma pluralidade de mensagens de sinalizador transmitidas pelo AP 104 para STAs 106 no sistema de comunicações sem fio 100 da figura 1. A pluralidade de STAs 106 pode usar processadores 204 executando software para receber estas mensagens de sinalizador através do receptor 212 e reorganizar a informação transmitida em sua forma original. Estas mensagens de sinalizador podem compreender cada informação parcial distinta uma da outra. Por exemplo, como discutido em relação à figura 5B, uma mensagem de sinalizador pode incluir informação específica sobre as restrições de potência de transmissão. Outra mensagem de sinalizador pode incluir informação de largura de banda específica para uma determinada STA 106. Estas mensagens de sinalizador curtas facilitam a recepção e decodificação mais eficiente e mais seletiva pelas STAs 106. Assim, ao contrário das redes descritas acima esta disposição irá transmitir informação de forma mais eficiente assim como STAs 106 podem ser mais seletivas em como adquirir informação. Por conseguinte, as STAs 106 precisam apenas ouvir ou decodificar as mensagens de sinalizador da pluralidade de mensagens de sinalizador que inclui informação (por exemplo, IEs) que as STAs 106 exigem.
[00067] Em certos aspectos, as STAs 106 podem consultar o AP 104 para informação específica usando um formato de mensagem de sinalizador encurtada. Usando mensagens de "voto" e mensagens de "wrapper" que a STA 106 pode ser capaz de responder a uma mensagem de sinalizador encurtoda e solicitar características específicas em relação ao AP 104, outras STAs 106, ou a rede em geral. Assim, certos aspectos contemplam votar formas de mensagem de sinalizador curto pelas quais uma STA 106 pode solicitar mais informação, e uma pluralidade de mensagens de sinalizador wrapper curtos, que irá responder com a informação desejada. Este arranjo facilita a STA 106 de solicitar outras características, individualmente, a partir do AP 104 (ou o AP ou a STA), em vez de ser obrigada a receber um grande bloco de informação em uma única transmissão.
[00068] A STA 106 pode implementar tal votação usando o software em execução no processador 204 e memória 206 que direciona a operação do transmissor e 210 do receptor 212, bem como DSP 220. Da mesma forma, o AP 104 pode receber mensagens de votação via receptor 212 e determinar o conteúdo da mensagem wrapper apropriado para transmitir via transmissor 210 por software executando na memória 206 e no processador 204.
[00069] Em certos aspectos, essas características individuais são referidas como elementos de informação (S). Tais características podem compreender o intervalo entre as transmissões de mensagens de sinalizador, uma taxa de dados suportada, informação de restrição de potência, informação de restrição de banda, possíveis operações de rede, etc. A STA 106 pode solicitar valores de IE, porque eles não foram incluídos na mensagem de sinalizador encurtada original enviada pelo AP 104. A STA 106 pode também solicitar valores de IE por iniciativa própria. Além disso, em certos aspectos, a STA 106 pode seletivamente solicitar valores de IE separadamente do AP 104, como parte de um processo de solicitação mais granular. Estes aspectos permitem que a STA 106 controle o fornecimento de valores de IE, em vez de estar dependente do AP 104.
[00070] Em alguns aspectos, a primeira mensagem de sinalizador na série pode ser especial na medida em que provê informação fundamental para quando as STAs 106 poderem antecipar o recebimento de mensagens de sinalizador suplementares. Tal informação pode incluir um identificador de posição relativa, ou índice, indicando o momento quando as mensagens de sinalizador futuras irão chegar e qual o conteúdo que elas podem possuir. Esta informação pode ser veiculada explícita ou implicitamente, como descrito em maior detalhe abaixo. Ao considerar esta informação as STAs 106 podem decidir decodificar apenas um subconjunto das mensagens de sinalizador transmitidas e entrar em repouso o resto do tempo.
[00071] Em alguns aspectos, um processador 204 executando o software em uma STA 106 e um processador 204 executando o software no AP 104 podem se comunicar através de seus respectivos transceptores 214 e concordam que as mensagens de sinalizador irão portar informação de interesse. A STA 106 pode, posteriormente, apenas ativar seu transceptor 214 quando essas mensagens de sinalizador são transmitidas. Em alguns aspectos, a informação sobre a temporização que determinadas mensagens de sinalizador são transmitidas (por exemplo, no que diz respeito a um intervalo de tempo repetido, tal como a transmissão de um primeiro sinalizador) e a informação que esses sinalizadores incluirão pode ser transmitida para cada STA 106 e o AP 104 durante a inicialização do AP 104, e cada STA 106 (por exemplo, no momento da fabricação da STA 106 e o AP 104, o primeiro tempo de execução da STA 106 e do AP 104, quando uma STA 106 junta uma nova rede sem fio, tal como o sistema de comunicação sem fio 100, etc.). Em alguns aspectos, a informação pode ser transmitida, ou adicionalmente revisada, tal como através de comunicação com outros dispositivos no sistema de comunicação sem fio 100. Por exemplo, a informação pode ser trocada entre o AP 104 e a STA 106 durante um procedimento de associação, tal como de acordo com um protocolo 802.11 (por exemplo, 802.11 ah). Em alguns aspectos, a informação pode indicar um primeiro sinalizador em uma sequência que porta informação sobre a largura de banda da rede. Em alguns aspectos, a informação pode indicar um segundo sinalizador em uma sequência que porta informação sobre as capacidades do AP 104, tal como um número de antenas que o AP 104 inclui.
[00072] A informação pode indicar, por exemplo, a sequência em que as mensagens de sinalizador são transmitidas. Por exemplo, a informação pode ser transmitida pelo AP 104 em uma sequência de mensagens de sinalizador, cada mensagem de sinalizador sendo separada por um intervalo de tempo. A sequência pode ser, por exemplo, mensagens de sinalizador 1, 2, 3, 4 e 5. O AP 104 e a STA 106 podem ter informação sobre que tipo de informação está incluída em cada uma das mensagens de sinalizador 1, 2, 3, 4 e 5. Por conseguinte, uma vez que a STA 106 tem informação sobre qual mensagem de sinalizador é transmitida naquele momento, a STA 106 pode escutar apenas mensagens de sinalizador tendo a informação relevante para a STA 106. Por exemplo, se a STA 106 tem informação sobre quando a mensagem de sinalizador 1 é transmitida a partir do AP 104, a STA 106 pode determinar quando as mensagens de sinalizador próximas serão transmitidas do AP 104. Em particular, a STA 106 meramente adiciona o intervalo de tempo (ou um múltiplo do tempo de intervalo, conforme apropriado) entre as mensagens de sinalizador no momento em que uma mensagem de sinalizador foi transmitida para determinar quando as outras mensagens de sinalizador serão transmitidas. A informação sobre a temporização de transmissão de qualquer uma das mensagens de sinalizador, não apenas a mensagem de sinalizador 1, pode ser usada para fazer as determinações para quando todas as mensagens de sinalizador irão ser transmitidas.
[00073] Cada mensagem de sinalizador pode compreender um identificador que indica que esta é uma mensagem de sinalizador conforme distinguida de uma estrutura normal. As mensagens de sinalizador também podem incluir um identificador da estação base BSS, de modo que uma STA 106 pode descartar sobreposição de mensagens de sinalizador de BSS (OBSS). Mensagens de sinalizador igualmente comunicam o endereço MAC do AP 104.
[00074] Cada mensagem de sinalizador pode também compreender um identificador de posição relativa, na forma de um número de sequência. Esses identificadores facilitam uma STA de despertar para ler uma mensagem de sinalizador arbitrária e sincronizar com a sequência restante. A sequência pode incluir o número de mensagens de sinalizador antes da próxima primeira (ou reinício) mensagem de sinalizador. A próxima primeira (ou reinício) mensagem de sinalizador pode compreender um identificador especial que se identifica como tal. Em alternativa, se o número total de mensagens de sinalizador na sequência é conhecido a última mensagem na sequência de sinalizador pode, em alternativa ser utilizada como uma referência.
[00075] Certos aspectos também contemplam indicar o tempo decorrido entre duas mensagens de sinalizador. Alternativamente, o tempo entre as mensagens de sinalizador pode ser constante e expresso em múltiplos de microssegundos. A lista de elementos de informação pode também ser incluída, ou apenas uma lista desses IEs que foram alterados desde a transmissão prévia. Sincronizar as mensagens de sinalizador, tal como descrito abaixo, pode ter uma estrutura PHY para lhes permitir que elas sejam muito curtos.
[00076] A figura 5A ilustra um exemplo de uma forma de uma mensagem de sinalizador encurtada que pode ser usada em certos aspectos presentes. A mensagem de sinalizador curto 500a deste aspecto pode incluir dez componentes. A mensagem de sinalizador curto 500a pode incluir um controle de quadro (FC) 501 compreendendo 2 bytes, um campo de duração 502 compreendendo 2 bytes, um campo de endereço de origem (SA) 503 compreendendo 6 bytes, um campo de controle de sequência 504 compreendendo 2 bytes e um hash SSID 505 compreendendo um único byte. A mensagem de sinalizador curto 500a pode também incluir uma marca de tempo 506 compreendendo 4 bytes, um campo que indica o intervalo de sinalizador 507 compreendendo 2 bytes, e um campo de capacidade 508 compreendendo 1 byte, indicando a capacidade do transmissor. A mensagem de sinalizador curto 500a também pode incluir uma indicação da informação de canal 509 compreendendo 2 bytes e uma soma de verificação CRC 410 compreendendo 4 bytes.
[00077] O campo de informação de capacidade 508 pode servir para prover informação sobre as capacidades sem fio de um AP de transmissão. No aspecto ilustrado, o campo de informação de capacidade 508 é mais curto do que o campo de informação de capacidade 324 acima descrito com respeito à figura 3. Especificamente, o campo de informação capacidade 508 é de apenas um byte de comprimento, enquanto que o campo de informação de capacidade 324 é de dois bytes.
[00078] A figura 5B ilustra um outro exemplo de um formato de mensagem de sinalizador que pode ser usado no sistema de comunicações sem fio da figura 1. Como indicado o canal de potência de transmissão pode ser dividido em mais componentes granulares. Da mesma forma, o bloco de informação de sinalizador pode ser decomposto em componentes mais granulares. Este sinalizador de overhead inferior 500b pode conter apenas 16 bytes.
[00079] Como é mostrado, o sinalizador 500b compreende um campo de FC 151 que compreende dois bytes (também referidos como octetos), seguido por um campo de SA 512 que compreende dois bytes, seguido por um campo de hash SSID 513 compreendendo um byte, seguido por um campo de marca de tempo 514 compreendendo 4 bytes, seguido por uma campo de potência de transmissão e canal 515 compreendendo 2 bytes, seguido por um campo de informação de sinalizador 516 compreendendo 1 byte, e seguido por um campo de verificação de redundância cíclica 517 (CRC), compreendendo 4 bytes.
[00080] Ao descrever os detalhes individuais do campo de potência de transmissão e canal 515, o campo de potência de transmissão e canal 515 compreende um campo de restrição de energia de transmissão 552 que compreende 5 bits, seguido de um campo de deslocamento de canal primário 554 compreendendo 4 bits, seguido de um campo de banda 556 compreende quatro bits, seguido de um campo indicador de canal primário 558 que compreende quatro bits, e seguido por um campo reservado 560 compreendendo 3 bits.
[00081] Ao descrever os detalhes individuais do campo de informação de sinalizador 516, o campo de informação de sinalizador 516 compreende um campo de mapa de indicação de tráfego (TIM) 572 compreendendo um bit, seguido por um campo de acompanhamento de sinalizador completo 574 que compreende um bit, seguido de um campo de conjunto de serviço estendido (SEE) 576 que compreende 1 bits, seguido de um campo de IBSS 578 que compreende um bit, e seguido por um campo reservado 580 compreendendo quatro bits.
[00082] Em certos aspectos esta mensagem de sinalizador encurtada pode não ser capaz de acomodar todos os valores característicos de interesse. Além disso, como discutido acima, pode ser desejável para a STA 106 seletivamente interrogar o AP 104 por certas características de interesse. No exemplo da figura 5B, o sinalizador encurtado está provendo informação específica sobre as restrições de potência de transmissão no AP 104. As STAs 106 que têm interesse nesta informação podem solicitar seletivamente essa informação através de uma mensagem de voto como discutido acima. Em alguns aspectos, o AP 104 pode transmitir esta mensagem de sinalizador curto periodicamente, e a STA 106 pode, em alternativa receber a mensagem de sinalizador da figura 5B, sincronizando sua recepção com transmissões do AP 104. Em certos aspectos, a STA 106 pode sincronizar a sua recepção com transmissões do AP 104, através da utilização de um sinalizador de sincronização transmitido pelo AP 104. O sinalizador de sincronização pode ser um tipo de mensagem de sinalizador encurtada e ser transmitido de acordo com os mesmos métodos que os descritos acima no que diz respeito às mensagens de sinalizador encurtadas em geral. A STA 106 pode agregar adicionalmente a informação recebida sobre vários períodos de mensagens de sinalizador curtos transmitidas periodicamente para obter uma informação de configuração de rede completa.
[00083] Um sinalizador de sincronização pode incluir um ou mais dos seguintes, um hash da BSSID servido pelo AP 104, e informação adicional para permitir que a STA 106 determine a localização no momento que um sinalizador seguinte deve ser transmitido a partir do AP 104. O hash da BSSID permite que STA 106 determine que o sinalizador de sincronização é a partir do AP 104, e não a partir de um outro AP que a STA 106 não está associada. Por conseguinte, em alguns aspectos, a STA 106 precisa apenas decodificar o sinalizador de sincronização se ele contiver o hash da BSSID utilizado pelo AP 104. Além disso, a informação adicional permite que a STA 106 sincronize o tempo com o AP 104 para a comunicação. Por exemplo, a informação adicional pode compreender um tempo absoluto que um sinalizador transmitido pelo AP 104. A STA 106 pode ter mais informação sobre um período de tempo entre as transmissões de sinalizadores. Portanto, a STA 106 pode sincronizar com o tempo absoluto enviado no sinalizador e seletivamente ouvir sinalizadores subsequentes em intervalos de tempo de repetição correspondentes ao período de tempo. O tempo absoluto pode ser calculado a partir de um tempo de referência conhecido pela STA 106 e pelo AP 104.
[00084] Em outro aspecto, a informação adicional pode incluir uma indicação do tempo relativo de deslocamento de tempo a partir transmissão do sinalizador de sincronização para a transmissão de um sinalizador seguinte pelo AP 104. Por exemplo, a STA 106 pode ter recebido um tempo absoluto para a sincronização de um primeiro sinalizador. A STA 106 pode, então, receber um sinalizador subsequente, incluindo um número de sequência e um deslocamento de tempo (deslocamento de tempo indicando um deslocamento entre quando o sinalizador subsequente foi programado para ser transmitido, e quando o sinalizador subsequente foi realmente transmitido devido a, por exemplo, contenção). Como discutido acima, a STA 106 pode ter mais informação sobre um período de tempo entre as transmissões de sinalizadores. Com base no número de sequência multiplicado pelo período de tempo a STA 106 pode determinar quando o sinalizador subsequente foi programado para ser transmitido. Além disso, adicionando o deslocamento de tempo ao tempo programado, a STA 106 pode determinar quando o sinalizador subsequente foi realmente transmitido. A STA 106 pode, em seguida, sincronizar o seu tempo com o tempo que o sinalizador subsequente foi realmente transmitido. Por conseguinte, a STA 106 pode dormir até a transmissão do sinalizador seguinte pelo AP 104 em um período de tempo após o tempo sincronizado, então despertar e receber o próximo sinalizador.
[00085] Este deslocamento de tempo pode ser o mesmo entre as mensagens de sinalizador sucessivas, permitindo a STA 106 conhecer a temporização de transmissão de sinalizadores geral. Além disso, como discutido acima, a STA 106 pode ter informação sobre a sequência em que as mensagens são transmitidas do sinalizador, incluindo quando um sinalizador de sincronização é transmitido. Com base nessa informação, como discutido acima, a STA 106 pode determinar quando diferentes mensagens de sinalizador com informação diferente serão transmitidas pelo AP 104 e apenas escutadas por mensagens de sinalizador relevantes com base em seu deslocamento a partir do sinalizador de sincronização. Por exemplo, o sinalizador de sincronização pode ser o 3° de 5 mensagens de sinalizador transmitidas em sequência através do AP 104. Portanto, a STA 106 pode determinar que a sequência será transmitida pelo AP 104 do 3° sinalizador na sequência, no momento da recepção do sinalizador de sincronização.
[00086] Em outro aspecto, a informação adicional pode compreender um índice que indica a posição relativa do sinalizador de sincronização na transmissão de uma sequência de mensagens de sinalizador. Portanto, a STA 106 pode determinar que a sequência será transmitida a partir do AP 104 a partir da posição de índice indicada no sinalizador de sincronização. Além disso, a STA 106 pode assumir que o sinalizador seguinte será transmitido em um intervalo de tempo fixo a partir da recepção do sinalizador de sincronização, como discutido acima.
[00087] Em um aspecto, a informação discutida acima para um sinalizador de sincronização pode ser enviada no lugar de um campo de serviço (SERVICE) em um preâmbulo de camada física (PHY) de um pacote. Em alguns aspectos, o sinalizador de sincronização pode ser enviado em um preâmbulo de camada PHY de um pacote que consiste apenas em um cabeçalho PHY.
[00088] A figura 5C ilustra um exemplo de um preâmbulo PHY 500c, incluindo um sinalizador de sincronização que pode ser usado no sistema de comunicações sem fio da figura 1. Em certos aspectos, o preâmbulo PHY 500c inclui um campo de sequenciamento curto de alta capacidade de transmissão (HT-STF) 592, seguido por um campo de sequenciamento longo de alta capacidade de transmissão (HT-LTF1) 594, seguido por um sinal SIG-A, também conhecido como SIG, campo 596. Outras modalidades não precisam ser limitadas a alta capacidade de transmissão, tal como referido na frase anterior. Conforme 5 aqui discutido, a informação para um sinalizador de sincronização pode ser enviada no campo SIG-A 596.
[00089] Em outro aspecto, informação discutida acima para um sinalizador de sincronização pode ser enviada em campos de dados MAC de um pacote. Em ainda outro 10 aspecto, a informação discutida acima para um sinalizador de sincronização pode ser enviada no lugar de um campo de sinal (SIG), em um preâmbulo de camada física de um pacote.
[00090] Por exemplo, a um campo SIG normal de um preâmbulo de camada física pode incluir a seguinte 15 informação:
[00091] Para um sinalizador de sincronização, em um aspecto, o campo SIG de um preâmbulo de camada física pode ser modificado para incluir a seguinte informação:
[00092] Em alguns aspectos, o campo de comprimento pode ser ajustado para todos zeros para indicar para a STA 106 que o campo SIG é para um sinalizador de sincronização. Com base no campo de comprimento sendo todos zeros, a STA 106 pode determinar que os campos subsequentes no campo SIG já não servem a mesma função que em um campo SIG normal. Ao contrário dos campos subsequentes que executam novas funções. Por exemplo, o campo de posição relativa subsequente pode indicar a posição de sequência do sinalizador de sincronização no que diz respeito ao primeiro sinalizador em uma sequência de sinalizadores. Além disso, o campo de deslocamento subsequente pode indicar o deslocamento de tempo no qual o sinalizador de sincronização é transmitido com relação ao tempo que espera-se que o sinalizador de sincronização seja transmitido em um intervalo de tempo (assumindo que o AP 104 está fora da programação). A STA 106 pode utilizar esta informação tal como discutido acima para sincronizar o tempo com o AP 104.
[00093] A figura 6 ilustra um diagrama de fluxo que representa um processo exemplar, através do qual o dispositivo sem fio da figura 2 adquire quadros de dados (por exemplo, mensagens de sinalizador encurtadas). Inicialmente, um dispositivo sem fio, tal como a STA 106 pode estar em um estado de soneca e depois despertar para um estado desperto em um momento aleatório ou predeterminado. Em 601 o processo em seguida começa. Em 602, agora desperta, a STA 106 recebe um primeiro quadro encurtado (por exemplo, uma mensagem de sinalizador encurtada) do AP 104. A STA 106 pode esperar por um período predeterminado em antecipação a receber tal primeiro quadro encurtado do AP 104. Se nenhum quadro chega a STA 106 pode retornar ao estado de soneca até que poder ser feita uma tentativa subsequente.
[00094] Em 603, a STA 106 pode, em seguida, obter informação sobre o conteúdo e/ou informação de tempo para uma pluralidade de quadros subsequentes do primeiro quadro encurtado. Processador 204 executando o software pode desempenhar esse papel.
[00095] Utilizando a informação do conteúdo e/ou informação de temporização, como discutido acima, em 604 a STA 106 pode então identificar qual de uma pluralidade de quadros encurtados subsequentes (por exemplo, mensagens de sinalizador encurtadas) são de interesse para a STA 106 e/ou tempos de transmissão de tais quadros encurtados de interesse. Em 605, STA 106 pode, em seguida, sincronizar os períodos despertos do transceptor 214 para coincidir com os tempos de transmissão dos quadros encurtados de interesse. Em alguns aspectos, o período entre transmissões de quadros encurtados pelo AP 104 é conhecido pela STA 106 de antemão. A STA 106 pode sincronizar recepção em conformidade com a introdução de um deslocamento do momento em que o primeiro quadro encurtado foi recebido. Este deslocamento permite que os tempos despertos do transceptor 214 da STA 106 coincidam com os tempos de transmissão dos quadros encurtados de interesse. Em alguns aspectos, a informação de tempo pode, em alternativa compreender uma indicação absoluta do deslocamento de tempo até a mensagem de sinalizador. Em 606, STA 106 recebe os quadros encurtados de interesse. Em 607, o processo pode acabar.
[00096] A figura 7 ilustra um diagrama de fluxo que descreve outro processo exemplar pelo qual o dispositivo sem fio da figura 2 gera e transmite pacotes de dados. Aqui, um dispositivo sem fio, tal como o AP 104 pode iniciar o processo 701. Em 702, o AP 104 pode determinar uma pluralidade de intervalos de transmissão para um primeiro tipo de mensagem de sinalizador e um segundo tipo de mensagem de sinalizador. Em alguns aspectos, o primeiro tipo de mensagem de sinalizador compreende um tipo de mensagem de sinalizador de sincronização e o segundo tipo de mensagem de sinalizador compreende um tipo de mensagem de sinalizador geral que compreende informação tal como IEs.
[00097] Em 703, o AP 104 pode inserir uma informação de tempo e/ou informação de conteúdo sobre outras mensagens de sinalizador em pelo menos uma mensagem de sinalizador do primeiro tipo de mensagem de sinalizador. Isto pode compreender a inserção de um número de sequência ou identificador semelhante em uma mensagem de sinalizador de sincronização. Uma STA 106 despertando de um estado de soneca pode decodificar esta mensagem de sinalizador e sincronizar novamente com as mensagens de sinalizador restantes transmitidas pelo AP 104 como aqui discutido.
[00098] Em 704, o AP 104 pode transmitir a pluralidade de mensagens de sinalizador de acordo com os intervalos de transmissão determinados, usando, por exemplo, o transceptor 214. Em 705, o processo pode acabar.
[00099] A figura 8 é um diagrama de blocos funcional de um outro dispositivo sem fio exemplar 800 que pode ser utilizado dentro do sistema de comunicações sem fio 100 da figura 1. O dispositivo 800 compreende um módulo de recepção 802 para a recepção de mensagens de sinalizador provenientes de dispositivos, tais como o AP 104. O módulo de recepção 802 pode ser configurado para executar uma ou mais das funções discutidas acima, com respeito aos blocos 602 e 606 da figura 6. O módulo de recepção 802 pode corresponder ao receptor 212. O aparelho 800 adicionalmente compreende um módulo de identificação 804 para identificar o tempo de transmissão de mensagens de sinalizador a partir de um quadro tal como um sinalizador de sincronização. O módulo de identificação 804 pode ser configurado para executar uma ou mais das funções discutidas acima, com respeito aos blocos 604 e 605 da figura 6. O módulo de identificação 804 pode corresponder a um ou mais do processador 204 e do DSP 220. O aparelho 800 adicionalmente compreende um módulo de decodificação 806 para decodificar mensagens de sinalizador, como discutido acima. O módulo de decodificação 806 pode corresponder a um ou mais do processador 204 e do DSP 220.
[000100] Conforme aqui utilizado, o termo "determinar" engloba uma larga variedade de ações. Por exemplo, "determinação" pode incluir calcular, computar, processar, derivar, investigar, buscar (por exemplo, buscar em uma tabela, um banco de dados ou outra estrutura de dados), apurar e afins. Além disso, "determinar" pode incluir recepção (por exemplo, receber informação), acessar (por exemplo, acesso a dados de uma memória) e semelhantes. Além disso, "determinar" podem incluir resolver, selecionar, escolher, estabelecer e afins. Além disso, uma "largura de canal" como aqui usado pode incluir, ou pode também ser referido como uma largura de banda em certos aspectos.
[000101] Conforme aqui utilizado, uma frase referindo-se a "pelo menos um de" uma lista de itens refere-se a qualquer combinação desses itens, incluindo membros individuais. Como um exemplo, "pelo menos um de: a, b, ou c" pretende cobrir: a, b, c, ab, ac, bc e abc.
[000102] As várias operações de métodos descritos acima podem ser realizadas por quaisquer meios adequados, capazes de realizar as operações, tais como vários dispositivos de hardware e/ou componente (s) de software, circuitos, e/ou módulo (s). Geralmente, as operações ilustradas nas Figuras podem ser realizadas por meios funcionais correspondentes capazes de realizar as operações.
[000103] Os vários ilustrativos blocos lógicos, módulos e circuitos descritos em conexão com a presente divulgação podem ser implementados ou executados com um processador de propósito geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), um sinal de arranjo de porta programável em campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável (PLD), porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos ou qualquer combinação destes projetada para desempenhar as funções aqui descritas. Um processador de uso geral pode ser um microprocessador, mas em alternativa, o processador pode ser qualquer processador disponível comercialmente, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado. Um processador pode também ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo de DSP, ou qualquer outro tipo de configuração.
[000104] Em um ou mais aspectos, as funções descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementadas em software, as funções podem ser armazenadas em ou transmitidas através de uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Meio legível por computador inclui ambos meios de armazenamento em computador e meios de comunicação, incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. Uma mídia de armazenamento pode ser qualquer mídia disponível, que pode ser acessada por um computador. A título de exemplo, e não como limitação, tais meios legíveis por computador podem compreender memória RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para portar ou armazenar o código do programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que pode ser acessado por um computador. Além disso, qualquer conexão é corretamente considerada um meio legível por computador. Por exemplo, se o software é transmitido de um site, servidor, ou outra fonte remota usando um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e micro-ondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, DSL, ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e micro-ondas estão incluídos na definição de meio. Disco e disquete, como aqui utilizado, inclui disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disquete e disco Blu-ray, em que disquetes geralmente reproduzem dados magneticamente, enquanto que discos reproduzem dados opticamente com lasers. Assim, em alguns aspectos meio legível por computador pode compreender meio legível por computador não transitório (por exemplo, mídia tangível). Além disso, em alguns aspectos meio legível por computador pode compreender meio legível por computador transitório (por exemplo, um sinal). Combinações dos anteriores também devem ser incluídas no âmbito de meios legíveis por computador.
[000105] Os métodos aqui descritos compreendem uma ou mais etapas ou ações para alcançar o método descrito. As etapas e/ou ações de método podem ser trocadas uma com a outra, sem se afastar do escopo das reivindicações. Em outras palavras, a menos que uma ordem específica das etapas ou ações seja especificado, a ordem e/ou a utilização de etapas e/ou ações específicas podem ser modificadas sem se sair do âmbito das reivindicações.
[000106] As funções descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementadas em software, as funções podem ser armazenadas como uma ou mais instruções em um meio legível por computador. Uma mídia de armazenamento pode ser qualquer mídia disponível, que pode ser acessada por um computador. A título de exemplo, e não como limitação, tais meios legíveis por computador podem compreender memória RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para portar ou armazenar o código do programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que pode ser acessado por um computador. Disco e disquete, como aqui utilizado, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco digital versátil (DVD), disquete e disco Blu- ray® onde disquetes geralmente reproduzem dados magneticamente, enquanto que discos reproduzem dados opticamente com lasers.
[000107] Deste modo, certos aspectos podem compreender um produto de programa de computador para realizar as operações aqui apresentados. Por exemplo, um tal produto de programa de computador pode compreender um meio legível por computador tendo instruções armazenadas (e/ou codificadas) no mesmo, sendo as instruções executáveis por um ou mais processadores para executar as operações aqui descritas. Para alguns aspectos, o produto de programa de computador pode incluir material de embalagem.
[000108] Software ou instruções também podem ser transmitidos através de um meio de transmissão. Por exemplo, se o software é transmitido de um site, servidor, ou outra fonte remota usando um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e micro-ondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, DSL, ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e micro-ondas estão incluídos na definição de meio de transmissão.
[000109] Além disso, deve ser notado que os módulos e/ou outros meios adequados para a realização dos métodos e técnicas aqui descritos podem ser obtidos e/ou obtidos de outro modo por um terminal de usuário e/ou estação base, conforme aplicável. Por exemplo, um tal dispositivo pode ser acoplado a um servidor para facilitar a transferência de elementos para a realização dos métodos aqui descritos. Alternativamente, vários métodos aqui descritos podem ser providos através de meios de armazenamento (por exemplo, RAM, ROM, um meio de armazenamento físico tal como um disco compacto (CD) ou disquete, etc.), de tal modo que um terminal de usuário e/ou estação base possa obter os vários métodos ao acoplar ou prover os meios de armazenamento para o dispositivo. Além disso, pode ser utilizada qualquer outra técnica 5 adequada para proporcionar os métodos e as técnicas descritas aqui para um dispositivo.
[000110] Deve ser compreendido que as reivindicações não se limitam à configuração precisa e componentes ilustrados acima. Várias modificações, 10 alterações e variações podem ser feitas na disposição, operação e detalhes dos métodos e aparelhos descritos acima, sem se afastar do âmbito das reivindicações.
[000111] Enquanto o exposto refere-se a aspectos da presente divulgação, outros aspectos e adicionais da 15 divulgação podem ser projetados sem se afastar do âmbito de base da mesma, e o seu âmbito é determinado pelas reivindicações que se seguem.
Claims (15)
1. Método de comunicação em um subsistema de estação base compreendendo um ponto de acesso (104) e um terminal de acesso (106a - 106d), o método caracterizado por compreender: transmitir mensagens de sinalizador a partir do ponto de acesso (104) para o terminal de acesso (106a - 106d), cada mensagem de sinalizador sendo uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador completa ou uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador curta, transmitir uma primeira mensagem de sinalizador compreendendo informação de conteúdo, a informação de conteúdo especificando conteúdo de informação contido em mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta transmitida subsequentemente à primeira mensagem de sinalizador.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo método compreender adicionalmente: transmitir uma pluralidade de mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta subsequente à primeira mensagem de sinalizador, cada mensagem de sinalizador na pluralidade de mensagens de sinalizador compreendendo informação de acordo com a informação de conteúdo; alterar um estado de potência do terminal de acesso (106a - 106d) para um estado de potência baixa para uma parte da pluralidade de mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta com base na informação de conteúdo.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pela primeira mensagem de sinalizador ser do tipo de mensagem de sinalizador curta.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelas mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta compreenderem uma mensagem de sinalizador completa em que um ou mais campos são omitidos.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelas mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta compreenderem uma mensagem de sinalizador completa em que um ou mais campos são reduzidos em tamanho.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente o terminal de acesso (106a - 106d) listar o ponto de acesso (104) para informação omitida a partir da mensagem de sinalizador.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pela informação omitida compreender elementos de informação, IE, compreendendo pelo menos um de intervalo entre transmissões de mensagem de sinalizador, taxa de dados suportada, informação de limitação de potência, informação de limitação de largura de banda, e operações de rede possíveis.
8. Sistema compreendendo um ponto de acesso (104), o ponto de acesso CARACTERIZADO por compreender: meios para transmitir mensagens de sinalizador, cada mensagem de sinalizador sendo uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador completa ou uma instância de um tipo de mensagem de sinalizador curta, os meios para transmitir uma primeira mensagem de sinalizador compreendendo informação de conteúdo, a informação de conteúdo especificando conteúdo de informação contido em mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta transmitida subsequentemente à primeira mensagem de sinalizador.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelos meios serem para transmitir uma pluralidade de mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta subsequente à primeira mensagem de sinalizador, cada mensagem de sinalizador na pluralidade de mensagens de sinalizador compreendendo informação de acordo com a informação de conteúdo; o sistema compreendendo adicionalmente um terminal de acesso (106a - 106d), o terminal de acesso compreendendo meios para processar adaptados para alterar um estado de potência do terminal de acesso (106a - 106d) para um estado de potência baixa para uma parte da pluralidade de mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta com base na informação de conteúdo.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pela primeira mensagem de sinalizador ser do tipo de mensagem de sinalizador curta.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelas mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta compreenderem uma mensagem de sinalizador completa em que um ou mais campos são omitidos.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelas mensagens de sinalizador do tipo de mensagem de sinalizador curta compreenderem uma mensagem de sinalizador completa em que um ou mais campos são reduzidos em tamanho.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente um terminal de acesso (106a - 106d) que é adaptado para listar o ponto de acesso (104) para informação omitida a partir da mensagem de sinalizador.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pela informação omitida compreender elementos de informação, IE, compreendendo pelo menos um de intervalo entre transmissões de mensagem de sinalizador, taxa de dados suportada, informação de limitação de potência, informação de limitação de largura de banda, e operações de 5 rede possíveis.
15. Memória CARACTERIZADA por compreender instruções que, quando executadas em um computador, realizam o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US201161525353P | 2011-08-19 | 2011-08-19 | |
US61/525,353 | 2011-08-19 | ||
US13/588,293 | 2012-08-17 | ||
US13/588,293 US9301266B2 (en) | 2011-08-19 | 2012-08-17 | Beacons for wireless communication |
PCT/US2012/051606 WO2013028629A2 (en) | 2011-08-19 | 2012-08-20 | Beacons for wireless communication |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112014003528A2 BR112014003528A2 (pt) | 2017-03-14 |
BR112014003528B1 true BR112014003528B1 (pt) | 2022-05-10 |
Family
ID=46759090
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112014003528-8A BR112014003528B1 (pt) | 2011-08-19 | 2012-08-20 | Sinalizadores para comunicação sem fio |
Country Status (22)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US9301266B2 (pt) |
EP (2) | EP2745573A2 (pt) |
JP (1) | JP5788600B2 (pt) |
KR (1) | KR101591313B1 (pt) |
CN (1) | CN103733690B (pt) |
AU (1) | AU2012299030B2 (pt) |
BR (1) | BR112014003528B1 (pt) |
CA (2) | CA2844772C (pt) |
DK (1) | DK2852220T3 (pt) |
ES (1) | ES2647142T3 (pt) |
HU (1) | HUE034420T2 (pt) |
IL (1) | IL230629A (pt) |
IN (1) | IN2014CN00632A (pt) |
MX (3) | MX338796B (pt) |
MY (1) | MY172791A (pt) |
PL (1) | PL2852220T3 (pt) |
PT (1) | PT2852220T (pt) |
RU (1) | RU2589312C2 (pt) |
SI (1) | SI2852220T1 (pt) |
UA (1) | UA122051C2 (pt) |
WO (1) | WO2013028629A2 (pt) |
ZA (1) | ZA201401675B (pt) |
Families Citing this family (59)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9301266B2 (en) | 2011-08-19 | 2016-03-29 | Qualcomm Incorporated | Beacons for wireless communication |
WO2013058569A2 (ko) | 2011-10-18 | 2013-04-25 | 엘지전자 주식회사 | 프리앰블을 이용한 프레임 타입 지시 방법 및 장치 |
KR101807523B1 (ko) * | 2011-12-13 | 2017-12-12 | 삼성전자주식회사 | 무선 통신 시스템에서 무선 망 제공자를 확인하기 위한 장치 및 방법 |
CN102546792B (zh) * | 2011-12-30 | 2016-03-30 | 华为终端有限公司 | 一种服务信息推送与接收方法、相关装置及系统 |
US9942887B2 (en) * | 2012-04-12 | 2018-04-10 | Futurewei Technologies, Inc. | System and method for downlink transmission in a wireless network |
EP2838310B1 (en) * | 2012-04-13 | 2019-06-05 | LG Electronics Inc. | Method and apparatus for updating system information in wireless lan system |
US9019896B2 (en) * | 2012-04-23 | 2015-04-28 | Qualcomm Incorporated | Systems and methods for low overhead paging |
US9736817B2 (en) | 2012-06-19 | 2017-08-15 | Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) | Method and arrangement for D2D discovery |
WO2014042568A1 (en) | 2012-09-17 | 2014-03-20 | Telefonaktiebolaget L M Ericsoon (Publ) | Method and arrangement for handling d2d communication |
EP2898734A1 (en) * | 2012-09-18 | 2015-07-29 | Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) | A user equipment, a network node, and methods for device discovery in device-to-device (d2d) communications in a wireless telecommunications network |
US8934390B2 (en) * | 2012-09-28 | 2015-01-13 | Stmicroelectronics, Inc. | Enhancement of low power medium access STAs |
US9644991B2 (en) | 2012-10-01 | 2017-05-09 | Cooper Technologies Company | System and method for support of one-way endpoints in two-way wireless networks |
US9147340B2 (en) | 2012-10-19 | 2015-09-29 | Intel Corporation | Apparatus and methods for hybrid service discovery |
WO2014078811A1 (en) * | 2012-11-16 | 2014-05-22 | Flir Systems, Inc. | Synchronized infrared beacon / infrared detection system |
EP2984893B1 (en) * | 2013-04-09 | 2018-09-26 | Intel IP Corporation | Systems, apparatus and methods using sync beacons in neighbor awareness networking (nan) |
TWI669021B (zh) | 2013-06-06 | 2019-08-11 | 內數位專利控股公司 | 用於WiFi頻道選擇及子頻道選擇性傳輸的裝置及方法 |
US9661603B2 (en) | 2013-08-30 | 2017-05-23 | Qualcomm Incorporated | Passive positioning utilizing beacon neighbor reports |
US9445227B2 (en) | 2013-08-30 | 2016-09-13 | Qualcomm Incorporated | Passive positioning utilizing round trip time information |
CN105766036B (zh) * | 2013-11-12 | 2019-07-26 | 马维尔国际贸易有限公司 | 用于在无线局域网(wlan)中的设备间同步定时的方法和装置 |
FR3015170B1 (fr) * | 2013-12-16 | 2018-01-12 | Sagemcom Broadband Sas | Systeme de radiocommunication, comportant des moyens d'association d'un terminal de radiocommunication avec une station de radiocommunication, station et terminal de radiocommunication d'un tel systeme et procede d'association. |
CN105900509B (zh) * | 2014-01-06 | 2019-06-11 | 华为技术有限公司 | 用于低功率发射的系统和方法 |
US9699708B2 (en) | 2014-01-17 | 2017-07-04 | Cooper Technologies Company | Dynamically-selectable multi-modal modulation in wireless multihop networks |
US9706491B2 (en) | 2014-01-31 | 2017-07-11 | Aruba Networks, Inc. | Adaptive management of wireless clients based on clients radio behaviors and capabilities |
US10659135B2 (en) * | 2014-06-16 | 2020-05-19 | Qualcomm Incorporated | Coordinated discovery of MMW connection points and UES |
US20150372919A1 (en) * | 2014-06-20 | 2015-12-24 | Qualcomm Incorporated | Systems and methods for enhanced signaling for beacon load reduction |
US9693307B2 (en) * | 2014-06-30 | 2017-06-27 | Apple Inc. | Early termination of reception of wireless transmissions |
US9628999B2 (en) | 2014-07-24 | 2017-04-18 | Huawei Technologies Co., Ltd. | System and methods for enabling coordinated beamforming in overlapping basic service set in WLAN |
US9503911B2 (en) | 2014-07-24 | 2016-11-22 | Huawei Technologies Co., Ltd. | System and method for coordinated beamforming for overlapping basic service set in WLAN |
JP6394177B2 (ja) * | 2014-08-22 | 2018-09-26 | カシオ計算機株式会社 | 無線通信装置、無線通信システム、無線通信方法、プログラム、及びスレーブ装置 |
US9788281B2 (en) * | 2014-09-25 | 2017-10-10 | Cisco Technology, Inc. | Triggering client device probing behavior for location applications |
KR102144936B1 (ko) * | 2014-09-30 | 2020-08-14 | 한국전자통신연구원 | 무선랜 시스템에서의 무선 통신 방법 및 무선 통신 장치 |
KR102458363B1 (ko) * | 2014-11-19 | 2022-10-25 | 한국전자통신연구원 | 무선랜 시스템에서 전송 효율을 향상시키기 위한 무선 통신 방법 |
EP3243292B1 (en) * | 2015-01-09 | 2020-03-18 | Interdigital Patent Holdings, Inc. | Bss-color enhanced transmission in wlans (bss-cet) |
US9967843B2 (en) * | 2015-02-27 | 2018-05-08 | Zte Corporation | Using multiple beacon types in wireless communication |
US9986519B2 (en) * | 2015-03-04 | 2018-05-29 | Texas Instruments Incorporated | Synchronization by difference between link layer and processor time stamps |
US10149159B1 (en) * | 2015-03-19 | 2018-12-04 | Proxidyne, Inc. | Trusted beacon system and method |
CN104812093B (zh) * | 2015-03-25 | 2021-04-02 | 青岛海尔智能家电科技有限公司 | 用于智能家居的wifi设备接入网络的方法及装置 |
US10080191B2 (en) * | 2015-03-26 | 2018-09-18 | Intel IP Corporation | Wireless device, method, and computer readable media for transmitting and receiving beacon frames on different sub-channels |
US10136250B2 (en) * | 2015-09-02 | 2018-11-20 | Estimote Polska Sp. Z O. O. | System and method for lower power data routing |
US10602536B2 (en) * | 2015-09-09 | 2020-03-24 | Qualcomm Incorporated | Beacon-aware co-existence in shared spectrum |
US10015772B2 (en) * | 2015-12-03 | 2018-07-03 | Dell Products L.P. | Geo-tagged beacons for Wi-Fi performance optimization |
WO2017129256A1 (en) * | 2016-01-29 | 2017-08-03 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | Improved advertising scheme |
US11696216B2 (en) * | 2016-02-18 | 2023-07-04 | Comcast Cable Communications, Llc | SSID broadcast management to support priority of broadcast |
US11743332B2 (en) * | 2016-04-26 | 2023-08-29 | Umbra Technologies Ltd. | Systems and methods for routing data to a parallel file system |
US20170325169A1 (en) * | 2016-05-06 | 2017-11-09 | Qualcomm Incorporated | Power fallback wireless local area network receiver |
NO341951B1 (en) * | 2016-06-30 | 2018-03-05 | Autostore Tech As | Operating method of a communication node in a storage system |
US10244480B2 (en) | 2016-08-12 | 2019-03-26 | Gainspan Corporation | Wireless station relying on hibernation for power savings in a wireless local area network |
US20180092055A1 (en) * | 2016-09-27 | 2018-03-29 | Intel IP Corporation | Synchronized and unsynchronized phases for sectorized antennas |
US10396928B2 (en) * | 2016-10-19 | 2019-08-27 | Zte Wistron Telecom Ab | User equipment cell search assistance by synchronization signal burst |
US11147015B2 (en) | 2017-02-24 | 2021-10-12 | Qualcomm Incorporated | Adaptive transmissions of wakeup radio synchronization beacons |
US11153808B2 (en) * | 2017-03-23 | 2021-10-19 | Zte Corporation | Using multiple beacon types in wireless communication |
CN108738114B (zh) * | 2017-04-24 | 2022-06-07 | 珠海市魅族科技有限公司 | 无线局域网的通信方法、装置、接入点设备和站点设备 |
US10271190B2 (en) * | 2017-05-01 | 2019-04-23 | Qualcomm Incorporated | Low energy beacon configuration on tap |
CN108174409A (zh) * | 2017-11-29 | 2018-06-15 | 东南大学 | 一种用于无线Mesh网络的快速信标期压缩方法 |
CN108156230B (zh) * | 2017-12-19 | 2020-09-04 | 杭州有赞科技有限公司 | 实时数据同步方法、系统及框架 |
US11051246B2 (en) * | 2018-02-26 | 2021-06-29 | Qualcomm Incorporated | Addressing for wake-up radio (WUR) frames in WUR device communications |
FR3085491B1 (fr) * | 2018-08-31 | 2021-02-12 | Uwinloc | Procede de localisation de donnees, systeme de controle, dispositif emetteur |
WO2021118908A1 (en) | 2019-12-10 | 2021-06-17 | Barnes Group Inc. | Wireless sensor with beacon technology |
WO2024090622A1 (ko) * | 2022-10-28 | 2024-05-02 | 엘지전자 주식회사 | 무선 오디오 전송 장치, 무선 오디오 수신 장치, 및 이를 구비하는 무선 오디오 출력 시스템 |
Family Cites Families (61)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5371734A (en) | 1993-01-29 | 1994-12-06 | Digital Ocean, Inc. | Medium access control protocol for wireless network |
US5987062A (en) | 1995-12-15 | 1999-11-16 | Netwave Technologies, Inc. | Seamless roaming for wireless local area networks |
US6011784A (en) | 1996-12-18 | 2000-01-04 | Motorola, Inc. | Communication system and method using asynchronous and isochronous spectrum for voice and data |
US20060280140A9 (en) | 1997-02-06 | 2006-12-14 | Mahany Ronald L | LOWER POWER WIRELESS BEACONING NETWORK SUPPORTING PROXIMAL FORMATION, SEPARATION AND REFORMATION OF WIRELESS LOCAL AREA NETWORKS (LAN's), AS TERMINALS MOVE IN AND OUT RANGE OF ONE ANOTHER |
US6351468B1 (en) | 1998-07-02 | 2002-02-26 | Gte Service Corporation | Communications protocol in a wireless personal area network |
US7366103B2 (en) | 2000-08-18 | 2008-04-29 | Nortel Networks Limited | Seamless roaming options in an IEEE 802.11 compliant network |
US7693508B2 (en) * | 2001-03-28 | 2010-04-06 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for broadcast signaling in a wireless communication system |
US8218573B2 (en) | 2003-01-21 | 2012-07-10 | Qualcomm Incorporated | Power boosting in a wireless communication system |
US7412265B2 (en) | 2003-06-12 | 2008-08-12 | Industrial Technology Research Institute | Method and system for power-saving in a wireless local area network |
US7221680B2 (en) * | 2003-09-02 | 2007-05-22 | Qualcomm Incorporated | Multiplexing and transmission of multiple data streams in a wireless multi-carrier communication system |
EP1542488A1 (en) | 2003-12-12 | 2005-06-15 | Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) | Method and apparatus for allocating a pilot signal adapted to the channel characteristics |
JP4622503B2 (ja) | 2003-12-24 | 2011-02-02 | ソニー株式会社 | 無線通信システム、無線通信装置及び無線通信方法、並びにコンピュータ・プログラム |
WO2005065035A2 (en) | 2004-01-08 | 2005-07-21 | Wisair Ltd. | Distributed and centralized media access control device and method |
US7664130B2 (en) | 2004-03-01 | 2010-02-16 | Sony Corporation | Wireless communication system, wireless communication apparatus, wireless communication method and computer program |
WO2005096752A2 (en) | 2004-04-01 | 2005-10-20 | Devicescape Software, Inc. | Multi channel throughput enhancement |
KR101108038B1 (ko) * | 2004-05-10 | 2012-01-25 | 엘지전자 주식회사 | 광대역 무선접속 시스템에서 핸드오버를 위한 기지국정보의 제공 방법 |
US7224970B2 (en) | 2004-10-26 | 2007-05-29 | Motorola, Inc. | Method of scanning for beacon transmissions in a WLAN |
US20060146769A1 (en) * | 2004-12-31 | 2006-07-06 | Patel Anil N | Method of operating a WLAN mobile station |
US8526400B2 (en) | 2005-02-15 | 2013-09-03 | Apple Inc. | Radio access system and method using OFDM and CDMA for broadband data transmission |
US7787401B2 (en) | 2005-06-17 | 2010-08-31 | Cisco Technology, Inc. | Using mini-beacons in a wireless network |
US8364148B2 (en) | 2005-07-07 | 2013-01-29 | Qualcomm Incorporated | Methods and devices for interworking of wireless wide area networks and wireless local area networks or wireless personal area networks |
RU2417539C2 (ru) * | 2005-07-07 | 2011-04-27 | Квэлкомм Инкорпорейтед | Способ и устройство для межсетевого взаимодействия беспроводных глобальных сетей и беспроводных локальных сетей или беспроводных персональных локальных сетей |
US7457620B2 (en) | 2005-07-15 | 2008-11-25 | Cisco Technology, Inc. | Off-channel beacons in a wireless network |
US8897788B2 (en) | 2005-09-16 | 2014-11-25 | Nokia Corporation | Techniques to provide measurement pilot transmission information in wireless networks |
JP4779691B2 (ja) | 2006-02-15 | 2011-09-28 | ミツミ電機株式会社 | チャンネルサーチ方法、及び、それを用いた通信装置 |
ATE495598T1 (de) * | 2006-02-21 | 2011-01-15 | Qualcomm Inc | Feedback-kanalauslegung für kommunikationssysteme mit mehreren ein- und ausgängen (mimo) |
US7916687B2 (en) | 2006-03-03 | 2011-03-29 | Qualcomm Incorporated | Standby time improvements |
US7535884B2 (en) | 2006-04-18 | 2009-05-19 | Cisco Technology, Inc. | Battery-efficient generic advertising service for wireless mobile devices |
EP2030419B1 (en) | 2006-06-07 | 2017-07-19 | QUALCOMM Incorporated | Efficient over the air address methods and apparatus |
US20080069150A1 (en) | 2006-09-19 | 2008-03-20 | Sig Harold Badt | Precision Time Protocol Emulation for Network Supportive of Circuit Emulation Services |
US7689854B2 (en) | 2006-09-22 | 2010-03-30 | Agilent Technologies, Inc. | Method and apparatus for establishing IEEE 1588 clock synchronization across a network element comprising first and second cooperating smart interface converters wrapping the network element |
TWI326542B (en) | 2006-11-23 | 2010-06-21 | Inst Information Industry | Apparatus, method, application program, and computer readable medium thereof for dividing a beacon interval |
KR100908007B1 (ko) | 2006-12-01 | 2009-07-16 | 삼성전자주식회사 | 무선 네트워크 시스템 및 상기 무선 네트워크상에서데이터를 송수신하는 방법 |
US8743766B2 (en) | 2006-12-20 | 2014-06-03 | Futurewei Technologies, Inc. | Method and system for network discovery and selection in wireless network systems |
US20080181154A1 (en) * | 2007-01-31 | 2008-07-31 | Texas Instruments Incorporated | Apparatus for and method of low power wireless local area network independent basic service set mode operation |
JP5140683B2 (ja) | 2007-02-13 | 2013-02-06 | エスケーテレコム株式会社 | 無線個人通信ネットワーク(wpan)でビーコンテーブルを利用したビーコンスロット割りあて方法及びwpan機器 |
US8170002B2 (en) | 2007-05-31 | 2012-05-01 | Conexant Systems, Inc. | Systems and methods for indicating buffered data at an access point with efficient beacon handling |
US20100130122A1 (en) * | 2007-06-01 | 2010-05-27 | Thomson Licensing Llc | Apparatus and method for performing power managment in a receiver |
CN101414902B (zh) | 2007-10-16 | 2010-05-12 | 大唐移动通信设备有限公司 | 长期演进时分双工系统的传输方法及装置 |
US9001815B2 (en) * | 2007-10-31 | 2015-04-07 | Qualcomm, Incorporated | Method and apparatus for signaling transmission characteristics in a wireless communication network |
JP2009231866A (ja) | 2008-03-19 | 2009-10-08 | Citizen Holdings Co Ltd | 相互発見装置 |
ATE461595T1 (de) | 2008-04-09 | 2010-04-15 | Alcatel Lucent | Verfahren und vorrichtung zur vorbereitung und ausführung von messungen in einem funkkommunikationssystem |
US8165050B2 (en) * | 2008-07-02 | 2012-04-24 | Samsung Electronics Co., Ltd. | System and method for use of a short beacon in a wireless communication network |
US8730878B2 (en) * | 2008-08-20 | 2014-05-20 | Qualcomm Incorporated | Power and resource efficient APPDU based approach with scheduled block ACKS for WLAN |
US8548479B2 (en) | 2008-08-28 | 2013-10-01 | Samsung Electronics Co., Ltd. | Apparatus and method for transmitting inter-working signal in wireless communication system |
JP2010062846A (ja) | 2008-09-03 | 2010-03-18 | Ntt Docomo Inc | 無線通信制御方法、無線通信基地局、無線通信端末および無線通信システム |
EP2166799A1 (en) | 2008-09-19 | 2010-03-24 | NTT DoCoMo, Inc. | Method and apparatus for implementing a virtual network |
WO2010037100A1 (en) | 2008-09-29 | 2010-04-01 | Marvell World Trade Ltd. | Physical layer data unit format |
US8208973B2 (en) * | 2008-11-05 | 2012-06-26 | Medtronic Minimed, Inc. | System and method for variable beacon timing with wireless devices |
WO2010068405A2 (en) | 2008-12-10 | 2010-06-17 | Marvell World Trade Ltd. | Efficient formats of beacon, announcement, and beamforming training frames |
US8638702B2 (en) | 2008-12-12 | 2014-01-28 | Broadcom Corporation | Method and system for time based WLAN scanning |
US8958354B2 (en) * | 2009-03-13 | 2015-02-17 | Qualcomm Incorporated | Wireless access point beacon messaging |
US8400974B2 (en) | 2009-07-30 | 2013-03-19 | Apple Inc. | Methods and apparatus for providing dynamic information in a wireless information channel |
KR101341192B1 (ko) | 2010-02-09 | 2013-12-12 | 엘지전자 주식회사 | 무선 랜에서 채널 접근 방법 및 장치 |
EP2760233A1 (en) | 2010-02-24 | 2014-07-30 | Interdigital Patent Holdings, Inc. | Communication using directional antennas |
US8737405B2 (en) | 2010-06-11 | 2014-05-27 | Marvell World Trade Ltd. | Method and apparatus for determining channel bandwidth |
CN103340001B (zh) * | 2010-12-20 | 2016-06-08 | 上海贝尔股份有限公司 | 用于在个域网中进行通信的方法和设备 |
US9232473B2 (en) * | 2011-07-10 | 2016-01-05 | Qualcomm Incorporated | Systems and methods for low-overhead wireless beacon timing |
US9113500B2 (en) * | 2011-07-10 | 2015-08-18 | Qualcomm Incorporated | Device and method for communication of management information in ad-hoc wireless networks |
US9176217B2 (en) * | 2011-08-02 | 2015-11-03 | Nextnav, Llc | Cell organization and transmission schemes in a wide area positioning system (WAPS) |
US9301266B2 (en) | 2011-08-19 | 2016-03-29 | Qualcomm Incorporated | Beacons for wireless communication |
-
2012
- 2012-08-17 US US13/588,293 patent/US9301266B2/en active Active
- 2012-08-20 RU RU2014110403/08A patent/RU2589312C2/ru active
- 2012-08-20 CA CA2844772A patent/CA2844772C/en active Active
- 2012-08-20 HU HUE14185131A patent/HUE034420T2/en unknown
- 2012-08-20 BR BR112014003528-8A patent/BR112014003528B1/pt active IP Right Grant
- 2012-08-20 MY MYPI2014000212A patent/MY172791A/en unknown
- 2012-08-20 CN CN201280040459.3A patent/CN103733690B/zh active Active
- 2012-08-20 MX MX2015000842A patent/MX338796B/es unknown
- 2012-08-20 EP EP12753332.1A patent/EP2745573A2/en not_active Withdrawn
- 2012-08-20 EP EP14185131.1A patent/EP2852220B1/en active Active
- 2012-08-20 KR KR1020147007287A patent/KR101591313B1/ko active IP Right Grant
- 2012-08-20 CA CA2911327A patent/CA2911327C/en active Active
- 2012-08-20 ES ES14185131.1T patent/ES2647142T3/es active Active
- 2012-08-20 DK DK14185131.1T patent/DK2852220T3/en active
- 2012-08-20 MX MX2014001958A patent/MX336779B/es active IP Right Grant
- 2012-08-20 AU AU2012299030A patent/AU2012299030B2/en active Active
- 2012-08-20 JP JP2014527224A patent/JP5788600B2/ja active Active
- 2012-08-20 IN IN632CHN2014 patent/IN2014CN00632A/en unknown
- 2012-08-20 PL PL14185131T patent/PL2852220T3/pl unknown
- 2012-08-20 UA UAA201606519A patent/UA122051C2/uk unknown
- 2012-08-20 PT PT141851311T patent/PT2852220T/pt unknown
- 2012-08-20 SI SI201231052T patent/SI2852220T1/sl unknown
- 2012-08-20 MX MX2016001825A patent/MX349537B/es unknown
- 2012-08-20 WO PCT/US2012/051606 patent/WO2013028629A2/en active Application Filing
-
2014
- 2014-01-23 IL IL230629A patent/IL230629A/en active IP Right Grant
- 2014-03-06 ZA ZA2014/01675A patent/ZA201401675B/en unknown
-
2015
- 2015-12-01 US US14/955,122 patent/US9961653B2/en active Active
Also Published As
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112014003528B1 (pt) | Sinalizadores para comunicação sem fio | |
RU2580840C2 (ru) | Системы и способы выбора времени малоизбыточных беспроводных маяков | |
JP6373834B2 (ja) | 低オーバーヘッドワイヤレスビーコンタイミングのためのシステムおよび方法 | |
JP5989773B2 (ja) | 次の完全なビーコン指示を有する低オーバーヘッドワイヤレスビーコンのためのシステムおよび方法 | |
US9642171B2 (en) | Systems and methods for low-overhead wireless beacons having compressed network identifiers | |
BR112014014596B1 (pt) | Sistemas e métodos para transmitir e receber mensagens de paging e descoberta |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B04C | Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/08/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |