BR112013018068A2 - estaca de chapa de aço - Google Patents

estaca de chapa de aço Download PDF

Info

Publication number
BR112013018068A2
BR112013018068A2 BR112013018068-4A BR112013018068A BR112013018068A2 BR 112013018068 A2 BR112013018068 A2 BR 112013018068A2 BR 112013018068 A BR112013018068 A BR 112013018068A BR 112013018068 A2 BR112013018068 A2 BR 112013018068A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
joint
flange
handle
fold
tongue
Prior art date
Application number
BR112013018068-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Ryosuke Emori
Noriyuki Kawabata
Tatsuyuki Hatomoto
Tadayuki Satou
Toshiyuki Miyada
Original Assignee
Nippon Steel & Sumikin Metal Products Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Steel & Sumikin Metal Products Co., Ltd. filed Critical Nippon Steel & Sumikin Metal Products Co., Ltd.
Publication of BR112013018068A2 publication Critical patent/BR112013018068A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D5/00Bulkheads, piles, or other structural elements specially adapted to foundation engineering
    • E02D5/02Sheet piles or sheet pile bulkheads
    • E02D5/03Prefabricated parts, e.g. composite sheet piles
    • E02D5/04Prefabricated parts, e.g. composite sheet piles made of steel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Composite Materials (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bulkheads Adapted To Foundation Construction (AREA)

Abstract

ESTACA DE CHAPA DE AÇO A finalidade da presente invenção é proporcionar estacas de aço que possibilitem que materiais sejam reduzidos sem uma separação porção junta fêmea e uma porção junta macho. A estaca de aço de acordo com a presente invenção é dotada de porções flange em ambos os lados da porção corpo principal que se projeta para fora a partir do lado frontal para o lado traseiro, na qual a porção junta macho é formada em uma extremidade livre de uma das porções flange que é a primeira porção flange e a porção junta fêmea é formada em uma extremidade livre de outra das porções flange que é segunda porção flange. A junta macho é dobrada para trás como uma forma de U para a extremidade livre do primeiro flange para o lado de face traseira enquanto a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U para o lado de face frontal a partir do lado da extremidade traseira de uma extensão que se proteja a partir da extremidade livre do segundo flange para o lado de face traseira. Inclinando as porções extremas de ambas as porções, juntas de tal estaca de aço para as respectivas formas em U e fornecendo uma porção que se proteja para encontrar contra a porção junta fêmea de outra estaca de aço sobre a primeira porção flange, isto traz as porções encurvadas de ambas as porções junta intertravadas juntas, e possibilita que a largura dos materiais como chapa que constituem cada uma das porções junta ser reduzida.

Description

E | 1/9 “ESTACA DE CHAPA DE AÇO” Campo técnico - A presente invenção é relativa a uma estaca de aço (de chapa de aço) que é produzida por conformação com laminação a frio de um material chapa feito de um metal e instalada no . 5 terrenodemodo a construir uma parede.
Técnica fundamental Conhecida como uma estaca de aço convencional é uma que compreende uma parte principal que se salienta de um lado de face frontal para um lado de face traseira, primeiro e segundo flanges fornecidos em ambas as faces laterais do corpo principal, uma junta macho formada em uma extremidade livre do primeiro flange sobre um lado, e uma junta fêmea formada em uma extremidade livre do segundo flange sobre o outro lado. Em tal estaca de aço é necessário que as juntas macho e fêmea sejam mantidas quanto a desengatar uma da outra durante instalação, quando o unindo com uma estaca de aço adjacente.
Na Literatura de Patente 1, por exemplo, a junta macho é dobrada para trás como uma formaémU voltada lateralmente a partir da extremidade livre do primeiro flange para o lado da ' face traseira, a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente para o lado de face frontal a partir de um lado extremo traseiro de uma extensão que se - projeta a partir da extremidade livre do segundo flange para o lado de face traseira, a parte extrema dobrada para trás da junta macho é ainda dobrada para o lado frontal e a parte ex- tremada junta fêmea dobrada para trás e ainda dobrada para o lado da face traseira.
Na Literatura de Patente 2, por exemplo, a junta macho é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente a partir da extremidade livre do primeiro flange para o lado da face traseira, enquanto a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente para o lado de face frontal a partir de um lado extremo traseiro de uma extensão quese projeta a partir da extremidade livre do segundo flange para o lado de face traseira. O primeiro flange é dotado de uma projeção adaptada para entrar em contato com a forma em U da junta fêmea no estado onde a junta macho é unida à junta fêmea de outra estaca de aço.
Lista de citações Literatura de Patente Literatura de Patente 1 - Publicação de Patente Japonesa número 4.351.066.
Literatura de Patente 2 - Pedido de Modelo de Utilidade Japonesa em aberto número Hei4-108.619.
Sumário da invenção Problema técnico Enquanto isto, estacas de aço produzidas por conformação com laminação a frio de materiais chapa feitas de metais são menos livres para mudar a espessura de chapas do que aquelas formadas por trabalho a quente, sendo assim mais difícil economizar materiais for- ê necendo de maneira intencional uma parte mais fina.
Portanto, é muito importante que es- tacas de aço produzidas por conformação por laminação a frio reduzam a largura dos mate- ' riais chapa de modo à economizar materiais.
Na estaca de aço descrita na Literatura de Patente 1 as junta macho e fêmea têm suas : S respectivas partes extremas dobrando, tal como para com enrolar para dentro uma à outra, sendo assim mais difíceis de desengatar uma da outra.
Uma vez que as partes extremas macho e fêmea são enormemente dobradas para dentro, contudo, uma quantidade aumen- tada do material chapa é necessária, o que torna difícil economizar o material.
Na estaca de aço, descrita na Literatura de Patente 2, a proteção pega a dobra con- formadaem U da junta fêmea a partir do exterior de modo a restringir a junta macho quanto a Mover, com isso tornando mais fácil segurar a parte extrema da junta macho sobre o interior da junta fêmea.
Embora isto possa fazer as juntas fêmea e macho mais curtas do que na estaca de aço descrita na Literatura de Patente 1, conformar a projeção requer uma quanti- dade aumentada do material chapa, o que torna difícil economizar o material.
Para solucionar tais problemas, é um objetivo da presente invenção fornecer uma : estaca de aço que possa economizar materiais, sem que as juntas macho e fêmea desen- gatem uma da outra. . Solução para o problema Em um aspecto a presente invenção fornece uma estaca de aço que compreende uma parte principal que se salienta de um lado face frontal para um lado face traseira, primeiro e segundo flanges fornecidos em ambas as faces laterais do corpo principal, uma junta macho formada em uma extremidade livre do primeiro flange sobre um lado, e uma junta fêmea formada em uma extremidade livre do segundo flange no outro lado, no qual a junta macho é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente a partir da extremidade livre do —primeiroflange para o lado da face traseira; no qual a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente para o lado de face frontal a partir de um lado extremo traseiro de uma extensão que se projeta a partir da extremidade livre do segundo flange para o lado de face traseira; no qual a junta macho tem uma primeira dobra que dobra para o lado da face traseira, uma primeira junção para juntar uma extremidade da primeira dobra à ex- — tremidade livre do primeiro flange e uma primeira pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da primeira dobra no sentido do corpo principal; na qual a junta fêmea tem uma segunda dobra que dobra para o lado de face frontal, uma segunda junção para juntar uma extremidade da segunda dobra à extremidade traseira da extensão e uma segunda pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda dobra no sentido do corpo principal; —naqualo primeiro flange é dotado de uma projeção adaptada para entrar em contato com a segunda dobra da junta fêmea em um estado onde a junta macho é unida à junta fêmea de outra estaca de aço; na qual a primeira pega da junta macho se projeta reta a partir da outra extremidade da primeira dobra, de tal modo que uma extremidade dianteira da primeira pega se aproxima da primeira junção e na qual a segunda pega da junta fêmea se projeta reta a . partir da outra extremidade da segunda dobra, de tal modo que uma extremidade dianteira da | segunda pega se aproxima da segunda junção.
' 5 Em outro aspecto, a presente invenção fornece uma estaca de aço que compreende uma parte principal que se salienta a partir de um lado face fronta! para um lado face traseira, primeiro e segundo flanges fornecidos em ambas as faces laterais do corpo principal, uma junta macho formada em uma extremidade livre do primeiro flange sobre um lado, e uma junta fêmea formada em uma extremidade livre do segundo fiange sobre o outro lado; na qual a —juntamacho é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente a partir da ex- tremidade livre do primeiro flange para o lado de face frontal; na qual a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente a partir de um lado extremo dianteiro de uma extensão que se projeta a partir da extremidade tivre do segundo flange para o lado de face frontal para o lado de face traseira; no qual a junta macho tem uma primeira dobra que — dobra para o lado de face frontal, uma primeira junção para juntar uma extremidade da pri- ' meira dobra à extremidade livre do primeiro flange, e uma primeira pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da primeira dobra no sentido do corpo principal; na qual a junta : fêmea tem uma segunda dobra que dobra para o lado de face traseira, uma segunda junção para juntar uma extremidade da segunda dobra à extremidade dianteira da extensão e uma — segunda pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda dobra no sentido do corpo principal; na qual o primeiro flange é dotado de uma projeção adaptada para entrar em contato com a segunda dobra da junta fêmea em um estado onde a junta macho é unida à junta fêmea de outra estaca de aço; na qual a primeira pega da junta macho se projeta reta a | partir da outra extremidade da primeira dobra, de tal modo que uma extremidade dianteira da primeira pega se aproxima da primeira junção; e na qual a segunda pega da junta fêmea se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda dobra, de tal modo que uma extremi- dade dianteira da segunda pega se aproxima da segunda junção.
Na estaca de aço de acordo com qualquer uma das reivindicações | e 2, mover a junta macho para longe da junta fêmea traz a primeira dobra, primeira pega e projeção da junta —macho para contato com a extensão, segunda pega e segunda dobra da junta fêmea, res- pectivamente, ao mesmo tempo, com isto impedindo que as juntas macho e fêmea desen- gatem uma da outra. Neste estado, a primeira pega se projeta reta, de tal modo que sua extremidade dianteira se aproxima da primeira junção, enquanto a segunda pega se projeta reta, de tal modo que a sua extremidade dianteira se aproxima da segunda junção. Isto pode — fazeradistância entre a primeira dobra e a segunda junção e a distância entre a primeira e a segunda dobras mais curtas do que no caso onde as extremidades dianteiras das pegas não se aproximam das respectivas junções. Empregar a projeção adaptada para entrar em con- | tato com a segunda dobra pode também fazer a distância entre a primeira e segunda dobras mais curta do que aquela sem a projeção.
Assim, por meio da interação entre as primeira e BR segunda pegas e a projeção, a estaca de aço de acordo com a presente invenção pode en- curtar a distância entre as primeira e segunda dobras, e pode assegurar o engatamento entre - 5 asprimeira e segunda pegas, mesmo quando elas são feitas mais curtas.
Isto pode encurtar as primeira e segunda pegas sem que as juntas macho e fêmea desengatem uma da outra, com isto economizando materiais.
Preferivelmente, as juntas macho e fêmea são formadas de modo a serem capazes de trazer a primeira pega e projeção da junta macho para contato com a segunda pega e se- —gundadobrada junta fêmea, respectivamente, ao mesmo tempo, enquanto sendo unidas uma à outra.
Efeitos vantajosos da invenção | Assim, a estaca de aço de acordo com a presente invenção pode economizar mate- | riais sem que as juntas macho e fêmea desengatem uma da outra.
Breve descrição de desenhos , : A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma estaca de aço de acordo com a presente invenção; : A figura 2 é uma vista em planta da estaca de aço de acordo com a presente invenção; A figura 3 é um conjunto de vistas em planta que ilustra como juntas macho e fêmea juntam uma com a outra; A figura 4 é um diagrama utilizado para determinar uma condição sob à qual uma projeção da junta macho é trazida em contato com a junta fêmea; A figura 5 é um conjunto de vistas em planta que ilustra as juntas da estaca de aço de acordo com a presente invenção e aquelas em exemplos comparativos dela; e A figura 6 é uma vista em planta que ilustra outra modalidade da estaca de aço de acordo com a presente invenção.
Descrição de modalidades No que segue, uma modalidade preferida da estaca de aço de acordo com a presente invenção será explicada em detalhe, com referência aos desenhos.
Como ilustrado na figura 1, uma estaca de aço 1 compreende um corpo principal 2 que Se salienta do lado de face frontal até o lado de face traseira, flanges 3, 4 fornecidos em ambas as faces laterais do corpo principal 2, uma junta macho 5 formada em uma extremi- dade livre do flange 3 e uma junta fêmea 6 formada em uma extremidade livre do flange 4 e arranjada com outra estaca de aço 1, de tal modo que suas juntas macho e fêmea 5, 6 são —unidasuma à outrade modo a construir uma parede quando instaladas no terreno.
A estaca de aço 1 é produzida por conformação por laminação a frio de um material chapa feita de metal.
Um exemplo do material metal é aço. ]
| | E | Gomo ilustrado na figura 2, a junta macho 5 é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente a partir da extremidade livre do flange 3 para o lado de face traseira (o . lado superior no desenho) enquanto a junta fêmea 6 é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente para o lado de face frontal (lado inferior no desenho) a partir de um lado : 5 extremo traseiro de uma extensão 7 que se projeta a partir da extremidade livre do flange 4 para o lado de face traseira.
A junta macho 5 tem uma dobra 8 que dobra para o lado de face traseira, uma junção 9 para juntar uma extremidade da dobra 8 à extremidade livre do flange 3, e uma pega 10 que se projeta reta a partir da outra extremidade da dobra 8 no sentido do corpo principal 2. A pega 10 é inclinada por um ângulo 8 em relação à junção 9 de modo que sua extremidade dianteira se aproxima da junção 89 (ver figura 3a). A junta fêmea 6 tem uma | dobra 11 que dobra para o lado de face frontal, uma junção 12 para juntar uma extremidade da | dobra 11 à extremidade traseira da extensão 7, uma pega 13 que se projeta reta a partir da | outra extremidade da dobra 11 no sentido do corpo principal 2. A pega 13 é inclinada por um ângulo y com relação à junção 12 de modo que a sua extremidade dianteira se aproxima da junção 13 (ver figura 3a). O flange 13 é também dotado de uma projeção 14 que se salienta . para o lado de face traseira. ' Ao juntar tais juntas macho e fêmea 5, 6 uma à outra, a pega 10 da junta macho 5 é : inserida no interior da forma em U formada pela junta macho 6, enquanto a pega 13 da junta ' fêmea 6 é inserida para o interior da forma em U formada pela junta macho 5 (ver figura 3a). À junção entre as juntas macho e fêmea 5, 6 é realizada ao longo da direção vertical da estaca de aço 1 (a direção vertical da folha do desenho). Isto é, a estaca de aço 1 é arranjada de tal modo que à junta macho 5 ou junta fêmea 6 em sua extremidade inferior alinha com a junta fêmea 6 ou junta macho 5 na extremidade superior de outra estaca de aço 1, e então é movida para baixo, pelo que as estacas de aço 1 são unidas uma à outra (ver figura 1). Quando a junta macho 5 unida à junta fêmea 6 é movida para longe da junta fêmea 6, a dobra 8, pega 10, e projeção 14 da junta macho 5 entram em contato com a extensão 7, pega 13 e dobra 11 da junta fêmea 6, respectivamente, ao mesmo tempo.
Isto impede que as juntas macho e fêmea 5, 6 desengatem uma da outra (ver figura 3b). Aqui, para conseguir o estado de contato da figura 3b, as juntas macho e fêmea 5, 6 —sãoformadas de modo a serem capazes de trazer a pega 10 e projeção 14 em contato com a pega 13 e dobra 11, respectivamente, ao mesmo tempo, enquanto sendo unidas uma à outra.
Uma condição específica sob a qual a pega 10 e projeção 14 podem ser trazidas em contato com a pega 13 e dobra 11, respectivamente, ao mesmo tempo, será explicada com referência à figura 4. A figura 4 ilustra um estado onde a extremidade dianteira da pega 10e o flange3 são trazidos em contato com a extremidade dianteira da pega 13 e a dobra 11, respectivamente, ao mesmo tempo, enquanto admitindo que a projeção 14 não está formada.
Neste estado, a projeção 14 é solicitada a superpor à dobra 11 enquanto uma condição para isto está representada pela expressão 1, a seguir. A condição representada pela expressão 1 é a condição específica mencionada acima. Esta condição é baseada na premissa que as . juntas macho e fêmea 5, 6 podem ser desengatadas uma da outra quando a projeção 14 não está formada. . L<(R8—t)sinfk + L10cosB + (R11— t) cosf90 — (96 +y)) + L13cos(9 +y) | 5 +/RITRIDO (RI FRIO DE O onde: t é a espessura do material chapa; h é a altura da projeção 14 em relação ao flange 3; B é o ângulo pelo qual a pega 10 se inclina em relação à junção 9; y é o ângulo pelo qual a pega 13 inclina em relação à junção 12; R8 é o raio do circulo circunscrito da dobra 8; R11 é o raio do círculo circunscrito da dobra 11; R14 é o raio de círculo circunscrito da projeção 14; L10 é o comprimento da pega 10; | . 15 113 é o comprimento da pega 13; O é o ângulo do fiange 3 em relação ao flange 4; e ' L é a distância a partir do centro de R8 até o centro de R14 na direção ao longo do flange 3. B e y acima mencionados são preferivelmente ajustados enquanto levando em con- —sideração flutuações em conformação com laminação a frio, cada um preferivelmente sendo 5 º ou maior na média sobre o comprimento completo da estaca de aço 1, por exemplo. Prefe- rivelmente, à vista da facilidade de juntar as juntas macho e fêmea 5 e 8 uma à outra, B e y são ajustados de modo a assegurar espaços predeterminados entre a extremidade dianteira da pega 10 e a junção 9, e entre a extremidade dianteira da pega 13e a junção 12. Um exemplo dos espaços predeterminados é aproximadamente duas vezes o acima mencionado. Na estaca de aço 1 assim construída, a pega 10 é inclinada em relação à junção 9 de modo que a extremidade dianteira da pega 10 se aproxima da junção 9. A pega 13 é inclinada em relação à junção 12 de modo que a extremidade dianteira da pega 13 se aproxima da junção 12. Portanto, a distância entre a dobra 8 e a junção 12 no estado da figura 3b é mais —curtado que aquela no caso onde as pegas 10, 13 não são inclinadas em relação às junções ! 9, 12, respectivamente. A dobra 8 encontra a extensão 7 em inclinação na frente dela e irá também mais próximo da dobra 11 se aproximando da junção 12 ao longo da extensão 7 a ' partir deste estado. Isto também encurta a distância entre as dobras 8, 11. Quando a projeção 14 encontra a dobra 11, a dobra 11 desloca mais no sentido da —dobra8doquenocasosem a projeção 14, encurtando com isto a distância entre as dobras 8,
11. |
Assim, por meio da interação entre as pegas 10, 13 e a projeção 14, a estaca de aço 1 | pode encurtar a distância entre as dobras 8, 11 e pode assegurar o engatamento entre as | pegas 10, 13 mesmo quando elas são feitas mais curtas.
Isto pode encurtar as pegas 10, 13 sem que as juntas macho e fêmea 5, 6 desengatem uma da outra, com isto economizando : 5 materiais. ' A figura 5a ilustra um primeiro exemplo comparativo da estaca de aço.
À estaca de aço de acordo com o primeiro exemplo comparativo difere da estaca de aço 1 acima mencionada em que a junta macho 5 é trocada para uma junta macho 15 que tem uma pega 17 que não é inclinada em relação à junção 9 e que a junta fêmea 6 é trocada para uma junta fêmea 10 que temuma pega 18 que não é inclinada em relação à junta 12. Na figura 5a a distância entre as dobras 8, 11 na direção ao longo da pega 17 é A1 enquanto a margem de engatamento da pega 17 em relação à pega 18 é 51. A figura 5b ilustra um segundo exemplo comparativo da estaca de aço.
À estaca de aço de acordo com o segundo exemplo comparativo, difere da estaca de aço 1 acima men- —cionadaem que apenas a junta fêmea 6 é trocada para a junta fêmea 16 que tem a pega 18 : não inclinada em relação à junção 12. Na figura 5b a distância entre as dobras 8, 11 na di- reção ao longo da pega 10 é A2 que é mais curta do que A1. Consequentemente, a margem ' de engatamento da pega 17 em relação à pega 18 é 52 que é mais longa do que de 51. A figura 5c ilustra o estado de contato da estaca de aço 1 de acordo com a presente invenção.
Nafigura 5c a distância entre as dobras 8 e 11 na direção ao longo da pega 10 é A3 que é ainda mais curta do que A2. Consequentemente, a margem de engatamento da pega 17 em relação à pega 18 é 53 que é ainda mais longa do que 52. Os inventores observaram que A3 é mais curta do que A1 por aproximadamente 6 mm, enquanto 53 é mais longa do que 51 por aproximadamente 8 mm quando $ e y são 10º e15º, respectivamente, no caso onde a largura do material chapa utilizado para a estaca de aço de acordo com o primeiro exemplo comparativo tem uma largura de aproximadamente 850 mm, enquanto t, h, R8, R11, R14, L10, L13 e L na expressão (1) acima mencionada são 5 mm, 5,4 mm, 15 mm, 14 mm, 30 mm, 8 mm, 10 mm e 20 mm, respectivamente.
Isto é, os inventores verificaram que a estaca de aço 1 de acordo com a presente invenção pode fazer a —largurado material chapa mais curta por aproximadamente 6 mm do que aquela na estaca de aço de acordo com o primeiro exemplo comparativo.
Reduzir a largura por 8 mm do material chapa que tem uma largura de 850 mm com uma espessura de 5 mm, como na condição mencionada acima, economiza aproximadamente 7 kg por tonelada do material.
Aqui a estaca de aço 1 é fabricada dobrando gradualmente um material chapa por meio de rolos em diversos estágios arranjados ao longo de uma linha de trajeto pré-determinada.
Em conformação por laminação a frio, arqueamentos (empenamentos) são prováveis de ocorrer longitudinalmente em produtos em geral enquanto tornam necessário ajustar condições de processamento para impedir que ocorram os empenamentos.
À estaca de aço 1 é dotada da projeção 14 e assim pode facilmente ajustar as condições de proces- . samento.
Na estaca de aço sem a projeção 14 o dobramento da junta macho 5 e aquele da junta - 5 fêmea6sãorealizados sobre respectivos lados opostos um do outro, pelo que, os primeiro e segundo flanges 4incorrem em respectivos empenamentos diretamente opostos um ao outro (ver C1 e C2 na figura 1). Uma vez que não somente a junta fêmea 6, mas a extensão 7 é também dobrada no segundo flange 4, a quantidade de dobramento realizada no segundo flange 4 difere muito daquele realizado no primeiro flange 3. Isto produz empenamentos que têm magnitudes diferentes uma da outra nos primeiro e segundo flanges 3, 4, respectiva- mente.
Para impedir que tais empenamentos ocorram, por exemplo, rolos são inclinados de tal modo que a altura do lado do primeiro flange 3 difira daquele do lado do segundo flange 4, ou um retificador é utilizado para endireitar os empenamentos.
Contudo tais ajustamentos reduzem a precisão em formas de seção transversal das juntas macho e fêmea 5, 6, o que —aindatorna necessário ajustar forças do rolo e espaços do rolo.
É assim inconveniente ajustar : condições de processamento da estaca de aço sem a projeção 14. Quando a projeção 14 é fornecida, em contraste, a sua direção de dobramento é a ' mesma que aquela da junta fêmea 6, pelo que, os empenamentos nos primeiro e segundo flanges 3, 4 ocorrem na mesma direção (ver C3 na figura 1). Quando a projeção 14 é forne- cida, asrespectivas quantidades de dobramento realizadas nos primeiro e segundo flanges 3, 4 se tornam mais próximas uma da outra, pelo que, empenamentos ocorrem em respectivas magnitudes mais próximas uma da outra nos primeiro e segundo flanges 3, 4. Isto torna mais fácil ajustar as condições de processamento.
Os inventores observaram ser possível para a estaca de aço 1 dotada com a projeção para impedir ocorrência de empenamentos e asse- gurara precisão em formas de seção transversal da juntas macho e fêmea 5, 6 ajustando apenas a linha de trajeto acima mencionada.
Embora uma modalidade preferida da presente invenção esteja explicada no que precede, à presente invenção não está necessariamente limitada à modalidade mencionada acima, porém pode ser modificada de maneira variada dentro do escopo, não se desviando o doseu objetivo.
Por exemplo, as direções das juntas macho e fêmea 5, 6 na figura 2, podem ser in- ! vertidas na direção frente- traseira como ilustrado na figura 8. A projeção 14 não é fornecida necessariamente de maneira contínua, mas pode ser formada de maneira intermitente ao longo da direção longitudinal da estaca de aço 1 por formação de bossa ou rebarbamento, por — exemplo.
Neste caso a projeção 14 é formada de maneira localizada, o que é, portanto prin- cipalmente feito estendendo o material chapa.
Isto pode reduzir a largura do material chapa requerido para formar a projeção 14, com isto ainda economizando materiais,
Aplicabilidade industrial. A estaca de aço de acordo com a presente invenção pode economizar materiais sem . que as juntas macho e fêmea desengatem uma da outra.
LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA - 5 1. estaca de aço
2. corpo principal
3. primeiro flange
4. segundo flange 5, junta macho
6. junta fêmea
7. extensão
8. primeira dobra
9. primeira junta;
12. primeira pega
11. segunda dobra
12. segunda junta
13. segunda a pega - 14. projeção | | | | !

Claims (3)

REIVINDICAÇÕES
1. Estaca de aço, caracterizada pelo fato de compreender uma parte principal que se . arqueia a partir de um lado de face frontal para um lado de face traseira, primeiro e segundo flanges fornecidos sobre ambas as faces laterais do corpo principal, uma junta macho for- madaem uma extremidade livre do primeiro flange sobre um lado e uma junta fêmea formada em uma extremidade livre do segundo flange sobre outro lado; na qual a junta macho é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente a partir da extremidade livre do primeiro flange para o lado de face traseira; na qua! a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente paraolado de face frontal a partir de um lado de extremidade traseira de uma extensão | projetando a partir de uma extremidade livre do segundo flange para o lado de face traseira; na qual a junta macho tem uma primeira dobra que dobra para o lado de face traseira, uma primeira junta para unir uma extremidade da primeira dobra à extremidade livre do pri- meiro flange, uma primeira pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da primeira —dobrana direção do corpo principal; . na qual a junta fêmea tem uma segunda dobra que dobra para o lado de face frontal, uma segunda junta para unir uma extremidade da segunda dobra à extremidade traseira da R extensão e uma segunda pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda : dobra na direção do corpo principal; na qual o primeiro flange é dotado de uma projeção adaptada para entrar em contato com a segunda dobra da junta fêmea em um estado onde a junta macho é unida à junta fêmea de outra estaca de aço; na qual a primeira pega da junta macho se projeta reta a partir da outra extremidade da primeira dobra, de tal modo que uma extremidade dianteira da primeira pega se aproxima da primeirajunta; e na qual a segunda pega da junta fêmea se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda dobra, de tal modo que uma extremidade dianteira da segunda pega se aproxima da segunda junta.
2. Estaca de aço, caracterizada pelo fato de compreender uma parte principal que se —arqueiaa partir de um lado de face frontal para um lado de face traseira, primeiro e segundo flanges fornecidos sobre ambas as faces laterais do corpo principal, uma junta macho for- mada em uma extremidade livre do primeiro flange sobre um lado e uma junta fêmea formada em uma extremidade livre do segundo flange sobre o outro lado; na qual a junta macho é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente apartirda extremidade livre do primeiro flange para o lado de face frontal; na qual a junta fêmea é dobrada para trás como uma forma em U voltada lateralmente para o lado de face traseira a partir de um lado de extremidade dianteiro de uma extensão que se projeta a partir da extremidade livre do segundo flange para o lado de face frontal; na qual a junta macho tem uma primeira dobra que dobra para o lado de face frontal, . uma primeira junta para unir uma extremidade da primeira dobra à extremidade livre do pri- meiro flange, uma primeira pega se projetando reta a partir da outra extremidade da primeira - S —dobranadireção do corpo principal; | na qual a junta fêmea tem uma segunda dobra que dobra para o lado de face traseira, ' uma segunda junta para unir uma extremidade da segunda dobra à extremidade dianteira da ' extensão e uma segunda pega que se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda dobra na direção do corpo principal; | na qual o primeiro flange é dotado de uma projeção adaptada para entrar em contato | com a segunda dobra da junta fêmea em um estado onde a junta macho é unida à junta fêmea de outra estaca de aço; na qual a primeira pega da junta macho se projeta reta a partir da outra extremidade da primeira dobra de tal modo que uma extremidade dianteira da primeira pega se aproxima da primeirajunção; e na qual a segunda pega da junta fêmea se projeta reta a partir da outra extremidade da segunda dobra de tal! modo que uma extremidade dianteira da segunda pega se aproxima da ' segunda junta.
3. Estaca de aço de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de as juntas macho e fêmea serem formadas de tal modo a serem capazes de trazer a primeira pega e projeção da junta macho para contato com a segunda pega e segunda dobra da junta fêmea, respectivamente, ao mesmo tempo, enquanto sendo unidas uma a outra. '
BR112013018068-4A 2011-01-17 2011-01-17 estaca de chapa de aço BR112013018068A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/JP2011/050669 WO2012098634A1 (ja) 2011-01-17 2011-01-17 鋼矢板

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112013018068A2 true BR112013018068A2 (pt) 2020-11-10

Family

ID=46515287

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013018068-4A BR112013018068A2 (pt) 2011-01-17 2011-01-17 estaca de chapa de aço

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JP5681214B2 (pt)
CN (1) CN103328728B (pt)
BR (1) BR112013018068A2 (pt)
MY (1) MY159067A (pt)
WO (1) WO2012098634A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6740891B2 (ja) * 2016-12-22 2020-08-19 Jfeスチール株式会社 ハット形鋼矢板
JP2018141272A (ja) * 2017-02-27 2018-09-13 Jfeスチール株式会社 矢板
JP6653288B2 (ja) * 2017-04-25 2020-02-26 矢崎総業株式会社 グロメット
WO2020117039A1 (en) * 2018-12-07 2020-06-11 Oriental Castle Sdn Bhd Interlock of sheet pile
JP6741136B2 (ja) * 2019-10-07 2020-08-19 Jfeスチール株式会社 ハット形鋼矢板の製造方法及び設計方法
RU204730U1 (ru) * 2021-02-09 2021-06-08 Общество с ограниченной ответственностью "СТРОИТЕЛЬНАЯ КОМПАНИЯ "ЛИДЕР" Панель шпунтовая

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS4311979Y1 (pt) * 1964-10-19 1968-05-23
JPS60148344U (ja) * 1984-03-13 1985-10-02 平和共同企画株式会社 鋼矢板
DE19618204A1 (de) * 1996-05-07 1997-11-13 Kvh Verbautechnik Gmbh Spundwandprofil
JP4384552B2 (ja) * 2004-06-07 2009-12-16 新日本製鐵株式会社 鋼矢板
JP3709889B1 (ja) * 2004-09-22 2005-10-26 Jfeスチール株式会社 ハット型鋼矢板の製造方法
KR100711499B1 (ko) * 2005-12-22 2007-04-24 주식회사 포스코 연결부 저감 형 고강도 광폭 강널 말뚝
DE102008013443A1 (de) * 2008-03-10 2009-09-17 Contexo Ag Verbindungselement sowie Spundwand mit einem derartigen Verbindungselement
CN201292526Y (zh) * 2008-08-01 2009-08-19 欧领特(上海)钢板桩租赁有限公司 工字型钢板桩及其结合墙
CN201386274Y (zh) * 2008-12-23 2010-01-20 王银 具有涡旋配合结构的z形钢板桩
CN201400889Y (zh) * 2009-03-12 2010-02-10 中船第九设计研究院工程有限公司 一种用于港湾码头或船坞的组合钢板桩及一体化直立墙

Also Published As

Publication number Publication date
WO2012098634A1 (ja) 2012-07-26
JPWO2012098634A1 (ja) 2014-06-09
MY159067A (en) 2016-12-15
JP5681214B2 (ja) 2015-03-04
CN103328728A (zh) 2013-09-25
CN103328728B (zh) 2015-04-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013018068A2 (pt) estaca de chapa de aço
PT2483492E (pt) Elemento perfilado de construção ligeira modelado a frio de parede fina e método para a produção de um elemento perfilado deste
JP4474418B2 (ja) ハウジング形管継手
BR112015008668A2 (pt) saco de zíper com deslizador resistente a vazamento
JPH02190590A (ja) ゲートリーフ
US20090311052A1 (en) Profiled connecting element as well as a sheet pile wall with such a profiled connecting element
CA2591468A1 (en) Closure assembly with slider
ITTO990326A1 (it) Fascetta profilata
US1431274A (en) Metallic sheeting and locking bar
KR100989607B1 (ko) 시공이 용이한 덕트 조인트
US2296336A (en) Splice for structural shapes
FI77106C (fi) Kantfoerband foer mot varandra stoedande straengpressningsprofiler.
JP2013215355A (ja) レールのジョイント
US1911146A (en) Road form
US3908731A (en) Hinge and panel assembly for folding door
US1689678A (en) Method of making piles
CN211735530U (zh) 一种新型止水钢板
RU2478764C1 (ru) Гнутый стальной профиль и составной строительный элемент на его основе
KR20090010171A (ko) 비굽힘 체인 링크
JP2005171756A (ja) 矢板用連結要素
RU2495978C1 (ru) Шпунтовое соединение
US793687A (en) Leg for grain-elevators.
US1121679A (en) Metallic building member.
US1081485A (en) Rolling blind.
FR3090485B1 (fr) Bande de roulement de pneu pour poids lourd ayant des incisions améliorées.

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]