BR112013013009B1 - Composição de borracha de cloropreno, peça vulcanizada, e, peça moldada - Google Patents
Composição de borracha de cloropreno, peça vulcanizada, e, peça moldada Download PDFInfo
- Publication number
- BR112013013009B1 BR112013013009B1 BR112013013009-1A BR112013013009A BR112013013009B1 BR 112013013009 B1 BR112013013009 B1 BR 112013013009B1 BR 112013013009 A BR112013013009 A BR 112013013009A BR 112013013009 B1 BR112013013009 B1 BR 112013013009B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- chloroprene rubber
- mass
- parts
- chloroprene
- vulcanized
- Prior art date
Links
Abstract
COMPOSIÇÃO DE BORRACHA DE CLOROPRENO, PEÇA VULCANIZADA, E, PEÇA MOLDADA. São obtidos: uma composição de borracha de cloropreno que proporciona composições de borracha de cloropreno, peças vulcanizadas das mesmas e peças moldadas das mesmas tendo boa deformação à compressão e excelente resistência mecânica; e uma peça vulcanizada da mesma e uma peça moldada da mesma. Uma composição de borracha de cloropreno contendo borracha de cloropreno e borracha natural: 100 partes em massa no total, copolímero de estireno e butadieno: 0,110 partes em massa, etileno-tiouréia: 0,1-3,0 partes em massa, e tetrassulfeto de dipentametileno- tiuram: 0,1 -30 partes em massa, é vulcanizada após a ou durante a moldagem para formar uma peça moldada vulcanizada.
Description
[01] A presente invenção se refere a uma composição de borracha de cloropreno, a uma peça vulcanizada da mesma, e a uma peça moldada usando a mesma. Mais especificamente, a presente invenção se refere a uma composição de borracha de cloropreno usada para peça moldada de borracha como uma palheta do limpador de para-brisa e um isolante de vibração.
[02] Borracha de cloropreno é excelente em resistência térmica, resistência ao intemperismo, resistência ao ozônio, resistência mecânica, e outras propriedades e tem sido usada em uma ampla variedade de campos tais como produtos de borracha industriais, partes de automóveis, e adesivos. Uma tal peça de borracha de cloropreno moldada é tipicamente produzida pela moldagem de uma composição de borracha de cloropreno incluindo uma borracha de cloropreno em combinação com um agente de vulcanização, e um acelerador de vulcanização, uma carga, e outros componentes em uma forma predeterminada e em seguida a vulcanização.
[03] Exemplos do aceleradores de vulcanização usados em um tal processo de produção incluem um acelerador de vulcanização à base de tiouréia, um acelerador de vulcanização à base de tiazol, um acelerador de vulcanização à base de tiuram, e um acelerador de vulcanização à base de guanidina (por exemplo, veja Documento de Patente 1).
[04] Por exemplo, em uma composição de borracha de cloropreno descrita em Documento de Patente 1, o uso de combinação de um acelerador de vulcanização à base de tiouréia e um acelerador de vulcanização à base de tiuram intenciona aperfeiçoar ambas as características de estabilidade de pré- vulcanização e de deformação permanente à compressão.
[05] Tem sido desenvolvida uma composição de borracha de alto amortecimento (veja Documento de Patente 2). A composição inclui uma borracha natural e uma borracha de cloropreno, e a borracha natural sozinha é vulcanizada, aperfeiçoando assim as características de amortecimento. Em adição, também tem sido desenvolvida uma técnica com o propósito de aperfeiçoar a resistência térmica e a deformação permanente à compressão de uma peça vulcanizada (veja Documento de Patente 3). Na técnica, uma borracha de cloropreno não modificada com enxofre é vulcanizada usando um peróxido orgânico e um agente reticulante.
[06] [Documento de Patente 1] Publicação de Pedido de Patente Não examinado Japonês de Número 6-279621
[07] [Documento de Patente 2] Publicação de Pedido de Patente Não examinado Japonês de Número 11-153169
[08] [Documento de Patente 3] Publicação de Pedido de Patente Não examinado Japonês de Número 7-145269
[09] Infelizmente, as composições de borracha de cloropreno convencionais descritas acima têm um problema de serem inferiores em deformação permanente à compressão quer em temperatura baixa quer em temperatura alta. Por causa disto, há uma demanda por uma composição de cloropreno que proporcione boa deformação permanente à compressão dentro de uma ampla região de uma temperatura baixa a uma temperatura alta e que proporcione excelente resistência mecânica.
[10] Para solucionar isto, a presente invenção tem como um objetivo obter uma composição de borracha de cloropreno proporcionando boa deformação permanente à compressão e excelente resistência mecânica, e uma peça vulcanizada da mesma e uma peça moldada da mesma. Solução do Problema
[11] Uma composição de borracha de cloropreno da presente invenção inclui uma borracha de cloropreno e uma borracha natural em uma quantidade total de 100 partes em massa, um copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade de 0,1 a 10 partes em massa, etileno-tiouréia em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa, e tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa.
[12] Na presente invenção, a composição de borracha de cloropreno, que inclui o copolímero de estireno e butadieno servindo como um compatibilizador em uma quantidade específica, permite que o cloropreno e a borracha natural sejam covulcanizados enquanto finamente dispersa a borracha natural dentro do cloropreno. Isto permite o aperfeiçoamento da deformação permanente à compressão em uma temperatura baixa ou em uma temperatura alta sem reduzir a resistência mecânica.
[13] Na composição, o copolímero em bloco de estireno e butadieno pode ser um copolímero incluindo estireno e butadieno em uma razão em massa (estireno/butadieno) de 25/75 a 45/55.
[14] A borracha de cloropreno pode ser uma borracha de cloropreno incluindo uma unidade de 2,3-dicloro-butadieno em uma quantidade de 5 a 20% em massa.
[15] A razão de combinação de a borracha de cloropreno e a borracha natural (borracha de cloropreno/borracha natural) pode ser, por exemplo, razão em massa de 60/40 a 95/5.
[16] Uma peça vulcanizada da presente invenção é obtida pela vulcanização da composição de borracha de cloropreno.
[17] Na presente invenção, a peça vulcanizada, que usa a composição de borracha de cloropreno incluindo o copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade específica e é obtido por covulcanização de a borracha de cloropreno e a borracha natural, é excelente em deformação permanente à compressão em temperatura alta e excelente em resistência térmica.
[18] Uma peça moldada da presente invenção é obtida pela vulcanização da composição de borracha de cloropreno descrita acima após ou durante a moldagem da composição.
[19] A peça moldada é, por exemplo, uma palheta de limpador de para-brisa ou um isolante de vibração.
[20] A presente invenção usa uma borracha combinada que inclui uma borracha de cloropreno e uma borracha natural e na qual um copolímero de estireno e butadieno é adicionado em uma quantidade específica e assim pode obter uma peça moldada vulcanizada tendo boa deformação permanente à compressão dentro de uma ampla região desde uma temperatura baixa até uma temperatura alta e também pode ter excelente resistência mecânica.
[21] [Figs. 1] Fig. 1(a) mostra um resultado de medição de SPM (scanning probe microscope, microscópio de sonda de varredura) de uma composição de borracha de cloropreno de Exemplo 2 e Fig. 1(b) mostra um resultado de medição de SPM de uma composição de borracha de cloropreno de Exemplo Comparativo 8. Descrição das Modalidades
[22] As modalidades para realizar a presente invenção serão agora descritas em detalhe. Contudo, a presente invenção não é intencionada para ser limitada às modalidades descritas abaixo.
[23] Primeiro, uma composição de borracha de cloropreno de uma primeira modalidade da presente invenção será descrita. A composição de borracha de cloropreno da modalidade é uma composição de borracha combinada incluindo uma borracha de cloropreno e uma borracha natural como componentes de borracha. A composição adicionalmente inclui um copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade de 0,1 a 10 partes em massa, etileno-tiouréia em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa, e tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa, com respeito às 100 partes em massa destes componentes de borracha (borracha de cloropreno e borracha natural).
[24] A borracha de cloropreno incluída na composição de borracha de cloropreno da modalidade não é particularmente limitada e a borracha de cloropreno usada é preferivelmente um copolímero de uma borracha de cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno) e 2,3-dicloro-butadieno. Em um tal caso, o cloropreno mais preferivelmente inclui uma unidade de 2,3-dicloro-butadieno em uma quantidade de 5 a 20% em massa.
[25] A quantidade da unidade 2,3-dicloro-butadieno na borracha de cloropreno afeta as propriedades de anticristalização e a temperatura de fragilidade de uma peça vulcanizada ou de uma peça moldada obtida por vulcanização da composição de borracha de cloropreno. O uso do cloropreno incluindo a unidade 2,3-dicloro-butadieno em uma quantidade de 5 a 20% em massa pode aperfeiçoar não apenas a resistência térmica mas também as características de temperatura baixa, produzindo assim uma peça vulcanizada e uma peça moldada vulcanizada excelentes em características dentro de uma ampla região desde uma temperatura baixa até uma temperatura alta.
[26] A composição de borracha de cloropreno usada na borracha de cloropreno da modalidade pode ser um copolímero incluindo outros monômeros em adição ao 2,3-dicloro-butadieno descrito acima. Exemplos dos monômeros copolimerizáveis com cloropreno incluem ésteres de ácido acrílico tais como acrilato de metila, acrilato de butila, e acrilato de 2-etil- hexila; ésteres de ácido metacrílico tais como metacrilato de metila, metacrilato de butila, e metacrilato de 2-etil-hexila; hidróxi(met)acrilatos como (met)acrilato de 2-hidróxi-etila, (met)acrilato de 2-hidróxi-metila, e (met)acrilato de 2-hidróxi-propila e 2,3-dicloro-1,3-butadieno, 1-cloro-1,3- butadieno, butadieno, isopreno, etileno, estireno, e acrilonitrila.
[27] A borracha natural incluída na composição de borracha de cloropreno da modalidade não é particularmente limitada e borrachas naturais conhecidas podem ser usadas. A combinação de uma borracha natural com uma borracha de cloropreno como acima pode aperfeiçoar as características de temperatura baixa, especialmente pode aperfeiçoar a deformação permanente à compressão em temperatura baixa.
[28] Ao mesmo tempo, a razão de combinação de a borracha de cloropreno e a borracha natural (borracha de cloropreno / borracha natural) é desejavelmente de razão em massa de 60/40 a 95/5. Esta pode aperfeiçoar a resistência térmica e a deformação permanente à compressão em temperatura alta em adição às características de temperatura baixa.
[29] O copolímero de estireno e butadieno é um compatibilizador e afeta a interface de uma estrutura de mar-ilha formada de a borracha de cloropreno e a borracha natural porque os componentes de borracha através disto finamente dispersam a borracha natural com respeito à borracha de cloropreno como uma matriz. Contudo, um copolímero de estireno e butadieno incluído em uma quantidade menor do que 0,1 parte em massa baseada em 100 partes em massa do componente borracha é pouco com respeito à interface entre a borracha de cloropreno e a borracha natural proporcionando deste modo efeito de dispersão insuficiente. Isto reduz a deformação permanente à compressão e a resistência mecânica. Supõe-se que isto ocorre porque a redução da interface entre a borracha de cloropreno e a borracha natural interfere com a boa covulcanização.
[30] Um copolímero de estireno e butadieno incluído em uma quantidade maior do que 10 partes em massa baseada em 100 partes em massa do componente borracha é excessivo com respeito à interface entre a borracha de cloropreno e a borracha natural. Isto reduz as características de temperatura baixa e a resistência mecânica. Supõe-se que isto ocorre porque um tal copolímero de estireno e butadieno forma uma estrutura de ilha em uma matriz composta da borracha de cloropreno independentemente da borracha natural. Assim, a quantidade do copolímero de estireno e butadieno é de 0,1 a 10 partes em massa baseada em 100 partes em massa do componente borracha. Isto pode aperfeiçoar a deformação permanente à compressão e as características mecânicas.
[31] O "copolímero de estireno e butadieno" incluído na composição de borracha de cloropreno da modalidade preferivelmente tem uma razão em massa de estireno e butadieno (estireno/butadieno) de 25/75 a 45/55. Uma razão em massa de estireno e butadieno fora da faixa pode piorar o efeito do compatibilizador para a borracha de cloropreno e a borracha natural. No copolímero de estireno e butadieno, a razão em massa de estireno e butadieno preferivelmente varia de 30/70 a 40/60. Um copolímero tendo uma tal razão pode adicionalmente aumentar o efeito de finamente dispersar a borracha natural com respeito à borracha de cloropreno como uma matriz.
[32] Exemplos dos tipos de "copolímero de estireno e butadieno" incluídos na composição de borracha de cloropreno da modalidade incluem, mas não necessariamente se limitam a, um copolímero reticulado deles, um copolímero em bloco deles, e um copolímero em bloco aleatório deles. Dentre estes copolímeros, um copolímero em tribloco de estireno-butadieno-estireno é especialmente preferido. [Etileno-Tiouréia: 0,1 a 3,0 Partes em Massa]
[33] Etileno-tiouréia é um acelerador de vulcanização e tem um efeito de aumentar a densidade de vulcanização de uma borracha de cloropreno para aperfeiçoar a resistência mecânica. Contudo, a etileno- tiouréia incluída em uma quantidade menor do que 0,1 parte em massa baseada em 100 partes em massa do componente borracha pode falhar em alcançar a densidade de reticulação suficiente piorando assim a deformação permanente à compressão ou a resistência mecânica.
[34] Etileno-tiouréia incluída em uma quantidade de 3,0 partes em massa baseada em 100 partes em massa do componente borracha acelera a vulcanização para deteriorar as características de processamento durante a moldagem. Aqui, as características de processamento também são chamadas de "segurança de processamento" e são avaliadas pelo tempo de pré- vulcanização. As características de processamento afetam muito a incidência de defeito. Por exemplo, um tempo de pré-vulcanização curto acarreta vulcanização de componentes não vulcanizados durante a moldagem em temperatura alta e isto aumenta a frequência de ocorrência de peça moldada defeituosa. Assim, a quantidade de etileno-tiouréia é 0,1 a 3,0 partes em massa baseadas em 100 partes em massa do componente borracha.
[35] Tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram também é um acelerador de vulcanização e tem efeitos sobre a covulcanização de cloropreno e uma borracha natural para assim aumentar a resistência mecânica e aperfeiçoar a deformação permanente à compressão em temperatura baixa. Contudo, o tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram incluído em uma quantidade menor do que 0,1 parte em peso baseada em 100 partes em massa do componente borracha pode falhar em alcançar a densidade de reticulação suficiente para com isso deteriorar a deformação permanente à compressão ou a resistência mecânica. Tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram incluído em uma quantidade maior do que 3,0 partes em massa acelera a velocidade de vulcanização de modo a não garantir características de processamento suficientes. Assim, a quantidade de tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram é de 0,1 a 3,0 partes em massa baseadas em 100 partes em massa do componente borracha.
[36] A composição de borracha de cloropreno da modalidade inclui uma borracha de cloropreno em combinação com uma borracha natural, aperfeiçoando com isso as características de temperatura baixa. Em adição, a composição de borracha de cloropreno inclui o copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade de 0,1 a 10 partes em massa baseadas em 100 partes em massa destes componentes de borracha (borracha de cloropreno, borracha natural), permitindo com isso a fina dispersão da borracha natural dentro da borracha de cloropreno.
[37] A composição de borracha de cloropreno adicionalmente inclui etileno-tiouréia e tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em combinação como aceleradores de vulcanização em respectivas quantidades de 0,1 a 3,0 partes em massa com respeito a 100 partes em massa dos componentes de borracha. Isto permite que a borracha de cloropreno e a borracha natural sejam covulcanizadas mantendo simultaneamente o estado de dispersão. O uso de tais aceleradores de vulcanização também aperfeiçoa as características de processamento.
[38] Como resultado, a composição de borracha de cloropreno da modalidade pode alcançar boa deformação permanente à compressão em uma ampla região desde uma temperatura baixa até uma temperatura alta e excelentes resistência mecânica e características de processamento. A composição descrita acima em Documento de Patente 2 também inclui uma borracha natural. Infelizmente, a constituição da composição pode falhar em finamente dispersar a borracha natural em uma matriz de cloropreno. Assim, a composição proporciona inferiores deformação permanente à compressão e resistência mecânica pela composição de borracha de cloropreno da modalidade.
[39] A seguir, será descrito uma peça vulcanizada de uma segunda modalidade da presente invenção. A peça vulcanizada da modalidade é obtida pela adição de um agente de vulcanização na composição de borracha de cloropreno da primeira modalidade descrita acima, em seguida o amassamento da mistura em uma temperatura de vulcanização ou abaixo da temperatura de vulcanização, e a vulcanização. A temperatura de vulcanização durante a vulcanização pode ser apropriadamente ajustada dependendo da composição de uma composição de borracha de cloropreno e do tipo de um agente de vulcanização. A temperatura de vulcanização está comumente preferivelmente dentro de uma faixa de 140 a 190°C e mais preferivelmente dentro de uma faixa de 150 a 180°C.
[40] Exemplos de agentes vulcanizantes capazes de serem adicionados na composição de borracha de cloropreno da modalidade incluem metais elementares tais como berílio, magnésio, zinco, cálcio, bário, germânio, titânio, estanho, zircônio, antimônio, vanádio, bismuto, molibdênio, tungstênio, telúrio, selênio, ferro, níquel, cobalto, e ósmio e óxidos e hidróxidos deles. Dentre estes compostos de metal, óxido de cálcio, óxido de zinco, dióxido de antimônio, trióxido de antimônio, e óxido de magnésio são especialmente preferidos porque um tal composto tem efeito de vulcanização alto. Estes agentes vulcanizantes podem ser usados em combinação de dois ou mais deles.
[41] A peça vulcanizada da modalidade pode incluir, se necessário, um agente de amolecimento, uma carga, um agente de reforço, um plastificante, um auxiliar de processamento, um lubrificante, um inibidor de envelhecimento, um estabilizador, um agente copulante à base de silano, e outros aditivos.
[42] A carga e o agente de reforço incluídos na peça vulcanizada da modalidade podem ser uma carga e um agente de reforço comumente usados em borrachas de cloropreno e exemplos incluem negro de fumo, sílica, argila, talco, e carbonato de cálcio.
[43] O plastificante também pode ser um plastificante comumente usado em borrachas de cloropreno e exemplos incluem ftalato de dioctila e adipato de dioctila.
[44] O inibidor de envelhecimento pode ser um inibidor de envelhecimento comumente usado em borrachas de cloropreno. Exemplos usáveis especificamente incluem um inibidor de envelhecimento aminado, um inibidor de envelhecimento à base de imidazol, um carbamato de metal, um inibidor de envelhecimento à base de fenol, e cera. Estes inibidores de envelhecimento podem ser usados individualmente ou em combinação. Em particular, dentre estes inibidores de envelhecimento, o uso de, por exemplo, 4,4'-bis(α,α-dimetil-benzil)-difenil-amina e difenil-amina octilada permite que uma composição de policloropreno tenha resistência térmica aperfeiçoada.
[45] O agente de amolecimento pode ser um agente de amolecimento comumente usado em borrachas de cloropreno. Exemplos usáveis especificamente incluem agentes de amolecimento à base de petróleo tais como lubrificante, óleo de processo, parafina, vaselina e asfalto de petróleo; e agentes de amolecimento à base de óleo vegetal tais como óleo de semente de colza, óleo de semente de linhaça, óleo de rícino, e óleo de coco. Estes agentes de amolecimento podem ser usados individualmente ou em combinação dos mesmos.
[46] A peça vulcanizada da modalidade usa a composição de borracha de cloropreno da primeira modalidade descrita acima e assim tem boa deformação permanente à compressão dentro de uma ampla região desde uma temperatura baixa até uma temperatura alta e excelente resistência mecânica.
[47] Uma peça moldada de uma terceira modalidade da presente invenção será descrita a seguir. A peça moldada da modalidade é obtida por vulcanização da composição de borracha de cloropreno da primeira modalidade descrita acima após a ou ao mesmo tempo que a moldagem da composição. O método de moldagem não é particularmente limitado e moldagem por prensagem, moldagem por injeção, moldagem por extrusão, e outras moldagens podem ser utilizadas. Por exemplo, para uma peça moldada ser usada como uma palheta de limpador de para-brisa ou um isolante de vibração tal como um isolante de vibração de borracha para automóveis e um isolante de vibração de borracha industrial, moldagem por prensagem ou moldagem por injeção podem ser utilizadas para a peça moldada.
[48] A peça moldada da modalidade usa a composição de borracha de cloropreno da primeira modalidade descrita acima. Isto permite que a borracha de cloropreno e a borracha natural sejam covulcanizadas sem diminuição da resistência térmica. Assim, a peça moldada tem boa deformação permanente à compressão em ambas uma temperatura baixa e uma temperatura alta e tem excelente resistência mecânica. Exemplos
[49] Efeitos vantajosos da presente invenção serão especificamente descritos com referência aos seguintes exemplos e Exemplos Comparativos da presente invenção. Nos exemplos, "Tufprene A (marca comercial registrada)" fabricado por Asahi Kasei Corporation foi usado como um compatibilizador (copolímero de estireno e butadieno), composições de borracha de cloropreno de Exemplos 1 a 4 e Exemplo Comparativos 1 a 7 foram preparadas de acordo com as formulações mostradas em Tabela 1 e Tabela 2, e as características das composições foram avaliadas.
[50] A seguir, cada composição de borracha de cloropreno de Exemplos e de Exemplos Comparativos foi avaliada pelos métodos nas condições descritas abaixo. (Dureza)
[51] Um peça de teste foi preparada de acordo com JIS K 6250 (condição da vulcanização: 160°C durante 10 minutos), e a dureza de cada peça vulcanizada (borracha vulcanizada) foi determinada de acordo com JIS K 6253. (Características de processamento)
[52] O tempo de pré-vulcanização de cada composição de borracha de cloropreno de Exemplos e de Exemplos Comparativos foi determinado a 125°C de acordo com JIS-K 6300. Na avaliação, uma composição tendo um tempo de pré-vulcanização de 7 minutos ou mais foi avaliada como tendo boas características de processamento. (Resistência à Tração)
[53] Uma peça de teste foi preparada de acordo com JIS K 6250 (condição de vulcanização: 160°C durante 10 minutos), e a peça de teste foi submetida ao teste de tração de acordo com JIS K 6253, determinando deste modo a resistência e o alongamento de cada peça vulcanizada (borracha vulcanizada). (Deformação Permanente à Compressão)
[54] Cada composição de borracha de cloropreno de Exemplos e de Exemplos Comparativos foi vulcanizada a 160°C durante 15 minutos, e a peça vulcanizada foi submetido ao teste de acordo com JIS K 6262 em uma condição de temperatura de 120°C durante 70 horas, determinando deste modo a deformação permanente à compressão. (Deformação Permanente à Compressão em Temperatura Baixa)
[55] Cada composição de borracha de cloropreno de Exemplos e de Exemplos Comparativos foi vulcanizada a 160°C durante 15 minutos, e a peça vulcanizada foi submetido ao teste de acordo com JIS K 6262 em uma condição de temperatura de -10°C durante 70 horas, determinando deste modo a deformação permanente à compressão.
[56] Cada composição de borracha de policloropreno de Exemplos e de Exemplos Comparativos foi vulcanizada a 160°C durante 10 minutos, e a peça vulcanizada foi submetida ao teste de torção mecânica de Gehman de acordo com JIS K 6261. A seguir, uma temperatura (T10) na qual uma amostra teve dez vezes o módulo de torção mecânica a 180 graus em uma temperatura ambiente foi determinada e as características em temperatura baixa de cada composição de borracha de policloropreno foram avaliadas a partir do valor obtido.
[57] Tabela 3 coletivamente mostra os resultados acima.
[58] Como mostrado em Tabela 2, Exemplo Comparativo 1, que incluiu o copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade menor do que 0,1 parte em massa, foi inferior nas características em temperatura baixa. Exemplo Comparativo 2, que incluiu o copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade maior do que 10 partes em massa, foi inferior na resistência mecânica e na deformação permanente à compressão.
[59] Tanto o Exemplo Comparativo 3, que não incluiu etileno- tiouréia e incluiu tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram sozinho, e Exemplo Comparativo 4, que incluiu etileno-tiouréia em uma quantidade menor do que 0,1 parte em massa, foram inferiores na deformação permanente à compressão e na resistência mecânica. Exemplo Comparativo 5, que incluiu etileno- tiouréia em uma quantidade maior do que 3,0 partes em massa, teve características de processamento notavelmente reduzidas e resistência mecânica insatisfatória, por exemplo, alongamento insuficiente.
[60] Exemplo Comparativo 6, que incluiu tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em uma quantidade menor do que 0,1 parte em massa, foi inferior na deformação permanente à compressão em temperatura baixa e na resistência mecânica. Exemplo Comparativo 7, que incluiu tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em uma quantidade maior do que 3,0 partes em massa, pôde falhar em proporcionar as características de processamento e foi inferior na deformação permanente à compressão e na resistência mecânica.
[61] Em contraste aos Exemplos Comparativos, Exemplos 1 a 4, que incluíram o copolímero de estireno e butadieno em uma quantidade de 0,1 a 10 partes em massa, etileno-tiouréia em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa, e tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa, com respeito a 100 partes em massa dos componentes de borracha, obtiveram excelentes deformação permanente à compressão e resistência mecânica enquanto que tiveram características de processamento suficientes e também alcançaram o efeito de aperfeiçoar as características de temperatura baixa devido ao uso de combinação da borracha natural.
[62] Ademais, a composição de borracha de cloropreno de Exemplo 2 e uma composição de cloropreno de Exemplo Comparativo 8 que foi preparada em uma maneira similar àquela em Exemplo 2 exceto que o copolímero de estireno e butadieno não foi adicionado foram submetidas à observação de morfologia. Especificamente, a partir de uma peça de teste composta de cada composição de borracha de policloropreno preparada de acordo com JIS K 6250 (condição de vulcanização: 160°C durante 10 minutos), uma amostra para observação foi cortada e foi observada sob microscópio de sonda de varredura (scanning probe microscope, SPM).
[63] Fig. 11(a) é o resultado de observação em SPM da composição de borracha de cloropreno de Exemplo 2 e Fig. 1(b) é o resultado de observação me SPM da composição de borracha de cloropreno de Exemplo Comparativo 8. Como mostrado em Figs. 1, na composição de borracha de cloropreno com o copolímero de estireno e butadieno de Exemplo 2, a borracha natural foi mais finamente homogeneamente dispersada na borracha de cloropreno do que na composição de borracha de cloropreno de Exemplo Comparativo 8.
[64] Dos resultados, foi confirmado que a presente invenção pode obter uma peça moldada vulcanizada tendo boa deformação permanente à compressão dentro de uma ampla região desde uma temperatura baixa até uma temperatura alta e excelente resistência mecânica
Claims (6)
1. Composição de borracha de cloropreno, caracterizada pelo fato de compreender: uma borracha de cloropreno e uma borracha natural em uma quantidade total de 100 partes em massa; um copolímero em bloco de estireno e butadieno em uma quantidade de 0,1 a 10 partes em massa; etileno-tiouréia em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa; e tetrassulfeto de dipentametileno-tiuram em uma quantidade de 0,1 a 3,0 partes em massa, em que o copolímero em bloco de estireno e butadieno inclui estireno e butadieno em uma razão em massa (estireno/butadieno) de 25/75 a 45/55.
2. Composição de borracha de cloropreno de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a borracha de cloropreno inclui uma unidade de 2,3-dicloro-butadieno em uma quantidade de 5 a 20% em massa.
3. Composição de borracha de cloropreno de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a razão de combinação de a borracha de cloropreno e a borracha natural (borracha de cloropreno/borracha natural) é razão em massa de 60/40 a 95/5.
4. Peça vulcanizada, caracterizada pelo fato de compreender ser obtido por vulcanização de composição de borracha de cloropreno como definida na reivindicação 1.
5. Peça moldada, caracterizada pelo fato de ser obtida por vulcanização de composição de borracha de cloropreno como definida na reivindicação 1 após a ou durante a moldagem da composição.
6. Peça moldada de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a peça moldada é uma palheta de limpador de para-brisa ou um isolante de vibração.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP2010-263795 | 2010-11-26 | ||
JP2010263795A JP5690120B2 (ja) | 2010-11-26 | 2010-11-26 | クロロプレンゴム組成物及びその加硫物並びに成形体 |
PCT/JP2011/064120 WO2012070270A1 (ja) | 2010-11-26 | 2011-06-21 | クロロプレンゴム組成物及びその加硫物並びに成形体 |
Publications (3)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112013013009A2 BR112013013009A2 (pt) | 2016-08-09 |
BR112013013009A8 BR112013013009A8 (pt) | 2022-08-16 |
BR112013013009B1 true BR112013013009B1 (pt) | 2023-07-25 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US9505918B2 (en) | Chloroprene rubber composition, and vulcanizate and molding thereof | |
BR112013011556B1 (pt) | Composição de borracha de cloropreno, vulcanizado, e, peça moldada | |
JP6261131B2 (ja) | 高減衰組成物、制震ダンパおよび免震支承 | |
JP2011052200A (ja) | 防振ゴム組成物 | |
TW201809104A (zh) | 高衰減橡膠組成物及黏彈性減震器 | |
JP2014108963A (ja) | 防振ゴム | |
JP6283572B2 (ja) | ゴム組成物及び防振ゴム | |
JP2013144815A (ja) | トレッド用ゴム組成物、トレッドおよびそれを用いたタイヤ | |
BR112013013009B1 (pt) | Composição de borracha de cloropreno, peça vulcanizada, e, peça moldada | |
CN109369981B (zh) | 一种橡胶组合物 | |
JP6880443B2 (ja) | ゴム組成物および粘弾性ダンパ | |
CN111479868A (zh) | 防振橡胶组合物和防振橡胶 | |
JP7340455B2 (ja) | エチレン-プロピレン-非共役ポリエン共重合体を含有するゴム組成物 | |
JP2018095810A (ja) | 防振ゴム用ゴム組成物 | |
JP2009102630A (ja) | ゴム組成物 | |
JP2015038171A (ja) | 免震構造体用ゴム組成物および免震構造体用ゴム | |
JP7296414B2 (ja) | 防振ゴム組成物および防振ゴム | |
JP6803219B2 (ja) | 防振ゴム用ゴム組成物 | |
JP2020169233A (ja) | 高減衰ゴム組成物および粘弾性ダンパ | |
JP2013067767A (ja) | 高減衰組成物 | |
JP2022149130A (ja) | 耐熱性防振ゴムの製造方法 | |
JP2015101636A (ja) | タイヤ用ゴム組成物および破壊試験方法 | |
JP2005113092A (ja) | 防振ゴム |