BR112013007507A2 - sistema de comunicação de rádio, terminal de rádio, estação de rádio, servidor de administração e manutenção de operação e método de comunicação de rádio - Google Patents

sistema de comunicação de rádio, terminal de rádio, estação de rádio, servidor de administração e manutenção de operação e método de comunicação de rádio Download PDF

Info

Publication number
BR112013007507A2
BR112013007507A2 BR112013007507-4A BR112013007507A BR112013007507A2 BR 112013007507 A2 BR112013007507 A2 BR 112013007507A2 BR 112013007507 A BR112013007507 A BR 112013007507A BR 112013007507 A2 BR112013007507 A2 BR 112013007507A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
radio terminal
radio
measurement
condition
Prior art date
Application number
BR112013007507-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Hisashi Futaki
Original Assignee
Nec Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nec Corporation filed Critical Nec Corporation
Publication of BR112013007507A2 publication Critical patent/BR112013007507A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/02Arrangements for optimising operational condition
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/10Scheduling measurement reports ; Arrangements for measurement reports
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/08Testing, supervising or monitoring using real traffic

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

  SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO, TERMINAL DE RÁDIO, ESTAÇÃO DE RÁDIO, SERVIDOR DE ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO DE OPERAÇÃO E MÉTODO DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO São providos um sistema e método que permitem a identificação de uma causa de falha em cobertura de rádio detectada por um terminal de rádio (EU) em um lado de rede de rádio, e que permitem a determinação e execução de uma contramedida em resposta a um resultado da identificação. O terminal de rádio (EU), que adquire informação de instrução de medição a partir de uma estação de rádio, mede e registra de acordo com a informação de instrução de medição, e relata para a estação de rádio. O terminal de rádio, em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula (célula permitida) na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para um serviço pré-determinado ser satisfeita, registra informação sobre uma segunda célula (célula não permitida) na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para o serviço pré-determinado.

Description

CCC o o SS COP PÉ Sl OS O ut AS DM " ee - & BR . 1 “SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO, TERMINAL DE RÁDIO, ESTAÇÃO DE RÁDIO, SERVIDOR DE ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO DE OPERAÇÃO E MÉTODO DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO” 1 do Campo técnico ' 5 O presente pedido de patente reivindica prioridade do ? pedido de patente japonesa nº JP2010-224388 (depositado em 1 de outubro de 2010), o conteúdo do qual é aqui incorporado em sua totalidade por referência nesta especificação.
A presente invenção se relaciona com um - - sistema de comunicação, e em particular um com sistema, método, e dispositivo preferíveis, para serem aplicados a um sistema que ajusta um parâmetro de rádio ou similar, baseado em medição executada em um lado de terminal de rádio.
Técnica anterior A informação de cobertura de rádio é importante em planejamento de rede, otimização de rede, otimização de parâmetros de gerenciamento de recursos de rádio (Gerenciamento de Recursos de Rádio: RRM) e similares (Literatura Não Patente 1) e um teste de acionamento é executado por um operador para detectar problemas de cobertura dentro de uma rede, tal como um furo de cobertura, poluição de piloto e similares.
No 3GPP (Projeto de Parceria de 3º Geração), para reduzir o gasto de operação (OPEX) incorrido em um teste de acionamento | por um operador, a utilização de um terminal de rádio (Equipamento de Usuário: EU) para medição e relato de tal informação que foi coletada pelo teste de acionamento ou a. informação similar à mesma está em estudo (Literatura Não | í 30 Patente 1). i . <MDT> Um objetivo final do estudo mencionado acima é a Ú minimização da execução de testes de ácionamento (Minimização de Testes de Acionamento: abreviado como “MDT”). Nos estudos MDT, o seguinte está sendo discutido: - como um terminal de rádio é produzido para executar medição; e
- como um terminal de rádio é produzido para relatar um registro de resultados de medição ou de resultados de medição passados; onde “medição” inclui não somente a K medição da qualidade de canal, mas também operações para “detectar” uma certa situação específica, tal como um í problema de cobertura de rádio.
Uma rede de rádio à qual o terminal de rádio (EU) faz um - relatório inclui uma estação base (E-)UTRAN ((e)Nó B), ou uma estação de controle de estação base UTRAN (Controlador de Rede de Rádio: RNC), ou similar. Uma estação base E-UTRAN e NB incluem algumas funções de um RNC que gerencia recursos de rádio e um Nó B de estação base que termina uma interface de rádio em uma UTRAN. Um eNÓóB E-UTRAN ou um NÓB UTRAN e RNC são denotados como “eNnB/RNC” na presente especificação. (E-)UTRAN: UMTS(-Evoluído) (Sistema de Telecomunicações Móveis Universal) Rede de Acesso de Rádio Terrestre) eNÓóB: Nó B evoluído (eNB) <MDT Registrada [“Logged”]> No presente (no momento do depósito do presente pedido de patente), em um modo de medição especificado na especificação da Literatura Não Patente 2, existe um método (MDT Registrada) no qual um terminal de rádio (EU) é produzido para executar medição enquanto em um modo ocioso é produzido para relatar um resultado de medição para uma rede de rádio enquanto em um modo ativo. No seguinte, como uma premissa para a compreensão da presente invenção, um esboço de MDT Registrada é a descrito, baseado na especificação da Literatura Não ' 30 Patente 2 e similares.
* O modo ocioso é um modo de suprimento de energia LIGADO tal como quando o terminal de rádio (EU) está em modo de prontidão ou similar, e é referido como um modo no qual uma conexão RRC (Controle de Recursos de Rádio) não está estabelecida (Literatura Não Patente 8). O modo ocioso indica RRC IDDLE (Controle de Recurso de Rádio OCIOSO) em LTE (Evolução de Longo Prazo) e UTRAN IDLE em UMTS
ESSA 3 (Sistema de Telecomunicações Móvel Universal). Quando o terminal de rádio (EU) está no modo ocioso, gerenciamento quanto a em qual célula atendendo o terminal de rádio 4 (EU) está, não é executado. Em LTE, o gerenciamento é executado quanto a em qual Área de Rastreio (TA) o * terminal de rádio (EU) acampa (a TA é gerenciada por uma MME (Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) ou similar), e em UMTS, o gerenciamento é executado quanto a em qual Área de Localização (LA) ou Área de Roteamento (RA) o terminal de rádio (EU) acampa (a LA ou Ra é gerenciada por um MSC (Centro de Comutação Móvel)/VLR (Registro de Localização de Visitante)). Deve ser notado que em 3GPP, UMTS um estado CELL PCH ou URA PCH pode ser considerado um alvo para uma MDT Registrada. O seguinte descreve MDT Registrada focando em um modo ocioso, mas a situação básica é similar também para CELL PCH ou URA PCH.
Uma estação base de rádio/estação de controle de estação base (eNB/RNC) de uma (E-)UTRAN instrui um terminal de rádio (EU) em um modo ativo para executar medição em um modo ocioso e registrar resultados de medição (registro). Isto é, a estação base de rádio/estação de controle de estação base (eNB/RNC) de uma (E-)UTRAN transmite uma mensagem de configuração de MDT Ocioso incluindo um parâmetro de configuração de uma MDT Registrada executado : por um terminal de rádio (EU) em um modo ocioso para o terminal de rádio (EU) (Literatura Não Patente 2). (Este é um termo geral para UMTS/LTE, e em caso de focar em a ' LTE, também pode ser chamado “mensagem de Configuração de S 30 Registro de Ocioso”). jU Após transitar de um modo ativo para um modo ocioso, O terminal de rádio (EU) executa medição e registro no modo ocioso, de acordo com uma instrução a partir da (E- JUTRAN. Aqui, uma célula que é um alvo para medição é basicamente a mesma que um EU em um modo ocioso normal. Isto é, a medição e uma MDT Registrada seguem o princípio de medição em um modo ocioso de um terminal de rádio
(EU). (Literatura Não Patente 4, 5) Basicamente, um alvo para medição é: HA - uma célula incluída em uma lista de células vizinhas, - uma célula além de uma lista de células vizinhas e detectada por um EU (uma célula detectada). - Um não alvo de medição é: - uma célula em uma lista negra, " —- uma célula CSG (Grupo de Assinantes Fechado) quando - “PCI/PSC se divide” é aplicada para distinguir uma célula CSG e uma célula Aberta, por informação de identificação de célula física (PCI/PSC) (aplicável a um terminal de rádio (EU) que é um não membro de CSG, não tendo funcionalidade/autoridade pertencendo a uma célula CSG). Deve ser notado que a lista negra é uma lista de células que é usada para impedir o terminal de rádio de executar medição (medição de qualidade) de uma célula vizinha específica na lista.
Uma célula CSG restringe conexões a um terminal de rádio (EU) de um grupo específico, tal como o proprietário de uma estação base femto (Femto (e)NB ou (e)NB Doméstico) ou sua família, por exemplo.
Portanto, uma célula aberta é uma célula que todos os EUs de um operador podem usar, somente terminais de rádio específicos (EUs) podem usar CSG, e uma célula híbrida é uma mistura de células aberta e CSG. <Furo de cobertura> Está sob estudo que em caso de um terminal de rádio (EU) a ser acampado em um furo de cobertura, o terminal de rádio (EU) executa registro como “Fora de Serviço” (OOS) (fora * de área de operação), ao invés de registrar resultados de medição de uma célula atendendo ou célula vizinha (Literatura Não Patente 3). Por outro lado, também está sob estudo que em caso de um terminal de rádio (EU) ser acampado em um furo de cobertura, o terminal de rádio (EU) continue medição MDT e Registro somente em um período de tempo específico (por exemplo, enquanto um terminal estiver em um estado “acampado — normalmente”) e suspenda medição MDT e Registro, em caso do terminal de rádio permanecer | 1 acampado em um furo de cobertura mesmo após o período de 5 tempo específico ter decorrido (por exemplo, enquanto o é terminal está em um estado “seleção de qualquer célula” ou “acampado em qualquer célula”) (Literatura Não Patente | 2). Em um caso onde quando o terminal de rádio retorna À novamente para um estado “acampado normalmente”, uma Configuração de MDT Ocioso é valida, o terminal de rádio reinicia medição MDT e Registro.
Aqui, um furo de cobertura é uma área na qual SNR (Razão de Sinal para Ruído) ou SINR (Razão de Sinal para Interferência e Ruído) de uma célula atendendo ou uma célula vizinha para a qual atendimento (conexão, também referida como “estabelecimento de um link de rádio”) é permitido para executar um serviço pré-determinado, é menor que um valor pré-definido necessário para manter serviço básico (estabelecer um SRB (Portador de rádio de Sinalização), e adquire informação para ser enviada por canais comuns DL (canais comuns de ligação descendente) ). Aqui, o SRB é um portador para executar uma mensagem RRC (Controle de Recursos de Rádio), que é uma mensagem de controle.
Quanto a um ponto no tempo quando um terminal de rádio (EU) determina um furo de cobertura, o seguinte pode ser citado como exemplos: - um caso onde não é possível selecionar uma célula na . qual o terminal de rádio (EU) é permitido ser atendido para executar um serviço pré-determinado durante quando o * terminal de rádio (EU) está em um estado “acampado i normalmente” (transmissão (ou localização) de informação ' não pode ser adquirida), - um caso onde não é possível selecionar uma célula na qual o terminal de rádio (EU) é permitido ser atendido durante quando o terminal de rádio (EU) está em um estado ' de “seleção de qualquer célula”,
o MM | i - um caso onde não é possivel selecionar uma célula na Í qual o terminal de rádio (EU) é permitido ser atendido para executar um serviço pré-determinado durante quando o > terminal de rádio (EU) está em um estado “acampado em qualquer célula”.
7 Na presente especificação, é assumido como um exemplo que um furo de cobertura é determinado em um caso onde não é possível selecionar uma célula na qual um terminal de rádio (EU) é permitido ser atendido para executar um serviço pré-determinado durante quando o terminal de rádio (EU) está em um estado “acampado normalmente”. <Célula permitida/Estação base de rádio> Uma célula/estação base de rádio na qual um terminal é permitido estabelecer um link de rádio com a estação base de rádio para executar um serviço pré-determinado, é chamada uma célula permitida/estação base de rádio na presente especificação. Reciprocamente, uma célula/estação base de rádio na qual um terminal não é permitido estabelecer um link de rádio com a estação base de rádio para executar um serviço pré-determinado, mas é : permitido ser atendido somente para receber um serviço restrito, e/ou, uma célula/estação base de rádio na qual um terminal é inibido de ser atendido, é chamada uma “célula/estação base de rádio não permitida” na presente . 25 especificação. A última, por exemplo, corresponde a uma - célula -CSG para um não membro.
Um terminal de rádio (EU) para o qual uma MDT Registrada é configurada executa medição em um modo ocioso, notifica - uma (E-)JUTRAN que o terminal de rádio (EU) mantém um registro, em um ponto no tempo quando o terminal de rádio 7 (EU) vai para um modo ativo e estabelece uma conexão RRC, e responsivo a uma instrução para relatar o registro a partir da (E-)UTRAN, faz um relatório.
Um terminal de rádio (EU), que é produzido à partir de um lado de rede de rádio para executar medição MDT e registro em um modo ocioso, usando 1 bit em uma mensagem de conexão completa (RRC CONNECTION Setup Complete), por
N 7 exemplo, em um instante de estabelecimento de uma conexão RRC em uma transição para o lado de rede de rádio que um resultado de medição MDT está disponível.
A rede de rádio | * recupera um registro dos resultados de medição baseado na 4, 5 indicação.
Por exemplo, uma estação base de rádio (eNÓB: , eNB) da E-UTRAN transmite um Pedido de Informação de EU para o terminal de rádio (EU) para executar recuperação | de registro (coleta) e o terminal de rádio (EU) relata um Rm registro dos resultados de medição como uma Resposta de Informação EU.
Portanto, é possível para um (e)NÓóB/RNC ou um servidor de rede superior (Rede de Núcleo: abreviada como “CN”, ou Administração e Manutenção de Operação: abreviada como “OAM”) para compreender um problema de cobertura.
Recuperar um registro (resultado de medição) mantido por um terminal de rádio (EU) a partir da rede, e relatar o registro mantido (resultado de medição) a partir do terminal de rádio é denominado como recuperação de registro (coleta), na presente especificação.
Abaixo, um sistema LTE é assumido, e usando à figura 22, um exemplo de operações de um terminal de rádio (EU) é dado.
O terminal de rádio (EU) que recebe uma instrução para executar a medição periódica de uma MDT Registrada, a partir de um eNÓóB em LTE, vai para um modo -ocioso (RRC IDLE) no instante t = tO0. Neste momento o terminal de rádio (EU) é assumido à acampar na célula 1. No instante t = tO0O, o terminal de rádio (EU) executa o . registro de resultados de medição (RSRP e/ou RSRQO) da célula atendendo 1 e célula vizinha 2. . Em t = tl, o terminal de rádio (EU) não pode selecionar uma célula conectável durante um período de tempo pré- Í definido, e detecta um furo de cobertura para suspender a medição.
Depois disto, enquanto em um estágio onde uma " 35 célula conectável não pode ser selecionada, ao invés de um resultado de medição, o registro de “OOS“” (fora de serviço) pode ser executado.
Em um caso onde é possível t
É 8 selecionar a célula 1 novamente Ou uma “outra célula conectável, o terminal de rádio (EU) reinicia a medição de MDT. * O terminal de rádio (EU) se move para a célula 2 em um modo ocioso, e &em t = t2 executa o registro de resultados de medição da célula 2 (célula atendendo) e célula vizinha 1. Em t = t3, o terminal de rádio (EU) vai para um modo ativo (RRC CONNECTED), e relata o registro retido pelo terminal de rádio (EU) para a estação base eNÓóB2 da célula 2. Assim, em um caso onde o EU detecta um furo de cobertura, relatando a qualidade recebida até que o furo seja detectado ou o fato (OOS) que existe um furo de cobertura para o eNÓóB, é possível executar uma solução requerida tal como otimização de cobertura, baseado no fato relevante, pelo eNóB ou um servidor de rede de nível | superior tal como o OAM. Lista de citações [NPL 1] 3GPP TR36.805 v9.0.0 (Internet <http://www.3gpp.org/FTP/Specs/html- info/36805.htm>) - (NPL 2) R2-105238 (3GPP TS37.320 v1.0.0 (2010-08)) (Internet <http://3gpp.org/FTP/tsg ran/WG2 RL2/TSGR2 71/Docs/R2- 105238 .2z2ip>) [NPL 3] R2-103942 r (Internet <http://3gpp.org/FIP/tsg ran/WG2 RL2/TSGR2 70bis/Docs/R2-
103942.zip>) i [NEL 4) 3GPP TS25.133 v4.0.0 (2001-03) (Internet: <http://www. 3gpp.org/FIP/Specs/archive/25 series/25.133/2
5133-400 .zip>) [NPL 5] 3GPP TS36.133 v9.4.0 (2010-06) * (Internet <http://www.3gpp.org/ftp/Specs/archive/36 series/36.133/3 º 6133-940.zip>) [NPL 6] 3GPP TS36.304 v9.3.0 (Internet .- .<http://www.3gpp.org/ftp/Specs/html- info/36304.htm>) [NPL 7] 3GPP TS36.300 v9.3.0 (Internet <http://www.3gpp.org/ftp/Specs/html- info/36300.htm>) [NPL 8) 3GPP TS21.905 v9.4.0 (Internet <http://www.3gpp.org/ftp/Specs/html- info/21905.htm>) Sumário da invenção Problema a ser resolvido pela invenção ' Os resultados de uma análise de problemas em tecnologia relacionada são como seque.
Na tecnologia relacionada, uma determinação por um terminal de rádio (EU) quanto à se existe ou não um furo de cobertura, visa somente uma célula/eNóB permitida.
Consequentemente, em caso de uma determinação de um furo de cobertura, a informação entendida em um lado de rede de rádio é que “não existe célula permitida”. . Entretanto, mesmo em um caso onde o EU determina que existe um furo de cobertura, a qualidade recebida de um * sinal piloto de ligação descendente a partir de todas as estações bases de rádio na vizinhança não está necessariamente abaixo de um valor requerido para executar serviço básico (e portanto não é possível estabelecer um SRB ou adquirir informação de sistema). Por exemplo, pode haver uma situação na qual “não exista célula permitida mas existe uma célula não permitida”,
isto é, um caso onde a qualidade recebida de uma célula não permitida é maior ou igual a um valor pré-definido, mas o terminal de rádio não é capaz de ser atendido pela a célula.
Especificamente, nos três casos seguintes, por exemplo, é assumido que a situação descrita acima ocorra. 1 Caso 1) Como mostrado na figura 23A, em uma rede heterogênea (HetNet) incluindo uma célula macro e uma célula CSG, rr: quando um terminal de rádio (EU) está dentro da célula CSG não membro pela qual o terminal de rádio (EU) não é permitido ser atendido (conectado a) ou em um limite da célula macro e da célula CSG não membro.
Deve ser notado que em lugar da célula macro, o mesmo se aplica à uma célula micro ou uma célula pico.
Na presente especificação, como um exemplo típico, as descrições se focam em uma célula macro.
Caso 2) Como mostrado na figura 23B, quando um terminal de rádio (EU) está em um limite com uma célula de lista negra pela qual o terminal de rádio (EU) não é permitido ser atendido (conectado a) (por exemplo, um rio, um enclave de pisos superiores de um edifício, ou similares). Caso 3) Quando um terminal de rádio (EU) está em um limite com uma célula de exceção na qual atendimento (conexão) é proibido para o terminal de rádio (EU) ou dentro da célula de exceção.
Deste modo, causas para um furo de cobertura diferem de . acordo com as situações. | 30 Nas tecnologias relacionadas existentes, as causas para um furo de cobertura não podem ser distinguidas em um lado de rede de rádio.
Isto é, mesmo se um relatório de um resultado de medição em um instante quando um furo de cobertura é detectado, ou um relatório (OOS) de detecção por um terminal de rádio de um furo de cobertura, for recebido à partir do terminal de rádio, o lado de rede de rádio não pode compreender uma situação (especificamente,
os casos 1 e 2 mencionados acima) de “não existe célula permitida mas existe uma célula não permitida”. Isto é, o lado de rede de rádio não pode identificar corretamente à . causa para um furo de cobertura.
Consequentemente, pode ser uniformemente determinado que : a causa para um furo de cobertura, por exemplo, é um problema de cobertura de célula macro, e um método para — lidar com o .furo de cobertura pode ser decidido e executado.
Como um resultado, uma situação adversa ocorre onde manuseio inapropriado do furo de cobertura é executado no lado de rede de rádio, e um problema de cobertura devido à interferência intercelular não pode ser resolvido.
Consequentemente, é um objetivo da presente invenção prover um sistema, método, e dispositivo que permitam a identificação da causa de defeito em cobertura de rádio detectado por um terminal de rádio (EU) em um lado de rede de rádio.
Solução para o problema Para resolver o problema acima, a presente invenção é delineada como na seguinte configuração.
De acordo com a presente invenção é provido um sistema de comunicação de rádio, sendo que um terminal de rádio, mediante adquirir informação de instrução de medição à partir de uma estação de rádio, executa medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição, e relata para a estação de rádio, o terminal de “rádio compreendendo: . - uma unidade de execução de medição que, quando descobrindo que uma primeira condição na seleção ou b detecção de uma primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para um serviço pré- determinado, está satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro está satisfeita, registra informação em uma segunda célula na qual o terminal não é permitido a ser atendido para o serviço pré-determinado.
De acordo com a presente invenção é provido um terminal de rádio que recebe informação de instrução de medição transmitida a partir de uma estação de rádio e executa a medição e registro de acordo com a informação de " instrução de medição, o terminal de rádio compreendendo: uma unidade de execução de medição que, em caso de uma 1 primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal é permitido ser atendido para um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registra informação em uma segunda célula na qual o terminal não é permitido a ser atendido para o serviço pré-determinado.
De acordo com a presente invenção é provido uma estação de rádio de um sistema de comunicação de rádio, onde um terminal de rádio que recebe informação de instrução de medição a partir da estação de rádio executa medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição, e em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para um serviço pré- determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registra informação em uma segunda célula na qual o terminal não é permitido | ser atendido para o serviço pré-determinado, e relata para o lado de estação de rádio, sendo que a estação de rádio,
em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio que detecta uma situação na qual a detecção de uma primeira célula na qual um terminal de rádio é permitido . ser atendido, não é possível, indica que a segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, ,' está presente na vizinhança, executa uma mudança de uma configuração de rede de pelo menos uma de a primeira célula e a segunda célula, como uma estratégia para reduzir interferência entre a primeira célula e a segunda célula, e em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio indica que a segunda célula não está presente na
Aa "SÊ 2"2)2= ""ºÔOO cesssu MD ! — | : + 13 fn— . 2 Do - vizinhança, executa uma mudança de uma configuração de rede relacionada com a cobertura da primeira célula. | De acordo com a presente invenção é provido um servidor de administração e manutenção de operação que executa a administração e operação de um sistema de comunicação de ? rádio, onde um terminal de rádio que recebe informação de instrução de medição a partir de uma estação de rádio executa a medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição, e em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal é permitido a ser atendido para um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registra informação em uma segunda célula na qual o terminal não é permitido a ser atendido para o serviço pré-determinado, e relata para o lado de estação de rádio, sendo que o servidor de administração e manutenção de operação executa controle tal que em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio que detecta uma situação na qual à detecção da primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido não é possível, indica que a segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, está presente em uma vizinhança, uma configuração de rede de pelo menos uma de a primeira célula e a segunda célula é mudada, como uma estratégia para reduzir interferência entre a primeira célula e a segunda célula, e em um caso onde um relatório a partir do terminal de - — rádio indica que a segunda célula não está presente na vizinhança, uma configuração de rede relacionada com a 1 cobertura da primeira célula é mudada.
De acordo com a presente invenção é provido um método de comunicação de rádio, onde um terminal de rádio adquire informação de instrução de medição a partir de uma estação de rádio, e executa a medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição e relata para a estação de rádio, o método compreendendo:
o terminal de rádio, em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para a , recepção de um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser º satisfeita, registra informação em uma segunda célula na qual o terminal não é permitido ser atendido para a recepção do serviço pré-determinado.
— Efeito meritório da invenção .
De acordo com a presente invenção, um lado de rede de rádio pode identificar uma causa de um problema de cobertura tal como um furo de cobertura, tal como se ele é devido à falta de cobertura ou devido a um problema de interferência, ou similar.
Descrição resumida dos desenhos A figura 1 é um diagrama ilustrando uma configuração de sistema de uma primeira configuração exemplar da invenção; A figura 2 é um diagrama ilustrando um arranjo de uma unidade de execução de medição da primeira configuração exemplar da presente invenção; A figura 3 é um diagrama ilustrando operações sequenciais do sistema da primeira configuração exemplar da presente invenção; A figura 4 é um diagrama ilustrando operações sequenciais do sistema de um exemplo modificado da primeira configuração exemplar da presente invenção; A figura 5 é um diagrama de fluxo descrevendo as - operações de um terminal de rádio de uma segunda configuração exemplar da presente invenção; * A figura 6 é um diagrama ilustrando operações sequenciais de um sistema da segunda configuração exemplar da presente invenção; A figura 7? é um diagrama ilustrando um exemplo de um registro da segunda configuração exemplar da presente invenção; A figura 8 é um diagrama de fluxo descrevendo as operações de um terminal de rádio de um primeiro exemplo modificado da segunda configuração exemplar da presente invenção;
” A figura 9 é um diagrama ilustrando as Operações sequenciais do sistema do primeiro exemplo modificado da
* segunda configuração exemplar da presente invenção;
A figura 10 é um diagrama ilustrando as operações sequenciais do sistema de um segundo exemplo modificado
7 da segunda configuração exemplar da presente invenção; -
A figura 11 é um diagrama de fluxo descrevendo as operações de um terminal de rádio de uma terceira configuração exemplar da presente invenção;
A figura 12 é um diagrama ilustrando as operações sequenciais de um sistema da terceira configuração exemplar da presente invenção;
A figura 13 é um diagrama ilustrando um exemplo de um registro da terceira configuração exemplar da presente invenção;
A figura 14 é um diagrama ilustrando as operações sequenciais do sistema de um segundo exemplo modificado da terceira configuração exemplar da presente invenção;
A figura 15 é um diagrama de fluxo descrevendo um exemplo de operações de um terminal de rádio de uma quarta configuração exemplar da presente invenção;
: 25 A figura 16 é um diagrama de fluxo descrevendo um outro exemplo de operações do terminal de rádio na quarta configuração exemplar da presente invenção;
A figura 17 é um diagrama ilustrando um exemplo de um
* registro da quarta configuração exemplar da presente invenção;
* A figura 18 é um diagrama de fluxo descrevendo as operações de um terminal de rádio de um primeiro exemplo modificado da quarta configuração exemplar da presente invenção;
A figura 19 é um diagrama de fluxo descrevendo as operações do terminal de rádio de um segundo exemplo modificado da quarta configuração exemplar da presente invenção; A figura 20 é um diagrama ilustrando as operações sequenciais de uma quinta configuração exemplar da . presente invenção; A figura 21 é um diagrama ilustrando um exemplo de um ” registro da quinta configuração exemplar da presente invenção; A figura 22 é um diagrama esquemático ilustrando as ” operações quando um furo de cobertura é detectado de acordo com uma MDT Registrada; e A figura 23 é um diagrama para descrever problemas de tecnologia relacionada.
Modos para executar a invenção Configurações exemplares da presente invenção são descritas usando um sistema de comunicação de rádio do 3GPP (Projeto de Parceria de 3º Geração), como um exemplo.
Em uma das configurações preferíveis da presente invenção, um terminal de rádio, em caso de uma primeira condição em uma primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido relacionado com um serviço pré-determinado ser satisfeita em um modo ocioso, grava (registra) informação em uma segunda célula na vizinhança na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido relacionado com um serviço pré-determinado, e depois disto, quando o terminal de rádio vai para um modo ativo, o terminal de rádio relata para uma rede de rádio onde o serviço pré-determinado, por exemplo, pode ser um serviço normal (fazer uma chamada, receber uma chamada, . transmitir e receber dados de usuário, e similares) suportado pelo terminal de rádio e rede de rádio. . Portanto, neste caso, a primeira célula é, por exemplo, uma célula onde um terminal de rádio é permitido receber (executar) um serviço normal.
O seguinte descreve um serviço normal como o serviço pré-determinado, meramente como um exemplo.
É óbvio que o serviço pré-determinado não está limitado a este exemplo.
A segunda célula na qual o terminal de rádio é permitido e 17 ser atendido somente para receber um serviço limitado, e/ou uma célula na qual o terminal de rádio é inibido de ser atendido por (ser conectado a). Em vista das . definições usadas em 3GPP, à primeira célula corresponde a uma “Célula adequada”, a segunda célula corresponde a ? uma “Célula aceitável”, e/ou uma “Célula de exceção” (Literatura Não Patente 6). " : "— Deve ser notado que serviço limitado pode incluir uma chamada de Emergência, ou um relatório .de emergência de um terremoto, tsunami, ou similar (Sistema de Alerta de Terremoto e Tsunami: ETWS) (Literatura Não Patente 7). A “primeira condição” descrita acima inclui pelo menos uma de - o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível, - a qualidade recebida de uma célula atendendo, na qual o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula, - um período de tempo pré-definido que decorreu desde que a qualidade recebida de uma célula atendendo, na qual o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula, - o terminal de rádio fazer à transição para um estado no qual a detecção da segunda célula é executada pelo terminal de rádio.
Em particular, em um caso onde o terminal de rádio detecta uma situação na qual o terminal de rádio não pode selecionar a primeira célula, uma área na qual o terminal * de rádio acampa é chamada um “furo de cobertura”. Adicionalmente, a segunda condição na medição ou registro 7 pode ser configurada antecipadamente.
Por exemplo, - uma condição onde, antes (imediatamente antes) de o terminal de rádio satisfazer a primeira condição, uma instrução de medição (e uma operação de medição indicada) estava válida (foi executada), - uma condição onde, antes (imediatamente antes) do terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a
- 18 última área atendendo pertencer a uma área pré-definida pré-determinada, - uma condição onde o terminal de rádio mantém informação . de localização válida, em um ponto no tempo quando o terminal de rádio satisfaz a prímeira condição, ou , uma condição onde, em um ponto no tempo quando o terminal de rádio satisfaz a primeira condição, uma área, na qual o a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente (sinal piloto, sinal de: referência) é máxima (mais alta), pertence a uma área pré-definida.
Similarmente, tempo pré-definido no qual a informação na segunda célula é gravada, pode ser configurado antecipadamente.
Por exemplo, este pode ser um período (intervalo) indicado na informação de instrução de medição enviada para o terminal de rádio a partir de uma rede de rádio, tal como uma estação base de rádio/estação de controle de estação base, um ponto no tempo no qual a primeira condição não é satisfeita, ou similar.
Deve ser notado que uma definição mais detalhada de um furo de cobertura, como suposto em 3GPP, indica uma situação na qual a qualidade recebida de um sinal de ligação descendente (Razão de potência de Sinal para Ruído: SNR, Razão de potência de Sinal para Interferência e Ruído: SINR, etc.) é menor que um valor (nível) requerido para executar serviço básico, onde o serviço básico indica, por exemplo, o estabelecimento de um SRB (Portador de Rádio de Sinalização), aquisição de informação de sistema transmitido (informação comum), e e. troca de informação de controle entre um terminal de rádio e uma estação base de rádio, ou similar.
Caso À contrário, em LTE, a Potência Recebida de Sinal de | Referência (RSRP), e Qualidade Recebida de Sinal de ! Referência (RSRQ), e em UMTS, Potência de Código de Sinal Recebido (RSCP) de um Canal Piloto comum (CIPICH), Razão de energia por bit de modulação para a densidade espectral de ruído (Ec/No) de um CPICH etc., são usados como qualidade recebida.
NS 19 | Alternativamente, uma situação também pode ser chamada um furo de cobertura onde um terminal de rádio não pode selecionar uma célula na qual O terminal de rádio é
” permitido ser atendido para receber um serviço normal, isto é, O terminal de rádio não pode detectar uma célula ? na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para receber um serviço normal com O qual o terminal de rádio . é capaz de adquirir informação de sistema transmitida.
A informação na segunda célula pode ser, por exemplo: : - resultados de medição da segunda célula (qualidade recebida, identificador de célula, informação de restrição de acesso, ou similares), - informação indicando a presença ou ausência da segunda célula (se à segunda célula está Ou não presente nã vizinhança), - informação indicando um tipo da segunda célula (se uma célula para à qual “somente um serviço limitado é possível, se atendendo (conexão) é exceção), - informação que embora a qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente (sinal de referência) seja maior OU igual a um valor pré-definido, e/ou informação de sistema pode Ser adquirida, à célula em questão é uma segunda célula, - presença OU ausência de uma célula na qual à qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente (sinal i de referência) é maior ou igual a UM valor pré-definido, mas informação de sistema não pode ser adquirida, - informação indicando se uma célula, na qual à qual idade . recebida de um sinal piloto de ligação descendente (sinal de referência) é máxima (mais alta), é uma primeira º célula ou uma segunda célula.
Deve ser notado quê a informação de restrição de acesso pode incluir informação de membro (Identidade cse (1D)) em uma célula fechada (célula de Grupo de Assinantes Fechado (CSG)) na qual terminais de rádio (membros) | permitidos de serem atendidos para receber um serviço Lo LEE Inaidos, que é um de O modelo de serviço
— | - 20 de uma célula Femto (ou pode ser chamada célula Doméstica), informação sobre exceção de acesso (Exceção de Classe de Acesso (AC)) e assim por diante. * Na determinação quanto à presença ou ausência da segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser É atendido para receber um serviço normal, oO seguinte pode ser usado: - ' 7 um método para reconhecer antecipadamente que atendimento não é permitido para receber -um serviço normal para uma célula específica na vizinhança, e determinar se a qualidade recebida de um sinal de ligação descendente da célula em questão é ou não maior ou igual a um valor pré-definido (por exemplo, maior ou igual a um nível requerido para executar serviço básico), - um método para reconhecer antecipadamente que atendimento não é permitido para receber um serviço normal para uma célula específica em uma vizinhança, e determinar se informação de sistema transmitida na célula pode ou não ser adquirida, - um método para detectar um identificador (por exemplo ID de Célula Física: PCI/Código de Mistura Primário: PSC) de uma célula da vizinhança, reconhecendo a partir do identificador se atendimento é ou não permitido para receber um serviço normal, e determinar se informação de sistema transmitida na célula em questão pode ou não ser adquirida, - um método para adquirir informação de sistema transmitida em uma célula da vizinhança e determinar, + baseado na informação de sistema se atendimento é ou não permitido para receber um serviço normal. . Entretanto, a presente invenção não está, obviamente, limitada aos métodos listados acima.
Na presente especificação, uma célula/estação base de rádio pela qual um certo terminal de rádio (EU) é permitido se atendido (conectado a), isto é, é permitido estabelecer uma ligação de rádio, para receber (executar) | um serviço pré-determinado, por exemplo um serviço normal, é chamada uma “célula/estação base de rádio permitida”. Reciprocamente, uma célula/estação base de rádio pela qual um certo terminal de rádio (EU) não é 1, permitido ser atendido (conectado a) para receber um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, 7 isto é, uma célula/estação base de rádio com a qual um terminal de rádio (EU) é permitido estabelecer uma ligação de rádio somente para receber um serviço " limitado, e/ou uma célula/estação base de rádio com a qual um terminal de rádio (EU) não é permitido estabelecer uma ligação de rádio, é chamada uma “célula/estação base de rádio não permitida”. A célula permitida corresponde à primeira célula como descrito acima, e a célula não permitida corresponde à segunda célula.
Deve ser notado que quanto a quando um terminal de rádio (EU) determina um furo de cobertura, por exemplo, existe um método para determinar um furo de cobertura quando uma célula permitida não pode ser selecionada em um período de tempo pré-definido (informação de sistema transmitida não pode ser adquirida, ou a qualidade recebida é menor que um valor pré-definido). Aqui, o período de tempo pré- definido pode ser: - durante um estado “acampado normalmente”, - durante um estado “seleção de qualquer célula”, - durante um estado “acampado em qualquer célula”, ou similares.
Aqui, as operações normais de um terminal de rádio (EU) " em um sistema especificado em 3GPP incluem: estar em um estado “acampado normalmente” enquanto uma 7 “Célula adequada” é selecionada, e depois disto fazer a transição para um estado “seleção de qualquer célula” em um caso onde uma “célula adequada” não pode (não pode mais) ser selecionada (detectada), e fazer a transição para um estado “acampado em qualquer célula” em um caso onde uma “célula aceitável” pode ser selecionada (detectada).
Na presente especificação, como um exemplo, em um caso onde uma célula permitida não pode ser selecionada durante um estado “acampado normalmente” (isto é, antes " de fazer a transição para um estado “seleção de qualquer célula”), uma determinação de um furo de cobertura é ] feita.
Entretanto, na presente invenção, a determinação de furo de cobertura não está, obviamente, limitada a isto em particular. = - Em . adição, na descrição das configurações abaixo, basicamente, como a primeira condição na seleção Ou detecção da primeira célula, é assumido que um furo de cobertura seja detectado e que a qualidade recebida de uma célula atendendo não satisfaça um critério de seleção de célula, e à operação do terminal de rádio (EU) quando estes problemas são detectados, é descrita, mas as configurações também são possíveis para a operação em um estágio antes da detecção do furo de cobertura, por exemplo, durante o período de tempo pré-definido.
Os objetivos de um modo ocioso podem incluir RRC IDLE em 3GPP LTE (Evolução de Longo Prazo), e UTRAN IDLE, CELL PCH, URA PCH em 3GPP UMTS (Sistema de Telecomunicação Móvel Universal). Deve ser notado que, abaixo, uma descrição com relação a MDT Registrada foca em RRC IDLE em LTE e UTRAN IDLE em UMTS, mas a presente invenção pode ser, obviamente, aplicada também à CELL PCH e URA PCH.
Na operação de um terminal de rádio (EU) quando ele detecta um furo de cobertura, na presente invenção, . especificamente, existem duas opções como segue.
Deve Ser notado que, como descrito acima, a presente invenção 7 também pode ser aplicada à um estágio antes da detecção do furo de cobertura, por exemplo, como uma operação durante o período de tempo pré-definido descrito acima. <opção 1> Em um caso onde existe uma célula não permitida em uma vizinhança pela qual um terminal de rádio não é permitido receber um serviço pré-determinado, por exemplo um serviço normal, o terminal de rádio executa a medição da célula não permitida com relação ao serviço pré- determinado, e registra o resultado da medição.
Deve ser ' notado que o registro do resultado de medição pode ser executado para somente um caso onde a qualidade recebida ' de um sinal piloto de ligação descendente é maior ou igual a um valor pré-definido.
Adicionalmente o registro pode ser executado também como “OOS” (Fora de Serviço) (fora de alcance de.operação). Por outro. lado, em um caso... onde existe uma célula não permitida com relação ao serviço pré-determinado na vizinhança, nada em particular é registrado, ou “OOS” é registrado.
Deve ser notado que ao invés de “OOS” é possível ter informação indicando um furo de cobertura, fora de cobertura, fora de serviço ou similares, tal como “Fora de Cobertura: OOC” etc., e não está, obviamente, limitado a isto.
Aqui, um resultado de medição de uma célula não permitida com relação a um serviço pré-determinado, ou “oos” ou similar, é correspondente à informação na segunda célula descrita acima. <Opção 2> Informação de vizinha (correspondente a informação sobre a segunda célula descrita acima) de uma célula não permitida na qual um terminal de rádio não é permitido receber um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, é registrada.
Adicionalmente “OOS“” (fora de alcance de operação) também pode ser registrado.
As seguintes são citadas como informação de vizinha. o (A) Presença ou ausência de uma célula não permitida com relação a um serviço pré-determinado.
Em um caso onde uma 7 célula não permitida com relação a um serviço pré- determinado está presente, informação da célula (PCI/PSC, e/ou ECGI (Identificador Global de Célula E-UTRAN)/CGI também é incluída. (B) Presença ou ausência de uma célula na qual a potência recebida (RSRP/RSCP) de um sinal piloto de ligação descendente é maior ou igual a um valor pré-definido pré- | determinado, mas não é possível adquirir informação de transmissão da célula.
Em um caso onde a célula correspondente está presente, informação da célula " ' (RSRP/RSCP, PCI/PSC, ECGI/CGI, e similares) é incluída. (C) Informação quanto a se uma célula para a qual a 7 qualidade recebida (RSRQ/Ec/No) de um sinal piloto de ligação descendente é máxima (mais alta), é ou não uma célula permitida com relação a um serviço pré-determinado e : (ou é correspondente a uma célula atendendo imediatamente precedente ou uma célula vizinha em uma lista de células da vizinhança (NCL)), ou, reciprocamente, se uma célula para a qual a qualidade recebida (RSRQ/Ec/No) de um sinal piloto de ligação descendente é máxima, é Ou não uma célula permitida.
Deve ser notado que (A) está relacionada com a presença ou ausência de uma célula não permitida com relação a um serviço pré-determinado, (B) está relacionada com a presença ou ausência de uma célula para a qual não está claro se a célula é uma célula permitida ou uma célula não permitida, com relação a um serviço pré-determinado, mas a célula satisfaz uma condição pré-definida, e (C) se relaciona com informação sobre a presença de uma célula não permitida com relação à um serviço pré-determinado.
Informação da vizinhança da mesma pode incluir informação sobre uma célula permitida com relação a um serviço pré- determinado, e pode ser dita a ser uma informação de vizinha sobre uma célula não permitida com relação a um o serviço pré-determinado que o terminal de rádio não é : permitido receber (executar) o serviço pré-determinado.
Aqui, por exemplo, em uma Rede Heterogênea (HetNet) na í qual uma estação base macro (macro (e)NB) que gerencia uma célula macro e uma estação base femto (ou uma H(e)NB: (e)NóB Doméstico) que gerencia uma célula CSG estão presentes, um caso é assumido onde uma célula na qual um certo terminal de rádio é permitido ser atendido é uma célula macro, e uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido é uma célula CSG.
Em um lado de rede de rádio, em um caso onde informação indicando a presença de uma célula não permitida com relação a um serviço pré-determinado é relatada (junto ' com “OOS”) a partir de um terminal de rádio, é determinado que a causa para um furo de cobertura não é 7 um problema de cobertura entre células nas quais o terminal de rádio é permitido ser atendido (por exemplo, entre células macro), mas devido à interferência excessiva por uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido (por exemplo, uma célula CSG ou similar). Neste caso, a técnica para evitar interferência entre células macro e células CSG (ajuste de um parâmetro de rádio) é aplicada.
Ou, definir a célula CSG em questão para uma célula aberta ou uma célula híbrida pode ser considerado.
Em um caso onde a informação, que indica a presença de uma célula não permitida com relação a um serviço pré- determinado, não é relatada, é determinado que existe um problema de cobertura entre as células macro, e a otimização de cobertura das células macro é aplicada.
Com relação à otimização de cobertura das células macro, qualquer otimização bem conhecida pode ser usada (por exemplo, aumentar ou diminuir a potência de transmissão de um sinal piloto para uma célula macro específica, Ou expandir ou encolher a cobertura ajustando um ângulo de inclinação de antena). Como um outro exemplo, um cáso é assumido onde uma célula macro na qual um certo terminal de rádio não é permitido * se atendido, e uma célula macro não permitida que barra ' acesso para o terminal de rádio (para uma Classe de 7 Acesso (AC) à qual ele pertence) são vizinhas.
No lado da rede de rádio, em um caso onde informação indicando a presença de uma célula não permitida é relatada (junto com “OOS”) a partir de um terminal de rádio, é determinado que a causa para um furo de cobertura é devida a interferência excessiva entre uma célula permitida do terminal de rádio e uma célula não
| permitida.
Neste caso, tecnologia para evitar interferência entre a célula macro permitida e a célula macro não permitida é aplicada (ajuste de parâmetro de " rádio), ou barrar acesso na célula não permitida em questão é eliminado (cancelado), e atendimento é 7 permitido para executar um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, para o terminal de rádio em questão.
Em um caso onde informação que indica à presença de uma célula não permitida não é relatada, é determinado que existe um problema de cobertura entre as células macro permitidas, e otimização de cobertura das células macro é aplicada.
Com relação à otimização de cobertura das células macro, qualquer otimização bem conhecida pode ser usada (por exemplo, aumentar ou diminuir a potência de transmissão de um sinal piloto ou similar para uma célula macro específica, ou expandir ou encolher a cobertura ajustando um ângulo de inclinação de antena). Deve ser notado que na presente configuração exemplar, uma descrição foi proporcionada onde atendimento não é permitido com relação a um serviço pré-determinado, mas a presente invenção também pode ser aplicada a um caso onde atendimento não é permitido com relação a uma totalidade de serviço. <Primeira Configuração Exemplar> A figura 1 é um diagrama ilustrando uma configuração em blocos de um terminal de rádio (EU), uma estação base/estação de controle de estação base, e um servidor 7 de OAM (Administração e Manutenção de Operação) /SON (Rede Auto-organizada), em uma configuração exemplar da 7 presente invenção.
O terminal de rádio 10 inclui uma unidade de aquisição de instrução de medição 11 que adquire uma instrução de medição (mensagem de configuração de MDT Registrada) transmitida através de um rádio a partir da estação base 20, uma unidade de execução de medição 12 que recebe uma instrução de medição a partir da unidade de aquisição de instrução de
O medição 11 e mede a qualidade recebida ou similar de um o sinal de ligação descendente, e uma unidade de relato de resultado de medição 13 que relata um resultado de " medição através de um rádio para a estação base 20. O terminal de rádio 10 inclui uma unidade de rádio e uma 7 unidade de banda base ambas não mostradas nos desenhos, e inclui uma unidade de detecção de célula 14 que, em ' adição à pesquisa inicial de célula quando um suprimento de energia é LIGADO, executa pesquisa por uma célula ' 10 apropriada tal como uma célula que tenha boa qualidade recebida para um terminal de rádio, baseado em um sinal de sincronização, durante a comunicação, durante prontidão, ou em momentos de recepção intermitente, e uma unidade de controle 15 que, como um circuito de controle, executa controle de ligação de rádio tal como o estabelecimento de uma conexão de ligação de rádio, manutenção de conexão, liberação da conexão de ligação de rádio e similares, e em adição, executa o gerenciamento de modo ocioso/modo ativo, e controle de respéctivas partes.
A estação base 20 inciui uma unidade de instrução de medição 21 que proporciona uma instrução de medição para o terminal de rádio 10, uma unidade de aquisição de | resultado de medição 22 que adquire um resultado de | 25 medição a partir do terminal de rádio 10 que recebeu uma instrução de medição a partir da unidade de instrução de medição 21, uma unidade de relato de resultado de medição 23 que relata um resultado de medição para o servidor 7 OAM/SON 30, e uma unidade de mudança de configuração de parâmetro de rádio 24 que executa a mudança de Í configuração de parâmetros de rádio (ângulo de inclinação de antena de transmissão, potência de transmissão, OU similares) da estação base 20.
O servidor OAM/SON 30 inclui uma unidade de aquisição de resultado de medição 31 que adquire um resultado de medição a partir da unidade de relato de resultado de medição 23 da estação base 20, e uma unidade de instrução de configuração de parâmetro de rádio 32. A unidade de instrução de configuração de parâmetro de rádio 32 proporciona uma instrução de configuração de parâmetro de 7 rádio para a estação base 20. Deve ser notado que o servidor OAM/SON 30 proporciona uma instrução para 7 configuração de parâmetro de rádio para a estação base 20, mas uma configuração também é possível na qual a estação base decide parâmetros de rádio, e notifica os : ' parâmétros de rádio decididos para uma outra estação : base.
A figura 2 é um diagrama ilustrando um arranjo da unidade de execução de medição 12 da figura 1. Referindo-se à figura 2, a unidade de execução de medição 12 incluí uma unidade de determinação de execução de medição 121, uma unidade de detecção de problema de cobertura 122, uma unidade de medição 123, e uma unidade de retenção de resultado de medição (unidade de armazenagem) 124. A unidade de determinação de execução de medição 121 recebe uma instrução a partir da unidade de aquisição de instrução de medição 11, e instrui a unidade de medição 123 para executar medição periodicamente de acordo com um timer embutido não mostrado nos desenhos.
Como um resultado da medição pela unidade de medição 123, em um caso onde a qualidade recebida de uma célula atendendo então se deteriora para abaixo de um valor pré-definido pré-determinado, e uma determinação de uma detecção de furo de cobertura é feita pela unidade de detecção de problema de cobertura 122, como descrito abaixo em vários 7 exemplos, a unidade de determinação de execução de medição 121 instrui a unidade de medição 123 para 7 executar uma operação de medição pré-determinada (por exemplo, a medição de uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, na vizinhança, a aquisição de informação sobre a célula; ou similar) em resposta à detecção do furo de cobertura.
A unidade de medição 123 armazena a o 29 informação do resultado de medição ou “OOS”, informação da vizinhança Ou similar, na unidade de retenção de resultado de medição 124. Ao passar de um modo ocioso (em * LTE, RRC IDLE) para um modo ativo (em LTE, RRC CONNECTED), a unidade de relato de resultado de 7 medição 13 notifica uma (E-)UTRAN que um resultado de medição de uma MDT Registrada está disponível, e relata um registro (resultado de medição) armazenado na unidade de retenção de resultado de medição 123 em resposta à uma pesquisa de registro (recuperação de registro a partir da (E-) UTRAN. A figura 3 é um diagrama ilustrando um procedimento (operações sequenciais de um sistema global da primeira configuração exemplar da presente invenção. Na presente configuração exemplar, “um terminal de rádio detecta uma situação na qual a seleção de uma primeira célula não é possível” é usada como uma “primeira condição” como descrito acima. Deve ser notado que “eNB/RNC” representa um nó de rede eNóB em E-UTRAN, ou um nó de rede NÓóB + RNC em UTRAN. O terminal de rádio executa a medição e registro com um intervalo (período) indicado por eNB/RNC, durante um modo ocioso, e similarmente continua a medição e registro durante um período de tempo notificado por eNB/RNC.
Ma 25 Um eNB/RNC de uma célula na qual um terminal de rádio (EU) é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal (denominado “célula permitida”), instrui um terminal de s rádio (EU) em um modo ativo para executar uma MDT Registrada em um modo ocioso (Configuração de MDT 7 Ocioso), e faz um pedido para o terminal de rádio (EU) adquirir informação sobre uma célula na vizinhança, pela qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber um serviço normal (denominada também como “célula não permitida”) (pedido de informação de célula não permitida), quando o terminal de rádio detecta um furo de cobertura (S0: configuração de MDT Ocioso +
-,,Ô) % 22 0 r a/ 5 - 2x p OPA“ /2/4 Qu 5: a 0 an "o Pnuº . ij2qoe“"[ a ? MM MM 30 pedido de informação de célula não permitida em furo de cobertura). Isto é, a unidade de instrução de medição 21 da estação base 20 na figura 3 solicita que o terminal de ' rádio (EU) em uma mensagem de configuração transmitida para o mesmo execute uma MDT Registrada e adquira 7 informação sobre uma célula não permitida, quando um furo de cobertura for detectado. Aqui, os exemplos seguintes podem ser citados como —. informação incluída em uma instrução de execução de MDT Registrada (Configuração de MDT Ocioso). - alvo de medição e registro (objetivo de medição), - evento que dispara a execução de medição e registro (Disparo de eventos de registro) (indica um período em caso de medição e manutenção periódicas), - período de tempo válido de medição e registro (duração total do registro), - tempo absoluto de registro em lado de rede (marca de tempo absoluto de rede), e - área válida de medição e registro (área de medição).
O terminal de rádio (EU) 10 em um modo ativo recebe um pedido para execução de uma MDT Registrada e aquisição de informação sobre uma célula não permitida em um furo de cobertura a partir da unidade de aquisição de instrução de medição 11.
Ao passar para um modo ocioso, a unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio (EU) controla a medição e registro de acordo com uma instrução dada pela unidade de aquisição de instrução de medição 11 (Sl). Por exemplo, a ' unidade de execução de medição 12 instrui a unidade de medição 123 para executar medição, quando o momento de 7 medição chegar, de acordo com uma ocorrência de tempo esgotado de um timer (não mostrado nos desenhos) para medir um período de tempo pré-definido embutido na unidade de determinação de execução de medição 121.
Especificamente, a unidade de medição 123 mede, com um período pré-definido, a qualidade recebida de um sinal de ligação descendente de uma célula atendendo na qual o terminal de rádio acampa e na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, e ' registra um resultado de medição, informação de tempo (marca de tempo relativo) e localização.
ç Quanto à informação de localização registrada junto com o resultado de medição pelo terminal de rádio (EU), em caso de retenção de informação de localização válida por um Rn GNSS (Sistema de Satélite de Navegação Global) tal como GPS (Sistema de Posicionamento Global), o terminal de rádio (EU) registra a informação de localização GNSS; caso contrário, registra um resultado de medição (RSRP/CPICH RSCP + PCI/PSC) de uma célula vizinha chamada uma “impressão digital RF” ao invés da informação de localização GNSS. Deve ser notado que a medição de uma célula vizinha é uma opção, e é executada pelo terminal de rádio (EU) à medida do necessário. Não existe necessidade que o terminal de rádio (EU) execute a medição de uma célula vizinha só para uma MDT Registrada.
Uma célula vizinha que é um alvo para medição não é somente uma célula permitida na qual um terminal de rádio é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço normal, mas também pode incluir uma célula para a qual não está claro se ela é uma célula permitida ou não.
Por outro lado, medição não é executada normalmente para uma célula já reconhecida como uma célula pela qual o terminal de rádio (EU) não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço normal.
A seguir, é assumido que o terminal de rádio (EU) detecte um furo de cobertura como um resultado de medição da í qualidade recebida (S2: detecção de furo de cobertura) Um furo de cobertura corresponde a uma situação (localização), na qual a qualidade recebida de todas as células permitidas é menor que um limite pré-definido, e/ou uma situação (localização) na qual uma célula permitida onde informação de sistema transmitida é capaz de ser adquirida não pode ser detectada. Quando a unidade de detecção de problema de cobertura 122 da unidade de execução de medição 12 detecta um furo de cobertura, a unidade de detecção de problema de cobertura 122 instrui " a unidade de medição 123 para determinar se uma célula não permitida na qual o terminal de rádio não é permitido “ ser atendido está ou não presente na vizinhança. A unidade de medição 123 instrui uma unidade de detecção de célula 13 para detectar uma célula correspondente e faz — uma determinação baseado no resultado de detecção. Deve ser notado que ao determinar se uma célula não permitida está ou não presente, uma determinação é feita baseado em se informação de sistema transmitida da correspondente célula pode ou não ser adquirida. Por outro lado, em um caso onde o terminal de rádio (EU) já reconhece que a célula em questão é uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, a determinação pode ser feita baseado em se a qualidade recebida é ou não maior ou igual a um valor pré-definido. Em um caso de um exemplo da figura 3, é assumido que uma célula não permitida na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido é detectada (S3: detecção de célula não permitida). A célula não permitida, por exemplo, pode ser uma célula de lista negra gerenciada por um eNB/RNC, ou uma célula CSG gerenciada por um H(e)NÓóB.
O terminal de rádio (EU) registra informação sobre a célula não permitida (PCI/PSC, ECGI/CGI, CSG ID, Ou similar) (S4: Registro de informação sobre célula não - permitida). Deve ser notado que itens descritos como a opção 1 e opção 2 acima, tal como um identificador de " célula (PCI/PSC, ECGI/CGI, CSG ID, etc.), a qualidade recebida da célula correspondente (RSRP/RSCP, RSRQ/Ec/No, etc.) e similares são usados como informação de célula não permitida. Adicionalmente, neste instante, o terminal de rádio (EU) pode registrar “OOS” como informação relacionada com a existência de um furo de cobertura. Isto é, na unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio (EU), a unidade de medição 123 armazena informação de uma célula não permitida na unidade de retenção de resultado de medição 124. ] Quando um terminal de rádio (EU) em um modo ocioso sai de um furo de cobertura, a unidade de detecção de célula 14 r do terminal de rádio (EU) detecta uma célula adequada, isto é, uma célula permitida (S5: Encontrar célula adequada). " É assumido que em um certo instante, ocorra um disparo que faz o terminal de rádio (EU) ir para um modo ativo.
Neste momento, no terminal de rádio (EU), uma unidade de controle de ligação de rádio da unidade de controle 15 estabelece uma ligação de rádio com uma estação base de uma célula permitida (Preparação de Conexão RRC). Em um caso onde o terminal de rádio (EU) retém um registro adquirido em uma MDT Registrada, o terminal de rádio (EU) proporciona a notificação de retenção do registro (disponibilidade de registro) para o eNB/RNC em um ponto no tempo (Preparação de Conexão RRC Completa) quando o terminal de rádio (EU) vai para um moto ativo.
O eNB/RNC, responsivo a esta notificação, recupera o registro (S6: recuperação de registro). O terminal de rádio (EU) transmite o registro retido “resultado de medição = informação da célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido quando um furo de cobertura é detectado” para uma estação base de uma célula atendendo.
A unidade de aquisição de resultado de medição 22 da estação base da célula atendendo recebe um relatório do . registro retido a partir do terminal de rádio (EU), e à unidade de relato de resultado de medição 23 transmite a 7 informação de registro relatada para um OAM.
A unidade de aquisição de medição 31 do OAM detecta a partir da informação de registro recebida que o furo de cobertura é devido à forte interferência a partir de uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido (S7: detectar problema de furo de cobertura devido a forte interferência).
A unidade de instrução de configuração de parâmetro 32 do OAM solicita que um eNB/RNC, que é considerado a principalmente gerenciar a área de furo de cobertura, por M exemplo, execute a evasão de interferência entre células alvos (SB: pedido para executar coordenação de . interferência). No eNB/RNC solicitado a executar a evasão de interferência, a unidade de mudança de configuração de — parâmetro de rádio 24 executa uma solução para evasão de interferência intercelular (processo de alívio de interferência) tal como controle de ângulo de inclinação de antena, potência de transmissão ou similar (SO: coordenação de interferência intercelular). Deve ser notado que na figura 3, tanto células alvejadas por gerenciamento de eNB/RNCS podem executar a solução para evasão de interferência intercelular, ou somente eNB/RNC | que recebe o pedido a partir do OAM pode executar a solução. <Exemplo modificado da primeira configuração exemplar> A figura 4 é um diagrama ilustrando um outro procedimento do sistema global em um exemplo modificado da primeira configuração exemplar da presente invenção.
Aqui, como à “primeira condição”, “a qualidade recebida de uma célula | atendendo, pela qual um terminal de rádio é atendido, não mais satisfaz um critério de seleção de célula” é usada.
O que é diferente da primeira configuração exemplar na figura 3 é o ponto que, na figura 4, após detecção de furo de cobertura, informação sobre uma célula na qual o . terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado, por ” exemplo um serviço normal, é registrada.
No exemplo modificado da figura 4, após a qualidade recebida da célula atendendo não satisfazer uma condição pré-definida (critério de seleção de célula) como uma célula que é adequada para acampar (S10: detecção de degradação de célula atendendo), registros de medição e resultado de medição (81-2 ...) são continuados até que uma
À determinação que um furo de cobertura é detectado seja feita (S2: detecção de furo de cobertura), e também uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser ' atendido para receber (executar) um serviço pré- determinado, por exemplo um serviço normal, é detectada * (83: detecção de célula não permitida), e informação da ! célula não permitida é registrada (S4: informação de | registro sobre célula não atendida). Após registrar a — : informação na célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido (S4), medição e registro são suspensas até após o furo de cobertura ser determinado | (S2), uma célula apropriada ser novamente detectada (S5: descobrir célula adequada). É notado que os procedimentos S8 a S9 são iguais aos da figura 3. Qualquer método bem conhecido pode ser usado para à detecção de uma célula pelo terminal de rádio (EU) em um modo ocioso.
Os métodos pelos quais o terminal de rádio (EU) relata um resultado de medição incluem: - um método executado por medição, - um método executado em um período outro que um período de medição, - um método executado quando instruído a partir de uma rede de rádio, e similares.
Em um evento de medição disparada, a rede de rádio notifica um terminal de rádio antecipadamente de uma condição que se torna um disparo para à medição, e o terminal de rádio executa a medição quando a condição é satisfeita.
As condições de disparo podem ser, por " exemplo: - falha de canal de transmissão, r - falha de canal de localização, - à qualidade recebida da célula atendendo se torna pior que o limite, - falha de acesso randômico, - falha de ligação de rádio e similares (veja a Literatura Não Patente 1, 6 medições EU). Deve ser notado que um canal de transmissão (BCH) e um
SS 36 canal de localização (PCH) são canais comuns nos quais as estações bases transmitem usando recursos de rádio comuns para todos os terminais de rádio dentro de uma célula, e . são usados para a transmissão de informação de controle e fazer chamadas.
Os métodos para relatar um resultado de " medição a partir de um terminal de rádio de acordo com um disparo por evento incluem: - um método executado por medição, - um método executado quando instruído a partir da rede de rádio.
O modo ativo indica RRC CONNECTED (Controle de Recurso de Rádio Conectado) em LTE, e CELL DCH em UMTS.
CELL DCH é um estado RRC onde um canal físico dedicado é alocado para o terminal de rádio (EU) em ligação ascendente e ligação descendente, e o terminal de rádio (EU) e a estação base são conectados por canais individuais para executar transmissão e recepção.
Em MDT Registrada, os seguintes são incluídos em conteúdos medidos pelo terminal de rádio (EU) em um modo ocioso: - qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente em uma célula atendendo, - qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente em uma célula vizinha, e similares.
Isto é, o terminal de rádio (EU) mede à qualidade recebida de um sinal de referência de ligação descendente (sinal piloto) a partir de uma estação base da célula mencionada acima.
Deve ser notado que em LTE, RSRP - (Potência Recebida de Sinal de Referência) ou RSRQ (Qualidade Recebida de Sinal de Referência) é usada como 7 qualidade recebida.
Por outro lado, em UMTS, CPICH RSCP (Potência de Código de Sinal Recebido de Canal Piloto Comum) ou Ec/No (Razão de energia por bit de modulação para a densidade espectral de ruído) é usada.
Em MDT Registrada, os seguintes são incluídos nos conteúdos relatados pelo terminal de rádio (EU) para o lado de rede de rádio:
eo | 2 37 ' - qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente em uma célula atendendo, - identificador de uma célula atendendo (CGI/ECGI: ' Identificador Global de Célula/Identificador Global de Célula E-UTRAN), * - qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente em uma célula vizinha, ' - identificador de uma célula vizinha (PSC/PCI: Código de Mistura Primário/Identificador de Célula Física), - tempo de medição (tempo relativo à partir de tempo absoluto ' quando o terminal de rádio (EU) recebe uma instrução de medição), - informação de localização (informação de localização de GNSS (Sistema de Satélite de Navegação Global) válida retida no momento de medição, ou impressão digital RF (Frequência de Rádio)), e similares.
Em um caso onde o tempo de medição no terminal de rádio está dentro de um tempo pré-definido pré-determinado a partir do instante de aquisição da informação de localização GNSS no terminal de rádio, o terminal de rádio determina que a informação de localização GNSS é válida. Em um caso onde o terminal de rádio (EU) não retém informação de localização GNSS válida, ao invés da informação de localização GNSS, como informação de localização, um relatório é feito de: uma impressão digital RF (PCI/PSC + RSRP/CPICH RSCP: informação de identificação de célula física de uma célula vizinha + qualidade recebida de um sinal piloto de . ligação descendente de uma célula vizinha). A informação de identificação de célula física de uma . célula vizinha inclui um identificador de célula física (PCI) de uma célula vizinha adquirida pelo terminal de rádio (EU), ou um código de mistura primário (PSC) para distinguir cada célula. A qualidade recebida do sinal piloto de ligação descendente de uma célula vizinha é RSRP/CPICH RSCP. <Segunda configuração exemplar>
- 2. o 38 A figura 5 é um diagrama de fluxo descrevendo a operação da medição de MDT Registrada de um terminal de rádio (EU) de uma segunda configuração exemplar da presente ' invenção.
Na presente configuração exemplar, quando um furo de cobertura é detectado, em caso de detectar uma ? célula não permitida na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado de uma célula CSG não membro na vizinhança, por exemplo um serviço normal, o terminal de rádio (EU) mede à qualidade recebida da CSG não membro e executa registro.
O terminal de rádio (EU) em um modo ativo recebe uma mensagem de configuração de uma MDT Registrada a partir de um eNB/RNC (Configuração de MDT Ocioso), e executa a configuração da MDT Registrada (etapa S101). Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso (S na etapa S102), uma MDT Registrada é iniciada (etapa 8103). O terminal de rádio (EU) mede a qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente de uma célula atendendo.
Adicionalmente, o terminal de rádio (EU) mede à qualidade recebida de um sinal piloto de ligação descendente de uma célula vizinha, como necessário.
Com um resultado de medir a qualidade recebida da célula atendendo, em um caso onde a qualidade recebida da célula atendendo se torna pior que um limite (etapa S104, ramal S), o terminal de rádio (EU) executa uma pesquisa de célula vizinha quanto à se existe ou não uma célula mais adequada para acampar, na vizinhança (etapa S105). . Como um resultado da pesquisa de célula vizinha, quando uma célula adequada está presente (S na etapa S105=6), 7 uma resseleção de uma célula atendendo (resseleção de célula) é executada (etapa S107). Depois disso, no momento de medição na MDT Registrada (S na etapa S108), o terminal de rádio (EU) executa a medição da célula atendendo e registra um resultado de medição (S109). Neste instante, a medição de uma célula vizinha pode ser executada à medida do necessário, e um resultado de
NA ' i 39 medição pode ser registrado.
Deve ser notado que junto com o resultado de medição, informação do momento e informação de localização são registradas.
Em um caso * onde informação de localização GNSS válida está retida, a informação de localização GNSS é registrada como : informação de localização, e em um caso onde a informação de localização GNSS não está retida, uma impressão digital RF é registrada.
A seguir, quando o terminal de rádio (EU) vai de um modo ocioso para um modo ativo (S na etapa S110), o terminal de rádio (EU) para a medição de MDT Registrada, e relata um registro que o terminal de rádio (EU) retém, de acordo com uma instrução a partir da rede de rádio.
Por outro lado, em um caso onde o terminal de rádio (EU) continua no modo ocioso (N na etapa S110), o controle retorna para a etapa S104. Como um resultado da pesquisa de célula vizinha na etapa S105, em um caso onde o terminal de rádio (EU) não pode detectar uma célula adequada em um período de tempo pré- definido (N na etapa S106), um furo de cobertura é detectado (etapa S111). Aqui, como o período de tempo pré-definido, uma duração na qual o terminal de rádio (EU) está em um estado “acampado normalmente” pode ser considerado.
Entretanto, não existe limitação para isto, e um estado “seleção de qualquer célula” ou um estado de “acampado em qualquer célula” também é possível.
A seguir, o terminal de rádio (EU) determina se o tempo de medição chegou ou não (etapa S112); se não tempo de . medição (N na etapa Sl112), a etapa se move para a etapa 8105, mas se o tempo de medição (S na etapa S112), “OOS” 7 (fora de alcance de operação) é registrado, como uma opção (etapa S113). Então, o terminal de rádio (EU) tenta detectar uma célula para determinar se uma célula não permitida está ou não presente na vizinhança (S114). Se uma célula não permitida é detectada (S na etapa S114), medição e registro da célula não permitida são executadas (etapa 115). Uma pesquisa de célula vizinha é então executada novamente para descobrir se existe uma célula adequada na vizinhança ou não (etapa 105). A figura 6 é um diagrama ilustrando uma sequência do * sistema na segunda configuração exemplar da presente invenção. Referindo-se à figura 6, um eNB/RNC de uma Í célula macro solicita para o terminal de rádio (EU) em um modo ativo, uma configuração de MDT Registrada em um modo ocioso (configuração de MDT Ocioso), e para medição e registro da célula CSG em questão (configuração de medição e registro CH ) em um caso onde quando um furo de cobertura é detectado, existe uma célula CSG não membro na vizinhança (S11: configuração de MDT Ocioso + configuração de medição e registro CH). Em um caso onde quando um furo de cobertura (CH) é detectado, existe uma célula CSG não membro na vizinhança do terminal de rádio (EU), O pedido mencionado acima instrui à medição e registro da mesma.
Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso, o terminal de rádio (EU) executa periodicamente a medição e registro de uma célula macro que é uma célula | atendendo, em instantes pré-definidos (S12-1, S12-2, | ...). O terminal de rádio (EU) também pode executar medição e registro à medida do necessário para células vizinhas.
Ao detectar a degradação da qualidade recebida da célula atendendo, (S13: detecção de degradação de célula atendendo), o terminal de rádio (EU) tenta executar detecção de célula com relação a se existe ou não uma . célula mais adequada na vizinhança. A figura 6 ilustra um caso onde o terminal de rádio (EU) á detecta uma célula CSG (não membro) (uma estação base é HeNB/HNB) (Sl4: detecção de célula CSG (não membro)). O terminal de rádio (EU) detecta que a qualidade da célula macro atendendo se degradou, e detecta que existe uma célula CSG com boa qualidade na vizinhança. Entretanto, uma vez que esta é uma célula na qual o terminal de rádio (EU) não é permitido ser atendido, o terminal de rádio
(EU) não executa resseleção de célula, e confirma se existe ou não uma outra célula adequada.
Depois disso, o terminal de rádio (EU) detecta um furo de . cobertura (CH) (S15). Neste instante, o terminal de rádio (EU) pode registrar “OOS” como informação indicando que o , furo de cobertura foi detectado.
Após detectar o furo de cobertura (CH), se uma célula não permitida tal como uma célula CSG não membro estiver presente na vizinhança, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro da célula não permitida em questão (S16). Existem métodos de determinação tais como: se a célula não permitida está ou não presente, se a qualidade recebida da célula correspondente é ou não maior ou igual a um valor pré-definido necessário para executar serviço básico, ou se informação de sistema transmitida a partir da célula correspondente pode ou não ser adquirida.
Depois disso, o terminal de rádio (EU) detecta uma célula adequada (célula macro) (S17: Encontrar célula adequada). O terminal de rádio (EU) novamente executa medição e registro da célula macro em questão em tempo de medição pré-definido (S18). Em um caso onde o terminal de rádio (EU) estabelece uma ligação de rádio com eNB/RNC da célula macro e vai para um modo ativo, o terminal de rádio (EU) notifica a disponibilidade de registro para o eNB/RNC, e relata o registro para o eNB/RNC, de acordo com uma instrução pelo eNB/RNC para recuperar o registro (S19). A figura 7 é um diagrama ilustrando um exemplo de um , registro da segunda configuração exemplar da presente invenção.
A figura 7A ilustra um exemplo de informação de 7 registro de uma MDT Registrada no respectivo tempo de medição da figura 7B (note que LTE é assumido no presente exemplo). O terminal de rádio (EU) executa periodicamente medição e registro em um modo ocioso.
Deve ser notado que uma célula de ECGI$200/PCI$20 é uma célula CSG não membro para este terminal de rádio (EU), e não é permitida.
Na presente configuração exemplar, é assumido que quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura e detecta uma célula CSG não membro na vizinhança, O terminal de rádio (EU) registra RSRP da célula CSG não * membro e a ID da célula. Como mostrado na figura 7B, o terminal de rádio (EU) que 7 recebe uma instrução para executar periodicamente a MDT Registrada, está em um modo ocioso e acampa na célula (ECGIHF11/PCIH1).
rr “No instante t = t0O, o terminal de rádio (EU) exécuta medição e registro de uma célula atendendo (ECGIH$11) e uma célula vizinha (PCIH2). É assumido que a medição inclui RSRP/RSRQ para a célula atendendo (ECGIH11), e RSRP para a célula vizinha (PCI$H2). Entretanto, RSRQ da célula vizinha também pode ser medida (PCI$2).
No instante t = tl, com à qualidade recebida da célula atendendo degradada, o terminal de rádio (EU) não pode encontrar uma célula permitida na vizinhança, detecta um furo de cobertura, e registra “OOS”. Deve ser notado que “OOS” pode ser tratado como uma opção e não necessita necessariamente ser registrado. O terminal de rádio (EU) registra um resultado de medição de RSRP para a célula CSG não membro (ECGIX$200/PCI$20) que o terminal de rádio (EU) detecta na vizinhança.
O terminal de rádio (EU) que sai do furo de cobertura executa medição e registro da célula atendendo (ECGI+$11) | e da célula vizinha (PCIH$2), no instante t = t2. De acordo com a presente configuração exemplar, a partir de um resultado de medição registrado pelo terminal de 7, rádio (EU) quando o furo de cobertura é detectado, é possível determinar que o furo de cobertura em questão é . devido à interferência de uma célula CSG não membro. Na presente configuração exemplar, um terminal de rádio (EU) que detecta um furo de cobertura, registra “OOS”, em um caso onde na vizinhança, - uma célula apropriada (célula permitida) não está presente, e - uma célula não permitida não está presente.
Deve ser notado que o registro de “OOS” não é obrigatório. Por outro lado, um terminal de rádio (EU) que detecta um ' . furo de cobertura, registra “OOS” e informação sobre uma célula não permitida detectada em um caso onde, na 1 vizinhança: - uma célula apropriada (célula macro permitida) não está presente, e - : - uma célula não permitida está presente.
Com relação à informação sobre a célula não permitida, um resultado de medição (RSRP/RSCP), PCI/PSC, ou similar pode ser adotado. Deve ser notado que o registro de “OOS” não é obrigatório. <Primeiro exemplo modificado da Ssegunda configuração exemplar> A figura 8 é um diagrama de fluxo ilustrando operações de medição de MDT Registrada por um terminal de rádio (EU) de um primeiro exemplo modificado da segunda configuração exemplar da presente invenção. A figura 9 é um diagrama ilustrando uma sequência de um sistema do primeiro exemplo modificado da segunda configuração exemplar da presente invenção. O que é diferente da segunda configuração exemplar descrita com referência à figura 5 e figura 6 é como segue: Na figura 5 e figura 6, após detectar um furo de cobertura, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro para uma célula não permitida na qual o terminal de rádio (EU) não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré- ? determinado, por exemplo um serviço normal (etapa S115 na figura 5, Sl6 na figura 6). No primeiro exemplo ] modificado da figura 8 e figura 9, após detectar que uma condição pré-definida (critério de seleção de célula) para uma célula, que é adequada para acampar com relação à qualidade recebida de uma célula atendendo, não é mais satisfeita, O terminal de rádio (EU) continua à registrar medição e resultado de medição para uma célula atendendo (antiga) ou célula vizinha até que um furo de cobertura seja detectado (período de tempo de seta tracejada de S13 para S15 na figura 9) (etapa S116 na figura 8), e se uma célula não permitida for detectada (S na etapa Sl114 da ' figura 8, Sl4: detecção de CSG (não membro), na figura 9), o terminal de rádio (EU) executa medição e registro ' de resultados de medição para célula não permitida (célula CSG (não membro) na figura 9) (etapa S115 na figura 8, S20 na figura 9). Após detectar um furo de cobertura (S na etapa S117 da figura 8, S15 da figura 9), » “10 o terminal de rádio (EU) suspende medição e registro até que o terminal de rádio (EU) detecte uma célula apropriada novamente (S na etapa S106 da figura 8, S17 da figura 9). <Segundo exemplo modificado da segunda configuração exemplar> A figura 10 é um diagrama ilustrando as operações sequenciais de um segundo exemplo modificado da segunda configuração exemplar da presente invenção.
Uma diferença a partir da segunda configuração exemplar da figura 7 é que uma célula não permitida na vizinhança não é uma célula CSG não membro, mas é uma célula de lista negra.
Referindo-se à figura 10, um eNB/RNC faz um pedido para i um terminal de rádio (EU) no modo ativo para configuração de uma MDT Registrada em um modo ocioso (configuração de MDT Ocioso), e quando um furo de cobertura (CH) é detectado, em um caso onde existe uma célula de lista negra na vizinhança, o eNB/RNC faz um pedido para oO terminal de rádio (EU) para medição e registro da mesma ” (configuração de medição e registro CH) (821: | 30 configuração de MDT Ocioso + configuração de medição e | r registro CH). | Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso, | o terminal de rádio (EU) executa periodicamente a medição e registro no tempo pré-definido (S22-1, S22-2 ...). É assumido que em um certo ponto no tempo, o terminal de rádio (EU) detecte degradação na qualidade recebida de uma célula atendendo, (S23: detecção de degradação de
' o ”- o 45 célula atendendo). Em um caso onde o terminal de rádio (EU) não pode detectar uma célula permitida na vizinhança em um período . de tempo pré-definido, o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura (CH) (S24: detecção de furo de ] cobertura). Neste instante, o terminal de rádio (EU) pode registrar “OOS”. , O terminal de rádio (EU), após detectar furo de cobertura, tenta detectar se existe uma célula de lista negra na vizinhança.
Na presente configuração exemplar, é assumido que uma célula de lista negra seja detectada (S25: Detectar célula de lista negra). Quando o terminal de rádio (EU) detecta o furo de cobertura, se existir uma célula de lista negra na vizinhança, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro da célula de lista negra (S26). Depois disso, o terminal de rádio (EU) detecta uma célula apropriada (por exemplo, uma célula macro) (S27: Encontra célula adequada). O terminal de rádio (EU) executa medição e registro para a célula adequada, isto é, uma célula atendendo, e uma célula vizinha (828). O terminal de rádio (EU) estabelece uma ligação de rádio com um eNB/RNC de uma célula macro atendendo, vai para um modo ativo, e relata um resultado de medição para o eNB/RNC (recuperação de registro) (S29). - De acordo com a presente configuração exemplar, quando um furo de cobertura é detectado pelo terminal de rádio | ? (EU), o OAM pode determinar se o furo de cobertura em | 30 questão é devido à interferência da célula de lista 7 negra, ou devido à um defeito de definição da lista negra (a correspondente célula deve ser removida da lista negra), ou se existe um problema de cobertura de célula macro. <Terceira configuração exemplar> A figura 11 é um diagrama de fluxo descrevendo a operação de medição de MDT Registrada de um terminal de rádio (EU)
MM pp | 46 | em um sistema de uma terceira configuração exemplar da presente invenção.
Na presente configuração exemplar, em um caso onde quando detectando um furo de cobertura, o 7 terminal de rádio detecta uma célula não permitida na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido ' para receber (executar) um serviço pré-determinado, por Í exemplo, um serviço normal, tal como uma célula CSG não - membro na vizinhança, o terminal de rádio (EU) executa o | registro de informação de vizinha sobre a .célula não Í permitida.
A informação de vizinha sobre a célula não | permitida não só inclui informação sobre a célula não | permitida, mas também pode incluir informação sobre uma célula permitida na qual o terminal de rádio é permitido í ser atendido para receber (executar) um serviço pré- ) determinado, por exemplo, um serviço normal. ! Referindo-se à figura 11, o terminal de rádio (EU) em um Í modo ativo recebe uma mensagem de configuração de MDT | Registrada (Configuração de MDT Ocioso) de um eNB/RNC, e | executa a configuração da MDT Registrada (etapa S101). Í Quando o terminal de rádio (EU) vai de um modo ativo para um modo ocioso (S na etapa S102), o terminal de rádio (EU) começa a MDT Registrada (etapa S103). Quando a qualidade recebida de uma célula atendendo se degrada (ramal S na etapa S104), o terminal de rádio (EU) executa uma pesquisa de célula vizinha (etapa S105). Como um resultado da pesquisa de célula vizinha, em um caso onde uma célula mais adequada está presente (S na etapa S206), o terminal de rádio (EU) executa a 7 resseleção de uma célula atendendo (etapa S107). No Pra 30 momento de medir a MDT Registrada no modo ociosos (S na S etapa S108), o terminal de rádio (EU) executa à medição da célula atendendo e registra dados de medição (S109), ' Neste instante, o terminal de rádio (EU) pode executar a medição de uma célula vizinha à medida do necessário, e pode registrar um resultado de medição.
Deve ser notado que junto com o resultado de medição, o terminal de rádio (EU) registra informação de tempo e informação de
4 medios 47 localização.
Em um caso onde o terminal de rádio (EU) retém informação de localização GNSS válida, como informação de localização, o terminal de rádio (EU) ' registra a informação de localização GNSS, e em um caso onde o terminal de rádio (EU) não retém informação de : localização GNSS válida, o terminal de rádio (EU) registra uma impressão digital RF.
O terminal de rádio (EU) estabelece uma ligação de rádio com um eNnB/RNC de uma célula macro.
Quando o terminal de rádio (EU) vai de um modo ocioso para um modo ativo (S na etapa S110), o terminal de rádio (EU) para a medição de MDT Registrada.
Se o terminal de rádio (EU) continuar a ficar no modo ocioso (N na etapa S110), o controle retorna para a etapa S104). Como um resultado da pesquisa de célula vizinha (etapa 8105), se o terminal de rádio (EU) não puder detectar uma célula apropriada em um período de tempo pré-definido (N na etapa S106), um furo de cobertura é detectado (etapa S111). Se o tempo não for tempo de medição (N na etapa S112), o controle move para a etapa S105. Por outro lado, se o tempo for tempo de medição (S na etapa S1112), o terminal de rádio (EU) registra “OOS” (fora de alcance de operação) (etapa S113). Aqui, o registro de “OOS” não é obrigatório, e “OOS” não precisa ser registrado.
O terminal de rádio (EU) tenta detectar uma célula não permitida (etapa S118: tentar detectar uma célula não .— permitida). Como um resultado da etapa S118, em um caso onde o terminal de rádio (EU) detecta a célula não 7 permitida (S na etapa S114), o terminal de rádio (EU) executa registro de informação de vizinha sobre a célula 7 não permitida (etapa S119). O seguinte pode ser citado, por exemplo, como a informação de vizinha sobre a célula não permitida registrada na etapa S119 da figura 11. (A) Presença ou ausência de uma célula não permitida Onde uma célula não permitida está presente, informação da célula (PCI/PSC, e/ou ECGI/CGI, etc.) é incluída.
oe 48 (B) Presença ou ausência de uma célula na qual recebeu a potência (RSRP/RSCP) de um sinal piloto de ligação descendente é maior ou igual a um valor pré-definido pré- ' determinado, mas não é possível adquirir informação de transmissão.
Em um caso onde à célula correspondente está 7 presente, informação da célula (RSRP/RSCP, PCI/PSC, ECGI/CGI ou similar) é incluída. —- (C) Informação quanto a se uma célula para a qual a qualidade recebida (RSRQ/Ec/No) de um sinal piloto de ligação descendente é máxima (mais alta), é ou não uma célula permitida (ou correspondente a uma célula atendendo imediatamente precedente ou uma célula vizinha de uma lista de células da vizinhança (NCL)). Ou, reciprocamente, informação quanto a se uma célula para a qual a qualidade recebida (RSRQ/Ec/No) de um sinal piloto de ligação descendente, é ou não uma célula permitida.
A figura 12 é um diagrama ilustrando uma sequência do sistema na terceira configuração exemplar da presente | invenção.
Referindo-se à figura 12, um eNB/RNC de uma célula macro faz um pedido para o terminal de rádio (EU) em um modo | ativo, para configuração de MDT Registrada em um modo ocioso (configuração de MDT Ocioso), e para registrar informação de vizinha em uma célula não permitida (configuração de registro CH), quando um furo de cobertura (CH) é detectado (S31: configuração de MDT Ocioso + configuração de registro CH). Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso, 7 o terminal de rádio (EU) periodicamente executa à medição | e registro de uma célula macro que é uma célula atendendo 7 nos instantes pré-definidos (S32-1, S832-3 ...). Ao detectar a degradação da qualidade recebida da célula atendendo (833: detecção de degradação de célula atendendo), o terminal de rádio (EU) confirma se existe ou não uma célulamais adequada (isto é, melhor qualidade recebida) na vizinhança.
Como um resultado, se uma célula não permitida tal como uma célula CSG não membro ou similar for detectada, (S34: detecção de célula CSG (não membro), o terminal de rádio (EU) não executa resseleção de célula para a célula não permitida. * Em um caso de detecção de furo de cobertura (CH), o terminal de rádio (EU) registra informação de vizinha 7 (8535: detecção de furo de cobertura + registro de informação de vizinha). Neste instante, o (EU) pode registrar “OOS”. Como a informação de vizinha, por r exemplo, após a detecção do furo de cobertura (CH), se existir uma célula não permitida na vizinhança (por exemplo, uma célula CSG não membro) ou similar, o terminal de rádio (EU) pode registrar informação: “célula não permitida presente”. Depois disso, o terminal de rádio (EU) sai de um furo de cobertura e detecta uma célula adequada (célula macro) (S36: Encontrar célula adequada). O terminal de rádio (EU) novamente executa medição e registro da célula macro que é uma célula atendendo, no tempo de medição pré-definido.
O terminal de rádio (EU) estabelece uma ligação de rádio com um eNB/RNC da célula macro e vai para um modo atívo, notifica disponibilidade de registro para o eNB/RNC, e relata o registro para o eNB/RNC, de acordo com uma instrução para recuperação de registro recebida do eNB/RNC (S38). De acordo com a presente configuração exemplar, quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, o OAM pode reconhecer o ambiente da vizinhança do furo de 7 cobertura, e em particular a presença ou ausência de uma célula não permitida.
Esta informação pode ser utilizada 7 do seguinte modo: Quando for relatado que uma célula não permitida está presente, por exemplo, uma determinação pode ser feita que a interferência da célula não permitida é a causa pará o mesmo, e uma instrução pode ser dada para o eNB/RNC aplicar tecnologia para evasão (redução) de interferência.
A figura 13 é um diagrama ilustrando um exemplo de um ee 50 registro da terceira configuração exemplar da presente invenção.
A figura 13A mostra um exemplo de informação de registro de uma MDT Registrada no respectivo momento de ' medição da figura 13B (note que LTE é assumido no presente exemplo). o terminal de rádio (EU) r periodicamente executa medição e registro em um modo ocioso.
Deve ser notado que uma célula de ECGI%$200/PCI20 — : é uma célula CSG não membro para este terminal de rádio (EU), e não é permitida.
Na figura 13 B3, o terminal de rádio (EU) que recebe uma instrução para executar periodicamente a MDT Registrada Í está em um modo ocioso e acampa na célula 1 (ECGIH11/PCIH1). Í No instante t = t0O, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro de uma célula atendendo (ECGIH11/PCI$1) e uma célula vizinha (PCI$2). O resultado de medição assume RSRP/RSRQ para a célula atendendo (ECGIH$11), e RSRP para a célula vizinha (PCIH2). Entretanto, o terminal de rádio (EU) pode executar a medição de RSRQ da célula vizinha (PCI$2). No instante t = tl, com a qualidade recebida da célula atendendo degradada, o terminal de rádio (EU) não pode encontrar uma célula permitida na vizinhança, detecta um furo de cobertura, e registra “OOS”. Deve ser notado que “OOS” pode ser tratada como uma opção e não necessita ser registrada.
Neste momento, o terminal de rádio (EU) registra informação de vizínha em uma célula não permitida.
Como a informação de vizinha registrada, as 1 seguintes podem ser citadas, por exemplo: - presença ou ausência de uma célula não permitida na 7 vizinhança (se presente, a ID de uma célula CSG não membro (PCIXH20 e/ou ECGIH200) é registrada), - presença ou ausência de uma célula para à qual àa potência recebida (RSRP/RSCP) de um sinal piloto de ligação descendente é maior ou igual a um valor pré- definido pré-determinado, mas não é possível adquirir informação de transmissão,
PS 51 - informação quanto a se uma célula para a qual a qualidade recebida (RSRQ/Ec/No) de um sinal piloto de ligação descendente é máxima (mais alta), é ou não uma ' célula permitida (ou corresponde a uma célula atendendo imediatamente precedente ou uma célula vizinha em uma . lista de células na vizinhança (NCL) ) (ou, reciprocamente, informação quanto a se uma célula para a — qual a qualidade recebida (RSRQ/Ec/No) de um sinal piloto de ligação descendente é máxima, é ou não uma célula não permitida). O terminal de rádio (EU) se move a partir do furo de cobertura, e no instante t = t2?, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro da célula atendendo (ECGItH11) e da célula vizinha (PCIH2). De acordo com a presente configuração exemplar, quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, o OAM pode compreender informação de vizinha do furo de cobertura (a presença ou ausência de uma célula não permitida), e, baseado na informação de vizinha se executa otimização de cobertura ou aplica tecnologia para evitar (reduzir) interferência para uma célula macro e célula CSG, e processa a execução da mesma. <Primeiro exemplo modificado da terceira configuração exemplar> Na terceira configuração exemplar descrita com referência à figura 11 e figura 12, após detecção de furo de cobertura, informação sobre uma célula não permitida na qual um terminal de rádio não é permitido ser atendido 1 para receber (executar) um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, é registrada.
No primeiro 7 exemplo modificado da terceira configuração exemplar, após detectar que uma condição pré-definida (critério de seleção de célula) para uma célula, que é adequada para ficar (acampar) com relação à qualidade recebida de uma célula atendendo, não é mais satisfeita, o registro de medição e resultado de medição para uma célula atendendo (antiga) ou célula vizinha é continuado por um período de
' 52 tempo até que um furo de cobertura seja identificado, e também o registro é executado para informação de vizinha na célula não permitida na qual o terminal de rádio não é 7 permitido ser atendido.
Isto é, no primeiro exemplo modificado, o registro de ' medição e resultados de medição de uma célula atendendo ou célula vizinha, e registro de informação de vizinha (por exemplo, informação de célula CSG da figura 12) [o relacionada com uma célula não permitida são inseridas entre S33 (detecção de degradação de célula) da figura 12 e detecção de furo de cobertura de S35. Deve ser notado que no primeiro exemplo modificado, “detecção de furo de cobertura + registro de informação de vizinha” de S35 da figura 12 forma detecção de furo de cobertura.
No primeiro exemplo modificado, após determinar um furo de cobertura (após S35 na figura 12), medição e registro são * suspensas até que uma célula apropriada seja novamente detectada. <Segundo exemplo modificado da terceira configuração exemplar> A figura 14 é um diagrama ilustrando operações sequenciais do sistema de um segundo exemplo modificado da terceira configuração exemplar da presente invenção.
Um ponto de diferença da terceira configuração exemplar descrita com referência à figura 12 é que uma célula não permitida na vizinhança não é uma célula CSG não membro, mas é uma célula de lista negra. ! Referindo-se à figura 14, um eNB/RNC faz um pedido para " um terminal de rádio (EU) em um modo ativo, usando uma ' 30 mensagem de configuração, para a configuração de uma MDT 7 Registrada em um modo ocioso (configuração de MDT | Ocioso), e em caso onde quando um furo de cobertura (CH) é detectado, uma célula de lista negra está presente na vizinhança, para registro de informação de vizinha em uma célula não permitida tal como a célula de lista negra em questão (S41: configuração de MDT Ocioso + configuração de registro de CH).
Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro em tempo pré-definido (S42-1, S42-2 ...). ' É assumido que em um certo ponto no tempo, o terminal de rádio (EU) detecte a degradação da qualidade recebida de ] uma célula atendendo (S43: Detecção de degradação de célula atendendo) .
L Em um caso onde o terminal de rádio (EU) não pode detectar uma célula permitida tcélula adequada) na vizinhança em um período de tempo pré-definido, o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura (CH) (S44: detecção de furo de cobertura). Neste instante, o terminal de rádio (EU) pode registrar “OOS”.
O terminal de rádio (EU) detecta se existe uma célula de lista negra na vizinhança (S45: Detectar célula de lista negra).
O terminal de rádio (EU) adquire informação da célula de lista negra e registra a informação como informação de vizinha (S46).
O terminal de rádio (EU) se move do furo de cobertura, e uma unidade de detecção de célula 14 detecta uma célula apropriada (célula macro) (S47: Encontrar célula adequada).
O terminal de rádio (EU) novamente executa medição e registro da célula macro que é uma célula atendendo (S48).
O terminal de rádio (EU) estabelece uma ligação de rádio com um eNB/RNC da célula macro, vai para um modo ativo, e ? relata um registro que o terminal de rádio (EU) retém para o eNB/RNC (S49: Recuperação de registro). 7 De acordo com a presente configuração exemplar, quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, O OAM pode reconhecer a presença ou ausência de uma célula de lista negra e informação da mesma. Deste modo é possível determinar se o furo de cobertura em questão é devido à interferência da célula de lista negra, ou devido a um defeito na definição de lista negra (a
AS ME | — À. 54 | correspondente célula deve ser removida da lista negra), ou existe um problema de cobertura de célula macro. <Quarta configuração exemplar> . O seguinte descreve uma quarta configuração exemplar da presente invenção. Em 3GPP, consideração é dada para * fazer um terminal de rádio (EU) executar medição e registro para uma MDT Registrada somente em caso de estar - BR acampado em uma área pré-definida. Aqui, a área pré- definida, por exemplo, pode incluir: - Rede Móvel Terrestre Pública Registrada (RPLMN), onde uma localização de um terminal de rádio (EU) está registrada, - uma célula (lista de 32 IDs de células globais (registro de medição é executado somente quando um EU . 15 acampa nestas células )), - TA ou LA ou RA (registro de medição é executado somente quando um EU acampa em uma célula pertencendo a TA/LA/RA) e similares (Literatura Não Patente 4); onde TA (Área de Rastreio) é uma área que é uma unidade de gerenciamento da localização de um terminal de rádio (EU) em um modo ocioso em LTE; LA (Área de Localização) é uma área (área de localização) que é uma unidade para registro de localização de um terminal de rádio (domínio Comutado por Circuitos (CS)) em UMTS; e RA (Área de Roteamento) é uma área que é uma unidade para registro de localização de um terminal de rádio (domínio Comutado por Pacotes (PS)) em UMTS.
Quando um terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, o terminal de rádio (EU) está em uma situação É onde o terminal de rádio (EU) não sabe claramente onde (em qual área) o terminal de rádio (EU) acampa. Consequentemente, em um caso onde medição e registro em : MDT Registrada estão limitados a uma área pré-definida, quando o terminal de rádio (EU) detecta o furo de | cobertura, uma vez que a localização de acampamento de sua estação é desconhecida, o terminal de rádio (EU) não
“ o 55 : | i | pode determinar se a localização está em uma área pré- | definida especificada. | Por exemplo, em um caso onde, quando o terminal de rádio ! . (EU) detecta um furo de cobertura, o terminal de rádio | (EU) é instruído para executar medição e registro do Í ' resultado de medição, Ou para registrar “OOS (Fora de | Serviço)”, o terminal de rádio (EU) reálmente não executa medição e registro do resultado de medição, e/ou não i registra “OOS”. Ou, para o terminal de rádio (EU), não | está claro quanto a sob qual condição a medição e registro do resultado de medição e/ou registro de “OOS” podem ser feitas.
Este problema depende de quando (em qual ponto no tempo) o terminal de rádio (EU) reconhece um furo de cobertura.
Por exemplo, assumindo que em um caso onde não seja possível para o terminal de rádio (EU) selecionar uma célula permitida (informação de sistema transmitida não pode ser adquirida, ou à qualidade recebida é menor que um valor pré-definido) na qual o terminal de rádio (EU) é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço | pré-determinado, por exemplo um serviço normal, em um período de tempo pré-definido, o furo de cobertura é reconhecido, no relevante período de tempo pré-definido a área na qual o terminal de rádio (EU) já está acampado não está clara, e a operação do terminal de rádio (EU) no relevante período de tempo pré-definido é um objetivo ao qual a presente invenção se aplica.
Aqui, o período de tempo pré-definido descrito acima pode incluir, por exemplo: - enquanto um terminal de rádio (EU) está em um estado 7 “Acampado normalmente”, - enquanto um terminal de rádio (EU) está em um estado “Seleção de qualquer célula”, - enquanto um terminal de rádio (EU) está em um estado “Acampado em qualquer célula”, e similares.
Consequentemente, na presente configuração exemplar, em caso de detectar um furo de cobertura, uma condição para medição e registro de resultados de medição e/ou registrar “OOS” é qualquer uma das seguintes. (1) Em um caso onde uma área (PLMN, Célula/TA/LA/RA) logo ' antes do furo de cobertura ser detectado, é uma área que é um alvo para uma MDT Registrada, desde que a área na | Í qual o terminal de rádio (EU) acampa não seja atualizada, | a MDT Registrada é vista como sendo válida, e medição e - registro do resultado de medição são executados «e/ou “oos” é registrado.
Na presente configuração exemplar, após detectar um furo de cobertura, medição e registro do resultado de medição e/ou registro de “OOS” são executados até que um tempo pré-definido decorra.
Ou, um número pré-definido de vezes de medição e registro dos resultados de medição, e/ou registro de “OOS” seja executado. (IT) Em um caso onde quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, está disponível informação de GNSS, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro do resultado de medição e/ou registro de “OOS”. (III) Em um caso onde quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, uma célula onde RSRP/RSCP medida é a mais alta pertence a uma área (ECGI/CGI) que é um alvo para MDT Registrada, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro do resultado de medição e/ou registro de “OOS”. Neste instante, uma determinação é feita quanto a se a célula é ou não uma área alvo para MDT Registrada, de acordo com se existe ou não um PCI/PSC registrado no passado, Ou se reter um relacionamento ? entre ECGI/CGI e PCI/PSC, baseado neste relacionamento, um PCI/PSC de uma célula com a RSRP/RSCP mais alta está á ou não incluída na área alvo.
Deve ser notado que ao invés de RSRP/RSCP, RSRQ/Ec/No ou similares podem ser usados.
A figura 15 é um diagrama de fluxo descrevendo a operação do terminal de rádio (EU) da quarta configuração exemplar da presente invenção.
A figura 15 corresponde ào caso (1) descrito acima.
Quando o terminal de rádio (EU) está em um modo ativo, uma unidade de aquisição de instrução de medição 11 recebe uma mensagem de configuração de MDT Registrada de : um eNB/RNC, e executa uma definição de MDT Registrada (etapa S101). ' Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso (S na etapa S102), uma MDT Registrada é iniciada por uma — unidade de execução de medição 12 (etapa S103). Quando a qualidade recebida de uma célula atendendo se 2 degrada (ramal S na etapa S104), o terminal de rádio (EU) executa uma pesquisa de célula vizinha por uma unidade de detecção de célula 14 (etapa S105). Como um resultado da pesquisa de célula vizinha, em um caso onde uma célula apropriada está presente (S na etapa S106), o terminal de rádio (EU) executa resseleção de célula para à correspondente célula (etapa S107). Quando um tempo de medição chega (S na etapa S108), o terminal de rádio (EU) em um modo ocioso executa a medição da célula atendendo por uma unidade de medição 123 do terminal de rádio (EU), e registra resultado de medição em uma unidade de retenção de resultado de Í medição 124 (8109). Neste instante, o terminal de rádio | (EU) também pode executar medição e registro à medida do necessário para células vizinhas.
O terminal de rádio (EU) estabelece uma ligação de rádio com o eNB/RNC, e quando o terminal de rádio (EU) vai de um modo ocioso para um modo ativo (S na etapa S110), o processamento é terminado, enquanto em caso de um modo . ocioso (N na etapa S110), o controle retorna para a etapa s104. Í Como um resultado da pesquisa de célula vizinha (etapa 8105), em um caso onde uma célula apropriada não está presente (N na etapa S106), o terminal de rádio (EU) detecta que o terminal de rádio (EU) acampa em um furo de cobertura (etapa S111), e se o tempo não for o tempo de medição (N na etapa S112), se move para a etapa 8105, mas se o tempo for o tempo de medição (S na etapa S112), uma
. 58 checagem é feita quanto a se processamento de atualização foi ou não executado para a área na qual o terminal de rádio (EU) acampa (S120: Nenhuma mudança para área de . acampamento). Em um caso onde processamento de atualização não foi executado (ramal S na etapa S120), o ' terminal de rádio (EU) registra “OOS” (fora de alcance de operação) (etapa S121). Isto é, na presente configuração exemplar, Uma área imediatamente antes de detectar o furo de cobertura é uma oo área especificada como um alvo de MDT Registrada, e desde que a área não seja atualizada, para uma área na qual o furo de cobertura foi detectado, o terminal de rádio (EU) vê uma MDT Registrada ser mantida válida, e registra “DOS” (fora de alcance de operação). <Primeiro exemplo modificado da quarta configuração exemplar> A figura 16 é um diagrama de fluxo de um outro exemplo de operação do terminal de rádio da quarta configuração | exemplar da presente invenção.
A figura 16 é diferente da | 20 figura 15 no ponto que, na figura 15 após a detecção de furo de cobertura, uma decisão é tomada quanto a | registrar ou não “OOS” (etapa 8121 na figura 15) de | acordo com se processamento de atualização de uma área ! acampada foi ou não executado (etapa S120 na figura 15), | | 25 enquanto na figura 16, a partir da detecção que uma | condição pré-definida de uma célula, que é adequada para acampar com relação à qualidade recebida de uma célula ! atendendo, não é mais satisfeita (S na etapa S104 da ! . figura 16), até que uma determinação de um furo de | 30 cobertura seja feita (etapa S123 na figura 16), em um É caso onde não existe processamento de atualização da área acampada (S na etapa S120 da figura 16), o registro de medição de uma célula atendendo (antiga) ou célula ' vizinha e resultados de medição é continuado (etapa S122 | 35 da figura 16). Após um terminal de rádio (EU) determinar | que existe um furo de cobertura, o terminal de rádio (EU) | suspende medição e registro até que o terminal de rádio
(EU) detecte uma célula adequada novamente. A figura 17 é um diagrama ilustrando um exemplo de um registro da quarta configuração exemplar da presente . invenção. A figura 17 é um exemplo de LTE; uma MDT Registrada é válida somente na área de rastreamento TA, : e é inválida na área de rastreamento TA2. O terminal de rádio (EU) executa a medição e registro periodicamente. A figura 17B é um diagrama ampliado de duas células macro e um furo de cobertura da figura 17C. == Na figura 17B, o terminal de rádio (EU), que recebe uma instrução para periodicamente executar a MDT Registrada, está em um modo ocioso e acampa na célula macro (ECGI$11/PCIH+1). No instante t = tl, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro para uma célula atendendo e célula vizinha (ECGI%22/PCI$2). O terminal de rádio (EU) mede RSRP/RSRQO da célula atendendo (ECGI*$11), e RSRP da célula vizinha (PCI$2), mas não limitada à mesma. O terminal de rádio (EU) também pode medir RSRQ da célula vizinha.
No instante t = t2, a qualidade da célula atendendo se degrada e o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura. Neste instante, uma vez que a área de rastreamento na qual o terminal de rádio (EU) acampa é TAl, o terminal de rádio (EU) registra “OOS“”“. Com relação a se o terminal de rádio (EU) está ou não acampado em TAl, existe um método para determinar se uma Atualização de Área de Rastreio (TAU) foi executada ou não a partir de TA antes da detecção do furo de cobertura.
? No instante t = t3, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro de uma célula atendendo (ECGI+X$22) e * uma célula vizinha (PCIH1). No instante t = t4, uma atualização de célula/área de rastreio (TAU) é executada. Na figura 17C, o terminal de rádio (EU) acampa na área de rastreio TA? e detecta um furo de cobertura em t = t5, mas uma vez que a área de rastreio está fora de TAl, o terminal de rádio (EU) não registra “OOS”.
Deve ser notado que na figura 16, ao invés de registrar “OOS”, em um caso onde não existe processamento de atualização da área acampada, a partir de um instante * quando o terminal de rádio (EU) detecta que à qualidade recebida de uma célula atendendo não satisfaz uma ? condição pré-definida para uma célula, onde é adequado para o terminal de rádio (EU) acampar (S na etapa S104 da figura 16) até que o terminal de rádio (EU) determine um furo de cobertura (etapa S123 na figura 16), o terminal de rádio (EU) pode continuar a medição de uma célula | atendendo (antiga) ou célula vizinha e registro do resultado da medição. <Primeíiro exemplo modificado da quarta configuração exemplar> A figura 18 é um diagrama de fluxo ilustrando operações do terminal de rádio (EU) de um primeiro exemplo modificado da quarta configuração exemplar da presente invenção.
Na figura 18, os mesmos números de etapas são dados às etapas que são iguais às da figura 15. O primeiro exemplo modificado corresponde ao caso (11) descrito acima.
Em um caso onde, quando detectando um furo de cobertura, existe informação GNSS disponível, o terminal de rádio (EU) registra “OOS”. No primeiro exemplo modificado, quando detectando um furo de cobertura (etapa S111), e se o tempo de medição chegar (S na etapa S112), uma unidade de controle 15 do terminal de rádio (EU) checa se informação de GNSS está disponível (etapa S124). Se a informação de GNSS estiver disponível 7 (S na etapa S124), o terminal de rádio (EU) registra “OOS” e à informação GNSS (etapa S125). Deve ser notado r que o terminal de rádio (EU) tem um receptor que adquire informação GNSS. <Segundo "exemplo modificado da quarta configuração exemplar> A figura 19 é um diagrama de fluxo ilustrando operações do terminal de rádio (EU) de um segundo exemplo modificado da quarta configuração exemplar da presente invenção.
O segundo exemplo modificado da quarta configuração exemplar corresponde ao caso (III) descrito acima.
O terminal de rádio (EU), ao detectar um furo de . cobertura, registra “OOS” se uma célula com a RSRP/RSCP medida mais alta pertencer a uma área alvo de MDT ' Registrada (ECGI/CGI). Na figura 19, os mesmos números de etapas são dados a etapas que são iguais às da figura 15. No segundo exemplo modificado, quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura (etapa S111), e quando o tempo de medição chega (S na etapa S112), a unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio (EU), compara os resultados de medição RSRP/RSCP das células para as quais medições são executadas (etapa S126). A unidade de execução de medição l12a checa se a melhor célula tendo a mais alta RSRP/RSCP pertence ou não a uma área de validade de MDT Registrada (etapa S127: Melhor célula pertence a uma área de validade). Se a melhor célula pertencer à área de validade (S na etapa S127), o terminal de rádio (EU) registra “OOS” e informação GNSS (etapa S125). Deve ser notado que àão invés de RSRP/RSCP, RSRO/Ec/No podem ser usados. | Na presente configuração exemplar, o terminal de rádio (EU) registra “OOS”, em um caso onde o terminal de rádio (EU) que acampa no furo de cobertura pesquisa células vizinhas e não existe célula não permitida na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal, e registra “OOS“” e informação | . de a uma ou mais células não permitidas, em um caso onde existe uma ou mais células não permitidas (em um caso | 7 onde uma célula não permitida está presente, a informação ! de célula a ser registrada é RSRP/RSCP, PCI/PSC da célula | correspondente), | <Quinta configuração exemplar> O seguinte descreve uma quínta configuração exemplar da presente invenção.
Como descrito na quarta configuração | exemplar, uma segunda condição na medição ou registro | no ee. Na 62 quando um furo de cobertura é encontrado (detectado) é uma das seguintes condições (1) a (4), ou uma combinação das mesmas. Deve ser notado que na presente configuração * exemplar, uma condição para registrar “OOS” é mostrada como um exemplo da segunda condição.
7 (1) Uma MDT Registrada estava válida imediatamente antes de um furo de cobertura ocorrer (Medição de MDT foi executada). : (2) Uma área (PLMN, Célula/TA/LA/RA) imediatamente antes - | 10 de um furo de cobertura ocorrer é uma área alvo de MDT Registrada. (3) Informação GNSS disponível está retida. | (4) Uma célula com RSRP/RSCP (ou RSRQ/Ec/No) mais alta pertence a uma área alvo de MDT Registrada (ECGI/CGI). | 15 Deve ser notado que estas condições também podem ser | aplicadas a configurações exemplares da presente invenção | que, em caso de detecção de um furo de cobertura, grava informação (informação de vizinha) relacionada com uma : célula não permitida em uma vizinhança, na qual um terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado, por exemplo, um serviço normal. Adicionalmente, a aplicação destas condições é possível também para operações em um estágio antes de detectar um furo de cobertura. Na quarta configuração exemplar, com relação à condição mencionada acima (2), quando um furo de cobertura é detectado, desde que não exista uma atualização de área a partir de uma área imediatamente anterior (especificada ? como uma área alvo de MDT Registrada), a MDT Registrada é vista a ser válida.
7 Na presente configuração exemplar, à partir do instante de detecção de um furo de cobertura até o decorrer de um tempo pré-definido, ou até a execução de um número pré- definido de medições e registros, o terminal de rádio (EU) executa medição e registro de qualidade recebida de uma célula vizinha (CSG não membro). A condição mencionada acima (3) é que informação GNSS co 63 disponível seja retida.
Somente —““OOS” com nenhuma informação de localização pode ser considerada como uma falta de informação. : Com relação à condição mencionada acima (4), mesmo se informação do sístema (Bloco de Informação Mestre: 7 MIB/Bloco de Informação do Sistema: SIB) não pode ser adquirida, RSRP/RSCP podem ser adquiridas.
Uma determinação é feita quanto a se existe PCI/PSC que foi registrado no passado.
Na presente configuração exemplar, o terminal de rádio (EU) retém também em um registro e relata o PCI/PSC de uma célula com a RSRP/RSCP máxima (mais alta). A figura 20 é um diagrama ilustrando as operações sequenciais de um sistema da quinta configuração exemplar da presente invenção.
Um eNB/RNC de uma célula macro 2 instrui um terminal de rádio (EU) em um modo ativo com uma mensagem de configuração para executar medição e registro de uma célula CSG não membro, em um caso onde uma célula CSG não membro está presente na vizinhança, quando um furo de cobertura (CH) é detectado (S51: configuração de MDT Ocioso + configuração de medição e registro CH). Uma unidade de aquisição de instrução de medição 11 do terminal de rádio (EU) recebe a mensagem, adquire a instrução mencionada acima, e controla a unidade de execução de medição 12. Quando o terminal de rádio (EU) vai para um modo ocioso, a unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio ? (EU) executa medição e registro periodicamente (S52-1). O terminal de rádio (EU) executa resseleção/atualização 7 da célula (9853: Resseleção/atualização de célula). Na figura 20, o terminal de rádio (EU) seleciona a célula macro 1 depois da célula macro 2. A unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio (EU) executa periodicamente uma medição e registro (S52- 2). O terminal de rádio (EU) detecta que uma célula CSG não
Nvu rr O A mm Ns) | CSS : : : 64 membro está presente na vizinhança (S54: detecção de célula CSG (não membro) ). Ao detectar um furo de cobertura, a unidade de execução ] de medição 12 do terminal de rádio (EU) executa o registro de “OOS” (S55: detecção de CH + registro de 7 “OOoSs”“). Após detectar um furo de cobertura, a unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio (EU) executa a medição de qualidade recebida de uma célula vizinha e uma célula : 10 CSG não membro, e executa registro (S56). A unidade de detecção de célula 14 do terminal de rádio (EU) detecta uma célula adequada (célula macro 1) (S57: Encontrar célula adequada). - A unidade de execução de medição 12 do terminal de rádio (EU) executa medição e registro da célula macro 1 (S58). A unidade de controle 15 do terminal de rádio (EU) estabelece um link de rádio com o eNB/RNC da célula macro 1, o terminal de rádio (EU) está em um modo ativo, e à unidade de relato de resultado de medição 13 do terminal de rádio (EU) relata um registro de retenção do resultado de medição para o eNB/RNC da célula macro 1 (859: Recuperação de registro). De acordo com a presente configuração exemplar, quando o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura, executando medição e registro de qualidade recebida de uma célula vizinha (célula CSG não membro) até que um número pré-definido de medições e registros “seja alcançado, é possível adquirir informação detalhada da . vizinhança do furo de cobertura.
A figura 21 é um diagrama ilustrando um registro de uma 7 MDT Registrada na quinta configuração exemplar da presente invenção.
A figura 21A mostra um exemplo de um registro de uma MDT Registrada em vários instantes da figura 21B.
O terminal de rádio periodicamente executa medição e registro.
Uma célula ECGI$200/PCI$F20 é uma célula CSG não membro, e não é permitido ser atendida.
Na figura 21B, o terminal de rádio (EU) que recebe uma instrução para periodicamente executar a MDT Registrada está em um modo ocioso e acampa na célula macro 2 (ECGIX22/PCIH2). No instante t = tO0O, o terminal de rádio : (EU) executa medição e registro para uma célula atendendo e célula vizinha (ECGIH$+11/PCIH$1). O resultado da medição ' é de RSRP/RSRO para a célula atendendo (ECGI*$22), e RSRP para a célula vizinha (PCItH1). O terminal de rádio (EU) se move da célula macro 2 para a célula macro 1, e no instante t = tl executa medição e registro da célula atendendo (ECGIH$11/PCIH1) e da célula vizinha (ECGIR$22/PCIHF2). O resultado da medição é de RSRP/RSRQ para a célula atendendo (ECGI*$+11), e de RSRPF para a célula vizinha (PCI$2). Deve ser notado que RSRQ/Ec/No pode ser medido pára a célula vizinha.
No instante t = t2, a qualidade da célula atendendo se degrada e o terminal de rádio (EU) detecta um furo de cobertura. Neste instante, o terminal de rádio (EU) mede a qualidade recebida da célula CSG não membro, e executa registro de “OOS“ para a célula atendendo (ECGI*$11), e de RSRP e uma ID (PCI$H20) para a célula CSG não membro.
No instante t = t3, o terminal de rádio (EU) detecta a presença de uma célula não permitida na vizinhança e executa o registro de um resultado de medição da célula atendendo (ECGI$22), e um resultado de medição RSRP/RSRQ e a ID de célula (PCI$20) da célula CSG não membro, ou um resultado de medição e a ID (ECGIX$200) de uma célula macro que é uma outra célula vizinha, Na configuração exemplar descrita acima, uma descrição ” foi dada com “(a) uma situação foi detectada na qual a seleção de uma primeira célula não foi possível”, ou (b) 7 a qualidade recebida de uma célula atendendo durante a conexão não mais satisfaz um critério de seleção de célula”, como uma “primeira condição”, como um exemplo. Entretanto, a configuração exemplar descrita acima da presente invenção é, obviamente, também aplicável com relação às outras primeiras condições: “(c) um período de tempo pré-definido decorreu após a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto um terminal de rádio está ' conectado, não mais satisfazer um critério de seleção de ' célula”, ou “(d) um terminal de rádio se moveu para um : estado onde a detecção da segunda célula é executada”. Por exemplo, em caso de usar (c), uma etapa pode ser ' adicionada, antes que a primeira condição seja satisfeita no exemplo de (b), sendo que à etapa é para determinar se um período de tempo pré-definido decorreu ou não após um | o critério de seleção de célula não mais ser satisfeito, usando um timer de um terminal de rádio.
A presente invenção também pode ser aplicada usando (d) com “um terminal de rádio se moveu para um estado onde a detecção da segunda célula é executada” como “movido para estado "Seleção de qualquer célula” ou um estado *Acampado em qualquer célula”'”. Nas configurações exemplares “descritas acima, uma descrição foi dada focando em um “furo de cobertura”, mas a aplicação também é possível para outros problemas de cobertura.
Um exemplo dos mesmos é “poluição de piloto”. “Poluição de piloto” é um fenômeno ocorrendo em uma situação (área), por exemplo, onde devido à sobreposição entre células vizinhas ser grande, o nível de interferência é alto, a potência recebida da célula atendendo também é (relativamente) alta, e a performance de célula (produção ou similar) é baixa.
Como “primeiras condições” correspondendo à poluição piloto, os seguintes exemplos podem ser citados: “a qualidade recebida de uma célula atendendo enquanto um ? terminal de rádio sendo atendido é menor que um primeiro nível, e a qualidade recebida de (pelo menos uma) célula Í vizinha é maior ou igual a um segundo nível”, ou “a qualidade recebida de uma célula atendendo enquanto um terminal de rádio está sendo atendido é menor que um terceiro nível, e a qualidade recebida de (pelo menos uma) célula vizinha é maior que um desvio pré-definido (valor positivo ou negativo) que a qualidade recebida da célula atendendo”.
* Em caso destas primeiras condições serem satisfeitas, oO terminal de rádio grava (registra) informação (informação de vizinha) relacionada com uma célula na qual o terminal ' de rádio não é permitido ser atendido para receber (executar) um serviço pré-determinado.
' Deve ser notado que é possível para um terminal de rádio executar registro da relevante informação de vizinha somente uma vez em um instante no tempo quando uma | Ú relevante primeira condição é satisfeita, ou é possível 10º para o terminal de rádio continuar o registro de relevante informação de vizinha (por exemplo, | periodicamente) todos os instantes que a relevante primeira condição for satisfeita. No último caso, por exemplo, o terminal de rádio pode suspender o registro quando o terminal de rádio detectar um furo de cobertura depois. Baseado em um relatório da relevante informação de vizinha a partir de um terminal de rádio, um lado de rede de rádio é capaz de reconhecer um problema de cobertura (poluição de piloto neste caso), e executar processamento de vigilância (otimização) apropriado. Aqui, como a informação de localização, além de informação de localização GNSS, a informação de localização adquirida em uma sessão de LCS (Serviço de Localização) pode ser usada. Como informação adicionada quando um furo de cobertura em cobertura de rádio é detectado por um terminal de rádio, um modo de terminal pode ser relatado, tal como o terminal estar em um estado . dobrado, ou quando uma luz por trás está piscando, ou uma situação terminal tal como uma velocidade de movimento do 7 terminal podem ser relatados. As respectivas divulgações das Literaturas Não Patentes descritas acima são aqui incorporadas por referência nesta especificação. As configurações exemplares &e exemplos podem ser alterados e ajustados dentro do escopo de toda a divulgação (incluindo o escopo das reivindicações) .da presente invenção e baseadas nos conceitos tecnológicos fundamentais da mesma.
Adicionalmente, uma ampla variedade de combinações e seleções de vários elementos divulgados (incluindo ' respectivos elementos das respectivas configurações, respectivos elementos "dos respectivos desenhos, e ' similares) é possível dentro do escopo das reivindicações da presente invenção.
Isto é, a presente invenção, obviamente, inclui cada tipo de transformação e - modificação -que uma pessoa experiente na técnica pode realizar de acordo com toda a divulgação incluindo o escopo das reivindicações e aos conceitos tecnológicos da mesma.
[Lista de sinais de referência] 10 terminal de rádio i 11 unidade de aquisição de instrução de medição ' 12 unidade de execução de medição 13 unidade de relato de resultado de medição ' 14 unidade de detecção de célula 15 unidade de controle 20 estação base/estação de controle de estação base 21 unidade de instrução de medição : 22 unidade de aquisição de resultado de medição 23 unidade de relato de resultado de medição 24 unidade de mudança de configuração de parâmetro de rádio 25 servidor OAM/SON 31 unidade de aquisição de resultado de medição 32 unidade de instrução de configuração de parâmetro de rádio 121 unidade de determinação de execução de medição - 122 unidade de detecção de problema de cobertura 123 unidade de medição 124 unidade de retenção de resultado de medição.

Claims (28)

. REIVINDICAÇÕES
1. Sistema de comunicação de rádio, caracterizado pelo fato de um terminal de rádio, com a aquisição de informação de instrução de medição à partir de uma estação de rádio, executar medição e registro de acordo “ com a informação de instrução de medição, e se reportar à estação de rádio, o terminal de rádio compreendendo: - - uma unidade de execução de medição que, quando descobrindo que uma primeira condição na seleção Ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal de | rádio é permitido ser atendido para um serviço pré- determinado, é satisfeita, e uma segunda condição sobre medição ou registro é satisfeita, registra informação em uma segunda célula na qual o terminal não é permitido ser atendido para o serviço pré-determinado.
2. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a primeira condição compreender pelo menos uma de: - o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível; - à qualidade recebida de uma célula atendendo enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; - o transcorrer de um período de tempo pré-definido desde que a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; e e. - a transição do terminal de rádio para um estado no qual o o terminal de rádio executa a detecção da segunda célula - 30 ser executada.
3. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de a segunda célula ser uma célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido somente para o terminal de rádio receber um serviço limitado pré- determinado, e/ou uma célula que proíbe ser conectada. 4, Sistema de comunicação de rádio, de acordo com
"e" 1 2s2!l/pP O". P1ó27% 0% e... =01 A NC 22" A ÁOÔeuo 0 Cú“* oo ..õ5ó) .P .a MÔ OO >” a . ms 1 2 ' qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de o terminal de rádio compreender: - uma unidade de confecção de relatório de resultado de medição que, após a detecção de uma situação na qual a detecção da primeira célula não é possível, em um caso ” onde a primeira célula é novamente detectada, notificar a estação de rádio sobre um resultado de medição incluindo . informação sobre a segunda célula, autonomamente ou em resposta à uma instrução à partir da estação de rádio.
5. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das' reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de, em caso da primeira condição ser satisfeita, o terminal de rádio determinar se a segunda célula está ou não presente na vizinhança da mesma, e registrar informação sobre a segunda célula.
6. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o terminal de rádio executar uma determinação quanto à se a segunda célula está presente, baseado em qualquer de: se a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente da segunda célula é ou não maior ou igual a um valor pré-definido, ou se informação do sistema pode ou não ser adquirida corretamente.
7. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de, em um caso onde a segunda célula está presente na vizinhança, o terminal de rádio executar "* medição para a segunda célula, e registrar um resultado de medição como informação sobre a segunda célula.
7 30 8. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de o terminal de rádio incluir informação sobre se a segunda célula está presente ou ausente e/ou um identificador da segunda célula na informação sobre a segunda célula.
9. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 à 8, caracterizado
. pelo fato de a estação de rádio ou o servidor de administração e manutenção de operação decidir e executar um processo para resolver uma situação na qual a detecção da primeira célula não é possível, de acordo com a presença ou ausência da segunda célula relatada a partir . do terminal de rádio.
10. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com - qualquer uma das reivindicações de 1 à 9, caracterizado pelo fato de a estação de rádio e/ou o servidor de administração e manutenção de operação, - em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio indicar que à segunda célula está presente na vizinhança, executar um processo de evitação de interferência, e - em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio indicar que a segunda célula não está presente na vizinhança, executar otimização de cobertura.
11. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 à 10, caracterizado pelo fato de a segunda condição compreender pelo menos uma de: - uma condição onde, antes de o terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a informação de instrução de medição ser válida; - uma condição onde, antes de o terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a última área atendendo pertencer a uma área pré-definida pré-determinada; . uma condição para reter informação de localização válida em um ponto no tempo quando a primeira condição é 7 30 satisfeita; e - uma condição onde uma área, na qual a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o máximo em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita, pertencer a uma área pré-definida.
12. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de em um caso onde baseado em uma condição que antes do terminal de
Í . rádio detectar uma situação na qual a detecção da primeira célula não é possível, uma área na qual o terminal de rádio é atendido por último pertencer a uma área pré-definida pré-determinada, o terminal de rádio continuar a se registrar no tempo pré-definido, enquanto . não existir atualização da área na qual o terminal de rádio é atendido, e/ou até um transcorrer de um período - de tempo pré-definido após a detecção de uma situação na qual a detecção da primeira célula não é possível.
13. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com à reivindicação 11, caracterizado pelo fato de em caso de detectar uma situação na qual a detecção da primeira célula não é possível, o terminal de rádio registrar um identificador de uma área na qual a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o máximo.
14. Terminal de rádio, que recebe informação de instrução de medição transmitida de uma estação de rádio e executa medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição, caracterizado pelo fato de compreender: - uma unidade de execução de medição que, em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal é permitido ser atendido para um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registrar informação sobre uma segunda célula na qual o terminal não é permitido ser atendido para o serviço pré- . determinado.
15. Terminal de rádio, de acordo com a reivindicação 14, * 30 caracterizado pelo fato de a primeira condição compreender pelo menos uma de: - o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível; - a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; - o transcorrer de um período de tempo pré-definido desde
: 5 . que a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; e a segunda condição compreender pelo menos uma de: - uma condição onde, antes do terminal de rádio . satisfazer a primeira condição, a informação de instrução de medição ser válida; 7 - uma condição onde, antes do terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a última área atendendo pertencer a uma área pré-definida pré-determinada; - uma condição de retenção de informação de localização válida em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita; e - uma condição onde uma área, na qual a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o máximo em um ponto no tempo quando à primeira condição é satisfeita, pertencer a uma área pré-definida.
16. Estação de rádio, de um sistema de comunicação de rádio, onde um terminal de rádio que recebe informação de instrução de medição a partir da estação de rádio executa medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição, e em um caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registra informação sobre uma segunda célula na qual o terminal - não é permitido ser atendido para o serviço pré- determinado, e relata para o lado da estação de rádio, * 30 caracterizada pelo fato de em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio que detecta uma situação na qual a detecção da primeira célula na qual um terminal de rádio é permitido ser atendido, não ser possível, indicar que a segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, está presente na vizinhança, executar uma mudança de uma configuração de rede de pelo menos uma de à primeira célula e a segunda célula, como
: . uma estratégia para reduzir interferência entre a primeira célula e a segunda célula, e em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio indicar que a segunda célula não está presente na vizinhança, executar | 5 uma mudança de uma configuração de rede relacionada com a | . cobertura da primeira célula. | 17. Estação de rádio, de acordo com a reivindicação 16 . caracterizada pelo fato de a primeira condição incluir pelo menos uma de: - o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível; - a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; —- o transcorrer de um período de tempo pré-definido desde que a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; e — a transição do terminal de rádio para um estado onde a detecção da segunda célula é executada, e sendo que a segunda condição compreende pelo menos uma de: - uma condição onde, antes do terminal de rádio | satisfazer a primeira condição, a última área atendendo ' pertencer a uma área pré-definida pré-determinada; —- uma condição para reter informação de localização válida em um ponto no tempo quando a prímeira condição é satisfeita; e . - uma condição onde uma área, na qual a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o y 30 máximo em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita, pertencer à uma área pré-definida.
18. Servidor de administração e manutenção de operação, que executa a administração e manutenção de operação de um sistema de comunicação de rádio, caracterizado pelo fato de um terminal de rádio que recebe informação de instrução de medição a partir de uma estação de rádio, executar medição e registro de acordo com à informação de
. instrução de medição, e em um caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal é permitido ser atendido para um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registrar informação . sobre uma segunda célula na qual o terminal não é permitido ser atendido para o serviço pré-determinado, e - relatar para o lado de estação de rádio, sendo que o servidor de administração e manutenção de operação executa controle tal que: - em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio que detecta uma situação na qual a detecção da primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido não ser possível, indicar que a segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, está presente em uma vizinhança, uma configuração de rede de pelo menos uma de à primeira célula e a segunda célula ser mudada, como uma estratégia para reduzir interferência entre a primeira célula e a segunda célula, e - em um caso onde um relatório à partir do terminal de rádio indicar que à segunda célula não está presente na vizinhança, uma configuração de rede relacionada com a cobertura da primeira célula ser alterada.
19, Servidor de administração e manutenção de operação, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de a primeira condição incluir pelo menos uma de: . - o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível; ' 30 - a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto | o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; | - o transcorrer de um período de tempo pré-definido desde que a qualidade de uma célula atendendo, enquanto o | terminal de rádio está sendo atendido, não mais | satisfazer um critério de seleção de célula; e - a transição do terminal de rádio para um estado onde a
. detecção da segunda célula é executada, e sendo que a segunda condição compreende pelo menos uma de: - uma condição onde, antes de o terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a informação de instrução de medição ser válida; . - uma condição onde, antes do terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a última área atendendo * pertencer a uma área pré-definida pré-determinada; - uma condição para reter informação de localização válida em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita; e - uma condição na qual uma área, na qual a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o máximo em um ponto no tempo quando à primeira condição é satisfeita, pertencer a uma área pré-definida.
20. Método de comunicação de rádio, onde um terminal de rádio adquire informação de instrução de medição a partir de uma estação de rádio, e executa a medição e registro de acordo com a informação de instrução de medição e relata para a estação de rádio, caracterizado pelo fato de compreender: o terminal de rádio, em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para recepção de um serviço pré-determinado ser satisfeita, e uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registrar informação sobre uma segunda célula na qual o . terminal não é permitido ser atendido para a recepção do serviço pré-determinado.
. 30
21. Método de comunicação de rádio, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de à primeira condição incluir pelo menos uma de: - o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível; - a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula;
. - o transcorrer de um período de tempo pré-definido desde que a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; e -—- a transição do terminal de rádio para um estado onde a . detecção da segunda célula é executada, e sendo que a segunda condição compreende pelo menos uma de: * - uma condição onde, antes do terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a última área atendendo pertencer a uma área pré-definida pré-determinada; - uma condição para reter informação de localização válida em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita; e - Uuma condição onde uma área, na qual a qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o máximo em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita, pertencer a uma área pré-definida.
22. Método de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações 20 ou 21, caracterizado pelo fato de a segunda célula ser uma célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido somente para o terminal de rádio receber um serviço limitado pré- determinado, e/ou uma célula que proíbe ser conectada.
23. Método de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 20 a 22, caracterizado pelo fato de compreender, após a detecção de uma situação na qual a detecção da primeira célula não é possível, em , um caso onde a primeira célula é novamente detectada, o terminal de rádio notificar a estação de rádio de um . 30 resultado de medição incluindo informação sobre à segunda célula, autonomamente ou em resposta a uma instrução a partir da estação de rádio.
24, Sistema de comunicação de rádio, caracterizado pelo fato de compreender: - um terminal de rádio; - uma estação de rádio que se conecta e se comunica através de um rádio com o terminal de rádio sob seu
. controle; e - um dispositivo servidor de administração e manutenção de operação que executa a administração e manutenção de operação de uma rede de rádio incluindo a estação de rádio, sendo que . - o terminal de rádio compreende: - uma unidade de aquisição de instrução de medição que E recebe uma mensagem de configuração instruindo a medição e registro pelo terminal de rádio em um modo ocioso, a partir do lado da estação de rádio; e - uma unidade de execução de medição que executa a medição da qualidade recebida de uma célula atendendo e uma célula na vizinhança, em um modo ocioso, e registro de um resultado de medição, de acordo com o conteúdo da instrução da mensagem de configuração; sendo que - a unidade de execução de medição, em caso de uma primeira condição na seleção ou detecção de uma primeira célula na qual o terminal é permitido ser atendido para a recepção de um serviço pré-determinado ser satisfeita, e de uma segunda condição na medição ou registro ser satisfeita, registrar pelo menos um de: - informação indicando à ocorrência de falha de cobertura de rádio; - se está presente ou não uma segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber um serviço pré-determinado na vizinhança de uma área na qual a falha de cobertura de rádio ocorre; . —- informação de identificação da segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, adquirida ” 30 pelo terminal de rádio; e - um resultado de medição da qualidade recebida de um dado sinal de ligação descendente da segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido, medida pelo terminal de rádio, e sendo que o terminal de rádio compreende - uma unidade de confecção de relatório de medição que, quando o terminal de rádio estabelece um link de rádio
. 11 . com a estação de rádio e vai para um modo ativo, relata o conteúdo registrado para a estação de rádio, e sendo que a estação de rádio que recebe o relatório de conteúdo registrado a partir do terminal de rádio transmite o relatório para o servidor de administração e manutenção . de operação; e - o servidor de administração e manutenção de operação “ analisa o relatório a partir do terminal de rádio, e decide uma estratégia para resolver a falha de cobertura de rádio, de acordo com se uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido está ou não presente na vizinhança de uma área na qual a falha de cobertura de rádio foi detectada.
25. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de a primeira condição incluir pelo menos uma de: o terminal de rádio detectar uma situação na qual a seleção da primeira célula não é possível; | —- a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto ; 20 o terminal de rádio está sendo atendido, não mais | satisfazer um critério de seleção de célula; ' - o transcorrer de um período de tempo pré-determinado desde que a qualidade recebida de uma célula atendendo, enquanto o terminal de rádio está sendo atendido, não mais satisfazer um critério de seleção de célula; e - a transição do terminal de rádio para um estado onde a detecção da segunda célula é executada, e sendo que . a segunda condição compreende pelo menos uma de: - uma condição onde, antes do terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a informação de instrução de medição ser válida; uma condição onde, antes do terminal de rádio satisfazer a primeira condição, a última área atendendo pertencer a uma área pré-definida pré-determinada; - uma condição para reter informação de localização válida em um ponto no tempo quando a primeira condição é satisfeita; e
: 12 i => spo aço Do o - 1 . - uma condição onde uma área, na qual a qualidade 1 recebida de um dado sinal de ligação descendente assume o J máximo em um ponto no tempo quando a primeira condição é 1 satisfeita, pertencer a uma área pré-definida.
26. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com : qualquer uma das reivindicações 24 ou 25, caracterizado pelo fato de a falha de cobertura de rádio ser um furo de * cobertura, e o sistema executar pelo menos uma entre (A) À a (K), de acordo com o conteúdo da instrução de medição a partir do lado de estação de rádio: (A) ao detectar o furo de cobertura, o terminal de rádio registrar a existência do furo de cobertura, e em adição determinar se a segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber um serviço pré-determinado está ou não presente na | vizinhança da mesma, e em caso de estar presente, registrar informação sobre a segunda célula na À vizinhança; (B) quando a qualidade recebida de uma célula atendendo se degradar, uma determinação ser feita quanto a se uma | célula está ou não presente que permita uma conexão de | somente um terminal de rádio especificado pré-determinado ' relacionado com um serviço pré-determinado, como a i segunda célula na vizinhança, e : 25 em um caso onde um furo de cobertura é detectado, a ' qualidade recebida de uma célula na qual um terminal de | rádio é permitido ser atendido para somente o terminal de . rádio especificado ser medida, e o furo de cobertura e um resultado de medição da segunda célula na qual o terminal ' 30 de rádio é permitido ser atendido para somente o terminal de rádio especificado serem registrados; (C) à medição e registro de uma célula atendendo é uma us célula na vizinhança serem executadas em um período de Í tempo após a detecção de degradação da qualidade recebida É 35 da célula atendendo e até que um furo de cobertura seja À detectado, e em caso de detectar uma célula na qual um terminal de rádio é permitido ser atendido para somente um terminal de rádio especificado pré-determinado, como a segunda célula na vizinhança, a medição e registro de um resultado de medição serem executadas para a célula na qual o terminal de rádio é permitido ser atendido para somente o terminal de rádio especificado, e
. após a detecção do furo de cobertura, a medição e : registro serem suspensas até que uma primeira célula e adequada na qual um terminal de rádio é permitido ser * atendido seja detectada novamente;
(D) quando a qualidade recebida de uma célula atendendo se degradar, uma determinação ser feita quanto a se uma célula está ou não presente a qual pertence a uma lista de células especificadas designadas antecipadamente de modo a não executar medição de célula na vizinha na vizinhança, e em caso de detectar uma furo de cobertura, a medição da qualidade recebida de uma célula pertencendo à lista ser executada, e o furo de cobertura e um resultado de medição da célula pertencendo à lista serem registrados;
(E) quando à qualidade recebida de uma célula atendendo se degradar, como a segunda célula, na vizinhança, uma determinação ser feita quanto a se uma célula está ou não presente a qual permite uma conexão para somente um terminal de rádio especificado pré-determinado, e em caso de detectar um furo de cobertura, informação incluindo o furo de cobertura e se uma célula está ou não presente a qual permita uma conexão para somente o terminal de rádio
. especificado, ser registrada; (F) a medição e registro de uma célula atendendo e uma : 30 célula na vizinhança serem executadas para um período de tempo após a detecção de degradação da qualidade recebida de uma célula atendendo e até que um furo de cobertura seja detectado, e como informação da segunda célula, registro ser executado de informação em uma célula na qual somente um terminal de rádio especificado pré-
determinado é permitido ser atendido na vizinhança, e
OH ) . s . serem suspensas até que, uma primeira célula adequada na qual um terminal de rádio é permitido ser atendido seja novamente detectada; (G) quando a qualidade recebida de uma célula atendendo se degradar, uma determinação ser feita quanto a se uma . célula está ou não presente a qual pertence a uma lista . de células específicas designadas antecipadamente de modo +" a não medir uma célula na vizinha na vizinhança, e em . caso de detectar o furo de cobertura, registro ser executado de informação incluindo o furo de cobertura e se uma célula pertencendo à lista está ou não presente; (H) em caso de furo de cobertura ser detectado, informação incluindo o' furo de cobertura e, como informação da segunda célula, se uma célula está ou não presente a qual permita uma conexão para somente o terminal de rádio especificado ser registrada; (1) em um caso onde o furo de cobertura é detectado, uma área na qual o terminal de rádio está presente até imediatamente antes da falha ser detectada ser uma área alvo de medição, e uma área na qual o terminal de rádio está presente não ser atualizada, o furo de cobertura, ou um resultado de medição de uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido na vizinhança do furo de cobertura serem registrados, (3) em um caso onde quando o furo de cobertura é detectado, existir informação de localização válida, o furo de cobertura ser registrado; e . (K) em um caso onde quando o furo de cobertura é detectado, uma célula com qualidade recebida mais alta - 30 pertencer a uma área alvo de medição, o furo de cobertura, ou um resultado de medição de uma célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido na vizinhança do furo de cobertura ser registrado. 1
27. Sistema de comunicação de rádio, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 24 a 26, caracterizado pelo fato de . 2
, em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio indicar que uma segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber um serviço pré-determinado está presente na Vizinhança, fazer uma definição para executar uma estratégia de . evitação de interferência com relação à estação de rádio, . ou a segunda célula na qual o terminal de rádio não é ft permitido ser atendido, e ? - em um caso onde um relatório a partir do terminal de rádio indicar que uma segunda célula na qual o terminal de rádio não é permitido ser atendido para receber um serviço pré-determinado não está presente na vizinhança, otimização de cobertura de rádio ser executada pela estação de rádio. i
SIE SSSÍMÉA SAM PÊÔ OS RS RR OS NA A ER A ERR RR RS RSS RR RS O RR RR RR RS RR RS RS RS E o o o 17 1 1 ' 2 2uo i . ou La 1 So Zz E 30: ' õ 8 2 ' 39 É ' 9, aoo SQul , Zz [ES 22º , <! nº&2 ÉE5o| [a az wo) õ i UD= wo ' 2, a FrH ' E! &8 | |éss|O » ! ' 2 5 Zo8& | oO 1 GS Ione A od. : 5 NR RA ul fo N eee Ne ADIA doe.
FE) S ' i SE é E e o | tor |3 & bo 2<o ' rr HE, |Xo são 38o ao 1 ut TE 244 Ea) .|SS$ho uu ' |22 TES Erro us) — nu! ÉS <= u=Is =2=9) <s uu uso 3 uOogs Lu. mo! os ans ud oLC : o4! [wu WC, 2% usas <o | |05 Aus íuo 26u ' or, |< < So < ' <r Ss ao = suo 281 |8 3 ? se da “o, ? ' O Laosdesssesss=--—=—rtsncsssn—-——————— e = o sz ss e FÉ or TTTRIITTITRI OST QIOTTARDIOTTOIS a, o o ue o wu ' - < < < os < = ' i lã s | Ss z ' à | |8go DO qu da x ' 4 | 398 E rm ES z Í + < 2 no &u FE) 8 í z | |64ES 5a o | Ê u um uu uniu w 1 = !' [00% os og ao o E! juÊEy Wu s< uu um ! Rr O guo so 25 2º 9 ' e: | || já, [é | já va|/ls 5 Se 3s E ' 1 1 LOL IIIIOOOOOOoooO ooo]
o | = : 82 xo o us — | Wu | DE Rerscscvsrentar no wu Ss *% | Fis) i i k.: r a : : Ss : - : Fx ao : Pot = i DR al 8 i | : duo j az so : NA : or oo i |oS | i << u i a : & z i: ES i Ou = : < ; om Em j nd i so [=] ; Eu i TO) Es j o i au so |—— > às : í Ww i os as : of i aã So i ás [| i 2 se H =o : : o Z : uu ã. 2o SE í Px O j SE o : nn ; 2 j u.
Poe : : o : | o : = PE = : y i NS oo NS : : E< i 2 ; go o í So i z8 É :i go : == ã : aos : x u : 30) i uu = j <ral =) : ” ur2 + uo uu : aos : O, a : uz? : us uu i =) : as o : ” ao so ã : = â <x z i Ê ou 3 H > & Zu i ã 3e j
No o =
E o ee eg = sã o
ES Er º o 2 - o a o : : Ó a E N Bd SO - sé : 2 Ss 2H t oa Ss 3 £ e s 8 . HB so 5! — S|| 2 = 13 8) É 8 6/|E z| 8 3 ll al! 5 o ã SE) 66 3| * 8 Ejs oO 8 » o = - 5 8 sjl/s . ú SE — o ba o z 5 É ” Z Nº & Sl S 3 a ê ê =| s 5 E É EE FIRSENA É ê SE E | z ê E | 3 Elm | Es & 3 Fi E = 2 ê 2 ns So El E 5 =| CO | Es = É zs/|= o Ol 3 e<l O õ $ 3 º 8 8 à : S o & i o 5 = o a e Ss 2 3 + E 3 Elgg |s = om 8/2 os s o Ss so * É Ss O E 2 81là E E o = ; o & Fo 6 = o o o E 8 F & o 78 5 Pê s 2 2 E ' =”? o 3 so É o Ê Z ss 5 o o o 8 o a E õ o s| SS ' = Ss ss e S . = | 2 Ss a pes â = mu E o - ——. ss———-————.. s——
OALY
ONLY OSOIDO
Nr f
Õ — - 2 = ão <q ese O 32Ss sa e
E S go ' SES| o 225 e ? 882| jo soT| SO es T e Ss mo É E o
E Z E 2 | Ss o =| E Sl). E & $|| & | 2/3 o 18 ê ce o = =| 8 sz 8| | E Ss o” o & 3 -) ss =| O so 3// 2 oz Tr os o 8 | olo = = —- au o ” x S o O ON O É o S sl|s = > = E E E 8//Ss s à E É à 3 s Zs/o o F 218 E1Z o ê o &. El À& s se s Oo E 21 = ã = E Ss S| 35 5 ã z sz 8 ê o o 2 + o o o 8 Dilo S 8 3 Ss o So8 E o Ss So -) S " = o8gS| |8| [sli Sl, E g HES| | 2/2 E % EXPRESSA & a =es o FEIESIA ns a E Em = e | |= os 8 2 FE) Ss S/S se 3 8g7E| |&| [8||S EE 8 s - EX:83 o Elis es o g se o 2 ais E É E Soo = $ || eo P õ Dão Ss ve o - Z o = - E E ee | E 8 s 8 53 8 s Fr > E 8 ES || wu 3 ê 8 dá) = v à = Õ atle-k=2At=--kb O CN a ONLY O0SsOI190 ONLY o o ) = T Zz o Z SN le e | = q z ê o i É : sé u. o > z E & E EE : li 2) fil Se .
28 Fls à ils Se 3 SP 8 ao oe = o8 E ? ss É . so o É às ãs ê õ 2 To 3 ê Es $ 38 2” o > S 3 õ Ê JJ | o ' E Ss - . 8 S = Ss DR - 8 : õ õS ; . , ã * í o a S 3 el. 8 E|= | 2H ê EO o 8º E o Ss & | & 8 $g : o o 3 s 8 3 $ || e
É ——— o | o < o gs < S E =Zz = Ss 8 > 8 = se 8 = IF ( É = É : s : | $ s ; i : E 3 ê ; : É ê : j 3 | 2 ê ê o 3 = > | 3 É Z Ss |||) 3 O, 3 35 8 8 & oo s e o 3 K z : : Ss = 0 5 : : : É A. : : : ; É 3 : : : : . $ : : 3 || E 18] E |
Z õ o
Macro | e | eNB/RNC | os sn ê Configuração de MDT Ocioso + configuração < de medição e registro CH Ss12-1 css tnão membro) 812-2 [o HeNB/HNB Detecção de degradação de célula atendendo Ss14 8 LO LÓ | $ | o LS | Detecção de furo de cobertura JRR s16
ERES Encontrar célula adequada S18 LL=—————
LS | Recuperação de registro
Registro deMDT Registrada (EXEMPLO LTE) RSRP/RSRQ RSRP RSRP/RSRQ RSRP FIG.7A | Célula macro (ECGH11/PCIHH1)
CG É t=to N ( e É E” / j Célula macro 7 >, ra / (ECGt22/PCIh2) N E) e “. ' Sa, =—— Célula CSG não EN LL (ECG$200/PCI20) FIG.7B o < Zi o - o + o - ) õ so S Õ a = Z = E co & ” o [2 — ? ã 5 L Z as S " o o É o il, o E = sã : E ko a E 35 3ã 8 BB |= o Es (= ae Se 2 ES E o Seo ” ET 2o S i ; E es 8 ss o = * õ vv o << o õ BR 2 s gs 8 E 2 s EE Z $ z $ 38 P 8 2 8 s S So e O = o ZÉ o n S | & 2 ê Ss 3 e 3 3 ? 2 |z 8 E |= |3 E la o E 13 : A o o õ < e v EA 8 no o < z o a z 2 * S = $ Fr ú HA o oa Ss s q 8 o Ss 8 m & = o = ? o &” O q o s o oO E o u Z ã ê É 3 s us . F 3 : : VW = a =| /8 ê z 2| fe& | 3.) | E | 1 /s2 $ | ES sã ERMCENESE NELA ê 3s o o. =: so 8 o = u o os $ s - o g = & 8 3 H E 3 E z 8 õ = - â 3 E E o ê
E o o
| Macro — | | eu | eNB/RNC o Ss ê Configuração de MDT Ocioso + < configuração de medição e registro CH | LO Dr so SD, NN— S$12-2 | HENB/HNB Bo E ss Detecção de degradação de célula atendendo S14 8 O 8 LO õ ' Detecção de célula CSG (não membro) | S20 , ssIrirErri ii pj ur 1 Medição, registro Detecção de furo de cobertura s17 Encontrar célula adequada s18 | CN Medição, registro — ' g e) Recuperação de registro
Macro Célula de lista negra | eu | eNB/RNC eNB/RNC o S21
Ê Configuração de MDT Ocioso +
< configuração de medição e registro CH LAO 822-1
Medição, registro LO] $22-2 EE ss Detecção de degradação de célula atendendo
9 A o Detecção de furo de cobertura
8 S25 PAL LL LAI A S26 Sr ELLA S28 o Can o) ot LL TO sa ; ã| Recuperação de registro ' < FIG.10 pro sa 8 = = ão a E = a = si = o = Dr = O El = (O E ' 2 o 8 s & a s S o o Fr o ke FE; 28 E & Ss 2 E. o > 2 Ss É . Ss z E se - o els o s Ss SE a E tá | o E Es Es E e o % 2º > = B s s << ão 8 É = 8 = o T É 2 o E) Ss S P > ? = É : : P KH v o õ É F à Z ã 2 õ 5 o P 8 Ss Ss DR) o e = 7 = o Z o” ” DR s 3 s o ã q 2 o & % a 2 = e 8 FA > 2 = 214/5188] 58 S & e - PTS É 7" o Ed — 2 o Ss sz u a É sa & a É E = 2 ra + <=" o g o s " < e Ss o <| o 8 2 =) S = & &Ç 2 o — D o o = ) j E o z g 3 & & 3 E É a E, o ã e su 8 7 E o 2 Ss a e 3 = = = /8.8 É A ESVEA/ê | 88 2 q ã S os E PAS o s os 7 = s a | o ao o Ss = 5 É ã É E ã 2 g 3 3 - 8 Ss 3 = £ = = E e g£ 8 o
Õ
Macro | eu | eNB/RNC o S31 Ê Configuração de MDT Ocioso + < configuração de medição e registro CH LA $92-1 seo (não membro) Medição, registro S32-2 [Co HeNB/HNB Medição, registro Fo E ss Detecção de degradação de célula atendendo S34 | RI | 8 Detecção de célula CSG (não membro) Detecção de furo de cobertura + 2 registro de informação de vizinha INFORMAÇÃO DE célula CSG Encontrar célula adequada s3a7
LO ET Medição, registro | LET SS o . ê Recuperação de registro í <
Registro deMDT Registrada (EXEMPLO LTE) Instante = Eca RSRP/RSRQ RSRP o Jeos RSRP/RSRQ RSRP FIG.13A Célula macro Co» (ECGIH11/PCH1) 7 Ú e É fai fa E j Célula macro À >. TS Í (ECGIH22/PCi2) 2 NO CR) x «o» * o NL Célula CSG não membro (ECGIH200/PCi20) FIG.13B
' Macro Célula de lista negra | & | eNB/RNC eNB/RNC o S41 Et Configuração de MDT Ocioso + < configuração de medição e registro CH EEE sao! Medição, registro S42-2 [O Medição, registro Detecção de degradação de célula atendendo o o | [— cestos te sect: | ses O) Detectar célula de lista negra = S 46] INFORMAÇÃO DE célula
A Encontrar célula adequada SAB L=——=——— -
EFE o o > :| Medição, registro FIG. 14 o = SS o o = Ss E sl o = ê Õ 2 8 g ê — i À 2 é $ É + 9 uu o s To Õ 8 e = fi £ ' " E lo 38% s º eo 2 & e S SS > o so 8 8 a ss = bs E Bo É 8 o ES > -r o ' 2 o o 3 Dl o SS BR o - = o Z o o DR s 3 s o H ã Sl.
SC Ele | E |z 8 E 15 - a '& oo o Ss é 2 É ã a a = 2 $ 5 2 x r o) — " 2 8 = E [ 3 o 2 = o DEN Ss o = 2 Ss ) g 9 o g t z ã 5 ã H 3 z o o % 8 = s i É ô m E) 3 >= “ o |= E l« S * ES) 5 Se E en/2S, 8 5 2 o E so 2 DS , = o 5 $ 2 : 8 = = Ss z 3 vv Ss 3$ F ã £ CT ã 2 & 2 = o s 7 2 E & s 3 = na o o o o nes oa o < o & e SN Zz ea QN : ”D o h 5 À S — “”“ 8 . — É soe o | SE e E |= Es ã ; = E SE = o ê 20º 388 O ê 318 o EE) é 1 8 o SS S : - : E ã oe ê ss & 8 PR 2 3 : E?) = : 3 5 u s o =P 8 = 5 - o 2 7 = . = z 8 5 ã E & 8 É z Ê 4 Ela E E ã E. 8 HA s s << |O s 8 $ ê e e & z 3 ê ê . “ - 7 E o o o = as | NV = 8 2 5 o + Z 8 2 ê = Oo > "o o ? 8 oo q o 3 q - a : : : o 2 ã $ ; al a || /* : . É SE | ê $ : r. 2 : : = So E ss ê ê : O r Pr.
Í230 D E& Es a So | e 3 8 oo õ 2 8 a z Vs Se = s 8 Fs ã 2 ã 5 3 ê = E ã $ ; ê z E 2 3 o - * Í ' 3 Ss a
Registro deMDT Registrada (EXEMPLO LTE) RSRP/RSRO ro jeos RSRP/RSRQ RSRP FIG. 17A (0) ao, «E» É 2” Célula macro” Célula macro | S (ECGIH11/PCIH1) (ECGIH22/PCItt2) f | É Furo se ponertura À JR ce, X o - RE, e 6 £ É
NAT Mest aco FIG.17B 7 Festa macro Célula maero “É *
A CCD : a NELAS DEL 08N | % &- Í Su 5 | *, t0O Furodecobertura º*, v o “. PN TA2 :
— 2 - - o = = ES ao o = =X s g Ns 7 co - Di a E) o Õ 3 É 8 a = ' 8 E = os ns u. 8 se |O gE o8 “. o - Eb ã 8 6 ão & z gs so 2 2 E ESA a E 5º o E Es Ss E PÊ & Pr E es o [2 ã E & E | - | | N 8 | S ENE | o 8 = o o rr DP T | 9 & on s 8) /a |; $% ls > 2 o E E (5 8 E E | o 20 5 <<) o ã * o o * E 2 o = 8 o É a 3 5 2 7 o Um
C Ss Eru < o o 8 e 2 7 = o FZ O 2.* D = oO = = : o” = o P s oO q = S a É o ss Ss . ê ENYA 2 9 £ E > sw 8 o a S q É oi = Ed o = 3 kb 5 (3 2 Es = = e 2 no o. É | yr 270 e Ft 8 : É PAãs à INSS o 5 PE z < 3 ã 2 E às <s 8 = - v 2 SH E = s É zÚ 8 2 Ê ã z ' E Ê 5 ã 3 &
- o —- ao o <s o s |= = Ns 2 : Elos: | Ss e 8 é) /8|) |ês& é Ê : 2 2 = $ se co sô o NS) 888 ses os 8 s UE fee ã 2 os. sSES SO = o SE =o> E 8 ê $ÊS nao vo s & FE sº? E 8 S sos 3 ds ã â “E ê E | o º =) 8 2 & = o o = DD — o Tr &” = (O) | | 3 “ e 3 > 2 ã 2 & õ FE | 2 o E | ? E | oO v 2 o” õ sc > << 8 E Ss E Dr o o = 3 & = & oO é || 8/ |3|) | a 8 º = Lu.
L———— = 2 s 2 S o 2 z <s o z PD == oO DER Q E /O = o & E o ão e |º 3 Ss Oo mr qd <= 2 o ã z ã - < 7 ” s ã % É ôlz a 5 Ss 3 6 ló [e E É 2 = õe É 2 O) 8 ES $ g o 68 “e E 8 5 = Ss vv < ê ã É 3 3 2|| 3 & 3 * E E q ' s E T ? 8 o N a o
. . Macro 1 Macro 2 | | ev | S51 | ENB/RNC1 || eNB2/“RNC2 8 É Configuração de MDT Ocioso + configuração de medição e registro CH o NO ME S$52-1 Medição, registro csc EEE (não membro) Resseleção/atualização de célula H eNB/HNB
LC
O 8 Detecção de célula CSG (não membro) o] sas en remete ae voos O| Detecção de CH, registro de "OOS" S55 Lo 2. ss7 [CO = ns : S58 Medição, registro v | Recuperação de registro S59
Registro deMDT Registrada (EXEMPLO LTE) Eca! [ | | to |%22 |RSRP/RSRQ RSRP RSRP/RSRQ RSRP 2 |- joos leo RSsRP = | RSRPRSRa| e |RSRP — | FIG21A Ge» SS” - (ECGHAIPEIA) (FCGM22IFCIA2) : t3 1 2 sa . DL ONE) É o CO o): O.
Célula CSG não membro ' (ECGIH200/PCIH20) FIG.21B e «>» «E» [ Jensicétua 1 mensal Furo de cobertura N 3 vE E osciiça” A, tl e t=to : FIG.22 2
"ae i"i nu o l | 23/23 | e v | | («<S) " <&X Célulamacro É) Í Pp es Té. SAN ER à e Célula CSG não membro (não permitido para este EU) FIG.23A Co» “FP Célula 1 e Em É) . Í TOS Célula 2 , LEAR ns
ON y SE E o 9 = AE Télula de ax lista negra (não permitido para este EU) FIG.23B -
BR112013007507-4A 2010-10-01 2011-09-30 sistema de comunicação de rádio, terminal de rádio, estação de rádio, servidor de administração e manutenção de operação e método de comunicação de rádio BR112013007507A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010-224388 2010-10-01
JP2010224388 2010-10-01
PCT/JP2011/072570 WO2012043796A1 (ja) 2010-10-01 2011-09-30 無線通信システムと方法と無線端末、無線局並びに運用管理サーバ装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112013007507A2 true BR112013007507A2 (pt) 2020-10-27

Family

ID=45893233

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013007507-4A BR112013007507A2 (pt) 2010-10-01 2011-09-30 sistema de comunicação de rádio, terminal de rádio, estação de rádio, servidor de administração e manutenção de operação e método de comunicação de rádio

Country Status (8)

Country Link
US (1) US9635565B2 (pt)
EP (1) EP2624621B1 (pt)
JP (2) JP5811095B2 (pt)
KR (1) KR101513506B1 (pt)
CN (1) CN103155629B (pt)
BR (1) BR112013007507A2 (pt)
RU (2) RU2577313C2 (pt)
WO (1) WO2012043796A1 (pt)

Families Citing this family (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110090820A1 (en) 2009-10-16 2011-04-21 Osama Hussein Self-optimizing wireless network
WO2012050323A2 (ko) 2010-10-10 2012-04-19 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 로그된 측정 수행 방법 및 장치
US20130281090A1 (en) * 2011-01-07 2013-10-24 Mitsubishi Electric Corporation Communication system
US20130094374A1 (en) * 2011-10-14 2013-04-18 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for virtual adaptive uplink attenuation
TW201334585A (zh) * 2011-11-04 2013-08-16 Interdigital Patent Holdings 以qos驗証為基礎驅動測試最小化(mdt)方法、裝置及系統
US9258719B2 (en) 2011-11-08 2016-02-09 Viavi Solutions Inc. Methods and apparatus for partitioning wireless network cells into time-based clusters
HUE047508T2 (hu) * 2012-09-19 2020-04-28 Nokia Solutions & Networks Oy Drive-teszt minimalizálás felfüggesztése okának megadása egy felhasználói készüléktõl egy bázisállomáshoz
US8818351B1 (en) * 2012-10-30 2014-08-26 Onasset Intelligence, Inc. Method and apparatus for tracking a transported item while accommodating communication gaps
JP6164847B2 (ja) * 2013-01-09 2017-07-19 株式会社Nttドコモ 無線基地局
JP6344572B2 (ja) 2013-04-01 2018-06-20 日本電気株式会社 無線パラメータ制御方法およびシステム、ネットワーク運用管理装置ならびに無線局
WO2014162711A1 (ja) * 2013-04-01 2014-10-09 日本電気株式会社 無線パラメータ制御方法および装置、ネットワーク運用管理装置ならびに無線基地局
WO2014198013A1 (zh) * 2013-06-09 2014-12-18 华为技术有限公司 无线通信方法、用户设备及网络节点
WO2015023159A1 (ko) * 2013-08-15 2015-02-19 엘지전자 주식회사 단말의 품질 측정 보고 방법 및 이를 이용하는 단말
CN104581777A (zh) * 2013-10-28 2015-04-29 中国移动通信集团公司 最小化路测测量方法及装置、系统
EP3737161B1 (en) 2014-01-20 2022-05-04 Samsung Electronics Co., Ltd. A method for reducing battery power consumption of user equipment (ue) during manual csg selection
JP2017507580A (ja) * 2014-01-31 2017-03-16 ノキア テクノロジーズ オサケユイチア 無線リソース制御接続の再確立手順のための構成条件
WO2015141850A1 (ja) * 2014-03-20 2015-09-24 京セラ株式会社 移動局、測定制御方法、プロセッサ、及び基地局
US10075866B2 (en) 2014-12-08 2018-09-11 Industrial Technology Research Institute Accessing failure event reporting method, user equipment, method for adjusting access control mechanism, control node
BR112016028336A2 (pt) * 2014-12-15 2017-08-22 Huawei Tech Co Ltd método e aparelho de processamento para implantar comunicação de alta frequência, e dispositivo
WO2016114270A1 (ja) 2015-01-15 2016-07-21 株式会社リコー 制御システム、通信端末、通信システム、制御方法、及びプログラム
JP6536068B2 (ja) * 2015-02-19 2019-07-03 株式会社リコー 制御システム、通信システム、制御方法、及びプログラム
US9113353B1 (en) * 2015-02-27 2015-08-18 ReVerb Networks, Inc. Methods and apparatus for improving coverage and capacity in a wireless network
US9596609B2 (en) * 2015-03-11 2017-03-14 Wipro Limited Methods and systems for determining radio coverage in wireless communication networks
US20180014212A1 (en) * 2015-06-16 2018-01-11 Mitsubishi Electric Corporation Satellite communication device, management device, monitoring system, and monitoring method
US9913154B2 (en) * 2015-07-21 2018-03-06 Symbol Technologies, Llc Wireless local area network coverage hole detection using mobile communication devices
WO2017052332A1 (ko) * 2015-09-24 2017-03-30 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 단말에 의해 수행되는 로깅 방법 및 상기 방법을 이용하는 단말
TWI625064B (zh) 2016-03-07 2018-05-21 財團法人工業技術研究院 管理發送通知訊息的通訊方法及應用其的電子裝置及系統
CN107343291B (zh) * 2016-04-28 2021-11-12 中兴通讯股份有限公司 天馈系统检测方法、装置及基站
CN107645392B (zh) * 2016-07-20 2020-07-10 电信科学技术研究院 一种用户设备间的通信方法及装置、通信控制方法及装置
CN109804674B (zh) * 2016-10-04 2021-07-27 信实通信有限公司 用于从覆盖区域减轻覆盖盲区的系统和方法
KR101915469B1 (ko) * 2016-11-29 2018-11-06 에스케이텔레콤 주식회사 스트리밍 서비스 제공 방법 및 이를 위한 장치
US10856163B2 (en) * 2017-07-07 2020-12-01 Lg Electronics Inc. Method for performing measurement and device supporting the same
CN110035567B (zh) 2018-01-11 2021-05-28 维沃移动通信有限公司 一种参考信号的测量方法和用户终端
US20210067984A1 (en) * 2018-01-22 2021-03-04 Beijing Xiaomi Mobile Software Co., Ltd. Method and apparatus for performing minimization of drive test
EP3738338A4 (en) * 2018-04-02 2021-03-10 LG Electronics Inc. PROCESS FOR CREATING A JOURNALIZED MEASUREMENT INPUT, AND DEVICE SUPPORTING THE PROCESS
US20190306740A1 (en) * 2018-04-03 2019-10-03 Lg Electronics Inc. Method for constructing logged measurement entry and device supporting the same
CN108990095B (zh) * 2018-07-28 2020-10-16 华中科技大学 一种无线网络覆盖盲区检测方法
CN118102503A (zh) * 2018-08-06 2024-05-28 三星电子株式会社 用于在移动通信系统中发送或接收信号的方法和装置
KR102664930B1 (ko) * 2018-09-05 2024-05-09 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 셀 측정 정보를 수집하고 보고하는 방법 및 장치
GB2576918A (en) * 2018-09-06 2020-03-11 Tcl Communication Ltd Network reporting in a cellular network
CN111654881B (zh) * 2019-02-15 2022-04-22 华为技术有限公司 信息上报方法、装置及设备
US20220191894A1 (en) * 2019-03-27 2022-06-16 Ntt Docomo, Inc. Terminal
CN112153667B (zh) * 2019-06-28 2022-10-11 华为技术有限公司 一种测量方法和装置
EP4017113B1 (en) * 2019-08-29 2023-11-22 Huawei Technologies Co., Ltd. Communication method and device
WO2021145805A1 (en) * 2020-01-17 2021-07-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Communication methods and related communication devices and nodes
US11228972B1 (en) * 2020-09-10 2022-01-18 Sprint Communications Company L.P. Measurement time period based on location radio metric variance
US11843957B2 (en) * 2021-04-06 2023-12-12 Juniper Networks, Inc. Detection of insufficient RF coverage areas in a wireless network
WO2023047255A1 (en) * 2021-09-22 2023-03-30 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Enhancements of logged mdt report
EP4413774A1 (en) * 2021-10-06 2024-08-14 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) User equipment, network node and methods in a wireless communications network
US20240284553A1 (en) * 2021-12-02 2024-08-22 Qualcomm Incorporated Fast recovery after exiting coverage hole
GB2627185A (en) * 2023-02-03 2024-08-21 Samsung Electronics Co Ltd Device mobility in network

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6445917B1 (en) * 1999-05-19 2002-09-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Mobile station measurements with event-based reporting
US8175587B2 (en) 2003-07-10 2012-05-08 Motorola Mobility, Inc. Obtaining service when in a no-coverage area of a communication system
US7437176B1 (en) * 2005-03-15 2008-10-14 Sprint Spectrum L.P. Method and system for reducing pilot pollution by systematically adjusting sector power allocations
JP4758294B2 (ja) * 2006-07-10 2011-08-24 株式会社日立製作所 エリア品質情報取得システム
CN101420711A (zh) 2007-10-22 2009-04-29 华为技术有限公司 提供测量信息、检测覆盖问题的方法、装置及系统
WO2009072286A1 (ja) 2007-12-05 2009-06-11 Panasonic Corporation 通信システム、リソース管理装置、無線基地局並びに無線通信端末
US8260206B2 (en) * 2008-04-16 2012-09-04 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for uplink and downlink inter-cell interference coordination
WO2010040417A1 (en) * 2008-10-10 2010-04-15 Nokia Siemens Networks Oy Apparatus, method and program providing a confidence estimation of coverage hole detection
US9026058B2 (en) 2009-03-23 2015-05-05 Nokia Technologies Oy Measurement configuration and reporting of CSG cells in connected mode
US20100311421A1 (en) * 2009-06-05 2010-12-09 Tomasz Mach Methods and Apparatus for Communications Terminal Enabling Self Optimizing Networks in Air Interface Communications Systems
KR101707683B1 (ko) * 2009-06-24 2017-02-16 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템상에서 단말의 측정 보고를 네트워크로 전송하는 방법
US20120295650A1 (en) * 2010-01-07 2012-11-22 Nec Corporation Radio communication system, radio terminal, radio network, radio communication method and program
KR101496591B1 (ko) * 2010-08-12 2015-02-26 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 로그된 측정 보고 방법 및 장치

Also Published As

Publication number Publication date
JPWO2012043796A1 (ja) 2014-02-24
KR20130073963A (ko) 2013-07-03
JP6024804B2 (ja) 2016-11-16
RU2577313C2 (ru) 2016-03-20
EP2624621A4 (en) 2016-04-27
EP2624621A1 (en) 2013-08-07
WO2012043796A1 (ja) 2012-04-05
JP2016012936A (ja) 2016-01-21
US9635565B2 (en) 2017-04-25
EP2624621B1 (en) 2023-07-12
US20130196650A1 (en) 2013-08-01
CN103155629A (zh) 2013-06-12
CN103155629B (zh) 2016-08-24
RU2013120314A (ru) 2014-11-20
KR101513506B1 (ko) 2015-04-20
RU2629567C1 (ru) 2017-08-30
JP5811095B2 (ja) 2015-11-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013007507A2 (pt) sistema de comunicação de rádio, terminal de rádio, estação de rádio, servidor de administração e manutenção de operação e método de comunicação de rádio
US10212637B2 (en) Method for reporting mobility information in wireless communication system and apparatus for supporting same
US9237419B2 (en) Method for reporting position information together with other information in a wireless communication system and apparatus for supporting same
US10225756B2 (en) Technique for reporting out-of-coverage events in wireless communication
US8738004B2 (en) Method and apparatus for excluding non-mobility data from mobility key performance indicators
US9351225B2 (en) Method for supporting mobility of user equipment in wireless communication system, and device supporting the same
US20140329529A1 (en) Method of cell reselection by applying supreme priority in wireless communication system and apparatus for the same
US20140220982A1 (en) Method for measurement in wireless communication system and apparatus for the same
US9655148B2 (en) Method for processing emergency call in wireless communication system and apparatus for supporting same
US9578485B2 (en) Method for reporting mobility state information in wireless communication system, and apparatus for supporting same
US9629015B2 (en) Method for reporting mobility information in wireless communication system and device for supporting same
WO2014035154A1 (ko) 무선 통신 시스템에서 자율적 서빙 셀 관리를 기반으로 한 통신 방법 및 이를 지원하는 장치
US9497695B2 (en) Operation method for searching for cell in wireless communication system and device supporting same

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 24/10 , H04W 16/18 , H04W 84/10

Ipc: H04W 24/10 (2009.01), H04W 24/08 (2009.01)

B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]