A presente invenção refere-se em geral ao campo de suplementos alimentares para propósito cosmético. Mais especificamente, a presente invenção tem como objetivo prover um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados para prevenção e/ou tratamento de hipergmentação da pele, imperfeições da cor da pele tais como pontos de idade e outros distúrbios de pele caracterizados por pigmentos anormais, a presente invenção também tem como objetivo melhorar o tom da pele bem como provisão de um agente de clareamento de pele.
1/17
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para USO COSMÉTICO DE ÁCIDO CHICÓRICO E DERIVADOS.
[001] A presente invenção se refere em geral ao campo de suplementos alimentares para propósitos cosméticos. Mais especificamente, a presente invenção tem como objetivo prover um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados para prevenção e/ou tratamento de hiperpigmentação da pele, imperfeições de cor da pele tais como pontos de idade e outros distúrbios da pele caracterizados por pigmentos anormais. A presente invenção tem também como objetivo melhorar o aspecto da pele bem como provisão de um agente de clareamento ou branqueamento da pele.
Antecedentes da Invenção [002] A cor da pele é principalmente determinada pela quantidade e tipo de melanina, um pigmento marrom presente na pele. Quantidades menores de melanina resultam em cor da pele mais clara enquanto quantidades maiores resultam em cor da pele mais escura. Também, hiperpigmentação na pele é causada pela superexpressão ou acúmulo de melanina na pele. Como resultado, o curso envolvido em produção de melanina tem sido o alvo para muitos inibidores de maneira a reduzir os níveis produzidos. Uma das principais enzimas envolvidas no curso de melanina é tirosinase.
[003] A síntese de melanina é um processo sob controle hormonal, incluindo os peptídeos hormônio de estimulação de melanócito (MSH) (Melanocyte Stimulating Hormone) e hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) (Adrenocorticotropic Hormone) que são produzidos a partir do precursor proopiomelanocortina. Ela é estimulada por danos a DNA que são causados por radiações UVB também.
[004] Então, exposição ao sol com o tempo pode induzir muitas
Petição 870180125613, de 03/09/2018, pág. 5/13
2/17 reações bioquímicas na pele, levando à queimadura solar e bronzeamento, por exemplo. Outras consequências de exposição ao sol acumulam com o tempo. Essas mudanças podem resultar no desenvolvimento de pontos de idade e criam um tom de pele mosqueado, desigual. Infelizmente, muitos dos produtos comercialmente disponíveis no mercado hoje ou são apenas marginalmente eficazes ou contêm agentes ativos que são instáveis e perdem sua potência quando incorporados a uma fórmula final.
[005] A habilidade em modificar a expressão de teor de pigmento na pele, para promover um tom de pele uniforme ou tom de pele clareado, é altamente desejada na sociedade de hoje. Muitas pessoas desejam modificar seu tom de pele, para reduzir pontos de idade, etc. ou por razões puramente cosméticas.
[006] Como resultado, esforços para desenvolver composições eficazes focaram em agentes que inibem a atividade de tirosinase. Por exemplo, uma variedade de inibidores de tirosinase, tal como hidroquinona, vitamina C, cisteína, ácido kojic, arbutina e glutationa dentre outros foi proposta em composições tópicas. Também, uma variedade de composições dermatológicas foi sugerida para melhora da aparência de distúrbios de pigmento tais como aqueles observados em melasma, sardas, vitiligo, piebaldismo, fenilcetonúria e similar e/ou para propósitos cosméticos.
[007] Também, o uso de composições de branqueamento da pele é bem expandido. No entanto, elas ou destroem melanina ou inibem sua formação. Muitas dessas contêm agentes químicos hostis tais como peróxidos, ácidos ou formaldeído ou materiais tiolados. Terapias menos adstringentes têm outras desvantagens.
[008] Retinoide tópico e corticosteroides tópicos foram sugeridos como agentes de hipopigmentação, bem como tratamento com laser e peelings químicos, mas esses não obtêm respostas desejáveis.
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 8/32
3/17 [009] Outras composições sugeriram o uso na pele de materiais naturais, que em alguns casos têm sido usados por centenas de anos na Ásia ou Europa para branquear pele e áreas da pele ou aumentar a aparência de pele boa. Essas incluem o uso de limão, laranja, pepino, ginkgo, alfarroba, fruta da rosa, erva gerânio, canela, manjerona doce, Rosemary, etc.
[0010] A fim de combater distúrbios relacionados com pigmento anormal ou clarear o tom da pele, vários compostos que, quando aplicados topicamente à pele, são capazes de reduzir atividade de tirosinase e consequentemente limitando a produção de melanina, foram então propostos. Infelizmente, os tratamentos atualmente disponíveis não são totalmente satisfatórios, em particular em termos dos efeitos colaterais que são frequentemente associados com eles, tais como efeitos colaterais irritantes com certos agentes tópicos.
[0011] Seria então altamente desejável ter preparações alternativas que não tivessem os inconvenientes daquelas descritas na técnica anterior. Em particular, seria altamente desejável desenvolver composições cosméticas nutricionais a serem administradas através de via oral que tivessem estabilidade e eficácia aperfeiçoadas para promover um tom de pele uniforme ou para clarear o tom da pele.
[0012] Permanece também a necessidade de agentes ativos que sejam eficazes para tratamento e/ou prevenção de distúrbios de pigmentação da pele, em particular aqueles devido a fatores ambientais ou envelhecimento.
[0013] O objetivo da presente invenção é satisfazer essas necessidades.
Sumário da Invenção [0014] Os presentes inventores poderiam atingir este objetivo através da provisão de uma composição de suplemento alimentar que comPetição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 9/32
4/17 preende pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados.
[0015] Desta maneira, de acordo com um primeiro objetivo, a invenção se refere ao uso cosmético de uma quantidade eficaz de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados como um agente ativo para tratamento e/ou prevenção de distúrbios de pigmentação da pele. Tais distúrbios de pele são em particular aqueles devido à idade e/ou a fatores ambientais (por exemplo, UV), tais como pontos de idade. Podem ser também distúrbios de pele que são observados em melasma, sardas, vitiligo, piebaldismo, fenilcetonúria e similar.
[0016] Os presentes inventores constataram que ácido chicórico e derivados suprimem eficazmente a formação de melanina, melanogênese, apesar do fato dos extratos mostrarem pouca ou nenhuma inibição de atividade de tirosinase. Este resultado é surpreendente e inesperado considerando o papel pivotal de tirosinase em melanogênese e o foco de esforços de desenvolvimento na técnica para inibir esta enzima.
[0017] Para o propósito da presente invenção, o termo pele pretende significar a pele da face ou do corpo.
[0018] Para o propósito da presente invenção, o termo quantidade eficaz pretende significar uma quantidade suficiente para obter o efeito esperado.
[0019] Para o propósito da presente invenção, o termo prevenir pretende significar o fato de redução do risco de ocorrência da manifestação do distúrbio sob consideração.
[0020] A presente invenção se refere também ao uso cosmético do ingrediente mencionado acima, como um agente ativo para tratamento e/ou prevenção de imperfeições de pigmento da pele. Como resultado, a complexação se torna mais brilhante e mais homogênea, sem áreas de discromia, ou de ressecamento.
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 10/32
5/17 [0021] A presente invenção se refere também ao uso cosmético de uma quantidade eficaz de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados de acordo com a invenção, como um agente ativo para branqueamento ou clareamento do tom da pele.
[0022] Os presentes inventores também constataram que o ingrediente de acordo com a invenção melhora mais a hidratação e/ou função de barreira da pele.
[0023] Um uso de acordo com a presente invenção pode também compreender o uso de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados, em combinação com uma quantidade eficaz de pelo menos um agente ativo para aperfeiçoamento adicional da hidratação da pele ou envelhecimento da pele, em particular conforme descrito abaixo.
[0024] De acordo com outro de seus aspectos, a presente invenção é um método, em particular um método cosmético, para tratamento e/ou prevenção de imperfeições do tom da pele e os distúrbios associados com hiperpigmentação, em particular distúrbios estéticos, em um indivíduo, compreendendo pelo menos uma etapa de administração, ao dito indivíduo, de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados de acordo com a invenção.
[0025] As composições de acordo com a presente invenção são oralmente administráveis. Isto tem a vontade de agir globalmente sobre toda a pele, em suas camadas profundas (derme, hipoderme), por meio de um modo de administração rápido e relativamente não restritivo. Especificamente, os metabolitos e outros nutrientes ativos são em particular distribuídos dentro da matriz dermal por meio da corrente sanguínea. Administração oral tem também a vantagem de um modo de administração rápido e relativamente não restritivo.
Descrição detalhada da Invenção
Ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 11/32
6/17
Acido chicórico é
OH e derivados de ácido chicórico incluem
OR [0026] R1, R2, R3 e/ou R4 podem ser idênticos ou podem diferir uns dos outros.
[0027] Em uma modalidade, R1, R2, R3 e/ou R4 podem ser selecionados do grupo consistindo em H; CH3; C1-C3-alquila; arila, tal como fenila, benzila, tolila, o-xililalquila; C1-C3-acila; aminoácidos; mono-, diou oligossacarídeos. Oligossacarídeos contêm entre duas e nove unidades de monossacarídeo. R1, R2, R3 e R4 podem ser idênticos e/ou podem diferir uns dos outros.
[0028] Um derivado típico de ácido chicórico é, por exemplo, o composto que segue:
[0029] O ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados do mesmo pode ser qualquer ingrediente que contenha ácido chicórico e/ou derivados do mesmo, ou naturalmente ou em forma adicionada,
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 12/32
7/17 mas é preferivelmente um gênero alimentício natural tais como alface, chicória, dente-de-leão, uva, bagaço de uva; ou combinações ou extratos dos mesmos.
[0030] Em uma modalidade preferida, o material de planta está na forma de chicória ou um extrato da mesma. O extrato de chicória pode ser feito a partir de qualquer parte adequada do material de planta que inclui, por exemplo, a raiz, a polpa e similar ou combinações dos mesmos.
[0031] Extratos de chicória adequados para o propósito da presente invenção são também extratos que estão comercialmente disponíveis, tal como, por exemplo, Leroux MS55 (comercialmente disponível da Leroux SAS, França).
[0032] Em uma modalidade preferida particular da presente invenção, extratos adequados de chicória podem ser preparados através de quaisquer meios que sejam conhecidos na técnica, por exemplo, através de extração com vapor, extração com solvente, destilação, pressão ou moagem.
[0033] Para facilidade de manuseamento, o material de planta está preferivelmente em uma forma seca ou cominuída ou de pó. Conforme descrito abaixo, os processos utilizaram chicória seca, cominuída ou extratos da mesma. No entanto, deve ser compreendido que qualquer material de planta adequado pode ser usado em qualquer forma adequada e adicionado ao produto de acordo com a presente invenção.
[0034] O extrato é processado de maneira que seu sabor pode ser aumentado. Por exemplo, sabores amargos que estão tipicamente associados com materiais de planta, tal como chicória, podem ser removidos através do processamento da planta em um extrato. O extrato pode ser também preparado de maneira que a quantidade de agente bioativo no produto de extrato final pode ser desejavelmente controlada.
[0035] Deve ser compreendido que o material de planta pode ser
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 13/32
8/17 processado para formar um extrato em uma variedade de maneiras diferentes e adequadas. Em geral, o material de planta, tal como a raiz de chicória, é moído, transformado em pó ou provido em qualquer forma adequada. O material de planta pode então ser processado mais em vários estágios diferentes para produzir o extrato de produto. Em uma modalidade, um procedimento de remoção de gordura é realizado no material de planta para produzir um extrato que resulta de gorduras removidas do material de planta. O procedimento de remoção de gordura pode ser conduzido sob quaisquer condições de processo de remoção de gordura adequadas com quaisquer tipos e quantidades adequadas de solventes incluindo, por exemplo, hexano.
[0036] Em uma modalidade, o extrato resultante do procedimento de remoção de gordura pode ser processado adicionalmente através de hidrólise ácida para produzir outro tipo de extrato de planta que pode ser adicionado à composição nutricional da presente invenção. O procedimento de hidrólise ácida pode ser conduzido sob qualquer condição de processo adequada com quaisquer tipos e quantidades adequados de solventes, incluindo, por exemplo, acetato de etila.
[0037] Em uma modalidade, o extrato do procedimento de remoção de gordura pode ser processado adicionalmente através de um procedimento de extração de solvente. A extração de solvente pode ser realizada sob quaisquer condições de processo adequadas e na presença de qualquer quantidade e tipo adequados de solvente. Em uma modalidade, o solvente inclui uma solução de metanol (MeOH) e água misturados em uma razão de volume 1:1. A solução resultante do procedimento de extração de solvente pode ser processada adicionalmente através de evaporação do solvente sob condições adequadas para produzir outro extrato. Alternativamente, a solução resultante pode ser tratada com um agente adsorvente, tal como polivinilpirrolidona ou similar, para aprisionar polifenóis. O tratamento com agente adsorvente pode
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 14/32
9/17 ser realizado sob quaisquer condições de processo adequadas.
[0038] A quantidade de ácido chicórico e/ou fonte natural do mesmo no produto vai depender de vários fatores, tal como a natureza do extrato, a condição da planta, a idade, condição e tamanho da pessoa ou animal a ser tratado, a frequência, o produto que será administrado e/ou o tipo específico de distúrbio ou dano de pele a ser tratado ou prevenido ou efeito cosmético desejado.
[0039] Os presentes inventores constaram que a eficácia da chicória ou um extrato da mesma de acordo com a presente invenção é geralmente dependente da dose e segue uma curva de dose resposta. Se geralmente distúrbios ou danos à pele leves tiverem que ser prevenidos e o produto será usado frequentemente, quantidades muito pequenas de chicória ou um extrato da mesma serão suficientes para obter o efeito desejado. Se um distúrbio de pigmento da pele severo tiver que ser tratado, quantidades maiores de chicória ou um extrato da mesma serão mais apropriadas, embora também quantidades pequenas vão produzir um efeito.
[0040] Em geral, é preferido se o ingrediente for enriquecido em ácido chicórico e/ou derivados do mesmo. Por exemplo, o ingrediente e/ou a composição pode compreender ácido chicórico e/ou derivados do mesmo em uma quantidade na faixa de 0,001-99,99% de peso seco, preferivelmente 0,1-50% de peso seco, mais sobretudo preferido 0,110% de peso seco. O ingrediente e/ou a composição pode compreender a bactéria do ácido láctico capaz de hidrólise de ácido chicórico e/ou derivados do mesmo para gerar ácido tartárico e/ou cafeico em uma quantidade na faixa de 0,001-99,99% de peso seco, preferivelmente 0,1-50% de peso seco, sobretudo preferido 0,1-10% em peso de peso seco.
[0041] Em geral, é preferido se o produto contiver chicória ou um extrato da mesma em uma quantidade na faixa de cerca de 0,1 g/l a 10
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 15/32
10/17 g/l, preferivelmente na faixa de 0,5 g/l a 3 g/l de produto. Se a quantidade total de produto não puder ser medida em litros é preferido se o produto contiver chicória ou um extrato da mesma em uma quantidade na faixa de cerca de 0,1 g/kg a 10 g/kg, preferivelmente na faixa de 0,5 g/kg a 3 g/kg de produto. Preferivelmente, o produto contém chicória ou um extrato da mesma em uma dose diária de 0,01 g-100 g, preferivelmente 0,25 g-10 g.
[0042] As composições de acordo com a invenção podem estar em qualquer uma das formas galênicas geralmente disponíveis para o método de administração selecionado.
Composições Orais [0043] As composições de acordo com a invenção podem estar em qualquer uma das formas galênicas normalmente disponíveis para o método de administração selecionado. O carreador pode ser de natureza diversa dependendo do tipo de composição sob consideração. [0044] Em particular, a chicória ou extrato da mesma pode ser incorporado em qualquer forma de suplemento alimentar.
[0045] Por exemplo, ele pode estar presente em cápsulas, cápsulas de gelatina, cápsulas moles, comprimidos, comprimidos revestidos com açúcar, pílulas, pastas ou pastilhas, gomas ou soluções ou emulsões para beber, um xarope ou um gel. Tal suplemento poderia também incluir um adoçante, um estabilizador, um antioxidante, um aditivo, um agente saborizante e/ou um corante. A formulação do mesmo é realizada por meio dos métodos comuns para produção de comprimidos revestidos com açúcar, cápsulas em gel, géis, hidrogéis para liberação controlada, emulsões, comprimidos ou cápsulas.
Uso [0046] Os produtos da invenção podem ser eficientemente usados para tratamento ou prevenção de distúrbios de pigmentação da pele ou
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 16/32
11/17 clarear cosmeticamente o tom da pele, por exemplo, através da diminuição da produção de melanina. Na verdade, ácido chicórico e extratos de chicória foram mostrados diminuir in vitro a síntese de melanina (exemplo 1, figura 1). A produção de tirosinase foi também diminuída, mas a um ponto limitado (figura 2), sugerindo que a diminuição em melanina não foi devido à inibição de tirosinase, mas ao contrário a mecanismos agindo a montante ou a jusante desta enzima.
[0047] Os ingredientes de acordo com a presente invenção têm ainda um efeito positivo sobre reforço de barreira de pele e manutenção da hidratação da pele.
[0048] Como resultado, as imperfeições de pigmento são reduzidas, a complexação se torna mais clara e mais homogênea, sem áreas de discromia ou de ressecamento.
[0049] Desta maneira, de acordo com um objetivo, a invenção se refere ao uso cosmético de uma quantidade eficaz de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados como um agente ativo para tratamento e/ou prevenção de distúrbios de pigmentação da pele, em particular aqueles devido à idade ou fatores ambientais tal como UV.
[0050] A presente invenção se refere também ao uso cosmético de uma quantidade eficaz de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados como um agente ativo para branqueamento ou clareamento do tom da pele, que é particularmente desejável para população asiática.
[0051] Um uso de acordo com a presente invenção pode também compreender o uso de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados, em combinação com uma quantidade eficaz de pelo menos um agente ativo para aperfeiçoamento da hidratação da pele ou envelhecimento da pele, em particular conforme descrito abaixo. [0052] De acordo com outro de seus aspectos, o objeto da presente
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 17/32
12/17 invenção é um método, em particular um método cosmético, para tratamento e/ou prevenção de imperfeições do tom da pele e/ou distúrbios associados com hiperpigmentação, em particular distúrbios estéticos, em um indivíduo, compreendendo pelo menos uma etapa de administração, ao dito indivíduo, de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados de acordo com a invenção.
[0053] O método de tratamento cosmético da invenção pode ser realizado em particular através de administração oral de pelo menos uma quantidade eficaz de pelo menos um ingrediente contendo ácido chicórico e/ou derivados de acordo com a invenção. Administração oral compreende ingestão, em uma ou mais ingestões, de uma composição oral conforme acima definido.
[0054] Ele pode compreender uma aplicação única. De acordo com outra modalidade, a aplicação é repetida, por exemplo, 2 a 3 vezes por dia, por um dia ou mais, e geralmente por um período sustentado de pelo menos 4, ou até mesmo 1 a 15, semanas.
[0055] Ainda, combinações de tratamento com, opcionalmente, formas orais ou tópicas podem ser contempladas a fim de suplementar ou reforçar a atividade dos ingredientes conforme definido pela invenção. [0056] Desta maneira, um tratamento tópico ou oral com uma composição contendo Chicória ou um extrato da mesma de acordo com a invenção combinado com uma composição oral ou tópica contendo opcionalmente outro ingrediente ativo, em particular um microorganismo probiótico, ou outros probióticos em forma morta, viva ou semiativa ou um agente de hidratação ou antienvelhecimento, poderia ser imaginado como um estojo. Os ingredientes são misturados, antes de serem formulados, em ordem e sob condições prontamente determinadas por aqueles versados na técnica.
[0057] Vantagens e características adicionais da presente invenção
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 18/32
13/17 são aparentes a partir dos Exemplos e Figuras que seguem. Os exemplos abaixo são então apresentados a título de ilustração não limitante do campo da invenção. Nesses exemplos, a menos que de outro modo indicado, as porcentagens são porcentagens em peso e as faixas de valores escritas na forma entre...e... incluem os limites superior e inferior especificados.
Figuras [0058] Figura 1: Produção de melanina por melanócitos de murino pré-tratados com ácido chicórico ou extrato de chicória vs controles (positivo/negativo).
[0059] Figura 2: Produção de tirosinase por melanócitos de murino pré-tratados com ácido chicórico ou extrato de chicória vs controles (positivo/negativo).
[0060] Figura 3: Síntese de Filagrina por queratinócitos epidermais primários humanos pré-tratados com ácido chicórico ou extrato de chicória vs controles (positivo/negativo).
EXEMPLOS
Exemplo 1: Efeito de ácido chicórico e extrato de chicória sobre pigmentação da pele [0061] A fim de avaliar o efeito benéfico potencial de ingredientes com relação des- ou pró-pigmentação da pele a requerente usou cultura 2D de melanócitos de murino (B16) e foram realizados 2 testes: 1-avaliação de produção de melanina e 2-avaliação de produção de tirosinase.
As condições de cultura de célula [0062] Células B16 foram culturadas em DMEM 1 g/L de glicose sem vermelho fenol suplementado com 10% de soro bovino fetal, em uma câmara umidificada a 37° C e contendo CO2 5%.
A produção de melanina por linhagem de célula de melanócito de murino B16
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 19/32
14/17 [0063] As células foram incubadas com os ingredientes selecionados ou as referências de teste (ácido Kojic a 400 μg/mL) por 72 horas, na presença ou na ausência de NDP-MSH ou um análogo de MSH. A quantidade total de melanina (extracelular e intracelular) foi avaliada através da medição da densidade óptica a 405 nm de cada amostra contra padrões de melanina na presença e na ausência de NDP-MSH. A produção de tirosinase por linhagem de célula de melanócito de murino B16 [0064] As células foram incubadas com os ingredientes selecionados ou as referências de teste (ácido Kojic a 400 μg/mL) por 48 horas. A produção de tirosinase foi avaliada através de imunomarcação.
INGREDIENTES:
[0065] A requerente testou dois extratos de chicória MS-55 (concentré MS-55 LEROUX) e MS-70 (pâte MS-70 LEROUX) e ácido Chicórico. As concentrações testadas são mostradas na tabela 1 abaixo.
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 20/32
Ingrediente |
Conc. não citotóxica
mais alta em HDF
(mg/mL) |
Conc. não citotóxica mais alta em
HPEK (mg/mL) |
Conc. testada em
HDF (mg/mL) |
Conc. testada
em HPEK
(mg/mL) |
MS55 10 mg/ml em NaPÜ4 10 mM pH 7,0 |
10 |
10 |
0,4 |
10 |
Ácido chicórico 10 mM ie 4,74 mg/ml |
0,2 mM |
0,2 mM |
0,2 mM |
0,04 mM |
MS70 10 mg/ml em NaPÜ4 10 mM pH 7,0 |
2 |
10 |
0,4 |
10 |
15/17
Petição 870180041791, de 18/05/2018, pág. 21/32
16/17
Resultados [0066] Os resultados são expressos em porcentagem com relação ao controle. Referência de teste (ácido Kojic) induziu, conforme esperado, uma diminuição em produção de melanina. A figura 1 mostra a produção de melanina por melanócitos B16 tratados por 72 horas com os ingredientes selecionados.