BR112012027158B1 - Dispensador de agitação, para máquinas servidoras de bebidas e similares e máquina para servir bebidas - Google Patents

Dispensador de agitação, para máquinas servidoras de bebidas e similares e máquina para servir bebidas Download PDF

Info

Publication number
BR112012027158B1
BR112012027158B1 BR112012027158-0A BR112012027158A BR112012027158B1 BR 112012027158 B1 BR112012027158 B1 BR 112012027158B1 BR 112012027158 A BR112012027158 A BR 112012027158A BR 112012027158 B1 BR112012027158 B1 BR 112012027158B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
ejector
opening
agitator
agitators
Prior art date
Application number
BR112012027158-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012027158A2 (pt
Inventor
Marco Righetti
Marco Talini
Original Assignee
Saga Coffee S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saga Coffee S.P.A. filed Critical Saga Coffee S.P.A.
Publication of BR112012027158A2 publication Critical patent/BR112012027158A2/pt
Publication of BR112012027158B1 publication Critical patent/BR112012027158B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47FSPECIAL FURNITURE, FITTINGS, OR ACCESSORIES FOR SHOPS, STOREHOUSES, BARS, RESTAURANTS OR THE LIKE; PAYING COUNTERS
    • A47F1/00Racks for dispensing merchandise; Containers for dispensing merchandise
    • A47F1/04Racks or containers with arrangements for dispensing articles, e.g. by means of gravity or springs
    • A47F1/08Racks or containers with arrangements for dispensing articles, e.g. by means of gravity or springs dispensing from bottom
    • A47F1/10Racks or containers with arrangements for dispensing articles, e.g. by means of gravity or springs dispensing from bottom having mechanical dispensing means, e.g. with buttons or handles

Landscapes

  • Beverage Vending Machines With Cups, And Gas Or Electricity Vending Machines (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)

Abstract

dispensador de agitação, para máquinas servidoras de bebidas e similares e máquina para servir bebidas o dispensador de agitação para máquinas servidoras de bebidas compreende um primeiro canal (21) para a contenção de uma pilha de agitadores (pi), que exibe uma primeira abertura (21a), de onde os agitadores simples são extraídos e ejetados por um ejetor (31) dotado de um movimento alternativo (f31). o ejetor para esta finalidade exibe um membro de acoplamento (45, 47) em que agitadores simples (pi, p3) são acoplados e ejetados da dita abertura em cada curso do dito ejetor. o dispensador, além disso, exibe pelo menos um segundo canal (23) próximo ao primeiro canal (21) e exibe uma segunda abertura (23a) . as duas aberturas (21a; 23a) estão lado a lado com "a direção do movimento do ejetor (31). além disso, é provido um limitador de curso (51) que limita o curso do ejetor (31) quando pelo menos um agitador (pi) estiver presente no primeiro canal (21) , de maneira que o ejetor (31) coleta os agitadores do segundo canal (23) somente quando o primeiro canal (21) estiver vazio.

Description

DISPENSADOR DE AGITAÇÃO, PARA MÁQUINAS SERVIDORAS DE BEBIDAS E SIMILARES E MÁQUINA PARA SERVIR BEBIDAS
CAMPO TÉCNICO A presente invenção se refere a aperfeiçoamentos em dispositivos para máquinas servidoras de bebidas, por exemplo, dispensadores automáticos ou similares. Mais em particular, a presente invenção se refere a aperfeiçoamentos em dispensadores de colher, os denominados agitadores, para máquinas servidoras de bebidas.
TÉCNICA ANTERIOR
Dispensadores automáticos de bebidas, especialmente de bebidas quentes como café ou similares, servem a bebida diretamente em um copo que o usuário pode pegar na extremidade do ciclo de serviço, a partir de uma abertura especial no dispensador automático. Uma colher é também inserida no copo, de acordo com o tipo de bebida selecionada, para a agitação da bebida. Essa colher consiste realmente de uma haste de material plástico, geralmente denominada de agitador.
Portanto, os dispensadores automáticos ou dispensadores de bebidas desse tipo compreendem um dispensador de agitação, por exemplo, montado na porta de fechamento do dispensador automático, dotado de um abrigo ou recipiente para os agitadores, que devem ser preenchidos periodicamente, assim como os demais recipientes de artigos de consumo e ingredientes para a confecção das bebidas.
Os dispensadores de agitação tradicionais compreendem um canal ou coluna para a contenção de uma pilha de agitadores. O canal exibe uma abertura no fundo, de onde os agitadores simples são extraídos e ejetados para caírem no copo previamente posicionado na zona de serviço da bebida. Os agitadores simples são extraídos e ejetados por um ejetor dotado de um movimento alternativo, normalmente de oscilação, e dispostos sob o canal formando o alojamento do agitador.
Quando o alojamento estiver vazio, o dispensador automático ainda opera, mas não fornece agitadores e, portanto, o usuário não pode mexer a bebida servida, até que um técnico de manutenção preencha novamente o alojamento do agitador. Esse alojamento tem capacidade limitada, já que o canal que contém o estoque dos ditos agitadores não pode ter altura, estando limitado ao fundo, já que a altura dos agitadores do canal deve ser maior que a altura em que o copo onde a bebida é servida está montado. Na parte superior, a altura do canal é limitada pelo tamanho da máquina e, em qualquer caso, pela necessidade de não tornar a operação de preenchimento do alojamento muito desconfortável, evitando assim que a entrada do canal seja muito alta, não seja facilmente acessível pelo pessoal encarregado pela manutenção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO O objetivo da presente invenção é prover um dispensador de agitação para máquinas servidoras de bebidas que possa conter um grande número de agitadores e que tenha uma estrutura simples e confiável.
Estes e outros objetivos e vantagens, que ficarão aparentes para os técnicos no assunto a partir da leitura do texto abaixo, são obtidos com um dispensador de agitação para máquinas servidoras de bebidas e similares, compreendendo pelo menos dois canais lado a lado, definindo um alojamento duplo do agitador, onde está associado um ejetor simples, móvel por movimento alternativo, por exemplo, oscilação, que em cada curso pega um único agitador dos canais lado a lado. O ejetor está associado a um limitador de curso, que limita o curso do dito ejetor quando pelo menos um agitador estiver presente no primeiro canal, de maneira que o ejetor recolha os agitadores do segundo canal somente quando o primeiro canal estiver vazio.
Os canais lado a lado podem ser mais de dois.
De acordo com algumas realizações particularmente vantajosas, o limitador de curso compreende de forma integral ao ejetor, um encosto que interfere com os agitadores carregados no primeiro canal, de maneira que até que seja provido pelo menos um agitador no dito primeiro canal, o ejetor é impedido de pegar agitadores do canal adjacente.
Esta realização é muito simples, já que minimiza as partes móveis do dispositivo.
Em algumas realizações, o encosto pode ser retrátil para facilitar a descarga do agitador, mas isso não é necessário, especialmente se este encosto for adequadamente posicionado na posição lateral para facilitar a descarga do agitador. Quando o encosto é retrátil, o movimento de retração pode ser controlado por um came fixo com o qual o ejetor coopera em seu movimento de serviço do agitador.
Em outras realizações, o limitador de curso pode ser feito pelo alojamento e controlado de maneira a ter uma posição oculta relativa ao ejetor quando o primeiro canal estiver vazio e uma posição extraída e interferindo com o ejetor quando o primeiro canal estiver cheio. O movimento do limitador de curso pode ser controlado pela mesma presença ou ausência de agitadores no respectivo canal, ou por um membro associado aos agitadores, por exemplo, um peso ou uma mola que empurre os agitadores para a saída do canal de contenção. Assim, quando ambos os canais contiverem agitadores, o limitador de curso estará na posição extraída e trava o ejetor de maneira que monte no primeiro canal e pegue os agitadores deste último. Quando o primeiro canal estiver vazio, o limitador de curso oculta ou desativa, e o ejetor realiza um maior curso para pegar os agitadores do segundo canal. O arranjo pode ser multiplicado por um maior número de canais.
Por outro lado, quando o limitador de curso for feito pelo ejetor, também um único limitador será suficiente na presença de um maior número de canais de contenção de agitadores, lado a lado entre si.
Na prática, de acordo com algumas realizações vantajosas da invenção, o ejetor é controlado para realizar um movimento alternativo compreendendo um curso de carregamento, em que o ejetor é movido para uma posição de coleta de um agitador de um primeiro canal ou de um segundo canal, e um curso de ejeção, em que o ejetor é movido da posição de coleta para uma posição de ejeção. Além disso, o delimítador de curso limita o curso de carregamento do ejetor de maneira que a posição de coleta corresponde à abertura do agitador que serve do primeiro canal quando no primeiro canal existir pelo menos um agitador, considerando que quando o primeiro canal estiver vazio, a posição de coleta corresponde à abertura do agitador que serve a partir do segundo canal. O movimento do ejetor pode vantajosamente e preferivelmente ser um movimento oscilatório em um eixo de oscilação. Nesse caso, o ejetor segue uma trajetória de arco de círculo. Em outras realizações, o ejetor pode ser dotado de um movimento alternativo inconstante, por exemplo, orientado por guias retilíneas. Nesse caso, a trajetória será uma trajetória retilínea.
De preferência, os canais têm um desenvolvimento vertical e são abertos no fundo, de maneira que os agitadores vão para o ejetor por simples gravidade, opcionalmente com a ajuda de pesos localizados nas partes superiores das pilhas de agitadores nos dois ou mais canais lado a lado. Entretanto, também seria possível montar os canais com aberturas superiores, na direção das quais os agitadores podem ser enviados e empurrados, por exemplo, por meio de membros elásticos subjacentes.
Outras características e realizações da invenção estão indicadas nas reivindicações anexas, que fazem parte integral da presente invenção.
De acordo com um aspecto diferente, a presente invenção se refere a um dispensador automático de bebidas ou outra máquina servidora de bebidas, compreendendo um agitador ou dispensador de colher como acima definido.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A invenção será mais bem entendida seguindo sua descrição e os desenhos de acompanhamento, que mostram uma realização prática não limitadora da invenção. Mais em particular, nas figuras: A Fig. 1 mostra uma vista em perspectiva esquemática de um dispensador automático em que a invenção pode ser realizada;
As Figs. 2 e 3 mostram seções verticais do dispensador de agitação em duas posições, quando ambos os canais de contenção do agitador contêm uma determinada quantidade de agitadores; A Fig. 4 mostra uma vista em perspectiva e corte de uma versão da realização do dispensador das Figs. 2 e 3 na posição da Fig. 2; A Fig. 5 mostra uma vista em perspectiva e corte do dispensador em uma etapa de ejeção ou serviço de um agitador; e As Figs. 6 e 7 mostram seções similares às das Figs. 2 e 3 com o primeiro canal de contenção vazio.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO A Fig. 1 mostra esquematicamente uma máquina servidora de bebidas em que a presente invenção pode ser realizada. A máquina é indicada globalmente pelo número de referência 1. Exibe uma parede frontal IA, por exemplo, definida por uma porta de acesso, em que seja provida uma cavidade 3, opcionalmente fechada por uma porta corrediça, em que seja provida uma superfície 5 onde a máquina coloca um copo B sempre que seja solicitado um ciclo de serviço de bebida. Acima da posição em que o copo B é colocado existem um ou mais bicos de serviço para as bebidas que podem ser selecionadas pelo usuário. A figura mostra uma indicação global com U de um grupo de bicos para o serviço de várias bebidas.
No interior da sala da máquina é provido um agitador ou dispensador de colher, montado de maneira a descarregar um único agitador em um copo B que está na superfície 5. As seguintes Figuras mostram o dispensador de agitação e sua operação em maiores detalhes.
Com referência particular às Figs. 2 e 3, o dispensador, globalmente indicado pelo numeral de referência 11, compreende um alojamento do agitador 13 na parte superior de um funil de descarga 15 que termina com uma saída 17 na parte superior da superfície 5, de onde um agitador é descarregado a cada vez no copo B disposto na superfície adjacente 5.
De acordo com algumas realizações, o alojamento do agitador 13 compreende um primeiro canal 21 com desenvolvimento vertical e um segundo canal 23, com desenvolvimento vertical também e lado a lado com o canal 21. São inseridas pilhas de agitadores nos dois canais 21 e 23, respectivamente indicados por Pl e P3. Na parte superior de cada uma das duas pilhas Pl e P3 de agitadores, são colocados vantajosamente pesos 25 e 27 que empurram os mesmos agitadores para baixo, garantindo sua descida gradual quando são coletados na zona inferior do alojamento 13 por um ejetor 31, cuja estrutura e operação serão doravante descritas.
Os canais 21 e 23 exibem aberturas de fundo, respectivamente indicadas por 21A e 23A, abaixo das quais é montado o ejetor 31. Este último é articulado em uma estrutura fixa 33 em um eixo de oscilação A. A oscilação do ejetor 31 de acordo com a flecha dupla f31 é controlada por um atuador. Nas Figuras 2, 3, 6 e 7, o atuador é mostrado sob a forma de um eletroímã, cuja ancoragem é fixada ao ejetor 31 de maneira que o movimento da fixação controlada pelo eletroímã provoque a oscilação do ejetor 31.
Em outras realizações, mostradas como versão da realização nas Figs. 4 e 5, o atuador compreende um motor elétrico 7 dotado de um came frontal 3 9 que coopera com um apêndice 31A do ejetor 31, constituindo um sensor do came frontal 39. O ejetor 31 é acionado, por exemplo, por uma mola helicoidal 41, de maneira a empurrar o suporte com o sensor 31A contra o perfil do came frontal 39. A rotação do motor 37, por meio da rotação do came frontal 39, faz o movimento oscilatório do ejetor 31. O dispositivo das Figs. 4 e 5 é o mesmo que o do dispositivo das Figs. 2, 3, 6 e 7, à exceção do atuador usado para o controle do ejetor 31. 0 ejetor 31 na parte superior exibe uma parede conformada 43 que define um assento 45 para os agitadores simples que devem ser coletados no alojamento 13 e colocados no copo Β. O assento 45 é delimitado por uma etapa, dente ou projeção 47 que forma o elemento de retenção dos agitadores simples de um e do outro dos canais 21 e 23 que formam o alojamento 13. Atrás da etapa 47 que limita o assento dos agitadores simples 45, a parede se prolonga para formar uma superfície de retenção 49 que serve para reter os agitadores dentro dos canais 21 e 23 quando o ejetor 31 é oscilado para ejetar um único agitador do alojamento.
Na realização mostrada, o ejetor 31 é associado a um limitador de curso, maneira a delimitar o curso de oscilação do ejetor 31 na direção da posição de repouso quando o canal 21 contiver pelo menos uma pá. Como mostrado na Fig. 2, quando o canal 21 não estiver vazio, o ejetor para em uma posição avançada de repouso relativa àquela que tem quando o canal 21 estiver vazio (Fig. 6). Como será doravante esclarecido, assim o ejetor em primeiro terminará os agitadores Pl no canal 21 e somente depois deverá iniciar a coleta dos agitadores P3 do canal 23.
Em algumas realizações, o limitador de curso consiste de um encosto 51. De preferência, o encosto 51 consiste de um pino montado em uma posição lateral relativa ao desenvolvimento longitudinal da parede 43 e assim do assento dos agitadores Pl, P3 definidos pela etapa ou projeção 47.
Como visto em particular nas Figs. 2, 4, quando pelo menos um agitador Pl estiver no canal 21, o pino de encosto 51 interfere com este agitador, de maneira a evitar que o ejetor 31 oscile além da posição mostrada nessa figura. Nessa posição, qualquer oscilação do ejetor 31 na direção horária (na figura) faz a retenção por dente ou degrau 47 do agitador na posição inferior no canal 21 e sua retirada para fora do próprio canal, até fazê-lo cair no funil 15 (Fig. 3, Fig. 5). Uma parede curva 15A está posicionada neste último, impondo essa trajetória ao agitador que se orienta na posição vertical para cair de maneira adequada no copo B.
Quando o canal 21 estiver vazio, isto é, após a ejeção do último agitador Pl nele contido, o curso de retorno do ejetor 31 não é mais impedido pela interferência do encosto 51 com o(s) agitador (es) Pl no canal 21 e assim o mesmo ejetor se situa na posição mostrada na Fig. 6. Esse degrau, dente ou projeção de posição 47 se situa atrás do agitador mais baixo P3 no canal 23, considerando que o assento 45 fica abaixo da pilha de agitadores P3. Portanto, o movimento oscilatório subsequente para a ejeção de um novo agitador faz a extração do agitador da posição mais baixa para o canal 23 e puxando-o para o funil 15. A oscilação subsequente até a posição da Fig. 7 leva a ejeção de um agitador P3 do canal 23 para o funil 15. É obtido assim um mecanismo muito simples sem custos adicionais quando comparados aos dos mecanismos tradicionais, que permite o abastecimento dos agitadores Pl, P3 provenientes primeiro do canal 21 e então do canal 23 quando o canal 21 estiver vazio.
Como o tamanho de cada canal 21, 23 na direção horizontal de acordo com a direção da largura dos agitadores é muito limitado, dispondo dois canais (ou mesmo mais que dois canais) um próximo ao outro na direção ortogonal relativa ao desenvolvimento do agitador longitudinal não implica em um aumento das dimensões gerais, isto é, ocupa uma zona da máquina que em qualquer caso está livre de outros mecanismos. A adição de um segundo canal 23 a um primeiro canal 21 permite a duplicação da capacidade de armazenagem 13. A adição de dois canais além do canal 21 triplica a capacidade de uma armazenagem padrão, e assim por diante. De fato, apesar de o exemplo mostrado se referir a uma solução com somente dois canais 21, 23 lado a lado, é fácil implementar soluções com um maior número de canais. Todo o necessário é mudar a extensão da superfície de retenção 49 integral ao ejetor 31. Sua extensão além de dente ou degrau 47 aumenta com o aumento do número de canais adjacentes, com a finalidade de garantir a retenção inferior de todas as pilhas de agitadores lado a lado nos vários canais.
Para evitar que o pino de encosto 51 interfira com o peso 25 posicionado no canal 21, de maneira a permitir a oscilação do ejetor 21 para a posição da Fig. 6 quando o canal 21 estiver vazio, o peso 25 vantajosamente tem um formato cilíndrico com um comprimento igual ao do canal, mas com uma zona de diâmetro reduzido, indicado pelo numeral de referência 25A nas Figs. 4 e 5. Essa zona de diâmetro reduzido corresponde à posição lateral em que está o pino de encosto 51. Assim, quando o peso 25 atingir sua posição mais baixa na abertura de saída 21A, não deverá interferir com o encosto 51. Em outras realizações, é possível substituir os pesos por outros membros, por exemplo, elementos elásticos, que podem ter uma menor largura que o comprimento do canal, evitando assim a interferência com o encosto 51. Em algumas realizações, os pesos 25, 27 também podem ser omitidos. A invenção foi descrita e ilustrada em detalhes com referência a uma possível realização. Entretanto, os desenhos e a descrição devem ser entendidos como exemplares e não limitadores; a invenção não se limita à realização ilustrada.
Por exemplo, como acima mencionado, os canais de assento do agitador podem ser mais que dois. Podem também ser orientados com a abertura de saída do agitador para cima ao invés de para baixo. Nesse caso, pode ser provido um elemento empurrador, por exemplo, um sistema elástico, que avança os agitadores na direção das aberturas do canal. O ejetor pode ser dotado de um movimento alternativo, ao invés de um movimento oscilatório. O movimento pode ser controlado por qualquer tipo de atuador. Além disso, além de ser preferível (como mostrado) dispor um encosto no ejetor, fixado relativamente ao mesmo, isso torna o dispositivo particularmente simples e confiável, em outras realizações o encosto pode ser transportado pelo ejetor, mas controlado de maneira a poder tomar uma posição de operação e uma posição de não operação, por exemplo, para facilitar a descarga do agitador coletado pelo ejetor. Em outras realizações alternativas, o encosto pode ser transportado por uma parte fixa do dispositivo, isto é, não móvel com o ejetor, e ser controlado para adotar diferentes posições de acordo com as condições de preenchimento do canal. Por exemplo, o encosto pode estar em posição de operação quando pelo menos um agitador estiver presente no primeiro canal, enquanto pode ser retraído para uma posição de não operação quando o primeiro canal estiver vazio. 0 movimento do encosto pode ser controlado, por exemplo, por um peso montado na parte superior dos agitadores para facilitar sua descida, ou por um sensor do agitador associado ao primeiro canal.
Todos os números de referência nas reivindicações não limitam o escopo de sua proteção, mas são fornecidos para facilitar a leitura das reivindicações com referência à descrição e aos desenhos anexos.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. DISPENSADOR DE AGITAÇÃO PARA MÁQUINAS SERVIDORAS DE BEBIDAS E SIMILARES, caracterizado por compreender pelo menos um primeiro canal (21) e um segundo canal (23) para a contenção de uma pilha de agitadores (P1), os ditos canais exibindo respectivamente uma primeira abertura (21A) e uma segunda abertura (23A), de onde os agitadores simples são coletados e ejetados por um ejetor (31) dotado de um movimento alternativo (f3l), o dito ejetor exibindo um membro de acoplamento (45, 47) em que agitadores simples (P1, P3) são acoplados e ejetados pelas ditas aberturas em cada curso do dito ejetor; em que a dita primeira abertura (21A) e a dita segunda abertura (23A) estão lado a lado com a direção do movimento do dito ejetor (31); e em que um limitador de curso (51) limita o curso do dito ejetor (31) quando nos ditos primeiros canais (21) é provido pelo menos um agitador (P1), de maneira que o ejetor recolha (31) os agitadores do segundo canal (23) somente quando o primeiro canal (21) estiver vazio.
2. DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: o dito ejetor (31) ser controlado para realizar um movimento alternativo compreendendo um curso de carregamento, em que o ejetor é movido para uma posição de coleta de um agitador da dita primeira abertura (21A) ou da dita segunda abertura (21B), e um curso de ejeção, em que o ejetor é movido da posição de coleta para uma posição de ejeção; e o dito limitador de curso (51) limita o curso de carregamento do ejetor, de maneira que a posição de coleta corresponde à primeira abertura (21A) do primeiro canal (21) quando pelo menos um agitador (P1) estiver presente no primeiro canal, considerando que quando o primeiro canal (21) estiver vazio, a posição de coleta corresponde à segunda abertura (23A) do segundo canal (23).
3. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo dito limitador de curso (51) compreender um encosto fixo ao dito ejetor e interferir com os agitadores contidos no primeiro canal (21).
4. DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por: - o dito ejetor (31) compreender: um assento (45) para agitadores simples (P1, P3) coletados de um ou de outro do dito primeiro canal (21) e do dito segundo canal (23); uma superfície de retenção (49) dos agitadores nos respectivos canais, disposta atrás do dito assento relativo à direção do movimento do ejetor na etapa de ejeção do agitador; uma etapa (47) entre o dito assento (45) e a dita superfície de retenção; e - o dito encosto ser montado no dito assento (45).
5. DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo dito encosto ser montado em uma extremidade do dito assento.
6. DISPENSADOR, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pela dita superfície de retenção (49) ter, na direção do movimento do ejetor (31), um tamanho próximo tanto à dita primeira quanto à dita segunda abertura (21A, 23A) quando o ejetor (31) estiver na posição de ejeção.
7. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por: o dito primeiro canal (21) e o dito segundo canal (23) terem um desenvolvimento aproximadamente vertical; a dita primeira abertura (21A) e a dita segunda abertura (23A) serem montadas nas extremidades inferiores do dito primeiro canal (21) e do dito segundo canal (23); no dito primeiro canal (21) e no dito segundo canal (23) estarem respectivamente montados um primeiro peso (25) e um segundo peso (27) que atuam nas respectivas pilhas de agitadores (P1, P3); e o primeiro peso (25) ser conformado para não interferir com o dito limitador de curso (51).
8. DISPENSADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo dito movimento alternativo ser um movimento oscilatório.
9. MÁQUINA PARA SERVIR BEBIDAS, caracterizada por compreender um dispensador, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
BR112012027158-0A 2010-04-26 2011-04-20 Dispensador de agitação, para máquinas servidoras de bebidas e similares e máquina para servir bebidas BR112012027158B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10161002.0 2010-04-26
EP10161002 2010-04-26
PCT/IB2011/051711 WO2011135490A1 (en) 2010-04-26 2011-04-20 A stirrer or spoon dispenser for beverage dispensing machines

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012027158A2 BR112012027158A2 (pt) 2016-08-09
BR112012027158B1 true BR112012027158B1 (pt) 2020-03-10

Family

ID=44174647

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012027158-0A BR112012027158B1 (pt) 2010-04-26 2011-04-20 Dispensador de agitação, para máquinas servidoras de bebidas e similares e máquina para servir bebidas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US9113729B2 (pt)
EP (1) EP2563187B1 (pt)
CN (1) CN102858206B (pt)
AU (1) AU2011246922B2 (pt)
BR (1) BR112012027158B1 (pt)
ES (1) ES2453502T3 (pt)
RU (1) RU2548480C2 (pt)
WO (1) WO2011135490A1 (pt)

Families Citing this family (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8210364B2 (en) 2005-05-05 2012-07-03 Dixie Consumer Products Llc Dispenser for disposable cutlery and components therefor
US9237815B2 (en) 2006-11-07 2016-01-19 Dixie Consumer Products Llc Cutlery dispenser and method of dispensing cutlery
US8701932B2 (en) * 2008-10-08 2014-04-22 Dixie Consumer Products Llc Cutlery dispenser trays
US9295344B2 (en) 2010-03-19 2016-03-29 Dixie Consumer Products Llc Cutlery utensil dispenser
EP2579751A4 (en) 2010-06-08 2013-10-23 Dixie Consumer Products Llc SYSTEM AND METHOD FOR CONNECTING CUTLERY
CA2805660C (en) * 2010-08-12 2018-09-18 Dixie Consumer Products Llc Interlocking cutlery and related methods
MX2013001725A (es) 2010-08-24 2013-10-28 Dixie Consumer Products Llc Tira extraible para empaquetar cuberteria y metodos relacionados.
WO2012078938A1 (en) 2010-12-10 2012-06-14 Dixie Consumer Products Llc Dispensing mechanism for utensil dispenser and related methods
US10898010B2 (en) 2010-12-10 2021-01-26 Gpcp Ip Holdings Llc Screw drive for dispensing cutlery and related methods
US10595647B2 (en) * 2010-12-14 2020-03-24 Gpcp Ip Holdings Llc Belt drive for dispensing cutlery and related methods
US9439518B2 (en) 2011-08-19 2016-09-13 Dixie Consumer Products Llc Cutlery dispenser
US9049948B2 (en) 2012-01-27 2015-06-09 Us Foods, Inc. Utensil dispenser
US9266646B2 (en) 2012-09-07 2016-02-23 Dixie Consumer Products Llc Cutlery utensil dispensing package
US9861185B2 (en) * 2012-12-21 2018-01-09 John Paul Southgate Fastener-stick dispensers for field use
US10220997B2 (en) 2013-07-25 2019-03-05 Gpcp Ip Holdings Llc Cutlery dispenser and related methods
MX368586B (es) 2013-07-25 2019-10-08 Gpcp Ip Holdings Llc Dispensador de cubiertos y metodos relacionados.
CN105636879A (zh) 2013-08-08 2016-06-01 迪克西消费产品有限公司 前装式餐具分配器
US9332861B2 (en) 2013-08-19 2016-05-10 Dixie Consumer Products Llc Cutlery dispenser and methods of use
EP3128874B1 (en) 2014-04-11 2021-03-03 GPCP IP Holdings LLC Forward advancing cutlery dispenser
US9700153B2 (en) * 2014-09-30 2017-07-11 Gadsden Coffee Company, Inc. Automated hygienic cutlery dispenser
US9818251B2 (en) 2015-02-27 2017-11-14 Omnicell, Inc. Unit dose dispensing systems and methods
AU201615212S (en) * 2016-03-23 2016-10-06 Eight Inc Design Singapore Pte Ltd Digital parcel vending machine
US10192386B2 (en) * 2016-10-24 2019-01-29 The Tranzonic Companies Mechanical time delay product dispenser
CA3021819C (en) 2017-05-22 2019-10-08 Robert F. Hubbard Utensil dispenser system
JP2020528853A (ja) * 2017-07-19 2020-10-01 パク、ソジュン 通過装置および服薬管理装置
US10517799B2 (en) * 2017-08-31 2019-12-31 Omnicell, Inc. Unit dose dispensing mechanisms
US11185453B2 (en) * 2017-10-10 2021-11-30 Tranzonic Companies Apparatus and method to dispense feminine hygiene products using a motion sensor
US10881220B2 (en) 2018-01-24 2021-01-05 Gpcp Ip Holdings Llc Utensil dispensers with interlock mechanism
US10779661B2 (en) 2018-01-24 2020-09-22 Gpcp Ip Holdings Llc Utensil dispensers with glide mechanism for loading
US10881221B2 (en) 2018-01-24 2021-01-05 Gpcp Ip Holdings Llc Utensil dispensers with stack gauge
US11147393B2 (en) 2018-01-24 2021-10-19 Gpcp Ip Holdings Llc Utensil dispenser with rail system
US10842293B2 (en) 2018-01-24 2020-11-24 Gpcp Ip Holdings Llc Utensil dispensers having improved prime mechanism
CA3112978A1 (en) 2018-09-21 2020-03-26 Gpcp Ip Holdings Llc Dispenser for disposable utensils
CA3134386A1 (en) * 2019-03-26 2020-10-01 Waddington North America, Inc. Cutlery dispensing system and method
WO2020225669A1 (en) * 2019-05-03 2020-11-12 Evoca S.P.A. Stirrer dispenser for a beverage vending machine
IT201900013083A1 (it) * 2019-07-26 2021-01-26 Evoca Spa Erogatore di palette mescolatrici per un distributore automatico di bevande
US11426329B2 (en) * 2019-11-12 2022-08-30 Omnicell, Inc. Dispensing systems and methods for prefilled syringes
IT202100007343A1 (it) 2021-03-25 2022-09-25 Evoca Spa Erogatore di bastoncini mescolatori per un distributore automatico di bevande
EP4341919A1 (en) * 2021-05-18 2024-03-27 EVOCA S.p.A. Stir stick dispenser for a beverage vending machine and method for dispensing stir sticks
IT202100028712A1 (it) 2021-11-11 2023-05-11 Evoca Spa Erogatore di bastoncini mescolatori per un distributore automatico di bevande e metodo di alimentazione di detti bastoncini mescolatori
IT202100028715A1 (it) 2021-11-11 2023-05-11 Evoca Spa Erogatore di bastoncini mescolatori per un distributore automatico di bevande e metodo di alimentazione di detti bastoncini mescolatori
WO2023067548A1 (en) * 2021-10-21 2023-04-27 Evoca S.P.A. Stir stick dispenser for a beverage vending machine and method for dispensing stir sticks
DE202022002394U1 (de) * 2022-11-07 2023-01-13 SETTER GmbH & Co. Papierverarbeitung Auswurfvorrichtung und Getränke-Automat

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3483361A (en) * 1965-01-05 1969-12-09 Univ Illinois Automatic fare collection system
US3313452A (en) * 1965-10-15 1967-04-11 Katz Jacob Dispensing device having a pivoted article delivery member
US3938700A (en) * 1974-11-25 1976-02-17 Cavalier Corporation Multi-rack article dispensing apparatus
LU71614A1 (pt) * 1975-01-10 1976-11-11
US4583657A (en) * 1984-07-05 1986-04-22 Brown & Williamson Tobacco Corporation Adapter for a package dispensing machine
US4770591A (en) * 1985-02-20 1988-09-13 Molex Incorporated Apparatus for unloading a container having a matrix of storage positions
US4896792A (en) * 1987-09-28 1990-01-30 Michel Marchand Automatic dispensing device for products and central warehouse or store constructed with such devices
US5172828A (en) * 1991-10-01 1992-12-22 Unidynamics Corporation Cup dispenser
US5351854A (en) * 1993-06-14 1994-10-04 Kcs Industries Inc. Package dispensing device
US5351954A (en) * 1993-06-16 1994-10-04 Williams Electronics Games, Inc. Magnetic ball carrier for a pinball game
US5605249A (en) * 1994-12-12 1997-02-25 Gonyea; Gerald Battery operated vending machine having a carousel stacking arrangement and plunger-type dispenser
US5862942A (en) * 1997-06-24 1999-01-26 Kabushiki Kaisha Yuyama Seisakusho Ampule dispenser
RU2131207C1 (ru) * 1998-03-02 1999-06-10 Цуварев Александр Александрович Контейнер-витрина для продажи штучных товаров методом самообслуживания
US20020112445A1 (en) * 2001-02-16 2002-08-22 Benny Scaduto Device for automatically wrapping eating utensils in a napkin
US8152004B2 (en) * 2005-05-05 2012-04-10 Dixie Consumer Products Llc Dispenser for disposable cutlery and components therefor
US8210364B2 (en) * 2005-05-05 2012-07-03 Dixie Consumer Products Llc Dispenser for disposable cutlery and components therefor
EP2096964A2 (en) * 2006-11-07 2009-09-09 Dixie Consumer Products LLC Cutlery dispenser and method of dispensing cutlery
US20080128445A1 (en) * 2006-12-05 2008-06-05 Hsi Ping Huang Dispenser having advertisement counting effect
US8360273B2 (en) * 2008-10-08 2013-01-29 Dixie Consumer Products Llc Cutlery utensil dispenser

Also Published As

Publication number Publication date
RU2548480C2 (ru) 2015-04-20
ES2453502T3 (es) 2014-04-08
AU2011246922A1 (en) 2012-12-20
CN102858206B (zh) 2016-09-07
CN102858206A (zh) 2013-01-02
US20130032609A1 (en) 2013-02-07
US9113729B2 (en) 2015-08-25
WO2011135490A1 (en) 2011-11-03
EP2563187B1 (en) 2014-03-19
BR112012027158A2 (pt) 2016-08-09
RU2012150341A (ru) 2014-06-10
AU2011246922B2 (en) 2015-05-14
EP2563187A1 (en) 2013-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012027158B1 (pt) Dispensador de agitação, para máquinas servidoras de bebidas e similares e máquina para servir bebidas
RU2563214C2 (ru) Эргономичное сервисное устройство для машины для приготовления напитков
KR101418505B1 (ko) 원두커피 자동판매기
RU2589436C2 (ru) Дозатор напитков с усовершенствованной системой его наполнения
PT1867260E (pt) Dispositivo de distribuição de bebidas com sistema de suporte e de recuperação de gotas para recipientes de diferentes dimensões
WO2009077631A4 (es) Maquina automática pesadora y expendedora de productos a granel.
US20100112180A1 (en) Washing, sterilizing, dispensing and closing device for baby bottle and its components
RU2598575C2 (ru) Дозатор напитков с автоматическим закрытием выпускных клапанов контейнеров с порошкообразным ингредиентом
JP2010531157A (ja) 飲料調整用機械における改良、または、飲料調整用機械に関連する改良
EP2491914A2 (en) Automatic baby formula mixing apparatus
JP2012502382A (ja) 自動販売機のマドラー及び砂糖のディスペンス組立体
ITBG20130003A1 (it) Dispositivo automatico di preparazione di una bevanda del tipo bubble tea
CN110313831B (zh) 饮料制备机
US9149129B2 (en) Capsule loading device for feeding a capsules dispensing machine
ITMI962639A1 (it) Contenitore per polveri elementi granulari e simili
EP1107201B1 (en) Automatic beverage vending apparatus with improved arrangement for displacing the dispensing spouts
ES2381871T3 (es) Aparato dispensador
EP3072433B1 (en) Automatic dispenser of detergent for a dishwasher
JP2018506346A (ja) 飲料ディスペンサを粉末で再充填するためのシステム
BR112018008139B1 (pt) Aparelho para fazer bebidas passando água quente em uma cápsula contendo uma substância alimentar
ITTV20130186A1 (it) Distributore automatico di bevande
ITMI20060903A1 (it) Gruppo di infusione per macchina per la produzione di caffe' e altre bevande calde e fredde

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KONINKLIJKE PHILIPS N.V. (NL)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: KONINKLIJKE PHILIPS N.V. (NL)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SAGA COFFEE S.P.A. (IT)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/04/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.