BR102020013764A2 - Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico - Google Patents

Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico Download PDF

Info

Publication number
BR102020013764A2
BR102020013764A2 BR102020013764-6A BR102020013764A BR102020013764A2 BR 102020013764 A2 BR102020013764 A2 BR 102020013764A2 BR 102020013764 A BR102020013764 A BR 102020013764A BR 102020013764 A2 BR102020013764 A2 BR 102020013764A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrical cable
protective cover
connector pin
hole
electrical
Prior art date
Application number
BR102020013764-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcelo Santini
Original Assignee
Abs-Par Metais Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Abs-Par Metais Ltda filed Critical Abs-Par Metais Ltda
Priority to BR102020013764-6A priority Critical patent/BR102020013764A2/pt
Publication of BR102020013764A2 publication Critical patent/BR102020013764A2/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G1/00Methods or apparatus specially adapted for installing, maintaining, repairing or dismantling electric cables or lines
    • H02G1/16Methods or apparatus specially adapted for installing, maintaining, repairing or dismantling electric cables or lines for repairing insulation or armouring of cables
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R4/00Electrically-conductive connections between two or more conductive members in direct contact, i.e. touching one another; Means for effecting or maintaining such contact; Electrically-conductive connections having two or more spaced connecting locations for conductors and using contact members penetrating insulation
    • H01R4/28Clamped connections, spring connections
    • H01R4/50Clamped connections, spring connections utilising a cam, wedge, cone or ball also combined with a screw
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G15/00Cable fittings
    • H02G15/02Cable terminations
    • H02G15/04Cable-end sealings

Landscapes

  • Insulating Bodies (AREA)

Abstract

dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico. trata o presente pedido de patente de invenção de um dispositivo isolador (1) da extremidade do cabo elétrico, o qual é aplicado no setor de energia elétrica, notadamente para as concessionárias de energia elétrica, sendo particularmente útil quando aplicado em instalações de cabeamento de energia útil quando aplicado em instalações de cabeamento de energia elétrica (seja com especificação para alta ou baixa tensão). assim, a presente invenção visa conferir um dispositivo isolador (1) que contempla uma tampa de proteção (3) atrelada a um lacre de segurança (la) e um lacre de segurança (la1) posterior, sendo que ambos os lacres visam conferir mais segurança ao dispositivo isolador (1) e, por consequência, ao eletricista. não obstante, o dispositivo isolador (1) contempla uma cunha anti desfiamento (5), ao passo que a extremidade do cabo elétrico (cb) não venha sofrer o efeito vassoura e gerar possíveis acidentes como curto e sobreaquecimento. ainda, o dispositivo isolador (1) oferece um gabarito de corte (8) da isolação do cabo elétrico (cb), o qual é atrelado a extensão de corpo cilíndrico (9) de proteção e entrada do cabo elétrico (cb).

Description

DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO CAMPO DA INVENÇÃO
[001] Trata o presente pedido de patente de invenção de um dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, o qual é aplicado no setor de energia elétrica, notadamente para as concessionárias de energia elétrica, sendo particularmente útil quando aplicado em instalações de cabeamento de energia elétrica (seja com especificação para alta ou baixa tensão).
[002] O presente invento tem particular utilidade como elemento de segurança em procedimentos de instalação de pontos de alimentação (simples pontos de entrada de energia elétrica) e, ainda, aparelhos de controle de consumo de energia elétrica (medidores de energia elétrica) lotados em sua rede operacional de distribuição de energia elétrica.
[003] O presente dispositivo isolador é especialmente útil e eficaz tanto quando da primeira instalação de um relógio medidor de energia elétrica, como para procedimentos de substituição do referido aparelho por outro, dentro do escopo de instalação de medidores de energia elétrica.
[004] Ainda, ressalta-se que o presente dispositivo isolador da extremidade de cabos elétricos, encontra perfeita eficácia e segura aplicação em cabos elétricos flexíveis e cabos elétricos rígidos, seja nas mais variadas especificações de matéria prima desses cabos, como de cobre, alumínio, bimetálicos, dentre outros.
[005] Não obstante, o presente invento ainda por ser aplicado na indústria e comércio de materiais elétricos, pode ser disponibilizado ao público (especializado ou não em instalações elétricas).
[006] Assim, a presente invenção visa conferir um dispositivo isolador que contempla uma tampa de proteção atrelada a um lacre de segurança e um lacre de segurança posterior, sendo que ambos os lacres visam conferir mais segurança ao dispositivo isolador e, por consequência, ao eletricista. Não obstante, o dispositivo isolador contempla uma cunha anti desfiamento, ao passo que a extremidade do cabo elétrico não venha sofrer o “efeito vassoura” e possíveis acidentes como curto e sobreaquecimento. Ainda, o dispositivo isolador oferece um gabarito de corte da isolação do cabo elétrico, o qual é atrelado a um corpo cilíndrico de proteção e entrada do cabo elétrico.
ATUAL ESTADO DA TÉCNICA
[007] Atualmente, a demanda oriunda das concessionárias distribuidoras de energia elétrica pode ser traduzida pela necessidade de garantir a segurança do operário que realiza a primeira instalação ou manutenção do relógio medidor de energia, onde no entanto esta segurança deve ser garantida de forma individualizada em cada um dos cabos que compõe uma ligação.
[008] Assim, o presente invento na forma de um dispositivo isolador individual da extremidade exposta de um cabo de energia elétrica, seja ele flexível ou rígido, foi idealizado como uma solução frente aos documentos do atual estado da técnica, como o documento BR 102015028415-2, intitulado “DISPOSITIVO INDIVIDUAL UNIVERSAL CONECTOR E ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICADA EM PONTOS DE ENTRADA DE ENERGIA DE APARELHOS MEDIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA OU CORRELATOS”, o qual descreve um corpo monolítico manufaturado em latão, definido em um alojamento interno para fixação de um cabo elétrico flexível, sendo que acima e em baixo do alojamento interno do dispositivo, é visualizado uma pluralidade de aberturas roscadas, as quais recebem parafusos de fixação, assim, é comprimido o cabo elétrico. Ademais, o dispositivo é constituído por um módulo isolador primário na forma de um corpo monolítico, o qual tem a função de proteger a extremidade posterior do pino conector, bem como um módulo isolador secundário que é constituído por uma secção interna circular que aloja um mola helicoidal do módulo de retração do pino conector.
[009] Desta forma, a anterioridade tem ensinamentos prévios sobre a montagem do dispositivo em um cabo elétrico, onde o eletricista pega o cabo elétrico e, com a outra mão pega o dispositivo (a anterioridade), posicionando a extremidade do cabo elétrico no interior do alojamento do corpo inferior do pino conector do módulo conector. Assim, a fixação do dispositivo no cabo elétrico, se dá por meio dos parafusos de fixação, que adentram as referidas aberturas alinhadas com o alojamento do corpo monolítico do módulo isolador primário, do corpo inferior oco, do pino conector do módulo conector.
[010] De mais a mais, o posicionamento do dispositivo no alojamento acontece por meio do posicionamento do setor externo superior do corpo monolítico, feito pelo eletricista, sendo que o corpo monolítico apresenta uma secção externa cônica na borda de acesso do alojamento do relógio medidor de consumo de energia elétrica, onde esse formato cônico atua como um convite de posicionamento, proporcionando um pré-encaixe e estabilizando o dispositivo para o próximo passo.
[011] Numa outra etapa, a ejeção do pino conector no alojamento, acontece quando o eletricista segura com uma das mãos o corpo monolítico do módulo isolador primário, devidamente pré-encaixado e, fazendo o uso da outra mão, pressiona o corpo monolítico do módulo isolador secundário em direção do corpo monolítico do módulo isolador primário, promovendo assim, o deslocamento do corpo inferior oco do módulo isolador primário por meio dos braços planos do corpo monolítico do módulo isolador secundário.
[012] Desta forma, faz com que a extremidade superior do setor superior do corpo monolítico do módulo isolador secundário, seja posicionado no interior do alojamento do relógio de consumo de energia elétrica. Em complemento, o referido descolamento citado a pouco, do corpo inferior do módulo isolador primário, faz com que a extremidade superior do corpo oco do módulo isolador primário, passe atuar diretamente na mola helicoidal, ao passo que o comprimento inicial é feito sem compressão, para um comprimento final com compressão, onde cria-se uma concentração de energia que será usada como força de retorno quando uma futura e hipotética operação de substituição do relógio de energia. Assim, o eletricista necessita manter a força de compressão sobre o corpo monolítico do módulo isolador primário, para que o passo seguinte, seja efetivo.
[013] O passo efetivo é constituído pela fixação do pino conector no alojamento do corpo monolítico do módulo isolador primário, exercendo compressão no sentido do corpo monolítico do módulo isolador secundário, assim, o eletricista, com a outra mão, ou ainda com auxílio de um ajudante, procede a fixação dos parafusos do relógio contra o corpo externado da parte superior do pino conector, onde, após a repetição desse procedimento para todos os cabos elétricos, pode ser considerada finalizada a instalação.
[014] Já quanto a liberação do pino condutor no alojamento do corpo monolítico do módulo isolador secundário, o eletricista, segura com uma das mãos o referido corpo monolítico do módulo isolador secundário e, faz uma força contra o alojamento do relógio medidor e retira os parafusos. Enquanto para o recolhimento e isolamento do pino conector, o eletricista, segura com uma das mãos o corpo monolítico do módulo isolador secundário com força contra o alojamento do relógio medidor, onde, de forma automática, o corpo monolítico do módulo isolador primário recua pela ação da mola helicoidal, que se encontrava comprimida. Desta forma, os cabos elétricos com os dispositivos são afastados do relógio medidor com total isolamento desses cabos elétricos, onde essa condição é necessária para que a energia elétrica não seja cortada em quadro geral dos pontos de consumo.
[015] Já o documento BR 10 2016 012023 3 A2, intitulado “SISTEMA ISOLADOR RETRÁTIL APLICADO AO CORPO DE UM TERMINAL CONECTOR FIXADO À EXTREMIDADE DE CABOS ELÉTRICOS FLEXÍVEIS OU SEMI-RÍGIDOS USADOS EM INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE ALTA OU BAIXA TENSÃO”, ensina sobre a penetração do pino conector em um borne ocorrer por meio da aproximação máxima entre imãs que estão localizados em seu interior, que por estarem posicionados com polos coincidentes, positivo (+) com positivo (+) ou negativo (-) com negativo (-), é criada uma força de natureza magnética de repulsão. Assim, o recuo da sua capa isoladora retrátil, somente não efetiva, graças a constante aplicação de força de contração dela, contra o bocal de um borne.
[016] Assim, o isolamento do pino conector, quando livre de qualquer força de compressão dos imãs, em estado de repulsão contida, passa a se afastar pela ação do magnetismo entre polos coincidentes, o que faz com que a capa isoladora retrátil retorne para a posição de origem, vestindo e isolando o pino conector.
PROBLEMAS INERENTES AO ATUAL ESTADO DA TÉCNICA
[017] É nesse contexto, que anterioridade BR 102015028415-2, intitulada “DISPOSITIVO INDIVIDUAL UNIVERSAL CONECTOR E ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICADA EM PONTOS DE ENTRADA DE ENERGIA DE APARELHOS MEDIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA OU CORRELATOS”, apresenta os seguintes inconvenientes:
  • - o de apresentar um módulo isolador primário que compreende orifícios concordantes com os orifícios do alojamento interno do pino conector, para receberem parafusos e, então, realizarem a fixação do cabo elétrico, fato que, uma vez o cabo elétrico posto desencapado dentro do módulo isolador primário e, no alojamento do pino conector para ser comprimido pelos referidos parafusos de fixação, pode sofrer o “efeito vassoura”, que consiste em deixar os filamentos do cabo elétrico todos espetados e distanciados, daí, então, o “efeito vassoura”. Aspecto que ainda, pode gerar aquecimento demasiado dentro do dispositivo, uma vez que com os fios da extremidade do cabo elétrico no “efeito vassoura”, cria-se um ambiente com fios distribuídos e encostados nas laterais do alojamento, ou seja, tem-se fios espalhados e desorientados dentro do alojamento. Não obstante, apertar o cabo elétrico por meio de parafusos, pode fazer com que os fios do cabo elétrico venham a romper, bem como gerar o mau contato dos fios com o pino conector, atrapalhando o rendimento do aparelho.
[018] Outro inconveniente encontrado na operação da anterioridade mencionada, é o fato pela forma com a qual se dá o recolhimento e isolamento do pino conector, que, como descrito acima, necessita da mola helicoidal para atuar, ou seja, para manter o pino conector recolhido, a mola helicoidal se mantem tensionada, mantendo o módulo isolador primário e secundário estabilizados, para não deixar a ponta do pino conector exposta. Já para a liberação do pino conector, a mola helicoidal, que, até então, fica retraída e armazenando energia, vira uma propulsora para o pino conector, bem como para o módulo isolador secundário que isola o pino conector. Contudo, a mola helicoidal sofre várias deformações durante seu uso, assim, a mola helicoidal vai perdendo energia potencial elástica, fato que, pela mola helicoidal estar fadigada, faz com que a ponta do pino conector fique para fora da tampa conectada ao módulo isolador secundário, podendo ocasionar um contato incidental do eletricista com a extremidade da parte superior do pino conector, assim como, ocorrer um disparo acidental da mola helicoidal, elevando o pino conector energizado para fora do dispositivo, oferecendo risco de segurança ao eletricista (operador).
[019] Não obstante, a anterioridade acima não revela nenhum tipo de gabarito de corte para o eletricista (operador), para que ele possa realizar a medição segura do tamanho do segmento a ser desencapado da extremidade do cabo elétrico, ou seja, o risco do cabo elétrico ser introduzido no dispositivo da (anterioridade) com uma parte dos fios exposta, sem isolamento, é grande. E é sabido que, qualquer fio exposto oferece risco ao eletricista e ao local em que o aparelho de energia se encontra instalado.
[020] Por fim, outro ponto a ser comentado é forma construtiva da anterioridade, que é formada por um módulo primário e secundário, os quais são fixados por meio de braços e ganchos, ou seja, a forma com a qual essas peças se encaixam é complexa, sendo difícil de prover o encaixe e desencaixe das peças. Além do mais, se sofrerem uma tração acentuada em ambas extremidades, os braços e ganchos podem vir a se desconectar e até mesmo romperem.
[021] A seguir, tem-se os ensinamentos prévios sobre resolver o problema de contato indevido com o cabo energizado, segundo a anterioridade BR 10 2016 012023 3 A2, intitulada “SISTEMA ISOLADOR RETRÁTIL APLICADO AO CORPO DE UM TERMINAL CONECTOR FIXADO À EXTREMIDADE DE CABOS ELÉTRICOS FLEXÍVEIS OU SEMI-RÍGIDOS USADOS EM INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE ALTA OU BAIXA TENSÃO”, que apresenta alguns limitantes técnicos, os quais oferecem risco a segurança do eletricista (operador), uma vez que como visto acima, a anterioridade conta com um módulo de recuo/avanço da sua capa isolante, por meio da formação de um campo magnético de repulsão formada por um par de imãs
[022] Dentre os limitantes técnicos da anterioridade acima, podem ser citados:
  • - a utilização de imãs dentro do dispositivo, cria um campo magnético que pode atrair ferramentas, parafusos e apetrechos do eletricista (operador), para o próprio dispositivo, que, se energizado, pode causar acidente ao eletricista, além do eventual inconveniente da referida atração dos componentes;
  • - pode atrair o próprio dispositivo para condições adversas, como a forma de encaixe errada do pino conector na caixa do relógio medidor de energia elétrica;
  • - por trabalhar em instalações elétricas de baixa e alto tensão, pode ser um perfeito condutor de corrente elétrica, causando acidentes para o eletricista e ao local de instalação;
[023] Não obstante, a anterioridade acima, assim como a anterior, não revela nenhum tipo de gabarito de corte para que o eletricista (operador), possa realizar a medição segura e exata para realizar o descascamento da extremidade do cabo elétrico, ou seja, também existe o risco do cabo elétrico ser introduzido no dispositivo, (a anterioridade), com uma parte exposta, sem isolamento, oferecendo risco a segurança do eletricista.
DOS OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[024] Dado o exposto acima, o presente pedido de patente de invenção, objetiva trazer ao mercado um dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, completamente inovador, uma vez que é contemplado na invenção uma capa protetora constituída por uma tampa de proteção, a qual tem o objetivo de ser encaixada no canal de recuo e avanço de um pino conector, para conter e inibir o limitante técnico apresentando nas anterioridades do atual estado da técnica. Assim, a tampa de proteção do objeto de invenção, visa inibir que o eletricista (operador) venha ter contato com o pino conector energizado, uma vez que sua forma de atuação é para limitar e conter o avanço acidental do pino conector energizado do interior do dispositivo isolador. Não obstante, a tampa de proteção conta com um lacre de segurança que promove ainda mais segurança ao eletricista.
[025] Ademais, a capa protetora do dispositivo isolador, o objeto de invenção, conta com um orifício de aperto situado na parte posterior da capa protetora, o qual tem a função de prover a entrada e saída de uma ferramenta, que tem acesso a um parafuso conectado a uma cunha anti desfiamento. O parafuso conectado a cunha anti desfiamento é quem realiza a compressão e fixação do cabo elétrico no alojamento do pino conector. Ainda, para conferir mais segurança ao eletricista (operador), o referido orifício conta com um furo de lacre, o qual recebe um lacre de segurança, a medida em que o eletricista não tenha contato com o parafuso ou até mesmo que eventuais peças, dentre outros, tenham acesso ao interior do dispositivo isolador de forma acidental.
[026] Outro objetivo da presente invenção é trazer ao mercado um dispositivo isolador com o diferencial de gerar um efeito anti desfiamento dos fios do cabo elétrico no momento de se conectar com o pino conector. Este diferencial se dá por meio de uma cunha anti desfiamento que é inserida no parafuso, ao passo que, quando o eletricista aperta o parafuso contra os fios do cabo elétrico para prover a fixação dele, o que entra em contato com os fios é a superfície da cunha anti desfiamento e, não somente, o parafuso, como revela as anterioridades comentadas acima. Este feito, inibi o desfiamento dos fios do cabo elétrico, bem como evita o “efeito vassoura” dos fios, assim como, evita o rompimento dos fios e possíveis sobreaquecimento deles, gerando assim, segurança ao eletricista, ao dispositivo em si e, ao local em que o dispositivo isolador se encontra instalado.
[027] Ademais, outro objetivo da presente invenção, é propor ao mercado um dispositivo isolador dotado de uma capa protetora, que contempla um gabarito de corte da isolação do cabo elétrico, o referido gabarito de corte encontra-se localizado na parte posterior da capa protetora.
[028] Desta forma, o usuário mede a distância necessária da extremidade do cabo elétrico, por meio do gabarito de corte e, realiza o desencapamento do cabo elétrico com a margem de segurança necessária para que ele não fique com sobras desempacadas fora da capa protetora do dispositivo isolador, como é visto nas anterioridades do atual estado da técnica.
[029] Não obstante, conferindo ainda mais segurança ao eletricista, a capa protetora do dispositivo isolador, compreende um corpo cilíndrico conectado ao gabarito de corte da isolação do cabo elétrico, o qual tem a função de prover uma margem extra para o corte do desencapamento do cabo elétrico. Assim, garantindo ainda mais, o comprimento necessário do desencapamento e isolamento do cabo elétrico, após conexão com o dispositivo isolador.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
[030] A presente invenção apresenta as seguintes vantagens:
  • - A de conter uma tampa de proteção para o pino conector, conferindo segurança ao eletricista;
  • - Prover um lacre de segurança para a tampa de proteção, sendo mais um ponto de segurança do dispositivo isolador ao eletricista;
  • - Conter uma cunha anti desfiamento, que evita o “efeito vassoura”, enquanto o cabo elétrico está sendo apertado dentro do alojamento do pino conector, bem como possíveis rompimentos dos fios do cabo elétrico;
  • - Prover um lacre de segurança abaixo do orifício de aperto do parafuso torquímetro, outro ponto a mais, de segurança ao eletricista;
  • - Prover um gabarito de corte para o desencape e isolamento do cabo elétrico, na medida correta;
  • - Conferir um corpo cilíndrico conectado ao gabarito de corte, o qual tem a função de prover uma margem extra para o corte do desencapamento do cabo elétrico.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[031] A invenção será, a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:
Fig. 1: Vista em perspectiva do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando a capa protetora do dispositivo isolador parcial;
Fig. 2: Vista em perspectiva do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, em uma tomada invertida em relação à anterior;
Fig. 3: Vista lateral do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando um detalhe, Det. A, ampliado do cabo elétrico sendo medido no gabarito de corte;
Fig. 4: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico;
Fig. 5: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o pino conector dentro do dispositivo isolador à espera do cabo elétrico;
Fig. 6: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o Det. B, que elucida o parafuso torquímetro explodido em relação a cunha anti desfiamento, assim como o Det. C, que elucida quanto a montagem do parafuso torquímetro na cunha anti desfiamento;
Fig. 7: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o Det. D, que elucida o parafuso torquímetro montado na cunha anti desfiamento e rosqueado no alojamento do pino conector;
Fig. 8: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o Det. E, o parafuso torquímetro sendo rosqueado, enquanto a cunha anti desfiamento permanece estática e comprimindo o cabo elétrico alojado no pino conector;
Fig. 9: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o avanço do cabo elétrico e o pino conector;
Fig. 10: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o dispositivo isolador montando na caixa do relógio medidor de consumo de energia elétrica;
Fig. 11: Vista lateral do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando a tampa de proteção inserida no orifício de recuo e avanço da capa protetora;
Fig. 12: Vista lateral do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando a tampa de proteção inserida no orifício de recuo e avanço da capa protetora e o lacre inserido no furo do lacre de segurança;
Fig. 13: Detalhe ampliado mostrando o furo do lacre abaixo do orifício de aperto da capa protetora;
Fig. 14: Vista em corte do dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico, mostrando o Det. F, mostrando o avanço do pino conector e o cabo elétrico e, o Det. H, mostrando o pino conector e o cabo elétrico recuados, assim como, a tampa de proteção inserida no orifício de recuo e avanço da capa protetora.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DETALHADA DA INVENÇÃO
[032] O “DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO”, presente pedido de patente de invenção, refere-se a um dispositivo isolador (1) da extremidade de um cabo elétrico (CB), o qual apresenta uma capa protetora (2) dotada de uma tampa de proteção (3) para um pino conector (PN), ainda, um furo de lacre de segurança (4) da tampa de proteção (3), sendo mais um ponto de reforço para a segurança do dispositivo isolador (1). Ademais, o dispositivo isolador (1) apresenta uma cunha anti desfiamento (5) para evitar o “efeito vassoura”, quando o parafuso (PT) realizar o aperto do cabo elétrico (CB) dentro do alojamento (AL) do pino conector (PN).
[033] É previsto também um furo do lacre (6) abaixo do orifício de aperto (7) do parafuso (PT). De mais a mais, a capa protetora (2) da presente invenção, compreende um gabarito de corte (8) da isolação do cabo elétrico (CB). O referido gabarito de corte (8) é conectado a uma extensão de corpo cilíndrico (9), o qual tem a função de prover uma margem extra para o corte do desencapamento do cabo elétrico (CB).
[034] Assim, conforme pode ser visualizado na Fig. 1, o dispositivo isolador (1) contempla uma capa protetora (2), a qual é desenhada exclusivamente para proteger a extremidade de um cabo elétrico (CB), ao passo que a capa protetora (2) é constituída por um corpo bipartido (10) simétrico e oposto, sendo que, na porção anterior, é situado um par de pinos de ancoramento (11), os quais recebem o olhal (12) da tampa de proteção (3).
[035] Assim como, um par de projeções semi-oblongas (13) dotadas de orifícios (14), que se alinham com o furo do lacre de segurança (4) situado na haste flexível (15) da tampa de proteção (3). Ademais, é possível visualizar abaixo das projeções semioblongas (13), o orifício de recuo e avanço (16) do pino conector (CB), que é dotado de um anel (17) envolto, para aumentar a aderência da tampa de proteção (3), quando encaixada/sobreposta no orifício de recuo e avanço (16).
[036] Na Fig. 2, é possível visualizar a vista em perspectiva invertida em relação a Fig. 1, ao passo que, nota-se o furo do lacre (6) abaixo do orifício de aperto (7) do parafuso (PT). Não obstante, visualiza-se ainda na Fig. 2, o gabarito de corte (8) da isolação do cabo elétrico (CB), sendo que o referido gabarito de corte (8) é conectado a uma extensão de corpo cilíndrico (9), o qual tem a função de prover uma margem extra para o corte do desencapamento do cabo elétrico (CB). Mas, não somente isso, a extensão de corpo cilíndrico (9) tem a função de prover a introdução do cabo elétrico (CB) até o alojamento (AL) do pino conector (PN).
[037] Na Fig. 3, vemos uma vista lateral do dispositivo isolador (1), em que o corpo bipartido (10) simétrico e oposto da capa protetora (2) é conectado ou desconectado por meio dos pares de recepção (18), que são conectados por meio de dispositivos de fixação. Ainda na Fig. 3, visualiza-se uma fenda delimitadora (19), a qual demarca o início do espaçamento/marcação para o desencape do cabo elétrico (CB), sendo tal espaçamento/marcação, representado por uma cota (X). O espaçamento/marcação se estende da fenda delimitadora (19) até a linha da parede posterior (20) do corpo bipartido (10) da capa protetora (2).
[038] Ainda, na mesma Fig. 3, conectado ao gabarito de corte (8) visualiza-se a extensão de corpo cilíndrico (9) que toma como função a de prover uma margem extra para o corte do desencapamento do cabo elétrico (CB), representado por uma cota (Y). Vale lembrar, que como citado a pouco, a extensão de corpo cilíndrico (9) tem a função de prover a introdução do cabo elétrico (CB) até o alojamento (AL) do pino conector (PN). A Fig. 3 também mostra um Det. A, que elucida quanto à medida que o eletricista pode fazer, utilizando o gabarito de corte (8) para desencapar o cabo elétrico (CB) com uma margem segura.
[039] Na Fig. 4, vemos um corte do dispositivo isolador (1) e sua capa protetora (2), elucidando de forma mais clara, como a capa protetora (2) é conectada ou desconectada por meio dos pares de recepção (18), os quais realizam a conexão do corpo bipartido (10) da capa protetora (2). Assim como, os pinos de ancoramento (11), os quais recebem o olhal (12) da tampa de proteção (3). As projeções semi-oblongas (13) são dotadas de orifícios (14), os quais se alinham com o furo do lacre de segurança (4), situado na haste flexível (15) da tampa de proteção (3), que nesta Fig. 4, está representada completamente tensionada. Ademais, é possível visualizar abaixo das projeções semioblongas (13) o orifício de recuo e avanço (16) do pino conector (PN), que é dotado de um anel (17), que é envolto no orifício de recuo e avanço (16) para aumentar a aderência da tampa de proteção (3), quando encaixada/sobreposta no orifício de recuo e avanço (16).
[040] Na Fig. 4, ainda é possível ver o furo do lacre (6) abaixo do orifício de aperto (7) do parafuso (PT). Assim como, a extensão de corpo cilíndrico (9), o qual tem dupla função, como a de prover a introdução do cabo elétrico (CB) até o alojamento (AL) do pino conector (PN). Por fim, é visualizado na Fig. 4, o desenho das paredes chanfradas internas (21) na porção anterior da capa protetora (2), as quais tem a função de acomodar e limitar o transpasse do corpo do pino conector (PN).
Da montagem
[041] Na Fig. 5, é possível visualizar o pino conector (PN) acomodado no interior da capa protetora (2) do dispositivo isolador (1), na posição de espera, para receber o cabo elétrico (CB)
[042] Na Fig. 6, é ilustrado o Det. B e C, mostrando o parafuso (PT) recebendo a cunha anti desfiamento (5), enquanto no Det. B, a cunha anti desfiamento (5) já está inserida no interior do parafuso (PT), prontos para serem montados no interior do alojamento (AL) do pino conector (PN), como é visto a partir da Fig. 7, onde o Det. D, ampliado, mostra a montagem do parafuso (PT) e a cunha anti desfiamento (5), já aplicados no alojamento (AL) do pino conector (PN).
[043] Na Fig. 8, é ilustrado o cabo elétrico (CB) sendo inserido no alojamento (AL) do pino conector (PN), recebendo o aperto do parafuso (PT) juntamente com a cunha anti desfiamento (5), a qual está pronta para apertar os fios do cabo elétrico (CB).
[044] Ainda, na Fig. 8, é evidenciado o fato de que, enquanto o parafuso (PT) vai sendo rosqueado, a cunha anti desfiamento (5) vai apertando o cabo elétrico (CB). No entanto, a única peça que gira é o próprio parafuso (PT), enquanto a cunha anti desfiamento (5) permanece estática, apenas se deslocando no sentido vertical em direção a superfície de contato com o cabo elétrico (CB), conforme Det. E.
Do funcionamento
[045] Desta forma, o eletricista posiciona sua ferramenta no orifício de aperto (7), até a ferramenta ter contato com o parafuso (PT) juntamente com a cunha anti desfiamento (5), rosqueando o parafuso (PT), enquanto a cunha anti desfiamento (5) permanece estática em direção ao cabo elétrico (CB), o comprimindo/fixando sem danos.
[046] Posteriormente, o eletricista usa a mão direita para tracionar o cabo elétrico (CB) juntamente com o pino conector (PN) em direção ao orifício de recuo e avanço (16), até o corpo do pino conector (PN) tocar as paredes chanfradas internas (21) na porção anterior da capa protetora (2), conforme pode ser visualizado na Fig. 9. Desta forma, as referidas paredes chanfradas internas (21) atuam como um limitador de deslocamento do pino conector (PN) e do cabo elétrico (CB).
[047] A Fig. 10, representa o dispositivo isolador (1), objeto de invenção, sendo introduzido e instalado no relógio medidor de consumo de energia elétrica.
[048] A Fig. 11, evidencia o momento em que o eletricista sobrepõe a tampa de proteção (3) sobre o orifício de recuo e avanço (16) da capa protetora (2) do dispositivo isolador (1), garantindo a total segurança do isolamento do pino conector (PN) em relação ao eletricista, uma vez que, ao retirar o pino conector (PN) do relógio medidor de consumo de energia elétrica, o referido pino conector (PN) se encontra energizado. Fator que, como vimos no atual estado da técnica, pode ocasionar acidente. Visto que, o pino conector (PN) recua e avança por meio de uma mola helicoidal, que perde energia potencial elástica com o tempo de uso, deixando o pino conector (PN) para fora do dispositivo ou até mesmo, fazendo com que o pino conector (PN) possa disparar em direção a caixa do relógio medidor de consumo de energia elétrica, ocasionando acidente. Assim, como o mecanismo dos imãs, que pode gerar os mesmos problemas acidentais descritos, além daqueles, como a atração do próprio dispositivo em direção ao caixa do relógio medidor de consumo de energia elétrica, bem como atrair as ferramentas do eletricista.
[049] Na Fig. 12, é possível ver o furo do lacre de segurança (4) da tampa de proteção (3), recebendo um lacre de segurança (LA), garantindo que a tampa de proteção (3) se mantenha completamente fixada, contendo o pino conector (PN).
[050] Na Fig. 13, é possível visualizar o furo do lacre (6) abaixo do orifício de aperto (7) do parafuso (PT), recebendo um lacre de segurança (LA1), o qual conferi proteção ao orifício de aperto (7) e, ao parafuso (PT). Vale ressaltar, que o lacre de segurança (LA1) objetiva inibir acesso indevido ao parafuso (PT) e, até mesmo, que alguma eventual peça e/ou objeto possa cair dentro do dispositivo isolador (1).
[051] A Fig. 14, elucida um comparativo, onde o Det. F mostra o pino conector (PN) percorrendo o interior da capa protetora (2), ou seja, avançando para ser conectado.
[052] Enquanto o Det. H mostra o pino conector (PN) recuado, quando o eletricista puxa o cabo elétrico (CB) no sentido oposto. Portanto, o pino conector (PN) fica completamente isolado, assim como o cabo elétrico (CB) que fica devidamente instalado, sem sobra e/ou desencapamento aparente. Ainda, ressalta-se que a tampa de proteção (3) juntamente com seu lacre de segurança (LA), garantem ainda mais proteção ao eletricista.
[053] Por fim, de modo opcional, a presente invenção, contempla um parafuso torquímetro, o qual pode ser manuseado por uma chave Allen.

Claims (6)

  1. DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO refere-se um dispositivo isolador (1) dotado de um pino conector (PN), o qual compreende um alojamento (AL) para receber um cabo elétrico (CB), no qual o dispositivo isolador (1) é caracterizado por uma capa protetora (2) dotada de um corpo bipartido (10) conectado ou desconectado por meio dos pares de recepção (18); pela capa protetora (2) receber uma tampa de proteção (3) que recobre seu orifício de recuo e avanço (16) dotado de um anel (17); ainda, pela tampa de proteção (3) compreender um furo de lacre de segurança (4) que recebe um lacre de segurança (LA); pela capa protetora (2) apresentar um furo do lacre (6) que recebe um lacre de segurança (LA1), abaixo do orifício de aperto (7); e, por compreender um gabarito de corte (8) da isolação do cabo elétrico (CB), sendo o gabarito de corte (8) conectado a extensão de corpo cilíndrico (9); pelo orifício de aperto (7) dar acesso a uma chave/ferramenta para contato com o parafuso(PT) que recebe uma cunha anti desfiamento (5).
  2. DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação1,é caracterizado pela capa protetora (2) ser constituída por um corpo bipartido (10) simétrico e oposto, que apresenta um par de pinos de ancoramento (11), os quais recebem o olhal (12) situado em uma haste flexível (15) da tampa de proteção (3) para recobrir o orifício de recuo e avanço (16).
  3. DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicações1 e2,é caracterizado pelo fato dasprojeções semi-oblongas (13)serem dotadas de orifícios (14), os quais se alinham com o furo do lacre de segurança (4) da tampa de proteção (3), para receber um lacre de segurança (LA).
  4. DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação1,é caracterizado pela capa protetora (2) compreender um gabarito de corte (8) que inicia-se por uma fenda delimitadora (19), a qual demarca o início do espaçamento/marcação para o desencape do cabo elétrico (CB); pelo espaçamento do gabarito de corte (8) ser delimitado pela fenda delimitadora (19) até a linha da parede posterior (20) do corpo bipartido (10) da capa protetora (2).
  5. DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação1 e 4,é caracterizado pelo gabarito de corte (8) ser conectado aextensão de corpo cilíndrico (9), o qual configura uma margem extra para o corte do desencapamento do cabo elétrico (CB); ainda, pela extensão de corpo cilíndrico (9) prover a introdução do cabo elétrico (CB) até o alojamento (AL) do pino conector (PN).
  6. DISPOSITIVO ISOLADOR DA EXTREMIDADE DO CABO ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação1, é caracterizado pelo orifício de aperto (7) dar acesso a uma chave Allen para contato com o parafuso torquímetro; ainda, pelo parafuso torquímetro recebera cunha anti desfiamento (5).
BR102020013764-6A 2020-07-06 2020-07-06 Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico BR102020013764A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020013764-6A BR102020013764A2 (pt) 2020-07-06 2020-07-06 Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020013764-6A BR102020013764A2 (pt) 2020-07-06 2020-07-06 Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020013764A2 true BR102020013764A2 (pt) 2022-01-18

Family

ID=80053611

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020013764-6A BR102020013764A2 (pt) 2020-07-06 2020-07-06 Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020013764A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2924918T3 (es) Clip de metal para conectar eléctricamente un cable conductor a un elemento de metal
ES2964028T3 (es) Dispositivo de conexión eléctrica
EP2688153B1 (en) Electrical connector having grounding mechanism
US9055808B2 (en) Portable self powered line mountable device for measuring and transmitting the undisturbed conductor temperature of electric power line conductors
ES2934224T3 (es) Unidad de punta completamente aislada para un sistema de protección contra rayos para una pala de turbina eólica y una pala de turbina eólica que comprende la misma
US8172596B2 (en) Electrical connector with sacrificial appendage
BRPI0922403B1 (pt) aparelho e método de fabricação de um aparelho baseado em componente elétrico
RU2005110992A (ru) Узел блока распределения энергии
BR102015028823A2 (pt) Ligação de aterramento para mecanismo conector elétrico
BRPI1101884A2 (pt) conector elétrico provido de mecanismo de alinhamento
PT1143479E (pt) Porta-fusíveis em caixa em forma de cotovelo
BR102014023723A2 (pt) ponto de aterramento permanente para conectores de emenda
EP3935717A1 (de) Verschaltungsanordnung für einen stator, temperatursensoreinrichtung und system zum erfassen einer temperatur
US20130122740A1 (en) Electrical connector with sacrificial component
BR102020013764A2 (pt) Dispositivo isolador da extremidade do cabo elétrico
EP3130041B1 (en) Replaceable bushing for electrical equipment
JP4744474B2 (ja) ブッシング用試験端子
KR200449081Y1 (ko) 전력량계의 개방형 단자대
US10460886B2 (en) Single phase underground fused tap
ES2704574T3 (es) Contacto polar de caja de enchufe
JP2017054651A (ja) 避雷器縁線抜け防止具
US9936540B1 (en) Snap fit accessory for heat trace cable
BR112014030703B1 (pt) Adaptador elétrico e respectivo painel de comutadores
PT103994A (pt) Protecção de um borne de ligação, em particular de um disjuntor
FI96726B (fi) Kiskoliitin maakaapelin liittämiseksi jonovarokkeeseen

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]