BR102019015740A2 - Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens - Google Patents

Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens Download PDF

Info

Publication number
BR102019015740A2
BR102019015740A2 BR102019015740-2A BR102019015740A BR102019015740A2 BR 102019015740 A2 BR102019015740 A2 BR 102019015740A2 BR 102019015740 A BR102019015740 A BR 102019015740A BR 102019015740 A2 BR102019015740 A2 BR 102019015740A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tape
packaging
fact
package
sealing
Prior art date
Application number
BR102019015740-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Willian Pulido Beneducci
Felipe Salgado Rennó Bizarria
Anatoli Ivanov Jr
Original Assignee
3M Innovative Properties Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Company filed Critical 3M Innovative Properties Company
Priority to BR102019015740-2A priority Critical patent/BR102019015740A2/pt
Publication of BR102019015740A2 publication Critical patent/BR102019015740A2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B51/00Devices for, or methods of, sealing or securing package folds or closures; Devices for gathering or twisting wrappers, or necks of bags
    • B65B51/04Applying separate sealing or securing members, e.g. clips
    • B65B51/06Applying adhesive tape
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B7/00Closing containers or receptacles after filling
    • B65B7/16Closing semi-rigid or rigid containers or receptacles not deformed by, or not taking-up shape of, contents, e.g. boxes or cartons

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Package Closures (AREA)

Abstract

"máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens". a presente invenção proporciona uma máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens. a máquina compreendendo pelo menos dois rolos de fita (5); pelo menos dois mecanismos aplicadores de fita (8, 8’); e em que os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita (8, 8’) aplicam uma fita (5) em uma embalagem (2) e fornecem pelo menos dois pontos de união (9, 9’) de fita (5). o método compreendendo as etapas de: a) fornecer um primeiro ponto de união (9) entre duas fitas (5) compreendendo duas extremidades; b) transportar uma embalagem (2) até o primeiro ponto de união (9); c) fixar o primeiro ponto de união (9) em uma primeira superfície da embalagem (2); d) fixar, a partir do primeiro ponto de união (9), cada extremidade das duas extremidades em volta da embalagem (2) até ambas extremidades se encontrarem novamente; e) formar um segundo ponto de união (9’) no encontro das duas extremidades; f) cortar o segundo ponto de união (9’),em que pelo menos um dentre o primeiro ponto de união (9) e o segundo ponto de união (9’) é formado compreendendo uma aba.

Description

MÁQUINA, MÉTODO E DISPOSITIVO PARA LACRAR EMBALAGENS
[001] A presente invenção refere-se a uma máquina, método e dispositivo e para lacrar embalagens através da junção de fitas no começo e no final do processo de fechamento de embalagens.
Descrição do Estado da Técnica
[002] Métodos e dispositivos para lacrar embalagens automáticos comumente conhecidos, são largamente utilizados em situações que imitam o método manual de aplicação, isto é, utilizam um método de fechamento em forma de “C”. O referido método em forma de “C” é realizado em duas aplicações de fita adesiva, uma na parte superior da caixa e outra na parte inferior sem qualquer sobreposição de fita, sendo que as extremidades da fita são fixadas diretamente e unicamente contra a embalagem. Tal método se assemelha ao método de aplicação manual. Um usuário para lacrar uma embalagem com fita, por exemplo, uma caixa de papelão, primeiro fecha as abas de uma primeira superfície da caixa e utiliza, comumente, uma fita na primeira superfície fechada da embalagem fixando a fita a partir de uma primeira lateral da embalagem, passando a fita pela superfície de abas fechadas, em que a fita é fixada na região entre as abas fechadas, e finalmente fixando a fita em uma segunda lateral da embalagem, oposta a primeira lateral. A primeira superfície sendo, normalmente, a parte inferior da embalagem para impedir que o conteúdo a ser adicionado caia. Em seguida, o conteúdo é adicionado no interior da embalagem. As abas superiores da embalagem são fechadas e posteriormente uma segunda fita promove a fixação na parte superior realizando o mesmo movimento que na parte inferior da embalagem, lacrando a caixa. Ambas aplicações de fita possuem o formato em “C”.
[003] A maneira acima descrita é uma maneira fácil de aplicar a fita para lacrar embalagens, no entanto, nos casos em que é necessário garantir que a embalagem não foi violada, torna-se difícil provar com o lacre acima descrito por duas razões principais conforme será explicado a seguir.
[004] As caixas de papelão são consideradas substratos “difíceis de unir”, especialmente quando o material utilizado em sua fabricação são fibras recicladas, uma vez que as fibras recicladas geralmente foram tratadas com diferentes composições químicas em seu uso primário. Por conta disso, em caixas de papelão desses tipos e dependendo da fita adesiva aplicada, é possível remover completamente a fita adesiva aplicada às caixas sem remover uma única fibra da superfície da caixa. Dessa forma, não é possível comprovar se a referida caixa foi adulterada, aberta ou violada. Um dos métodos principais de violação quando se emprega o sistema convencional de fechamento de embalagens com fita adesiva, consiste no levantamento da extremidade da fita aderida a embalagem e posteriormente estiramento desta fita adesiva até abertura da embalagem. Nesse sistema de fechamento as terminações de fita adesiva ficam aderidas diretamente sobre a superfície da embalagem fazendo com que a ponta da fita adesiva a ser removida da embalagem permita o início de um processo de estiramento desta fita adesiva por intermédio do indivíduo que tem como objetivo a remoção da fita e acesso ao conteúdo da caixa.
[005] Um outro problema encontrado ocorre quando as embalagens são preenchidas com produtos macios (isto é, compressíveis) como, por exemplo, roupas. Em embalagens de produtos compressíveis a aplicação de pressão contra a superfície da embalagem nem sempre é eficiente. Quando a cabeça de aplicação de um aplicador de fita exerce pressão sobre as abas fechadas da embalagem com produtos compressíveis, as abas que fecham a embalagem são empurradas para dentro, resultando em uma má aplicação da fita sobre as abas. A mesma situação ocorre quando a embalagem se encontra apenas metade cheia com produtos (espaço vazio na parte superior) e só há ar na metade superior da embalagem. Muitos casos de produtos furtados/subtraídos são relatados por causa deste segundo problema de embalagens com espaço vazio.
[006] Em ambos os casos, uma outra forma conhecida de furto de produtos das embalagens se dá quando o furtador empurra uma primeira aba devagar na direção do interior da caixa. Dessa forma, a fita continua presa na outra aba não empurrada e nas laterais da caixa, porém a primeira aba empurrada descola da fita abrindo passagem para que o furtador consiga alcançar com sua mão os produtos do interior da embalagem. Após remover o produto de dentro da embalagem, o furtador realiza pressão da fita contra a primeira aba que foi descolada de maneira a colar de volta a fita descolada.
[007] Como observado acima, há oportunidades em que não é possível comprovar se a referida embalagem foi adulterada, aberta ou violada, pois a fita não apresenta fibras descoladas da embalagem ou algum dispositivo de verificação. Adicionalmente, não há como comprovar que, por exemplo, o produto não foi inserido dentro da caixa antes da aplicação da fita por algum tipo de erro durante o processo de acondicionamento.
[008] Um exemplo de método e dispositivo para lacrar embalagens do estado da técnica é conhecido do documento de patente EP1677973 A2 que revela um uma fita multi-camada para uso em caixas para itens e embalagens similares. A fita da anterioridade fornece uma indicação que mostra que a fita foi retirada da superfície da caixa fechada. A fita multicamadas compreende uma primeira e segunda película, em que entre as duas películas há um padrão aplicado que quando há uma tentativa de remoção de fita, em que a película superior é removida, o padrão aplicado fica evidente sinalizando a violação.
[009] Entretanto, o documento acima, não é capaz de evitar a violação ou sinalizar a violação quando a aba da embalagem é empurrada para baixo em uma má vedação da embalagem causada por uma embalagem compressível ou por conta de fibras recicladas tratadas com produtos de difícil aderência. O documento acima também não é capaz de evitar que devido a uma má aderência da fita a embalagem, um furtador cuidadosamente descole através das pontas da fita, a fita por completo, em vez de apenas a camada superior.
Objetivos da invenção
[010] É objetivo da presente invenção proporcionar uma máquina, método e um dispositivo para lacrar embalagens.
[011] É também objetivo da presente invenção fornecer um lacre de embalagens de difícil violação.
[012] É, além disso, objetivo da presente invenção fornecer um lacre de embalagens que não é dependente da composição de materiais específicos da embalagem.
[013] É ainda objetivo da presente invenção proporcionar um lacre que possui fácil identificação de que foi violado caso uma tentativa de violação ou uma violação de fato tenha ocorrido.
Breve descrição da invenção
[014] Os objetivos da invenção são alcançados por meio de uma máquina para lacrar embalagens compreendendo:
pelo menos dois rolos de fita;
pelo menos dois mecanismos aplicadores de fita; e
em que os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita aplicam uma fita em uma embalagem e fornecem pelo menos dois pontos de união de fita.
[015] Os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita são um mecanismo de aplicação de fita superior e um mecanismo de aplicação de fita inferior. Cada um dos pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita compreendem pelo menos um cabeçote de aplicação de fita, o qual aplica uma fita na embalagem. Os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita compreendem adicionalmente um cortador para realizar o corte da fita e rolos de pressão que exercem pressão contra a fita na direção da embalagem ao aplicar a fita, sendo que o cortador é preferencialmente pelo menos um dentre um cortador pneumático, cortador mecânico, cortador hidráulico, cortador térmico e cortador elétrico.
[016] O cortador pneumático compreende um cabeçote de corte superior e um cabeçote de corte inferior, sendo que cada cabeçote de corte compreende pelo menos uma lâmina responsável por cortar a fita. A pelo menos uma lâmina de corte de cada cabeçote de corte possui um formato de lâmina que encaixa uma na outra de maneira facilitar o corte da fita em um formato adequado escolhido por um usuário. O formato da seção transversal de uma primeira lâmina da pelo menos uma lâmina é triangular enquanto a seção transversal de uma outra lâmina das pelo menos uma lâmina é um tronco de triângulo compreendendo uma reentrância, sendo que a primeira lâmina encaixa na segunda lâmina para realizar o corte da fita. A pelo menos uma lâmina são preferencialmente um par de lâminas que encaixam umas nas outras para realizar o corte.
[017] A máquina para lacrar embalagens compreendendo adicionalmente pelo menos um dispositivo de dobra de aba. O dispositivo de dobra de aba compreende pelo menos uma haste e um rolo de dobra, sendo que preferencialmente o dispositivo de dobra de aba fixa o ponto de união contra a embalagem.
[018] Os objetivos da presente invenção são adicionalmente alcançados pelo método para lacrar embalagens compreendendo as etapas de:
  • a) fornecer um primeiro ponto de união entre duas fitas compreendendo duas extremidades;
  • b) transportar uma embalagem até o primeiro ponto de união;
  • c) fixar o primeiro ponto de união em uma primeira superfície da embalagem;
  • d) fixar, a partir do primeiro ponto de união, cada extremidade das duas extremidades em volta da embalagem até ambas extremidades se encontrarem novamente;
  • e) formar um segundo ponto de união no encontro das duas extremidades;
  • f) cortar o segundo ponto de união, em que pelo menos um dentre o primeiro ponto de união e o segundo ponto de união é formado compreendendo uma aba.
[019] A etapa a) compreende adicionalmente fixar uma ponta de uma primeira fita das duas fitas a ponta de uma segunda fita das duas fitas formando o primeiro ponto de união. A etapa b) compreende adicionalmente a etapa de alinhar o primeiro ponto de união com uma região determinada da primeira superfície da embalagem. A região determinada da primeira superfície de embalagem é o centro da primeira superfície da embalagem. A etapa a) compreende adicionalmente a etapa de ajustar a pressão de mecanismos aplicadores de fita. A etapa d) compreende um sentido de aplicação, preferencialmente contrário ao sentido de transporte da embalagem.
[020] O encontro de ambas as extremidades é dado em uma segunda superfície da embalagem. A segunda superfície da embalagem é preferencialmente a superfície do lado oposto a primeira superfície da embalagem. O segundo ponto de união é alinhado com uma região determinada da segunda superfície da embalagem. A região determinada da segunda superfície da embalagem é, preferencialmente, o centro da segunda superfície da embalagem.
[021] O corte realizado pela etapa f) é realizado por um cortador pneumático. Antes de realizar a etapa de corte f) é formado adicionalmente um novo primeiro ponto de união para uma embalagem seguinte. A aba é formada compreendendo uma fita das duas fitas com extensão maior do que a outra fita das duas fitas, de modo que uma face da fita com maior extensão fique exposta.
[022] Alternativamente, a aba é formada com tamanhos iguais de fita das duas fitas. Pelo menos uma fita das duas fitas é uma fita aderente compreendendo uma face aderente para aderir a uma superfície de embalagem e uma face não aderente, preferencialmente a face aderente é adesiva.
[023] O método para lacrar embalagens compreende adicionalmente a etapa de: g) dobrar a pelo menos uma aba contra a embalagem, sendo que a etapa g) é executável em qualquer um dentre as seguintes situações:
  • - logo após a etapa c) ou durante a etapa d);
  • - após a etapa f) quando o segundo ponto de união é cortado; e
  • - após a embalagem ser afastada da máquina de lacrar embalagens. O método para lacrar embalagens compreende adicionalmente a etapa h) de fixar a pelo menos uma aba à sua respectiva superfície de embalagem. O método para lacrar embalagens é preferencialmente executado em uma máquina de lacrar embalagens como definida na presente invenção.
[024] Os objetivos da presente invenção são também alcançados através de um dispositivo para lacrar embalagens compreendendo:
pelo menos duas fitas fixadas em volta de uma embalagem,
[025] em que as extremidades das pelo menos duas fitas formam pelo menos dois pontos de união, em que pelo menos um ponto de união é formado compreendendo uma aba. A aba é formada através das fitas, as fitas sendo fixadas uma a outra por um comprimento determinado, em que o comprimento determinado é escolhido preferencialmente por um usuário. O comprimento é escolhido com base em pelo menos um dentre: o formato da embalagem, o tamanho da embalagem e o tamanho de superfície da embalagem.
[026] A fita é uma fita aderente compreendendo uma face aderente e uma face não aderente, em que a face aderente é preferencialmente adesiva e compreende adesivo sensível a pressão, sendo que a face aderente é formada mais preferencialmente por polipropileno recoberto com adesivo a base de resina e borracha, e a face não aderente é formada preferencialmente por polipropileno recoberto com silicone ou agentes repelentes químicos.
[027] A aba é formada de tal maneira que o comprimento de uma fita das fitas é maior que o comprimento da outra fita das fitas, de modo que há uma face da fita de maior extensão que se torna exposta. A aba é dobrada de maneira que a face aderente é fixada contra a face não aderente da fita fixada na embalagem. O dispositivo para lacrar embalagens pode ser formado pelo método para lacrar embalagens da presente invenção e/ou através da máquina de lacrar embalagens como definida na presente invenção.
Breve descrição dos desenhos
[028] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita. As figuras ilustram:
[029] Figura 1 - uma vista em perspectiva em detalhes da máquina para lacrar embalagens.
[030] Figura 2 - uma vista lateral em detalhe de um mecanismo aplicador de fita da máquina para lacrar embalagens.
[031] Figura 3 - uma vista em detalhe do cabeçote de corte inferior do mecanismo aplicador de fita.
[032] Figura 4 – um corte transversal do cabeçote de corte superior e cabeçote inferior em uma posição de corte.
[033] Figura 5 - uma vista em perspectiva da máquina de lacrar embalagens.
[034] Figura 6 - uma vista lateral da máquina para lacrar embalagens de acordo com uma modalidade da invenção montada em etapas iniciais do método de lacrar embalagens, no qual é destacado um detalhe A da máquina de lacrar embalagens.
[035] Figura 7 - uma vista em perspectiva de um ponto de união formado pela máquina de lacrar embalagens.
[036] Figura 8 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa inicial do método de lacrar embalagens.
[037] Figura 9 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa subsequente do método de lacrar embalagens.
[038] Figura 10 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa seguinte do método de lacrar embalagens.
[039] Figura 11 - uma vista lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa final do método de lacrar embalagens.
[040] Figura 12 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa final do método de lacrar embalagens.
[041] Figura 13 - uma vista lateral da embalagem após aplicação da fita pela máquina de lacrar embalagens.
[042] Figura 14 - uma vista perspectiva superior lateral da embalagem após aplicação da fita pela máquina de lacrar embalagens.
[043] Figura 15 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa final adicional do método de lacrar embalagens.
[044] Figura 16 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa final adicional do método de lacrar embalagens.
[045] Figura 17 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa final preferencial do método de lacrar embalagens.
[046] Figura 18 - uma vista perspectiva superior lateral da máquina de lacrar embalagens em uma etapa final preferencial do método de lacrar embalagens.
[047] Figura 19 - uma vista em perspectiva da embalagem formada em etapas finais do método de lacrar embalagens em uma modalidade preferencial da invenção.
Descrição detalhada do desenho
[048] Na figura 1, é mostrado uma vista em perspectiva em detalhes da máquina de lacrar embalagens 1, por meio do qual embalagens são lacradas.
[049] A máquina de lacrar embalagens 1 possui pelo menos dois mecanismos de aplicação de fitas 8, 8’, preferencialmente os pelo menos dois mecanismos de aplicação de fita 8, 8’ são um mecanismo de aplicação de fita superior 8 e um mecanismo de aplicação de fita inferior 8’. Os ditos mecanismos de aplicação de fita 8, 8’ são responsáveis pela aplicação da fita. Cada mecanismo de aplicação de fita 8, 8’ compreende pelo menos um cabeçote de aplicação de fita 4, o qual aplica uma fita 5 nas embalagens 2. Cada cabeçote de aplicação de fita 4 possui rolos de pressão 10 que auxiliam a aplicação das fitas 5 em torno das embalagens 2. As fitas 5 são guiadas a partir de pelo menos um rolo de fita 3 até o pelo menos um cabeçote de aplicação 4 através de pelo menos uma roldana 6. Os rolos de fita 3 armazenam as fitas 5 durante todo o processo para lacrar embalagens. Quando a fita 5 do rolo de fita 3 termina, um novo rolo de fita 3 é substituído. Em uma modalidade preferencial da invenção, a máquina de lacrar embalagens possui dois rolos de fita 3, um primeiro rolo 3 superior atribuído ao mecanismo de aplicação de fita superior 8 e um segundo rolo 3 inferior atribuído ao mecanismo de aplicação de fita inferior 8’.
[050] Na figura 2, é ilustrado o mecanismo de aplicação de fita 8, 8’ em uma posição de pré-corte da fita 5. O mecanismo de fita 8, 8’ compreendem adicionalmente um cortador 54, preferencialmente um cortador pneumático, para realizar o corte da fita 5 durante o método para lacrar embalagens. O cortador pneumático 54 compreende um cabeçote de corte superior 57 e um cabeçote de corte inferior 57’. Cada cabeçote de corte possui pelo menos uma lâmina 55, 56 responsável por cortar a fita 5.
[051] A figura 3 ilustra em detalhe o cabeçote de corte inferior 57’ do cortador pneumático 54. Cada cabeçote de corte 57, 57’ possui pelo menos uma lâmina de corte 55, 56. A lâmina de corte se estende ao longo de todo o comprimento do cabeçote de corte ou é do tamanho suficiente para cortar a fita. Preferencialmente, a pelo menos uma lâmina de corte 55, 56 de cada cabeçote de corte 57, 57’ possui um formato de lâmina que encaixa uma na outra de maneira facilitar o corte da fita 5 em um formato adequado escolhido por um usuário.
[052] Na figura 4 é ilustrado uma modalidade preferida do encaixe da pelo menos uma lâmina 55, 56 de cada cabeçote de corte 57, 57’. O formato da seção transversal de uma primeira lâmina 55 das lâminas 55, 56 é triangular enquanto que a seção transversal de uma segunda lâmina 56 que encaixa na primeira lâmina para realizar o corte é um tronco de triângulo compreendendo uma reentrância 566. Durante o corte da fita 5, a primeira lâmina 55 encaixa na reentrância 566 da segunda lâmina 56. Nessa modalidade, a lâmina 55 encontra-se no cabeçote de corte superior 57, enquanto a lâmina 56 encontra-se no cabeçote de corte inferior 57’. Entretanto a posição de cada lâmina pode ser invertida, sendo a lâmina 55 podendo estar localizada no cabeçote inferior 57’ enquanto a lâmina 56 pode estar localizada no cabeçote de corte superior 57.
[053] Em uma modalidade mais preferencial, também ilustrado na figura 4, o cabeçote de corte 57, 57’ possui pelo menos duas lâminas 55, 56, sendo que as pelo menos duas lâminas 55, 56 de cada cabeçote de corte 57, 57’ encaixam uma na outra respectivamente. Os referidos encaixes 58, 58’ são realizados através do formato de cada uma das pelo menos duas lâminas 55, 56. Em um primeiro encaixe 58 das pelo menos duas lâminas 55, 56, o formato da seção transversal de uma primeira lâmina 55 das lâminas 55, 56 é triangular enquanto a seção transversal de uma segunda lâmina 56 que encaixa na primeira lâmina para realizar o corte é um tronco de triângulo com uma reentrância 566 formando um tipo de batente para a primeira lâmina 55 com seção transversal em forma de triângulo. No primeiro encaixe 58, a lâmina 55 com seção transversal em forma de triângulo encontra-se no cabeçote de corte superior 57, enquanto a lâmina 56 com seção transversal de tronco de triângulo com uma reentrância encontra-se no cabeçote de corte inferior 57’. No segundo encaixe 58’ as lâminas 55, 56 são invertidas: a lâmina 56 com seção transversal de tronco de triângulo com uma reentrância encontra-se no cabeçote de corte superior 57, enquanto a lâmina 55 com seção transversal em forma de triângulo encontra-se no cabeçote de corte inferior 57’. Os encaixes 58, 58’ podem também ser invertidos.
[054] Os ângulos das lâminas 55, 56 e seus formatos são definidos com base na necessidade de cada tipo de corte necessário para cortar a fita 5 e formar a aba ou para cada tipo de fita 5. A pressão exercida pelos cabeçotes de corte 57, 57’ também são definidos de acordo com o tipo de corte que se deseja realizar ou do tipo de fita utilizado. Por exemplo, se uma fita for de um polímero mais resistente ao corte, as lâminas podem ter um ângulo mais agudo ou a pressão exercida pelos cabeçotes 57, 57’ pode ser maior. Adicionalmente a velocidade de aplicação das fitas durante a linha de produção para lacrar embalagens também influencia nos ângulos das lâminas, nos tipos de lâminas e nas pressões realizadas pelos cabeçotes.
[055] As modalidades aqui descritas para as seções transversais das lâminas de corte e as lâminas de corte em si são modalidades preferencias da presente invenção. Outros tipos de lâmina com seções transversais distintas ou formatos diferentes podem ser utilizados para realizar o corte.
[056] O cortado pneumático é responsável por criar pelo menos uma aba do ponto de união 9, 9’ na fita 5. A pelo menos uma aba do ponto de união 9, 9’ será melhor descrita abaixo. A aba do ponto de união 9, 9’ é visualizada na figura 5.
[057] A figura 5 ilustra uma modalidade preferencial da invenção, onde a máquina de lacrar embalagens 1 compreende adicionalmente pelo menos um dispositivo de dobra de aba 11 compreendendo pelo menos uma haste 111 e um rolo de dobra 112. O pelo menos um dispositivo de dobra de aba 11 se movimenta na vertical para cima e para baixo de maneira a dobrar a aba do ponto de união 9, 9’ contra a embalagem 2. Em uma modalidade preferencial da invenção o dispositivo de dobra de aba 11 adicionalmente exerce pressão contra a aba do ponto de união 9, 9’ na direção da superfície da embalagem 2. Em uma modalidade mais preferencial, o pelo menos um dispositivo de dobra 11 de aba é dois ou mais dispositivos de dobra de aba, sendo que preferencialmente um primeiro dispositivo de dobra se movimenta na direção vertical com sentido partindo de baixo para cima e um segundo dispositivo de dobra que se movimenta também na direção vertical no sentido inverso, partindo de cima para baixo. A figura 5 ilustra somente o primeiro dispositivo de dobra.
[058] O corte que forma a aba é realizado após o ponto de união 9, 9’ ser formado. Uma modalidade ilustrativa do corte é ilustrada na Figura 2. Na Figura 2 os rolos de pressão 10 formaram um segundo ponto de união 9’ e um novo ponto de união 9 para a embalagem subsequente. Os rolos de pressão 10 exerceram pressão nas fitas superior e inferior suficiente para que no ponto de união 9, 9’, as fitas possuam aderência suficiente para que não sejam descoladas sem sofrer danos. Entretanto, em uma modalidade preferencial da invenção, a pressão exercida em uma área de corte 57A é menor ou igual a pressão exercida para formar o ponto de união 9, 9’ de forma que quando é realizado o corte, as fitas 5 são capazes de se desunir uma da outra quando o corte é finalizado na área de corte 57A. A pelo menos uma lâmina de corte 55, 56 é capaz de fornecer um corte em que somente uma das duas fitas unidas é cortada, por exemplo, uma fita superior 53 enquanto a outra fita inferior 53’ não sofre dano. A figura 2A ilustra em detalhe a área de corte 57A onde pode ser observado projeções de corte 531. As projeções de corte 531 são as posições na fita onde a lâmina de corte 55, 56 corta somente uma fita das duas fitas. Na modalidade preferencial, na qual é fornecida pelo menos duas lâminas de corte 55, 56, um encaixe 58 é responsável por somente cortar a fita superior indicado pela projeção de corte 531 enquanto que o encaixe 58’ é responsável por cortar somente a fita inferior indicado pela projeção de corte 531’. Após o corte a aba é formada. Preferencialmente a aba formada possuirá uma superfície adesiva exposta 51 melhor observada na figura 14. O corte realizado forma uma aba para o ponto de união 9, 9’.
[059] Em uma modalidade preferencial o corte realizado fornece uma aba para um segundo ponto de união 9’ de uma embalagem em etapas finais de um método para lacrar embalagens e simultaneamente uma aba para um primeiro ponto de união 9 para uma embalagem subsequente na linha de produção para lacrar embalagens.
[060] Em uma modalidade mais preferencial, um único corte é realizado e simultaneamente fornece uma aba para o segundo ponto de união 9’ de uma embalagem em etapas finais do método para lacrar embalagens com uma superfície adesiva exposta 51 faceada para cima e uma segunda aba em um primeiro ponto de união 9 da embalagem subsequente com uma superfície exposta 51 faceada para baixo.
[061] Em modalidades alternativas, dois cortes podem ser fornecidos de maneira a formar as respectivas abas de cada ponto de união 9, 9’. Na modalidade alternativa a superfície exposta 51 de ambas as abas podem estar faceadas para um mesmo sentido ou para sentidos opostos, por exemplo, ambas faceadas para cima, ambas faceadas para baixo ou uma primeira faceada para cima e uma segunda faceada para baixo ou vice-versa.
[062] Durante o método para lacrar embalagens, a máquina para lacrar embalagens 1 aqui descrita é, preferivelmente, responsável por executar as etapas do método para lacrar embalagens.
[063] Na figura 6, observa-se a máquina para lacrar embalagens 1 montada em um transportador 7 de embalagens 2. O detalhe A presente na figura 6 ilustra o final do cabeçote de aplicação de fita 4, no qual é possível observar o encontro dos rolos de pressão 10 responsáveis por aplicar a fita na embalagem 2. Durante o processo para lacrar embalagens 2, as embalagens 2 são transportadas no transportador 7, até a máquina de lacrar embalagens 1. Preferencialmente o transportador 7 é uma esteira transportadora. Entretanto cabe ressaltar que o transportador pode ser qualquer esteira capaz de mover a embalagem 2, mecanicamente através dos cabeçotes de aplicação de fita 4.
[064] A presente invenção também está relacionada a um método para lacrar embalagens. A figura 6 ilustra uma posição preferencial da máquina de lacrar embalagens 1 em uma primeira etapa a) do método para lacrar embalagens.
[065] Na primeira etapa a) do método para lacrar embalagens durante seu processo, é fornecido um primeiro ponto de união 9 formado através da união entre as fitas 5 fornecidas pelos cabeçotes de aplicação de fita 4 dos pelo menos dois mecanismos de aplicação de fita 8, 8’. O detalhe A mostra com maiores detalhes o ponto de união 9 formado.
[066] Em uma modalidade opcional e preferida da invenção a etapa a) compreende ainda alinhar o primeiro ponto de união 9 com uma região determinada da embalagem 2. A região determinada pode ser qualquer região específica da embalagem 2 que se desejar como, por exemplo, uma superfície da embalagem (plana ou curva), uma quina ou uma aresta da embalagem. Em uma modalidade mais preferencial, a região determinada é o centro de uma superfície da embalagem 2.
[067] Adicionalmente e opcionalmente, a etapa a) pode compreender ainda ajustar a pressão dos rolos de pressão 10 do mecanismo de aplicação de fita 8, 8’. O ajuste da pressão é necessário para cada tipo e forma da embalagem e também para assegurar que a fita será bem fixada contra a embalagem lacrando devidamente a embalagem.
[068] Em uma outra modalidade da invenção, quando ocorre a aplicação das fitas 5 pela máquina, na qual o ponto de união 9 ainda não tenha sido previamente fornecido ou se houve a necessidade de troca dos rolos de fita 3 e pelo menos um novo rolo foi adicionado, uma etapa adicional prévia para formar o primeiro ponto de união 9 da máquina é necessário. A referida etapa adicional é melhor ilustrada na figura 7 com maior detalhamento da construção preferencial do primeiro ponto de união 9. A referida etapa compreende fixar uma primeira ponta de uma fita superior 53 das duas fitas a uma segunda ponta de uma fita inferior 53’ das duas fitas formando o primeiro ponto de união 9.
[069] A figura 8 ilustra uma etapa subsequente b), na qual a embalagem 2 é transportada através do transportador 7 até a máquina de lacrar embalagens 1. O transporte é realizado até a embalagem 2 tocar o ponto de união 9.
[070] A figura 9 ilustra o ponto de união 9 sendo formado pelos rolos de pressão 10 e a etapa seguinte c) que fixa o ponto de união 9 em uma primeira superfície da embalagem 2. Preferencialmente, os rolos de pressão 10 exercem pressão contra a fita 5 em direção a embalagem 2 de maneira a fixar de forma adequada a fita 5 contra a superfície da embalagem 2, isto é os rolos exercem pressão suficiente para que confira adesão da fita a superfície da embalagem 2.
[071] Em seguida, conforme ilustrado nas figuras 10 e 11, a partir do primeiro ponto de união 9, as extremidades das fitas 5 são fixadas em volta da embalagem, através dos rolos de pressão 10 exercendo pressão contra as fitas 5, de maneira a fixar a fita em volta da embalagem 2.
[072] Em uma modalidade opcional e preferencial, o sentido F da aplicação da fita 5 na embalagem 2 é contrário ao sentido de transporte T.
[073] As fitas 5 são aplicadas na embalagem 2 até ambas extremidades se encontrarem novamente. As fitas 5 podem se encontrar em qualquer lado da embalagem 2, preferencialmente as fitas 5 se encontram em lados opostos.
[074] Em uma modalidade alternativa da invenção, quando a embalagem não possui formato de um paralelepípedo, por exemplo um formato não geométrico, o encontro das fitas 5 é dado em uma superfície da embalagem escolhida.
[075] A superfície de encontro das fitas é designada a partir de agora como sendo uma segunda superfície de embalagem. Em uma modalidade preferida da invenção a segunda superfície da embalagem é a superfície oposta a primeira superfície da embalagem.
[076] A figura 11 ilustra a etapa seguinte e), na qual após o encontro das duas fitas 5 um segundo ponto de união 9’ é formado. Em uma modalidade preferida e opcional da invenção, o segundo ponto de união 9’ é alinhado com uma região determinada da segunda superfície da embalagem 2. Em uma modalidade mais preferencial, a região determinada da segunda superfície da embalagem é o centro da segunda superfície.
[077] Após o segundo ponto de união 9’ ser formado, a etapa seguinte f) corta o segundo ponto de união 9’. O corte é preferencialmente realizado através de um cortador pneumático 54, exibido com maiores detalhes nas figuras 2, 3 e 4, presente no cabeçote de aplicação de fita 4 da máquina de lacrar embalagens 1, entretanto outros tipos de cortadores podem ser empregados. Preferencialmente o cortador pneumático 54 é uma tesoura pneumática. Em modalidades alternativas, podem ser utilizados pelo menos um dentre cortadores mecânicos, hidráulicos, térmicos e elétricos.
[078] Como pode ser visto ainda na figura 12, opcionalmente e preferencialmente, a etapa f) pode adicionalmente formar um novo primeiro ponto de união 9 para a embalagem 2 seguinte antes de cortar o segundo ponto de união 9’. Isso pode ser visto em detalhes na figura 13.
[079] Em uma modalidade na invenção, pelo menos um dentre o primeiro ponto de união 9 e o segundo ponto de união 9’ é formado compreendendo uma aba. A aba é formada através das fitas 5 sendo fixadas uma a outra por um comprimento determinado. O comprimento é escolhido pelo usuário. Adicionalmente e opcionalmente o comprimento é escolhido por um usuário com base no formato da embalagem, tamanho, tamanho de superfície da embalagem ou outra variável importante para uma embalagem específica.
[080] A figura 13 ilustra um corte transversal da caixa em uma modalidade da invenção, na qual a embalagem 2 compreende ao final da etapa f), as fitas fixadas em sua superfície. Em uma modalidade opcional da invenção o comprimento das fitas 5 que formam as abas dos pontos de união 9, 9’ são iguais.
[081] A figura 14 ilustra uma modalidade alternativa e preferencial das abas dos pontos de união 9, 9’, nas quais o comprimento de uma fita superior 53 é maior que o comprimento da outra fita inferior 53’, de modo que há uma face da fita superior 51 de maior extensão que se torna exposta. Nessa modalidade, é possível verificar a defasagem das fitas 53, 53’ por conta de seu comprimento distinto.
[082] Em uma modalidade da presente invenção, a fita 5 é uma fita adesiva compreendendo uma face aderente 51 para fixar a uma superfície de embalagem 2 e uma face não aderente 52. A face aderente 51 é preferencialmente adesiva. Em uma modalidade preferencial da invenção a face aderente 51 compreende adesivo sensível a pressão. Nessa modalidade preferencial, a face aderente 51 é formada preferencialmente por polipropileno recoberto com adesivo a base de resina e borracha, e a face não aderente é formada preferencialmente por polipropileno recoberto com silicone ou outros agentes repelentes químicos.
[083] Após as abas dos pontos de união 9, 9’ serem formadas na etapa f) o método de lacrar embalagens é concluído lacrando a embalagem e formando um dispositivo para lacrar embalagens.
[084] Em uma modalidade opcional, uma etapa adicional g) é executada de maneira a dobrar a pelo menos uma aba do pelo menos um ponto de união 9, 9’ contra a embalagem 2.
[085] A etapa g) pode ser executada logo após a etapa c) de fixar o primeiro o primeiro ponto de união 9 em uma primeira superfície da embalagem. Alternativamente, a etapa g) também pode ser executada durante a etapa d) enquanto a fita 5 é fixada em volta da embalagem 2.
[086] Adicionalmente, a etapa g) pode ser realizada após a etapa f) quando o segundo ponto de união 9’ é cortado. Alternativamente a etapa g) pode ser executada em ambas as abas dos dois pontos de união 9, 9’ após a embalagem ser afastada da máquina. Em uma modalidade mais preferencial da etapa g) duas etapas de dobra de aba são realizadas, uma primeira etapa para dobrar um segundo ponto de união 9’ em uma embalagem 2 e uma segunda etapa para dobrar o ponto de união 9 da embalagem subsequente.
[087] Nessa modalidade opcional, após a etapa g) de dobra das abas, o método realiza uma etapa adicional preferencial h) de fixar pelo menos uma das abas dos pontos de união 9, 9’ dobradas a sua respectiva superfície de embalagem.
[088] As etapas g) e h) são preferencialmente realizadas pela máquina de lacrar embalagens 1, entretanto uma segunda máquina ou um usuário podem ser fornecidos para realizar as etapas g) e h).
[089] Em uma modalidade preferencial, a etapa h) é realizada através da fixação da face exposta 51 da aba formada através da característica aderente da face exposta 51. Dessa forma, após a etapa g) de dobrar a aba, a face exposta aderente 51 adere a superfície da embalagem 2. Preferencialmente, a face exposta é fixada na fita 5 e de maneira mais preferencial, na face não aderente 52 da fita 5.
[090] As etapas g) e h) são preferencialmente executadas através do dispositivo dobrador de aba 11 da máquina de lacrar embalagens 1.
[091] A figura 15 e figura 16 ilustram as etapas g) e h), onde o dispositivo de dobra de aba 11 é erguido verticalmente e rente a superfície da embalagem 2 de maneira a dobrar e fixar a aba dos pontos de união 9, 9’ na superfície da embalagem 2 e em seguida é abaixado retornando para a máquina de lacrar embalagens 1 fornecendo passagem para a embalagem 2.
[092] Em uma modalidade preferencial da invenção, ilustrado nas figuras 17 e 18, o dispositivo de dobra de aba 11, é capaz de dobrar simultaneamente uma segunda aba localizada no segundo ponto de união 9’ de uma primeira embalagem 21 e uma primeira aba localizado em um primeiro ponto de união 9 de uma segunda embalagem 22 em uma única etapa enquanto o cabeçote de aplicação de fita 4 aplica a fita 5 na segunda embalagem 22. Em uma modalidade alternativa duas etapas de dobra g) de aba são realizadas, uma primeira etapa para dobrar um segundo ponto de união 9’ em uma embalagem 2, sendo que um primeiro dispositivo de dobra é utilizado para a primeira etapa de dobra, em que o primeiro dispositivo de dobra realiza um movimento vertical no sentido de baixo para cima e uma segunda etapa para dobrar o ponto de união 9 da embalagem subsequente, sendo que sendo que um segundo dispositivo de dobra é utilizado para a segunda etapa de dobra, em que o segundo dispositivo de dobra realiza um movimento vertical no sentido de cima para baixo. Nessa modalidade é utilizado somente um corte na fita formando simultaneamente duas abas, uma para o ponto de união 9’ de uma embalagem em etapas finais para lacrar a embalagem, em que uma superfície exposta 51 faceada para cima é fornecida e uma para o ponto de união 9 de uma embalagem subsequente, em que uma superfície exposta 51 faceada para baixo é fornecida. Nessa modalidade há um ganho de produção e velocidade no método para lacrar embalagens.
[093] A referida dobra da aba e sua fixação contra a embalagem evita que a aba fique aparente e projetando-se para fora da embalagem, bem como na modalidade acima referenciada que a face exposta 51 acabe aderindo em outras abas não dobradas, o que poderia ocasionar o arrancamento da fita 5. Cabe ressaltar que os objetivos da invenção são alcançados mesmo sem a dobra da aba contra a embalagem.
[094] A embalagem é transportada afastando-se da máquina de lacrar embalagens 1.
[095] Todas as etapas do método para lacrar embalagens aqui descritas podem ser realizadas, preferencialmente, por meio da máquina para lacrar embalagens 1 aqui descrita.
[096] Após as etapas essenciais do método descrito na presente invenção, é formado na embalagem 2 um dispositivo para lacrar embalagens.
[097] A figura 19 ilustra uma vista lateral de uma modalidade preferencial de um dispositivo para lacrar embalagens de acordo com a invenção que compreende pelo menos duas fitas 5 fixadas em volta de uma embalagem 2, em que as extremidades de pelo menos duas fitas formam pelo menos dois pontos de união 9, 9’, em que pelo menos um ponto de união 9, 9’ é formado compreendendo uma aba (o ponto de união 9 não está ilustrado na figura 19, porém pode ser melhor observado na figura 13).
[098] A aba é formada através das fitas 5 sendo fixadas uma a outra por um comprimento determinado. O comprimento é escolhido preferencialmente por um usuário. Adicionalmente e opcionalmente o comprimento é escolhido com base no formato da embalagem, tamanho, tamanho de superfície da embalagem ou outra variável importante para uma embalagem específica. Em uma modalidade opcional da invenção o comprimento das fitas 5 que formam as abas são iguais.
[099] Em uma modalidade preferencial do dispositivo para lacrar embalagens, a aba é formada de tal maneira que o comprimento de uma fita 5 é maior que o comprimento da outra fita 5, de modo que há uma face 51 da fita de maior extensão que se torna exposta. Nessa modalidade preferencial do dispositivo de lacrar embalagens, a pelo menos uma aba é fixa contra a superfície da embalagem 2, e mais preferencialmente é fixa contra a fita 5 já fixada em volta da embalagem através da face aderente exposta 51. Essa modalidade é também ilustrada na figura 13.
[0100] Preferencialmente, a fita 5 utilizada na presente invenção é uma fita aderente compreendendo uma face aderente 51 para aderir a uma superfície de embalagem 2 e uma face não aderente 52. A face aderente 51 é preferencialmente adesiva e compreende adesivo sensível a pressão. Nessa modalidade preferencial, a face aderente 51 é formada preferencialmente por polipropileno recoberto com adesivo a base de resina e borracha, e a face não aderente 52 é formada preferencialmente por polipropileno recoberto com silicone ou outros agentes repelentes químicos.
[0101] A embalagem utilizada na invenção pode ser de diversos tipos de material como, por exemplo, celulose, polímeros entre outros utilizados comumente na indústria. Preferencialmente a embalagem é uma caixa de papelão.
[0102] A presente invenção aqui descrita é capaz de fornecer um lacre a uma embalagem, na qual não existe acesso a remoção da fita 5 da embalagem 2 através de uma extremidade, pois a aba formada no ponto de união 9, 9’ através da aderência da face aderente 51 na face não aderente 52 possui alta adesão mútua das superfícies. Dessa forma, não é possível separar ou soltar a aba sem realizar a completa destruição das fitas que formam a aba. Em caso de tentativa de violação ou violação, a aba estará visivelmente rasgada e/ou deformada.
[0103] Adicionalmente, a invenção aqui descrita é capaz de fornecer um dispositivo para lacrar embalagens que lacra a embalagem independente da qualidade do material, do qual a embalagem foi fabricada, por exemplo, a qualidade das fibras do papelão, pois a presente invenção é capaz de fornecer o dispositivo para lacrar embalagens que possui função destrutiva das fitas. A presente invenção minimizar o impacto da variabilidade da composição do papelão no processo de fechamento de caixa e consequentemente no processo de violação.
[0104] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apenas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (36)

  1. Máquina para lacrar embalagens (1), CARACTERIZADA por compreender:
    pelo menos dois rolos de fita (5);
    pelo menos dois mecanismos aplicadores de fita (8, 8’); e
    em que os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita (8, 8’) aplicam uma fita (5) em uma embalagem (2) e fornecem pelo menos dois pontos de união (9, 9’) de fita (5).
  2. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita (8, 8’) são um mecanismo de aplicação de fita superior (8) e um mecanismo de aplicação de fita inferior (8’).
  3. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fato de que em que cada um dos pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita (8, 8’) compreende pelo menos um cabeçote de aplicação de fita (4), o qual aplica uma fita (5) na embalagem (2).
  4. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA pelo fato de que os pelo menos dois dispositivos aplicadores de fita (8, 8’) compreendem adicionalmente um cortador (54) para realizar o corte da fita (5) e rolos de pressão (10) que exercem pressão contra a fita (5) na direção da embalagem (2) ao aplicar a fita (5), sendo que o cortador (54) é preferencialmente pelo menos um dentre um cortador pneumático, cortador mecânico, cortador hidráulico, cortador térmico e cortador elétrico.
  5. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que o cortador pneumático (54) compreende um cabeçote de corte superior (57) e um cabeçote de corte inferior (57’), sendo que cada cabeçote de corte (57, 57’) compreende pelo menos uma lâmina (55, 56) responsável por cortar a fita (5).
  6. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com a reivindicação 4 ou 5, CARACTERIZADA pelo fato de que a pelo menos uma lâmina de corte (55, 56) de cada cabeçote de corte (57, 57’) possui um formato de lâmina que encaixa uma na outra de maneira facilitar o corte da fita (5) em um formato adequado escolhido por um usuário.
  7. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, CARACTERIZADA pelo fato de que o formato da seção transversal de uma primeira lâmina (55) da pelo menos uma lâmina (55, 56) é triangular enquanto que a seção transversal de uma outra lâmina (56) das pelo menos uma lâmina (55, 56) é um tronco de triângulo compreendendo uma reentrância (566), sendo que a primeira lâmina (55) encaixa na segunda lâmina (56) para realizar o corte da fita (5).
  8. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 7, CARACTERIZADA pelo fato de que a pelo menos uma lâmina (55, 56) são um par de lâminas que encaixam umas nas outras para realizar o corte.
  9. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADA por compreender adicionalmente pelo menos um dispositivo de dobra de aba (11).
  10. Máquina para lacrar embalagens (1), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que o pelo menos um dispositivo de dobra de aba (11) compreende pelo menos uma haste (111) e um rolo de dobra (112), sendo que preferencialmente o dispositivo de dobra de aba (11) fixa o ponto de união (9, 9’) contra a embalagem.
  11. Método para lacrar embalagens, CARACTERIZADO por compreender as etapas de:
    • a) fornecer um primeiro ponto de união (9) entre duas fitas (5) compreendendo duas extremidades;
    • b) transportar uma embalagem (2) até o primeiro ponto de união (9);
    • c) fixar o primeiro ponto de união (9) em uma primeira superfície da embalagem (2);
    • d) fixar, a partir do primeiro ponto de união (9), cada extremidade das duas extremidades em volta da embalagem (2) até ambas extremidades se encontrarem novamente;
    • e) formar um segundo ponto de união (9’) no encontro das duas extremidades;
    • f) cortar o segundo ponto de união (9’), em que pelo menos um dentre o primeiro ponto de união (9) e o segundo ponto de união (9’) é formado compreendendo uma aba.
  12. Método para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que
    a etapa a) compreende adicionalmente fixar uma ponta de uma primeira fita (5) das duas fitas (5) a ponta de uma segunda fita (5) das duas fitas (5) formando o primeiro ponto de união (9).
  13. Método para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que
    a etapa b) compreende adicionalmente a etapa de alinhar o primeiro ponto de união (9) com uma região determinada da primeira superfície da embalagem (2).
  14. Método para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a região determinada da primeira superfície de embalagem (2) é o centro da primeira superfície da embalagem (2).
  15. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 15, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa a) compreende adicionalmente a etapa de ajustar a pressão de mecanismos aplicadores de fita (8, 8’).
  16. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa d) compreende um sentido de aplicação, preferencialmente contrário ao sentido de transporte da embalagem.
  17. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 16, CARACTERIZADO pelo fato de que o encontro de ambas as extremidades é dado em uma segunda superfície da embalagem (2).
  18. Método para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda superfície da embalagem é preferencialmente a superfície do lado oposto a primeira superfície da embalagem.
  19. Método para lacrar embalagens, de acordo com 17 ou 18, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo ponto de união (9’) é alinhado com uma região determinada da segunda superfície da embalagem.
  20. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a região determinada da segunda superfície da embalagem é, preferencialmente, o centro da segunda superfície da embalagem.
  21. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o corte realizado pela etapa f) é realizado por um cortador pneumático (54).
  22. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 21, CARACTERIZADO pelo fato de que antes de realizar a etapa de corte f) é formado adicionalmente um novo primeiro ponto de união (9) para uma embalagem seguinte.
  23. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 22, CARACTERIZADO pelo fato de que a aba é formada compreendendo uma fita das duas fitas (5) com extensão maior do que a outra fita (5) das duas fitas (5), de modo que uma face (51) da fita (5) com maior extensão fique exposta.
  24. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 22, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma aba é formada com tamanhos iguais de fita das duas fitas (5).
  25. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 24, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma fita das duas fitas (5) é uma fita (5) aderente compreendendo uma face aderente (51) para aderir a uma superfície de embalagem e uma face não aderente (52), preferencialmente a face aderente (51) é adesiva.
  26. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 25, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente a etapa de:
    g) dobrar a pelo menos uma aba contra a embalagem.
  27. Método para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 26, CARACTERIZADO, em que a etapa g) é executável em qualquer um dentre as seguintes situações:
    • - logo após a etapa c) ou durante a etapa d);
    • - após a etapa f) quando o segundo ponto de união (9’) é cortado; e
    • - após a embalagem ser afastada da máquina de lacrar embalagens (1).
  28. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 27, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente a etapa de:
    h) fixar a pelo menos uma aba à sua respectiva superfície de embalagem.
  29. Método para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 28, CARACTERIZADO pelo fato de que é executado em uma máquina de lacrar embalagens como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
  30. Dispositivo para lacrar embalagens, CARACTERIZADO por compreender:
    pelo menos duas fitas (5) fixadas em volta de uma embalagem (2),
    em que as extremidades das pelo menos duas fitas (5) formam pelo menos dois pontos de união (9, 9’), em que pelo menos um ponto de união (9, 9’) é formado compreendendo uma aba.
  31. Dispositivo para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 30, CARACTERIZADO pelo fato de que a aba é formada através das fitas 5 sendo fixadas uma a outra por um comprimento determinado, em que o comprimento determinado é escolhido preferencialmente por um usuário.
  32. Dispositivo para lacrar embalagens, de acordo com a reivindicação 30 ou 31, CARACTERIZADO pelo fato de que o comprimento é escolhido com base em pelo menos um dentre: o formato da embalagem, o tamanho da embalagem e o tamanho de superfície da embalagem.
  33. Dispositivo para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 30 a 32, CARACTERIZADO pelo fato de que a a fita (5) é uma fita aderente compreendendo uma face aderente (51) e uma face não aderente (52), em que a face aderente (51) é preferencialmente adesiva e compreende adesivo sensível a pressão, sendo que a face aderente (51) é formada mais preferencialmente por polipropileno recoberto com adesivo a base de resina e borracha, e a face não aderente (52) é formada preferencialmente por polipropileno recoberto com silicone ou agentes repelentes químicos.
  34. Dispositivo para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 30 a 33, CARACTERIZADO pelo fato de que a aba é formada de tal maneira que o comprimento de uma fita das fitas (5) é maior que o comprimento da outra fita das fitas (5), de modo que há uma face (51) da fita de maior extensão que se torna exposta.
  35. Dispositivo para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 30 a 34, CARACTERIZADO pelo fato de que a aba (9, 9’) é dobrada de maneira que a face aderente (51) é fixada contra a face não aderente (52) da fita (5) fixada na embalagem.
  36. Dispositivo para lacrar embalagens, de acordo com qualquer uma das reivindicações 30 a 35, CARACTERIZADO pelo fato de que é formado pelo método como definido em qualquer uma das reivindicações 11 a 29 e/ou através da máquina de lacrar embalagens como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
BR102019015740-2A 2019-07-30 2019-07-30 Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens BR102019015740A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019015740-2A BR102019015740A2 (pt) 2019-07-30 2019-07-30 Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019015740-2A BR102019015740A2 (pt) 2019-07-30 2019-07-30 Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019015740A2 true BR102019015740A2 (pt) 2021-02-09

Family

ID=74569035

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019015740-2A BR102019015740A2 (pt) 2019-07-30 2019-07-30 Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019015740A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114408290A (zh) * 2022-02-24 2022-04-29 付洋 一种包装机自动换胶条设备

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114408290A (zh) * 2022-02-24 2022-04-29 付洋 一种包装机自动换胶条设备
CN114408290B (zh) * 2022-02-24 2024-05-28 湖南瀚润新材料有限公司 一种包装机自动换胶条设备

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5138055B2 (ja) 再閉鎖可能な注ぎ口を有する包装を形成する方法
DK2360104T3 (en) FOOD PACKAGE WITH opening device
US3580483A (en) Membrane sealed carton
US5307988A (en) Soft pack for paper tissues
FR1450445A (fr) Becs verseurs pour récipients et procédé pour leur fabrication
US2063999A (en) Gummed tape and method of sealing therewith
PL186957B1 (pl) Opakowanie wyrobów tytoniowych
US4460091A (en) Bag resealing clip
JPH0398862A (ja) 一体式開封テープ付き包装材とその製造の方法と装置
BR112017023129B1 (pt) Recipiente relacrável com controle de umidade e recipiente de tampa articulada para artigos de consumo
EP1464587A1 (en) Packaging of the stickpack type with improved opening and method for manufacturing the same
CN104254484A (zh) 合并可扭转聚合物再封闭材料的柔性包装体
BR112014024109B1 (pt) embalagem reutilizável e método para produzir a mesma
JPS59187539A (ja) 面体状材料から成る特に直方体状の液体用包装
BR102019015740A2 (pt) Máquina, método e dispositivo para lacrar embalagens
DE3779822T2 (de) Karton mit wiederverschliessbarer membraneinlage.
BRPI0613167A2 (pt) pacote de papelão para um produto alimentìcio
US11214421B2 (en) Container for consumer goods with reclosable flap
BRPI0719451A2 (pt) "artigo de fita adesiva para mascarmento e método de mascaramento"
US3047206A (en) Closure means
US11390425B2 (en) Tamper-evident envelope, process of manufacturing of said envelope and use thereof for containing products
BR112016024100B1 (pt) Embalagem de envoltório do fluxo relacrável para lenços umedecidos
US2550000A (en) Bag structure and process of manufacture
CN214524997U (zh) 易折叠成箱的防盗纸箱
GB2539331A (en) Reclosable flap device

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2692 DE 09-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.