BR102019008158B1 - Dispositivo para acionamento de um compressor, seu uso e método de montagem do dispositivo - Google Patents

Dispositivo para acionamento de um compressor, seu uso e método de montagem do dispositivo Download PDF

Info

Publication number
BR102019008158B1
BR102019008158B1 BR102019008158-9A BR102019008158A BR102019008158B1 BR 102019008158 B1 BR102019008158 B1 BR 102019008158B1 BR 102019008158 A BR102019008158 A BR 102019008158A BR 102019008158 B1 BR102019008158 B1 BR 102019008158B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support element
stator
pressure
axial direction
pressure element
Prior art date
Application number
BR102019008158-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102019008158A2 (pt
Inventor
Bernd Guntermann
David Walisko
Stephan Heinrichs
Original Assignee
Hanon Systems
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE102019107520.3A external-priority patent/DE102019107520A1/de
Application filed by Hanon Systems filed Critical Hanon Systems
Publication of BR102019008158A2 publication Critical patent/BR102019008158A2/pt
Publication of BR102019008158B1 publication Critical patent/BR102019008158B1/pt

Links

Abstract

DISPOSITIVO PARA ACIONAMENTO DE UM COMPRESSOR, SEU USO E MÉTODO DE MONTAGEM DO DISPOSITIVO. A invenção refere-se a um dispositivo para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, em particular um motor elétrico. O dispositivo apresenta um rotor e um estator (1), que estão dispostos de forma a se estender ao longo de um eixo longitudinal comum (5). Neste caso, um elemento de apoio (6) é disposto adjacente a um primeiro lado frontal do estator (1), alinhado em uma direção axial, que tem pelo menos um elemento de pressão elasticamente deformável (8) com uma região de contato (8b). O elemento de pressão (8) é projetado de forma a se estender na direção axial com uma extensão (h) e fica em um estado montado do dispositivo, com a região de contato (8b), em contato de modo elasticamente deformável com uma contra- superfície (9). A invenção também se refere a um método para montagem e uso do dispositivo de acordo com a invenção.

Description

[001] A invenção se refere a um dispositivo para acionar um compressor, em particular um motor elétrico, para compressão de um fluido em forma de vapor, especialmente de um agente refrigerante. O compressor pode ser usado no circuito de agente refrigerante de um sistema de climatização de um veículo a motor. O dispositivo apresenta um rotor e um estator, que estão dispostos de forma a se estender ao longo de um eixo longitudinal comum. A invenção também se refere a um método de montagem do dispositivo para acionar um compressor.
[002] Os compressores conhecidos do estado da técnica para aplicações móveis, em particular para sistemas de climatização de veículos a motor para transporte de agente refrigerante através de um circuito de agente refrigerante, também referidos como um compressor de agente refrigerante, são frequentemente concebidos como compressores de pistão com volume deslocado variável ou como compressores scroll, independentemente do agente refrigerante. Os compressores são acionados por uma polia ou acionados eletricamente.
[003] Um compressor acionado eletricamente apresenta um inversor para acionamento do motor elétrico além do motor elétrico para acionamento do respectivo mecanismo de compressão. O inversor é para converter a corrente contínua de uma bateria de veículo em corrente alternada, que é fornecida ao motor elétrico por conexões elétricas.
[004] Motores elétricos convencionais dos compressores acionados eletricamente são formados com um núcleo de estator anular com bobinas dispostas sobre ele e um rotor, o rotor sendo disposto dentro do núcleo do estator. O rotor e o estator estão alinhados em um eixo comum de simetria ou eixo de rotação do rotor.
[005] O inversor apresenta conexões de encaixe para conexão elétrica às conexões do motor elétrico, que por sua vez são eletricamente conectados às bobinas do estator. As conexões do motor elétrico são formadas em uma caixa de conector, que é disposta em um lado frontal do estator, alinhado na direção axial do estator.
[006] No caso dos motores elétricos do estado da técnica do compressor acionado eletricamente, uma caixa de conector é fixada pressionando-a no isolamento do estator. A caixa de conector é fixada durante a montagem. Durante a operação do compressor e do motor elétrico, o ajuste forçado gerado durante a montagem entre a caixa de conector e o isolamento do estator pode ser solto, de modo que a caixa de conector em relação ao ambiente, em particular ao isolamento do estator, se mova e oscile, causando uma abrasão de material nas superfícies dispostas em contato. A caixa de conector é conectada com auxílio de dispositivos de engate, em particular através de ganchos de engate rápido, ao isolamento do estator.
[007] A tarefa da invenção reside em disponibilizar um dispositivo para acionar um compressor acionado eletricamente de um fluido em forma de vapor, em particular um motor eléctrico, que pode ser montado de uma maneira simples e, assim, com economia de tempo. Em particular, o estator deve ser facilmente disposto dentro de uma carcaça do motor e a caixa de conector deve ser fixada no estator em uma posição pré-definida. O dispositivo também deve ser projetado para reduzir ou eliminar as vibrações que ocorrem na caixa do conector durante a operação do dispositivo. O dispositivo deve ter o menor número possível de componentes individuais e partes construtivas, assim como estruturalmente fácil de implementar a fim de minimizar também os custos na produção.
[008] A tarefa é solucionada através dos objetos com as características das reivindicações independentes. Outros desenvolvimentos são especificados nas reivindicações dependentes.
[009] A tarefa é solucionada por um dispositivo de acordo com a invenção para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, em particular um motor elétrico. O dispositivo apresenta um rotor e um estator estacionário, que se estendem ao longo de um eixo longitudinal comum.
[010] O estator é vantajosamente posicionado na direção radial em um lado externo do rotor, em torno do rotor.
[011] De acordo com a concepção da invenção, um elemento de apoio é disposto adjacente a um primeiro lado frontal do estator alinhado em uma direção axial. O elemento de apoio apresenta pelo menos um elemento de pressão elasticamente deformável com uma região de contato. Neste caso, o elemento de pressão é formado de forma a se estender com uma extensão na direção axial. Em um estado montado do dispositivo, o elemento de pressão com a região de contato fica adjacente a uma contrassuperfície de forma elasticamente deformável.
[012] Em consequência da pressão aplicada ao elemento de apoio pela deformação elástica do elemento de pressão, o elemento de apoio é pressionado contra o estator e, assim, assegura proteção contra movimentos relativos indesejáveis do elemento de apoio em relação ao estator.
[013] Por direção axial entende-se, neste caso, a direção do eixo longitudinal do estator, que também corresponde ao eixo longitudinal e ao eixo de rotação do rotor. Um lado frontal alinhado na direção axial é disposto em um plano alinhado perpendicularmente ao eixo longitudinal.
[014] A região de contato do elemento de pressão pode ser projetada, por exemplo, como uma superfície de contato, ou também puntiforme.
[015] De acordo com um desenvolvimento da invenção, o elemento de apoio é formado com um elemento de alojamento para dispor uma caixa de conector com conexões de ligação.
[016] O elemento de pressão e o elemento de alojamento com passagens de conexão para passagem de elementos de conexão para as conexões de ligação da caixa de conector são preferivelmente dispostos em um lado comum, alinhado na direção axial do elemento de apoio.
[017] Uma vantagem da invenção reside no fato de que o elemento de apoio, o elemento de pressão e o elemento de alojamento para a caixa de conector são formados como uma unidade associada e componente em peça única, de modo que o elemento de pressão e o elemento de alojamento são, cada um, parte do elemento de apoio. O elemento de apoio é assim concebido como um componente multifuncional, em particular do estator.
[018] Como resultado da pressão aplicada ao elemento de apoio pela deformação elástica do elemento de pressão, o elemento de apoio é pressionado com o elemento de alojamento com as passagens de conexão para a caixa de conector com as conexões de ligação contra o estator e de modo que também seja assegurada uma proteção contra movimentos relativos indesejáveis da caixa de conector ou das conexões de ligação em relação ao estator.
[019] O elemento de pressão é preferivelmente em forma de arco e apresenta uma nervura. A nervura é preferivelmente orientada substancialmente na direção axial, enquanto a região de contato, especialmente no caso de uma construção como uma superfície de contato, é disposta essencialmente na direção radial. No estado montado do dispositivo, em particular, a nervura do elemento de pressão é elasticamente deformada.
[020] De acordo com um desenvolvimento da invenção, o elemento de pressão está conectado através de uma borda frontal da nervura ao elemento de apoio. O elemento de pressão apresenta, vantajosamente, em uma extremidade formada distalmente em relação à borda frontal da nervura, a região de contato.
[021] De acordo com uma forma de concretização preferida da invenção, o elemento de apoio é formado com uma superfície anular radialmente orientada e uma superfície anular axialmente alinhada, que são dispostas umas contra as outras nas bordas laterais externas e conectadas entre si. O elemento de pressão fica em contato preferivelmente com a superfície anular radialmente alinhada do elemento de apoio.
[022] A superfície anular radialmente alinhada do elemento de apoio apresenta, vantajosamente, a forma de um anel circular, em particular um segmento de um anel circular ou um anel circular aberto, enquanto a superfície anular axialmente alinhada do elemento de apoio é cilíndrica, em particular circular cilíndrica, especialmente oca circular cilíndrica. Neste caso, o elemento de pressão está disposto, em particular, em uma região da superfície anular radialmente alinhada do elemento de apoio, especialmente em uma borda lateral interna da superfície anular.
[023] O elemento de alojamento para a caixa de conector é projetado, de preferência, como uma região parcial da superfície anular radialmente alinhada do elemento de apoio.
[024] De acordo com uma outra forma de concretização vantajosa da invenção, os elementos de pressão distribuídos ao longo de uma circunferência estão dispostos no elemento de apoio no caso de uma concretização do elemento de apoio com uma pluralidade de elementos de pressão. Como uma pluralidade, pelo menos dois elementos de pressão devem ser considerados.
[025] A tarefa é solucionada também através de um método de acordo com a invenção m modo de acordo com a invenção para montar o dispositivo para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, em particular de um motor elétrico. O método compreende as seguintes etapas:
[026] - disposição de um rotor e de um estator em um eixo longitudinal comum, em que o estator envolve o rotor na direção radial,
[027] - disposição de um elemento de apoio em um primeiro lado frontal do estator, alinhado em uma direção axial, em que um elemento de pressão elástico é alinhado com uma extensão na direção axial e
[028] - disposição do estator com o elemento de apoio em uma contrassuperfície, em que o elemento de pressão com uma região de contato fica se apoia na contrassuperfície e é elasticamente deformado, de tal forma que é gerada uma força, em particular uma força de pressão entre o elemento de apoio e a contrassuperfície, e o elemento de apoio é pressionado na direção axial junto ao estator e ali preso.
[029] De acordo com um desenvolvimento da invenção, uma caixa de conector é inserida em um elemento de alojamento formado no elemento de apoio e assim fixo no elemento de apoio.
[030] A forma de concretização vantajosa da invenção permite o uso do dispositivo para acionar um compressor, em particular um motor elétrico, para comprimir um fluido em forma de vapor para um compressor de um agente refrigerante em um circuito de agente refrigerante de um sistema de climatização de um veículo a motor.
[031] O dispositivo de acordo com a invenção para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor com um número mínimo de componentes requeridos tem, em resumo, outras vantagens diversas:
[032] - fácil instalação do dispositivo, especialmente ao inserir o estator com o rotor dentro da carcaça do motor, especialmente fixando a caixa de conector no estator,
[033] - além da proteção contra os movimentos relativos indesejados, especialmente gerados pelas vibrações do estator com o elemento de apoio em relação à carcaça do motor durante a operação do compressor, o elemento de alojamento e, portanto, a caixa de conector também são fixados às conexões de ligação no estator,
[034] - evitando assim a abrasão e reduzindo os danos causados por vibração na interface das conexões de ligação entre o estator e o inversor, em particular os pinos elétricos, e maximizando a vida útil do compressor.
[035] Mais detalhes, características e vantagens das formas de concretização da invenção se tornarão evidentes a partir da seguinte descrição de formas de concretização exemplificativas, com referência aos desenhos anexos. Onde:
[036] a Figura 1 mostra um estator de um motor elétrico como um dispositivo para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor com um núcleo de estator, bobinas, um elemento isolante e um elemento de apoio em uma vista em perspectiva,
[037] a Figura 2 mostra o elemento de apoio com um elemento de pressão elástico em uma vista em perspectiva e
[038] a Figura 3 mostra o estator da Figura 1 no estado montado e instalado dentro de uma carcaça de motor elétrico em uma vista lateral.
[039] Na Figura 1, um estator 1 de um motor elétrico é mostrado como um dispositivo para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, especialmente para um sistema de climatização de um veículo motorizado para transporte de agente refrigerante através de um circuito de agente refrigerante, mostrado em uma visão em perspectiva. O estator 1 é formado com um núcleo de estator 2, bobinas 3, um elemento de isolamento 4 assim como um elemento de apoio 6.
[040] O motor elétrico, por exemplo, um motor CA com três fases, apresenta um rotor, não mostrado, e o núcleo do estator 2 disposto na direção radial em um lado externo do rotor e, portanto, em torno do rotor. O núcleo do estator 2, que é preferivelmente projetado como pacote de lâminas, e o elemento isolante 4 feito de um material eletricamente isolante estendem-se ao longo de um eixo longitudinal 5, que também corresponde ao eixo longitudinal do estator 1 e ao eixo de rotação do rotor, de um primeiro lado frontal para um segundo lado frontal do estator 1. O elemento isolante 4 é vantajosamente concebido como um sobremolde do núcleo do estator 2 e, portanto, como um componente em peça única.
[041] As bobinas 3 são, cada uma, formadas por um fio enrolado em torno de uma região que se prolonga radialmente para dentro do núcleo do estator 2. As áreas que se estendem radialmente para dentro do núcleo de estator 2 apresentam, cada uma, a forma de uma nervura e estão posicionadas de forma uniformemente distribuídas sobre a circunferência de uma parede externa do núcleo de estator 2. Entre os fios das bobinas 3 e as respectivas regiões do núcleo do estator 2, fica disposto o elemento isolante 4, que isola eletricamente o núcleo do estator 2 e os fios das bobinas 3. O elemento isolante 4 é formado em cada caso estendido na direção axial nas extremidades das nervuras, alinhadas para dentro e na direção axial. Os segmentos finais assim sobressalentes do elemento isolante 4 servem para fixar os fios das bobinas 3 enroladas em torno das nervuras do núcleo do estator 2. O núcleo do estator 2, o elemento isolante 4 e as bobinas 3 constituem a unidade do estator do motor elétrico.
[042] O elemento isolante 4 se projeta para além do núcleo do estator 2 nos lados frontais do estator 1. No primeiro lado frontal do estator 1, um elemento de apoio 6 é disposto com um elemento de alojamento 7 com passagens de conexão 7a para uma caixa de conector 7b com conexões de ligação. As conexões de ligação da caixa de conector 7b servem cada uma como um componente de uma conexão elétrica entre as bobinas 3 do motor elétrico e o inversor, por exemplo por meio de elementos de conexão condutores eletricamente em forma de pino que ficam dispostos plugados, conduzidos através das passagens 7a do elemento de alojamento 7 do elemento de apoio 6 nas conexões de ligação da caixa de conector 7b.
[043] O elemento de apoio 6 fica em contato, no estado montado do estator 1 na direção axial, por um lado, com o estator 1, em particular com o núcleo do estator 2. Neste caso, o diâmetro externo do elemento de apoio 6 é menor do que o diâmetro externo do núcleo do estator 2.
[044] Além disso, o elemento de apoio 6, por outro lado, apresenta uma direção substancialmente axial que se estende ao elemento de pressão elástica 8. O elemento de pressão 8 é consequentemente disposto no lado do elemento de apoio 6 voltado para o lado oposto ao núcleo do estator 2.
[045] Observa-se na Figura 2 o elemento de apoio 6 com o elemento de pressão elástica 8 e o elemento de alojamento 7 com as passagens de conexão 7a para a caixa de conector 7b com as conexões de ligação em uma vista em perspectiva. O elemento de pressão 8 e o elemento de alojamento 7 estão dispostos em um lado comum alinhado na direção axial.
[046] O elemento de apoio 6 apresenta uma superfície anular em formato anular circular radialmente orientada 6a, em particular um segmento de uma superfície anular em formato anular circular assim como uma superfície anular cilíndrica 6b alinhada axialmente, que ficam dispostas conectadas entre si e adjacentes entre si nas bordas laterais externas. O elemento de alojamento 7 para a caixa de conector 7b é formado como uma região parcial da superfície anular 6a radialmente alinhada. A parede cilíndrica da superfície anular axialmente alinhada 6b do elemento de apoio 6 é formada com um diâmetro externo que é menor do que o diâmetro externo da parede externa do núcleo do estator 2.
[047] O elemento de pressão elástico 8 fica disposto em uma região, em particular uma borda lateral interna, da superfície anular em formato anular circular radialmente alinhada 6a e, preferivelmente apresenta a forma de um arco ou de uma mola. Neste caso, o elemento de pressão 8, bem como o elemento de alojamento 7 para a caixa de conector r 7b, é formado como parte do elemento de apoio 6. O elemento de apoio 6 com a superfície anular radial 6a, a superfície anular axial 6b, o elemento de alojamento 7 com as passagens de conexão 7a para a caixa de conector 7b com as conexões de ligação e o elemento de pressão 8 é formado como uma unidade, particularmente como um elemento moldado por injeção em peça única. A configuração em peça única é realizada dentro de um processo de moldagem.
[048] O elemento de pressão 8 apresenta uma nervura 8a orientada essencialmente na direção axial e uma região de contato 8b disposta substancialmente alinhada na direção radial. Neste caso, o elemento de pressão está conectado através de uma borda frontal da nervura 8a com a superfície anular radial 6a. Em uma extremidade formada distalmente em relação à borda frontal da nervura 8, o elemento de pressão 8 apresenta a região de contato 8b, que é vantajosamente concebida como uma superfície de contato. No estado montado do motor elétrico, o elemento de pressão 8 encosta contra a região de contato 8b em uma carcaça não mostrada do motor elétrico. Ao montar o estator 1 com o elemento de apoio 6 dentro da carcaça do motor, ou seja, especialmente quando se une ou retrai o estator 1 na carcaça do motor e desse modo quando se aplica pressão da carcaça do motor no elemento de pressão 8, em particular a nervura 8a do elemento pressão 8 se deforma elasticamente.
[049] Na Figura 3, o estator 1 é mostrado na Figura 1 no estado montado e instalado dentro da carcaça do motor elétrico em uma vista lateral. O elemento de pressão elasticamente deformado 8 estende-se com uma extensão h na direção axial e repousa sobre a região de contato 8b em uma superfície de contato 9, em particular na carcaça do motor elétrico. Neste caso, o elemento de pressão 8 é deformado por uma diferença h0-h1, onde h0 descreve a extensão do elemento de pressão 8 no estado inicial ou estado não montado do estator 1 e h1 a extensão do elemento de pressão 8 no estado montado do estator 1 na carcaça do motor. Onde se aplica: h0>h1.
[050] O elemento de pressão 8 apresenta, como componente do elemento de apoio 6, uma rigidez definida e correspondente à geometria e às dimensões mecânicas do elemento de apoio 6. No caso da montagem do estator 1 na carcaça do motor entre o elemento de apoio 6 e a contrassuperfície 9 como uma extremidade fechada da carcaça do motor, é estabelecida uma força F atuante substancialmente na direção axial, em particular uma força de mola, e assim o elemento de apoio 6 devido às propriedades elásticas do elemento de pressão 8 é empurrado na direção do estator 1, em particular do núcleo do estator 2. Neste caso, com o contato do elemento de pressão 8 na contrassuperfície 9 da carcaça do motor e a deformação elástica, em particular da nervura 8a do elemento de pressão 8, a força F atua no elemento de apoio 6. Assim, após o processo de montagem do motor elétrico e consequentemente após o processo de junção ou prensagem do estator 1 com o elemento de apoio 6 na carcaça do motor por meio da deformação do elemento de pressão 8 é gerado um pré-tensionamento que fixa o elemento de apoio 6 e evita qualquer movimento do elemento de apoio 6 durante o funcionamento do motor elétrico e, portanto, do compressor. O elemento de apoio 6 é fixado especificamente na direção axial.
[051] O elemento de pressão 6 também serve para eliminar completamente as vibrações do elemento de apoio 6 durante a operação do compressor, independentemente das respectivas condições de operação. A força F resultante é projetada de modo que todas as constelações de tolerância sejam cobertas.
[052] De acordo com uma forma de concretização alternativa, não mostrada, o elemento de apoio é formado com uma pluralidade de elementos de pressão em qualquer distribuição ao longo de uma circunferência. Entende-se por pluralidade pelo menos dois elementos de pressão. O número e disposição dos elementos de pressão depende da geometria do motor elétrico, em particular do elemento de apoio. LISTA DE REFERÊNCIAS NUMÉRICAS 1 estator 2 núcleo do estator 3 bobinas 4 elemento isolante 5 eixo longitudinal 6 elemento de apoio 6a superfície anular radial 6b superfície anular axial 7 elemento de alojamento 7a passagem de conexão 7b caixa de conector 8 elemento de pressão 8a nervura 8b região de contato 9 contrassuperfície h extensão elemento de pressão 8 na direção axial h0 no estado inicial h1 no estado montado F força - direção de atuação

Claims (17)

1. Dispositivo para acionamento de um compressor de um fluido em forma de vapor, em particular um motor elétrico, compreendendo um rotor e um estator (1), dispostos de forma a se estenderem ao longo de um eixo longitudinal comum (5), caracterizado por um elemento de apoio (6) ser disposto adjacente a um primeiro lado frontal alinhado na direção axial do estator (1), o elemento de apoio (6) compreende pelo menos um elemento de pressão (8) elasticamente deformável com uma região de contato (8b), em que o elemento de pressão (8) é formado com uma extensão (h) de forma a se estender na direção axial e em um estado montado do dispositivo está em contato com sua região de contato (8b) em uma contrassuperfície (9) correspondente a uma superfície interna de uma carcaça de motor sob deformação elástica; em que o elemento de pressão (8) está em contato com a superfície interna de uma carcaça de motor, e o elemento de apoio (6) é pressurizado no estator (1) pela pressão causada pela deformação elástica da região de contato (8b).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento de apoio (6) ser formado com um elemento de alojamento (7) com passagens de conexão (7a) para uma caixa de conector (7b) com conexões de ligação.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o elemento de pressão (8) e o elemento de alojamento (7) estarem dispostos em um lado comum, alinhado na direção axial do elemento de apoio (6).
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por o elemento de apoio e (6), o elemento de pressão (8) e o elemento de alojamento (7) serem formados como uma unidade relacionada e um componente em peça única.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o elemento de pressão (8) ser projetado em forma de arco e apresentar uma nervura (8a).
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a nervura (8a) na direção axial e a região de contato (8b) estarem dispostas alinhadas na direção radial.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado por o elemento de pressão (8) através de uma borda frontal da nervura (8a) estar conectado ao elemento de apoio (6).
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o elemento de pressão (8) apresentar a região de contato (8b) em uma extremidade formada distalmente em relação à borda frontal da nervura (8a).
9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o elemento de apoio (6) apresentar uma superfície anular (6a) radialmente alinhada e uma superfície anular (6b) axialmente alinhada, que ficam dispostas adjacentes entre si junto a bordas laterais externas e conectadas entre si.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o elemento de pressão (8) ser conectado com a superfície anular radialmente orientada (6a) do elemento de apoio (6).
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por a superfície anular radialmente alinhada (6a) do elemento de apoio (6) apresentar a forma de um anel circular.
12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o elemento de pressão (8) estar disposto em uma região da superfície anular radialmente alinhada (6a) do elemento de apoio (6).
13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado por a superfície anular (6b) axialmente alinhada do elemento de apoio (6) ter a forma de um cilindro.
14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por, em uma concretização do elemento de apoio (6) com uma pluralidade de elementos de pressão (8), os elementos de pressão (8) estarem dispostos distribuídos por uma circunferência no elemento de apoio (6).
15. Método para montar o dispositivo para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por compreender as seguintes etapas: - disposição de um rotor e de um estator (1) em um eixo longitudinal comum (5), em que o estator (1) envolve o rotor na direção radial, - disposição de um elemento de apoio (6) em um primeiro lado frontal do estator (1), alinhado em uma direção axial, em que um elemento de pressão (8) elástico é alinhado com uma extensão (h) na direção axial, e - disposição do estator (1) com o elemento de apoio (6) em uma contrassuperfície (9), em que o elemento de pressão (8) com uma região de contato (8b) se apoia na contrassuperfície (9) e é elasticamente deformado de tal forma que é gerada uma força (F), entre o elemento de apoio (6) e a contrassuperfície (9) e o elemento de apoio (6) é pressionado na direção axial junto ao núcleo de estator (2) do estator (1) e é ali preso.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por uma caixa de conector (7b) ser inserida em um elemento de alojamento (7) formado no elemento de apoio (6) e fixado no elemento de apoio (6) deste modo.
17. Uso de um dispositivo para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, em particular um motor elétrico, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por ser destinado a comprimir um fluido em forma de vapor para um compressor de um agente refrigerante em um circuito de agente refrigerante de um sistema de climatização de um veículo a motor.
BR102019008158-9A 2018-04-26 2019-04-22 Dispositivo para acionamento de um compressor, seu uso e método de montagem do dispositivo BR102019008158B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102018110042 2018-04-26
DE102018110042.6 2018-04-26
DE102019107520.3A DE102019107520A1 (de) 2018-04-26 2019-03-25 Vorrichtung zum Antreiben eines Verdichters und Verfahren zum Montieren der Vorrichtung
DE102019107520.3 2019-03-25

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102019008158A2 BR102019008158A2 (pt) 2019-10-29
BR102019008158B1 true BR102019008158B1 (pt) 2024-04-02

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102184065B1 (ko) 압축기 구동 장치 및 상기 장치의 조립 방법
US9685832B2 (en) Stator insulator structure with reduced residual stress and improved durability
JP6556580B2 (ja) モータおよびモータの製造方法
CN109478823B (zh) 马达
CN109923317B (zh) 电动泵
KR20200115031A (ko) 압축기의 구동 장치 및 상기 장치의 조립 방법
US20190301468A1 (en) Electric oil pump
JP5901603B2 (ja) 回転電機
CN109478815A (zh) 电动机以及用于制造这种定子的方法
JP7145192B2 (ja) 圧縮機の駆動装置及びその組立方法
BR102019012189A2 (pt) arranjo de vedação para realizar uma conexão elétrica, aparelho para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor, método para montar o dispositivo e uso de um dispositivo para acionar um compressor
US11339780B2 (en) Electric oil pump
KR20190124649A (ko) 압축기를 구동시키기 위한 장치
CN109643926B (zh) 绕组固定结构体和电动机
BR102019008158B1 (pt) Dispositivo para acionamento de um compressor, seu uso e método de montagem do dispositivo
US20130034455A1 (en) Electric pump
US20240096520A1 (en) Wire harness and electric compressor
CN112555163B (zh) 泵装置
KR101987737B1 (ko) 전동 압축기
JP2015015840A (ja) ポンプ
WO2017163539A1 (ja) 電動式流体機械
CN104868618B (zh) 电机和具有其的压缩机
KR102628071B1 (ko) 유체 기계
US11990800B2 (en) Motor-driven compressor
BR102019010746B1 (pt) Dispositivo e método para acionar um compressor de um fluido em forma de vapor e uso de um dispositivo para acionar um compressor