BR102016027038B1 - protetor anti-pulverização para veículos automotores - Google Patents

protetor anti-pulverização para veículos automotores Download PDF

Info

Publication number
BR102016027038B1
BR102016027038B1 BR102016027038-3A BR102016027038A BR102016027038B1 BR 102016027038 B1 BR102016027038 B1 BR 102016027038B1 BR 102016027038 A BR102016027038 A BR 102016027038A BR 102016027038 B1 BR102016027038 B1 BR 102016027038B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wheels
motor vehicles
protector
vehicles
water
Prior art date
Application number
BR102016027038-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016027038A2 (pt
Inventor
Joao Carlos Vanzellotti Marques
Original Assignee
Joao Carlos Vanzellotti Marques
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Joao Carlos Vanzellotti Marques filed Critical Joao Carlos Vanzellotti Marques
Priority to BR102016027038-3A priority Critical patent/BR102016027038B1/pt
Publication of BR102016027038A2 publication Critical patent/BR102016027038A2/pt
Publication of BR102016027038B1 publication Critical patent/BR102016027038B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Rear-View Mirror Devices That Are Mounted On The Exterior Of The Vehicle (AREA)

Abstract

DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM PROTETOR ANTI NEBULIZAÇÃO PARA VEÍCULOS AUTO MOTORES. Refere-se a um dispositivo anti nebulização, para ser aplicado no rodado dos veículos automotores, principalmente em caminhões e ônibus, com objetivo de reduzir a formação de nuvens de vapor d?água que se forma na lateral dos rodados quando o veículo se desloca em dias chuvosos; o dispositivo propõe a diminuição da nuvem nebulizada pelos rodados dos veículos automotores, através de um dispositivo que funciona como um captador da água projetada pelos rodados do veículo, e a devolve na mesma direção pela qual veio, ou seja, projeta as nuvens d?água novamente para o asfalto, sem causar danos ou inconvenientes para os condutores dos veículos de pequeno porte que necessitam realizar ultrapassagens para prosseguirem em suas viagens.

Description

CAMPO TÉCNICO
[01] A presente patente de invenção tem por objetivo apresentar um dispositivo anti-pulverização, para ser aplicado nos rodados dos veículos automotores, principalmente em caminhões de carga, com objetivo de reduzir a formação de nuvens de vapor d’água que se formam nas laterais dos rodados quando o caminhão se desloca em dias chuvosos.
[02] O dispositivo propõe a diminuição da nuvem pulverizada pelas rodas dos veículos automotores, através de um dispositivo que funciona como um captador da água projetada pelo rodado do veículo, e a devolve na mesma direção pela qual veio, ou seja, projeta as nuvens d’água para o asfalto novamente.
[03] Com isso, teremos uma nova solução que será implementada ao rodado dos veículos automotores, porém que irá beneficiar principalmente os condutores de veículos automotores de pequeno porte, pois estes poderão realizar ultrapassagens de forma mais segura e prática.
[04] Tem-se, portanto, na presente invenção, um dispositivo especialmente projetado e desenvolvido com perfeição e eficiência, no intuito de oferecer praticidade, conforto e segurança, que traz grandes vantagens em sua utilização. Além de permitir aos motoristas o aumento de visibilidade nos momentos de ultrapassagem em vias públicas.
[05] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um protetor anti- pulverização para veículos automotores com baixos custos para sua exequibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao daquilo que se apresenta no mercado, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado setorial.
Estado da técnica
[06] Como é de conhecimento de todos, os caminhões são essenciais tanto nas entregas urbanas, em porta a porta, como entre os próprios modais de transporte existentes. O avião, o trem ou a embarcação, por exemplo, sempre necessitam da carreta para que a carga chegue até eles. E para que seja levada das estações, portos e aeroportos até o destino final.
[07] Além disso, mudanças no comércio, na indústria e na agricultura também interferem em exigências diferenciadas do transporte rodoviário de cargas. Cada supersafra agrícola, por exemplo, demanda mais e mais profissionais das estradas para levar a produção do campo aos portos ou às ferrovias. Sem caminhão, não há prateleira cheia nos supermercados ou nas lojas. E até o conforto de comprar pela internet ficaria prejudicado.
[08] Para mensurar, 40 milhões de novos consumidores devem aderir ao ecommerce nos próximos três anos no Brasil, totalizando, assim, 53 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Esta demanda reflete completamente no transporte rodoviário de cargas.
[09] Portanto, sabemos que os veículos automotores de grande porte, principalmente aqueles de carga, são extremamente importantes para o desenvolvimento econômico de um país emergente.
[010] Estima-se que atualmente existem aproximadamente 1 (um) bilhão de veículos automotores em funcionamento no mundo. Certamente o Brasil contribuí com uma boa parte desta parcela.
[011] Números indicam que no Brasil existem cerca de 75 (setenta e cinco) milhões de veículos que possuem autorização para rodar pelas ruas e estradas por todo país.
[012] Com o grande número de veículos espalhados por todo país, um outro número, este nem tão agradável, aumenta na mesma proporção. Segundo dados publicados pelo DATASUS, a média anual de acidentes nas vias públicas nacionais é de 515.750 (Quinhentos e quinze mil e setecentos e cinquenta) e o número de mortes é de 42.500 (Quarenta e dois mil e quinhentos).
[013] Muitos acidentes poderiam ser evitados caso os motoristas diminuíssem vícios como o uso do celular ao dirigir, a ingestão de bebidas alcóolicas, velocidade em excesso e respeitassem as sinalizações de trânsito.
[014] Os caminhões também têm uma grande contribuição para estas estatísticas, dos números revelados acima, 116.201 (cento e dezesseis mil e duzentos e um) foi o número de acidentes que tiveram caminhões de carga como protagonistas.
[015] Nos casos dos caminhões, o maior fator de acidentes se dá no ato da ultrapassagem, tanto em momentos que caminhões tentam ultrapassar, quanto no momento em que são ultrapassados por outros veículos de menor ou igual porte.
[016] Este problema ainda pode aumentar em dias de chuva, devido a formação de nuvens de vapor d’água provenientes dos rodados dos veículos automotores, pois a projeção da água existente no asfalto sobre as rodas, cria uma pulverização de água que projeta para trás e para as laterais dos veículos automotores, aumentando e diminuindo conforme a velocidade do veículo.
[017] Esta nuvem de água dificulta a visibilidade da estrada, tornando a ultrapassagem perigosa, pois ao se projetar no para-brisa do veículo que está efetuando a ultrapassagem, cria-se um filme de água sobre o vidro frontal, cuja quantidade de líquido acumulada muitas vezes é superior a capacidade dos limpadores.
[018] Isto obriga os motoristas a fazerem ultrapassagens com uma visibilidade muito baixa e não adequada para praticar tal ato, ou seja, aumenta-se o número de acidentes causados por este motivo.
Novidades e objetivos da invenção
[019] Diante dos problemas citados no estado da técnica, resta claro que ainda havia, até o momento, a necessidade de se desenvolver um protetor anti- pulverização para os rodados de veículos automotores, principalmente aqueles de carga, que viabilizasse melhorias no quesito de segurança das estradas, permitindo ao condutor do veículo de pequeno porte ter total visibilidade em momentos de ultrapassagem em dias de chuva.
[020] Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo e estudiosa no assunto, com notório conhecimento setorial, criou e desenvolveu o objeto do presente pedido de patente de invenção, idealizando um protetor anti-pulverização para rodados de veículos automotores, em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
[021] Assim, a presente patente foi projetada visando obter um protetor com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que o protetor anti-pulverização desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados no estado da técnica.
[022] Apresenta-se no presente pedido de patente um prático e inovador protetor anti-pulverização para ser acoplado nos rodados de veículos automotores com todas as qualidades técnicas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua utilização em qualquer veículo automotor, mas principalmente nos veículos de carga, tais como caminhões e ônibus.
[023] Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um protetor anti-pulverização, que possui grande durabilidade e resistência, tendo sido criado, para diminuir ou até mesmo impedir a formação de nuvens d’água ocasionadas pelos veículos automotores nas ruas e estradas.
[024] Assim, teremos um aumento da visibilidade do condutor, e este poderá fazer ultrapassagens de forma mais segura e certa, pois ele conseguirá verificar previamente o que lhe espera no momento da ultrapassagem.
[025] O protetor ora apresentado, pode ser considerado um item de segurança fundamental para ser alocado nos paralamas dos veículos automotores, tendo em vista que a não utilização do mesmo tem causado milhares de acidentes todos os anos.
[026] Além disso, o protetor poderá ser construído em qualquer dimensão, para que desta forma, o mesmo possa se adequar aos tipos de rodados de veículos automotores que o mesmo será aplicado.
[027] Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização, pois é extremamente fácil em se aplicar.
[028] É de se compreender que o presente produto desenvolvido para a aplicação da técnica em questão é simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade industrial, logo, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, incorporando um processo inovador que possibilita minimizar os inconvenientes que podem ocorrer.
Descrição das figuras anexas
[029] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente dispositivo e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento, conforme abaixo: Figura 1 representa uma vista em perspectiva inferior do protetor anti-pulverização; Figura 2 representa uma vista em perspectiva superior do protetor anti- pulverização; Figura 3 representa uma vista superior do protetor anti-pulverização; Figura 4 representa uma vista lateral do protetor anti-pulverização; Figura 5 representa uma vista frontal do protetor anti-pulverização colocado em um dos rodados de um veículo automotor.
Descrição detalhada da invenção
[030] Com referência aos desenhos ilustrados, a presente patente de invenção refere-se, mais precisamente trata-se de um protetor anti-pulverização instalado na parte superior dos rodados e constituído por calhas (2) formadas por 3 superfícies circulares envoltas em todo o protetor que entre elas dispõe-se de aletas (1) formadas por ranhuras triangulares perfeitamente espaçadas e distribuídas. Além disso, reforços (3) nas extremidades das calhas (2) e bordas (5) em ambos os lados findam as superfícies circulares (calhas) e as ranhuras (aletas), proporcionando também o recolhimento de fluido de forma a transferi-lo para a parte interna e direcioná-lo para estrada. Cabe ressaltar, que resolve-se o problema das partículas adversas contendo ranhuras (aletas) opostas ao longo da superfície do protetor.
[031] O funcionamento consiste em transformar a água que sobe da estrada pelos pneus em forma pulverizada em estado unicamente líquido, que escorrerá pelas aletas coletoras (1) e transportará novamente para estrada pelas calhas (2) de vazão que se unem as aletas fazendo a troca de fases do pulverizado para líquido.
[032] Na parte interna do protetor, a água será conduzida até a parte traseira do dispositivo, caindo fora da zona de pulverização e retornando ao asfalto, sem causar quaisquer prejuízos aos condutores dos veículos de pequeno porte que necessitam realizar ultrapassagens para prosseguirem em suas viagens.
[033] O produto que é objeto do pedido de registro de patente de invenção, vislumbra trazer segurança e praticidade aos condutores, tendo em vista que o mesmo possui uma montagem extremamente simples e rápida, porém que certamente reduzirá de forma considerável o número de acidentes ocasionados por caminhões e/ou ônibus em dias de chuva nas vias públicas.
[034] É certo que quando a presente invenção for colocada em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.
[035] Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma concepção inovadora de um protetor anti-pulverização para ser aplicado nos rodados traseiros dos veículos automotores, principalmente aqueles de carga, que apresenta, conforme se pode evidenciar pelas análises realizadas e figuras mostradas, características técnicas construtivas e funcionais inéditas.
[036] Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente invenção reúne condições necessárias para merecer a sua concessão.

Claims (1)

1- PROTETORANTI-PULVERIZAÇÃO PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES posicionado na parte superior de rodado (4) de veículos automotores, e caracterizado por ser constituído por calhas (2) formadas por três superfícies circulares envoltas radialmente no interior do dito protetor formando, entre as ditas calhas, duas superfícies intermediárias, que dispõem de aletas (1) em uma configuração do tipo triangular, sendo as ditas aletas (1) são regularmente espaçadas e distribuídas, e reforços (3) nas extremidades das calhas (2) e bordas (5) em ambos os lados que findam as calhas (2).
BR102016027038-3A 2016-11-18 2016-11-18 protetor anti-pulverização para veículos automotores BR102016027038B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016027038-3A BR102016027038B1 (pt) 2016-11-18 2016-11-18 protetor anti-pulverização para veículos automotores

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016027038-3A BR102016027038B1 (pt) 2016-11-18 2016-11-18 protetor anti-pulverização para veículos automotores

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016027038A2 BR102016027038A2 (pt) 2018-06-12
BR102016027038B1 true BR102016027038B1 (pt) 2021-02-02

Family

ID=62845548

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016027038-3A BR102016027038B1 (pt) 2016-11-18 2016-11-18 protetor anti-pulverização para veículos automotores

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016027038B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102016027038A2 (pt) 2018-06-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0814258B1 (pt) saia lateral, dispositivo aerodinâmico, reboque tendo um subcarro que é suportado por um conjunto de rodas e veículo
CN102587237A (zh) 考虑大型车转弯特性的右转弯车道设计方法
BR102016027038B1 (pt) protetor anti-pulverização para veículos automotores
CN205060473U (zh) 自行车箱
Peimani et al. Motorcycle mobilities
CN202093772U (zh) 道路安全警示牌
CN203473134U (zh) 折叠车
CN205168574U (zh) 一种新型万向轮平板小车
ES1084005U (es) Dispositivo limpiaparabrisas con circuito recuperador de agua
CN203766649U (zh) 车载路面安全警示工具箱
CN204383321U (zh) 折叠踏板结构
CN204309972U (zh) 一字三轮电动平板车
US3596627A (en) Portable warning device
US2824719A (en) Safety apparatus of the barrier type
TWI485673B (zh) Multi-function warning device
CN204701730U (zh) 一种新型可折叠购物自行车
CN202945516U (zh) 一种公路立交桥及公路
TWM543806U (zh) 防捲入車底之安全結構(一)
PL244721B1 (pl) Pojazd czterokołowy
Carson et al. The importance of the mode of transport in self-drive tourism
CN208560061U (zh) 一种冬季防滑器材车内储存箱
CN205469493U (zh) 一种物流终端配送工具
CN206012455U (zh) 机动车用安全警示装置
CN106741216A (zh) 增加空间利用率的微型汽车
CN203160080U (zh) 一种双层公路桥

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.