BR102016012809B1 - Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao) - Google Patents

Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao) Download PDF

Info

Publication number
BR102016012809B1
BR102016012809B1 BR102016012809-9A BR102016012809A BR102016012809B1 BR 102016012809 B1 BR102016012809 B1 BR 102016012809B1 BR 102016012809 A BR102016012809 A BR 102016012809A BR 102016012809 B1 BR102016012809 B1 BR 102016012809B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cocoa
equipment
seeds
cutting
theobroma cacao
Prior art date
Application number
BR102016012809-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016012809A2 (pt
Inventor
Paulo Menicucci Sabioni
Helmut Norbert Hess
Original Assignee
Instituto Federal De Educaqao, Ciencia E Tecnologia Baiano
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Instituto Federal De Educaqao, Ciencia E Tecnologia Baiano filed Critical Instituto Federal De Educaqao, Ciencia E Tecnologia Baiano
Priority to BR102016012809-9A priority Critical patent/BR102016012809B1/pt
Publication of BR102016012809A2 publication Critical patent/BR102016012809A2/pt
Publication of BR102016012809B1 publication Critical patent/BR102016012809B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)

Abstract

equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao). a presente invenção refere-se a um equipamento portátil, leve, de baixo custo e acionado manualmente para a ''quebra do cacau", que consta do corte da casca e a separação das sementes da mesma, podendo ser executado por uma única pessoa, de maneira segura, sem contato direto com as sementes e sem prejuízo do rendimento operacional em relação ao processo tradicional, executado por, pelo menos, duas pessoas. o equipamento é constituído por um sistema principal de quatro braços articulados movimentados manualmente, sendo dois superiores (a) e dois inferiores (b), com movimentos de abertura em "v", tanto na vertical (v) como na horizontal (h). nesses braços estão localizadas as quatro facas (1) e (2), uma em cada braço, caracterizadas pela forma específica das lâminas que atende ao perfil longitudinal médio dos frutos de cacau e pela limitação da profundidade máxima de corte estabelecida em 10 mm, evitando o contato das lâminas com as sementes. existem outros dois sistemas: um auxiliar de apoio e corte da ponta do fruto, caracterizado pelo apoio afixado no braço inferior esquerdo (4) e pela quinta faca (3) e um auxiliar de apoio longitudinal, caracterizado pelos apoios horizontais revestidos de borracha (5) e apoios verticais metálicos (6).

Description

1. A presente invenção diz respeito a um equipamento manual para a realização da operação da “quebra do cacau”, que consiste no corte da casca dos frutos e na separação das sementes da mesma. O procedimento de operação do equipamento é realizado em duas etapas onde a primeira consiste no corte prévio da ponta dos frutos no sentido transversal e a segunda no corte e abertura longitudinal dos frutos, o que proporciona a separação das sementes das cascas sem a necessidade de contato manual com as sementes. Trata-se um equipamento que opera com um sistema alavancas de aberturas em duplo “V”, tanto na horizontal como na vertical, apoiado numa base metálica, sendo desmontável, leve e de baixo custo, sendo compatível com a utilização por pequenos produtores.
2. A técnica convencional para a realização da quebra do cacau se dá pelo uso de ferramentas simples, quase sempre executada por duas ou mais pessoas. Primeiramente, uma pessoa faz a partição do fruto com facão ou ferramenta semelhante, segurando-o na mão e em seguida passa o fruto, já aberto, para uma segunda pessoa, a qual retira as sementes, manualmente, para um reservatório, realizando também o descarte da casca. O trabalho em dupla aperfeiçoa a operação, pois, quem abre os frutos com o facão, perderia muito tempo, para em seguida retirar as sementes e tornar a utilizar o facão para dar sequência ao procedimento. Essa técnica ainda é muito utilizada até hoje por pequenos, médios e grandes produtores, contudo apresentam com desvantagens: a necessidade de sempre ter que se trabalhar com mais de uma pessoa, sempre existe o risco de acidentes com os operadores devido ao uso dos facões e, devido ao contato manual com as sementes, aumentamos a possibilidade de contaminação das mesmas, podendo comprometer a qualidades de diversos produtos como o mel de cacau, o chocolate dentre outros. A patente de número BR PI 8100997-6 A2 e título MÁQUINA PARA CORTAR, ABRIR OS FRUTOS E SEPARAR AS SEMENTES DA CASCA DE CACAU, de 1982, trata de uma estrutura motorizada com motores elétricos, de grande volume de produção, compatível com a utilização por grandes produtores. Tal equipamento exige uma logística diferente para o beneficiamento, pois os frutos têm que ser partidos onde está localizada a máquina e não no campo como no processo manual, a separação das sementes das cascas ocorre em peneiras, com contato direto da parte externa das cascas com as sementes, que sempre traz a possibilidade de contaminação das sementes e, além disso, um tem alto custo de aquisição, tornando-se inviável para a grande maioria dos pequenos produtores.
3. O protótipo desenvolvido tem operação manual, sem o uso de energia, não pretendendo fazer frente aos volumes de produção atingidos pelos equipamentos mecânicos, contudo, visa melhorar o procedimento manual convencional através das seguintes características. A. A operação completa, incluindo o corte e a separação das sementes, é realizada por apenas uma pessoa. B. Mesmo sendo um equipamento que possui lâminas de corte, devido á localização das mesmas e o modo de operação, torna-se praticamente nula a possibilidade de acidentes com as mesmas. C. Não há o contato manual com as sementes, o que reduz significativamente a possibilidade de contaminação destas, propiciando melhor qualidade dos produtos obtidos. D. O equipamento é leve e de pequeno porte, podendo ser transportado e operado em qualquer lugar, mesmo no interior das roças de cacau. E. O desenvolvimento do equipamento se deu com custos baixos, sendo acessível aos pequenos produtores. F. A produção obtida por uma pessoa corresponde de 60% a 80% da produção de duas pessoas na quebra manual convencional, ou seja, se fossem dois operadores utilizando dois equipamentos, levariam a vantagem de 20% a 60% a mais de produção.
4. A invenção poderá se melhor compreendida através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde: A FIGURA 1 representa a vista lateral do equipamento. A FIGURA 2 representa a vista superior do equipamento A FIGURA 3 representa a vista em perspectiva do equipamento denotando o movimento dos braços. A FIGURA 4 representa a vista em perspectiva com o detalhamento das peças. A FIGURA 5 representa a vista lateral dos detalhes das facas das lâminas de corte denotando o perfil longitudinal das mesmas.
5. Com referência a essas figuras pode-se observar que o equipamento, na sua essência, é constituído por um sistema de quatro braços articulados que possuem movimentos de abertura em “V”, tanto na vertical (V) como na horizontal (H). O sistema, na sua posição inicial (fechado), tem forma de dois “Us” deitados e emparelhados, formando braços duplos na parte inferior (B) de comprimento de 313 mm e duplos também na parte superior (A) de comprimento de 443 mm, executados com cantoneiras metálicas do tipo 1” x 1/8”. Nesses braços estão localizadas as quatro facas (advindas de partes de lâminas de facões) nas dimensões de 180x35mm, uma em cada braço, ficando as duas de cima (1) e as duas de baixo (2), encostadas uma na outra quando o sistema está na posição inicial (fechado) e abertas em ângulos, tanto na horizontal (H) como na vertical (V) conforme o movimento que esteja sendo executado (aberto).
6. As facas (1) e (2) têm lâminas na forma que se assemelham ao perfil longitudinal médio de um fruto de cacau para melhor eficiência no corte. Além disso, a profundidade de corte é limitada a 10 mm por anteparos que ficam na lateral das lâminas, o que garante que as mesmas não façam contato direto com as sementes.
7. Os braços superiores (A) estão interligados com as empunhaduras (7), por onde realizamos todos os movimentos manualmente, tanto vertical quanto horizontal, sendo que os dois braços inferiores (B) não possuem movimento vertical, apenas o movimento horizontal o qual está interligado ao movimento do braço superior (A) por um sistema de dobradiças, assim os movimentos horizontais só se dão ao mesmo tempo e na mesma velocidade em ambos, possibilitando uma abertura uniforme e simultânea da casca tanto na parte de cima quanto na de baixo.
8. Além do funcionamento principal que promove o corte e abertura dos frutos, existem sistemas auxiliares complementares: a) O primeiro sistema auxiliar é constituído pelo sistema de apoio transversal do fruto (4), também executados em cantoneiras metálicas de 1”x1/8” de 150mm de comprimento e pela quinta faca (3), cujo acionamento da mesma também é realizado pelos braços superiores (A), procedendo-se o corte da ponta do fruto junto ao pedúnculo, operação que libera as sementes dos frutos, ficando estas soltas internamente e proporcionando um esforço menor para o corte da abertura completa do fruto, o que é realizado, logo em seguida ao corte da ponta. b) O segundo sistema auxiliar é o de apoio longitudinal (5), constituído por apoios horizontais (revestidos de borracha) e apoios verticais metálicos (6), ambos fixados nos braços inferiores (B), permitindo a acomodação correta do fruto no momento que antecede o corte de abertura completa do fruto.
9. Como complemento o equipamento fica apoiado em uma base móvel (8), também metálica, executada em metalon quadrado de 40x40mm, possuindo dois pés de apoio com comprimento de 700mm cada e uma coluna vertical com comprimento total de 840mm, base essa que dá estabilidade aos procedimentos e permite a regulagem na altura de operação, favorecendo a diversidade de estatura dos operadores ou mesmo se a opção for realizar a operação sentado ou em pé.
10. Para melhor entendimento do funcionamento descreveremos a seguir as etapas de operação do equipamento. 1. Partindo da posição inicial (braços fechados) levantamos os braços superiores (A) e encaixamos o fruto no sistema de apoio transversal (4) Petição 870160042135, de 05/08/2016, pág. 12/155/5 de maneira que a ponta do lado da inserção do fruto fique aproximadamente a dois centímetros do corte a ser realizado pela quinta faca (3) e em seguida baixamos os braços superiores (A) para efetivar o corte pela mesma. Esse procedimento garante que o pedúnculo que prende as sementes ao fruto fique liberado. 2. Os braços superiores (A) são abertos na vertical para cima e em seguida acomodamos fruto de cacau no sistema de apoio longitudinal (5) com a ponta cortada voltada para os tubos metálicos (6 ). 3. Uma vez acomodado corretamente baixamos os braços superiores (A), movimento que pressiona o fruto entre as quatro facas (1) e (2) até que o mesmo seja partido em duas metades. 4. Em seguida, realizamos a abertura horizontal dos braços, o que separa o fruto em duas partes, ficando as sementes liberadas para cair naturalmente entre os braços. Nesse ponto, as duas metades da casca, ainda estão seguras entre os braços superiores (A) e inferiores (B). Caso as sementes não caíam naturalmente, procede-se uma sacudida nos braços para facilitar a queda e, se, ainda permanecem presas, podemos utilizar de um utensílio para provocar a queda das mesmas. 5. Finalmente tornamos a levantar os braços superiores (A), que ainda se encontram abertos horizontalmente, para liberar as cascas para caírem lateralmente para fora do conjunto. Fechamos os braços (A) e (B) para a posição inicial e reiniciamos o procedimento com outro fruto e assim sucessivamente.

Claims (4)

1. EQUIPAMENTO MANUAL PARA QUEBRA DE CACAU (Theobroma cacao) caracterizado por ser um equipamento portátil, que apresenta como sistema principal o processo de abertura em “V” duplo, constituído pelos dois braços superiores (A) e pelos dois braços inferiores (B), onde estão localizadas as quatro facas (1) e (2), caracterizado pelas articulações que permitem movimentos tanto na horizontal (H) como na vertical (V), operando o corte e a abertura dos frutos assim como o descarte das cascas.
2. EQUIPAMENTO MANUAL PARA QUEBRA DE CACAU (Theobroma cacao), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por realizar cortes eficientes dos frutos, caracterizado pela forma das lâminas das facas (1) e (2), que atende ao perfil longitudinal médio dos frutos e pela limitação da profundidade máxima de corte estabelecida em 10 mm, o que evita o contato direto das lâminas com as sementes.
3. EQUIPAMENTO MANUAL PARA QUEBRA DE CACAU (Theobroma cacao), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar um Sistema Auxiliar de Apoio e Corte da Ponta do Fruto, caracterizado pelo apoio afixado no braço inferior esquerdo (4) e pela quinta faca (3), independente, movimentada verticalmente pelo braço superior (A), que realiza o corte prévio da ponta do fruto, separando o pedúnculo, onde ficam presas as sementes, da casca.
4. EQUIPAMENTO MANUAL PARA QUEBRA DE CACAU (Theobroma cacao), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado Auxiliar de Apoio Longitudinal, caracterizado pelos apoios horizontais revestidos de borracha (5) e apoios verticais metálicos (6), ambos fixados nos braços inferiores (B).
BR102016012809-9A 2016-06-06 2016-06-06 Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao) BR102016012809B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016012809-9A BR102016012809B1 (pt) 2016-06-06 2016-06-06 Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016012809-9A BR102016012809B1 (pt) 2016-06-06 2016-06-06 Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao)

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016012809A2 BR102016012809A2 (pt) 2017-12-19
BR102016012809B1 true BR102016012809B1 (pt) 2021-07-13

Family

ID=62597071

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016012809-9A BR102016012809B1 (pt) 2016-06-06 2016-06-06 Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao)

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016012809B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102016012809A2 (pt) 2017-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN104856550A (zh) 一种橙子自动剥皮装置
JP5914958B2 (ja) 木の枝払い機
WO2016093709A1 (es) Aparato exprimidor de frutos cítricos
ES1142460U (es) Tijera de vendimia o recolección de uva y similares
WO2019077180A1 (es) Máquina exprimidora de frutos
CN111758970A (zh) 水果去核装置
CN107928369A (zh) 一种菠萝去皮机
BR102016012809B1 (pt) Equipamento manual para quebra de cacau (theobroma cacao)
US3465799A (en) Device for removing fruit stones and cutting peaches and similar fruits
US1334162A (en) Fruit cutting and pitting machine
ES2543030A2 (es) Instalación y procedimiento automatizados para procesar túnidos y similares
RU2018143699A (ru) Сокоотжимной блок, содержащий несущую конструкцию
CN208957608U (zh) 一种菠萝去皮机
US20090293740A1 (en) Upper Citrus Rind Cutter for Reduction of the Essential Oil in the Juice During Squeezing
US2284879A (en) Cashew nut shelling device
US1669960A (en) Grapefruit corer
ES2629606A1 (es) Maquina para retirar el tallo y raíces de la planta del ajo
US250869A (en) Territory
BR112021006617A2 (pt) dispositivo para preparação de recipientes de plástico para colocação dos mesmos em uso
CN204047200U (zh) 剥叶滚筒总成
BR102012001182B1 (pt) debulhador manual de milho verde
CN107646956A (zh) 用于在加工线上加工被屠宰家禽的躯体部分的方法和装置
US1785001A (en) Fruit-treating method and apparatus
CN106180483A (zh) 音频配线工作中使用的断线工具
CN202537091U (zh) 菠萝去皮机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.