BR102016006858B1 - Ferramenta de estabilizador - Google Patents

Ferramenta de estabilizador Download PDF

Info

Publication number
BR102016006858B1
BR102016006858B1 BR102016006858-4A BR102016006858A BR102016006858B1 BR 102016006858 B1 BR102016006858 B1 BR 102016006858B1 BR 102016006858 A BR102016006858 A BR 102016006858A BR 102016006858 B1 BR102016006858 B1 BR 102016006858B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stabilizer
blades
tool
cylindrical body
stabilizer tool
Prior art date
Application number
BR102016006858-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016006858A2 (pt
Inventor
Michael Thomas Newman
Ricardo Kok
Original Assignee
European Drilling Projects B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by European Drilling Projects B.V. filed Critical European Drilling Projects B.V.
Publication of BR102016006858A2 publication Critical patent/BR102016006858A2/pt
Publication of BR102016006858B1 publication Critical patent/BR102016006858B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1078Stabilisers or centralisers for casing, tubing or drill pipes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Drilling Tools (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)

Abstract

FERRAMENTA DE ESTABILIZADOR DE LÂMINA PARA FILAMENTO DE FURADOR. Ferramenta de estabilizador de filamento de furador (200) compreendendo de um corpo cilíndrico (20) e de uma pluralidade de lâminas de estabilizador (100) instaladas na superfície externa do corpo cilíndrico. As lâminas de estabilizador apresentam um formato alongado e uma estrutura monolítica contendo uma parte de estabilização superior e uma parte de montagem inferior. Entre cada duas lâminas adjacentes (100) pode haver, opcionalmente, uma caneladura hidrodinâmica (21) para o aperfeiçoamento do escoamento de líquido e entalhes durante a perfuração e enviesamento.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção se refere a uma ferramenta de estabilizador de lâmina utilizada para a estabilização do funcionamento de um filamento de furador quando perfurando poços de óleo, gás ou geotérmicos.
ESTADO DA TÉCNICA
[0002] Na perfuração direcional torna-se muito importante se preservar o total controle das operações. Para se manter o controle dos filamentos de furador, tem-se conhecimento de uso de uma certa quantidade, normalmente 2 ou 3, dos denominados estabilizadores de perfuração posicionados junto ao leito do conjunto de cavidade. Um exemplo de um filamento de furador junto à configuração de conjunto em leito de cavidade contendo 2 estabilizadores é apresentado na Figura 1. A função primária dos estabilizadores no filamento de perfurador é a de dar suporte e estabilidade ao conjunto no leito da cavidade no orifício de cavidade através da superfície do solo. O projeto das lâminas de estabilizador deve ser tal que elas reduzam tanto a fricção quanto o arrasto no orifício de cavidade durante todas as fases das operações de perfuração, impedindo assim os problemas já conhecidos, tais como prejuízos junto ao orifício de cavidade, problemas de instabilidade no orifício de cavidade e deslizamentos. Além disso, o estabilizador não deve inibir os entalhes perfurados sendo conduzidos fora da cavidade pelo fluido de perfuração. A área de contato das lâminas do estabilizador deve ser ampla o bastante para suportar adequadamente o filamento de furador no orifício da cavidade, enquanto minimizando ou eliminando a penetração da parede de orifício de cavidade. O estabilizador deve proporcionar também com estabilidade quando da aplicação de peso ou quando vem a ocorrer vibração provocada por cargas de choque ou de vibração sendo transmitidas através do filamento de furador. Uma ferramenta de estabilizador de filamento de furador compreende de um corpo de estabilizador cilíndrico e de uma pluralidade de conjuntos de lâmina de estabilizador feitos de aço de alta- resistência localizados na superfície externa de referido corpo cilíndrico. As lâminas podem tanto ser retas quanto espiraladas contendo uma superfície rígida para resistir ao desgaste. As lâminas podem ser fresadas como uma parte integrante do corpo cilíndrico ou podem ser fresadas junto à luva aparafusada ao corpo, tornando possível a reposição da luva. As lâminas podem ser soldadas diretamente junto ao corpo cilíndrico (estabilizadores com lâmina soldada).
[0003] O documento EP1650400 descreve um conjunto de lâmina de estabilizador contendo uma lâmina de estabilizador 1, mostrada na Fig. 2, apresentando uma parte de estabilização superior 2 e uma parte de montagem inferior 3. A parte de estabilização 2 apresenta um formato alongado com extremidade frontal 4 e uma extremidade traseira 5, uma superfície superior 6 e paredes laterais substancialmente eretas 7. A largura média da metade traseira da parte de estabilização 2 é afunilada em sentido da extremidade traseira 5 e, portanto, a largura média da porção da metade traseira é substancialmente menor do que a largura média da porção da metade frontal. A superfície superior e de fundo do declive de lâmina de estabilizador se dá próximo e em sentido à extremidade frontal 4. O formato das lâminas do estabilizador 1 e o posicionamento das mesmas se dá de tal forma a que estas possam eficientemente deslocar os fluidos de perfuração e os entalhes de perfuração em torno das lâminas, reduzindo grandemente os deslizamentos e empilhamento do estabilizador junto aos entalhes perfurados. Os formatos adelgaçados da lâmina reduzem a fricção, e acentuam o desempenho dos estabilizadores enquanto corrediços no modo orientado. A função do afilamento em seção transversal da lâmina é a de reduzir o torque giratório e minimizar os rebaixamentos quando da perfuração no modo giratório. O conjunto de lâmina de estabilizador consiste de blocos de montagem adelgaçados, apresentando cavidades para a instalação dos blocos junto ao corpo de estabilizador com cavilhas. A lâmina de estabilizador consiste de uma parte de montagem se projetando para baixo 3 e contendo paredes frontal 9 e traseira 10 afuniladas. A superfície cilíndrica da porção central do corpo estabilizador é provida contendo fendas de montagem alinhadas axialmente contendo as mesmas largura e elevação como da parte de montagem 3 das lâminas de estabilizador 1. As lâminas de estabilizador são instaladas no recuo, fresadas no corpo do estabilizador e fixas junto ao corpo por meio de dois blocos de montagem adelgaçados instalados no recuo, um na frente da lâmina e um após. A parte afunilada dos blocos se conjuga com as paredes afuniladas 9 e 10 da parte de montagem 3 da lâmina de estabilizador. Cada um dos blocos de montagem adelgaçados é fixo ao corpo do estabilizador por uma cavilha. A cavilha é fendilhada no recuo no bloco de montagem adelgaçado de modo que o cabeçote da cavilha não fique exposto à parede da cavidade do poço. Quando dois blocos de montagem adelgaçados são ajustados no posicionamento, a pressão exercida entre os blocos de montagem adelgaçados e a parte de montagem afunilada 3 da lâmina de estabilizador no recuo bloqueia todo o conjunto no local. O cabeçote da cavilha que é fendido no bloco de montagem adelgaçado é maior do que a cavidade no topo do bloco de montagem adelgaçado, através de onde a cavilha é apertada.
[0004] Muito embora esta configuração tenha se demonstrado funcional de uma maneira satisfatória em circunstâncias normais, ela pode ser levada a uma falha severa quando as forças atuantes atingem certos valores limítrofes. No caso da presença de forças de impacto mais elevadas do que certos valores limítrofes, algumas lâminas podem ser forçadas para fora de seus recuos e os blocos que seguram a lâmina junto ao corpo podem sofrer sérios danos. Isto faz com que seja necessário a provisão de alguns aperfeiçoamentos junto à instalação das lâminas para a superação dos problemas descritos e para facilitar a reposição do desgaste ou das partes danificadas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0005] Consiste o objetivo da presente invenção a provisão de uma ferramenta de estabilizador para filamentos de furador que supere os problemas mencionados acima e apresente uma resistência maior aos impactos, um melhor desempenho hidrodinâmico quando em operação, e custos de manutenção menores e mais facilitados.
[0006] Esses objetivos são alcançados através de uma ferramenta de estabilizador de filamento de furador, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo um corpo cilíndrico definindo um eixo longitudinal e apresentando junto a sua superfície uma pluralidade de ranhuras longitudinais, cada uma das quais contendo um respectivo pino, se estendendo radialmente a partir da superfície de base no interior das ranhuras e sendo uma parte integral do corpo cilíndrico e uma pluralidade de lâminas de estabilizador apresentando um formato alongado se estendendo em paralelo ao referido eixo longitudinal e compreendendo de uma parte radialmente distal e uma parte radialmente proximal, sendo que a extensão longitudinal de referida parte radialmente distal é mais curta do que a extensão longitudinal de referida parte radialmente distal, sendo que a referida parte radialmente distal compreende de uma primeira parte retangular e uma segunda parte afunilada localizada axialmente oposta a referida primeira e segunda partes, com a referida parte radialmente proximal apresentando formato complementar junto a uma das ranhuras longitudinais e apresentando uma fenda longitudinal para engatar um dos referidos pinos apresentando formato complementar.
[0007] Graças a essas características, a ferramenta de estabilizador apresenta propriedades aperfeiçoadas, em particular, com respeito a fricção, propriedades hidrodinâmicas, uso, manutenção e/ou custos. O formato acentuado e intercambiável das lâminas aperfeiçoa significativamente a perfuração e estabilização orientadas, com redução das circunstâncias de prejuízos advindos pelo torque, arrasto e danos na cavidade do poço. A ferramenta é ideal para o funcionamento em localizações além da costa uma vez que as lâminas de estabilizador são substituíveis, elas podem ser pronta e rapidamente repostas no local do equipamento. Este aspecto capacita a que a ferramenta de estabilizador seja reparada junto ao local do equipamento, dando condições a que as lâminas de estabilizador danificadas e gastas sejam prontamente substituídas, eliminando a necessidade de transporte das ferramentas de estabilizador danificadas ou gastas junto a uma oficina especializada para reparos. As lâminas de estabilizador de diferenciados tamanhos, por exemplo, de diferenciadas espessuras T, larguras ou comprimentos, podem ser ajustadas ao corpo cilíndrico, eliminando a necessidade de ter-se ferramentas de estabilizador adicionais com baixa calibragem junto ao local de equipamento. A capacidade de reposição de lâminas de estabilizador danificadas ou gastas na localização, e endereçando o corpo cilíndrico contendo lâminas de diferenciados tamanhos reduz enormemente o inventário das ferramentas de estabilizador requeridas na localização. A economia nos custos diários de aluguel de cargas, custos de transporte, e redução no espaço para estocagem se somam a vantagem técnica do conceito de estabilizador com lâmina substituível.
[0008] Através da introdução do pino é possível se alcançar uma distribuição mais uniformizada das cargas. Além disso, as lâminas podem vir a ser totalmente embutidas junto ao corpo do estabilizador resultando em melhores desempenhos hidrodinâmicos. Outras vantagens compreendem de uma área de contato de superfície maior e uma impressão mais alargada que advém em uma estabilidade aperfeiçoada.
[0009] De forma vantajosa, as lâminas são posicionadas afastadas da superfície do corpo de estabilizador com um aumento posterior da área de escoamento entre as lâminas. De forma vantajosa, a concepção das caneladuras hidrodinâmicas irá melhorar os efeitos de limpeza e lavagem a jato, acelerando os transportes de entalhes por sobre a área de recalcamento do corpo. A ação de autolimpeza minimiza o acúmulo de lama e desmoronamentos, aumentando a homogeneidade do fluxo de fluido de perfuração. O novo modelo reduz a possibilidade de desmoronamento ou de empilhamento, reduzindo ainda as causas para circulação aleatória ou riscos de controle do poço.
[0010] De forma vantajosa, uma área periférica retangular na porção frontal da parte de montagem inferior e uma parte triangular junto à porção traseira (ou de retaguarda) irão acomodar respectivamente três cavidades e uma cavidade para as cavilhas de montagem, que em conjunto com o pino central irão aperfeiçoar grandemente a estabilidade do sistema. As lâminas de estabilizador são conectadas de forma destacável junto ao corpo cilíndrico.
[0011] De forma vantajosa, as lâminas apresentam uma área de contato em formato de domo. Neste relatório descritivo, faz-se referência convencionalmente a parte em formato de triângulo das lâminas de estabilizador, com a parte traseira (ou de retaguarda) da lâmina de estabilizador somente para facilitar a descrição, sem fornecer qualquer sentido limitante a esses adjetivos, e como uma maneira de se empregar a ferramenta de estabilizador.
[0012] O corpo cilíndrico recalcado da invenção apresenta a vantagem de minimizar o risco de potencial aprisionamento e danos ao orifício de cavidade quando se incursionando para dentro e para fora de uma cavidade. Para se acentuar esta vantagem nas lâminas de estabilizador, tem-se a provisão de um lide raso e de um ângulo recalcado de trajeto, preferencialmente em 20°. De forma vantajosa, as lâminas de estabilizador são monolíticas. A ferramenta de estabilizador da invenção pode suportar mais cargas laterais/axiais, e mais cargas laterais do que acontece com as soluções do estado da técnica e, além disso, a ferramenta de estabilizador reduz a possibilidade de desmoronamentos ou empilhamentos, minimizando também as causas por circulação aleatória ou risco de controle de poço.
[0013] De forma vantajosa, o diâmetro externo do envoltório circular definido pela superfície afastada radialmente das lâminas de estabilizador da ferramenta de estabilizador pode ser ajustado ou modificado para qualquer calibragem desejada. Isto é feito por meio da inserção de cunhas e/ou em combinação com diferenciadas elevações radiais das lâminas de estabilizador.
[0014] Conforme as lâminas sejam substituíveis, elas podem ser pronta e rapidamente repostas junto ao local do equipamento. Este aspecto viabiliza a relocação ou reparação da ferramenta de estabilizador junto ao local do equipamento, dando condições a que lâminas de estabilizador gastas e danificadas sejam substituídas rapidamente, eliminando a necessidade de se transportar estabilizadores gastos ou danificados até a uma oficina especializada para reparo. As lâminas de tamanhos diferenciados podem ser gabaritadas junto ao corpo cilíndrico, eliminando a necessidade de ter-se ferramentas de estabilizador adicionais sub-calibradas junto ao local de equipamento. A capacidade de reposição de lâminas de estabilizador danificadas ou gastas no local, e de instalação junto às lâminas de estabilizador de ferramenta de estabilizador de diferenciados tamanhos, reduz enormemente o inventário de ferramentas de estabilizador requeridas junto ao local de perfuração. As economias de capital junto às cargas diárias de aluguéis, custos de transporte, e redução quanto ao espaço de estocagem, se somam à vantagem técnica da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0015] Aspectos e vantagens adicionais da invenção tornar-se-ão mais evidentes em vista da descrição detalhada das modalidades preferidas, sem qualquer exclusividade, de um estabilizador de filamento de furador, ilustrado com forma de um exemplo não-limitativo, com o auxílio dos desenhos de acompanhamento, aonde:
[0016] a Figura 1 consiste de um desenho esquemático de um conjunto de perfuração (conjunto de cavidade de fundo);
[0017] a Figura 2 consiste de uma vista em perspectiva de uma lâmina de estabilizador de acordo com o estado da técnica;
[0018] a Figura 3 consiste de uma vista em perspectiva de uma ferramenta de estabilizador de acordo com a presente invenção;
[0019] a Figura 4 consiste de uma vista em perspectiva do componente da Figura 3 a partir de outra direção;
[0020] a Figura 5 consiste de uma seção transversal ao longo de um plano longitudinal de um componente de ferramenta de estabilizador da invenção;
[0021] a Figura 6 consiste de uma vista em perspectiva da ferramenta de estabilizador antes da instalação das lâminas de estabilizador;
[0022] a Figura 7 consiste de uma vista em perspectiva de uma ferramenta de estabilizador contendo lâminas de estabilizador instaladas;
[0023] a Figura 8 consiste de uma seção transversal parcial em um plano transversal junto ao eixo da ferramenta de estabilizador da Figura 7;
[0024] a Figura 9 consiste de uma vista em perspectiva de outro componente da ferramenta de estabilizador de acordo com a presente invenção.
[0025] Números de referência idênticos nos desenhos identificam os mesmos elementos ou componentes.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
[0026] Uma ferramenta de estabilizador 200 de acordo com a invenção é apresentada na Fig. 1 instalada em duas posições ao longo de um filamento de furador 300. Com particular referência as Figuras de 3 a 9, a ferramenta de estabilizador 200 da invenção compreende de seis lâminas de estabilizador 100 feitas de aço doce. As lâminas de estabilizador incorporam toda, preferencialmente, um formato idêntico e descrevem somente uma lâmina de estabilizador.
[0027] A lâmina de estabilizador 100 é monolítica apresentando um formato alongado definindo um eixo longitudinal. Ela compreende uma parte de estabilizador superior 2, posicionada radialmente distal (afastada) do eixo longitudinal X da ferramenta de estabilizador 200 quando instalada, e uma parte de montagem inferior 3, posicionada radialmente proximal (próxima) do eixo longitudinal da ferramenta de estabilizador quando instalada. A parte de estabilização superior 2 apresenta um formato de uma asa e compreende de uma seção frontal 4, uma seção traseira 5 e uma seção central 11. A seção central 11 apresenta uma largura perpendicular ao eixo longitudinal de magnitude igual a largura da parte de instalação inferior 3 e uma parede vertical 7 como uma continuação da parede vertical da parte de instalação inferior 3. A seção frontal 4 adelgaça a partir da seção central em sentido a uma extremidade frontal substancialmente semicircular, enquanto que a seção traseira 5 apresenta substancialmente o formato de um semi circulo. A lâmina de estabilizador 100 apresenta uma superfície superior 6 definindo a área de contato. A referida superfície apresenta o formato aproximadamente de um domo. A superfície superior 6 da lâmina de estabilizador 100 se inclina para baixo próxima e em sentido a extremidade da seção frontal 4 e também próxima e em sentido à extremidade da seção traseira 5. Preferencialmente, todas as bordas entre as paredes verticais laterais 7 e a superfície superior 6 são arredondadas e também se forma um arredondamento das bordas de todas as demais paredes com a superfície superior 6.
[0028] O formato das lâminas de estabilizador 100 em conjunto com as caneladuras hidrodinâmicas e seus posicionamentos é tal que elas podem deslocar de modo eficiente os fluidos de perfuração e os entalhes de perfuração no entorno das lâminas, reduzindo enormemente o desmoronamento e empilhamento do estabilizador com os entalhes perfurados. Os formatos adelgaçados da lâmina reduzem a fricção, e acentuam o desempenho da ferramenta de estabilizador enquanto corrediços no modo orientado. A função do afilamento em seção transversal da lâmina do estabilizador é o de reduzir o torque giratório e minimizar o rebaixamento quando se perfurando no modo giratório.
[0029] A Figura 4 apresenta a lâmina de estabilizador 100 vista em perspectiva a partir da base, ou seja, a partir da lateral que é instalada na posição próxima ao eixo X do corpo cilíndrico 20 quando se considerando um sistema de referência radial. A parte de montagem inferior 3 apresenta uma fenda longitudinal recuada 12 para engate com um pino 12 correspondente se projetando a partir da superfície de base de um receptáculo recuado ou, denominado ainda simplesmente de ranhura 14, formada, genericamente, por uma operação de fresagem, junto à superfície do corpo cilíndrico 20, veja a Fig. 6. A ranhura 14 apresenta uma periferia de lide retangular e uma periferia traseira triangular, e uma estrutura de pino central apresentando um formato complementar junto às partes correspondentes da parte de montagem inferior 3 de modo a vir a acomodá-la. A lâmina de estabilizador 100 é fixa na ranhura 14 por meio de cavilhas 18. Uma área periférica retangular 15 junto à parte frontal da parte de montagem inferior 3 e uma triangular 16 junto à parte traseira da parte de montagem inferior 3 irão acomodar respectivamente três cavidades 17 e uma cavidade 17 para as cavilhas de montagem. Essas cavidades são formadas ainda na periferia retangular frontal (ou de lide) da ranhura 14 e uma na periferia retangular traseira (ou de retaguarda). Desta maneira a lâmina do estabilizador vem a ser plenamente embutida no corpo cilíndrico 20 e as cargas atuando sobre ela são distribuídas uniformemente junto à estrutura do corpo cilíndrico 20 por meio do contato existente com o pino central 13 e com as paredes da ranhura 14.
[0030] A Fig. 5 apresenta uma seção transversal parcialmente longitudinal 100 inserida na ranhura 14 junto à superfície do corpo cilíndrico 20 com o pino 13 engatado na fenda recuada 12 da lâmina de estabilizador 100. Tem-se também a apresentação nesta figura das cavilhas de fixação 18, quatro para cada lâmina de estabilizador, porém mais ou menos do que quatro cavilhas são igualmente possíveis, dependendo das dimensões da ferramenta de estabilizador e das forças atuando junto às lâminas de estabilizador.
[0031] O diâmetro externo D1 do envoltório circular definido pela superfície radialmente afastada das lâminas de estabilizador 100 da ferramenta de estabilizador 200 pode ser ajustado ou modificado para a calibragem desejada, em geral, de 1 polegada, mas sem qualquer exclusividade, e também outras dimensões podem ser obtidas. Este aumento do diâmetro D1 da ferramenta de estabilizador é realizado em incrementos de 1/8 polegadas, por exemplo, por meio das cunhas 25 das placas metálicas delgadas de nivelamento. O emprego das cunhas 25 pode ser combinado com os conjuntos de lâminas de estabilizador de diferenciadas espessuras T. De modo que qualquer dimensão diametral D1 pode ser concebida dependendo das necessidades dos usuários.
[0032] A Fig. 7 apresenta uma vista em perspectiva da ferramenta de estabilizador 200 contendo seis lâminas de estabilizador instaladas. Uma vista frontal de uma extremidade da ferramenta de estabilizador 200 é apresentada na Fig. 8. O corpo cilíndrico 20 é dividido em uma porção central 19' apresentando um diâmetro ligeiramente mais amplo do que as porções de extremidade 19” do corpo cilíndrico, o qual pode ser conectado a um filamento de furador apresentando o mesmo diâmetro. Até dez lâminas de estabilizador 100 podem ser instaladas com seus eixos alinhados e paralelos junto à superfície cilíndrica da porção central 19' do corpo cilíndrico 20, de modo que as lâminas de estabilizador 100 sejam também alinhadas axialmente e paralelas com o eixo X do corpo cilíndrico 20.
[0033] Um primeiro grupo de três lâminas de estabilizador 100, ou alternativamente mais de três, dependendo da modalidade, vem a ser disposto e igualmente distribuído ao longo de um primeiro círculo ideal na superfície do corpo cilíndrico 20 voltado na direção de escoamento a jusante. Um segundo grupo de três lâminas de estabilizadores 100 é voltado na direção de escoamento a montante, ou alternativamente, mais de três, dependendo da modalidade, sendo disposto e igualmente distribuído ao longo de um segundo círculo ideal, espaçado do primeiro círculo ideal. As extremidades frontais 4 em ambos círculos ideais se estendem em direções opostas, afastando-se ambas dos círculos ideais, de modo que a área frontal da ferramenta de estabilizador movimentando-se para frente 200 seja provida contendo as extremidades frontais mais amplas 4 das lâminas de estabilizador 100, a despeito da direção pela qual o filamento de furador 300 esteja se deslocando. Os dois grupos de lâminas de estabilizador 100 são dispostos de tal maneira que suas extremidades traseiras 5 são dispostas entre si, aonde cheguem as extremidades traseiras 5, na direção axial, aproximadamente em direção a parte central das extremidades traseiras 5 das lâminas de estabilizador 100 adjacentes. Graças a esta acomodação das lâminas de estabilizador são formados canais oblíquos entre a extremidade traseira 5 de cada par vizinho das lâminas de estabilizador 100, possibilitando-se o escoamento dos líquidos durante as operações no poço.
[0034] Em uma modalidade particularmente vantajosa, entre cada lâmina de estabilizador 100 existem caneladuras hidrodinâmicas 21 fresadas junto ao corpo cilíndrico 20 projetadas para criarem um efeito de autolimpeza e lavagem a jato, com aceleração dos transportes nos entalhes por sobre a área recalcada do corpo cilíndrico. A ação de autolimpeza, ou seja, o efeito de lavagem a jato tem se demonstrado minimizando o efeito de acúmulo de lama, levando a homogeneidade do fluxo de fluido de perfuração, e minimizando o desmoronamento.
[0035] Essas caneladuras hidrodinâmicas 21 são localizadas na superfície do corpo cilíndrico 200 ao longo de dois círculos ideais coaxiais espaçados a parte um do outro e sendo alinhados com o eixo X do corpo cilíndrico 20 e paralelos entre si. Eles são formatados de modo vantajoso como um canal configurado como um foguete contendo um nariz ou um cone na cauda frontal, e dois trajetos divergentes junto à extremidade de cauda, melhorando o efeito hidrodinâmico. A quantidade de caneladuras hidrodinâmicas 21 localizadas em cada círculo podem ser três ou mais dependendo também do diâmetro da ferramenta de estabilizador e a partir da quantidade de lâminas de estabilizador que são instaladas sobre o mesmo.
[0036] Apesar de a invenção ter sido descrita através de modalidades preferida, um especialista na área irá observar que muitas modificações podem ser efetuadas dentro do âmbito da invenção definida conforme o quadro de reivindicações.

Claims (14)

1. Ferramenta de estabilizador (200) para um filamento de furador, compreendendo um corpo cilíndrico (20) definindo um eixo longitudinal X tendo, na sua superfície, uma pluralidade de laminas de estabilizador e uma pluralidade de ranhuras, caracterizado pelo fato de cada uma da pluralidade de ranhuras longitudinais (14) ser provida com um pino (13) respectivo se estendendo radialmente a partir da superfície de base no interior das ranhuras (14) e sendo uma parte integral do corpo cilíndrico (20), a pluralidade de lâminas de estabilizador (100) tendo um formato alongado se estendendo em paralelo ao eixo longitudinal e compreendendo uma parte radialmente distal (11) e uma parte radialmente proximal, em que a extensão longitudinal da parte radialmente distal (4) é mais curta do que a extensão longitudinal da parte radialmente proximal, em que a parte radialmente proximal compreende uma primeira parte retangular e uma segunda parte afunilada localizada axialmente oposta à primeira parte e provida com cavidades em tala (17) para a passagem de cavilhas de fixação junto às primeira e segunda partes, com a parte radialmente proximal sendo de formato complementar junto a uma das ranhuras longitudinais (14) e apresentando uma fenda longitudinal (12) para engatar uma ou mais ranhuras longitudinais (14) e apresentando uma fenda longitudinal (12) para engatar um dos pinos (13) apresentando formato complementar.
2. Ferramenta de estabilizador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma pluralidade de caneladuras hidrodinâmicas (21) é provida na superfície do corpo cilíndrico (20) e cada caneladura hidrodinâmica (21) é posicionada entre duas ranhuras longitudinais adjacentes (14).
3. Ferramenta de estabilizador, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a pluralidade de lâminas de estabilizador (100)é monolítica.
4. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as lâminas de estabilizador (100) são conectadas de forma destacável por meio de cavilhas (18) junto ao corpo cilíndrico (20).
5. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a dimensão do diâmetro externo D1 de um envoltório cilíndrico definido pela rotação da ferramenta de estabilizador (200) em torno de seu eixo longitudinal pode ser variada por meio de cunhas (25) ou pelo nivelamento de placas delgadas inseridas em cada ranhura (14) e sua respectiva lâmina de estabilizador (100) e/ou por meio de lâminas de estabilizador (100) apresentando diferentes espessuras radiais T.
6. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a largura média da segunda parte da pluralidade de lâminas de estabilizador (100) é substancialmente menor do que a largura média da primeira parte de pluralidade de lâminas de estabilizador (100).
7. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as lâminas de estabilizador (100) são alinhadas axialmente com o eixo do corpo cilíndrico (200).
8. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as lâminas de estabilizador (100) são localizadas ao longo pelo menos de dois círculos coaxiais ideais afastados na superfície do corpo cilíndrico (200).
9. Ferramenta de estabilizador, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que a pluralidade de lâminas de estabilizador (100) inclui mais de três lâminas de estabilizador (100) e ao longo de cada círculo ideal são dispostas pelo menos três lâminas de estabilizador (100).
10. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que as bordas entre a superfície superior (6) e as paredes laterais (7) circundando as mesmas são arredondadas.
11. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 10, caracterizada pelo fato de que a pluralidade das caneladuras hidrodinâmicas (21) são axialmente alinhadas com o eixo do corpo cilíndrico (200).
12. Ferramenta de estabilizador, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que as partes centrais da pluralidade de caneladuras hidrodinâmicas (21) são localizadas ao longo pelo menos de dois círculos ideais coaxiais espaçados na superfície do corpo cilíndrico (200).
13. Ferramenta de estabilizador, de acordo com a reivindicação 2 ou 12, caracterizada pelo fato de que três ou mais caneladuras hidrodinâmicas (21) são localizadas em cada círculo.
14. Ferramenta de estabilizador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 13, caracterizada pelo fato de que a pluralidade de caneladuras hidrodinâmicas (21) são fresadas junto ao corpo cilíndrico (200).
BR102016006858-4A 2015-03-13 2016-03-14 Ferramenta de estabilizador BR102016006858B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP15159006.4A EP3067513B1 (en) 2015-03-13 2015-03-13 Blade stabiliser tool for drill string
EP15159006.4 2015-03-13

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016006858A2 BR102016006858A2 (pt) 2018-07-10
BR102016006858B1 true BR102016006858B1 (pt) 2022-08-23

Family

ID=52648943

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016006858-4A BR102016006858B1 (pt) 2015-03-13 2016-03-14 Ferramenta de estabilizador

Country Status (7)

Country Link
US (1) US10208545B2 (pt)
EP (1) EP3067513B1 (pt)
CN (1) CN105971525A (pt)
AR (1) AR103917A1 (pt)
BR (1) BR102016006858B1 (pt)
CA (1) CA2923472C (pt)
NO (1) NO3067513T3 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10626674B2 (en) 2016-02-16 2020-04-21 Xr Lateral Llc Drilling apparatus with extensible pad
US10890030B2 (en) * 2016-12-28 2021-01-12 Xr Lateral Llc Method, apparatus by method, and apparatus of guidance positioning members for directional drilling
US11255136B2 (en) 2016-12-28 2022-02-22 Xr Lateral Llc Bottom hole assemblies for directional drilling
WO2019014142A1 (en) 2017-07-12 2019-01-17 Extreme Rock Destruction, LLC LATERALLY ORIENTED CUTTING STRUCTURES
CN109403881B (zh) * 2018-12-26 2023-12-26 济源微浪石油设备有限公司 可换直翼稳定器
CA3118823A1 (en) * 2019-01-14 2020-07-23 Halliburton Energy Services, Inc. Measuring strain throughout a directional well
CN109577876B (zh) * 2019-01-15 2024-02-20 济源华新石油机械有限公司 可换斜翼稳定器
US20230116845A1 (en) * 2021-10-12 2023-04-13 Baker Hughes Oilfield Operations Llc Lock mechanism for bit run tool and replaceable blades
US11674359B1 (en) * 2021-11-03 2023-06-13 Erdos Miller, Inc. Systems, methods and apparatus for stabilizing a downhole tool and fluid flow

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4280742A (en) * 1978-09-21 1981-07-28 Smith International, Inc. Wall contacting tool
US4301876A (en) * 1979-08-24 1981-11-24 Smith International, Inc. Non-rotating stabilizer for raise boring
US4378852A (en) * 1981-04-09 1983-04-05 Garrett William R Wedge lock stabilizer
US4508184A (en) * 1983-05-27 1985-04-02 Hansen Michael S Roller reamer/stabilizer
CN1034974A (zh) * 1989-01-24 1989-08-23 Smp国际公司 钻井装置中的钻杆稳定器
US5447207A (en) * 1993-12-15 1995-09-05 Baroid Technology, Inc. Downhole tool
AUPP946299A0 (en) * 1999-03-26 1999-04-22 Gearhart Australia Limited Stabilizer tool block wear pad assembly
DE602004013330T2 (de) 2004-10-20 2009-07-16 European Drilling Projects B.V. Bohrstrangstabilisator
GB0505166D0 (en) * 2005-03-14 2005-04-20 Stewart Arthur Multi-function downhole tool
CN2740763Y (zh) * 2005-06-01 2005-11-16 赵道远 独立耐磨条式抽油杆防偏磨扶正器
FR2927936B1 (fr) * 2008-02-21 2010-03-26 Vam Drilling France Element de garniture de forage, tige de forage et train de tiges de forage correspondant
CN203655157U (zh) * 2014-01-04 2014-06-18 黑龙江北方双佳钻采机具有限责任公司 可换片变径稳定器

Also Published As

Publication number Publication date
CA2923472A1 (en) 2016-09-13
BR102016006858A2 (pt) 2018-07-10
EP3067513A1 (en) 2016-09-14
CN105971525A (zh) 2016-09-28
EP3067513B1 (en) 2017-10-11
AR103917A1 (es) 2017-06-14
CA2923472C (en) 2023-01-10
US20160265287A1 (en) 2016-09-15
US10208545B2 (en) 2019-02-19
NO3067513T3 (pt) 2018-03-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102016006858B1 (pt) Ferramenta de estabilizador
US10794117B2 (en) Slide reamer and stabilizer tool
CA2776575C (en) Hole opener with hybrid reaming section
US8191635B2 (en) Hole opener with hybrid reaming section
BRPI0916810B1 (pt) broca de perfuração terrestre
WO2009086286A2 (en) Reamer with stabilizers for use in a wellbore
BR112013012491B1 (pt) Sistema de roletes para uso em fundo de poço
BR112015003260B1 (pt) Alargador incorporando características de desempenho melhorado nas formações rígidas e abrasivas
US3419094A (en) Drill string stabilizer
US3680647A (en) Wall contacting tool
BR102016021156A2 (pt) ferramenta estabilizadora de lâmina monolítica para corda de broca
BR112015016937B1 (pt) Broca de perfuração
EP2486218B1 (en) Hole opener with hybrid reaming section
US4697652A (en) Reversible roller stabilizer extensions for earth boring head
CA2776642A1 (en) Hole opener with hybrid reaming section
CA2776640C (en) Hole opener with hybrid reaming section
BR202017013914U2 (pt) configuração aplicada em ferramenta de perfuração de poços com dupla ação simultânea de corte
BRPI1105591B1 (pt) ferramenta para estabilização da fluência de rochas salinas em poços abertos
US20150159442A1 (en) High Annular Area Low Friction Stabilizer Design
BR102012027341B1 (pt) equipamento para centralizar, guiar e estabilizar alargadores

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/03/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS