BR102015018015A2 - Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas - Google Patents

Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas Download PDF

Info

Publication number
BR102015018015A2
BR102015018015A2 BR102015018015-2A BR102015018015A BR102015018015A2 BR 102015018015 A2 BR102015018015 A2 BR 102015018015A2 BR 102015018015 A BR102015018015 A BR 102015018015A BR 102015018015 A2 BR102015018015 A2 BR 102015018015A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wheel
practice
club
base
physical activities
Prior art date
Application number
BR102015018015-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Mateus Da Silva Evandro
Aparecido Duela Edenilson
Original Assignee
Mateus Da Silva Evandro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mateus Da Silva Evandro filed Critical Mateus Da Silva Evandro
Priority to BR102015018015-2A priority Critical patent/BR102015018015A2/pt
Publication of BR102015018015A2 publication Critical patent/BR102015018015A2/pt

Links

Landscapes

  • Rehabilitation Tools (AREA)

Abstract

"dispositivo para a pratica de esporte de campo ou para atividades físicas" o qual é indicado pela referência a trata de um pedido de patente de invenção que propõe um inovador dispositivo de tração manual para a prática de atividades físicas e esportivas para adultos, de modo a ser utilizado individualmente ou coletivamente, como um jogo em grupo ou times baseado em movimentação de taco e roda esférica ou em formato pneumático que tem por objetivo trabalhar a coordenação motora, a capacidade cardiovascular e a estrutura muscular com baixas possibilidades de injúrias e riscos traumáticos ao corpo.

Description

(54) Título: DISPOSITIVO PARA PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS (51) Int. Cl.: A63B 22/20 (73) Titular(es): EVANDRO MATEUS DA SILVA, EDENILSON APARECIDO DUELA (72) Inventor(es): EVANDRO MATEUS DA SILVA; EDENILSON APARECIDO DUELA (74) Procurador(es): SANDRA SANTOS (57) Resumo: DISPOSITIVO PARA A PRATICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS o qual é indicado pela referência A trata de um pedido de Patente de Invenção que propõe um inovador dispositivo de tração manual para a prática de atividades físicas e esportivas para adultos, de modo a ser utilizado individualmente ou coletivamente, como um jogo em grupo ou times baseado em movimentação de taco e roda esférica ou em formato pneumático que tem por objetivo trabalhar a coordenação motora, a capacidade cardiovascular e a estrutura muscular com baixas possibilidades de injúrias e riscos traumáticos ao corpo.
FIG.1 /9 “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS”
CAMPO TÉCNICO [001] O presente relatório descritivo trata de um dispositivo de tração manual para a prática de atividades físicas e esportivas para adultos, baseado em movimentação de taco e roda esférica ou em formato pneumático.
ESTADO DA TÉCNICA [002] Em tempos não tão distantes, era comum ver crianças ou crianças e adultos brincando com um cabo de vassoura com um arame amarrado em uma das pontas, que direcionava um pneu, normalmente, de roda de carrinho de feira, correndo pela rua ou jogando a rodinha para a outra criança ou adulto pegar e assim seguia a brincadeira.
[003] Porém, os vários confortos da vida moderna acabaram levando muitas pessoas ao sedentarismo, que é apontado como um dos principais fatores de vários problemas de saúde, como hipertensão arterial, osteoporose e aumento do colesterol e é sabido que a prática esportiva e de atividades físicas são grandes aliados na prevenção, e muitas vezes, na cura dessas doenças.
[004] O estado da técnica atual contempla uma variada gama de dispositivos para a prática de atividades físicas e esportivas, porém, a maior parte delas dominadas por jogos e brinquedos eletrônicos que, além de caros, fazem com que o indivíduo divirta-se sentado na frente de uma
2/9 televisão, de um computador e, mais comumente, utilizando seu próprio telefone móvel, não estimulando a prática de exercícios que promovam movimentação e interação social.
OBJETIVOS DA INOVAÇÃO [005] Diante do estado da técnica acima descrito, o objetivo deste pedido de Patente de Invenção é prover um dispositivo que tornará ainda melhor a experiência de práticas esportivas e atividades físicas, trabalhando praticamente todo o corpo junto com a mente na criação e execução de jogadas, na movimentação e na coordenação espacial, podendo tanto ser utilizado coletivamente por times ou individualmente.
[006] O foco é promover um estilo de vida mais saudável, através do combate ao sedentarismo, com exercícios que trabalharão a coordenação motora, a capacidade cardiovascular e a estrutura muscular, aliando uma atividade de ação com possibilidades muito baixas de risco traumático.
[007] Semelhante à prática do golfe, o dispositivo permite a prática desportiva de arremesso de roda ou disco por meio de um tipo de taco, leve e ergonômico, de uso confortável e prático, pois pode ser facilmente guardado em pequenos espaços pela sua característica de ser telescópico. De forma diferente do golfe, a roda ou disco pode ser arremessada pelo ar ou por terra, rolando sobre o solo, e o dispositivo pode ser utilizado em pequenos espaços e em
3/9 diversos tipos de piso, tais como grama, asfalto, terra batida, entre outros. Outra diferença em relação ao golfe é que a roda ou disco é manipulada, movimentada e direcionada dentro e fora da base do taco durante todo o uso. Uma terceira diferença do golfe é que, quando utilizado como esporte, o mesmo pode ser praticado tanto individualmente quanto por duas ou mais pessoas. Para finalizar, os custos envolvidos na prática do esporte o tornam bem mais acessível que o golfe, pois não requer locais especiais nem várias aulas para o aprendizado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS [008]O dispositivo para a prática de atividades esportivas aqui tratado será pormenorizadamente descrito com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais:
A figura 1 ilustra a visão geral em perspectiva do dispositivo;
A figura 2 ilustra o dispositivo geral em perspectiva explodida;
A figura 3 ilustra a vista posterior em perspectiva detalhada do dispositivo com base e roda desmontada
A figura 4 ilustra a vista lateral em perspectiva detalhada do dispositivo com base e roda montada;
A figura 5 ilustra a vista frontal em perspectiva da base e roda montada;
A figura 6 ilustra a vista lateral do dispositivo montado destacando o encaixe interior da lateral;
4/9
A figura 7 ilustra a visão posterior em perspectiva da variante do dispositivo com base e roda montados, respectivamente, sem o sistema de encaixe e pino;
A figura 8 ilustra a visão geral em perspectiva de variante do dispositivo com sistema de frenagem e com possibilidade de manete posicionado em direção vertical;
A figura 9 ilustra a visão geral em perspectiva de variante do dispositivo com sistema de frenagem com possibilidade de manete posicionado em direção horizontal
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INOVAÇÃO [009] Em conformidade com que ilustram as figuras acima descritas, o dispositivo objeto deste pedido de Patente de Invenção e que é indicado, de modo geral, pela referência “A” é formado por um taco telescópico 1, uma base 2, uma roda de movimentação 3, uma roda de apoio 4, dois conectores 5, dois encaixes 6, uma empunhadura 7, um ímã 8 e um eixo 9.
[010] O dispositivo A pode ser fabricado em vários tipos de materiais, desde os mais simples, tal como plásticos até os mais sofisticados, como alumínio, fibra de carbono, titânio, entre outros, o que possibilita que o taco tenha pesos diferentes mantendo o mesmo formato.
[011] O taco telescópico 1 pode alcançar até um metro e vinte centímetros de comprimento, composto por dois estágios de diferentes proporções para adequação do tamanho conforme a necessidade e altura do indivíduo que o
5/9 estiver utilizando adequando-se, assim, perfeitamente ao usuário.
[012] O primeiro estágio 1a, ou inferior, é oco e um pouco mais largo que o segundo 1b, ou superior, e com 70 centímetros de comprimento. O segundo estágio é maciço e com 50 centímetros de comprimento, podendo ser encaixado no interior do primeiro estágio 1a do sistema telescópico. Ambos os estágios são conectados por meio de um dos conectores 5 e do encaixe 6 do tipo “rosca de pressão”, ou seja, uma vez rosqueada a força exercida exerce o travamento por pressão do cabo telescópico 1 formando, dessa forma, uma peça única.
[013] O dito taco telescópico 1 é oco e conectado à base por meio de um conector 5 fixo formando um ângulo de “lie, ângulo formado entre o cabo telescópico 1 e a linha horizontal, e um ângulo de “loft”, ângulo formado entre a base 2 e a linha vertical. As duas angulações são fixas não havendo qualquer possibilidade de alteração angular.
[014] A base 2, em forma de “U”, tem suas extremidades revestidas de plástico ou borracha para segurança e proteção dos usuários e exerce a função de guia para a roda 3, ficando ligada ao taco telescópico 1 por meio de um conector 5 fixo, dessa forma, a angulação entre a base 2 e o taco telescópico 1 é fixa. O ângulo de inclinação, embora sendo fixo, possibilita maior controle da velocidade de arremesso da roda de movimentação 3.
6/9 [015] A base 2 possui em cada uma de suas laterais internas uma guia 2a, do tipo fêmea, que exercem a função de acoplar, direcionar e encaixar a roda de movimentação 3 por meio do conector do tipo macho 3a. No modo descanso a roda permanece na posição vertical, em pé. As guias 2a têm duas funções, manter a roda de movimentação 3 em movimento contínuo na própria base 2 ou propiciar, com um leve movimento no taco telescópico 1, a liberação da roda 3 através das guias 2a.
[016]Na sola de qualquer uma das laterais da base 2 está disposto um imã 8 que tem por função recolher a roda de movimentação 3 sem a necessidade da utilização das mãos do indivíduo que estiver empunhando o dispositivo A tornando, dessa forma, muito mais fácil e rápida a captura da roda de movimentação 3. O imã 8 poderá ser disposto tanto na laterai direita quanto na esquerda de acordo com a necessidade do usuário, se este for destro ou canhoto.
[017] Outra particularidade da base 2 é a roda de apoio 4 cuja função é dar apoio à base 2 e conectada a dita base 2 por meio de um eixo 9. A função da roda de apoio 4 é dar sustentação à base 2 quando esta estiver ao solo e permitir a livre movimentação de todo o conjunto em qualquer direção. Esta roda pode ser tanto em formato de pneu quanto em formato esférico.
[018]A roda de movimentação 3 tem as laterais metálicas para que o imã 8 possa exercer sua função
7/9 magnética de voltá-ia à posição vertical quando a roda estiver caída ao solo. Esse tipo de roda de movimentação 3 possibilita, à escolha do usuário, o uso de pneu de borracha ou de plástico ou pode ser utilizada sem a necessidade desses. Para eliminar a possibilidade de injúrias, toda e qualquer parte metálica terá uma cobertura de proteção, feita de plástico ou borracha.
[019] Na extremidade superior do taco telescópico 1 encontra-se acoplada a empunhadura 7 que pode ser fabricada em plástico, borracha ou de qualquer outro material podendo, inclusive, fazer parte da própria estrutura do taco telescópico.
[020] Assim sendo, para um melhor entendimento do manejo e utilização descreve-se, a seguir, o funcionamento do dispositivo A.
[021] O usuário segura o dispositivo A pela empunhadura, coloca a roda de movimentação 3 entre as laterais da base 2 e sai andando ou correndo com ele. A roda de movimentação 3 pode girar livremente uma vez que os encaixes 3a ficam acoplados nas guias 2a laterais. Dessa forma o controle da roda de movimentação 3 fica a cargo do usuário, que pode também repassar a roda para um companheiro de atividade.
[022] Caso a roda escape do controle e desconecte-se da guia 2a ficando solta no solo, o usuário pode recolocar a roda na base 2 aproximando essa da roda
8/9 de movimentação 3. A função de recolocação ficará a cargo do ímã 8.
[023]O dispositivo também apresenta duas variantes distintas.
[024]A primeira variante, mais simples, apresenta um dispositivo A com as laterais da base 2 sem os encaixes, ou seja, total mente lisa sendo dispensada, dessa forma, os conectores 3a localizados nas laterais da roda de movimentação 3, assim, esta manter-se-á na posição vertical, ou seja em pé, na base 2 apenas com o auxilio e força do ímã 8.
[025]A segunda variante, um pouco mais complexa, apresenta acrescido ao dispositivo A um sistema de frenagem composto por um manete de freio 10, dois fios de aço 11, um carretei tensionador 12 e duas sapatas de freio 13.
[026]Dito taco 1 possui dois orifícios, um superior e outro inferior, que têm por finalidade direcionar os fios de aço 11. O primeiro orifício, ou orifício de entrada, está localizado na parte superior do taco 1 por onde são introduzidos os ditos fios de aço 11 e estes estão conectados ao manete de freio 10 posicionado logo abaixo da empunhadura 7 e dispostos intemamente por toda a extensão do taco 1 até o orifício de saída localizado na parte inferior do taco 1 logo abaixo do encaixe 6. Uma vez na parte externa do taco 1 os fios de aço 11 são conectados às duas
9/9 sapatas de freio 12, cada uma delas dispostas nas laterais externas da base 2. Uma vez acionado pelo usuário o sistema de freios por meio de acionamento manual do manete 10 tencionará os cabos de freio que assim exercerão pressão no base 2 fazendo com as sapatas de freio exerçam pressão sobre a roda 3 segurando e mantendo esta na posição vertical ou em pé. Uma vez que o manete seja afrouxado pelo usuário, a base 2 soltará a roda 3 possibilitando que esta seja lançada novamente.
/2

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS”, caracterizado por ser um dispositivo de tração manual para a prática de atividades físicas para adultos;
  2. 2. “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS”, conforme reivindicação 1, caracterizado por ser um dispositivo de tração manual para a prática de atividades físicas ou esportivas para adultos;
  3. 3. “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS”, de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizado por ser um dispositivo de tração manual por movimentação de taco,
  4. 4. “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS”, conforme reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado por ser um dispositivo de tração manual por movimentação de taco que arremessa uma roda ou disco;
  5. 5. “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU PARA ATIVIDADES FÍSICAS”, conforme reivindicações 1,2 3 e 4, caracterizado por ser um dispositivo de tração manual, por movimentação de taco e roda esférica que pode ser utilizado individualmente ou coletivamente.
    2/2
  6. 6. “DISPOSITIVO PARA A PRÁTICA DE ESPORTE DE CAMPO OU ATIVIDADES FÍSICAS” caracterizado por ser um dispositivo de tração manual, por movimentação de taco e roda esférica no qual pode ser acoplado um sistema de frenagem.
    2/9
    3/9
BR102015018015-2A 2015-07-28 2015-07-28 Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas BR102015018015A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015018015-2A BR102015018015A2 (pt) 2015-07-28 2015-07-28 Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015018015-2A BR102015018015A2 (pt) 2015-07-28 2015-07-28 Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015018015A2 true BR102015018015A2 (pt) 2018-03-20

Family

ID=62001804

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015018015-2A BR102015018015A2 (pt) 2015-07-28 2015-07-28 Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015018015A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4166873B2 (ja) 配列された牽引摩擦部材を備えたゴルフシューズ
US20140333049A1 (en) Foldable golf cart
US6846252B2 (en) Practice hockey board
US7758441B2 (en) Golf training assembly
US7364164B2 (en) Reconfigurable golf game
US3515389A (en) Game club and ball of butyl rubber
US3179413A (en) Toy golf game
KR101243264B1 (ko) 유희용 운동기구
BR102015018015A2 (pt) Dispositivo para prática de esporte de campo ou para atividades físicas
JP2014136057A (ja) ゴルフ練習兼用のトレーニング用具
US6234922B1 (en) Fielding practice bat
US20140287845A1 (en) Swing
JP2006340738A (ja) バッテリースタンドを添えた多目的スポーツネット
KR200298604Y1 (ko) 줄넘기용 줄
US8894513B2 (en) Overhand throwing training system and method
US20060252568A1 (en) Elevated golf club foot
WO2018046911A2 (en) Play apparatus
KR200453597Y1 (ko) 타격과 콘트롤을 강화한 족구화
PT1802378E (pt) Jogo de bola, utilizável, por exemplo, para o treino de um ou vários jogadores de ténis
KR101873382B1 (ko) 럭비 스크럼 연습장치
JP3212593U (ja) 室内用ゴルフ遊戯具
JP2014124352A (ja) 室内球技遊具
JP3149162U (ja) 運動練習用具
JP3124792U (ja) バスケット又はかご式次世代ゴルフバッグ
KR200318061Y1 (ko) 놀이용 골프세트

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL