BR102015010669A2 - sistema de propulsão de lâmina oscilante e método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante - Google Patents

sistema de propulsão de lâmina oscilante e método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante Download PDF

Info

Publication number
BR102015010669A2
BR102015010669A2 BR102015010669A BR102015010669A BR102015010669A2 BR 102015010669 A2 BR102015010669 A2 BR 102015010669A2 BR 102015010669 A BR102015010669 A BR 102015010669A BR 102015010669 A BR102015010669 A BR 102015010669A BR 102015010669 A2 BR102015010669 A2 BR 102015010669A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
field
blade
agitation
amplitude
motion
Prior art date
Application number
BR102015010669A
Other languages
English (en)
Inventor
Dawei Feng
Esa Jaakkola
H Mangkhankhual
Inka Luhtanen
Jürgen Neubauer
Pontus Salminen
Rachit Jain
Rahul Kallada Janardhan
Sabyasachi Gosh Dastidar
Ville Kallis
Ville Pyötsiä
Original Assignee
Abb Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Abb Oy filed Critical Abb Oy
Publication of BR102015010669A2 publication Critical patent/BR102015010669A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63HMARINE PROPULSION OR STEERING
    • B63H1/00Propulsive elements directly acting on water
    • B63H1/30Propulsive elements directly acting on water of non-rotary type
    • B63H1/36Propulsive elements directly acting on water of non-rotary type swinging sideways, e.g. fishtail type

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydraulic Turbines (AREA)
  • Mixers Of The Rotary Stirring Type (AREA)

Abstract

resumo patente de invenção: “sistema de propulsão de lâmina oscilante e método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante”. a invenção refere-se a um sistema de propulsão de lâmina oscilante composto por uma lâmina móvel, um mecanismo de campo que se conecta à lâmina móvel e configurado para controlar um movimento de campo da lâmina, um mecanismo de agitação que se conecta à lâmina móvel e configurado para controlar um movimento de agitação da lâmina, e em que pelo menos um dentre os mecanismos de campo e agitação é configurado para ajustar uma amplitude do movimento respectivo da lâmina móvel. a invenção ainda refere-se a um método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante de um sistema de propulsão marítima.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DE PROPULSÃO DE LÂMINA OSCILANTE E MÉTODO PARA CONTROLAR UM MOVIMENTO DE UMA LÂMINA MÓVEL OSCILANTE".
Campo técnico da invenção [0001] A presente invenção refere-se a um sistema de propulsão marítima, em particular a um sistema de propulsão de lâmina oscilante. A presente invenção ainda refere-se a um método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante de um sistema de propulsão marítima. Além disso, a invenção refere-se a um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções de computador implementável. Além disso, a invenção refere-se a um programa de computador.
Antecedentes da invenção [0002] Muitos dispositivos de propulsão marítima diferentes para uso em um fluido são conhecidos, por meio do qual um navio pode ser propelido ou propelido e dirigido. Sistemas de propulsão típicos incluem, por exemplo, rodas de pás laterais, hélices de parafuso convencionais, dispositivos de propulsão instalada, hélices de eixo vertical, velas, velas pipa, ou rotores Flettner.
[0003] Atualmente, os navios, especialmente os navios de carga, são geralmente equipados com pelo menos uma hélice de propulsão. A eficiência da hélice é normalmente de cerca de 60% - 70%. Otimizações adicionais das hélices de parafuso convencionais tornaram-se mais difíceis e, portanto, novos dispositivos de propulsão são necessários, que, por exemplo, produzam impulso por um movimento de uma barbatana oscilante, que imita a maneira pela qual os golfinhos ou baleias nadam. Estima-se que a eficiência de tais animais marinhos seja superior a 70%. A propulsão por barbatana teórica foi amplamente estudada no passado e novos sistemas de propulsão por barbatana po- dem, por exemplo, levar à consecução de uma maior eficiência do propulsor em comparação com uma hélice convencional.
[0004] O documento US 2011/0255971 A1, que é considerado a mais próxima tecnologia prévia, divulga um aparelho para oscilar uma lâmina em um fluido. O aparelho é composto por um primeiro mecanismo de manivela e por um segundo mecanismo de manivela ligado a uma lâmina. O referido primeiro mecanismo de manivela e o referido segundo mecanismo de manivela têm diferentes deslocamentos de pinos de manivela, são funcionalmente ligados tal que quando acionado a velocidade de revolução do referido primeiro mecanismo de manivela é a mesma que a velocidade de revolução do referido segundo mecanismo de manivela, e estão fora de fase um com o outro.
[0005] O eixo de manivelas do primeiro mecanismo de manivelas é giratório sobre um primeiro eixo de rotação e tem um primeiro deslocamento do pino de manivela em relação ao referido primeiro eixo de rotação. O eixo de manivela do segundo mecanismo de manivela é giratório sobre um segundo eixo de rotação e tem um segundo deslocamento do pino de manivela em relação ao referido segundo eixo de rotação. O comprimento do primeiro e do segundo eixo de manivela é constante e não ajustável. Portanto, o aparelho de acordo com o documento US 2011/0255971 A1 permite o ajuste da frequência do campo do tipo sinusoidal e movimento de agitação da lâmina pelo ajuste da velocidade de revolução dos mecanismos de manivela, mas não permitem o ajuste controlado da amplitude de pico do campo e do movimento de agitação, por exemplo, para ajustar o ângulo de ataque, dependendo da direção e velocidade do fluxo de fluido local que se aproxima na área de trabalho da lâmina.
Sumário da invenção [0006] É um objeto de determinadas modalidades da presente invenção o fornecimento de um sistema de propulsão de lâmina oscilan- te. É ainda um objeto de determinadas modalidades da presente invenção o fornecimento de um método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante de um sistema de propulsão marítima.
[0007] De acordo com determinadas modalidades, é descrito um sistema de propulsão marítima através do qual pode-se propulsionar um navio. De acordo com determinadas modalidades, é ainda descrito um dispositivo de propulsão, que implementa os aspectos do movimento de uma barbatana de um animal, tal como uma baleia ou um golfinho, em que o movimento exigido do sistema de propulsão é controlável e ajustável.
[0008] Estes e outros objetos são alcançados pela presente invenção, como descrito e reivindicado deste ponto em diante. Deste modo, a invenção diz respeito a um sistema de propulsão de lâmina oscilante composto por uma lâmina móvel, um mecanismo de campo conectado à lâmina móvel e configurado para controlar um movimento de campo da lâmina, um mecanismo de agitação conectado à lâmina móvel e configurado para controlar um movimento de agitação da lâmina, e em que pelo menos um dentre os mecanismos de campo e agitação é configurado para ajustar uma amplitude do respectivo movimento da lâmina móvel.
[0009] O mecanismo de campo é configurado para ajustar um ângulo de campo do movimento de campo da lâmina. O mecanismo de campo é configurado para fazer com que a amplitude do movimento de campo mude de uma primeira amplitude de pico para uma amplitude de pico substancialmente diferente. A amplitude de pico substancialmente diferente é, de preferência, maior ou menor do que a primeira amplitude de pico em 5-70 graus, mais preferencialmente em 10-60 graus. O mecanismo de campo ainda é, de preferência, configurado para ajustar uma frequência do movimento de campo da lâmina.
[0010] O mecanismo de agitação é configurado para ajustar uma agitação do movimento de agitação da lâmina. O mecanismo de agitação é configurado para fazer com que a amplitude do movimento de agitação mude de uma primeira amplitude de pico para uma amplitude de pico substancialmente diferente. O mecanismo de agitação ainda é, de preferência, configurado para ajustar uma frequência do movimento de agitação.
[0011] Pelo menos um dentre o mecanismo de campo e o mecanismo de agitação, de preferência, inclui um mecanismo de manivela para controlar a amplitude do movimento de campo e/ou agitação. O mecanismo de manivela de preferência inclui um braço de manivela, que é giratório em torno de um eixo de rotação, e em que o comprimento do braço de manivela é ajustável. Caso contrário, o mecanismo de manivela de preferência inclui um braço de manivela, que é giratório em torno de um eixo de rotação, e um acoplamento que é móvel ao longo do braço da manivela. O acoplamento do mecanismo de manivela de preferência inclui um pino de manivela que é localizado a uma distância ajustável do eixo de rotação. O mecanismo de campo de preferência inclui um mecanismo de manivela tendo uma vara de campo. A vara de campo é conectada a um acoplamento do mecanismo de campo. O mecanismo da agitação de preferência inclui um mecanismo de manivela tendo uma haste de agitação. A haste de agitação é, então, conectada a um acoplamento do mecanismo de agitação. Caso contrário, pelo menos um dentre o mecanismo de campo e o mecanismo da agitação, de preferência, inclui cilindros hidráulicos em vez de um mecanismo de manivela para controlar a amplitude do movimento de agitação e/ou de campo. As amplitudes do movimento de campo e agitação também podem ser, de preferência, controladas por meio de um conjunto de módulo de base e cremalheira, no qual o módulo de base é linearmente móvel ao longo da cremalheira e, pelo menos, uma lâmina móvel é conectada ao módulo de base.
[0012] O mecanismo de campo de preferência inclui um controle deslizante do campo, que está ligado ao mecanismo de manivela do mecanismo de campo, e em que o controle deslizante do campo é linearmente móvel. O mecanismo da agitação de preferência inclui um controle deslizante de agitação, que está ligado ao mecanismo de manivela do mecanismo de agitação, e em que o controle deslizante de agitação é linearmente móvel. De preferência, pelo menos um dentre o mecanismo de campo e o mecanismo de agitação está ligado à lâmina móvel por um conector incluindo pelo menos um carne que inclui pinhões. O respectivo controle deslizante de campo ou agitação do referido mecanismo de campo e/ou do mecanismo de agitação, então, inclui pinhões de cremalheira. Os pinhões do carne são, então, acoplados aos referidos pinhões de cremalheira. Caso contrário, o mecanismo de campo e o mecanismo de agitação são preferencialmente ligados à lâmina móvel por meio de pelo menos um conector, incluindo um mecanismo de manivela. O mecanismo de manivela do conector é, então, acoplado a um controle deslizante de campo, a um controle deslizante de agitação, e à lâmina móvel.
[0013] Pelo menos uma parte do mecanismo de campo e pelo menos uma parte do mecanismo de agitação, de preferência, são configurados para serem alojados dentro de um casco de um navio. A lâmina móvel é configurada para estar do lado de fora do casco do navio. Caso contrário, o sistema de propulsão da lâmina oscilante é parcialmente alojado dentro de uma carcaça azimutal. O conector estende-se, então, do lado de fora da carcaça azimutal para dentro da carcaça.
[0014] O sistema de propulsão de lâmina oscilante, de preferência, ainda é constituído por um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções implementável por computador capaz de fazer com que um processador, em conexão com o mecanismo de campo, controle um ângulo de campo da lâmina móvel, uma frequência do movimento de campo, e uma amplitude do movimento de campo. Além disso, o sistema de propulsão de lâmina oscilante, de preferência, ainda é composto por um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções im-plementável por computador capaz de fazer com que um processador, em conexão com o mecanismo de agitação, controle uma agitação da lâmina móvel, uma frequência do movimento de agitação, e uma amplitude do movimento de agitação.
[0015] A invenção ainda refere-se a um método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante de um sistema de propulsão marítima, compreendendo as etapas de: - variação de uma amplitude de um movimento de campo da lâmina móvel para mudar de uma primeira amplitude de pico para uma amplitude de pico substancialmente diferente, e/ou - variação de uma amplitude de um movimento de agitação da lâmina móvel para mudar de uma primeira amplitude de pico para uma amplitude de pico substancialmente diferente.
[0016] De preferência, o método ainda é constituído por: - a recepção de pelo menos uma entrada, a referida entrada selecionada a partir de um grupo de: uma velocidade de um navio, uma direção de um fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel, uma velocidade de um fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel, e um impulso desejado do navio, e - em que pelo menos uma dentre a amplitude do movimento de campo e a amplitude do movimento de agitação é variada, com base pelo menos na referida uma entrada.
[0017] Além disso, a invenção refere-se a um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções implementável por computador capaz de fazer com que um dispositivo de computação, em conexão com um mecanismo de campo capaz de controlar um movimento de campo de uma lâmina móvel e um mecanismo de agitação capaz de controlar um movimento de agitação da lâmina móvel, varie uma amplitude de pelo menos um dentre o movimento de campo e o movimento de agitação da lâmina de um sistema de propulsão de lâmina oscilante.
[0018] O meio legível por computador é, de preferência, capaz de fazer com que o dispositivo de computação varie pelo menos um dentre um ângulo de campo, uma agitação, uma frequência do movimento de campo, uma frequência do movimento de agitação, a amplitude do movimento de campo, e a amplitude do movimento de agitação, dependendo de pelo menos um dos: - uma velocidade de um navio, - uma direção de um fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel, - uma velocidade do fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel, e - um impulso desejado do navio.
[0019] Além disso, a invenção diz respeito a um programa de computador configurado para fazer com que um método de acordo com pelo menos uma das reivindicações 16-17 seja executado.
[0020] Vantagens consideráveis são obtidas por meio da presente invenção. Um navio, por exemplo, um navio de carga ou um navio de passageiros, pode ser movido através do sistema de propulsão de acordo com a invenção. O sistema de propulsão implementa os aspectos do movimento de um animal, tal como uma baleia ou um golfinho, e o movimento exigido da, pelo menos, uma lâmina é mais natural, continuamente ajustável e controlável por meio da modificação dos parâmetros. Esses parâmetros incluem o ângulo de campo, a agitação, a frequência do movimento de agitação, a frequência do movimento de campo, a amplitude do movimento de agitação, a amplitude de movimento de campo, e a diferença de fase entre o campo e a agitação. O movimento da lâmina pode ser otimizado por meio do ajuste controlado da amplitude do movimento de campo e/ou da amplitude do movimento de agitação da lâmina, por exemplo, dependendo da velocidade do navio, da direção do fluxo de fluido local, da velocidade de um fluxo de fluido local e/ou de um impulso desejado.
[0021] A presente invenção, especialmente, melhora a eficiência do propulsor da lâmina sobre a tecnologia prévia. A melhoria de eficiência leva ao consumo de combustível reduzido do navio e, por essa razão, a um maior alcance máximo, bem como à redução das emissões. Uma outra vantagem é a possibilidade de reduzir o volume dos tanques de combustível, o que aumenta o espaço para carga útil valiosa à bordo. Uma combinação das vantagens acima mencionadas, por exemplo, a redução do consumo de combustível e a redução do volume do tanque de combustível, também é possível.
[0022] Além disso, testes de modelo de um sistema de propulsão de acordo com uma modalidade da invenção indicaram que uma eficiência de propulsor igual ou superior a 50% - 70% pode ser alcançada, que está na faixa de ou significativamente maior do que a eficiência de uma hélice convencional. A superfície de propulsão molhada da pelo menos uma lâmina pode ser maior do que a área de uma hélice convencional, que reduz a carga de área. O sistema de propulsão é especialmente adequado para as assim chamadas folhas posicionadas horizontalmente, tendo uma grande proporção com o objetivo de atingir uma elevação vantajosa e coeficientes de resistência. Além disso, o sistema de propulsão de acordo com a invenção é adequado para os navios com calado limitado, por exemplo, os navios de navegação interior. O hidrofólio ainda reduz ruídos e vibrações.
[0023] Além disso, o sistema de propulsão de acordo com determinadas modalidades da invenção não inclui quaisquer hastes de conexão que sejam dispostas no sentido vertical do lado de fora do navio. Na ausência das hastes de conexão verticais a força e a estabili- dade do sistema de propulsão podem ser melhoradas sobre a tecnologia prévia. Devido à orientação do pelo menos um conector, que não é organizado em uma direção essencialmente vertical, as forças de impacto no caso de uma colisão do conector com outro objeto serão minimizadas. Isto reduz o risco de danificar o sistema de propulsão ou de uma falha total do sistema e, por essa razão, melhora a segurança de um navio durante a operação sobre a tecnologia prévia.
Breve descrição dos desenhos [0024] Para uma compreensão mais completa das modalidades particulares da presente invenção e suas vantagens, são feitas agora referências às descrições que se seguem, tomadas em conjunto com os desenhos de acompanhamento. Nos desenhos: [0025] A Fig. 1 ilustra uma vista esquemática de um sistema de propulsão de acordo com uma primeira modalidade da invenção, [0026] A Fig. 2 ilustra uma vista esquemática de um sistema de propulsão de acordo com uma segunda modalidade da invenção, [0027] A Fig. 3 ilustra uma vista esquemática de um mecanismo de manivela de um mecanismo de campo ou de agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma terceira modalidade da invenção, [0028] A Fig. 4 ilustra uma vista esquemática de um sistema de propulsão de acordo com uma quarta modalidade da invenção, [0029] A Fig. 5 ilustra uma vista esquemática de uma parte de um navio que está equipado com dois sistemas de propulsão de acordo com uma quinta modalidade da invenção, [0030] A Fig. 6 ilustra um diagrama de posição vertical/tempo-ângulo esquemático do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma sexta modalidade da invenção, em que as amplitudes do movimento de campo e do movimento de agitação estão diminuindo, [0031] A Fig. 7 ilustra um diagrama de posição vertical/tempo- ângulo esquemático do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma sétima modalidade da invenção, em que as amplitudes do movimento de agitação estão aumentando, [0032] A Fig. 8 ilustra um diagrama de posição vertical/tempo-ângulo esquemático do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma oitava modalidade da invenção, em que as amplitudes do movimento de campo estão diminuindo, [0033] A Fig. 9 ilustra um diagrama de posição vertical/tempo-ângulo esquemático do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma nona modalidade da invenção, em que a lâmina é altamente carregada, e [0034] A Fig. 10 ilustra um diagrama de posição verticai/tempo-ângulo esquemático do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma décima modalidade da invenção, em que a carga da lâmina é relativamente pequena.
Descrição detalhada [0035] Na Fig. 1 é ilustrada uma vista esquemática de um sistema de propulsão 1 de acordo com uma primeira modalidade da invenção. O sistema de propulsão 1 inclui uma lâmina móvel 2, que é organizada em um fluido 3 do lado de fora de um corpo 4. O sistema 1 ainda inclui um mecanismo de campo 5 para ajustar um ângulo de campo a(t) entre a linha de acorde c da lâmina 2 e um plano horizontal HP, uma frequência f-i(t) do movimento de campo, e uma amplitude A-i(t) do movimento de campo da lâmina móvel 2. O sistema 1 também inclui um mecanismo de agitação 6 para ajustar uma agitação h da lâmina móvel no sentido vertical, uma frequência f2(t) do movimento de agitação, e uma amplitude A2(t) do movimento de agitação da lâmina móvel 2. O mecanismos de campo e de agitação 5, 6, são organizados dentro do corpo 4. Um conector 7 estende-se desde o lado de fora do corpo 4 para dentro do corpo 4 e é conectado para e adaptado para interagir com o mecanismo de campo 5, com o mecanismo de agitação 6, e a lâmina móvel 2. A lâmina móvel pode ter um perfil simétrico ou assimétrico. A relação de aspecto da lâmina móvel 2 é de preferência maior do que 2 ou 3, ainda mais de preferência maior do que 4 ou 5, com o objetivo de fornecer vantajosos coeficientes de levantamento da lâmina móvel 2. A lâmina móvel 2 ainda pode ser equipada com as assim chamadas placas de extremidades ou asas. O sistema 1 é adaptado para modificar pelo menos um do ângulo de campo a(t), a agitação h(t), a frequência f-i(t) do movimento de campo, a frequência f2(t) do movimento de agitação, a amplitude A-,(t) do movimento de campo, a amplitude A2(t) do movimento de agitação, e uma diferença de fase AP(t) entre o campo e a agitação. Os ângulos de campo máximos a(t), ou seja, as amplitudes de pico A-,(t) da lâmina móvel 2, estão tipicamente na faixa entre +70° e -70° do plano horizontal HP. Outras modalidades podem incluir outros ângulos de campo máximos a(t) da pelo menos uma lâmina 2, por exemplo +60° e -60°, +45° e -45°, +35° e -35° ou quaisquer outros ângulos de campo a(t). Os ângulos de campo máximos cc(t) positivo e negativo da lâmina 2 podem ser ainda iguais ou diferentes. A frequência máxima f-i(t) do movimento de campo e a frequência máxima f2(t) do movimento de agitação são tipicamente menores do que 3 Hz.
[0036] Na Fig. 2 uma vista esquemática de um sistema de propulsão 1 de acordo com uma segunda modalidade da invenção é ilustrada. O sistema de propulsão 1 inclui uma lâmina móvel 2, que é organizada em um fluido 3 do lado de fora de um corpo 4. O sistema 1 ainda inclui um mecanismo de campo 5 para ajustar um ângulo de campo a(t), uma frequência f-i(t) do movimento de campo, e uma amplitude A-i(t) do movimento de campo da lâmina móvel 2, e um mecanismo de agitação 6 para ajustar uma agitação h(t), uma frequência f2(t) do movimento de agitação, e uma amplitude A2(t) do movimento de agitação da lâmina móvel 2. Os mecanismos de campo e de agitação 5, 6, são organizados dentro do corpo 4. O mecanismo de campo 5 inclui um primeiro mecanismo de manivela 8, um controle deslizante de campo 9 móvel, que é conectado ao primeiro mecanismo de manivela 8 de um lado, e pinhões de cremalheira 10 que estão ligados a, organizados em, ou são parte integrante do controle deslizante de campo 9. O mecanismo de agitação 6 inclui um segundo mecanismo de manivela 11, um controle deslizante de agitação 12 móvel que está ligado ao segundo mecanismo de manivela 11 de um lado, e pinhões de cremalheira 10 que estão ligados a, organizados em, ou são parte integrante do controle deslizante de agitação 12. Um conector 7 ainda estende-se a partir do lado de fora do corpo 4 para dentro do corpo 4. O conector 7 inclui dois carnes 13 separados dentro do corpo 4, que cada um dos quais inclui pinhões 14, que são acoplados a e adaptados para interagir com os pinhões de cremalheira 10 do controle deslizante de campo 9 móvel do mecanismo de campo 5, e com os pinhões de cremalheira 10 do controle deslizante de agitação 12 móvel do mecanismo de agitação 6, respectivamente. O conector 7 está fora do corpo 4 conectado ao e adaptado para interagir com a lâmina móvel 2. O conector 7 para transmitir o movimento de agitação pode ser oco para que um mecanismo para a regulação do movimento de campo seja organizado dentro do conector 7. O sistema 1 ainda é composto por um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções implementáveis por computador capazes de fazer com que um processador, em conexão com o mecanismo de campo e/ou com o mecanismo de agitação controle o ângulo de campo a(t), a agitação h(t), a frequência f-i(t) do movimento de agitação, a frequência f2(t) do movimento de campo, a amplitude A-i(t) do movimento de agitação, a amplitude A2(t) do movimento de campo, e a diferença de fase AP(t) entre o campo e a agitação. O sistema ainda pode incluir sensores ou dispositivos de medição para a medição de parâmetros, tais como o ângulo de campo a(t), a agitação h(t), a frequência f-i(t) do movimento de agitação, a frequência f2(t) do movimento de campo, a amplitude A^t) do movimento de agitação, a amplitude A2(t) do movimento de campo, ou a velocidade do fluxo de fluido local na área de trabalho da lâmina. O sistema de propulsão 1 é especialmente adequado para as assim chamadas lâminas posicionadas horizontalmente.
[0037] Na Fig. 3 uma vista esquemática de um mecanismo de ma-nivela 8, 11, de um mecanismo de campo ou de agitação 5, 6, de um sistema de propulsão 1 de acordo com uma terceira modalidade da invenção é ilustrada. Pelo menos uma fonte de energia, que não é mostrada na Fig. 3, fornece ao primeiro ou segundo mecanismo de manivela 8, 11, força rotatória, que é transmitida para um braço de manivela rotativo 16 que é giratório sobre um primeiro eixo de rotação 17 ou um quarto eixo de rotação 23, respectivamente, e tendo um primeiro pino de manivela 18 ou um terceiro pino de manivela 26, respectivamente, que é linearmente móvel no sentido longitudinal do braço de manivela rotativo 16. O primeiro pino de manivela 18 representa o segundo eixo de rotação 19 e o terceiro pino de manivela 26 representa o quinto eixo de rotação 24, respectivamente. Uma haste de campo 20 é giratoriamente conectada em uma extremidade com o referido primeiro pino de manivela 18 sobre o segundo eixo de rotação 19 ou uma haste de agitação 30 está giratoriamente conectada em uma extremidade com o referido terceiro pino de manivela 26 sobre o quinto eixo de rotação 24, respectivamente. Um controle deslizante de campo 9 é conectado em uma extremidade com um segundo pino de manivela 21 sobre o terceiro eixo de rotação 22 ou um controle deslizante de agitação 12 está conectado em uma extremidade com um quarto pino de manivela 27 sobre um sexto eixo de rotação 25, respectivamente. Ao contrário da tecnologia prévia, além da rotação do braço de mani- vela 16 sobre o primeiro eixo de rotação 17 ou sobre o quarto eixo de rotação 23, a posição do primeiro pino de manivela 18 ou do terceiro pino de manivela 26 pode ser linearmente ajustada em relação ao primeiro eixo de rotação 17 ou ao quarto eixo de rotação 23 por meio de um atuador. Em outras palavras, ao contrário da tecnologia prévia, o raio de rotação r(t) do segundo eixo de rotação 19 ou do quinto eixo de rotação 24 em relação ao primeiro eixo de rotação 17 ou ao quarto eixo de rotação 23 pode ser ajustado, ou seja, a amplitude A-,(t) do movimento de campo ou a amplitude A2(t) do movimento de agitação podem ser controladas com a ajuda dos mecanismos de manivela 8, 11. Um pequeno raio de giro r(t) do segundo eixo de rotação 17 é igual a uma pequena amplitude A^t) do movimento de campo e um pequeno raio de giro r(t) do quinto eixo de rotação 24 é igual a uma pequena amplitude A2(t) do movimento de agitação e vice-versa. A frequência fi(t) do movimento de campo e a frequência f2(t) do movimento de agitação podem ser variadas pelo ajuste da velocidade de revolução do braço de manivela 16 dos mecanismos de manivela 8, 11.
[0038] Na Fig. 4 uma vista esquemática de um sistema de propulsão 1 de acordo com uma quarta modalidade da invenção é ilustrada. O sistema de propulsão 1 inclui uma lâmina móvel 2, que é organizada em um fluido 3 do lado de fora de um corpo 4. O sistema 1 ainda inclui um mecanismo de campo 5 para ajustar um ângulo de campo a(t), uma frequência f1(t) do movimento de campo e uma amplitude A-i(t) do movimento de campo da lâmina 2, e um mecanismo de agitação 6 para ajustar uma agitação h(t), uma frequência f2(t) do movimento de agitação, e uma amplitude A2(t) do movimento de agitação da lâmina 2. Os mecanismos de campo e de agitação 5, 6, estão dispostos no interior do corpo 4 e cada um inclui um mecanismo de manivela 8, 11. O primeiro mecanismo de manivela 8 do mecanismo de campo 5 está fornecendo o movimento para o movimento de campo e o segundo mecanismo de manivela 11 do mecanismo de agitação 6 está fornecendo o movimento para o movimento de agitação. Uma rotação do segundo eixo de rotação 19 sobre o primeiro eixo de rotação 17 do mecanismo de campo 5 juntamente com uma rotação do quinto eixo de rotação 24 sobre o quarto eixo de rotação 23 do mecanismo de agitação 6 resultaria em um movimento simultâneo de campo e agitação da lâmina 2. Os mecanismos de manivela 8, 11, dos mecanismos de campo e de agitação 5, 6, estão fora de fase um com o outro. O ângulo de fase do movimento de campo e de agitação é ajustado pela diferença de ângulo ΔΡ(ί) dos braços de manivela 16. A rotação do braço de manivela 16 do primeiro mecanismo manivela 8 conduz a um movimento linear do controle deslizante de campo 9 por meio do primeiro pino de manivela 18, da haste de campo 20, e do segundo pino de manivela 21. A rotação do braço de manivela 16 do segundo mecanismo de manivela 11 leva a um movimento linear do controle deslizante de agitação 12 por meio do terceiro pino de manivela 26, da haste de agitação 30, e do quarto pino de manivela 27. Os dois controles deslizantes 9, 12, são suportados pelos rolamentos de deslizamento 28, 29. O controle deslizante de campo 9 é ainda giratoriamente ligado a uma haste de campo inferior 31 sobre um sétimo eixo de rotação 32 por meio de um quinto pino 33 e o controle deslizante de agitação 12 é giratoriamente conectado a uma haste de agitação inferior 34 sobre um oitavo eixo de rotação 35 por meio de um sexto pino 36. Além disso, um conector 7 estende-se desde o lado de fora do corpo 4 para dentro do corpo 4. O conector 7 inclui um terceiro mecanismo de manivela e está conectado ao e adaptado para interagir com a haste de campo inferior 31 do mecanismo de campo 5 por meio de uma alavanca de campo 37, com a haste de agitação inferior 34 do mecanismo de agitação 6 por meio de uma alavanca de agitação 46 e com a lâmina 2 por meio da manivela de hidrofólio 47. A alavanca de campo 37 do ter- ceiro mecanismo de manivela é giratoriamente ligada a uma extremidade da haste de campo inferior 31 sobre um nono eixo de rotação 38 por meio de um sétimo pino 39 e giratoriamente ligada a uma extremidade de uma manivela de campo 40 sobre um décimo eixo de rotação 41 por meio de um oitavo pino 42. A manivela de campo 40 do terceiro mecanismo de manivela é ainda giratoriamente conectada a uma haste de conexão de agitação 43 sobre um décimo primeiro eixo de rotação 44 através de um nono pino 45. A haste de conexão de agitação 43 é giratoriamente ligada a uma manivela de agitação 48 sobre um décimo segundo eixo de rotação 49 por meio de um décimo pino 50. A manivela de agitação 48 é giratoriamente conectada à haste de conexão 7 sobre um décimo terceiro eixo de rotação 51 por meio de um décimo primeiro pino 52. O terceiro mecanismo de manivela também inclui a alavanca de agitação 46, que é giratoriamente conectada por meio do décimo primeiro pino 52 à haste de conexão 7. O outro lado da alavanca de agitação 46 é giratoriamente conectado à haste de agitação inferior 34 sobre um décimo quarto eixo de rotação 53 por meio de um décimo segundo pino 54. Além disso, a manivela de agitação 48 também é giratoriamente conectada por meio do décimo pino 50 com uma haste de conexão do hidrofólio 55. A haste de conexão do hidrofólio 55 é giratoriamente ligada à manivela do hidrofólio 47 sobre um décimo quinto eixo de rotação 56 por meio de um décimo terceiro pino 57. A manivela de hidrofólio 47 é então giratoriamente conectada com a lâmina 2, sobre um décimo sexto eixo de rotação 58 por meio de um décimo quarto pino 59. O sistema de propulsão 1 é especialmente adequado para as assim chamadas lâminas posicionadas horizontalmente.
[0039] De acordo com outras modalidades da invenção, o mecanismo de campo 5 pode incluir dois ou mais cilindros hidráulicos em vez do mecanismo de manivela 8. O mecanismo de agitação 6 tam- bém pode incluir dois ou mais cilindros hidráulicos em vez do mecanismo de manivela 11. Os cilindros hidráulicos estão configurados para controlar o ângulo de campo a(t), a frequência f-i(t) do movimento de campo, e a amplitude A-,(t) do movimento de campo e/ou a agitação h(t), a frequência f2(t) do movimento de agitação, e a amplitude A2(t) do movimento de agitação. De acordo com modalidades adicionais da invenção pelo menos uma cremalheira pode ser anexada de modo fixo à popa de um casco 61 de um navio 60. Um módulo de base, que é móvel no sentido vertical ao longo da cremalheira e configurado para controlar a agitação h(t), a frequência f2(t) do movimento de agitação, e a amplitude A2(t) do movimento de agitação da lâmina móvel 2, é então conectado à cremalheira. Neste caso pelo menos uma lâmina móvel 2 é ainda ligada ao módulo de base. De preferência, uma lâmina móvel 2 está ligada a estibordo e uma lâmina móvel 2 está ligada a bombordo do módulo de base móvel. O módulo de base móvel, de preferência, pode incluir o mecanismo de campo 5 que é configurado para controlar o ângulo de campo a(t), a frequência f-i(t) do movimento de campo, e a amplitude A-i(t) do movimento de campo da lâmina móvel 2. De acordo com uma outra modalidade da invenção do mecanismo de campo e do mecanismo de agitação podem, por exemplo, também incluir hastes de conexão que são dispostas em um sentido essencialmente vertical e conectadas aos mecanismos de manivela ou aos cilindros hidráulicos em uma extremidade bem como à lâmina móvel 2 na outra extremidade. As hastes de conexão, então, estendem-se a partir do lado de fora do navio 60 para dentro do casco 61 do navio 60 e transmite o movimento necessário para a lâmina móvel 2. As hastes de conexão podem ser organizadas, de preferência, em um recinto aerodinâmico para reduzir a resistência do sistema de propulsão 1.
[0040] Na Fig. 5 uma vista esquemática de uma parte de um navio 60, que é equipado com dois sistemas de propulsão 1 de acordo com uma quinta modalidade da invenção é ilustrada. Cada um dos sistemas de propulsão 1 inclui duas lâminas móveis 2 que são arranjadas em um fluido 3 do lado de fora do navio 60. Os mecanismos de campo e agitação 5, 6, das lâminas 2, que não são mostrados na Fig. 4, são organizados dentro do corpo 4. Os conectores 7 estendem-se desde o lado de fora do corpo 4 para dentro do corpo 4 e cada um deles é conectado ao mecanismo de campo 5, ao mecanismo de agitação 6 e às lâminas 2. Apenas um selo é exigido para cada conector 7 na posição em que o conector 7 estende-se desde o lado de fora do casco 61 para dentro do casco 61. Os dois sistemas de propulsão 1 podem ser controlados por um ou mais dispositivos de computação 15 com um algoritmo de auxílio ao computador implementado armazenado no mesmo. O fluxo de fluido local no sentido transversal, na área de trabalho da lâmina é, em particular, dependente da velocidade do serviço, da forma do casco, e da forma do conector 7 do navio 60. De acordo com outras modalidades da invenção os mecanismos de campo e de agitação 5, 6, podem ser organizados dentro de uma carcaça azi-mutal submersa, que é conectada a um módulo de direção, que deve ser instalada no casco 61 do navio 60. Com a ajuda de um tal sistema propulsão 1 seria possível direcionar o impulso desejado em qualquer direção. Em outras palavras, um tal sistema de propulsão 1 que pode girar em um plano essencialmente horizontal em torno de 360° também pode ser usado para a condução de um navio 60.
[0041] Na Fig. 6 um diagrama de posição vertical / tempo-ângulo do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma sexta modalidade da invenção é ilustrada. O diagrama representa uma aceleração de um navio da velocidade zero até uma velocidade de serviço desejada. As amplitudes de pico A^t) do movimento de campo e as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação são diminuídas continuamente ou de forma gradual após a partida até que a velocidade desejada de serviço do navio seja alcançada. O sistema está configurado para fazer com que o ângulo de campo cc(t) e a agitação h(t) alterem a sua gama de oscilação de um primeiro intervalo para um segundo intervalo. Quando inicia, especialmente grandes amplitudes de agitação A-i(t) são necessárias para criar um fluxo de fluido local na área de trabalho da lâmina. Com o aumento da velocidade de serviço do navio, o fluxo de fluido que se aproxima do local na área de trabalho da lâmina está mudando de uma direção bastante vertical para uma direção mais horizontal e, por essa razão, uma redução contínua ou de modo gradual das amplitudes de pico A^t) do movimento de campo é vantajosa com o objetivo de proporcionar suficientes ângulos de ataque. Quando alcança a velocidade de serviço desejado, a pelo menos uma lâmina é controlada tal que as amplitudes de pico A-i(t) da função de ângulo de campo a(t) do tipo si-nusoidal e as amplitudes de pico A2(t) da função de agitação h(t) do tipo sinusoidal são constantes. Ao contrário da tecnologia prévia, o efeito de mudança de direção e velocidade do fluxo de fluido local na área de trabalho da lâmina sobre o ângulo de ataque durante a aceleração do navio pode ser considerado o que leva a uma melhoria de empuxo e eficiência do sistema de propulsão. As amplitudes de pico A-i(t) do movimento de campo e as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação, de preferência, são continuamente controladas tal que um impulso ideal é alcançado e o ângulo de ataque máximo é menor do que um ângulo de ataque crítico com o objetivo de evitar a parada da lâmina móvel. Na Fig. 6 as amplitudes de pico A-i(t) do movimento de campo e as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação são continuamente controladas dependendo da velocidade do navio.
[0042] Na Fig. 7 um diagrama de posição vertical / tempo-ângulo do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma sétima modalidade da invenção é ilustrado, em que as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação estão aumentando. Enquanto as amplitudes de pico A^t) do movimento de campo são constantes durante o funcionamento do sistema de propulsão, as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação são aumentadas para aumentar a carga de área da pelo menos uma lâmina. O sistema está configurado para fazer com que a agitação h(t) altere a sua gama de oscilação de um primeiro intervalo para um segundo intervalo. O primeiro intervalo pode, por exemplo, incluir uma agitação entre +0,5m e -0,5m e o segundo intervalo pode, por exemplo, incluir uma agitação entre +0,8m e -0,8m, entre +1,2m e -1,2m, ou qualquer outro intervalo de agitação. Na Fig. 7 as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação são controladas dependendo de um impulso temporariamente desejado.
[0043] Na Fig. 8 um diagrama de posição vertical / tempo-ângulo do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma oitava modalidade da invenção é ilustrado, em que as amplitudes de pico A-i(t) do movimento de campo estão diminuindo. Enquanto as amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação são constantes durante o funcionamento do sistema de propulsão, as amplitudes de pico A-i(t) do movimento de campo são diminuídas com o objetivo de otimizar o ângulo de ataque da pelo menos uma lâmina do sistema de propulsão. O sistema está configurado para fazer com que o ângulo de campo a(t) altere a sua gama de oscilação de um primeiro intervalo para um segundo intervalo. O primeiro intervalo pode, por exemplo, incluir ângulos entre +70° e -70° e o segundo intervalo pode, por exemplo, incluir ângulos entre +30° e -30°, ou quaisquer outros ângulos. Na Fig. 8 as amplitudes de pico A-i(t) do movimento de campo são continuamente controladas dependendo da direção e da velocida- de de um fluxo de fluido local na área de trabalho da lâmina.
[0044] Na Fig. 9 um diagrama de posição vertical / tempo-ângulo do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma nona modalidade da invenção é ilustrado, em que a lâmina móvel é altamente carregada. As amplitudes de pico A2(t) do movimento de agitação são constantes durante a operação e no máximo do sistema. As amplitudes de pico A-,(t) do movimento de campo também são constantes durante a operação, mas não no máximo do sistema com o objetivo de proporcionar suficientes ângulos de ataque.
[0045] Na Fig. 10 um diagrama de posição vertical / tempo-ângulo do movimento de campo e agitação de um sistema de propulsão de acordo com uma décima modalidade da invenção é ilustrado, em que a carga da área da lâmina móvel é relativamente pequena. As amplitudes de pico A^t), A2(t), do movimento de campo e do movimento de agitação são constantes durante a operação e não no máximo do sistema. O aumento da agitação h(t) aumentaria a carga de área da lâmina. A amplitude de pico A^t) do movimento de campo depende da direção e da velocidade do fluxo de fluido que se aproxima do local na área de trabalho da lâmina. Pequenos ângulos de ataque reduziríam ainda mais a carga de área.
[0046] Embora a presente invenção tenha sido descrita em detalhes, para fins de ilustração, várias alterações e modificações podem ser feitas no âmbito das reivindicações. Além disso, é para ser entendido que a presente divulgação contempla que, na medida do possível, uma ou mais características de qualquer modalidade podem ser combinadas com uma ou mais características de qualquer outra modalidade.
[0047] Deve ser entendido que as modalidades da invenção divulgadas não estão limitadas às estruturas particulares, etapas do processo, ou materiais divulgados neste documento, mas são estendidas para equivalentes dos mesmos como seria reconhecido por aqueles normalmente hábeis nas tecnologias relevantes. Também deve ser entendido que a terminologia empregada neste documento é usada com a finalidade de descrever apenas modalidades particulares e não se destina a ser um fator limitante.
[0048] O ângulo de campo a(t), a agitação h(t), a frequência f-i(t) do movimento de campo, a frequência f2(t) do movimento de agitação, a amplitude A^t) do movimento de campo, a amplitude A2(t) do movimento de agitação, a diferença de fase AP(t) entre o campo e a agitação, e a distância r(t) são funções do tempo.
[0049] Em geral, o sentido vertical é definido como sendo perpendicular à direção horizontal e à direção transversal. Direção horizontal ainda é definida como sendo perpendicular à direção transversal. A direção horizontal e a direção transversal formam um plano horizontal. Uma rotação de uma das direções acima mencionadas sobre pelo menos um eixo de rotação leva a uma rotação dos outros dois sentidos tanto quanto uma rotação do plano horizontal sobre pelo menos um eixo de rotação dentro do significado da descrição detalhada das modalidades descritas acima.
Lista de numerais de referência 1 sistema de propulsão 2 lâmina 3 fluido 4 corpo 5 mecanismo de campo 6 mecanismo de agitação 7 conector 8 primeiro mecanismo de manivela 9 controle deslizante de campo 10 pinhão de cremalheira 11 segundo mecanismo de manivela 12 controle deslizante de agitação 13 carne 14 pinhões 15 dispositivo de computação 16 braço de manivela 17 primeiro eixo de rotação 18 primeiro pino da manivela 19 segundo eixo de rotação 20 haste de campo 21 segundo pino da manivela 22 terceiro eixo de rotação 23 quarto eixo de rotação 24 quinto eixo de rotação 25 sexto eixo de rotação 26 terceiro pino de manivela 27 quarto pino de manivela 28 rolamento de deslizamento 29 rolamento de deslizamento 30 haste de agitação 31 haste de campo inferior 32 sétimo eixo de rotação 33 quinto pino 34 haste de agitação inferior 35 oitavo eixo de rotação 36 sexto pino 37 alavanca de campo 38 nono eixo de rotação 39 sétimo pino 40 manivela de campo 41 décimo eixo de rotação 42 oitavo pino 43 haste de conexão de agitação 44 décimo primeiro eixo de rotação 45 nono pino 46 alavanca de agitação 47 manivela de hidrofólio 48 manivela de agitação 49 décimo segundo eixo de rotação 50 décimo pino 51 décimo terceiro eixo de rotação 52 décimo primeiro pino 53 décimo quarto eixo de rotação 54 décimo segundo pino 55 haste de conexão do hidrofólio 56 décimo quinto eixo de rotação 57 décimo terceiro pino 58 décimo sexto eixo de rotação 59 décimo quarto pino 60 navio 61 casco A1(t) amplitude de movimento de campo A2(t) amplitude de movimento de agitação c linha de acorde f 1 (t) frequência de movimento de campo f2(t) frequência de movimento de agitação h agitação HP plano horizontal r(t) raio de giro t tempo a(t) ângulo de campo Δρ(ί) diferença de fase REIVINDICAÇÕES

Claims (20)

1. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) caracterizado por ser composto por: - uma lâmina móvel (2), - um mecanismo de campo (5) que se conecta à lâmina móvel (2) e que é configurado para controlar um movimento de campo da lâmina (2), - um mecanismo de agitação (6) que se conecta à lâmina móvel (2) e que é configurado para controlar um movimento de agitação da lâmina (2), e - em que pelo menos um dentre os mecanismos de campo e agitação (5, 6) é configurado para ajustar uma amplitude (A^t), A2(t)) do respectivo movimento da lâmina móvel (2).
2. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que o mecanismo de campo (5) está configurado para ajustar um ângulo de campo (a(t)) do movimento de campo da lâmina (2).
3. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado em que o mecanismo de campo (5) está configurado para fazer com que a amplitude (A-i(t)) do movimento de campo mude de uma primeira amplitude de pico (A-i(t)) para uma amplitude de pico substancialmente diferente.
4. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que a amplitude de pico substancialmente diferente é maior do que ou menor do que a primeira amplitude de pico (A-i(t)) em 5-70 graus, de preferência em 10-60 graus.
5. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado em que o mecanismo de campo (5) ainda é configurado para ajustar uma fre- quência (fi(t)) do movimento de campo da lâmina (2).
6. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado em que o mecanismo de agitação (6) está configurado para ajustar uma agitação (h(t)) do movimento de agitação da lâmina (2).
7. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado em que o mecanismo de agitação (6) está configurado para fazer com que a amplitude A2(t) do movimento de agitação mude de uma primeira amplitude de pico A2(t) para uma amplitude de pico substancialmente diferente A2(t).
8. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado em que o mecanismo de agitação (6) ainda é configurado para ajustar uma frequência (f2(t)) do movimento de agitação.
9. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado em que pelo menos um dentre o mecanismo de campo (5) e o mecanismo de agitação (6) inclui um mecanismo de manivela (8, 11).
10. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado em que o mecanismo de manivela (8, 11) inclui um braço de manivela (16), que é rotativo em torno de um eixo de rotação (17, 23), e no qual o comprimento do braço de manivela é ajustável ou o braço de manivela (16) inclui um acoplamento que é móvel ao longo do braço de manivela (16).
11. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado em que pelo menos um dentre o mecanismo de campo (5) e o mecanismo de agitação (6) inclui cilindros hidráulicos e/ou o mecanismo de agitação (5) inclui uma cremalheira e um módulo de base móvel.
12. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado em que pelo menos uma parte do mecanismo de campo (5) e pelo menos uma parte do mecanismo de agitação (6) são configuradas para serem alojadas dentro de um casco (61), de um navio (60) e no qual a lâmina móvel (2) está configurada para estar fora do casco (61) do navio (60).
13. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado em que o sistema de propulsão da lâmina oscilante (1) está parcialmente alojado dentro de uma carcaça azimutal, e em que um conector (7) estende-se desde o lado de fora da carcaça azimutal para dentro da carcaça e no qual a lâmina móvel (2) está configurada para estar do lado de fora da carcaça azimutal.
14. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por ainda ser constituído por um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções implementáveis por computador capazes de fazer com que um processador, em conexão com o mecanismo de campo (5), controle um ângulo de campo (a(t)) da lâmina móvel, uma frequência (f2(t)) do movimento de campo, e uma amplitude (A-i(t)) do movimento de campo.
15. Sistema de propulsão de lâmina oscilante (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por ainda ser constituído por um meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções implementáveis por computador capazes de fazer com que um processador, em conexão com o mecanismo de agitação (6), controle uma agitação (h(t)) da lâmina móvel, uma frequência (fi(t)) do movimento de agitação e uma amplitude (A2(t)) do movimento de agitação.
16. Método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante (2) de um sistema de propulsão marítima (1), caracte- rizado por compreender as etapas de: - variação de uma amplitude (A-i(t)) de um movimento de campo da lâmina móvel (2) para mudar de uma primeira amplitude de pico para uma amplitude de pico substancialmente diferente, e/ou - variação de uma amplitude (A2(t)) de um movimento de agitação da lâmina móvel (2) para mudar de uma primeira amplitude de pico para uma amplitude de pico substancialmente diferente.
17. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por ainda compreender: - recepção de pelo menos uma entrada, a referida entrada selecionada a partir de um grupo de: uma velocidade de um navio (60), uma direção de um fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel (2), uma velocidade de um fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel (2), e um impulso desejado do navio (60), e - em que pelo menos uma dentre a amplitude (A-i(t)) do movimento de campo e a amplitude (A2(t)) do movimento de agitação seja variada com base na referida pelo menos uma entrada.
18. Meio legível por computador tendo armazenado no mesmo um conjunto de instruções implementáveis por computador caracterizado por ser capaz de fazer com que um dispositivo de computação (15), em conexão com um mecanismo de campo (5) capaz de controlar um movimento de campo de uma lâmina móvel (2) e com um mecanismo de agitação (6) capaz de controlar um movimento de agitação de uma lâmina móvel (2), varie uma amplitude (A-i(t) , A2(t)) de pelo menos um dentre o movimento de campo e o movimento de agitação da lâmina (2) de um sistema de propulsão de lâmina oscilante (1).
19. Meio legível por computador de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por ser capaz de fazer com que o dispositivo de computação (15) varie pelo menos um de um ângulo de campo (a(t)), uma agitação (h(t)), uma frequência (fi(t)) do movimento de campo, uma frequência (f2(t)) do movimento de agitação, a amplitude (A-,(t)) do movimento de campo e a amplitude (A2(t)) do movimento de agitação dependendo de pelo menos um de: - uma velocidade de um navio (60), - uma direção de um fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel (2), - uma velocidade do fluxo de fluido local em relação à lâmina móvel (2), e - um impulso desejado do navio (60).
20. Programa de computador caracterizado por ser configurado para fazer com que um método como definido na reivindicação 16 ou 17, seja executado.
BR102015010669A 2014-05-14 2015-05-11 sistema de propulsão de lâmina oscilante e método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante BR102015010669A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14168271.6A EP2944558A1 (en) 2014-05-14 2014-05-14 Oscillating foil propulsion system and method for controlling a motion of an oscillating movable foil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015010669A2 true BR102015010669A2 (pt) 2016-07-12

Family

ID=50735901

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015010669A BR102015010669A2 (pt) 2014-05-14 2015-05-11 sistema de propulsão de lâmina oscilante e método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20150329186A1 (pt)
EP (1) EP2944558A1 (pt)
JP (1) JP2015217940A (pt)
KR (1) KR20150130936A (pt)
CN (1) CN105083509A (pt)
BR (1) BR102015010669A2 (pt)
RU (1) RU2015118006A (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106005332A (zh) * 2016-06-02 2016-10-12 上海交通大学 振荡式蹼形推进装置
KR101863825B1 (ko) * 2016-11-18 2018-06-01 삼성중공업 주식회사 추력 발생 장치
CN109720526A (zh) * 2019-01-14 2019-05-07 浙江理工大学 一种仿鲸鱼尾的摆动装置
CN109733528A (zh) * 2019-02-15 2019-05-10 哈尔滨工程大学 一种船用仿生喷水推进装置
KR102184344B1 (ko) * 2020-01-17 2020-11-30 이양운 배의 추진을 위한 동력전달 기어 유닛
KR102125713B1 (ko) * 2020-01-17 2020-06-23 이양운 배의 추진을 위한 동력전달 기어 유닛
CN112478114B (zh) * 2020-11-04 2022-04-08 浙江工业大学 一种直动式水动力推进装置
CN112407139B (zh) * 2020-11-14 2023-05-23 西北工业大学 一种水下航行器的扑翼尾流控制主动减阻方法
CN112298506B (zh) * 2020-11-17 2021-09-14 浙江海洋大学 一种水下航行器
CN114104236A (zh) * 2021-11-30 2022-03-01 中国船舶科学研究中心 一种新型仿生振荡翼的组合运动方式

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2359744A1 (fr) * 1976-07-29 1978-02-24 Roche Kerandraon Saulses Freyc Dispositif de propulsion perfectionne pour les navires
JPS59190083A (ja) * 1983-04-08 1984-10-27 Hitachi Zosen Corp 推力発生装置
US5401196A (en) * 1993-11-18 1995-03-28 Massachusetts Institute Of Technology Propulsion mechanism employing flapping foils
JP3416522B2 (ja) * 1997-09-18 2003-06-16 三菱重工業株式会社 振動翼付き水中航走体
FI115042B (fi) * 2000-01-28 2005-02-28 Abb Oy Aluksen moottoriyksikkö
US6997765B1 (en) * 2003-05-14 2006-02-14 Mcguinness Thomas G Vessel propelled by oscillating fin with control mechanisms
US6974356B2 (en) * 2003-05-19 2005-12-13 Nekton Research Llc Amphibious robot devices and related methods
US7198529B2 (en) * 2004-08-30 2007-04-03 Cleary James M Recreational watercraft with hydrofoil
DE602004032480D1 (de) * 2004-10-05 2011-06-09 Clavis Holding As Vorrichtung zum bewegen eines objektes bezüglich eines fluids
SE532754C2 (sv) * 2007-11-21 2010-04-06 Dolprop Ind Ab Fenframdrivningsanordning för vattenfarkost
TWI340711B (en) * 2008-01-24 2011-04-21 Chang Jung Christian University An underwater propulsor using an oscillating foil having an active joint
EP2313311A2 (en) 2008-08-18 2011-04-27 Goris, Bas, Doing Business As Oscillating Foil Development Apparatus for oscillating a foil in a fluid
EP2202142B1 (en) * 2008-12-23 2013-09-25 Dolprop Industries Ab Watercraft Propulsion Device
BR112012007881A2 (pt) * 2009-08-24 2016-03-15 Oscillating Foil Dev B V método e aparelho para oscilar uma chapa metálica em um fluido
JP2013032077A (ja) * 2011-08-01 2013-02-14 Tokai Univ 波浪推進船
US20130178117A1 (en) * 2012-01-09 2013-07-11 Hans D. Baumann Ship propulsion system
US8784148B2 (en) * 2012-12-14 2014-07-22 Brice Thouret Propulsion device for use with a fluid

Also Published As

Publication number Publication date
KR20150130936A (ko) 2015-11-24
EP2944558A1 (en) 2015-11-18
RU2015118006A (ru) 2016-12-10
US20150329186A1 (en) 2015-11-19
CN105083509A (zh) 2015-11-25
JP2015217940A (ja) 2015-12-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015010669A2 (pt) sistema de propulsão de lâmina oscilante e método para controlar um movimento de uma lâmina móvel oscilante
KR101420464B1 (ko) 에어포일 및 에어포일을 포함하는 회전식 횡류 장치, 진동장치, 힘 생성 장치, 유동 제어 장치
CA2880376C (en) Aerofoil sail
NO148104B (no) Ror for vannfartoey og flytende innretninger.
RU2617159C1 (ru) Бортовой управляемый руль и активная система стабилизации для судна
JP2013123988A (ja) 水中推進体
BR112014027734B1 (pt) Unidade de propulsão rotativa
AU2016421822B2 (en) Stabilizer fin for a watercraft
CN114435044A (zh) 一种可变体的跨介质航行器
WO2008013476A1 (en) Engine provided with dynamic hydrofoils (variants)
CN109204756A (zh) 一种多叶片式多角度旋转升力翼
US11479330B2 (en) Energy transforming device and method of transforming energy
EP2977311A1 (en) Dual mode oscillating foil propulsion system and method for oscillating at least one movable foil
RU2669486C1 (ru) Колёсный движительно-рулевой комплекс с поворотными плицами
RU193084U1 (ru) Судно на подводных винтах
RU203023U1 (ru) Судно на подводных винтах
RU60477U1 (ru) Аппарат на динамических подводных крыльях (варианты)
US20230322346A1 (en) Device driving the flapping of a carrier plane
RU2183177C2 (ru) Волнодвижительная машина
RU2617889C1 (ru) Устройство повышения надежности ходовой части водного судна
CN114104247A (zh) 一种齿轮传动的喷水推进装置操纵机构
CN115649400A (zh) 一种含有襟翼结构的水下滑翔机
RU2147543C1 (ru) Волновой движитель
RU2000132994A (ru) Способ лавирования парусного судна и устройства для его осуществления
Takagawa Deformable camber-line foil and its applications

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2493 DE 16/10/2018.