BR102014025674B1 - Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira - Google Patents

Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira Download PDF

Info

Publication number
BR102014025674B1
BR102014025674B1 BR102014025674-1A BR102014025674A BR102014025674B1 BR 102014025674 B1 BR102014025674 B1 BR 102014025674B1 BR 102014025674 A BR102014025674 A BR 102014025674A BR 102014025674 B1 BR102014025674 B1 BR 102014025674B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
magnetic
screen
plates
sieve
separator
Prior art date
Application number
BR102014025674-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102014025674A2 (pt
Inventor
José Pancrácio Ribeiro
Original Assignee
Gaustec Indústria E Manutenção Em Eletromagnéticos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gaustec Indústria E Manutenção Em Eletromagnéticos Ltda filed Critical Gaustec Indústria E Manutenção Em Eletromagnéticos Ltda
Priority to BR102014025674-1A priority Critical patent/BR102014025674B1/pt
Publication of BR102014025674A2 publication Critical patent/BR102014025674A2/pt
Publication of BR102014025674B1 publication Critical patent/BR102014025674B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)

Abstract

peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira. a invenção refere-se a uma peneira de proteção conectável a uma entrada de alimentação de um separador magnético para separação magnética de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas, o separador magnético sendo dotado de matrizes magnéticas (2) atravessadas pela polpa, as matrizes magnéticas (2) compreendem placas metálicas dotadas de ranhuras longitudinais nas duas faces, as placas metálicas sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma mesma distância de abertura, a peneira compreendendo uma tela (1) possuindo uma série de placas metálicas (9) com ranhuras longitudinais (10) nas duas faces, as placas metálicas da tela ficando enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma distância de abertura (5) menor ou igual à distância de abertura as placas das matrizes magnéticas (2) do separador, e as ranhuras longitudinais (10) das placas (9) da tela possuem o mesmo formato de seção transversal que as ranhuras das placas metálicas das matrizes magnéticas (2) do separador, e dimensões de profundidade e espaçamento menores ou iguais às dimensões de profundidade e espaçamento das ranhuras das placas metálicas da matrizes magnéticas (2) do separador.

Description

[001] A presente invenção refere-se a uma peneira de proteção dotada de uma tela especificamente adaptada para peneirar uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas de tamanhos irregulares na entrada de separadores magnéticos, de modo a evitar entupimentos das matrizes dos separadores magnéticos.
Descrição do estado da técnica
[002] No processo de mineração, o minério na forma como é extraído das minas está misturado com impurezas, barro e/ou areia. Esse minério deve purificado, de modo a aumentar o teor de minério de ferro e elevar seu valor agregado. Antes de ser purificado, o minério é peneirado com água e é transformado em uma polpa, a qual, em seguida, é alimentada às matrizes magnéticas de separadores.
[003] Já são conhecidos do estado da técnica separadores magnéticos usados no processo de concentração magnética para separar as partículas magnéticas misturadas na polpa, obtendo um produto de boa qualidade. Esses separadores combinam eficiência e praticidade, sendo utilizados na separação de finos de minérios magnéticos e de minérios não magnéticos.
[004] No interior desses separadores magnéticos são dispostas matrizes magnéticas constituídas por placas de metal magnetizável, dotadas de ranhuras longitudinais ao longo de toda a sua superfície. Cada matriz possui diversas placas dispostas verticalmente e paralelas entre si, formando canais entre as ranhuras de placas vizinhas, que são atravessados pela polpa de minério. Essas matrizes são magnetizadas por indução por polos magnéticos dos separadores.
[005] Devido ao campo magnético induzido pelos polos, as partículas magnetizáveis da polpa de minério despejada sobre as matrizes magnéticas ficam grudadas nas placas dessas matrizes, enquanto os rejeitos contendo partículas não magnéticas atravessam os canais dessas matrizes e são desviados para uma saída de rejeitos.
[006] A polpa de minério possui partículas de diferentes tamanhos, sendo que algumas partículas podem apresentar dimensões maiores do que a abertura dos canais das matrizes dos separadores. Essas partículas podem causar o entupimento ou a obstrução das matrizes. No entanto, os separadores magnéticos só funcionam se os canais das matrizes magnéticas estiverem limpos, de forma a permitir a passagem da polpa.
[007] Atualmente, as tecnologias de separação magnética, tanto de alto campo (WHIMS) como de alto gradiente (HGMS), exigem que a separação seja feita em canais ou aberturas muito estreitas como condição para poder produzir altos campos e altos gradientes magnéticos. O empobrecimento das reservas minerais e o reaproveitamento de resíduos têm aumentado a demanda por processamento de minerais cada vez mais finos e que exigem campos magnéticos e gradientes cada vez mais elevados, implicando assim, cada vez mais, na diminuição das aberturas das matrizes magnéticas onde as partículas devem passar para serem separadas.
[008] A técnica atualmente existente para evitar o entupimento das matrizes magnéticas consiste em passar a polpa através de peneiras de proteção constituídas por telas que removem as partículas grandes, antes de alimentar essa polpa às matrizes do separador. Dessa forma, busca-se evitar que o entupimento das matrizes cause a paralisação do processo de concentração de minério, bem como os custos financeiros e de mão-de-obra envolvidos na limpeza dessas matrizes. Exemplos de separadores magnéticos que necessitam deste tipo de peneira de proteção contra entupimento são descritos nos documentos US 3,830,367 e CA 717.830.
[009] As aberturas das telas atualmente disponíveis apresentam furos de passagem redondos, quadrados e retangulares, mas nenhuma destas formas atende ao formato específico das aberturas das matrizes magnéticas. As partículas minerais possuem as mais diversas formas geométricas, podendo apresentar na maioria dos casos, a forma cúbica ou lamelar. Tomando como exemplo mais evidente, as partículas lamelares, em especial, apresentam uma espessura que a permite passar na abertura da tela, porém, apresentam um comprimento que fatalmente poderá provocar entupimento.
[0010] Atualmente, no que tange aos materiais empregados e formas construtivas, as telas atuais não favorecem uma garantia de operação normal, sendo, portanto, uma fonte contínua de dificuldades de operação e manutenção. A maioria das telas utiliza plásticos industriais para sua fabricação e apresenta duas desvantagens básicas:
[0011] a) São deformáveis em função da carga e da fadiga do material. Esta deformação provoca o aumento da abertura dos furos de passagem deixando passar partículas de tamanhos maiores.
[0012] b) São passíveis de sofrer acidentes provocados por arremesso de fagulhas de solda elétrica em caso de reparos na peneira, pois estas fagulhas derretem o material da tela e aumentam as suas aberturas.
[0013] Existem, entretanto, telas de arames de aço que não apresentam as desvantagens acima, porém, em função da forma típica estreita do arame, o desgaste leva a uma reduzida vida útil da tela, o que exige frequentes trocas para não correr risco de entupimentos.
[0014] O entupimento das matrizes magnéticas obriga os operadores dos separadores magnéticos a fazerem a limpeza dos canais sempre que os mesmos estiverem entupidos. Esta operação de limpeza é feita manualmente, tornando-se demorada, exaustiva e eventualmente, com altos custos. Possíveis consequências do entupimento são a paralisação da produção do equipamento e prejuízos à qualidade e à recuperação do produto.
[0015] Não são conhecidas do estado da técnica peneiras de proteção que filtrem de forma eficiente as partículas passíveis de causar entupimento nos separadores e que tenham vida útil suficiente para evitar frequentes paralisações da planta e manutenção do equipamento.
Objetivos da invenção
[0016] Um primeiro objetivo da invenção é garantir a operação dos separadores magnéticos de alto campo e alto gradiente sem problemas de entupimentos nas matrizes magnéticas por um período de tempo prolongado, utilizando peneiras com telas protetoras que tenham maior vida útil, evitando a necessidade de manutenção frequente das mesmas e consequentes paralisações excessivas dos separadores magnéticos.
[0017] Um segundo objetivo da invenção é de proporcionar peneiras protetoras adaptadas ao tipo do separador magnético e à granulo- metria da polpa de minério, e que não estejam submetidas às limitações de dimensões impostas no mercado.
[0018] É também objetivo desta invenção permitir a reutilização de matrizes magnéticas descartadas, cujo desgaste já não permite o uso na separação magnética, mas cuja forma geométrica é ainda ideal para a seleção das partículas pelo seu tamanho e forma.
Breve descrição da invenção
[0019] Os objetivos da invenção são alcançados por meio de uma peneira de proteção conectável a uma entrada de alimentação de um separador magnético para separação magnética de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas, o separador magnético sendo dotado de matrizes magnéticas a serem atravessadas por um fluxo da referida polpa, as matrizes magnéticas compreendem uma série de placas metálicas dotadas de ranhuras longitudinais nas suas duas faces, as placas metálicas sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma mesma distância de abertura, a peneira compreendendo uma tela possuindo uma série de placas metálicas dotadas nas duas faces de ranhuras longitudinais, as placas metálicas da tela sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma distância de abertura menor ou igual à distância de abertura das placas das matrizes magnéticas do separador, e as ranhuras longitudinais das placas metálicas da tela da peneira possuem o mesmo formato de seção transversal que as ranhuras das placas metálicas das matrizes magnéticas do separador, e dimensões de profundidade e espaçamento menores ou iguais às dimensões de profundidade e espaçamento das ranhuras das placas metálicas da matrizes magnéticas do separador.
[0020] Preferivelmente, as ranhuras longitudinais de todas as placas da tela possuem a mesma profundidade e o mesmo formato de seção transversal. As ranhuras longitudinais das placas da tela possuem a mesma profundidade e o mesmo formato de seção transversal que as placas das matrizes magnéticas do separador. As placas metálicas da tela da peneira são preferivelmente arranjadas com suas ranhuras alinhadas com as ranhuras das placas vizinhas. As ranhuras das placas da tela possuem preferivelmente uma seção transversal em forma de V.
[0021] A peneira de proteção pode compreender arames espaça- dores sobre os quais as placas magnéticas da tela estão montadas enfileiradas. A largura da abertura das placas da tela da peneira correspondente à menor distância entre duas placas vizinhas pode ser dimensionada para ser o dobro da maior dimensão da maior partícula contida na polpa. As placas metálicas da tela da peneira são, preferivelmente, constituídas de aço inoxidável. A altura das placas metálicas da tela é maior do que a abertura entre as placas. A tela pode ser constituída a partir de um segmento de uma matriz magnética já utilizada em um separador magnético.
[0022] Os objetivos da invenção são também alcançados por um separador magnético compreendendo matrizes magnéticas para sepa-ração magnética de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas a serem atravessadas por um fluxo da referida polpa, as matrizes magnéticas compreendendo uma série de placas metálicas dotadas de ranhuras longitudinais nas suas duas faces, as placas me-tálicas sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma mesma distância de abertura. O separador possui ainda pelo menos uma entrada de alimentação da referida polpa para as matrizes magnéticas, e uma peneira de proteção acoplada a cada entrada de alimentação na direção do fluxo de alimentação da polpa, cada peneira de proteção sendo dotada de uma tela do tipo aqui descrito.
[0023] O separador magnético pode ser aplicado à separação de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas de gra- nulometria variada.
Breve Descrição dos Desenhos
[0024] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
[0025] Figura 1A - é uma vista superior de uma peneira com tela de arame do tipo usado no estado da técnica, seguida de uma vista em perspectiva de uma seção transversal longitudinal ao longo do corte C-C dessa tela e de uma vista ampliada superior de um detalhe da tela;
[0026] Figura 1B - é uma vista superior de uma peneira com tela de plástico do tipo usado no estado da técnica, seguida de uma vista em perspectiva de uma seção transversal longitudinal ao longo do cor- te B-B dessa tela e de uma vista superior ampliada de um detalhe da tela;
[0027] Figura 1C - é uma vista superior de uma peneira com tela constituída de segmentos de matriz magnética de acordo com a invenção, seguida de uma vista em perspectiva da seção transversal longitudinal correspondente ao corte A-A dessa tela e de uma vista superior ampliada de um detalhe da tela; e
[0028] Figura 2 - é uma vista em perspectiva de uma tela da peneira constituída de segmentos de matriz magnética de acordo com a invenção ao lado de um pacote de matriz magnética de um separador magnético.
Descrição detalhada das figuras
[0029] A invenção se refere a uma peneira de proteção conectável a uma entrada de alimentação de um separador magnético para separação magnética de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas de granulometria variada, normalmente misturadas com água. Essa peneira de proteção possui uma tela especialmente adaptada para a filtragem da polpa antes da separação magnética em separadores. A tela da peneira de acordo com a invenção é ilustrada nas figuras 1C e 2.
[0030] Conforme explicado anteriormente, o separador magnético ao qual essa peneira é conectada é dotado de diversas matrizes magnéticas 2 a serem atravessadas por um fluxo da polpa a ser separada magneticamente. Essas matrizes magnéticas mostradas na figura 2 ao lado da tela da peneira são constituídas por uma série de placas metá-licas, preferivelmente de aço inoxidável, as quais são dotadas de ranhuras longitudinais nas suas duas faces. Essas ranhuras nas duas faces das placas da matriz 2 preferivelmente se estendem paralelas e equidistantes entre si e possuem a mesma profundidade e o mesmo formato de sessão transversal, conforme pode ser visto no corte A-A da figura 1C.
[0031] As placas das matrizes magnéticas são arranjadas paralelas entre si como também pode ser visto na figura 2. Cada conjunto de placas metálicas da matriz magnética pode ser chamado de pacote magnético. As placas das matrizes magnéticas são também espaçadas entre si de uma mesma distância de abertura, a qual corresponde à menor distância de espaçamento entre duas placas adjacentes. Uma vez que as placas possuem ranhuras na superfície, essa distância de abertura é medida entre os picos das ranhuras de duas placas adjacentes.
[0032] Essas matrizes magnéticas ficam dispostas dentro do separador magnético em uma orientação vertical, de modo que a polpa de material a ser separado seja despejada sobre as matrizes pelas entradas de alimentação, e fluam pela força da gravidade através dos canais formados entre as placas das matrizes. Fica claro que a obstrução das aberturas entre as placas das matrizes magnéticas do separador impede a passagem da polpa, tornando assim, impossível, o funcionamento do separador magnético. Portanto, caso o separador magnético possua mais de uma entrada de alimentação, uma peneira protetora é disposta em cada entrada de alimentação na direção de fluxo de alimentação da polpa, de modo a garantir que todo material alimentado ao separador seja, antes, filtrado pela peneira.
[0033] Para garantir que as partículas que passam nas telas das peneiras de proteção não tenham chance de entupir as matrizes magnéticas, a geometria das aberturas das telas 1 das peneiras protetoras e das matrizes deve ser semelhante, de forma que os efeitos físicos do processo de peneiramento, em ambos os casos, sejam idênticos. Esta necessidade de efeitos idênticos no processo de peneiramento e no processo de separação magnética vem do fato de que as partículas apresentam formas assimétricas, e que dentro de uma mesma polpa estão contidas partículas com diversas formas geométricas. A passagem da partícula em uma tela cuja abertura tem a mesma característica da abertura da matriz garante que se a partícula passar na tela, independente do seu formato físico, ela também passará na abertura da matriz do separador.
[0034] Assim, de acordo com a presente invenção e como pode ser visto nas figuras 1C e 2, a tela 1 da peneira protetora também possui uma série de placas metálicas 9 dotadas nas duas faces de ranhuras longitudinais 10, de forma análoga às matrizes magnéticas do separador. As placas metálicas da tela são arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma distância de abertura 5 menor ou igual à distância de abertura das placas das matrizes magnéticas 2 do separador ao qual a peneira será acoplada. Essa distância de abertura é ilustrada na figura 1C. As placas preferivelmente são montadas lado a lado com arames espaçadores, adequados, para que as partículas possam passar com facilidade através da tela.
[0035] As ranhuras longitudinais 10 das placas metálicas 9 da tela da peneira possuem o mesmo formato de seção transversal horizontal que as ranhuras das placas metálicas da matrizes magnéticas 2 do separador, e dimensões de profundidade e espaçamento menores ou iguais às dimensões de profundidade e espaçamento das ranhuras das placas metálicas da matrizes magnéticas 2 do separador. O dimensionamento da tela com mesma distância de abertura 5, e com mesmo tamanho de ranhura que as placas da matriz magnética já é suficiente para garantir que partículas que pudessem entupir as matrizes magnéticas fiquem retidas na tela da peneira e não alcancem as matrizes. No entanto, podem ser usadas também de modo eficiente telas com espaçamento menor e com dimensões de profundidade e espaçamento das ranhuras menores do que as placas das matrizes magnéticas do separador. Além disso, preferivelmente todas as ranhu- ras longitudinais 10 de todas as placas da tela possuem a mesma pro-fundidade e o mesmo formato de seção transversal.
[0036] A figura 2 mostra um exemplo de uma tela 1 de peneira protetora de acordo com a invenção disposta ao lado de uma matriz magnética 2 do separador, o que permite identificar claramente que a tela 1 e a matriz magnética 2 possuem o mesmo formato de seção transversal horizontal. Desse modo, a tela da peneira de proteção pode ser constituída a partir de um segmento de matriz magnética menor em altura do que a matriz magnética. Isso permite que a mesma matéria-prima seja usada para construir tanto as matrizes quanto as telas das peneiras protetoras. A altura 8 da tela da peneira deve ser dimensionada para garantir que um desgaste na superfície da peneira não cause um alargamento da abertura 5 entre as placas 1. Normalmente, a altura 8 da tela é maior do que a distância da abertura 5 entre as placas.
[0037] As dimensões das ranhuras das placas e da distância entre placas vizinhas da tela da peneira serão, portanto, selecionadas em função das matrizes do separador magnético ao qual a peneira será acoplada. Normalmente, essas matrizes do separador são projetadas de acordo com as dimensões das partículas contidas no material que está sendo separado magneticamente. Tipicamente, a largura da abertura 5 costuma ser aproximadamente o dobro do tamanho da maior partícula. Assim, por exemplo, para tratar materiais cujo tamanho máximo das partículas seja 1 mm, a abertura 5 deve ser em torno de 2 mm. Entretanto, outros tamanhos de abertura podem ser usados.
[0038] No detalhe ampliado mostrado na figura 1C e de acordo com uma modalidade preferida da invenção, as ranhuras longitudinais 10 de todas as placas 9 da tela 1 possuem a mesma profundidade e o mesmo formato de seção transversal horizontal. As placas metálicas 9 da tela da peneira são, preferivelmente, arranjadas com suas ranhuras 10 alinhadas com as ranhuras das placas vizinhas.
[0039] As ranhuras 10 das placas 9 da tela da peneira e das matrizes do separador magnético normalmente apresentam um perfil de seção transversal horizontal em formato de V. Assim, quando as ranhuras de placas vizinhas ficam alinhadas, é formada uma área de abertura entre essas ranhuras de formato aproximadamente quadrado. Mais especificamente, em virtude da sequência de ranhuras alinhadas, é formada uma sequência de canais de seção transversal horizontal quadrada. A distância entre duas extremidades diametralmente opostas dos quadrados formados na abertura 5 da tela da peneira é maior que aquela da abertura nominal 5, o que permite a passagem de partículas cúbicas maiores. Esse mesmo efeito técnico ocorre nas matrizes magnéticas do separador, porém, sem o risco de entupimento da matriz magnética.
[0040] Uma vez que as peneiras usam placas com o mesmo perfil das matrizes dos separadores, isso permite a reutilização de matrizes magnéticas descartadas devido a desgastes como tela para essas pe-neiras. O desgaste das pontas agudas das ranhuras dessas matrizes pode causar uma redução no campo e no gradiente magnético dentro do separador. Entretanto, esse desgaste não interfere na ação de pe- neiramento dessas placas, cujas dimensões físicas e forma geométrica ainda atendem perfeitamente à finalidade de peneiramento de proteção.
[0041] A tela da peneira de proteção é constituída, normalmente, com um comprimento vertical 8 sensivelmente mais curto do que o comprimento das matrizes magnéticas do separador, de modo que a tela da peneira pode ser produzida a partir apenas de um segmento de uma matriz do separador. Isso evita também o descarte de matéria prima de elevado valor agregado usada na constituição das placas das matrizes, e ao mesmo tempo elimina a necessidade de aquisição de novas peneiras. Esta reutilização, de material nobre hoje considerado sucata, é uma reciclagem com vantagens operacional, ambiental e e-conômica.
[0042] Pelo fato de ser constituída de metal, preferivelmente de aço inoxidável, a tela 1 de acordo com a invenção apresenta elevada resistência mecânica, evitando, assim deformações e aumento do ta-manho das aberturas e a passagem de partículas com dimensões ina-dequadas. Além disso, o comprimento vertical 8 da tela é longo o bas-tante para evitar que deformações e desgastes mecânicos das placas também provoquem aumento destas aberturas de passagem das par-tículas a serem peneiradas em todo o comprimento da tela.
[0043] Para fins de comparação com a presente invenção, na figura 1A é mostrado um exemplo de peneira com tela feita de arame soldado 3 do tipo usado na técnica anterior, e na figura 1B é mostrado um exemplo de peneira com tela de plástico 4. Cada uma dessas figuras 1A, 1B e 1C mostra, na parte central, uma vista em perspectiva de uma seção transversal longitudinal da respectiva tela, permitindo identificar a estrutura interna de cada uma dessas telas e os canais de abertura para filtragem da polpa. No lado direito dessas figuras é representada uma vista ampliada superior de um detalhe da peneira, onde se pode ver o formato da seção transversal horizontal da abertura das telas. Logo abaixo de cada vista superior é mostrado o perfil de seção transversal longitudinal dos elementos que constituem a tela da peneira. Os três modelos de tela foram representados com o mesmo tamanho de abertura, para permitir uma comparação mais imparcial entre eles.
[0044] Na figura 1A, a tela é constituída por uma série de arames 11, os quais são normalmente soldados em uma armação de suporte. O comprimento vertical dessa tela 6, representado no lado direito da figura, é mais curto do que os comprimentos verticais 7 e 8 das telas mostradas nas figuras 1B e 1C. Essa menor altura 6 se deve à forma típica estreita de fios de arame de aço 11, e limita a resistência mecânica da tela. Consequentemente, essa tela é altamente propensa ao aumento da abertura, pois é facilmente suscetível a sofrer deformações e, portanto, possui reduzida vida útil.
[0045] Na figura 1B, a tela 4 é constituída de plástico industrial. Diversas barras de plástico 12 são dispostas lado a lado mantendo uma mesma distância de abertura 5 entre elas e presas a uma armação de suporte. A altura 7 dessa tela de plástico 4 é definida pelo comprimento vertical das barras de plástico 12, sendo, normalmente mais longa do que a altura 6 da tela de arame 3, pois não é limitada pelo formato usual de arames de aço. Esse comprimento mais longo contribui para aumentar a resistência e a vida útil da tela. Por outro lado, devido à elasticidade do plástico, as telas de plástico 4 são bastante propensas à deformação, o que provoca o aumento da abertura dos furos de passagem, deixando passar partículas de tamanhos maiores do que o desejado. Outra desvantagem é que as telas de plástico 4 são passíveis de sofrer acidentes provocados por arremesso de fagulhas de solda elétrica em caso de reparos na peneira, pois estas fagulhas derretem o material plástico da tela e aumentam as suas aberturas.
[0046] Já na tela constituída de placas metálicas de acordo com a presente invenção e conforme mostrada na figura 1C, a altura 8 no comprimento vertical é definida intencionalmente maior do que as pe-neiras de tela de aço, para propiciar uma longa vida útil estimada em anos. Por ser construída em aço inoxidável, e com altura 8 intencio-nalmente mais alta, a resistência ao desgaste dessa tela é bastante elevada, de modo que um aumento da abertura ao longo de toda a altura 8 da tela é praticamente inexistente. Mesmo que ocorra um desgaste na porção superior da tela sobre a qual a polpa de minério é der- ramada, esse desgaste não ocorre ao longo de toda a altura dos canais formados pelas aberturas da tela, de modo que partículas com tamanho maior do que o permitido ficam presas na tela da peneira de qualquer maneira.
[0047] Reitera-se assim que, devido à semelhança das aberturas da tela da peneira de proteção e da matriz magnética, o material que for retido nessa tela 1 de proteção necessariamente causaria o entupimento da matriz magnética e aquelas partículas que passam nessa tela 1 de proteção certamente não entupirão a matriz magnética.
[0048] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (12)

1. Peneira de proteção conectável a uma entrada de ali-mentação de um separador magnético para separação magnética de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas, o separador magnético sendo dotado de matrizes magnéticas (2) a serem atravessadas por um fluxo da referida polpa; as matrizes magnéticas (2) compreendem uma série de placas metálicas dotadas de ranhuras longitudinais nas suas duas faces, as placas metálicas sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma mesma distância de abertura, a peneira sendo caracterizada pelo fato de compreender uma tela (1) possuindo uma série de placas metálicas (9) dotadas nas duas faces de ranhuras longitudinais (10), as placas metálicas da tela sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma distância de abertura (5) menor ou igual à distância de abertura as placas das matrizes magnéticas (2) do separador, e as ranhuras longitudinais (10) das placas metálicas (9) da tela da peneira possuem o mesmo formato de seção transversal que as ranhuras das placas metálicas da matrizes magnéticas (2) do separador, e dimensões de profundidade e espaçamento menores ou iguais às dimensões de profundidade e espaçamento das ranhuras das placas metálicas da matrizes magnéticas (2) do separador.
2. Peneira de proteção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as ranhuras longitudinais (10) de todas as placas da tela possuem a mesma profundidade e o mesmo formato de seção transversal.
3. Peneira de proteção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as ranhuras longitudinais (10) das placas (9) da tela (1) possuem com a mesma profundidade e o mesmo formato de seção transversal que as placas das matrizes magnéticas do separador.
4. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que as placas metálicas da tela (1) da peneira são arranjadas com suas ranhuras alinhadas com as ranhuras das placas vizinhas (9).
5. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que as ranhuras (10) das placas da tela possuem uma seção transversal em forma de V.
6. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de compreender arames espaçadores sobre os quais as placas (9) magnéticas da tela estão montadas enfileiradas.
7. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a largura da abertura (5) das placas da tela da peneira correspondente à menor distância entre duas placas vizinhas é dimensionada para ser o dobro da maior dimensão da maior partícula contida na polpa.
8. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que as placas metálicas (9) da tela (1) da peneira são constituídas de aço inoxidável.
9. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que a altura (8) das placas metálicas da tela é maior do que a abertura (5) entre as placas (1).
10. Peneira de proteção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que a tela (1) é constituída a partir de um segmento de uma matriz magnética (2) já utilizada em um separador magnético.
11. Separador magnético compreendendo: matrizes magnéticas (1) para separação magnética de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas a serem atra-vessadas por um fluxo da referida polpa, as matrizes magnéticas com-preendendo uma série de placas metálicas dotadas de ranhuras longi-tudinais nas suas duas faces, as placas metálicas sendo arranjadas enfileiradas, paralelas e espaçadas entre si de uma mesma distância de abertura, pelo menos uma entrada de alimentação da referida polpa para as matrizes magnéticas, caracterizado por compreender ainda: uma peneira de proteção como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10 acoplada a cada entrada de alimentação na direção do fluxo de alimentação da polpa.
12. Separador magnético de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de ser aplicado à separação de uma polpa contendo partículas magnéticas e não magnéticas de granulometria variada.
BR102014025674-1A 2014-10-15 2014-10-15 Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira BR102014025674B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014025674-1A BR102014025674B1 (pt) 2014-10-15 2014-10-15 Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014025674-1A BR102014025674B1 (pt) 2014-10-15 2014-10-15 Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102014025674A2 BR102014025674A2 (pt) 2016-05-17
BR102014025674B1 true BR102014025674B1 (pt) 2021-09-08

Family

ID=56008389

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014025674-1A BR102014025674B1 (pt) 2014-10-15 2014-10-15 Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102014025674B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106239005B (zh) * 2016-08-31 2019-06-21 甘肃酒钢集团西部重工股份有限公司 一种磁介质盒焊接夹具及焊接工艺

Also Published As

Publication number Publication date
BR102014025674A2 (pt) 2016-05-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101610850A (zh) 用于湿式鼓磁选机的改进的收集系统
BR102014025674B1 (pt) Peneira de proteção para separador magnético e separador magnético possuindo essa peneira
US11084045B2 (en) Magnetic matrix for high intensity magnetic separator
CN205462672U (zh) 一种干式粉碎机除铁系统
US20120199521A1 (en) Screen panel
CN204018187U (zh) 一种梳齿分级固定筛分设备
RU187327U1 (ru) Магнитный сепаратор
CN216173176U (zh) 立环磁选机用可过滤型介质盒
AU2016371239B2 (en) A screen
CN206794129U (zh) 矿石筛分机的筛板
CN210171672U (zh) 一种用于磁选机的聚磁介质、用于磁选机的磁介质盒及其磁选机
CN202725302U (zh) 一种新型的磨矿分级装置
JP2016536123A (ja) 重鉱物成分と磁性鉱物成分の同時選別が可能な比重選別装置
DE112016005750T5 (de) Magnetische matrix, starkfeldmagnetabscheider und verfahren zum einstellen des innerhalb solch einen abscheiders erzeugten magnetfeldes
CN208098350U (zh) 一种改进的磁选机给矿装置
AU2018303343B2 (en) A screen
RU2728038C2 (ru) Высокоградиентный мокрый магнитный сепаратор со сверхпроводящей магнитной системой
CN203470146U (zh) 中细粒高梯度湿式强磁预选设备
CN217856506U (zh) 一种球磨机排料端的隔渣装置
CN210994751U (zh) 一种分离石榴石砂的多级磁选机构
KR200395460Y1 (ko) 선별장치용 선별판 구조
CN206392232U (zh) 一种石英砂水力分级机
US2631686A (en) Collecting electrode
CN203764400U (zh) 一种立环强磁选机用可过滤型介质盒
CN108970805A (zh) 一种立环多梯度磁选机转环结构

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.