BR102014003310A2 - garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso - Google Patents

garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso Download PDF

Info

Publication number
BR102014003310A2
BR102014003310A2 BR102014003310A BR102014003310A BR102014003310A2 BR 102014003310 A2 BR102014003310 A2 BR 102014003310A2 BR 102014003310 A BR102014003310 A BR 102014003310A BR 102014003310 A BR102014003310 A BR 102014003310A BR 102014003310 A2 BR102014003310 A2 BR 102014003310A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bale
bales
grab
claw
moving
Prior art date
Application number
BR102014003310A
Other languages
English (en)
Inventor
Hardi José Sehn
Luis Manoel Andrade Martins Da Silva
Roque Mendes Martins
Original Assignee
Souza Cruz Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Souza Cruz Sa filed Critical Souza Cruz Sa
Priority to BR102014003310A priority Critical patent/BR102014003310A2/pt
Priority to PCT/IB2015/051047 priority patent/WO2015121816A1/pt
Publication of BR102014003310A2 publication Critical patent/BR102014003310A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D87/00Loaders for hay or like field crops
    • A01D87/12Loaders for sheaves, stacks or bales
    • A01D87/127Apparatus for handling, loading or unrolling round bales
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G47/00Article or material-handling devices associated with conveyors; Methods employing such devices
    • B65G47/74Feeding, transfer, or discharging devices of particular kinds or types
    • B65G47/90Devices for picking-up and depositing articles or materials
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B3/00Preparing tobacco in the factory

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Preliminary Treatment Of Fibers (AREA)

Abstract

garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso. a presente invenção refere-se a uma garra para fardos compreendendo: (i) uma base estrutural para apoio ou suporte dos componentes: (ii) um elemento de ação parafuso configurado para penetrar de forma rotativa e pegar um fardo permitindo assim a garra para fardos mover o fardo; (iii) motoredutor para acionamento e movimentação de dito elemento de ação parafuso e (iv) braço guia. a invenção também inclui um sistema para movimentação de fardos, dito sistema compreendendo a garra para fardos da invenção e uma talha que possibilita o deslocamento e movimentação do fardo nas direçôes horizontal e vertical. finalmente, a invenção prevê, ainda, o uso da garra para movimentar fardos.

Description

GARRA PARA FARDOS, SISTEMA PARA SUA MOVIMENTAÇÃO E SEU USO
Campo da Invenção A presente invenção se refere a uma garra para fardos de material perfurável, por exemplo, de folhas de tabaco, de algodão e semelhantes, que possibilita o levantamento, deslocamento, e deposição em local determinado do dito fardo, eliminando as operações manuais, de abastecimento dos ditos fardos às mesas de alimentação do processo industrial e contribuindo para a melhoria das condições ergonômicas e de segurança na fábrica.
Fundamentos da Invenção É comum acondicionar mercadorias ou objetos em fardos amarrados com barbantes ou similares para transportar ditas mercadorias ou objetos de uma área para outra, por exemplo, do campo para uma área industrial, ou até mesmo dentro de uma unidade fabril, por exemplo, para alimentar máquinas. Essas mercadorias ou objetos acondicionados em fardos podem ser, por exemplo, folhas de tabaco, algodão, material plástico, refugo de papel/papelão e semelhantes.
Os fardos podem ser transferidos de um ponto a outro manualmente, modo esse que é desvantajoso sob o aspecto ergonométrico e de segurança. Assim, preferencialmente, essa transferência deve ser realizada mecanicamente, por exemplo, utilizando dispositivos do tipo garra que podem segurar firmemente o fardo, levanta-lo, carrega-lo e libera-lo no ponto de entrega.
Dispositivos mecânicos do tipo garra são conhecidos no estado da técnica, podendo ser citados os dispositivos que "abraçam" o fardo ou que incorporam garras comandadas por meios pneumáticos, eletrostáticos ou magnéticos. Em geral, o que determina o tipo de garra a ser empregada no transporte de fardos é a combinação das características do material do fardo com as possibilidades oferecidas pelo dispositivo.
Exemplificando, no documento W02005051806 é descrito um dispositivo para transportar/transferir um recipiente (fardo) de tabaco empregando braços com extensões que pegam o fardo pela face inferior. O agarramento e liberaçao do fardo/recipiente são feitos por meio de braços mecânicos articulados, ditos braços tendo extremidades que se encaixam no fundo do fardo. Entretanto, este sistema não possibilita a flexibilidade de transportar fardos de formatos e tamanhos diferentes, como acontece frequentemente, por exemplo, com fardos de folhas de tabaco e de algodão.
Portanto, é evidente a necessidade de se dispor de um dispositivo de garra com flexibilidade de adaptação a diferentes formatos/tamanhos de fardo e com segurança de manipulação para o operador.
Sumário da Invenção A presente invenção objetiva proporcionar a mecanização na transferência/transporte de fardos de' material que pode ser perfurado, preferencialmente fardos de folhas de tabaco ou algodão, mais preferencialmente fardos de folhas de tabaco.
Uma primeira concretização da invenção diz respeito a uma garra para fardos compreendendo: (i) uma base estrutural feita de material resistente à solicitação mecânica, preferencialmente feita em metal, mais preferencialmente feita em alumínio, para apoio ou suporte dos componentes; (ii) um elemento de ação parafuso configurado para penetrar de forma rotativa e pegar/agarrar um fardo permitindo a garra para fardos mover o fardo, (iii) motoredutor para acionamento da engrenagem do dito elemento de açao parafuso e (iv) braço guia, preferivelmente em metal, mais preferivelmente em aço inox, de posição regulável, que aloja âs botoeiras para acionamento dos comandos de manobra e deslocamento da garra. Preferencialmente, dito componente (ii) é selecionado de um grupo consistindo de uma mola de hélice, um elemento rosqueado oco (interna ou externamente, ou ambos), e um parafuso; mais preferencialmente dito elemento de ação parafuso compreende pelo menos duas molas de hélice substancialmente cilíndricas, cada uma delas com seção substancialmente circular com extremidade pontiaguada capaz de penetrar no fardo a ser movido.
Uma segunda concretização da invenção refere-se a um sistema de movimentação de fardos compreendendo: (A) uma garra para fardos compreendendo: (i) uma base: estrutural feita de material resistente à solicitação mecânica, preferencialmente feita em metal, mais preferencialmente feita em alumínio, para apoio ou suporte dos componentes; (ii) um elemento de ação parafuso configurado para penetrar de forma rotativa e pegar um fardo permitindo assim a garra . para fardos mover o fardo; mais preferencialmente, dito elemento de ação parafuso é selecionado de um grupo consistindo de uma mola de hélice, um elemento rosqueado oco (interna ou externamente, ou ambos), e um parafuso; e ainda mais 'pref érenciãlmente, dito elemento de ação parafuso compreende pelo menos duas molas de hélice substancialmente cilíndrica, preferencialmente molas de hélice cilíndricas, e seção substancialmente circular, preferencialmente seção circular, com extremidade pontiaguda capaz de penetrar no fardo a ser movimentado; (iii) motoredutor para acionamento e movimentação do elemento de ação parafuso, preferencialmente o elemento de ação parafuso é selecionado a partir das molas de hélice substancialmente cilíndrica, preferencialmente molas de hélice cilíndricas, e seção substancialmente circular, preferencialmente seção circular e (iv) braço guia, preferivelmente em metal, mais preferivelmente em aço inox, de posição regulável, que aloja as botoeiras para acionamento dos comandos de manobra e deslocamento da garra; e (B) talha elétrica montada em trilhos para deslocar vertical e horizontalmente ditos fardos.
Uma terceira concretização da invenção refere-se ao uso da garra como aqui definida para movimentar fardos de material perfurável, preferencialmente de tabaco- ou algodão, ainda mais preferencialmente de tabaco.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 mostra a garra da invenção sem carga, em perspectiva, por vista lateral esquerda posterior. A Figura 2 mostra a garra da invenção sem carga por vista frontal. A Figura 3 mostra a garra da invenção sem carga por vista superior com detalhamento dos componentes de sustentação e de transmissão de acionamento a partir da talha elétrica. A Figura 4 mostra a garra da invenção fixando a carga, em perspectiva, por vista lateral direita frontal. A Figura 5 mostra o sistema da invenção compreendendo a garra da invenção e a talha elétrica em trilho. A Figura 6 mostra a garra da invenção, em vista inferior, com o detalhamento dos elementos de agarramento do fardo. A Figura 7 mostra um dos elementos da garra da invenção para o agarramento do fardo.
Descrição Detalhada da Invenção A garra para fardos da presente invenção vem resolver um problema do estado da técnica relacionado com aspectos ergométricos e de segurança no transporte/transferência de fardos, especialmente fardos de folhas de tabaco.
Como mostrado nas Figuras 1 e 2, a garra para fardos -GPF (A) para fardos da invenção compreende uma base estrutural (1) para apoio ou suporte dos componentes da GPF, incluindo um motorredutor (não mostrado) para acionamento/movimentação de molas de hélice substancialmente cilíndrica de seção substancialmente circular, de acordo com uma concretização preferencial da invenção, molas essas que penetram nos fardos por perfuração, permitindo a sua movimentação; engranagens simples (não-mostradas) para possibilitar a transmissão mecânica e acionamento/levantamento/deslocamento/deposição do fardo (F); protetores (3) das molas (2); e braço guia (4) , preferencialmente feito em aço inox, de posição regulável e que aloja todas as botoeiras de acionamento dos comandos de manobra e deslocamento da GPF. O conjunto de componentes da GPF é alojado e protegido pela carenagem (5) , feita em material apropriado, preferencialmente selecionado entre metal ou polímero, ainda mais preferencialmente, em chapa de aço carbono pintada eletrostaticamente.
Adicionalmente, na Figura 3 são detalhados os elementos de sustentação (6) e de alimentação de energia (7), conectados à fonte de energia (8) e ao sustentáculo (9) . A Figura 4 mostra a GPF em operação, já com o fardo (F), no exemplo mostrado, um fardo de folhas de tabaco, perfurado pelas molas de hélice cilíndrica de seção circular para a realização do levantamento, deslocamento e deposição do fardo na esteira transportadora que encaminhará o fardo até à máquina onde será processado.
Na Figura 5 está ilustrado' o' sistema da invenção compreendendo a GPF (A) e a talha <B) deslocável no trilho (10) . A talha (B) compreende uma fonte de energia (8) que alimenta a GPF e um sustentáculo (9) que mantém a GPF suspensa e com possibilidade de regulagem na direção vertical para agarrar o fardo, por exemplo, em uma pilha de ' fardos, suspendê-lo, deslocá-lo e depositá-lo no local e processamento. A talha (B) é também energizada para se deslocar ao longo do sistema de trilhos como mostrado na Figura 5. A alimentação de energia para a GPF da invenção, para movimentar verticalmente as molas (2), pode ser realizada por quaisquer meios apropriados, por exemplo, meios elétricos, magnéticos ou pneumáticos.
Os materiais empregados na construção dos componentes da GPF da invenção são materiais apropriados para resistir aos esforços mecânicos a que são submetidos em operação normal. Esses materiais podem ser selecionados de metais, polímeros ou cerâmicos, e o especialista na técnica saberá escolher o mais apropriado para a função do componente pretendido. Adicionalmente, os materiais que conectam, no sistema da invenção, a GPF (A) da invenção à talha (B) são selecionados de materiais de fibras poliméricas naturais ou sintéticas ou materiais poliméricos não-fibrosos que atendam simultaneamente aos requisitos de resistência e flexibilidade que permita o movimento substancial nas direções horizontal e vertical.
As Figuras 6 e 7 mostram o detalhe do elemento de ação parafuso da garra, neste caso, das molas (2) que são uma concretização preferencial da invenção, e de sua proteção (3), ditas molas que são perfurantes dos fardos para permitir o agarramento do mesmo. Alternativamente, o elemento de ação parafuso pode ser selecionado de um grupo consistindo de um elemento rosqueado oco (interna ou externamente, ou ambos), e um parafuso. A função do dito elemento de ação parafuso é penetrar de forma rotativa e pegar/agarrar um fardo permitindo assim a garra para fardos mover o fardo.
Todas as publicações e pedidos de patente mencionados na presente descrição são indicativos do nivel daqueles especialistas na técnica à qual a invenção se refere, e são aqui incorporados a titulo de referência.
Apesar de certas concretizações terem sido descritas de modo especifico, elas foram apresentadas como um modo exemplificativo somente, e não há intenção de limitar o escopo da invenção. As reivindicações que acompanham esta descrição e suas equivalentes são consideradas como cobrindo tais concretizações ou modificações óbvias das mesmas, na medida em que elas podem estar dentro do escopo e espirito da invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Garra para fardos caracterizada pelo fato de compreender: (i) uma base estrutural feita de material resistente à solicitação mecânica; (ii) um elemento de ação parafuso configurado para penetrar de forma rotativa e pegar um fardo permitindo a garra para fardos mover o fardo;; (iii) motoredutor para acionamento e movimentação de dito elemento de ação parafuso; e (iv) braço guia que aloja as botoeiras para acionamento dos comandos de manobra e deslocamento da garra.
2. Garra de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o elemento de ação parafuso é selecionado de um grupo consistindo de uma mola de hélice, um elemento rosqueado oco e um parafuso.
3. Garra de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o dito elemento rosqueado oco é rosqueado interna ou externamente, ou ambos.
4. Garra de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o dito elemento de ação parafuso compreende pelo menos duas molas de hélice substancialmente cilíndrica, cada uma delas com seção substancialmente circular com extremidade pontiaguda capaz de penetrar no fardo a ser movido.
5. Garra de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dita base estrutural é feita de material selecionado de metal, polímero ou cerâmica.
6. Garra de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que dita base estrutural é feita de alumínio.
7. Garra de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de dito braço guia ser de posição regulável.
8. Garra de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de dito braço guia ser feito de aço inox.
9. Garra de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo fato dos fardos serem de material perfurável.
10. Garra de acordo com a reivindicação 6 caracterizada pelo fato dos fardos de material perfurável serem folhas de tabaco.
11. Sistema para movimentação de fardos caracterizado por compreender: (A) uma garra para fardos como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10; e (B) talha elétrica montada em trilhos para deslocar vertical e horizontalmente ditos fardos.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 8; caracterizado pelo fato de dita talha compreender uma fonte de energia que alimenta a GPF e um sustentáculo (9) que a mantém suspensa e com possibilidade de regulagem na direção vertical para agarrar o fardo.
13. Uso da garra como definida na reivindicação 1 caracterizada pelo fato de ser para movimentar fardos de tabaco.
BR102014003310A 2014-02-12 2014-02-12 garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso BR102014003310A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014003310A BR102014003310A2 (pt) 2014-02-12 2014-02-12 garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso
PCT/IB2015/051047 WO2015121816A1 (pt) 2014-02-12 2015-02-12 Garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014003310A BR102014003310A2 (pt) 2014-02-12 2014-02-12 garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102014003310A2 true BR102014003310A2 (pt) 2015-12-08

Family

ID=52706210

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014003310A BR102014003310A2 (pt) 2014-02-12 2014-02-12 garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR102014003310A2 (pt)
WO (1) WO2015121816A1 (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE40473C1 (pt) *
DE2602442A1 (de) * 1976-01-23 1977-07-28 Andreas Haessler Automatischer handsetzgreifer
DE8530742U1 (de) * 1985-10-30 1986-01-02 Telma-Maschinenfabrik Feldmeier GmbH & Co, 4404 Telgte Transport- und Stapeleinrichtung für rollenförmige, hochverfestigte Heu- und Strohballen
US4983087A (en) * 1985-11-05 1991-01-08 Mierek James V Screw type bale handling device
DE8915992U1 (pt) * 1989-10-20 1992-11-12 J. Schmalz Gmbh, 7296 Glatten, De
WO2005051806A2 (de) 2003-11-25 2005-06-09 Hauni Primary Gmbh Handhabungseinrichtung für behälter der tabak verarbeitenden industrie

Also Published As

Publication number Publication date
WO2015121816A1 (pt) 2015-08-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN108584450B (zh) 一种具有取料和堆叠功能的机械手
DE102007046919B4 (de) Greifer zum automatischen Ergreifen von Packeinheiten
DE102015115866B4 (de) Einrichtung zum Umpacken von zu Packungseinheiten zusammengefassten Stückgütern
EP2540629B1 (de) Greifanordnung für die automatisierte Handhabung von Großsäcken (Big Bags)
CH716125B1 (de) Vorrichtung und Verfahren zum Depalettieren von gestapelten Stückgutgebinden.
ITMI20131414A1 (it) Pallettizzatore
DE102013100775A1 (de) Mechanisches Lastaufnahmemittel zum Greifen von Transportgütern
KR101937871B1 (ko) 리프팅 장치
CN203568472U (zh) 自动排坯机
CN212150618U (zh) 一种纱团翻转装置
ES2616325T3 (es) Dispositivo para el doblado y/o plegado de cartonajes
CA3124300A1 (en) Gripping apparatus
WO2019097443A1 (en) Gripper for the grip of loads
BR102014003310A2 (pt) garra para fardos, sistema para sua movimentação e seu uso
ITUB20155189A1 (it) Impianto per alimentare barre metalliche in numero controllato ad una macchina operatrice
EP3176123B1 (de) Hebevorrichtung und verfahren zur kraftunterstützung beim bewegen von einem gut
EP3323736B1 (en) Enhanced palletizer for large tiles
CN215665566U (zh) 一种用于吊挂系统裁片上料的机械手
ITBO970588A1 (it) Dispositivo per il prelevamento ed il trasporto di carichi.
JP2009120289A (ja) 食品容器供給装置
EP1955920A3 (en) High safety transport devices for feeding and unloading in sterilizing plants and for distribution to destination departments
CN104401714A (zh) 一种夹料钳及制杯叠堆设备的多功能机械手移位传送装置
EP3240747B1 (en) A transportation system
DE102021113583B4 (de) Greifvorrichtung sowie eine die Greifvorrichtung aufweisende Manipulatoreinheit
EP2762414A1 (de) Etikettiermaschine mit einer Hebevorrichtung

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SOUZA CRUZ LTDA (BR/RJ)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2501 DE 11/12/2018.