BR102013033154A2 - Equipamento de cocção - Google Patents

Equipamento de cocção Download PDF

Info

Publication number
BR102013033154A2
BR102013033154A2 BRBR102013033154-6A BR102013033154A BR102013033154A2 BR 102013033154 A2 BR102013033154 A2 BR 102013033154A2 BR 102013033154 A BR102013033154 A BR 102013033154A BR 102013033154 A2 BR102013033154 A2 BR 102013033154A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cooking
door
region
cooking equipment
equipment according
Prior art date
Application number
BRBR102013033154-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Andre Dalgas Tomm
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BRBR102013033154-6A priority Critical patent/BR102013033154A2/pt
Publication of BR102013033154A2 publication Critical patent/BR102013033154A2/pt

Links

Landscapes

  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

Equipamento de cocção. A presente invenção refere-se a um equipamento de cocção que visa possibilitar o preparo de alimentos grelhados de forma prática e organizada, agregando funções a um único componente do equipamento de cocção. O dito equipamento de cocção sendo do tipo que compreende pelo menos uma câmara de cocção (1) a qual é associada, de modo cooperante, com pelo menos uma porta (2), sendo que de acordo com a concretização preferencial da invenção, a dita porta (2) é constituída de uma superfície interna (21) e uma superfície externa (22), sendo que a dita superfície interna (21) é dotada de pelo menos uma região de cocção (3), a qual é disposta sobre pelo menos uma fonte de aquecimento (4) que é posicionada entre a superfície interna (21) e a superfície externa (22) da referida porta (2).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EQUIPAMENTO DE COCÇÃO” Campo da invenção A presente invenção refere-se a um equipamento de cocção que visa possibilitar o preparo de alimentos grelhados de forma prática e organizada, agregando funções a um único componente do equipamento de cocção para facilitar a rotina dos usuários no momento de preparo de alimentos.
Fundamentos da Invenção Conforme é de conhecimento geral, os equipamentos de cocção convencionais são providos de mesas de cocção nas quais se localizam os queimadores, que constituem dispositivos interligados aos meios de fornecimento de gás combustível e através dos quais a chama efetivamente responsável pelos processos de preparo de alimentos é emitida e controlada. Assim sendo, as ditas mesas de cocção normalmente são definidas por superfícies substancialmente planas providas de orifícios para acoplamento dos queimadores sobre os quais os utensílios de cocção - panelas e afins -são dispostos.
Adicionalmente, uma vasta gama de equipamentos de cocção compreende uma câmara de cocção embutida, a qual é disposta sob a mesa de cocção, sendo que a dita câmara deve ser fechada por meio de uma porta e, assim, conservar a temperatura para assar ou cozer alimentos.
Ainda, também são conhecidos aqueles equipamentos de cocção que compreendem apenas a câmara de aquecimento, ou seja, sem a mesa de cocção. Nestes casos, normalmente, existe apenas a referida câmara de cocção fechada por uma porta para manutenção da temperatura interna.
Atualmente, com o crescimento da preocupação com o consumo de alimentos preparados de forma mais saudável e, consequentemente, da utilização de técnicas para grelhar, também chamada de grill, começaram a surgir equipamentos de cocção adaptados para essas finalidades como, por exemplo, aquele descrito no documento W02010128719, que apresenta uma região da mesa de cocção destinada à colocação de uma grade sobre uma resistência elétrica. Os documentos JP2008304107 e JP2009028460 descrevem soluções análogas a essa, posto preverem, também, resistências elétricas acopladas a tampas articuladas de mesas de cocção, as quais possuem regiões rebaixadas providas de grades para preparo de alimentos grelhados.
Nota-se, no entanto, que as soluções reveladas nestes documentos do estado da técnica podem, ainda, ser aperfeiçoadas no que tange à otimização de espaço físico e de organização. Isto porque equipamentos do tipo descrito no documento W02010128719, por exemplo, além de estarem sempre visíveis, fato que pode ser considerado inconveniente, ainda demandam um espaço considerável na área de trabalho do usuário do equipamento. Já os objetos descritos nos documentos JP2008304107 e JP2009028460, apesar de compreenderem tampas articuladas, as quais são hábeis de recobrir e esconder as regiões de grelha/grade, ainda demandam espaço físico na mesa de cocção e, consequentemente, na área de trabalho do usuário.
Portanto, conforme é possível observar, os equipamentos de cocção que compreendem mecanismos de preparo de alimentos grelhados disponíveis no estado da técnica, carecem de uma solução prática e funcional no que se refere à organização, limpeza e aproveitamento de espaço físico.
Objetivos da invenção Assim, é um dos objetivos da presente invenção prover um equipamento de cocção que compreende características técnicas, funcionais e construtivas capazes de efetivamente solucionar os problemas e limitações dos equipamentos e aparelhos conhecidos no estado da técnica. Mais particularmente, o equipamento de cocção, segundo a presente invenção é capaz de proporcionar meios para o preparo de alimentos grelhados de forma simples e prática.
Outro dentre os objetivos da presente invenção é prover meios para o preparo de alimentos utilizando a técnica de aquecimento por condução.
Ainda, é objetivo da presente invenção revelar um equipamento de cocção aperfeiçoado no que tange à otimização de espaço físico e de organização. É também um dos objetivos da presente invenção prover um equipamento de cocção que configure meios para acomodar, em um alojamento específico de sua estrutura, a chapa para preparo de alimentos grelhados.
Portanto, é também um objetivo da presente invenção obter uma chapa para preparo de alimentos grelhados que se acople internamente à estrutura do equipamento de cocção.
Assim sendo, é um dos objetivos da presente invenção prover um equipamento de cocção que compreenda uma chapa de grelhar (ou grill) que possa ser facilmente armazenada no interior do próprio equipamento quando não estiver em uso.
Sumário da Invenção Desta forma, com a finalidade de se atingir os objetivos e efeitos técnicos acima relatados, a presente invenção refere-se a um equipamento de cocção do tipo que compreende pelo menos uma câmara de cocção a qual é associada, de modo cooperante, com pelo menos uma porta, sendo que de acordo com a concretização preferencial da invenção, a dita porta é constituída de uma superfície interna e uma superfície externa, sendo que a dita superfície interna compreende pelo menos uma região de cocção, a qual é disposta sobre pelo menos uma fonte de aquecimento, e a dita pelo menos uma fonte de aquecimento é disposta entre a superfície interna e a superfície externa da porta.
Mais especificamente, a dita porta, quando completamente aberta, é disposta paralelamente a uma superfície de apoio do equipamento de cocção de modo que seja possível apoiar alimentos sobre a dita região de cocção sem que haja o risco de queda e/ou escorregamento destes alimentos.
Adicionalmente, e ainda de modo preferencial, pelo menos uma camada de material isolante térmico é disposta entre a fonte de aquecimento e a superfície externa da porta, e pelo menos um canal é definido ao menos pela região de cocção e a pelo menos uma camada de isolante térmico. No entanto, no caso de inexistência da camada de isolante térmico, por exemplo, o pelo menos um canal pode ser definido ao menos pela disposição entre a superfície externa da porta e a pelo menos uma região de cocção.
Ou, ainda, alternativamente, mesmo com a existência de uma camada de material isolante térmico, o canal pode ser definido pela região de cocção e a superfície interna da porta, quando esta última é conformada em rebaixo na proximidade da região de cocção.
Ademais, a superfície interna da porta compreende uma região de acoplamento da pelo menos uma região de cocção, sendo que a dita região de acoplamento pode ser dotada de uma pluralidade de orifícios.
Alternativamente, a pelo menos uma região de cocção pode ser alinhada em relação à superfície interna da porta ou rebaixada em relação à dita superfície interna.
Opcionalmente, a superfície interna da porta pode compreender sulcos dispostos na periferia da região de cocção e, também de modo opcional, a porta pode ser bipartida.
Descrição Resumida dos Desenhos As características, vantagens e efeitos técnicos da presente invenção, conforme acima indicados, serão melhores compreendidas por um técnico no assunto a partir da descrição detalhada a seguir, feita a título meramente exemplificativo e não limitativo, de realizações preferenciais, e com referência às figuras esquemáticas anexas, as quais: A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva e esquemática de um equipamento de cocção ao qual é incorporada uma chapa de grelhar segundo a concretização preferencial do equipamento de cocção, objeto da presente invenção; A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva da porta do equipamento de cocção à qual é incorporada a chapa de grelhar; A Figura 3 mostra uma vista em perspectiva da porta do equipamento de cocção parcialmente explodida. A Figura 4 mostra uma vista em perspectiva e em corte da porta do equipamento de cocção, segundo uma concretização da presente invenção; A Figura 5 mostra uma vista lateral em corte e ampliada da porta do equipamento de cocção da presente invenção, segundo uma concretização da presente invenção. A Figura 6 mostra uma vista lateral em corte e esquemática ampliada da porta do equipamento de cocção da presente invenção.
Descrição Detalhada da Invenção O objeto da presente invenção passará a ser mais detalhadamente descrito e explicado com base nos desenhos apensos, que possuem caráter meramente exemplificativo e não limitativo, posto que adaptações e modificações podem ser feitas sem que, com isso, se fuja do escopo da proteção reivindicada. A presente invenção refere-se a um equipamento de cocção do tipo que compreende pelo menos uma câmara de cocção 1 a qual é associada, de modo cooperante, com pelo menos uma porta 2. A dita porta 2 pode ser conformada em diversos formatos, em diferentes materiais e a partir de diversos processos de fabricação, desde que seja pivotada, no caso da câmara de cocção 1 de abertura frontal, em um eixo de pivotamento principal 23 horizontalmente disposto, de modo que seja hábil de rotação em torno do dito eixo 23.
Devido à rotação da porta 2 em relação ao eixo de pivotamento principal 23, a câmara de cocção 1 é aberta ou fechada. A dita porta 2 pode ser hábil de rotacionar com diferentes deslocamentos angulares e manter-se em equilíbrio estático ao longo dos diversos pontos que definem estes deslocamentos.
Insta ressaltar que toda a dinâmica funcional de um equipamento de cocção compreendendo uma câmara de cocção 1 e uma porta 2 que delimita a abertura da dita câmara de cocção 1 acima descrita é amplamente conhecida pelos técnicos no assunto.
De acordo com a concretização preferencial da presente invenção, a dita porta 2 compreende uma superfície interna 21 e uma superfície externa 22, sendo que a dita superfície interna 21 compreende pelo menos uma região de cocção 3, a qual é disposta sobre pelo menos uma fonte de aquecimento 4, e sendo a dita pelo menos uma fonte de aquecimento 4 disposta entre a superfície interna 21 e a superfície externa 22 da porta 2 em um canal 6. A região de cocção 3 citada trata-se, especificamente, de uma chapa de grelhar embutida à porta 2 que permite o preparo de diversos alimentos grelhados e saudáveis. Particularmente, a região de cocção 3 sendo uma chapa de grelhar, de superfície substancialmente lisa ou ondulada, permite que a superfície interna 21 da porta 2 defina, em conjunto com a referida região de cocção 3, uma estrutura contínua.
Sendo assim, é possível o preparo dos alimentos grelhados e saudáveis sem que sejam necessários elementos protuberantes a partir da superfície interna 21, tais como grades de suporte que necessitam de elementos de fixação e podem enrascar em algum alimento no interior da câmara de cocção 1 ou em algum objeto quando a porta 2 encontra-se aberta, devido ao seu próprio formato.
Quando a porta 2 encontra-se completamente aberta, ou seja, em um de seus finais de curso, a porta 2 é disposta paralelamente à superfície de apoio na qual o equipamento de cocção encontra-se instalado, por exemplo, o chão. Desta forma, entende-se que a superfície interna 21 da dita porta 2 pode ser aproveitada. Ou seja, o paralelismo entre a superfície de apoio e a superfície interna 21 da porta 2 permite que alimentos sejam apoiados sobre uma região de cocção 3 sem que haja o risco de queda e/ou escorregamento destes alimentos.
Em contrapartida, quando a porta 2 encontra-se completamente fechada, ou seja, em outro de seus finais de curso, a dita porta 2 veda a câmara de cocção 1 e a região de cocção 3 - ou chapa de grelhar, mais especificamente - é rápida e praticamente armazenada no interior do próprio equipamento de cocção. Esta característica provê uma maior organização do ambiente no qual o equipamento de cocção é instalado, bem como um maior aproveitamento de espaço físico e um conjunto de funções agregado a um único componente do equipamento de cocção, no caso, a porta 2.
Adicionalmente, e ainda de modo preferencial, pelo menos uma camada de material isolante térmico 5 é disposta entre a fonte de aquecimento 4 e a superfície externa 22 da porta 2, e o canal 6 é definido ao menos pela região de cocção 3 a pelo menos uma camada de material isolante térmico 5. No entanto, no caso de inexistência da camada de material isolante térmico 5, por exemplo, o canal 6 pode ser definido ao menos pela superfície externa 22 da porta 2 e a pelo menos uma região de cocção 3.
Ou, ainda, alternativamente, mesmo com a existência de uma camada de material isolante térmico 5, o canal 6 pode ser definido pela região de cocção 3 e a superfície interna 21, quando esta última é conformada em rebaixo na proximidade da região de cocção 3, conforme ilustrado na Figura 5. A dita fonte de aquecimento 4 pode ser uma resistência elétrica, ou um queimador próprio ou até mesmo a queima de combustíveis, tal como carvão ou similar, alimentados no canal 6, por exemplo.
Além disso, a dita camada de material isolante térmico 5 funciona como barreira para o calor gerado pela fonte de aquecimento 4 e sua disposição entre a superfície interna 21 e a superfície externa 22 impede, ou pelo menos diminui, a transferência de calor para a superfície externa 22, de modo a evitar o aquecimento desta e mitigar possíveis acidentes, tal como queimaduras. A dita camada de material isolante térmico 5 pode ser fabricada em um dentre os seguintes materiais de baixa condutibilidade térmica: cerâmica, refratário, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, perlita expandida,vidro celular, entre outros.
Ademais, a superfície interna 21 da porta 2 compreende uma região de acoplamento 7 para fixação da pelo menos uma região de cocção 3, sendo que a dita região de acoplamento 7 é dotada de uma pluralidade de orifícios 8, os quais funcionam como exaustores de ar quente existente no canal 6 e cuja temperatura elevada é causada pelo calor gerado pela fonte de aquecimento 4 disposta no dito canal 6.
Alternativamente, a pelo menos uma região de cocção 3 pode ser alinhada em relação à superfície interna 21 da porta 2 ou rebaixada em relação à dita superfície interna 21. Neste último caso, evita-se que um alimento, quando manipulado sobre a dita região de cocção 3 desloque-se para a fora desta região 3 e suje outras regiões da superfície interna 21, tal como o vidro 20 da porta 2, por exemplo.
Opcionalmente, a superfície interna 21 da porta 2 pode compreender sulcos 9 dispostos na periferia da região de cocção 3. Mais especificamente, os ditos sulcos 9 podem contornar todo o perímetro da região de cocção 3 ou apenas alguns trechos deste perímetro. Os sulcos 9 podem servir como dreno de possíveis sujidades e/ou gordura, por exemplo.
Também de modo opcional, a porta 2 pode ser bipartida. Ou seja, além do eixo de pivotamento principal 23, a porta 2 pode compreender um eixo de pivotamento secundário 24, definindo uma região superior 211 e uma região inferior 212 da superfície interna 21 da porta 2.
Neste caso, a região de cocção 3 podería ser disposta em uma das referidas regiões superior 211 ou inferior 212 modo que, para utilização da dita região de cocção 3, fosse necessária a abertura apenas de uma das ditas regiões superior 211 ou inferior 212. Além disso, em caso do equipamento de cocção apoiado diretamente no chão, a região de cocção 3 encontrar-se-ia em uma posição mais elevada, aumentando sua ergonomia e acessibilidade.
Ademais, é importante ressaltar que a descrição acima tem como único objetivo descrever de forma exemplificativa algumas realizações preferenciais da presente invenção. Portanto, torna-se claro que os técnicos no assunto compreendem que diversas modificações, variações e combinações construtivas dos elementos que exercem a mesma função substancíalmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados, continuam dentro do escopo de proteção delimitado pelas reivindicações anexas.

Claims (11)

1. Equipamento de cocção do tipo que compreende pelo menos uma câmara de cocção (1) a qua! é associada, de modo cooperante, com pelo menos uma porta (2), o dito equipamento de cocção caracterizado pelo fato de que: a dita porta (2) é constituída de uma superfície interna (21) e uma superfície externa (22), sendo que a dita superfície interna (21) compreende pelo menos uma região de cocção (3), a qual é disposta sobre pelo menos uma fonte de aquecimento (4) que está posicionada entre a superfície interna (21) e a superfície externa (22) da porta (2).
2. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita porta (2), quando completamente aberta, é disposta paralelamente a uma superfície de apoio do equipamento de cocção.
3. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma camada de material isolante térmico (5) é disposta entre a fonte de aquecimento (4) e a superfície externa (22) da porta (2).
4. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um canal (6) é definido ao menos pela superfície externa (22) da porta (2) e a pelo menos uma região de cocção (3).
5. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que um canal (6) é definido ao menos pela região de cocção (3) e a pelo menos uma camada de material isolante térmico (5).
6. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um canal (6) é definido ao menos pela superfície interna (21) da porta (2) e a pelo menos uma região de cocção (3).
7. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície interna (21) da porta (2) compreende uma região de acoplamento (7) da pelo menos uma região de cocção (3), sendo que a dita região de acoplamento (7) é dotada de uma pluralidade de orifícios (8).
8. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma região de cocção (3) é alinhada em relação a superfície interna (21) da porta (2).
9. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma região de cocção (3) é rebaixada em relação a superfície interna (21) da porta (2).
10. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície interna (21) da porta (2) compreende sulcos (9) dispostos na periferia da região de cocção (3).
11. Equipamento de cocção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porta (2) é bipartida.
BRBR102013033154-6A 2013-12-20 2013-12-20 Equipamento de cocção BR102013033154A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102013033154-6A BR102013033154A2 (pt) 2013-12-20 2013-12-20 Equipamento de cocção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102013033154-6A BR102013033154A2 (pt) 2013-12-20 2013-12-20 Equipamento de cocção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013033154A2 true BR102013033154A2 (pt) 2015-08-25

Family

ID=53901387

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013033154-6A BR102013033154A2 (pt) 2013-12-20 2013-12-20 Equipamento de cocção

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013033154A2 (pt)

Cited By (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107684359A (zh) * 2017-11-02 2018-02-13 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107713727A (zh) * 2017-11-02 2018-02-23 广东美的厨房电器制造有限公司 烤盘组件和具有其的烹饪器具
CN107713790A (zh) * 2017-11-02 2018-02-23 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107744333A (zh) * 2017-11-02 2018-03-02 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107752725A (zh) * 2017-11-02 2018-03-06 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107898300A (zh) * 2017-11-02 2018-04-13 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
WO2019085897A1 (zh) * 2017-11-02 2019-05-09 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具

Cited By (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107684359A (zh) * 2017-11-02 2018-02-13 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107713727A (zh) * 2017-11-02 2018-02-23 广东美的厨房电器制造有限公司 烤盘组件和具有其的烹饪器具
CN107713790A (zh) * 2017-11-02 2018-02-23 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107744333A (zh) * 2017-11-02 2018-03-02 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107752725A (zh) * 2017-11-02 2018-03-06 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107898300A (zh) * 2017-11-02 2018-04-13 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
WO2019085897A1 (zh) * 2017-11-02 2019-05-09 广东美的厨房电器制造有限公司 烹饪器具
CN107713727B (zh) * 2017-11-02 2021-06-18 广东美的厨房电器制造有限公司 烤盘组件和具有其的烹饪器具

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013033154A2 (pt) Equipamento de cocção
US3199438A (en) Combined adjustable broiler pan assembly and rotisserie
AU2018100075A4 (en) Combined grill
US9383108B2 (en) Removable oven for grill
KR20130056770A (ko) 조리용 테이블
CN204105781U (zh) 一种陶瓷披萨炉
JP3198570U (ja) 保温調理鍋
CN203647154U (zh) 户外烧烤炉
ES2835224T3 (es) Parrilla de gas y método de asado a la parrilla
CN203897664U (zh) 电脑桌
CN214258405U (zh) 一种带储物功能的户外火炉桌
CN209770132U (zh) 一种饭菜保温罩
CN221105613U (zh) 一种多燃烧室的煎盘炉
CN218246886U (zh) 一种具有新型加热结构的电烤箱
CN214259075U (zh) 一种多功能挂式电烤箱
JP6435446B1 (ja) 鍋用保温容器。
KR101844027B1 (ko) 숯수용부를 구비한 기능성테이블
CN205988103U (zh) 带烹饪功能的家用餐桌
CN208551116U (zh) 高安全性的大型隔热防烫锅具
ITPS20100015A1 (it) Struttura di fornello a gas, particolarmente ad uso barbecue da esterni
CN206166666U (zh) 一体式锅灶盒装置
BRMU9102652U2 (pt) equipamento para cozimento de alimentos adaptÁvel em bancadas
BRPI0404456A (pt) churrasqueira conjugada
CN205458033U (zh) 陶瓷锅
BR102013007180A2 (pt) Churrasqueira modular para espetos

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2495 DE 30/10/2018.