BR102013026077A2 - diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários - Google Patents

diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários Download PDF

Info

Publication number
BR102013026077A2
BR102013026077A2 BR102013026077A BR102013026077A BR102013026077A2 BR 102013026077 A2 BR102013026077 A2 BR 102013026077A2 BR 102013026077 A BR102013026077 A BR 102013026077A BR 102013026077 A BR102013026077 A BR 102013026077A BR 102013026077 A2 BR102013026077 A2 BR 102013026077A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
interconnection
concordance
diagram
lanes
adjacent
Prior art date
Application number
BR102013026077A
Other languages
English (en)
Inventor
Claudio Roberto Pasquini Zemella
Original Assignee
Claudio Roberto Pasquini Zemella
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Claudio Roberto Pasquini Zemella filed Critical Claudio Roberto Pasquini Zemella
Priority to BR102013026077A priority Critical patent/BR102013026077A2/pt
Publication of BR102013026077A2 publication Critical patent/BR102013026077A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61BRAILWAY SYSTEMS; EQUIPMENT THEREFOR NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B61B1/00General arrangement of stations, platforms, or sidings; Railway networks; Rail vehicle marshalling systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)

Abstract

"diagrama para interconexao de vias em concordancia para sistemas metro-ferroviarios. a invençào compreende a imp1antação de três direções de vias de transporte (a, b,c) dispostas em concordância no local <1) de interconexâo entre as 'mesmas, fazendo com que estejam conectadas umas às outras athravés de curvas de concordâncias adjacentes para somente um sentido da direçào (horário ou anti-horário>. neste lo~a1 as linhas se abrem para as direções adjacentes. desta maifieira, todas as vias <a, b, c) se tangenciam no local dp interconexào (1>, mas nunca se cruzam, configurando uma interconexâo (1> de três eixos. neste local (l)~ é possível construir uma estação central (2) de interconexão que facilita a baldeação para troca de direção de via 'pelos passageiros. também é possível utilizar estações adjacentes (3) entre duas vias para fazer a baldeaçãc~ no ponto em que duas vias se tangenciam.

Description

"DIAGRAMA PARA INTERCONEXÃO DE VIAS EM CONCORDÂNCIA PARA SISTEMAS METRO-FERROVIÁRIOS" Trata a presente invenção de um inédito diagrama; para interconexão de vias para sistemas de transporte metro-ferroviários, cuja função é criar novas soluções de projetos e operações dos Sistemas de Transporte Públicos Coletivos, principalmente os sobre trilhos, de forma a Otimizar os tempos de viagem dos usuários com a redução dos custos de implantação, operação e manutenção destas soluções de transporte.
ETJNDAMENTOS DA TÉCNICA
Projetos de linhas de metrô e trens metropolitanos são altamente complexos e decorrem não apenas de exigências especificas do sistema metroviário, mas de aSpectos como ocupação do solo, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico. Portanto, condicionam-se a características geológicas, topográficas e geotécnidas, a especificações do trem, características do sistema viário e a aspectos legais.
As linhas de metrôs e trens metropolitanos têm extensões da ordem de 10 a 40 km, atravessando áreas de características físicas diversas e, em muitos trechos, densamente ocupadas. Portanto, dificilmente pode ser feita uma única opção construtiva para todo o traçado. Quase sempre o! que ocorre é uma alternância de estruturas, que podem ser ora em superfície, ora elevadas, ora subterrâneas. Além dos aspectos já citados, essa escolha também está condicionada às técnicas construtivas disponíveis e ao seu custo de implantação.
ESTADO DÁ TÉCNICA
Os projetos existentes de sistemas metro-ferroviários aplicados às áreas urbanas consistem em implantai pares de linhas unidirecionais com sentidos opostos. Conforme as figuras 1, 2, 3 e 4, nos terminais (5) destas linhas do estado da técnica, são implantadas estruturas de mudança de vias (4) que permitem aos trens manobrar e reverter o sentido de operação. Os trens formam, então, um "carrossel" com reversão nos terminais (5) da linha, criando um movimento de circulação horário ou anti-horário.
Até então, os projetos de malhas com dois ou mais lindas metrô-ferroviários aplicados às áreas urbanas vêm sendo realizados da seguinte maneira: 1 - Implantação de vários pares de linhas (ida e volta) cujas direções são geralmente perpendiculares ou paralelas (fig.l), de forma a criar uma grade (fig. 2) que permita cobrir áreas urbanas povoadas. No cruzamento destas ;linhas {fig. 1) constroem-se estações de interconéxão extremamente custosas e de grande fluxo de usuários tnde estes podem mudar de direção (por ex. Estação Sé do Metro de São Paulo). 2 - Alguns pares de linhas também se iniciam em estaçjões de interconexão (fig. 3) ao longo de outras vias parà atender às áreas periféricas, podendo ou não se conectar;umas às outras para passagem dos trens (fig. 4). Tais soluções, além de extremamente custosas, causam muitos problemas operacionais e em muitos casos, estrangulamentos graves nèstes pontos de conexão gerando grande desconforto aos usuários (por ex. Estações Estácio e Central do Metro do Rio de Janeiro).
DESENHOS A figura 1 mostra um primeiro exemplo diagramático do sistema de cruzamento vias perpendiculares ou paralelas utilizadas atualmente no estado da técnica; A figura 2 mostra um segundo exemplo diagramático de uma grade formada pelo sistema de cruzamento de vias perpendiculares da figura anterior; A figura 3 mostra um terceiro exemplo diagramático de estação de interconexão com ligação de vias do atual Restado da técnica; A figura 4 mostra um quarto exemplo diagramático de estação de interconexão com ligação de vias do atual estado da técnica; A figura 5 mostra uma vista de uma primeira versão do diagrama da presente invenção, onde a interconéxão entre as três vias em concordância compreendem uma única estação central para baldeação; e A figura 6 mostra uma vista de uma segunda versão do diagrama da presente invenção, onde a interconéxão entre as três vias em concordância compreende estações adjacentes entre duas vias.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A proposta da invenção visa resolver o problema de baldeação dos usuários de maneira mais equilibrada e equitativa, além de evitar a necessidade de cruzamentos das linhas em diferentes níveis. A invenção compreende a implantação de três direções de vias de transporte (A, B, C) dispostas em concordância no local (1) de interconexão entre as linhas, fazendo com que estejam conectadas umas às outras através de curvais de concordâncias adjacentes para somente um sentido da direção {horário ou anti-horário). Neste local as linhals se abrem para as direções adjacentes. Desta maneira, todas as vias (A, B, C) se tangenciam no local de interconexão (1), mas nunca se cruzam, configurando uma interconexão {1) de três eixos. Neste local (1) é possível construir uma estação central (2) de interconexão que facilita a baldeação para troca de direção de via pelos passageiros. Também é possível utilizar estações adjacentes (3) entre duas vias para fazer a baldeação no ponto em que duas vias se tangenciam.
Com o novo diagrama de interconexão proposto pela presente invenção, todo processo construtivo e de operação torna-se simplificado e consequentemente os custos são reduzidos. Este diagrama se caracteriza por compreender três terminais de manobra (5) com estruturas de mudança de vias (4) para reversão dos trens, criando um "carrossel" com estes terminais, evitando assim o cruzamento das linhas em operação. As estações complexas e as linhas com mudança de nívejl para cruzamento com outras se tornam indispensáveis com o esquema da presente invenção, evitando a construção de viadutos ou túneis de maior extensão e profundidade.
Com o esquema da presente invenção é possível implantar sistemas de metrôs e trens metropolitanos com menos reicursos, possibilitando multiplicar o número de projetos para atender melhor à população dos grandes conglomerjados urbanos do mundo.

Claims (4)

1) "DIAGRAMA PARA INTERCONEXÃO DE VIAS EM CONCORDÂNCIA PARA SISTEMAS ÍmeTRO-FERROVIÁRIOS" caracterizado por compreender três direções de vias de transporte (A, B, C) dispostas em concordânjcia no local (1) de interconexâo entre as linhas, estando fconectadas umas às outras através de curvas de concordâncias adjacentes para somente um sentido da direção (horário íou anti-horário), sendo que, neste local as linhas se abrem para as direções adjacentes, configurando uma interconejxão (1) de três eixos.
2) "DIAGRAMA PARA INTERCONEXÃO DE VIAS EM CONCORDÂNCIA PARA SISTEMAS ÍMETRO-FERROVIÁRIOS" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser a interconexâo (1) de vias (A, B, C) dotada de uma estação central (2) de baldeação para troca de direção de via pelos usuários.
3) "DIAGRAMA PARA INTERCONEXÃO DE VIAS EM CONCORDÂNCIA PARA SISTEMAS ÍMETRO-FERROVIÁRIOS" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser a interconexâo (1) de vias (A, B, C) dotada de estações adjacentes (3) entre duas vias, permitindo que os passageiros realizem a baldeação na tangente entre duas linhas.
4) "DIAGRAMA PARA INTERCONEXÂO DE VIAS EM CONCORDÂNCIA PARA SISTEMAS METRO-FERROVIÁRIOS" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser a interconexâo (1) de vias composta de três terminais de manobra (5) com estruturas de mudança de vias (4) para reversão dos trens, criando um sistema de "carrossel" para um fluxo em um único sentido (horário ;Ou anti-horário).
BR102013026077A 2013-10-09 2013-10-09 diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários BR102013026077A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013026077A BR102013026077A2 (pt) 2013-10-09 2013-10-09 diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013026077A BR102013026077A2 (pt) 2013-10-09 2013-10-09 diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013026077A2 true BR102013026077A2 (pt) 2016-05-31

Family

ID=56080773

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013026077A BR102013026077A2 (pt) 2013-10-09 2013-10-09 diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013026077A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106515743A (zh) * 2016-09-19 2017-03-22 中铁第四勘察设计院集团有限公司 一种两条地铁线路换乘的线路布置结构

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106515743A (zh) * 2016-09-19 2017-03-22 中铁第四勘察设计院集团有限公司 一种两条地铁线路换乘的线路布置结构

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Shaaban et al. Rebuilding the transportation system in the city of Doha
CN202107960U (zh) 左行制“y”字形分叉桥和分叉隧道的组合式交通设施
Stępniak et al. Accessibility patterns: Poland case study
WO2018086636A1 (es) Distribuidor universal de transportes y servicios públicos
BR102013026077A2 (pt) diagrama para interconexão de vias em concordância para sistemas metro-ferroviários
CN102154964A (zh) 一种路网系统
Furundzic et al. Infrastructure corridor as linear city
Rimmer et al. Gateways, corridors and peripheries
Morimoto A preliminary proposal for urban and transportation planning in response to the Great East Japan Earthquake
CN204608533U (zh) 一种城市路桥网
CN104153265B (zh) 一种城市路桥网
CN204825534U (zh) 城市路桥网
CN101967784A (zh) 四个同向拐弯“l”形隧道的组合结构
CN203295954U (zh) 一种多孔分离式框架桥布置结构
CN104088206B (zh) 城市路桥网
ZHUNING CHINA’S CONNECTIVITY WITH MAINLAND ASEAN: THE STRATEGY, PROGRESS AND PROSPECT—WITH A FOCUS ON MYANMAR
Taylor The dismantling and removal of railway lines by Soviet Red Army troops on present-day Polish territory, 1944–1948
Arends et al. Tunnelling of infrastructure: from non-considered to ill considered—lessons from the Netherlands
CN202107957U (zh) 两个右转和直行“y”字形分叉隧道的组合隧道
Borza et al. SolviNg A boTTleNeCK oN A STRATegiC PoiNT of The huNgARiAN RAilwAy NeTwoRK
Geaquinto et al. Identification of polycentric structures in Rio de Janeiro with flow data from the metro system
CN204266074U (zh) 一种解决交通拥堵的道路结构
Klemt-Albert et al. Enhancing Resilience of Traffic Networks with a Focus on Impacts of Neuralgic Points Like Urban Tunnels
Vilke et al. Redefining of the Rijeka railway junction
CN106544938B (zh) 分体式互通普通立交结构

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2383 DE 06-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.