BR102013020704A2 - estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos - Google Patents

estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos Download PDF

Info

Publication number
BR102013020704A2
BR102013020704A2 BR102013020704A BR102013020704A BR102013020704A2 BR 102013020704 A2 BR102013020704 A2 BR 102013020704A2 BR 102013020704 A BR102013020704 A BR 102013020704A BR 102013020704 A BR102013020704 A BR 102013020704A BR 102013020704 A2 BR102013020704 A2 BR 102013020704A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
brush structure
platform
wire
structure according
seats
Prior art date
Application number
BR102013020704A
Other languages
English (en)
Inventor
Fernandino Bernardi Pirini
Original Assignee
R&D Res & Dev S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by R&D Res & Dev S R L filed Critical R&D Res & Dev S R L
Priority to BR102013020704A priority Critical patent/BR102013020704A2/pt
Publication of BR102013020704A2 publication Critical patent/BR102013020704A2/pt

Links

Landscapes

  • Brushes (AREA)

Abstract

estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos é descritas uma estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, em particular para veículos, caracterizada pelo fato de compreender uma plataforma (2), de material elástico e/ou flexível, suscetível de se envolver aoredor de um tubo de suporte; a plataforma compreende uma pluralidade de sedes (3), cada uma constituída de uma projeção tipo barrilete, em cuja base interna são perfurados ao menos dois furos, um de entrada e outro de saída, para a passagem de um fio (6); no interior da sede, o fio abraça em liga uma ponta dobradag(7) de uma cinta (8), envolvendo ou penetrando em forma de costura.

Description

Estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos Descrição A presente invenção tem por objeto uma estrutura de escova giratória para instalação de lavagem, particularmente para veículos.
Como é sabido, as instalações automáticas para a lavagem de veículos compreendem escovas de lavagem.
As escovas giratórias atualmente em uso são geralmente constituídas de um tubo de suporte ligado a um órgão giratório.
Sobre a superfície externa do suporte é plicada uma pluralidade de elementos flexíveis de limpeza, lado a lado, e ligados por uma sua extremidade ao mesmo suporte, deforma perpendicular a este. A limpeza e a lavagem automática, por exemplo, da carroceria de um veículo são obtidos fazendo-se girar diversas escovas do tipo supra descrito, de modo que os elementos flexíveis, mantidos em uma configuração prefixada por ação da força centrifuga gerada pela rotação das escovas, golpeiam a carroceria, antecipada pela aplicação de água e/ou de soluções ou emulsões de lavagem apropriadas.
Os elementos de limpeza supra citados são de diversos tipos, em geral de polietileno, na forma de fios ou então na forma de fitas, flanges ou cintas/bandeirolas.
As escovas de lavagem através de cintas [ou bandeirolas duplas] são constituídas de uma pluralidade de fitas ou fítilhos formados através de cortes parciais das cintas.
As fitas resultam posicionadas perpendicularmente ao eixo da árvore sobre a qual as diversas cintas são retidas.
As cintas supra descritas são feita, em especial, de material espumoso e os elementos de fixação no suporte são de diversos tipos, quais rebites, barrinhas etc.
Resulta assim o problema de fixar adequadamente as cintas no suporte, de modo que não resultem muito aproximadas ou muito rarefeitas ou separadas.
Um outro problema é o de garantir uma certa capacidade de deformação do sistema de fixação de modo a evitar uma ruptura prematura da base da cinta. O objetivo da presente invenção é o de realizar uma estrutura de escova giratória para instalações de lavagem a qual evite os inconvenientes da técnica conhecida, tal como supra descritos.
No âmbito deste objetivo, um escopo da invenção é aquele de realizar uma estrutura que garanta uma distribuição otimizada das cintas sobre a superfície do tubo de suporte. Um outro escopo é o de realizar uma estrutura que facilite a montagem da escova. Um ulterior escopo da presente invenção é o de fornecer uma estrutura que garanta uma fixação das cintas confiável durante o tempo, evitando deteriorações e rupturas prematuras das mesmas. A presente estrutura, devido as suas particulares características de realização, está em grau de assegurar as mais amplas garantias de confiabilidade e de segurança, em uso.
Estes e outros escopos, os quais ficarão mais evidentes a seguir, são alcançados por meio de uma estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, em particular para veículos, caracterizada pelo fato de compreender uma plataforma, de material elástico e/ou flexível, suscetível de se envolver ao redor de um tubo de suporte. A plataforma compreende uma pluralidade de sedes, cada uma constituída de uma projeção tipo barriíete, em cuja base interna são perfurados ao menos dois furos, um de entrada e outro de saída, para a passagem de um fio.
No interior da sede, o fio abraça e liga uma ponta dobrada de uma cinta, envolvendo ou penetrando em forma de costura.
Ulteriores características e vantagens do objeto da presente invenção resultarão mais claras a partir de um exame da descrição de uma forma preferencial de realização, mas não exclusivo, da invenção, ilustrada a título ilustrativo e não limitativo nos desenhos em anexo, nos quais: - a figura 1 é uma vista em perspectiva que ilustra uma porção da estrutura de escova giratória, objeto da presente invenção, na qual uma cinta ou bandeirola é ilustrada em uma posição parcialmente retirada da própria sede; a figura 2 é uma vista similar à precedente, mas que ilustra uma estrutura na fase de montagem; - a figura 3 é uma vista em perspectiva, parcialmente seccionada, de uma sede e de uma porção da respectiva cinta; - a figura 4 é uma vista em elevação lateral, longitudinalmente seccionada, de uma porção da estrutura da escova giratória, objeto da presente invenção; a figura 5 é uma vista em planta de uma forma de realização de plataforma elástica, dotada de sedes longitudinais paralelas; - a figura 6 é uma vista em planta de uma forma de realização de plataforma elástica, dotada de sedes diagonais; a figura 7 é uma vista em planta de uma forma de realização de plataforma elástica, dotada de sedes transversais paralelas; a figura 8 é uma vista em planta de uma forma de realização de plataforma elástica, dotada de sedes mistas, longitudinais e transversais; a figura 9 é uma vista em perspectiva, parcialmente transparente, a qual ilustra um sistema de ligação da cinta no qual o foi, no interior da sede, abraça e liga uma ponta ou perna da cinta, abraçando-a em dois semicírculos; e a figura 10 é uma vista em perspectiva, parciaímente em transparência, a qual ilustra um outro sistema de ligação da cinta no qual o foi, no interior da sede penetra em uma cinta dobrada da cinta, tal como em uma costura.
Com particular referência aos símbolos numéricos das supra ditas figuras, a estrutura de escova giratória para uma instalação de lavagem, particularmente para veículos, de acordo com a invenção, é globalmente indicada através do número de referência 1, e compreende uma plataforma 2, de material elástico e/ou flexível, suscetível de ser envolvida ao redor de um tubo de suporte, não visível nas figuras. A plataforma 2 compreende uma pluralidade de sedes 3, cada qual constituída de uma projeção tipo barrilete em cuja base interna 5 são perfurados dois furos 4, um de entrada e outro de saída, para um fio 6.
No interior da sede 3, o fio 6 abraça e liga uma ponta dobrada 7 de uma cinta 8.
Um sistema de ligação vantajoso é ilustrado em detalhes na figura 9, na qual é visível como o fio 6 abraça a ponta dobrada 7 em correspondência de semicírculos ou reentrâncias apropriadas, indicados por meio de número de referência 9, perfurados nos lados da ponta 7.
Os dois semicírculos permitem uma retenção perfeita e evitam que uma das duas pernas ou pontas deslizem para forma, após o posicionamento na sede.
Um outro sistema de ligação vantajoso é ilustrado, em detalhe, na figura 10, na qual é visível como o fio 6 entra e sai da ponta 7 através dos furos 10, na forma de uma costura.
Em cada sede 3, o fio 6 entra e sai dos furos de entrada e de saída e permite reter a base da cinta sem tensão e, sobretudo, durante a fase de montagem, permite que o operador segure o fio sem a preocupação de cortar ou danificar a ponta dobrada da cinta.
Também a forma das sedes 3 contribui pera evitar a deterioração devida aos esforços de corte causados, pelo contrário, pelos sistemas de fixação tradicionais das bases das cintas.
Verifica-se assim, na prática, que a invenção alcança os objetivos e escopos preestabelecidos.
Assim se realiza uma estrutura de escova que resulta mais ágiol de montar e mais confiável e de longa duração. A estrutura em plataforma flexível com sedes em barrilete permite que as cintas sejam dispostas de diversos modos, de acordo com as exigências específicas.
As figuras 5-8 ilustram apenas algumas das diversas posições para as sedes das cintas.
Naturalmente, os materiais utilizado, além das dimensões, poderão ser quaisquer e de acordo com as exigências.

Claims (9)

1. Estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, em particular para veículos, caracterizada pelo fato de compreender uma plataforma (2), de material elástico e/ou flexível, suscetível de se envolver ao redor de um tubo de suporte; a plataforma compreende uma pluralidade de sedes (3), cada uma constituída de uma projeção tipo barrilete, em cuja base interna são perfurados ao menos dois furos, um de entrada e outro de saída, para a passagem de um fio (6); no interior da sede, o fio abraça e liga uma ponta dobrada (7) de uma cinta (8), envolvendo ou penetrando em forma de costura.
2. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que, em cada sede (3), o fio entra e sai por furos de entrada e de saída e permite que seja retida a base da cinta (8) sem tensão e, durante a fase de montagem, permite que o operador retenha o fio (6) sem o perigo de cortar ou de estragar a ponta dobrada (7) da cinta.
3. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a supra dita plataforma (2) apresenta uma pluralidade de sedes dispostas de forma paralela entre elas em sentido longitudinal.
4. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a supra dita plataforma (2) apresenta uma pluralidade de sedes dispostas de forma paralela entre elas em sentido diagonal.
5. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a supra dita plataforma (2) apresenta uma pluralidade de sedes dispostas de forma paralela entre elas em sentido transversal.
6. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a supra dita plataforma (2) apresenta uma pluralidade de sedes dispostas em sentido tanto longitudinal quanto transversal.
7. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que na mesma, o fio (6) abraça a ponta dobrada (7) em correspondência de semicírculos ou reentrâncias (9) apropriadas, perfurados nos lados da ponta (7).
8. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que um sistema de ligação de uma ponta dobrada é realizado utilizando um fio (6), o qual entra e sai na ponta 7 através dos furos 10, a guisa de costura; em cada uma das sedes (3) o fio (6) entra e sai dos furos de entrada e de saída e permite reter a base da cinta, sem tensões durante a fase de montagem; tais sedes permitem que o operador retenha o fio sem o perigo de cortar ou de estragar a ponta dobrada da cinta 8.
9. Estrutura de escova giratória, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a plataforma (2) é dotada de sedes (3) alongadas e projetantes para fora, as quais permitem alojar e reter perfeitamente posicionada a cinta dobrada 8.
BR102013020704A 2013-08-14 2013-08-14 estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos BR102013020704A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013020704A BR102013020704A2 (pt) 2013-08-14 2013-08-14 estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013020704A BR102013020704A2 (pt) 2013-08-14 2013-08-14 estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013020704A2 true BR102013020704A2 (pt) 2016-03-01

Family

ID=55405516

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013020704A BR102013020704A2 (pt) 2013-08-14 2013-08-14 estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013020704A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111790661A (zh) * 2020-07-14 2020-10-20 顾金良 一种城市线缆自动清洁机器人及其使用方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111790661A (zh) * 2020-07-14 2020-10-20 顾金良 一种城市线缆自动清洁机器人及其使用方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2291351T3 (es) Dispositivo de persiana destinado al cierre de un vano.
ES2539658T3 (es) Aparato y técnica de corte de paneles de vidrio de vehículos
ES2728124T3 (es) Unidad interior de acondicionamiento de aire
ES2338195B2 (es) Banda de desgarro y procedimiento para su produccion.
KR20160052669A (ko) 세차 시스템용 회전 브러시
BR102016029245A2 (pt) Nozzle device for fluid substances
ES2695154T3 (es) Cabezal de corte para un aparato de corte de vegetales
ES2299153T3 (es) Estructura de elemento de corte para aparato recortador de jardin.
BR102013020704A2 (pt) estrutura de escova giratória para instalações de lavagem, particularmente para veículos
ES2782226T3 (es) Corte de panel de acristalamiento de vehículo
BR102022005738A2 (pt) Aparelho para envolver um filme em torno de um objeto e seu método
BR102014004506A2 (pt) suporte de bobina para uma bobina de linha aparadora
ITFI960261A1 (it) Testina taglia erba a filo con mezzi di allungamento del filo usurato
CN106236153A (zh) 一种旋切针的针头结构及其旋切针
ES2857050T3 (es) Bobina de hilo de corte para una máquina cortadora de vegetación
US2729261A (en) Radial tensioning device
BR102012028304A2 (pt) Tambor para o armazenamento e dispensa de uma fileira de clipes enrolada em carretel
ITMI20030029U1 (it) Dispositivo di connessione amovibile per motore e supporto particolarm ente per motori tubolari per avvolgibili e simili
CN205500434U (zh) 多用途自动卷线器
ES2746959T3 (es) Precinto de originalidad para botellas de gas comprimido
ES2379324T3 (es) Tensor de cinturón con una banda de metal para la transmisión de fuerzas
ES2313587T3 (es) Elemento perfeccionado de pared con paso estanco.
KR20140093544A (ko) 배전용 후크
ES2934412T3 (es) Aparato y procedimiento para desenrollar bobinas y para unir una capa entre dos bobinas
ES2586297T3 (es) Banda de cobertura circunferencial para soportar y guiar hilos en máquinas de múltiples hilos, rodillo cubierto con la misma y método de aplicación de esta a un rodillo

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2376 DE 19-07-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.