BR102013017046B1 - Dispositivo autolimpante para lente de endoscópio - Google Patents
Dispositivo autolimpante para lente de endoscópio Download PDFInfo
- Publication number
- BR102013017046B1 BR102013017046B1 BR102013017046-1A BR102013017046A BR102013017046B1 BR 102013017046 B1 BR102013017046 B1 BR 102013017046B1 BR 102013017046 A BR102013017046 A BR 102013017046A BR 102013017046 B1 BR102013017046 B1 BR 102013017046B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- endoscope
- lens
- gas
- tube
- self
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B1/00—Instruments for performing medical examinations of the interior of cavities or tubes of the body by visual or photographical inspection, e.g. endoscopes; Illuminating arrangements therefor
- A61B1/00131—Accessories for endoscopes
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B1/00—Instruments for performing medical examinations of the interior of cavities or tubes of the body by visual or photographical inspection, e.g. endoscopes; Illuminating arrangements therefor
- A61B1/12—Instruments for performing medical examinations of the interior of cavities or tubes of the body by visual or photographical inspection, e.g. endoscopes; Illuminating arrangements therefor with cooling or rinsing arrangements
- A61B1/126—Instruments for performing medical examinations of the interior of cavities or tubes of the body by visual or photographical inspection, e.g. endoscopes; Illuminating arrangements therefor with cooling or rinsing arrangements provided with means for cleaning in-use
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Surgery (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Medical Informatics (AREA)
- Optics & Photonics (AREA)
- Pathology (AREA)
- Radiology & Medical Imaging (AREA)
- Biophysics (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Instruments For Viewing The Inside Of Hollow Bodies (AREA)
- Endoscopes (AREA)
Abstract
DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO, que tem por finalidade garantir otimização da qualidade de imagem de um endoscópio que pode ser comprometida por condensação de vapor d'água, depósito de partículas ou secreções sobre sua lente. A recuperação da qualidade da imagem comprometida pelas diversas situações supramencionadas pode ser fácil, rápida e eficientemente obtida a partir de método simples de jato frontal líquido-gás direcionado para a lente do endoscópio. Onde na extremidade proximal do tubo, existem duas conexões: uma do gás e a outra do liquido de limpeza. Estas conexões são adaptadas às suas fontes de alimentação respectivamente por tubos flexíveis e transportam de forma independente líquido ou gás para os condutos através do corpo do tubo, com aba que possui um anteparo de borracha para diminuir os riscos de atrito entre ela e a lente do endoscópio. Na porção proximal, onde o tubo é acoplado ao endoscópio, este possui um ressalto que permite sua fixação sob um anel de borracha. Um disco de metal pode ser ajustado sobre o referido anel de borracha de forma a gerar certa deformação na mesma e garantir otimização do ajuste do dispositivo sobre o endoscópio evitando escape de gás da cavidade (...).
Description
A presente invenção refere-se a um “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO”, que tem por finalidade garantir otimização da qualidade de imagem de um endoscópio que pode ser comprometida por 5 condensação de vapor d'água, depósito de partículas ou secreções sobre sua lente. A recuperação da qualidade da imagem comprometida pelas diversas situações supramencionadas pode ser fácil, rápida e eficientemente obtida a partir de princípio simples de jato frontal líquido-gás direcionado para a lente do endoscópio.
Como é de conhecimento dos habilitados nesta técnica, os procedimentos realizados através de diversos tipos de endoscópios (Ex.: cirurgia videolaparoscópica) são realizados atualmente por número crescente de especialidades cirúrgicas, por representar alternativa menos invasiva, capaz de permitir realização de procedimentos cada vez mais complexos, com alto 15 grau de segurança. A perda de qualidade da imagem em procedimentos endoscópicos é um problema comum e potencialmente perigoso uma vez que o comprometimento do campo visual inviabiliza o andamento do procedimento e obriga sua interrupção para sua correção. A preservação de uma boa qualidade na imagem nos procedimentos em questão, notadamente os 20 realizados com utilização dos laparoscópios (tipo de endoscópio) é essencial para prevenir acidentes, aumentar a precisão na execução dos passos da cirurgia e até mesmo reduzir o tempo de realização do ato operatório. Os momentos que se consomem na limpeza da lente representam "tempo cego" no transoperatório, que pode ser extremamente arriscado, tais como em 25 situações de hemorragia contínua.
A invenção se enfrenta com o problema da perda de qualidade na imagem supramencionada que, entre outros fatores, pode ser devida a condensação de vapor d'água, depósito de partículas ou secreções sobre a lente do endoscópio. A condensação de vapor d’água é explicada pela 30 diferença de temperatura entre a sala de operações (mais fria) e a temperatura da cavidade corporal abordada (mais quente). A deposição de partículas ou secreção que pode ocorrer durante o procedimento durante o emprego do bisturi elétrico ou durante as mobilizações de vísceras ou mesmo por jato de sangue, direto sobre a lente do endoscópio.
Em função da situação descrita, surgiram diversas alternativas para resolução da problemática representada pela perda da qualidade da imagem 5 por superposição de condensação de vapor d'água, partículas ou secreções sobre a lente do endoscópio. Existem medidas simples para diminuir a condensação de vapor d’água sobre a lente, tais como mergulhar a mesma em solução aquecida ou envolver parte do laparoscópio em compressa aquecida ou ainda manobra de arrastar as lentes sobre vísceras que são, entretanto, 10 procedimentos paliativos e com efeito efêmero, o último ainda traz em si riscos de lesionar os órgãos ou danificar a própria lente. Produtos disponíveis no mercado tais como as “Antifogging solutions” (Ex.: Fog Reduction and Elimination Device ou FRED - Covidien Autosuture, Mansfield, MA) igualmente limitam-se a evitar o embaçamento das lentes não sendo eficiente nas demais 15 situações de perda de qualidade da imagem por depósito de partículas ou secreções.
A patente US6755782 é orientada para atuar com mecanismo mecânico removendo depósitos sobre a ótica, porém além de envolver dispositivo complexo, gera atrito sobre a lente e potencialmente desgaste deste delicado 20 componente e exigir movimentos do laparoscópio que geram desconforto e perda e parâmetro no campo operatório.
A patente US7771384 B2 refere-se a um trocárter com irrigação e aspirador integrado com fins de permitir limpeza de lente de laparoscópio, entretanto traz o inconveniente de restringir sua eficiência apenas aquele 25 determinado trocárter, além disto, obriga a mobilização da lente para posição específica que o torne funcional, mudando a configuração do campo operatório tantas vezes quantas sejam necessário seu uso.
A patente BR9201776A, traz um método capaz de efetuar a irrigação da lente, porém o mesmo não é suficiente para garantir boa qualidade da imagem 30 uma vez que permanece sobre a lente a película de líquido que prejudica a imagem, o mesmo pode ser verificado nas patentes: US 4281646, US 5313934 e 5400767.
O objetivo da presente invenção, “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO”, é o de desenvolver um dispositivo autolimpante que oferece um meio simples, rápido e eficiente de manter e restabelecer a boa qualidade da imagem nas cirurgias endoscópicas nas suas 5 mais variadas modalidades (Ex.: videolaparoscópicas) comprometidas por depósito de materiais diversos sobre a lente objetiva, formadas por condensação de vapor d'agua (embaçamento), depósito de partículas ou secreções.
A presente invenção, “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE 10 DE ENDOSCÓPIO” proporciona a seguinte solução: desenvolver um tubo descartável ou reutilizável, que se encaixa no endoscópio e possui, ao longo da sua extensão, dois condutos individuais com orifícios distais, um dos condutos será para transportar liquido de limpeza e o outro será utilizado para transportar gás, estes condutos terminam na extremidade distal do dispositivo, 15 os quais são posicionados de forma que estes fiquem dobrados como uma aba por encima da lente, para direcionar o liquido e o gás quando acionados, para a sua limpeza. Esta aba possui, na sua parte interna, uma camada de borracha para diminuir riscos de atrito entre ela e a lente.
Na extremidade proximal do tubo, existem duas conexões: uma do gás 20 e a outra do liquido de limpeza. Estas conexões são adaptadas às suas fontes de alimentação respectivamente por tubos flexíveis e transportam, de forma independente, líquido ou gás para os condutos através do corpo do tubo. As válvulas são exemplificadas, podendo ser acionadas mecanicamente por botões adaptados, sempre respeitando a ergonomia. Uma alternativa seria o 25 acionamento do fluxo de líquido/gás por meio de pedal, pois, assim, tem-se a vantagem de não ocupar as mãos do cirurgião.
O conduto que alimenta a conexão para fluído pode ser um equipo de soro conectado a um frasco de líquido, o conduto que alimenta a conexão para gás pode ser um látex conectado ao insuflador de gás para a cavidade 30 intervencionada.
A aba possui um anteparo de borracha para diminuir os riscos de atrito entre ela e a lente do endoscópio, mesmo que estes riscos já sejam amenizados devido a dimensão do tubo que não permitirá deslizamento do endoscópio sobre esta aba, mesmo quando o endoscópio é empurrado durante a introdução no corpo do paciente. A posição das abas não interferem no campo de visão e garantem uma limpeza eficiente por meio de jatos frontais de 5 líquido e gás. Em modo ideal, tanto o líquido de limpeza quanto o gás devem ser aquecidos para garantir menor chance de embaçamento da lente.
Na porção proximal, onde o tubo é acoplado ao endoscópio, este possui um ressalto que permite sua fixação sob um anel de borracha. Um disco de metal pode ser ajustado sobre o referido anel de borracha de forma a gerar 10 certa deformação na mesma e garantir otimização do ajuste do dispositivo sobre o endoscópio evitando escape de gás da cavidade intervencionada e deslizamento entre o dispositivo e o endoscópio. Para facilitar o ajuste de ambos (anel de borracha e disco de metal), a superfície interna do último pode ser dotada de pequenas saliências longitudinais que diminuem seu diâmetro 15 interno tornando o referido ajuste mais fácil e capaz de deformar o anel de borracha.
Uma vez identificada a perda na qualidade da imagem seja por condensação de vapor d'água (embaçamento), depósito de partículas ou secreções sobre a lente do endoscópio, o operador aciona o jato de líquido, 20 onde será direcionado por bocal para a lente do endoscópio para remover vapor d'água condensado (embaçamento), depósito de partículas ou secreções sobre a lente do endoscópio, após este primeiro passo, é acionado fluxo de gás pressurizado, através do segundo conduto até sua extremidade distai, onde será direcionado por bocal para a lente do endoscópio onde o jato de gás será 25 lançado com pressão mínima para remover qualquer película líquida remanescente sobre a lente, para deixá-la capaz de oferecer imagem de boa qualidade e sem qualquer comprometimento do campo visual. O sistema baseado em jato de fluido é mais eficiente que a aspiração, além de não concorrer com perda de gás na cavidade intervencionada, que poderia gerar 30 inconvenientes trazidos por perda nas dimensões do campo operatório.
O gás utilizado pelo dispositivo pode ser captado do que já foi insuflado na cavidade e devolvido à mesma, ou ser proveniente do insuflador que fornece o gás para a cavidade intervencionada, no primeiro caso o gás é aquecido pelo calor corpóreo do próprio paciente, diminuindo os custos por não utilizar sistema de aquecimento de gás, além de manter a eficiência do dispositivo. As quantidades de líquido e gás insuflados são mínimas (cerca de 5 05 ml), não ocorrendo prejuízo aos pacientes ou ao bom andamento do procedimento em curso. A pressão com a qual o gás é insuflado na cavidade não afeta a pressão intracavitária em função do pequeno volume insuflado proporcionalmente à dimensão da cavidade intervencionada.
Como alternativa ao dispositivo em forma de tubo, pode ser feito um tipo 10 uma bainha fendida, com material totalmente descartável, neste caso, existe uma fenda ao longo da sua superfície inferior construída por fita adesiva, para poder ser acoplado ao endoscópio e sua superfície superior é lisa. Em sua estrutura existem condutos longitudinais , tal qual no tubo cilíndrico.
A bainha fendida com fita adesiva é moldada sobre o endoscópio no 15 momento do uso, na extremidade proximal, os condutos estão em continuidade com as conexões, já as suas extremidades distais são adaptadas pela mesma fita adesiva ou suporte (moldável ou não) à superfície distal do endoscópio de modo a posicioná-los de forma que os jatos de líquido e gás sejam direcionados à lente objetiva do endoscópio.
As principais vantagens da variante descartável é a sua simplicidade que facilita sua produção, fácil adaptação e retirada ao endoscópio, reajustes durante o procedimento em curso são mínimos, pois o dispositivo é fixado sobre o endoscópio por superfície adesiva, há redução significativa de vazamentos do gás da cavidade intervencionada e eliminam-se os 25 inconvenientes relacionados à esterilização.
Para melhor compreensão do presente DISPOSITIVO DE JATO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO, é feita em seguida uma descrição detalhada do mesmo, fazendo-se referencias aos desenhos abaixo listados. Assim sendo:
FIGURA 1 - ilustra o dispositivo (tubo) (A) em vista oblíqua, em vista de perfil (B), e em vista superior (C). FIGURA 2 - ilustra o dispositivo (A) sendo encaixado no endoscópio (8); FIGURA 3 - ilustra o aspecto final do conjunto “dispositivo-endoscópio”; FIGURA 4 - ilustra conjunto “dispositivo-endoscópio” e sua vista seccional com detalhes dos condutos no interior do dispositivo (tubo) (A); FIGURA 5 - ilustra detalhes da aba do dispositivo (tubo) com detalhes: aba abaixada (C) e aba levantada (D); FIGURA 6 - ilustra, em corte transversal, as várias configurações dos condutos (3) ao longo do tubo (A); FIGURA 7 - ilustra a porção proximal com o anel de borracha (2), o anel de metal (7), fixado no anel de borracha e ambos fixados no endoscópio (8). FIGURA 8 - ilustra a bainha fendida (9) sendo acoplada no endoscópio; FIGURA 9 - ilustra a bainha fendida (9) já acoplada ao endoscópio.
De acordo com estas ilustrações e em seus pormenores, mais particularmente as Figuras 1 a 9, o “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO” é constituído por um tubo (Fig. 1 - A) onde a sua parte proximal é envolvida por um anel de borracha (2), que visa evitar escape de gás da cavidade intervencionada e evitar deslize entre o tubo (A) e o endoscópio (8), e tem as conexões (1), para fluido líquido e gás. No interior do tubo passam, ao longo da sua parte superior interna, dois condutos (3), um para conduzir líquido e o outro para conduzir gás, cada um destes condutos possui sua conexão (1) e válvula exclusiva. As configurações dos referidos condutos podem ser variadas (Fig. 6), sendo preferíveis aquelas que permitem menor ganho no diâmetro final para o conjunto dispositivo-endoscópio.
Na extremidade distal do tubo (FIGURA 5), os condutos de líquido e gás (3) terminam em forma de aba (4) por encima da lente (5) do endoscópio (8), apontando os jatos de liquido e gás diretamente na lente (5) do endoscópio (8). A aba (4) possui, na sua parte interna, um anteparo de borracha (6) para diminuir os riscos de atrito entre ela e a lente (5) do endoscópio (8), muito embora este risco seja muito pequeno pois, a dimensão do tubo, não permitirá o deslizamento do endoscópio sobre a aba, mesmo quando este (endoscópio) é empurrado para diante.
A extremidade proximal (FIGURA 7) é dotada de pequeno ressalto que se ancora no anel de borracha (2), com a finalidade de impedir o escape de gás da cavidade intervencionada e o deslizamento do dispositivo (A) sobre o endoscópio (8). Para otimizar a fixação do anel de borracha (2) o mesmo é 5 envolvido por um anel de metal (7) com diâmetro interno menor, porem possibilitando ser adaptado sobre o anel de borracha (2), prensando-a e deformando-a, resultando uma perfeita fixação.
A bainha fendida (9) de material descartável possui uma fenda, ao longo da sua superfície inferior, construída por fita adesiva, para poder ser acoplado 10 ao endoscópio (8) (FIGURAS 8 e 9).
O conjunto dispositivo pode ser construído com disposição flexível, para uso em endoscópios flexíveis ou pode ser construído integrado com a próprio endoscópio.
Claims (3)
1 - “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO”, que tem por finalidade garantir otimização da qualidade de imagem de um endoscópio que pode ser comprometida por condensação de vapor d'agua, depósito de partículas ou secreções sobre sua lente, conforme Figuras 1 a 9, CARACTERIZADO POR um tubo (A), cuja extremidade distai termina com uma aba (4), a qual tem um anteparo de borracha (6) na sua parte inferior, e na extremidade proximal ficam os adaptadores (1) das entradas de líquido e de gás e o anel de borracha (2), tendo no tubo (A) dois pequenos condutos (3), ligando os adaptadores (1) à aba (4).
2 - “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO”, conforme Reivindicação 1, CARACTERIZADO POR uma aba (4) localizada na extremidade distal do tubo (A), a qual tem um anteparo de borracha (6).
3 - “DISPOSITIVO AUTOLIMPANTE PARA LENTE DE ENDOSCÓPIO”, conforme Reivindicação 1, CARACTERIZADO POR possuir uma bainha (9) fendida ao longo da sua superfície inferior, construída por fita adesiva.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102013017046-1A BR102013017046B1 (pt) | 2013-06-20 | 2013-06-20 | Dispositivo autolimpante para lente de endoscópio |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102013017046-1A BR102013017046B1 (pt) | 2013-06-20 | 2013-06-20 | Dispositivo autolimpante para lente de endoscópio |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102013017046A2 BR102013017046A2 (pt) | 2016-05-31 |
BR102013017046B1 true BR102013017046B1 (pt) | 2022-05-24 |
Family
ID=56080763
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102013017046-1A BR102013017046B1 (pt) | 2013-06-20 | 2013-06-20 | Dispositivo autolimpante para lente de endoscópio |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102013017046B1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BR212022007502U2 (pt) * | 2020-01-30 | 2022-08-23 | Renato De Abreu Igor | Disposição construtiva aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico |
-
2013
- 2013-06-20 BR BR102013017046-1A patent/BR102013017046B1/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR102013017046A2 (pt) | 2016-05-31 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP6951000B2 (ja) | 軟性−硬性ハイブリッド内視鏡および器具アタッチメント | |
ES2700831T3 (es) | Conjunto de tubos multi lumen ramificado para procedimientos quirúrgicos laparoscó-picos que incluyen la evacuación de humo | |
JP5537563B2 (ja) | 視界最適化アセンブリおよび手術システム | |
US20170135561A1 (en) | Medical device introduction system and associated imaging system and method | |
EP3329833B1 (en) | Duodenoscope protected with disposable consumables | |
US20170319047A1 (en) | Device for use in hysteroscopy | |
US11013396B2 (en) | Portable endoscope with disposable steerable cannula | |
US20060293559A1 (en) | Disposable scope cleaner and method of using same | |
ES2324377T3 (es) | Canula autosellante. | |
JP2022002734A (ja) | 医療器具を搬送する装置及び方法 | |
US20130053639A1 (en) | Surgical Device for Wiping Camera Lenses | |
JP6099829B2 (ja) | 補助具及び内視鏡システム | |
JP7298927B2 (ja) | 消化管処置における内視鏡の位置決めおよび固定を補助する装置 | |
JP2024128090A (ja) | 内視鏡デバイスの取り外しシステム及び方法 | |
US10758117B2 (en) | Endoscopic assistance devices and methods of use | |
JP6230133B2 (ja) | 内視鏡用オーバーチューブデバイス | |
JP2012200605A (ja) | 腹腔鏡アクセスデバイスのための保持部材 | |
BR102013017046B1 (pt) | Dispositivo autolimpante para lente de endoscópio | |
JP6739441B2 (ja) | カメラ用ドレープ | |
EP3632293A2 (en) | Multi lumen access device | |
US10537361B2 (en) | Access device having a fluid pathway and methods of using the same | |
US20170265722A1 (en) | Assistance tool and endoscope system | |
JP2014176682A (ja) | スカートおよびギャップを有する胸部スコープ | |
TWI778565B (zh) | 排氣器具及排氣系統 | |
US20220361740A1 (en) | Methods and apparatus for a cleaning sheath for an endoscope |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/06/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2727 DE 11-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |