BR102013010550A2 - Dispositivo e processo para detecção tridimensional de um tubo - Google Patents
Dispositivo e processo para detecção tridimensional de um tubo Download PDFInfo
- Publication number
- BR102013010550A2 BR102013010550A2 BRBR102013010550-3A BR102013010550A BR102013010550A2 BR 102013010550 A2 BR102013010550 A2 BR 102013010550A2 BR 102013010550 A BR102013010550 A BR 102013010550A BR 102013010550 A2 BR102013010550 A2 BR 102013010550A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- tube
- shape
- pipe
- detection
- detecting
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01B—MEASURING LENGTH, THICKNESS OR SIMILAR LINEAR DIMENSIONS; MEASURING ANGLES; MEASURING AREAS; MEASURING IRREGULARITIES OF SURFACES OR CONTOURS
- G01B11/00—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques
- G01B11/24—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques for measuring contours or curvatures
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01B—MEASURING LENGTH, THICKNESS OR SIMILAR LINEAR DIMENSIONS; MEASURING ANGLES; MEASURING AREAS; MEASURING IRREGULARITIES OF SURFACES OR CONTOURS
- G01B11/00—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques
- G01B11/24—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques for measuring contours or curvatures
- G01B11/245—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques for measuring contours or curvatures using a plurality of fixed, simultaneously operating transducers
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01B—MEASURING LENGTH, THICKNESS OR SIMILAR LINEAR DIMENSIONS; MEASURING ANGLES; MEASURING AREAS; MEASURING IRREGULARITIES OF SURFACES OR CONTOURS
- G01B11/00—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques
- G01B11/24—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques for measuring contours or curvatures
- G01B11/2408—Measuring arrangements characterised by the use of optical techniques for measuring contours or curvatures for measuring roundness
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Length Measuring Devices By Optical Means (AREA)
Abstract
Dispositivo e processo para detecção tridimensional de um tubo. A invenção refere-se a um dispositivo para detecção da forma tridimensional de um tubo (1), compreendendo uma estrutura de retenção (2) para o tubo (1) bem como uma instalação (3) para detecção da forma do tubo, sendo que uma estrutura de retenção apresenta ao menos um apoio (4) para sustentação do tubo (1) por dentro e a instalação (3) para detecção da forma do tubo permite uma detecção sem contato da forma do tubo, sendo que o tubo (1) e a instalação (3) para detecção da forma do tubo estão dispostos móveis relativamente entre si por todo o comprimento do tubo (1). Além disso, a invenção refere-se também a um processo para detecção da forma tridimensional de um tubo (1), compreendendo as etapas da retenção do tubo (1) bem como da detecção da forma do tubo, caracterizado pelo fato de que a retenção do tubo (1) ocorre por meio de ao menos um apoio (4) para sustentação do tubo (1) por dentro e é realizada uma detecção sem contato da forma do tubo, sendo que a detecção da forma do tubo ocorre por todo o comprimento do tubo (1)
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO E PROCESSO PARA DETECÇÃO TRIDIMENSIONAL DE UM TUBO". 1. Área da invenção A invenção refere-se a um dispositivo bem como a um processo para detecção da forma tridimensional de um tubo, sendo que o dispositivo compreende uma estrutura de retenção para o tubo bem como uma instala- ção para detecção da forma do tubo. O processo compreende analogamente as etapas da retenção do tubo bem como da detecção da forma do tubo. 2, Estado atual da técnica Tubos são usualmente produzidos quer sem costura por meio de um processo de laminação por punção e acabamento de um bloco de metal ou então por soldagem de uma chapa previamente transformada para a for- ma desejada. Especialmente com o emprego desses tubos como elementos de tubulação para o transporte de meios líquidos e gasosos sob alta pressão dá-se particular valor à qualidade e a precisões de forma dos tubos.
As exigências de qualidade incluem não apenas a qualidade de superfície bem como divergências tão pequenas quanto possível da espes- sura de parede previamente estabelecida por todo o comprimento do tubo, mas sim igualmente a forma tridimensional de todo o tubo bem como de vá- rios pontos do contorno bidimensional da seção transversal de tubo.
Sobretudo em tubos de tubulação, que são assentados no fundo do mar e, com isso, estão expostos no local de emprego não apenas às re- queridas pressões internas, mas sim igualmente às elevadas pressões ex- ternas, há exigências particularmente altas à forma do tubo por todo o seu comprimento. Já pequenas divergências da circularidade desejada da seção transversal de tubo, a assim chamada ovalidade, podem levar a compres- sões locais do tubo ou a dificuldades quando da soldagem de dois tubos en- tre si.
Os produtores de tubo devem, portanto, assegurar usualmente que a circularidade do tubo se encontre por todo o seu comprimento, assim também distante das extremidades do tubo, dentro das requeridas tolerân- cias. Para determinação do contorno do tubo são portanto usualmente em- pregados elementos de medição mecânicos, como calibres ou pinças de medição na região das extremidades do tubo. Por todo o comprimento do tubo é então usualmente detectado em um até três pontos de medição pre- viamente estabelecidos o diâmetro do tubo, para assim se poder concluir a circularidade ou ovalidade de todo o tubo.
Com isso, no entanto, toda a forma do tubo mal pode ser deter- minada por todo o seu comprimento, ou isso é muito trabalhoso. Além disso, os tubos assentam nessas medições quer no suporte ou em uma passagem rolante de transporte em um número de apoios limitado, não definido em posição e alinhamento, de modo que tanto curvaturas do tubo pelo seu com- primento como também deformações do contorno do tubo devido a seu peso específico exercem uma influência não desconsiderável sobre a respectiva medição. Há, portanto, a demanda de um processo de medição padroni- zado para determinação da forma de tubo e do contorno de tubo desses tu- bos, que até agora não existe. Há igualmente a necessidade de poder exe- cutar as medições requeridas para determinação da qualidade e garantia da qualidade de modo amplamente automatizado e, de preferência, também padronizado. 3. Objetivo da invenção Constituiu, portanto, objetivo da invenção disponibilizar um dis- positivo bem como um processo por meio dos quais a forma tridimensional de um tubo por todo o seu comprimento seja reproduzível e possa ser reali- zada de preferência automatizada sem prejuízo por influências ambientais.
Esse objetivo é alcançado, nos termos da invenção, por meio de um dispositivo compreendendo as características da reivindicação 1, bem como um processo compreendendo as características da reivindicação 10.
Configurações vantajosas da invenção estão definidas nas reivindicações respectivamente dependentes. 4. Sumário da invenção Nos termos da invenção, é disponibilizada uma estrutura de re- tenção, que apresenta ao menos um apoio para sustentação do tubo por dentro, com o que influências ambientais condicionadas pela situação, como o local da medição, quer na passagem rolante ou em um suporte, podem ser evitadas. No sentido da invenção, a detecção da forma do tubo ocorre sem contato, sendo que o tubo e o dispositivo para isso necessário, para a detec- ção sem contato da forma do tubo por todo o comprimento do tubo ficam dispostos móveis relativamente entre si.
Essa mobilidade de tubo, de um lado, e instalação para detec- ção da forma de tubo, de outro lado, relativamente entre si pode compreen- der um movimento do dispositivo de detecção por um tubo em repouso, um movimento do tubo relativamente a um dispositivo de detecção fixamente disposto bem como um movimento de ambos os componentes de dispositivo entre si. Contudo, é preferida uma forma de execução, em que a instalação para detecção da forma do tubo ocorre por todo o comprimento de um tubo em repouso apenas sobre a estrutura de retenção, para assim impedir todas as influências sobre a detecção da forma do tubo apenas pelo movimento do tubo. O processo segundo a invenção compreende, correspondente- mente, as etapas da retenção do tubo por dentro bem como da detecção sem contato da forma do tubo por meio de um dispositivo apropriado por todo o comprimento do tubo, sendo que então o tubo, de um lado, e o insta- lação para detecção da forma do tubo, de outro lado, são movidos relativa- mente entre si por todo o comprimento do tubo para a operação de detec- ção.
Assim, pela primeira vez é disponibilizado um processo padroni- zado para detecção da forma tridimensional de um tubo total, que é plena- mente reproduzível e disponibiliza resultados comprováveis sem a necessi- dade de levar em consideração influências locais.
Para a detecção padronizada da forma tridimensional do tubo, deve apenas ser determinado o número dos apoios para sustentação do tu- bo bem como a posição dos respectivos apoios internamente na parede in- terna do tubo, eventualmente também a respectiva área de apoio bem como a posição da costura de solda ou das costuras de solda do tubo para com o apoio ou os apoios. Devido ao fato de que o tubo é montado exclusivamente por dentro, pela primeira vez pode ocorrer a detecção de toda a forma tridi- mensional do tubo por todo o seu comprimento.
Eventualmente, na mesma etapa de trabalho, alternativamente contudo, também em combinação com um outro processo de medição, pode também ser igualmente medida a forma das extremidades de tubo, que usu- almente devem apresentar uma forma previamente definida para a introdu- ção de costuras de solda de união.
Nos termos da invenção, é assim possível detectar uma forma tridimensional completa do tubo sem execução de uma pluralidade de ope- rações de medição em etapas separadas pelo comprimento do tubo.
Em uma forma de execução preferida do dispositivo segundo a invenção, a estrutura de retenção apresenta dois apoios engatando nas res- pectivas extremidades de tubo e em pontos das extremidades de tubo de preferência prevíamente definidos. É então especialmente preferido que os pontos das extremidades de tubo previamente definidos se situem na região dos pontos de Bessel, sendo que com um comprimento de tubo usualmente de 12,5 a 18 m para tubos de tubulação são consideradas toleráveis diver- gências de +/- 25 cm, especialmente de preferência de +/- 5 cm, dos pontos de Bessel calculados. Mas é, sobretudo, preferido que os pontos de apoio coincidam aproximadamente com os pontos de Bessel do tubo montado, estando assim dispostos menos de 1 cm de distância dos mesmos. Os pon- tos de Bessel descrevem as ótimas posições dos apoios de uma barra uni- formemente carregada, que se curva elasticamente sob seu próprio peso ou sob aquele de uma carga uniformemente distribuída. Os pontos de Bessel, que devem servir de preferência como pontos de apoio para o tubo retido pela estrutura de retenção, se situam assim na região do mínimo da curvatu- ra média, com o que é produzida uma curvatura tão pequena quanto possí- vel do tubo quando da medição. Assim é vantajosamente e particularmente otimizado o resultado da medição quando da detecção da forma tridimensio- nal do tubo. Devido ã padronização do processo segundo a invenção reco- menda-se, portanto, estabelecer os pontos de Bessel bem como as máximas divergências toleráveis dos apoios dos pontos de Bessel para se poder quantificar bem como qualificar eventualmente curvaturas padronizadas dos tubos detectados.
Em outra forma de execução preferida do dispositivo segundo a invenção, a instalação para detecção da forma do tubo compreende ao me- nos uma fonte de luz e ao menos um receptor para as radiações luminosas difundidas pela superfície do tubo. Essas fontes de luz são, por exemplo, um diodo de superluminescência ou uma fonte de luz branca, cuja luz difundida da superfície do tubo pode ser detectada por um receptor. Nos termos da invenção pode ser empregado todo aparelho de medição óptico compreen- dendo uma fonte de luz e um receptor. Mas é preferido que a instalação para detecção da forma do tubo compreenda ao menos uma fonte de laser e ao menos um detector de laser.
Com isso é disponibilizado um dispositivo, que permite com mei- os operando de modo particularmente exato uma detecção altamente preci- sa da forma do tubo. A medição ocorre, além disso, de modo rápido e pode ser integrada em estruturas de suporte apropriadas com economia de espa- ço de construção. A fonte de luz projeta, de preferência, estruturas luminosas, es- pecialmente pontos, linhas ou desenhos sobre a superfície do tubo. Essas estruturas luminosas podem ser particularmente de preferência localmente e/ou temporalmente variadas. A detecção e avaliação das estruturas lumino- sas difundidas ocorrem então por um receptor e, de preferência, com uma unidade de controle e armazenagem apropriada, pela qual então é possibili- tada a determinação do contorno de seção transversal (bidimensional) e da forma (tridimensional) do próprio tubo.
Em outra forma de execução preferida do dispositivo segundo a invenção, a instalação para detecção da forma do tubo compreende um quadro, que de preferência encerra completamente o tubo perpendicular- mente a seu alinhamento longitudinal. Nesse contexto, é especialmente pre- ferido que uma pluralidade fontes de luz, de preferência emissores de laser, esteja disposta de preferência equidistante pela periferia do quadro. Além disso, de preferência, nesse particular é preferido que 16 a 24 emissores de laser e um correspondente número de receptores estejam dispostos pela periferia do quadro. Assim, com uma estrutura relativamente simples da es- trutura de suporte para as distintas fontes de luz pode ser assegurado que, de um lado, possa ser detectada a periferia total simultaneamente durante uma operação de medição ou detecção e, de outro lado, garantidos alinha- mento e disposição seguros e invariáveis das distintas fontes de luz para com a superfície do tubo.
Nesse contexto, é especialmente preferido que o quadro consis- ta em distintos segmentos de quadro, que portam respectivamente um nú- mero igual de fontes de luz e receptores. Com isso, é auxiliada com meios particularmente simples e eficazes a troca e estrutura em termos de compo- nentes da instalação para detecção da forma de tubo tridimensional. É, sobretudo, preferido que ao menos uma fonte de luz esteja disposta deslocável dentro do quadro ao menos radialmente, de preferência tanto radialmente como também tangencialmente. É então particularmente preferido que as fontes de luz fiquem dispostas deslocáveis em grupos den- tro de um segmento de quadro por meios de ajuste apropriados, para assim se poder promover uma adaptação efetiva da instalação para detecção da forma de tubo tridimensional à respectiva seção transversal de tubo a ser detectada. É preferido, neste contexto, que as fontes de luz projetem estru- turas de luz sobre a superfície, que cubram de preferência sobrepostas toda a periferia do tubo a ser detectado, para assim garantir uma detecção com- pleta e sem lacunas da forma tridimensional do tubo. Isso é então auxiliado de modo particularmente vantajoso quando a instalação para detecção da forma do tubo é deslocável por todo o comprimento do tubo em repouso, sendo que, como mencionado no início, é então, sobretudo, levado em con- sideração na periferia que todo movimento do tubo poderia levar a uma im- precisão de medição e, com isso, a detecção mais imprecisa da forma de tubo tridimensional.
Em outra forma de execução preferida do dispositivo conforme a invenção bem como do processo conforme a invenção, o tubo pode ser gira- do para uma posição angular definida, para assumir, por exemplo, um ali- nhamento previamente fixado da costura de soida dentro do dispositivo de retenção, por exemplo para 12 horas ou 3 horas. Nesse contexto é então especialmente preferido um dispositivo de rotação nos apoios, por exemplo, na forma de ao menos um prisma de rolo. É igualmente e particularmente preferido um meio para rotação do tubo em tomo de seu eixo longitudinal, que não esteja unido com o dispositivo de retenção, mas sim leve o tubo à posição de rotação definida, antes de encostar nos apoios.
Em uma forma de execução preferida do processo conforme a invenção, nele é utilizado o dispositivo conforme a invenção para detecção da forma tridimensional de um tubo. Os efeitos obtidos com o processo con- forme a invenção coincidem assim com aqueles que podem ser obtidos com emprego do dispositivo conforme a invenção, inclusive em sua forma de e- xecução preferida. O processo conforme a invenção compreende ao menos as eta- pas da retenção do tubo bem como da detecção da forma do tubo, sendo que a retenção do tubo ocorre por meio de ao menos um apoio para susten- tação do tubo por dentro e é realizada uma detecção sem contato da forma do tubo, em que o tubo e a instalação para detecção da forma do tubo são movidos relativamente entre si por todo o comprimento do tubo.
De preferência, o tubo é transportado por meios apropriados, como por exemplo, uma passagem rolante, para a estrutura de retenção pa- ra o tubo e para a instalação para detecção da forma do tubo; depois agar- rado pela estrutura de retenção e, finalmente, ou levantado pela passagem rolante ou então, por abaixamento ao menos de segmentos da passagem rolante, retido exclusivamente pela estrutura de retenção. De preferência a instalação para detecção da forma do tubo raspa então o tubo em repouso por todo o seu comprimento para assim detectar a forma de tubo tridimensi- onal sem contato. É especialmente preferido que antes da detecção a ao menos uma fonte de luz, de preferência o ao menos um emissor de luz, dentro de um quadro portando a fonte de luz ou fontes de luz sejam ajustados ao me- nos radíalmente à superfície do tubo, com o que de modo especialmente preferido é ajustável uma distância igual de cada fonte de luz da superfície do tubo.
De modo particularmente preferido, ocorre também um ajuste tangencial da posição local de uma ou várias fontes de luz, portanto um des- locamento da fonte de luz essencialmente perpendicularmente ao movimen- to de ajuste radial, para assim ser realizado um alinhamento de preferência equidistante de todas as fontes de luz do dispositivo de detecção para com o tubo a ser detectado. É especialmente preferido que o tubo, durante a detecção da forma do tubo, assente em apoios incidindo em pontos previamente defini- dos da parede interna do tubo. Com isso é garantido que possa ser disponi- bilizado um processo de preferência padronizado para detecção da forma de tubo tridimensional sem influências externas sobre o resultado da medição. 5. Breve descrição dos desenhos A invenção será detalhadamente explicada a seguir com refe- rência a 6 figuras, representando essas figuras esquematicamente uma for- ma de execução preferida da invenção.
Nas figuras mostram: Figura 1 - uma vista lateral esquemática de um dispositivo con- forme a invenção para detecção da forma tridimensional de um tubo, Figura 2 - uma vista lateral esquemática de uma etapa de adu- ção do tubo a ser detectado a um dispositivo conforme a invenção, Figura 3 - esquematicamente, uma segunda etapa da adução do tubo a ser detectado em um dispositivo conforme a invenção, Figura 4 - uma terceira etapa da adução do tubo a ser detectado a um dispositivo conforme a invenção, Figura 5 - o emprego do dispositivo conforme a invenção durante a detecção da forma de tubo tridimensional e Figura 6 - uma forma de execução para um dispositivo conforme a invenção para detecção da forma de tubo tridimensional. A figura 1 mostra uma vista lateral esquemática de um dispositi- vo conforme a invenção para detecção da forma tridimensional de um tubo 1, compreendendo um dispositivo de adução para o tubo com dois rolos de passagem rolante 11a, 11b levantáveis e abaixáveis e duas estruturas de retenção 2a, 2b, compreendendo dois apoios 4a, 4b levantáveis e abaixá- veis. As estruturas de retenção 2a, 2b são previstas respectivamente deslo- cáveis para perto do tubo 1 e novamente móveis para longe do mesmo. Fi- nalmente, o dispositivo compreende uma instalação 3 para detecção da for- ma do tubo, que é móvel para longe por todo o comprimento do tubo e, de preferência, está em condições de detectar toda a periferia do tubo 1 retido pelas estruturas de retenção 2a, 2b. A figura 2 mostra uma primeira etapa da adução do tubo 1 para o dispositivo conforme a invenção. O tubo 1 é transportado por meio dos rolos de passagem rolante 11a, 11b levantados da esquerda para a direita entre as duas estruturas de retenção 2a, 2b, sendo que também é possível um transporte transversal do tubo entre as estruturas de retenção 2a, 2b. A instalação 3 para detecção da forma do tubo está disposta durante essas etapas de trabalho já entre as estruturas de retenção 2a, 2b na forma de um anel, sendo que o tubo 1 quando da adução é guiado entre as estruturas de retenção 2a, 2b pelo anel essencialmente fechado de um quadro da instala- ção 3. A figura 3 mostra uma segunda etapa da adução do tubo 1 a ser detectado para o dispositivo conforme a invenção. O tubo 1 assenta ainda sobre os rolos de passagem rolante 11a, 11b levantados, sendo que as es- truturas de retenção 2a, 2b são movidas com os apoios 4a, 4b rebaixados respectivamente sobre o tubo 1 uma no sentido da outra, e o apoio 4a fica posicionado já pela extremidade de tubo 1a esquerda abaixo do ponto 5a definido da parede interna de tubo 1c. A estrutura de retenção 2b direita, pelo contrário, não foi ainda movida tão longe para o tubo 1 que o apoio 4b seja alcançado pela extremidade de tubo 1b direita sob o ponto 5b definido para o apoio 4b. A instalação 3 para detecção da forma do tubo fica disposta nessa etapa de trabalho em posição de repouso lateralmente distante do tubo 1. A figura 4 mostra esquematicamente outra etapa da adução do tubo 1 para o dispositivo conforme a invenção. Os apoios 4a, 4b das estrutu- ras de retenção 2a, 2b se encontram em contato com a parede interna de tubo 1c e são mais levantadas, para levantarem o tubo 1 dos rolos de pas- sagem rolante 11a, 11b. Nesse momento, a periferia do tubo 1 ainda não está completamente livre, de modo que a instalação 3 para detecção da for- ma do tubo permanece na posição de repouso da figura 3. A figura 5 mostra o dispositivo conforme a invenção durante a execução do processo conforme a invenção, sendo que o tubo 1 é retido exclusivamente pelos apoios 4a, 4b das estruturas de retenção 2a, 2b. Os rolos de passagem rolante 11a, 11b foram rebaixados para uma posição de repouso, de modo que o tubo 1 é retido exclusivamente sustentado interna- mente dentro do dispositivo. A instalação 3 pode então ser movida em vai- vém por todo o comprimento do tubo 1 entre as estruturas de retenção 2a, 2b, para detectar tridimensionalmente e configurar sem contato toda a forma do tubo 1. A figura 6 mostra finalmente o quadro 10 de uma instalação 3 conforme a invenção para detecção da forma de um tubo 1. Como se vê, o tubo está disposto concentricamente ao quadro 10 redondo, sendo que o quadro 10 pode ser deslocado à vontade tanto horizontalmente como tam- bém verticalmente para o preciso alinhamento do quadro 10 para com o tubo 1. Dentro do quadro 10 estão dispostas equidistantes entre si 16 unidades 13, sendo que 8 unidades 13 são previstas no lado dianteiro e 8 unidades 13 no lado traseiro do quadro 10.
Cada uma dessas unidades 13 contém uma fonte de raio laser bem como uma óptica de formação de raio, que forma do raio laser uma li- nha de laser, que é representada esquematicamente como estrutura de luz 12 em forma de leque abaixo da unidade 13 superior. Cada unidade 13 compreende, finalmente, também uma unidade de detector, no caso repre- sentado um detector de imagem. As distintas unidades 13 estão dispostas ajustáveis radialmente respectivamente em direção do tubo 1 e em afasta- mento do mesmo dentro do quadro 10, de modo que a estrutura de luz 12 emitida pela unidade 13 cobre uma periferia parcial do tubo 1 previamente definida. Luz difundida pela superfície do tubo 1 é então captada pelo detec- tor associado a cada unidade 13 e aduzida a uma unidade formadora de i- magem apropriada, para aqui reproduzir completamente a forma tridimensi- onal do tubo 1. A aproximação radial das unidades 13, de preferência senso- res de laser, ao tubo 1 é preferida para se obter uma precisão de medição tão alta quanto possível, pois o campo de medição das unidades 13 é usu- almente limitado. Simultaneamente, contudo, é também desejável poder medir com o mesmo equipamento um grande espectro de diâmetros de tubo.
Claims (15)
1. Dispositivo para detecção da forma tridimensional de um tubo (1), compreendendo uma estrutura de retenção (2) para o tubo (1) bem co- mo uma instalação (3) para detecção da forma do tubo, caracterizado pelo fato de que a estrutura de retenção apresenta ao menos um apoio (4) para sustentação do tubo (1) por dentro e a instalação (3) para detecção da forma do tubo permite uma detecção sem contato da forma do tubo, sendo que o tubo (1) e a instalação (3) para detecção da forma do tubo estão dispostos móveis relativamente entre si por todo o comprimento do tubo (1).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe- lo fato de que a estrutura de retenção (2) apresenta dois apoios (4a, 4b) en- gatando nas respectivas extremidades de tubo (1a, 1b) e em pontos (5a, 5b) da parede interna de tubo (1c) de preferência previamente definidos.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pe- lo fato de que os pontos (5a, 5b) previamente definidos da parede interna de tubo (1c) se situam na região dos pontos de Bessel, de preferência coinci- dindo com os pontos de Bessel do tubo (1) apoiado.
4. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a instalação (3) para detecção da forma do tubo compreende ao menos uma fonte de luz (6), de preferência ao me- nos um emissor de laser, e ao menos um receptor (7) para as radiações lu- minosas difundidas pela superfície do tubo (1 d), de preferência raios laser.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pe- lo fato de que pela fonte de luz (6) pode ser projetada sobre o tubo (1) uma estrutura de luz (9), de preferência um ponto ou uma linha, bem particular- mente um desenho.
6. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a instalação (3) para detecção da forma do tubo compreende um quadro (10), que encerra de preferência completa- mente uma seção transversal do tubo.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pe- lo fato de que estão dispostas de preferência 16 a 24 fontes de luz (6), de preferência emissores de laser, de preferência equidistantes pela periferia do quadro (10).
8. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 6 ou 7, ca- racterizado pelo fato de que a ao menos uma fonte de luz (6), de preferência emissor de laser, fica disposta dentro do quadro (10) deslocável ao menos radialmente, de preferência tanto radialmente como também tangencialmen- te.
9. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que a instalação (3) para detecção da forma do tubo é deslocável por todo o comprimento do tubo (1).
10. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que está previsto um meio para rotação do tubo (1) em torno de seu eixo longitudinal, de preferência ao menos um prisma de rolos.
11. Processo para detecção da forma tridimensional de um tubo (1), compreendendo as etapas da retenção do tubo (1) bem como da detec- ção da forma do tubo, caracterizado pelo fato de que a retenção do tubo (1) ocorre por meio de ao menos um apoio (4) para sustentação do tubo (1) por dentro e é realizada uma detecção sem contato da forma do tubo, sendo que a detecção da forma do tubo ocorre por todo o comprimento do tubo (1).
12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a instalação (3) para detecção da forma do tubo é movida guiada por todo o comprimento do tubo (1) em repouso.
13. Processo de acordo com uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que ao menos uma fonte de luz (6), de preferência ao menos um emissor de laser, projeta uma estrutura de luz, de preferência um ponto ou uma linha, bem especialmente um desenho, sobre o tubo (1).
14. Processo de acordo com uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de que a ao menos uma fonte de luz (6), de prefe- rência emissor de luz, antes do início da detecção da forma do tubo é de tal maneira deslocada dentro do quadro (10) ao menos radialmente, de prefe- rência tanto radialmente como também tangencialmente, que é ajustada uma distância previamente definida, de preferência também uma posição local previamente definida da fonte de luz (6), para com a superfície do tubo.
15. Processo de acordo com uma das reivindicações 11 a 14, caracterizado pelo fato de que o tubo (1) durante a detecção da forma do tubo assenta exclusivamente sobre a estrutura de retenção (2), de preferên- cia sobre os apoios (4a, 4b) incidindo nos pontos (5a, 5b) de preferência previamente definidos da parede interna de tubo (1c).
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102012008433A DE102012008433A1 (de) | 2012-04-30 | 2012-04-30 | Vorrichtung und Verfahren zur 3D-Erfassung eines Rohres |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102013010550A2 true BR102013010550A2 (pt) | 2015-06-23 |
Family
ID=48087344
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRBR102013010550-3A BR102013010550A2 (pt) | 2012-04-30 | 2013-04-29 | Dispositivo e processo para detecção tridimensional de um tubo |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9057601B2 (pt) |
EP (1) | EP2660557A1 (pt) |
JP (1) | JP5730346B2 (pt) |
KR (1) | KR20130122545A (pt) |
CN (1) | CN103376070B (pt) |
BR (1) | BR102013010550A2 (pt) |
DE (1) | DE102012008433A1 (pt) |
RU (1) | RU2582481C2 (pt) |
Families Citing this family (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9372076B2 (en) * | 2014-04-10 | 2016-06-21 | Tri Tool Inc. | System and method for automated pipe measurement and alignment |
JP6285847B2 (ja) * | 2014-11-13 | 2018-02-28 | 三菱日立パワーシステムズ株式会社 | 管の全周形状測定システムおよび管の全周形状測定方法 |
CN107810609B (zh) | 2015-04-10 | 2021-06-01 | 雷蛇(亚太)私人有限公司 | 移动无线通信装置、通信装置及其控制方法 |
BR102015024034B1 (pt) * | 2015-09-17 | 2022-01-11 | Vallourec Soluções Tubulares Do Brasil S.A. | Sistema e método automáticos de medição e usinagem de extremidade de elementos tubulares |
JP6721449B2 (ja) * | 2016-08-02 | 2020-07-15 | 株式会社フジタ | 真円度計測装置 |
JP6721450B2 (ja) * | 2016-08-02 | 2020-07-15 | 株式会社フジタ | 真円度計測装置 |
CN106885516B (zh) * | 2017-04-27 | 2018-05-08 | 中国石油大学(华东) | 测量对接管道截面相对位置的装置 |
CN107228637B (zh) * | 2017-07-31 | 2019-04-16 | 中国人民解放军军械工程学院 | 基于激光三角法的管状物内轮廓测量方法 |
GB201719594D0 (en) * | 2017-11-24 | 2018-01-10 | Saipem Spa | Methods and apparatus relating to pipe welding |
WO2020037387A1 (en) * | 2018-08-18 | 2020-02-27 | Insfor - Innovative Solutions For Robotics Ltda. - Me | System for the inspection and monitoring of moving pipelines |
CN110160462B (zh) * | 2019-05-08 | 2020-09-22 | 北京理工大学 | 一种大型深孔零件镗削过程圆度与直线度的检测方法 |
CN111043980A (zh) * | 2019-12-23 | 2020-04-21 | 贵州理工学院 | 一种径向形状的光学测量方法及装置 |
CN113340203B (zh) * | 2021-07-07 | 2022-11-11 | 哈尔滨理工大学 | 一种激光扫描焊缝装置及扫描方法 |
CN117889775B (zh) * | 2023-09-28 | 2024-11-05 | 陕西省特种设备检验检测研究院 | 一种压力管道弯管或弯头椭圆度测量装置 |
CN117928425B (zh) * | 2024-02-01 | 2024-08-23 | 丰源纸业(南通)有限公司 | 一种化纤纸管的生产设备及其生产工艺 |
Family Cites Families (25)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS54146656A (en) * | 1978-05-08 | 1979-11-16 | Kobe Steel Ltd | Method and device for measuring quantity of bend of rod |
AU4879579A (en) * | 1978-07-11 | 1980-03-06 | Commonwealth Scientific And Industrial Research Organisation | Profile measurement |
DE3325397C2 (de) * | 1982-05-26 | 1986-11-06 | Daimler-Benz Ag, 7000 Stuttgart | Zinnenförmiges Stufenendmaß |
DE3219713C1 (de) | 1982-05-26 | 1983-05-19 | Daimler-Benz Ag, 7000 Stuttgart | Zinnenfoermiges Stufenendmass |
JPS5999307A (ja) * | 1982-11-30 | 1984-06-08 | Mitsubishi Electric Corp | 鋼管管端形状検出装置 |
US4642902A (en) * | 1984-06-26 | 1987-02-17 | Siemens Aktiengesellschaft | Apparatus for determining the deviations from a circular form in a dynamically balanced part |
JPS6190005A (ja) * | 1984-10-11 | 1986-05-08 | Nippon Steel Corp | 管棒状体の曲り測定方法 |
SU1341489A1 (ru) * | 1984-12-06 | 1987-09-30 | Московский Машиностроительный Завод "Коммунар" | Устройство дл контрол соосности нецилиндрических поверхностей тел вращени |
JPH0422252Y2 (pt) * | 1986-02-25 | 1992-05-21 | ||
JPH0749937B2 (ja) * | 1988-03-22 | 1995-05-31 | 工業技術院長 | 形状測定方法 |
DE3816130A1 (de) * | 1988-05-11 | 1989-11-23 | Althaus P Gerhard Dr Ing | Vorrichtung zum messen der laenge, der durchmesser, der wandstaerke und der ovalitaet von rohren, insbesondere von grossrohren |
DE4125620C2 (de) * | 1991-08-02 | 1995-04-20 | Roland Man Druckmasch | Montagevorrichtung für eine Walze, insbesondere Papierleitwalze |
JPH08141643A (ja) * | 1994-11-14 | 1996-06-04 | Sumitomo Metal Ind Ltd | 大径管の形状矯正方法及び大径管の寸法・形状測定装置 |
JP3272952B2 (ja) | 1996-07-02 | 2002-04-08 | キヤノン株式会社 | 3次元形状測定装置 |
JPH10288512A (ja) * | 1997-04-15 | 1998-10-27 | Sumitomo Metal Ind Ltd | 形状測定装置 |
JP3423229B2 (ja) | 1998-11-17 | 2003-07-07 | 株式会社ミツトヨ | 光波干渉計及び光波干渉計を用いた測長方法 |
JP2001033233A (ja) * | 1999-07-23 | 2001-02-09 | Sumitomo Metal Ind Ltd | 管状および棒状被検査物の検査方法 |
US6289600B1 (en) * | 1999-11-02 | 2001-09-18 | United States Pipe & Foundry Company | Non-contact measuring device |
RU19915U1 (ru) * | 2001-05-14 | 2001-10-10 | Галиулин Равиль Масгутович | Устройство контроля параметров резьбового участка трубы с наружной резьбой |
US6862099B2 (en) * | 2002-04-05 | 2005-03-01 | Varco I/P | Tubular ovality testing |
US6954991B2 (en) * | 2002-09-12 | 2005-10-18 | Showa Denko K.K. | Method and apparatus for measuring shape of tubular body |
JP4704846B2 (ja) * | 2005-08-03 | 2011-06-22 | 昭和電工株式会社 | 表面検査方法および同装置 |
RU2311610C1 (ru) * | 2006-03-20 | 2007-11-27 | Равиль Масгутович Галиулин | Оптоэлектронное устройство контроля параметров резьбы |
AR071076A1 (es) * | 2008-03-27 | 2010-05-26 | Sumitomo Metal Ind | Aparato, disposicion y metodo para medir caracteristicas de una rosca en un extremo de cano o tuberia |
EP2392895B1 (en) * | 2010-06-01 | 2013-03-06 | Tenaris Connections Ltd. | Method for measurement of geometrical parameters of coated threaded joints |
-
2012
- 2012-04-30 DE DE102012008433A patent/DE102012008433A1/de not_active Withdrawn
-
2013
- 2013-04-01 KR KR1020130034982A patent/KR20130122545A/ko not_active Application Discontinuation
- 2013-04-03 EP EP13001682.7A patent/EP2660557A1/de not_active Withdrawn
- 2013-04-26 CN CN201310149628.3A patent/CN103376070B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2013-04-29 BR BRBR102013010550-3A patent/BR102013010550A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2013-04-29 US US13/872,236 patent/US9057601B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2013-04-29 RU RU2013120057/28A patent/RU2582481C2/ru not_active IP Right Cessation
- 2013-04-30 JP JP2013095211A patent/JP5730346B2/ja not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
RU2013120057A (ru) | 2014-11-10 |
JP2013231723A (ja) | 2013-11-14 |
RU2582481C2 (ru) | 2016-04-27 |
KR20130122545A (ko) | 2013-11-07 |
JP5730346B2 (ja) | 2015-06-10 |
US20130283628A1 (en) | 2013-10-31 |
CN103376070A (zh) | 2013-10-30 |
EP2660557A1 (de) | 2013-11-06 |
CN103376070B (zh) | 2016-11-23 |
US9057601B2 (en) | 2015-06-16 |
DE102012008433A1 (de) | 2013-10-31 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR102013010550A2 (pt) | Dispositivo e processo para detecção tridimensional de um tubo | |
JP5880096B2 (ja) | 内径測定装置 | |
US9304204B2 (en) | Method and device for optically measuring the interior of a pipe | |
US9470509B2 (en) | Inner diameter measuring device and inner diameter measuring method | |
JP5880097B2 (ja) | 内径測定装置 | |
RU2602216C2 (ru) | Прокатный стан, а также устройство и способ определения прокатного или направляющего калибра прокатных или направляющих клетей в многоклетевом прокатном стане | |
KR20150088924A (ko) | 대형 베어링의 진원도 측정 시스템 | |
CN111272111A (zh) | 用于镜片的偏心检测方法及偏心检测装置 | |
KR20130142608A (ko) | 배관 검사 장치 | |
CN107438750B (zh) | 用于测量长轮廓的方法和设备 | |
JP2012093268A (ja) | 真円度計測システムおよびこれを備えた造管装置 | |
US7021156B2 (en) | Measurement device for determining the straightness of shafts or shaft tunnels | |
JP2010216927A (ja) | 鋼管の肉厚測定装置および肉厚測定方法 | |
JP6933222B2 (ja) | ホース継手金具の形状測定装置、ホース継手金具の形状測定方法およびホース継手金具の形状測定プログラム | |
JPS6190005A (ja) | 管棒状体の曲り測定方法 | |
CN105301018A (zh) | 一种小径管环向焊缝射线检测定位装置及其操作方法 | |
CN108286942A (zh) | 一种钢管拉槽边缘距离的测量系统及其方法 | |
CN103759626A (zh) | 一种用于管路内壁直线度检测的工装 | |
CN209946046U (zh) | 一种x射线探伤辅助装置 | |
US10508905B2 (en) | Device and method for measuring cavities and use of the device for determining roller alignments | |
KR101284852B1 (ko) | 용접 토우 그라인딩부 검사 장치 및 방법 | |
JP5298619B2 (ja) | 偏心測定方法及び偏心測定装置 | |
CN105180751B (zh) | 大直径气瓶外径和圆度的测量装置及测量方法 | |
CN212540191U (zh) | 一种小径管焊接试件射线检测的快速装置 | |
CN108180838A (zh) | 一种钢管拉槽边缘距离的测量方法 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B08F | Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE. |
|
B11B | Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements |