BR102012031394A2 - Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa - Google Patents

Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa Download PDF

Info

Publication number
BR102012031394A2
BR102012031394A2 BR102012031394-4A BR102012031394A BR102012031394A2 BR 102012031394 A2 BR102012031394 A2 BR 102012031394A2 BR 102012031394 A BR102012031394 A BR 102012031394A BR 102012031394 A2 BR102012031394 A2 BR 102012031394A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
machines
machine
goods
vending
sale
Prior art date
Application number
BR102012031394-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jairo Silva Soares
Original Assignee
Jairo Silva Soares
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jairo Silva Soares filed Critical Jairo Silva Soares
Priority to BR102012031394-4A priority Critical patent/BR102012031394A2/pt
Priority to US14/100,648 priority patent/US20140180474A1/en
Priority to EP13005727.6A priority patent/EP2741261A1/en
Publication of BR102012031394A2 publication Critical patent/BR102012031394A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F9/00Details other than those peculiar to special kinds or types of apparatus
    • G07F9/002Vending machines being part of a centrally controlled network of vending machines
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F9/00Details other than those peculiar to special kinds or types of apparatus
    • G07F9/001Interfacing with vending machines using mobile or wearable devices

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA DISTRIBUIÇÃO, VENDA E REPOSIÇÃO DE MERCADORIAS ATRAVÉS DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EMBARCADAS EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA E EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA A presente invenção se refere a um método operacional para venda de mercadorias e sua reposição através de máquinas de venda automática (2), do tipo conhecida por "vending machine", método este que envolve diversas etapas operacionais e controle das mesmas que incluem desde a logística de armazenamento e distribuição das mercadorias (M), tais como produtos comestíveis ou outros, até a forma de reposição destes produtos vendidos em máquinas de venda automática especialmente desenvolvidas para serem embarcadas em veículos de transporte (VT) humano de massa, tais como ônibus urbano ou rodoviário, vagão de metrô, trem, embarcações, entre outros locais de grande circulação humana; a máquina (2), de características e dimensões especialmente desenvolvidas pode ser engatada ou alojada em um supor-te (5) ou "berço'' (6), cada qual previamente fixado em um "corrimão" (7) integrante do ambiente interno do veículo de transporte (VT) ou outro ambiente de passagem de pessoas/passageiros.

Description

"MÉTODO PARA DISTRIBUIÇÃO, VENDA E REPOSIÇÃO DE MERCADORIAS ATRAVÉS DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EMBARCADAS EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA E EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA 5 AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA". CAMPO TÉCNICO
A presente invenção se refere a um método operacional para venda de mercadorias e sua reposição através de máquinas de venda automática, do tipo conhecida por "vending machine", 10 método este que envolve diversas etapas operacionais e controle das mesmas que incluem desde a logística de armazenamento e distribuição das mercadorias, tais como produtos comestíveis ou outros, até a forma de reposição destes produtos vendidos em máquinas de venda automática especialmente desenvolvidas para serem embarcadas em veículos de 15 transporte humano de massa, tais como ônibus urbano ou rodoviário, vagão de metrô, trem, embarcações, entre outros locais de grande circulação humana.
HISTÓRICO DA TÉCNICA
Como é de conhecimento dos profissionais da área 20 as máquinas de venda automática, ou "vending machines", são uma realidade crescente entre as populações das grandes e médias cidades do mundo todo. Isto porque ditas máquinas de venda automática expõe e disponibilizam diversas mercadorias à escolha humana, dentro de uma gama de produtos equivalentes entre si ou não, por um custo geralmente 25 baixo e de uma forma rápida e direta, através de múltipla escolha.
Trata-se de uma tendência mundial, principalmente com os incrementos advindos da tecnologia, posto que as máquinas de venda automática atuais, além de oferecerem uma infinidade de produtos doces, salgados ("snacks") e bebidas, oferecem outros tipos de mercadorias tais como livros, preservativos, telefones celulares, brinquedos, entre outros através de uma gama variada de formas de pagamento, que podem ser através das tradicionais moedas e notas, como também por meio de cartão magnético e outros.
As operações de venda de produtos por intermédio
de "vending machines" envolvem um grupo de pessoas cujas funções são específicas para cada etapa do processo. De maneira resumida, os sujeitos envolvidos em uma operação usual de venda de mercadorias através de máquinas de venda automática são os seguintes:
- Fabricante ou Importador: fabrica ou importa a máquina e suas partes e peças para reposição;
- Operador: adquire a máquina e instala em estabelecimento de terceiros, a título de locação ou comodato, promovendo o seu abastecimento periódico e sua manutenção preventiva e corretiva;
- Fornecedor de mercadorias (fabricante ou distribuidor): efetua a venda dos produtos a serem disponibilizados nas máquinas, diretamente ao operador;
- Clientes: são empresas, escritórios, consultórios, hospitais, universidades e outros que celebram contrato de locação ou de comodato com o operador, para a instalação de máquina em espaço de seu interesse; e
- Consumidor final: retira o produto da máquina para consumo final.
Como se observa, a cadeia envolvida no funcionamento das "vending machines", via de regra, prevê que as mesmas sejam instaladas em locais fixos e de passagem de grande público, ou seja, nos estabelecimentos dos "clientes", a fim de permitir que o consumidor final tenha 25 fácil acesso e os "operadores" possam atuar na logística operacional da máquina.
Apesar das máquinas estarem instaladas em estabelecimentos localizados no âmbito de circulação do público consumidor, muitas vezes, devido à pressa diária, as pessoas acabam por não parar nestes estabelecimentos para adquirir os produtos, ainda que desejados. E isto tem ocorrido cada vez mais, principalmente nas grandes cidades.
Ao longo destes anos, os fabricantes de "vending machines" muito têm se empenhado na tentativa de atrair os consumidores, bem como os fabricantes de produtos a serem distribuídos. Prova disso é a aplicação de diversas tecnologias, sejam relativas à forma de pagamento, sejam relativas ao controle de venda.
Por exemplo, algumas máquinas de venda automática, além das tradicionais moedas e notas, são dotadas de dispositivos 10 leitores de cartão magnético ou de outros tipos de cartões, tal como de "aproximação", bem como, mais recentemente, algumas máquinas incluem dispositivos que recebem comunicação de pagamento através de mensagem de aparelho de telefonia celular, agilizando a venda e liberação da mercadoria.
Para o controle de vendas de cada máquina de venda 15 automática, mais recentemente algumas delas já são equipadas com sistema do tipo usado na telefonia móvel (Sistema GSM ou outro), o qual é associado ao dispositivo de recebimento de valores (pagamento) e ao dispositivo de liberação da mercadoria, permitindo, assim, o envio de informações em tempo real ou não por este aparelho. Estas informações são, por exemplo, dados referentes ao 20 valor arrecadado na máquina, quantidade de mercadorias vendidas, entre outras.
Porém, apesar de toda a tecnologia atualmente implementada, o consumidor, ainda é resistente quanto à necessidade de alteração de sua trajetória (na rua, nas estações, etc.) para aquisição de 25 mercadorias em "vending machines". Tanto é verdade que os pontos de maior consumo de mercadorias através de máquinas de venda automática são encontrados em locais de 'espera', tais como salas de entrada de hospitais, de clínicas, de concessionárias de veículos e outros locais onde o consumidor encontra-se em posição de espera e com tempo ocioso. O mercado mundial de vending machines é maior a cada ano. Números existentes em países como Estados Unidos, Japão e alguns países europeus, permite constatar que milhões de vending machines são colocadas à disposição do público, distribuindo os mais variados tipos de 5 produtos e serviços. Estima-se que o faturamento anual já sugere 250 bilhões de dólares.
Nos países em desenvolvimento, o crescimento deste mercado chega a índices de 20% ao ano. Todos os dias, novos usuários são vistos utilizando-se das vending machines nos mais remotos cantos do mundo e ío continuamente são desenvolvidas novas aplicações para estas máquinas. As perspectivas no mercado mundial são cada vez melhores, com a redução dos custos dos equipamentos e através do acesso as novas tecnologias que facilitam seu uso (cartões, celular, etc).
Como informação complementar, estima-se que o mercado brasileiro opere, atualmente, com 45.000 vending machines, gerando um faturamento anual aproximado de 250 milhões de reais. Este mercado vem experimentando um volume crescente de oportunidades de negócios, demandas principalmente pelas inovações e a difusão do uso das vending machines tradicionais. O potencial de crescimento é enorme tendo em vista a familiarização do brasileiro com o uso de máquinas nas mais variadas aplicações, e especialmente pela visão de negócios que elas proporcionam, passando do estágio inicial de mera curiosidade, para um estágio de expansão, onde "vending machines" são colocadas como um canal contínuo de distribuição e vendas de produtos diretamente aos consumidores, agregando agilidade, higiene, conveniência e muitas outras vantagens peculiares ao sistema, já reconhecidas por consumidores individuais e institucionais.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
Pensando em implementar melhorias ao mercado de vendas através de "vending machines", o Requerente desenvolveu o presente método que visa embarcar pequenas máquinas de venda automática de produtos no interior de veículo de transporte público, tal como ônibus, vagões de metrô e trem, embarcações e outros locais independente do seus diversos tipos de modelos de veículos de transportes existentes ou futuros, 5 visando oferecer mercadorias aos passageiros dentro do ambiente interno do veículo de transporte.
O presente método inclui os seguintes tópicos principais: i) centros de distribuição e logística para recebimento e armazenamento das diversas mercadorias provenientes de diversos fabricantes; 10 ii) fabricação de pequenas "vending machines" com configuração própria e adequada para ser embarcada e desembarcada nos veículos; iii) logística para a montagem e instalação dos suportes nos veículos de transporte público, a fim de receber as pequenas e específicas "vending machines" de maneira a configurar múltiplos pontos de venda móveis, doravante denominados PDV 15 móveis; iv) logística da reposição de pequenas "vending machines" vazias ou parcialmente vazias de mercadorias por outras pequenas e idênticas "vending machines" repletas de mercadorias nos mais diversos PDV-móveis, ou seja, no interior de cada veículo de transporte público; v) meios para controlar remotamente nos diversos centros de distribuição e em tempo real, a venda da 20 mercadoria nos PDV-móveis, obtendo-se dados relativos à arrecadação de cada “vending machines", tipo de mercadoria vendida, controle da necessidade de troca/rebastecimento de cada "vending machines" vazia ou parcialmente vazia por outra repleta de mercadoria; vi) logística para controle dos veículos e mãode-obra para a troca e abastecimento das "vending machines".
Conforme previsto no presente sistema, os produtos
devidamente posicionados internamente na "vending machine", ora idealizada, para ser embarcada em veículo de transporte urbano, serão alocados em ambiente externo (Centro de Distribuição), ou seja, uma vez que a "vending machine" esteja fixada no veículo de transporte e sem produtos para comercialização ou até mesmo sem parte da sua total capacidade de produtos comerciais disponível, a mesma será, trocada, por outra já abastecida, sendo que esta troca ocorre por pessoa treinada que embarca no veículo de transporte como um passageiro normal, destaca a "vending machine" de seu 5 local de trava, preferencialmente junto ao corrimão do veículo, e recoloca outra plenamente abastecida, descendo do veículo com a "vending machine" vazia ou parcialmente vazia, a qual, por sua vez, retorna ao centro de distribuição para ser novamente abastecida.
A reposição de produtos na "vending machine" é 10 realizado somente no centro de distribuição. Uma vez realizado este procedimento, a "vending machine" é novamente fechada e só poderá ser aberta, quando de seu retorno no centro de distribuição através de chave especial, seguindo o processo de operação e manutenção existente a ser implementado.
Desta forma, é preservada não só a segurança em
relação ao patrimônio de produtos embarcados como, também, e principalmente, é preservado todo o dinheiro depositado em cada "vending machine", pois que o operador da troca de máquinas apenas tem a função de reabastecimento das máquinas e não tem acesso ao moedeiro, nem tão pouco à 20 parte da inteligência da máquina. Este acesso só é realizado por pessoas treinadas e autorizadas no centro de distribuição.
De uma forma preferencial, cada "vending machine" especialmente desenvolvida para atender ao sistema em questão, será engatada ou alojada em um suporte previamente fixado em um "corrimão" do 25 ambiente interno do veículo de transporte, suporte este que pode ser uma "abraçadeira" com trava de engate ou um "berço" com trava, sem a necessidade de realização de alteração ou interferência no veículo de transporte. Após o acoplamento no suporte fixado no corrimão, a "vending machine" poderá, a qualquer momento, ser removida ou trocada através de mecanismo especial e chave de segurança para permitir o desacoplamento.
Cada "vending machine" possui um aparelho de envio de sinais, como, por exemplo, empregando a tecnologia de telefonia móvel (Sistema GSM ou outro), sinais estes que serão enviados, em tempo real 5 ou não, garantindo a leitura e captura de dados relativos à informações como os mercadorias vendidos, em quais horários, dias da semana, por tipo de identificação do veículo de transporte que a máquina esta instalada, etc. Enfim, todas as informações possíveis e necessárias que possam ser utilizadas para o sistema de logística, de abastecimento e de estoque do produtos comerciais 10 disponibilizados para compra.
A máquina de "vending machine" possui bateria fixada internamente e é carregada em ambiente externo ao veículo de transporte, preferencialmente no Centro de Distribuição, não sendo necessário, mesmo que disponibilizada, qualquer intervenção no veículo de transporte para captação de energia e funcionamento da mesma.
No centro de distribuição serão captadas e analisadas todas as informações necessárias disponibilizadas remotamente de cada "vending machine", informações estas utilizadas na cadeia de operação, desde a manutenção do seu funcionamento assim como para todos os processos 20 relacionados a logística de funcionamento do centro de distribuição tais como, produtos a serem definidos para abastecimento, horários de abastecimento, horários de reposição e/ou troca das máquinas, etc.
OBJETIVOS E VANTAGENS
O principal objetivo é fornecer diversas mercadorias 25 comestíveis aos consumidores que se encontram no interior de veículos de transporte público, permitindo o fácil e rápido acesso a doces e salgados, os quais podem, ainda, ser fornecidos de acordo com o horário de circulação da população, tal como produtos que atendam a alimentação no período da manhã (biscoitos doces e salgados, barrinhas de cereal com frutas, etc.), ou no período da tarde ou noite (amendoins, snacks, bolachas recheadas, barrinhas de cereal, chocolates, etc.).
É outro objetivo permitir que a venda de produtos ocorra através de dispositivos modernos, onde o consumidor tenha um curto s tempo para escolha, pagamento e liberação do produto escolhido.
Outro objetivo é prever a troca rápida da máquina em relação ao PDV-móvel, evitando, assim, transtornos durante a viagem dos passageiros, pois que a troca da máquina é realizada com o desencaixe da máquina vazia ou parcialmente vazia e encaixe de outra máquina repleta de produtos, utilizando, para tanto, uma chave com segredo e dispositivo de trava.
Outro objetivo alcançado com a troca da máquina vazia por outra cheia é que se evita a manipulação de valores pelo operador na frente do público, evitando, também, tentativa de furtos.
A saber, a troca da máquina é realizada de forma 15 rápida e segura, pois diversos veículos de abastecimento circulam pela cidade com máquinas "vending machine" repletas de produtos e, assim que comunicado pela central de distribuição, um funcionário entra num veículo de transporte público pela porta, normalmente como qualquer outro passageiro, destrava a máquina de sua posição, retira-a e recoloca outra no local, descendo 20 pela porta de saída, como qualquer outro passageiro, sendo, em seguida, resgatado pelo veículo de abastecimento.
As máquinas vazias são levadas de volta ao centro de distribuição para nova carga e assim, sucessivamente.
Outro objetivo alcançado nesta invenção refere-se à 25 máquina de venda automática, propriamente dita. A máquina foi especialmente modelada para esta finalidade e apresenta-se, para tanto, em pequenas dimensões, com cantos arredondados e formas adequadas a evitar acidentes das pessoas no interior dos veículos de transporte público e são instaladas em locais onde não impedem, nem atrapalham a circulação dos passageiros, mesmo que o veículo encontre-se com lotação máxima.
Outro objetivo alcançado consiste no fato de que, através do envio dos dados de venda das mercadorias em cada PDV-móvel, é possível traçar parâmetros acerca do perfil dos usuários daquela linha de 5 veículo de transporte público, bem como que tipo de mercadoria é mais consumida em determinado período do dia, favorecendo a reposição da mercadoria, bem como, aumentando as vendas.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
a figura 1 mostra uma vista do sistema para is distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público;
a figura 2 ilustra uma vista esquemática e superior de um ônibus urbano, onde é possível visualizar a instalação de duas máquinas de venda automática configuradas de acordo com a presente invenção;
a figura 3 ilustra uma vista esquemática do interior de um veículo de transporte público, do tipo ônibus, onde é ilustrada uma máquina de venda automática fixada num corrimão e esta disposta em relação a um passageiro e demais instalações do veículo;
as figuras 4, 4A e 4B ilustram, respectivamente, as
vistas frontal e posterior montadas e a vista posterior explodida de um primeiro modelo de máquina de venda automática com as características desejadas na presente invenção, onde o elemento suporte e trava constituise de uma abraçadeira que possui dispositivo de chave e trava para a troca rápida das máquinas; o suporte apresentado deve ser entendido como exemplo, sem haver, contudo, restrição ao modelo aqui apresentado; e
as figuras 5, 5A e 5B representam, respectivamente, as vistas frontal e posterior montadas e a vista posterior s explodida de um segundo modelo de máquina de venda automática, onde o elemento suporte é uma espécie de "berço" que além de sustentar a máquina, trava-a através de dispositivos internos; o suporte apresentado deve ser entendido como exemplo, sem haver, contudo, restrição ao modelo aqui apresentado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
Com referências aos desenhos ilustrados, a presente invenção se refere a "MÉTODO PARA DISTRIBUIÇÃO, VENDA E REPOSIÇÃO DE MERCADORIAS ATRAVÉS DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EMBARCADAS EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, 15 MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA E EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", mais particularmente o método (1) em questão compreende diversas etapas operacionais e controle das mesmas que visam manter embarcadas pelo menos duas máquinas de venda automática 20 (2) de variadas mercadorias (M) no interior de veículos de transporte público (VT), tal como ônibus (On), vagões (Vg) de metrô e trem, embarcações (Em) e outros locais independente do seus diversos tipos de modelos de veículos de transportes existentes ou futuros, visando oferecer mercadorias aos passageiros (P) no ambiente interno (A) do veículo de transporte público (VT).
O presente método inclui as seguintes etapas:
Etapa "A") previsão de pelo menos um centro (3) de distribuição e logística para recebimento e armazenamento das diversas mercadorias (M) provenientes de diversos fabricantes (F);
Etapa "B") fabricação de máquinas de venda automática (2) com configuração própria e adequada para ser embarcada e desembarcada nos veículos de transporte público (VT) ou outros locais adequados;
Etapa "C") Alimentação das máquinas de venda automática (2) com as mercadorias (M) e distribuição de múltiplas máquinas de venda automática (2) através de veículos de abastecimento (4);
Etapa "D") previsão da logística para a montagem e instalação de suportes (5) e (6), por exemplo, nos veículos de transporte público (VT), a fim de permitir a montagem e fixação das máquinas de venda automática (2), configurando, as máquinas (2) e respectivos suportes (5)/(6), múltiplos pontos de venda móveis, ío doravante denominados PDV - móveis;
Etapa "E") logística da reposição de mercadorias (M) através da troca de máquinas de venda automática (2) vazias ou parcialmente vazias por outras máquinas (2) repletas de mercadorias (M) nos mais diversos PDV-móveis, reposição esta realizada por mão-de-obra treinada que atua no interior do 15 veículo de transporte (VT), preferencialmente em circulação e com passageiros; Etapa "F") meios para controlar remotamente, através de pelo menos um centros de distribuição (3) e em tempo real, a venda da mercadoria nos PDVmóveis, através das máquinas (2), obtendo-se dados relativos à arrecadação de cada máquinas (2), tipo de mercadoria (M) vendida, controle da necessidade de 20 troca/rebastecimento de cada máquinas (2) vazia ou parcialmente vazia por outra repleta de mercadoria;
Etapa "G") previsão de logística para controle da circulação dos veículos de abastecimento (4) relativos a troca e abastecimento das máquinas (2), bem como o retorno ao centro de distribuição (3).
De uma forma preferencial, cada máquina de venda
automática (2) foi especialmente desenvolvida para atender ao método (1) em questão. Apresenta-se na forma de caixa (2a) com porta frontal (2b), ambas possuindo todos os vértices arredondados (2c). Cada máquina (2) possui compartimentos (2d) com dispositivos de liberação da mercadoria (M), tal como mola (Ml) e motor (M2), onde a mola é rotacionada pelo motor, permitindo que a mercadoria (M) escolhida num painel (P) caia num compartimento de acesso (2e). Como referência dimensional, a máquina (2) apresenta-se com altura máxima de 35cm, largura máxima de 30 cm e profundidade máxima de até 12cm.
A máquina (2) é engatada ou alojada em um suporte
(5) ou (6), por exemplo, cada qual previamente fixado em um "corrimão" (7) integrante do ambiente interno do veículo de transporte (VT), suporte este que pode ser uma "abraçadeira" (5) com trava de engate (5a) e chave de segredo ίο (5b) ou um "berço" (6) com trava interna (6a) e chave de segredo (6b) que dispensam a necessidade de realização de alteração ou interferência no veículo de transporte (VT). Após o acoplamento da máquina (2) no suporte fixado no corrimão (7), a mesma poderá, a qualquer momento, ser removida ou trocada através da liberação da trava (5a)/(6a) e chave de segurança para permitir o 15 desacoplamento.
A máquina (2) inclui um moedeiro (7) que pode recolher pagamentos feitos através de moedas, notas, cartão magnético, cartão de "aproximação" ou outra tecnologia embarcada associada a um dispositivo de envio de dados (8), tal como utilizado pela telefonia móvel (Sistema GSM ou 20 outro), que tem a finalidade de enviar, para a "nuvem" (N), em tempo real ou não, dados coletados por cada máquina (2), fornecendo, além de sua identificação e localização, o valor arrecadado num determinando período do dia, tipo de mercadoria (M) vendida, quantidade vendida e quantidade restante de mercadoria em cada compartimento (2d), entre outros dados para controle 25 remoto por parte da central de distribuição (3).
O envio dos sinais e dados para a "nuvem" (N) por cada máquina (2) permite compilar informações que geram relatórios das mercadorias (M) mais vendidas, em quais horários, dias da semana, por tipo de identificação do veículo de transporte, região de circulação que a máquina (2) está instalada, etc. Enfim, todas as informações possíveis e necessárias que possam ser utilizadas para o sistema de logística, de abastecimento e de estoque do produtos comerciais disponibilizados para compra.
A máquina de venda automática (2) possui bateria 5 (B) fixada internamente, a qual tem vida útil de até 24 horas e é carregada em ambiente externo ao veículo de transporte (VT), preferencialmente no Centro de Distribuição (3), não sendo necessário, mesmo que disponibilizada, qualquer intervenção no veículo de transporte para captação de energia e funcionamento da mesma.
io Eventualmente, a máquina de venda automática (2)
pode prever sistema de refrigeração associado a pequeno motor, ambos convenicionais.
É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se 15 refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.

Claims (8)

REIVINDICAÇÕES
1. "MÉTODO PARA DISTRIBUIÇÃO, VENDA E REPOSIÇÃO DE MERCADORIAS ATRAVÉS DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EMBARCADAS EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA E EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", o método (1) compreende etapas operacionais e controle de máquinas de venda automática (2) de variadas mercadorias (M) embarcadas em ambiente (A) de circulação de pessoas/ passageiros (P), particularmente veículo de transporte público (VT), tal como ônibus (On), vagões (Vg) de metrô e trem, embarcações (Em) e outros locais independente do seus diversos tipos de modelos de veículos de transportes existentes ou futuros, o método é caracterizado por inclui as seguintes etapas: Etapa "A") previsão de pelo menos um centro (3) de distribuição e logística para recebimento e armazenamento das diversas mercadorias (M) provenientes de diversos fabricantes (F); Etapa "B") fabricação de máquinas de venda automática (2) com configuração própria e adequada para ser embarcada e desembarcada nos veículos de transporte público (VT) ou outros locais adequados; Etapa "C") Alimentação das máquinas de venda automática (2) com as mercadorias (M) e distribuição de múltiplas máquinas de venda automática (2) através de veículos de abastecimento (4); Etapa "D") previsão da logística para a montagem e instalação de suportes (5) e (6), por exemplo, nos veículos de transporte público (VT), a fim de permitir a montagem e fixação das máquinas de venda automática (2), configurando, as máquinas (2) e respectivos suportes (5)/(6), múltiplos pontos de venda móveis, doravante denominados PDV - móveis; Etapa "E") logística da reposição de mercadorias (M) através da troca de máquinas de venda automática (2) vazias ou parcialmente vazias por outras máquinas (2) repletas de mercadorias (M) nos mais diversos PDV-móveis, reposição esta realizada por mão-de-obra treinada que atua no interior do veículo de transporte (VT), preferencialmente em circulação e com passageiros; Etapa "F") meios para controlar remotamente, através de pelo menos um centros de distribuição (3) e em tempo real, a venda da mercadoria nos PDVmóveis, através das máquinas (2), obtendo-se dados relativos à arrecadação de cada máquinas (2), tipo de mercadoria (M) vendida, controle da necessidade de troca/rebastecimento de cada máquinas (2) vazia ou parcialmente vazia por outra repleta de mercadoria; Etapa "G") previsão de logística para controle da circulação dos veículos de abastecimento (4) relativos a troca e abastecimento das máquinas (2), bem como o retorno ao centro de distribuição (3).
2. "MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA", de acordo com a reivindicação .1, a máquina de venda automática (2) possui compartimentos (2d) com dispositivos de liberação da mercadoria (M), tal como mola (Ml) e motor (M2), onde a mola é rotacionada pelo motor, permitindo que a mercadoria (M) escolhida num painel (P) caia num compartimento de acesso (2e); e numa opção construtiva preferencial caracterizado por a máquina de venda automática (2) ser composta de caixa (2a) com porta frontal (2b), ambas possuindo todos os vértices arredondados (2c); a máquina (2) apresenta-se com altura máxima de 35cm, largura máxima de 30 cm e profundidade máxima de até 12cm; a máquina (2) inclui um moedeiro (7) associada a um dispositivo de envio de dados (8), comunicante com a "nuvem" (N), em tempo real ou não, dados estes coletados por cada máquina (2), fornecendo, além de sua identificação e localização, o valor arrecadado num determinando período do dia, tipo de mercadoria (M) vendida, quantidade vendida e quantidade restante de mercadoria em cada compartimento (2d), entre outros dados para controle remoto por parte da central de distribuição (3); o envio dos sinais e dados para a "nuvem" (N) por cada máquina (2) permite compilar informações e gerar relatórios utilizados pela central (3); a máquina de venda automática (2) possui bateria (B) fixada internamente, a qual tem vida útil de até 24 horas e é carregada em ambiente externo ao veículo de transporte (VT), preferencialmente no Centro de Distribuição (3).
3. "MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA", de acordo com as reivindicações .1 e 2, caracterizado por dispositivo de envio de dados (8) da máquina de venda automática (2) empregar telefonia móvel (Sistema GSM) ou outro para comunicação.
4. "EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a máquina de venda automática (2) ser engatada ou alojada em um suporte (5) ou "berço" (6), cada qual previamente fixado em um "corrimão" (7) integrante do ambiente interno do veículo de transporte (VT) ou outro ambiente de passagem de pessoas/passageiros.
5. "EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", de acordo com as reivindicações 1, 2 e 4, caracterizado por suporte (5) compreender uma "abraçadeira" (5) com trava de engate (5a) e chave de segredo (5b)
6. "EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", de acordo com as reivindicações 1, 2 e 4, caracterizado por suporte apresentarse na forma de "berço" (6) com trava interna (6a) e chave de segredo (6b) que dispensam a necessidade de realização de alteração ou interferência no veículo de transporte (VT).
7. "EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", de acordo com as reivindicações 1, 2, 4, 5 e 6, caracterizado por o acoplamento da máquina (2) no suporte (5) ou (6) fixado no corrimão (7) permitir que a máquina de venda automática (2), a qualquer momento, possa ser removida ou trocada através da liberação da trava (5a)/(6a) e chave de segurança.
8. "EQUIPAMENTOS PARA INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE HUMANO DE MASSA", de acordo com as reivindicações anteriores e por opção construtiva, caracterizado por a máquina de venda automática (2) prever sistema de refrigeração associado a pequeno motor.
BR102012031394-4A 2012-12-10 2012-12-10 Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa BR102012031394A2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012031394-4A BR102012031394A2 (pt) 2012-12-10 2012-12-10 Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa
US14/100,648 US20140180474A1 (en) 2012-12-10 2013-12-09 "Method for distribution, vending and replacement of goods through automatic vending machines installed on board of vehicles of public transportation (VT); automatic vending machines and equipment for installation of automatic vending machines on vehicles public transportation".
EP13005727.6A EP2741261A1 (en) 2012-12-10 2013-12-09 Method for distribution, vending and replacement of goods through the automatic vending machines placed on board public transport vehicles, automatic vending machines and equipment for installation of automatic vending machines on board vehicles of mass human transport

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012031394-4A BR102012031394A2 (pt) 2012-12-10 2012-12-10 Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012031394A2 true BR102012031394A2 (pt) 2014-09-09

Family

ID=49955800

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012031394-4A BR102012031394A2 (pt) 2012-12-10 2012-12-10 Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20140180474A1 (pt)
EP (1) EP2741261A1 (pt)
BR (1) BR102012031394A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105205926A (zh) * 2015-08-26 2015-12-30 碧塔海成都企业管理咨询有限责任公司 自动补货方法和装置

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11173849B2 (en) * 2016-11-07 2021-11-16 Akiva Walzman Dashboard tissue holder
US10235826B2 (en) * 2017-08-10 2019-03-19 GM Global Technology Operations LLC Vehicle dispensing system
WO2019099743A1 (en) * 2017-11-15 2019-05-23 Forfeke Benison Intelligent mobile vending systems
CN109035556A (zh) * 2018-05-30 2018-12-18 米勒科技(天津)有限公司 用于共享单车交通工具上的自动售货装置及售货方法
CN109816851A (zh) * 2019-01-17 2019-05-28 深兰科技(上海)有限公司 一种应用于公共交通工具的售卖机

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3172713A (en) * 1961-10-30 1965-03-09 Nac De Inversiones S A Empresa Vending machine apparatus
US5555965A (en) * 1995-04-17 1996-09-17 Mishina; Koji Battery operated vending machine for dispensing cylindrical and tetrahedron-shaped objects
NL1004103C1 (nl) * 1996-03-25 1996-11-08 Nederland Ptt Openbare terminal.
JPH1097671A (ja) * 1996-09-20 1998-04-14 Media Maaketeingu Network:Kk 自動販売機の商品販売管理方法とその装置
US6367653B1 (en) * 1997-04-22 2002-04-09 Frank Ruskin Centralized machine vending method
US20030001882A1 (en) * 2001-06-29 2003-01-02 Macer Peter J. Portable entertainment machines
WO2003024742A2 (en) * 2001-09-18 2003-03-27 Electric Motorcars Corporation Mobile vending solution for passenger carrying vehicles
US7529597B1 (en) * 2002-02-28 2009-05-05 Kim Marie Hertz Automated news rack inventory and alert management system
WO2006061039A2 (en) * 2004-12-08 2006-06-15 Ultra Proizvodnja Elektronskih Naprav D.O.O. Method, system and components for operating a fuel distribution system with unmanned self-service gasoline stations
US7418311B1 (en) * 2005-05-23 2008-08-26 Golf Concessions Llc Portable dispensing device for refreshments and sundries
US8235247B2 (en) * 2005-05-31 2012-08-07 Vigix, Inc. Systems, methods and devices for dispensing products from a kiosk
GB2429566B (en) * 2005-08-24 2010-04-21 Eyelevel Ltd Display device
US20110056977A1 (en) * 2006-05-23 2011-03-10 Donald Spector Dispenser for compressed water active articles
WO2008151463A1 (fr) * 2007-06-12 2008-12-18 Xingxiang Hai Procédé de distribution automatique de boissons et son dispositif pour installation exclusive dans les transports publics
US7996108B2 (en) * 2008-08-22 2011-08-09 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Sheet product dispenser and method of operation
US8600547B2 (en) * 2008-08-22 2013-12-03 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Sheet product dispenser and method of operation
US20100280655A1 (en) * 2009-03-02 2010-11-04 Fawn Engineering Corporation Apparatus, method and system for dispensing merchandise or individual selectable vendible items
KR101502756B1 (ko) * 2009-06-09 2015-03-17 한국전자통신연구원 게임 컨텐츠 판매 시스템 및 그 방법
US9336545B2 (en) * 2012-03-21 2016-05-10 Vengo Inc. Vending machine and methods for vending items
US20150057796A1 (en) * 2013-08-26 2015-02-26 Lillian Boodaghians Snack and Food Dispenser for Commercial Aircraft Use

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105205926A (zh) * 2015-08-26 2015-12-30 碧塔海成都企业管理咨询有限责任公司 自动补货方法和装置
CN105205926B (zh) * 2015-08-26 2018-02-16 碧塔海成都企业管理咨询有限责任公司 自动补货方法和装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP2741261A1 (en) 2014-06-11
US20140180474A1 (en) 2014-06-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012031394A2 (pt) Método para distribuição, venda e reposição de mercadorias através de máquinas de venda automática embarcadas em veículos de transporte público, máquinas de venda automática e equipamentos para instalação de máquinas de venda automática em veículos de transporte humano de massa
US7418311B1 (en) Portable dispensing device for refreshments and sundries
US20160098882A1 (en) System and method to enable rules-restricted vending machine purchases
US20120078413A1 (en) Secured electrical recharging facility method and apparatus
AU2006285512B2 (en) Improvements in and relating to dispensing apparatus
US20160364709A1 (en) Umbrella dispensation kiosk and distribution system
US8261980B1 (en) Automated food service and billing system and method
US20080006649A1 (en) Apparatus, method, and system for promoting charitable contributions in association with an automated merchandising machine
BR102018072220A2 (pt) Métodos, sistemas e dispositivos para carregar dinheiro em uma carteira digital
CN109584468A (zh) 多功能智能化双侧开门超级存取系统
CN205582103U (zh) 挂壁式多柜门自动售货机
US20060200271A1 (en) Information management system
US20090164043A1 (en) Platform to Perform Remote Commercial Transactions by Means of Vending Machines
CN203165080U (zh) 小型吧
KR20070096757A (ko) 주차 요금 산출 방법
CN107705439A (zh) 一种基于成人用品和应急用品的自动售卖系统
JP2023011674A (ja) 情報処理装置
CN101197056A (zh) 投币式公告板及其控制方法
CN109816853A (zh) 一种具有联网功能的自动售货机
ES2280262T3 (es) Sistema y procedimiento de entrega y recepcion automatizado.
KR20170108302A (ko) 공동주택용 유무인 택배 수발신 시스템 및 그 운영방법
CN206451287U (zh) 一种列车车载自动售货装置
JP2019148866A (ja) 宅配システム
Habumugisha Smart airtime vending machine: Case study Nyamasheke district, Nyabitekeri Sector
EP2889847A1 (en) Information and automated selling unit

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2544 DE 08-10-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.