BR102012024542A2 - Dispositivo de fixação de cateter - Google Patents

Dispositivo de fixação de cateter Download PDF

Info

Publication number
BR102012024542A2
BR102012024542A2 BR102012024542-6A BR102012024542A BR102012024542A2 BR 102012024542 A2 BR102012024542 A2 BR 102012024542A2 BR 102012024542 A BR102012024542 A BR 102012024542A BR 102012024542 A2 BR102012024542 A2 BR 102012024542A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
catheter
main body
clamping member
device main
cover
Prior art date
Application number
BR102012024542-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Masanori Makino
Kazuhiro Koike
Original Assignee
Tyco Healthcare
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tyco Healthcare filed Critical Tyco Healthcare
Publication of BR102012024542A2 publication Critical patent/BR102012024542A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M25/00Catheters; Hollow probes
    • A61M25/01Introducing, guiding, advancing, emplacing or holding catheters
    • A61M25/02Holding devices, e.g. on the body
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M25/00Catheters; Hollow probes
    • A61M25/01Introducing, guiding, advancing, emplacing or holding catheters
    • A61M25/02Holding devices, e.g. on the body
    • A61M2025/024Holding devices, e.g. on the body having a clip or clamp system
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M25/00Catheters; Hollow probes
    • A61M25/01Introducing, guiding, advancing, emplacing or holding catheters
    • A61M25/02Holding devices, e.g. on the body
    • A61M2025/028Holding devices, e.g. on the body having a mainly rigid support structure

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Media Introduction/Drainage Providing Device (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DE CATETER. A presente invenção refere-se a um dispositivo 11 para fixar um cateter tubular 1 na pele de um paciente. O dispositivo de cateter 11 está provido com um corpo principal de dispositivo em forma de placa 21, um membro de fixação 41 que está configurado separadamente do corpo principal de dispositivo, e um eixo de conexão de articulação 45. O corpo principal de dispositivo em forma de placa 21 inclui uma parte de retenção 22 onde uma ranhura de retenção de cateter 25 está formada, e um par de peças com asas 23a e 23b. O eixo de conexão de articulação 45 tanto conecta o corpo principal de dispositivo 21 e o membro de fixação 41 quanto atua como o eixo geométrico de articulação C1 do membro de fixação 41. O membro de fixação 41 tem uma ação de articulação ao longo de uma direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo 21 centralmente ao redor do eixo de conexão de articulação 45. Quando fazendo isto, a ranhura de retenção de cateter 25 é coberta pelo membro de fixação 41 por meio disto fixando o cateter 1.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DE CATETER".
ANTECEDENTES CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de cateter para
fixar o cateter na pele de um paciente.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELATIVA
A utilização de cateteres tem sido amplamente implementada em anos recentes para o tratamento diagnóstico em instalações médicas: 10 Este tipo de cateter requer que uma parte de ponta do cateter seja firme- mente presa na área apropriada para o tratamento ou diagnóstico e é por- tanto geralmente fixa no paciente por uma parte externa exposta fora da pe- le.
Os dispositivos de cateter para fixar o cateter na superfície da 15 pele de um paciente têm sido convencionalmente propostos como um meio para fixar um cateter em um paciente. Este tipo de dispositivo de cateter está provido com, por exemplo, um corpo principal de dispositivo feito de uma resina macia e um membro de fixação feito de um metal ou uma resina que tem uma rigidez mais alta do que o corpo principal de dispositivo.
Uma parte de retenção está provida sobre o corpo principal de
dispositivo que tem uma disposição que permite que o cateter seja inserido. Quando configurando uma disposição de inserção para o cateter, quase toda a circunferência do cateter é coberta pela parte de retenção. O membro de fixação é coberto da direção superior do corpo principal de dispositivo para 25 prover um efeito de reforço suficiente para o corpo principal de dispositivo. Como um resultado, o cateter é fixo conforme a parte de retenção é aperta- da.
Note, existem diversas outras propostas para a técnica relativa para este tipo de dispositivo de cateter. Ver, por exemplo, a Publicação de Pedido Não Examinado Japonês 2003-154012 e a Publicação de Pedido de Patente Não Examinada Japonesa 2008-212434. Além a estes configurados com um corpo principal de dispositivo separado do membro de fixação, exis- tem também aqueles que são integrados sendo mutuamente conectados.
No entanto, com o dispositivo de cateter convencional, uma pressão é aplicada na pele quando o membro de fixação é acoplado cobrin- do de uma direção perpendicular do corpo principal de dispositivo. Portanto, existe o problema que o paciente experimenta um incômodo físico conforme a pele é comprimida.
Ainda, existe também o risco de perder uma das peças compo- sicionais quando um dispositivo de cateter convencional é composto de um corpo principal de dispositivo e um membro de fixação separado. Mais ainda, 10 os dispositivos de cateter convencionais têm a fragilidade de não serem ca- pazes de obter o estado recomendado já que existe o risco de fixação so- mente utilizando o corpo principal de dispositivo sem utilizar o membro de fixação.
Além disso, com o dispositivo de cateter convencional que é in- 15 tegrado ligando mutuamente o corpo principal de dispositivo e o membro de fixação, os dois componentes composicionais são meramente ligados, por exemplo, por uma faixa ou similar. Isto não faz mais nada do que conseguir um efeito de prevenção de perda. Portanto, existe espaço para aperfeiçoa- mento.
Um objetivo da presente invenção, quando da consideração dos
problemas acima descritos, é prover um dispositivo de cateter que possa fixar estavelmente um cateter em um paciente sem causar muito incômodo para o paciente no momento da fixação e o qual não tenha uma preocupa- ção de perder os componentes composicionais.
SUMÁRIO
As modalidades 1 a 6 seguintes são dadas para resolver os pro- blemas acima descritos.
De acordo com uma modalidade, um dispositivo de cateter para fixar um cateter tubular em um paciente compreende um corpo principal de dispositivo em forma de placa que tem um par de peças com asas e uma parte de retenção na qual uma ranhura de retenção de cateter está formada. Um membro de fixação está configurado separadamente do corpo principal de dispositivo que pode cobrir a ranhura de retenção de cateter. Um eixo de conexão de articulação está provido que tanto conecta o corpo principal de dispositivo e o membro de fixação quanto atua como o eixo geométrico de articulação do membro de fixação. Cateter é fixo pela ação de articulação do 5 membro de fixação ao longo de uma direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo centralmente ao redor do eixo de conexão de articu- lação por meio disto cobrindo a ranhura de retenção de cateter com o mem- bro de fixação.
Portanto, com a invenção de acordo com a modalidade 1, o membro de fixação pode ser movido para articular ao longo da direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo centralmente ao redor do eixo de conexão de articulação que também atua como o eixo geométrico de articulação. Por esta ação, o cateter é estavelmente fixo porque a ranhura de retenção de cateter está coberta pelo membro de fixação. Neste momento, o membro de fixação é pressionado ao longo da direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo e portanto uma força de pressionamento em uma direção perpendicular à pele é difícil. Portanto, o cateter pode ser fixo sem causar muito incômodo para o paciente. Além disso, a perda de com- ponentes composicionais pode ser impedida porque o corpo principal de dis- positivo configurado separadamente é integralmente acoplado com o mem- bro de fixação pelo eixo de conexão de articulação.
Em uma segunda modalidade, o dispositivo de cateter de acordo com a modalidade 1, também inclui uma parte de retenção que é pressiona- da pelo membro de fixação quando do completamento da ação de articula- ção pelo membro de fixação por meio disto estreitando a ranhura de reten- ção de cateter.
Com a invenção de acordo com a modalidade 2, a parte de re- tenção é pressionada pelo membro de fixação e a ranhura de retenção de cateter estreita, e como um resultado, o cateter é apertado pela parte de re- tenção para ser estavelmente e firmemente fixo.
Em uma terceira modalidade do dispositivo de cateter de acordo com a modalidade 1 ou 2 inclui uma parte de guia com uma forma de arco em vista plana provida sobre a parte de retenção do corpo principal de dis- positivo, e uma parte guiada com uma forma de arco em vista plana com a capacidade de travar com a parte de guia provida sobre o lado de extremi- dade livre do membro de fixação.
5 Com a invenção de acordo com a modalidade 3, como a parte
guiada tem a capacidade de travar com a parte de guia, o membro de fixa- ção é guiado ao longo de uma direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo de modo que o membro de fixação possa ser suavemente ar- ticulado centralmente ao redor do eixo de conexão de articulação. Além dis- 10 so, quando o membro de fixação chega na posição de completamente de articulação, o membro de fixação é difícil de liberar do corpo principal de dis- positivo.
Em uma quarta modalidade, o dispositivo de cateter de acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 3 inclui um eixo de conexão de arti- 15 culação que está provido em uma forma cilíndrica sobre o membro de fixa- ção, e o eixo de conexão de articulação está axialmente suportado com a capacidade de articular dentro de um furo vazado formado sobre a peça de asa.
Com a invenção de acordo com a modalidade 4, como o eixo de 20 conexão de articulação está axialmente suportado utilizando o furo vazado formado na peça de asa, não há necessidade de prover uma parte estrutural para suporte axial separadamente o que torna mais fácil evitar complicar a estrutura e aumentar o custo. Além disso, como o eixo de conexão de articu- lação tem uma forma cilíndrica, a função como um furo vazado pode ser 25 substancialmente mantida sem bloquear aquela porção mesmo quando sen- do axialmente suportada pelo furo vazado. Mais ainda, com esta configura- ção, pode existir uma rigidez comparativamente alta na porção de eixo geo- métrico de articulação.
Em uma quinta modalidade, o dispositivo de cateter de acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 4 inclui uma superfície superior da parte de retenção do corpo principal de dispositivo que desliza em contato com a superfície inferior do membro de fixação durante a ação de articula- ção e uma parte de crista elevada que está provida para projetar para levan- tar o membro de fixação conforme este passa.
Com a invenção de acordo com a modalidade 5, quando o membro de fixação durante a ação de articulação passa por uma localização 5 que tem uma parte de crista elevada, o membro de fixação é levantado por- que a extremidade superior da parte de crista elevada desliza em contato com a superfície inferior do membro de fixação. Portanto, o cateter disposto dentro da ranhura de retenção de cateter pode ser evitado quando articulan- do o membro de fixação tornando difícil para o membro de fixação ficar pre- 10 so sobre o cateter. Além disso, provendo uma parte de crista elevada, a di- reção para articular o membro de fixação pode ser facilmente compreendida.
Em uma sexta modalidade, o dispositivo de cateter de acordo com a modalidade 5, inclui uma parte rebaixada, a qual tem a capacidade de acoplar com a parte de crista elevada quando do completamento da ação de articulação pelo membro de fixação provido sobre a superfície inferior do membro de fixação.
Com a invenção de acordo com a modalidade 6, a parte rebai- xada acopla com a parte de crista elevada quando a parte rebaixada do membro de fixação chega na posição da parte de crista elevada do corpo 20 principal de dispositivo. Em tal momento, como o operador recebe uma sen- sação de clique na ponta do dedo, pode ser compreendido por uma impres- são táctil que a ação de articulação está completada e o dispositivo de cate- ter está em um estado fixo completo.
Como acima descrito em detalhes, com a invenção de acordo com as modalidades 1-6, um dispositivo de cateter pode ser provido que po- de estavelmente fixar um cateter sem causar muito incômodo para o pacien- te no momento da fixação e o qual não tem nenhuma preocupação em per- der os componentes composicionais.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS Figura 1(a) é uma vista em perspectiva que ilustra um corpo
principal de dispositivo de um dispositivo de cateter em uma modalidade da presente invenção, (b) é uma vista plana que ilustra o corpo principal de dis- positivo mostrado na Figura 1 (a), (c) é uma vista frontal que ilustra o corpo principal de dispositivo mostrado na Figura 1(a), (d) é uma vista inferior que ilustra o corpo principal de dispositivo mostrado na Figura 1(a) e (e) é uma vista lateral que ilustra o corpo principal de dispositivo mostrado na Figura 1 (a);
Figura 2(a) é uma vista em perspectiva inferior do membro de fi- xação do dispositivo de cateter presentemente descrito, (b) é uma vista pla- na que ilustra o membro de fixação mostrado na Figura 2(a), (c) é uma vista frontal que ilustra o membro de fixação mostrado na Figura 2(a), e (d) é uma vista lateral que ilustra o membro de fixação mostrado na Figura 2(a);
Figura 3(a) é uma vista plana que ilustra o estado no tempo do início da ação de articulação do membro de fixação em relação ao corpo principal de dispositivo do dispositivo de cateter, (b) é uma vista frontal do dispositivo de cateter mostrado na Figura 3(a), e (c) é uma vista em perspec- tiva olhando por cima do dispositivo de cateter mostrado na Figura 3(a);
Figura 4(a) é uma vista plana que ilustra o estado durante a a- ção de articulação do membro de fixação em relação ao corpo principal de dispositivo do dispositivo de cateter, (b) é uma vista frontal do dispositivo de cateter mostrado na Figura 4(a), e (c) é uma vista em perspectiva olhando por cima do dispositivo de cateter mostrado na Figura 4(a);
Figura 5(a) é uma vista plana que ilustra o estado do dispositivo de cateter após o completamento da ação de articulação do membro de fixa- ção em relação ao corpo principal de dispositivo do dispositivo de cateter, (b) é uma vista frontal do dispositivo de cateter mostrado na Figura 5(a), e (c) e 25 (d) são vistas em perspectiva olhando por cima do dispositivo de cateter mostrado na Figura 5(a).
DESCRIÇÃO DETALHADA
Uma descrição será provida daqui em diante em detalhes de um dispositivo de cateter 11 de uma modalidade específica da presente inven- ção com base na Figura 1 até a Figura 5.
O dispositivo de cateter 11 da presente modalidade é um instru- mento médico utilizado para fixar um cateter tubular 1 na pele de um pacien- te. O dispositivo de cateter 11 é fundamentalmente composto de dois com- ponentes (um corpo principal de dispositivo 21 e uma cobertura 41 como um membro de fixação) como ilustrado na Figura 3 até a Figura 5.
Como ilustrado na Figura 1, Figura 3, e similares, o corpo princi- 5 pal de dispositivo 21 é um membro em forma de placa com uma forma oval em vista plana e é formado pela utilização de um material de resina sintética relativamente macia (por exemplo, um elastômero de poliamida). Além de um elastômero de poliamida, um material de resina sintética macia, por e- xemplo, o cloreto de polivinila, a borracha de silicone, o poliuretano flexível, 10 um elastômero de poliamida, ou similares podem ser selecionados. Aqui, como o corpo principal de dispositivo 21 é o membro que contacta direta- mente a pele, um material é preferido que tenha flexibilidade e elasticidade de modo a aliviar a sensação de desconforto dada para o paciente. Ainda, o material de resina sintética que forma o corpo principal de dispositivo 21 é de 15 preferência mais macio do que o material tubular do cateter 1. A razão para isto é impedir que o cateter 1 seja distorcido quando uma força de compres- são é aplicada no cateter enquanto o cateter 1 está preso no corpo principal de dispositivo 21 o que pode fazer com que a cavidade interna do cateter 1 colapse.
O corpo principal de dispositivo 21 tem um par de peças de asa
23a e 23b. Furos circulares 24a e 24b estão providos nestas peças de asa 23a e 23b. Estes furos 24a e 24b são furos vazados para inserir suturas. Além disso, uma camada de adesivo para prender adesivamente o corpo principal de dispositivo 21 na pele pode ser formada sobre o lado de superfí- 25 cie traseira do corpo principal de dispositivo 21 aplicando um agente adesivo ou colando uma folha adesiva. Um filme de liberação pode estar laminado para proteger a camada de adesivo no estado antes da utilização. Como ilustrado na Figura 1 (d), uma parte rebaixada em forma de D 31 está provida na região que inclui o furo 24(b) no lado de superfície inferior da peça de asa 30 23b.
Uma parte de retenção 22 que é formada mais espessa que as outras partes sobre o corpo principal de dispositivo 21, está disposta sobre o lado de superfície superior do corpo principal de dispositivo 21. Sobre o cor- po principal de dispositivo 21, a parte de retenção 22 ocupa uma porção da peça de asa 23a e a totalidade da peça de asa 23b. Uma ranhura de reten- ção de cateter 25 que pode prender o cateter 1 está formada sobre a parte 5 de retenção 22. A ranhura de retenção de cateter 25 estende ao longo da direção através do corpo principal de dispositivo 21, enquanto que ao mes- mo tempo, abrindo sobre o lado de superfície superior do corpo principal de dispositivo 21. Note, a forma de seção transversal da ranhura de retenção de cateter 25 não está restrita, e na presente modalidade tem uma forma onde 10 uma porção estreita.
Como ilustrado na Figura 1, Figura 3, e similares, uma região em forma de arco 27 está provida em uma posição sobre a parte de retenção 22 entre o furo 24a e a ranhura de retenção de cateter 25. Uma parte de enta- lhe 26 está formada sobre uma extremidade da região em forma de arco 27 15 para tornar-se uma porção de introdução para quando a cobertura 41 aco- plar. Como ilustrado na Figura 1(a), (c), e (e), uma ranhura de guia 28 está formada sobre a porção de lado inferior da região em forma de arco 27 como uma parte de guia com uma forma de arco em vista plana. A ranhura de guia 28 está formada de modo a estreitar gradualmente quando prosseguindo na 20 direção ao longo do arco (ver Figura 1(e)).
A cobertura 41 está ilustrada na Figura 2, Figura 3, e similares, como o membro de fixação. A cobertura 41 é formada utilizando um material de resina sintética (por exemplo, polipropileno) que é mais duro do que o material de resina sintética que compõe o corpo principal de dispositivo 21. 25 Além do polipropileno, materiais de resina sintética duros tal como polietile- no, policarbonato, poliamida, poliéster, polioximetileno, poliuretano rígido, ABS1 e similares podem ser selecionados. O corpo principal de cobertura 42 que tem uma forma de placa e configura a cobertura 41 tem uma superfície superior 43 e uma superfície inferior 44 que está disposta em contato com a 30 superfície superior 29 da parte de retenção 22. A cobertura 41 tem um ta- manho que a permite cobrir a totalidade da parte de retenção 22 em um es- tado no qual o lado de superfície inferior 44 contacta a superfície superior 29 da parte de retenção 22. Note, a cobertura 41 na presente modalidade é um componente do tamanho que é ligeiramente maior do que a parte de reten- ção 22 mas tem aproximadamente 3/4 do tamanho do corpo principal de dispositivo 21.
5 Como ilustrado na Figura 2(a), (c), e (d), um eixo de conexão de
articulação 45 está integralmente provido para projetar sobre a parte central da extremidade fixa E2 da cobertura 41 e o lado de superfície inferior 44 da cobertura 41 enquanto também atuando como um eixo geométrico de articu- lação Cl. O eixo de conexão de articulação 45 é de uma forma cilíndrica que 10 tem um furo central 46, e está configurado para uma parte de diâmetro pe- queno 48 e uma parte de diâmetro grande 47 em uma forma afinada posi- cionada sobre a sua ponta. O eixo de conexão de articulação 45 pode ser montado para montar dentro do furo 24b do corpo principal de dispositivo 21. Quando o eixo de conexão de articulação 45 está montado dentro do furo 15 24b, a cobertura 41 está suportada com a capacidade de articular em rela- ção ao corpo principal de dispositivo 21. Ainda, a parte de diâmetro grande 47 do eixo de conexão de articulação 45 está posicionada sobre a parte re- baixada 31 da superfície inferior 44 da cobertura 41 de modo a impedir que o eixo de conexão de articulação 45 saia.
Entrementes, as Figuras 2(a) a (d) ilustram uma crista em forma
de arco 51 ao longo da parte de borda da extremidade livre E1 que está pro- vida sobre o lado de superfície inferior 44 sobre o lado de extremidade livre E1 da cobertura 41 o qual está no lado oposto da extremidade fixa E2. Uma parte de crista guiada 52 como uma parte guiada com uma forma de arco 25 em vista plana está integralmente formada sobre a parte inferior da superfí- cie lateral que faceia a extremidade fixa E2 sobre a crista em forma de arco 51. A superfície superior da parte de crista guiada 52 é suavemente inclina- da de uma extremidade na direção da outra extremidade sobre o arco (ver Figura 2(a)). Ainda, a parte de crista guiada 52 pode acoplar e desacoplar 30 com a ranhura de guia 28 com uma forma de arco em vista plana. Além dis- so, uma abertura em forma de fenda 53 está formada em uma posição dire- tamente acima da parte de crista guiada 52 sobre o corpo principal de cober- tura 41.
As Figuras 1 (a), (b), (c) e (e) ilustram uma parte de crista eleva- da 32 com uma forma de plataforma em seção transversal para uma forma semiesférica em seção transversal que projeta em uma localização prescrita sobre a superfície superior 29 da parte de retenção 22 do corpo principal de dispositivo 21. A parte de crista elevada 32 funciona para levantar a cobertu- ra 41 conforme esta passa em contato deslizante com a superfície inferior 44 da cobertura 41 durante a ação de articulação. Mais especificamente, a par- te de crista elevada 32 está sobre a superfície inferior 29 da parte de reten- ção 22 e está disposta em uma posição entre a ranhura de retenção de cate- ter 25 e o furo 24b sobre o lado onde o eixo de conexão de articulação 45 está suportado. Mais ainda, como a parte de entalhe 26 é a porção de intro- dução quando acoplando com a cobertura 41, a parte de crista elevada 32 está posicionada para intercalar a ranhura de retenção de cateter 25 exata- mente no lado oposto da parte de entalhe 26. Entrementes, as Figuras 2(a) e
(b) ilustram a parte rebaixada 33 que tem a capacidade de acoplar e desa- coplar com a parte de crista elevada 32 quando do completamento da ação de articulação da cobertura 41. A parte rebaixada 33 está provida em uma posição que acomoda a parte de crista elevada 32 sobre o lado de superfície
inferior 44 da cobertura 41.
A seguir, uma descrição será provida do procedimento para fixar o cateter 1 utilizando o dispositivo de cateter 11 da presente modalidade configurado como acima descrito com base na Figura 2 até a Figura 5.
Por exemplo, em uma modalidade, o cateter 1 conduz percuta- neamente à veia subclaviana, e o restante do cateter 1 é conduzido fora da pele do local de punctura da região precordial do paciente. Ainda, o disposi- tivo de cateter 11 está preso em uma área fora do corpo e o cateter 1 é con- duzido para fora da pele. No estado inicial, como ilustrado nas Figuras 3(a) a
(c), a extremidade livre E1 da cobertura 41 está em uma posição grande- mente removida da ranhura de retenção de cateter 25, e a ranhura de reten- ção de cateter 25 está completamente exposta.
Primeiro, o exterior da parte de corpo do cateter 1 é inserido na ranhura de retenção de cateter 25 formada pela parte de retenção 22 do corpo principal de dispositivo 21 (ver Figuras 3(a) a (c)). Se existir uma ca- mada de adesivo sobre o lado de superfície inferior do corpo principal de dispositivo 21, o corpo principal de dispositivo 21 pode ser aderido na pele 5 com a camada de adesivo neste estágio.
A seguir, a cobertura 41 é segura pelos dedos e articulada em uma direção horária da Figura 4(a) centralmente ao redor do eixo de cone- xão de articulação 45. Neste momento, o operador pode facilmente compre- ender olhando para a parte de crista elevada 32 qual direção girar a cobertu- 10 ra 41. Quando a cobertura 41 passa pela localização onde a parte de crista elevada 32 está durante a ação de articulação, a cobertura 41 é levantada pelo contato deslizante da extremidade superior da parte de crista elevada 32 sobre a superfície inferior 44 da cobertura 41 (ver Figuras 4(a) a (c)). Consequentemente, a extremidade inferior da crista em forma de arco 51 15 que projeta para fora no lado de superfície inferior 44 da cobertura 41 está temporariamente em uma posição mais alta do que o cateter 1 disposto so- bre a ranhura de retenção de cateter 25. Portanto, a cobertura 41 pode ser articulada para evitar o cateter 1 tornando difícil que a crista em forma de arco 51 fique retida sobre o cateter 1.
Mais ainda, quando adicionalmente articulando a cobertura 41
para uma extremidade da parte de crista guiada 52 para chegar na parte de entalhe 26, esta é gradualmente inserida na ranhura de guia 28 daquela po- sição. Neste momento, esta é suavemente guiada pelo contato deslizante da parte de crista guiada 52 ao longo da ranhura de guia 28. Quando a cobertu- 25 ra 41 está em um estado de modo a cobrir inteiramente a parte de retenção 22 e a ranhura de retenção de cateter 25 (em outras palavras, o estado quando do completamento da ação de articulação), a parte rebaixada 33 chega na posição da parte de crista elevada 32, e a parte de crista elevada 32 acopla com a parte rebaixada 33 (ver Figura 5(a) e similares). Em tal 30 momento, como o operador recebe uma sensação de clique na ponta do dedo, este pode compreender por uma impressão táctil que a ação de articu- lação foi completada e está em um estado fixo completo. Note, a cobertura 41 não pode ser articulada além desta posição. No entanto, a cobertura 41 está configurada de modo a não cobrir o furo 24a provido sobre a outra peça de asa 23a.
Quando chegando neste tipo de estado, a superfície interna da ranhura de guia 28 sobre a parte de retenção 22 é pressionada na direção da ranhura de retenção de cateter 25 pela superfície de extremidade de pon- ta da parte de crista guiada 52 sobre a cobertura 41. Uma deformação ocor- re na parte de retenção 22 de acordo com este pressionamento, e a ranhura de retenção de cateter 25 estreita. Como um resultado, o exterior da parte de corpo do cateter 1 é apertado pela parte de retenção 22 para ser esta- velmente e firmemente fixo. Mais ainda, quando no estado completamente montado, a superfície inferior 44 da cobertura 41 e a superfície superior 29 da parte de retenção 22 estão em contato e a parte de retenção 22 está quase que completamente coberta pela cobertura 41. Posteriormente, um curativo pode ser aplicado conforme necessário no dispositivo de cateter 11 e no local de punctura para proteção.
Ainda, quando é desejado liberar o cateter 1 do dispositivo de cateter 11, a ação oposta à ação de articulação acima descrita é executada. Se um curativo foi aplicado, então primeiro remover o curativo para expor o dispositivo de cateter 11. Neste momento, apesar de aplicar uma força adi- cional para cima sobre o dispositivo de cateter 11 ser fácil, é difícil aplicar uma força na direção para remover a cobertura 41, e portanto existe muito pouco risco de remover a cobertura 41 juntamente com o curativo. Ainda, o fato de que a parte de crista guiada 52 está travada com a ranhura de guia 28 e que o eixo de conexão de articulação 45 está montado dentro do furo 42b contribui para a prevenção de remoção da cobertura 41. A seguir, a co- bertura 41 é articulada em uma direção anti-horária por meio disto expondo a ranhura de retenção de cateter 25. Neste momento, a ranhura de retenção de cateter 25 que estreitou pela pressão da parte de retenção 22 é alargada para liberar a fixação sobre o cateter 1, e o cateter 1, pode ser removido.
Os seguintes efeitos podem ser obtidos de acordo com a pre- sente modalidade. (1) De acordo com a configuração do dispositivo de cateter 11 da presente modalidade, a cobertura 41 pode ser articulada ao longo da di- reção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo 21 centralmente ao redor do eixo de conexão de articulação 45 que também atua como o ei- 5 xo geométrico de articulação Cl. Por esta ação, o cateter 1 é estavelmente fixo porque a ranhura de retenção de cateter 25 está coberta pela cobertura 41. Neste momento, a cobertura 41 é pressionada ao longo da direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo 21 e portanto uma força de pressionamento em uma direção perpendicular à pele é difícil. Portanto, o 10 cateter 1 pode ser fixo sem causar muito incômodo para o paciente. Ainda, este difere do dispositivo de cateter convencional que é integrado ligando mutuamente o corpo principal de dispositivo e o membro de fixação por uma faixa e é superior em que este consegue um efeito acima daquele de perda de prevenção.
(2) Além disso, a perda de componentes composicionais pode
ser impedida porque o corpo principal de dispositivo 21 configurado separa- damente está integralmente acoplado com a cobertura 41 pelo eixo de cone- xão de articulação 45. Portanto este difere do dispositivo de cateter conven- cional que é composto separadamente de um corpo principal de dispositivo e 20 um membro de fixação em que não há risco de fixar o cateter 1 usando o corpo principal de dispositivo 21 somente sem utilizar a cobertura 41. Portan- to, este é superior pelo fato de que o estado fixo recomendável pode ser se- guramente obtido.
(3) De acordo com a configuração do dispositivo de cateter 11 da presente modalidade, é difícil aplicar uma força na direção de remover a
cobertura 41 mesmo quando removendo um curativo. Portanto, este é supe- rior pelo fato de que uma circunstância inesperada é difícil de ocorrer junta- mente com a remoção, similares, da cobertura 41.
(4) De acordo com a configuração do dispositivo de cateter 11 da presente modalidade, como um resultado da superfície interna da ranhura
de guia 28 pressionando na direção da ranhura de retenção de cateter 28 pela superfície de extremidade de ponta da parte de crista guiada 52 quando ο
do completamento da ação de articulação da cobertura 41, a ranhura de re- tenção de cateter 25 pode ser estreitada. Como um resultado, o exterior da parte de corpo do cateter 1 é apertado pela parte de retenção 22 para ser estavelmente e firmemente fixo.
5 (5) De acordo com a configuração do dispositivo de cateter 11
da presente modalidade, a parte de crista guiada 52 a qual é a parte guiada para a ranhura de guia 28 como a parte de guia pode ser travada. Portanto, a cobertura 41 é guiada ao longo da direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo 21 e a cobertura 41 pode ser suavemente articulada 10 centralmente ao redor do eixo de conexão de articulação 45. Além disso, quando a cobertura 41 chega na posição de completamento de articulação, a cobertura 41 é difícil de liberar do corpo principal de dispositivo.
(6) De acordo com a configuração do dispositivo de cateter 11 da presente modalidade, o eixo de conexão de articulação 45 está axialmen- 15 te suportado utilizando o furo 24b formado sobre um lado da peça de asa 23b. Portanto, não há necessidade de prover componentes estruturais sepa- rados para suporte. Assim, uma estrutura complicada a qual resulta em um custo aumentado pode ser evitada. Além disso, como o eixo de conexão de articulação 45 está em uma forma cilíndrica, a função como um furo vazado 20 para inserir suturas pode ser substancialmente mantida sem bloquear aquela porção mesmo quando sendo axialmente suportado pelo furo 24b. Mais ain- da, com esta configuração, pode existir uma rigidez comparativamente alta na porção de eixo geométrico de articulação C1. Portanto, uma força de compressão pela cobertura 41 pode ser efetivamente aplicada, e a ranhura 25 de retenção de cateter 25 pode ser seguramente estreitada de uma direção lateral e apertada. Além disso, de acordo com este tipo de estrutura de eixo geométrico de articulação, como o eixo de conexão de articulação 45 basi- camente não cria nenhuma deformação, a cobertura 41 pode suavemente ser articulada enquanto traçando a rota correta.
(7) Como o dispositivo de cateter 11 da presente modalidade
forma um estado no qual a superfície inferior 44 da cobertura 41, a qual é o membro de fixação, está em contato com a superfície superior da parte de retenção 22, a espessura total do dispositivo de cateter 11 pode ser segura- mente suprimida. Além disso, como a parte de retenção 22 está inteiramente coberta pela cobertura 41, a parte de retenção 22 e o cateter 1 preso por meio desta não estão em contato direto com o curativo. Portanto, um desli- 5 zamento ou similar do cateter 1 em conjunto com a remoção do curativo po- de ser impedido.
(8) Com a presente modalidade, como a cobertura 41 é feita de um material de resina sintética que é mais duro do que o corpo principal de dispositivo 21, a parte de retenção 22 feita de um material de resina sintética 10 relativamente mais macia pode ser efetivamente comprimida. Portanto, a parte de retenção 33 pode seguramente deformar de modo que a ranhura de retenção de cateter 25 pode ser seguramente estreitada. Assim, o cateter 1 pode ser mais firmemente apertado e fixo pela parte de retenção 22. Além disso, com a presente modalidade, como o corpo principal de dispositivo 21 15 e a cobertura 41 são ambos feitos de um material de resina sintética sem utilização de um material metálico, existe o benefício específico de não ne- cessitar remoção mesmo durante um exame no qual uma formação de ima- gem de ressonância magnética (MRI) é utilizada.
Note, a modalidade da presente invenção pode ser modificada como abaixo fornecido.
- Apesar do eixo de conexão de articulação 45 na presente mo- dalidade acima descrita ter uma forma cilíndrica, esta não está restrita a isto, e pode ser, por exemplo, uma forma colunar sem um furo central.
- Apesar de um dos furos 24a e 24b formados sobre as peças de asa 23a e 23b ter sido utilizado como um furo para suportar o eixo de cone- xão de articulação 45 na presente modalidade acima descrita, um compo- nente estrutural para prover suporte pode ser provido em outra localização.
- Apesar do eixo de conexão de articulação 45 ser integralmente formado sobre o lado do corpo principal de cobertura 42 que configura a co-
bertura 41 na presente modalidade acima descrita, este não está restrito a isto. Por exemplo, o eixo de conexão de articulação 45 pode ser integral- mente formado sobre o corpo principal de dispositivo 21 e um furo vazado para suporte axial pode ser provido sobre o lado da cobertura 41. Oul o eixo de conexão de articulação 45 pode ser configurado separadamente do corpo principal de dispositivo 21 e da cobertura 41, e o eixo de conexão de articu- lação 45 pode ser inserido através de um furo vazado para suporte axial 5 respectivamente provido sobre o corpo principal de dispositivo 21 e a cober- tura 41.
- A forma de plano horizontal da cobertura 41 não está restrita àquela fornecida na modalidade acima descrita que pode ser adequadamen- te mudada. Por exemplo, a cobertura 41 pode ter substancialmente a mes-
ma forma e dimensões externas que o corpo principal de dispositivo 21.
- A ranhura de retenção de cateter 25 está configurada para es- treitar pela pressão aplicada pela parte de retenção 22 na presente modali- dade acima descrita mas este não precisa ser o caso.
- A cobertura 41 é feita de um material de resina não transparen- te na presente modalidade acima descrita, mas esta pode também ser feita
de um material de resina transparente.
- De acordo o dispositivo de cateter 11 da presente modalidade, acima descrita, respectivos marcadores de determinação de posição podem ser providos para o corpo principal de dispositivo 21 e a cobertura 41. Por-
tanto, de acordo com esta configuração, a determinação de posição para o corpo principal de dispositivo 21 e a cobertura 41 pode ser facilmente com- preendida visualmente tendo uma relação posicionai mútua com as marcas de determinação de posição.
A seguir, os conceitos técnicos compreendidos pela modalidade acima descrita serão abaixo listados.
(1) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, tanto o corpo principal de dispositivo quanto o membro de fixação podem ser feitos de resina.
(2) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, o membro de fixação pode ser feito de um material de resina não transparente.
(3) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, a ra- nhura de retenção de cateter pode ser disposta de modo a passar através da parte substancialmente central do corpo principal de dispositivo e abrir para o lado de superfície superior do corpo principal de dispositivo.
(4) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, o membro de fixação pode ser feito de um material mais duro do que o corpo
principal de dispositivo.
(5) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, uma marcação de determinação de posição pode ser provida respectivamente sobre o corpo principal de dispositivo e o membro de fixação.
(6) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, o membro de fixação pode não projetar para fora do corpo principal de disposi- tivo quando do completamento da ação de articulação.
(7) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, o membro de fixação pode ser uma cobertura protetora que cobre inteiramente a superfície superior da parte de retenção assim como a ranhura de reten-
ção de cateter.
(8) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, o membro de fixação pode não cobrir um furo provido na peça de asa quando do completamento da ação de articulação.
(9) De acordo com qualquer uma das modalidades 1 a 6, o corpo principal de dispositivo pode ser fixo na pele.
(10) De acordo com a modalidade 5 ou 6, a parte de crista ele- vada pode estar sobre a superfície superior da parte de retenção e pode es- tar disposta em uma posição entre a ranhura de retenção de cateter e o furo sobre o lado onde o eixo de conexão de articulação está suportado.
(11) De acordo com a modalidade 5 ou 6, a parte de crista ele-
vada pode estar posicionada para intercalar a ranhura de retenção de cate- ter exatamente no lado oposto na porção de introdução quando a cobertura é acoplada.

Claims (6)

1. Dispositivo de cateter para fixar um cateter tubular, que com- preende um corpo principal de dispositivo em forma de placa que tem um par de peças com asas e uma parte de retenção na qual uma ranhura de retenção de cateter está formada, um membro de fixação configurado sepa- radamente do corpo principal de dispositivo que pode cobrir a ranhura de retenção de cateter, e um eixo de conexão de articulação que tanto conecta o corpo principal de dispositivo e o membro de fixação quanto atua como o eixo geométrico de articulação do membro de fixação; em que o cateter é fixado pela ação de articulação do membro de fixação em relação ao corpo principal de dispositivo ao longo de uma direção de plano horizontal do corpo principal de dispositivo centralmente ao redor do eixo de conexão de articu- lação por meio disto cobrindo a ranhura de retenção de cateter com o mem- bro de fixação.
2. Dispositivo de cateter, de acordo com a reivindicação 1, em que a parte de retenção é pressionada pelo membro de fixação quando do completamento da ação de articulação pelo membro de fixação por meio disto estreitando a ranhura de retenção de cateter.
3. Dispositivo de cateter, de acordo com a reivindicação 1, em que a parte de guia com uma forma de arco em vista plana está provida so- bre a parte de retenção do corpo principal de dispositivo, e uma parte guiada com uma forma de arco em vista plana com a capacidade de travar com a parte de guia está provida sobre um lado de extremidade livre do membro de fixação.
4. Dispositivo de cateter, de acordo com qualquer uma das rei- vindicações 1 a 3, em que o eixo de conexão de articulação está posiciona- do sobre o membro de fixação e tem uma forma cilíndrica, e o eixo de cone- xão de articulação está axialmente suportado com a capacidade de articular dentro de um furo vazado formado sobre uma do par de peças com asas.
5. Dispositivo de cateter, de acordo com qualquer uma das rei- vindicações 1 a 4, em que uma superfície superior da parte de retenção do corpo principal de dispositivo desliza em contato com uma superfície inferior do membro de fixação durante a ação de articulação e uma parte de crista elevada está provida sobre uma superfície superior do corpo principal de dispositivo para levantar o membro de fixação conforme o membro de fixa- ção passa sobre a parte de crista elevada.
6. Dispositivo de cateter, de acordo com a reivindicação 5, em que uma parte rebaixada está provida sobre a superfície inferior do membro de fixação com a capacidade de acoplar com a parte de crista elevada quando do completamento da ação de articulação pelo membro de fixação.
BR102012024542-6A 2011-09-28 2012-09-26 Dispositivo de fixação de cateter BR102012024542A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011213481A JP5818614B2 (ja) 2011-09-28 2011-09-28 カテーテル固定具

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012024542A2 true BR102012024542A2 (pt) 2013-11-12

Family

ID=46796472

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012024542-6A BR102012024542A2 (pt) 2011-09-28 2012-09-26 Dispositivo de fixação de cateter

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8771231B2 (pt)
EP (1) EP2574367B1 (pt)
JP (1) JP5818614B2 (pt)
CN (1) CN103028184B (pt)
AU (1) AU2012216807B2 (pt)
BR (1) BR102012024542A2 (pt)
CA (1) CA2788846A1 (pt)
MX (1) MX2012010872A (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2013209630A1 (en) * 2012-01-19 2014-07-03 Insightra Medical Incorporated Catheter securement devices
US9174518B2 (en) * 2013-06-25 2015-11-03 Geary W. Wilson Omnidirectional gripping surface for sheet materials
US9267517B2 (en) * 2013-06-25 2016-02-23 Geary W. Wilson Closing actuator for sheet material clamp
US20160089204A1 (en) * 2014-09-29 2016-03-31 Ken Wah Chow Medical device management unit
US10271918B2 (en) * 2015-02-23 2019-04-30 Ken Wah Chow Medical device management unit
DE102015213686A1 (de) 2015-07-21 2017-01-26 B. Braun Melsungen Ag Katheterfixierung
US20170165437A1 (en) 2015-12-15 2017-06-15 Bert Kamolsit Lopansri Tamper-resistant enclosures for fluid lines
FR3051118A1 (fr) * 2016-05-11 2017-11-17 Cedric Delage Dispositif d'immobilisation de tubulures et ensemble le comprenant
EP3500328A4 (en) 2016-08-19 2020-08-12 Levity Products, Inc. EXTERNAL CATHETER STABILIZER
GB2575488A (en) * 2018-07-12 2020-01-15 Univ Limerick A securement device
AU2019403384B2 (en) * 2018-12-21 2023-11-30 Levity Products, Inc. External catheter stabilizer
TWI674891B (zh) * 2019-03-27 2019-10-21 奇美醫療財團法人奇美醫院 管路收集器
US11607522B2 (en) * 2019-06-17 2023-03-21 Michael Justus Tamper-evident enclosure for PICC line
WO2021034909A2 (en) 2019-08-21 2021-02-25 Advanced Bifurcation Systems Inc. Catheter management device
WO2021060627A1 (ko) * 2019-09-23 2021-04-01 김응석 카테터 안정화 장치
CN110975109A (zh) * 2019-12-20 2020-04-10 范寿仁 一种肿瘤内科临床介入治疗导管固定装置
WO2022023801A1 (es) * 2020-07-31 2022-02-03 Velez Rivera Hector De Jesus Dispositivo para fijación de catéter en procedimientos de anestesia epidural y anestesia mixta epidural-subdural
CN115400290B (zh) * 2022-09-01 2023-08-04 四川省医学科学院·四川省人民医院 一种胰岛素注射装置

Family Cites Families (70)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4170995A (en) * 1977-11-21 1979-10-16 Levine Robert A Catheter clamp
US4397647A (en) 1979-01-19 1983-08-09 Whitman Medical Corporation Catheter stabilization fitting having a snap-over cover
BE887056Q (fr) 1979-01-19 1981-05-04 Whitman Med Corp Monture de stabilisation pour un catheter intraveineux
US4250880A (en) 1979-06-08 1981-02-17 Whitman Medical Corporation Stabilizing fitting for an intravenous catheter
US4449975A (en) 1981-11-09 1984-05-22 Perry Michael K Intravenous anchor and wound shield
US4460356A (en) 1982-02-10 1984-07-17 Douglas Moseley Catheter anchor tape
US4490141A (en) 1982-08-04 1984-12-25 Becton Dickinson And Company Catheter stabilizer and method of securing same to a patient
US4527559A (en) 1982-10-18 1985-07-09 Roxburg Dwight W Endotracheal tube anchoring mechanism
US4563177A (en) 1983-12-22 1986-01-07 Kamen Dean L Catheter stabilization pad
US4678462A (en) 1986-04-15 1987-07-07 Vaillancourt Vincent L Sterile catheter securement device
US4737143A (en) 1986-05-12 1988-04-12 Russell David A Catheter coupling and attachment assembly
US4698057A (en) 1986-06-09 1987-10-06 Joishy Suresh K Built in assembly for stabilizing and securing intravascular needle or catheter like device
US4863432A (en) 1986-09-10 1989-09-05 Critikon, Inc. Winged catheter assembly
US4826486A (en) 1986-12-10 1989-05-02 Dale Medical Products, Inc. IV connector lock and stabilizer
US4820274A (en) * 1987-08-27 1989-04-11 Pradip V. Choksi Medical tube and/or cable holder
US4976698A (en) 1987-10-23 1990-12-11 Stokley Manuel H Intravenous catheter and tubing stabilization device
US4808162A (en) 1988-01-19 1989-02-28 Ruth Oliver Gastrotomy tube stabilizer
DE8802756U1 (pt) 1988-03-02 1988-04-14 B. Braun Melsungen Ag, 3508 Melsungen, De
US4898587A (en) 1988-11-15 1990-02-06 Mera Csaba L Intravenous line stabilizing device
US5084026A (en) 1989-07-14 1992-01-28 Shapiro Robert A Intravenous apparatus holder
US5314411A (en) 1989-07-24 1994-05-24 Steven F. Bierman, M.D. Catheterization system with universal retention device and method of use
US6290676B1 (en) 1989-07-24 2001-09-18 Venetec International, Inc. Catheter anchoring system
US5702371A (en) 1989-07-24 1997-12-30 Venetec International, Inc. Tube fitting anchoring system
US5354282A (en) 1990-05-04 1994-10-11 Bierman Steven F Catheter anchoring system
SE470052B (sv) 1991-01-25 1993-11-01 Lic Hygien Ab Venkateterförband
US5215532A (en) 1991-03-26 1993-06-01 Atkinson Meredith C Catheter device with easily deployed retainer
US5300037A (en) 1993-01-13 1994-04-05 Ansley Medical Products, Inc. Medical conduit holder
US5833667A (en) 1993-03-19 1998-11-10 Venetec International, Inc. Catheter anchoring system
US5344415A (en) 1993-06-15 1994-09-06 Deroyal Industries, Inc. Sterile system for dressing vascular access site
US5306256A (en) 1993-08-18 1994-04-26 Rick Jose Medical tubing mount
US5372589A (en) 1993-11-24 1994-12-13 Davis; W. Gordon Fenestrated transparent catheter securing device and method
US5685859A (en) 1994-06-02 1997-11-11 Nikomed Aps Device for fixating a drainage tube and a drainage tube assembly
US5413562A (en) 1994-06-17 1995-05-09 Swauger; Jonathan L. Stabilizing fitting for an intravenous catheter or syringe
ATE210478T1 (de) 1994-09-30 2001-12-15 Venetec Int Inc Befestigungssystem für katheter
US5885254A (en) 1995-01-03 1999-03-23 Matyas; Melanie E. Replaceable flexible protective cover for an infusion device
US5810781A (en) 1995-10-24 1998-09-22 Venetec International, Inc. Catheter fitting securement device
EP1007133B1 (en) 1996-10-04 2004-09-01 Maersk Medical A/S A fixation device for fixating a catheter relative to a skin surface part of a person
US5897519A (en) 1997-03-11 1999-04-27 Tapeless Technologies, Inc Intravenous securing device and secondary wound dressing
US6224571B1 (en) 1997-11-14 2001-05-01 Venetec International, Inc. Medical line securement device
GB2333234B (en) 1998-01-14 2002-08-21 Smiths Industries Plc Catheter clamps and assemblies
CA2284210A1 (en) 1998-09-28 2000-03-28 Benjamin C. Brown Disposable kit for securing an i.v. catheter
US6311933B1 (en) 1998-10-27 2001-11-06 Jovanka Starchevich Combination holding and stabilizing device with reinforcement
GB2344054B (en) * 1998-11-28 2003-02-19 Smiths Industries Plc Catheter retainers and assemblies
US6113577A (en) 1999-04-23 2000-09-05 Canox International, Ltd. Intravascular access device positioning system
US6134477A (en) 1999-04-30 2000-10-17 Medtronic, Inc. Adjustable medical lead fixation system
CA2281457A1 (en) 1999-08-26 2001-02-26 Alfred Ernest Bassett Securing device for intraveneous cannula or catheter
US6582403B1 (en) 2000-02-24 2003-06-24 Venetec International, Inc. Universal catheter anchoring system
US7491190B2 (en) 2000-06-01 2009-02-17 Venetec International, Inc. Anchoring system for luer lock connector
US6428515B1 (en) 2000-06-01 2002-08-06 Venetec International, Inc. Anchoring system for leur lock connector
US6413240B1 (en) 2000-08-03 2002-07-02 Venetec International, Inc. Dialysis catheter anchoring system
JP2003062083A (ja) 2001-08-24 2003-03-04 Sumitomo Bakelite Co Ltd カテーテル体表固定具
JP2003154012A (ja) 2001-09-07 2003-05-27 Terumo Corp 留置管状体の固定具
JP4464353B2 (ja) 2002-08-15 2010-05-19 ヴェネテック インターナショナル,インコーポレイテッド カテーテル固定具
DE60332749D1 (de) * 2002-09-17 2010-07-08 Medtronic Inc Flacher instrumentenhalter
US7119247B2 (en) 2002-10-22 2006-10-10 George Medical, Llc Dressing and a method for making and applying a dressing
FR2847478B1 (fr) 2002-11-21 2005-02-18 Vygon Dispositif anti-pique pour aiguille d'injection coudee
US7413561B2 (en) 2003-08-13 2008-08-19 Medical Components, Inc. Conduit retaining clip
EP1773432B1 (en) 2004-07-14 2016-03-16 Medical Components, Inc. Catheter hub clip
US7776017B2 (en) 2004-09-14 2010-08-17 Biosense Webster, Inc. Catheter clamp
US8100862B2 (en) 2005-05-18 2012-01-24 Venetec International, Inc. Insertion site protection device
US9642987B2 (en) 2005-08-31 2017-05-09 C.R. Bard, Inc. Anchoring system for a catheter
MX2008009054A (es) 2006-01-12 2009-05-20 Venetec Int Inc Dispositivo de sujecion de cateter universal.
USD547862S1 (en) 2006-02-06 2007-07-31 Nexus Medical, Llc Adhesive patient-contact strip for intravenous catheter anchoring devices
US7806873B2 (en) 2006-07-13 2010-10-05 Venetec International, Inc. Intravenous securement device with adhesively interconnected anchoring component and permeable adhesive strip
US8500698B2 (en) 2006-09-08 2013-08-06 Zefon International, Inc. Catheter anchor
US7922697B2 (en) 2006-10-31 2011-04-12 Carefusion 303, Inc. Catheter securement device
CN201008697Y (zh) * 2007-01-19 2008-01-23 王浩 导管固定器
US20080200880A1 (en) 2007-02-15 2008-08-21 Kurt Kyvik Catheter anchor
JP4903603B2 (ja) 2007-03-06 2012-03-28 ユニチカ株式会社 カテーテル固定具
US9480821B2 (en) 2008-06-30 2016-11-01 Venetec International, Inc. Anchoring system for a medical article

Also Published As

Publication number Publication date
JP2013070887A (ja) 2013-04-22
MX2012010872A (es) 2013-03-27
CN103028184A (zh) 2013-04-10
CA2788846A1 (en) 2013-03-28
US8771231B2 (en) 2014-07-08
AU2012216807B2 (en) 2013-05-16
US20130079722A1 (en) 2013-03-28
EP2574367A1 (en) 2013-04-03
AU2012216807A1 (en) 2013-04-11
CN103028184B (zh) 2014-08-27
EP2574367B1 (en) 2016-02-10
JP5818614B2 (ja) 2015-11-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012024542A2 (pt) Dispositivo de fixação de cateter
JP5818613B2 (ja) カテーテル固定具
JP5877665B2 (ja) カテーテル固定具
DK2856954T3 (en) Disposable anastomat for single use
JP3834724B2 (ja) カテーテル固定装置
ATE524213T1 (de) Katheterklemme
BRPI0719971A2 (pt) Dispositivos de acesso vascular com um septo resistente à ruptura
US20100185160A1 (en) Catheter Terminus Protective Cover
US10267350B2 (en) Integrated armboard and wrist support apparatuses and methods of use
US20150101619A1 (en) Integrated Armboard and Wrist Support Apparatuses and Methods of Use
KR20070121731A (ko) 마운팅 패드, 이 마운팅 패드를 구비한 접착 장치 및이러한 장치를 환자에게 적용하는 방법
WO2015085600A1 (zh) 一种摆位器
JP5818612B2 (ja) カテーテル固定具
KR102452981B1 (ko) 의료용 카테터 고정 유닛
JP3330820B2 (ja) 超音波探触子の穿刺針保持装置
US20220062532A1 (en) Intravenous line holder
CN208877554U (zh) 一种儿童用方便观察的输液针固定装置
BR112021003716A2 (pt) instrumento cirúrgico ocular.
TWI762393B (zh) 鼻骨手術導板
KR20210000669U (ko) 의료기구 고정장치
KR20170141373A (ko) 카테터 고정장치
OA16690A (en) Disposable apparatus for fitly circumcising a penis.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.