BR102012023788A2 - qualidade de conteédo e envolvimento de usuÁrio em plataformas sociais - Google Patents

qualidade de conteédo e envolvimento de usuÁrio em plataformas sociais Download PDF

Info

Publication number
BR102012023788A2
BR102012023788A2 BRBR102012023788-1A BR102012023788A BR102012023788A2 BR 102012023788 A2 BR102012023788 A2 BR 102012023788A2 BR 102012023788 A BR102012023788 A BR 102012023788A BR 102012023788 A2 BR102012023788 A2 BR 102012023788A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
topic
quality
user
users
credibility
Prior art date
Application number
BRBR102012023788-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Patrik Kumar Mishra
Dinesh Pothineni
Original Assignee
Tata Consultancy Services Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tata Consultancy Services Ltd filed Critical Tata Consultancy Services Ltd
Publication of BR102012023788A2 publication Critical patent/BR102012023788A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Information and communication technology [ICT] specially adapted for implementation of business processes of specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/40Business processes related to the transportation industry
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Information and communication technology [ICT] specially adapted for implementation of business processes of specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/01Social networking
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q30/00Commerce
    • G06Q30/02Marketing; Price estimation or determination; Fundraising

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Economics (AREA)
  • Finance (AREA)
  • Development Economics (AREA)
  • Accounting & Taxation (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Primary Health Care (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • Entrepreneurship & Innovation (AREA)
  • Computing Systems (AREA)
  • Game Theory and Decision Science (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Information Retrieval, Db Structures And Fs Structures Therefor (AREA)

Abstract

QUALIDADE DE CONTEéDO E ENVOLVIMENTO DE USUÁRIO EM PLATAFORMAS SOCIAIS. Tem-se a descrição de sistemas e métodos voltados para o aperfeiçoamento da qualidade de conteúdo e do envolvimento de usuário em plataformas sociais. Em um tipo de implementação, um método inclui acesso a uma quantidade referente a cada pluralidade de conteúdos distribuídos por usuário relacionados a pelo menos um tópico associado com uma plataforma social com base na web baseada pelo menos em um dos parâmetros de acesso de qualidade de tópico par aa geração de uma contagem de qualidade de tópico referente a pelo menos um tópico. Além disso, o método compreende da geração de uma contagem de credibilidade voltada para cada pluralidade de usuários que hajam contribuído junto aos conteúdos contribuídos por usuários com base parcialmente na contagem de qualidade de tópico. Com base nas contagens referentes a credibilidade, pelo menos um usuário tendo credibilidade a partir da pluralidade de usuários vem a ser identificado para acentuar pelo menos uma qualidade da plataforma social com base na web e o envolvimento de usuário na plataforma social com base na web.

Description

“QUALIDADE DE CONTEÚDO E ENVOLVIMENTO DE USUÁRIO EM PLATAFORMAS
SOCIAIS”
Área de concentração
A matéria em questão presente refere-se, em termos gerais, a plataformas sociais '5 e, em particular, a sistemas e métodos destinados a acentuar a qualidade de conteúdo e o envolvimento de usuário junto à plataformas sociais.
Fundamentos
Recentemente, o uso da internet tem levado a crescentes interações se processando entre indivíduos conectados a plataformas sociais. Diversas plataformas sociais, tais co10 mo sites na web em redes de trabalho sociais, blogs, fóruns na web, e sites de eventos sociais encontram-se, presentemente, disponíveis através da World Wide Web (web) aonde os usuários podem criar perfis personalizados por meio de registro junto a um site na web referente a plataforma social. Os usuários são ainda referenciados sob forma de membros desta plataforma social. Os usuários podem localizar antigos companheiros, fazer novas amiza15 des, compartilhar experiências, informações, conhecimentos, opiniões ou avaliações críticas no que tange a diversos tópicos, e coisas do gênero através da contribuição do conteúdo inciso nas plataformas sociais.
Em termos gerais, a popularidade e a capacidade lucrativa de qualquer tipo de plataforma social é dependente de vários fatores, incluindo a quantidade de usuários associa20 dos com a plataforma social, e as atividades e o envolvimento dos usuários nesta plataforma social. Desse modo, para o aperfeiçoamento dessa popularidade e da capacidade lucrativa da plataforma social, as plataformas sociais visam atrair novos usuários para unirem-se a esta plataforma social por meio de atuação mais participativa nos sites na web referentes a plataformas sociais, proporcionando com mais características junto aos sites na web Ievan25 do em consideração os requisitos correntes do público e de suas expectativas. Por exemplo, algumas da plataformas sociais podem ser sugeridas certas amizades para um usuário com base na combinação da informação personalizada quanto ao perfil personalizado do usuário comparado com os demais usuários, pode-se sugerir que o usuário descreva em conteúdo o perfil de seus amigos, pode-se sugerir que este usuário venha a tomar parte em discussões, 30 questões/respostas, votação ou pesquisas, e dar a sua contribuição sobre mais e mais conteúdos presentes nas plataformas sociais. Em geral, não existe quaisquer restrições quanto ao tipo de conteúdo postado pelo usuário. Desse modo, os usuários encontram-se habilitados a postar conteúdos variando desdes um conteúdo de relevância até a conteúdos irrelevantes, ofensivos, e de teores maliciosos.
Sumário
Este sumário vem a ser disponibilizado para motivar a introdução de conceitos relacionados a qualidade de conteúdo e do envolvimento do usuário junto à plataformas sociais. Esses conceitos são descritos adicionalmente adiante na parte descritiva detalhada. Este sumário não pretende identificar as características essenciais da matéria em questão ora reivindicada nem pretende se destinar ao emprego no que tange a determinação ou da limitação quanto ao escopo da matéria em questão reivindicada.
’ 5 Os sistemas e métodos destinados ao melhoramento da qualidade referente ao
conteúdo e do envolvimento do usuário junto à plataformas sociais vem a ser descritos a seguir. Em um tipo de implementação, um método inclui acesso a uma qualidade referente a cada pluralidade de conteúdos vindos a serem contribuídos por parte do usuário relacionado a pelo menos um tópico associado com uma plataforma social baseada na web com base 10 pelo menos nos parâmetros de acesso a qualidade de tópico gerando uma contagem quanto a qualidade de tópico voltada a pelo menos um tópico. Além disso, o método consiste na geração de uma contagem creditada para cada pluralidade de usuários que tenham vindo a contribuir com conteúdos contribuídos por usuário com base em parte na contagem de qualidade de tópico. Sob base das contagens quanto a credibilidade, pelo menos, um usuário 15 com credibilidade, a partir de uma pluralidade de usuários, vem a ser identificado acentuando-se, pelo menos, alguém qualificado na plataforma social baseada na web e no envolvimento do usuário junto à plataforma social baseada na web.
Breve descrição dos desenhos
Tem-se provisão da descrição detalhada com referência as figuras de acompanhamento. Nas figuras, os dígitos na extremidade à esquerda de um número de referência servem para identificação das figuras aonde o número de referência veio primeiramente aparecer. Os mesmos números são empregados ao longo dos desenhos identificando características e componentes similares.
A Figura 1 ilustra a implementação de um ambiente em rede de trabalho quanto a um sistema de gerenciamento de qualidade, vindo de acordo com uma modalidade da matéria em questão reivindicada.
A Figura 2 ilustra um método voltado para a intensificação quanto a qualidade de conteúdo e do envolvimento do usuário em plataformas sociais, vindo de acordo com uma modalidade da matéria em questão reivindicada.
Descrição detalhada
A matéria em questão reivindicada descrita no presente relatório se refere a sistemas e métodos voltados para a intensificação quanto a qualidade de conteúdo e do envolvimento de usuário junto à plataformas sociais, ampliando assim a popularidade e capacidade lucrativa das plataformas sociais. As plataformas sociais em referência neste relatório 35 podem incluir sites na web ligados a redes sociais, a blogs, a fóruns na web, a sites de agendas sociais e coisas do gênero. Tais tipos de plataformas sociais são ainda referidos como plataformas sociais baseadas na web. Essas plataformas sociais habilitam os usuários a localizarem antigos companheiros, a fazerem novas amizades, compartilharem experiências, informações, conhecimentos, opiniões ou avaliações críticas no que tange diversos tópicos, e coisas do gênero por meio de contribuição via conteúdos dispostos nas plataformas sociais. O conteúdo pode ser contribuído sob forma de um texto, de uma imagem, de ‘5 um vídeo, de opiniões, gostos/coisas que desagradam, conceituações, hiper conexões junto a outros sites na web e coisas do gênero.
Em geral, as plataformas sociais tentam atrair a vinda de novos usuários para se juntarem as plataformas sociais por meio da disponibilização de atraentes sites na web, de uma quantidade de características junto aos sites na web, com atualização periódica dos sites, e modificação das características levando em consideração as tendências mercadológicas de momento e da demanda de interesse do público. Além disso, as plataformas sociais sugerem que os usuários venham a participar em diversas atividades nas plataformas sociais e efetuem contribuições por mais conteúdos junto às plataformas sociais. Tais técnicas convencionais, entretanto, não focam quanto a qualidade de conteúdo vinda a ser contribuída por parte dos usuários. Uma vez que essas plataformas sociais possibilitam a que os usuários procedam a uma arbitrária divulgação de seus pensamentos, idéias e opiniões, os usuários se encontram capacitados a colocarem tipos de conteúdos que vão desde um conteúdo de teor ofensivo brando até conteúdos maliciosos o bastante para tornarem-se virtualmente inaceitáveis junto as características inerentes à plataforma social, conforme ocorre no caso de um spam. Tal tipo de conteúdo postado pelos usuários pode vir a eventualmente reduzir a contribuição da plataforma social e reduzir a sua popularidade.
De acordo com a matéria em questão presente, a qualidade de conteúdo e o envolvimento do usuário junto à plataforma social vem a serem acentuadas por meio do encadeamento da qualidade de conteúdo nos diversos tópicos associados com a plataforma social. Em um tipo de implementação, tem-se a criação de um índice de tópico destinado a
classificação do conteúdo contribuído por diversos usuários inclusos na plataforma social junto a uma pluralidade de tópicos. Os tópicos podem ser assimilados como pertinentes a vários assuntos para discussões ou interações. Os tópicos, sem estarem restritos a qualquer modalidade, incluem esportes, política, ciência, e tecnologia. A cada oportunidade aonde 30 venha a ocorrer a contribuição de um novo conteúdo pelo usuário, este novo conteúdo é indexado junto ao tópico apropriado no índice de tópico. Deve-se entender que o índice de tópico pode vir a ser atualizado de maneira periódica quando ocorrer a identificação de novos tópicos e quando da necessidade de ter de se modificar os tópicos existentes.
Em um tipo de implementação, a qualidade do conteúdo associado com cada tópico contido no índice de tópico pode vir a ser acessada com base em pelo menos uma variedade de parâmetros de acesso de qualidade de tópico. Os parâmetros de acesso de qualidade de tópico podem incluir, sem estar-se restrito a isso, de impressões do conteúdo postadas em referência ao tópico através de diversos usuários, da votação em diversos temas, de indicadores de gostos e coisas que desagradam em referência ao conteúdo postado no tópico, avaliações críticas ou dados postados no tópico, e conteúdo inútil ou tipo spam junto ao tópico. Tendo por base esses parâmetros de acesso quanto a qualidade de tópico, pode' 5 se vir a efetuar a computação de uma contagem quanto a qualidade de tópico em referência a cada tópico. A contagem quanto a qualidade do tópico em referência a um tópico indica a qualidade genérica do conteúdo postado no tópico.
Em um tipo de implementação, caso a contagem quanto a qualidade de tópico destinada a um ou mais tópicos venha ser determinada como sendo baixa, então, tais tópicos, seja de forma individual ou coletiva, podem ser adicionalmente processados para intensificação quanto a qualidade do conteúdo presente nos tópicos. Por exemplo, pode-se vir a se determinar a credibilidade dos usuários com respeito aos tópicos. Em termos gerais, parte da pluralidade de usuários pode ser boa no que tange a contribuição de conteúdo de qualidade em certos tópicos com base na formação cultural do usuário. Entretanto, outros tipos de usuários podem ser eficazes em fornecerem contribuições de conteúdo de qualidade em referência a outros tópicos, dependendo de sues conhecimentos e formação. Desse modo, os usuários de credibilidade, ou seja, os usuários que são produtivos em disponibilizarem contribuição contendo conteúdo de qualidade junto aos tópicos, sob consideração ou sendo processados, podem ser identificados e encorajados para fornecerem contribuição para um maior volume de conteúdo de qualidade quanto ao tópico, de modo a melhorarem a qualidade deste tópico.
Em um tipo de implementação, as contagens quanto a credibilidade no que tange os usuários com respeito aos tópicos sob consideração podem ser computadas para determinarem a credibilidade dos usuários. As contagens de credibilidade podem ser computadas 25 em referência a um tópico individual, a um grupo de tópicos, ou para todos os tópicos coletivamente. Explicando mais claramente, tem-se que quando são computadas as contagens de credibilidade em referência a um simples tópico ou a um grupo de tópicos avaliados em conjunto, tais contagens de credibilidade são referenciadas como contagens de credibilidade seletivas de tópicos. Caso as contagens de credibilidade sejam computadas para todos os 30 tópicos considerados em conjunto, então, tem-se que tais contagens de credibilidade são referenciadas como sendo contagens de credibilidade globais. Os usuários apresentando contagens de credibilidade mais elevadas seletivas de tópicos são interpretados como usuários tendo credibilidade com respeito aos tópicos selecionados, ou seja, a usuários se apresentando em condições de fornecerem contribuições de conteúdo contendo boa qualidade 35 relacionada a aqueles tópicos. Enquanto que os usuários apresentando contagens elevadas quanto a credibilidade global são considerados como sendo usuários tendo credibilidade com capacidade de postarem conteúdo apresentando boa qualidade no que tange a todos os tópicos referidos no índice de tópicos considerados em conjunto.
Em um tipo de implementação, as contagens de credibilidade seletivas de tópicos são computadas com base na qualidade da contribuição efetuada pelos usuários junto aos tópicos selecionados. Em outro tipo de implementação, as contagens de credibilidade seleti' 5 vas de tópicos dos usuários vem a ser computadas adicionalmente tendo por base a popularidade dos usuários junto aos tópicos selecionados, e no valor da qualidade de suas contribuições nos tópicos. Desse modo, os tópicos, tais como tópicos contendo contagens com baixa qualidade de tópico, seja de forma individual ou em grupo, podem ser ser levados em consideração, determinando-se a credibilidade dos usuários com respeito ao tópico indivi10 dual ou a um grupo de tópicos para a identificação dos usuários tendo credibilidade. Os usuários tendo credibilidade podem ser requisitados posteriormente para intensificação da qualidade de conteúdo presente nos tópicos sob consideração, melhorando-se assim a qualidade do conteúdo presente na plataforma social.
Em um tipo de implementação, as contagens de credibilidade global são computa15 das tendo por base a qualidade de contribuição efetuada pelos usuários para todos os tópicos presentes no índice de tópico, considerados em conjunto. Em outro tipo de implementação, as contagens quanto a credibilidade global para os usuários são computadas com base ainda na popularidade desses usuários ao longo da plataforma social e no valor inerente a contribuição dos mesmos ao longo da plataforma social. Tendo por base as contagens 20 quanto a credibilidade global, os usuários possuindo credibilidade ao longo da plataforma social são identificados e podem ser buscados para haver intensificação quanto ao envolvimento do usuário junto à plataforma social. Por exemplo, os usuários tendo credibilidade podem ser incentivados ou recompensados de maneira a intensificarem o envolvimento de usuário na plataforma social.
Embora possam vir a serem implementados aspectos dos sistemas e métodos vol
tados a intensificação quanto a qualidade de conteúdo e envolvimento de usuário em plataformas sociais em qualquer quantidade de diferenciados sistemas, ambiente, e/ou configurações computacionais, as modalidades são descritas dentro do contexto da arquitetura de sistema de exemplo que se segue.
A Figura 1 ilustra um ambiente de rede de trabalho 100 implementando um sistema
de gerenciamento de qualidade 102, vindo de acordo com uma modalidade da matéria em questão presente. Em um tipo de implementação, o ambiente em rede de trabalho 100 pode representar um ambiente em rede de trabalho pública, incluindo a presença de uma grande quantidade de computadores personalizados, laptops, diversos servidores, tais como servi35 dores de assistência, e outros tipos de dispositivos computacionais. Em outro tipo de implementação, o ambiente em rede de trabalho 100 pode consistir em um ambiente privado em rede de trabalho contendo um número restrito de computadores personalizados, servidores, Iaptops e outros tipos de dispositivos computacionais.
O sistema de gerenciamento de qualidade 102, referido neste relatório como sendo o sistema 102, encontra-se conectado a uma pluralidade de dispositivos de usuários 104-1, 104-2,..., 104-N, ao curso de um rede de trabalho 106. Tais tipos de dispositivos de usuários ' 5 104-1, 104-2,.., 104-N são referenciados coletivamente como sendo os dispositivos de usuários 104 e individualmente denominados como um dispositivo de usuário 104. O sistema 102 e os dispositivos de usuários 104 podem vir a serem implementados sob forma de uma variedade de dispositivos computacionais convencionais, incluindo, servidores, computadores personalizados tipos desktop, computadores portáteis ou de agenda, uma central de trabalho, computadores de grande porte, dispositivos computacionais móveis, e laptops. Além disso, em um tipo de implementação, o sistema 102 pode vir a ser distribuído ou centralizado junto a um sistema de rede de trabalho aonde diferenciados dispositivos computacionais podem vir a serem hospedados junto a um ou mais dos componentes de software ou hardware do sistema 102. Em outro tipo de implementação, os diversos componentes do sistema 102 podem ser implementados como parte do mesmo dispositivo computacional.
A rede de trabalho 106 pode consistir em uma rede de trabalho sem fios, uma rede de trabalho com fios, ou uma combinação desses tipos de redes. A rede de trabalho 106 pode se constituir ainda em um tipo de rede de trabalho individual, ou em um agrupamento de muitos desses tipos de redes de trabalho individuais, interconectadas entre si e funcio20 nando sob forma de uma simples e ampla unidade de rede de trabalho, ou seja, a Internet ou intranet. A rede de trabalho 106 pode ser implementada como um dos diferenciados tipos de redes de trabalhos, tais como a intranet, uma rede de trabalho em área local (LAN), uma rede de trabalho em grande área (WAN), a internet, e coisas do gênero. A rede de trabalho 106 pode consistir tanto em uma rede de trabalho dedicada ou uma rede de trabalho com25 partilhada, representando uma associação de diferenciados tipos de redes de trabalho fazendo uso de uma diversidade de protocolos, por exemplo, o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HITTP), Protocolo de Internet/ Protocolo de Controle de Transmissão (TCP/IP), etc. para comunicação entre si. Além disso, a rede de trabalho 106 pode incluir dispositivos de rede de trabalho, tais como comutadores, cubos e roteadores em rede de trabalho desti30 nados a provisão de um elo entre o sistema 102 e os dispositivos de usuário 104. Os dispositivos em rede de trabalho contidos na rede de trabalho 106 podem interagir com o sistema 102 e os dispositivos de usuário 104 através dos elos de comunicação.
Em um tipo de implementação, o sistema 102 recebe o conteúdo advindo de diversos usuários associados com uma plataforma social. Em geral, os usuários que se encontrem registrados e possuam seus perfis personalizados correspondentes junto à plataforma social, podem vir a compartilhar as suas experiências, informações, conhecimentos, opiniões ou avaliações críticas junto aos diversos tópicos, etc., por meio de contribuição de conteúdo junto á plataformas sociais. O conteúdo contribuído pelo usuário junto à plataforma social pode ser referenciado como representando o conteúdo contribuído por usuário. O conteúdo contribuído por usuário pode se dar na forma de um texto, de uma imagem, de vídeo, de votações, gostos/ coisas desagradáveis, avaliações, elos na web, e coisas do gê5 nero dependendo do tipo de plataforma social envolvida. Por exemplo, fóruns de discussão podem oferecer a possibilidade a que os usuários contribuam seus conteúdos na forma de texto e imagem. Os sites na web em rede de trabalho social, tais como o Facebook™ dão condições a que os usuários efetivem contribuições sob a forma de texto, imagens, vídeos, opiniões, elos na web, gostos/coisas desagradáveis, e elementos do gênero.
Mediante o recebimento do conteúdo contribuído pelo usuário, o sistema 102 pode
efetuar o processamento quanto ao conteúdo contribuído pelo usuário para vir a acentuar a qualidade de conteúdo de usuário e o envolvimento de usuário na plataforma social. Para esta finalidade, o sistema 102 inclui um ou mais processadores 108, interfaces 110, e uma memória 112 acoplados aos processadores 108. Os processadores 108 podem ser imple15 mentados sob forma de um ou mais microprocessadores, microcomputadores, microcontroladores, processadores de sinal digital, unidades de processamento central, máquinas de assistência, conjuntos de circuitos lógicos, e/ou dispositivos que efetuem a manipulação de sinais tendo por base instruções operacionais. Entre outras formas de capacitações, os processadores 108 são configurados para buscarem e executarem instruções capacitadas a 20 serem lidas computacionalmente e com a armazenagem de dados na memória 12.
As interfaces 110 podem incluir uma variedade de interfaces de software e hardware, por exemplo, a interface para dispositivos periféricos, tais como um teclado, um mouse, uma memória externa, uma impressora, etc. Àlém disso, as interfaces 110 podem dar condições a que o sistema 102 entre em comunicação através da rede de trabalho 106, e podem 25 vir a incluir de uma ou mais entradas destinadas a conexão do sistema 102 com outros dispositivos computacionais, tais como servidores na web e bancos de dados externos. As interfaces 110 podem facilitar as múltiplas comunicações ocorrendo no interior de uma ampla variedade de protocolos e redes de trabalho, tal como uma rede de trabalho, incluindo as redes de trabalhos conectadas, ou seja, LAN, cabos, etc. e as redes de trabalho sem fios de 30 conexão, ou seja, WLAN, celulares, satélites, etc.
A memória 112 pode incluir qualquer tipo de mídia destinada a leitura computacional conhecida na área técnica, incluindo, por exemplo, memória volátil, tal como memória de acesso aleatório estática (SRAM) e memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM), e/ou memória não-volátil, tal como memória somente para leitura (ROM), ROM programável com 35 capacidade de apagamento, memórias instantâneas, discos rígidos, discos óticos, e fitas magnéticas. A memória 112 pode incluir ainda módulos 114 e dados 116.
Os módulos 114 incluem a presença de rotinas, programas, objetos, componentes, estruturas de dados, etc. efetuando tarefas particulares ou implementando tipos de dados abstratos particulares. Os módulos do programa 114 podem incluir ainda um módulo de indexação 118, um módulo de acesso a qualidade de tópico 120, e um módulo de determinação de credibilidade 122, e outros tipos de módulos 124. Os demais módulos 124 podem ' 5 incluir programas ou instruções codificadas que suplementam as aplicações e funções junto ao sistema 102, por exemplo, programas contidos no sistema operacional.
Os dados 116, entre outras coisas, servem como maneira de reposição em relação a armazenagem dos dados processados, recebidos, e gerados por um ou mais dos módulos 114. Os dados 116 incluem um índice de tópico 126, contagens quanto a qualidade de tópi10 co 128, contagens de contribuições 130, valor de usuário 132, contagens de popularidade 134, contagens de credibilidade 136, e outros tipos de dados 138. Os demais tipos de dados 138 podem vir a incluir dados gerados resultantes da execução de um ou mais dos módulos presentes nos módulos 114.
O sistema 102, de acordo com uma modalidade da matéria em questão presente, 15 efetua a classificação do conteúdo contribuído de usuário em vários tópicos, acesso quanto a qualidade de tal tipo de tópico, efetivando a credibilidade dos usuários que poderão vir a serem buscados para a intensificação quanto a qualidade do conteúdo e do envolvimento de usuário junto à plataforma social. Todo o processo de intensificação da qualidade de conteúdo e de envolvimento de usuário junto à plataforma social é explicado em detalhes a partir 20 das seções que se seguem, apresentando classificação de conteúdo, acesso quanto a qualidade de tópico, e determinação da credibilidade.
Classificação de Conteúdo
Em um tipo de implementação, o sistema 102 inclui o índice de tópico 126, o qual pode vir a ser gerado pelo administrador do sistema e armazenado no interior do sistema 102 através da classificação do conteúdo contribuído por diversos usuários presentes na plataforma social em uma pluralidade de tópicos. A pluralidade de tópicos inclui, sem estar assim restrita, a esportes, política, ciência, tecnologia, astrologia, e noticiário. Em um tipo de implementação tais tópicos podem incluir subtópicos, tais como críquete, hóquei, Congressos, Bhartiya Janta Party (BJP), e outros tipos de subtópicos, que podem consistir de tópicos de eventos específicos, por exemplo, uma partida de críquete entre a índia e o Paquistão, a ser disputada na data XYZ, ou a visita do Primeiro Ministro ao Nepal, ou uma queda de avião em Mangalore. Desse modo, o índice de tópico 126 pode incluir uma hierarquia de tópicos com a inclusão de diversos tópicos abrangendo dos tópicos genéricos até aos subtópicos mais genéricos. Com o propósito de tornar a matéria mais clara, tem-se que os tópicos e subtópicos são coletivamente denominados de tópicos t, e individualmente são referidos como tópicos. O índice de tópicos 126 pode vir a ser atualizado periodicamente quando novos tópicos vem a ser identificados ou quanto ocorre a necessidade de se modificar os tópicos existentes.
Quando em funcionamento, o módulo de indexação 118 presente no interior do sistema 102 recebe o conteúdo contribuído pelo usuário a partir do usuário indexando o conteúdo junto aos tópicos apropriados no índice de tópico 126. Por exemplo, o conteúdo contri‘ 5 buído pelo usuário relacionado a área de esportes pode vir a ser indexado como tópico de esportes. O conteúdo contribuído pelo usuário relacionado a política pode vir a ser indexado como conteúdo contribuído por usuário tendo como base as regras de indexação. As regras de indexação podem fazer uso, por exemplo, de técnicas de otimização de texto, conhecidas na área. Tendo por base as regras de indexação, o módulo de indexação 118 efetua a 10 análise do conteúdo contribuído pelo usuário para a identificação de uma ou mais palavras chaves com base nas quais o conteúdo contribuído pelo usuário vem a ter rotulação direcionada junto ao tópico ou tópicos apropriados. Caso não venha a ser localizado nenhum tópico ou tópicos apropriados no índice de tópico 126, o módulo de indexação 118 pode sugerir ao administrador do sistema a gerar um novo tópico no índice de tópico 126.
Acesso a Qualidade de Tópico
Em seqüência a classificação do conteúdo contribuído pelo usuário em tópicos apropriados no índice de tópicos 126, tem-se que a qualidade do conteúdo, também referenciada como qualidade de tópico, junto à cada tópico presente no índice de tópicos 126 vem a ser acessada com base nos diversos parâmetros de acesso de qualidade de tópico. Em um tipo de implementação, o módulo de acesso de qualidade de tópico 120 acessa a qualidade de tópico, ou seja, a qualidade do conteúdo postado sob diversos tópicos, com base, pelo menos nos parâmetros de acesso de qualidade de tópico. Os parâmetros de acesso de qualidade de tópico podem incluir, sem ficar-se restrito a isso, ao tipo de conteúdo, impressões do conteúdo (positivas ou negativas), opiniões, avaliações dos tópicos, gostos e coisas desagradáveis, críticas ou fornecimentos de dados, e spam ou inutilidades postadas no tópico por diversos usuários. O tipo de conteúdo traz a inclusão de parâmetros, tais como criações e interações. Os parâmetros referentes a criações e interações são indicativos de se o usuário houve por criar o conteúdo ou postá-lo como forma de uma interação ou ameaça ao conteúdo originalmente criado por algum outro usuário. As impressões do conteúdo podem ser indicadas na forma de impressões positivas ou negativas indicativas quanto a se as criações ou interações se apresentam positivas ou negativas. Essas impressões podem ser avaliadas através do desempenho de uma análise da impressão junto ao conteúdo fazendo emprego de técnicas para análise de impressão, conhecidas na área. Tem-se como resultado desse acesso a geração de contagens de qualidade de tópicos referentes aos tópicos.
Em um tipo de implementação, uma contagem de qualidade de tópico limítrofe pode ser designada aos tópicos presentes no índice de tópicos 126. Caso a contagem de qualidade de contagem para um dado tópico venha ser determinada como sendo menor do que a contagem de qualidade de tópico limítrofe, a qualidade do tópico é considerada como ruim ou fraca. Já a qualidade de tópico é avaliada como sendo boa quando a contagem de qualidade de tópico se apresenta acima da contagem de qualidade de tópico limítrofe.
'5 Em um tipo de implementação, o módulo de acesso de qualidade der tópico 120
pode vir a gerar as contagens de qualidade de tópico sob intervalos pré-determinados. Em outro tipo de implementação, o módulo de acesso a qualidade de tópico 120 pode vir a gerar as contagens quanto a qualidade de tópico quando do recebimento de acesso a qualidade de tópico a partir do administrador do sistema. Em ainda outro tipo de implementação, o 10 módulo de acesso a qualidade de tópico 120 pode vir a gerar as contagens de qualidade de tópico quando da indexação do novo conteúdo junto ao tópico. As contagens de qualidade de tópico correspondendo a cada tópico podem ser armazenadas na forma de contagens de qualidade de tópico 128 no interior do sistema 102.
Em um tipo de implementação, o módulo de acesso a qualidade de tópico 120 efetua a computação da contagem de qualidade de tópico (Q) fazendo emprego das equações listadas abaixo (1), (2), (3), e (4):
C(a) - f (Pcreator) (1)
aonde C(a) consiste da qualidade inicial do conteúdo contribuído pelo usuário sendo uma função da popularidade deste usuário nos tópicos. Em um tipo de implementação, o 20 módulo de acesso a qualidade de tópico 120 computa C(a). Muito provavelmente o conteúdo postado por um usuário popular será lido por mais usuários e uma quantidade maior de usuários irá colocar mais conteúdo dando prosseguimento ao conteúdo postado pelo usuário popular. Por exemplo, uma maior quantidade de usuários pode compartilhar com suas observações fazendo emprego de indicadores de gostos e de coisas que não agradam, 25 pondo os seus comentários ou críticas ao comentário, compartilhando o conteúdo ainda com demais companheiros ou seguidores, etc. Desse modo, caso o conteúdo venha a ser postado por um usuário popular irá apresentar uma qualidade inicial elevada Na referida implementação, Pcreator que representa uma indicação da popularidade do usuário, vem a ser computado através do emprego da equação (6) mencionada abaixo no relatório.
Uma vez que a qualidade inicial do conteúdo venha a ser computada, o módulo de
acesso de qualidade de tópico 120 computa a qualidade corrente do conteúdo fazendo uso da equação abaixo:
C — C(o) + Σ Icontent (2)
aonde C consiste da qualidade corrente do conteúdo e ΣIcontent representa a qualidade de conteúdo que vem a ser acessada com base nas interações dizendo respeito ao conteúdo sob consideração, A qualidade de conteúdo pode vir a ser computada com base nos parâmetros de acesso a qualidade de tópico descritos anteriormente. O módulo de acesso de qualidade de tópico 120 vem a acessar a qualidade de conteúdo fazendo uso de uma técnica de ponderação. A técnica de ponderação envolve a definição da percentagem de peso para cada um dos parâmetros de acesso de qualidade de tópico, e da designação de um valor quanto ao conteúdo com base na percentagem em peso correspondente e no parâmetro de acesso a qualidade de tópico correspondente.
Por exemplo, um percentual de peso 2 pode ser designado como um parâmetro do 'tipo de conteúdo', ou seja, caso o tipo de conteúdo indique que o conteúdo consiste de uma criação, um valor 2 pode vir a ser designado ao conteúdo com respeito ao parâmetro do 'tipo de conteúdo'. Por outro lado, caso o tipo de conteúdo indique que este conteúdo seja parte de uma interação, um valor 1 pode ser designado ao conteúdo. Ainda, uma percentagem em peso 1 pode ser designada para cada gosto e uma percentagem em peso -1 pode ser destinada para cada coisa desagradável. Portanto, caso venha a ocorrer 1 gosto e 10 coisas desagradáveis associadas com o conteúdo, um valor -9 pode ser designado ao conteúdo, indicando que este conteúdo, em geral, vem a ser de pouco gosto por parte dos usuários. Além do mais, uma percentagem de peso 5 pode ser designada ao quesito 'impressões', e caso a análise referente a impressão indique que a natureza do conteúdo seja negativa, um valor de -5 pode ser designado ao conteúdo. Por outro lado, caso a natureza do conteúdo se apresente como positiva, um valor 5 pode ser designado ao conteúdo. Além disso, com base no grau de negatividade ou positividade, um valor se encontrando entre -5 e 5 pode vir a ser designado ao conteúdo. Por exemplo, caso a natureza do conteúdo seja ligeiramente negativa, digamos 20%, o valor -1 pode vir a ser designado ao conteúdo. Desse modo a qualidade de conteúdo pode apresentar um valor positivo ou negativo, assegurando que o conteúdo, que vem a ser colocado pelos usuários que podem estar incluídos na categoria popular, não chegue a um valor mais elevado mesmo quando ocorre a colocação de conteúdo desprezível.
Na referida implementação, um somatório dos valores representa a qualidade do conteúdo I/contenf. O Ilcontent computado dessa maneira é adicionado ao C(a) para a obtenção do C, a qualidade corrente do conteúdo.
Uma vez que qualidade corrente do conteúdo (C) vem a ser computada, um somatório da qualidade corrente de conteúdo com respeito a cada conteúdo representa a qualidade generalizada do conteúdo (|V) associado com o tópico, conforme representada pela equação (3) abaixo:
V= Zic topio C i (3)
aonde o índice T representa a quantidade de conteúdo postada para um tópico, que pode vir a ser ainda referida como a quantidade de colocações.
A qualidade geral obtida do conteúdo (V) associada com o tópico pode ser normalizada fazendo-se uso da equação (4) para obtenção da qualidade de tópico (Q). Q= Zi=1nC/ I Ci(a) (4)
De acordo com a equação acima, a qualidade corrente do conteúdo C vem a ser dividida pela qualidade inicial do conteúdo C(a), para a normalização da qualidade geral conteúdo. Ao se proceder dessa forma, obtém-se a qualidade de tópico (Q), que vem a ser in‘ 5 dependente da quantidade de conteúdos ou de colocações. Desse modo, um tópico apresentando uma grande quantidade de conteúdos, porém sem muita qualidade não tem de apresentar uma qualidade elevada de tópico em comparação com um tópico apresentando uma menor quantidade colocações, porém com boa qualidade.
Determinação da Credibilidade Em um tipo de implementação, com base nas contagens de qualidade de tópico,
pode-se efetuar a identificação de tópicos apresentando baixas contagens de qualidade ou tópicos com baixa qualidade. Tais tipos de tópicos podem ser considerados para um processamento ou aperfeiçoamento adicionais. Em geral, alguns usuários podem ser bons contribuintes de conteúdos relacionados a certos tópicos tendo por base os seus conhecimen15 tos e formação cultural. Por exemplo, um usuário Ά’ pode ser um bom usuário junto a um conteúdo contribuído referente a esportes, enquanto um outro usuário 'B' pode compreender em um bom usuário junto à conteúdo referente a contribuição na área política, e ainda um outro usuário 'C' pode ser um bom usuário quanto a construir conteúdo referente a esportes e astrologia. Desse modo, pode-se efetuar a determinação da credibilidade dos usuários 20 quanto ao conteúdo de contribuição junto aos tópicos sob consideração. Em um tipo de implementação, as contagens de credibilidade voltadas para os usuários são computadas com base pelo menos na qualidade do conteúdo contribuído pelo usuário relacionado aos tópicos. Com base nessas contagens de credibilidade, a credibilidade dos usuários pode vir a ser determinada. Por exemplo, os usuários apresentando contagens de elevada credibilida25 de em um tópico são avaliados com sendo usuários tendo credibilidade com respeito aquele tópico.
O módulo de determinação de credibilidade 122 no interior do sistema 102 realiza a computação das contagens de credibilidade para cada pluralidade de usuários, podendo armazenar tais contagens de credibilidade como contagens de credibilidade 136 no interior 30 do sistema 102. Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua a computação das contagens de credibilidade seletivas de tópicos para os usuários. Em outro tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua a computação das contagens de credibilidade global para os usuários. As contagens de credibilidade seletivas de tópicos podem ser entendidas como contagens de contribuição 35 para os usuários, quando computadas com respeito aos tópicos selecionados, por exemplo, um tópico simples, como, críquete, ou um grupo de tópicos, tal como esportes. As contagens de contribuição seletivas de tópicos podem ser úteis na identificação de usuários tendo credibilidade com respeito aos tópicos selecionados. Enquanto que as contagens de credibilidade global podem ser entendidas como contagens de credibilidade destinadas aos usuários, quando computadas com respeito a todos os tópicos presentes no índice de tópicos 126. As contagens de credibilidade global podem ser úteis na identificação de usuários ten' 5 do credibilidade ao longo da plataforma social.
Em um tipo de implementação, mediante a identificação dos usuários tendo credibilidade com respeito aos tópicos selecionados, diversas ações para intensificação ou aperfeiçoamento da qualidade podem vir a serem efetuadas para melhoramento da qualidade de conteúdo nos tópicos selecionados. Por exemplo, os usuários tendo credibilidade podem ser 10 incentivados a encorajarem os usuários tendo credibilidade a efetuarem contribuições para conteúdo nos tópicos contendo maior qualidade, de forma que a qualidade dos tópicos possa vir a melhorar. Em um tipo de implementação, mesmo no caso da qualidade de tópico vir a ser boa, os usuários tendo credibilidade podem vir a serem identificados e motivados para a preservação da boa qualidade de conteúdo no tópico, havendo a manutenção da qualida15 de do tópico.
Em outro tipo de implementação, mediante a identificação dos usuários tendo credibilidade através da plataforma social, diversas ações de intensificação podem ser efetivadas para melhoramento do envolvimento do usuário ao longo da plataforma social. Por exemplo, tais tipos de usuários tendo credibilidade apresentando um perfil de boas contri20 buições ao longo da plataforma social podem ser identificados e recompensados com ofertas especias ou ficarem isentos de serviços referentes a custos para encorajá-los a uma maior participação. A recompensa aos usuários sob forma de diversas ofertas pode ainda vir a atrair a adesão de novos usuários para unirem-se a plataforma social e envolverem-se em um ambiente competitivo visando a obtenção de recompensas. Por exemplo, um tipo de 25 incentivo pode ser a colocação de anúncios grátis junto à plataforma social. No caso do referido exemplo, os usuários que se apresentarem como proprietários de negócios ou profissionais de mercado seriam encorajados a tornarem mais intensas as suas participações junto à plataforma social, avaliando tais tipos de serviços gratuitos, com a promoção de seus produtos e serviços profissionais. Além do mais, seria encorajada ainda a adesão de novos 30 usuários, tais como novos proprietários de negócios e profissionais do mercado a unirem-se a plataforma social com o intuito de virem a obter tais tipos de serviços de anúncios isentos de custos, com a promoção dos produtos e serviços profissionais desses indivíduos.
Tem-se a explicação detalhada nos parágrafos que se seguem da maneira pela qual as contagens de credibilidade, incluindo as contagens de credibilidade seletivas de tópicos e contagens de credibilidade global vem a ser computadas.
Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 gera as contagens de credibilidade seletivas de tópicos tendo por base pelo menos a qualidade de conteúdo contribuído pelos usuários que hajam contribuído junto aso tópicos selecionados. Tal qualidade de conteúdo pode ser determinada a partir de seu valor de usuário correspondente, que pode vir a ser determinado com base nas contagens de contribuição correspondentes de qualidade de tópico. A contagem de contribuição indica a quantidade de ' 5 conteúdo contribuído pelos usuários nos tópicos. O valor de usuário indica o valor que a contribuição de usuário fornece ao tópico ou tópicos. Em outras palavras, o valor de usuário indica a qualidade de suas contribuições nos tópicos.
Cada usuário individual pode apresentar contagens de contribuições similares ou diferenciadas em referenciada a cada tópico, dependendo da qualidade de suas contribui10 ções junto aso tópicos selecionados. Por exemplo, um usuário 'A' pode apresentar uma percentagem de contagem de contribuição de 60% para um tópico 'ABC, um outro usuário 'B' pode apresentar um percentual de 20% de contagem de contribuição referente ao tópico 'ABC'. Neste exemplo, o usuário 'A' pode ser considerado como o usuário que tenha postado uma boa quantidade de conteúdo nos tópicos.
Em outro exemplo, o valor de usuário correspondendo aos usuários 'A' e 'B' repre
senta o valor de suas contribuições junto ao tópico, e pode vir a variar dependendo da qualidade do tópico. Por exemplo, o usuário W pode apresentar um percentual de contagens de contribuição em 60% com respeito ao tópico 'ABC' contendo uma contagem de qualidade de tópico de 20%, que pode ser considerado como um tópico de qualidade pobre, com o usuá20 rio 'A' podendo apresentar um valor de usuário de 12%. Enquanto que o usuário 'B' pode apresentar um percentual de 20% de contagens de contribuição com respeito ao tópico 'DEF contendo uma contagem de qualidade de tópico de 90%, que pode ser considerada como tópico de boa qualidade, com o usuário 'B' podendo apresentar um valor de usuário de 18%. No referido exemplo, muito embora o usuário 'A' haja contribuído com uma maior 25 quantidade de conteúdo do que o usuário 'B', o valor de usuário do usuário 'A' será inferior ao do valor de usuário do usuário 'B', uma vez que o valor da contribuição por parte do usuário 'A' foi boa, porém não boa o bastante para vir a melhorar a qualidade do tópico.
Em um tipo de implementação, os usuários tendo credibilidade podem consistir naqueles usuários apresentando o valor de usuário maior ou igual ao valor limítrofe de usuário. 30 A contagem de valor limítrofe de usuário pode consistir de uma contagem pré-definida, digamos, 17%, ou pode consistir do valor de usuário mais elevado que um usuário haja obtido no que tange os tópicos selecionados. Tais usuários tendo credibilidade podem ser buscados para melhoramento da qualidade de conteúdo nos tópicos.
Em outro tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 vem a gerar as contagens de credibilidade seletivas de tópicos com base adicionalmente nas contagens quanto a popularidades dos usuários com respeito aos tópicos selecionados.
A contagem quanto a popularidade indica a popularidade dos usuários com respeito aos tópicos selecionados. Caso os usuários sejam populares, então torna-se mais propenso que o conteúdo postado pelo usuário venha a ser lido por um grande número de outros usuários envolvidos nos tópicos. Desse modo, o conteúdo postado pelo usuário popular pode impingir um forte impacto quanto a qualidade do tópico.
' 5 Na referida implementação, caso os usuários apresentem a capacidade de coloca
rem um bom percentual de conteúdo de qualidade nos tópicos, e caso os usuários sejam populares, então, tais usuários podem ser considerados como usuários tendo credibilidade com respeito aos tópicos. Os usuários tendo credibilidade podem ser buscados para o aperfeiçoamento da qualidade de conteúdo presente nos tópicos.
Da mesma maneira, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua a com
putação das contagens de credibilidade global tomando como base pelo menos a qualidade do conteúdo contribuído pelos usuários relacionados a todos os tópicos contidos no índice de tópicos considerados em conjunto, os quais podem ser obtidos através da adição do valor de usuário dos usuários com respeito a cada um dos tópicos. Além da adição efetuada 15 ao valor de usuário, o módulo de determinação de credibilidade 122 computa as contagens de credibilidade global com base nas contagens de popularidade dos usuários ao longo da plataforma social. Os usuários apresentando contagens de credibilidade global elevada são interpretados como usuários tendo credibilidade ao longo da plataforma social e esses usuários podem vir a serem incentivados ou recompensados para o aperfeiçoamento do envol20 vimento de usuário na plataforma social.
A maneira pela qual as contagens de contribuição, o valor de usuário, as contagens de popularidade vem a serem computadas são descritas adiante em detalhes. Deve-se compreender que cada uma das contagens de contribuição, o valor de usuário e as contagens de popularidade podem vir a serem computadas em referência aos tópicos seleciona25 dos, quando a contagem de credibilidade seletiva de tópico deve de vir a ser computada, e podem vir a serem computadas para todos os tópicos, quando as contagens de credibilidade global devem de vir a serem computadas. Tem-se a seguir uma explicação quanto a cada uma das contagens de contribuição, ao valor de usuário, e a contagens referentes a popularidade com referência aos tópicos selecionados. Deve de ser salientado que as mesmas 30 podem vir a serem computadas para todos os tópicos, considerados em conjunto.
A contagem de contribuição voltada para cada pluralidade de usuários pode ser computada com base na quantidade de conteúdo contribuído pelos usuários com respeito aos tópicos sob consideração.
Em um tipo de implementação, a contagem de contribuição (Z) vem a ser computada através da efetuação do somatório da quantidade de colocações ou de conteúdos distribuídos pelo usuário nos tópicos sob consideração. Por exemplo, caso a contagem de contribuição deva de ser computada para dois tópicos, sejam eles, o tópico 'ABC' e o tópico 'DEF, então, a quantidade de colocações, digamos, 10 colocações, contribuídas pelo usuário quanto ao tópico 'ABC', vem a ser adicionada junto à quantidade de colocações, digamos, 30 colocações, contribuídas pelo usuário referente ao tópico 'DEF para a obtenção da contagem de contribuição de 40 colocações. A contagem de contribuição, digamos de 40 colo' 5 cações, pode vir a ser igualmente representada na forma de percentagem levando em consideração a quantidade total de colocações associadas com o tópico. Por exemplo, caso a quantidade total de colocações associadas com os tópicos 1ABC' e 'DEF venha a ser 100, as contagens de contribuição do usuários podem ser representadas como 40%. O módulo de determinação de credibilidade 122 pode armazenar as contagens de contribuição compu10 tadas nas contagens de contribuição 130.
O valor de usuário vem a ser computado com base na contagem de contribuição e na contagem de qualidade de tópico correspondendo aos tópicos selecionados. O módulo de determinação de credibilidade 122 dentro do sistema 102 efetua a computação do valor de usuário para cada usuário que haja contribuído com conteúdo nos tópicos selecionados. 15 em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 computa o valor de usuário (O) para um j-ésimo usuário, por meio da multiplicação da contagem de contribuição (Z) com a contagem de qualidade de tópico (Q) correspondendo aos tópicos selecionados. Em um exemplo, o valor de usuário destinado a um dado usuário e a um tópico pode ser representado como um elemento Oij na matriz O representada pela equação a 20 seguir (5).
O (m,n) = LomIiDn Zij x Qi (5)
aonde o índice'm' representa a quantidade de tópicos; o índice 'n' representa a quantidade de usuários, e o 0(m,n) representa a matriz agregada de contribuições de usuários ao longo dos tópicos calculados sob forma de um somatório da quantidade de qualidade de contribuições de usuários junto aos tópicos.
Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua a computação das contagens de popularidade de cada usuário com base nos parâmetros de avaliação de popularidade. Os parâmetros de avaliação de popularidade podem incluir, sem estarem assim restritos, a 'companheiros' ou 'seguidores' associados com o usuá30 rio, a atividades e consistência do usuário nos tópicos selecionados, críticas ou alimentação de dados em torno do usuário com base na interação do usuário com os demais usuários nos tópicos selecionados. Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua a computação das contagens de popularidade (P) destinadas a cada usuário fazendo emprego da equação a seguir (6):
P = α PJPk + β P/PR + γ PJPh + δ P/PF (6)
aonde Pa representa um parâmetro associado com as atividades do usuário nos tópicos selecionados; Pr representa um parâmetro associado com a entrada em contato com os 'companheiros' ou 'seguidores', indicando a quantidade de usuários que chega a ser alcançada através do conteúdo colocado pelo usuário, no que tange aos 'companheiros' e 'seguidores' associados com a plataforma social; Ph representa um parâmetro associado com a autoridade do usuário direcionando as reações dos indivíduos, indicando em quantos ' 5 muitos outros usuários são antecipados ou estejam circulando o conteúdo colocado pelo usuário para outros usuários. Na plataforma social do tipo Twitter™, o valor da autoridade pode ser elevado caso muitos outros usuários reconectem a mensagem postada pelo usuário. Na plataforma social como o Facebook™, o valor correspondendo a autoridade pode ser elevado caso muitos dos demais usuários venham a compartilhar a colocação criada pelo 10 usuário nos seus próprios perfis personalizados ou nos perfis dos demais. Além disso, Pf representa um parâmetro associado com a alimentação de dados associada com o usuário, obtida através da participação de outros usuários sob forma de críticas, avaliações, gostos/coisas desagradáveis, etc. Os valores correspondentes podem ser designados junto aos parâmetros mencionados acima para cada usuário.
Cada um dos parâmetros, Pa, Prt Ph e Pf pode apresentar valores limítrofes corres
pondentes associados com os mesmos, sendo representados como Pa, Pr, Ph e PF, respectivamente. Os valores limítrofes podem conter o valor mais elevado associado com os parâmetros. Esses valores limítrofes consistem nos valores específicos referentes a valores específicos. Cada plataforma social pode definir valores limítrofes diferenciadas ou similares para esses parâmetros.
Cada um dos valores Pa, Pr, Ph e Pf pode vir a ser dividido pelos valores correspondentes PA, Pr, Ph e PF, de maneira a vir a se obter valores normalizados. Os valores normalizados podem ser adicionados para a obtenção da popularidade (P). Além disso, os coeficientes de plataforma social, tais como, α, β, y, e δ podem ser associados com os valores 25 normalizados para variar o impacto dos valores normalizados junto à popularidade (P). Por exemplo, se no caso de haver a eliminação de um parâmetro Ph de plataforma social destinado a computação da popularidade, um valor inferior pode vir a ser associado com o coeficiente Y correspondente de maneira a se neglicenciar ou se reduzir o impacto do parâmetro Ph junto à popularidade do usuário. Em um tipo de implementação, o módulo de determina30 ção de credibilidade 122 armazena as contagens de popularidade sob forma de contagens de popularidade 134 encontradas no interior do sistema 102.
De acordo com a descrição anterior, em um tipo de implementação, as contagens de credibilidade para os usuários são baseadas na contribuição de qualidade pelos usuários presentes nos tópicos selecionados, que vem a ser determinada pelo valor de usuário. Na referida implementação, as contagens de credibilidade são idênticas ao valor de usuário dos usuários.
Em outro tipo de implementação, as contagens de credibilidade destinadas aos usuários são baseadas no valor de usuário e na contagem de popularidade. Na referida implementação, a contagem de credibilidade (R) voltada para um usuário pode vir a ser comutada através da adição do valor de usuário (O) e da contagem de popularidade (P)1 representada pela equação a seguir (7):
R = (0(m,n) + μΡ) (7)
aonde o coeficiente 'μ' consiste de uma constante voltada para uma dada plataforma social. Com base no tipo de plataforma social, para se variar o impacto da popularidade (P) do usuário na computação da credibilidade, o valor de 'μ' pode variar.
Dependendo das contagens de credibilidade seletiva de tópico, um ou mais usuá10 rios tendo credibilidade com respeito aos tópicos podem ser identificados e incentivados, de forma a motivarem o usuário a vir a colocar conteúdo contendo mais qualidade no tópico. A qualidade do conteúdo em cada e qualquer tópico presente na plataforma social pode ser levada em consideração e as ações de melhoramento de qualidade podem ser efetuadas para o aperfeiçoamento ou a manutenção da qualidade deste conteúdo presente em cada 15 tópico, enfatizando a qualidade genérica do conteúdo na plataforma social. Além disso, dependendo das contagens de credibilidade global, um ou mais usuários tendo credibilidade ao longo da plataforma social podem vir a serem identificados e incentivados a melhorarem o seu gerenciamento junto à plataforma social.
Em um tipo de implementação, as contagens de credibilidade podem ser visualiza20 das aos usuários junto as seus perfis personalizados correspondentes. Alternativamente, os usuários podem enviar solicitações para a visualização das contagens de credibilidade a partir dos seus perfis personalizados. Em outro tipo de implementação, um quesito referente a "Que tal analisar" pode ser disponibilizado junto ao site na web da plataforma social, aonde os usuários encontram condições de darem entrada a conteúdos e observações quanto 25 ao impacto do conteúdo junto às contagens de credibilidade.
A Figura 2 ilustra um método 200 desenvolvido como um método voltado para a intensificação da qualidade de conteúdo em uma plataforma social, vindo de acordo com uma modalidade da matéria em questão presente. O método pode vir a ser descrito no contexto geral pertinente as instruções executáveis por computador. O método pode ser ainda prati30 cado em um ambiente computacional distribuído aonde as funções são realizadas por meio de dispositivos de processamento remotos conectados através de uma rede de trabalho de comunicação. Em um ambiente computacional distribuído, as instruções executáveis por computador podem vir a estar localizadas tanto junto a uma mídia de armazenagem computacional remota e local, com a inclusão de dispositivos de armazenamento com memória.
A ordem pela qual o método vem a ser descrito não tem se destina a representá-lo
sob forma restringente, podendo haver uma combinação irrestrita de blocos do método descrito sob qualquer ordem no que tange a implementação do método, ou de métodos alternativos. Além do mais, os blocos individuais podem ser eliminados do método principal sem ocorrer desvios do espirito e escopo da matéria em questão descrita por este relatório. Além disso, o método pode vir a ser implementado através de qualquer tipo de hardware, software, firmware, ou combinações dos mesmos.
' 5 No bloco 202, uma contagem de qualidade de tópico referida a pelo menos um tó
pico presente em uma plataforma social vem a ser computada com base nos parâmetros de acesso a qualidade de tópico. Em um tipo de implementação, pelo menos um tópico pode vir a ser selecionado a partir do índice de tópicos 126.
Em um tipo de implementação, o módulo de acesso a qualidade de tópico 120 10 acessa a qualidade do conteúdo associada com pelo menos um tópico tomando por base pelo menos uma variedade de parâmetros de acesso a qualidade de tópico. Uns poucos exemplos dos parâmetros de acesso a de qualidade de tópico incluem, sem estarem assim restritos, ao tipo de conteúdo, impressão quanto ao conteúdo/interações colocadas no tópico por diversos usuários, votação em diversas colocações, gostos/coisas desagradáveis em 15 comunicações colocadas no tópico, críticas/alimentação de dados postadas no tópico.
A impressão referente ao conteúdo/interações indica se a interação/conteúdo é positiva ou negativa. Tal impressão é identificada através do desempenho da análise da impressão junto ao conteúdo/interação fazendo uso de técnicas de processamento da linguagem natural (NLP), conhecidas na área de concentração. Os gostos/coisas desagradáveis, 20 críticas e testemunhos podem compreender de uma indicação no sentido de fornecer-se com uma alimentação de dados prestada a diversos usuários. O módulo de acesso a qualidade de tópico 120 computa a contagem de qualidade para o tópico com base pelo menos no acesso. Em um tipo de implementação, o módulo de acesso a qualidade de tópico 120 computa a contagem de qualidade de tópico com base na percentagem de peso definida 25 para vários parâmetros de acesso a qualidade de tópico. Com base na percentagem de peso, o conteúdo contribuído pelo usuário pode vir a apresentar valores designados. Uma média de peso ou pesos ponderados desses valores vem a ser gerada sob forma de contagem de qualidade de tópico.
O módulo de acesso a qualidade de tópico 120 pode efetuar a computação da con30 tagem de qualidade de tópico para determinados tópicos selecionados ou para todos os tópicos. Por exemplo, os múltiplos tópicos que estejam relacionados entre si ou que se incluam dentro de um domínio em comum podem vir a serem selecionados em conjunto para efetuação do acesso. O módulo de acesso de qualidade de tópico 120 pode armazenar a contagem de qualidade de tópico computada sob a forma de contagens de qualidade de 35 tópico 128.
No bloco 204, uma contagem de contribuição voltada para cada pluralidade de usuários vem a ser computada com base na quantidade de conteúdo contribuído pelo usuário junto ao tópico. Em um tipo de implementação, a quantidade de conteúdo contribuído pelo usuário vem a ser determinada com base na quantidade de colocações criadas pelo usuário. Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua o cálculo computacional da contagem de contribuição destinada a cada usuário, com as conta■ 5 gens de contribuição computadas podendo virem a serem armazenadas junto às contagens de contribuição 130. A contagem de contribuição é indicativa da quantidade da contribuições efetuada pelo usuário junto aos tópicos. Os usuários procedendo a uma grande quantidade de contribuição de conteúdo no tópico acabam por virem a receber as contagens de contribuição mais elevadas.
Junto ao bloco 206, um valor de usuário vem a ser determinado para cada plurali
dade de usuários com base na contagem de contribuição e na contagem de qualidade de tópico. O valor de usuário indica a qualidade de contribuição cm respeito ao conteúdo colocado pelo usuário nos tópicos em processamento. Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 efetua a computação do valor de usuário, e efetua o 15 armazenamento do valor de usuário sob forma de valor de usuário 132. Os usuários criando grandes quantidades de conteúdos nos tópicos podem apresentar contagens de contribuição mais elevadas, porém o valor que suas contribuições trazem aos tópicos depende da qualidade do tópico. Por exemplo, os usuários que hajam contribuído com uma grande quantidade de conteúdo em um tópico contendo uma contagem de baixo valor de qualidade 20 de tópico podem vir a receber um baixo valor de usuário seletivo de tópico, enquanto que usuários que hajam contribuído com uma pequena quantidade de conteúdo em um tópico apresentando uma contagem de alto valor de qualidade de tópico podem vir a receber um valor elevado de usuário seletivo de tópico.
No bloco 208, uma contagem de popularidade voltada para cada pluralidade de 25 usuários vem a ser avaliada com base nos parâmetros de avaliação de popularidade. Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 avalia a contagem de popularidade com base nos parâmetros de avaliação de popularidade. Os parâmetros de avaliação de popularidade podem incluir, porém sem estarem restritos a isso, acesso ao conteúdo do quesito "companheiros" ou "seguidores", autorização do usuário com respei30 to aos tópicos, atividades e consistência do usuário junto aos tópicos, avaliações críticas ou alimentação de dados obtidos a partir dos demais usuários postados na forma de textos testemunhais, classificações, etc.
No bloco 210, uma contagem de credibilidade voltada para cada pluralidade de usuários vem a ser gerada com base no valor de usuário correspondente e na contagem de popularidade correspondente. Em um tipo de implementação, quando a contagem de credibilidade vem a ser computada para os tópicos selecionados, a contagem de credibilidade pode ser referida como a contagem de credibilidade seletiva de tópico. A contagem de credibilidade seletiva de tópico indica, por exemplo, a credibilidade dos usuários com respeito aos tópicos selecionados. Em outro tipo de implementação, quando a contagem de credibilidade vem a ser computada para todos os tópicos na plataforma social, tal contagem de credibilidade é referenciada como a contagem de credibilidade global. A contagem de credibili• 5 dade global indica, por exemplo, a credibilidade dos usuários ao longo da plataforma social. Em um tipo de implementação, o módulo de determinação de credibilidade 122 gera a contagem de credibilidade com base no valor de usuário correspondente e na contagem de popularidade correspondente.
No bloco 212, as ações de intensificação podem ser efetuadas com base na conta10 gem de credibilidade de cada pluralidade de usuários, para intensificação da qualidade de conteúdo e do envolvimento de usuário na plataforma social, acentuando assim a popularidade e capacidade lucrativa da plataforma social. Em um tipo de implementação, caso a contagem de qualidade de tópico computada seja baixa, ou seja, a qualidade do tópico seja pobre, os usuários apresentando contagem de credibilidade seletiva de tópicos elevada, 15 referidos daqui em diante como usuários possuindo credibilidade, podem ser motivados para virem a melhorar a qualidade do tópico. Por exemplo, os usuários tendo credibilidade podem ser incentivados ou recompensados no sentido de virem a contribuir com uma grande quantidade de conteúdo com qualidade referente ao tópico, acentuando assim a qualidade do tópico, e dai a qualidade da plataforma social.
Em um tipo de implementação, caso a contagem de qualidade do tópico seja eleva
da, ou seja, a qualidade do tópico seja boa, um ou mais usuários tendo credibilidade, por exemplo, aqueles usuários apresentando a contagem de credibilidade mais elevada, podem vir a serem recompensados devido a contribuição de qualidade no tópico, de forma a haver motivação para que o usuário prossiga colocando conteúdo com qualidade no tópico, preservando-se a boa qualidade do tópico.
Em outro tipo de implementação, os usuários apresentando contagens de elevada credibilidade global podem ser apresentados com ofertas no sentido de obterem anúncios gratuitos postados na plataforma social, aumentando a participação por parte dos usuários que gostariam de promoverem os seus produtos, serviços, etc. Isso viria a encorajar da 30 mesma maneira a que novos usuários viessem a se juntar com a plataforma social, participando em diversas atividades referentes a plataforma social para avaliação de tais serviços de anúncios isentos de custos na divulgação de seus produtos e serviços. Além disso, as ações de intensificação poderiam vir a incluir a exibição do nome com imagem dos usuários apresentando contagens de credibilidade global elevadas junto à página de origem no site 35 da web da plataforma social.
Embora hajam sido descritas implementações referentes aos métodos e sistemas voltadas para a intensificação da qualidade de conteúdo e de envolvimento de usuário em plataformas sociais em um linguajar específico as características e/ou métodos estruturais, deve ser entendido que as reivindicações apensas não ficam necessariamente restritas aos fatores ou métodos especificamente descritos. Ao invés disso, os fatores e métodos específicos são descritos sob formas de implementações de exemplos destinados a intensificação ' 5 quanto a qualidade de conteúdo e envolvimento de usuário junto às plataformas sociais.

Claims (13)

1. Método, CARACTERIZADO pelo fato de compreender: acesso a uma qualidade de cada pluralidade de conteúdos contribuídos por usuário relacionados a pelo menos um tópico associado com uma plataforma social baseada na web vindo a gerar uma contagem quanto a qualidade de tópico destinada a pelo menos um tópico, sendo que o acesso vem a se dar com base em pelo menos um dos parâmetros de acesso a qualidade de tópico; geração de uma contagem de credibilidade para cada pluralidade de usuários com base em parte da contagem de qualidade de tópico, sendo que a pluralidade de usuários inclui usuários que hajam contribuído junto aos conteúdos contribuídos pelo usuário; e identificação de pelo menos um usuário tendo credibilidade a partir da pluralidade de usuários com base na contagem de credibilidade para intensificação de pelo menos uma qualidade da plataforma social com base na web, e envolvimento de usuário na plataforma social com base na web.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da geração consistir da avaliação de um valor de usuário referente a pluralidade de usuários com base em uma contagem de contribuição correspondente e na contagem de qualidade de tópico, com o valor de usuário indicando uma quantidade de contribuição de qualidade dada por cada pluralidade de usuários junto à pelo menos um tópico.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato da geração compreender ainda: determinação de uma contagem de popularidade destinada a cada pluralidade de usuários com base nos parâmetros de avaliação de popularidade; e computação da contagem de credibilidade voltada para cada pluralidade de usuários com base no valor de usuário correspondente e na contagem de popularidade.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do acesso compreender: acesso a um valor voltado para cada pluralidade de conteúdos contribuídos pelo usuário com respeito a cada um dos parâmetros de acesso de qualidade de tópico, com base em um peso associado a cada um dos parâmetros de qualidade de topo; e computação de um mecanismo ponderado dos valores correspondendo a cada um dos parâmetros de acesso a qualidade de tópico para a determinação da qualidade de cada pluralidade de conteúdos contribuídos de usuário.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do acesso compreender na determinação de uma qualidade inicial de cada pluralidade de conteúdos contribuídos pelo usuário com base na contagem de popularidade dos usuários correspondentes.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do método compreender ainda da indexação de uma pluralidade de conteúdos contribuídos pelo usuário, recebidos a partir da pluralidade de usuários junto ao tópico correspondente associado com a plataforma social baseado na web.
7. Sistema de gerenciamento de qualidade (102), CARACTERIZADO pelo fato de compreender: processador (108); e memória (112) acoplada ao processador (108), com a memória (112) compreendendo: módulo de acesso a qualidade de tópico (120) configurado para proceder a computação de uma contagem de qualidade de tópico para pelo menos um tópico associado com a plataforma social baseada na web com base em pelo menos um dos parâmetros de acesso a qualidade de tópico; e módulo de determinação de credibilidade (122) configurado para vir a gerar uma contagem de credibilidade para cada pluralidade de usuários associados com a plataforma social baseada na web com base, em parte, na contagem de qualidade de tópico.
8. Sistema de gerenciamento de qualidade (102), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda de um módulo de indexação (118) configurado para indexar uma pluralidade de conteúdos contribuídos pelo usuário, recebidos a partir de uma pluralidade de usuários, junto a um tópico correspondente associado com a plataforma social baseada na web com base nas regras de indexação.
9. Sistema de gerenciamento de qualidade (102), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato do módulo de acesso a qualidade de tópico efetuar a computação da contagem de qualidade de tópico com base nos pesos associados a cada pluralidade de parâmetros de acesso a tópico.
10. Sistema de gerenciamento de qualidade (102), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato do módulo de determinação de credibilidade (122) vir a ser configurado para a geração da contagem de credibilidade, voltado para cada pluralidade de usuários, com base na contagem de contribuição correspondente e na contagem de qualidade de tópico.
11. Sistema de gerenciamento de qualidade (102), de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato do módulo de determinação de credibilidade (122) vir a ser configurado para a geração da contagem de credibilidade, para cada pluralidade de usuários, com base ainda em uma contagem de popularidade correspondente.
12. Sistema de gerenciamento de qualidade (102), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato do módulo de determinação de credibilidade (122) vir a ser configurado para gerar as contagens de credibilidade quando a contagem de qualidade de tópico corresponder a pelo menos um tópico se encontrando abaixo da contagem de qualidade de tópico limítrofe.
13. Mídia de leitura computacional contendo embutida na mesma um programa computacional destinado a execução de um método, CARACTERIZADO pelo fato de compreender: acesso a qualidade de cada pluralidade de conteúdos contribuídos por usuário relacionados a pelo menos um tópico associado com uma plataforma social baseada na web com base pelo menos em um dos parâmetros de acesso a qualidade de tópico; geração de uma contagem de qualidade de tópico para pelo menos um tópico baseado no acesso; e avaliação de uma contagem de credibilidade para cada pluralidade de usuários com base, em parte, na contagem de qualidade de tópico, sendo que a pluralidade de usuário inclui usuários que hajam contribuído com conteúdos contribuídos por usuário, e ainda com a contagem de credibilidade correspondendo a um usuário que seja indicativa de uma quantidade da qualidade de contribuição efetuada pelo usuário em referência a pelo menos um tópico.
BRBR102012023788-1A 2011-10-11 2012-09-20 qualidade de conteédo e envolvimento de usuÁrio em plataformas sociais BR102012023788A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN2272MU2011 2011-10-11

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012023788A2 true BR102012023788A2 (pt) 2013-08-06

Family

ID=47257394

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012023788-1A BR102012023788A2 (pt) 2011-10-11 2012-09-20 qualidade de conteédo e envolvimento de usuÁrio em plataformas sociais

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20130091141A1 (pt)
EP (1) EP2581869A1 (pt)
JP (1) JP6101028B2 (pt)
KR (1) KR101890782B1 (pt)
CN (1) CN103049637B (pt)
AU (1) AU2012227239A1 (pt)
BR (1) BR102012023788A2 (pt)
CA (1) CA2789701C (pt)
MX (1) MX2012010884A (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9330420B2 (en) * 2013-01-15 2016-05-03 International Business Machines Corporation Using crowdsourcing to improve sentiment analytics
US20140280554A1 (en) * 2013-03-15 2014-09-18 Yahoo! Inc. Method and system for dynamic discovery and adaptive crawling of content from the internet
EP3000105A4 (en) * 2013-05-21 2016-12-21 Tomer Ben-Kiki SYSTEMS AND METHODS FOR PROVIDING ONLINE SERVICES
WO2015035188A1 (en) * 2013-09-05 2015-03-12 Jones Colleen Pettit Content analysis and scoring
CN105303447A (zh) * 2015-08-17 2016-02-03 北京阿甘敦行信息科技有限公司 利用网络信息进行信用评级的方法和系统
WO2018018132A1 (en) * 2016-07-29 2018-02-01 1974226 Alberta Ltd. Processing user provided information for ranking information modules
US10708370B2 (en) * 2016-11-08 2020-07-07 International Business Machines Corporation Method and system for assigning privileges in an online community of news content readers and authors
US10628457B2 (en) * 2016-11-08 2020-04-21 International Business Machines Corporation Method and system for self-organizing an online community of news content readers and authors
US11205103B2 (en) 2016-12-09 2021-12-21 The Research Foundation for the State University Semisupervised autoencoder for sentiment analysis
CN108733672B (zh) * 2017-04-14 2023-01-24 腾讯科技(深圳)有限公司 实现网络信息质量评估的方法和系统
JP2019102000A (ja) * 2017-12-07 2019-06-24 Line株式会社 情報処理方法、プログラム、及び情報処理装置
CN108090148A (zh) * 2017-12-08 2018-05-29 程桂平 问答类网站根据用户等级限制行为的方法
US11914966B2 (en) 2019-06-19 2024-02-27 International Business Machines Corporation Techniques for generating a topic model
US20230052216A1 (en) * 2021-04-22 2023-02-16 Throw App Co. Systems and methods for investing in a communication platform that allows monetization based on a score
WO2023148947A1 (ja) * 2022-02-07 2023-08-10 日本電信電話株式会社 評価装置、評価方法、およびプログラム

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2004094384A (ja) * 2002-08-29 2004-03-25 Ntt Comware Corp レコメンデーション装置、嗜好情報設定方法
US7822631B1 (en) * 2003-08-22 2010-10-26 Amazon Technologies, Inc. Assessing content based on assessed trust in users
KR100627845B1 (ko) * 2003-09-15 2006-09-26 에누리닷컴 주식회사 인터넷 웹 게시판에서 우수 컨텐츠 선정방법
JP2005235118A (ja) * 2004-02-23 2005-09-02 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 情報抽出方法およびその装置
US7562304B2 (en) * 2005-05-03 2009-07-14 Mcafee, Inc. Indicating website reputations during website manipulation of user information
US20060253584A1 (en) * 2005-05-03 2006-11-09 Dixon Christopher J Reputation of an entity associated with a content item
US8560385B2 (en) * 2005-09-02 2013-10-15 Bees & Pollen Ltd. Advertising and incentives over a social network
KR100771142B1 (ko) * 2006-03-07 2007-11-19 오피니티 에이피(주) 사용자의 평판 스코어를 제공하는 리뷰 스코어링 방법 및시스템
US20080005223A1 (en) * 2006-06-28 2008-01-03 Microsoft Corporation Reputation data for entities and data processing
US20080109244A1 (en) * 2006-11-03 2008-05-08 Sezwho Inc. Method and system for managing reputation profile on online communities
US20080109491A1 (en) * 2006-11-03 2008-05-08 Sezwho Inc. Method and system for managing reputation profile on online communities
JP4978535B2 (ja) * 2008-03-28 2012-07-18 富士通株式会社 仮想共同体管理システム、仮想共同体管理方法、およびコンピュータプログラム
US20090276233A1 (en) * 2008-05-05 2009-11-05 Brimhall Jeffrey L Computerized credibility scoring
US8615512B2 (en) * 2008-09-30 2013-12-24 Yahoo! Inc. Guiding user moderation by confidence levels
CN101520802A (zh) * 2009-04-13 2009-09-02 腾讯科技(深圳)有限公司 一种问答对的质量评价方法和系统
EP2494464A4 (en) * 2009-10-29 2016-04-27 Google Inc CLASSIFICATION OF WEB CONTENT GENERATED BY USERS
JP5276581B2 (ja) * 2009-12-25 2013-08-28 日本電信電話株式会社 トレンド分析装置、トレンド分析方法およびトレンド分析プログラム
JP2013517563A (ja) * 2010-01-15 2013-05-16 コンパス ラボズ,インク. ユーザ通信の解析システムおよび方法
US20120330643A1 (en) * 2010-06-04 2012-12-27 John Frei System and method for translation
US8781984B2 (en) * 2010-08-05 2014-07-15 Ben Schreiner Techniques for generating a trustworthiness score in an online environment
US20120179751A1 (en) * 2011-01-06 2012-07-12 International Business Machines Corporation Computer system and method for sentiment-based recommendations of discussion topics in social media
US8374885B2 (en) * 2011-06-01 2013-02-12 Credibility Corp. People engine optimization

Also Published As

Publication number Publication date
KR101890782B1 (ko) 2018-08-22
CA2789701A1 (en) 2013-04-11
CN103049637B (zh) 2018-05-11
MX2012010884A (es) 2013-04-16
CA2789701C (en) 2020-04-07
EP2581869A1 (en) 2013-04-17
US20130091141A1 (en) 2013-04-11
JP2013084253A (ja) 2013-05-09
JP6101028B2 (ja) 2017-03-22
AU2012227239A1 (en) 2013-05-02
KR20130039296A (ko) 2013-04-19
CN103049637A (zh) 2013-04-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012023788A2 (pt) qualidade de conteédo e envolvimento de usuÁrio em plataformas sociais
US11551246B2 (en) Methods and apparatus to analyze and adjust demographic information
US8972275B2 (en) Optimization of social media engagement
JP6312667B2 (ja) ソーシャルネットワーキングシステムにおけるスポンサ付き広告のランク付けおよび価格設定
Bornmann et al. How to normalize Twitter counts? A first attempt based on journals in the Twitter Index
Teng et al. Collective influence of multiple spreaders evaluated by tracing real information flow in large-scale social networks
WO2012118997A2 (en) Optimization of social media engagement
Cabanac Shaping the landscape of research in information systems from the perspective of editorial boards: A scientometric study of 77 leading journals
Montemurro et al. Patients’ and surgeons’ perceptions of social media’s role in the decision making for primary aesthetic breast augmentation
BRPI0721919A2 (pt) Métodos de distribuição de conteúdo em rede social online e produto de programa de computador
US20130159100A1 (en) Selecting advertisements for users of a social networking system using collaborative filtering
Martin et al. NHS waiting lists and evidence of national or local failure: analysis of health service data
Spaulding et al. Hospital value-based purchasing performance: do organizational and market characteristics matter?
Wright Adolescents' perceptions of popularity-motivated behaviors, characteristics, and relationships in cyberspace and cyber aggression: the role of gender
US20240095765A1 (en) Methods and apparatus to analyze and adjust demographic information
Dewan et al. A writer’s dilemma: Where to publish and where not to?
Jadad et al. From electronic gadgets to better health: where is the knowledge?
US10331679B2 (en) Method and apparatus for providing a recommendation for learning about an interest of a user
US20140214872A1 (en) Methods, systems, and computer readable media for determining social compatibility using a selected group
Gong et al. Exploring the power of social hub services
Safran et al. Success factors in a weblog community.
Gotecha et al. Identification of key opinion leaders in healthcare domain using weighted Social Network Analysis
Xavier et al. The Perception of Tourists Regarding the Importance of Influencers in Shaping the Image of a Tourist Destination: The Case of Melgaço (Portugal)
Sakulsaengprapha et al. Social media impact on qualitative performance metrics: Analysis and trends of top revenue grossing US Hospitals
Masouras et al. Uses and gratifications in online news: Comparing social media and news media use by users

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]