BR102012020423A2 - Combustor de detonação por pulso - Google Patents

Combustor de detonação por pulso Download PDF

Info

Publication number
BR102012020423A2
BR102012020423A2 BR102012020423-1A BR102012020423A BR102012020423A2 BR 102012020423 A2 BR102012020423 A2 BR 102012020423A2 BR 102012020423 A BR102012020423 A BR 102012020423A BR 102012020423 A2 BR102012020423 A2 BR 102012020423A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pulse detonation
combustor
pulse
space
detonation
Prior art date
Application number
BR102012020423-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Adam Rasheed
Narendra Joshi
Ross Kenyon
Venkat Tangirala
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BR102012020423A2 publication Critical patent/BR102012020423A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23CMETHODS OR APPARATUS FOR COMBUSTION USING FLUID FUEL OR SOLID FUEL SUSPENDED IN  A CARRIER GAS OR AIR 
    • F23C15/00Apparatus in which combustion takes place in pulses influenced by acoustic resonance in a gas mass
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23RGENERATING COMBUSTION PRODUCTS OF HIGH PRESSURE OR HIGH VELOCITY, e.g. GAS-TURBINE COMBUSTION CHAMBERS
    • F23R7/00Intermittent or explosive combustion chambers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Fluidized-Bed Combustion And Resonant Combustion (AREA)

Abstract

COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO. Trata-se de um combustor de detonação por pulso (10) que inclui pelo menos um espaço cheio (24) localizado ao longo do comprimento do combustor de detonação por pulso. O espaço cheio (24) pode ser localizado: 1) próximo a uma válvula de ar (12); 2) entre uma porta de injeção de combustível (18) e uma fonte de ignição (20); 3) a jusante tanto da porta de injeção de combustível quanto da fonte de ignição; e 4) próximo a um bocal de saída (14) do combustor de detonação por pulso. Além disso, o combustor de detonação por pulso (10) pode ter múltiplos espaços cheios (24), por exemplo, próximos à válvula de ar e próximos ao bocal de saida. A localização e as dimensões do espaço cheio (24) podem ser seletivamente ajustadas para controlar o carregamento mecânico na parede, a velocidade de fluxo de fluído dentro do combustor, e a pressão gerada pelo combustor de detonação por pulso.

Description

“COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO”
Antecedentes da Invenção
Esta invenção refere-se a sistemas de detonação por pulso e, mais particularmente, a um combustor de detonação por pulso (PDC) com pelo menos um espaço cheio para redução do pico do pulso de pressão e que estende a duração do período de estagnação e tempo de purgação.
Com o recente desenvolvimento dos combustores de detonação por pulso (PDCs) e de motores de detonação por pulso (PDEs), vários esforços foram postos em prática para usar os PDC/Es em aplicações práticas, tais 10 como combustores para motores de aeronaves e/ou como meios para gerar impulso/propulsão adicional em um estágio pós-turbina. Além disso, há esforços para empregar os dispositivos de PDC/E em motores de tipo “híbrido” que usam uma combinação, tanto de tecnologias de motores de turbina de gás convencional, quanto de tecnologias de PDC/E em um esforço para maximizar 15 a eficácia operacional.
Uma das vantagens principais de um motor de detonação por pulso (PDE) é a combustão por elevação da pressão que conduz a um desempenho ampliado ao atingir um ciclo termodinâmico de volume quase constante. O desafio é que as aplicações práticas de PDE requerem operação 20 pulsada devido à natureza instável das detonações. A elevação da pressão é, portanto, alcançada somente por um período de tempo muito curto. Um rastreamento típico de pressão mostra um ápice muito alto de pressão (que dura aproximadamente 5 microssegundos), seguido de um período de estagnação que pode durar de 2 a 3 milissegundos, seguido de uma purgação 25 a uma pressão ambiente (ou de preenchimento). A duração do período de estagnação e purgação é amplamente uma função da razão em área do bocal de saída. É desejável reduzir o “pico” do pulso de pressão (o que pode ser prejudicial aos componentes a montante e a jusante) e estender a duração do período de estagnação e purgação.
Descrição Resumida da Invenção Os inventores resolveram o problema de redução do pico do pulso de pressão e extensão da duração do período de estagnação e tempo de 5 purgação para um PDC ao apresentar pelo menos um espaço cheio ao longo do comprimento da PDC. O espaço cheio pode ser tanto a montante quanto a jusante da porta de injeção de combustível e da fonte de ignição. O espaço cheio pode ser usado, ao invés de, ou em conjunção com, um bocal de saída a jusante que também auxilia na extensão do tempo de purgação.
Em um aspecto da invenção, um combustor de detonação por
pulso, que tem uma parede e que compreende pelo menos um espaço cheio ao longo de um comprimento do combustor de detonação por pulso para controlar um de um carregamento mecânico na parede, uma velocidade de fluxo de fluído dentro do combustor, e uma pressão gerada pelo combustor de detonação por pulso.
Conforme usado neste documento, um “combustor de detonação por pulso” PDC (que também inclui PDEs) é compreendido para representar qualquer dispositivo ou sistema que produz tanto uma elevação da pressão quanto aumento da velocidade de uma série de detonações consecutivas ou 20 quase detonações dentro do dispositivo. Uma “quase detonação” é um processo de combustão turbulenta supersônica que produz uma elevação da pressão e aumento da velocidade maior que a elevação da pressão e o aumento da velocidade produzida por uma onda de deflagração. As modalidades de PDCs (e PDEs) incluem meios de ignição de uma mistura de 25 combustível/oxidante, por exemplo, uma mistura de combustível e ar, e uma câmara de detonação, cujas frentes de onda de pressão, iniciadas pelo processo de ignição, coalescem para produzir uma onda de detonação. Cada detonação ou quase detonação é iniciada tanto por ignição externa, tal como uma descarga de fagulha ou pulso de laser, ou por processos dinâmicos de gás, tais como uma focalização de choque, autoignição ou por outra detonação (isto é, fogo cruzado).
Conforme usado neste documento, uma “detonação” é compreendida para representar tanto uma detonação quanto uma quase detonação.
Conforme usado neste documento, “motor” representa qualquer dispositivo usado para gerar impulso e/ou potência.
Conforme usado neste documento, um “espaço cheio” representa uma câmara fechada onde o fluido pode ser coletado, que tem uma área transversal que é maior que o restante do combustor de detonação por pulso.
Breve Descrição das Figuras
As vantagens, natureza e várias características adicionais da invenção aparecerão mais completamente em consideração da modalidade ilustrativa da invenção, a qual é esquematicamente apresentada nas Figuras, das quais:
A Figura 1 mostra uma representação esquemática de um combustor de detonação por pulso (PDC) o espaço cheio da invenção localizado próximo a uma válvula de ar (isto é, a montante tanto da porta de injeção de combustível quanto da fonte de ignição).
A Figura 2 mostra uma representação esquemática de um combustor de detonação por pulso (PDC) com o espaço cheio da invenção localizado entre a porta de injeção de combustível e a fonte de ignição (isto é, o espaço cheio está a jusante da porta de injeção de combustível e a montante da fonte de ignição).
A Figura 3 mostra uma representação esquemática de um combustor de detonação por pulso (PDC) com o espaço cheio da invenção localizado a jusante tanto da porta de injeção de combustível quanto da fonte de ignição.
A Figura 4 mostra uma representação esquemática de um combustor de detonação por pulso (PDC) com o espaço cheio da invenção localizado próximo a um bocal de saída (isto é, a jusante tanto da porta de injeção de combustível quanto da fonte de ignição).
A Figura 5 mostra uma representação esquemática de um combustor de detonação por pulso (PDC) com múltiplos espaços cheios da invenção com um espaço cheio localizado próximo a uma válvula de ar (isto é, a montante tanto da porta de injeção de combustível quanto da fonte de 10 ignição) e outro espaço cheio próximo a um bocal de saída (isto é, a jusante tanto da porta de injeção de combustível quanto da fonte de ignição).
A Figura 6 mostra um gráfico de um típico rastreamento de pressão de um combustor de detonação por pulso (PDC) que não tem um espaço cheio da invenção.
A Figura 7 mostra um gráfico de um típico rastreamento de
pressão de um combustor de detonação por pulso (PDC) que tem um espaço cheio da invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção será explicada em mais detalhes por meio da referência aos desenhos anexos, que não limitam o escopo da invenção de forma alguma.
A Figura 1 descreve um combustor de detonação por pulso (PDC)
10, que tem uma válvula de ar 12 em uma extremidade e um bocal de saída 14 em uma extremidade oposta, de acordo com uma modalidade da invenção. Na 25 modalidade ilustrada, o bocal de saída 14 é um bocal convergente. Contudo, será verificado que o bocal de saída 14 pode ser também um bocal convergente/divergente, ao invés de um bocal convergente. A válvula de ar 12 pode ser de qualquer tipo: disco, latas rotatórias, válvula de gatilho, válvula de luva, e similares. A vazão de ar 16 para o combustor 10 pode ser obtida de qualquer fonte convencional de vazão de ar primária (não mostrada), por exemplo, de um estágio de um compressor de um motor (não mostrado), ou uma fonte comparável. O combustível pode ser fornecido ao combustor 10 por 5 meios de uma porta injetora de combustível convencional 18. A porta injetora de combustível 18 pode ser controlada por quaisquer meios conhecidos ou convencionais. Em uma presente invenção, É verificado que a válvula 18 seja controlada de modo a modular ou regular liberação de calor a partir do combustível de trabalho. Isto é, o controle de combustível, e da detonação, é 10 tal que a geração de calor pelo combustor 10 pode ser definida ao nível apropriado para conversão de energia eficaz por algum dispositivo a jusante.
Em geral, a operação e função do combustor de detonação por pulso 10 estão de acordo com quaisquer meios e métodos conhecidos e convencionais. A presente invenção não está limitada, em qualquer forma, à 15 operação e configuração do combustor de detonação por pulso. O fluxo do ar primário para dentro do combustor 10 pode ser controlado pela válvula 12 para proporcionar as condições apropriadas de razão em combustível-ar para detonações sustentáveis. O controle de fluxo pode ser alcançado por quaisquer meios conhecidos ou convencionais.
Alternativamente, uma mistura de ar/combustível pré-misturada
pode ser fornecida ao combustor 10 ao invés da vazão de ar 16, e a porta injetora de combustível 18 não é necessária e pode ser eliminada. Uma fonte de ignição 20, tal como uma vela de ignição, e similares, acendem a mistura de combustível e ar dentro do PDC 10. O PDC 10 pode também incluir um campo 25 de obstáculo 22 que proporcionam turbulências e/ou redemoinhos para aumentar a mistura da mistura de combustível e ar dentro do PDC 10, promovendo assim a formação de detonação dentro do PDC 10. Um benefício é alcançar um perfil térmico uniforme próximo que facilite a conversão de energia otimizada e a vida de projeto robusta do dispositivo a jusante. O campo de obstáculo 22 pode estar na forma de espirais, obstruções, placas, rampas, e similares.
Um aspecto da invenção é que o PDC 10 inclui um espaço cheio 5 24, que tem uma área transversal que é maior que a área transversal do restante do PDC 10. Por exemplo, o espaço cheio 24 pode ter uma área transversal que é entre cerca de 1,1 a cerca de 2,0 vezes maior que a área transversal do restante do PDC 10. Em uma modalidade específica, o espaço cheio 24 tem uma área transversal que é de aproximadamente 1,4 vez maior 10 que a área transversal do restante do PDC 10.
Um benefício do volume adicional fornecido pelo espaço cheio 24 é que o pico do pulso de pressão, que pode ser prejudicial a um componente a montante (e a jusante) é reduzido, e a duração do período de estagnação e purgação do pulso de pressão é estendida. Em referência agora à Figura 6, o 15 rastreamento de pressão de um combustor convencional sem o espaço cheio exibe um ápice de pressão que rapidamente cai a um valor inicial e tem uma média de pressão relativamente mais baixa. Conforme mostrado na Figura 7, o rastreamento de pressão do PDC 10 com o espaço cheio 24 exibe uma pressão que é mantida mais longe e cai lentamente de volta a um valor inicial e 20 a média de pressão é maior. Em efeito, o espaço cheio 24 estende os processos de período de estagnação e purgação, mantendo, assim o PDC 10 pressurizado por um período mais longo de tempo.
O espaço cheio 24 serve para diversos propósitos, que podem ser seletivamente ajustados por localização do espaço cheio 24 em diferentes locais ao longo do PDC 10. Estes propósitos incluem, mas sem caráter limitativo:
1) Controlar seletivamente o carregamento mecânico na parede do combustor; 2) Controlar seletivamente a velocidade de fluxo de fluído no
combustor; e
3) Controlar seletivamente a pressão gerada pelo combustor.
Cada um desses propósitos é discutido abaixo.
Controle de Carregamento Mecânico
Uma súbita mudança na mudança da área transversal de um pequeno diâmetro a um diâmetro maior ajuda onda enfraquecidas de detonação ou ondas de choque, reduzindo assim a carga de impacto dinâmico, que resulta em estresses de pico muito altos, e também reduz a “média de 10 pressão” na seção de volume maior. Contudo, esta maior área transversal do diâmetro resulta em uma área de superfície maior para que a pressão atue, de modo que isto poderia resultar em uma carga estática mais alta (então há uma troca de carga dinâmica por carga estática).
Em geral, a melhor localização do espaço cheio 24 para o carregamento mecânico é próximo à válvula de ar 12. Se o espaço cheio 24 for a montante da porta injetora de combustível 18 e da fonte de ignição 20, então o combustível não entra no espaço cheio 24 (isto é, o espaço cheio é desprovido de combustível). Nesta localização, há múltiplos benefícios:
1) Baixo pico de pressão devido ao fato de que a onda de detonação se converteu em onda de choque;
2) Baixa temperatura, e, portanto, melhor para materiais devido ao fato de que há pouca ou nenhuma combustão próxima à válvula de ar; e
3) Baixo pico de pressão devido ao enfraquecimento da detonação/onda de choque devido à súbita mudança de área, mas há uma
troca com estresse estático potencialmente maior devido ao estresse de arco.
Controle de Velocidade de Fluxo
Muitos dos processos de fluxo, por exemplo, preenchimento de combustível, iniciação de detonação, purgação, e similares, são impactados pela velocidade de fluxo em volume. Em alto nível, a velocidade de fluxo em volume no PDC 10 é principalmente controlada pela razão em fluxo de massa, densidade (por exemplo, P e T), pelo diâmetro do PDC 10, e pela área de 5 garganta do bocal de saída 14. A velocidade local de fluxo em volume pode ser ajustada ao longo do comprimento do PDC 10 por ajuste seletivo do diâmetro local do PDC 10. Isto pode ser útil em pelo menos duas áreas:
1) Próximo ao bocal de saída 14 para ajudar a minimizar o derramamento de combustível. Por exemplo, tendo um diâmetro maior, retarda
o fluxo em volume de maneira localizada. Quando, ao tentar preencher o tubo com combustível próximo a 100% do comprimento, o usuário pode acidentalmente preencher demasiadamente (resultando em desperdício de combustível). Ao ter um diâmetro maior localmente próximo à extremidade, isto retarda o escoamento e cria uma “região de tampão” para permitir ligeiras
variações nas velocidades de fluxo sem resultar em um preenchimento demasiado.
2) Entre a válvula de ar 12 e o bocal de saída, no meio do PDC 10 na região do campo de obstáculo 22. O diâmetro localmente menor aumenta a velocidade em volume e aumenta a quantidade de turbulência e
mistura para fazer com que o processo de DDT seja mais eficaz. Contudo, há uma troca, devido ao fato de que diâmetro menor implica em uma velocidade maior, o que pode proporcionar um DDT mais eficaz, porém, sua pressão mais alta é reduzida.
Controle de Pressão
Em geral, quanto maior o volume do tubo, maior a média de
elevação da pressão que será alcançada. Tendo diâmetros localmente maiores em qualquer lugar, pode ajudar a aumentar a elevação da pressão e estender o tempo de purgação (as trocas são com diâmetro de garganta de bocal e frequência de operação).
É previsto que o espaço cheio 24 pode ser localizado em cinco (5) diferentes localizações ao longo do PDC 10. Estas localizações incluem, mas sem caráter limitativo:
1) A montante do injetor de combustível e próximo à válvula
de ar 12;
2) Entre o injetor de combustível e a fonte de ignição;
3) A jusante da fonte de ignição ao longo do comprimento médio do PDC 10;
4) Próximo ao bocal de saída 14;
5) Tanto um 1) quanto 4); e
6) Qualquer combinação dos locais acima.
Cada localização 1) de passagem 5) impacta o controle de carregamento mecânico, controle de velocidade de fluxo e o controle de 15 elevação da pressão do PDC 10 de uma maneira diferente. Na modalidade ilustrada mostrada na Figura 1, o espaço cheio 24 está localizado próximo à válvula de ar 12 em uma extremidade do PDC 10 a montante tanto da porta injetora de combustível 18 quanto da fonte de ignição 20. Nesta localização, o espaço cheio 24 representa uma súbita mudança na área transversal em uma 20 onda (detonante) de choque de percurso a montante. O espaço cheio 24 é esvaziado e fica simplesmente pressurizado quando a onda detonante chega à válvula de ar 12. O volume maior proporcionado pelo espaço cheio 24 estende o período de estagnação e tempo de purgação da onda detonante. Além disso, a onda detonante se enfraquece e o pico da onda detonante se reduz, 25 proporcionando assim um benefício mecânico à válvula de ar 12. Além disso, o espaço cheio 24 pode ser regulado de modo a aproveitar as vantagens dos modos acústicos do PDC 10 e auxiliar nos processos de preenchimento e limpeza. Em referência agora à Figura 2, outra localização para o espaço cheio 24 é entre a porta injetora de combustível 18 e a fonte de ignição 20 (isto é, a jusante da porta injetora de combustível 18 e a montante da fonte de ignição 20). Nesta localização, o espaço cheio 24 é abastecido (o ponto de 5 abastecimento pode ser a montante da válvula de ar 12, a jusante da válvula de ar 12, ou ambos). Como resultado de ser abastecido, o espaço cheio 24 experimenta pressurização e combustão de deflagração a partir dos produtos de onda detonante e exaustão aquecida. O volume maior proporcionado pelo espaço cheio 24 estende o período de estagnação e tempo de purgação da 10 onda detonante. Além disso, a onda detonante enfraquece ligeiramente e o pico se reduz, proporcionando assim um benefício mecânico á válvula de ar 24. Contudo, o espaço cheio 24 pode causar estresses potencialmente altos localmente devido ao diâmetro maior (e estresse é proporcional ao diâmetro).
Em referência agora à Figura 3, outra localização para o espaço 15 cheio 24 é a jusante da porta injetora de combustível 18 e da fonte de ignição 20. Nesta localização, o espaço cheio 24 é abastecido (o ponto de abastecimento pode tanto estar a montante da válvula de ar 12, quanto a jusante da válvula de ar 12, ou ambos). Como resultado de ser abastecido, o espaço cheio 24 experimenta pressurização e combustão de deflagração a 20 partir dos produtos de onda detonante e exaustão aquecida. O volume maior proporcionado pelo espaço cheio 24 estende o período de estagnação e tempo de purgação da onda detonante. Além disso, o espaço cheio 24 pode ser regulado aproveitar as vantagens de modos acústicos do PDC 10 e auxiliar os processos de preenchimento e limpeza.
Em referência agora à Figura 4, outra localização do espaço cheio
24 é próxima ao bocal de saída 14. Nesta localização, o espaço cheio 24 pode ser abastecido ou esvaziado, dependendo da fração de preenchimento desejada do PDC 10. O volume maior proporcionado pelo espaço cheio 24 pode ser usado para aumentar o controle da fração de preenchimento devido ao fato de que o PDC 10 baseia-se na velocidade de fluxo em volume para converter combustível ao longo de seu comprimento. O diâmetro localmente maior proporcionado pelo espaço cheio 24 reduz a velocidade de fluxo em 5 volume, reduzindo assim quaisquer erros/instabilidades no tempo de abastecimento de modo a evitar o preenchimento acima ou abaixo do normal. O volume maior proporcionado pelo espaço cheio 24 também estende o período de estagnação e o tempo de purgação da onda de detonação e onda detonante. Além disso, o espaço cheio 24 pode ser regulado para aproveitar as 10 vantagens dos modos acústicos do PDC 10 e auxiliar nos processos de preenchimento e limpeza. O volume aumentado ajuda a aumentar o tempo de resistência dos gases queimados no combustor. Este aumento no tempo de resistência permite que a reação química se complete. O aumento do volume é também usado para definir a frequência operacional do PDC. A área 15 aumentada na extremidade traseira (isto é, próxima ao bocal de saída 14) também reduz a velocidade de fluxo na parte mais aquecida do combustor, o que facilita o resfriamento das paredes do combustor.
Será verificado que a invenção pode ter múltiplos espaços cheios
24 ao longo do comprimento do PDC 10 para concluir a definição da pressão, 20 velocidade e/ou carregamento mecânico conforme necessário. A Figura 5 ilustra uma modalidade exemplificativa da invenção com múltiplos espaços cheios 24 ao longo do comprimento do PDC 10. Na modalidade ilustrada, um espaço cheio 24 é próximo à válvula de ar e outro espaço cheio 24 é próximo ao bocal de saída 14. É observado que esta configuração destaca outro tipo de 25 controle de velocidade que é implícito em todas as figuras anteriores, mas que fica mais óbvio aqui. Na Figura 5, fica claro que o campo de obstáculo 22 está em uma seção reduzida do diâmetro do PDC 10. Esta localização do campo de obstáculo 22 é geralmente útil devido ao fato de que isto aumenta a velocidade local, o que aumenta a turbulência dentro dos obstáculos, aperfeiçoando assim a eficácia da formação da detonação.
Na modalidade ilustrada, a transição entre o espaço cheio 24 e o restante do combustor 10 é um ângulo abrupto 26 de cerca de noventa graus 5 (isto é, perpendicular á parede do PDC 10). Contudo, será verificado que a invenção não é limitada pelo ângulo de transição 26 entre a parede do combustor 10 e o espaço cheio 24, e que a invenção pode ser praticada com qualquer ângulo desejado entre zero e noventa graus. Por exemplo, o ângulo de transição 26 pode ser menor que noventa graus, conforme mostrado na 10 Figura 5b.
Conforme descrito acima, o espaço cheio 24 reduz o “pico” do pulso de pressão, o que pode ser prejudicial aos componentes a jusante (e a montante), e estende a duração do período de estagnação e purgação no combustor de detonação por pulso 10.
Embora a invenção seja descrita em referência a uma modalidade
exemplificativa, será compreendido pelos que são versados na técnica que várias mudanças podem ser feitas e equivalentes podem ser substituídos por elementos do mesmo sem se afastar do escopo da invenção. Além disso, muitas modificações podem ser feitas para adaptar uma situação particular ou 20 material aos ensinamentos da invenção sem se afastar do escopo essencial da mesma. Portanto, a invenção não se destina a ser limitada à modalidade particular descrita conforme o melhor modo verificado para a realização desta invenção, mas de modo que a invenção incluirá todas as modalidades dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (10)

1. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO (10), que tem uma parede e que compreende pelo menos um espaço cheio (24) ao longo de um comprimento do combustor de detonação por pulso para controlar um dentre um carregamento mecânico na parede, uma velocidade de fluxo de fluído dentro do combustor, e uma pressão gerada pelo combustor de detonação por pulso.
2. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o espaço cheio (24) tem uma área transversal que é de cerca de 1,1 a cerca de 2,0 vezes maior que o restante da câmara de detonação por pulso (10).
3. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o espaço cheio (24) tem uma área transversal que é de cerca de 1,4 vez maior que uma área transversal do restante da câmara de detonação por pulso (10).
4. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o espaço cheio (24) está localizado próximo a uma válvula de ar (12) do combustor de detonação por pulso (10).
5. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o espaço cheio (24) está localizado entre uma porta de injeção de combustível (18) e uma fonte de ignição (20) do combustor de detonação por pulso (10).
6. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o espaço cheio (24) está localizado a jusante tanto de uma porta de injeção de combustível (18) quanto da fonte de ignição (20) do combustor de detonação por pulso (10).
7. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o espaço cheio (24) está localizado próximo a um bocal de saída (14) do combustor de detonação por pulso (10).
8. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que o combustor de detonação por pulso (10) inclui uma pluralidade de espaços cheios (24).
9. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 8, em que um dentre a pluralidade de espaços cheios (24) está próximo a uma válvula de ar (12) do combustor de detonação por pulso (10), e outro dentre a pluralidade de espaços cheios (24) está próximo a um bocal de saída (14) do combustor de detonação por pulso (10).
10. COMBUSTOR DE DETONAÇÃO POR PULSO, de acordo com a reivindicação 1, em que um ângulo de transição (26) entre o espaço cheio (24) e o restante do combustor de detonação por pulso (10) é menor que noventa graus.
BR102012020423-1A 2011-08-16 2012-08-15 Combustor de detonação por pulso BR102012020423A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/210,603 US20130042595A1 (en) 2011-08-16 2011-08-16 Pulse detonation combustor with plenum

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012020423A2 true BR102012020423A2 (pt) 2014-03-11

Family

ID=46829640

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012020423-1A BR102012020423A2 (pt) 2011-08-16 2012-08-15 Combustor de detonação por pulso

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20130042595A1 (pt)
EP (1) EP2559939A2 (pt)
JP (1) JP2013040756A (pt)
CN (1) CN102954496A (pt)
BR (1) BR102012020423A2 (pt)
CA (1) CA2784422A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2016061654A1 (pt) * 2014-10-21 2016-04-28 Bonagura Paulo Sergio Combustor com ganho de pressão, de combustão intermitente e com escoamento de descarga substancialmente contínuo

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2011323198B2 (en) 2010-11-05 2015-06-18 Thermochem Recovery International, Inc. Solids circulation system and method for capture and conversion of reactive solids
CN103958398B (zh) 2011-09-27 2016-01-06 国际热化学恢复股份有限公司 合成气净化系统和方法
CN104500272A (zh) * 2014-11-26 2015-04-08 南京航空航天大学 一种低流阻近壁小空间环形激波聚焦直接起爆装置
CA2908274A1 (en) * 2015-09-16 2017-03-16 Han Yu Zhou Optimal feedback heat energy internal combustion engine and its applications
CA3014874C (en) 2016-02-16 2019-03-19 Thermochem Recovery International, Inc. Two-stage energy-integrated product gas generation system and method
CA3018980C (en) 2016-03-25 2019-04-16 Thermochem Recovery International, Inc. Three-stage energy-integrated product gas generation system and method
US10364398B2 (en) 2016-08-30 2019-07-30 Thermochem Recovery International, Inc. Method of producing product gas from multiple carbonaceous feedstock streams mixed with a reduced-pressure mixing gas
CN106352372B (zh) * 2016-10-11 2017-05-31 中国人民解放军国防科学技术大学 一种超声速爆震燃烧室及其起爆与自持控制方法
US11761635B2 (en) * 2017-04-06 2023-09-19 University Of Cincinnati Rotating detonation engines and related devices and methods
US9920926B1 (en) 2017-07-10 2018-03-20 Thermochem Recovery International, Inc. Pulse combustion heat exchanger system and method
US10099200B1 (en) 2017-10-24 2018-10-16 Thermochem Recovery International, Inc. Liquid fuel production system having parallel product gas generation
US11555157B2 (en) 2020-03-10 2023-01-17 Thermochem Recovery International, Inc. System and method for liquid fuel production from carbonaceous materials using recycled conditioned syngas
KR102368542B1 (ko) * 2020-07-24 2022-02-28 국방과학연구소 데토네이션 장치 및 이를 이용한 충격파 시험 장치
US11466223B2 (en) 2020-09-04 2022-10-11 Thermochem Recovery International, Inc. Two-stage syngas production with separate char and product gas inputs into the second stage
CN112196701A (zh) * 2020-09-25 2021-01-08 江苏大学 一种基于多区点火的激波聚焦爆震燃烧室

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7669405B2 (en) * 2005-12-22 2010-03-02 General Electric Company Shaped walls for enhancement of deflagration-to-detonation transition
US7841167B2 (en) * 2006-11-17 2010-11-30 General Electric Company Pulse detonation engine bypass and cooling flow with downstream mixing volume
CN101275741B (zh) * 2007-03-26 2011-02-02 靳宇男 脉冲矢量高压燃烧器
US20110047962A1 (en) * 2009-08-28 2011-03-03 General Electric Company Pulse detonation combustor configuration for deflagration to detonation transition enhancement
US20110146285A1 (en) * 2009-12-17 2011-06-23 General Electric Company Pulse detonation system with fuel lean inlet region

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2016061654A1 (pt) * 2014-10-21 2016-04-28 Bonagura Paulo Sergio Combustor com ganho de pressão, de combustão intermitente e com escoamento de descarga substancialmente contínuo

Also Published As

Publication number Publication date
US20130042595A1 (en) 2013-02-21
CN102954496A (zh) 2013-03-06
EP2559939A2 (en) 2013-02-20
JP2013040756A (ja) 2013-02-28
CA2784422A1 (en) 2013-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012020423A2 (pt) Combustor de detonação por pulso
US5345758A (en) Rotary valve multiple combustor pulse detonation engine
US9140456B2 (en) Variable initiation location system for pulse detonation combustor
Lin et al. Experimental study on propagation mode of H2/Air continuously rotating detonation wave
Lu et al. Rotating detonation wave propulsion: experimental challenges, modeling, and engine concepts
US7966803B2 (en) Pulse detonation combustor with folded flow path
US8683780B2 (en) Gas turbine engine and pulse detonation combustion system
US20110126511A1 (en) Thrust modulation in a multiple combustor pulse detonation engine using cross-combustor detonation initiation
JP5650910B2 (ja) 地上設置式単純サイクルパルスデトネーション燃焼器ベースの発電用ハイブリッドエンジン
JP4959523B2 (ja) 燃焼装置,燃焼装置の改造方法及び燃焼装置の燃料噴射方法
US7669406B2 (en) Compact, low pressure-drop shock-driven combustor and rocket booster, pulse detonation based supersonic propulsion system employing the same
JP2011047638A (ja) デフラグレーションからデトネーションへの遷移を向上させるためのパルスデトネーション燃焼器構成
CN110131071B (zh) 一种脉冲爆震发动机燃烧室及其起爆方法
JP2011127890A (ja) 燃料希薄入口領域を備えたパルスデトネーションシステム
CN109322761B (zh) 高马赫数飞行中发动机环形燃烧室及螺旋斜爆震燃烧方法
JP6082576B2 (ja) パルスデトネーション燃焼器のための可変開始位置特定システム
Wang et al. Study on the valveless and purgeless scheme to produce high frequency detonations in a long duration
US20120192545A1 (en) Pulse Detonation Combustor Nozzles
US9217392B2 (en) Vortex cannon with enhanced ring vortex generation
KR100558981B1 (ko) 액체로켓의 터보펌프 구동용 가스발생기
US11655980B2 (en) Piloted rotating detonation engine
JP5988878B2 (ja) パルス燃焼装置、および溶射装置
Bobusch et al. Shockless explosion combustion

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]