DISPOSITIVO PARA RETIRAR TREMONHAS EM VAGÃO FERROVIÁRIO
A presente invenção refere-se a um dispositivo para retirar tremonhas em vagão ferroviário graneleiro, particularmente tremonhas do tipo gaveta, após a descarga da carga.
Descrição do estado da técnica
Alguns vagões ferroviários são dotados de tremonhas do tipo gaveta, utilizadas para descarga da carga transportada, em especial os vagões graneleiros.
Durante a manutenção desses vagões graneleiros pode-se verificar a necessidade de troca da tremonha do tipo gaveta e, nesses casos, a retirada da tremonha se faz de forma perigosa e demorada, com o uso de maçaricos e marretas, exigindo extremo esforço físico do profissional e retendo o vagão na oficina por um período de tempo muito elevado.
Assim, não é conhecido do estado da técnica, um dispositivo para retirada destas tremonhas do tipo gaveta dos vagões graneleiros de forma mais eficiente e segura. Os dispositivos aplicados à tremonhas já conhecidos do estado da técnica têm o objetivo de auxiliar ou facilitar a sua descarga, mas não a sua retirada do vagão. Neste sentido, o documento GB190307990, por exemplo, descreve um mecanismo para operar portas inferiores de vagões tremonha para a descarga do material em seu interior. Esse mecanismo compreende uma articulação fixada à porta e uma polia, ligada a essa articulação por meio de uma corrente, porém, não é ensinada neste documento a retirada de tremonhas do tipo gaveta.
O documento US2007/089638 descreve um mecanismo para abrir ou fechar automaticamente as tampas de tremonhas. Esse mecanismo é formado por barras articuladas que atuam nas tampas para a descarga do conteúdo desses vagões. Apesar de cumprir com o propósito de operar automaticamente as tampas de tremonhas, esse mecanismo não serve para sacar tremonhas de gaveta em um vagão ferroviário.
Já o documento US2006/000384 refere-se a um sistema para operar automaticamente a porta de uma tremonha. Este sistema é formado por
2/5 alavancas articuladas e cilindros atuadores, porém, assim como o mecanismo comentado acima, este sistema atua somente na abertura da porta de uma tremonha.
Objetivos da invenção
A presente invenção tem como objetivo, prover um dispositivo para retirada de uma tremonha do tipo gaveta de um vagão ferroviário de maneira segura, prática, rápida e eficiente, diminuindo o tempo de troca dessa tremonha e, consequentemente, diminuindo o tempo de parada do vagão na oficina.
Breve descrição da invenção
A invenção tem por objeto um dispositivo para retirada de tremonha do tipo gaveta de vagão ferroviário, o dispositivo compreendendo: uma primeira base de apoio posicionada sobre uma plataforma e uma segunda base de apoio apoiada ao vagão ferroviário; e uma talha fixada na primeira base de apoio; a talha compreendendo um primeiro gancho associado à tremonha do tipo gaveta, o primeiro gancho e a tremonha do tipo gaveta sendo movimentados linearmente pela talha em direção oposta ao vagão ferroviário.
Descrição resumida dos desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
Figura 1 - é uma vista frontal do dispositivo objeto da presente invenção;
Figura 2 - é uma vista em detalhe da ação do dispositivo, objeto desta invenção, na tremonha do tipo gaveta;
Figura 3 - é uma vista em detalhe do dispositivo, objeto desta invenção, retirando a tremonha do tipo gaveta do vagão ferroviário; e
Figura 4 - é uma vista em detalhe do dispositivo, objeto desta invenção, finalizando a retirada da tremonha do tipo gaveta do vagão ferroviário.
Descrição detalhada das figuras
3/5
De acordo com uma concretização preferencial e como pode ser visto a partir da figura 1, a presente invenção refere-se a um dispositivo 30 mecânico para retirada de tremonha do tipo gaveta 20 de vagão ferroviário 10.
Este dispositivo 30 compreende uma primeira base de apoio 32 posicionada sobre uma plataforma 40 e uma segunda base de apoio 33 apoiada ao vagão ferroviário 10, ambas fabricadas preferencialmente com perfis metálicos enrijecidos.
O dispositivo 30 compreende, ainda, uma talha 50 fixada na primeira base de apoio 32. Conforme ilustrado na figura 1 e nos detalhes das figuras 2 a 4, a talha 50 contém um mecanismo de arraste 54 fixado à tremonha do tipo gaveta 20 por meio de um primeiro gancho 51 e um mecanismo de alavanca 53 fixado na primeira base de apoio 32 por meio de um segundo gancho 52.
O mecanismo de alavanca 53 é formado por uma catraca 55 acionada por uma alavanca 56. Já o mecanismo de arraste 54 é formado por uma polia 57 fixada ao primeiro gancho 51. Uma corrente 58 associa o mecanismo de alavanca 53 ao mecanismo de arraste 54 de forma cooperante. A corrente 58 está inserida na catraca 55 e passa pelo sulco da polia 57, deste modo, a corrente 58 é enrolada no corpo da catraca 55 quando esta é acionada.
O dispositivo 30 também compreende um elemento de sustentação 70 disposto substancialmente concorrente à primeira base de apoio 32 e apoiado ao vagão ferroviário 10.
Quando é necessária a troca da tremonha do tipo gaveta 20 de um vagão ferroviário 10 graneleiro, este vagão 10 é estacionado junto a uma plataforma 40 de manutenção. O dispositivo 30 para retirada de tremonha do tipo gaveta 20 de vagão ferroviário 10, objeto dessa invenção, é posicionado junto ao vagão 10 de modo que a primeira base de apoio 32 do dispositivo 30 é posicionada sobre a plataforma 40 e a segunda base de apoio 33 é apoiada ao vagão ferroviário 10. Além disso, o elemento de sustentação 70 é também apoiado ao vagão 10, preferencialmente na quina de junção da parede lateral com o fundo ou assoalho do vagão 10.
4/5
Uma vez posicionado firmemente o dispositivo 30, o mecanismo de alavanca 53 é fixado na primeira base de apoio 32 do dispositivo através do segundo gancho 52. Opcionalmente o mecanismo de alavanca 53 pode ser fixado à primeira base de apoio 32 do dispositivo 30 antes do posicionamento deste dispositivo 30 na plataforma 40.
A seguir, a polia 57 do mecanismo de arraste 54 é associada à tremonha do tipo gaveta 20 através do encaixe do primeiro gancho 51 em um olhai contido na tremonha do tipo gaveta 20, finalizando a montagem do dispositivo 30 conforme ilustra a figura 1.
O operador movimenta a alavanca 56 rotacionando a catraca 55. Ao ser rotacionada, a catraca 55 traciona a corrente 58 que vai se enrolando no corpo da catraca 55, sendo que, durante o recolhimento da corrente 58 ocorre a tração do mecanismo de arraste 54. Como o mecanismo de arraste 54 está associado à tremonha 20 por meio do primeiro gancho 51, o primeiro gancho 51 e a tremonha do tipo gaveta 20 são movimentados linearmente pela talha 50 em direção oposta ao vagão ferroviário 10, isto é, no sentido de retirar a tremonha do tipo gaveta 20 do seu compartimento no vagão ferroviário 10.
Durante esse procedimento de retirada da tremonha 20, o elemento de sustentação 70 impede que a primeira base de apoio 32 perca o contato com a plataforma 40 enquanto há força de tração sendo aplicada à corrente 58 e ao mecanismo de arraste 54 pelo mecanismo de alavanca 53.
Com o uso deste dispositivo 30, o tempo gasto na retirada de tremonhas 20 de vagões ferroviários 10 reduziu significativamente de 40 minutos para 10 minutos. Com isso, houve um aumento na produtividade. Usando os métodos conhecidos do estado da técnica a capacidade de produção é de 8 tremonhas retiradas de 2 vagões por dia. O uso do dispositivo 30, objeto desta invenção, permite uma produção de substituir 24 tremonhas retiradas de 6 vagões por dia. Consequentemente, o tempo de retenção do vagão para substituição de tremonhas também foi reduzido, aumentando assim o índice de produtividade.
Além disso, o dispositivo 30 proporciona muito mais segurança na atividade, pois não há uso de marretas e maçarico.
5/5
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.