BR102012011003A2 - Contêiner colapsável - Google Patents

Contêiner colapsável Download PDF

Info

Publication number
BR102012011003A2
BR102012011003A2 BR102012011003A BR102012011003A BR102012011003A2 BR 102012011003 A2 BR102012011003 A2 BR 102012011003A2 BR 102012011003 A BR102012011003 A BR 102012011003A BR 102012011003 A BR102012011003 A BR 102012011003A BR 102012011003 A2 BR102012011003 A2 BR 102012011003A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
walls
container
respect
pivotable
collapsible
Prior art date
Application number
BR102012011003A
Other languages
English (en)
Inventor
Antonio Pereira Leitao Neto
Original Assignee
Frota Verde Aluguel De Containeres Eireli Epp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Frota Verde Aluguel De Containeres Eireli Epp filed Critical Frota Verde Aluguel De Containeres Eireli Epp
Priority to BR102012011003A priority Critical patent/BR102012011003A2/pt
Publication of BR102012011003A2 publication Critical patent/BR102012011003A2/pt

Links

Landscapes

  • Rigid Containers With Two Or More Constituent Elements (AREA)

Abstract

CONTÊINER COLAPSÁVEL A presente invenção está relacionada a contêineres e, mais particularmente, a contêineres colapsáveis. Nesse cenário, a presente invenção tem o objetivo de proporcionar prover um contêiner colapsável (2) compreendendo um mecanismo mais simplificado de dobramento de suas paredes (4,6),eliminando , ao menos em parte , uma dependência dos conhecimentos do técnico manipulador , além de um mecanismo de travamento de segurança de pelo menos uma de suas paredes laterais (4,6), reduzindo ou eliminando riscos de acidentes no processo de fechamento do referido contêiner (2). Para tal, é proposto um contêiner colapsável (2), compreendendo pelo menos duas paredes (4,6), em que as pelo menos duas paredes (4,6) são pivotáveis com relação a eixos correspondentes , os eixos correspondentes a cada uma pelo menos duas paredes (4,6) sendo verticamente móveis ao longo de pelo menos duas guias (18a,18b). A presente invenção ainda provê um contêiner colepsável (2), compreendendo pelo menos duas paredes (4,6,), em pelo menos uma das pelo menos duas paredes (4,6,) é pivotável com relação a um eixo em uma primeira posição (20a) e não pivotável com relação ao mesmo eixo em uma segunda posição (20b), o eixo sendo fixo com relação à pelo menos duas paredes (4,6) emmóvel com relação ao contêiner entre pelo menos a primeira (20a) e a segunda (20a) posições.

Description

I “CONTEINER COLAPSAVEL”
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção está relacionada a contêineres. Mais particularmente, a presente invenção refere-se a contêineres colapsáveis.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
Ultimamente, seguindo uma tendência de sustentabilidade nos processos logísticos e de produção, a utilização de contêineres retornáveis vem crescendo significativamente para transporte de produtos, como por exemplo, granéis sólidos e líquidos não perigosos. Tais 10 contêineres retornáveis substituem as tradicionais caixas de papelão sobre paletes de madeira que, em geral, contaminam a mercadoria com fibras de papel e madeira. Em adição, tais caixas de papelão sobre paletes de madeira são descartadas em seu destino final, gerando uma expressiva quantidade de resíduos sólidos.
Neste sentido, é interessante a utilização de contêineres
retornáveis (fabricados preferencialmente a partir de um material metálico) colapsáveis, uma vez que reduzem o custo (pela redução de volume) da logística reversa. Em outras palavras, os contêineres vazios podem ser retomados em uma forma compacta, reduzindo drasticamente os custos de retomo dos mesmos.
Neste cenário, são conhecidos do estado da técnica contêineres colapsáveis cujas paredes laterais são pivotáveis com relação a eixos próximos às suas bases, como ilustrado na figura I. Como pode ser observado, após a liberação de travas superiores responsáveis por impedir o 25 movimento das paredes laterais, cada uma delas pode ser dobrada para o interior do contêiner, fazendo com que sua altura seja reduzida, aproximadamente, à soma das espessuras das paredes laterais em adição à altura da base do contêiner.
Entretanto, o sistema de dobramento das paredes laterais empregado no estado da técnica está condicionado a uma seqüência de dobramento específica, uma vez que as paredes pivotam com relação a eixos posicionados em alturas distintas. Isto é, cada um dos quatro eixos de pivotamento está localizado em uma altura específica com relação à base 5 do contêiner, sendo que a parede pivotante com relação ao eixo mais inferior será a primeira a ser dobrada, enquanto que a parede dobrável com relação ao eixo mais superior deverá ser a última.
Assim, uma vez que há obrigatoriedade de se seguir uma seqüência específica de dobragem das paredes laterais, o que demandará 10 treinamento de seus manipuladores, os contêineres do estado da técnica estão sujeitos a danos ao serem manuseados, uma vez que uma dobragem forçada em uma ordem incorreta pode acabar por danificar (empenar) sua estrutura.
Adicionalmente, como não há, nos contêineres do estado da 15 técnica, qualquer mecanismo que mantenha suas paredes na posição vertical após a liberação das travas superiores, estas podem ser fechadas acidentalmente, oferecendo riscos de acidentes aos seus manipuladores e de danos ao contêiner caso haja um fechamento incorreto e abrupto. OBJETIVOS DA INVENÇÃO 20 Em vista do acima exposto, a presente invenção tem o
objetivo de prover um contêiner colapsável compreendendo um mecanismo mais simplificado de dobramento de suas paredes, eliminando, ao menos em parte, uma dependência dos conhecimentos do técnico manipulador.
Adicionalmente, a presente invenção tem por objetivo prover um contêiner colapsável compreendendo um mecanismo de travamento de segurança de pelo menos uma das paredes laterais, reduzindo ou eliminando riscos de acidentes no processo de fechamento do referido contêiner.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO De forma a alcançar um primeiro objetivo acima descrito, a presente invenção provê um contêiner colapsável, compreendendo pelo menos duas paredes, em que as pelo menos duas paredes são pivotáveis com relação a eixos correspondentes, os eixos correspondentes a cada uma 5 das pelo menos duas paredes sendo verticalmente móveis ao longo de pelo menos duas guias.
De forma a alcançar um segundo objetivo, a presente invenção provê contêiner colapsável, compreendendo pelo menos duas paredes, em que pelo menos uma das pelo menos duas paredes é pivotável 10 com relação a um eixo em uma primeira posição e não pivotável com relação ao mesmo eixo em uma segunda posição, o eixo sendo fixo com relação à pelo menos duas paredes e móvel com relação ao contêiner entre pelo menos a primeira e a segunda posições.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS As demais vantagens e características da invenção serão
mais bem compreendidas mediante a descrição de concretizações preferidas, dadas a título exemplificativo e não limitativo, nas quais:
- A figura 1 ilustra uma vista isométrica de um contêiner colapsável como conhecido do estado da técnica;
-A figura 2 ilustra uma vista isométrica de um contêiner
colapsável de acordo com uma concretização preferencial da presente invenção;
- A figura 3 ilustra uma vista isométrica de uma lateral inferior de uma parede do presente contêiner compreendendo um pivô;
-A figura 4 ilustra uma vista isométrica de uma base do
contêiner segundo uma concetização preferencial da presente invenção;
- As figuras 5a, 5b e 5c ilustram uma vista isométrica de um dos cantos da base do contêiner de acordo com uma concretização preferencial da presente invenção; - A figura 6 ilustra uma vista lateral esquemática onde as paredes do contêiner encontram-se na horizontal (contêiner colapsado). DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A descrição que se segue partirá de uma concretização preferencial da invenção. Como ficará evidente para qualquer técnico no assunto, no entanto, a invenção não está limitada a essa concretização particular.
A figura 2 ilustra uma vista isométrica de um contêiner colapsável 2 de acordo com a presente invenção compreendendo, basicamente, quatro paredes laterais pivotáveis e uma base 3. Preferencialmente, as quatro paredes laterais, simetricamente opostas duas a duas, são duas paredes maiores 4 e duas paredes menores 6.
Assim como nos contêineres colapsáveis do estado da técnica, as quatro paredes laterais do presente contêiner 2 são pivotáveis cada uma com relação a um eixo de rotação, sendo os eixos definidos, preferencialmente, por pivôs 16 localizados nas laterais inferiores de cada uma das paredes, como ilustrado na figura 3.
Diferentemente dos contêineres do estado da técnica, onde os eixos definidos pelos pivôs (eixos de pivotamento) são fixos, cada um 20 em uma altura predefinida, os eixos de pivotamento de acordo com a presente invenção, e consequentemente os pivôs 16, são verticalmente móveis juntamente com cada uma das paredes 4, 6, permitindo que, no procedimento de dobragem das mesmas, a altura de cada eixo de pivotamento, ou seja, de cada um dos pivôs 16, possa se adaptar à altura de 25 cada uma das paredes 4, 6 na posição horizontal (dobrada). Em outras palavras, os pivôs 16 podem se deslocar verticalmente, preferencialmente em guias 18 (18a e 18b) localizadas nos cantos da base 3 do contêiner (figuras 4 e 5a), de forma livre, permitindo que cada um deles se adapte à ordem de dobragem das paredes 4, 6. Dessa forma, como ilustrado na vista lateral esquemática da figura 6, onde as paredes encontram-se na horizontal (contêiner colapsado), a primeira parede a ser dobrada Pl (que ficará na posição mais inferior) terá seu respectivo pivô Pvl na posição mais baixa de sua guia correspondente (não mostrada), e em uma posição 5 mais baixa que a dos demais pivôs, enquanto que a última parede P4 a ser dobrada (que ficará na posição mais superior) terá seu pivô Pv4 em uma posição mais alta que a dos demais pivôs, sendo que a distância d entre o pivô Pvl da primeira parede Pl e o pivô Pv4 da última parede P4 corresponde ao tamanho aproximado da altura das guias empregadas no 10 presente contêiner.
Assim, caso sejam empregadas guias de mesmo tamanho e com limites inferiores em uma mesma altura (não ilustrado), pode-se colapsar o contêiner através da dobragem de suas paredes em qualquer ordem. Alternativamente, duas das paredes (paredes maiores 4, por exemplo) podem pivotar com relação a guias 18a posicionadas ligeiramente acima das guias 18b das demais paredes (no presente exemplo, paredes menores 6), como ilustrado na figura 5a. Neste caso, as paredes pivotantes com relação aos pivôs que se deslocam nas guias 18b, posicionadas mais abaixo, devem ser dobradas antes das paredes correspondentes às guias 18a, posicionadas mais acima. No entanto, diferentemente dos contêineres do estado da técnica, deve haver apenas uma preocupação de se dobrar primeiramente duas paredes opostas (maiores 4 ou menores 6, dependendo de quais pivotam com relação às guias inferiores 18b) e depois as duas paredes remanescentes, que pivotam com relação às guias superiores 18a.
Desta forma, a presente invenção provê um contêiner colapsável compreendendo um mecanismo mais simplificado de dobramento de suas paredes, eliminando ou reduzindo o risco de falhas ou acidentes por falta de conhecimento do técnico manipulador. Adicionalmente, pelo menos duas das paredes 4, 6 do contêiner colapsável 2 de acordo com a presente invenção é pivotável com relação aos seus respectivos eixos de pivotamento e, consequentemente, com relação aos seus pivôs somente quando estes estão em uma primeira posição 20a, e não pivotável com relação aos ditos pivôs quando estes estão em uma segunda posição 20b, como ilustrado na figura Sb. As primeira 20a e segunda 20b posições são comunicantes, sendo que a segunda posição 20b é um rasgo que se prolonga para fora da guia 18, a guia 18, neste caso, correspondendo à mesma cavidade da primeira posição 20a. Quando os pivôs 16 de uma determinada parede estão localizados na segunda posição 20b acima mencionada, elementos laterais 22 podem contatar uma parte da superfície da parede correspondente, impedindo que a mesma exerça um movimento de rotação (pivotamento) com relação aos referidos pivôs 16. Alternativa ou adicionalmente, o contato de uma superfície alongada 24 da base 3 com a base da referida parede pode ajudar a (ou por si só) evitar o pivotamento da mesma quando os pivôs estão localizados na segunda posição 20b. Opcionalmente, prolongamentos 26 são instalados sobre a superfície alongada 24 (figura 4) para contatar a dita parede e contribuir para que a mesma não possua movimento pivotante quando seus pivôs estiverem na segunda posição 20b.
Como ilustrado na figura 5c, para a liberação do movimento de rotação da referida parede, cujos pivôs estão localizados na segunda posição 20b, deve-se, preferencialmente, erguer a dita parede, para se vencer uma saliência de segurança 28, empurrá-la em direção ao centro 25 do contêiner para, em seguida, baixá-la para a primeira posição 20a, onde a mesma poderá ser pi votada como já descrito acima.
Opcionalmente, como ilustrado nas figuras 5a, 5b e 5c, cada um dos cantos da base 3 do contêiner 2 de acordo com a presente invenção pode compreender um ressalto 30, onde uma das paredes adjacentes, por compreender um rebaixo em sua parte inferior (não mostrado) encaixável no dito ressalto, se mantém fixa em sua posição vertical. Para a liberação do movimento de rotação da parede, esta deve ser levantada, para o desencaixe do ressalto 30 com o rebaixo, para em seguida poder ser 5 empurrada no sentido do interior do contêiner (sentido de colapsamento). Os ressaltos 30 podem ainda ser utilizados para fixar contêineres colapsados empilhados (uns sobre os outros), uma vez que a parte inferior da base 3 também pode compreender rebaixos encaixáveis nos ditos ressaltos 30.
Assim, a presente invenção também provê um eficiente
mecanismo de travamento de segurança das paredes laterais, reduzindo ou eliminando riscos de acidentes no processo de fechamento do referido contêiner. Em uma concretização alternativa da presente invenção (não ilustrada), os pivôs estão posicionados de maneira fixa à base do contêiner e as guias estão posicionadas nas laterais das paredes.
Inúmeras variações incidindo no escopo de proteção do presente pedido são permitidas. Por exemplo, em uma concretização alternativa da presente invenção (não ilustrada), os pivôs estão posicionados de maneira fixa à base do contêiner e as guias estão 20 posicionadas nas laterais das paredes. Dessa forma, reforça-se o fato de que a presente invenção não está limitada às configurações/concretizações particulares acima descritas.

Claims (10)

1. Contêiner colapsável (2), compreendendo pelo menos duas paredes (4, 6), caracterizado pelo fato de que as pelo menos duas paredes (4, 6) são pivotáveis com relação a eixos correspondentes, os eixos correspondentes a cada uma das pelo menos duas paredes (4, 6) sendo verticalmente móveis ao longo de pelo menos duas guias (18a, 18b).
2. Contêiner, de acordo com a reivindicação I5 caracterizado pelo fato de que os eixos correspondentes às pelo menos duas paredes (4, 6) são definidos por pelo menos dois pivôs (16) posicionados em um de pelo menos duas paredes (4, 6) e base (3) do contêiner (2).
3. Contêiner, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que todas as guias (18a, 18b) possuem limites inferiores em uma mesma altura.
4. Contêiner, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as guias (18b) correspondentes às pelo menos duas paredes (4, 6) possuem limites inferiores em uma alturas diferentes.
5. Contêiner colapsável (2), compreendendo pelo menos duas paredes (4, 6), caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das pelo menos duas paredes (4, 6) é pivotável com relação a um eixo em uma primeira posição (20a) e não pivotável com relação ao mesmo eixo em uma segunda posição (20b), o eixo sendo fixo com relação à pelo menos duas paredes (4, 6) e móvel com relação ao contêiner entre pelo menos a primeira (20a) e a segunda (20a) posições.
6. Contêiner, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o eixo correspondente a cada uma das pelo menos duas paredes (4, 6) é definido por pelo menos dois pivôs (16) posicionados em um de pelo menos duas paredes (4, 6) e base (3) do contêiner (2).
7. Contêiner, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que as pelo menos duas paredes (4, 6) são contatadas por um elementos laterais (22) quando seus respectivos eixos se encontram na segunda posição (20b).
8. Contêiner, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que as pelo menos duas paredes (4, 6) são contatadas em suas partes inferiores por superfícies alongadas (24) de uma base (3) do contêiner (2) quando seus respectivos eixos se encontram na segunda posição (20b).
9. Contêiner, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente prolongamentos (26) instalados sobre as superfícies alongadas (24).
10. Contêiner, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que cada um dos cantos da base (3) do contêiner (2) compreende um ressalto (30) encaixável em um rebaixo localizado na parte inferior de cada uma das paredes (4, 6).
BR102012011003A 2012-05-09 2012-05-09 Contêiner colapsável BR102012011003A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012011003A BR102012011003A2 (pt) 2012-05-09 2012-05-09 Contêiner colapsável

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012011003A BR102012011003A2 (pt) 2012-05-09 2012-05-09 Contêiner colapsável

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012011003A2 true BR102012011003A2 (pt) 2014-04-15

Family

ID=50442901

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012011003A BR102012011003A2 (pt) 2012-05-09 2012-05-09 Contêiner colapsável

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012011003A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN104334471B (zh) 用于运输尤其呈线圈的形状的产品的集装箱
KR101591857B1 (ko) 운반용 조립 박스
EP2899131B1 (en) Stackable pallet
US3186585A (en) Collapsible bread crate
WO2011071076A1 (ja) パレットラック、パレットラックユニット及びパレットラックを備えたコンテナ
PT2563678E (pt) Recipiente com paredes laterais dobráveis em sobreposição uma na outra
US9334079B2 (en) Logistics crate module and method of transporting goods
AU2013273713B2 (en) Tray for carton packages
KR100845324B1 (ko) 접철식 컨테이너
EP3053844B1 (en) Tray
BR102012011003A2 (pt) Contêiner colapsável
RU120948U1 (ru) Ящик для продуктов (варианты) и штабель из таких ящиков
CN204568237U (zh) 一种折叠包装箱
KR101049637B1 (ko) 멀티 보관이 가능한 포장용 상자
RU164170U1 (ru) Сборно-разборная тара
JP5262320B2 (ja) 組み立て式コンテナ
US20170313487A1 (en) Tray system for stacking layers of non-structural bottles
US2477965A (en) Container
JP5643071B2 (ja) ガロンボトルの収納用コンテナ
RU2629520C1 (ru) Упаковка из гофрированного картона (варианты)
KR200478815Y1 (ko) 2겹 손잡이 일체형 듀얼 뚜껑 상자
BR202015012627U2 (pt) disposição introduzida em embalagem com cantoneira para acolchoamento interno para o transporte de piso cerâmico
BR102013019972A2 (pt) Caixa para acondicionamento e transporte de garrafas
BR202013027692U2 (pt) disposição construtiva em caixa colapsível para transporte
BR202017024127Y1 (pt) Embalagem modular de frutas

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)