BR0314798B1 - êmbolo inteiriço com canal de refrigeração para um motor de combustão interna. - Google Patents
êmbolo inteiriço com canal de refrigeração para um motor de combustão interna. Download PDFInfo
- Publication number
- BR0314798B1 BR0314798B1 BRPI0314798-3A BR0314798A BR0314798B1 BR 0314798 B1 BR0314798 B1 BR 0314798B1 BR 0314798 A BR0314798 A BR 0314798A BR 0314798 B1 BR0314798 B1 BR 0314798B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- piston
- holes
- cooling channel
- plunger
- axis
- Prior art date
Links
Classifications
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F02—COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
- F02F—CYLINDERS, PISTONS OR CASINGS, FOR COMBUSTION ENGINES; ARRANGEMENTS OF SEALINGS IN COMBUSTION ENGINES
- F02F3/00—Pistons
- F02F3/16—Pistons having cooling means
- F02F3/20—Pistons having cooling means the means being a fluid flowing through or along piston
- F02F3/22—Pistons having cooling means the means being a fluid flowing through or along piston the fluid being liquid
- F02F3/225—Pistons having cooling means the means being a fluid flowing through or along piston the fluid being liquid the liquid being directed into blind holes
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F02—COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
- F02F—CYLINDERS, PISTONS OR CASINGS, FOR COMBUSTION ENGINES; ARRANGEMENTS OF SEALINGS IN COMBUSTION ENGINES
- F02F3/00—Pistons
- F02F3/16—Pistons having cooling means
- F02F3/20—Pistons having cooling means the means being a fluid flowing through or along piston
- F02F3/22—Pistons having cooling means the means being a fluid flowing through or along piston the fluid being liquid
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F05—INDEXING SCHEMES RELATING TO ENGINES OR PUMPS IN VARIOUS SUBCLASSES OF CLASSES F01-F04
- F05C—INDEXING SCHEME RELATING TO MATERIALS, MATERIAL PROPERTIES OR MATERIAL CHARACTERISTICS FOR MACHINES, ENGINES OR PUMPS OTHER THAN NON-POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES
- F05C2201/00—Metals
- F05C2201/04—Heavy metals
- F05C2201/0433—Iron group; Ferrous alloys, e.g. steel
- F05C2201/0448—Steel
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Fluid Mechanics (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Pistons, Piston Rings, And Cylinders (AREA)
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMBOLO INTEIRIÇO COM CANAL DE REFRIGERAÇÃO PARA UM MOTOR DE
COMBUSTÃO INTERNA".
A presente invenção refere-se a um êmbolo inteiriço com canal de refrigeração para um motor de combustão interna com uma cabeça de êmbolo forjada de aço, que possui uma cavidade de combustão no fundo do êmbolo, uma parede anelar com parte anelar e um canal de refrigeração fe- chado perimetral na altura da parte anelar, sendo que uma haste de êmbolo é unida com os cubos suspensos na cabeça do êmbolo.
Êmbolos inteiriços com canal de refrigeração do gênero são co- nhecidos, por exemplo, das patentes EP 0 799 373 B1 ou DE 100 13 395 C1. No caso dos êmbolos com canal de refrigeração lá mencionados, um êmbolo bruto é fabricado pelo processo de forjar, um desbaste anelar e o canal de refrigeração aberto para baixo são feitos com a ajuda de uma usinagem com levantamento de aparas, e em seguida, o contorno externo do êmbolo é a- cabado. Na patente EP 0 799 373 B1 a altura axial do desbaste anelar cor- responde a pelo menos a altura axial do canal de refrigeração. Isto se torna necessário, uma vez que para a fabricação do canal de refrigeração aberto para baixo, uma ferramenta de tornear em forma de gancho precisa ser in- troduzida no desbaste e com a ajuda do ajuste axial e radial correspondente o canal de refrigeração precisa ser torneado na sua forma desejada.
A desvantagem desse êmbolo é que através da altura da ferra- menta de tornear em forma de gancho a altura do canal de refrigeração a ser alcançada e com isso a quantidade de calor a ser dissipada do fundo do êmbolo é determinada por causa de espessuras de parede grandes. Para se aumentar a altura do canal de refrigeração ou para reduzir a espessura de parede entre o canal de refrigeração e o fundo do êmbolo, o desbaste para a introdução da ferramenta para tornear precisaria ser aumentado o que pro- duziria, porém, um aumento não desejado da altura de construção do êmbolo.
Por outro lado, diminuiria a estabilidade do êmbolo em virtude da redução da espessura de parede acima mencionada. Assim sendo, esses processos de produção ou construções de êmbolos acima mencionados não são apropriados para aperfeiçoar o êmbolo no que se refere à sua altura de construção e à sua estabilidade para pressões de ignição e temperaturas altas, que reinam em motores Diesel modernos.
Portanto, a presente invenção tem a tarefa de indicar um concei- to de êmbolo melhorado para um êmbolo inteiriço com canal de refrigeração com o qual é garantida uma fabricação barata com uma altura de construção de êmbolo pequena e com o qual se pode enfrentar efetivamente uma de- formação do êmbolo em virtude da ação de pressões de gás e temperaturas altas.
A tarefa é solucionada especialmente pelo fato de que um canal de refrigeração formado na cabeça do êmbolo possui furos distribuídos so- bre sua circunferência, voltados para o fundo do êmbolo, com distâncias tais entre si que o material de êmbolo existente entre os furos forma nervuras de suporte para o fundo do êmbolo.
No caso de um êmbolo produzido dessa maneira, pelo menos uma parte do canal de refrigeração pode ser formada mais próximo em dire- ção ao fundo do êmbolo ou da cavidade de combustão e possui assim mes- mo uma excelente estabilidade de forma com uma altura construtiva baixa do êmbolo. Além disso, através da disposição das nervuras de suporte acon- tece um tipo de formação de câmara no canal de refrigeração, isto é, a cria- ção de espaços shaker com o que se obtém um prolongamento do tempo de permanência do óleo de refrigeração, e, por conseguinte, uma dissipação de calor melhor nas áreas do êmbolo a serem refrigerados. Devido a um núme- ro maior de furos nas áreas do canal de refrigeração, onde os raios de igni- ção caiem no fundo do êmbolo, o efeito de refrigeração pode ser melhorado ainda mais.
Aperfeiçoamentos vantajosos são objetos das sub-reivindica- ções.
Em seguida, a presente invenção é explicada detalhadamente com a ajuda de um exemplo de execução. Ele mostra:
A figura 1 mostra um êmbolo de acordo com a presente inven- ção em seção transversal, cortado em sentido do pino. A figura 2 mostra um êmbolo de acordo com a presente inven- ção em vista de baixo, cortado ao longo da linha Il de acordo com a figura 1.
A figura 3 mostra um êmbolo de acordo com a presente inven- ção em seção transversal, cortado transversalmente em relação à direção do pino do êmbolo.
A figura 4 mostra um êmbolo de acordo com a presente inven- ção, cortado ao longo da linha IV - IV da figura 1.
A figura 5 mostra um êmbolo de acordo com a presente inven- ção em vista em perspectiva.
A figura 6 mostra um êmbolo de acordo com a presente inven- ção, cortado ao longo da linha IV - IV da figura 1, em um outro exemplo de execução.
O êmbolo inteiriço com canal de refrigeração de acordo com a presente invenção consiste em uma cabeça de êmbolo 1 forjada de aço ou de uma liga de Al forjável com uma cavidade de combustão 3 no seu fundo do êmbolo 2, uma parede anelar4 com parte anelar 11, um canal de refrige- ração 7 fechado perimetral na altura da parte anelar 11, sendo que uma has- te do êmbolo 9 é unida a cubos 12 suspensos na cabeça do êmbolo 1. A produção do êmbolo acontece de acordo com a patente EP 0 799 373 B1, sendo que antes do fechamento do canal de refrigeração 7 com uma cober- tura do canal de refrigeração 13, de acordo com a presente invenção são previstos furos 14 no canal de refrigeração 7 que são distribuídos simetrica- mente na circunferência e são dispostos em direção ao fundo do êmbolo 2, isto é, paralelamente ao eixo longitudinal do êmbolo Κ. A profundidade hB dos furos 14 é de no máximo um quarto da altura total H do canal de refrige- ração 7, de modo que é garantida uma circulação desimpedida do óleo de refrigeração. Através dessa construção são criados espaços shaker para o óleo de refrigeração que aumentam o efeito da refrigeração.
A entrada de óleo 5 e a saída de óleo 10 estão dispostas, uma em posição oposta da outra, em uma cobertura do canal de refrigeração 13 que consiste em um elemento de mola dividido em duas partes. A cobertura do canal de refrigeração 13 fornece o fechamento do canal de refrigeração 7 na sua extremidade aberta voltada para a haste do êmbolo 9.
Conforme mostram as figuras 3 e 4, as áreas de material entre os furos 14 formam nervuras de suporte 8, cuja largura é determinada pela distância dos furos 14. Os furos 14 no canal de refrigeração 7 são de tal mo- do distanciados entre si no lado da circunferência que este corresponde a pelo menos a metade do diâmetro dos furos 14, sendo que todos os diâme- tros dos furos são idênticos. É lógico que o técnico decide se usará também diâmetros diferentes, sendo que então a distância deverá corresponder à metade do maior diâmetro de furo para evitar uma deformação do êmbolo durante o funcionamento do motor.
Os furos 14 e com isto as nervuras de suporte 8, conforme mos- tra a figura 4, estão distribuídos de modo radialmente simétrico ao longo da circunferência do canal de refrigeração 7. Em um outro exemplo de execu- ção (não mostrado), o número dos furos 14 e, por conseguinte, a distribuição das nervuras de suporte 8 podem ser realizados de tal modo que em sentido de pressão - contrapressão D ou GD é disposto um número maior de nervu- ras de suporte 8 do que em sentido transversal a isto, isto é, haverá uma distribuição não simétrica no lado da circunferência no canal de refrigeração 7. Assim sendo, a distribuição dos furos 14 e com isto, das nervuras de su- porte 8 no canal de refrigeração 7 pode ser de tal modo que dentro de um quadrante é prevista uma distribuição simétrica (figura 4) ou não simétrica ou parcialmente simétrica (figura 6), ou a distribuição depende da distribuição de temperatura local no fundo do êmbolo, quando o canal de refrigeração 7 é caracterizado pelos quadrantes I a IV formados pelos eixos principais do êmbolo Kh. Através de um número de furos aumentado nas áreas do canal de refrigeração 7, onde os raios de combustão do combustível queimado se chocam contra o fundo do êmbolo 2, pode ser elevado mais ainda o efeito de refrigeração. Assim sendo, em caso de carga, também podem ser enfrenta- das de maneira melhor as cargas de tensão do êmbolo que surgem. Os furos 14 podem ser furos redondos que são mostrados nas figuras 4 e 6, ou furos oblongos (não mostrados) que com seu lado comprido são alinhados em direção a partir do centro do êmbolo para radialmente fora em direção à parede do êmbolo. Com estes respectivos exemplos de execu- ção da disposição dos furos consegue-se que estes possuem distâncias di- ferentes e que aumenta o material executado como nervuras de suporte 8. O que é decisivo para a distância dos furos é o fato de que esta distância de eixo de furo para eixo de furo corresponde no lado da circunferência pelo menos à metade do maior diâmetro de furo utilizado.
Para influenciar mais ainda a dissipação do calor da cavidade de combustão 3, as pontas dos furos 14 podem ser redondas ou, conforme mostra a figura 1, angulares.
Os eixos dos furos 14 podem estar dispostos, de acordo com a figura 1, paralelamente ao eixo longitudinal do êmbolo K e/ou em combina- ção, com um ângulo agudo relativamente a estes, sendo que os furos de preferência apontam em direção do fundo do êmbolo 2 ou da cavidade de combustão 3.
LISTA DE REFERÊNCIAS
1 Cabeça do êmbolo 2 Fundo do êmbolo 3 Cavidade de combustão 4 Parede anelar 5 Entrada do óleo de refrigeração 7 Canal de refrigeração 8 Nervuras de suporte 9 Haste do êmbolo 10 Saída de óleo de refrigeração 11 Parte anelar 12 Cubos 13 Cobertura do canal de refrigeração 14 Furos K Eixo longitudinal do êmbolo Kh Eixos principais do êmbolo H Altura do canal de refrigeração hB Profundidade dos furos 14
Claims (6)
1. Embolo inteiriço com canal de refrigeração para um motor de combustão interna com uma cabeça de êmbolo (1) forjado de aço que com- preende uma cavidade de combustão (3) no fundo do êmbolo (2), uma pare- de anelar (4) com parte anelar (11) e um canal de refrigeração (7) fechado perimetral na altura da parte anelar (11), sendo que uma haste de êmbolo (9) é unida com os cubos (12) suspensos na cabeça do êmbolo (1), e que no canal de refrigeração (7) possui furos (14) voltados para o pino do êmbolo, caracterizado pelo fato de que os furos (14) no lado da circunferência no ca- nal de refrigeração (7) estão dispostos exclusivamente em áreas, onde raios de combustão se chocam com o fundo do êmbolo, sendo que estes são de tal modo alinhados em relação ao eixo do êmbolo que os furos abraçam um ângulo agudo com o eixo do êmbolo, e que os furos estão dispostos com tais distâncias um do outro que o material do êmbolo existente entre os furos (14) forma nervuras de suporte (8) para o fundo do êmbolo (2).
2. Êmbolo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a distância entre si dos furos (14) na circunferência do canal de refrigeração (7) é de pelo menos a metade do diâmetro do furo (14).
3. Êmbolo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os furos (14) possuem diâmetros idênticos.
4. Êmbolo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os furos (14) possuem uma profundidade (hB) que é de no má- ximo um quarto da altura total (H) do canal de refrigeração (7).
5. Êmbolo de acordo com a reivindicação 1 a 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma parte dos eixos dos furos (14) vai parale- lamente ao eixo longitudinal do êmbolo (K).
6. Êmbolo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os eixos dos furos (14) abraçam um ângulo agudo com o eixo longitudinal do êmbolo (K).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE10244510.9 | 2002-09-25 | ||
DE10244510A DE10244510A1 (de) | 2002-09-25 | 2002-09-25 | Einteiliger Kühlkanalkolben für einen Verbrennungsmotor |
PCT/DE2003/003116 WO2004029443A1 (de) | 2002-09-25 | 2003-09-19 | Einteiligen kühlkanalkolben für einen verbrennungsmotor |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR0314798A BR0314798A (pt) | 2005-07-26 |
BR0314798B1 true BR0314798B1 (pt) | 2012-10-02 |
Family
ID=31502553
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0314798-3A BR0314798B1 (pt) | 2002-09-25 | 2003-09-19 | êmbolo inteiriço com canal de refrigeração para um motor de combustão interna. |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6698392B1 (pt) |
EP (1) | EP1546536B1 (pt) |
JP (1) | JP2006501392A (pt) |
KR (1) | KR20050057589A (pt) |
CN (1) | CN100368674C (pt) |
BR (1) | BR0314798B1 (pt) |
DE (2) | DE10244510A1 (pt) |
HK (1) | HK1078916A1 (pt) |
WO (1) | WO2004029443A1 (pt) |
Families Citing this family (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE10301367A1 (de) * | 2003-01-16 | 2004-07-29 | Mahle Gmbh | Verfahren zum Einbringen von Shakerbohrungen in den Kühlkanal eines einteiligen Kolbens |
FR2854089B1 (fr) * | 2003-04-23 | 2006-05-19 | Semt Pielstick | Procede de fabrication d'un piston, outillage pour la mise en oeuvre de ce procede et piston ainsi obtenu |
US7104183B2 (en) * | 2004-07-07 | 2006-09-12 | Karl Schmidt Unisia, Inc. | One-piece steel piston |
DE102004038946A1 (de) * | 2004-08-11 | 2006-02-23 | Mahle International Gmbh | Kühlkanalkolben für einen Verbrennungsmotor mit Wärmerohren |
DE102004038945A1 (de) | 2004-08-11 | 2006-02-23 | Mahle International Gmbh | Leichtmetallkolben mit Wärmerohren |
DE102006027810A1 (de) * | 2006-06-16 | 2007-12-20 | Mahle International Gmbh | Verfahren zur Herstellung eines einteiligen Kolbens sowie damit hergestellter Kolben |
JP5063634B2 (ja) | 2009-03-12 | 2012-10-31 | 日立オートモティブシステムズ株式会社 | 内燃機関のピストン |
CN107842437B (zh) * | 2011-06-29 | 2020-03-06 | 天纳克公司 | 具有位于冠部下方的支撑结构的活塞 |
WO2013045289A1 (de) * | 2011-09-28 | 2013-04-04 | Ks Kolbenschmidt Gmbh | Zweiteiliger stahlkolben für brennkraftmaschinen |
WO2013179146A1 (de) | 2012-05-30 | 2013-12-05 | Gesenkschmiede Schneider Gmbh | Einteiliger geschmiedeter kolben und verfahren zu seiner herstellung |
US9334958B2 (en) | 2013-02-18 | 2016-05-10 | Federal-Mogul Corporation | Complex-shaped forged piston oil galleries |
US10787991B2 (en) | 2013-02-18 | 2020-09-29 | Tenneco Inc. | Complex-shaped forged piston oil galleries |
CN105121823B (zh) | 2013-02-18 | 2018-01-30 | 费德罗-莫格尔公司 | 形状复杂的活塞油道与由铸造金属或粉末金属工艺制成的活塞冠部 |
DE102013009155A1 (de) * | 2013-05-31 | 2014-12-04 | Mahle International Gmbh | Kolben für einen Verbrennungsmotor |
DE202013102921U1 (de) | 2013-07-03 | 2014-10-06 | Gesenkschmiede Schneider Gmbh | Zweiteiliger Kühlkanalkolben |
US10584659B2 (en) | 2015-03-23 | 2020-03-10 | Tenneco Inc | Robust, lightweight, low compression height piston and method of construction thereof |
US20170058824A1 (en) * | 2015-08-28 | 2017-03-02 | Ks Kolbenschmidt Gmbh | Piston with low overall height |
US10316790B2 (en) * | 2016-09-27 | 2019-06-11 | TennecoInc. | Piston ring-belt structural reinforcement via additive machining |
DE102016225637A1 (de) * | 2016-12-20 | 2018-06-21 | Mahle International Gmbh | Verfahren zum Herstellen eines einteiligen Kolbens für einen Verbrennungsmotor durch Schmieden |
CN109268495B (zh) * | 2018-11-19 | 2020-07-10 | 滨州渤海活塞有限公司 | 一种钢活塞与活塞销的组合及其加工工艺 |
DE102021128792B3 (de) | 2021-11-05 | 2022-07-07 | Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft | Kolben für einen Hubkolbenmotor, entsprechender Motor und Kraftfahrzeug mit einem solchen |
Family Cites Families (17)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR954188A (fr) * | 1947-10-02 | 1949-12-20 | Oerlikon Buehrle Ag | Piston en métal léger pour moteurs à combustion interne |
US3240193A (en) * | 1964-07-30 | 1966-03-15 | Gen Motors Corp | Piston and piston cooling means |
CH594818A5 (pt) * | 1975-07-24 | 1978-01-31 | Sulzer Ag | |
JPS57129237A (en) * | 1981-02-03 | 1982-08-11 | Mitsubishi Heavy Ind Ltd | Piston of internal combustion engine |
DE3444661A1 (de) * | 1984-12-07 | 1986-06-12 | Klöckner-Humboldt-Deutz AG, 5000 Köln | Fluessigkeitsgekuehlter kolben |
DE3708377A1 (de) * | 1986-03-20 | 1987-10-01 | Mahle Gmbh | Oelgekuehlter kolben fuer verbrennungsmotoren |
DE3709969A1 (de) * | 1987-03-26 | 1988-10-06 | Kolbenschmidt Ag | Kolben mit fluessigkeitskuehlung |
DE3842321A1 (de) * | 1988-12-16 | 1990-06-21 | Kolbenschmidt Ag | Kolben mit oelkuehlung fuer brennkraftmaschinen |
US5144884A (en) * | 1989-01-11 | 1992-09-08 | Cummins Engine Company, Inc. | Two-part piston assembly device |
DE4010062A1 (de) * | 1990-03-29 | 1991-10-02 | Mahle Gmbh | Gekuehlter tauchkolben fuer verbrennungsmotoren mit voneinander getrenntem kolbenoberteil und kolbenschaft |
DE4014703A1 (de) * | 1990-05-08 | 1991-11-14 | Mahle Gmbh | Gekuehlter tauchkolben fuer verbrennungsmotoren mit voneinander getrenntem kolbenoberteil und kolbenschaft |
DE4120850A1 (de) * | 1991-06-25 | 1993-01-07 | Kolbenschmidt Ag | Gebauter, oelgekuehlter kolben fuer dieselmotoren |
DE4446726A1 (de) | 1994-12-24 | 1996-06-27 | Mahle Gmbh | Verfahren zur Herstellung eines einteiligen Kühlkanalkolbens |
DE19522756A1 (de) * | 1995-06-27 | 1997-01-02 | Kolbenschmidt Ag | Tauchkolben für Brennkraftmaschinen |
DE19926568A1 (de) * | 1999-06-11 | 2000-12-14 | Mahle Gmbh | Gekühlter Kolben für Verbrennungsmotoren |
US6286414B1 (en) * | 1999-08-16 | 2001-09-11 | Caterpillar Inc. | Compact one piece cooled piston and method |
DE10013395C1 (de) * | 2000-03-17 | 2001-08-02 | Ks Kolbenschmidt Gmbh | Verfahren zur Herstellung eines einteiligen Kühlkanalkolbens, insbesondere für einen Dieselmotor, sowie ein danach hergestellter einteiliger Kühlkanalkolben |
-
2002
- 2002-09-25 DE DE10244510A patent/DE10244510A1/de not_active Withdrawn
- 2002-10-11 US US10/270,256 patent/US6698392B1/en not_active Expired - Lifetime
-
2003
- 2003-09-19 EP EP03769202A patent/EP1546536B1/de not_active Expired - Lifetime
- 2003-09-19 KR KR1020057005251A patent/KR20050057589A/ko not_active Application Discontinuation
- 2003-09-19 CN CNB038228394A patent/CN100368674C/zh not_active Expired - Fee Related
- 2003-09-19 BR BRPI0314798-3A patent/BR0314798B1/pt not_active IP Right Cessation
- 2003-09-19 JP JP2004538730A patent/JP2006501392A/ja active Pending
- 2003-09-19 WO PCT/DE2003/003116 patent/WO2004029443A1/de active Application Filing
- 2003-09-19 DE DE50311581T patent/DE50311581D1/de not_active Expired - Lifetime
-
2005
- 2005-11-25 HK HK05110759A patent/HK1078916A1/xx not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR0314798A (pt) | 2005-07-26 |
KR20050057589A (ko) | 2005-06-16 |
WO2004029443A1 (de) | 2004-04-08 |
DE50311581D1 (de) | 2009-07-16 |
US6698392B1 (en) | 2004-03-02 |
CN1685142A (zh) | 2005-10-19 |
EP1546536A1 (de) | 2005-06-29 |
JP2006501392A (ja) | 2006-01-12 |
HK1078916A1 (en) | 2006-03-24 |
EP1546536B1 (de) | 2009-06-03 |
CN100368674C (zh) | 2008-02-13 |
DE10244510A1 (de) | 2004-04-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR0314798B1 (pt) | êmbolo inteiriço com canal de refrigeração para um motor de combustão interna. | |
CN1019892C (zh) | 带有冷却槽的锻制活塞部件的发动机活塞装置 | |
KR101184236B1 (ko) | 내연기관용 조립 피스톤 | |
US6152016A (en) | Piston with cast passages | |
RU2001131889A (ru) | Распорная вставка лопатки | |
BR0208185B1 (pt) | método de produzir um pistão de uma só peça. | |
CN101189424A (zh) | 两部分式内燃机活塞 | |
PT97421B (pt) | Processo de fabricacao de cabeca de embolo articulado e refrigerado e cabeca de embolo articulado e refrigerado | |
JP2006500505A (ja) | 内燃機関のための、複数部分から成る冷却されるピストン | |
KR20070043784A (ko) | 내연기관용 조립 피스톤 | |
BRPI0615298A2 (pt) | pistão de construção leve | |
CN101258319A (zh) | 组装的液冷式活塞 | |
JP3112097B2 (ja) | 内燃機関用の冷却される筒形ピストン | |
US20150198114A1 (en) | Piston for an internal combustion engine | |
BRPI0810107B1 (pt) | Êmbolo para um motor de combustão interna | |
CN108026860A (zh) | 用于内燃机的活塞 | |
US5628577A (en) | Wrist pin for a two-piece piston | |
EP0069578A1 (en) | A piston assembly for an internal combustion engine | |
CA2299057C (en) | Oil passage arrangement in a piston | |
JP2017008778A (ja) | 内燃機関 | |
KR101601061B1 (ko) | 인서트를 구비한 엔진 | |
KR102077376B1 (ko) | 4행정 내연 엔진 및 4행정 내연 엔진용 피스톤 | |
US4419970A (en) | Cylinder block | |
ES2356405T3 (es) | Procedimiento de fabricación de un cuerpo de cilindro de un motor. | |
US20030062016A1 (en) | Multi-cylinder engine |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/09/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2532 DE 16-07-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |