BR0307464B1 - britadeira de mandìbulas. - Google Patents

britadeira de mandìbulas. Download PDF

Info

Publication number
BR0307464B1
BR0307464B1 BRPI0307464-1A BR0307464A BR0307464B1 BR 0307464 B1 BR0307464 B1 BR 0307464B1 BR 0307464 A BR0307464 A BR 0307464A BR 0307464 B1 BR0307464 B1 BR 0307464B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drive shaft
jaw crusher
crusher according
jaw
crushing
Prior art date
Application number
BRPI0307464-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0307464A (pt
Inventor
Reinhold Both
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0307464A publication Critical patent/BR0307464A/pt
Publication of BR0307464B1 publication Critical patent/BR0307464B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C1/00Crushing or disintegrating by reciprocating members
    • B02C1/02Jaw crushers or pulverisers
    • B02C1/04Jaw crushers or pulverisers with single-acting jaws

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "BRITADEIRADE MANDÍBULAS".
A presente invenção refere-se a uma britadeira de mandíbulas,especialmente em forma de uma britadeira oscilante de pêndulo ou de uma britadeira oscilante de manivela com mandíbulas oscilantes dispostas emuma caixa com ao menos um compartimento de britagem, mandíbulas fixas,ajuste da fenda de britagem bem como um eixo de acionamento com excên-tricos e deslocamento.
Tais britadeiras de mandíbulas (DE-OS 1 607 514.2) apresentam duas mandíbulas, das quais uma em geral está disposta fixa e a outra depêndulo. O material de britagem é fragmentado no compartimento de brita-gem quando de periódico fechamento da mandíbula pendulando em torno deum ponto de rotação entre duas mandíbulas, sobretudo mediante solicitaçãopor pressão, e cai para fora do compartimento de britagem devido à sua for- ça da gravidade após múltipla operação de solicitação e fragmentação. De-pendendo da disposição do eixo de oscilação, a mandíbula oscilante executao máximo movimento na extremidade superior ou inferior. Em geral, os ba-lancins são montados acima, pois pela maior amplitude na fenda de descar-ga é assegurada uma maior passagem. Com montagem inferior do balan- cim, devido à menor amplitude na fenda de descarga, é obtida uma boaigualdade de grão, mas apenas uma passagem insatisfatória. Comprovaram-se as assim chamadas britadeiras oscilantes de pêndulos e britadeiras osci-lantes de manivela. Da DE-OS 16 07 514.2 é conhecida uma britadeira demandíbulas, a saber tanto em forma da britadeira oscilante de pêndulo como da britadeira oscilante de manivela, em que por um eixo de acionamentocorrespondentemente prolongado são acionados simultaneamente dois sis-temas de mandíbulas. Ambas as mandíbulas estão contudo dispostas emcompartimentos de britagem separados, de modo que pedaços de material,que apresentam dimensões maiores do que um compartimento de britagem, não podem ser fragmentados em tais agregados. Além disso, é desvantajo-so que o eixo de acionamento mostrado seja de fabricação muito desfavorá-vel devido aos carnes dispostos distanciados e deslocados em direção peri-férica, e ademais não possa ser adaptado a requisitos eventualmente altera-dos. Antes, pelo contrário, todo o eixo de acionamento deve ser trocado e,ademais, também os demais componentes devem ser de tal maneira adap-tados para que seja possível uma operação modificada. Uma britadeira demandíbulas duplas é construída de maneira similar segundo a patente US-PS 4248390, na qual através da aplicação de buchas excêntricas sobre oscarnes do eixo de acionamento, a excentricidade pode ser modificada. A fa-bricação de eixos de acionamento deste tipo com carnes integrados é bas-tante custosa. Além disso, o eixo de acionamento é munido, na direção Ion-gitudinal, somente de um par de mandíbulas.
Em princípio, a DE-OS 199 56 200.8-23 apresenta os mesmosproblemas; aqui, no entanto, apesar de duas ou três mandíbulas dispostaslado a lado, se trabalha apenas com um compartimento de britagem contí-nuo, de modo que distintos pedaços de material maiores podem ser incluí-dos na britadeira e fragmentados. Com adaptações e alterações necessári-as, contudo, também aqui o eixo de acionamento munido de carnes deve sersubstituído por um novo, o que é requerido também quando tenha ocorridocorrespondente desgaste.
A invenção tem por objetivo prover uma britadeira de mandíbu-Ias munida de diversas mandíbulas dispostas lado a lado, que seja de fácilequipagem e reequipagem relativamente à excentricidade e que, quando dedesgaste, precise apenas ser renovada ou complementada em partes indivi-duais.
O objetivo é alcançado, segundo a invenção, pelo fato de que oeixo de acionamento é executado como haste uniformemente continua, àqual estão associados de maneira soltável e trocável excêntricos executadoscomo buchas excêntricas.
Em uma britadeira de mandíbulas assim configurada, primeira-mente é possível que um só eixo de acionamento de fabricação simples eemprego favorável baste para vários sistemas de mandíbulas associados aoeixo de acionamento. A requerida excentricidade é produzida por buchasexcêntricas enfiadas e fixadas nos correspondentes pontos sobre o eixo deacionamento, de modo que não apenas se possam registrar enormes vanta-gens em termos de custo, mas simultaneamente também seja dada a possi-bilidade de se dispor os excêntricos de tal maneira que seja obtida uma de-terminada excentricidade pré-dada, sendo que teoricamente também é pos-sível associar aos distintos sistemas de mandíbulas ou prever para os mes-mos distinta excentricidade. É ainda vantajoso que, pela disposição soltáveldas buchas excêntricas, agora, com ocorrência de desgaste, apenas essasbuchas excêntricas ou as partes respectivamente desgastadas precisam sertrocadas, possibilitando também assim aproveitar plenamente as mandíbu-las, porque pela mera variação da excentricidade se pode obter igual resul-tado de fragmentação.
Em uma configuração conveniente da invenção está previstoque as buchas excêntricas trocáveis sejam configuradas deslocáveis e girá-veis sobre o eixo de acionamento no estado solto. Como, segundo a inven-ção, é empregada uma haste contínua como eixo de acionamento, as dis-tintas buchas excêntricas podem ser respectivamente facilmente deslocadaspara a requerida posição de trabalho, ali levadas à posição prevista em dire-ção periférica e então fixadas, para atenderem eficazmente sua função.
Para se poder fixar eficazmente as buchas excêntricas uma vezfixadas quando do decurso de movimento, a invenção prevê que as buchasexcêntricas sejam ligadas com o eixo de acionamento de maneira soltávelpor meio de uma ligação de macho/fêmea. Podem então estar previstas vá-rias de tais ligações de macho/fêmea vistas pela periferia, de modo que,quando do ajuste da excentricidade, o usuário tem a possibilidade de levaras buchas excêntricas a uma ótima posição para sua função prevista.
Para se poder deslocar as buchas excêntricas eficazmente so-bre o eixo de acionamento para a respectiva posição de trabalho, a invençãoprevê que as buchas excêntricas sejam executadas ligadas de maneira sol-tável com o eixo de acionamento e o tubo oscilante associado à mandíbulaoscilante. A mandíbula individual é assim pré-montada, para ser então ligadacom o tubo oscilante por meio das buchas excêntricas e levada ao corres-pondente movimento.Mas acima se mencionou que para o processamento de peda-ços de material de tamanho maior é muito vantajoso que se possa trabalharcom um compartimento de britagem contínuo. Segundo a invenção, isso éespecialmente concretizado pelo fato de que o deslocamento do eixo de aci-onamento, que é uma barra contínua, apresenta mancais de rolamento as-sociados às paredes laterais da caixa e porta-mancais dispostos entre asmandíbulas individuais, sendo que é concretizado um único compartimentode britagem contínuo. Como já explicado, o eixo de acionamento contínuo seapóia seguramente, visto pelo comprimento, não apenas nas paredes Iate-rais, mas sim simultaneamente também por meio dos porta-mancais dis-postos distanciados, que no entanto não conduzem a uma subdivisão docompartimento de britagem, mas sim apenas são realizados como porta-mancais com mancais de rolamento.
Os porta-mancais dispõem convenientemente de mancais retos,para garantirem o respectivo apoio e posição de guia para o eixo de aciona-mento contínuo.
Uma lubrificação segura e continuamente segura para o eixo deacionamento é obtida quando, como previsto de acordo com a invenção, osmancais de rolamento, de preferência os mancais de rolamento associadosàs paredes laterais, são equipados com uma vedação em labirinto, queapresenta frente ao eixo de acionamento ranhuras anelares equipadas comanéis em O. Pelos anéis em O e pela segura disposição dos anéis em O nasranhuras anelares é assegurado que o lubrificante permaneça precisamentena região em que ele é necessário para a guia continuamente segura doeixo de acionamento. Garante-se assim, vantajosamente, altos tempos defuncionamento de tais equipamentos, graças a essa configuração especial.
A espessura total das paredes da caixa pode ser mantida emlimites vantajosos quando aos porta-mancais estão associadas paredes decompartimento subdividindo a caixa, as quais são executadas atingindo noterço inferior até a metade da altura das paredes laterais. Permanece assimmantido o grande espaço de inclusão da britadeira de mandíbulas e tambémgrandes pedaços de material de fragmentação são seguramente alojados,enquanto que no terço inferior ou a meia altura então há uma subdivisão,sendo que essas paredes de compartimento atuam de modo sustentado e,além disso, têm também a vantagem de que o material retido não se restrin-ge a um dos sistemas de mandíbula, mas sim pode se acumular uniforme-mente ou mesmo se decompor novamente nos distintos compartimentos debritagem.
A execução mais conveniente dessas paredes de compartimentoé aquela em que as paredes de compartimento adicionais são executadasse estendendo em forma de arco com a aresta superior, sendo que dessamaneira é dado o ótimo apoio, simultaneamente porém a separação pelasparedes de compartimento pode ser posicionada em um ponto tão profundoquanto possível.
A fenda de britagem de tais britadeiras deve ser ajustada devidoao desgaste, freqüentemente porém também por outros motivos. Para isso éconhecido enfiar e fixar a cunha de ajuste na respectiva posição com auxíliode placas. Mas a invenção prevê que, para automatização e melhor decursode todo o processo de fragmentação, o ajuste da fenda de britagem dispo-nha de uma cunha de ajuste por meio de um cilindro de ajuste hidráulico. Ocilindro de ajuste hidráulico se encarrega assim de que a cunha de ajusteseja enfiada na correspondente posição ou também levantada, dependendode se desejar aumentar ou diminuir a fenda de britagem.
Ali, onde se trabalha ou se pode trabalhar com britadeiras esta-cionárias, é vantajoso que se possa transportar de um local de trabalho paraoutro uma tal britadeira consistindo em vários sistemas de mandíbulas dis-postos lado a lado. Isso é obtido, de acordo com a invenção, pelo fato deque a caixa apresenta uma infra-estrutura com compartimento, disposto en-tre suportes longitudinais e transversais, para o transportador de descarga eanexo de pescoço de cisne para o motor de acionamento. Com isso se tementão uma unidade completa, sendo que o material britado deixando a brita-deira ou as distintas regiões parciais da britadeira cai sobre um transportadorde descarga e é por ele transportado adiante, por exemplo para um cami-nhão. Pelo anexo de pescoço de cisne é possível levar o motor de aciona-mento respectivamente a uma posição, em que fica seguramente posiciona-do abaixo e pode atuar seguramente sobre as rodas de acionamento da bri-tadeira, enquanto que para o transportador de descarga é predeterminadauma região, onde ela, sem se apoiar sobre o solo, pode seguramente rece-ber e descarregar o material britado.
Para se poder concretizar uma propícia unidade de transporte, ainvenção prevê que o transportador de descarga seja executado pivotávelem altura, de preferência em 90°, na extremidade da infra-estrutura contra-posta ao anexo de pescoço de cisne, sendo que acessórios do transportadorsão executados com um dispositivo de pivotamento próprio, adicional.Quando do pivotamento em altura do transportador de descarga para a posi-ção de transporte, a respectiva parte pertencente ao transportador ou tam-bém várias de tais partes são de tal maneira pivotadas por meio do equipa-mento de pivotamento adicional, que é possível pivotar a correspondenteextremidade de pivotamento do transportador de descarga praticamente a90° em altura. Assim é concretizada uma unidade de transporte compacta,que possibilita também reassumir rapidamente a posição de trabalho no lo-cal de emprego, para poder começar rapidamente com os trabalhos defragmentação.
Vantajosamente, pedaços individuais muito grandes podem serabarcados pelas mandíbulas, porque segundo a invenção está previsto queduas ou mais mandíbulas oscilantes, que são acionadas pelo eixo de acio-namento comum, apoiado por meio de mancais intermediários, estão dis-postas em um compartimento de britagem comum, sendo que as mandíbu-Ias são intermitentemente móveis por meio do eixo de acionamento comum.Aqui é portanto prevista uma caixa de britadeira contínua, comum ou umcompartimento de britadeira para duas, três ou quatro mandíbulas. Até en-tão, as caixas individuais com as mandíbulas são enfileiradas entre si, demodo que resulta não uma abertura de entrada grande, mas sim muitas pe-quenas. Só com auxílio da solução de acordo com a invenção é possívelalojar e eficazmente fragmentar também grandes peças a serem fragmenta-das, sem que haja problemas. O eixo de acionamento contínuo, ao qual es-tão associadas as mandíbulas oscilantes individuais, é de tal maneira apoia-do por mancais intermediários que não há uma avaria do eixo de aciona-mento mais ou menos longo.
Segundo uma outra execução conveniente é então previsto queo compartimento de britagem com o eixo de acionamento seja disposto so-bre uma moldura de suporte em direção longitudinal do eixo de acionamentoe provido de um encapsulamento completo ou caixa com guia de materialpara a alimentação de material de britagem. Como já explicado mais acima,dessa maneira uma tal britadeira de mandíbulas pode ser levada de um localde emprego a outro, sendo que pelo completo encapsulamento é garantidoque terras introduzidas, a serem fragmentadas, e demais material não pos-sam poluir o meio ambiente, de modo a que precisamente uma tal britadeirade mandíbulas também possa ser levada sem problemas de um local deemprego a outro. Não são então necessárias medidas de segurança especi-ais.
A invenção se caracteriza especialmente pelo fato de que é pro-vida uma britadeira de mandíbulas, que, independentemente de sua respec-tiva execução especial, pode ser vantajosamente estruturada no que con-cerne à excentricidade. Para tanto, o eixo de acionamento é configuradocomo haste contínua e os excêntricos como buchas excêntricas, que podemser deslocadas sobre o respectivo eixo de acionamento e então giradas paraa posição correta, para assim se obter a desejada excentricidade. Nessasolução é especialmente vantajoso que a montagem das buchas excêntricasestabelecendo a excentricidade seja fácil e rápida e que seja possível pre-determinar distintas excentricidades para cada sistema de britadeira demandíbulas mediante fácil rotação em direção periférica. Assim é proporcio-nada a possibilidade de, mediante combinação de vários sistemas de man-díbulas, se britar material que apresente uma estrutura de grão bem deter-minada, porque em uma tal combinação é possível produzir também emuma etapa de trabalho material distinto, que então se mistura automatica-mente no transportador de descarga, para assim se produzir um materialbritado especialmente uniforme e bem processável. Uma tal britadeira demandíbulas é provida convenientemente de uma borrifação de névoa deágua (tubo Bõnsch), para manter a formação de poeira dentro de limites ouprover uma segura deposição. Os bocais de névoa de água podem ser inte-grados às paredes laterais e demais paredes da caixa ou na cobertura, parase obter uma distribuição uniforme.
Outros detalhes e vantagens do objeto da invenção se depreen-dem da descrição a seguir do desenho correspondente, em que está repre-sentado um exemplo de execução preferido com os detalhes para tanto ne-cessários e partes individuais. Mostram:
Figura 1 - uma britadeira oscilante de pêndulo em vista lateral,
Figura 2 - o eixo de acionamento contínuo, com acessórios emcorte,
Figura 3 - uma britadeira oscilante de manivela em vista lateral,parcialmente em corte,
Figura 4 - a região de ligação entre o mancai sustentando o eixode acionamento e um mancai vizinho, giratório, com ligação oscilante,
Figura 5 - uma vista do alto de uma britadeira oscilante de pên-dulo,
Figura 6 - vista de topo dianteira de uma britadeira oscilante depêndulo,
Figura 7 - uma mandíbula de uma britadeira oscilante de mani-vela,
Figura 8 - uma infra-estrutura para uma britadeira de mandíbulasem vista lateral,
Figura 9 - a infra-estrutura equipada com uma britadeira demandíbulas completa em vista lateral e
Figura 10 em vista de topo dianteira.
A Figura 1 mostra uma britadeira oscilante de pêndulo ou umabritadeira de mandíbulas 1 com sua caixa 2 e um compartimento de brita-gem 3. Os outros compartimentos de britagem, se houver, não são visíveisaqui. A invenção parte essencialmente do fato de que apenas um comparti-mento de britagem deve ser concretizado em direção longitudinal, como ain-da será ilustrado com auxílio de outras Figuras, para se poder britar segura-mente pedaços de material de distinto tamanho.
Com 4 está designada a mandíbula oscilante e com 5 a mandí-bula fixa, sendo que a mandíbula fixa 5 pode ser formada com a parede Iate-ral da caixa 2.
As distintas mandíbulas 4, 5 são de tal maneira posicionadasentre si que entre ambas resulta um ângulo de entrada e britagem favorável.Dessa maneira, é simultaneamente impedido também que os pedaços dematerial ou do demais material de britagem sejam cuspidos para fora. A fen-da de britagem pode então ser essencialmente ajustável pelo ajuste de fen-da de britagem 6, consistindo o mesmo aqui na cunha de ajuste 7 e no cilin-dro de ajuste 8 hidráulico. Por meio do cilindro de ajuste 8 hidráulico pode acunha de ajuste 7, como se vê na Figura 1, ser puxada para fora ou empur-rada para dentro, para assim se obter o desejado ajuste de fenda de britagem 6.
Na britadeira oscilante de pêndulo se trabalha com duas placas,de pressão 9 e 10, que são montadas em mancais de placa de pressão 11especialmente configurados ou dispostos de tal maneira que, quando da ati-vação da barra de tração 15 ou quando do levantamento ou abaixamento,respectivamente se encarregam de que a mandíbula oscilante 4 execute omovimento previsto. Através da barra de tração de mola 12 e da mola dereposição 13 é garantido que, quando de cada decurso de movimento osci-lante da mandíbula 4, esta seja puxada de novo para a posição inicial.
Para produção do movimento oscilante da mandíbula 4, caracte-rizado por excentricidade, a barra de tração 15 está ligada com o tubo osci-lante 16, sendo que o tubo oscilante 16 envolve o eixo de acionamento 19,que recebe o desejado decurso de movimento por carnes excêntricos ouaqui por buchas excêntricas 20 servindo como excêntricos 18.
Na execução aqui mostrada do eixo de acionamento 19 contínuolongo com as buchas excêntricas 20 assentadas, o deslocamento 17 é pro-duzido especialmente nas paredes laterais 28, 29. Detalhes disso serão ain-da explicados mais adiante.Em ambas as extremidades do eixo de acionamento 19 assen-tam discos oscilantes e de acionamento 21, 55, por meio dos quais o eixo deacionamento 19 é uniformemente girado. A excentricidade é dada então aotubo oscilante 16 e, assim, à unidade das mandíbulas 4, 5 por meio das bu-chas excêntricas 20. Com 22 é designado o eixo oscilante com o mancaioscilante.
As distintas buchas excêntricas 20 são descoláveis sobre o eixo deacionamento 19 e ali fixáveis por meio de uma ligação macho/fêmea 23 ou umapossibilidade de fixação semelhante. É então vantajoso que pela rotação dabucha excêntrica 20 sobre o eixo de acionamento 19 possam ser ajustadasdistintas excentricidades, e isso para cada sistema de mandíbulas 4, 5.
Sobre as distintas mandíbulas 4,5 está prevista uma guarnição
24, que pode ser facilmente trocada por meio de uma fixação de guarnição
25, porque para isso servem cunhas de fixação 26, que possibilitam um fácildesprendimento.
Enquanto que a Figura 1 reproduz uma britadeira oscilante depêndulo, a Figura 3 mostra uma britadeira oscilante de manivela, sendo quetambém aqui sobre o eixo de acionamento 19 são deslocáveis e fixáveisuma bucha excêntrica ou várias buchas excêntricas 20. A isso se segue omancai de rolamento 30 e o tubo oscilante 16. Tanto pela estrutura quantono que concerne ao ajuste da fenda de britagem 6 e aos demais detalhes sepode remeter à Figura 1, porque aqui podem ser produzidos, em princípio,os mesmos meios.
A Figura 2 mostra o eixo de acionamento 19 inalterado,igualmente contínuo, previsto para a britadeira de mandíbulas 1 segundo aFigura 1 e também a Figura 3. Sobre esse eixo de acionamento 19 estãodispostas buchas excêntricas 20, 20', 20", que são de tal maneira seguraspor mancais de rolamento 32, 32', 32", que é garantido um movimentouniforme. Vendo-se pelo comprimento, estão previstos porta-mancais 31,uma vez em forma de um mancai estacionário 33 ou de um mancai solto 34ou também de um mancai fixo 35, para assim, vendo-se pelo comprimento,se garantir um apoio uniforme do eixo de acionamento 19. Através dasmandíbulas 4, 4', 4" oscilantes, aqui apenas indicadas, e dos tubos oscilan-tes 16, 16', 16" se provê para que o movimento do eixo de acionamento 19seja passado adiante uniformemente através das buchas excêntricas 20 edos tubos oscilantes 16. Assim é possível, mesmo em tais eixos de aciona-mento 19 longos, que não só baste um acionamento, mas sim também umcompartimento de britagem 3 contínuo, de modo que, no total, se tem assimuma boca de britagem ou uma abertura de britagem muito grande. Teorica-mente é possível executar o eixo de acionamento 19 também ainda maislongo, para assim se operar simultaneamente uma 4a ou, melhor ainda, uma5a combinação de mandíbulas 4, 5.
Com auxílio da Figura 2 e da Figura 4 fica claro que uma condu-ção e lubrificação especialmente favorável do eixo de acionamento 19 épossível pelo fato de que na região dos mancais de rolamento 30, 32 sãoproduzidas vedações em labirinto 36, que apresentam anéis em O 37dispostos em ranhuras anelares 38 relativamente ao eixo de acionamento19, os quais cuidam de uma correspondente vedação dos distintos seg-mentos.
Retornando-se à Figura 1, cabe ainda assinalar que mesmoquando é produzido um compartimento de britagem 3 contínuo, por motivosestáticos, sob determinadas circunstâncias, em regiões dos porta-mancais31, podem ser formadas paredes de compartimento 39, que porém não sãoguiadas para o alto até a altura das paredes laterais 28, 29, mas sim no má-ximo até 50% de sua altura. Contudo, é sobretudo concebível e vantajosoformá-las apenas no terço inferior, sendo que a aresta superior 40 se esten-de em forma de arco, para se obter favoráveis valores estáticos.
A Figura 5 mostra uma britadeira de mandíbulas 1, que na Figu-ra 6 é mostrada em vista lateral, em vista do alto. Fica claro que aqui, atra-vés do disco oscilante e de acionamento 21, 55 é acionado o eixo de acio-namento 19, para através dele e das buchas excêntricas 20, bem como ostubos oscilantes 16, se produzir os correspondentes movimentos oscilantesda mandíbula 4. Pode-se identificar que, vendo-se pelo comprimento da bri-tadeira de mandíbulas 1, apenas é produzido um compartimento de brita-gem, sendo que as guarnições de mandíbula 24 individuais esbarram juntoentre si, de modo que o compartimento de britagem 3 contínuo é concretiza-do. Com 28, 29 são designadas as paredes laterais, às quais na parte supe-rior, isto é, na região do eixo de acionamento 19, estão associados mancais de rolamento 30, o que já foi explicado mais acima. Cabe ainda então men-cionar os porta-mancais 31, 31que cuidam de apoio uniforme e seguro doeixo de acionamento 19, enquanto que o compartimento de britagem 3 pro-priamente dito apresenta um furo de boca ou uma abertura continuamentegrande.
A Figura 7 reproduz uma mandíbula 4 oscilante individual, sendoque aqui ainda fica claro que a guarnição de mandíbula 24 é retida na res-pectiva posição por meio de uma fixação de guarnição 25 relativamente sim-ples, para se poder assim também trocá-la facilmente, quando ocorrer cor-respondente desgaste. Enquanto que abaixo se trabalha com um parafusode fixação 27 relativamente curto, na região superior é necessário um para-fuso de fixação 27' executado mais longo. Vê-se ainda nessa representaçãosegundo a Figura 7 a ligação de marcho/fêmea 23 entre bucha excêntrica 20e eixo de acionamento 19.
A Figura 8 mostra uma infra-estrutura 48, sobre a qual pode ser montada uma britadeira de mandíbulas 1 total, como ilustra a Figura 9. Essainfra-estrutura 48 consiste em vigas longitudinais 49 e vigas transversais 50,sendo que as escoras 47 se apoiam em patins de aterragem 61, de modoque intermediariamente se forma um compartimento 51, em que pode serdisposto o transportador de descarga 52 segundo a Figura 9.
Na armação de suporte 60 da infra-estrutura 48 não se trata deuma área plana contínua, mas sim, antes, na região dianteira, é formado umanexo de pescoço de cisne 53, para assim se poder dispor bem o motor deacionamento 54 para se ativar o eixo de acionamento 55 através dele.
Na extremidade 56 contraposta ao anexo de pescoço de cisne 53 está executada uma chapa de apoio 59, na qual podem ser fixados oudispostos, segundo a Figura 9, acessórios de transporte 57, que dispõem deum equipamento de pivotamento 58 próprio, de modo que, quando do pivo-tamento em altura da parte de pivotamento 64, os acessórios de transporte57 são automaticamente levados a uma ótima posição, que torna possível opivotamento em altura da parte pivotante 64 em 90°. A Figura 9 mostra issoclaramente. Nas extremidades dianteira e traseira estão previstos cilindrosde apoio 62, 63, por meio dos quais são apoiadas ou seguras as partes desustentação, sendo que também quando da operação é garantida uma posi-ção uniformemente segura da britadeira de mandíbulas 1 montada ou as-sentada.
A Figura 10 mostra uma vista de topo dianteira ou uma vista tra-seira, ficando claro que toda a britadeira de mandíbulas 1 pode ser segura-mente disposta sobre essa infra-estrutura 48, que ou pode ser deslocadasobre plano ou sobre o solo através dos patins de aterragem 61, ou tambémpode ser carregada por veículos de plataforma rebaixada, entre outros, paratransportá-la de um local de trabalho para outro. Uma tal britadeira de man-díbulas é provida convenientemente de uma borrifação de névoa de água(tubo "Bónsch"), para impedir ou manter dentro de limites a formação de po-eira ou cuidar de uma segura deposição. Os bocais de névoa de água po-dem ser integrados às paredes laterais e demais paredes da caixa ou nacobertura, para se obter uma distribuição uniforme.

Claims (14)

1. Britadeira de mandíbulas, especialmente em forma de umabritadeira oscilante de pêndulo ou de uma britadeira oscilante de manivelacom diversas mandíbulas (4) oscilantes dispostas em uma caixa (2) com aomenos um compartimento de britagem (3), diversas mandíbulas (5) fixas,ajuste de fenda de britagem (6) bem como um eixo de acionamento (19) comexcêntricos (18) e deslocamento (17), caracterizada pelo fato de que o eixode acionamento (19) é executado como haste continuamente uniforme, àqual estão associados de maneira soltável e trocável excêntricos (18) exe-cutados como buchas excêntricas (20).
2. Britadeira de mandíbulas de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que as buchas excêntricas (20) trocáveis são exe-cutadas deslocáveis e giráveis sobre o eixo de acionamento (19) no estadosolto.
3. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que as buchas excêntricas (20) sãoligadas de maneira soltável com o eixo de acionamento (19) por meio deuma ligação de macho/fêmea (23).
4. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 3, caracterizada pelo fato de que as buchas excêntricas (20) sãoconfiguradas ligadas de maneira soltável com o eixo de acionamento (19) eo tubo oscilante (16) associado à mandíbula (4) oscilante.
5. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o deslocamento (17) do eixo deacionamento (19) apresenta mancais de rolamento (30) associados às pare-des laterais (28, 29) da caixa (2) e apresenta porta-mancais (31) com man-cais de rolamento (32) dispostos entre as distintas mandíbulas (4, 5), sendoque é concretizado um único compartimento de britagem (3) contínuo.
6. Britadeira de mandíbulas de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato de que os porta-mancais (31) dispõem de mancaisestacionários (33).
7. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 6, caracterizada pelo fato de que os mancais de rolamento (30, 32),de preferência os mancais de rolamento (30) associados às paredes laterais(28, 29) estão equipados com vedação em labirinto (36), que apresentamranhuras anelares (38) equipadas com anéis em O (37) relativamente aoeixo de acionamento (19).
8. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 7, caracterizada pelo fato de que aos porta-mancais (31) estão as-sociadas paredes de compartimento (39) subdividindo a caixa (2), que sãoexecutadas chegando no terço inferior até a metade da altura das paredeslaterais (28, 29).
9. Britadeira de mandíbulas de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de que as paredes de compartimento (39) adicionaissão executadas com a aresta superior (40) se estendendo em forma de arco.
10. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 9, caracterizada pelo fato de que o ajuste da fenda de britagem (6)dispõe de uma cunha de ajuste (7) por meio de um cilindro de ajuste (8) hi-dráulico.
11. Britadeira de mandíbulas de acordo com uma das reivindica-ções 1 a 10, caracterizada pelo fato de que a caixa (2) apresenta uma infra-estrutura (48) com compartimento (51) disposto entre vigas longitudinais etransversais (49, 50) para o transportador de descarga (52), e anexo de pes-coço de cisne (53) para o motor de acionamento (54).
12. Britadeira de mandíbulas de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato de que o transportador de descarga (52) é executadopivotável em altura, de preferência em 90°, na extremidade (56) da infra-estrutura (48) contraposta ao anexo de pescoço de cisne (53), sendo queacessórios do transportador (57) são executados com um dispositivo de pi-votamento próprio (58), adicional.
13. Britadeira de mandíbulas de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que duas ou mais mandíbulas (4) oscilantes, quesão acionadas pelo eixo de acionamento (19) comum, apoiado por meio demancais intermediários (31, 32, 33), estão dispostas em um compartimentode britagem (3) comum, sendo que as mandíbulas (4) são intermitentementemóveis por meio do eixo de acionamento (19) comum.
14. Britadeira de mandíbulas de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que o compartimento de britagem (3) com o eixode acionamento (19) é disposto sobre uma moldura de suporte (60) em dire-ção longitudinal do eixo de acionamento (19) e é provido de um encapsula-mento completo ou caixa (2) com guia de material para a alimentação dematerial de britagem.
BRPI0307464-1A 2002-02-07 2003-02-04 britadeira de mandìbulas. BR0307464B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10205092.9 2002-02-07
DE10205092A DE10205092A1 (de) 2002-02-07 2002-02-07 Backenbrecher mit durchgehender Antriebswelle
PCT/DE2003/000303 WO2003066219A1 (de) 2002-02-07 2003-02-04 Backenbrecher mit durchgehender antriebswelle

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0307464A BR0307464A (pt) 2004-11-09
BR0307464B1 true BR0307464B1 (pt) 2011-08-23

Family

ID=27618406

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0307464-1A BR0307464B1 (pt) 2002-02-07 2003-02-04 britadeira de mandìbulas.

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1476251B1 (pt)
CN (1) CN1630558B (pt)
AT (1) ATE380592T1 (pt)
AU (1) AU2003206650A1 (pt)
BR (1) BR0307464B1 (pt)
DE (2) DE10205092A1 (pt)
WO (1) WO2003066219A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102198409B (zh) * 2011-04-13 2015-04-01 义乌市黑白矿山机械有限公司 一种具有单轴双曲柄摇杆机构的颚式破碎机
CN102189013B (zh) * 2011-04-13 2015-02-11 义乌市黑白矿山机械有限公司 一种具有双轴双曲柄摇杆机构的颚式破碎机
WO2012139483A1 (zh) * 2011-04-13 2012-10-18 义乌黑白矿山机械有限公司 具有双曲柄摇杆机构的颚式破碎机
CN103041891B (zh) * 2011-10-17 2015-04-22 义乌市黑白矿山机械有限公司 一种齿板三折对称互换式三腔多功能颚式破碎机
CN103041890B (zh) * 2011-10-17 2014-12-24 义乌市黑白矿山机械有限公司 一种具选择性破碎功能的颚式破碎机
CN102580806B (zh) * 2012-01-04 2014-10-22 义乌市黑白矿山机械有限公司 一种动颚悬挂式复合多曲柄摇杆机构破碎机
CN102513180B (zh) * 2012-01-04 2014-09-10 义乌市黑白矿山机械有限公司 一种正置倒置组合式复合多曲柄摇杆机构破碎机
CN103611596B (zh) * 2013-11-22 2016-02-24 江苏华宏科技股份有限公司 凸轮式可调喉口发动机壳体破碎机
CN104107739A (zh) * 2014-08-13 2014-10-22 无锡智数商务信息咨询有限公司 一种碎石机
CN106076466A (zh) * 2016-07-28 2016-11-09 无锡市博阳超声电器有限公司 一种新型的碎石机
CN108201910B (zh) * 2016-12-16 2020-01-21 南京梅山冶金发展有限公司 一种颚式破碎机破碎腔清堵方法
DE102017108602A1 (de) * 2017-04-21 2018-10-25 Kleemann Gmbh Brecherbaugruppe für einen Backenbrecher
CN108243731B (zh) * 2017-12-07 2020-05-15 亳州市创亿生物质燃料科技有限公司 一种农业用秸秆粉碎分散机
CN108452871A (zh) * 2018-01-18 2018-08-28 喻杨凯 一种建筑装修用混泥土破碎装置
CN108405041A (zh) * 2018-01-31 2018-08-17 湖北环电磁装备工程技术有限公司 一种无框式永磁同步电机直驱的颚式破碎机
CN108246388A (zh) * 2018-01-31 2018-07-06 湖北环电磁装备工程技术有限公司 一种无框组合式永磁同步直线电机直驱的颚式破碎机
CN111013699A (zh) * 2019-05-20 2020-04-17 安徽省中功立业建设工程有限责任公司 一种建筑工程用建筑垃圾破碎装置

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4248390A (en) * 1979-01-23 1981-02-03 Toole Nicolle A Rock crushing machine with rotary eccentric jaw driving mechanism
CN2052713U (zh) * 1989-08-24 1990-02-14 刘万志 辊辗机
CN2374261Y (zh) * 1998-07-27 2000-04-19 张凤山 球面破碎机
DE19956200A1 (de) * 1999-11-23 2001-06-21 Horst Maurer Kurbelschwingenbrecher, Zerkleinerungsanlage mit Kurbelschwingenbrecher
DE10030820A1 (de) * 2000-06-23 2002-01-03 Alstom Power Nv Labyrinthdichtung für eine rotierende Welle

Also Published As

Publication number Publication date
DE10205092A1 (de) 2003-08-21
EP1476251A1 (de) 2004-11-17
EP1476251B1 (de) 2007-12-12
ATE380592T1 (de) 2007-12-15
CN1630558B (zh) 2010-06-09
DE50308788D1 (de) 2008-01-24
CN1630558A (zh) 2005-06-22
AU2003206650A1 (en) 2003-09-02
BR0307464A (pt) 2004-11-09
WO2003066219A1 (de) 2003-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0307464B1 (pt) britadeira de mandìbulas.
RU2327522C2 (ru) Дробильная установка
US8388070B2 (en) Mining machine, in particular surface miner, as well as method for the removal and installation of a transport device in a mining machine
JP2015218578A (ja) レール頭部をフライス加工するための走行可能な装置及びその装置で付刃バイトを交換する方法
CN109676450A (zh) 一种铝合金棒材的加工设备
CN109702495A (zh) 一种铝合金棒材的加工设备的工作方法
JP2015523206A (ja) 粉砕装置
CN105583036A (zh) HSi转子定位装置
CA1185580A (en) Roll-crusher
CN201483069U (zh) 飞剪机
CA2916965C (en) Wear apparatus for grinding rolls and methods thereof
US2131801A (en) Double acting jaw crusher
BRPI0619632A2 (pt) britadeira de barra de impacto com dois rotores
CN106238169A (zh) 一种单轴撕碎机
CN103537984A (zh) 一种修整器位置可调的砂轮修整机构
KR20140078925A (ko) 분배슈트 교체장치
JP2011110475A (ja) 破砕装置
US2324033A (en) Kerf cutting apparatus
US2114454A (en) Grinding machine
CN111456133A (zh) 浆料壁切割器
EP0075448A2 (en) Double bladed shear
CN218699329U (zh) 成品切割机
CN217666872U (zh) 切割机
CN209565025U (zh) 一种便于开启的双辊双链破碎机
CN213983295U (zh) Led防腐工矿灯

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/02/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2308 DE 31-03-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.