BR0307112B1 - placa de catodo e método para produção da mesma. - Google Patents

placa de catodo e método para produção da mesma. Download PDF

Info

Publication number
BR0307112B1
BR0307112B1 BRPI0307112-0A BR0307112A BR0307112B1 BR 0307112 B1 BR0307112 B1 BR 0307112B1 BR 0307112 A BR0307112 A BR 0307112A BR 0307112 B1 BR0307112 B1 BR 0307112B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrically conductive
cathode
conductive metal
blade
affixed
Prior art date
Application number
BRPI0307112-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0307112A (pt
Inventor
Wayne Keith Webb
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0307112A publication Critical patent/BR0307112A/pt
Publication of BR0307112B1 publication Critical patent/BR0307112B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • C25C7/02Electrodes; Connections thereof
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining
    • Y10T29/49892Joining plate edge perpendicularly to frame
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/53Means to assemble or disassemble
    • Y10T29/5313Means to assemble electrical device
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/53Means to assemble or disassemble
    • Y10T29/5313Means to assemble electrical device
    • Y10T29/532Conductor
    • Y10T29/53204Electrode

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)
  • Prevention Of Electric Corrosion (AREA)

Description

PLACA DE CATODO E MÉTODO PARA PRODUÇÃO DA MESMA Campo Técnico;
A presente invenção se refere a catodos usados na recuperação eletrolítica de metais.
Estado da Técnica:
Qualquer discussão do estado da técnica por todo o relatório descritivo não deve ser considerada, de forma alguma, como uma admissão de que tal estado da técnica é amplamente conhecido ou faz parte do conhecimento geral comum no campo.
Há vários processos e aparelhos para o eletro-refino ou a eletro-extração de metal. Um processo particularmente bem sucedido para eletrodeposição de cobre, por exemplo, é o assim denominado PROCESSO ISA. Neste processo, placas mães de catodo de aço inoxidável são imersas em um banho de eletrólito com anodos de cobre. 0 cobre dos anodos se dissolve no eletrólito e, subseqüentemente, é depositado em uma forma refinada sobre a lâmina da placa mãe. 0 cobre depositado de forma eletrolítica, então, é extraído da lâmina, primeiramente, flexionando-se a placa de catodo, para fazer com que pelo menos parte do depósito de cobre se separe da lâmina e, então, uma extração em cunha ou por jato de gás do restante do cobre da lâmina.
A placa mãe de catodo, geralmente, consiste em uma lâmina de aço inoxidável, e uma barra de suspensão conectada à borda de topo, para se manter e suportar o catodo no banho eletrolítico.
Há uma ampla variedade de construções de barra de suspensão. As placas de catodo antigas usavam barras de suspensão de cobre sólido, as quais forneciam não apenas uma excelente condutividade elétrica, mas uma resistência adequada para se suportarem a placa de catodo e o metal depositado nela. Foi descoberto, contudo, que sob uso repetido, no banho eletrolítico e no maquinário de extração, a barra de cobre relativamente dúctil tendia a se curvar ou ser danificada.
Além disso, uma conexão da lâmina de aço inoxidável à barra de suspensão de cobre, às vezes, era difícil. Para se eliminar esta dificuldade, técnicas de construção e de soldagem complexas eram requeridas. Em um caso, como discutido na Patente U.S. Nc 5492609, ranhuras paralelas adicionais eram usinadas na barra de suspensão em um dos lados da ranhura central, a qual aceitava a lâmina de catodo. A lâmina de catodo e a barra de suspensão, então, eram soldadas em conjunto ao longo desta ranhura embutida, as cristas formadas entre as ranhuras paralelas e a folha, então, sendo usada como um material de soldagem. Este processo, às vezes, requeria que a barra de suspensão de cobre e a lâmina de catodo de aço fossem soldadas em um líquido termicamente condutor, para se manter a barra a uma temperatura uniforme constante.
0 custo, a complexidade e a durabilidade da barra de suspensão de cobre levaram a indústria ao uso de barras de suspensão de ferro ou aço, para maior resistência estrutural. Na maioria dos casos, embora a integridade estrutural fosse boa, o ferro ou o aço inoxidável era um condutor ruim de eletricidade. Assim sendo, em uma outra técnica, um revestimento de metal eletricamente condutor foi eletricamente depositado sobre a barra de suspensão. Tais barras de suspensão de ferro ou aço com um metal condutor depositado de forma eletrolítica vieram em vários formatos, tais como vigas sólidas simples, vigas em I ou seções ocas.
Mais uma vez, contudo, foi descoberto que estas novas configurações tinham suas próprias dificuldades. Em primeiro lugar, uma técnica de revestimento como esta permite apenas tolerâncias na limitação técnica do processo de eletrodeposição. A espessura e a adesão do revestimento de metal, adicionalmente, são limitadas pelo processo de eletrodeposição.
É um objetivo da presente invenção eliminar ou suavizar pelo menos uma das desvantagens do estado da técnica, ou prover uma alternativa útil.
Exposição da Invenção:
Em um aspecto amplo, a presente invenção provê uma placa de catodo para a recuperação eletrolítica de um metal, a referida placa incluindo uma placa de catodo e uma barra de suspensão, a referida barra de suspensão compreendendo um elemento de suporte resistente à corrosão conectado â lâmina da placa de catodo, e um recobrimento de metal eletricamente condutor afixado a ela, o recobrimento de metal eletricamente condutor se estendendo por pelo menos uma porção do elemento de suporte até a lâmina de catodo e parcialmente para baixo pela lâmina de catodo.
0 elemento de suporte deve ser resistente à corrosão no ambiente de uso, isto é, no banho eletrolítico. Preferencialmente, o elemento de suporte resistente à corrosão é feito de aço inoxidável e, preferencialmente, é oco.
O recobrimento de metal eletricamente condutor pode ser afixado a e cobrir uma porção ou todo o exterior do suporte de aço inoxidável. Isto é realizado por qualquer técnica adequada, tal como ajuste com interferência, soldagem, fixação química ou mecânica ou co-extrusão ou formação com rolo.
O uso de aço inoxidável como o elemento de suporte imprime resistência, durabilidade de longa duração e resistência à corrosão para a barra de suspensão. Estes recursos são claramente importantes na obtenção de uma vida operacional estendida para a barra de suspensão. Entretanto, como é bem conhecido na técnica, o aço inoxidável é um condutor elétrico relativamente ruim. A introdução de um recobrimento de metal eletricamente condutor permitirá uma pronta transferência de corrente elétrica ao longo da barra de suspensão para a lâmina da placa de catodo.
Entretanto, diferentemente do estado da técnica, esta condutividade elétrica é obtida pela afixação de um recobrimento de um material eletricamente condutor. A adaptação mecânica do recobrimento permite que uma especificação de projeto mais precisa seja aplicada à espessura do recobrimento e, conseqüentemente, ajuda na manutenção do alinhamento vertical dos catodos nas células eletrolíticas. Como discutido acima, as tolerâncias requeridas, agora, para a operação das células eletrolíticas em uma densidade de corrente alta não podem ser facilmente obtidas por outros mecanismos convencionais, tais como a eletrodeposição da barra de suspensão de aço inoxidável.
Além disso, a resistência necessária para a barra de suspensão não pode ser obtida a partir do uso de uma liga de cobre na construção da barra de suspensão.
Em uma modalidade preferida, o recobrimento eletricamente condutor circunda as porções expostas do elemento de suporte.
Pela extensão do recobrimento eletricamente condutor parcialmente para baixo a partir do elemento de suporte ao longo da lâmina do catodo, a resistência elétrica à passagem de corrente através da barra para a lâmina e, além disso, reduz-se a possibilidade de corrosão bimetálica da junta entre o metal eletricamente condutor e a lâmina de catodo, a qual é normalmente feita a partir de aço inoxidável, também é reduzida.
Além das vantagens mencionadas anteriormente decorrentes do uso da barra de suspensão, a produção da barra de suspensão, em si, é muito mais simples do que mecanismos convencionais. Por exemplo, não é necessário usar uma porção da barra de suspensão como um material de soldagem. Tampouco é necessário eletrodepositar a barra de suspensão. Como será conhecido por pessoas versadas na técnica, em uma técnica convencional, para a produção da placa de catodo, após a barra de suspensão ser soldada à lâmina de catodo, todo o conjunto é invertido e mergulhado em um banho eletrolítico por uma profundidade suficiente para se eletrodepositar a barra de suspensão com um metal condutor. O custo e as dificuldades de manipulação associadas a este mecanismo são claros. A afixação de um recobrimento de metal eletricamente condutor ao elemento de suporte é muito mais simples, mais efetiva em termos de custos e mais acurada do que as técnicas atuais. Em uma segunda modalidade, a presente invenção provê um método de produção de uma placa de catodo para recuperação eletrolítica de metal, que compreende uma lâmina de catodo, que conecta um elemento de suporte resistente à corrosão à lâmina de catodo, o referido elemento sendo adaptado para suportar a placa de catodo em um banho eletrolítico, e a afixação de um recobrimento de metal eletricamente condutor ao suporte, onde o recobrimento de metal eletricamente condutor se estende por pelo menos uma porção do elemento de suporte até a ligação cruzada e parcialmente para baixo pela lâmina de catodo.
Breve Descrição dos Desenhos:
A presente invenção será descrita a título de exemplo apenas, com referência aos desenhos em anexo, nos quais:
A figura 1 é uma vista em elevação frontal de uma placa de catodo que incorpora a barra de suspensão da presente invenção.
A figura 2 é uma vista em corte através da seção A-A da figura 1, que mostra a barra de suspensão em uso, de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção.
A figura 3 é uma vista em seção transversal que mostra a barra de suspensão e a lâmina de catodo de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção.
Melhor Modo de Realização da Invenção: Como mostrado na figura 1, uma placa de catodo 1
compreende uma barra de suspensão 10 e uma lâmina de catodo 20. As janelas 15 são cortadas da lâmina de catodo 20 para ajudarem na sustentação e no transporte do catodo 1.
Como mencionado acima, quando do eletro-refino de cobre de acordo com o processo ISA, a lâmina de catodo 20 é uma lâmina de aço inoxidável. Entretanto, será apreciado que a lâmina pode ser fabricada a partir de qualquer material adequado. Titânio e outros metais podem ser usados em operações de eletro-refino.
Como mostrado mais claramente na figura 2, a barra de suspensão 10 compreende um elemento de suporte 22 com um recobrimento 24 de metal eletricamente condutor afixado a ela.
Nesta modalidade, o elemento de suporte 10 é uma barra de aço inoxidável. A barra de aço inoxidável 22 é oca, mas preferencialmente, selada nas extremidades. Não é essencial que a barra de aço inoxidável 22 seja oca.
O recobrimento de material eletricamente condutor 24, neste exemplo de cobre, é afixado em torno da barra de aço inoxidável 22. Esta luva atua para conduzir eletricidade das conexões elétricas no banho eletrolítico através da barra de suspensão para a lâmina de catodo. Tipicamente, o recobrimento teria em torno de 2 a 4 mm de espessura.
As soldas 26 correm ao longo da borda de terminal do recobrimento de cobre 24, conectando a luva de cobre ao conjunto de placa/barra. O Requerente descobriu que qualquer material de soldagem é adequado, desde que ele suporte o ambiente eletrolítico no qual a produto de catálogo é usado. Bronze de alumínio e bronze de silício são metais de solda particularmente adequados.
Deve ser notado que o recobrimento pode ser afixado ao elemento de suporte por uma variedade de técnicas, incluindo ajuste com interferência, fixação química ou mecânica ou formação com rolo.
Como mostrado na figura 3, a luva pode incluir uma extensão 28 sobre a placa de catodo 10. A intenção desta extensão é reduzir a resistência elétrica entre a barra de suspensão e a lâmina de cobre e reduzir a corrosão bimetálica entre a barra de suspensão e a placa. Preferencialmente, esta extensão termina no ou em torno do nível das janelas 23 ou 30 a 40 mm acima do nível do eletrólito.
Os Requerentes descobriram, surpreendentemente, que uma afixação do recobrimento de metal eletricamente condutor a um elemento de suporte de aço inoxidável tem vantagens significativas em relação aos sistemas de eletrodeposição convencionais.
A fabricação em separado e a subseqüente afixação do recobrimento ao elemento de suporte provêem tolerâncias mais apertadas e um projeto mais preciso da espessura do recobrimento. Isso é importante para se manter o alinhamento vertical da placa de catodo na célula eletrolítica, quando se apoiando nos conectores elétricos em um lado da barra eletrolítica.
Nenhum processo atual permite que tais tolerâncias finas à construção da barra de suspensão e, à medida que o requerente pode avaliar, esta afixação da luva eletricamente condutora sobre a barra de suspensão de aço inoxidável não foi proposta até agora.
Além disso, ao ter um núcleo de aço inoxidável, a barra reterá uma resistência mecânica de longa duração, com facilidade de fabricação. Também será apreciado que esta construção tem vantagens em termos de manutenção. Por exemplo, se a luva/o recobrimento de material condutor for danificado, é uma questão simples remover o recobrimento e substitui-lo. Isto também pode ser aplicado às barras de suspensão atuais com revestimentos eletroliticos de material condutor. Se estes revestimentos forem danificados ou se for descoberto que a placa de catodo não está funcionado adequadamente na célula, devido a um alinhamento ruim, a presente invenção permite que tolerâncias precisas sejam aplicadas à barra de suspensão, não apenas para se reparar a barra de suspensão, mas para se prover um projeto mais preciso da espessura de recobrimento e, assim, um alinhamento da placa de catodo na barra.
A barra de suspensão e o método de produção podem ser concretizados em outras formas, sem se desviar do espírito ou do escopo da presente invenção.

Claims (26)

1. Placa de catodo (1) para recuperação eletrolítica de metal, sendo a referida placa, caracterizada pelo fato de incluir uma lâmina de catodo (2 0) e uma barra de suspensão (10), a referida barra de suspensão compreendendo um elemento de suporte resistente ã corrosão (22) conectado à lâmina (20) da placa de catodo (1) , e um recobrimento de metal eletricamente condutor (24) afixado a ela, o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) se estendendo por pelo menos uma porção do elemento de suporte (22) até a lâmina de catodo (2 0) e parcialmente para baixo pela lâmina de catodo (20) .
2. Placa de catodo (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o elemento de suporte (22) ser construído a partir de aço inoxidável.
3. Placa de catodo (1), de acordo com a reivindicação I7 caracterizada pelo fato de o referido elemento de suporte (22) ser oco.
4. Placa de catodo (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado de forma que ele cubra todo o exterior do elemento de suporte (22).
5. Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado de modo que ele cubra uma porção do elemento de suporte (22).
6. Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 à 5, caracterizada pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por um ajuste com interferência.
7. Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizada pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por soldagem.
8. Placa de catodo (1), de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de o referido recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por soldagem ao elemento de suporte (22) e/ou à lâmina de catodo (20) por uma solda de bronze de alumínio.
9. Placa de catodo (1), de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de o referido recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por soldagem ao elemento de suporte (22) e/ou à lâmina de catodo (20) por uma solda de bronze de silício.
10. Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizada pelo fato de incluir uma barra de suspensão (10) em que o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) é afixado ao elemento de suporte (22) por uma fixação mecânica e/ou química.
11. Placa de catodo (I)i de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1,2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10, caracterizada pelo fato de o elemento de suporte (22) e o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) serem afixados por co-extrusão.
12. Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ou 11, caracterizada pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado ao elemento de suporte (22) por formação com rolo.
13.Placa de catodo (1), de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de o recobrimento (24) se estender a partir do elemento de suporte (22) até uma posição de 3 0 a 4 0 mm acima da área de deposição de metal na lâmina de catodo (20).
14.Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, .10, 11, 12 ou 13, caracterizada pelo fato de incluir uma barra de suspensão (10) em que a lâmina (20) é de aço inoxidável.
15.Placa de catodo (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, .10, 11, 12, 13 ou 14, caracterizada pelo fato de incluir uma barra de suspensão (10) em que o metal eletricamente condutor (24) é o cobre.
16.Método para produção de uma placa de catodo (1) para recuperação eletrolítica de metal, caracterizado pelo fato de compreender uma lâmina de catodo (20), que conecta um elemento de suporte (22) resistente à corrosão à lâmina de catodo (20), o referido elemento (22) sendo adaptado para suportar a placa de catodo (1) em um banho eletrolítico, e a afixação de um recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ao suporte (22), onde o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) se estende por pelo menos uma porção do elemento de suporte (22) até a lâmina de catodo (2 0) e parcialmente para baixo pela lâmina de catodo (20) .
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de o recobrimento (24) ser afixado ao elemento de suporte (22) após a conexão do elemento de suporte (22) e da lâmina de catodo (20).
18. Método, de acordo com a reivindicação 16 ou 17, caracterizado pelo fato de o recobrimento (24) ser afixado ao elemento de suporte (22) antes da conexão do elemento de suporte (22) à lâmina de catodo (20).
19. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16, 17 ou 18, caracterizado pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por um ajuste com interferência.
20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16, 17, 18 ou 19, caracterizado pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por soldagem.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser soldado ao elemento de suporte (22) e/ou à lâmina de catodo (20) por uma solda de bronze de alumínio.
22. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser soldado ao elemento de suporte (22) e/ou à lâmina de catodo (200 por uma solda de bronze de silício.
23. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16, 17, 18, 19 ou 20, caracterizado pelo fato de o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) ser afixado por uma fixação química ou mecânica.
24. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16, 17, 18, 19, 20, 21 ou 22, caracterizado pelo fato de o suporte (22) e o recobrimento de metal eletricamente condutor (24) serem afixados por formação com rolo.
25. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 ou 24, caracterizado pelo fato de a lâmina de catodo (20) e/ou o elemento de suporte (22) serem construídos a partir de aço inoxidável.
26. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 ou 25, caracterizado pelo fato de o metal eletricamente condutor (24) ser cobre.
BRPI0307112-0A 2002-01-25 2003-01-28 placa de catodo e método para produção da mesma. BR0307112B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AUPS0159A AUPS015902A0 (en) 2002-01-25 2002-01-25 Hanger bar
AUPS0159 2002-01-25
PCT/AU2003/000086 WO2003062497A1 (en) 2002-01-25 2003-01-28 Hanger bar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0307112A BR0307112A (pt) 2004-12-28
BR0307112B1 true BR0307112B1 (pt) 2012-11-27

Family

ID=3833764

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0307112-0A BR0307112B1 (pt) 2002-01-25 2003-01-28 placa de catodo e método para produção da mesma.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7332064B2 (pt)
EP (1) EP1483432B1 (pt)
CN (1) CN100424231C (pt)
AR (1) AR042604A1 (pt)
AT (1) ATE551446T1 (pt)
AU (2) AUPS015902A0 (pt)
BR (1) BR0307112B1 (pt)
PE (1) PE20030892A1 (pt)
WO (1) WO2003062497A1 (pt)
ZA (1) ZA200405375B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101009075B1 (ko) 2002-06-18 2011-01-18 팰컨브릿지 리미티드 캡슐화된 캐소드 행거 바 및 제조 방법
US7003868B2 (en) * 2003-02-26 2006-02-28 T.A. Caid Industries Inc. Coated stainless-steel/copper weld for electroplating cathode
US7807028B2 (en) 2005-03-09 2010-10-05 Xstrata Queensland Limited Stainless steel electrolytic plates
US8337679B2 (en) * 2007-08-24 2012-12-25 Epcm Services Ltd. Electrolytic cathode assemblies and methods of manufacturing and using same
DE102009051657A1 (de) * 2009-10-30 2011-05-05 Aurubis Ag Elektrolyseelektrode sowie Verfahren zur Herstellung einer Elektrolyseelektrode
WO2012051714A1 (en) 2010-10-18 2012-04-26 Epcm Services Ltd. Electrolytic cathode assemblies with hollow hanger bar
CN102242379A (zh) * 2011-06-15 2011-11-16 兰州银丰石化通用机械设备制造有限公司 一种用于生产电解镍的不锈钢不溶阴极板
CL2011002307A1 (es) * 2011-09-16 2014-08-22 Vargas Aldo Ivan Labra Sistema compuesto por un medio colgador de ánodos y un ánodo, que posibilita reutilizar dicho medio colgador de ánodo minimizando la producción de scrap, porque dicho medio colgador está conformado por una barra central reutilizable para ser localizada en el borde superior del ánodo.
WO2014022937A1 (en) * 2012-08-10 2014-02-13 Epcm Services Ltd. Electrolytic cathode assembly with protective covering and injected seal
CN102817048A (zh) * 2012-08-29 2012-12-12 张家港市江城冶化科技有限公司 不锈钢阴极板连接套管
WO2014047689A1 (en) 2012-09-26 2014-04-03 Steelmore Holdings Pty Ltd A cathode and method of manufacturing
CN103334036B (zh) * 2013-07-03 2016-03-23 银邦金属复合材料股份有限公司 一种铝合金散热片用3003铝合金
CN109891003B (zh) 2016-09-09 2021-11-02 嘉能可科技有限公司 吊杆的改进
ES2693901B2 (es) * 2017-06-13 2020-01-09 Cobre Las Cruces S A U Dispositivo cortocircuitador para el desborre de celdas en plantas de electro obtención de cobre
CN110872717A (zh) * 2018-08-30 2020-03-10 武汉市德成科技工程研究院有限责任公司 一种新型铝电解槽炭连续阳极的导电方式
BR112022009781A2 (pt) * 2019-11-21 2022-08-09 Percy Danilo Yanez Castaneda Sistema e dispositivo de proteção de eletrodos, anti-pite e anti-corrosivo

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4186074A (en) * 1979-02-09 1980-01-29 Copper Refineries Pty. Limited Cathode for use in the electrolytic refining of copper
US4373654A (en) * 1980-11-28 1983-02-15 Rsr Corporation Method of manufacturing electrowinning anode
CN1009117B (zh) * 1985-06-26 1990-08-08 北京有色金属研究总院 金属电解精炼用的复合阴极母板及其制造工艺
CA1263627A (en) * 1986-02-06 1989-12-05 Kidd Creek Mines Ltd. Cathode hangers
JPH0726224B2 (ja) * 1991-12-27 1995-03-22 神鋼メタルプロダクツ株式会社 銅精錬用カソードプレート
DE4241485C1 (de) * 1992-12-09 1994-03-17 Siemens Ag Kathode zum galvanischen Abscheiden von Kupfer und Verfahren zu ihrer Herstellung
US5492609A (en) * 1994-10-21 1996-02-20 T. A. Caid Industries, Inc. Cathode for electrolytic refining of copper
FI108546B (fi) * 1998-09-24 2002-02-15 Outokumpu Oy Menetelmä katodin ripustustangon valmistamiseksi
US6131798A (en) 1998-12-28 2000-10-17 Rsr Technologies, Inc. Electrowinning anode
US6569300B1 (en) * 2000-02-15 2003-05-27 T. A. Caid Industries Inc. Steel-clad cathode for electrolytic refining of copper
FI110270B (fi) 2000-02-23 2002-12-31 Outokumpu Oy Menetelmä elektrodin valmistamiseksi ja elektrodi

Also Published As

Publication number Publication date
ATE551446T1 (de) 2012-04-15
US7332064B2 (en) 2008-02-19
WO2003062497A1 (en) 2003-07-31
EP1483432A4 (en) 2005-04-06
PE20030892A1 (es) 2004-01-02
EP1483432A1 (en) 2004-12-08
US20050126906A1 (en) 2005-06-16
AU2003201532B2 (en) 2008-05-15
AUPS015902A0 (en) 2002-02-14
CN100424231C (zh) 2008-10-08
BR0307112A (pt) 2004-12-28
CN1620525A (zh) 2005-05-25
EP1483432B1 (en) 2012-03-28
AR042604A1 (es) 2005-06-29
ZA200405375B (en) 2005-09-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0307112B1 (pt) placa de catodo e método para produção da mesma.
AU2003201532A1 (en) Hanger bar
BRPI0501558B1 (pt) Zona de união e método de união resistentes à corrosão entre materiais de cobre e aço inoxidável ou titânio, constituintes dos catodos permanentes para processos eletrolíticos e o catodo assim obtido
CA2169521C (en) Cathode for electrolytic refining of copper
US7914651B2 (en) Reducing power consumption in electro-refining or electro-winning of metal
SE425009B (sv) Bipoler elektrod samt forfarande for framstellning av en bipoler elektrod
EP3976861B1 (en) An electrode assembly for electrochemical processes
US4661232A (en) Electrode for electrolytic extraction of metals or metal oxides
RU2319795C2 (ru) Герметизированная катодная подвесная балка и способ изготовления
AU2011318202B2 (en) Electrolytic cathode assemblies with hollow hanger bar
JPH01152288A (ja) 電解槽および電解槽の製造方法
JP2615863B2 (ja) 電解用陰極板
US3856653A (en) Platinum clad tantalum anode assembly
JP2920086B2 (ja) アノードケース
AU2003227119B2 (en) Reducing power consumption in electro-refining or electro-winning of metal
JP3220101B2 (ja) 電解用電極
JP4269817B2 (ja) 電解精錬用電極板とその製造方法、及びこの電解精錬用電極板を用いた電解精錬方法
JP6183315B2 (ja) 非鉄電解精錬用の電解槽上導電体
JP2017179405A (ja) 銅ブスバー
JPS61221390A (ja) 被覆型二酸化鉛電極

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/01/2003, MEDIANTE O RECOLHIMENTO DA TAXA QUINQUENAL DE MANUTENCAO (ARTIGOS 119 E 120 DA LPI) E OBSERVADAS AS DEMAIS CONDICOES LEGAIS.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA 16A ANUIDADE, DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 29409161801265096.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment