BR0216083B1 - Processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos - Google Patents

Processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos Download PDF

Info

Publication number
BR0216083B1
BR0216083B1 BRPI0216083-8A BR0216083A BR0216083B1 BR 0216083 B1 BR0216083 B1 BR 0216083B1 BR 0216083 A BR0216083 A BR 0216083A BR 0216083 B1 BR0216083 B1 BR 0216083B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
process according
pores
acid
alkaline
Prior art date
Application number
BRPI0216083-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Vasco Mazzanti
Original Assignee
Sacmi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sacmi filed Critical Sacmi
Publication of BR0216083B1 publication Critical patent/BR0216083B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B3/00Cleaning by methods involving the use or presence of liquid or steam
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B1/00Producing shaped prefabricated articles from the material
    • B28B1/26Producing shaped prefabricated articles from the material by slip-casting, i.e. by casting a suspension or dispersion of the material in a liquid-absorbent or porous mould, the liquid being allowed to soak into or pass through the walls of the mould; Moulds therefor ; specially for manufacturing articles starting from a ceramic slip; Moulds therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B7/00Moulds; Cores; Mandrels
    • B28B7/38Treating surfaces of moulds, cores, or mandrels to prevent sticking
    • B28B7/386Cleaning

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Immobilizing And Processing Of Enzymes And Microorganisms (AREA)
  • Biological Treatment Of Waste Water (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)
  • Porous Artificial Stone Or Porous Ceramic Products (AREA)
  • Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)

Description

Processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos.
Pedido dividido do PI 0205273-3, depositado em 21 de maio de 2002 Um processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos.
CAMPO TÉCNICO A presente invenção se refere à produção de objetos cerâmicos, em particular instalações de solda, os objetos moldados pela fundição de uma mistura cerâmica (conhecida como deslizante) em moldes feitos de materiais porosos de drenagem. Em particular, a presente invenção se refere a um processo de tratamento para restaurar a funcionalidade porosa do material do qual os moldes são feitos, que se torna obstruída como resultado do uso dos moldes.
TÉCNICA ANTERIOR
Moldes feitos de material poroso para a produção de objetos cerâmicos compreendem uma ou mais cavidades de formação, cada uma delimitada por uma superfície designada para formar a superfície externa do objeto cerâmico e conectada a uma rede de canais de drenagem e um sistema para preenchimento da cavidade de formação com a mistura cerâmica e esvaziamento da cavidade. Tubulações de drenagem especial e tubulações deslizantes permitem acessar respectivamente, a partir do lado externo do molde, ao sistema de canal de drenagem e ao sistema de enchimento e esvaziamento da cavidade de formação do molde Funcionalmente, os moldes acima mencionados podem ser considerados em um nível com um filtro de drenagem no qual a mistura cerâmica, lançada na cavidade de formação na forma de uma suspensão baseada em água com partículas sólidas extremamente finas, é segura e moldada, enquanto a fração líquida se separa dele através da superfície de formação circundante que age como uma tela de filtro.
Na prática, tais moldes são controlados por uma máquina que controla o ciclo de moldagem. Em etapas particulares do ciclo, o sistema de drenagem do molde pode ser abastecido com os assim chamados fluidos de serviço (água, ar e soluções de lavagem). Esses podem ser abastecidos de dois modos, ou seja, contra a corrente ou por absorção. Quando abastecidos contra a corrente, os fluidos de serviço são introduzidos nos sistemas de drenagem por meios das tubulações de drenagem, então escoando para baixo na cavidade de formação, passando através das superfícies de formação. Durante abastecimento com absorção, com o fluxo paralelo com a corrente, os fluidos de serviço são aplicados nas superfícies de formação e se deixam migrar em direção ao sistema de drenagem por gravidade ou com o auxílio de um vácuo.
Na indústria de solda, a matérias-primas usadas para as misturas cerâmicas, ou seja, os deslizantes são inorgânicos, são obtidos como resultado de refinamento industrial ou diretamente de depósitos naturais. No caso anterior, elas podem, portanto, conter impurezas devido às substâncias orgânicas ou outros compostos minerais.
Deslizantes normalmente consistem de argila, feldspato e sílica, finamente moídos e dispersos em água, do tipo industrial. As partículas sólidas nestas misturas cerâmicas têm diâmetros medindo entre diversas frações de um pm (micrcmetro) até cerca de 40 pm.
Portanto, se, durante uso, um molde feito de material poroso (por exemplo, um molde feito de resina microporosa) não é submetido a alvejamentos e tratamentos de manutenção regular, os poros podem ser parcialmente ou completamente fechados, devido à penetração natural de partículas a partir da mistura cerâmica, ou a infiltração de Impurezas a partir do ar e/ou água usados para a operação do molde. Além disso, a camada de filtro de um molde pode também acidentalmente ser danificada pela contaminação por substâncias externas ao ciclo de produção, tais como gorduras, óleos, etc. i Os efeitos das substâncias infiltrando os poros da tela de filtro de molde podem ser classificados como: contaminação biológica e orgânica; incrustações inorgânicas; e incrustações mistas, que combinam os vários tipos indicados acima.
No caso da contaminação biológica, os agentes contaminantes são as impurezas contidas nas misturas ou na água de serviço de molde, tais como húmus e cargas bacterianas em geral.
Conforme indicado, a contaminação orgânica é devido à presença acidental de gorduras e/ou óleos. A contaminação por incrustação é devido à formação de aglomerações como resultado da interação de partículas na mistura com sais ou óxidos. Os últimos podem estar presentes como impurezas nas matérias-primas e/ou na água usada para preparar a mistura, ou podem estar introduzidos no molde durante as várias etapas do ciclo tecnológico (por exemplo, com água durante lavagem de molde). O documento DE 2107018. revela um método para moldagem de produtos cerâmicos onde ar comprimido é usado para secar moldes porosos. O documento GB 1337492 revela um método para moldagem de produtos cerâmicos e descreve o uso de ar quente para acelerar o processo de secagem dos moldes porosos. O pedido de Patente EP-A-0463179 revela um dispositivo de alta pressão para moldagem de produtos cerâmicos em moldes porosos e compreendendo uma unidade ultra-sônica para limpar o molde.
No presente, não existem processos conhecidos para regeneração de materiais de molde que permitem a restauração completa da microporosidade original do material. Portanto, não existe remédio para a deterioração progressiva na funcionalidade de moldes feitos de resina, com conseqüente deterioração das condições de produção nas etapas específicas dos processos em questão (formação de objeto e remoção a partir do molde). Por essas razões, após um dado período de uso, os moldes devem ser substituídos, DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO O objetivo da presente invenção é introduzir um processo para regeneração da funcionalidade da porosidade dos materiais nos quais as várias etapas de operação são cuidadosamente selecionadas e ordenadas em uma sequência pré-fixada, usando métodos que permitem a eliminação sistemática e completa dos vários contaminadores e, ao mesmo tempo, permitindo que tudo seja feito com um alto nível de eficiência que garanta uma extensão significativa da vida útil dos moldes.
De acordo com certos aspectos, a presente invenção provê processos para a regeneração funcional da porosidade dos materiais usados para fazer moldes para moldagem de objetos cerâmicos conforme descrito nas reivindicações independentes.
As reivindicações dependentes descrevem concretizações vantajosas, preferidas, da invenção. A ordem de algumas das etapas no processo, de maneira surpreendentemente, revela um aumento sinérgico dos efeitos produzidos pelas etapas individuais que, por estender vida útil do molde, permitem economias significativas em termos de instalação e gastos de operação.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características técnicas da invenção, com relação aos objetivos acima, são claramente descritas nas reivindicações abaixo e suas vantagens são aparentes a partir da descrição detalhada que segue, com relação aos desenhos anexos que ilustram uma concretização preferida da invenção provida meramente por meio de exemplo sem restringir o escopo do conceito inventivo, e na qual: - Figura 1 é uma ilustração esquemática de uma primeira sequência de etapas no processo de regeneração, no qual a porosidade do material do molde afetado pela contaminação orgânica é regenerada; - Figura 2 é uma ilustração esquemática de uma segunda seqüência de etapas no processo de regeneração, no qual a funcionalidade da porosidade dos moldes afetados pela contaminação inorgânica e biológica é regenerada; - Figura 3 é uma representação altamente esquemática de um processo de regeneração adequado para regeneração da porosidade afetada por contaminação mista; - Figura 4 é um diagrama plano, de uma estação de operação na qual o processo de acordo com a presente invenção é implementado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS DA INVENÇÃO A figura 3 dos desenhos anexos ilustra, como um todo, um diagrama de bloco funcional de um processo de tratamento de molde, para moldes feitos de um material poroso, para moldagem de objetos cerâmicos. O processo é designado para restaurar a funcionalidade origina! da porosidade do material, danificada pelo repetido uso do molde.
Conforme mencionado acima, a porosidade do molde é danificada principalmente pela contaminação de três espécies: contaminação orgânica; contaminação biológica e/ou biorgânica; contaminação inorgânica ou incrustações. O segundo e terceiro tipos podem dar origem a incrustações mistas.
Conforme indicado, a contaminação orgânica é devida à presença acidental de gorduras e/ou óleos.
No caso da contaminação biológica, os agentes de contaminação são as impurezas contidas nas misturas ou na água de serviço do molde, tais como húmus e cargas bacterianas em geral. A contaminação por incrustações é devida à formação de aglomerações como resultado da interação de partículas na mistura com sais e óxidos. Os últimos podem estar presentes como impurezas nas matérias-primas e/ou na água usada para preparar a mistura, ou pode ser introduzida no molde durante as várias etapas do ciclo tecnológico (por exemplo, com água durante lavagem de molde) O processo em sua totalidade, ou seja, quando todo o tipo de contaminação mencionado acima está presente, compreende uma primeira etapa de eliminação da contaminação causada por substâncias orgânicas; essa etapa sendo seguida por etapas de eliminação da contaminação de origem biológica; atacando incrustações inorgânicas para causar sua descamação e usando fluidização para eliminar substâncias inorgânicas as quais tenham se infiltrado nos poros. A primeira etapa de eliminação da contaminação causada por substâncias orgânicas é simbolicamente representada pelo bloco A na Figura 3 e na sequência na Figura 1. A segunda, terceira e quarta etapas são simbolicamente representadas pelo bloco B na Figura 3 e pela seqüência na Figura 2. Deve ser notado que as etapas representadas pelo bloco A e bloco B podem ser executadas na ordem mostrada, enquanto, no interior do bloco B, as sub-etapas de eliminação da contaminação de origem biológica e ataque às incrustações inorgânicas não precisam ser executadas na ordem mostrada. A seqüência completa descrita acima envolve o tratamento sistemático de todos os tipos de contaminação que podem normalmente afetar um molde feito de resina microporosa para a produção de objetos cerâmicos, preferivelmente instalações de solda.
Contudo, se existem somente alguns tipos de contaminação presente, as etapas do processo relativo à eliminação dos agentes de contaminação que estão definitivamente ausentes, podem ser omitidas do processo, embora a ordem pré-fixada mencionada acima deva permanecer inalterada para as etapas restantes.
Uma estação automatizada especial (Figura 4) controlada por meios de controle automático programável - por exemplo, um PLC - pode permitir, dependendo do tipo de agente de contaminação ou agentes, seleção das etapas a serem executadas e seleção da etapa de partida pela qual o processo ordenado deve iniciar.
Mais especificamente, a eliminação da contaminação por substâncias orgânicas (Figura 1) inclui a aplicação ao material de molde poroso de um fluxo de líquido, consistindo de um fluido alcalino, tal como uma solução alcalina que é uma mistura de detergentes e tenso-ativos. Os detergentes são preferivelmente do tipo catiônico e não-iônico, e os tenso-ativos são selecionados a partir do grupo amino alquila polietoxilato. O diagrama na Figura 1 também mostra como a eliminação prática de contaminação devido às substâncias orgânicas - simbolicamente denominada etapa A1 - envolve continuamente e repetidamente aplicação da solução alcalina no molde até que uma condição de controle seja satisfeita, o que permite a recirculação da solução a ser parada. Uma recirculação subseqüente de um fluxo de lavagem, tal como água pressurizada - simbolicamente denominada etapa A2, lava, enxágua, e remove do molde as soluções detergentes e os contaminadores removidos. Finalmente, uma recirculação subseqüente de um fluido gasoso, tal como ar, seca os poros do material do qual o molde é feito e mecanicamente remove qualquer perda residual remanescente no molde. A etapa de eliminação da contaminação causada por substâncias orgânicas é seguida pela parte do processo na qual os contaminantes inorgânicos e biológicos (bloco B na Figura 3) são atacados. A Figura 2 claramente mostra que essa parte do processo envolve uma primeira etapa de ataque às incrustações em um meio ácido - etapa B 1, seguida por uma etapa de ataque então em um meio alcalino - etapa B3. Entre as etapas B1 e B3 uma etapa desinfetante em um meio alcalino é realizada, denominada B2. Etapas subseqüentes B4 e B5 envolvem um tratamento adicional das incrustações em um meio alcalino, enquanto uma etapa B6 realizada no final do processo permite desencrostamento adicional em um meio ácido. A etapa de ataque às incrustações em um meio ácido - etapa Β1 - pode ser realizada primeiro e a etapa de desinfecção em um meio alcalino -etapa B2 - depois ou, onde necessário, sua ordem pode ser revertida.
Contudo, a etapa B1, de aplicação de soluções ácidas ao molde 2, também possui um certo efeito biocida e, desta forma, ajuda a eliminar contaminantes biológicos Mais especificamente, o ataque às incrustações inorgânicas em um meio ácido ■ denominado etapa B1 - envolve a aplicação repetida ao molde, através do sistema de drenagem relativo, de um primeiro fluido com pH ácido, por exemplo, uma solução baseada em água de uma mistura de um ou mais ácidos. A referida solução preferivelmente contém concentrações ácidas não excedendo 10 % em peso e, se necessário, assistida pela presença de agentes ativos em um meio ácido.
Os tipos mais adequados de ácidos e agentes adjuvantes são escolhidos levando em conta a natureza química das incrustações.
Por exemplo, incrustações causadas por misturas cerâmicas podem ser tratadas efetivamente com ácido hidroclorídrico, ácido hidrofluorídrico, ou misturas dos dois.
Outros ácidos que podem ser usados são ácido sulfúrico e ácido nítrico, os quais podem ser usados individualmente ou misturados um com outro ou com os outros ácidos mencionados acima. A etapa desinfetante em um meio alcalino - etapa B2 - deve ser realizada por recirculação de um fluido de lavagem através do molde. O referido fluido pode ser uma solução de lavagem contendo agentes biocidas compatíveis com o tipo de contaminação biológica no molde. Por exemplo, soluções baseadas em água contendo uma substância biocida, escolhida a partir do grupo consistindo de sais de hipoclorito de sódio ou de quaternários de amônio tendo uma faixa ampla de aplicações como fortes biocidas e desinfetantes.
Ambas as etapas desinfetantes B2 e a etapa de desencrostamento em um meio alcalino B3 podem vantajosamente ser combinadas com seqüências envolvendo a passagem de ar comprimido através do molde.
As outras etapas do processo, representadas pelas etapas B4 e B5, são para desencrostamento dos poros do material de molde - as incrustações causadas por misturas cerâmicas - pela lavagem com recirculação de um fluido alcalino, tal como uma solução alcalina baseada em água. A solução, na qual os agentes fluidizantes são adicionados, adequadamente escolhida de acordo com as substâncias principais nas incrustações, pode também ser combinada com seqüências de sopro de ar através do molde. Exemplos de agentes fluidizantes adequados para misturas cerâmicas são compostos tais como polifosfatos e sais de sódio e de amônio de poliacrilatos com peso molecular baixo. A etapa adicional de desencrostamento em um meio ácido -denominado B6 - envolve aplicação repetida sucessiva ao molde de um fluido de lavagem, preferivelmente consistindo de uma solução ácida baseada em água, ou misturas de ácidos, até uma concentração de 20% em peso. Os agentes usados podem ser os mesmos como na etapa B1. A recirculação de água através de molde provê enxágüe fina! dos poros do material de molde.
Obviamente, o processo pode envolver a repetição, freqüentemente parcial, de uma ou mais etapas características, conforme indicado - por meio de exemplo e sem limitar o escopo da presente invenção - na Figura 2. A referida figura ilustra como, após execução da etapa B6 e a etapa subseqüente de lavagem com água, as etapas de secagem podem ser repetidas, etapas B4 e B5, e a lavagem acessória relativa e/ou etapas de secagem. Alternativamente, é possível realizar a etapa B5 somente, ou mesmo frequentemente somente repetir a lavagem e/ou etapas de secagem para o material do qual o molde 2 é feito. A repetição cíclica das etapas é mantida ativa até que a condição de controle pré-fixada é satisfeita. . A estação de regeneração de molde esquematicamente ilustrada na Figura 3 basicamente compreende um tanque de tratamento 1, sobre o qual os moldes 2 para serem regenerados são posicionados. Um tubo em forma de anel 3 com uma bomba 4 distribui as soluções de lavagem que chegam de tanques de alimentação adequados 6a e 6b, sob pressão, ao sistema de drenagem de molde 2. Elas são então levadas ao tanque 1 e recirculadas, sendo enviadas ao molde 2 novamente. Um sistema de meios de interceptação - tal como válvulas solenóides 5 controladas por um PLC 7 - permite a recirculação das soluções usadas para o molde 2 processadas para serem paradas, e permite então ser direcionado para uma saída 8. Tubos 9, 10, 11, 12 que conduzem ao tubo em forma de anel 3, também equipado com válvulas solenóides adequadas 5 com comutação controlada pela PLC 7, permitem ao tubo 3 que conduz fluidos ao molde 2 para ser preenchido com ar comprimido e/ou água, até atingir as várias etapas características do processo descrito.
Com relação aos métodos para circulação dos fluxos de líquidos, durante o processo várias alternativas são possíveis. A primeira opção é provida pela possibilidade de introdução de fluxos de lavagem no sistema drenagem de molde e tendo então que escoar para baixo na cavidade de formação através da tela porosa, esvaziando-o a partir do molde através de canais usados para introduzir e remover o deslizante O fluxo de lavagem é então circulado contra a corrente, ou seja, na direção oposta àquela na qual a mistura cerâmica é introduzida na cavidade de formação.
Uma opção alternativa é provida pela possibilidade de circulação do fluxo de lavagem com a corrente, por exemplo, pela aplicação de soluções de lavagem diretamente e localmente na superfície de formação, ou seja, na superfície da tela porosa de filtração e com o auxílio de um vácuo aplicado ao molde, de maneira a produzir a circulação de fluxo de lavagem desejado.
Abaixo estão dois exemplos de como o processo de acordo com a invenção pode ser aplicado. EXEMPLO 1 Neste exemplo, o processo de acordo com a invenção é usado para regenerar um molde contaminado por substâncias orgânicas, ou seja, gorduras e/ou óleos, e por incrustações inorgânicas, ou seja, crosta formada por sais ou óxidos que combinam com misturas usadas para formar os produtos cerâmicos. O processo de regeneração segue a seqüência ilustrada muito esquematicamente na Figura 3. A eliminação de contaminação causada por substâncias orgânicas envolve uma primeira etapa (etapa A1 na Figura 1) a aplicação de uma solução alcalina baseada em água contendo hidróxido de potássio em concentrações: de até 20 % em peso. A solução é aplicada "com a corrente" ao molde para ser regenerada, ou seja, e conforme indicada acima, na mesma direção àquela na qual a mistura cerâmica é introduzida no molde. A solução alcalina é aplicada descontinuamente, ou seja, em intervalos definidos e sem recirculação: o ciclo de processo é ajustado de tal modo que as aplicações são alternadas com intervalos de pelo menos 30 minutos por um tempo variando de 1 hora a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa de lavagem constante com solução alcalina (etapa A2 da Figura 1). A etapa de lavagem é realizada pela aplicação de água sob pressão com a corrente, continuamente e sem recirculação, por um tempo variando de 10 a 30 minutos.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (etapa de ar na Figura 1) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente; por um tempo variando de 5 a 15 minutos Esta seqüência de etapas pode ser repetida até que o resultado requerido seja obtido.
Esta é seguida por outra seqüência de etapas denominada B conforme um todo na Figura 3 e ilustrada com mais detalhes na Figura 2 - a fim de eliminar as incrustações inorgânicas.
Em seguida, existe uma etapa (denominada B1 na Figura 2) de ataque às incrustações inorgânicas em um meio ácido usando uma solução ácida baseada em água de ácido hidroclorídrico em concentrações de até 10% em peso.
Esta solução ácida baseada em água é aplicada por recirculação contínua "contra a corrente" - ou seja, pela circulação dela na direção oposta àquela na qual a mistura cerâmica é introduzida - por um espaço de tempo variando de 1 a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa (a primeira etapa de ÁGUA da Figura 2) de lavagem do molde usando água aplicada sob pressão, descontinuamente com a corrente e sem recirculação. Esta etapa possui uma duração variando de 10 a 60 minutos e é alternada com. intervalos de não mais do que 5 minutos.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a primeira etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente por um tempo variando de 5 a 15 minutos Desde que não existam contaminantes bioorgânicos ou biológicos, a etapa de desinfecção B2 e a relatada etapa de AR são omitidas.
Em seguida, existe uma etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução alcalina baseada em água de silicato de sódio em concentrações de até 10 % em peso (etapa B3 na Figura 2). A solução alcalina baseada em água é aplicada ao molde descontinuamente contra a corrente, sem recirculação e alternada com ar sob pressão. A duração desta etapa varia de 30 a 60 minutos, enquanto as sub-etapas de aplicação do ar comprimido tem uma duração de entre 2 e 5 minutos.
Esta é seguida por uma etapa, de secagem e remoção mecânica (a terceira etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Em seguida, existe outra etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução alcalina baseada em água de silicato de sódio em concentrações de até 10% em peso (etapa 84 na Figura 2). A solução alcalina baseada em água é aplicada ao molde pela recirculação dela continuamente contra a corrente. A duração desta etapa varia de 1 a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a quarta etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente, por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Em seguida, existe ainda uma outra etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução baseada em água alcalina de silicato de sódio em concentrações de até 10 % em peso (etapa B5 na Figura 2). A solução baseada em água alcalina é aplicada ao molde por recirculação descontínua contra corrente. O ciclo é designado para assegurar que os fluidos alternados fluam através do molde completamente. A duração desta etapa varia de 1 a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a quarta etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente, por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Esta é seguida por uma etapa de lavagem (a segunda etapa de ÁGUA da Figura 2), o molde usando água aplicada sob pressão descontinuamente com a corrente e sem recirculação. Esta etapa tem uma duração variando de 10 a 60 minutos e é alternada com intervalos de não mais do que 5 minutos.
Logo, existe uma etapa (denominada B6 na Figura 2) de ataque à incrustações inorgânicas em um meio ácido usando uma solução ácida baseada em água de ácido hidroclorídrico em concentrações de até 20 % em peso A solução ácida baseada em água é aplicada descontinuamente com a corrente e sem recirculação por um espaço de tempo variando de 5 a 24 horas, alternando com intervalos de pelo menos 30 minutos.
Esta é seguida por uma etapa (a terceira etapa de ÁGUA da Figura 2) de lavagem, o molde usando água aplicada sob pressão descontinuamente com a corrente e sem recirculação. Esta etapa tem uma duração variando de 10 a 60 minutos e é alternada com intervalos de não mais do que 5 minutos. O processo pode ser repetido no todo ou em parte de acordo com requerimentos e dependendo dos resultados obtidos. EXEMPLO 2 Neste exemplo, o processo de acordo com a invenção é usado para regenerar um molde contaminado por uma substância bio-orgânica ou biológica, ou seja, impurezas contidas nas misturas ou na água de serviço de molde, tais como húmus e cargas bacterianas em geral, e por incrustações inorgânicas, ou seja, crosta formada por sais ou óxidos que combinam com as misturas cerâmicas. O processo de regeneração segue a seqüência ilustrada na Figura 2. A eliminação de incrustações inorgânicas e tratamento preliminar de contaminação causado por substâncias bio-orgânicas, envolve uma primeira etapa (etapa B1 na Figura 2) de aplicação uma solução ácida baseada em água de ácido hidroclorídrico em concentrações de até 10% em peso.
Esta solução ácida baseada em água é aplicada por recirculação contínua "contra a corrente" - ou seja, pela circulação dela na direção oposta àquela na qual a mistura cerâmica é introduzida - por um espaço de tempo variando de 1 a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa (a primeira etapa de ÁGUA da Figura 2) de lavagem do molde usando água aplicada sob pressão, descontinuamente com a corrente e sem recirculação. Esta etapa tem uma duração variando de 10 a 60 minutos e é alternada com intervalos de não mais do que 5 minutos.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a primeira etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Em seguida, existe uma etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução desinfetante baseada em água de hipoclorito de sódio em concentrações de até 15% em peso (etapa B2 na Figura 2).
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a segunda etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente por um tempo variando de 5 a 15 minutos. A solução desinfetante baseada em água é aplicada ao molde pela recirculação dela continuamente com a corrente. A duração desta etapa varia de 30 minutos a 5 horas.
Em seguida, existe uma etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução alcalina baseada em água de silicato de sódio em concentrações de até 10 % em peso (etapa B 3 na Figura 2). A solução alcalina baseada em água é aplicada ao molde descontinuamente contra a corrente, sem recirculação e alternada com ar sob pressão. A duração desta etapa varia de 30 a 60 minutos, enquanto as sub-etapas de aplicação do ar comprimido tem uma duração de entre 2 e 5 minutos.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a terceira etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Em seguida, existe outra etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução alcalina baseada em água de silicato de sódio em concentrações de até 10 % em peso (etapa B4 na Figura 2). A solução alcalina baseada em água é aplicada ao molde pela recirculação dela continuamente contra a corrente. A duração desta etapa varia de 1 a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a quarta etapa de AR na figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente, por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Em seguida, existe ainda outra etapa de ataque em um meio alcalino usando uma solução alcalina baseada em água de silicato de sódio em concentrações de até 10 % em peso (etapa B5 na Figura 2). A solução alcalina baseada em água é aplicada ao molde por recirculação descontínua contra a corrente. O ciclo é designado para assegurar que os fluidos alternados fluam através do molde completamente. A duração desta etapa varia de 1 a 24 horas.
Esta é seguida por uma etapa de secagem e remoção mecânica (a quarta etapa de AR na Figura 2) na qual ar sob pressão é aplicado ao molde contra a corrente continuamente, por um tempo variando de 5 a 15 minutos.
Esta é seguida por uma etapa (a segunda etapa de ÁGUA da Figura 2) de lavagem, o molde usando água aplicada sob pressão descontinuamente com a corrente e sem recirculação. Esta etapa tem uma duração variando de 10 a 60 minutos e é alternada com intervalos de não mais do que 5 minutos.
Em seguida, existe uma etapa (denominada B6 na Figura 2) de ataque às incrustações inorgânicas em um meio ácido usando uma solução ácida baseada em água de ácido hidroclorídrico em concentrações de até 20 % em peso A solução ácida baseada em água é aplicada descontinuamente com a corrente e sem recirculação por um espaço de tempo variando de 5 a 24 horas, alternando com intervalos de pelo menos 30 minutos.
Esta é seguida por uma etapa (a terceira etapa de ÁGUA da Figura 2) de lavagem do molde usando água aplicada sob pressão descontinuamente com a corrente e sem recirculação. Esta etapa tem uma duração variando de 10 a 60 minutos e é alternada com intervalos de não mais do que 5 minutos.
Este processo, também, pode ser repetido no todo ou em parte de acordo com requerimentos e dependendo dos resultados obtidos. A invenção conforme descrita acima deve ser modificada e adaptada em diversas maneiras, sem desse modo afastar-se do escopo do conceito inventivo conforme definido nas reivindicações.

Claims (12)

1. Processo para a regeneração funcional da porosidade dos materiais usados para fazer moldes (2), para moldagem de objetos cerâmicos, quando os poros tenham sido danificados pelo uso do molde (2) devido à contaminação causada por incrustações inorgânicas, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: - aplicação de um fluxo de fluido acido ao molde (2); - - aplicação (BI) de fluxo de fluido ácido ao molde (2), e através de seus poros, de maneira a eliminar contaminação por substâncias inorgânicas no molde (2) e em seus poros; onde dito fluxo compreende recircular continuamente o fluido de ácido através do molde; - aplicação de um fluxo de fluido alcalino ao molde (2); e - - aplicação de fluxo de fluido alcalino ao molde (2), e através de seus poros, de maneira a eliminar contaminação por substâncias inorgânicas no molde (2) e em seus poros; onde dito fluxo compreende recircular continuamente o fluido alcalino através do molde; e onde ditos moldes são feitos de uma resina microporosa.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da solução ácida conter ao menos um ácido ou uma mistura de ácidos escolhidos a partir do grupo dos ácidos hidroclorídrico e hidrofluorídrico.
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de incluir ao menos um ácido em concentrações de mais que 20% em peso.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do fluido alcalino compreender uma solução alcalina baseada em água de silicato de sódio.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do silicato de sódio estar presente em concentrações totais de não mais do que 10% em peso.
6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do fluido alcalino compreender ao menos um agente fluidizante escolhido a partir do grupo consistindo dos polifosfatos, e sais de sódio e de amônio de poliacrilatos e misturas destes.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma etapa de lavagem (A2) após fo fluxo de ácido fluido.
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato da etapa de lavagem (A2) ser realizada pela aplicação de água sob pressão ao molde (2).
9. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de ao menos uma passagem de ar comprimido através do molde (2) após a lavagem do molde (2).
10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ao menos uma passagem de ar comprimido através do molde (2) após o fluxo de fluído alcalino (2).
11. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato u6 ao menos uma lavagem do molde (2) após passagem de ar comprimido através do molde (2).
12. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender, após o fluxo do fluido alcalino, aplicar adicionalmente fluido de ácido ao molde (2) e aplicação de fluido ácido adicional através dos poros do molde.
BRPI0216083-8A 2001-05-21 2002-05-21 Processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos BR0216083B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP01830325A EP1295690A1 (en) 2001-05-21 2001-05-21 A process for the functional regeneration of the porosity of moulds used for moulding ceramic objects

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR0216083B1 true BR0216083B1 (pt) 2014-11-04

Family

ID=8184531

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0216083-8A BR0216083B1 (pt) 2001-05-21 2002-05-21 Processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos
BRPI0205273-3A BR0205273B1 (pt) 2001-05-21 2002-05-21 processo para a regeneraÇço funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerÂmicos.

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0205273-3A BR0205273B1 (pt) 2001-05-21 2002-05-21 processo para a regeneraÇço funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerÂmicos.

Country Status (9)

Country Link
US (2) US7261847B2 (pt)
EP (3) EP1295690A1 (pt)
JP (1) JP2004520207A (pt)
AT (2) ATE518632T1 (pt)
BR (2) BR0216083B1 (pt)
DE (1) DE60217321T2 (pt)
ES (2) ES2279867T3 (pt)
PT (1) PT1775090E (pt)
WO (1) WO2002094524A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7235140B1 (en) * 2003-08-27 2007-06-26 Steve Hayes Method for cleaning tissue processing molds
US20130125590A1 (en) * 2011-11-23 2013-05-23 Jiangwei Feng Reconditioning glass-forming molds

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3156751A (en) * 1961-12-06 1964-11-10 Crane Co Mold for forming a ceramic article and method of making the mold
US3489608A (en) * 1965-10-26 1970-01-13 Kulicke & Soffa Ind Inc Method and apparatus for treating semiconductor wafers
GB1337492A (en) 1971-03-05 1973-11-14 Hayek Partners Ltd Ag Casting of sanitary ware
US4076779A (en) 1975-08-01 1978-02-28 Wallace-Murray Corporation Method of restoring the fluid permeability of a used, ceramic fluid-release mold
US4119108A (en) * 1977-10-17 1978-10-10 Cera International Limited Automatic washing apparatus
US4418055A (en) * 1978-07-12 1983-11-29 Anprosol Incorporated Sterilization system
FR2431468A1 (fr) * 1978-07-19 1980-02-15 Lafarge Sa Materiau microporeux utilisable notamment dans l'industrie ceramique
DE3005278C2 (de) * 1980-02-13 1982-10-28 Keramag Keramische Werke Ag, 4030 Ratingen Vorrichtung zum Schlickergießen von sanitärkeramischen Erzeugnissen
US4432808A (en) * 1982-05-26 1984-02-21 Textron Inc. Treatment of stainless steel apparatus used in the manufacture, transport or storage of nitrogen oxides
JPS61185539A (ja) * 1985-02-13 1986-08-19 Saihachi Inoue 連続気孔成形物の製法
WO1991010545A1 (en) * 1990-01-18 1991-07-25 Kawasaki Steel Corporation Apparatus for molding under high pressure
US5490882A (en) * 1992-11-30 1996-02-13 Massachusetts Institute Of Technology Process for removing loose powder particles from interior passages of a body
US5460753A (en) * 1993-05-10 1995-10-24 Nch Corporation Aqueous cleaning composition for parts washers
US5427722A (en) * 1993-06-11 1995-06-27 General Motors Corporation Pressure slip casting process for making hollow-shaped ceramics
GB9510833D0 (en) * 1995-05-27 1995-07-19 Procter & Gamble Cleansing compositions
US5972876A (en) * 1996-10-17 1999-10-26 Robbins; Michael H. Low odor, hard surface cleaner with enhanced soil removal
US6096270A (en) * 1998-05-04 2000-08-01 Hapak Enterprises Apparatus and methods useful in determining disinfectant effective concentration of hypochlorite ions

Also Published As

Publication number Publication date
EP1295690A1 (en) 2003-03-26
JP2004520207A (ja) 2004-07-08
ES2279867T3 (es) 2007-09-01
US20040021239A1 (en) 2004-02-05
EP1775090A3 (en) 2008-12-10
EP1775090A2 (en) 2007-04-18
ATE518632T1 (de) 2011-08-15
DE60217321D1 (de) 2007-02-15
BR0205273A (pt) 2003-07-08
EP1775090B1 (en) 2011-08-03
ES2369026T3 (es) 2011-11-24
DE60217321T2 (de) 2007-10-25
ATE350203T1 (de) 2007-01-15
US20070267770A1 (en) 2007-11-22
WO2002094524A1 (en) 2002-11-28
US7261847B2 (en) 2007-08-28
EP1389156B1 (en) 2007-01-03
BR0205273B1 (pt) 2011-07-26
PT1775090E (pt) 2011-10-07
EP1389156A1 (en) 2004-02-18
US7763193B2 (en) 2010-07-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2000237548A (ja) 中空糸膜式蓄熱槽水浄化装置
CN101455945A (zh) 反渗透膜在线化学清洗方法以及清洗剂
CN101455931A (zh) 反渗透膜在线化学清洗方法以及清洗剂
KR100793120B1 (ko) 초순수 공급 시스템의 세정방법
CN109912089A (zh) 洗衣机内循环管路
BR0216083B1 (pt) Processo para a regeneração funcional da porosidade de moldes usados para moldagem de objetos cerâmicos
KR101132645B1 (ko) 스케일 성분을 포함한 이물질 제거장치
KR20130080588A (ko) 실리콘 폐수의 수처리 시스템 및 방법
JP4747659B2 (ja) 超純水製造供給装置の洗浄方法
JPH04244289A (ja) 水洗水の処理方法
KR101711516B1 (ko) 증기를 이용한 막모듈 세정장치 및 방법
CN214495813U (zh) 软水系统
KR20150005008A (ko) 분리막의 유지 화학 세정 방법 및 유지 화학 세정 시스템
JP3202605B2 (ja) プラントの化学洗浄方法と装置
DE19730441A1 (de) Verfahren zum Reinigen von Membranfiltrationseinheiten
CN111318086A (zh) 一种保安过滤器滤芯的清洗工艺
KR100407180B1 (ko) 나선형 분리막의 세정방법 및 장치
KR102713584B1 (ko) 유성수 여과용 멤브레인 필터 장치
KR20240151048A (ko) 세라믹막과 오일스키머를 포함하는 복합 나노버블 시스템 및 이를 이용한 산업폐수 처리방법
JPH02253832A (ja) 膜モジュールの洗浄方法
Turpie et al. Industrial application of formed-in-place membrane ultrafiltration and automated membrane-forming in the treatment and recycle of rinse-water during the scouring of raw wool
WO2019171956A1 (ja) 膜分離装置の洗浄方法
JPH02227104A (ja) セラミックフィルターの洗浄方法
JPS5910995B2 (ja) 金属表面の塗装前処理工程における水洗方法
JPH0234645B2 (ja) Denjifuirutanosenjohohooyobisenjosochi

Legal Events

Date Code Title Description
B11L Request for division dismissed [chapter 11.12 patent gazette]
B15V Prolongation of time limit allowed

Free format text: ATENDENDO O SOLICITADO NA PETICAO NO 021010009562 DE 31/01/2011,RECONHECEMOS A JUSTA CAUSA, CONCEDENDO O PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS CONTADOS A PARTIR DA PUBLICACAO NA RPI.

B12C Appeal against dismissal [chapter 12.3 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/11/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.