BR0107351B1 - Composição perfumante sem álcool - Google Patents

Composição perfumante sem álcool Download PDF

Info

Publication number
BR0107351B1
BR0107351B1 BRPI0107351-6A BR0107351A BR0107351B1 BR 0107351 B1 BR0107351 B1 BR 0107351B1 BR 0107351 A BR0107351 A BR 0107351A BR 0107351 B1 BR0107351 B1 BR 0107351B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
emulsion
weight
perfume
surfactant system
Prior art date
Application number
BRPI0107351-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0107351A (pt
Inventor
Aude Daugeron
Nathalie Personnic
Thierry Stora
Remy Mounier
Original Assignee
Firmenich & Cie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Firmenich & Cie filed Critical Firmenich & Cie
Publication of BR0107351A publication Critical patent/BR0107351A/pt
Publication of BR0107351B1 publication Critical patent/BR0107351B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q13/00Formulations or additives for perfume preparations
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/02Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by special physical form
    • A61K8/04Dispersions; Emulsions
    • A61K8/06Emulsions
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/02Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by special physical form
    • A61K8/04Dispersions; Emulsions
    • A61K8/06Emulsions
    • A61K8/062Oil-in-water emulsions

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

"COMPOSIÇÃO PERFUMANTE SEM ÁLCOOL" Domínio Técnico A presente invenção trata do domínio de perfumaria. Ela se refere mais particularmente a uma composição perfumante concentrada sem álcool, sob forma de uma emulsão óleo-em-água translúcida. A referida composição perfumante pode ser usada notadamente sob forma de emulsão perfumada susceptível de ser vaporizada sobre a pele ou os cabelos, sobre qualquer outro tipo de superfície ou ainda simplesmente em ar ambiente. Técnica Anterior As emulsões óleo-em-água são bem conhecidas no domínio da cosmética e da dermatologia, notadamente para a preparação de produtos cosméticos como cremes, loções, tônicos ou soros. Tais emulsões são, por exemplo, descritas na patente européia EP 728 460 que se refere mais particularmente às nanoemulsões transparentes à base de lipídeos anfifilicos não iônicos fluidos e sua utilização em cosmética e em dermofarmâcia. Estas emulsões contêm sempre uma baixa proporção de um álcool de baixo peso molecular. Assim, os problemas ligados à formulação de emulsões -no domínio da cosmética só são iguais em perfumaria. Com efeito, os produtos para os cuidados ou a higiene do corpo ou dos cabelos têm, por exemplo, por fim otimizar a penetração de produtos ativos nas camadas superficiais da pele. Assim, estas emulsões cosméticas têm uma composição bem particular e são caracterizadas notadamente pelo fato de que sua fase oleosa compreende uma grande variedade de produtos ativos, como óleos naturais ou sintéticos, hidrocarbonetos, carbonetos halogenados, ésteres de ácido mineral, silicones, que diferem de acordo com a aplicação desejada. Contrariamente a uma composição cosmética, uma composição perfumante constitui um vetor de perfume cuja função primordial é conferir um odor a um produto. Sob forma de emulsão, sua fase oleosa é essencialmente constituída por ingredientes perfumantes. É fácil compreender que os problemas que se procura resolver quando da formulação de emulsões como, particularmente, a otimização dos parâmetros susceptíveis de influenciar a estabilidade do produto, se colocam de modo diferente de um domínio a outro. As soluções a estes problemas dependem, com efeito, do objetivo procurado para o produto, e mais precisamente da composição das fases contínua e dispersa, e não podem portanto se aplicar por simples analogia de um domínio como a cosmética ou a dermatologia, à perfumaria. Os problemas de estabilidade específicos à colocação de um perfume sob forma de uma emulsão são, assim, bem conhecidos no domínio da perfumaria (ver Cosmetics and Toiletries®, vol. 109, pag. 71-75, 1994) e são ligados à natureza dos ingredientes emulsificados, isto é os ingredientes perfumantes.
Assim, além da estabilidade química, uma emulsão deve também responder a algumas exigências em termos de estabilidade física. Por exemplo, um dos fenômenos tipicamente associados à instabilidade física de uma emulsão é o movimento ascendente e descendente das gotas dispersas em relação à fase contínua, nomeada respectivamente formação de creme ou sedimentação.
As microemulsões são sistemas dispersos que suprem uma solução aos problemas de desestabilização empregando a defasagem de uma emulsão clássica. Estes sistemas são descritos na arte anterior, por exemplo nos pedidos de patentes ou patentes como EP 516 508, EP 572 080, US 5 320 863, US 5 585 343 ou ainda FR 2 703 926. Estes documentos descrevem todas as dispersões de água e óleo homogêneas, transparentes e estáveis, estas propriedades provenientes das grandes quantidades de tensoativos e co-tensoativos que são ai adicionados.
As microemulsões e as emulsões constituem dois sistemas dispersos de natureza bem distinta. Com efeito, quando as emulsões são sistemas instáveis, as microemulsões são estáveis e se formam de modo espontâneo quando óleo, água, tensoativos e co-tensoativos são misturados em conjunto. A estabilidade termo-dinâmica de uma microemulsão se traduz notadamente pelo fato de que o tamanho médio das gotas do sistema não varia com o tempo, contrariamente ao caso de uma emulsão. Os dois sistemas dispersos se diferenciam, por outro lado, por suas propriedades ópticas. Com efeito, as microemulsões têm um tamanho médio de gotas bem inferior à do comprimento de onda da luz e uma distribuição do tamanho das gotas relativamente estreita. Assim, este tipo de formulação difunde pouco a luz e é, consequentemente, transparente, enquanto que as emulsões têm um tamanho de gotas comparável ou maior do que o comprimento de onda da luz visível e uma distribuição de tamanho d gotas maior se bem que elas difundem a luz, dando assim um efeito óptico indo do leitoso ao translúcido.
Em qualquer caso, é bem evidente que aos olhos de um versado na arte familiarizado com diferentes tipos de sistemas dispersos, as emulsões e as microemulsões constituem dois sistemas dispersos de natureza bem distinta.
Ora, o fim da presente invenção é notadamente realizar composições só incorporando quantidades grandes de tensoativos em relação à quantidade de ingredientes perfumantes, a presença de tensoativos limitando consideravelmente a proporção de perfume que seria adicionada à mistura. Por este motivo, um sistema disperso de tipo microemulsão não convém para a presente invenção que se refere, portanto, a um produto sob forma de uma emulsão óleo-em-água e que apresenta, apesar de sua natureza, uma estabilidade física completamente surpreendente.
Assim, um outro problema específico do domínio da perfumaria é o da presença típica de álcool.
Com efeito, na preparação de composições perfumadas como perfumes, água de toalete, água de colônia, ou composições desodorantes, por exemplo, a utilização de etanol como solvente é muito disseminada. O etanol permite solubilizar de modo adequado os ingredientes perfumantes aos quais o perfumista pode recorrer. Consistem, assim, o vetor principal para os perfumes corporais (perfumes, água de toalete, desodorante, loção após barba, etc). Virtualmente sem odor, este é um solvente muito bom que se evapora rapidamente provocando uma sensação agradável de frescor. Por tais razoes, a maior parte das composições perfumantes que se encontra no mercado contém etanol, geralmente entre 50 e 95% em volume.
No entanto, o etanol tem uma volatilidade não negligenciável, e é às vezes desejável obter composições perfumantes cujo teor em álcool é muito baixo, ou mesmo nulo.
Assim, nota-se atualmente no mercado internacional uma tendência dirigida aos perfumes sem álcool, tendência também criada a partir das regulamentações VOC (para compostos orgânicos voláteis) como também uma preferência do consumidor para produtos sem álcool dirigidos às peles sensíveis e permitindo uma utilização sem risco ao sol. O pedido de patente JP 96225429 divulga composições perfumantes ditas "sem álcool" mas que contém, geralmente, sempre uma baixa proporção de álcool. Este pedido descreve composições perfumantes líquidas ou sob forma de géis, compreendendo, particularmente, polímeros solúveis na água, como as gomas. Este tipo de polímero, bem conhecido no domínio das emulsões, é utilizado como agente de estabilização. No entanto, sabe-se, igualmente, que a utilização de tais polímeros tem por inconveniente tomar as emulsões colantes ao toque. Por outro lado, estes componentes têm por efeito elevar, de modo considerável, a viscosidade das emulsões que contém os mesmos. O pedido de patente JP citado descreve com precisão que os produtos obtidos são às vezes viscosos ou mesmo tomam a forma de géis. \ A presente invenção propõe resolver o problema consistindo em obter um produto cuja função principal é a de perfumar sob forma de um produto em emulsão translúcida sem álcool, susceptível de ser vaporizado, capaz de conter uma porcentagem elevada de perfume, aspecto e toque agradáveis e também apresentando uma boa estabilidade a longo prazo.
Nenhum documento da arte anterior descreve tais emulsões e permite até agora resolver o problema colocado.
Exposto da invenção A presente invenção fornece uma solução aos diferentes problemas mencionados, por meio de uma composição perfumante sem álcool, sob forma de uma emulsão vaporizável óleo-em-água, translúcida, contendo pelo menos um ingrediente perfumante, um sistema de tensoativo tendo um equilíbrio hidrófilo-lipófilo (HLB) superior ou igual a 10, e água. Entende-se, aqui, por composição perfumante, uma composição cuja função principal consiste em modificar o odor de um produto ou conferir um odor a um produto ou uma pessoa. A composição da invenção foi otimizada de modo a poder compreender quantidades importantes de perfume, a saber 0,1 a 18% em peso, em relação ao peso total da emulsão. A emulsão é igualmente caracterizada pela variação do tamanho médio de suas gotas durante o primeiro mês, seguindo sua formulação, esta variação estando compreendida, a uma temperatura de 45 °C, entre 0,1 e 30 nm. A emulsão, objeto da presente invenção apresenta numerosas vantagens para a utilização que se deseja fazer. Logo a princípio, como mencionado acima, esta composição, destinada particularmente a ser vaporizada sobre a pele ou nos cabelos, em qualquer outro tipo de superfície destinada a ser perfumada, ou ainda no ar ambiente, é particularmente concentrada em ingredientes perfumantes.
Por outro lado, o tamanho médio das gotas é tal que a emulsão atende com vantagem aos critérios de estabilidade procurados (ausência de efeito de formação de creme ou de sedimentação) sem assim necessitar a presença de agentes estabilizantes como os polímeros solúveis em água, como é o caso na arte anterior. A ausência de tais componentes apresenta a vantagem de obter um produto de baixa viscosidade, susceptível de ser vaporizado, não colante ao toque. A viscosidade das composições de acordo com a invenção é inferior a 1 Pa.s.
Por outro lado, o tamanho médio das gotas da emulsão tem um efeito óptico sobre o produto final, cujo aspecto translúcido com os reflexos azulados é totalmente apreciado pelo consumidor e se encontra particularmente adaptado a uma utilização para produtos derivados de um perfume, como as emulsões de perfume susceptíveis de serem vaporizadas. De modo geral, as propriedades ópticas das composições da invenção são caracterizadas por uma transmissão, medida a um comprimento de onda de 600 nm, a 25 °C, em uma cuba de 1 cm de espessura, variando entre 10 e 90%.
Outras vantagens aparecerão durante a descrição detalhada da invenção e através de exemplos de ilustração. A fase dispersa da emulsão, objeto da presente invenção, é essencialmente constituída por ingredientes perfumantes. Mais particularmente, ela compreende de 50 a 99%, de seu peso de ingredientes perfumantes. Estes últimos estão presentes em quantidades variando entre 0,1 e 18%, em peso, em relação ao peso total da emulsão. De modo preferencial, eles constituem entre 1 e 15%, em peso, em relação ao peso total da emulsão, até mesmo entre 6 e 10%, em peso, em relação ao peso total da emulsão.
Os ingredientes perfumantes que podem ser utilizados de acordo com a invenção são ingredientes de uso corrente em perfumaria. Sua natureza não requer uma descrição mais detalhada aqui, que não podería mesmo ser exaustiva, podendo o próprio versado na arte escolher os referidos ingredientes a partir de seus conhecimentos gerais e em função do efeito olfativo procurado. Estes ingredientes perfumantes pertencem às classes químicas tão variadas que os álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres, éteres, acetatos, nitrilas, hidrocarbonetos terpênicos, compostos heterocíclicos nitrogenados ou sulfurados, assim como os óleos de essências de origem natural ou sintética. Muitos destes ingredientes são, assim, relacionados nos textos de referência como o livro de S. Arctander, Perfume and Flavor Chemicals, 1969, Montclair, New Jersey, USA, ou seus versões mais recentes, ou em outras obras de natureza similar, assim como na literatura científica e nas patentes mais recentes com relação à arte da perfumaria. A estabilidade das composições perfumantes da invenção é totalmente apreciável e adaptada às durações de armazenagem típicas para este tipo de produtos, graças notadamente à presença de um sistema de tensoativo, cujo equilíbrio hidrófilo-lipófilo (HLB) é superior ou igual a 10, preferivelmente superior ou igual a 15. Por sistema de tensoativo, entende-se aqui um tensoativo apenas ou uma mistura de dois ou vários agentes deste tipo. O sistema de tensoativo de acordo com a invenção se revela particularmente vantajoso na medida em que permite obter uma emulsão estável em uma grande variedade de ingredientes perfumantes utilizados na fase oleosa da emulsão. Com efeito, enquanto que os ingredientes perfumantes apresentam características muito variadas de hidrofilicidade e hidrofobicidade, os requerentes descobriram que o sistema tensoativo da invenção permanece adaptado em uma grande variedade de ingredientes perfumantes utilizados e permite obter uma emulsão satisfatória aos critérios de estabilidade necessários à armazenagem do produto. O sistema de tensoativo utilizado de acordo com a invenção compreende os tensoativos não iônicos polietoxilados ou polipropoxilados. O sistema de tensoativo usado de acordo com a invenção é constituído preferivelmente por pelo menos um tensoativo não iônico pertencendo a uma das famílias constituídas por estearil éteres de polietileno glicol, os oleil-éteres de polietileno glicol (n), os nonilfeniléteres de polietileno glicol (n) e os polissorbatos. Outros alquiléteres de polietileno glicol podem ser usados de acordo com a invenção. A utilização de misturas destes tensoativos demonstrou ser particularmente vantajosa. O valor HLB do sistema deve ser superior ou igual a 10. De acordo com uma forma de realização da invenção, usa-se um sistema tensoativo constituído por um agente escolhido na família dos éteres esteáricos de polietileno glicol (n). De modo preferido, usa-se uma mistura de Steareth-20 e Steareth-21 cujo valor HLB é de 15,3. Bons resultados também foram obtidos usando Oleth-20 (HLB = 15,3). O sistema de tensoativo de acordo com a invenção é utilizado nas proporções compreendidas entre 0,1 e 18%, preferivelmente entre 1 e 10%, em peso, em relação ao peso total da emulsão. Os melhores resultados foram obtidos usando 3 a 8%, em peso, de agente tensoativo.
Como foi precisado acima, a fase oleosa da emulsão óleo-em-água da invenção é constituída essencialmente por ingredientes perfumantes. Outras substâncias podem ainda estar presentes na fase oleosa e deram bons resultados. Pode-se citar, notadamente, parafinas pesadas como eicosano a 20 carbonos, ou ainda as frações de isoparafina comercializadas sob o nome de Isopar®, por exemplo Isopar ® V, pela Exxon Chemicals, ou ainda uma outra fração de parafina, Gemseal 60, comercializada pela Total. Estas substâncias são utilizadas como agentes estabilizadores da emulsão. A variação durante o tempo do tamanho médio das gotas de emulsão da invenção constitui uma característica essencial da composição perfumante. Com efeito, esta variação bem característica da emulsão na condição de sistema disperso termodinamicamente instável é, no entanto, suficientemente fraca para tomar o produto completamente interessante no sentido em que se evitam os fenômenos correntes de desestabilização, como o efeito de formação de creme ou ainda a sedimentação. Particularmente, esta variação pode ser medida por um método de difusão dinâmica da luz (descrito de modo detalhado no exemplo 1) que permite estabelecer, somente no curso do primeiro mês, de acordo com a formulação da emulsão de acordo com a invenção, a variação do tamanho médio das gotas do sistema, a uma temperatura de 45 °C, que está compreendida em uma gama indo de 0,1 a 30 nm.
As composições perfumantes de acordo com a invenção podem ser utilizadas para diferentes tipos de aplicações de produtos de perfumaria, como as emulsões de perfume, água de toalete ou água de colônia sem álcool, susceptíveis de serem vaporizadas sobre a pele ou os cabelos. Elas podem igualmente servir para perfumar outros tipos de superfícies, como tecidos, madeira, vidro. Em uma outra forma de realização, as composições da invenção podem mesmo perfumar o ar ambiente e serem assim utilizadas como difusores de perfumes. A preparação das emulsões de acordo com a invenção será descrita de modo detalhado nos exemplos. A invenção será agora ilustrada pelos exemplos seguintes não limitativos, nos quais as temperaturas são indicadas em graus Celsius, as proporções dos compostos são dadas em%, em peso, e as abreviaturas tem o sentido comum na arte.
Modos de Realizar a Invenção Exemplo 1 Preparação de uma composição perfumante sem álcool sob a forma de emulsão óleo-em-água translúcida vaporizável Ingredientes Partes em peso Base perfumante* 8,0 Brij® 98V 1}- 8,00 Isopar® V 2) 4,00 Água 80.00 Total 100,00 1) Oleth-20; origem: Uniqema, Países Baixos 2) Origem: Exxon Chemicals, USA * A base perfumante foi obtida por mistura dos seguintes ingredientes: Ingredientes Partes em peso Acetato de citronelila 3 Acetato de geranila 9 Acetato de linalila 276 Aldeído CIO a 10% * 3 Aldeído C12 a 10% * 12 Antranilato de metila 16 Essência de bergamota 226 Cetalox®l) 5 Essência de limão 318 Di-hidromircenol2) 60 Dipropilenoglicol 20 Elemi3)al0%* 20 Lilial®4) 3 Etil linalol 66 3-(4-metoxifenil)-2-metilpropanal5) a 10% * 30 Geraniol 6 Habanolide®6) a 50% * 130 Hedione® 215 Hedione® HC 8) 72 Indolal0%** 12 Iso E Super9) 85 Essência de 'lavandin grosso' 26 Liffarome®10) a 1% 20 Linalol 40 Essência de tangerina sfiima 5 Essência de menta crespa a 10% * 30 Essência de laranja azeda Néroli 130 Essência de laranja Portugal Floride 80 Fenetilol 9 Essência de petitgrain 63 Pipol 5 Essência de alecrim 16 Terpineol 9 Essência de violeta 50 Zestover n) a 1% * 30 Total 2100 * em dipropilenoglicol (DIPG) ** em trietanolamina 1) 8,12-epóxi-13,14,15,16-tetranorlabdana; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 2) origem: International Flavors & Fragrances, USA 3) 5-alil-l,2,3-trimetoxibenzeno; origem: Calchauvet, Grasse, França 4) 3-(4-terc-butilfenil)-2-metilpropanal; origem: Givaudan-Roure SA, Vemier, Suíça 5) origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 6) pentadecenolida; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 7) di-hidrojasmonato de metila; origem: Firmenich SA, genebra, Suíça 8) di-hidrojasmonato de metila com alto teor de isômero cis; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 9) origem: International Flavors & Fragrances, USA
10) carbonato de 3-hexenil metila; origem: International Flavors & Fragrances, USA 11) 2,4-dimetil-3-ciclo-hexeno-l-carbaldeído; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça Método de Preparação da Emulsão O sistema tensoativo tomado líquido e a fase oleosa foram misturados em temperatura ambiente até a obtenção de uma mistura homogênea, antes de adicionar a fase aquosa. A mistura em seguida foi aquecida de modo a obter uma emulsão grosseira, mantendo a mesma sob uma agitação suave (200 rpm). Quando a temperatura aumentou, a emulsão se tomou mais fina, depois mais viscosa. O aquecimento então foi interrompido e a emulsão resfriada até a temperatura ambiente (25°C), sempre sob agitação. Obtém-se assim uma emulsão óleo-em-água finamente dispersa, de aspecto translúcido (transmissão de 80% a um comprimento de onda de 600 nm, uma temperatura de 25°, em uma cuba de 1 cm de espessura) com reflexos azulados. O tamanho das partículas foi medido com o auxílio de um granulômetro (Autosizer 4700, origem: Malvem: ângulo de medida: 90°; comprimento de onda de laser: 532 nm; temperatura de medida: 25°; modo de análise monomodal em intensidade). O tamanho médio das partículas da presente emulsão é de 29,5 nm após formulação. Após um mês a 45°C, o tamanho médio das gotas tinha variado em 20 nm.
Exemplo 2 Preparação de uma composição perfumante sem álcool sob a forma de emulsão óleo-em-água translúcida vaporizável Ingredientes Partes em peso Base perfumante * 8,00 Brij® 98V 1} 8,00 Isopar® V2) 4,00 Água 80.00 Total 100,00 1) ver exemplo 1 2) ver exemplo 1 * A base perfumante foi obtida por mistura dos seguintes ingredientes: Ingredientes Partes em peso Acetato de benzila 250 Acetato de pipol 70 Acetato de estiralila 230 Aldeído fenilacético 10 Ambrettolide®10 Astrotona 300 Essência de bergamota 1160 β-Ionona 550 Essência de cássis 150 Cetalox®2) a 50% * 50 Essência de limão 850 Citronelol 210 Damascenona 20 Di-hidromircenol3) 440 Dipropilenoglicol 20 Etil linalol 720 7-metil-2H,4H-l,5-benzodioxepin-3-ona 4) 100 Floral ozone®5) 50 3 -(4-Metoxifenil)-2-metilpropanal4) 170 Fructone®6) 100 Galbex®4) 50 γ-Damascone 5 Essência de gerânio 30 Essência de toranj a 100 Habanolide ®7) 1120 Hedione ®8) 2890 Hedione® HC9) 950 Heliopropanal10) 400 Indol 35 Iso E Super 110 380 Essência de 'lavandin grosso' 40 Liffarome®12) 1 Lilial ®13) 1050 Lyral ®14) 430 Essência de tangerina sfuma 270 Melonal15) 3 Essência de menta crespa 20 Peony HS (HeadSpace) 4) 260 Fenetilol 80 Fenil-hexanol 50 Pipol 20 Essência de laranja 500 Rosai va 16) 4 Salicilato de benzila 400 Salicilato de pipol 400 BHT a 10% ** 200 Zestover17) 22 15200 * em 2-(2-etoxietóxi)-l-etanol ** em dipropilenoglicol 1) origem: Givaudan-Roure SA, Vemier, Suíça 2) 8,12-epóxi-13,14,15,16-tetranorlabdane; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 3) origem: International Flavors & Fragrances, USA 4) origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 5) 3-(4-etilfenil)-2,2-dimetilpropanal + 3-(2-etilfenil)-2,2-dimetilpropanal; origem: International Flavors & Fragrances, USA 6) 2-metil-1,3-dioxano-2-acetato de etila; origem: International Flavors & Fragrances, USA 7) pentadecenolida; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 8) di-hidrojasmonato de metila; origem: Firmenich SA, genebra, Suíça 9) di-hidrojasmonato de metila com alto teor de isômero cis; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 10) 3-(l,3-benzodioxol-5-il)-2-metilpropanal; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 11) origem: International Flavors & Fragrances, USA
12) carbonato de 3-hexenil-metila; origem: International Flavors & Fragrances, USA 13) 3-(4-terc-butilfenil)-2-metilpropanal; origem: Givaudan-Roure SA, Vemier, Suíça 14) 4-(4-hidróxi-4-metilfenil)-3-ciclo-hexeno-l-carbaldeído + 3-(4-hidróxi-4-metilpentil)-3-ciclo-hexeno-1 -carbaldeído; origem: International Flavors & Fragrances, USA 15) 2,6-dimetil-5-heptanal; origem: Givaudan-Roure SA, Vemier, Suíça 16) 9-decen-l-ol; origem: International Flavors & Fragrances, USA 17) 2,4-dimetil-3-ciclo-hexeno-l-carbaldeído; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça A emulsão foi preparada de modo similar à preparada no exemplo 1. Obteve-se uma emulsão translúcida (transmissão de 69,4% em um comprimento de onda de 600 nm, uma temperatura de 25°, em uma cuba de 1 cm de espessura), possuindo um tamanho médio de partículas de 30 nm após formulação. Após um mês a 45°C, o tamanho médio das partículas tinha variado de 19 nm.
Exemplo 3 Preparação de uma composição perfumante sem álcool sob a forma de emulsão óleo-em-água translúcida vaporizável Ingredientes Partes em peso Base perfumante * 8,00 Brij ® 78P 1} 7,00 Brij ® 7212) 1,00 Gemseal 60 3) 4,00 Água 80.00 Total 100,00 * ver exemplo 2 1) Esteareth-20; origem: Uniqema, Países Baixos 2) Esteareth-21; origem: Uniqema, Países Baixos 3) origem: Total, França A emulsão foi preparada de modo similar à preparada no exemplo 1. A composição obtida era translúcida (transmissão de 67,5% a 600 nm, a uma temperatura de 25°, em uma cuba de 1 cm de espessura). O tamanho médio das partículas era de 36,5 nm após a formulação e sua variação ao término de um mês a 45° foi de 1 nm.
Exemplo 4 Preparação de uma composição perfumante sem álcool sob a forma de emulsão óleo-em-água translúcida vaporizável Ingredientes Partes em peso Base perfumante * 8,00 Brij ® 78P 1} 6,00 Brij® 721 2) 2,00 Gemseal 60 3) 4,00 Água 80.00 Total 100,00 * ver exemplo 2 1) Esteareth-20; origem: Uniqema, Países Baixos 2) Esteareth-21; origem: Uniqema, Países Baixos 3) origem: Total, França A emulsão foi preparada de modo similar à preparada no exemplo 1. A composição obtida era translúcida (transmissão de 74,4%, a 600 nm, em uma temperatura de 25°, em uma cuba de 1 cm de espessura). O tamanho médio das partículas era 37,5 nm após a formulação e sua variação ao término de um mês a 45° foi de 2 nm.
Exemplo 5 Preparação de uma composição perfumante sem álcool sob a forma de emulsão óleo-em-água translúcida vanorizável Ingredientes Partes em peso Base perfumante * 8,00 Brij ® 78P ]) 4,00 Brij ® 721 2) 4,00 Gemseal 60 3) 4,00 Água 80.00 100,00 A emulsão foi preparada de modo similar à preparada no exemplo 1. A composição obtida era translúcida (transmissão de 45,7% a 600 nm, em uma temperatura de 25°, em uma cuba de 1 cm de espessura). O tamanho médio de partículas era 46 nm após a formulação e sua variação ao término de um mês a 45° foi de 0,5 nm.

Claims (16)

1. Composição perfumante sem álcool sob forma de uma emulsão vaporizável óleo-em-água translúcida contendo, pelo menos, um ingrediente perfumante, um sistema de tensoativo e água, a referida composição sendo caracterizada pelo fato de que o ingrediente perfumante está presente nas proporções compreendidas entre 0,1 e 18%, em peso, em relação ao peso total da composição, em que o sistema de tensoativo possui um equilíbrio hidrófilo-lipófilo (HLB) superior ou igual a 10 e em que a variação do tamanho médio das gotas da emulsão durante o primeiro mês segundo sua formulação, a uma temperatura de 45 °C, está compreendida em uma gama indo de 0,1 a 30 nm.
2. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a viscosidade da emulsão é inferior a 1 Pa.s.
3. Composição perfumante, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a transmissão da composição medida, a um comprimento de onda de 600 nm, a uma temperatura de 25°C, em uma cuba de uma espessura de 1 cm, varia entre 10 e 90%.
4. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a proporção de ingrediente perfumante está compreendida entre 1 e 15%, em peso, em relação ao peso total da composição.
5. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a proporção de ingrediente perfumante está compreendida entre 6 e 10%, em peso, em relação ao peso total da composição.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a fase oleosa da emulsão compreende de 50 a 99%, em peso, de ingrediente perfumante.
7. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sistema de tensoativo possui um equilíbrio hidrófilo-lipófilo superior ou igual a 15.
8. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sistema de tensoativo compreende pelo menos um tensoativo não iônico polietoxilado ou polipropoxilado.
9. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o tensoativo não iônico polietoxilado pertence a uma das famílias constituídas pelos estearil-éteres de polietileno glicol, oleil éteres de polietileno glicol, os nonilfeniléteres de polietileno glicol, e os polissorbatos.
10. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o sistema de tensoativo compreende Oleth-20.
11. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o sistema de tensoativo consiste em uma mistura de Steareth-20 e Steareth-21.
12. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sistema de tensoativo representa de 0,1 a 18%, em peso, do peso total da composição.
13. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que o sistema de tensoativo representa 3 a 8%, em peso, do peso total da composição.
14. Composição perfumante de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende um agente estabilizador da emulsão.
15. Composição perfumante de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizada pelo fato de que está sob a forma de uma emulsão de perfume, água de toalete, ou água de colônia, sem álcool, susceptível de ser vaporizada sobre a pele ou os cabelos.
16. Composição perfumante de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizada pelo fato de que está sob a forma de uma emulsão vaporizável sobre qualquer tipo de superfície ou em ar ambiente.
BRPI0107351-6A 2000-10-20 2001-10-17 Composição perfumante sem álcool BR0107351B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH20002060/00 2000-10-20
CH20602000 2000-10-20
PCT/IB2001/001961 WO2002032390A1 (fr) 2000-10-20 2001-10-17 Composition parfumante sans alcool

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0107351A BR0107351A (pt) 2002-09-17
BR0107351B1 true BR0107351B1 (pt) 2014-12-02

Family

ID=4567345

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0107351-6A BR0107351B1 (pt) 2000-10-20 2001-10-17 Composição perfumante sem álcool

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6774101B2 (pt)
EP (2) EP1328248A1 (pt)
JP (1) JP4429600B2 (pt)
AU (1) AU2001294132A1 (pt)
BR (1) BR0107351B1 (pt)
CA (1) CA2394175C (pt)
WO (1) WO2002032390A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4072119B2 (ja) * 2001-06-11 2008-04-09 フイルメニツヒ ソシエテ アノニム 安定化された透明な香料エマルション
WO2006122787A1 (en) 2005-05-18 2006-11-23 Ablynx Nv Serum albumin binding proteins
US20090010972A1 (en) * 2007-03-16 2009-01-08 Barbara Marie Modafari Deodorant compositions
US8741062B2 (en) * 2008-04-22 2014-06-03 Picosun Oy Apparatus and methods for deposition reactors
EP2127632A1 (en) 2008-05-29 2009-12-02 Coty Inc. Perfume composition with reduced alcohol content
FR2952531B1 (fr) * 2009-11-19 2015-03-20 Oreal Composition parfumante aqueuse comprenant au moins un alcane lineaire volatil ; procede de parfumage
CN102970967A (zh) * 2010-05-10 2013-03-13 赛格提斯有限公司 芳香制剂、其制备方法以及包含其的制品
WO2014047428A1 (en) 2012-09-21 2014-03-27 Segetis, Inc. Cleaning, surfactant, and personal care compositions
GB201308236D0 (en) * 2013-05-08 2013-06-12 Givaudan Sa Improvements in or relating to organic compounds
KR102061209B1 (ko) 2013-08-28 2019-12-31 (주)더페이스샵 비대칭의 극성 오일을 포함하는 향수 조성물
EP2915580B1 (de) * 2014-03-07 2020-04-29 Symrise AG Zubereitungen mit verbesserten physikalischen Eigenschaften
FR3035788B1 (fr) * 2015-05-04 2019-11-22 Total Marketing Services Nano-emulsion cosmetique
US20190117530A1 (en) * 2015-10-09 2019-04-25 Fernando Thome Kreutz Nanoemulsion compositions and methods
US10980717B2 (en) 2019-02-05 2021-04-20 Elc Management Llc Aqueous perfume compositions
CA3133747C (en) 2019-03-15 2024-04-30 Elc Management Llc Long wear skincare compositions
EP3795134B1 (fr) * 2019-09-19 2023-05-10 Société d'Exploitation de Produits pour les Industries Chimiques SEPPIC Compositions parfumantes, stables et possédant de bonnes propriétés de pulvérisation
US11129788B1 (en) 2020-03-24 2021-09-28 Elc Management Llc Sprayable film forming compositions for improving the performance of topical preparations

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2676924B1 (fr) 1991-05-31 1995-02-03 Saint Laurent Parfums Yves Microemulsion contenant un concentre parfumant et produit correspondant.
EP0571677A1 (en) * 1992-05-29 1993-12-01 Unilever Plc Aqueous parfume oil microemulsions
EP0572080B1 (en) 1992-05-29 1995-11-15 Quest International B.V. Aqueous perfume oil microemulsions
FR2703926B1 (fr) * 1993-04-13 1997-10-10 Shiseido International France Micro-émulsion stable procurant une pulvérisation à contact sec, procédé de préparation et dispositif de mise en oeuvre.
US5468725A (en) * 1993-07-01 1995-11-21 International Flvos & Fragrances Inc. Alcohol free perfume
US5283056A (en) * 1993-07-01 1994-02-01 International Flavors & Fragrances Inc. Transparent oil-in-water microemulsion flavor or fragrance concentrate, process for preparing same, mouthwash or perfume composition containing said transparent microemulsion concentrate, and process for preparing same
US5585343A (en) 1993-11-02 1996-12-17 Givaudan-Roure Corporation Low VOC perfume formulations
JPH08225429A (ja) 1995-02-22 1996-09-03 Shiseido Co Ltd 香料組成物
FR2730932B1 (fr) 1995-02-27 1997-04-04 Oreal Nanoemulsion transparente a base de lipides amphiphiles non-ioniques fluides et utilisation en cosmetique ou en dermopharmacie

Also Published As

Publication number Publication date
US6774101B2 (en) 2004-08-10
AU2001294132A1 (en) 2002-04-29
BR0107351A (pt) 2002-09-17
US20030007986A1 (en) 2003-01-09
WO2002032390A1 (fr) 2002-04-25
CA2394175A1 (fr) 2002-04-25
CA2394175C (fr) 2011-01-04
EP1328248A1 (fr) 2003-07-23
EP2786736A1 (fr) 2014-10-08
JP4429600B2 (ja) 2010-03-10
JP2004511508A (ja) 2004-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0107351B1 (pt) Composição perfumante sem álcool
EP0726755B1 (en) Perfume formulations
US7655613B2 (en) Solubilizing systems for flavors and fragrances
US20060084589A1 (en) Solubilizing systems for flavors and fragrances
JP2002531482A (ja) 透明な香料組成物
US20040209795A1 (en) VOC-free microemulsions
CA2815504A1 (en) Water-based air freshener compositions, systems, and methods of use thereof
JP2008517051A (ja) フレーバーおよびフレグランスの可溶化系
BR112014009848B1 (pt) Composições de perfumaria e seus usos
EP1399124B1 (en) Stable transparent perfuming emulsion
ES2815350T3 (es) Composición de perfume mejorada
BR112018007144A2 (pt) composições de nanoaromas e nanofragrâncias , método de produzir nanoparticulas na forma de nanoemulsão com aplicação em nanofragrâncias e nanoaromas. uso de nanofragrâncias e nanoaromas em produtos cosméticos e outros
JP6640556B2 (ja) 水中油型液体入浴剤及びその製造方法
JP2007161929A (ja) 水性エアゾール組成物
WO2002102339A1 (en) Stable transparent perfuming emulsion
JP2012229300A (ja) 粉末化アロマ製品、及びその製造方法、並びにその使用方法
JP6985411B2 (ja) クラッキングエアゾール組成物
KR20230091858A (ko) 무수 무알코올 실키 방향제 제형
JP2009167116A (ja) 自己乳化型浴用剤組成物
JP2023521733A (ja) 無水シルキー化粧品
FR2983066A1 (fr) Composition deodorante liquide de type emulsion pickering.
MXPA00007618A (en) Transparent perfume composition
JP2003040731A5 (pt)
JP2006070067A (ja) 難揮散成分の揮散方法
IE20070482A1 (en) Improvements in and relating to perfumed microemulsion compositions and methods of producing same

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/12/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. A CLASSIFICACAO IPC ANTERIOR ERA A61K 7/46.

Ipc: A61Q 13/00 (2006.01), A61K 8/06 (2006.01)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.