BR0017272B1 - protetor auricular de espuma. - Google Patents

protetor auricular de espuma. Download PDF

Info

Publication number
BR0017272B1
BR0017272B1 BRPI0017272-3A BR0017272A BR0017272B1 BR 0017272 B1 BR0017272 B1 BR 0017272B1 BR 0017272 A BR0017272 A BR 0017272A BR 0017272 B1 BR0017272 B1 BR 0017272B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
segment
ear protector
protector according
ear
foam
Prior art date
Application number
BRPI0017272-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0017272A (pt
Inventor
Dean M Remer
Paul A Martinson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0017272A publication Critical patent/BR0017272A/pt
Publication of BR0017272B1 publication Critical patent/BR0017272B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F11/00Methods or devices for treatment of the ears or hearing sense; Non-electric hearing aids; Methods or devices for enabling ear patients to achieve auditory perception through physiological senses other than hearing sense; Protective devices for the ears, carried on the body or in the hand
    • A61F11/06Protective devices for the ears
    • A61F11/08Protective devices for the ears internal, e.g. earplugs

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Otolaryngology (AREA)
  • Psychology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Helmets And Other Head Coverings (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Description

"PROTETOR AURICUL AR DE ESPUMA"
Fundamentos
A invenção refere-se a protetores auriculares com articulação.
Protetores auriculares vêm sendo usados há muitos anos paraproteção da audição. Através dos anos protetores auriculares têm sidoproduzidos de uma variedade de materiais diferentes inclusive algodão, ceramacia, polímeros termoplásticos e espuma. A forma de protetores auricularestambém tem sido variada para realizar eficiência e conforto aperfeiçoados.
Exemplos de protetores auriculares conhecidos são apresentados nas patentesUS nQ: 4.094.315; 5.044.463; Des. 340.282, Des. 358.463 e Des. 371.193 eexemplos de protetores auriculares em fita conhecidos são expostos naspatentes US n2 4.490.857; 4.819.624; e 4.671.265.
O canal do ouvido de uma pessoa tem um número de curvas evariações em diâmetro localizadas ao longo do trajeto do canal. Proteçãosatisfatória da audição pode genericamente ser obtido se o tampão é inseridoimediatamente além da primeira curva do canal. O flexionamento de umprotetor auricular no canal, todavia, pode causar uma força a ser exercidasobre o canal, que gera desconforto para o usuário. A irritação resultantepode levar o usuário a puxar o tampão para fora do ouvido, quer de formatotal quer parcialmente. Os usuários assim têm de suportar a dor edesconforto causado por um protetor auricular deste tipo ou se arriscar aexpor seus ouvidos a fortes ruídos que podem lesar sua audição.
Sumário da Invenção
A presente invenção é dirigida a um novo protetor do ouvidoque pode proteger o usuário contra fortes ruídos sem causar sério desconfortopara o usuário.
Em breve sumário, a invenção apresenta um protetor auricularde espuma que inclui um primeiro segmento, um segundo segmento, e umazona de articulação predeterminada disposta entre o primeiro segmento e osegundo segmento, de tal maneira que o protetor auricular exibe uma força dedobramento ou de curva de equilíbrio não superior a cerca de 0,098 Newton (10 g).
Sob outro aspecto a invenção apresenta um protetor auricularde espuma que inclui um primeiro segmento, um segundo segmento, e umazona de articulação predeterminada disposta entre o primeiro segmento e osegundo segmento e adjacente ao primeiro segmento e ao segundo segmento,a área em seção transversal do protetor auricular tomada na zona dearticulação não sendo maior que cerca de 80% da área em seção transversaldo protetor auricular tomada no ápice do primeiro segmento e não superior acerca de 80% da área em seção transversal do protetor auricular tomada noápice do segundo segmento.
O protetor auricular inventivo é suscetível de flexão em pelomenos uma zona predeterminada para exercer uma força relativamente baixacontra a superfície de parede interna do canal auditivo. O tampão protetorauricular pode ser construído para incluir u m número de zonas de articulaçãopredeterminadas, e que podem habilitar o protetor auricular a se flexionar emum numero de diferentes direções, e que pode habilitar os segmentos a sedeslocarem de maneira algo independente entre si. O protetor auricular podese adaptar aos contornos do canal auditivo e obturar o canal auditivo. Emresumo, o protetor auricular inventivo pode conferir não só bom conforto aousuário mas também boa proteção auditiva.
Glossário
Com referência à invenção, estes termos apresentam ossignificados definidos abaixo:
"Articulado" significa compostos de segmentos;
"Articulante" refere-se a flexionamento conjunto;
"Zona de articulação" é uma junta que é suscetível de serencurvada;
"Zona de articulação predeterminada" é uma zona dearticulação que é criada quando o protetor auricular é manufaturado.
Demais aspectos característicos e vantagens da invenção seevidenciarão da descrição que se segue das suas concretizações preferenciais,e das reivindicações.
Descrição Sucinta dos Desenhos
A fig. Ia é uma vista lateral de uma concretização de umprotetor auricular 10 que inclui zonas de articulação 12a, 12b.
A fig. Ib é uma vista lateral do protetor auricular 10 da fig. Iaem uma posição curvada.
A fig. 2a é uma vista lateral de uma segunda concretização deum protetor auricular 20 que inclui zonas de articulação 22a, 22b, 22c.
A fíg. 2b é uma vista lateral do protetor auricular 20 da fig. 2aem uma posição curvada.
A fig. 3a é uma vista lateral de uma terceira concretização deum protetor auricular 30 que inclui zonas de articulação 38a, 38b, 38c.
A fig. 3b é uma vista lateral do protetor auricular 30 da fig. 3aem uma posição curvada.
A fig. 4 é uma vista lateral de um protetor auricular 50 deacordo com uma quarta concretização.
A fig. 5 é uma vista tomada em seção transversal de umprotetor auricular 60 de acordo com uma quinta concretização.
A fig. 6 é uma vista lateral de um protetor auricular 80 queinclui um núcleo 82 de acordo com uma sexta concretização.
A fig. 7 é uma vista lateral de um protetor auricular 80' deacordo com uma sétima concretização.
A fig. 8 é uma vista lateral de um protetor auricular 90 deacordo com uma oitava concretização.
A fig. 9 é uma vista lateral de um protetor auricular 100 deacordo com uma nona concretização.A fig. 10 é uma vista lateral do protetor auricular posicionadohorizontalmente em um Aparelho de Ensaio de Força de Flexão.
A fig. 11 é uma vista lateral de uma força sendo exercidasobre o protetor auricular da fig. 10.
Descrição Detalhada das Concretizações Preferenciais
O tampão protetor do ouvido de preferência exibe uma forçade flexão de equilíbrio (isto é, a força exigida para manter o protetor auricularem uma posição curvada) de não mais de cerca de 0,098 Newton (10 g) maispreferivelmente não superior a cerca de 0,059 Newton (6 g) quando testadade acordo com o Processo de Teste de Força de Equilíbrio. O protetorauricular também de preferência exibe uma força de curvamento máxima(isto é, a máxima força exigida para curvar o protetor auricular) não superiora cerca de 0,29 Newton (30 g), mais preferivelmente não superior a cerca de0,19 Newton (20 g) quando testada de acordo com o Processo de Teste deForça Máxima.
De preferência o protetor auricular é resilientementedeformável de tal maneira que, uma vez comprimido ou deformado, seexpande e retorna à sua forma original na ausência de uma força contrária.Assim, o protetor auricular pode ser deformado ou comprimido para inserçãono interior do canal auditivo e, uma vez inserido, o protetor auricular serecupera (p.ex. se expande) suficientemente para obturar efetivamente o canalauditivo.
De preferência o protetor auricular é construído de tal maneiraque a área em seção transversal do protetor auricular tomada em uma zona dearticulação não é maior que cerca de 80%, de preferência não maior que cercade 75%, preferencialmente não maior que 70%, da área em seção transversaldo protetor auricular tomada no ápice (isto é, a máxima dimensão em seçãotransversal) de cada um dos dois segmentos que são adjacentes à zona dearticulação e que definem a zona de articulação predeterminada.As figuras 1-9 ilustram tampões de ouvido de acordo com umnúmero de concretizações diferentes. As figuras Ia e Ib ilustram um protetorauricular 10 que inclui uma zona de articulação predeterminada 12a dispostaentre um primeiro segmento 14 e um segundo segmento 16, e uma segundazona de articulação predeterminada 12b disposta entre o segundo segmento16 e um segmento extremo arqueado 18, como mostrado na fig. Ia. Quandouma força (F) é exercida sobre o protetor auricular 10, o tampão 10 curva-seem pelo menos uma das zonas de articulação predeterminada, mais preferívelmente em pelo menos três zonas de articulação predeterminadas.
As figuras 2a e 2b mostram um protetor auricular 20 queinclui um segmento extremo substancialmente cilíndrico 21, uma primeirazona de articulação predeterminada 22a, disposta entre o primeiro segmento24a e o segundo segmento 24b, e uma segunda zona de articulaçãopredeterminada 22b, disposta entre o segundo segmento 24b e um segmentoextremo substancialmente esférico 26.
As zonas de articulação predeterminadas e os segmentospodem se estender em uma banda contínua ou descontínua em torno dacircunferência do protetor auricular e podem ser de uma variedade de formase dimensões. Uma zona de articulação ou segmento, quando tomado emseção transversal, pode definir uma variedade de formas inclusive, p.ex., umcírculo, elipse, e formas multifacetadas inclusive, p.ex. triângulo, quadrado eretângulo. Um segmento também pode ser arqueado, esférico ou cilíndrico.
Em algumas concretizações, p.ex., o segmento da extremidade distai écilíndrico, abuzinado, ou curvado e a extremidade proximal é esférica ouarqueada. Um segmento pode ser na forma de uma protuberância contínua oudescontínua tendo uma superfície de parede exterior que é curvada (p.ex.convexa), plana, ou uma combinação das mesmas. Exemplos deprotuberâncias tendo paredes exteriores curvas incluem protuberânciascirculares e elípticas. Exemplos de protuberâncias que tem uma paredeexterior plana incluem protuberâncias tetragonais (p.ex., quadrada, retangulare romboédrica), hexagonais e troncocônicas, e protuberâncias que são formastruncadas das mesmas. As zonas de articulação predeterminadas e ossegmentos são de preferência de tal modo dimensionados que eles cooperamentre si para habilitar os segmentos do protetor auricular a se curvarem, se expandirem e se contraírem algo de forma independente uns dos outros (istoé, de uma maneira segmentada).
As figuras. 3a e 3b ilustram um protetor auricular 30 queinclui três zonas de articulação predeterminadas 38a, 38b e 38c, trêssegmentos 40a, 40b e 40c (segmentos 40a e 40b cada forma de umaprotuberância convexa), e um segmento extremo proximal substancialmenteesférico 42.
O protetor auricular pode ser um membro unitário queconsiste de ou consiste essencialmente de um único material ou homogêneo.O protetor auricular também pode incluir zonas de articulação e segmentosque diferem pelo menos uma propriedade entre si, tal como densidade,dureza, rigidez ou uma combinação das mesmas. Alterando uma destaspropriedades de pelo menos um segmento que confina com uma zona dearticulação de tal maneira que o segmento tem uma densidade mais alta oumaior dureza ou rigidez em relação à zona de articulação, o protetor auricularexibe uma propensão a se curvar na zona de articulação predeterminadaquando uma força é exercida contra o protetor auricular.
Uma diferença em densidade, dureza ou rigidez de partes doprotetor auricular pode ser obtida utilizando uma variedade de técnicas. Oprotetor auricular pode ser construída de um número de um número dediferentes materiais dotados de propriedades diferentes de tal maneira que ossegmentos, as zonas de articulação, o corpo do protetor auricular, ou umacombinação dos mesmos são de um material diferente. Por exemplo, ossegmentos podem ser produzidos de um primeiro material e as zonas dearticulação podem ser produzidas de um segundo material, onde pelo menosuma propriedade selecionada do grupo consistindo em dureza, densidade ourigidez do primeiro material diferente de (isto é, é maior) que aquelapropriedade no segundo material. A diferença entre a propriedade (oupropriedades) do primeiro material e o segundo material cria a propensão doprotetor auricular a se flexionar na zona de articulação. Na fig. 4, porexemplo, o protetor auricular 50 inclui segmentos 52a, 52b e 52c de umprimeiro material. Estes segmentos alternam com zonas de articulaçãopredeterminadas 54a, 54b e 54c de um segundo material.
O protetor auricular pode também incluir uma película, p.ex.um revestimento ou uma capa, sobre uma região (p.ex., um segmento, umazona de articulação ou uma combinação das mesmas) do protetor auricular. Apelícula pode ser contínua ou descontínua e pode se estender em torno dacircunferência do protetor auricular ou existir em uma parte discreta de umaregião.
A película pode alterar as propriedades da região com a qual estáassociada. Por exemplo, a película pode tornar a região coberta pela película(p.ex. um segmento) mais rígida em relação a uma região isenta de película(p.ex. uma zona de articulação) do protetor auricular. O aumento da espessurada película pode aumentar a rigidez da região. A película pode incluir acomposição do protetor auricular, uma composição que difere da composiçãodo protetor auricular, ou uma combinação das mesmas.
A película pode ser formada aplicando, p.ex., revestimento,uma composição, p.ex. uma composição termoplástica, sobre o tampa deouvido. A composição pode penetrar no corpo do protetor auricular. Adistância em que a composição penetra em profundidade no corpo do protetorauricular, p.ex. no interior dos poros de um corpo de espuma, e aspropriedades relativas, p.ex. densidade, dureza, rigidez ou uma combinaçãodas mesmas, da composição revestida pode alterar as propriedades da regiãocoberta pela película, p.ex. aumentar a distância em que a composição sepropaga para o interior da profundidade de uma região pode resultar em umaumento na rigidez da região.
A película também pode ser na forma de um revestimentoformado sobre o exterior do protetor auricular. Um processo de formar umrevestimento inclui injetar o material do protetor auricular no interior de umacavidade de molde de tal maneira que um revestimento do material de tampãose forme sobre o exterior do protetor auricular. A espessura do revestimentopode ser alterada durante o processamento, p.ex. alterando a temperatura devárias regiões do molde enquanto o material do protetor auricular estápresente na cavidade do molde. Para algumas composições de moldagem, odecrescer a temperatura do molde causará um aumento na espessura dapelícula.
O protetor auricular 60 representado na fíg. 5 inclui umacamada pelicular 68 sobre superfícies de segmento. Os segmentos cobertospela película 62a, 62b e 62c são mais rígidos em relação às zonas dearticulação isentas de película 64a e 64b de tal maneira que o protetorauricular 60 exibe uma propensão a se flexionar em uma zona de articulação64b quando uma força é exercida sobre o protetor auricular 60.
Em outras concretizações, o protetor auricular inclui umelemento de núcleo embutido em uma matriz, p.ex.de espuma, comomostrado nas figuras. 6-9. O elemento de núcleo pode ser uma variedade deformatos e dimensões inclusive, p.ex., esférico, cilíndrico, circular, elíptico,triangular, quadrado ou retangular. O elemento de núcleo de preferência émais rígido em relação à matriz circundante. De preferência o elemento denúcleo é de uma espuma ou plástico.
As figuras. 6 e 7 mostram tampões de ouvido 80 e 80',respectivamente, que incluem um elemento de núcleo cilíndrico 82 que éembutido na matriz 84. A matriz 84 inclui segmentos 86a, 86b, e 86c, quecada um tem um primeiro diâmetro maior e zonas de articulação 88a, 88btendo um segundo diâmetro menor. A zonas de articulação 88a, 88b dediâmetro relativamente menor possuem maior propensão a se flexionarem soba influência de uma força em relação aos segmentos 86a, 86b e 86c de maiordiâmetro.
Como ilustrado na fig. 7, o protetor auricular 80' pode incluirum elemento de núcleo 82 que inclui segmentos de núcleo 86a e 86b, e 86ccircundados pela matriz 84, e zonas de articulação 88a e 88b que são isentasde matriz circundante 84.
Em outra concretização, mostrada na fig. 8, o protetorauricular 9 inclui um elemento de núcleo 92 que compreende segmentos 96a,96b e 96c e zonas de articulação 98aa e 98b constituídas de materiaisdiferentes (p.ex., materiais de diferente densidade, dureza, rigidez ou umacombinação dos mesmos).
O material das zonas de articulação 98a e 98b é detal natureza que o protetor auricular 90 exibirá uma maior propensão a seflexionar nas zonas de articulação 98a e 98b em relação aos segmentos 96a,96b e 96c.
Em algumas concretizações, ilustradas, p.ex. na fig. 9, oelemento de núcleo 102 é descontínuo de tal maneira que o ele mento denúcleo 102 inclui segmentos 106a, 106b e 106c mutuamente espaçados eseparados uns dos outros pela matriz circundante 104 do corpo do protetorauricular 100. As áreas entre os segmentos 106a, 106b e 106c formam aszonas de articulação 108a e 108b.
A invenção passa a ser descrita adicionalmente por intermédiodos seguintes exemplos.
Exemplos
Processos de Teste
Os processos de teste usados nos exemplos foram como segue:
Processo de Teste de Forca de Dobramento Máxima
A extremidade base (isto é, distai) de um protetor auricular érevestida com uma composição adesiva e a seguir aderida a um substrato demetal. O substrato de metal é posicionado de tal maneira que a extensãolongitudinal do protetor auricular se estende horizontalmente do substratometálico como ilustrado na fig. 10. Uma sonda consistindo em uma placa dealumínio de 25 mm χ 25 mm posicionada perpendicular ao comprimento doprotetor auricular, como ilustrado na fig. 10, e afixada a um dispositivomedidor de força e se desloca verticalmente ao longo de um percurso linearem contato com o protetor auricular em um ponto a 2 cm da base do protetorauricular, como ilustrado na fig. 11. Uma vez estabelecido o contato com oprotetor auricular, a sonda se desloca por 5,7 mm adicionais a razão de 3mm/segunndo, desse modo dobrando ou flexionando o tampão. A força dedobramento máxima (Newton) que é então atingida é registrada. O teste deforça de dobramento máxima é conduzido à temperatura ambiente (cerca de 22°C).
Processo de Teste de Forca de Dobramento de Equilíbrio
Após a força de dobramento máxima ser obtida, a sondamantém a posição por 30 segundos. Durante este período, a força requeridapara manter o protetor auricular na posição dobrada se degrada a uma forçade equilíbrio.
A força de dobramento de equilíbrio é determinada medindo aforça exercida sobre o protetor auricular à razão de 10 medições/segundodurante o período de 20,0 segundos a 29,9 segundos e tomando uma mediados valores obtidos. A força de dobramento de equilíbrio (Newton) é entãoregistrada. O teste da força de dobramento de equilíbrio é conduzida àtemperatura ambiente (cerca de 22°C).
EXEMPLO 1
Uma composição formadora de espuma do tampão foipreparada como segue. 37 partes de pré-polímero de isocianato incluindo:66,3% de diisocianato de tolueno, 17,5% de polipropileno glicol (pesomolecular 2000), 16,2% de tripropileno glicol (Dow, Midland, MI), 40 partesde uma mistura de polióis de Voranol inclusive 16,67% de poliol tipo 2110,16,67% de poliol tipo 2120, 16,67% de poliol tipo 3701, 48,33% poliol tipo45ON e 1,67% de poliol tipo 1421 (Dow, Midland, MI), 0,37 partes detensoativo Dabco DC198 (Air Products, Allentown, PA), 0,86 partes decatalisador de octoato estanoso Fomrez C-2 (Witco, Houston, TX); 0,13partes de pigmento inerte, e 0,24 partes de água.
A composição formadora do espuma do protetor auricular foivazada em moldes e permitida a reagir para formar tampões de ouvido deespuma do formato ilustrado na figura 2a. Os tampões de ouvido de espumaforam nominalmente de 25mm de comprimento com uma parte extremaplana.
Os tampões de ouvido de espuma foram testados de acordocom os procedimentos de teste acima definidos. Os resultados são reportadosna Tabelai.
EXEMPLO 2
A composição formadora de espuma do protetor auricular doExemplo 1 foi vazada no interior dos moldes e permitida a reagir para formartampões de ouvido de espuma da configuração representada na fig. 3a. Ostampões de ouvido em espuma foram nominalmente de 25 mm decomprimento com uma parte extrema plana.
Os tampões de ouvido em espuma foram testados de acordocom os processos de teste acima definidos. Os resultados são reportados naTabela 1.
Tabela 1
<table>table see original document page 12</column></row><table>
Todas as patentes e pedidos de patente citados no presentedocumento, inclusive aqueles citados nos fundamentos, são incorporados atítulo de referência no total.
A presente invenção pode ser convenientemente praticada naausência de quaisquer elementos não explicitamente descritos no presentedocumento.
Outras concretizações se enquadram dentro dasreivindicações.

Claims (26)

1. Protetor auricuiar de espuma (10, 20, 30, 50, 60, 80, 80', 90, 100) dimensionado para inserção no interior de um canal auditivo humano,compreendendo:um primeiro segmento compreendendo espuma; e,um segundo segmento compreendendo espuma,caracterizado pelo fato de compreender ainda:uma zona de articulação predeterminada (12a, 12b, 22a-b, 38a-c, 54a-b, 64a-b, 88a-b, 98a-b, 108a-b) que está disposta entre o primeiro segmento eo segundo segmento para permitir que o protetor auricuiar exiba uma força decurva ou de dobramento de equilíbrio não superior a cerca de 0,098N (IOg) demodo que o protetor auricuiar possa se adaptar aos contornos do canal auditivo.
2. Protetor auricuiar de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o protetor auricuiar exibe uma força de dobramentomáxima não superior a cerca de 0,29N (30 g).
3. Protetor auricuiar de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o primeiro segmento compreende umaprotuberância, a protuberância sendo circular, elíptica, triangular, tetragonal,hexagonal ou troncocônica.
4. Protetor auricuiar de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que o segundo segmento compreende umaprotuberância convexa (24a, 24b, 40a-c).
5. Protetor auricuiar de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um segmento deextremidade substancialmente esférica.
6. Protetor auricuiar de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende uma segunda zona dearticulação predeterminada disposta entre o segmento de extremidadesubstancialmente esférica e o primeiro segmento.
7. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um segmento deextremidade cilíndrica.
8. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um terceiro segmento euma segunda zona de articulação predeterminada disposta entre o terceirosegmento e o segundo segmento.
9. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de que o terceiro segmento é cilíndrico.
10. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de que o primeiro segmento compreende umaprotuberância convexa, o segundo segmento compreende uma protuberânciaconvexa e o terceiro segmento compreende uma protuberância substancialmenteesférica (18,26,42).
11. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um quarto segmento(21) adjacente ao primeiro segmento.
12. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o quarto segmento compreende uma protuberânciaconvexa.
13. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o quarto segmento é cilíndrico.
14. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de que o primeiro segmento compreende umaprotuberância convexa, o segundo segmento compreende uma protuberânciaconvexa e o terceiro segmento é cilíndrico.
15. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o primeiro segmento tem pelo menos umapropriedade selecionada do grupo que consiste em densidade, dureza, rigidez ouuma combinação das mesmas, que difere da correspondente propriedade da zonade articulação.
16. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende uma película dispostano primeiro segmento.
17. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um elemento de núcleo(82, 92, 102), o elemento de núcleo sendo embutido em uma matriz de espuma(84).
18. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que o elemento de núcleo compreende o primeirosegmento e o segundo segmento.
19. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que o elemento de núcleo compreende espuma.
20. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a densidade da espuma do elemento de núcleo émaior do que a densidade da matriz de espuma.
21. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que o elemento de núcleo compreende um primeiromaterial e um segundo material.
22. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que o núcleo compreende plástico.
23. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que o elemento de núcleo compreende uma partecilíndrica.
24. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que o elemento de núcleo compreende um cilindrocompreendendo uma primeira região possuindo um primeiro diâmetro e umasegunda região possuindo um segundo diâmetro, dito primeiro diâmetro sendodiferente do dito segundo diâmetro.
25. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende um membro unitário.
26. Protetor auricular de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que é capaz de obturar som quando inserido dentro docanal auditivo de um usuário.
BRPI0017272-3A 2000-06-30 2000-10-26 protetor auricular de espuma. BR0017272B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/608911 2000-06-30
US09/608,911 US6484726B1 (en) 2000-06-30 2000-06-30 Articulating earplug
PCT/US2000/029476 WO2002002040A1 (en) 2000-06-30 2000-10-26 Articulating earplug

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0017272A BR0017272A (pt) 2003-05-13
BR0017272B1 true BR0017272B1 (pt) 2010-01-26

Family

ID=24438595

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0017272-3A BR0017272B1 (pt) 2000-06-30 2000-10-26 protetor auricular de espuma.

Country Status (19)

Country Link
US (1) US6484726B1 (pt)
EP (2) EP1658832A1 (pt)
JP (1) JP2004501717A (pt)
KR (1) KR100733638B1 (pt)
CN (1) CN1292722C (pt)
AR (1) AR031591A1 (pt)
AT (1) ATE318565T1 (pt)
AU (2) AU2001217529B2 (pt)
BR (1) BR0017272B1 (pt)
CA (1) CA2414182A1 (pt)
DE (1) DE60026356T2 (pt)
ES (1) ES2260073T3 (pt)
HK (1) HK1055386A1 (pt)
MX (1) MXPA02012158A (pt)
MY (1) MY132039A (pt)
NO (1) NO322157B1 (pt)
TW (1) TW567059B (pt)
WO (1) WO2002002040A1 (pt)
ZA (1) ZA200300800B (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20030029460A1 (en) * 2001-08-10 2003-02-13 Jim Tiemens Extruded earplug
USD567935S1 (en) * 2002-11-08 2008-04-29 Resmed Limited Portion of forehead pad
US20060177080A1 (en) * 2005-01-25 2006-08-10 Smith Richard C Earpiece with flanged extension
US8625834B2 (en) 2004-09-27 2014-01-07 Surefire, Llc Ergonomic earpiece and attachments
US8611969B2 (en) 2004-01-29 2013-12-17 Surefire, Llc Cable assembly with earpiece
US20070116309A1 (en) * 2005-10-11 2007-05-24 Smith Richard C Earpiece with extension
US9807521B2 (en) 2004-10-22 2017-10-31 Alan J. Werner, Jr. Method and apparatus for intelligent acoustic signal processing in accordance with a user preference
US7793662B2 (en) * 2005-02-14 2010-09-14 James Carson Elliott Earplug
US7984716B2 (en) * 2007-06-22 2011-07-26 Kimberly-Clark Worldwide Inc. Self-conforming sound attenuation earplug
US20090277814A1 (en) * 2008-05-09 2009-11-12 3M Innovative Properties Company Securable earplug package
US20090277462A1 (en) * 2008-05-09 2009-11-12 3M Innovative Properties Company Foam earplug in deformable sheath
KR101018932B1 (ko) * 2008-05-21 2011-03-02 전영식 귓속의 물을 제거하는 이어 플러그
US8113207B2 (en) * 2008-08-22 2012-02-14 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Self-conforming sound attenuation earplug
US9549855B2 (en) 2013-02-15 2017-01-24 3M Innovative Properties Company Earplug with tip cavity and methods of manufacturing the same
KR101545087B1 (ko) * 2014-04-17 2015-08-17 채승호 귀마개와 이를 가지는 귀마개 세트
USD761414S1 (en) * 2014-11-21 2016-07-12 Bumble BE Holdings, LLC Earplug
CN104997589A (zh) * 2015-07-30 2015-10-28 南京纳世新材料有限责任公司 气凝胶防噪音耳塞
USD839243S1 (en) 2017-09-22 2019-01-29 Surefire, Llc Earpiece
USD961556S1 (en) * 2020-11-13 2022-08-23 Samsung Electronics Co., Ltd. Wireless earphone

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2230738A (en) * 1939-10-27 1941-02-04 Baum Edward Eardrum protector
US2487038A (en) 1944-03-25 1949-11-08 Sonotone Corp Ear insert for earphones
US2446707A (en) 1945-03-10 1948-08-10 Leight Charles Ear plug
US2538339A (en) 1949-09-15 1951-01-16 Mary J Thomas Earplug
US2804072A (en) 1955-03-29 1957-08-27 Genzer Rose Ear plugs
US2850012A (en) 1957-06-20 1958-09-02 Mine Safety Appliances Co Ear plug
US3131241A (en) 1960-01-27 1964-04-28 Emanuel S Mendelson Method for making an improved ear plug
US3736929A (en) * 1970-07-09 1973-06-05 A Mills Self-shaping earplugs
US3811437A (en) 1971-10-26 1974-05-21 Cabot Corp Earplugs
USD242743S (en) 1975-08-28 1976-12-14 Charles Leight Ear plug
US4094315A (en) 1976-10-29 1978-06-13 Charles Leight Ear plug
US4160449A (en) * 1977-09-28 1979-07-10 Wade Kenneth L Earplug
IT7821809V0 (it) 1978-05-11 1978-05-11 I R C A Ind Resistenze Corazza Distanziatore termo-edelettro-isolante, a tenuta sostanzialmente ermetica, fra l'estremita' della guaina ed il terminale di collegamento dei bracci di resistenze corazzate.
US4490857A (en) 1982-10-12 1985-01-01 Leight Howard S Band earplug
US4582053A (en) 1984-01-06 1986-04-15 Wilson Garnet J E Acoustic ear plug
SE449949B (sv) 1984-11-29 1987-06-01 Bilsom Ab Oronproppsanordning innefattande tva oronproppar och en elastisk bygel
US4819624A (en) 1987-06-18 1989-04-11 Leight Howard S Banded earplug
US5044463A (en) 1989-11-30 1991-09-03 Cabot Corporation Molded foam earplug and method for making same
USD340282S (en) 1991-04-09 1993-10-12 Leight Howard S Earplug
CN2101480U (zh) * 1991-09-27 1992-04-15 沈阳市劳动卫生职业病研究所 弹性伞状防噪声耳塞
USD358463S (en) 1993-09-21 1995-05-16 Cabot Safety Corporation Hearing protective earplug
USD371193S (en) 1994-05-16 1996-06-25 Cabot Safety Intermediate Corporation Hearing protective earplug
US5701348A (en) 1994-12-29 1997-12-23 Decibel Instruments, Inc. Articulated hearing device
JPH10314213A (ja) 1997-05-15 1998-12-02 Tomoko Hoshino 耳 栓
CN2309822Y (zh) * 1997-10-07 1999-03-10 独资(台湾)南京当代体育用品有限公司 游泳耳塞改良结构
EP1049435A1 (en) 1998-01-19 2000-11-08 Simply Silence Simsin B.V. Hearing protector

Also Published As

Publication number Publication date
NO322157B1 (no) 2006-08-14
DE60026356D1 (de) 2006-04-27
HK1055386A1 (en) 2004-01-09
EP1294330B1 (en) 2006-03-01
EP1658832A1 (en) 2006-05-24
MY132039A (en) 2007-09-28
AR031591A1 (es) 2003-09-24
US6484726B1 (en) 2002-11-26
CA2414182A1 (en) 2002-01-10
EP1294330A1 (en) 2003-03-26
TW567059B (en) 2003-12-21
NO20026047D0 (no) 2002-12-16
WO2002002040A1 (en) 2002-01-10
CN1292722C (zh) 2007-01-03
KR20030011935A (ko) 2003-02-11
CN1505497A (zh) 2004-06-16
AU2001217529B2 (en) 2005-04-28
MXPA02012158A (es) 2003-06-06
KR100733638B1 (ko) 2007-07-02
JP2004501717A (ja) 2004-01-22
ATE318565T1 (de) 2006-03-15
ES2260073T3 (es) 2006-11-01
AU1752901A (en) 2002-01-14
DE60026356T2 (de) 2006-12-14
BR0017272A (pt) 2003-05-13
ZA200300800B (en) 2004-03-18
NO20026047L (no) 2003-02-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0017272B1 (pt) protetor auricular de espuma.
AU719733B2 (en) Headband with dual material construction
US5188123A (en) Hearing protective earplug having alternative modes of insertion
US5131411A (en) Custom-fitting earplug formed in situ using foaming action
BRPI0607220B1 (pt) dispositivo de proteção auricular com material de amortecimento
AU2001217529A1 (en) Articulating earplug
US5333622A (en) Earplug and hearing devices formed in-situ
US5203352A (en) Polymeric foam earplug
US20040045558A1 (en) Earplug and method of manufacturing an earplug
EP0487716B1 (en) Hearing protective earplug
AU646995B2 (en) Hearing protective earplug having alternative modes of insertion
JP2986708B2 (ja) 挿耳部材
MXPA97008065A (en) Band for the head with a double mater construction
MXPA98002965A (es) Dispositivos de proteccion acustica del oido queutilizan espuma dinamicamente rigida y metodos para producirlos

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/10/2000, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2613 DE 02-02-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.