BR0008873B1 - Aparelho para recepção de radiodifusão digital - Google Patents

Aparelho para recepção de radiodifusão digital Download PDF

Info

Publication number
BR0008873B1
BR0008873B1 BRPI0008873-0A BR0008873A BR0008873B1 BR 0008873 B1 BR0008873 B1 BR 0008873B1 BR 0008873 A BR0008873 A BR 0008873A BR 0008873 B1 BR0008873 B1 BR 0008873B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
signal
circuit
channel
sub
signals
Prior art date
Application number
BRPI0008873-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0008873A (pt
Inventor
Yasunari Ikeda
Toshihisa Hyakudai
Takahiro Okada
Tamotsu Ikeda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0008873A publication Critical patent/BR0008873A/pt
Publication of BR0008873B1 publication Critical patent/BR0008873B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only
    • H04L27/2655Synchronisation arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)
  • Detection And Prevention Of Errors In Transmission (AREA)
  • Digital Transmission Methods That Use Modulated Carrier Waves (AREA)
  • Television Systems (AREA)
  • Error Detection And Correction (AREA)

Description

“APARELHO PARA RECEPÇÃO DE RADIODIFUSÃO DIGITAL”.
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um aparelho para recepção de radiodifusão digital para receber um sinal de radiodifusão em uma radiodifusão digital, particularmente em uma radiodifusão de som digital.
TÉCNICA ANTERIORMENTE EXISTENTE
Como um sistema provisório de teledifusão digital terrestre e de radiodifusão de som terrestre digital, o sistema de radiodifusão designado de sistema ISDB-T de banda larga e o sistema ISDB-T de banda estreita foram propostos. Estes sistemas de radiodifusão são sistemas tendo compatibilidade mútua, constroem a unidade de transmissão básica modulada OFDM (multiplexação por divisão de frequência ortogonal) designada como “segmento” em uma largura de banda (cerca de 429 kHz) obtida dividindo a banda de freqüência de 6 MHz alocada a canais de televisão no Japão em 14, e usam os segmentos para radiodifusão de televisão terrestre digital ou radiodifusões de som terrestre digital. O sinal dos segmentos é OFDM modulado. Como o número de portadoras OFDM de um segmento, três modos de 106, 216 e 432 são definidos. Na televisão terrestre digital, o sinal de transmissão é constituído usando 13 segmentos, porém nas radiodifusões de som terrestre digital é determinado pelo sistema provisório que o sinal de transmissão seja constituído usando um segmento ou três segmentos.
As portadoras FDM em um segmento são moduladas por um esquema de modulação idêntico. Como o esquema de modulação, DQPSK, QPSK, 16QAM, 64 QAM, etc. são definidos. As portadoras em um segmento incluem não somente portadoras transmitindo informações, porém também vários tipos de sinais piloto, um sinal de controle de transmissão etc. Como sinais piloto, ha um CP (piloto contínuo) e SP (piloto disperso), enquanto como sinal de controle de transmissão, existe um sinal TMDD (controle de configuração de multiplexação e transmissão). Também como informações adicionais, existem sinais tais como AC1 (canal auxiliar 1) e AC2 (canal auxiliar 2). Os CP e SP entre os sinais piloto são BPSK (chaveamento de fase binário) modulado por uma saída PRBS (seqüência binária pseudo-aleatória) correspondente ao número de portadora. Também, as informações adicionais AC1 e AC2 são BPSK moduladas no símbolo OFDM em um cabeçalho de quadro pela saída da PRBS correspondente ao número de portadora similar aos sinais piloto CP e SP, porém são diferencialmente BPSK modulados nos seguintes símbolos OFDM pelas informações adicionais a serem transmitidas com referência às fases das informações adicionais AC1 e AC2 no símbolo OFDM no cabeçalho do quadro. Também, o sinal de controle de transmissão TMCC é BPSK modulado no símbolo OFDM no cabeçalho de quadro pela saída PRBS correspondente ao número de portadora similar às informações adicionais AC1 e AC2, porém é diferencialmente BPSK modulada nos seguintes símbolos OFDM baseado sobre as informações do sinal de controle de transmissão TMCC com referência à fase no símbolo OFDM no cabeçalho de quadro.
No sistema ISDB-T de banda larga, um sinal é constituído de 13 segmentos, porém enquanto PRBS usando o mesmo polinômio gerador é usado, o sistema é estabelecido de forma que o valor inicial dado ao circuito gerando o PRBS difere de acordo com o número de cada segmento e é configurado de maneira que inexista contradição em fases de sinais piloto CP nas extremidades superior e inferior de segmentos adjacentes. O valor inicial dado ao circuito para gerar o PRBS é tomado diferente de acordo com a locação do segmento desta maneira para o fim de randomizar as fases dos sinais piloto CP e SP em cada segmento tanto quanto possível de modo a prevenir a ocorrência de um pico no sinal ISDB-T de banda larga e reduzir uma gama dinâmica do sinal. A fig. 5 mostra a configuração de um segmento de um sistema de radiodifusão de televisão terrestre digital, isto é, do sistema ISB-T de banda larga, e as fases dos vários tipos de sinais piloto CP e SP, sinal de controle de transmissão TMCC, e informações adicionais AC1 e AC2.
Como ilustrado, no sistema ISDB-T de banda larga, as fases dos sinais piloto CP e SP, sinal de controle de transmissão TMCC, e informações adicionais AC1 e AC2 em cada segmento são controladas para serem aleatórias. Por esta razão, a ocorrência de um pico em um sinal do sistema ISDB-T de banda larga pode ser prevenida e a demanda sobre a gama dinâmica do receptor pode ser atenuada.
De acordo com os sistemas de radiodifusão de televisão e som terrestre digital acima, as bandas de freqüência usadas para as radiodifusões serão as bandas de freqüência de radiodifusões de televisão terrestre do tipo analógico efetivamente difundidas atualmente. Por exemplo, a banda de UHF alocada às radiodifusões de televisão atualmente é programada para ser usada como a banda de freqüência para radiodifusões de televisão terrestre digital, ao passo que a banda de VHF alocada às radiodifusões de televisão presentemente é programada para ser usada como a banda de freqüência para radiodifusões de som terrestre digital. Por esta razão, considera-se que na banda VHF alocada a radiodifusões de som terrestre digital, pelo menos a presente estrutura de canal não mudará até as radiodifusões de televisão analógica mudarem para digital. Isto é, nas radiodifusões terrestres digitais igualmente, o serviço de radiodifusão será iniciado baseado sobre os canais de televisão atuais. Devido a isto, e considerado nas radiodifusões de som terrestre digital, os sinais serão configurados baseados sobre 6 MHz (4 MHz).
No sistema ISDB-T de banda estreita usada em radiodifusões de som terrestre digital, sinais do formato de um segmento e do formato de três-segmentos são definidos. Devido a isto, existe somente um número de segmento no formato de um-segmento e somente três no formato de três- segmentos. A fig. 6 mostra a configuração de segmento de um sinal ISDB-T de banda estreita e as relações de fase dos vários tipos de sinais piloto. Como ilustrado, quando todos os sinais em um canal são sinais de um segmento, todos os 13 números de segmento tomam-se idênticos, por conseguinte se o valor inicial conferido ao circuito para gerar o PRBS é definido de acordo com o número de segmento, os valores iniciais tomam-se idênticos e conseqüentemente as fases dos sinais piloto CP e SP de todos os 13 segmentos tomam-se idênticas. Também, o sinal de controle de transmissão TMCC e as informações adicionais AC1 e AC2 ao tempo de ausência de modulação igualmente toma-se de fase idêntica em todos os 13 segmentos.
Por esta razão, ao visualizar os sinais globais no canal existe um grande número de grupos de portadoras tendo fases alinhadas, por conseguinte a probabilidade de ocorrência de picos no sinal de transmissão toma-se alta e existe a desvantagem de tomar-se difícil de assegurar a gama dinâmica de um amplificador de seção de entrada no receptor.
Por conseguinte, ao transmitir um sinal ISDB-T de banda estreita, pode ser considerado o controle da fase da portadora dependendo da posição de freqüência em cada canal de transmissão de modo a suprimir um aumento da gama dinâmica do sinal de radiodifusão. Por exemplo, pode-se modular sub sinais tais como sinais piloto e sinal de controle de transmissão usando o PRBS gerado usando o valor inicial definido de acordo com a posição de freqüência do canal de radiodifusão e por exemplo OFDM modular os sinais modulados conjuntamente com o sinal principal codificado para dessa maneira gerar um sinal de radiodifusão. Empregando este processo, o sistema é estabelecido de modo que as fases das portadoras de sinal principal e de sub sinal para o canal diferente sejam diferentes, assim a gama dinâmica do sinal de radiodifusão pode ser suprimida e as demandas da gama dinâmica do amplificador de seção de entrada no receptor podem ser suavizadas.
De maneira correspondente ao aparelho de radiodifusão acima, em um aparelho receptor de radiodifusão digital, salvo se processamento de sinal correspondente ao processamento de sinal realizado no lado do aparelho de radiodifusão possa ser convenientemente realizado com respeito ao sinal de radiodifusão recebido, os dados fonte de informações contidos no sinal principal codificado não podem ser corretamente reproduzidos ou os sub sinais não podem mais ser corretamente reproduzidos, razão pela qual apresentam-se as desvantagens de que as informações de controle contidas no sinal de controle de transmissão não podem ser corretamente extraídas e de tomar-se impossível receber corretamente a radiodifusão digital.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção foi realizada tendo em vista esta circunstância e tem como um de seus objetivos proporcionar um aparelho receptor de radiodifusão digital realizando processamento correspondente ao processamento de sinal efetuado no lado de radiodifusão com respeito a um sinal recebido de uma radiodifusão terrestre digital e suscetível de corretamente reproduzir os dados fonte de informações contidos no sinal de radiodifusão.
Para alcançar o objetivo acima, um aparelho receptor de radiodifusão digital da presente invenção e um aparelho receptor de radiodifusão digital para receber um sinal de radiodifusão gerado combinando subsinais modulados usando uma seqüência aleatória gerada com base em um valor inicial estabelecido de acordo com uma freqüência de um canal de radiodifusão por um sinal de uso de controle de transmissão e um sinal principal gerado baseado sobre dados fonte de informação e reproduzindo os dados fonte de informação contidos no sinal de radiodifusão recebido, tendo um circuito desmultiplexador para desmultiplexar o sinal principal e sub sinais no sinal recebido, um circuito gerador de seqüência aleatória para gerar um PRBS baseado sobre o valor inicial definido de acordo com a freqüência do canal de radiodifusão, um circuito de reprodução de sub sinal para reproduzir os sub sinais desmultiplexados usando a PRBS, um circuito de controle para controlar a reprodução do sinal principal de acordo com os subsinais reproduzidos, e um circuito decodificador para decodificar o sinal principal sob o controle do circuito de controle.
Também, um aparelho receptor de radiodifusão digital da presente invenção é um aparelho receptor de radiodifusão digital para receber um sinal difundido gerado combinando um sinal principal constituído de uma série de dados gerados de acordo com os dados fonte de informações intercalados e codificados usando um parâmetro estabelecido de acordo com uma freqüência de um canal de radiodifusão e subsinais constituídos de sinais de uso de controle de transmissão de sinal modulados usando uma seqüência aleatória predeterminada e para reproduzir os dados fonte de informação contidos no sinal de radiodifusão recebido, tendo um circuito desmultiplexador para desmultiplexar o sinal principal e sub sinais no sinal recebido, um circuito desintercalador para desintercalar o sinal principal desmultiplexado usando um parâmetro estabelecido de acordo com a freqüência do canal de radiodifusão, e um circuito decodificador para decodificar o sinal desintercalado.
Também, na presente invenção, de preferência o parâmetro usado para o intercalamento no lado de transmissão é estabelecido de acordo com o canal de radiodifusão, e um circuito de controle para estabelecer o parâmetro no circuito desintercalador de acordo com o canal de radiodifusão recebido é ainda provido.
Também, na presente invenção, de preferência, sinais piloto são contidos nos sub sinais, um circuito de correção para corrigir uma distorção que ocorra no sinal principal de acordo com uma diferença dos sinais piloto detectados usando a PRBS é provido, um sinal de controle de transmissão é contido nos sub sinais, e o circuito de controle controla a operação do circuito decodificador de acordo com o sinal de controle de transmissão reproduzido usando a seqüência pseudo-aleatória.
Outrossim, na presente invenção, o circuito decodificador tem um circuito de controle de seleção de canal para decodificação, inclusive correção de erro no sinal desintercalado pelo circuito desintercalador, emitindo um sinal de erro quando a correção de erro toma-se desabilitada de acordo com o estado do sinal recebido, terminando a recepção de um canal sendo recebido ao receber o sinal de erro, e recebendo outro canal. Ainda, na prefixação do canal de radiodifusão, o circuito de controle de seleção de canal seqüencialmente recebe todos os canais de radiodifusão para os quais o sinal de erro não é emitido pelo circuito decodificador.
De acordo com o aparelho de recepção de radiodifusão digital da presente invenção, o controle de transmissão usa sinais modulados utilizando o PRBS em um sinal de radiodifusão digital, por exemplo, os sinais piloto CP e SP e o sinal de controle de transmissão MCC, são reproduzidos utilizando a PRBS gerada dependendo da freqüência do canal a ser recebido ou o número de canal ou o número de subcanal. Baseado sobre estes sinais de uso de controle de transmissão reproduzidos, distorção que ocorra na portadora do sinal principal em por exemplo um canal é corrigida e os dados fonte de informação contidos no sinal principal são reproduzidos.
Também, no sinal de radiodifusão recebido, quando o sinal principal contendo os dados fonte de informações é intercalado e codificado por um parâmetro de acordo com a freqüência do canal de radiodifusão, o sinal principal contendo os dados fonte de informações é desintercalado usando um parâmetro definido baseado sobre a freqüência do canal a ser recebido ou número de canal ou número de subcanal, então é decodificado, inclusive corrigido para erro, para reproduzir os dados fonte de informações.
Quando a correção de erro é desabilitada de acordo com o estado do sinal recebido, um sinal de erro é emitido pelo circuito decodificador, por conseguinte, detectando a existência do sinal de erro correlato, a seleção de canal automática e a prefixação do canal de recepção no aparelho receptor toma-se possível.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS A fig. 1 é um diagrama de circuito de um exemplo da configuração de um aparelho de radiodifusão digital. A fig. 2 é um diagrama de circuito de uma primeira concretização de um aparelho receptor de radiodifusão digital de acordo com a presente invenção. A fig. 3 é um diagrama de circuito de uma segunda concretização de um aparelho receptor de radiodifusão digital de acordo com a presente invenção. A fig. 4 é um diagrama de circuito de uma terceira concretização de um aparelho receptor de radiodifusão digital de acordo com a presente invenção. A fig. 5 é uma vista de uma estrutura de segmento no sistema de radiodifusão ISDB-T de banda larga e fases de sinais piloto etc. em um segmento. A fig. 6 é uma vista de uma estrutura de subcanal no sistema de radiodifusão ISDB-T de banda estreita e fases de sinais piloto etc. em um subcanal.
MODALIDADE IDEAL DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO O aparelho receptor de radiodifusão digital da presente invenção realiza o processamento sobre um sinal de radiodifusão recebido correspondente a variado processamento de sinal realizado no lado de radiodifusão para reproduzir corretamente os dados fonte de informações contidos no sinal recebido. Abaixo, uma explanação será fornecida de concretizações da presente invenção após primeiramente explana um aparelho de radiodifusão digital.
Aparelho de Radiodifusão Digital A figura 1 é um diagrama de circuito de um exemplo da configuração de um aparelho de radiodifusão digital.
Como ilustrado, o aparelho de radiodifusão digital é constituído por um circuito de processamento de sinal de radiodifusão 100 para processar um segmento do sinal de radiodifusão, circuito de transformação Fourier inversa (IFFT) 122, circuito de inserção de intervalo de guarda (proteção) 113, circuito de modulação (pela amplitude) da quadratura 114, circuito de conversão de freqüência 115, circuito de oscilação de sinal de RF (radio freqüência) 116, circuito amplificador de alta freqüência 117, antena de transmissão 118, e circuito de controle 20. O circuito de processamento de sinal de radiodifusão 100 é constituído, conforme ilustrado, por um circuito de multiplexação 101, circuito de codificação externo 102, circuito de dispersão de energia 103, circuito de ajuste de retardo 104, circuito intercalador de byte 105, circuito de codificação convolucional 106, circuito intercalador de bit 107, circuito de mapeamento 108, circuito intercalador de tempo 109, circuito intercalador de freqüência 110, circuito de adaptação de quadro OFDM 111, circuito de geração de sinal piloto 121, circuito de geração de sinal de controle de transmissão 122, circuito de geração de informações adicionais 123, circuitos de mapeamento 124, 125, e 126, e circuito de geração de seqüência aleatória 127. O circuito de multiplexação 101 gera um denominado fluxo de transporte (TS) obtido multiplexando uma pluralidade de fluxos de bit codificado fonte constituídos por exemplo por sinais de som digital de uma maneira por divisão de tempo. O circuito de codificação externo 102 recebe o fluxo de bits multiplexado pelo circuito multiplexador 1 e realiza a codificação externa por codificação de Reed Solomon. O circuito de dispersão de energia 103 randomiza a informação do fluxo de bit codificado pelo circuito de codificação externo 102 para dispersar a energia. O circuito de ajuste de retardo 104 ajusta o fluxo de bits randomizado em termos de tempo de retardo. O circuito intercalador de byte 105 intercala por convolução os dados emitidos pelo circuito de ajuste de retardo 104 para dispersar o erro remanescente dos códigos convolucionais. O circuito de codificação convolucional 104 codifica por convolução o sinal de saída do circuito intercalador de byte 105. O circuito intercalador de bit 107 intercala os bits do sinal de saída do circuito de codificação convolucional 106 e emite os dados obtidos para o circuito de mapeamento 108. O circuito de mapeamento 108 realiza o mapeamento para modulação de OFDM usa portadoras de acordo com a série de dados de entrada. Especificamente, por exemplo, o circuito de mapeamento 108 aloca pontos de sinal das portadoras OFDM e emite o sinal processado para o circuito intercalador de tempo 109. O circuito intercalador de tempo 109 intercala o sinal de saída do circuito de mapeamento 108 em um eixo geométrico de tempos e emite o sinal de saída para o circuito intercalador de ffeqüência 110. O circuito intercalador de ffeqüência 110 ainda intercala o sinal intercalado de tempo em um eixo geométrico de ffeqüência e fornece o sinal de saída ao circuito de adaptação de quadro OFDM 111. Observe-se que,, na presente concretização, o parâmetro no circuito intercalador de ffeqüência 110 é controlado por um circuito de controle 1210 de acordo com a ffeqüência de radiodifusão. O circuito de geração de sinal piloto 121 gera os sinais piloto CP, SP, etc. A seguir, o circuito de geração de sinal de controle de transmissão 122 gera o sinal de controle de transmissão TMCC, e o circuito de informação adicional 123 gera as informações adicionais AC1, AC2, etc. O circuito de mapeamento 124 efetua o mapeamento para modular as portadoras de OFDM de acordo com os sinais piloto CP e SP, o circuito de mapeamento 125 efetua o mapeamento para modular as portadoras de OFDM de acordo com o sinal de controle de transmissão TMCC, e ainda o circuito de mapeamento 126 efetua o mapeamento para modular as portadoras de OFDM de acordo com as informações adicionais AC1 e AC2. A seguir, os sinais de saída destes circuitos de mapeamento são todos emitidos para o circuito de adaptação de quadro OFDM 111.
O circuito de geração de seqüência aleatória 127 gera a PRBS e fornece a mesma aos circuitos de mapeamento 124, 125 e 126. No circuito de geração de seqüência aleatória 127, o valor inicial do código de número aleatório para gerar a PRBS é definido pelo circuito de controle 120. O circuito de adaptação de quadro OFDM 111 recebe a série de dados emitida pelo circuito de intercalamento de freqüência 110 e os circuitos de mapeamento 124, 125, e 126 aloca as portadoras predeterminadas a série de dados emitida pelo circuito intercalador de freqüência 110, e ainda aloca os sinais piloto mapeados CP e SP, sinal de controle de transmissão TMCC, e as informações adicionais AC 1 e AC2 como portadoras de OFDM especiais para dessa maneira construir o quadro. O circuito de transformação Fourier inversa 112 executa uma transformação Fourier discreta inversa sobre o sinal de saída do circuito de processamento de sinal de radiodifusão 100. O sinal de saída do circuito de processamento de sinal de radiodifusão 100 é um sinal obtido pela modulação de OFDM e um sinal obtido somando uma pluralidade de portadoras moduladas por uma pluralidade de sinais digitais entre si. No circuito de transformação Fourier inversa 112, uma transformação Fourier discreta inversa é executada para cada duração de símbolo de transmissão com respeito à onda OFDM modulada correlata. Conseqüentemente, um sinal de transmissão no eixo geométrico de tempos é obtido. O circuito de inserção de intervalo de guarda (proteção) 113 adiciona uma duração de intervalo de guarda ao sinal de transmissão obtido pela transformação de Fourier inversa. A duração do intervalo de guarda correlato é um período de sinal adicionado para reduzir a influência do fenômeno multivia (fantasma) no receptor. Usualmente, uma duração de intervalo de guarda é gerada repetindo uma forma de onda de sinal de uma duração de símbolo efetiva para transmitir as informações efetivas. Observe- se que a duração de símbolo de transmissão de OFDM é compreendida pela duração do intervalo de guarda e a duração de símbolo efetiva somadas. O circuito de modulação de quadratura 114 modula em quadratura o sinal emitido pelo circuito de inserção de intervalo de guarda 113 e emite o sinal modulado em quadratura. O circuito de conversão de freqüência 115 converte a freqüência do sinal de saída do circuito de modulação de quadratura 114 usando o sinal de oscilação RF do circuito de oscilação de sinal RF 116. A portadora do sinal de transmissão é convertida em uma banda de alta freqüência de uso de radiodifusão pela conversão de freqüência correlata. O circuito amplificador de alta freqüência 117 amplifica o sinal de alta freqüência emitido pelo circuito de conversão de freqüência 115 e emite o sinal amplificado para a antena de transmissão 118. A antena de transmissão 118 irradia o sinal de alta freqüência amplificado pelo circuito amplificador de alta freqüência 117 para o espaço. O circuito de controle 120 controla a operação do circuito intercalador de freqüência 110 e o circuito de geração de seqüência aleatória 127 no circuito de processamento de sinal de radiodifusão 100 e ainda controla a freqüência de oscilação do circuito de oscilação de sinal RF 116.
Por exemplo, o circuito de controle 120 define o parâmetro no circuito intercalador de freqüência 110 de acordo com a freqüência do sinal RF e define o valor inicial do código de número aleatório no circuito de geração de seqüência aleatória 127.
Abaixo, uma explanação será dada da operação do aparelho de radiodifusão digital reportando-se à fig. 1.
Uma pluralidade de fluxos de bit codificado fonte obtidos digitalizando e codificar o sinal de radiodifusão é multiplexada pelo circuito de multiplexação 101 de uma maneira por divisão de tempo para gerar um fluxo de transporte. Este fluxo de transporte é extemamente codificado baseado por exemplo em codificação de Reed Solomon (RSA) e é randomizado pelo circuito de dispersão de energia 103. Os dados randomizados são corrigidos pelo circuito de ajuste de retardo 104, a seguir é convolucionalmente intercalado no circuito intercalador de byte 105 para o fim de dispersão do erro remanescente do código convolucional e é convolucionalmente codificado pelo circuito de codificação convolucional 106. A saída codificada por código convolucional é bit intercalada pelo circuito de intercalação de bit 107, e a série de dados obtida pelo intercalamento de bit correlato é fornecida ao circuito de mapeamento 108 para modular as portadoras OFDM. O circuito de mapeamento 108 aloca os pontos de sinal das portadoras OFDM e ainda sucessivamente fornece as suas saídas ao circuito intercalador de tempo 109 e o circuito intercalador de freqüência 110, a saída do circuito intercalador de freqüência 110 é fornecida ao circuito de adaptação de quadro 111. Outrossim, os sinais piloto CP e SP gerados pelo circuito de geração de sinais piloto 121, o sinal de controle de transmissão TMCC gerado pelo circuito de geração de sinal de controle de transmissão 122, e as informações adicionais AC1 e AC2 geradas pelo circuito de geração de informações adicional 123 são mapeadas pelos circuitos de mapeamento 124, 125 e 126 e fornecidas ao circuito de adaptação de quadro OFDM 111.
Este circuito de adaptação de quadro OFDM 111 é alocado estes sinais piloto, sinal de controle de transmissão e informações adicionais como portadoras de OFDM especiais e constrói um quadro. A saída do circuito de adaptação de quadro 111 é alimentada ao circuito de transformação de Fourier inversa 112 e convertida de um sinal do domínio de freqüência para um sinal do domínio temporal pela transformação de Fourier inversa. Além disso, o circuito de inserção de intervalo de quadro 113 adiciona a duração do intervalo de guarda requerido, então o circuito de modulação de quadratura 114 modula em quadratura o resultado em uma parte real e uma parte imaginária e emite um sinal de uma freqüência intermediária. O sinal OFDM modulado da banda de freqüência intermediária correlata é convertido em a freqüência de transmissão requerida (banda RF) pelo circuito de conversão de freqüência 115 e o circuito de oscilação de sinal RF 116, então o sinal OFDM modulado desta banda de RF é amplificado pelo circuito amplificador de alta freqüência 117 e então emitido pela antena de transmissão 118 como um sinal de saída de RF 119. O circuito de controle 120 controla o circuito de oscilação de sinal RF 116 e, ao mesmo tempo, controla o circuito de geração de seqüência aleatória 127 de modo a alterar o valor inicial para gerar o PRBS de acordo com a freqüência do sinal de saída de RF 119. Especificamente, o valor inicial definido no circuito de geração de seqüência aleatória 127 é alterado de acordo com o número de subcanal central dos subcanais compreendendo os segmentos. Observe-se que, o número de subcanal será explanado mais adiante. O circuito de geração de seqüência aleatória 127 gera o PRBS de acordo com um polinômio gerador predeterminado baseado sobre o valor inicial definido. Os portadores piloto são BPSK modulados pelos valores do PRBS correspondente às posições de freqüência (números de portadora) de CP e SP. Nas portadoras do sinal de controle de transmissão TMCC e das informações adicionais AC1 e AC2, as fases portadoras do símbolo de cabeçalho de quadro OFDM cao PBSK moduladas pelos valores de PRBS correspondentes às posições de frequência (números de portadora) dos mesmos. Observe-se que, nos símbolos que se seguem, as portadoras do sinal de controle de transmissão TMCC e das informações adicionais AC1 e AC2 são diferencialmente BPSK moduladas pelo sinal de controle de transmissão e as informações adicionais com referência à fase do símbolo de cabeçalho de quadro. Também, de acordo com a necessidade, o circuito de controle 120 emite um sinal de controle para o circuito intercalador de ffeqüência 110 para estabelecer o parâmetro da intercalação em um segmento no circuito intercalador de acordo com o número de subcanal do sinal de saída de RF 119.
Aqui, uma explanação será feita do subcanal e do número de subcanal. Os sub canais são canais virtuais de uma largura de banda de 1/7 MHz e são seqüencialmente numerados numa direção de uma baixa ffeqüência para alta ffeqüência dentro de uma largura de banda de 6 MHz correspondente à largura de banda de canais de televisão atuais.
Especificamente, eles são seqüencialmente numerados de forma que o subcanal usando a ffeqüência extrema mais baixa dos canais de televisão atuais tendo uma largura de banda de 6 MHz como a ffeqüência central é dada um número de subcanal 0, um subcanal usando uma ffeqüência mais alta que a ffeqüência central do subcanal do número de subcanal 0 em 1/7 MHz como a ffeqüência central é dado um número de subcanal 1, e um subcanal usando uma ffeqüência mais alta que a ffeqüência central do subcanal do subcanal numero 1 em 1/7 MHz como a ffeqüência central é dado um número de subcanal 2.
Pelo aparelho de radiodifusão acima, um sinal de radiodifusão de som terrestre digital do sistema ISDB de banda estreita é gerado. A gama dinâmica do sinal de radiodifusão gerado correlato pode ser mantida baixa, de forma que as demandas sobre a gama dinâmica de entrada do receptor de seção de entrada no aparelho de recepção podem ser atenuadas.
Abaixo, uma explanação será dada de concretizações do aparelho de recepção de radiodifusão digital da presente invenção.
Primeira Concretização A figura 2 é um diagrama de circuito de uma primeira concretização de um aparelho receptor de radiodifusão digital de acordo com a presente invenção. Como ilustrado, o aparelho receptor da presente concretização é constituído de uma antena de recepção 2, circuito conversor de ffeqüência 3, circuito de oscilação local 4, circuito de demodulação de quadratura 5, circuito de transformação de Fourier (FFT) 6, circuito desmultiplexador de sinal 7, circuito equalizador 8, circuito detector de erro de sinal piloto (circuito de detecção de erro CP, SP) 9, circuito decodificador de sinal de controle de transmissão (circuito decodificador TMCC) 10, circuito de controle 11, circuito de geração de seqüência aleatória (PRBS: seqüência binária pseudo-aleatória) 12, circuito desintercalador 13, circuito decodificador Viterbi 14, circuito desintercalador externo 15, circuito de redispersão de energia 14, e circuito decodificador externo 17. A antena de recepção 2 adquire um sinal de radiodifusão de alta ffeqüência 1 irradiado para o espaço pelo aparelho de radiodifusão e fornece um sinal de radiodifusão recebido S2 ao circuito conversor de ffeqüência 3. O circuito conversor de ffeqüência 3 é constituído por exemplo por misturador, converte a ffeqüência do sinal de radiodifusão S2 recebido pela antena 2 para a ffeqüência intermediária da diferença entre a ffeqüência original recebida e a freqüência de um sinal de oscilação local S4 gerado pelo circuito de oscilação local 4, gera um sinal de ffeqüência intermediária S3, e emite o mesmo para o circuito de demodulação de quadratura 5. O circuito de demodulação de quadratura 5 demodula em quadratura o sinal de freqüência intermediária S3 e emite o sinal demodulado para o circuito de transformação de Fourier 6. O circuito de transformação de Fourier 6 realiza uma transformação de Fourier sobre o sinal demodulado do circuito de demodulação de quadratura 5 e fornece o resultado da transformação de Fourier ao circuito desmultiplexador de sinal 7. Pela transformação de Fourier correlata, as amplitudes e fases de portadoras do sinal OFDM modulado são conjuntamente demoduladas. O circuito desmultiplexador de sinal 7 desmultiplexa a portadora OFDM demodulada pelo circuito de transformação de Fourier 6 em a portadora de uso de transformação de informação, sinal piloto (CP, SP), e portadora de uso de sinal de controle de transmissão (TMCC) e emite os mesmos para o circuito de equalização 8, circuito de detecção de erro de sinal piloto 9, e circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10.
O circuito de geração de seqüência aleatória 12 gera um PRBS usando um polinômio gerador idêntico aquela no lado de transmissão baseado sobre o valor inicial definido pelo circuito de controle 11 e fornece o PRBS gerado ao circuito detector de erro piloto 9 e ao circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10.
Aqui, o valor inicial de uso de geração de PRBS definido pelo circuito de controle 11 é controlado de acordo com o número de subcanal. O lado de transmissão de radiodifusão digital gera o PRBS determinando as fases portadoras e amplitudes dos sinais piloto CP e SP e o sinal de controle de transmissão TMCC baseado sobre o valor inicial controlado de acordo com o número do subcanal como mencionado acima, por conseguinte levando o lado de recepção a gerar um PRBS baseado sobre um valor inicial controlado de acordo com o número de subcanal, as amplitudes e fases dos sinais piloto CP e SP e o sinal de controle de transmissão TMCC originalmente sendo transmitidos podem ser aprendidas dos valores correspondentes aos números de portadora do PRBS. Por esta razão, a detecção de erro dos sinais piloto CP e SP e a decodificação do sinal de controle de transmissão TMCC fornecido pelo circuito desmultiplexador de sinal 7 podem ser realizadas. O circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 detecta o erro dos sinais piloto extraindo as diferenças entre as amplitudes e fases dos sinais piloto CP e SP desmultiplexados pelo circuito desmultiplexador de sinal 7 e as amplitudes e fases do PRBS baseado sobre o PRBS fornecido pelo circuito de geração de seqüência aleatória 1 2. O erro detectado dos sinais piloto é fornecido ao circuito de equalização 8, que corrige as amplitudes e fases das portadoras OFDM deformadas no canal.
De maneira similar, o circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 pode determinar a fase de referência da portadora do sinal de controle de transmissão TMCC baseado sobre o PRBS gerado pelo circuito de geração de seqüência aleatória 12 e decodificar a informação do sinal de controle de transmissão TMCC transmitido pela modulação diferencial da fase de referência correlata. A informação do sinal de controle de transmissão TMCC decodificada pelo circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 é fornecida ao circuito de controle 11. O circuito de controle 11 gera os sinais de controle necessários baseado sobre o sinal de controle de transmissão TMCC decodificado pelo circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 e fornece o mesmo aos circuitos parciais do aparelho de recepção.
Usualmente, como circuito de controle 11, ffeqüente uso é feito de um microcomputador. No aparelho de recepção da presente concretização, o canal é selecionado designando o número do canal de televisão atual e o número do subcanal. O circuito de controle 11 gera um sinal de controle para gerar o sinal de oscilação local S4 tendo uma freqüência de oscilação proposta de acordo com a informação de seleção de canal S0 constituída pelo número de entrada do canal de televisão atual e número de subcanal e emite os mesmos para o circuito de oscilação local 4. Outrossim, com base no número de subcanal da informação de seleção de canal de entrada S0. o valor inicial para gerar o PRBS no circuito de geração de seqüência aleatória 12 é determinado. Por exemplo, o valor inicial para gerar o PRBS é armazenado em uma memória ou similar como uma tabela no programa do microcomputador, e o valor inicial para gerar a seqüência aleatória correspondente ao número de subcanal da informação de seleção de canal S0 é lida-emitida da memória e fornecida ao circuito de geração de seqüência aleatória 12. O circuito desintercalador 13 efetua o processamento inverso à intercalação realizada no lado de transmissão, por exemplo, intercalação de ffeqüência. Aqui, o circuito desintercalador 13 desintercala a portadora associada mediante a recepção da portadora de uso de transmissão de informação corrigida em distorção pelo circuito de equalização 8 e fornece o resultado de processamento ao circuito decodificador Viterbi 14. O circuito decodificador Viterbi 14 decodifica o sinal de entrada. A seguir o sinal Viterbi decodificado é desintercalado pelo circuito desintercalador externo 15, e o seu resultado é emitido para o circuito de redispersão de energia 16. Observe-se que, aqui, o circuito desintercalador externo corresponde ao circuito intercalador de byte no lado de transmissão e efetuar processamento inverso à intercalação de byte. O circuito de redispersão de energia 16 efetua processamento inverso ao da dispersão de energia realizada no lado de transmissão com respeito ao sinal de entrada e emite o resultado para o circuito decodificador externo 17. O circuito decodificador externo 17 decodifica o sinal de entrada por exemplo por decodificação Reed Solomon. Como um resultado da decodificação associada, os dados fonte de informações originais no lado de transmissão são restaurados, assim por exemplo um sinal de áudio pode ser reproduzido de acordo com os dados fonte de informações correlatos.
Abaixo, uma explanação será dada da operação do aparelho de recepção de radiodifusão digital da presente concretização tendo a configuração acima como um todo. O sinal de radio de radiodifusão de alta freqüência 1 irradiado para o espaço pelo aparelho de radiodifusão digital é adquirido pela antena 2 e recebido. O sinal recebido S2 é alimentado ao circuito de conversão de freqüência 3. O circuito de conversão de freqüência 3 converte a freqüência do sinal recebido em uma freqüência intermediária da diferença entre a freqüência do sinal recebido de entrada S2 e a freqüência do sinal do sinal de oscilação S4 do circuito de oscilação local 4. A seguir, o sinal de freqüência intermédia obtido pela conversão de freqüência é introduzido no circuito de demodulação de quadraturâ 5 e quadratura demodulado. O sinal demodulado em quadratura é fornecido ao circuito de transformação de Fourier 6. O circuito de transformação de Fourier em questão 6 executa uma transformação de Fourier, por intermédio da qual as amplitudes e fases das portadoras do sinal OFDM contidas no sinal recebido são conjuntamente demoduladas e fornecidas ao circuito desmultiplexador de sinal 7. O circuito desmultiplexador de sinal 7 desmultiplexa a portadora de uso de transmissão e informações, portadoras dos sinais piloto CP e SP, e a portadora do sinal de controle de transmissão TMCC contida no sinal OFDM demodulado pelo circuito de transformação de Fourier 6 e os fornece ao circuito de equalização 8, circuito de detecção de erro de sinal piloto 9, e circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10. O circuito de geração de seqüência aleatória 12 usa o valor inicial definido pelo circuito de controle 11 para gerar um PRBS. O valor inicial para gerar o PRBS em questão é estabelecido correspondente ao número de subcanal do sinal de radiodifusão recebido. O circuito de controle 11 no aparelho receptor de radiodifusão digital da presente concretização prediz o número do subcanal recebido baseado sobre a informação de seleção de canal de entrada S0 etc., determina o valor inicial para gerar o PRBS de acordo com aquele, e o fornece ao circuito de geração de seqüência aleatória 12. O circuito de geração de seqüência aleatória 12. O circuito de geração de seqüência aleatória 12 gera um PRBS baseado sobre o valor inicial definido pelo circuito de controle 11 e o fornece ao circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 e ao circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10. O circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 extrai a diferença das amplitudes e fases dos sinais piloto desmultiplexados pelo circuito desmultiplexador de sinal 7 para detectar erros. O sinal indicando o erro detectado é fornecido ao circuito de equalização 8.0 circuito de equalização 8 corrige a distorção da amplitude e fase da portadora de uso de transmissão de informação desmultiplexado pelo circuito desmultiplexador de sinal 7 baseado sobre o erro dos sinais piloto. O circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 determina a fase de referência do sinal de controle de transmissão TMCC baseado sobre o PRBS fornecido pelo circuito de geração de seqüência aleatória 12. As informações do sinal de controle de transmissão TMCC transmitidas modulando diferencialmente a fase de referência correlata são decodificadas e fornecidas ao circuito de controle 11.0 circuito de controle 11 gera informações de controle, por exemplo, uma taxa de codificação no circuito de codificação convolucional e o esquema de modulação usado para a modulação de OFDM, de acordo com o sinal de controle de transmissão decodificado TMCC. O circuito de controle 11 fornece sinais de controle ao circuito decodificador Viterbi 14 etc. baseado sobre as informações de controle correlatas. O sinal de portadora de uso de transmissão de informações corrigido para distorção ocorrendo no canal pelo circuito de equalização 8 é emitido para o circuito desintercalador 13. O circuito desintercalador 13 então desintercala este. O resultado da desintercalação é emitido para o circuito decodificador de Viterbi 14 e Viterbi decodificado. A seguir o sinal Viterbi decodificado é extemamente desintercalado pelo circuito desintercalador externo 15 processado para redispersão de energia no circuito de redispersão de energia 16. O resultado do processamento é emitido para o circuito decodificador externo 17, onde, por exemplo, decodificação Reed Solomon é realizada. Como um resultado da decodificação Reed Solomon, o dados fonte de informações digitais contidos no sinal de radiodifusão digital são restaurados e, por exemplo, um sinal de áudio etc. pode ser reproduzido de acordo com os dados restaurados correlatos.
Como explanado acima, de acordo com a presente concretização, no aparelho receptor de radiodifusão digital, o valor inicial para gerar o PRBS no circuito de geração de seqüência aleatória é definido de acordo com o número de subcanal do sinal de radiodifusão recebido, e um PRBS é gerado pelo circuito de geração de seqüência aleatória 12 baseado sobre o valor inicial correlato e fornecido ao circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 e ao circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10, o circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 detecta o erro de portadoras dos sinais piloto CP e SP desmultiplexados pelo circuito desmultiplexador de sinal 7 usando o PRBS e corrigir a distorção da portadora de uso de transmissão de informações ocorrendo no canal pelo circuito de equalização 8 de acordo com aquele. O circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 detecta a fase de referência da portadora do sinal de controle de transmissão TMCC usando o PRBS, decodificar o sinal de controle de transmissão TMCC de acordo com aquele, fornece o mesmo ao circuito de controle 11 para gerar os sinais de controle necessários e controlar a reprodução dos dados fonte de informações. Por conseguinte, os dados fonte de informações contidos no sinal de radiodifusão digital podem ser corretamente reproduzidos e a gama dinâmica do sinal de radiodifusão é mantida baixa, de forma que a gama dinâmica por exemplo do lado de entrada do circuito de conversão de freqüência pode ser baixada. Por esta razão, embora não mostrado na fig. 2, a gama dinâmica do circuito amplificador da seção de entrada tal como o circuito amplificador de alta freqüência usualmente conectado com o lado de saída da antena pode ser estabelecida baixa.
Segunda Concretização A figura 3 é um diagrama de circuito de uma segunda concretização de um aparelho receptor de radiodifusão digital de acordo com a presente invenção. Como ilustrado, o aparelho receptor da presente concretização tem substancialmente a mesma configuração daquela do aparelho receptor da primeira concretização e é substancialmente idêntico ao da primeira concretização exceto que o circuito desintercalador 13a define o parâmetro na desintercalação sob o controle do circuito de controle 11b, assim componentes idênticos aqueles da primeira concretização são representados pelos mesmos numerais de referência.
Na presente concretização, o circuito desintercalador 13a define o parâmetro de acordo com um sinal de controle do circuito de controle 11a e desintercala utilizando o parâmetro definido. No lado de radiodifusão digital, como o processo de reduzir a gama dinâmica do sinal de radiodifusão, além do controle do valor inicial para gerar o PRBSS no mapeamento dos sinais piloto CP e SC, o sinal de controle de transmissão TMCC, etc. correspondente à freqüência do canal de radiodifusão, por exemplo, o sinal de subcanal, o parâmetro na intercalação de freqüência é definido de acordo com a freqüência do canal de radiodifusão, por exemplo, o numero de subcanal. Por esta razão, exceto pelo fato do lado de recepção definir o valor inicial para gerar o PRBS a ser fornecido ao circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 o circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 de acordo com por exemplo o número do subcanal similar ao lado de radiodifusão como na primeira concretização explanado acima, na presente concretização, o parâmetro da desintercalação no circuito desintercalador 13 é controlado de acordo com o número do subcanal.
Especificamente, por exemplo, o circuito de controle 11a recebe o sinal de controle de recepção S0 indicando o numero do canal e de subcanal a ser recebido, gera um sinal de controle para gerar o parâmetro necessário para a desintercalação de acordo com o número de subcanal indicado, e fornece o mesmo ao circuito de desintercalação 13a. Por esta razão, no circuito desintercalador 13, definindo o parâmetro de acordo com o sinal de controle, o mesmo parâmetro será usado para a intercalação no lado de transmissão da radiodifusão digital e a desintercalação no lado de recepção, e assim o sinal de radiodifusão pode ser corretamente restaurado e reproduzido.
Os circuitos parciais diferentes do circuito desintercalador 13a tem substancialmente as mesmas configurações e funções daqueles dos correspondentes circuitos parciais da primeira concretização, assim explanações detalhadas dos mesmos serão omitidas.
Observe-se que, na presente concretização, o circuito de controle 1 Ia controla o valor inicial para gerar o PRBS no circuito de geração de seqüência aleatória 12 de acordo com o processamento no lado de radiodifusão. Por exemplo, no lado de radiodifusão, ao mapear os sinais piloto CP e SP, o sinal de controle de transmissão TMCC, etc., quando o valor inicial para gerar o PRBS é definido de acordo com a ffeqüência de uso de radiodifusão, por exemplo o numero de subcanal, no aparelho receptor da presente concretização, da mesma maneira do lado de radiodifusão, por exemplo o valor inicial de uso de geração de PRBS no circuito de geração de seqüência aleatória 12 é definido pelo circuito de controle 11 de acordo com o número de subcanal recebido. O PRBS gerado é fornecido ao circuito de detecção de erro de sinal piloto 9 e ao circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10, os erros de amplitudes e fase dos sinais piloto CP e SP são detectados de acordo com o PRBS associado e fornecidos ao circuito de equalização 8, a fase de referência do sinal de controle de transmissão TMCC é detectada baseada sobre o PRBS associado, e o sinal de controle de transmissão TMCC é decodificado de acordo com este. A distorção da portadora de uso de transmissão de informações que ocorre no canal é corrigida de acordo com o erro dos sinais piloto no circuito associado 9. Também, os sinais de controle necessários para circuitos parciais são fornecidos de acordo com o sinal de controle de transmissão TMCC decodificado no circuito de controle 11a.
Terceira Concretização A figura 4 é um diagrama de circuito de uma terceira concretização de um aparelho receptor de radiodifusão digital de acordo com a presente invenção. Como ilustrado, o aparelho receptor da presente concretização tem substancialmente a mesma configuração do aparelho receptor da primeira concretização exceto pelo circuito de controle 11b. O circuito de controle 11b no aparelho receptor da presente concretização é provido de um sinalizador de erro SEf de um circuito decodificador externo 17a como mostrado na fig. 4, diferente do sinal de controle de transmissão TMCC decodificado pelo circuito decodificador de sinal de controle de transmissão 10 e o sinal de controle de recepção S0 introduzido do exterior, o circuito de controle 11b controla a operação de seleção de canal automática ou operação prefixada de acordo com o sinalizador de erro associado SEE.
Os circuitos parciais além daquele mencionado acima tem substancialmente as mesmas configurações e funções daqueles dos correspondentes circuitos da primeira concretização ilustrada na fig. 2, assim uma explanação será fornecida abaixo da operação de seleção de canal automática ou operação prefixada do aparelho receptor de radiodifusão digital da presente concretização com referência às configurações do circuito decodificador externo 17a e circuito de controle 11b na presente concretização. O circuito decodificador externo 17a decodifica o sinal de saída do circuito de dispersão de energia 16 por exemplo por decodificação Reed Solomon. Quando o erro existente na série de dados de entrada é corrigido pela decodificação e os dados da fonte de informações originais podem ser corretamente restaurados, os dados da fonte de informações restaurada 18 são emitidos e um sinal de áudio etc. pode ser reproduzido correspondentemente. Por outro lado, às vezes o erro não pode ser corrigido e os dados da fonte de informações não podem ser corretamente restaurados devido por exemplo às condições de transmissão do canal. Por exemplo, onde interferência, ruído, etc. no canal são fortes,, uma relação S:N do sinal recebido toma-se baixa. Quando a relação S;N se deteriora a um valor inferior a um nível predeterminado, os dados da fonte de informações original não podem ser corretamente reproduzidos. Nessa ocasião,, por exemplo, o circuito decodificador externo 17a não pode mais corrigir erros como um resultado da decodificação Reed Solomon.. Um sinalizador de erro SEf e gerado pelo circuito decodificador externo 17a e fornecido ao circuito de controle 11b.
Na seleção de canal automática ou operação prefixada, o aparelho receptor seleciona o canal enquanto seqüencialmente buscando pelos sub canais do canal que está sendo atualmente objeto de radiodifusão.
Estas operações são controladas pelo circuito de controle 1 lb. Por exemplo, o circuito de controle 11b controla a freqüência de oscilação do circuito de oscilação local 4 de modo a seqüencialmente receber sub canais superiores ou inferiores dentre sub canais de canais sendo atualmente recebidos e define o valor inicial para gerar o PRBS no circuito de geração de seqüência aleatória 12. Nessa ocasião, se o erro pode ser corretamente corrigido através do circuito desintercalador 13 etc. e os dados da fonte de informações original podem ser restaurados após o sinal de portadora de uso de transmissão de informações desmultiplexado pelo circuito desmultiplexador de sinal 7 é corrigido para distorção pelo circuito equalizador 8, o circuito decodificador externo 17a não gera o sinalizador de erro SEE. Por outro lado, se o sinal recebido é fraco devido ao sub canal não realizar a radiodifusão ou devido a alguma outra causa e os dados fonte de informações originais não podem ser corretamente corrigidos no circuito de decodificação externo 17a, e o sinalizador de erro Sef é gerado. Mediante a recepção do sinalizador de erro SEF, o circuito de controle 11b termina a recepção do sub canal associado e inicia a operação para recepção do sub canal seguinte..
Na operação de seleção de canal automática, o circuito de controle 11b sucessivamente testa os sub canais no lado superior ou inferior do presente sub canal até o sinalizador de erro SEF não ser mais emitido pelo circuito decodificador externo 17a. Ao encontrar o sub canal que está sendo irradiado, o circuito de controle 11b gera um sinal de controle predeterminado de forma que o sub canal é continuamente recebido e emite o mesmo para os circuitos parciais.
Também, na prefixação,, o circuito de controle 11b controla o sistema de forma que todos os canais e sub canais são seqüencial mente recebidos e testa pelo sinalizador de erro SEE do circuito decodificador externo 17a ao receber cada sub canal. Para um sub canal para o qual o sinalizador de erro SEE não é emitido, considera que o sub canal está sendo radiodifundido, que os dados fonte de informações podem ser corretamente restaurados baseado sobre o seu sinal de radiodifusão, e que o sinal de áudio pode ser reproduzido e armazena as informações relacionadas com o sub canal por exemplo em uma memória interna. Reciprocamente, para um sub canal para o qual o sinalizador de erro SEF é emitido, considera que o canal correspondente não está sendo irradiado atualmente ou que o estado de recepção do sinal de radiodifusão é insatisfatório e que os dados fonte de informações não podem ser corretamente reproduzidos e por conseguinte não prefixa o sub canal associado.
Como explanado acima, o aparelho receptor da presente concretização gera o sinalizador de erro SEF de acordo com do circuito decodificador externo 17a poder ou não corrigir os erros. O circuito de controle 11b pode selecionar canais ou prefixar sub canais do canal de recepção baseado sobre a existência do sinalizador de erro SEF do circuito decodificador externo 17a.
No Japão, os canais de televisão atuais são determinados de forma que as bandas de freqüência de um sétimo canal e de um oitavo canal parcialmente se superpõem. A despeito do fato da existência de somente um único sub canal na banda de superposição, um número de sub canal do ponto de vista do sétimo canal e um número de sub canal do ponto de vista do oitavo canal são alocados. Conseqüentemente, o controle com respeito ao circuito de oscilação local 4 é idêntico para o caso de selecionar esta banda de superposição como o sétimo canal e o caso de selecionar esta como o oitavo canal, porém os valores iniciais para gerar o PRBS tomam-se diferentes. Isto significa que se o canal é percebido diferentemente pelo lado de transmissão e pelo lado de recepção (isto é, o usuário selecionando o canal), o sinal não pode ser corretamente recebido. Na realidade, uma vez que estes sub canais são idênticos em freqüência, assim existe u ma possibilidade de que um sinal processado como um sub canal do sétimo canal no lado de transmissão será selecionado como um sub canal do oitavo canal no lado de usuário. Neste caso, o valor inicial para gerar o PRBS não é corretamente gerado, de modo que se toma impossível receber corretamente o sinal. De maneira a resolver um problema deste tipo, na presente concretização, o circuito de controle 11b controla o circuito de geração de seqüência aleatória 12 tratando esta banda de superposição como o sub canal para o sétimo canal e para o oitavo canal ao receber a mesma.
Neste caso, o circuito de controle 11b primeiramente por exemplo define o valor inicial para o circuito de geração de seqüência aleatória 12 de acordo o número de sub canal do sétimo canal. Quando pode corretamente receber o sinal pelo valor inicial prefixado e nenhum sinalizador de erro SEF é emitido pelo circuito decodificador externo 17a, pode reconhecer que o sub canal sendo atualmente irradiado pertence ao sétimo canal. Por outro lado, quando um sinalizador de erro SEf é emitido pelo circuito decodificador externo 17a, o circuito de controle 1 lb restaura o valor inicial para o circuito de geração de seqüência aleatória 12 de acordo com o número de sub canal do oitavo canal. Baseado sobre isto, seleção de canal, seleção de canal automática, e prefixação dos canais de recepção tomam-se possíveis para os sub canais do sétimo e oitavo canais se superpondo em bandas.
Como explanado acima, de acordo com a presente concretização, o sinalizador de erro SEF é gerado e fornecido ao circuito de controle 11b quando o circuito decodificador externo 17a não pode corrigir o erro. O circuito de controle 11b pode determinar se o sub canal a ser recebido está sendo transmitido ou se os dados fonte de informações originais podem ser corretamente restaurados baseados sobre o sinal recebido testando pela existência do sinalizador de erro SEF ao receber o sub canal do canal predeterminado, assim pode realizar a seleção de canal automática e prefixação do canal de recepção. Também, quando sub canais dos sétimo e oitavo canais que são estabelecidos com bandas de freqüência parcialmente superpostas, o sinal de controle 1 lb emite o mesmo sinal de controle para o circuito de oscilação local 4 para estabelecer geração de PRBS utiliza valores iniciais correspondentes a ambos estes sub canais no circuito de geração de seqüência aleatória 12. Com isto, pode identificar os sub canais nos canais de superposição e pode realizar a seleção de canal, a seção de canal automática, ou prefixação dos canais de recepção.
CAPACIDADE DE UTILIZAÇÃO NA INDÚSTRIA
Como explanado acima, de acordo com o aparelho de recepção de radiodifusão digital da presente invenção, estabelecendo um fluxo inicial de uma seqüência aleatória para decodificar o sinal de controle dos sinais piloto de canal etc. correspondentes à freqüência de uso de radio de radiodifusão do sinal de radiodifusão digital, por exemplo, o sub canal por exemplo do canal de radiodifusão, é possível detectar erro que ocorra no canal pelo sinal para controlar os sinais piloto etc. e corrigir a distorção da portadora de uso de transmissão de informações recebidas de acordo com a mesma. Também, controlando o parâmetro na desintercalação correspondente à freqüência de uso de radiodifusão, por exemplo o sub canal do canal de radiodifusão, os dados fontes de informação podem ser corretamente reproduzidos.
Outrossim, controlando os circuitos parciais do aparelho de recepção baseado sobre as informações obtidas decodificando o sinal de controle de transmissão, existe uma vantagem pelo fato do aparelho de recepção poder realizar operação estável e restauração de sinal e reprodução de sinal de alta precisão.

Claims (17)

1. Aparelho para recepção de radiodifusão digital para receber um sinal de radiodifusão gerado combinando sub sinais modulados usando uma seqüência aleatória gerada baseada sobre um valor inicial prefixado de acordo com uma freqüência de um canal de radiodifusão por um sinal de uso de controle de transmissão de sinal e um sinal principal gerado baseado sobre dados fonte de informação e reproduzindo os dados fonte de informação contidos no sinal de radiodifusão recebido, caracterizado pelo fato de que compreende: um circuito desmultiplexador para desmultiplexa o sinal principal e sub sinais no sinal recebido; um circuito gerador de seqüência aleatória para gerar um a PRBS (seqüência binária pseudo-aleatória) baseado sobre o valor inicial estabelecido de acordo com a freqüência do canal de radiodifusão; um circuito de reprodução de sub sinal para reproduzir os sub sinais desmultiplexados usando a PRBS; um circuito de controle para controlar a reprodução do sinal principal de acordo com os sub sinais reproduzidos; e um circuito decodificador para decodificar o sinal principal sob o controle do circuito de controle.
2. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de radiodifusão é um sinal modulado OFDM (de multiplexação por divisão de freqüência ortogonal) obtido pela modulação OFDM do sinal principal e dos sub sinais.
3. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os dados fonte de informação são dados de som obtidos codificando um sinal de som.
4. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: os sinais piloto são contidos nos sub sinais, e ainda tendo um circuito de correção para corrigir uma distorção que ocorra no sinal principal de acordo com uma diferença dos sinais piloto detectados usando a PRBS.
5. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: um sinal de controle de transmissão é contido nos sub sinais; e o circuito de controle controla a operação de decodificação do circuito decodificador de acordo com o sinal de controle de transmissão reproduzido usando a PRBS.
6. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: os sub sinais são modulados usando a PRBS gerada com base em um valor inicial estabelecido de acordo com o número de sub canal no lado de radiodifusão; e o circuito de controle define um valor inicial para gerar a PRBS de acordo com o número de sub canal.
7. Aparelho para recepção de radiodifusão digital para receber um sinal de radiodifusão gerado combinando um sinal principal constituído de uma série de dados gerados de acordo com dados fonte de informações intercalados e codificados usando um parâmetro definido de acordo com uma freqüência de um sinal de radiodifusão e sub sinais constituídos de controle de transmissão de sinal utiliza sinais modulados usando uma seqüência aleatória predeterminada e para reproduzir os dados fonte de informações contidos no sinal de radiodifusão recebido, caracterizado pelo fato de que compreende: um circuito desmultiplexador para desmultiplexar o sinal principal e sub sinais no sinal recebido; um circuito desintercalador para desintercalar o sinal principal desmultiplexado usando um parâmetro definido de acordo com a freqüência do canal de radiodifusão; e um circuito decodificador para decodificar o sinal desintercalado.
8. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o parâmetro usado para a intercalação no lado de transmissão é definido de acordo com o canal de radiodifusão; e ainda tendo um circuito de controle para estabelecer o parâmetro no circuito desintercalador de acordo com o canal de radiodifusão recebido.
9. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que os sub sinais são modulados utilizando a PRBS gerada com base em um valor inicial definindo de acordo com o número de sub canal no lado de transmissão, e ainda tendo um circuito gerador de seqüência aleatória para produzir uma PRBS baseada sobre o valor inicial definindo de acordo com o número de sub canal e um circuito de reprodução de sub sinal para reproduzir sub sinais demodulados baseado sobre a PRBS.
10. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o sinal de radiodifusão é uma onda OFDM modulada.
11. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 7„ caracterizado pelo fato de que os dados fonte de informações são dados de som obtidos codificando um sinal de som.
12. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que os sinais piloto são contidos nos sub sinais mencionados, e ainda tendo um circuito de correção para corrigir uma distorção que ocorre no sinal principal de acordo com uma diferença de sinais piloto detectada utilizando a PRBS.
13. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo de que um sinal de controle de transmissão é contido nos sub sinais; e o circuito de controle controla a operação do circuito decodificador de acordo com o sinal de controle de transmissão reproduzido usando a seqüência pseudo aleatória mencionada.
14. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o circuito decodificador emite um sinal de erro quando a correção de erro se toma desabilitada de acordo com o estado do sinal recebido.
15. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 14, caracterizado ainda pelo fato de que compreende um circuito de controle de seleção de canal para terminar a recepção de um canal sendo recebido ao receber o sinal de erro e passar a receber outro canal.
16. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que, na prefixação do canal de radiodifusão, o circuito de controle de seleção de canal recebe seqüencialmente todos os canais de radiodifusão para os quais o sinal de erro não é emitido pelo circuito decodificador.
17. Aparelho para recepção de radiodifusão digital de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o sinal recebido é transmitido usando u ma largura de banda de uma freqüência parcialmente superposta aquela de outro canal e o valor inicial ser aliterado sobre o número de sub canal do outro canal.
BRPI0008873-0A 1999-03-10 2000-03-10 Aparelho para recepção de radiodifusão digital BR0008873B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP11/63394 1999-03-10
JP6339499 1999-03-10
PCT/JP2000/001482 WO2000054445A1 (fr) 1999-03-10 2000-03-10 Recepteur de diffusion numerique

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0008873A BR0008873A (pt) 2002-01-02
BR0008873B1 true BR0008873B1 (pt) 2014-01-28

Family

ID=13228061

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0008873-0A BR0008873B1 (pt) 1999-03-10 2000-03-10 Aparelho para recepção de radiodifusão digital

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7356094B1 (pt)
JP (1) JP3654185B2 (pt)
CN (1) CN1187920C (pt)
AU (1) AU2942200A (pt)
BR (1) BR0008873B1 (pt)
HK (1) HK1047505B (pt)
WO (1) WO2000054445A1 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6985537B1 (en) * 1999-09-15 2006-01-10 Lucent Technologies Inc. Symbol self synchronous interleaving method and apparatus for OFDM-based communication system
US6940827B2 (en) 2001-03-09 2005-09-06 Adaptix, Inc. Communication system using OFDM for one direction and DSSS for another direction
BR0215788A (pt) 2002-06-28 2005-03-01 Thomson Licensing Sa Método e aparelho para a seleção de antena utilizando informações de resposta de canal em um sistema de múltiplas portadoras
JP3860556B2 (ja) 2003-04-04 2006-12-20 松下電器産業株式会社 基地局装置及び通信方法
US8724447B2 (en) 2004-01-28 2014-05-13 Qualcomm Incorporated Timing estimation in an OFDM receiver
US8433005B2 (en) 2004-01-28 2013-04-30 Qualcomm Incorporated Frame synchronization and initial symbol timing acquisition system and method
US7447488B2 (en) * 2005-07-07 2008-11-04 Bose Corporation Broadcast signal reception enhancing
EP1958408B1 (en) * 2005-12-06 2019-11-06 Microsoft Technology Licensing, LLC Apparatus and method for transmitting data using a plurality of carriers
JP4419969B2 (ja) 2006-02-09 2010-02-24 ソニー株式会社 Ofdm復調装置及び方法
US8045717B2 (en) * 2006-04-13 2011-10-25 Media Tek Inc. Stereo decoder and method for processing pilot signal
CN1960354B (zh) * 2006-04-27 2012-04-11 北京泰美世纪科技有限公司 多载波系统中连续导频编码的发送和接收方法及装置
US20090207927A1 (en) * 2006-06-12 2009-08-20 Kouya Watanabe Receiving apparatus
FR2905044B1 (fr) * 2006-08-17 2012-10-26 Cit Alcatel Dispositif d'adaptation de schema(s) de modulation et d'encodage de donnees destinees a etre diffusees vers des terminaux de communication radio
EP2151925B1 (en) * 2007-05-30 2018-04-25 Mitsubishi Electric Corporation Digital broadcast receiver
CN101843064B (zh) * 2007-08-30 2014-02-26 Lg电子株式会社 信号发送和接收装置、以及信号发送和接收方法
US20140047497A1 (en) * 2008-03-12 2014-02-13 Iberium Communications, Inc. Method and system for symbol-rate-independent adaptive equalizer initialization
US20110129201A1 (en) * 2009-11-30 2011-06-02 International Business Machines Corporation Customized playback of broadcast media
TWI513244B (zh) * 2013-03-08 2015-12-11 Mstar Semiconductor Inc 數位廣播接收系統及其信號處理方法
CN104065606B (zh) * 2013-03-22 2017-11-24 晨星半导体股份有限公司 数字广播接收系统及其信号处理方法
WO2014175606A1 (en) * 2013-04-21 2014-10-30 Lg Electronics Inc. Apparatus for transmitting broadcast signals, apparatus for receiving broadcast signals, method for transmitting broadcast signals and method for receiving broadcast signals
JP5536936B2 (ja) * 2013-06-05 2014-07-02 パナソニック株式会社 Ofdm信号生成方法、ofdm信号生成装置、ofdm信号受信方法、及びofdm信号受信装置
JP5536935B2 (ja) * 2013-06-05 2014-07-02 パナソニック株式会社 Ofdm信号生成方法、ofdm信号生成装置、ofdm信号受信方法、及びofdm信号受信装置

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3112576B2 (ja) 1992-09-25 2000-11-27 株式会社東芝 デジタル伝送方式およびデジタル変調送受信装置
JP3130752B2 (ja) * 1995-02-24 2001-01-31 株式会社東芝 Ofdm伝送受信方式及び送受信装置
WO1998037654A2 (en) * 1997-02-24 1998-08-27 At & T Wireless Services, Inc. Vertical adaptive antenna array for a discrete multitone spread spectrum communications system
KR100581780B1 (ko) 1997-07-01 2006-05-24 마츠시타 덴끼 산교 가부시키가이샤 송신 방법, 수신 방법, 송신 장치 및 수신 장치
EP0895387A1 (de) * 1997-07-28 1999-02-03 Deutsche Thomson-Brandt Gmbh Erkennung des Übertragungsmodus eines DVB-Signales
JP2966821B2 (ja) * 1997-11-12 1999-10-25 株式会社次世代デジタルテレビジョン放送システム研究所 伝送制御信号送信方式と送受信装置
KR100314353B1 (ko) * 1998-04-28 2001-12-28 전주범 직교분할대역수신시스템
JP3884869B2 (ja) 1998-09-25 2007-02-21 日本放送協会 送信装置および受信装置
JP2990182B1 (ja) 1998-09-30 1999-12-13 株式会社次世代デジタルテレビジョン放送システム研究所 地上デジタル放送伝送システム
US6487252B1 (en) * 1999-01-29 2002-11-26 Motorola, Inc. Wireless communication system and method for synchronization

Also Published As

Publication number Publication date
HK1047505A1 (en) 2003-02-21
US7356094B1 (en) 2008-04-08
CN1187920C (zh) 2005-02-02
BR0008873A (pt) 2002-01-02
JP3654185B2 (ja) 2005-06-02
HK1047505B (zh) 2005-09-02
WO2000054445A1 (fr) 2000-09-14
AU2942200A (en) 2000-09-28
CN1343409A (zh) 2002-04-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0008873B1 (pt) Aparelho para recepção de radiodifusão digital
US10158515B2 (en) Apparatus and method for sending and receiving broadcast signals
KR101368506B1 (ko) 멀티 캐리어 시스템용의 새로운 프레임 및 시그널링 패턴 구조
JP5252553B2 (ja) データ処理装置及び方法
US10298429B2 (en) Transmitting device, receiving device and communication method for an OFDM communication system with new preamble structure
BR0008530B1 (pt) Aparelho de difusão digital
US8503550B2 (en) Apparatus for transmitting and receiving a signal and method of transmitting and receiving a signal
JP5253092B2 (ja) データ処理装置及び方法
JP5248983B2 (ja) データ処理装置及び方法
KR20170097034A (ko) 컨볼루션 인터리빙을 포함하는 송신기 및 수신기와 대응하는 방법들
BRPI0612294A2 (pt) aparelho para gerar conjunto de parámetros de rádio, transmissor e receptor
JP5371374B2 (ja) データ処理方法及び装置
EP2512059B1 (en) New frame and signalling pattern structure for multi-carrier systems
BRPI0706641A2 (pt) dispositivo de transmissão e método de transmissão
KR102130658B1 (ko) 송신장치, 수신장치 및 그 제어방법
BR0101473B1 (pt) Dispositivo e processo de recepção de ofdm para receber sinais divididos e multiplexados ortogonalmente em freqüência
US20160227274A1 (en) Broadcast receiving device and method for operating the same
ES2371386T3 (es) Aparato para la transmisión y recepción de una señal y método de transmisión y recepción de una señal.
KR100773291B1 (ko) 광대역 무선통신시스템의 데이터 버스트 할당 장치 및 방법
ES2402520T3 (es) Descubrimiento de señal
ES2385021T3 (es) Aparato para la transmisión y recepción de una señal y método de transmisión y recepción de una señal
ES2371388T3 (es) Aparato para la transmisión y recepción de una señal y método de transmisión y recepción de una señal.
JP2000115119A (ja) 地上デジタル放送伝送システム
de Bot et al. An example of a multi-resolution digital terrestrial TV modem
Zöllner et al. Analysis of the impact of man-made noise on DVB-T and DVB-T2

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/01/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2368 DE 24-05-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.