PT99646B - Processo para a preparacao de {2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi}-1-azetidinocarboxamidas - Google Patents

Processo para a preparacao de {2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi}-1-azetidinocarboxamidas Download PDF

Info

Publication number
PT99646B
PT99646B PT99646A PT9964691A PT99646B PT 99646 B PT99646 B PT 99646B PT 99646 A PT99646 A PT 99646A PT 9964691 A PT9964691 A PT 9964691A PT 99646 B PT99646 B PT 99646B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
chloro
phenoxy
trifluoromethyl
mole
compound
Prior art date
Application number
PT99646A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99646A (pt
Inventor
Chandler Roy Taylor Jr
Albert Duncan Cale Jr
Harold Fisher Stauffer Jr
Original Assignee
Robins Co Inc A H
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Robins Co Inc A H filed Critical Robins Co Inc A H
Publication of PT99646A publication Critical patent/PT99646A/pt
Publication of PT99646B publication Critical patent/PT99646B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D205/00Heterocyclic compounds containing four-membered rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • C07D205/02Heterocyclic compounds containing four-membered rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom not condensed with other rings
    • C07D205/04Heterocyclic compounds containing four-membered rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom not condensed with other rings having no double bonds between ring members or between ring members and non-ring members
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/08Antiepileptics; Anticonvulsants

Landscapes

  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Neurosurgery (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Pain & Pain Management (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Hydrogenated Pyridines (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE [2-CLORO-4-(TRIFLUOROMETIL) FENOXI]-1-AZETIDINOCARBOXAMIDAS POSSUINDO ACTIVIDADE ANTICONVULSIVA
MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo
O presente invento diz respeito a um processo para a preparação de novas 3-(2-cloro-4-trifluorometilfenoxi)-1-azetidinocarboxamidas tendo a fórmula:
:?3-(φ XI n-c-n
R’ •R2
2 em que R e R , iguais ou diferentes, são seleccionados de entre hidrogénio, c.^-^ alquilo, e alilo.
Numa série de 3-(fenoxi substituído)-1-azetidinocarboxamidas, a introdução de um átomo de cloro na posição 2 do grupo fenoxi das correspondentes 4-trifluorometilfenoxí-l-aztidinocarboxamidas resultou numa potência inesperadamente aumentada em testes farmacológicos anticonvulsivos.
referido processo de preparação consiste, por pio, em se fazer reagir um composto com a fórmula:
exem cf3
O>-0 k-Lc· com uma amina de fórmula
HNR^R^.
Fundamentos do Invento
1. Campo do Invento presente invento relaciona-se com novas carboxamidas 3-(2—cloro—4-trifluorometilfenoxi)—l-azetidina que apresentam actividade anticonvulsivante, suas composições e métodos para produzir e utilizar os mesmos.
2. Apresentação Informativa das Descobertas Anteriores
A Patente dos E.U.A. revela a actividade anticonvulsivante de novos compostos úteis para o tratamento da epilepsia tendo a fórmula:
RI
R-NC N em que R é alquilo inferior e R é hidrogénio, aminocarbonilo, ou trifluorometilo. A nossa Patente dos E.U.A. No. 4.571.393 revela compostos tendo actividade anticonvulsivante prolongada da fórmula:
X.
em que R e seleccionado de entre hidrogénio, fluoro, alquilo inferior, alcoxi inferior, trifluorometilo, acetilo, ou aminocarbonilo; e n é 1-3 quando n é 2 ou 3, as selecções de R1 podem ser iguais ou diferentes. Os Pedidos de Patente com os Números de Série 921.466 e 921.521, apresentados em 22 de Outubro, 1986, fazem uma ampla revelação compostos da fórmula:
RI
R2
B-Ar tendo actividades anticonvulsivante, relaxante muscular e ansiolítica. Na fórmula anterior Be Z são 0 ou S independentemente, Ar inclui fenilo substituído por um ou dois radicais seleccionados de entre cloro, bromo, fluoro, alquilo inferior, alcoxi . . 1 2 inferior, nitro, amino, carbonilo, ou trifluorometilo; e R ,R e 3
R podem ser seleccionados mdependentemente de entre um grupo consistindo em parte em hidrogénio, alquilo inferior, arilo e alquilo.
Sumário do Invento
Os novos compostos deste invento são representados pela fórmula:
.Cl . 11 R1'
N-C-N
R2
12·· em que R e R , iguais ou diferentes, são seleccionados de entre hidrogénio, C1~C4 alquilo, e alilo. Enquanto que os compostos deste invento são amplamente descritos nos atrás mencionados requerimentos de Patente dos E.U.A. e na Patente dos E.U.A. No. 4.571.393 que abrangem 3-(fenoxi)-1-azetidinecarboxamidas onde o grupo fenilo pode ter mais de um substituinte, as 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarboxamidas aqui apresentadas representam um grupo único de compostos dissubstituidos que apresentaram uma potência inesperada em comparação com outras 3-(di-substituidas em fenoxi)-1-azetidinecarboxamidas.
Os testes farmacológicos usados são (1) choque eléctrico máximo e (2) desafio químico com pentilenetetrazole (Metrazole ) onde é determinada a protecção proporcionada pelos compostos do teste contra as convulsões induzidas por estímulo eléctrίσο ou pela droga Metrazole. Estes processos de teste são aqui mais abaixo descritos.
Geralmente, as drogas anticonvulsivantes que apresentam uma maior protecção contra o desafio com Metrazol são consideradas como sendo úteis no tratamento da crise epiléptica do tipo ausência e as que apresentam uma maior potência contra as convulsões induzidas electricamente são úteis contra a crise epiléptica do tipo parcial. Protecção selectiva contra convulsões induzidas por Metrazole ou electricamente é demonstrada por compostos deste invento.
Assim constituí um objectivo deste invento proporcionar novos compostos anticonvulsivantes que podem ser úteis no tratamento das crises tanto do tipo ausência como do tipo parcial.
Constitui um outro objectivo deste invento proporcionar novos compostos anticonvulsivantes que podem ser úteis no tratamento das crises do tipo ausência.
Descrição Detalhada do Invento
Os compostos deste invento são preparados a partir de l-difenilmetil-3-azetidinol de acordo com a sequência de reacção que se segue:
(CSH5)2CH n
OH + NaH _DMF>(C5H5)2CHN
Alternativamente o intermediário (1) pode ser hidrogenado por meio de processos conhecidos para remover o grupo difenilmetilo e a resultante 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]azetidina reagida com um isocianato de alquilo apropriado, cloreto de dialquilcarbonilo ou nitroureia para se obter o composto do invento (3).
As Preparações e Exemplos que se seguem ilustram o esquema de reacção anterior e podem ser realizados sem experimentação indevida por qualquer especialista nesta técnica. Estas Preparações e Exemplos são ilustrativos do invento e não são elaborados para serem de qualquer modo limitativos em relação a esta apresentação. Os vários reagentes utilizados são ou fornecidos comercialmente ou rápidamente sintetizados pelos processos indicados na bibliografia química e da patente. As patentes e requerimentos dos E.U.A. atrás mencionados apresentam processos sintéticos para intermediários aqui incorporados.
Preparação 1
Monoclorohidreto de 3-Γ 2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi1-1-(difenilmetil)azetidina
Uma pasta agitada de 3,1 g (0,077 mol) de hidreto de sódio (60% em óleo mineral) em 50 ml de dimetilformamida sob azoto foi aquecida até 80°C e 17 g (0,07 mol) de 1-(difenilmetil)-3-azetidinol em 70 ml de dimetilformamida seca foram adicionados gota a gota a um taxa que proporcionou uma libertação constante de hidrogénio e a temperatura foi mantida abaixo de 90°C. A mistura da reacção foi então aquecida durante 1 hora a 90-100°C seguindo-se a adição de 13,9 g (0,07 mol) de 3-cloro-4-fluorobenzotrifluoreto. A mistura da reacção tornou-se exotérmica (117°c) e após arrefecimento foi mantida a 100-110°C durante 16 horas. A mistura da reacção foi tratada com 1,5 g (0,04 mol) de hidreto de sódio e aquecida durante 18 horas adicionais. A mistura da reacção foi cuidadosamente vertida para água gelada e o óleo que se separou foi extraído para benzeno (3 x 100 ml). Os extractos foram combinados e concentrados in vacuo (39,32 g). O resíduo foi cromatografado sobre uma coluna com 400 g de gel de sílica fazendo-se a eluição com um gradiente de metanol:cloreto de metileno seguindo-se lavagem com metanol:cloreto de metileno 50:50 para proporcionar 21,1 g de produto crú. Uma amostra foi convertida no sal clorohidreto e recristalizada a partir de acetato de etilo/éter etílico à temperatura ambiente para proporcionar 1 g de cristais com o aspecto de pó branco, p.f. 108-114°C.
Análise: Calculados para C23Hi9C1F3NOHcl:
C, 60,81; H, 4,44; N, 3,08
Encontrados: C, 60,39; H, 4,45; N, 3,09
Preparação 2
Cloreto de 3-r2-(cloro-4-(trifluorometil)fenoxi1-1-azetidinecarbonilo
Uma solução agitada de 5,3 g (0,054 mol) de fosgénio em ml de cloreto de metileno foi arrefecida num banho de água corrente e tratada com 18,6 g, (0,045 mole) de 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-1-(difenilmetil)azetidina em 25 ml de cloreto de metileno, adicionada gota a gota. A mistura da reacção foi agitada durante 16 horas à medida que ia aquecendo até â temperatura ambiente, sendo em seguida tratada com água gelada para destruir o fosgénio em excesso. A camada de cloreto de metileno foi separada, seca sobre sulfato de magnésio e concentrada in vacuo (23 g) . 0 resíduo foi triturado com hexano e decantado. A segunda trituração do resíduo resultou na formação de um produto cristalino que foi recolhido por filtração para se obter 8,9 g (63%). Foi recristalizada uma amostra a partir de hexano com tratamento com carvão, p.f. 86-88°.
Analise: Calculados para c1ih8c12F3N02:
C, 42,07; H, 2,57; N, 4,46 C, 42,02; H, 2,51; N, 4,48
Encontrados:
Preparação 3
Etanedioato de 3-(2-clorofenóxi)-1-(difenilmetil) azetidina (2:3)
Uma mistura de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil)azetidin-3-ol e 22 g (0,22 mol) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi agitada sob azoto arrefecendo-se entretanto até 5°C num banho de gelo. A mistura da reacção foi tratada pela adição gota a gota de 25,2 g (0,22 mol) de cloreto de metanessulfonilo, sendo em seguida agitada à temperatura ambiente durante 2 horas. A mistura da reacção foi tratada com água gelada a fim de dissolver o cloreto de trietilamina e transferida para um funil de separação onde a porção aquosa foi removida e a porção orgânica foi lavada com água gelada (200 ml) . A porção orgânica foi devolvida ao frasco de reacção e tratada com 28,3 g (0,22 mol) de 2-clorofenol, 26,4 g (0,66 mol) de hidróxido de sódio em 100 ml de água, e 50 mg (0,1% em peso) de brometo de tetrabutilamónio, sendo então aquecida até refluxo. Após agitação durante 23 horas sob refluxo, análise por cromatografia de placa delgada (cpd) (10% metanol/cloreto de metileno sobre gel de sílica) revelou cerca de 60% do produto e a decomposição do mesilato dando origem de novo ao azetidinol de partida. A mistura da reacção foi deixada a arrefecer e foi transferida para um funil de separação onde a camada básica foi removida e a porção de tolueno foi lavada com agua (2 x 200 ml), seca sobre sulfato de magnésio, e em seguida concentrada in vacuo para se obter 81 g. 0 resíduo foi dissolvido em 2-propanol e tratado com 15 g de ácido oxãlico em 2-propanol quente. O sólido que precipitou foi triturado em 2-propanol em ebulição, arrefecido e filtrado para proporcionar 78,8 g de produto sob a forma de sal oxalato. Cpd (20% metanol/benzeno sobre gel de sílica) revelou 3 compostos. O produto crú foi convertido na base livre por métodos padronizados, e o resíduo (60,8 g) foi colocado numa coluna de Florisil de 600 g e eluido com benzeno seguindo-se um gradiente de acetona/benzeno (1-5% de acetona). Quando o produto mesilato foi removido da coluna, o gradiente foi aumentado para 10-20% de acetona. O produto foi eluido a partir da coluna em 6 fracções (250 ml) que foram combinadas e concentradas in vacuo para dar origem a 36,6 g (52,3%) de óleo amarelo claro. Uma amostra foi convertida no sal oxalato em 2-propanol e foi recristalizada duas vezes a partir de 2-propanol. 0 segundo tempo de oxalico adicional foi adicionado a fim de assegurar a conversão completa no sal 1-1/2 oxalato, p.f. 175-177°C com efervescência.
Análise: Cale, para C22H20C1N°*1,5C2H2°4:
C, 61,92; H, 4,78; N, 2,89
Encontrados: C, 61,88; H, 4,75; N, 2,89
Preparação 4
Cloreto de 3-(2-clorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo
Uma mistura de 12 g (0,122 mol) de fosgênio e 17 g (0,122 mol) de carbonato de potássio em 350 ml de cloreto de metileno foi agitada sob azoto durante 30 minutos sendo então arrefecida num banho de água gelada acrescentando-se entretanto gota a gota 35,6 g (0,102 mol) de l-(difenilmetil)-3-(2-clorofenoxi)azetidina em 50 ml de cloreto de metileno. A mistura da reacção foi removida a partir do banho e foi agitada durante 3 horas; foi em seguida tratada com pequenas porções de gelo a fim de controlar a decomposição do fosgênio em excesso. Quando já não era evidente a libertação de dióxido de carbono, a mistura da reacção foi tratada com 20 ml de água e a solução de cloreto de metileno foi decantada a partir de pasta inorgânica. Após concentração in vacuo, a trituração do resíduo (51 g) com hexano proporcionou, após filtração, 20,7 g (82,5%) de produto cristalino branco, p.f. 80-82°C. Uma amostra fof recristalizada a partir de hexano para análise elementar, p.f. 80-82°C.
Análise: Calculados para C^glIgC^NC^:
C, 48,81; H, 3,69; N, 5,69 Encontrados: c, 48,88; H, 3,65; N, 5,67
Preparação 5
3-(4-Clorofenoxi)-1-fdifenilmetil)azetidina
Uma mistura agitada de 119,7 g (0,5 mole) de l-(difenilmetil)azetidin-3-ol e 55,7 g (0,55 mole) de trietilamina em 1,5 L de tolueno foi arrefecida num banho de gelo sob azoto enquanto se adicionavam gota a gota 63 g (0,55 mole) de cloreto de metanessulfonilo em 50 ml de tolueno. Após agitação durante 18 horas a mistura da reacção foi diluída com 400 ml de éter 2-propílico, e foram adicionados 400 ml de agua gelada para dissolver o clorohidreto de trietilamina formado na reacção. A porção aquosa foi separada, a fase orgânica foi lavada com água gelada (6 x 400 ml), e em seguida devolvida ao frasco da reacção. A solução de tolueno foi tratada com 70,7 g (0,55 mole) de 4.ciorofenol, 91 g (0,23 mole) de Aliquat 336 (cloreto de tricaprilmetilamónio) e 60 g (1,5 mole) de hidróxido de sódio dissolvido em 300 ml de água. A mistura foi agitada vigorosamente aquecendo-se entretanto sob refluxo durante 20 horas e agitada 72 horas adicionais à temperatura ambiente. A porção aquosa básica foi separada e a fase orgânica foi diluída com 400 ml adicionais de éter 2-propílico sendo então lavada com água quente (8 x 400 ml). A porção orgânica foi seca sobre sulfato de magnésio, filtrada, e concentrada in vacuo, 173 g. 0 óleo residual foi triturado com benzeno/ligroina (50/50) proporcionando 111,8 g (63,9%) de produto. O filtrado foi tratado com ácido oxãlico dissolvido em 2-propanol para proporcionar 17 g adicionais (8%) sob a forma do sal oxalato. Uma amostra da base livre foi ; recristalizada a partir de 95% de etanol para análise proporcionando cristais brancos, p.f. 113-114°C.
Análise: Calculados para C22H20C1NO:
C, 75,53; H, 5,76; N, 4,00
Encontrados: C, 75,52; H, 5,63; N, 4,01
Preparação 6
Cloreto de 3-(4-clorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo
Uma solução de 32,34 g (0,33 mole) de fosgénio em 200 ml de cloreto de metileno arrefecida com um banho de água corrente foi tratada com 45,5 g (0,33 mole) de carbonato de potássio e agitada durante 30 minutos. Foram então adicionados 105 g (0,3 mole) de 3-(4-clorofenoxi)-1-(difenilmetil) azetidina em 600 ml de cloreto de metileno. Após agitação durante 18 horas adicionais, a mistura da reacção foi filtrada a fim de remover os sais inorgânicos e em seguida concentrada in vacuo para dar origem a um resíduo oleoso, 127,7 g. Formou-se um sólido após repouso o qual foi triturado com éter de petróleo em ebulição 3 vezes para remover o cloreto de difenilmetilo. O resíduo, 33 g de material cristalino castanho escuro, consistia principalmente em material de partida. Após repouso separou-se um material cristalino branco a partir dos triturados com éter de petróleo (4,4 g, 78-80°C, enviado para análise elementar). Os triturados foram concentrados in vacuo proporcionando 31 g de cristais pegajosos amarelo claro. A trituração destes cristais com éter 2-propílico proporcionou 21,9 g (36%) de produto cristalino amarelo claro.
Análise: Calculados para C10HgCl2NO2:
C, 48,807; H, 3,687; N, 5,692 C, 49,10; H, 3,61; N, 5,63
Encontrados:
Preparação 7
Etanedioato de 3-(3-clorofenoxi) -1- (difenilmetil) azetidina (1:1)
Uma mistura de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil)-3-azetidinol e 22 g (0,22 mole) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi agitada num banho de ãgua corrente enquanto eram adicionados gota a gota 27,5 g (0,22 mole) de cloreto de metanessulfonilo, mantendo-se então a agitação durante 18 horas. A mistura da reacção foi diluida com 500 ml de água gelada para dissolver o clorohidreto de trietilamina e destruir qualquer 1 excesso de cloreto de metanessulfonilo. A camada de tolueno foi | separada e lavada com uma segunda porção de 3 00 ml de água gelada. A camada de tolueno foi devolvida ao frasco de reacção e tratada com 25,7 g (0,2 mole) de 3-clorofenol, 6,5 g (0,02 mole) de brometo de tetra-n-butilamónio e 24 g (0,6 mole) de hidróxido de sódio em 100 ml de água. Esta mistura foi agitada vigorosamente sob refluxo durante 38 horas e deixada arrefecer mantendo-se entretanto a agitação durante 36 horas adicionais. A porção aquosa básica foi separada e a porção de tolueno foi lavada com água (3 x 200 ml), seca por filtração através de um papel Whatman PS e concentrada in vacuo para proporcionar um resíduo amarelo (93 g). 0 resíduo foi dissolvido em 200 ml de 2-propanol, tratado com 20 g de ácido oxálico, e aquecido até se obter uma solução transparente. Após arrefecimento, o sólido precipitado foi I recolhido por filtração (22,6 g). 15,9 gramas adicionais foram obtidos a partir do filtrado ao repousarem. O rendimento total foi de 38,5 g de sal oxalato (42%).
Análise: Calculados para C^^R^^ClÇO-C^Yl^O^z
C, 65,53; H, 5,04; N, 3,18 C, 65,53; H, 4,98; N, 3,23
Encontrados:
Preparação 8
Cloreto de 3-f3-clorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo
Uma pasta de 15,9 g (0,036 mole) de etanedioato de l-(difenilmetil)-3-(3-clorofenoxi)azetidina em 200 ml de água foi 1 tratada com 10 g de carbonato de potássio e 500 ml de tolueno.
Esta mistura foi aquecida anqunto se agitava e a emulsão se ter tornado transparente e ter formado duas fases transparentes. A fase de toluno foi separada, lavada com água quente e concentrada in vacuo. 0 resíduo foi dissolvido em 50 ml de cloreto de metilei no e adicionado gota a gota a uma mistura agitada de 4 g (0,04 | mole) de fosgénio e 5,5 g (0,4 mole) de carbonato de potásssio em ml de cloreto de metileno sob azoto. Após 2 horas a mistura da reacção foi tratada com água gelada a fim de destruir o excesso de fosgénio e dissolver os sais inorgânicos. A solução de cloreto de metileno foi separada, seca sobre sulfato de magnésio e concentrada in vacuo para proporcionar 13 g de resíduo. Uma amostra foi cristalizada por arrefecimento até -78 °C e foi usada para semear o resíduo que formou uma pasta semi-sólida. A trituração da pasta com éter de petróleo proporcionou 3,5 g (66,5%) de pó branco após filtração. A recristalização a partir de éter de petróleo proporcionou 0,6 g de produto cristalino branco, p.f. 64-65°C.
I Análise: Calculados para C10H9C12NO:
C, 48,81; H, 3,69; N, 5,69 C. 48,83; H, 3,71; N, 5,74
Encontrados:
Preparação 9
3—(2-Cloro—6-metilfenoxi)-1-(difenilmetil)azetidina
Uma mistura de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil)azetidin-3-ol e 22 g (0,22 mole) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi recolhida a 5°C num banho de gelo agitando-se entretanto sob azoto. A mistura da reacção arrefecida foi tratada gota a gota com 25,2 g (0,22 mole) de cloreto de metanessulfonilo em 25 ml de tolueno. A mistura da reacção foi removida a partir do banho de gelo. Após agitação durante 3 horas, a mistura da reacção foi tratada com ãgua gelada a fim de dissolver o clorohidreto de trietilamina sendo então a fase aquosa separada e a fase de tolueno lavada com ãgua gelada (2 x 200 ml). A solução de tolueno foi devolvida ao frasco da reacção e tratada com 31,4 g (0,22 mole) de 2-cloro-6-metilfenol, 50 mg de brometo de tetrabutilamónio e 26,4 g (0,66 mole) de hidróxido de sódio em 100 ml de água. A mistura da reacção foi aquecida sob refluxo agitando-se entretanto vigorosamente durante 24 horas e agitando-se em seguida 72 horas adicionais sem calor. A mistura foi transferida para um funil de separação e a porção aquosa básica foi separada. A porção de tolueno foi lavada com água (3 x 100 ml), seca sobre sulfato de magnésio e concentrada in vacuo para se obter 64,8 g. O produto crú foi purificado por cromatografia de coluna usando 600 g de Florisil e eluido com benzeno a fim de remover impurezas vestigiais e fazendo-se então a eluição com um gradiente de acetona 1-5%. O produto separou-se em 5% de acetona/benzeno e foi recolhido em 6 fracções que foram combinadas e concentradas in vacuo. 55 g. 0 produto oleoso que começou a cristalizar foi triturado com ligroina para auxiliar a cristalização. A filtração proporcionou 45,6 g de produto (62,7%). Uma amostra recristalizada a partir de ligroina e em seguida a partir de 95% de etanol revelou ainda um vestigio de impureza por c.p.d. (10% metanol/cloreto de metileno sobre gel de sílica). Uma amostra foi cromatografada sobre uma coluna de Florisil. A eluição com 2% de acetona/benzeno deu origem ao produto puro que foi recristalizado a partir de 95% de etanol proporcionando cristais brancos finos, p.f. 92-93°C.
Análise: Calculados para C_.H„„C1NO: i ZJ ZZ
C, 75,92; H, 6,09; N, 3,85 Encontrados: C, 75,96; H, 6,09; N, 3,88
Preparação 10
Cloreto de 3-(2-cloro-6-metilfenoxi)-1-azetidinecarbonilo >
Uma mistura de 13,9 g (0,14 mole) de fosgénio e 17,3 g (0,125 mole) de carbonato de potássio em 140 ml de cloreto de metileno foi agitada sob azoto durante 30 minutos sendo então arrefecida num banho de gelo enquanto se adicionavam gota a gota 46,5 g (0,125 mole) de 3-(2-cloro-6-metilfenoxi)-1-(difenilmetil)azetidina em 140 ml de cloreto de metileno. Após agitação durante 16 horas o fosgénio em excesso foi destruído por adição de pequenas porções de gelo. Adicionou-se água para dissolver o material inorgânico e a porção de cloreto de metileno foi separada, seca (filtrada através de papel Whatman PS) e concentrada in vacuo, 65,8 g. O resíduo oleoso foi triturado com 300 ml de éter de petróleo 30/60 e em seguida com 300 ml de hexanos, ambos à temperatura ambiente. O resíduo amarelo restante foi triturado com hexanos em ebulição e a solução quente foi decantada (4 x 200 ml). Após arrefecimento separaou-se um óleo cor de laranja que foi removido da solução de hexanos por decantação. Após nova decantação, a solução de hexanos foi arrefecida num banho de gelo e decantada a fim de remover todos os vestígios de óleo cor de laranja impuro. 0 volume de hexanos foi reduzido para 75 ml por aquecimento sob uma corrente de azoto. Após arrefecimento, foi obtido produto cristalino em 2 fracções (10,8 g e 5,5 g). A reprodução do filtrado e os filtrados à temperatura ambiente (300 ml de éter de petróleo e 300 ml de hexanos) proporcionaram 6 g adicionais de produto para um rendimento total de 22,3 g de produto crú (68,6%), p.f. 67-69°. Foi recristalizada uma amostra para análise a partir de hexanos, p.f. 70-71,5°c.
Análise: Calculados para C^2.H11C^2NO2:
C, 50,79; H, 4,26; N, 5,39
Encontrados C, 50,46; H, 4,27; N, 5,37
Preparação 11
Monoclorohidreto de 3-r2-cloro-5-(trifluorometil)fenoxil-l-fdifenilmetil)azetidina
Uma mistura de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil)azetidin-3-ol e 22 g (0,22 mole) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi arrefecida até 5°C num banho de gelo mantendo-se entretanto a agitação sob azoto. A mistura da reacção arrefecida foi tratada com 25,2 g (0,22 mole) de cloreto de metanessulfonilo, adicionado gota a gota. O banho de gelo foi removido e após agitação durante 3 horas, a mistura da reacção foi diluída com 200 ml de éter 2-propílico e em seguida água gelada (500 ml) foi adicionada a fim de dissolver o clorohidreto de trietilamina que se tinha formado na reacção. A mistura da reacção foi transferida para um funil separatorio, a fase aquosa foi removida, e em seguida a fase de tolueno foi lavada com agua gelada (2 x 200 ml). A solução de tolueno foi devolvida ao frasco de reacção e tratada com 43,2 g (0,22 mole) de trifluoreto de 4-cloro-3-hidroxibenzo, 28,3 g (0,07 mole) de Aliquat 336 (cloreto de tricaprilmetilamónio) e 24 g (0,6 mole) de hidróxido de sódio em 100 ml de água. A mistura da reacção foi aquecida sob refluxo agitando-se entretanto vigorosamente durante 16 horas. A mistura da
reacção arrefecida foi transferida para um funil de separação, a camada básica aquosa foi removida, e a porção orgânica foi lavada com ãgua (3 x 200 ml). A solução de tolueno foi agitada enquanto se adicionavam 150 ml de 2-propanol. Apõs agitação durante 64 horas, o precipitado sólido foi removido por filtração, proporcionando 72 g (69,1%) de sal oxalato cru. Uma amostra foi recristalizada a partir de 2-propanol; contudo, mesmo após cristalização verificou-se a existência de alguma trietilamina sob a forma de sal oxalato por rmn protónica. A amostra analítica foi convertida na base livre, dissolvida em benzeno e em seguida lavada com água (3 x 50 ml). A solução de benzeno foi seca (papel Whatman P.S.) e concentrada in vacuo. 0 óleo amarelo cor de laranja foi dissolvido em 2-propanol, tratado com cloreto de hidrogénio eteéreo, aquecido até 60°C, e em seguida foi adicionado éter 2-propílico até quase turvo e aquecido ligeiramente até dar origem a uma solução transparente. Após arrefecimento foram recolhidos por filtração cristais brancos finos do produto, p.f. 174-175°C.
Análise: Calculados QC1F_NO«HC1
3 ±7 3
C, 60,81; H, 4,44; N, 3,08 Encontrados: C, 60,64: H, 4,36; N, 3,06
Preparação 12
Cloreto de 3-r2-cloro-5-(trifluorometil)fenoxil-1-azetidinecarboUma mistura de 13,5 g (0,14 mol) de fosgênio e 19,4 g (0,14 mol) de carbonato de potássio em 300 ml de cloreto de metileno foi agitada sob azoto arrefecendo-se entretanto num banho de gelo. A mistura da reacção fria foi tratada com uma solução de 47,6 g (0,114 mol) de 3-[2-cloro-5-(trifluorometil)fenoxij-l-(difenilmetil)azetidina em 100 ml de cloreto de metileno adicionado gota a gota. Após agitação durante 16, horas enquanto a mistura da reacção aquecia até à temperatura ambiente, ela foi de novo arrefecida num banho de gelo enquanto se adicionavam pequenas porções de gelo a fim de destruir o fosgénio em excesso. A solução de cloreto de metileno foi decantada a partir de pasta de sal inorgânico, seca por filtração através de papel Whatman PS e concentrada in vacuo (58 g). 0 resíduo foi triturado com 600 ml (3 x 200 ml) de éter de petróleo, decantando o éter de petróleo de cada vez. 0 resíduo foi então triturado com ebulição dos exanos e deixado arrefecer. 0 óleo insolúvel foi separado usando um funil de separação proporcionando 24 g de produto oleoso (67%). Foi destilada uma amostra num aparelho de Kugelrohr (136-150°C @ 2 mm Hg) proporcionando um óleo transparente que solidificou lentamente ao repousar, p.f. 40-45°.
Análise: Calculados para C11HgCl2F3NO2:
C, 42,07; H, 2,57; N, 4,46
Encontrados: C, 41,82; H, 2,57; N, 4,46
Preparação 13
1- fDifenilmetil)-3-r2-fluoro-5-(trifluorometil)fenoxilazetidina
Uma mistura agitada de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil) azetidin-3-ol e 22 g (0,22 mole) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi arrefecido até 5°C numa banho de gelo sob azoto enquanto se adicionavem gota a gota 28 g (0,22 mole) de cloreto de metanessulfonilo em 30 ml de tolueno. Após agitação durante 22 horas, a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de éter
2- propílico e 300 ml de ãgua gelada a fim de dissolver o clorohidreto de trietilamina formado na reacção. A porção aquosa foi separada e a fase orgânica foi lavada com ãgua gelada (3 x 200 ml) sendo então devolvida ao frasco da reacção. A solução de tolueno foi tratada com 39,6 g (0,22 mole) de 2-fluoro-5-(trip fluorometil)fenol, 28,3 g (0,07 mole) de Aliquat 336 (cloreto de tricaprililmetilamónio)e 26,4 g (0,66 mole) de hidróxido de sódio dissolvidos em 50 ml de água. A mistura foi agitada vigorosamente aquecendo-se entretanto sob refluxo durante 24 horas e agitada 48 horas adicionais à temperatura ambiente. A camada aquosa básica foi então removida. A camada orgânica foi diluida com 200 ml de éter isopropílico, lavada com água quente (4 x 200 ml), seca sobre sulfato de magnésio, e concentrada in vacuo para dar origem a 91,7 g de óleo de cor ambar. 0 óleo foi triturado com hexanos em ebulição e após arrefecimento, foram obtidos 40,2 g de cristais brancos, p.f. 88-90°C. Foi recristalizada uma amostra para análise a partir de hexanos proporcionando cristais finos, p.f. 88,5-90°C. O filtrado foi concentrado até se obter de novo um óleo de cor ambar e quando triturado com ligroina foram obtidos 9,5 g adicionais do produto. O rendimento total foi de 49,7 g (62%).
Análise: Calculados para C„.HinF.NO:
C, 68,82; H, 4,77; N, 3,49
Encontrados: C, 68,88; H, 4,64; N, 3,52
Preparação 14
Cloreto de 3-r2-Fluoro-5-(trifluorometil)fenoxi1-1-azetidinecarbonilo
Uma mistura de 10,8 g (0,11 mole) de fosgénio e 14,2 g (0,11 mole) de carbonato de potássio em 200 ml de cloreto de metileno foi arrefecida até 5°C num banho de gelo agitando-se entretanto sob azoto. Após 30 minutos, a mistura da reacção foi tratada com 40 g (0/1 mole) de
1-(difenilmetil)-3-[2-fluoro-5-(trifluorometil)fenoxi]azetidina em 100 ml de cloreto de metileno adicionado gota a gota. Após agitação durante 16 horas, a mistura da reacção foi tratada com pequenas porções de gelo a fim de destruir qualquer excesso de fosgénio. Então a mistura da reacção foi decantada a partir de pasta inorgânica e concentrada in vacuo para dar origem a 48,6 g de óleo amarelo claro. O óleo residual foi destilado a 0,15 mm Hg para proporcionar 3 fracçóes : #1, 12,7 g a 120-128°; #2, 1,5 g a 128°, e #3 a 128-132°; com um rendimento total de 19,7 g (66,2%). Uma amostra da fracção #2 foi submetida a análise.
Analise: Calculados para cnHx8C1F4N02:
C, 44,39; H, 2,71; N, 4,71
Encontrados: C, 44,53; H, 2,57; N, 4,63
Preparação 15
Etanedioato de 3-(2-cloro-4-fluorofenoxi)-1-(difenilmetil)azetidina (2:3)
Uma mistura de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil)azetidin-3-ol e 22 g (0,22 mole) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi arrefecida até 5°C num banho de gelo agitando-se entretanto sob azoto. A mistura da reacção arrefecida foi tratada gota a gota com 25,2 g (0,22 mole) de cloreto de metanessulfonilo em 25 ml de tolueno. A mistura da reacção foi removida do banho de gelo. Após agitação durante 3 horas, a mistura da reacção foi tratada com água gelada a fim de dissolver o clorohidreto de trietilamina que se tinha formado, sendo então a fase aquosa separada e a fase de tolueno lavada com água gelada (2 x 200 ml). A solução de tolueno foi devolvida ao frasco da reacção e tratada com 28,9 g (0,22 mole) de 2-cloro-4-fluorofenol, 50 mg de brometo de tetrabutilamónio e 26,4 g (0,66 mole) de hidróxido de sódio em 100 ml de água. A mistura da reacção foi aquecida sob refluxo agitando-se entretanto vigorosamente durante 36 horas e agitando-se em seguida 36 horas adicionais sem calor. A mistura da reacção foi transferida para um funil de separação e a porção aquosa básica foi separada. A porção de tolueno foi lavada com água (3 x 100 ml), seca sobre sulfato de magnésio e concentrada in vacuo, 59,6 g. O produto crú foi purificado por cromatografia de coluna usando 800 g de Florosol e eluido com benzeno e em seguida com gradiente de acetona/benzeno (1 a 10%) com o produto a aparecer em efluentes de acetona a 5-10% recolhidos em duas fracções de 500 ml. As fracções combinadas proporcionaram 30,3 g (41,2%) do produto oleoso. Uma amostra deste produto em 2-propanol foi tratada com 2 equivalentes de ácido oxálico. 0 sólido que se formou foi recolhido por filtração e recristalizou a partir de
2-propanol proporcionando cristais brancos finos, p.f. 176-177°C com eferevescência.
Análise: Calculadaos para C „H ClFNO*l 1/2 C_H O :
2 iy 2 2 4
C, 59,71; H, 4,41; N, 2,79 Encontrados: C, 59,68; H, 4,38; N, 2,82
Preparação 16
Cloreto de 3-(2-cloro-4-fluorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo
Uma solução agitada de 9,0 g (0,09 mole) de fosgénio em 200 ml de cloreto de metileno sob azoto foi tratada com 12,5 g (0,09 mole) de carbonato de potássio anidro e agitada durante 30 minutos. A mistura da reacção foi arrefecida num banho de gelo enquanto se adicionavam gota a gota 28 g (0,08 mole) de 3-(2-cloro-4-fluorofenoxi)-l-(difenilmetil)azetidina em 100 ml de cloreto de metileno. Após agitação durante 16 horas à temperatura ambiente a mistura da reacção foi arrefecida até 0°C numa banho de gelo e foram adicionadas pequenas porções de gelo a fim de destruir o fosgénio em excesso, tendo o cuidado de controlar a libertação de gás dióxido de carbono. Quando a libertação de gás cessou, a mistura da reacção foi decantada a partir da pasta inorgânica, seca (filtrada através de papel Whatman PS) e concentrada in vacuo, 41,9 g. Após repouso, formou-se um resíduo semí-sólido e o sólido foi recolhido por filtração após trituração com hexano para se obter 13,2 g (62,5%). Foi recristalizada uma amostra a partir de hexano para análise proporcionando cristais brancos finos, p.f. 93-94°C.
Análise: Calculados para C10HgCl2NO2:
C, 45,48; H, 3,05; N, 5,30
Encontrados: C, 45,43; H, 3,02; N, 5,30
Preparação 17
3- (3,4-Diclorofenoxi)-1-(difenilmetil)azetidina
Uma mistura de 48 g (0,2 mole) de 1-(difenilmetil)-3-azetidinol e 22 g (0,22 mole) de trietilamina em 800 ml de tolueno foi agitada num banho de água corrente adicionando-se entretanto gota a gota 27,5 g (0,22 mole) de cloreto de metanessulfonilo e a agitação foi mantida durante 18 horas. A mistura da reacção foi tratada com 400 ml de éter isopropílico sendo então filtrada. A massa filtrada foi lavada com 2 x 150 ml de éter isopropílico e tolueno 50/50. Os filtrados combinados foram tratados com 32,6 g (0,2 mole) de 3,4-diclorofenol, 100 mg de brometo de tetra-n-butilamónio e 24,6 g (0,6 mole) de hidróxido de sódio em 100 ml de água. Esta mistura foi agitada vigorosamente sob refluxo durante 16 horas. A porção aquosa básica foi separada e a porção orgânica foi lavada com água, seca sobre sulfato de magnésio e em seguida concentrada até se obter um resíduo sólido, 74,5 g. Várias recristalizações a partir de étanol-ãgua deram origem a um produto que foi dissolvido em tolueno e tratado com gel de sílica. Após agitação durante 6 horas, o gel de sílica foi removido por filtração e lavado com acetato de etilo e tolueno 50/50. Os filtrados foram concentrados para dar origem a 45,9 g (59,7%) de produto puro. Uma amostra para análise elementar foi recristalizada a partir de 190 ml de etanol, p.f. 114-115°C.
Análise: Calculados para C__HiriCl„NO:
J 6 -Lb Δ
C, 68,759; H, 4,983; N, 3,645 Encontrados: C, 68,73; H, 5,00; N, 3,65
Preparação 18
Cloreto de 3-(3,4-diclorofenoxi)-1-azetidincarbonilo
Uma solução de 14 g (0,144 mole) de fosgénio pesada para 200 ml de cloreto de metileno foi tratada com 19,9 g (0,144 mole) de carbonato de potássio anidro e agitada durante 1 hora adicionando-se então gota a gota 45,9 g (0,12 mole) de l-(difenilmetil)-3-(3,4-diclorofenoxi)azetidina em 100 ml de cloreto de metileno e a agitação foi continuada durante 72 horas. A mistura da reacção foi filtrada a fim de remover os sais inorgânicos e em seguida concentrada in vacuo até se obter um óleo amarelo claro (67 g) . A trituração do resíduo com ciclohexano proporcionou um sólido amarelo claro crú (23,6 g). 0 filtrado foi tratado com ligroina e após repouso obteviram-se 13,3 g adicionais de material pegajoso (contaminado com cloreto de difenilmetilo). Após várias recristalizações a partir de ciclohexano para remover vestígios de cloreto de difenilmetilo obteve-se uma porção de cristais brancos finos, p.f. 96-99°C.
Análise: Calculados para C H Cl NO :
IU lo J 2
C, 42,81; H, 2,87; N, 4,99 C, 43,32; H, 2,89; N, 4,99
Encontrados:
Exemplo 1
3-Γ 2-Cloro—4-(trifluorometil)fenoxil-1-azetidinecarboxamida
Uma solução de 2 g (0,0065 mole) de cloreto de 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenóxi]-1-azetidinecarbonilo em 15 ml de tetrahidrofurano foi tratada enquanto se agitava com 1 ml (0,013 mole) de 57% de hidróxido de amónio. Após agitação durante 16 horas a mistura da reacção foi diluída com 100 ml de água e o sólido que precipitou foi recolhido por filtração (2,4 g). A recristalização a partir de benzeno/ligroina proporcionou 1,6 g (83,5%) de cristais brancos, p.f. 156-159°C.
Análise: Calculados para chhioC1F3N2°2:
C, 44,84; H, 3,42; N, 9,51
Encontrados: C, 44,78; H, 3,38; N, 9,52
Exemplo 2
3-r2-Cloro-4-(trifluorometil)fenoxil-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução de 2 g (0,0065 mole) de cloreto de 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenóxi]-1-azetidinecarbonilo em 15 ml de tetrahidrofurano foi tratada enquanto se agitava com 1 ml (0,013 mole) de monometilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 16 horas a mistura da reacção foi diluida com 100 ml de ãgua e o sólido que precipitou foi recolhido por filtração (2,4 g). A recristalização a partir de benzeno/ligroina proporcionou 2,2 g de cristais brancos, p.f. 160-161°.
Análise: Calculados para c12i2C1F3N2°2:
C, 46,69; H, 3,92; N, 9,08 C, 46,69; H, 3,90; N, 9,03
Encontrados:
Exemplo 3
3-r2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi1-N-(2-propenil)-1-azetidinecarboxamida
Uma mistura de 2 g (0,0065 mole) de cloreto de 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarbonilo e 0,9 g (0,0065 mole) de carbonato de potássio em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada enquanto era agitada com 0,35 g (0,0065 mole) de 2-propenilamina. Após agitação durante 16 horas, a mistura da reacção foi diluida com 100 ml de água e em seguida separaou-se um óleo. 0 óleo solidificou lentamente e foi recolhido por filtração (2,3 g em peso). 0 sólido de cor rosa foi recristalizado a partir de benzeno/ligroina proporcionando 1,7 g (78,1%) de cristais de cor bege, p.f. 102-104°.
Análise: Calculados para C^H^CIF^^C^:
C, 50,24; H, 4,22; N, 8,34
Encontrados; c, 50,23; H, 4,20; N, 8,33
Exemplo 4
3-Γ 2-Cloro-4-f trifluorometil)fenoxi1-N,N-dimetil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 5 g (0,016 mol) de cloreto de 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 5,5 ml (0,048 mol) de dimetilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 16 horas, a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o sólido que precipitou foi recolhido por filtração (4,8 g). O produto crú foi cristalizado a partir de benzeno/ligroina para proporcionar 4,3 g (83,3%) de cristais brancos finos, p.f. 106-108°C.
Analise ; calculados para C23Hi4C^F3N2°2:
C, 48,39; Η, 4,37; N, 8,68
Encontrados: C, 48,39; H, 4,32; N, 8,47
Exemplo 5
3-Γ2-(Trifluorometil)fenoxil-N-metil-l-azetidinecarboxamida
A 4,5 g (0,02 mole) de 3-[2-(trifluorometil)fenoxi]azetidina agitados em 50 ml de benzeno seco, adicionou-se lentamente
1,2 g (0,02 mole) de isocianáto de metilo â temperatura ambiente. A agitação foi mantida durante 30 minutos. Formou-se um sólido, e após filtração foi recristalizado a partir de benzeno para ) proporcionar 3,5 g (68%), p.f. 134-136°.
Análise: Calculados para ci2Hi3F3N2°2:
C, 52,56; H, 4,78; N, 10,22 Encontrados: C, 52,28; H, 4,78; N, 10,07
Exemplo 6
N-Metil-3-Γ3-(trifluorometil)fenoxil-1-azetidinecarboxamida
A 6,0 g (0,024 mole) de 3-[3-(trifluorometil)fenoxi]azetidina em 50 ml de benzeno seco adicionou-se gota a gota 1,37 g (0,024 mole) de isocianato de metilo, e a agitação foi continuada durante 30 minutos. O sólido que cristalizou no frasco foi I recristalizado a partir de 95% de etanol para se obter 5,0 g (76%), p.f. 145-147°.
Análise: Calculados para c12Hi3F3N2°2:
C, 52,56; H, 4,78; N, 10,22 C, 52,67; H, 4,78; N, 10,16
Encontrados:
Exemplo 7
3-(4-Trifluorometilfenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida sal de ácido oxálico de 3-[4-(trifluorometil)fenoxi]azetidina, pesando 13,0 g (0,042 mole), foi dividido entre 50 ml de benzeno e 50 ml de solução de hidróxido de potássio. A camada de benzeno foi seca com Drierite e filtrada, e a este filtrado agitado foram adicionados 2,6 g (0,046 mole) de isocianato de metilo. A agitação foi continuada durante a noite. A mistura foi concentrada in vacuo. e o resíduo sólido foi recristalizado a partir de uma mistura de éter isopropílico-acetato de etilo para dar origem a 7,5 g (65%), p.f. 154-157°.
Análise: Calculados para C^2H13F3N2°2:
Encontrados:
C, 52,56; H, 4,78; N, 10,21 C, 52,62; H, 4,75; N, 10,17
Exemplo 8
3-(2-ciorofenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 4,5 g (0,018 mol) de cloreto de 3-(2-clorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 4 ml (0,05 mol) de monometilamina aquosa a 40% durante 16 horas. A mistura da reaeção foi diluída com 200 ml de água e o produto precipitado foi recolhido por filtração (4,3 g). 0 produto crú foi recristalizado a partir de benzeno/ligroina proporcionando 3,9 g (90,0%) de cristais brancos finos, p.f.
129,5-131,5°C.
Análise:
Calculados para C^^H^3C1N2O2:
C, 54,89; H, 5,44; N,
11,64
Encontrados:
C, 55,00; H, 5,48; N, 11,60
Exemplo 9
3—(3-Clorofenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução de cloreto de 3-(3-clorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo (0,01275 mole) em 20 ml de THF foi tratada com 4 ml (0,05 mole) de metilamina aquosa a 40% e agitada durante 16 horas. A reacção foi diluida com H20 até começar a separar-se um óleo que foi então extraido com 3x50 ml de benzeno. Os extractos combinados foram secos sobre MgSO4 e concentrados até se obter um sólido o qual foi recristalizado a partir de benzeno/ligroina para proporcionar 1,2 g (40%) de cristais barncos finos, p.f. 140-141°C.
Análise: Calculados para C^^Cl^Oj:
C, 54,89; H, 5,44; N, 11,64
Encontrados: C, 55,05; H, 5,58; N, 11,52
Exemplo 10
3-(4-Clorofenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 5 g (0,02 mole) de cloreto de 3-(4-clorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 4,7 g (0,06 mole) de monometilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 18 horas, a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de ãgua e o sólido que se separou foi recolhido por filtração, 5,7 g. A recristalização a partir de benzeno-ligroina foi realizada adicionando sulfato de magnésio a fim de absorver a ãgua que se separou do produto húmido. Após filtração e arrefecimento do filtrado quente, o precipitado sólido foi recolhido por filtração para proporcionar 4,1 g (85%) de cristais barncos, p.f. 144-145°C.
Análise: Calculados para C H^Cl^O :
C, 54,89; Η, 5,44; N, 11,64 Encontrados: C, 54,89; H, 5,43; N, 11,65
Exemplo 11
3-(2,4-Diclorofenoxi)-1-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 4,8 g (0,017 mole) de cloreto de 3-(2,4-diclorofenoxi)-l-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 3,0 ml (0,05 mole) de hidróxido de amónio a 57%. Após agitação durante 5 horas, a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o sólido precipitado foi recolhido por filtração (4,1 g). 0 produto crú foi recristalizado a partir de acetonitrilo/água para proporcionar 3,9 g (87,9%) de cristais brancos, p.f. 169-170°C.
Análise: Calculados para 2N2°2 • •
C, 46,00; H, 3,86; N, 10,73
Encontrados: C, 45,93; H, 3,83; N, 10,69
Exemplo 12
3-(2,4-Diclorofenoxi)-N,N-dimetil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 4,8 g (0,017 mole) de cloreto de 3-(2,4-diclorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 5,8 ml (0,05 mole) de dimetilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 5 horas, a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o óleo que se separou foi extraído para cloreto de metileno (3 x 30 ml). Os extractos combinados foram secos (papel Whatman PS) e concentrados in vacuo. (5 g). O óleo crú solidificou ao repousar e foi recristalizado a partir de ligroina proporcionando 3,4 g (69,2%) de cristais com o aspecto de revestidos de prata, p.f. 62-63°C.
Análise: Calculados para C H Cl N o_:
XZ X4 Z Z Z
C, 49,85; H, 4,88; N, 9,69 Encontrados; C, 49,80; H, 4,89; N, 9,65
Exemplo 13
3-(2,4-Diclorofenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 4,8 g (0,017 mole) de cloreto de 3-(2,4-diclorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 4 ml (0,05 mole) de monometilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 5 horas, a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o precipitado sólido foi recolhido por filtração (4,6 g). 0 produto crú foi recristalizado a partir de acetonitrilo proporcionando 3,4 g (72,7%) de pó branco grosseiro, p.f. 140-141°C
Análise: Calculados para C H Cl 2N2°2 • •
C, 48,02; H, 4,40; N, 10,18
Encontrados: c, 47,94; H, 4,38; N, 10,15
Exemplo 14
3-(2-Cloro-6-metilfenoxi)-1-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 3,9 g (0,015 mole) de cloreto de 3-(2-cloro-6-metilfenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada toda de uma vez com 2,8 ml (0,045 mole) de hidróxido de amónio a 57%. Após agitação durante 72 horas a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de ãgua e o produto precipitado foi recolhido por filtração (3,6 g de produto amarelo claro). A recristalização a partir de benzeno proporcionou 2,8 g (69,2%) de cristais brancos finos, p.f. 256-157°c. Análise: Calculados para cnHi3C1N2°2:
Encontrados:
C, 54,89; H, 5,44; N, 11,64...
C, 54,85; H, 5,49; N, 11,50
Exemplo 15
3-(2-Cloro-6-metilfenoxi)-N.N-dimetil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 3,9 g (0,015 mole) de cloreto de 3-(2-cloro-6-metilfenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada toda de uma vez com 5,1 ml (0,045 mole) de dimetilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 72 horas a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o óleo que se separou foi extraído para cloreto de metileno (3 x 30 ml). Os extractos combinados foram secos por filtração através de papel Whatman PS e concentrados in vacuo (3,6 g). O óleo crú solidificou quando arrefecido num banho de gelo seco/acetona e foi recristalizado a partir de éter etílico num banho de gelo seco-acetona proporcionando, após filtração a frio, 2,6 g (64,5%) de cristais brancos grosseiros, p.f. 46-47°C.
Análise: Calculados para ci3Hi7C1N2°2:
C, 58,10; H, 6,38; N, 10,42
Encontrados: C, 58,05; H, 6,52; N, 10,25
Exemplo 16
3-(2-Cloro-6-metilfenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 3,9 g (0,015 mole) de cloreto de 3-(2-cloro-6-metilfenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada toda de uma vez com 3,5 ml (0,045 mole) de monometilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 72 horas a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o sólido precipitado foi recolhido por filtração para dar origem a
5,6 g de produto branco húmido. 0 produto crú foi, recristalizado (após secagem) a partir de benzeno/ligroina, porporcionando 2,9 g (75,9%) de produto cristalino branco, p.f. 119-121°C.
Análise:
Calculados para C^2H15C^N2°2:
C, 56,59; H, 5,94; N,
Encontrados:
C, 56,62; H,
6,00; N,
11,00
11,02
Exemplo 17
3-(2-Cloro-4-fluorofenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 2,9 g (0,011 mole) de 3-(2-cloro-4-fluorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 4 ml (0,05 mole) de monometilamina aquosa a 40% e agitada durante 16 horas. A mistura da reacção foi diluida com 200 ml de ãgua. 0 sólido que precipitou foi recolhido por filtração (2,7 g). 0 produto crú foi recristalizado a partir de benzeno/ligroina proporcionando 2,4 g (84,3%) de cristais brancos finos, p.f. 139-141°C.
Análise: Calculados para C^H^ClFí^C^:
C, 51,08; H, 4,68; N, 10,83
Encontrados: C, 51,13; H, 4,70; N, 10,78
Exemplo 18
3-Γ 2-Cloro-5-(trifluorometil)fenoxi1-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução agitada de 5,2 g (0,017 mol) de cloreto de 3-(2-cloro-5-trifluorometilfenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada toda de uma vez com 4 g (0,05 mol) de monometilamina aquosa a 40% e agitada durante 16 horas. A mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e os globulos de óleo que se separaram solidificaram lentamente ap repousarem. A filtração proporcionou 4 g de produto crú o qual foi recristalizado a partir de benzeno/ligroina proporcionando 3,3 g (62,9%) de produto cristalino branco fino, p.f. 132-133°C.
Análise: Calculados Encontrados: para c12Hi2C1F3N2°2:
C, c, 46,69; H, 46,32; H, 3,92; N, 3,87; N, 9,08 8,96
Exemplo 19
3-í2-Fluoro-5-(trifluorometil)fenoxi 1 -N-metil-l-azetidinecarboxamida >
Uma solução agitada de 4,5 g (0,015 mol) de cloreto de 3-[2-fluoro-5-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi tratada com 4,0 g (0,05 mol) de monometilamina aquosa a 40%. Após agitação durante 16 horas a mistura da reacção foi diluida com 200 ml de água e o óleo que se separou foi solidificado lentamente. Os sólidos foram recolhidos por filtração (3,9 g) e recristalizados a partir de benzeno/ligroina, proporcionando 3,5 g (79,8%) de cristais brancos, p.f. 93,5°-95°C.
Análise: Calculados para C12H12F4N2°2:
C, 49,32; H, 4,14; N, 9,59
Encontrados: C, 49,50; H, 4,09; N, 9,61
I
Exemplo 20
3-f 3,4-Diclorofenoxi)-N-metil-l-azetidinecarboxamida
Uma solução de 5,6 g (0,02 mole) de cloreto de 3-(3,4-diclorofenoxi)-1-azetidinecarbonilo em 20 ml de tetrahidrofurano foi agitada enquanto 5 ml (0,06 mole) de metilamina aquosa a 40% eram adicionados lentamente e a agitação era continuada durante 18 horas. A mistura da reaeção foi diluída com 200 ml de água gelada, e o sólido que se formou foi recolhido por filtração (6,9 g). O sólido húmido crú foi recristalizado a partir de etanol/ãgua para proporcionar 3,65 g (66,3%) de cristais com aspecto de revestidos com cinzento esverdeado, p.f. 158-159°C.
Análise: Calculados para c11hi2 C12N2°2:
C, 48,021; H, 4,396; N, 10,182
Encontrados: C, 48,18; H, 4,39; N, 10,00
FARMACOLOGIA
Os dados de teste farmacológico para carboxamidas 3-(fenoxi monossubstituido)-1-azetidina são indicados no Quadro 1. Os dados do teste farmacológico são expressos ou como EDç(mg/kg) ou percentagem protecção/dose (mg/kg) para compostos de teste administrados intraperitonealmente (IP) em ratinhos. Os dados indicam que 3-(2-fenoxi substituído)-1-azetidinecarboxamidas são menos potentes do que os análogos 3-(3-fenoxi substituídos) -1-azetidinecarboxamidas no teste do choque eléctrico.
A potência inferior digna de nota dos compostos tendo o substituinte na posição 2 do grupo fenoxi não sugere que a introdução de um átomo de cloro na posição 2 vá aumentar a potência das 3-[4-(trifluorometil) fenoxi]-1-azetidinecarboxamidas. Contudo quando preparadas e testadas, verificou-se que as 3-(2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarboxamidas eram várias vezes tão potentes no teste do choque eléctrico como as 3-(4-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarboxamidas. Os dados farmacológicos são indicados no Quadro 2.
As 3-[2-cloro-4-(trif luorometil) fenoxi]-1-azetidinecarboxamidas são mais potentes no teste do choque eléctrico do que as outras (3-fenoxi dissubstituido)-l-azetidinecarboxamidas tal como é indicado no Quadro 3.
A especificidade de um teste em relação a outro deu uma indicação do tipo de epilepsia que será mais utilmente tratada pelos compostos da Fórmula I.
As drogas anticonvulsivantes que protegem contra as convulsões induzidas pelo pentilenetetrazol são geralmente consideradas como sendo úteis no tratamento das crises epilépticas do tipo ausência e as que protegem contra as convulsões induzidas por estimulação electrica são úteis no tratamento de crises de epilepsia parcial. Assim, não se espera que os compostos das Exemplos 3 e 4 sejam eficazes no tratamento das crises com ausência enquanto que os compostos dos Exemplos 1 e 2 podem ser eficazes contra estas as crises epilépticas assim como contra a crise epiléptica do tipo parcial.
Quadro 1
Dados farmacológicos para 3-(fenoxi monossubstituido)-1-azetidinexarboxamidas
Ex X
9
2- CF3
3- CF3
4- CF3
2- CI
3- Cl
4- 0
R1
X ο-χγΐ
R2
R1 N ^R2 Choque Elêctrico Metrazole
NHCH3 125 0/120
NHCH3 29 90.9
NHCH3 25.7 33
NHCH3 0/56.2 0/100
NHCH3 45.5 37.5/100
NHCH3 23.8 50
(mg/kg IP) ou % protecção/dose (mg/kg IP)
Quadro 2
Dados Farmacológicos para 3-[2-Cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-l-azetidinecarboxamidas
Choque
Eléctrico
Metrazole
Εχ
1 nh2 8.5
2 nhch3 6.4
3 NH(CH2CH = ch2) 9.5
4 N(CH3)2 8.2
Π.5
11.3
12.5/10 0/36
37.5/31.6 0/52
0/100 1ED50 (mg/kg IP) ou % protecção/dose (mg/kg IP)
Quadro 3
Dados Farmacológicos para (3-(fenoxi dissubstituido)-1-azetidinecarboxamidas
Choque
Eléctrico Metrazole
Εχ χ
1 2-CI
2 2-CI
3 2-CI
4 2-CI
11 2-CI
12 2-CI
13 2-CI
14 2-CI
15 2-CI
15 2-CI
17 2-CI
18 2-CI
19 2-F
20 3-CI
4-CF3 nh2 · 8.5 11.5
4-CF3 NHCH3 6.4 11 3
4-CF3 NH(CH2CH = CK2) 9.5 12.5/10
4-CF3 N(CH3)2 8.2 0/36 0/52
•4-CI NH2 0/17.8 0/100 - 31.6
4-CI
4-CI
6-CH3
6-CH3
6-CH3
4- F
5- CF3 5-CF3 4-CI
N(CH3)2
NHCH3 nh2 n(ch3)2 nhch3
NHCH3
NHCH3
NHCH3
NHCK3
100/31.6 0/17.8
100/31.6
18.5
81.5
37.5-62.5/31.6 53
44.5 37.5/56.2
50/100
50/31.6
50/56.2
39.5
40.9
32.8
49.5 lED5Q (mg/kg IP) ou % protecção/dose (mg/kg IP)
MÉTODOS FARMACOLÓGICOS
Choque Eléctrico Máximo
Ratinhos femeas adultos em grupos de oito receberam a droga do teste intraperitonealmente (usualmente 100 mg/kg inicialmente para avaliação) em veículo líquido (10 mg/ml), usualmente solução salina fisiológica ou água, 30 minutos antes do desafio eléctrico. Os animais foram submetidos a desafio
eléctrico colocando electrodos de bronze sobre' as corneas e aplicando um estímulo eléctrico (60 Hz, comprimento de onda 5 m seg., intensidade 34 mA) durante 0,2 segundos por meio de um Grass Stimulator e unidade de corrente constante e um Hunter Timer . A ausência de convulsões tónicas após cessação dos estimulos foi registada como protecção nesse animal. Foi determinado o número de animais protegidos das convulsões tónicas com uma determinada dose de droga de teste. A Εϋ^θ, com limites de confiança e taxa de potência de 95% pode ser avaliada pelo método de J. T. Litchfield and F. Wilcoxon (1949) J. PHARMACOL. EXP. THER. 9£, 99-113.
Desafio Químico com Metrazole (Método de Swinyard)
Grupos de 8 ratinhos fêmas adultos distribuídos ao acaso em grupos de dosagem de acordo com o método de Steel, R.G.D., and Torrie, J.H. (1960) em Principies and Procedures of Statistics, McGraw-Hill Book Company, Inc., pp 99-100, pp 428-31. Cada ratinho foi identificado com um código de cor na sua cauda. Os compostos do teste foram administrados como soluções ou suspensões em 10 ml/kg do peso corporal do rato de metil celulose aquosa a 0,5% no espaço de 15 minutos de preparação da suspensão.
p
Metrazole (pentilenetetrazole) foi preparado como uma solução em solução salina fisiológica. Os ratinhos não foram submetidos a jejum antes do teste. Oito ratinhos foram testados com cada nível de dosagem.
Cada ratinho recebeu uma dose da droga do teste (usualmente 100 mg/kg para avaliação) em metilcelulose aquosa a 0,5% ou o artigo de controlo (0,5% de metilcelulose aquosa isoladamente) intraperitonealmente. O metrazole (80 mg/kg S.C.) foi então administrado numa prega livre de pele na parte posterior do pescoço, 1/2 hora após a administração do composto do teste ou do artigo de controlo. Todas as injecções foram administradas num volume de 10 mg/kg do peso corporal do ratinho. Cada ratinho foi observado durante 30 minutos a seguir à injecção de Metrazol. A incapacidade dos animais para apresentarem uma convulsão de limiar (um único episódio de espasmos clónicos pelo menos com duração de 5 segundos) foi definida como protecção. Os dados anticonvulsivantes foram indicados num quadro como protecção percentual, isto é,
No. Ratinhos Protecridos x 100
No. ratinhos Testados
A ΕΒ,_θ, com limites de confiança de 95% e taxa de potência pode ser avaliada pela analise probit em computador atribuida a Finney, D.J. (1964) Statistical Method in Biological Assay, 2nd Ed., New York. Hefner Publishing Co.
Composição Farmacêutica
As 3-[2-cloro-4-(trifluorometil)fenoxi]-1-azetidinecarboxamidas farmacológicamente activas deste invento são eficazes no tratamento das convulsões epilépticas do tipo ausência e do tipo parcial. As quantidades eficazes destes compostos podem ser administradas a um organismo animal vivo oralmente tal como sob a forma de cápsulas, comprimidos ou elixires, parentéricamente sob a forma de soluções ou suspensões estéreis, intravenosamente sob a forma de soluções estéreis, supositórios, etc. É apenas necessário que o ingrediente activo constitua uma quantidade eficaz, isto é, que seja tal que se obtenha uma dosagem eficaz apropriada consistente com a forma de dosagem utilizada. A dosagem individual exacta assim como as dosagens diárias, serão, evidentemente, determinadas de acordo com princípios médicos padronizados sob a direcção de um médico ou veterinário.
Tendo como base uma comparação com compostos anticonvulsivantes conhecidos, as doses diárias parece variarem de preferência entre cerca de 0,5 e 1,5 miligramas por quilograma de peso corporal no tratamento da epilepsia com ausência (pequeno mal) e entre cerca de 25 e 35 miligramas por quilograma de peso corporal no tratamento da epilepsia parcial (grande mal). Quantidades muito pequenas dos materiais activos do presente invento, mesmo tão baixas como 0,1 miligrama, são eficazes quando ê envolvida uma terapêutica menor. As dosagens unitárias são usualmente de 5 miligramas ou mais e de preferência 25, 50 ou 100 miligramas por dose unitária. Os ingredientes activos do invento podem ser combinados com outros agentes farmacológicamente activos tal como foi préviamente indicado, ou com tampões, antiácidos, etc., para administração e a proporção do agente activo na composição pode variar amplamente.
Cápsulas
São preparadas cápsulas com 5 mg, 25 mg, e 50 mg de ingrediente activo por cápsula; com quantidades mais elevadas do ingrediente pode ser feita uma redução na quantidade de lactose.
Mistura típica para encapsulação Por Cápsula, mo
Ingrediente activo 5,0
Lactose 296,7
Amido 129,0
Estearato de magnésio 4,3
Total
435,0 mg
Misturar uniformemente o ingrediente activo seleccionado com lactose, amido e estearato de magnésio e encapsular a mistura.
Formulações adicionais de cápsulas contêm de preferência uma dose mais elevada de ingrediente activo e são como se segue:
100 mg por
Incrredientes Cápsula
Ingrediente activo 100,0
Lactose 231,5
Amido 99,2
Estearato de magnésio 4,3
Total mg 435,0
250 mg por Cápsula 500 mg por Cápsula
250,0 500,0
126,5 31,1
54,2 13,4
4,3 5,5
435,0 550,0
Comprimidos
Segue-se uma formulação típica para um comprimido contendo 5,0 mg de ingrediente activo por comprimido. A formulação pode ser usada para outras concentrações de ingrediente activo por ajustamento do peso de fosfato de dicálcio.
Ingredientes Por Comprimido, mg
(1) Ingrediente activo 5,0
(2) Amido de milho 13,6
(3) Amido de milho (pasta) 3,4
(4) Lactose 79,2
(5) Fosfato dicálcico 68,0
(6) Estearato de cálcio 0,9
Total 170,1 mg
Misturar uniformemente, 1,2,4 e 5. Preparar 3 como uma pasta a 10 por cento em água. Granular a mistura com a pasta de amido e passar a massa húmida através de um crivo de malha número oito. A granulação húmida é seca e feita passar através de um crivo de malha número doze. Os grânulos secos são misturados com estearato de cálcio e prensados.
Formulações de comprimidos adicionais contêm de preferência uma dosagem mais elevada de ingrediente activo e são como se segue:
Comprimido de 50 mg
Ingredientes Por Comprimido, mg
Ingrediente activo 50,0
Lactose 90,0
Amido de milho 58,0
Estearato de cálcio 2,0
Total
200,0 c?
Misturar uniformemente o ingrediente activo, lactose e amido de milho. A mistura é granulada, usando água como meio de granulação. Os grânulos húmidos são feitos passar através de um crivo de malha oito e secos a 140 a 160 graus Fahrenheit durante a noite. Os grânulos secos são feitos passar através de um crivo de malha número dez e misturados com a quantidade apropriada de estearato de cálcio e esta mistura é então convertida em comprimidos numa prensa para comprimidos apropriada.
Injecção Intravenosa
I Ingredientes Por ml >
1. Ingrediente activo 10,0 mg
2. Solução tampão isotónica pH 4,0 q.s. para 1,0 ml
Processo
Passo 1. Dissolver o ingrediente activo na solução tampão.
Passo 2. Filtrar assépticamente a solução do Passo 1.
passo 3. A solução estéril é agora introduzida assépticamente em ampolas estéreis.
Passo 4. As ampolas são seladas em condições assépticas.
Injecção Intramuscular
Ingredientes Por ml
1. Ingrediente activo 50,0 mg
2. Solução tampão isotónica pH 4,0 q.s. para 5,0 ml
Processo
Passo 1. Dissolver o ingrediente activo na solução tampão.
Passo 2. Filtrar assépticamente a solução do Passo 1.
passo 3. A solução estéril é agora introduzida assépticamente em ampolas estéreis.
Passo 4. As ampolas são seladas em condições assépticas.
Supositórios
Ingredientes
1. Ingrediente activo
2. Polietileno Glicol 1000
3. Polietileno Glicol 4000
Por Sup.
500,0 mg 1.350,o mg
450,0 mg
2.300,0 mg
Processo
Passo 1. Fundir os ingredientes 2 e 3 em conjunto e agitar até uniformidade.
Passo 2. Dissolver 1 na massa fundida do Passo 1 e agitar até uniformidade.
Passo 3. Verter a massa fundida do Passo 2 para moldes de supositórios e deixar arrefecer.
Passo 4. Remover os supositórios dos moldes e embalar.
Várias modificações e equivalentes tornar-se-ão aparentes para os especialistas nesta técnica e podem ser introduzidos nos compostos, métodos e composições do presente invento sem afastamento do seu espírito e âmbito, e deve ser assim
Μ
compreendido que o invento só será limitado pelo âmbito das reivindicações apensas.

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES ia. - Processo para a preparação de um composto tendo a fórmula:
    õVo n-c-n
    Ri SCI
    R2
    1 2 onde R e R , iguais ou diferentes, são seleccionados de entre hidrogénio, C1~C4 alquilo, ou alilo;
    caracterizado por;
    a) se fazer reagir um composto com a fórmula:
    com uma amina de fórmula:
    HN ou
    b) se hidrogenar um composto de fórmula:
    Cr3
    Ολ°
    N -CHÇCgHsh
    Cl para remover o grupo difenilmetilo, seguido de reacção com um apropriado isocianato de alquilo, cloreto de dialquilcarbamilo ou nitroureia.
  2. 2â. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por se preparar o composto 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi]-l-azetidinocarboxamida.
  3. 3â. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por se preparar o composto 3-[2-cloro-
  4. 4-(trifluorometil) fenoxi]-N-metil-l-azetidinocarboxamida.
    43. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por se preparar o composto 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi]-N-(2-propenil)-1-azetidinocarboxamida.
  5. 5â. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por se preparar o composto 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi]-N,N-dimetil-l-azetidinocarboxamida.
  6. 6§. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica para o tratamento de convulsões em animais de sangue quente, caracterizado por se incluir na referida composição:
    a. uma quantidade terapêuticamente eficaz de um composto da fórmula:
    onde R e R , iguais ou diferentes, são seleccionados de entre 1 hidrogénio, C^-C^ alquilo, ou alilo; e t>. um veículo farmaceuticamente aceitável.
  7. 7a. - Método para o tratamento de um animal de sangue quente, de modo a atingir um efeito anticonvulsivo, caracterizado por compreender a administração ao referido animal de uma quantidade terapeuticamente eficaz de um composto tendo a fórmula:
    /
    12..
    onde R e R , iguais ou diferentes, são seleccionados de entre hidrogénio, C1~C4 alquilo ou alilo; sendo a gama de dosagem de composto activo de desde cerca de 0,1 a cerca de 35 mg por quilograma de peso corporal por dia.
    ί
  8. 8â. - Método de acordo com a Reivindicação 7, caracterizado por o composto utilizado ser 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi]-1-azetidinocarboxamida.
  9. 9a. - Método de acordo com a Reivindicação 7, caracterizado por o composto utilizado ser 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenóxi]-N-metil-l-azetidinocarboxamida.
  10. 10a. - Método de acordo com a Reivindicação 7, caracterizado por o composto utilizado ser 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi]-N-(2-propenil)-1-azetidinocarboxamida.
  11. 11a. - Método de acordo com a Reivindicação 7, caracterizado por o composto utilizado ser 3-[2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi]-N,N-dimetil-l-azetidinocarboxamida.
PT99646A 1990-12-07 1991-11-29 Processo para a preparacao de {2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi}-1-azetidinocarboxamidas PT99646B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/623,517 US5095014A (en) 1990-12-07 1990-12-07 3-(2-chloro-4-(trifluoromethyl)phenoxy)-1-azetidine carboxamides having anticonvulsant activity

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99646A PT99646A (pt) 1992-10-30
PT99646B true PT99646B (pt) 1999-05-31

Family

ID=24498384

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99646A PT99646B (pt) 1990-12-07 1991-11-29 Processo para a preparacao de {2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi}-1-azetidinocarboxamidas

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5095014A (pt)
EP (1) EP0560905B1 (pt)
JP (1) JPH06503324A (pt)
AT (1) ATE113034T1 (pt)
AU (1) AU9084091A (pt)
CA (1) CA2097835A1 (pt)
DE (1) DE69104731T2 (pt)
DK (1) DK0560905T3 (pt)
ES (1) ES2061336T3 (pt)
IE (1) IE65423B1 (pt)
MX (1) MX9102326A (pt)
NZ (1) NZ240882A (pt)
PT (1) PT99646B (pt)
WO (1) WO1992010474A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9917386D0 (en) * 1999-07-23 1999-09-22 Cerebrus Ltd Chemical compounds-II
AR041786A1 (es) * 2002-03-15 2005-06-01 Novartis Ag Derivados de azetidina como antagonistas del receptor ccr-3, un proceso para su preparacion, una composicion farmaceutica y el uso de dichos derivados para la elaboracion de un medicamento

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4226861A (en) * 1978-04-18 1980-10-07 A. H. Robins Company, Inc. N-Lower-alkyl 3-phenoxy-1-azetidinecarboxamides
US4571393A (en) * 1982-08-19 1986-02-18 A. H. Robins Company, Incorporated 3-Phenoxy-1-azetidinecarboxamides
US4956359A (en) * 1985-02-28 1990-09-11 A. H. Robins Company, Inc. 3-aryloxy and 3-arylthioazetidinecarboxamides as anticonvulsants and antiepileptics
FI87559C (fi) * 1985-02-28 1993-01-25 Robins Co Inc A H Foerfarande foer framstaellning av aktiva 3-fenyloxiazetidinkarboxamider

Also Published As

Publication number Publication date
NZ240882A (en) 1993-02-25
WO1992010474A1 (en) 1992-06-25
IE65423B1 (en) 1995-10-18
JPH06503324A (ja) 1994-04-14
PT99646A (pt) 1992-10-30
DE69104731T2 (de) 1995-02-16
DE69104731D1 (de) 1994-11-24
US5095014A (en) 1992-03-10
ES2061336T3 (es) 1994-12-01
AU9084091A (en) 1992-07-08
EP0560905B1 (en) 1994-10-19
MX174645B (pt) 1994-05-30
ATE113034T1 (de) 1994-11-15
CA2097835A1 (en) 1992-06-08
DK0560905T3 (da) 1995-04-18
EP0560905A1 (en) 1993-09-22
MX9102326A (es) 1992-06-01
IE914169A1 (en) 1992-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE2017255A1 (de) 1-substituierte-3-Pheny!pyrrolidine und Verfahren zu deren Herstellung
CA1161853A (en) N-lower-alkyl 3-phenoxy-1-azetidine-carboxamides
BR112019024488A2 (pt) inibidores de pirazol magl
DE3047142A1 (de) Basische 1,7,7-trimethylbicyclo(2,2,1)heptylaether, verfahren zur herstellung derselben und diese enthaltende arzneimittel
US4505907A (en) N-Formyl and N-hydroxymethyl-3-phenoxy-1-azetidinecarboxamides
EP0136274B1 (en) 1-piperazine carboxamide derivatives, their preparation and their use in pharmaceutical compositions
KR900001210B1 (ko) 3-페녹시-1-아제티딘 카복사마이드의 제조방법
EP1577294A4 (en) S-SUBSTITUTED N-1- (HETERO) ARYL ALKYL-N - (HETERO) ARYL ALKYLYSOTHIOCARBAMIDES, THE PREPARATION METHODS, PHYSIOLOGICALLY ACTIVE S-SUBSTITUTED N-1- (HETERO) ARYL ALKYL-N - (HETERO) ARYL ALKYLYSOTHIOCARBAMIDES, PHARMACEUTICAL COMPOUNDS, AND SURGICAL PROCEDURES
EP1224163B1 (en) Use of carbonylamino derivatives against cns disorders
PT99646B (pt) Processo para a preparacao de {2-cloro-4-(trifluorometil) fenoxi}-1-azetidinocarboxamidas
EP0194112B1 (en) 3-aryl-oxyazetidinecarboxamides having anti-muscle tension, anti-muscle spasticity, anticonvulsant and antiepilectic activity
FR2461699A1 (fr) Nouveaux derives de type methylene-3 azetidine utiles comme medicaments et compositions therapeutiques les contenant
DE10208986A1 (de) Verwendung substituierter 3-Phenyl-5-alkoxi-1,3,4-oxdiazol-2-one zur Herstellung von Arzneimitteln mit hemmender Wirkung an der pankreatischen Lipase
US3110728A (en) Nu-phenylacetyl-n'-acylureas
JPH0699306B2 (ja) 抗けいれん剤および抗てんかん剤としての3‐アリルオキシアゼチジンカルボキサミド
US3951985A (en) Lactams and process for their manufacture
US6831078B1 (en) Azetidinecarboxamide derivatives for treating CNS disorders
US3161680A (en) Nu-alkyl-nu-benzyl-beta-thiopropionamides
DE69916663T2 (de) Tetrahydroisochinolinalkanol-derivate und diese enthaltende pharmazeutische zubereitungen
CA1169870A (en) 3-phenoxy-1-azetidines
US4452809A (en) Trans-4-(2-chlorophenoxy)-1-ethyl-3-pyrrolidinol and anti-depressant use thereof
US4067985A (en) Lactum drug compositions
JPS648620B2 (pt)
JPH0395173A (ja) 抗てんかん剤としての5―フェニル―2―フランエステルおよびアミドの用途
AT392783B (de) Neue n-substituierte 3-piperidin- oder 3-tetrahydropyridincarbonsaeuren und derivate

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920703

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990209

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000831