PT99372B - Dispositivo de extincao e prevencao de incendios - Google Patents

Dispositivo de extincao e prevencao de incendios Download PDF

Info

Publication number
PT99372B
PT99372B PT99372A PT9937291A PT99372B PT 99372 B PT99372 B PT 99372B PT 99372 A PT99372 A PT 99372A PT 9937291 A PT9937291 A PT 9937291A PT 99372 B PT99372 B PT 99372B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
wick
extinguishing
ears
explosive charge
Prior art date
Application number
PT99372A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99372A (pt
Original Assignee
Benigno Garcia Calvo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Benigno Garcia Calvo filed Critical Benigno Garcia Calvo
Publication of PT99372A publication Critical patent/PT99372A/pt
Publication of PT99372B publication Critical patent/PT99372B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C35/00Permanently-installed equipment
    • A62C35/02Permanently-installed equipment with containers for delivering the extinguishing substance
    • A62C35/08Containers destroyed or opened by bursting charge

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
  • Pressure Vessels And Lids Thereof (AREA)

Description

OBJECTO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um dispositivo para a extinção e prevenção de incêndios, apresentando uma série de características relevantes em relação aos dispositivos actualmente usados para a mesma finalidade.
dispositivo actua automaticamente em contacto com o fogo, provocando a explosão e a desintegração do dispositivo e por consequência a expansão do produto de extinção, em geral líquido ou em po, de qualquer produto ignífugo, ou produto físico ou químico para sufocar o fogo, que se encontra naturalmente alojado no interior do dispositivo.
produto de extinção de incêndios não se encontra, vantajosamente, sob pressão no interior do dispositivo, o que define uma característica de segurança no estado de carga do extintor, não sendo necessária portanto a verificação periódica. Em determinadas circunstâncias poderia manter-se o recipiente sob pressão. A força impulsora que provoca a ejecção do produto de extinção é produzida na combustão de uma carga explosiva, situada no interior do recipiente e que se encontra isolada do produto de extinção.
A explosão pode ser originada por aumento de temperatura, por um dispositivo de captaçao de fumos, por contacto ou proximidade da chama ou ainda por qualquer outro processo conhecido de detecção por intermédio dos elementos detectores correspondentes .
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Actualmente são utilizados dispositivos de extinção de incêndios do tipo designado por extintores, no qual o produto de extinção estã sob pressão no interior do recipiente contentor, de modo que o produto saia para o exterior quando se actua manualmente no dispositivo de válvulas que se encontra localizado na cabeça do recipiente.
Com este dispositivo conhecido, faz-se a verificação periódica necessária do estado da carga do extintor, de modo que se isso não for feito com uma certa frequência, pode suceder que em determinadas ocasiões, e quando for necessária a sua utilização, a pressão seja inferior à necessária e o dispositivo seja ineficaz.
requerente registou um outro dispositivo de efeito análogo, mais concretamente a invenção Ne P-8703285, na qual o recipiente contentor é de estrutura complexa e não apresenta as características da presente invenção.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Em linhas gerais, o dispositivo de extinção e prevenção
de incêndios segundo a presente invenção inclui um recipiente de material ignífugo, para que não seja destruído antes da explosão, podendo também ser de plástico com uma liga deste material ignífugo. A carga explosiva está contida na zona central do interior do recipiente, ficando isolada do produto de extinção e imobilizada no seu alojamento por qualquer meio conhecido. A boca de carga do recipiente fica obturada por um tampão, prevendo-se ainda um tampão de precinta para evitar a entrada de humidade durante o tempo de armazenamento; uma vez que se destrua este tampão de precinta inclusivamente o meio ambiente chega a humedecer a carga explosiva, inutilizando o dispositivo.
Prevê-se uma mecha que circunda o recipiente e chega até à carga explosiva, passando esta mecha por uma série de orelhas perfuradas previstas na periferia do recipiente. Por estas orelhas passa também um elemento de suspensão do recipiente, tal como uma corda de fibras de vidro, amianto ou outro material incombustível, para formar uma espécie de asa e poder pendurar-se nas árvores.
Esta corda de suspensão que passa na proximidade da mecha define também um elemento protector desta, visto ter um diâmetro sensivelmente maior. Qualquer impacto que se verifique no transporte e que pudesse danificar a mecha, é absorvido pela corda de suspensão.
Uma característica especial que deriva da estrutura do recipiente contentor do produto de extinção e da carga explosiva e que deriva precisamente da existência das referidas orelhas,
-4é determinada pelo facto de a mecha ficar apertada quando atravessa as orelhas, o que produz detonações de prevenção ou aviso da explosão iminente da carga.
Prevê-se além disso a existência de uma fita periférica que contém líquido ou pó que origina um invólucro inerte à combustão, com inibição da reacção em cadeia. É o caso por exemplo dos hidrocarbonetos halogenados saturados, que são muito eficazes quando são necessários agentes extintores nao condutores da electricidade, ou quando a relação entre o peso e a eficácia seja um factor importante.
No interior do recipiente e a seguir ao explosivo, pode também introduzir-se um pó de sinalização, ou fogo de Bengala, que indique o lugar da explosão, ou formar uma nuvem de fumo ou por qualquer outro indício.
Para facilitar a compreensão das características da presente invenção e fazendo parte integrante da presente memória descritiva, esta ê acompanhada por um desenho anexo que representa, com carácter ilustrativo e não limitativo, o objecto da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DO DESENHO
A figura única ê uma vista em planta, com um quadrante em corte, do dispositivo de extinção e prevenção de incêndios segundo a presente invenção.
Ç'
DESCRIÇÃO DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
Com referência à figura, pode ver-se que o dispositivo de extinção e prevenção de incêndios segundo a presente invenção ê constituído por um recipiente (1) com a forma geral cilíndrica, com uma boca larga provida de um gargalo (2) num ponto da sua superfície lateral.
Na periferia lateral há orelhas (3), cada uma delas dotada com dois orifícios (4).
interior do recipiente é ocupado pelo produto de extinção. Pela boca de carga do recipiente (1) introduz-se posteriormente a carga explosiva (5), alojada no tubo (6), sendo a referida boca enroscada no gargalo (2), como se vê claramente na parte da figura em corte.
A carga explosiva ocupa a zona central do recipiente a fim de, no momento em que se origina a explosão, haver uma melhor distribuição de cargas que lancem o produto de extinção uniformemente no raio de acção estipulado, depois da destruição do recipiente (1).
A carga explosiva (5) está em comunicação directa com a mecha (7) que emerge para o exterior e que se situa na periferia exterior do recipiente (1), passando pelos orifícios (4) das orelhas (3).
Para impedir que a mecha (7) possa deteriorar-se ou mesmo partir-se em consequência de choque durante a manipulação, ou durante o transporte e o armazenamento, há um dispositivo de ft protecção da mesma, definido por uma corda (8) que segue o mesmo trajecto periférico da mecha (7), passando portanto pelos pares de orifícios (4) das orelhas (3). Esta corda (8) é utilizada para a suspensão do dispositivo de uma árvore ou similar, na linha prevista por exemplo como prevenção de incêndios.
diâmetro da corda (8) ê sensivelmente maior do que o da mecha (7) e portanto qualquer choque que pudesse danificar a mecha (7) é sofrido pela corda (8).
Como se vê na figura, o recipiente (1) está ainda provi| do de uma segunda tampa (9), com funções de precinta contra a humidade.
A mecha (7), quando entra e sai pelos dois furos (4) de cada uma das orelhas (3), fica apertada, originando-se durante a combustão detonações ao passar por essas zonas apertadas, avisando da explosão iminente da carga e actuando portanto como medida de segurança.

Claims (8)

REIVINDICAÇÕES
1.- Dispositivo de extinção e prevenção de incêndios, do tipo constituído por um recipiente que contêm o pro duto de extinção, que normalmente não está- submetido a pressão ou estã em determinadas circunstâncias, e saindo para o exterior quando se activar automaticamente um dispositivo im pulsor contido no recipiente e. que é comandado por um elemen to sensor de calor ou dispositivo de impacto, ou se a mecha, que emerge do recipiente entrar em contacto com a chama, caracterizado por ser constituído por um recipiente (1) de plástico com liga de material ignífugo, em cujo interior fica situado o produto de extinção e uma carga explosiva (5), isolada e imobilizada na zona central e em comunicação com uma
-8mecha que tem acesso pela boca de carga do recipiente, sendo esta última definida por um gargalo (2) susceptível de ser obturado com um tampão, tendo-se previsto que a periferia do recipiente (1) apresente orelhas (3) providas de dois orifícios (4) , pelas quais se faz passar a mecha (7) e uma corda (8) de material incombustível que define os meios de suspensão do recipiente (1) para a formação da linha que actua como corta-fogos.
2. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a corda (8) de suspensão ter um diâmetro maior do que o da mecha (7), para definir meios de protecção desta em caso de choques.
3. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mecha (7) ficar apertada em cada, uma das orelhas (3), visto passar pelos referidos orifícios (4) da mesma, produzindo-se assim detonações de aviso da explosão imediata da carga, i medida que a mecha (7) se vai queimando.
4. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a boca de carga do recipiente incluir um segundo tampão de percinta (9) anti-humidade e que, uma vez destruí do é inutilizado pela própria humidade do ambiente.
5.- Dispositivo de acordo com as reivindicações ante- riores, caracterizado por o recipiente (1) incluir além disso uma fita periférica exterior ou interior, contendo líquido ou põ que origina um produto inerte ã combustão, com inibição da reacção em cadeia
6.- Dispositivo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o alojamento para a carga explosiva (5) incluir também um pó de sinalização, ou bengala, que ao funcionar o dispositivo sai para o exterior para sinalizar o lo cal da explosão.
7.- Dispositivo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a carga explosiva (5) estar situada no fundo de um tubo (6) ligeiramente cónico, introduzido na boca do recipiente (1) e em disposição radial, por estar provido de um colar enroscado no gargalo (2) do recipiente (!) .
© Agente Oficial da Propriedade Indusw»
-10RESUMO
DISPOSITIVO DE EXTINÇÃO E PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
à invenção refere-se a um dispositivo de extinção e prevenção de incêndios que consiste num recipiente (1) que con tém o produto de extinção e uma carga explosiva (5).v em comuni cação directa com uma mecha (7) que emerge para o exterior do recipiente e que o circunda, introduzida numa* série de orelhas periféricas (3) do próprio recipiente (1).
Cada uma destas orelhas (3) possui dois orifícios· (4) , pelos quais· se faz passar a mecha (7), hem como uma. corda.
(8) de material, incombustível e com uma secção maior do que a da mecha (7) . Essa corda (8) define os meios de suspensão do dispositivo para a formação de uma linha de corta-fogos, actuando também como meio de. protecção da mecha (7) no caso de choquesA mecha (7) que fica apertada em cada uma das orelhas (3) origina detonações de aviso da explosão eminente da carga (5) , à medida que se vai queimando a mecha (7) .
PT99372A 1990-10-30 1991-10-29 Dispositivo de extincao e prevencao de incendios PT99372B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9002749A ES2026393A6 (es) 1990-10-30 1990-10-30 Dispositivo de extincion y prevencion de incendios.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99372A PT99372A (pt) 1994-01-31
PT99372B true PT99372B (pt) 1999-02-26

Family

ID=8269386

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99372A PT99372B (pt) 1990-10-30 1991-10-29 Dispositivo de extincao e prevencao de incendios

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0483901B1 (pt)
AT (1) ATE128631T1 (pt)
DE (1) DE69113573T2 (pt)
ES (2) ES2026393A6 (pt)
GR (1) GR3018528T3 (pt)
PT (1) PT99372B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2079321B1 (es) * 1994-06-03 1996-09-16 Valtan S L Sistema para la extincion de incendios forestales.
ES2111443B1 (es) * 1994-07-27 1999-01-16 Alaveses Explosivos Sistema para la lucha contra incendios forestales.
DE10247158A1 (de) * 2002-10-09 2004-04-22 Pohler, Carl, Dipl.-Ing. Löschvorrichtung
PL1757333T3 (pl) * 2005-02-24 2011-06-30 Hernandez Reina Jose Antonio Przyrząd do tłumienia ognia w budynku
ES2279684B1 (es) * 2005-05-30 2008-10-01 Adolfo Delgado Gutierrez Extintor de explosion.
EP1878471A1 (en) * 2006-07-13 2008-01-16 Gerardus Johannes Antonius Wilhelmus Kommers Fire protection system
WO2008009754A1 (es) * 2006-07-19 2008-01-24 Adolfo Delgado Gutierrez Extintor de explosión
WO2008098950A2 (en) * 2007-02-13 2008-08-21 Komvoort Innovatie B.V. Fire protection system and method of manufacturing this
EP1958669A1 (en) * 2007-02-13 2008-08-20 Komvoort B.V. Fire protection system
WO2010128171A1 (es) * 2009-05-08 2010-11-11 Iglesias Quesada Juan Jose Multiextintor instantáneo
CN101623544B (zh) * 2009-07-28 2012-07-04 安徽成威消防科技有限公司 一种灭火装置及其密封方法
DE202011003933U1 (de) * 2011-03-14 2011-10-24 Silvia Schmidt Löschbehälter
CN102921133A (zh) * 2011-08-10 2013-02-13 埃波托斯(上海)消防装备有限公司 干粉灭火方法
CN102728021A (zh) * 2012-07-19 2012-10-17 浏阳市嘉鑫花炮科技开发有限公司 一种焰感式自动灭火装置
RU2630204C1 (ru) * 2016-11-08 2017-09-05 Владимир Александрович Парамошко Способ взрывного безводного пожаротушения силами граждан, находящихся в помещении, где возник пожар

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1348480A (en) * 1920-02-16 1920-08-03 Charter Arlington Automatically-operated fire-extinguisher
US1482522A (en) * 1921-11-12 1924-02-05 William N Moeriss Fire extinguishers
US2723722A (en) * 1954-01-25 1955-11-15 Hicks Marcus Troy Automatic fire extinguisher
US4285403A (en) * 1979-11-09 1981-08-25 Poland Cedric M Explosive fire extinguisher
US4964469A (en) * 1988-05-18 1990-10-23 Smith Wayne D Device for broadcasting dry material by explosive force

Also Published As

Publication number Publication date
EP0483901B1 (en) 1995-10-04
PT99372A (pt) 1994-01-31
DE69113573T2 (de) 1996-06-05
EP0483901A1 (en) 1992-05-06
ATE128631T1 (de) 1995-10-15
DE69113573D1 (de) 1995-11-09
GR3018528T3 (en) 1996-03-31
ES2026393A6 (es) 1992-04-16
ES2122946A6 (es) 1998-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT99372B (pt) Dispositivo de extincao e prevencao de incendios
US4285403A (en) Explosive fire extinguisher
US3980139A (en) Fire extinguishing bomb for putting out fires
US10478648B2 (en) Fire suppression apparatus and method for flammable liquid storage tank rim seal gap area
US2349980A (en) Forest fire extinguisher
CA2777763C (en) Flame mitigation device and system
GB2187951A (en) Sprinkler
KR101719492B1 (ko) 열감응 자동 소화 장치
US1903348A (en) Aerial bomb
US1489703A (en) Automatic fire extinguisher
US4709763A (en) Self-activating fire extinguisher
KR20130052881A (ko) 소방용 수류탄
US1838655A (en) Fire extinguisher
CN201719729U (zh) 灭火器
US2073416A (en) Fire extinguishing grenade
US4830114A (en) Self-activating fire extinguisher
CN215195166U (zh) 一种具有延时功能的灭火装置
SU814362A1 (ru) Огнетушитель
US764763A (en) Fire-extinguisher.
WO2020014757A1 (pt) Esfera corta-fogo
BR202018070757Y1 (pt) Bola extintora de proteção e combate contra incêndio
AU727439B2 (en) Trigger for flame front extinguishing
RU190725U1 (ru) Противопожарное устройство
CN213941969U (zh) 自动灭火装置
RU2146544C1 (ru) Способ тушения верховых и наземных лесных пожаров и устройство для его осуществления

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930701

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981103

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030531