PT98819A - Sistema de seguranca para veiculos - Google Patents

Sistema de seguranca para veiculos Download PDF

Info

Publication number
PT98819A
PT98819A PT98819A PT9881991A PT98819A PT 98819 A PT98819 A PT 98819A PT 98819 A PT98819 A PT 98819A PT 9881991 A PT9881991 A PT 9881991A PT 98819 A PT98819 A PT 98819A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicle
alarm
infrared
remote
circuit
Prior art date
Application number
PT98819A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexander William Duncan
Trevor Stewart Garlick
Ernest John Wilcox
Original Assignee
Gec Ferranti Defence Syst
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gec Ferranti Defence Syst filed Critical Gec Ferranti Defence Syst
Publication of PT98819A publication Critical patent/PT98819A/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V3/00Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation
    • G01V3/08Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation operating with magnetic or electric fields produced or modified by objects or geological structures or by detecting devices

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geology (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Emergency Alarm Devices (AREA)

Description

i
A presente invenção refere-se a um sistema de segurança para veículos, sendo tal sistema aplicável para detectar quando uma bomba ou outro dispositivo está fixado num veículo por meio de um dispositivo magnético relativamente forte.
Até à presente data não surgiu ainda uma maneira barata e apropriada para detectar objectos tais como bombas, fixados à parte inferior de um veículo por meio de um dispositivo magnético.
J A presente invenção apresenta um sistema de segurança para veículos para detectar quando tais bombas foram fixadas num veículo, sistema este que é de baixo custo e extremamente seguro . 0 sistema tem de estar apto a detectar quando uma bomba está fixada no veículo sem ser necessário abrir as portas, a capota, o porta-bagagens dos veículos, uma baixa taxa de alarmes falsos e ser substancialmente imune a causas exteriores não relevantes, tais como outros veículos que passem, peões, rádios e outros dispositivos electrónicos susceptíveis de provocar um falso alarme.
De acordo com a presente invenção o sistema de segurança para veículos caracteriza-se pelo facto de compreender um primeiro e um segundo circuitos condutores para fixação num veículo, em relacção substancialmente paralela com uma folga entre eles, sendo cada circuito ligado a um primeiro amplifica-)· dor associado, meios de amplificador diferencial para combinar as saídas dos referidos primeiros amplificadores, meios operacionais em resposta a uma saída dos mencionados meios de amplificador diferencial de qualidade para produzir um sinal de alarme quando um campo magnético se desloca através da folga entre os referidos circuitos condutores, e meios de interrogação remotos para emitir um alarme a ser produzido no caso da existência do referido sinal de condição do alarme.
Ao realizar-se a presente invenção, o sistema de segurança para veículos pode ser dotado com um dispositivo de detec-ção de início, operável na saída dos referidos meios de amplificador diferencial e meios de trinco ajustados para uma condição de alarme quando se ultrapassar o limiar dos referidos meios de detecção de início.
J
Pode-se dotar apropriadamente o sistema de segurança para veículos com um gerador de alarme e com meios de comutação que actuam pelos referidos meios de interrogação remota para provocarem a activação do gerador de alarme em dependência da existência da condição de alarme dos referidos meios de trinr* co.
Poder-se-á providenciar que os referidos meios de interrogação de controlo a distância incluam uma ligação de controlo a distância de infravermelhos, como por exemplo uma ligação de uma via, em cujo caso a citada ligação de infravermelhos poderá compreender um receptor de infravermelhos associado com os referidos meios de comutação, e um transmissor de infravermelhos de controlo a distância para activar os citados meios de comutação. 0 transmissor de infravermelhos de controlo a distância pode estar apropriadamente contido dentro do circuito de ignição com a chave do veículo. A presente invenção apresenta a vantagem de proporcionar os meios, pelos quais um campo magnético de um dispositivo magnético utilizado para fixar uma bomba num veículo é detec-tado logo que a bomba é colocada, sendo o sistema barato e
eficaz . forma de realização exem-em referência aos desenhos
Descrever-se-á seguidamente uma plificativa da presente invenção, em anexo, em que : A Figura 1 é um diagrama esquemático em bloco de um sistema de segurança para veículos de acordo com a presente invenção ; a Figura 2 ilustra os respectivos sinais de saída provenientes dos amplificadores ilustrados na Figura 1, e o sinal associado equivalente que lhe pertence em condições normais, e a Figura 3 mostra os sinais de saída dos referidos amplificadores e o sinal associado equivalente que lhe pertence quando se gera uma condução anormal de "ALARME".
Na Figura 1 ilustra-se um sistema de segurança para veículos em que se vêm dois circuitos condutores (A e B) montados na parte inferior de um veículo (C) e que se encontram em redor e na proximidade da periferia do veículo (C) em relac-ção paralela com uma folga (D) existente entre os referidos circuitos. 0 circuito condutor (A) está ligado às entradas de um primeiro amplificador respectivo (1) e o circuito (B) está ligado às entradas de um outro primeiro amplificador respectivo (2). Os sinais de saída dos amplificadores (1 , 2) estão ligados às entradas respectivas de um amplificador diferenciei (3), cuja saída está ligada a um detector de liniar (4) e, deste modo, a um circuito de trinco (5).
de trinco (5) comutação (6), a de um alarme A saída médio de um poderá apres do circuito circuito de entar a form está ligada, a um alarme visual e/ou por inter-(7) o qual audível.
0 circuito de comutação (6) é accionado por controlo à distância a partir do veículo (6) por meio de uma ligação remota que inclui um transmissor de infravermelhos (8) possuindo uma antena (9), podendo ambos formar uma unidade integral ou podendo estar contidos, por exemplo, dentro do circuito de ignição com a chave do veículo (10), e um receptor de um infravermelhos (11) provido de uma antena (12) que é transportada pelo veículo (C) e que está ligada ao circuito de comutação (6 ) . A função do sistema de segurança para veículos que têm vindo a ser descrita em referência à Fig.l, é detectar quando é que um campo magnético se deslocou na proximidade da folga (D) entre os circuitos (A) e (B). Tal campo magnético pode ser originado, por exemplo, pelo magnetismo de uma bomba de veículos que esteja fixada na parte inferior do veículo (C). Quando se detectar um tal campo magnético, o trinco (5) é ajustado para um sinal da condição de alarme. Quando o condutor do veículo regressa ao veículo, o circuito de ignição com chave (12) é accionado para activar o transmissor de infravermelhos (8) que transmite para o receptor de infravermelhos (11) no veículo (C) e que fecha o circuito de comutação (6), de maneira a que o sinal da condição de alarme memorizado no trinco (5) seja aplicado ao alarme (7) para estabelecer um alarme visual e/ou audível que alerta o condutor para o facto do veículo foi carregado com uma carga explosiva.
A detecção do campo magnético que se desloca efectua-se da seguinte maneira:
As tensões induzidas nos circuitos (A) e (B) são determinadas por: V _dÇf_ . n dt
em que d$S é igual ao grau de alteração da unidade de fluxo dt magnético (Webers) e n é igual ao número de enrolamentos.
Em condições normais, isto é, na ausência de qualquer campo magnético que se desloque na proximidade dos circuitos condutores (A) e (B), os sinais de saída gerados a partir dos primeiros amplificadores (1 , 2) são como se mostra em CH^ e CH^ da Figura 2. 0 amplificador diferencial (3) (Figura 1) soma estes dois sinais para gerar um sinal composto (ADD), como se vê na Figura 2. Este sinal é substancialmente constante e encontra-se a um nível que é inferior ao nível do dispositivo de detecção de início (4) da Figura 1, de modo que o trinco (5) não actua.
Na Figura 3 os sinais de saída (CH^ e CH^) dos primeiros amplificadores (1 e 2), respectivamente, são mostrados como quando um campo magnético se deslocou perto da folga (D) entre os circuitos (A) e (B). 0 amplificador diferencial (3) combi-
na estes dois sinais para originar o sinal (ADD). Este sinal quando se apresenta na forma ilustrada na Figura 3 indica que se detectou um campo magnético que se desloca e, por conseguinte, que um dispositivo semelhante a um dispositivo magnético de bomba foi fixado no veículo. 0 sinal de saída (ADD) do amplificador diferencial (3) da Figura 1, que depende da diferença de fases entre as tensões induzidas nos circuitos (A) e (B), está ajustado para exceder o limiar do dispositivo de detecção (4) da Figura 1, o qual vai por conseguinte ajustar o trinco (5) para a sua função de alarme. Esta função de alarme é subsequentemente interrogada pelo condutor do veículo quando o circuito de ignição com chave (10) (Figura 1) é accionado para fechar o circuito de comutação (6) e accionar o alarme (7). A utilização de uma ligação com controlo à distância de infravermelhos possibilita interrogar o dispositivo de detecção do limiar sem ser necessário que o condutor/proprietário do veículo tenha que abrir as portas, a capota ou o porta-bagagens do veículo ou doutro modo inspeccioná-lo para verificar o sistema de detecção. A descrição anterior foi apresentada como uma forma de realização exemplificativa da presente invenção e os entendidos desta matéria deverão apreciar que há variações possíveis de realizar dentro do âmbito da presente invenção. Por exemplo, embora no sistema de segurança para veículos que foi descrito se tenha utilizado uma ligação de controlo à distância de uma via, poder-se-ia utilizar uma ligação de duas vias, o que possibilitaria gerar-se um sinal de alarme no circuito de ignição com a chave do veículo (10) adicionalmente, ou como alternativa, o alarme (7).
Pode-se igualmente utilizar qualquer outra forma adequada de ligação de controlo à distância, embora se tenha sugerido usar uma ligação de controlo à distância de infravermelhos.
Considerou-se a hipótese de se ligar a saída do trinco (5) a sistemas de Alarme /segurança actuáveis por controlo ã distância que são correntemente utilizados para efectuar a segurança em veículos, proporcionando deste modo segurança quer no exterior quer no interior do veículo.
J i

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES; la. Sistema de segurança para veículos, caracterizado pelo facto de compreender um primeiro e um segundo circuitos condutores para fixação num veículo, em relação substancialmente paralela, com uma folga entre eles, sendo cada circuito ligado a um primeiro amplificador associado, meios de amplificador diferencial para combinar as saídas dos referidos primeiros amplificadores, meios operáveis em resposta a uma saída dos mencionados meios de amplificador diferencial para produzir um sinal de condição do alarme quando se desloca um campo magnético através da folga entre os referidos circuitos condutores e meios de interrogação remotos para emitir um alarme a ser produzido no caso da existência do referido sinal de condição do alarme. 2a. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender um dispositivo de detecção do limiar, operável na saída dos referidos meios de amplificador diferencial e meios de trinco ajustados para uma condição de alarme quando se ultrapassa o limiar dos referidos meios de detecção do limiar. 3a. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de compreender um gerador de alarme e meios de comutação actuáveis pelos referidos meios de interrogação remota para provocarem a activação do gerador de alarme eir dependência da existência da condição de alarme dos referidos meios de trinco.
    4a. Sistema de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de os citados meios de interrogação incluirem uma ligação remota de infravermelho. 5a. Sistema de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de a citada ligação de infravermelho ser uma ligação de uma via. 6a. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a citada ligação de infravermelho compreender um receptor de infravermelho associado com os referidos meios de comutação e um transmissor de infravermelho remoto para activar os citados meios de comutação. 7a. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de o referido transmissor de infravermelho estar contido dentro do circuito do circuito de ignição com chave veículo. Lisboa,29 de Agosto de 1991 0 Agente Oficial da Propriedade Industrial
    AMÉRICO DA SILVA CARVALHO Agente Oficial ds Propriedade Industrial Rua Marquês de Fronteira, N.° 127-2.° 1000 LISBOA
PT98819A 1990-08-31 1991-08-29 Sistema de seguranca para veiculos PT98819A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB909019013A GB9019013D0 (en) 1990-08-31 1990-08-31 A moving magnetic field detector

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98819A true PT98819A (pt) 1993-09-30

Family

ID=10681437

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98819A PT98819A (pt) 1990-08-31 1991-08-29 Sistema de seguranca para veiculos

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP0498865A1 (pt)
JP (1) JPH05502106A (pt)
CN (1) CN1061189A (pt)
BR (1) BR9105887A (pt)
CA (1) CA2067730A1 (pt)
GB (2) GB9019013D0 (pt)
IE (1) IE913062A1 (pt)
IL (1) IL99235A0 (pt)
MX (1) MX9100880A (pt)
PT (1) PT98819A (pt)
WO (1) WO1992004645A1 (pt)
ZA (1) ZA916596B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2320348A (en) * 1996-12-10 1998-06-17 Robert Iain Doig Vehicle booby trap detector
ES2196954B1 (es) * 2001-05-18 2005-11-01 Pedro Garcia Perez Detector de manipulaciones en automoviles.
ES2222784A1 (es) * 2002-10-17 2005-02-01 Proyectos Y Tecnologia Sallen, S.L. Sistema para la deteccion de cargas.
GB0317827D0 (en) * 2003-07-30 2003-09-03 Pw Allen & Company Ltd Inspection/detection device particularly for use under a vehicle

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2519094A (en) * 1945-10-30 1950-08-15 Lundberg Explorations Ltd Apparatus for detecting magnetic disturbances
US3919704A (en) * 1972-12-04 1975-11-11 Check Mate Systems Inc System and method for detecting unauthorized removal of goods from protected premises, and magnet detecting apparatus suitable for use therein
US4603295A (en) * 1982-07-15 1986-07-29 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Two-headed DC magnetic target proximity sensor
US4639674A (en) * 1983-04-11 1987-01-27 Schonstedt Instrument Company Apparatus and method employing extraneous field compensation for locating current-carrying objects
GB2226636B (en) * 1988-12-05 1993-01-27 Plessey Co Plc Apparatus for sensing the movement of a local magnetic object.
DE3916500A1 (de) * 1989-05-20 1990-11-22 Eberhard Zech Verfahren zur ermittlung des bewegungsablaufes eines gegenstandes, insbesondere eines gegenstandes in einem raum

Also Published As

Publication number Publication date
JPH05502106A (ja) 1993-04-15
CN1061189A (zh) 1992-05-20
ZA916596B (en) 1992-08-26
CA2067730A1 (en) 1992-03-01
EP0498865A1 (en) 1992-08-19
WO1992004645A1 (en) 1992-03-19
GB9019013D0 (en) 1990-10-17
IE913062A1 (en) 1992-03-11
GB2249836A (en) 1992-05-20
IL99235A0 (en) 1992-07-15
MX9100880A (es) 1992-04-01
GB9118446D0 (en) 1991-10-16
BR9105887A (pt) 1992-10-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1306015C (en) Infant security system
US5349329A (en) Vehicle security apparatus and method
US3859652A (en) Method and apparatus for detecting the theft of articles
KR910013024A (ko) 보조센서를 채용한 전자부품 감시시스템 장치및 방법
DE69904458D1 (de) Sicherheitssystem für golftasche mit golfschlägern
KR960705705A (ko) 차량 안정 장치(Fahrzeugsicherungsanordnung)
US20060170537A1 (en) Intrusion detector
US4183019A (en) Money clip with light sensitive detector
PT98819A (pt) Sistema de seguranca para veiculos
US4096474A (en) Apparatus for detecting persons hidden in vehicles
EP0507025B1 (en) Intruder detection arrangements and methods
US4087802A (en) Method and apparatus for electronic surveillance of precisely defined control zone
GB2288681B (en) Fault monitoring event detection device
GB2218553A (en) Security system
BR9714367A (pt) Desativador de rótulo de detecção de furto em lojas com bobina de excitação-desativação combinadas
EP1151423B1 (en) Combined motion detection and shock sensing apparatus
CA2300463A1 (en) Combination microwave passive infrared motion detector with anti-masking evaluation
AU8432991A (en) Vehicle security system
DE69413332D1 (de) Eine Kombination eines Kraftfahrzeugs mit einem Alarmsystem
BR102016020312A2 (pt) Módulo integrado a bloqueadores com instalação sem fios junto a rastreadores de veículos automotivos, para sistema anti-furto
JPH11154286A (ja) ペット対策を施した防犯センサシステム
GB2304810A (en) Computer Security Module
ES2036923A2 (es) Procedimiento y aparato para la localizacion e inmovilizacion de vehiculos desaparecidos.
GB2299431A (en) Radio linked detector/transmitter and reciever/alarm apparatus
GB2307322A (en) Security alarm method and device

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930507

FC3A Refusal

Effective date: 19981008