PT98436A - Terminal de servico - Google Patents

Terminal de servico Download PDF

Info

Publication number
PT98436A
PT98436A PT98436A PT9843691A PT98436A PT 98436 A PT98436 A PT 98436A PT 98436 A PT98436 A PT 98436A PT 9843691 A PT9843691 A PT 9843691A PT 98436 A PT98436 A PT 98436A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
terminal according
water
hydraulic circuit
hydraulic
pedestal
Prior art date
Application number
PT98436A
Other languages
English (en)
Inventor
Gerarad Fraysse
Original Assignee
Raclet Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Raclet Sa filed Critical Raclet Sa
Publication of PT98436A publication Critical patent/PT98436A/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F1/00Methods, systems, or installations for draining-off sewage or storm water
    • E03F1/008Temporary fluid connections for emptying mobile sewage holding tanks, e.g. of trailers, boats
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03BINSTALLATIONS OR METHODS FOR OBTAINING, COLLECTING, OR DISTRIBUTING WATER
    • E03B9/00Methods or installations for drawing-off water
    • E03B9/02Hydrants; Arrangements of valves therein; Keys for hydrants
    • E03B9/20Pillar fountains or like apparatus for dispensing drinking water
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F1/00Methods, systems, or installations for draining-off sewage or storm water

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Refuse Collection And Transfer (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)
  • Exchange Systems With Centralized Control (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Water Treatment By Sorption (AREA)
  • Bidet-Like Cleaning Device And Other Flush Toilet Accessories (AREA)
  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
  • Vehicle Waterproofing, Decoration, And Sanitation Devices (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Liquid Crystal Substances (AREA)

Description

RACLET "TERMINAL DE SERVIÇO" A presente invenção diz respeito a um terminal de se£ viço, mais particularmente destinado a completar o equipamento de uma área de estacionamento temporário para veículos rodoviários (autocarros, autocaravanas, ...) ou engenhos naúti-cos (barcos de recreio, ...)-
Os engenhos ou veículos habitáveis mais modernos são geralmente equipados com um conjunto de meios electrodomésti-cos e sanitários que os tornam autónomos durante um certo período .
Todavia, as condições de higiene e o respeito pelo ambiente impõem etapas regulares para o abastecimento e a evacuação dos dejectos sólidos e líquidos. A presente invenção tem por objecto dar resposta âs ne cessidades destes veículos e dos seus passageiros, respeitando ao mesmo tempo a higiene, a segurança, a ecologia e a esté tica.
Este objectivo é atingido segundo a presente invenção por um terminal de serviço que compreende uma coluna vertical fixada num pedestal e provida de meios de distribuição e de 2-
evacuação de ãguas, de meios de distribuição de electricida-de, de meios de recolha de dejectos sólidos, de meios de fornecimento de informações e de meios de ligação eléctricos e hidráulicos entre a referida coluna e as redes locais de serviços, caracterizado por a referida coluna ser constituída por: - uma primeira parte de extremidade sensivelmente se-micilíndrica, na qual estão alojados os meios de distribuição e de evacuação de águas que compreendem um primeiro circuito hidráulico para a recolha de águas usadas, um segundo circuito hidráulico para a evacuação das águas das retretes e um ter ceiro circuito hidráulico para a distribuição de água potável, - uma parte central com paredes paralelas que compreendem os meios de recolha dos dejectos e os meios de fornecimein to de informações, - uma segunda parte de extremidade sensivelmente semi-cilíndrica, simétrica da referida primeira parte de extremida^ de, na qual se alojam os meios de distribuição de electricida_ de.
Segundo uma outra das características da presente invenção, os primeiro , segundo e terceiro circuitos estão providos de elementos de aquecimento associados a termostatos pa^ ra os proteger contra a congelação.
Segundo outras características, o referido terceiro circuito hidráulico para a distribuição de água potável compreende quatro torneiras, duas a duas colocadas simetricameji te em cada face da referida primeira parte da extremidade, o referido segundo circuito hidráulico para a evacuação das águas das retretes compreende um orifício de esvaziamento que desem boca no exterior sensivelmente a meia altura e no centro da referida primeira parte de extremidade e o referido primeiro circuito hidráulico para a recolha das águas usadas compreende um orifício de esvaziamento que desemboca no bordo lateral do pedestal.
Segundo ainda outras características, os referidos meios de distribuição de electricidade compreendem quatro tomadas de corrente, duas das quais colocadas simetricamente no exteriorem cada face da referida segunda parte de extremidade, e um disjuntor diferencial. 0 terminal segundo a presente invenção é totalmente neutro à corrosão e pode ser montado e ligado muito facilmente às redes locais de serviço respeitando os regulamentos locais relativos ao respeito do ambiente natural.
Compreender-se-á melhor a presente invenção através da leitura da descrição que vai seguir-se, acompanhada dos desenhos anexos, cujas figuras representam: A fig. 1, uma vista em perspectiva do terminal segundo a presente invenção; A fig. 2, uma vista de pormenor dos circuitos hidráu-
-4 Λ -licos com os seus meios de protecção contra a congelação; e A fig. 3, uma vista de cima do terminal segundo a pre sente invenção. 0 terminal segundo a presente invenção, tal como está representado na fig. 1, compreende uma coluna vertical (1) fi_ xada num pedestal (2) e coberta por um tecto saliente (3) phd vido vantajosamente na sua face inferior com meios de ilumin^ ção (4). A área de implantação é preparada para a montagem e para a ligação do terminal (1) sendo previamente aplanada, to£ nada transitável, alimentada com água potável e com electricj^ dade a partir da rede local e ligada ao esgoto principal ou a um poço absorvente ou uma fossa séptica. A montagem faz-se por meio de parafusos em duas chumb^ gens, por ligação dos meios hidráulicos de distribuição e de evacuação de águas e por ligação dos meios eléctricos.
Para uma implantação terrestre, o pedestral (2) é seji sivelmente horizontal e está de preferência provido de um rebordo que permita mergulhá-lo num solo macio (terra, gravi-lha, ...) ou ser cortado na medida se o solo for rijo (betão, macadame, ...) deixando uma parte plana para realizar uma fixação complementar na periferia.
Pode igualmente prever-se a montagem do terminal numa plataforma náutica constituída por exemplo por uma bóia ancorada a uma certa distância da costa. Neste último caso, o tejr minai satisfaz as necessidades dos engenhos náuticos habitá- -5- V- / veis, tais como por exemplo barcos de recreio que vão amarrar à plataforma que suporta o terminal ligado à terra por intermédio de condutas ou cabos imersos.
Nas figuras, o pedestal (2) está provido, na sua face superior, de uma grelha de ventilação e/ou de arejamento (2a). Dois caixilhos metálicos paralelos (5,5') selados por hastes roscadas servem simultaneamente para a ancoragem no s£ lo e para a fixação do tecto (3) por meio de parafusos nas r£ feridas hastes. A coluna (1) é constituída por três partes (11,12,13) pré-montadas. A primeira parte de extremidade (11), sensivelmente semicilíji drica é aquela em que estão alojados os meios de distribuição e de evacuação de águas representados na fig. 2.
Estes meios compreendem um primeiro circuito hidráulico (6) para a recolha das águas usadas, um segundo circuito hidráulico (7) para a evacuação das águas das retretes químicas e um terceiro circuito hidráulico (8) para a distribuição de água potável. 0 terceiro (8) circuito compreende quatro '.torne iras (8a) dispo_s tas simetricamente por grupos de duas em cada face da referida parte. 0 segundo circuito hidráulico (7) compreende um oriH cio de esvaziamento (7a) que desemboca no exterior sensivelmente a meia altura e no centro da parte (11). 0 primeiro circuito hidráulico (6) compreende, por / • -6- sua vez, um orifício de esvaziamento (6a) que desemboca no exterior no bordo lateral do pedestal (2).
Os orifícios de esvaziamento (6a) e (7a) estão providos de órgãos de ligação (aros ou anéis de ligação, ___) e de estanqueidade para pôr em comunicação os meios hidráulicos e sanitários do veículo com os circuitos hidráulicos do terminal (1).
Os circuitos hidráulicos de distribuição (8) e de eva^ cuação (6,7) estão protegidos contra a congelação por meio de I elementos de aquecimento (10) do tipo de resistências eléctri_ cas em hélice, associados a pelo menos um termostado (14), como se representa na fig. 2.
Segundo uma forma de realização vantajosa, o terceiro circuito (8) envolve pelo menos parcialmente os primeiro (6) e segundo (7) circuitos de modo a proteger estes últimos ainda mais eficazmente contra a congelação criando uma barreira térmica suplementar.
Para melhorar a protecção térmica, os circuitos hidrájj licos serão realizados de preferência com um invólucro isolan
I te de lã de vidro no qual eventualmente se embebem as resistências eléctricas. Os circuitos hidráulicos são montados pelo menos parcialmente em contacto com a parede interior da parte (11). A parte central (12) é formada por duas paredes vertj_ cais paralelas e compreende os meios de recolha de dejectos sólidos e os meios de fornecimento de informações diversas.
Segundo uma forma de realização vantajosa, a parte ceri trai (12) compreende, em pelo menos uma das suas faces, uma abertura (12a) obturada por um painel móvel (12b), dando a abertura (12a) a possibilidade de alojar no interior da parte central (12) ou um receptáculo de lixo, ou um postigo ou ainda uma cabina telefónica ou uma montra de exposição, ou qualquer meio de sinalização ou de fornecimento de informações.
As paredes verticais da parte central (12) ou o painel móvel (12b) podem eventualmente servir de painéis de afixação. A segunda parte de extremidade (13) é sensivelmente semicilíndrica e simétrica da primeira parte (11) em relação ao centro da coluna (1).
Nesta parte (13) estão alojados os meios de distribuição de electricidade (9) (por exemplo 220 V, 5 KW/min), com preendendo: quatro tomadas de corrente eléctrica (9a) e um disjuni tor diferencial (9b). 0 disjuntor (9b) está colocado de preferência no inte rior da parte (13), enquanto as tomadas de corrente (9a) estão colocadas na parede exterior da referida parte, por exemplo distribuídas simetricamente por grupos de duas em cada face, como está representado na fig. 1. 0 comando de colocação em serviço do terminal para a água e a electricidade pode ser feito a distância ou por um .^.interruptor geral no próprio terminal. A coluna é de preferência feita de poliéster armado © com uma tela de Rówyl de alta resistência e neutra à corrosão.
Uma vez montado, o terminal tem uma altura de cerca d 2 m e pesa 120 Kg.

Claims (14)

  1. -9- REIVINDICAÇÕES 1.- Terminal de serviço que compreende uma coluna vertical (1), fixada num pedestal (2) e provida de meios de distribuição e de evacuação de águas, meios de distribuição de electricidade, meios de recolha de dejectos sólidos, meios de entrega de informações e meios de ligação eléctricos e hidráulicos entre a referida coluna e as redes locais de serviço, caracterizado por a referida coluna ser constituída por: - uma primeira parte extrema (11) sensivelmente semi-cilíndrica, na qual se alojam meios de distribuição e de evacuação de águas que compreendem um primeiro circuito hidráulico (6) para a recolha das águas usadas, um segundo circuito hidráulico (7) para a evacuação das águas das instalações sanitárias e um terceiro circuito hidráulico (8) para a distribuição de água potável,
    - uma parte central (12), de paredes paralelas, que compreende os meios de recolha de dejectos sólidos e os meios de fornecimento de informações, e - uma segunda parte extrema (13), sensivelmente semicilíndrica, simétrica da referida primeira parte extrema, na qual se alojam os meios de distribuição de electricidade (9).
  2. 2. - Terminal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os meios de distribuição de água estarem dotados com elementos .celefactores (10) associados a pelo menos um termostato (14) para proteger o terceiro circuito hidráulico contra a congelação.
  3. 3. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por os referidos primeiro e segundo circuitos hidráulicos serem pelo menos parcialmente isolados termicamente.
  4. 4. - Terminal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os referidos primeiro e segundo circuitos hidráulicos estarem dotados de elementos celefactores (10) associados a pelo menos um termostato (14).
  5. 5. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido terceiro circuito hidráulico envolver pelo menos parcialmente os referidos primeiro e segundo circuitos hidráulicos para os proteger contra a congelação. / -11-
  6. 6. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido terceiro circuito hidráulico para a distribuição de água potável compreender quatro torneiras (7a), duas das quais colocadas simetricamente em cada face da referida primeira parte extrema.
  7. 7. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o_ referido segundo circuito hidráulico (7) para a evacuação das águas das instalações sanitárias compreender um orifício de esvaziamento (7a) que desemboca ho exterior sensivelmente a meia altura e no centro da referida primeira parte extrema.
  8. 8. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido primeiro circuito hidráulico (6) para a recolha das águas usadas compreender um orifíco de esvaziamento (6a) que desemboca no bordo lateral do pedestal (2).
  9. 9. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de distribuição de electricidade (9) compreenderem quatro tomadas eléctricas (9a), duas das quais colocadas simetricamente no exterior de cada face da referida segunda parte extrema, e um disjuntor diferencial (9b).
  10. 10. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a referida parte central compreen- -12- der, em pelo menos uma das suas faces, uma abertura (12a) obturada por um painel móvel (12b).
  11. 11. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a referida coluna (1) ser coberta com um tecto saliente (3) cuja face inferior está provida de meios de iluminação (4).
  12. 12. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o pedestal (2) estar provido, na sua face superior, de uma grelha de ventilação e/ou de arejamento (2a).
  13. 13. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a referida parte central (12) compre ender um painel de afixação.
  14. 14. - Terminal de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido pedestal (2) ser constituído por uma plataforma nautica molhada, a uma certa distância da margem e ligada à terceira por condutas imersas, Lisboa, 24 de Julho de 1991 r\ o.ci3m-2 Oficiai c.u Prapr.eciadê iiv.lvifrKtí· **·*' *>.>
PT98436A 1990-07-25 1991-07-24 Terminal de servico PT98436A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9009526A FR2665208B1 (fr) 1990-07-25 1990-07-25 Borne de service.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98436A true PT98436A (pt) 1993-08-31

Family

ID=9399102

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98436A PT98436A (pt) 1990-07-25 1991-07-24 Terminal de servico

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0468881B1 (pt)
AT (1) ATE100884T1 (pt)
DE (1) DE69101091T2 (pt)
DK (1) DK0468881T3 (pt)
ES (1) ES2050514T3 (pt)
FR (1) FR2665208B1 (pt)
PT (1) PT98436A (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2721045B1 (fr) * 1994-06-08 1996-09-06 Hugues Moretti Monique Borne de distribution pour équipement collectif.
FR2731731B1 (fr) * 1995-03-16 1997-06-06 Civb Station de traitement et de distribution d'eau potable
FR2775996B1 (fr) * 1998-03-12 2000-06-23 Roger Nau Dispositif de vidange a l'egout des eaux usees des vehicules et engins utilisant une borne collectrice fonctionnant par aspiration gere par un systeme d'exploitation numerique
DE202011100646U1 (de) 2011-05-11 2011-07-15 Berliner Wasserbetriebe Anstalt des öffentlichen Rechts Trinkwasserentnahmestelle
CN106120962A (zh) * 2016-08-16 2016-11-16 日照科林诗尔环保科技有限公司 一种公共直饮水多媒体便民水站
CN106499219B (zh) * 2016-11-25 2019-04-19 安徽鸿路钢结构(集团)股份有限公司 一种防内涝防滑警银亭

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2454483A1 (fr) * 1979-04-19 1980-11-14 Jambry Jean Francois Borne de jonction et de raccordement pour l'asservissement de locaux fixes ou mobiles

Also Published As

Publication number Publication date
EP0468881A1 (fr) 1992-01-29
DK0468881T3 (da) 1994-05-02
DE69101091T2 (de) 1994-05-11
FR2665208B1 (fr) 1992-11-27
FR2665208A1 (fr) 1992-01-31
ES2050514T3 (es) 1994-05-16
EP0468881B1 (fr) 1994-01-26
ATE100884T1 (de) 1994-02-15
DE69101091D1 (de) 1994-03-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4519657A (en) Multiple service unit
AU2006334752B2 (en) Hygiene building
US5696493A (en) Pedestal housing for electric connection panel for sump pump and full septic tank alarm
EP0401411B1 (en) Combined above and below grade dwelling with marine habitat
US4372087A (en) Modular building structures
IE48570B1 (en) Ablution or toilet compartments
PT98436A (pt) Terminal de servico
US11021883B2 (en) Carriable and modular cabin
US4857184A (en) Self-contained water treatment system and enclosure
US4332681A (en) Junction and connection terminal for the service of fixed or mobile premises in particular for the supply of a sanitary unit which may be itself attached to a caravan or a camping-car
US4457116A (en) Space module
EP0045756B1 (en) Multiple service unit
US7137755B2 (en) Underground water retention apparatus
CZ302995A3 (en) Engineering structure for built-up structures made of reinforced concrete or the like material
KR20030048583A (ko) 상부 밀폐형 전력용 제어함
US4958465A (en) Combined above and below grade dwelling with marine habitat
RU96110189A (ru) Жилой дом, а также объемный блок для предпочтительного использования при сооружении жилого дома
JP2003064894A (ja) 可搬式の合併処理浄化槽付き仮設ハウス
AU2004205094B2 (en) Storage System for Water
EP0006016A1 (en) Improvements in modular building structures
JPH1054067A (ja) 循環式水洗トイレ
CA1188785A (en) Multiple service unit
JP3068334U (ja) 地上設置用浄化装置
Mancl et al. Mound Systems: Pressure Distribution of Wastewater: Design and Construction in Ohio
PT102337B (pt) Pedestal para armarios de interligacao e distribuicao telefonica

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930330

FC3A Refusal

Effective date: 19980930