PT98277B - Processo para a preparacao de um revestimento superficial inerte e nao toxico a base de uma emulsao contendo dimetil-silicone para a lubrificacao a quente e a frio e a plasticizacao de rolhas de cortica - Google Patents

Processo para a preparacao de um revestimento superficial inerte e nao toxico a base de uma emulsao contendo dimetil-silicone para a lubrificacao a quente e a frio e a plasticizacao de rolhas de cortica Download PDF

Info

Publication number
PT98277B
PT98277B PT98277A PT9827791A PT98277B PT 98277 B PT98277 B PT 98277B PT 98277 A PT98277 A PT 98277A PT 9827791 A PT9827791 A PT 9827791A PT 98277 B PT98277 B PT 98277B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hot
emulsion
surface coating
cork stoppers
pigments
Prior art date
Application number
PT98277A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98277A (pt
Inventor
Ugo Mestrallet
Original Assignee
Tecnochimica Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tecnochimica Srl filed Critical Tecnochimica Srl
Publication of PT98277A publication Critical patent/PT98277A/pt
Publication of PT98277B publication Critical patent/PT98277B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67BAPPLYING CLOSURE MEMBERS TO BOTTLES JARS, OR SIMILAR CONTAINERS; OPENING CLOSED CONTAINERS
    • B67B1/00Closing bottles, jars or similar containers by applying stoppers
    • B67B1/03Pretreatment of stoppers, e.g. cleaning, steaming, heating, impregnating or coating; Applying resilient rings to stoppers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09DCOATING COMPOSITIONS, e.g. PAINTS, VARNISHES OR LACQUERS; FILLING PASTES; CHEMICAL PAINT OR INK REMOVERS; INKS; CORRECTING FLUIDS; WOODSTAINS; PASTES OR SOLIDS FOR COLOURING OR PRINTING; USE OF MATERIALS THEREFOR
    • C09D183/00Coating compositions based on macromolecular compounds obtained by reactions forming in the main chain of the macromolecule a linkage containing silicon, with or without sulfur, nitrogen, oxygen, or carbon only; Coating compositions based on derivatives of such polymers
    • C09D183/04Polysiloxanes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical And Physical Treatments For Wood And The Like (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a revestimentos superficiais para rolhas de cortiça que consistem em emulsões com acção lubrificante e plastificante que podem ser aplicadas indistintamente ou a quente ou a frio.
Sabe-se que muitas bebidas, especialmente o vinho, são guardadas e comercializadas em garrafas tapadas com rolhas de cortiça.
Para facilitar a rolhagem e a desrolhagem das garrafas bem como uma vedação perfeita e a preservação organoléptica do produto engarrafado, estas rolhas de cortiça são habitualmente revestidas com uma composição vedante e lubrificante.
No passado, para esta lubrificação e vedação, utilizavam-se produtos baseados em hidrocarbonetos como parafina
e vaselina que foram apropriados até se ter adoptado o método da pasteurização com a finalidade de evitar que o prodjj to fermentasse depois do engarrafamento.
Sabe-se que a temperatura de pasteutização está compreendida entre 50°C e 100°C de acordo com o produto a ser processado e que, portanto, a utilização de parafina e vaselina que têm um ponto de fusão igual a cerca de 40°C origina a fusão do lubrificante, o qual goteja para dentro da garrafa com consequências desagradáveis do ponto de vista estético e organoléptico.
Também se utilizou óleo de silicone puro para lubrificar as rolhas visto que este óleo se mantém inalterado durante a pasteurização mas verificou-se que este óleo também não podia ser empregado visto que ele impregna a rolha por causa da sua pequena tensão superficial e depois exsuda-se para dentro da garrafa. A rolha de cortiça é também difícil de tirar, especialmente a baixas temperaturas.
Todos estes inconvenientes devidos à lubrificação das rolhas com parafina, vaselina ou óleo de silicone puro foram eliminadas por meio da patente de invenção italiana n2 1 217 013 e da correspondente patente de invenção europeia n2 0 277 003, que se referem â utilização de massa de silioo ne para lubrificação das rolhas de cortiça, isto é, uma emu^ são homogénea e estável de óleo de silicone e um agente espessante, sendo o óleo de silicone por exemplo dimetilsi1ic£ ne enquanto o agente espessante é constituído por gel de sí-3-
lica amorfa atomizado e/ou estearato metálico (lítio), sendo estes dois produtos quimicamente inertes e não tóxicos.
Esta solução conhecida elimina os inconvenientes dos lubrificantes convencionais utilizados para as rolhas de cor tiça, especialmente os inconvenientes provocados pelo óleo de silicone puro.
Por outro lado , a plastificação das rolhas de cortiça é também conhecida; consiste em revestir a quente as ro lhas com uma substância plástica polimerizada com o auxílio de dissolventes. A plastificação a quente com o auxílio de dissolventes requer a lubrificação da superfície da rolha r£ vestida com plástico antes do engarrafamento visto que a película de plástico evita que a cortiça se encaixe livremente no gargalo da garrafa.
Essas rolhas de cortiça plastificadas proporcionam excelentes vedações mas são bastante dispendiosas por causa da operação de plastificação e do subsequente processo de lubrificação e, por esse motivo, não são utilizadas para produtos com um baixo valor comercial (por exemplo, um baixo teor de álcool).
A presente invenção tem como objectivo combinar as vantagens de um lubtificante à base de massa de silicone com as do processo de plastificação de modo a obter ao mesmo tem po um produto barato para a lubrificação e a plastificação de rolhas de cortiça de qualquer tipo.
De acordo com a presente invenção, este produto é uma
-4emulsão de massa de silicone a que se adiciona um polímero de plástico finamente pulverizado, sendo esta emulsão obtida sem quaisquer dissolventes. Esta emulsão perfeitamente homogénea proporciona uma lubrificação e uma plastificação sinérgicas equilibradas, sem processamento a quente com dissolventes e sem ser preciso realizar tratamentos de pla_s tificação e lubrificação diferenciados.
Obviamente, como este produto entra em contacto com alimentos, os seus constituintes devem ter características de elevada pureza e devem ser não tóxicos de acordo com as legislações nacionais e internacionais.
Este produto é portanto não tóxico, insípido, química e fisicamente inerte, repelente da água e termoestável entre -75°C e +300°C; tem uma estrutura molecular amorfa e uma viscosidade que evita o seu gotejamento ou infiltração durante o engarrafamento a quente e a frio bem como durante a operação de pasteurização, enquanto evita a prisão durante a armazenagem a frio das garrafas.
Os benefícios que derivam da utilização da presente composição de lubrificação-plastificação para o revestimento de rolhas de cortiça podem ser resumidos da seguinte maneira:
- processamento simples das rolhas em máquinas de rolhar nor mais abertas ou fechadas sem necessidade de subsequentes acções técnicas múltiplas;
- as rolhas são dotadas com umaprotecção dupla de lubrificação/plastificação numa única operação;
- as rolhas de cortiça podem assim resistir perfeitamente à absorção da humidade por causa do componente plastificai! te e podem ser facilmente encaixadas na garrafa devido à acção combinada de plastificação e de lubrificação;
- os teores dos constituintes das composições podem ser facilmente alterados com base no controlo do processo e no tipo de cortiça que é utilizada para as rolhas;
- as rolhas quer estejam soltas quer estejam adaptadas nas garrafas não estão sujeitas a envelhecimento; e
- os produtos engarrafados mantêm as suas características o_r ganolépticas originais.
Como indicação apenas, o produto constituído pelo agente lubrificante e pelo agente plastificante de acordo com a presente invenção tem a seguinte composição em peso:
dimetilsilicone fluído
- 60%
- polímero plástico tal como tetrafluoroetileno (TFE) cerca de 30%
- agente espessante para o fluído de silicone como gel de sílica e/ou um estearato metálico (de lítio)
10%
- pigmentos tais como dióxido de titânio ou óxido de ferro
- 0% produto em questão é obtido num turbomisturador equipado com um sistema de filtro de refluxo. É um creme branco que se aplica a frio ou a quente na superfície da ro-6lha de cortiça. Geralmente e como guia são precisos cerca de 220 a 300 gramas para revestir 10 000 rolhas com 32x54 mm conservadas em máquinas normais abertas ou fechadas que rodam à velocidade de 15 a 20 rotações por minuto.
É particularmente importante que as rolhas sejam revestidas ou a quente ou a frio. Se as rolhas de cortiça estão frias, podem ser processadas a frio; mas quando estão aquec^ das em virtude de operações prévias (por exemplo branqueame£ to), as rolhas podem ser revestidas a quente visto que a emulsão se mantém perfeitamente estável durante as variações de temperatura.
E evidente que a composição referida antes da emulsão pode variar em percentagem de acordo com as necessidades e o tipo de cortiça utilizada para as rolhas. De maneira particjj lar, as proporções de fluido de silicone e de agente espessante podem ser alteradas para se obter uma emulsão mais ou menos densa que têm o valor de viscosidade requerida.
produto em questão com ou sem pigmentos pode ter uma aparência embaciada ou translúcida e a sua cor pode estar compreendida entre branca e castanha de cortiça.

Claims (3)

1.- Processo para a preparação de um revestimento su perficial inerte, não tóxico, para rolhas de cortiça, usualmente revestidas com vaselina,· parafina, fluido de silicone ou massa, ou plasticizadas com dissolventes a quente, caracterizado pelo facto de se preparar uma emulsão estável e homogénea de um fluido baseado em dimetil-silicone que se mistura com um agente espessan te tal como gel de sílica amorfa atomizada ou um estearato metálico, por exemplo lítio, um plastificante como por exemplo tetrafluoretileno e eventualmente pigmentos tais como dióxido de titânio ou de ferro, sendo a referida emulsão sem dissolvente obtida num turbomisturador com um sistema de filtração de refluxo e ou aplicada a quente ou a frio em tambores rotativos de maneira
V que as rolhas de cortiça são lubrificadas e plasticizadas ao mes mo tempo numa única operação.
aproximadamente 30%
2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, cara£ terizado pelo facto de a emulsão ter aproximadamente a seguinte composição em peso:
- fluido à base de dimetil-silicone 50 - 60%
- polímeros plásticos tais como poli tetrafluoretileno
- agentes espessantes tais como gel de sílica e/ou estearato metálico 15 - 10%
- pigmentos tais como dióxido de t_i tânio ou de ferro de maneira a obter-se uma consistência mais ou menos densa baseja da na proporção em peso de fluido de silicone/agente espessante e pode ter uma aparência mate, translúcida ou corada diferentemente, baseada na quantidade de pigmentos adicionados.
5 - 0%
3.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de o revestimento superficial ser aplicado ao mesmo tempo como lubrificante e plasticizante de rolhas de cortiça de qualquer tipo.
PT98277A 1990-07-11 1991-07-10 Processo para a preparacao de um revestimento superficial inerte e nao toxico a base de uma emulsao contendo dimetil-silicone para a lubrificacao a quente e a frio e a plasticizacao de rolhas de cortica PT98277B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT12484A IT1241870B (it) 1990-07-11 1990-07-11 Rivestimento superficiale inerte ed atossico per la contemporanea lubrificazione e plastificazione a freddo od a caldo di tappi di sughero

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98277A PT98277A (pt) 1992-05-29
PT98277B true PT98277B (pt) 1999-01-29

Family

ID=11140714

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98277A PT98277B (pt) 1990-07-11 1991-07-10 Processo para a preparacao de um revestimento superficial inerte e nao toxico a base de uma emulsao contendo dimetil-silicone para a lubrificacao a quente e a frio e a plasticizacao de rolhas de cortica

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0465830B1 (pt)
AT (1) ATE117715T1 (pt)
DE (1) DE69106955T2 (pt)
ES (1) ES2067089T3 (pt)
IT (1) IT1241870B (pt)
PT (1) PT98277B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1253568B (it) * 1991-12-12 1995-08-08 Tecnochimica Srl Metodo di lubrificazione e sigillatura dei tappi con composti silico- paraffinici e plasto-silico-paraffinici
FR2731677B1 (fr) * 1995-03-13 1997-05-30 Liege Plus Bouchon de liege anti-coulures

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3105148A1 (de) * 1981-02-12 1982-09-09 Wacker-Chemie GmbH, 8000 München "verfahren zur beschichtung von unterlagen"
FR2565593B1 (fr) * 1984-06-12 1986-12-12 Rhone Poulenc Spec Chim Compositions d'emulsions aqueuses pour le traitement antiadherent et hydrofuge de materiaux cellulosiques
IT1217013B (it) * 1987-02-05 1990-03-14 Tecnochimica Srl Emulsione siliconica per la lubrificazione e la sigillatura dei tappi in sughero destinati alla chiusura di contenitori di bevande e prodotti a lunga conservazione
IT1220570B (it) * 1988-05-23 1990-06-15 Tecnochimica Srl Preparato a base siliconica esente da solventi per il trattamento atossico di sbianca di tappi in sighero naturale agglomerato e colmato
FR2637606B1 (fr) * 1988-10-11 1990-12-14 Rhone Poulenc Chimie Dispersion aqueuse de silicone a base d'alcenyloxysilane reticulant en un elastomere par elimination de l'eau

Also Published As

Publication number Publication date
DE69106955D1 (de) 1995-03-09
EP0465830B1 (en) 1995-01-25
EP0465830A2 (en) 1992-01-15
IT9012484A1 (it) 1992-01-11
ATE117715T1 (de) 1995-02-15
IT9012484A0 (it) 1990-07-11
EP0465830A3 (en) 1992-03-25
IT1241870B (it) 1994-02-01
PT98277A (pt) 1992-05-29
ES2067089T3 (es) 1995-03-16
DE69106955T2 (de) 1995-05-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5075362A (en) Sealed containers and sealing compositions for them
EP3293241B1 (de) Press-on twist-off-verschluss
PT865388E (pt) Rolha de cortica revestida
IE800175L (en) Closure for wine bottle
US5430098A (en) Container closures, sealed containers and sealing compositions for them
PT98277B (pt) Processo para a preparacao de um revestimento superficial inerte e nao toxico a base de uma emulsao contendo dimetil-silicone para a lubrificacao a quente e a frio e a plasticizacao de rolhas de cortica
US5204389A (en) Sealed containers and sealing compositions for them
GB2092567A (en) Preparation of glass container for thermoplastic closure
US5227411A (en) Sealed containers and sealing compositions for them
EP4054945A1 (de) Vakuum-gefässdrehverschluss mit gefässverschlussdichtung
EP0199408B1 (en) Controlling and reducing opening torques of caps and lids
PT86699B (pt) Pprocesso para a preparacao de uma emulsao de silicone para a lubrificacao e vedacao de rolhas de garrafas e outros recipientes para bebidas e alimentos de longa vida em armazem
US3074548A (en) Hypochlorite bleach bottle
US5183848A (en) Container closures, sealed containers and sealing compositions for them
DE1927397A1 (de) Verfahren zur Behandlung von Flaschenkorken
CA2053786C (en) Blow molded maple syrup jug and method
Heidelbaugh et al. Effects of model system composition on autoxidation of methyl linoleate
EP1318947A2 (en) Gas permeation resistant synthetic cork closure
EP0546237A1 (en) Method for lubrication and sealing of cork stoppers with silico-paraffin and plasto-silico-paraffin compounds
EP0349305B1 (en) Polymeric compositions and their use on container closures
DE1642204A1 (de) Verfahren zum Impraegnieren und Sterilisieren von Flaschenkorken
US1932617A (en) Protective covering and method of processing same
US1247864A (en) Wood stopper for bottles.
US2193831A (en) Moistureproofing
Liyu et al. Fabrication of a Carboxymethyl Chitosan/Oxidized Carboxymethylcellulose/Curcumin Composite Film and Its Application in the Film-Coating Preservation of Strawberry.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920110

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981002

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 20020215 DEMALOOT SHIPPING INC. PA

PD3A Change of proprietorship

Owner name: LA TECNOCHIMICA S.R.L.

Effective date: 20020215

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20070402