PT96494B - Catodo arrefecido por gas para macarico de arco - Google Patents

Catodo arrefecido por gas para macarico de arco Download PDF

Info

Publication number
PT96494B
PT96494B PT96494A PT9649491A PT96494B PT 96494 B PT96494 B PT 96494B PT 96494 A PT96494 A PT 96494A PT 9649491 A PT9649491 A PT 9649491A PT 96494 B PT96494 B PT 96494B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cathode
gas
tip
anode
cooled
Prior art date
Application number
PT96494A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96494A (pt
Inventor
Craig Foreman
Peter Vierboom
Original Assignee
Univ Sydney
Electricity Commission Of New
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Sydney, Electricity Commission Of New filed Critical Univ Sydney
Publication of PT96494A publication Critical patent/PT96494A/pt
Publication of PT96494B publication Critical patent/PT96494B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05HPLASMA TECHNIQUE; PRODUCTION OF ACCELERATED ELECTRICALLY-CHARGED PARTICLES OR OF NEUTRONS; PRODUCTION OR ACCELERATION OF NEUTRAL MOLECULAR OR ATOMIC BEAMS
    • H05H1/00Generating plasma; Handling plasma
    • H05H1/24Generating plasma
    • H05H1/26Plasma torches
    • H05H1/28Cooling arrangements
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05HPLASMA TECHNIQUE; PRODUCTION OF ACCELERATED ELECTRICALLY-CHARGED PARTICLES OR OF NEUTRONS; PRODUCTION OR ACCELERATION OF NEUTRAL MOLECULAR OR ATOMIC BEAMS
    • H05H1/00Generating plasma; Handling plasma
    • H05H1/24Generating plasma
    • H05H1/26Plasma torches
    • H05H1/32Plasma torches using an arc
    • H05H1/34Details, e.g. electrodes, nozzles
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05HPLASMA TECHNIQUE; PRODUCTION OF ACCELERATED ELECTRICALLY-CHARGED PARTICLES OR OF NEUTRONS; PRODUCTION OR ACCELERATION OF NEUTRAL MOLECULAR OR ATOMIC BEAMS
    • H05H1/00Generating plasma; Handling plasma
    • H05H1/24Generating plasma
    • H05H1/26Plasma torches
    • H05H1/32Plasma torches using an arc
    • H05H1/34Details, e.g. electrodes, nozzles
    • H05H1/3468Vortex generators

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Plasma & Fusion (AREA)
  • Spectroscopy & Molecular Physics (AREA)
  • Plasma Technology (AREA)
  • Arc Welding In General (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Discharge Lamp (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Description

Descrição referente á patente de invenção de THE UNIVERSITY DF SYDNEY australiana, estabelecida em Parramatta Road, Sydney, New South Wales, 2006, Austral ia e de THE ELECTRICITY COMMISSION DF NEW SOUTH WALES, australiana, industrial e comercial, estabelecida em Hyde Park Tower, Park and Elisabeth Streets, Sydney, New South Wales, 2000, Austrália (inventores: Craig ( Foreman e Peter Vierboom, residentes na Austrália), para, CÁTODO ARREFECIDO POR GÁS PARA MAÇARICO DE ARCO.
DESCRIÇÃO
ÂMBITO TéCNICQ
A presente invenção refere-se a um cátodo arrefecida por gás para um maçarico de arco de corrente contínua (dc). Os maçaricos de arco de corrente contínua não devem ser confundidas com dispositivos de arco transferido, tais como, por exemplo, os bicos de soldadura TIG, em que o ânodo compreende uma peÇa de trabalho, é proporeionada uma bainha em torno do cátodo dos bicos de soldadura TIG e é feito passar um caudal muito elevada de gás inerte (não gás de processo) através da bainha para proporcionar um ambiente inerte e evitar a oxidação do cátodo e da peça a soldar.
Os maçaricos de arco de corrente contínua não devem também ser confundidos com dispositivos de arco intermitente como por exemplo os que são propostos para motores a jacto.
• Nos maçaricos de arco de corrente . contínua é aquecido um gás de serviço por um arco de corrente
continua <dc) para criar um plasma que passa em seguida para fora do maçarico através de um bico que constitui o seu ânodo oco. 0 dispositivo opera continuamente durante longos periodos de tempo, e o plasma pode ser utilizado para efectuar a ignição do combustível, como por exemplo carvão pulverizado, em caldeiras de produção de vapor utilizadas para a produção de energia eléctrica. 0 plasma pode ser em seguida utilizado para estabilizar a combustão do carvão, e ι i
I em muitas outras aplicações, por exempla em altos fornos e ί para obter calor de processo. i
ENQUADRAMENTO DA INVENÇÃO
Os maçaricos de arco de corrente contínua convencionais sãoarrefecidos com água, e as passagens para a água passam geralmente através do cátodo e do ânodo. 0 arrefecimento é essencial dado que ele evita que o cátodo atinja temperaturas onde ele se degrada devido a fusão ou ebulição. Além disso, a radiação térmica do cátodo a altas temperaturas tornará impossível controlar o arco. □ gás de serviço é convenci analmente injectado directamente no espaço existente entre o ânodo e o cátodo, através da passagem no isolamento que os separa.
A disposição arrefecida com água envolve a ligação de tubos de água ao maçarico, e dado que a água conduz a electricidade, é necessário que o circuito eléctrico seja electricamente isolado. Existe um perigo potencial nestes sistemas dado que se uma das mangueiras de água saltar durante o serviço pode ser dispersada água quente e possivelmente a alta tensão de uma forma incontrolada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO é proporeionado, de acordo com a presente invenção, um cátodo arrefecido por gás para um maçarica de arco de corrente contínua. 0 cátodo tem uma ponta ligada a um corpo, uma passagem de gás para o gás de serviço atravessa o corpo do cátodo, e passa próximi da ponta e abandona o corpo
numa posição adjacente à ponta. 0 cátodo está afastado do ânodo por meio de uma gola feita de um material isolante.
Todo o gás de serviço necessário para manter o arco é fornecido através do cátodo e fac o arrefecimento deste à medida que entra no ânodo.
Um turbi1ionador rodeia de preferência a ponta do cátodo, a juzante das saídas através das quais o gás de serviço abandona o corpo. 0 turbilhão do gás aumenta a estabilidade do arco na região dos cátodos, e faz rodar a raiz do ânodo, o que reduz a erosão do ânodo. Numa realização muito preferida este turbi1ionador é feito de metal e à medida que α maçarico aquece até a sua temperatura de serviço eleexpande-se e veda contra a gola que isola o cátodo do ânodo.
Numa realização particularmente vantajosa da invenção a passagem do gás através do cátodo comunica com a ponta de forma a que o gás de serviço contacta a ponta à medida que ele passa através do cátodo.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção será agora descrita como exemplo apenas, com referência aos desenhos anexos nos quais a figura 1 é uma secção esquemática através da parede de uma caldeira de vapor em que pode ser utilizado um maçarico de arco de acordo com a invenção;
a figura 2a é uma vista em planta e em secção parcial de um maçarico de arco de acordo com a presente invenção;
a figura 2b é uma vista em secção do ânodo da figura 2a tomada ao longo das linhas da secção Ilb-IIb;
a figura 3a é uma vista em planta do cátodo da figura 2a; e a figura 3b é uma vista em planta da ponta do cátodo da figura 3a.
FORMA DE REALIZAggQ PREFERIDA
Referindo em primeiro lugar 1, caldeira de vapor típica tem uma parede externa 1 e parede 2 revestida com tubos de água 3.
câmaras de água acomoda um maçarico em continua 4. Existe uma passagem 5 que se estende da parede externa 1 para fornecer gás de serviço ao maçarico de arco.
Uma cavidade uma uma nas arco de corrente
Em serviço, o maçarico de arco 4 emite um jacto de plasma indicado geralmente pela região 6, para o interior da caldeira para aquecer a água que existe nos tubos 3. è introduzido pó de carvão, através de condutas que não são indicadas a não ser esquematicamente pela seta 7, directamente no plasma o que aumenta α rendimento energética; dando tipicamente um aumento de dez vezes no rendimento energético. 0 ar da câmara de ar secundário 8 é misturada com mais pó de carvão e é enviada por meio de uma bomba através de um turbi1ionador ?, na direcção indicada geralmente pela seta 10, para a região do plasma em que ele sofre a ignição, aumentando ainda mais o rendimento energético; produzindo tipicamente de novo um aumento de dez vezes no rendimento energéti co.
maçarico de arco 4, que se apresenta com maior detalhe na figura 2, compreende um cátodo indicado geralmente por 11 e um ânodo oco indicado geralmente por 12. 0 cátodo compreende um corpo de cátodo cobre 13 (que se pode ver melhor na figura 3a) e uma ponta de tungsténio com a forma de um toro 14 (que se pode ver melhor na figura 3b). Uma gola isolante cerâmica (macor) 15 rodeia o cátodo, e este é por sua vez rodeada por uma câmara de cátodo de latão 16. □ próprioânodo 17 é feito de cobre, e está afastado e isolada do cátodo pela gola 15.
As superfícies exteriores do ânodo têm • 1ongitudinalmente uns sulcos alongados 18, que se podem ver . na figura 2b, e que estão rodeados por uma guia de latão com
1? para definir passagens de água que se estendem
longitudinalmente ao longo do exterior do ânodo. Uma câmara de ânodo de latão 20 serve para suportar o ânodo e o guia de água. Uma câmara de admissão de água anelar 21 permite que a água de arrefecimento seja bombeada, durante o serviço, ao longo das passagens que se estendem 1ongitudinalmente ao longo do exterior do ânodo. Esta água regressa em seguida de novo ao longo do exterior do guia de água 19 para uma câmara de saída de água anelar 22.
Observando agora a figura 3a, será explicada com maior detalhe a estrutura do cátodo 11. 0 corpo do cátodo 13 é penetrado na sua extremidade exterior por um canal de gases que se estende axialmente 23. 0 canal de gases 23 está em comunicação com um canal roscada internamente 24 que se estente para o corpo do cátodo desde a extremidade interna. Passagens que se estendem radialmente 25 alongam-se para fora da canal de gases 23 ande encontram o canal 24. Um turbi1ionador de cobre 26 está posicionado na parte mais interna do corpo de cátodo 13 e estende-se radialmente para o exteri or.
A ponta do cátodo 14 compreende uma extremidade em abóbada 27 com uma haste externamente rascada que se estende axialmente 28; ver a figura 3b. A ponta é rascada no corpo do cátodo 13 e a rosca da haste 28 interliga-se com a rosca interna do canal 24 de forma a que a haste 18 obstrui completamente a passagem 24 e a extremidade da haste está adjacente a extremidade da canal de gases 23.
Durante o serviço, é feito passar um gás de serviço não oxidante como por exemplo o azoto através da passagem 5 para o canal 23. 0 gás de serviço encontra a extremidade da haste 28 e abandona o cátodo através das passagens que se estendem pelo perfil em degraus do 15 é forçado através radialmente 25. 0 gás é confinado corpo do cátodo e a gala isolante do turbi1ionador 26 para ser transformado num plasma dentro da interior oco do ânodo 17
por descarga eléctrica entre a ponta do cátodo 14 e o ânodo
17.
O acato está -frio à medida que atravessa o canal 23 e atinge a extremidade da haste 28 para manter toda a ponta 14 fria durante a operação. 0 gás também mantém frio o corpo 13.
□ turbi1ionador 26 é tipicamente fabricado de um metal como por exemplo o cobre, e à medida que o maçarico aquece até a temperatura de serviço ele expande-se para contactar a superfície interior da gola isolante 15 e criar uma vedação.
Foi verificado na prática que a geometria do maçarico e as condições de operação podem ser cuidadosamente escolhidas se se pretende operar um maçarico de arco de acordo com a invenção de forma satisfatória ao longo de períodos extensos de tempo. Numa realização prática a ponta do cátodo 14 tem um diâmetro de 20 mm e um comprimento de 25 mm e a haste roscada 28 estende-se desde a bae de cerca de 10 mm. A passagem de gases 23 é de cerca de 7 mm de diâmetro e o azoto é fornecido a um caudal de cerca de 2,5 g/s. Por meio de uma tensão de 300 V e uma corrente de 200. A fornecida ao arco, a temperatura atinge pelo turbi1ionador 26 não é superior a 800eC.
Embora tenha sido descrita a invenção com referência a uma realização particular, deve ser anotado que ela pode ser realizada em muitas outras formas. Por exemplo, as passagens de gases podem-se estender através do cátodo em outras configurações. 0 arrefecimento do gás pode também ser proporcionado ao ânodo 12 se desejada. Deve também notar—se que o tungsténio com a forma de toro não é estritamente o único material de que a ponta do cátodo pode ser feita, mas ela pode ser fabricada de um material que possui um elevado . ponto de fusão, e que seja susceptível de emissão * termoiónica.

Claims (2)

    REIVINDICAÇÕES
  1. - 1* Cátodo arrefecido por gás para um maçarico de arco de corrente contínua, possuindo o cátodo um corpo (13) , uma ponta (14) ligada a uma das extremidades do corpo (13) , e uma passagem de gás (23) que se estende através do corpo (13) e que passa próximo da ponta (14) de modo a abandonar o corpo (13) adjacente à ponta (14) através das saídas (25), sendo o cátodo caracterizado por compreender um turbilionador (26) que envolve a ponta (14) do cátodo a jusante das saídas (25), em que durante a utilização todo o caudal de gás através da passagem de gás é dirigido de modo a arrefecer a ponta (14) e o corpo (13) e recebe energia para se transformar num plasma.
  2. - 2* Cátodo arrefecido por gás de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o turbilionador (26) ser feito de metal e, durante a utilização, à medida que o maçarico aquece até atingir a sua temperatura de serviço ele se expandir e efectuar a vedação contra uma gola (15) que isola o cátodo do ânodo.
    - 3a Cátodo arrefecido por gás de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a passagem (23) através do cátodo comunicar com a ponta (14) de modo a que o gás de serviço contacte com a ponta quando ele passa através do cátodo.
    As requerentes reivindicam a prioridade do pedido de patente australiano apresentado em 17 de Janeiro de
PT96494A 1990-01-17 1991-01-16 Catodo arrefecido por gas para macarico de arco PT96494B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AUPJ822790 1990-01-17

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96494A PT96494A (pt) 1994-02-28
PT96494B true PT96494B (pt) 1996-10-31

Family

ID=3774454

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96494A PT96494B (pt) 1990-01-17 1991-01-16 Catodo arrefecido por gas para macarico de arco

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5296668A (pt)
EP (1) EP0571374B1 (pt)
JP (1) JP2775198B2 (pt)
KR (1) KR0137957B1 (pt)
CN (1) CN1029206C (pt)
AT (1) ATE140579T1 (pt)
AU (1) AU644132B2 (pt)
CA (1) CA2073986C (pt)
DE (1) DE69120968T2 (pt)
ES (1) ES2091912T3 (pt)
GR (1) GR3020567T3 (pt)
IN (1) IN180745B (pt)
PT (1) PT96494B (pt)
WO (1) WO1991011089A1 (pt)
ZA (1) ZA91350B (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5444209A (en) * 1993-08-11 1995-08-22 Miller Thermal, Inc. Dimensionally stable subsonic plasma arc spray gun with long wearing electrodes
FR2721790B3 (fr) * 1994-06-23 1996-05-31 Electricite De France Torche à plasma modulaire.
US5451739A (en) * 1994-08-19 1995-09-19 Esab Group, Inc. Electrode for plasma arc torch having channels to extend service life
US5514848A (en) * 1994-10-14 1996-05-07 The University Of British Columbia Plasma torch electrode structure
US5726415A (en) * 1996-04-16 1998-03-10 The Lincoln Electric Company Gas cooled plasma torch
US5767472A (en) * 1997-01-24 1998-06-16 American Torch Tip Company Method of repairing a spent electrode for plasma arc torch
US5893985A (en) * 1997-03-14 1999-04-13 The Lincoln Electric Company Plasma arc torch
US6114649A (en) * 1999-07-13 2000-09-05 Duran Technologies Inc. Anode electrode for plasmatron structure
US6762391B2 (en) * 2001-12-20 2004-07-13 Wilson Greatbatch Technologies, Inc. Welding electrode with replaceable tip
US20060027539A1 (en) * 2003-05-02 2006-02-09 Czeslaw Golkowski Non-thermal plasma generator device
US7375303B2 (en) * 2004-11-16 2008-05-20 Hypertherm, Inc. Plasma arc torch having an electrode with internal passages
US7375302B2 (en) * 2004-11-16 2008-05-20 Hypertherm, Inc. Plasma arc torch having an electrode with internal passages
CN101415293B (zh) * 2007-10-16 2011-05-18 财团法人工业技术研究院 等离子体头结构及具有该结构的等离子体放电装置
CN103200758B (zh) * 2010-10-04 2015-03-18 衢州市广源生活垃圾液化技术研究所 电弧等离子体装置
GB201106314D0 (en) 2011-04-14 2011-06-01 Edwards Ltd Plasma torch
CN102387652A (zh) * 2011-09-28 2012-03-21 南京创能电力科技开发有限公司 等离子阴极组件的冷却装置
CN103277792B (zh) * 2013-05-31 2015-05-20 衢州昀睿工业设计有限公司 等离子体煤粉燃烧器
US9704694B2 (en) * 2014-07-11 2017-07-11 Rolls-Royce Corporation Gas cooled plasma spraying device
CN104454418B (zh) * 2014-11-05 2017-05-24 中国科学院力学研究所 一种可提高运行稳定性的电弧加热发动机
DE112016003552B4 (de) 2015-08-05 2022-03-24 Hyung Joo Park Medizin-Vorrichtung zur chirurgischen Korrektur einer Trichterbrust-Deformität
EP3401007A4 (en) * 2016-01-05 2019-09-04 Helix Co., Ltd. HYDROFLOW GENERATOR, WATER PLASMA PRODUCTION DEVICE, DECOMPOSITION TREATMENT DEVICE, VEHICLE WITH THE DECOMPOSITION TREATMENT DEVICE AND DECOMPOSITION TREATMENT METHOD
KR20180066575A (ko) * 2016-12-09 2018-06-19 (주)트리플코어스코리아 아크 방전을 이용하는 플라즈마 토치용 양극 구조물 및 이를 구비하는 플라즈마 토치
CN110860691A (zh) * 2018-08-28 2020-03-06 蒋锐 等离子体炬熔融金属丝耗材沉积挤出3d打印喷头

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3632951A (en) * 1969-06-09 1972-01-04 Air Prod & Chem Plasma arc welding torch
US4266113A (en) * 1979-07-02 1981-05-05 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Dismountable inductively-coupled plasma torch apparatus
GB2095520B (en) * 1981-03-24 1985-01-23 Goodwin Engineering Developmen Plasma arc apparatus
GB2110145B (en) * 1981-11-27 1985-07-10 Weldtronic Limited Plasma cutting and welding torches
FR2534106A1 (fr) * 1982-10-01 1984-04-06 Soudure Autogene Francaise Torche a plasma monogaz
FR2562748B1 (fr) * 1984-04-04 1989-06-02 Soudure Autogene Francaise Torche de soudage ou coupage a plasma
AT381826B (de) * 1984-10-11 1986-12-10 Voest Alpine Ag Plasmabrenner
US4558201A (en) * 1984-12-10 1985-12-10 Thermal Dynamics Corporation Plasma-arc torch with gas cooled blow-out electrode
US4649257A (en) * 1986-05-06 1987-03-10 The Perkin-Elmer Corporation Gas distribution ring for plasma gun
DE3642375A1 (de) * 1986-12-11 1988-06-23 Castolin Sa Verfahren zur aufbringung einer innenbeschichtung in rohre od. dgl. hohlraeume engen querschnittes sowie plasmaspritzbrenner dafuer
FR2626206B1 (fr) * 1988-01-25 1990-05-18 Soudure Autogene Francaise Torche et machine de travail a l'arc, et cartouche pour cette torche

Also Published As

Publication number Publication date
IN180745B (pt) 1998-03-14
KR920704551A (ko) 1992-12-19
AU644132B2 (en) 1993-12-02
CA2073986C (en) 1999-08-03
EP0571374A1 (en) 1993-12-01
WO1991011089A1 (en) 1991-07-25
GR3020567T3 (en) 1996-10-31
CN1053379A (zh) 1991-07-31
ZA91350B (en) 1992-04-29
PT96494A (pt) 1994-02-28
JPH05505697A (ja) 1993-08-19
US5296668A (en) 1994-03-22
EP0571374A4 (en) 1993-03-05
EP0571374B1 (en) 1996-07-17
ATE140579T1 (de) 1996-08-15
ES2091912T3 (es) 1996-11-16
CA2073986A1 (en) 1991-07-18
DE69120968D1 (de) 1996-08-22
AU7160791A (en) 1991-08-05
KR0137957B1 (ko) 1998-07-01
JP2775198B2 (ja) 1998-07-16
DE69120968T2 (de) 1996-11-28
CN1029206C (zh) 1995-07-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96494B (pt) Catodo arrefecido por gas para macarico de arco
RU2456780C2 (ru) Плазменная горелка с дугой прямого действия
US7281478B2 (en) Assembled cathode and plasma igniter with such cathode
US4431400A (en) Ignition system for post-mixed burner
US6215091B1 (en) Plasma torch
HU215324B (hu) Plazmaégő, elsősorban kémiai folyamatok energiaellátására
CS218814B1 (en) Method of generating the plasma in the plasma electric arc generator and device for executing the same
JPH07118385B2 (ja) ア−ク加熱プラズマ・ランス
CN106304593B (zh) 一种利用层流等离子系统的无冲击自适应触发点火装置
CN112996211B (zh) 一种应用于危废处理的直流电弧等离子体炬
US20070175870A1 (en) Plasma arc collimator design and construction
KR950012485B1 (ko) 플라즈마 아크 용해용 토치
US4414672A (en) Plasma-arc furnace
SU792614A1 (ru) Электродуговой подогреватель газа
KR100253723B1 (ko) 진공 분위기를 형성하여 전극의 내구성을 높인 고온 직류 플라즈마 토취
JPS56911A (en) Plasma arc type oil burner
Dudnik et al. Radiation energy losses in a single chamber three phase plasma torch with rod electrodes
JPH04124445A (ja) プラズマジェット生成法とプラズマ発生器
RU2812313C2 (ru) Способ плазменного воспламенения трудновоспламеняемых топливовоздушных смесей и горелочное устройство для его реализации при растопке котла
RU202987U1 (ru) Трехфазный плазмотрон переменного тока
US3202852A (en) Arc initiator for plasma generator
US3424541A (en) Fluid fuel burner
US5808267A (en) Plasma gun with gas distribution plug
KR100204354B1 (ko) 역극성 고온 플라즈마 토치
RU2594932C2 (ru) Устройство электронно-лучевой пушки r-250

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19931027

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960723

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010131