PT95769A - Processo de fabrico de ornata de caixilho de varanda corredica - Google Patents

Processo de fabrico de ornata de caixilho de varanda corredica Download PDF

Info

Publication number
PT95769A
PT95769A PT9576990A PT9576990A PT95769A PT 95769 A PT95769 A PT 95769A PT 9576990 A PT9576990 A PT 9576990A PT 9576990 A PT9576990 A PT 9576990A PT 95769 A PT95769 A PT 95769A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
profile
frame
decorative
sliding sash
sash according
Prior art date
Application number
PT9576990A
Other languages
English (en)
Inventor
Wolf-Jurgen Brickenstein
Original Assignee
Bruegmann Frisoplast Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP90100561A external-priority patent/EP0425753A1/de
Application filed by Bruegmann Frisoplast Gmbh filed Critical Bruegmann Frisoplast Gmbh
Publication of PT95769A publication Critical patent/PT95769A/pt

Links

Landscapes

  • Securing Of Glass Panes Or The Like (AREA)
  • Wing Frames And Configurations (AREA)

Description

f
Memória descritiva referente ao pedido de patente de invenção em nome de Brugmann Frisoplast SmbH, alemã, industrial, com sede em Kanalsirasse 80, 4β@Θ Dorimund i, República Federal da Alemanha, para ϊ "ORNATO DE CAIXILHO DE CORRER COM ARMAÇÕES OCAS DESTINADO ft PORTAS E -JANELAS» 0 invento refere-se a um ornato para um caixilho de correr com armações ocas destinado a portas e janelas de acordo com o conceito da reivindicação 1. 0 invento refere-se principalmenie a caixilhos de varandas de correr, de preferência aos que consistem de metal ou de sectores de perfis de material sintético. Esses perfis possuem em geral várias câmaras perfiladas, atrás duma parede perfilada, que forma o lado visível, e uniões restantes para as réguas da janela, a qual actua com uma vedação sobre um enchimento executado na maioria das vazes como envidraçamento de vidros múltiplos, cujo lado oposto se apoia sobre uma saliência do perfil do caixilho da varanda. A construção geral e especial designada anteriormente desses caixilhos de varandas corrediças a partir de perfis, que formam elos de caixilhos ligados uns com os outros de forma rígida à flexão, é usada muitas vezes para portas e janelas envidraçadas de edifícios.
Esses caixilhos são cada vez mais considerados como perturbadores pela sua estranheza, pelo material usado, 1 principalmente em metal ou material sintético, sobretudo quando o lado visivel do caixilho ocupa uma parte reiatívamente grande da superfície total duma parede de janela ou de poria dum dado espaço. Mas é possível contrariar os inconvenientes referidos pelo emprego de caixilhos de madeira que se podem chapear, conforme os requisitos arquetetônicos internos e também é possível, para essas finalidades, decorar os perfis de material sintético da espécie mencionada no início na sua generalidade com colagens. No entanto, é inconveniente que tais caixilhos decorados possuam um ornato aplicado pelo lado de fora, o qual mais tarde já não se pode mudar, por exemplo, principalmente depois da instalação e montagem da varanda corrediça e consequentemente possa eondiser com requisitos individuais dum arquitecto de interior. O invento baseia-se no facto de se poder equipar as varandas corrediças, já existentes, principalmente as que têm uma configuração habitual, com um ornato escolhido e adequado individualmente, o qual também deva ser possível efectuar pósteriormente, isto é, nos casos em que deva ser instalado um caixilho não decorado com um ornato, que já esteja montado ou vá ser montado.
Esta tarefa é solucionada conforme o invento com as características da reivindicação í. Mais características do invento são ohjecto das outras reivindicações.
Conforme o invento, o perfil de base garante uma ligação do ornato no lado visivel do perfil e a escolha à vontade segundo se queira, por exemplo, de cor ou de relevo de ornatos diferentes aplicados no lado visivel. Este ornato é determinado pela espécie escolhida em cada caso e pela cor da régua que está ligada não só com o perfil do caixilho como também por intermédio do perfil. Desta maneira, consegue-se, por um lado, que o lado visivel do caixilho da varanda possa ser utilizado para a fixação do ornato, em largura suficiente e f ac u 1 ta t- i vamen te em toda a largura, sem que seja prejudicado ou limitado a partes da superfície visível. Por outro lado, a régua decorativa pode ser escolhida em confor midade com as exigências de cada caso individual, e facultativamente ser mudado pósteriormente, quando se usarem réguas decorativas diferentes nos mesmos perfis. Como, de acordo com o invento, para a fixação das réguas decorativas sobre o perfil, estão providas ranhuras, estes meios de fixação são recobertos com a régua decorativa e desta maneira tornados invisíveis.
Ha is invento acima reivindicação uma configuração conveniente da con explicado deduz-se das caracterí 2. Para esse fim, deixa—se dominar, epção X- i cas isto da larguras segundo perfis diferentes, com um ara os per fis com um perfil da varanda ma is uma parte da superfície visi vel através da ustamento do perfil de base. t-e facto tem particular quando caixilhos da varandas de s tenham de ser decoradas de forssa igual ou ajam diferentes umas das outras pela largura s caixilhos. eoorir, as suas perf iI de base. \ largo vence-se capaciaace oe a uma i mpor í-ânc i a po r tas e j ane1a diferente, mas si dos seus elos- do ΗΈ y* Ot"ig j rs-cr *egu tívas podem ser 1 igadas íe base, de forma rígida. pela as da reivindi cação 3, sem intermediação de meios de fixação especiais. Isto simplifica substancialmente a construção total sem, por sua vez, causar dificuIdades uniões de fixação das réguas decorai-xv
cS iça , aplicadas em ambos os lados opostos do perfil de base e da régua ornamental são de fecno por pressão e engate, não existem práticamení-e nenhumas uniões frouxas. união do fi reivindicação 4 reproduz mais possibilidades da de base com o perfil do caixilho. São perf í1 configuradas todas de forma que resulte uma união duradoura ent-re o caixilho da varanda e o perfil de base, cuja separação não está fundamentalmente prevista e que também não é necessária só no caso de mudança das réguas decorativas. A capacidade de ajustamento do perfil de base é obtida, de forma conven iente, com as caracterísiicas da reivindi V -lo 5. 0 perfil das réguas aí descrito, que estão 1igadas com o perfil de base por uma guia de corrediça, permite s sua disposição. por exemplo, no âmbito das réguas Qâa hei**·? ’ 1 janelas, que podem ficar completamente cobertas se o pertil for angular. Mas avidentemente que as réguas perfiladas que são usadas para alargamento do perfil de base podem estar também previstas para os cantos exteriores do perfil do caixilho da varanda. A forma do caixilho do batente a decorar não se pode cobrir, por via de regra, no seu total com um perfil de base contínuo, mas torna-se necessária a sua divisão em sectores, os quais chocam uns nos outros nos cantos. Uma união destes sectores, rígida à flexão permite a realização das caracterísiicas da reivindicação 6. Desta maneira é possível uma simplificação muito maior na altura da montagem do caixxiho formado pelo perfil de base.
Mos cantos do caixilho podem embater as réguas decorativas umas nas outras. Isto pode efectuar-ss ao longo oa :-°rtas de malhetes. 'Mais uma outra possibilidade da oecoração nos cantos do caixilho é objecto da reivindicação /. Os cantos ornamentais, especiais, ai descritos, oferecem a possihiiidade de interromper ou continuar a decoração das réguas. rac ter íst-icas da reiv indicação 3 formam as são usadas para a aplicação das réguas Para esse fim, as ranhuras são também
As Γ ãnnLí ornamentais 4 utilizáveis para a fabricação de uniões subsistidas a grande esforço. Aliás, as réguas por sua vez podem ser compostas de sectores individuais, para o que podem ser também tomados em consideração azulejos, placas ou análogos, colocados sucessivamente. Principalmenta em ladrilhos ou azulejos como réguas decsDrativas mostram-se como práticos cortes traseiros nas ranhuras, porque garantem uma fixação rigida com os aderentes que são usados na aplicação dirscta dessas ornatos, lias os cantos decorativos, nestes casos, também podem actuar de forma independente com as características da reivindicação S. Neste caso, pode conseguir-se um ornato correspondente com a mudança de material. U invento é usado em cai xilhos de varanda que na prática 58 ut i1xzam em c onjunto com bastidores que são incorpor ados na respectiva aber tura do edificií o e em caixilhos de metal ou de material sintético também podem ser compostos da sectores perfilados ocos. Para esse fim, os caixilhos das janelas são, em geral, achatados para dentro, contra os bastidores, enquanto que em portas o achatamento mútuo de ambos os caixilhos também pode ser efectuado para fora. 0 bastidor apresenta um encaixe que é usado para vedação do caixilho no caso de janelas ou portas fechadas.
Gs perfis ocos de material sintéticos-, de que se compõem os caixilhos têm muitas vezes um espaço oco que está repartido em várias câmaras. Neste caso, as câmaras perfiladas podem ser providas com mais câmaras que servem por exemplo para drenagem.
Gs perfis com várias câmaras desta espécie, principalmente de materiais sintéticos, por exemplo, de rVC têm paredes de câmaras relativamente finas para absorver a dilatação ao calor reiaiivsmen elevada do material sintético A conductibi1 idade térmica reduzida do material sintético em conjunção com a espessura
Tina das câmar origina que o calor possa actuar sò em sona reduzida da profundidade do perfil e que o caixilho se ajuste com o bastidor, em qualquer caso, índependentemente das mudanças de tempe patupas. u n x c no dum caixilho desta natureza, como parede exterior de uma ou de várias câmaras perfiladas, que em batentes de janelas ficam int-eriormente, é condicionado pela função e forma uma superfície relativamente grande, porque η p cinr: tjp DSStldCr que a í T.err encerram. do encaixe e dos canais tis ar, providos na maioria das vezes no encaixe, resultam superfícies mais alargadas, ds forma que o sTi a pnr i oniie a configuração e disposição idas vedações t í.----11--:7. i. o aspec to do caixilho f ;.ηηΊ pi j sjnsa | s Π3 4 πρ 7.3a « i. Π··’ dec is ivamente a Impr • cc.çSq âXil-Sr· iof da raspeci i va parede in f.pfna fio caso oe ser usado o ornato conrorrne o invento em C 3.í X X 1 hos 065^3 · nrsrjgfâ rSC0ΦΘ^05 •"‘“SS "f Osji=s execução que são o objecio de ma is sub-reivindicações.
Conforme o invento, como esta descrito na reivindicação 15, no lado visível do perfil, agregado ao lado interno dum espaço, asi-â alojada no perfil uma ranhura larga mas chata. Desta maneira não é perturbada a função do nicho como parede da câmara do perfil, que pode receber a dilatação do material sintético. Mas, a ranhura permite a aplicação de réguas decorativas de largura considerável que, conforme o invení ,Q Γ fjf3«05¾¾ O lado e: ranhur a serva para a f ixaç: acção dá Uní^G f Π--1 .0 pared-i η te. Como a égua decorativa, resulta uma imara que não sofre qualquer enfraquecimento devido ao rebaixo, necessário para a ranhura de fixação, mas em certos limites, utiliza a parede da câmara para equilibrar dilatações térmicas diferentes do material sintético e do material da régua decorativa. Por isso, as réguas decorativas podem possuir uma composição material diferente da do perfil do caixilho e facultativamente podem ser mudadasr©decorada. post-er iormente se I anela de
Estas medidas do invento permitem uma multiplicidade de configurações individuais do aspecto interno dum caixilho. Pois na ranhura podem ser aplicadas ráquas decorativas de todos os materiais decorativos, pensáveis, por exemplo, réguas de madeiras valiosas, réguas metálicas de latão ou de metal cromado, réguas espelhadas, réguas têxteis, réguas a partir de placas de produtos estratificados decorativos, de velos individuais, de quartzo, ou análogos. Assim, o invento PSFFftits satisfazor o desenho ϊnoivídu-s 1 úo coi^pp-soop cfe Janelas s desta. maneira conseguir-se uiiíia configuração interna indivídua^ e dia5Hnyrs Π t «líainf i·^ t-vf f sftvhám acf 5 f Ha ivarní-ã^ 1 a i 5 τ : v*w %, f w ; 1_ vwsííwwih L wiii t ·· s u.,-.ν· w %s*T ww várias capacidades de manuseamento e elaboração dos perfis ocos sintéticos, previsto com as rêquas ornamentais. Este á o ob j ec í-o das reivindicações ífc= e 1 f Kípe r cí racrt -ia vi» -uuw*’_r τ— poss í ve fornecer ao construtor de janelas. l“k Γ·{Λϊ»·| i 1 _ Qgf Λ|» SQ; c osi a ráfH )a HáamraT í \/a i-hjo acia : -— *_i·— _ ’_f i va tu; ·~4·-λ-_ -_3 vi_ pode depois dív idir noi comprimentos necessários para os elos do caixilho, os quais a seguir são unidos uns com os outros ao caixilho da varanda corrediça de forma rigida a. flexão. Para esta finalidade é apropriada a fixação duradoura das réguas decorativas. Mas, por outro lado, se for oferecida a possibilidade de formar no próprio locai, a régua decorativa e aplica—la, por exemplo ainda tajf ibéni troca. 0V -í C f.Sn T 0 _ nj-> f ggn inter i o p - of erscs" Si usado no psrfi1 oco por uma outra uma régua decorativa já no caso de mudança de decoração do espaço i flexibilidade do material sintético, consequentemente a flexibilidade das bordas- ranhuradas para se criar com o nicho do caixilho um fecho de molde da régua decorativa, que pode ser abolido em qualquer ait-ura.
Gs vantagens dí pormenores, caracter ísticas e outras descrição sequinte de vais invento deduzem-se da vários exemplos de execução perante as figuras no desenho mostram A figura í uma secção transversal desmontada através dum caixilho de madeira, que está decorado conforme o invento. r t iQurs £ na rsprsssniaçso corrssponoent-s ã Ticfurs i caixilho sint-s^-ico cosi o ornst-o 00 scordo com invento, - h uqura ssn vista, um canto do c s i x i1 Ho para 0fh 1 τ f srit"; do ornato. th '."th í ·ΛΓ T ;"3 Ra ? í ill J Ϊ» S» Q - — ·—’ tí Wmm UM 1 A 1 W depois da aplicação da pgr.a € O ·** s t· 1 ‘"5 um c a i x i1ho de varanda, decorado de acordo com o £ γ\\/0nto - r» f :sn f,SQfi de forma desmontada e segundo uma perspectiva em que são r ep r oduz i dos poni.05 gs união, VÍ£.Íi ! uma secção t-r ansversai at—aVwS dum cai xi lho e ium bastidor. que ac tua em colaboração, para a eprodução de nvento, e mais uma forma de exec ução do dum igura 7 é í uma rapr sseniaç ão corresponde nta á f igura fe aum a f: li r ma Q0 gVg^ ução do invent 0, d 1 ve rsif ic ada em nrvl z c: 1 —w f~ ’^,-ν àquela. m » H 0 c a«=in dO exemplo de execução da fi gur s 1 trata — C=;J=t caixi lho de i si a « ne1as Cl). E sie consiste nor ma 1mente dum dor f ? í -f ixado à parede do edifício e dum r* ai xilho de varanda (3) móvel. Deste caixilho de varanda só está reproduzido um dos elos <45, o qual está ligado de forma rigida à flexão com os elos vizinhos. Q caixilho de varanda apresenta um envidraçamento com isolamento duplo <55, que está montado com uma régua da janela <S) contra uma saliência perfilada <7>. 0 ornato do caixilho da varanda designado na generalidade com <75 comp3e-se dum jogo de peças. A este jogo pertence um perfil de base <85, que possui um lado posterior ou de fixação <S> com o qual está colado no lado visiyel (125 do perfil (45, conforme o exemplo de execução, por intermédio de duas tiras de folha (1Θ- ou 11) auto-colantes. iiadas avizinhadas de peças de T, e cortadas posteriormente s. De resto, o perfil de base é do, cujo lado em ranhura C17) s (18, 195 paralelas e veri- í cais. formadas por fendas perf perfiladas (14—16) em forma pelas suas câmaras perfilada um perfil oco, aberto dum la limitado por abas perfiladas
0 perf i1 de base (8) é um perf i 1 de mater ial sintético, fabric ado por extrusão. No seu lado oposto ao de fixação apresenta várias ranhuras C 14 ou 15) , jiyg CaQ i <21 e 22). 0 lado égua decorativa { O O', ranhura (17) e as il de base (18, 19) . ; unitários, o pe rf i 1 iecorativo por meio da i e/ou material. Nos- > consiste, pelo seu A aba realiza lados visiveí: visível maior ê aliás formado por uma que esta entalhada com o lado da extremidades das abas perfiladas do per Mo caso de se pretenderem lados visiveí de base faz-se condizer com o material * extrusão de duas ou mais cores em forma e/í exemplos de execução, o lado decorat lado, dum perfil de material sintético fabricado por extrusão. Mas em vez deste processo, podem também compor-se azulejos ou ladrilhos numa peça em forma de ourela, usando-se os lados (23, 245 da aba (18, Í35, virados para fora e as saliências perfiladas em forma de T como meio de fixação e de apoio. / fia representação da figura 2, está indicado um ornato idêntico ao da figura 1. Neste caso, aliás, o bastidor (2) bem como o caixilho da varanda consistem dum perfil em material sintético fabricado por extrusão. Aplicações metálicas (24, 25) em determinadas câmaras perfiladas (2S, 27) são usadas para o reforço dos respectivos perfis ou sectores de perfis (2, 4). Para a montagem do επv 1 or3.çasento duplo (5) á usado um filete (S) que está malhelado no perfil do caixilho da varanda e possui um lado visível (27). Actua com uma vedação (28) sobre as vidraças que são sustidas no lado exterior na saliência do perfil (7) com ma is uma vedação t oq
Como se deduz ainda da representação da figura 2, por intermédio das peças perfiladas em forma de T (14—16) bem como por intermédio duma saliência correspondente (3Φ) na aba -se uma superfíc j g contínua para a fix-aç: epresentado, por e; <empio, de azulejos ta (31) da peça C ÍS' i dum lado é prolonga: com a alma (32) do perfil de base uma gu ίΙΡ’ί ri : Γ n
OlJSi íacninos. h f nf .¾ =5 f nr*í de corrediça para a aba mais longa (335 dum perfil angular, cuja aba (34) mais curta esta virada para dentro e se apoia sobre o canto exterior do lado visível (35) interior da régua da janela (6). Em relação ao comprimento da guia de corrediça (31, 32) pode ajustai—se a largura do perfil ou adaptai—se s“Í ΐ ? t Lãixxxnos C Γ*) =¾ f ig; • · _ decorativa ! I (36) com uniõe: designada em (3 aos requisitos de cada caso individual. Em geral, trata-se de =erenças de largura dum grande número de perfis de ‘a 2 pode ainda deduzir—se que a régua possui um lado oposto ao seu lado visivel de apoio. Um-a destas uniões oe apoio está >. Apresenta uma flange semi—circular numa alma do perfil que se projecta de forma perpendicular, flange que está metida na câmara perfilada da peça em T (14). Pode depreender—se que as uniões de apoios estão todas cobertas
pela réqua ornamental.
Embora admita perf i1 de base (8) pc t.0 ·; a τixação f SOb" o o lado vi admita nos exemplos de execução, que o semore colado com o seu lado de .4), também pode ser considerado um aparafusamanio ou uma soldadura. njunto com a figura 4 dedi ϊ j^—cta uma montagem do ornato (7). Coiao se s“ | 2} Q UI» c a i x i 1 ho c offipos to de base sobre o Iaoo v i s i vel ( Í2). Estão do λ' i x bo C38 e 33> , os quais, no ãís ao 1 onqo Hl ijft -2pr T,:-: « duma junta (4Θ) i de forma r ϊ q ioa â f1 exão. rt*/ ^ que possuam L?a t igura vista geral da fas dep r esr.de da f i gu r a sectores do perfil d uni-ães de canto !JC==iS1 = < São i nser i das nas r anhuras; formadas pelas peças perfilada- C14“ 15 ou 30) com as suas sal iÔnr i 22 graças âs extremidade dos sec tores rigpf x lados 4* 3*·^ S 33 ^ ^1: olas elásticas, a1guma das quais estão representadas em (47 e 4-¾) , têm a seu cargo-um fecho em força das unibes de canto com os sectores perfilados (38, 33) nas ranhuras descritas.
Nos cantos do caixilho í podem ser aplicadas umas guir àc jhj ít v»ac rscr WUI V i Wl —" réguas deco? ' a t- i vas des cri tas ou os lhos OU azulejos; que elas for 'asai», ao longo dum sec tor *_**_-. \_£a_- OU chanfrado. No exemp10 de execução da fi gura 4 peç as decorativas (-5Θ) para os cantos. Nos 51, -52) da planta, em geral quadrada, es tão unidos os cantos terminados dos sectores perfilados, separados perpendicularmente, das réguas decorativas (38, 33), o que não está representado na figura 4. Desta forma, a peça decorativa (5€J) faz uma ponte de união entre a distância das réguas decorativas (38 e 33). li /
No exempIo de execução da figura 4 está ainda representado que podem ser deixadas em branco as peças decorativas C5®) . O volume do espaço em branco no exemplo de execução é circular como está representado em (52). Nestes espaços em branco ficam bem peças redondas (53) que podem ter outra cor e/ou ter um relevo diferente. As peças ornamentais podem igualmente ser embutidas como esta representado por exemplo em (54).
Conforme a representação da figura 5, o caixilho (ol) consiste, conforme o invento, de sectores perfilados ocos oe material sintético, verticais, um dos quais esi-á r ep r esen t-ado cosi £.6-2) e sectores horizontais (63). As extremidades dos s ec to res ( 6 , viradas uma para a out ra SStíSO SCíCSciãS uma com a outra ao longo dum-a junta (64). A junta mal se ve ou nem sequer é *» T mm mH ivel.
Segundo as forma; igura 6 e 7, t-rat-a -se no i nté t i c o, usado nos caixi 1! âmar as. 0 c a i x i1ho (61) a: e no caso ao perrn reproauziaas nas oco de material hos (Sí), de um perfil com várias ctua neste caso conjuntamente com ;-·0 X CjlaS 1mente de elos ligados xão, unidos no seu perfil oco Como se depreende das 7, o caixilho est-â planificado Acaba num encaixe (67) no qual ranhura (68) para a admissão antada. um bastidor (62), o qual consis entre si de forma rígida à fie de material sintético (66) representações das figuras 6 e para dentro contra o bastidor, o perfil oco (66) apresenta uma duma vedação interna não repres 0 caixilho de varanda (61) possui um envidraçament-o oe vioraças múltiplas (63) que é sustentado nas peças (70, 71) numa câmara exterior do perfil oco (65), com uma configuração correspondente. 0 perfil oco (65) apresenta várias câmaras exteriores, que estão designadas com (72 e 73). Uma câmara interior (74) aumentada em relação àquelas tem um plano horizontal angular e uma aba (75) virada para o / / rebaixo (67) que está alojada atrás duma parede ¢765. h parede ¢76) separa ainda uma câmara interior ¢77). A câmara ¢74) pode aceitar um perfil reforçado. A câmara ¢77) serve para compensar a dilatação térmica e está perto duma ranhura (78) que, por sua vez, contem uma vedação, que não está aliás representada, e que veda o perfil do bastidor. K!a ( tUA forma de execução *-3* ϋίϊϊ3 í*snH* ip ^ (80) no vi =i ya virí sdo para o espaço i nt-e r no 3 do perfil ( 55); QO 0n-aíνα f F^7 rsvssx* i nis ητ*ο anhura f.*r^ um f undo plano (8í: ) 0 n C0M t r s.ç ado PSCfiS ij—* 1 ano s“í=i r\ =s ν' -- * ede i 7Fs !1 . f í^|f5}“! bo r das ranhuradas i S4Í ; H>: i postenorss. Apoia unia réQUâ osc o r a t í y s c. td«*í·). h rêoua d8COr*at.ÍV.3. ( 34) t.sn· ccr j-Sq tΓSTISVST.rgnéziO CΟΓΠ pgnf.j-s-g ],í '"•Ud’· ΓΈí 5 (* 03 0?. j CΟΠ·VSF —SPdc? 08Πί·Γ0 P-ãTã superior^ e τ gpí 0 r pc (87 e 88) paralelos. H: Rtsnsuss são esc 01h idas de tal piane ira nyg a r égu- *c or at i vs (0^) pode cgp pp emida da fora sobre o fundo CS1 ranhura ζ8®5 j dssvi ando- se as bor gbc ranhuradas (R2· posterioras e fixando em forma de fecho de molde na ranhura ( 3Θ1
Enquanto na fí 3ϊ*2ϊΐ«5 GS S xecução segundo a Í X s w & : os cor i-es posteriores das bordas r anhu r adas (82, : 83) tem a fo rma de rabo de andorinha, n.a forma oe execução da figura 7, um
c o r X-S
\ ‘-JL-J SI 5 de ambas as bordas i carril· par te posterior 1 ano c oni sec ç lo i r 1 =* y* j~fps f nus Π5 Γ = ™ corresponde â secção transversal da régua decorativa designada (89). Esta régua (895 é um perfil plano com secção transversal fundamentalmente perpeno: *— V»i| possuem uma secção transversal em forma de U, direitas. A régua decorativa na forma de execução segundo a figura 7 est-á colada sobre o funsáo (925 da ranhura (80). sMa rep resent-ação da figura 7, os cantos transversais das réguas decorativas ¢84. ou 83) estão igualmente cor em nteia—esquadria, Rias abrigando urna peça ornamental de (33). Esta peça possui, conforme o exemplo de exe representado, um plano perpendicular, isto é, quadrado, formado pelos seus cantos exteriores (34·). Uma diagona plano (34) passa na direcção do corte em meia-esquadria des cri to inicialmenta nesta direcção, uma dimem do corte srs meia—esquad /> /
que é 1 do C 64 ) , ça ornamental de canto possui que corresponde ao comprimento das réguas decorativas mais h peça decorativa tem uma contiguraçao tal, ií r *nr anrs ns sartr* t : sra tem a torma oum cone ral, cuja face (35) ;tã provida com uma elevação (3S5 τ i ** Ρ5ΠΓ 1 ΓΡ oca. •ai Q0 cs.^to { ) DCO0 sst-sr lis^sdâ cor?i os cantos 1 ongi tud inais ( 3*?; 33 3 Hq bs.st-idor eis s^bcs os ssc t-orss 00 popr í 1 oco i S2 j j nor r»"ç0 i o dg *=o ^ cia o? a v — ou cola^a^ íg ^ supe f í c ^ a das réQUSS OSCnrât. í V3S "fOP suscí vsI do sap colada. pocteío. unir—ss ta^oéri^ as supsPTlcios (88) oa poça ornâjPsnt^i ng canto í95) no” colã^sis conà as sxt-rsniid-sdss das réguas decorativas mais próximas. Não está representada uma outra forma de execução conforme o invento. Nesta são aplicados rebaixos — facuiiatdvamenl-e mais tarde - no bastidor do caixilho, por exemplo furos redondos. Nestes são introduzidos bocais ou grampos, que se proj-ectam para fora e para dentr corativa em •orsia oe rsquas sao metioas n; oocais ou grampos, que fixadas. ‘ctam para Tora
As réguas peç as dos a seguir

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES íã - Ornato de caixilho de correr com armações ocas destinado a portas e janelas, caracterizado pelo facto de possuir um perfil de base CS) com um lado de fixação CS) para o lado visivel <Í2> do perfil do caixilho C4> e com um lado ranhurado C17), em posição oposta para a fixação da ripa decorativa C22>. 2iL - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o perfil de base C8) ter uma possibilidade de ajustamento na largura ao longo de um curso pré-determinado o qual corresponde ã diferença da largura da maioria de perfis dos caixilhos C4>. 3â - Ornato de caixilho de correr de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a ripa decorativa C22) apresentar um lado visivel C3S) e um lado tapado, provido com ligações bojudas C37) para o lado ranhurado C17) do perfil de base C8>. 4â - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações i a 3, caracterizado pelo facto de o lado de fixação <9> do perfil de base <8> estar preparado para ser aparafusado, colado ou soldado com o perfil do caixilho <4>. 5— - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações í a 4, caracterizado pelo facto de ser usada uma ripa perfilada <33, 34) para a possibilidade de ajustamento da largura do perfil de base <8>, que é aplicada de forma definitiva numa guia de corrediça <31, 32) lateral do perfil <8). 16 6¾ - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações i a 5, caracterizado pelo facto de para os cantos do caixilho (43) estarem providas uniões angulares ¢41, 42) com elementos posicionadores do eixo (43 — 46), que são inseriveis nas extremidades das ranhuras de sectores dos perfis (38, 33) cortados em malhetes. - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações í a 6, caracterizado pelo facto de para os cantos do caixilho (43) estarem providas peças ornamentais (50) em forma de placas, a cada uma das quais se encosta uma régua ornasiental (38, 33), que está ligada a um dos membros do caixilho (4) mais próximo e tem uma distância das outras réguas ornamentais que faz uma ponte de ligação com a peça ornamental de canto. 8â - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de as ranhuras do perfil de base (8) possuírem cortes posteriores formados por saliências de peças perfiladas (14-16* 30) em geral em forma de T e as uniões bojudas (37) das réguas decorativas (22) apresentarem almas com fianges terminais que encaixam nos recortes posteriores. 9ã. — Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de as peças ornamentais (50) serem entalhadas e para os rebaixos estarem providas peças decorativas (53) no lado visível. 10ê. - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações í a 9, caracterizado pelo facto de as peças decorativas (53) dos ornamentos (5Θ) terem uma cor diferente do lado visivel da peça de canto ornamental. 1 v •b f
    íiâ — Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações í a i@, caracterizado pelo facto de as peças de canto decorativas (50> estarem entalhadas nas ranhuras das peças perfiladas (14-16? 30). 12ã - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação I, caracterizado pelo facto de o perfil de base Í8> ser um perfil oco, cujo lado ranhurado está, limitado por eixos perfilados (1Θ, 19) com um traçado paralelo e perpendicular à alma do perfil, eixos que apresentam aplicações (23, 24) viradas para dentro para a sustentação da régua ornamental (12). 13â - Ornato de caixilho de correr de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de as almas dos perfis CÍ8, 19) do perfil de base (8) possuírem num dos lados uma aplicação perfilada em forma de T (15) cuja alma (31) forma em conjunto com a alma (32) do perfil, a guia de corrediça. 14ã - Ornato de caixilho de correr acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo facto de os lados exteriores da alma das aplicações perfiladas (14—IS? 30> estarem num plano para o apoio de ladrilhos ou azulejos. Í5ã - Ornato de caixilho de correr, principalmente de acordo com a reivindicação i, caracterizado pelo facto do seu uso em caixilhos principalmenie de material sintético, nos quais o anteparo do caixilho forma a parede exterior de uma ou várias câmaras perfiladas, estando aplicada no lado exterior do anteparo (79), que forma a face visível interior uma régua decorativa (84, 89) que a cobre substancialmente, cujos cantos longitudinais (85, 86) paralelos estão orientados paralelalmente aos cantos longitudinais (97, 98) do anteparo do caixilho (79) e estão embutidos no total ou ÍB pareialmente numa ranhura de fixação (80) existente na parede exterior (76) de todos os sectores do perfil oco (62, 63). 16S. - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação 15, caracterizada peio facto de as réguas decorativas (89) estarem embutidas nas orlas (82, 83) das ranhuras (80). 17â - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de a régua decorativa (89) estar colada com o fundo 02) da ranhura £80) . 18â - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de o lado superior (88) da régua decorativa (89) se salientar para além do lado superior da face visivel do anteparo do caixilho (79). 19ã - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação Í5, caracterizado peio facto de o lado superior (88) da régua decorativa (83) se rebaixar sob o lado superior da face visivel do anteparo do caixilho (79). 20ϋ - Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, caracterizado pelo facto de a régua decorativa (84, 83) ser realizada em madeira. 21ã - Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, caracterizado pelo facto de a régua decorativa ser realizada em metal. 22â - Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, caracterizado pelo facto de a tira metálica que forma a régua decorativa (84, 89) ser de latão. 23ã. - Ornato de caixilho de correr de acordo com as 13 reivindicações í ou Í5, caracterizado peio facto de as tiras metálicas que formam a régua decorativa €84. 83) serem c romadas. 24ã - Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo facto de a régua decorativa €84, 83) ser de material têxtil. 25â - Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, carac terizado pelo facto de a régua decorativa €84, 89) ser de vidro espelhado.
  2. 2&â - Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, caracterizado pelo facto de a régua decorativa €84, 83) formar um sector duma placa dum material estratificado. 271- — Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, caracterizado pelo facto de a régua decorativa €84, 83) ter relevo exterior. 28^ — Ornato de caixilho de correr de acordo com as reivindicações í ou 15, caracterizado pelo facto de a peça ornamental de canto possuir a forma dum cone truncado que assenta a sua face de base €33) sobre as extremidades da régua decorativa €84, 83). 29^ - Ornato de caixilho da correr de acordo com as reivindicações 1 ou 15, caracterizado pelo facto dos cantos transversais das réguas decorativas dos sectores vizinhos do perfil oco €62, 63) interceptarem-se de forma enviesada. 30ã — Ornato de caixilho de correr de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de a régua decorativa €84, 83) engrenar em bocais ou moías, que por sua vez engrenam em rebaixas do anteparo do caixilho €73). Os correspondentes pedidos foram depositados na República Federal da Alemanha, sob o n£ P 33 36 293.0, em 1 de Novembro de 1383» sob o nS. P 4@ Θ0 352.1, em 16 de Janeiro de 1390? sob o n2 p 40 33 734.Θ, em 24 de Outubro de 1990 e como Patente Europeia, sob o nS. Er 90100561.1, em 12 de Janeiro de 1390, cujas prioridades reivindica. Foi inventor: Uolf-Jurgen Brickenstein, alemão, gerente, domiciliado em Am Deverhafen 4, 299® Papenburg/Ems, República Federal da Alemanha. Lisboa, 31 de Outubro de 1990
PT9576990A 1989-11-01 1990-10-31 Processo de fabrico de ornata de caixilho de varanda corredica PT95769A (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3936293 1989-11-01
EP90100561A EP0425753A1 (de) 1989-11-01 1990-01-12 Flügelrahmen mit Rahmengliedern aus Hohlprofilabschnitten für Fenster und Türen
DE19904000952 DE4000952A1 (de) 1989-11-01 1990-01-16 Fluegelrahmen mit rahmengliedern aus hohlprofilabschnitten fuer fenster und tueren
DE4033734 1990-10-24

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95769A true PT95769A (pt) 1992-08-31

Family

ID=27434778

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9576990A PT95769A (pt) 1989-11-01 1990-10-31 Processo de fabrico de ornata de caixilho de varanda corredica

Country Status (3)

Country Link
CA (1) CA2047713A1 (pt)
IE (1) IE903947A1 (pt)
PT (1) PT95769A (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
CA2047713A1 (en) 1991-05-02
IE903947A1 (en) 1991-05-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3547472A (en) Connector means and like elements for juncture purposes
KR101514022B1 (ko) 단열성이 개선된 창호용 프레임의 제조방법
US4289818A (en) Extruded wall paneling system
EA013047B1 (ru) Строительный элемент
US3782064A (en) Moisture deflector for a wall system
JPS5813716B2 (ja) 窓遮断装置
EP1945895A2 (en) Frame structure for doors or windows, for furniture or for lightings, having a surface on a same plane of a wall
US3443345A (en) Covered wood construction element
US2710431A (en) Window structure
CN106760090B (zh) 一种带可调节横向装饰条的竖明横隐幕墙
US3136395A (en) Split mullion bar
PT95769A (pt) Processo de fabrico de ornata de caixilho de varanda corredica
KR102136571B1 (ko) 단열 마감재를 구비한 폴딩 도어 프레임
CN211230025U (zh) 一种隐扇式下悬推拉窗
JPS6128870Y2 (pt)
GB2086465A (en) Profile for the manufacture of panels especially transparent or translucent panels, and the panels produced of this profile
KR101969760B1 (ko) 대면적 복층유리용 차양장치
US10280677B2 (en) Frame assembly
KR100749526B1 (ko) 창문 프레임의 결합구조
GB2110284A (en) Frame member for doors and windows
KR20190018872A (ko) 재단 및 조립이 용이한 입면 분할 창호
NZ740605A (en) Double-glazed window assembly and retrofit method of forming same
CN206468198U (zh) 一种防盗平开窗
CN206468203U (zh) 一种带纱窗扇的平开窗
US2072883A (en) Enameled metal wall construction

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920430

FC3A Refusal

Effective date: 19980413