PT95406B - Sensor de oxigenio constituido por uma celula electrolitica que possui um electrolito solido - Google Patents

Sensor de oxigenio constituido por uma celula electrolitica que possui um electrolito solido Download PDF

Info

Publication number
PT95406B
PT95406B PT95406A PT9540690A PT95406B PT 95406 B PT95406 B PT 95406B PT 95406 A PT95406 A PT 95406A PT 9540690 A PT9540690 A PT 9540690A PT 95406 B PT95406 B PT 95406B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
electrode
oxygen
ceramic oxide
oxygen sensor
stoichiometric
Prior art date
Application number
PT95406A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95406A (pt
Inventor
Livio Manes
Claudio Maria Mari
Original Assignee
Europ Gemeinschaften
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=19731187&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT95406(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Europ Gemeinschaften filed Critical Europ Gemeinschaften
Publication of PT95406A publication Critical patent/PT95406A/pt
Publication of PT95406B publication Critical patent/PT95406B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N27/00Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means
    • G01N27/26Investigating or analysing materials by the use of electric, electrochemical, or magnetic means by investigating electrochemical variables; by using electrolysis or electrophoresis
    • G01N27/403Cells and electrode assemblies
    • G01N27/406Cells and probes with solid electrolytes
    • G01N27/407Cells and probes with solid electrolytes for investigating or analysing gases
    • G01N27/4075Composition or fabrication of the electrodes and coatings thereon, e.g. catalysts

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Measuring Oxygen Concentration In Cells (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Fluid Adsorption Or Reactions (AREA)
  • Investigating Or Analysing Materials By The Use Of Chemical Reactions (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Description

COMUNIDADE ECONOMICA EUROPEIA (C.E.E.)
SENSOR DE OXIGÉNIO FEITO DE SUBSTANCIAS SOLIDAS”
A presente invenção diz respeito a um sensor de oxigénio feito de substâncias sólidas sob a forma de uma cé lula electrolítica, com um primeiro eléctrodo instalado de maneira a medir a pressão parcial de oxigénio da atmosfera, com um segundo eléctrodo instalado numa atmosfera de referência e um electrólito sólido em contacto superficial com os dois eléctrodos, em que o material do electrólito é cons^ tituído por um óxido cerâmico ou uma fase do tipo de vidro com condução iónica pura, em que pelo menos o primeiro eléctrodo contém um eléctrodo cerâmico em proporções não estequiométricas. Por um óxido em proporções não estequiométricas entende-se um sistema termicamente estável com uma diferença nítida em relação à composição estequiométrica. Seguidamente, mais adiante, referem-se sistemas tanto superiores à estequiometria como inferiores à estequiometria.
Um sensor de oxigénio deste tipo é conhecido por meio da patente de invenção alemã DE-32 29 931 A1.
Os dois eléctrodos deste sensor são formados por óxidos não estequiométricos ou misturas desses óxidos, por exemplo, ΡΓθ2+χ’ ^θθ2-χ’ Τβθ2-χ· θ electrólito sólido é um óxido cerâmico ou uma fase vítrea com condução puramente iónica.
é empregado como material do eléctro
Esses sensores (Pr0Ol 2+x do em atmosfera oxidante e como material do eléctrodo entanto apenas utilizáveis apertados.
Ce02_x ou TbO2_x são empregados em atmosfera redutora) são no dentro de intervalos de medição
Neste caso, tem de se atender ao envenenamento dos eléctrodos espeeialmente por acção de monóxido de carbono ou por chumbo, de modo que esse sensor que é utilizado para a determinação do monóxido de carbono contido em atmosfera ou em emissões de gases de escape tem um tempo de funcionamento limitado em consequência dos fenómenos de envenenamen objectivo da presente invenção é, assim, proporcionar um sensor de oxigénio sólido que permite a medição de uma larga gama de pressões parciais de oxigénio e, na realidade, tanto em atmosferas muito redutoras como também em atmosferas muito oxidantes e sem considerável perda de sensibilidade ou necessidade de substituição durante um tem po de indicação mais longo. 0 prolongamento do tempo de fujn cionamen do eléctrodo significa um lucro económico muito elevado porque é possível utilizar o mesmo eléctrodo para a medição das pressões parciais de oxigénio que variam rapida_ mente - como pode acontecer em funcionamento ou em caso de acidente.
Este objectivo é atingido de acordo com a presente invenção constituindo o primeiro eléctrodo por uma mistura de um óxido cerâmico pelo menos não estequiométrico e por um metal, em que o último pode ser escolhido do grupo formado por ouro, platina, níquel e crómio.
De preferência, o peso do metal do primeiro eléctr£ do está compreendido entre 10 e 30%, sendo especialmente igual a 20% do peso total.
Seguidamente, esclarece-se a invenção por meio de alguns exemplos de realização.
Um sensor de oxigénio sólido consiste essencialmente em dois eléctrodos entre os quais se encontra o electrólito sólido. Os eléctrodos estão ligados a um circuito de medição e que a diferença de tensão entre os dois eléctrodos é a base da medição das diferenças da pressão parcial de oxigénio que actua sobre um dos dois eléctrodos.
Muitas vezes, o sensor é constituído por um tubo fe chado de um dos lados, cuja parede interior forma o eléctr£ do de referência e cuja parede exterior forma o eléctrodo de medição. A zona entre as paredes é pelo menos parcialmeji te cheia com electrólito sólido. No interior do tubo, encoji tra-se um gás de referência de composição conhecida, como, ^4por exemplo, oxigénio puro, ar ou uma mistura conhecida como, por exemplo, uma mistura de C0/C02 ou H2/H20. A atmosfe ra de referência pode também ser formada por uma mistura de metais e óxidos metálicos, como Fe/FeO ou Ni/NiO.
A parte exterior do tubo é colocada na atmosfera cjj ja pressão parcial de oxigénio se pretende medir.
Naturalmente, a invenção não se limita a esta forma de senso. 0 sensor pode também ter a forma de placas planas que formam a separação entre duas câmaras, nomeadamente uma câmara de referência e uma câmara de medição.
eléctrodo de referência pode, como no caso da memória descritiva mencionada antes, ser formado por um metal nobre ou por um óxido cerâmico ou por uma mistura deles.
eléctrodo em contacto com a atmosfera a analisar consiste, de acordo com a presente invenção, numa mistura de pelo menos um óxido cerâmico não estequiométrico e um metal, sendo este último escolhido do grupo formado por ouro, platina, níquel e crómio e sendo o óxido cerâmico esc£ lhido do grupo que contém as seguintes substâncias : pr02 , Ce02_x, Tb02+x, LaCrOg, La1_xSrxCrO3. E também possível mi£ turar os metais de dois óxidos cerâmicos diferentes dos quais um é acima da composição estequiométrica e o outro
abaixo da composição estequiométrica, por exemplo, CeO£_x e ΡΓθ2+χ· Desta forma, pode utilizar-se uma atmosfera quer muito fortemente redutora quer também muito fortemente ox2_ dante. E também possível utilizar soluções sólidas destes óxidos, por exemplo ^θγΡΓι_γθ2+%· Neste caso, o símbolo χ tem um valor compreendido entre 0 e 0,2. Uma mistura do ma_ terial cerâmico e dos metais designa-se cermet.
sensor de oxigénio de acordo com a presente inve_n ção encontra uma larga utilização no controlo de processos metalúrgicos, no funcionamento de turbinas de vapor e de fo£ nos, no controlo de gases de escape de veículos automóveis e no controlo do ar.
A banda de medição da pressão parcial de oxigénio -30 pode variar entre 10 e 1 atmosfera.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1,- Sensor de oxigénio feito de substâncias solidas sob a forma de uma célula electrolítica, com um primeiro eléctrodo exposto à atmosfera com a pressão parcial de oxigénio que se pretende medir, um segundo eléctrodo exposto a uma atmosfera de referência e um electrólito formado por uma substância sólida em contacto superficial com os dois eléctrodos, em que o material do electrólito ê um óxido cerâmico ou uma fase vítrea com condução iónica pura e, pelo menos, o primeiro eléctrodo contém um óxido cerâmico não estequiométrico, caracterizado pelo facto de o primeiro eléctrodo consistir numa mistura (cermete) de um óxido cerâmico não estequiométrico com um metal que ê escolhido do grupo formado por ouro, platina, níquel e crómio.
  2. 2. - Sensor de oxigénio.feito de substâncias solidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se es colher o oxido cerâmico do grupo constituído pelas seguintes substâncias: Pr02+x, Tb2-x, Ce02_x, LaCr03' Lai-x SrxCr03' em Çue 0<x^0,2 ou misturas mecânicas de um oxido com oxigénio abaixo da quantidade estequiométrica com um oxido com oxigénio acima da quantidade estequiométrica.ou uma solução sólida destes dois tipos de óxidos.
  3. 3. - Sensor de oxigénio feito de substâncias sólidas, de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o peso de metal no primeiro eléctrodo estar compreendido entre 10 e 30% em peso do peso total.
    Lisboa, 24 de Setembro de 1990 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
PT95406A 1989-09-25 1990-09-24 Sensor de oxigenio constituido por uma celula electrolitica que possui um electrolito solido PT95406B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU87596A LU87596A1 (de) 1989-09-25 1989-09-25 Feststoff-sauerstoffsensor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95406A PT95406A (pt) 1992-06-30
PT95406B true PT95406B (pt) 1998-06-30

Family

ID=19731187

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95406A PT95406B (pt) 1989-09-25 1990-09-24 Sensor de oxigenio constituido por uma celula electrolitica que possui um electrolito solido

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP0420107B2 (pt)
JP (1) JP3010376B2 (pt)
AT (1) ATE101719T1 (pt)
AU (1) AU637147B2 (pt)
CA (1) CA2066273C (pt)
DE (1) DE59004598D1 (pt)
DK (1) DK0420107T3 (pt)
ES (1) ES2049882T5 (pt)
GR (1) GR3025334T3 (pt)
IE (1) IE64606B1 (pt)
LU (1) LU87596A1 (pt)
PT (1) PT95406B (pt)
WO (1) WO1991004485A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR102225917B1 (ko) * 2018-08-22 2021-03-10 곽태영 자세 교정 장치

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2738756A1 (de) * 1977-08-27 1979-03-01 Bbc Brown Boveri & Cie Elektrochemische messzelle
DE2965652D1 (en) * 1978-06-12 1983-07-21 Corning Glass Works Hot gas measuring device
DE2837118C2 (de) * 1978-08-25 1982-05-19 Dornier System Gmbh, 7990 Friedrichshafen Poröse Oxidelektroden für elektrochemische Hochtemperaturzellen
IT1149039B (it) * 1981-08-10 1986-12-03 Euratom Sensore di ossogeno allo stato solido
US4562124A (en) * 1985-01-22 1985-12-31 Westinghouse Electric Corp. Air electrode material for high temperature electrochemical cells
DE3611291A1 (de) * 1986-04-04 1987-10-15 Dornier System Gmbh Herstellung von langzeitbestaendigen sauerstoffelektroden fuer elektrolysezellen mit festelektrolyt

Also Published As

Publication number Publication date
EP0420107A1 (de) 1991-04-03
CA2066273A1 (en) 1991-03-26
ATE101719T1 (de) 1994-03-15
ES2049882T3 (es) 1994-05-01
DE59004598D1 (de) 1994-03-24
LU87596A1 (de) 1991-05-07
ES2049882T5 (es) 1998-01-01
EP0420107B2 (de) 1997-10-22
IE903288A1 (en) 1991-04-10
DK0420107T3 (da) 1994-05-24
JPH06502910A (ja) 1994-03-31
WO1991004485A1 (de) 1991-04-04
JP3010376B2 (ja) 2000-02-21
PT95406A (pt) 1992-06-30
EP0420107B1 (de) 1994-02-16
AU637147B2 (en) 1993-05-20
GR3025334T3 (en) 1998-02-27
IE64606B1 (en) 1995-08-23
CA2066273C (en) 2001-06-12
AU6415590A (en) 1991-04-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Maruyama et al. Potentiometric gas sensor for carbon dioxide using solid electrolytes
Okamoto et al. Carbon monoxide gas sensor made of stabilized zirconia
US4441981A (en) Gas sensor
BRPI0400385B1 (pt) dispositivo de medição para determinar a atividade de oxigênio em massas fundidas de metal ou de escória
Imanaka et al. CO2 detection with lithium solid electrolyte sensors
US4183798A (en) Stabilized zirconium dioxide compositions and oxygen sensors utilizing said compositions
US7537678B2 (en) Detecting electrode and nitrogen oxide sensor using the same
Benammar Techniques for measurement of oxygen and air-to-fuel ratio using zirconia sensors. A review
PT95406B (pt) Sensor de oxigenio constituido por uma celula electrolitica que possui um electrolito solido
US4855034A (en) Gas sensor for sulfur dioxide
Möbius Galvanic solid electrolyte cells for the measurement of CO 2 concentrations
US4842698A (en) Solid state arsenic probe for use in pyrometallurgical processes
US4749466A (en) Solid electrolyte for oxygen sensor
GB2104666A (en) Solid state oxygen sensor
US5114561A (en) Oxygen probe assembly
Zhuiykov Development of dual sulfur oxides and oxygen solid state sensor for “in situ” measurements
GB2313671A (en) Solid electrolyte oxygen sensor having two measurement ranges
JPH0462464A (ja) 固体基準物質を備えたセンサプローブ
KR0167357B1 (ko) 전기 화학적 측정 센서
SU851249A1 (ru) Датчик окисленности металлическогоРАСплАВА
SU682807A1 (ru) Дилатометр
JPS6063458A (ja) 酸素センサ素子
JPH0377055A (ja) 高温排ガス用センサ
JPS60236059A (ja) 燃焼安全装置用センサ
RU2099697C1 (ru) Датчик кислорода дымовых газов

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920520

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980330