PT95116A - Rede de comunicacoes radiotelefonica - Google Patents

Rede de comunicacoes radiotelefonica Download PDF

Info

Publication number
PT95116A
PT95116A PT9511690A PT9511690A PT95116A PT 95116 A PT95116 A PT 95116A PT 9511690 A PT9511690 A PT 9511690A PT 9511690 A PT9511690 A PT 9511690A PT 95116 A PT95116 A PT 95116A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
line
mobile stations
transmission base
signals
channels
Prior art date
Application number
PT9511690A
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Alard
Mouly
Original Assignee
Matra Communication
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR8911340A external-priority patent/FR2651394B1/fr
Application filed by Matra Communication filed Critical Matra Communication
Publication of PT95116A publication Critical patent/PT95116A/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/10Small scale networks; Flat hierarchical networks
    • H04W84/14WLL [Wireless Local Loop]; RLL [Radio Local Loop]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)

Description

71 383
0Ε-603 Gas 7+7 a C-P/ED -2-
MEMÓRIA DESCRITIVA O presente invento refere-se a uma rede de comunicações radiotelefónica.
Conhecem-se redes de comunicações radiotelefónica que compreendem uma série de estações telefónicas centrais, ligadas a uma série de bases de transmissão fixas, repartidas no territória a cobrir pela rede de comunicações e compreendendo cada uma, uma pluralidade de conjuntos compreendendo cada um, um órgão de interligação radiotelefónica, um emissor, e um re-ceptor para comunicar com as estações móveis, de acordo com uma ligação rádio.
Nas redes existentes, as estações de transmissão fixas são geralmente ligadas às estações telefónicas centrais por cabos. A implantação de uma base de transmissão implica um certo número de constrangimentos, em particular a disposição de um local suficientemente elevado para a instalação das antenas, e dum local próximo para a instalação dos órgãos que constituem a base de transmissão. Estes constrangimentos são particularmente difíceis de satisfazer nas cidades, em que a presença de vários imóveis implica a implantação duma base de transmissão nos imóveis mais elevados e onde a aquisição ou o aluguer dum local são particularmente caras. Além disso, a implantação de uma base de transmissão no cimo dum imóvel implica a passagem de cabos telefónicos através do conjunto do imóvel, prolongado por uma ligação subterrânea. Para resolver este último proble ma, considerou-se assegurar uma ligação rádio entre a estação telefónica central e a base de transmissão. Contudo, esta solução não resolve o problema da disposição de um local no imóvel, sobre o qual as antenas devem ser instaladas.
Por outro lado, actualmente procura-se cada vez mais redu zir o volume e o custo das estações móveis, para que estas pos sam ser utilizadas por um grande número de utilizadores. Uma tal redução do volume e custo das estações móveis implica uma redução do seu poder e portanto do seu alcance. É então neces sário multiplicar o número de células que formam o território
71 383
ΟΕ - 603 Cas 7+7 a GF/ED -3- a cobrir pela rede de comunicações, e consequentemente, o número de bases de transmissão associadas às células. Os problemas acima evocados a propósito da implantação duma base de transmis são tornam praticamente impossível a realização de uma rede de comunicações com fraca potência nas zonas urbanas já constituídas, por meio dos dispositivos existentes.
Um objectivo do presente invento ê propor uma rede de comu nicações radiotelefónica minimizando os problemas de implantação das bases de transmissão.
Com vista à realização deste objectivo, preveu-se de acordo com o invento, uma rede de comunicações radiotelefonica, com preendendo, pelo menos, uma estação telefónica central, pelo me nos, uma base de transmissão fixa ligada a. central telefónica, para assegurar uma interligação radiotelefónica, e comunicar com estações móveis de acordo com uma ligação rádio, e pelo menos, uma estação repetidora associada a uma base de transmissão para assegurar uma ligação rádio global com a base de transmissão e as estações móveis.
Entende-se por ligação rádio global, uma ligação rádio que transmite o conjunto de uma gama de frequências na qual se efeç. tuam as diferentes comunicações.
De acordo com uma versão vantajosa, uma estação repetidora compreende um órgão amissor-receptor, para a comunicação com a base de transmissão, estando este órgão emissor-receptor ligado a uma linha de emissão de sinais rádio para as estações móveis, e a uma linha de recepção de sinais rádio proveniente das estações móveis, estando estas duas linhas ligadas a um oscilador comum, para assegurar uma transposição de frequência portadora entre a comunicação da estação repetidora com a base de transmissão e com as estações móveis e com um órgão emissor e rece-ptor para a ligação com as estações móveis.
As estações repetidoras são portanto realizadas com um nú mero de órgãos muito reduzido, podendo ser dispostas numa caixa de fraca obstrução associada a um mastro com as antenas no telhado de um imóvel. Portanto a implantação duma estação repe tidora não necessita mais da disposição dum local nem de cabos -4- 71 383 0Ε-603 Cas 7+7 a GF/ED a atravessar o imóvel, sendo a estação repetidora alimentada por uma bateria ou por uma ligação a rede eléctrica habitual que atravessa o imóvel, permitindo assim multiplicar sem difi culdade os locais em vista.
Aliás, no caso de uma estação repetidora que. faz uma ligação rádio a vários canais, existem geralmente entre os sinais recebidos da parte dos móveis, uma diferença ao nível di nãmico extremamente importante que, para um tratamento por um órgão de transposição e de amplificação única, necessita de um poder muito importante ao nível da estação repetidora.
De acordo com um outro aspecto do invento, propôs-se uma rede de comunicações telefónica na qual a estação repetidora compreende um órgão emissor-receptor para comunicar com a base de transmissão, ligado a uma linha de emissão de sinais rádio para as estações móveis; e uma linha de recepção de sinais rádio proveniente das estações móveis; a linha de emissão que comporta uma série de canais, compreendendo cada um, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um órgão selector de banda de frequências, um órgão de transposição de frequência portadora e um amplificador ligado a um órgão de acoplamento comum aos canais, sendo este órgão de acoplamento ligado a um órgão emissor; compreendendo a linha de recepção, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um órgão receptor, um pré-amplificador, uma série de canais, cada um compreendendo um órgão selector de banda, um órgão de controlo de ganho asso ciado a um amplificador de ganho variável e um órgão de transposição de frequência portadora ligado a um órgão de acoplamen to comum aos canais, estando ele próprio ligado a um órgão emissor-receptor; os órgãos de transposição de frequência portadora da linha de emissão e da linha de recepção estando liga dos aos pares a um mesmo oscilador.
Assim, a gama de frequências tratada por cada canal é reduzida e os sinais rádio provenientes das estações móveis são reconduzidos pelos órgãos de controlo de ganho, sensivelmente com o mesmo nível dinâmico com um consumo de potência menor.
De acordo com um aspecto preferido do invento, no caso em Ό 5- 71 383 0Ε-603 Gas 7+7 a GF/EB que os órgãos de controlo de ganho são demasiado lentos para assegurarem uma transmissão satisfatória de sinais, tendo des vios dinâmicos importantes e rápidos, prevê-3e, de acordo com uma versão preferida do invento, uma estação repetidora que compreende um órgão emissor-receptor para comunicar com a base de transmissão, ligado a uma linha de emissão de sinais rá dio para as estações móveis, e a uma linha de recepção de sinais rádio proveniente das estações móveis; na qual a linha de emissão compreende, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um receptor, um órgão de extracção de bits moduladores, associado a uma série de canais, cada um compreendendo um órgão de modulação, um órgão de transposição de frequência portadora e um amplificador ligado a um órgão de acoplamento comum aos ca nais, estando este órgão de acoplamento ligado a um órgão emissor; a linha de recepção que compreende, de acordo com um senti do de propagação dos sinais, um órgão receptor, um pré-amplifi-cador, uma série de canais, cada um compreendendo um subconjunto de tratamento que compreende um órgão de filtragem e de transportação da frequência portadora, um órgão de amplificação que compreende elementos de amplificação com ganho fixo mon tados em paralelo, um órgão de conversão analógico-numérico, e uma unidade de tratamento numérico para gerar bits com uma deci são ponderada, a partir de sinais numéricos provenientes do órgão de conversão analógico-numérico, este subconjunto de tratamento compreendendo por outro lado, entre o órgão de conversão analógico-numérico e a unidade de tratamento numérico, meios de colocação em memória, sinais com diferentes níveis de ganho, meios para relerem estes sinais, seleccionarem um nível de ganho adaptado à unidade de tratamento numérico, e transmitirem a unidade de tratamento numérico sinais memorizados neste nível de ganho; estando os canais ligados a um órgão de multiplexagem associado a um emissor ligado a um órgão emissor; os órgãos de transposição de frequência portadora da linha de emissão e da linha de recepção, estando ligados aos pares a um oscilador local comum, e estando o órgão de extracção de bits moduladores, ligado ao emissor e ao subconjunto de tratamento de cada canal
71 383
0Ε-603 Gas 7+7 a GB/BD -6- da linha de recepção, para assegurar uma transferência de informações de controlo e de sincronização.
Por outro lado, nas bases de transmissão actuais, mesmo quando estas estão implantadas em regiões com uma densidade de comunicações muito fraca (particularmente as zonas rurais), é necessário prever para cada base de transmissão, pelo menos dois conjuntos emissor-receptor-interligação rádio-telefónica, estando um destes conjuntos utilizado para o funcionamento nor mal, e estando o outro conjunto previsto para o caso de avaria do primeiro conjunto, não estando o conjunto em serviço utilizado na sua capacidade máxima. Esta disposição á particular-mente cara.
Be acordo com um outro aspecto do invento, prevê-se associar várias estações repetidoras a uma mesma base de transmissão, estando o número de conjuntos emissor-receptor-órgão de interligação radiotelefónica, determinada em função do número de comunicações, devendo ser asseguradas pela base de transmi^ são e todas as estações repetidoras que lhe estão associadas. Assegura-se assim a cobertura dum território com um número de conjuntos emissor-receptor-órgão de interligação radiotelefóni ca bastante mais reduzido que com as bases de transmissão sepa radas existentes.
De preferência, quando a disponibilidade das frequências de comunicação o permite, assegura-se a comunicação das estações repetidoras com a base de transmissão e com as estações móveis numa mesma gama de frequências portadoras. Assim, reduz-se agora o custo da instalação.
Outras caracteristicas e vantagens do invento aparecerão com a leitura da descrição que segue os modos de realização par tículares não limitativos do invento com ligação ás figuras jun tas, entre as quais: - a figura 1 á uma representação esquemática duma rede de comunicações radiotelefónica, de acordo com o mesmoι - a figura 2 á uma representação esquemática da estrutura de uma estação repetidora, de acordo com o invento;
71 383
05-603 7+7 a GF/BD -7- - a figura 3 é uma representação esquemática de uma variante de rede de comunicações radiotelefónica, de acordo com o invento; - a figura 4 á uma representação esquemática de um segundo modo de realização da estação repetidora, de acordo com o invento; - a figura 5 á uma representação esquemática de um tercei ro modo de realização da estação repetidora, de acordo com o invento; - a figura 6 é uma representação detalhada duma parte do dispositivo da figura 5; - a figura 7 é uma representação detalhada duma parte do dispositivo da figura 6.
Com referência às figuras 1 e 2, a rede de comunicações radiotelefónica de acordo com o invento, comporta uma estação central telefónica 1 ligada a bases de transmissão fixas 2 por cabos telefónicos 3. No modo de realização ilustrado, a base de transmissão 2.1 tem uma estrutura clássica, e está munida com uma antena emissora 4.1 e com uma antena repetidora 5.1 pa ra comunicar direetamente com as estações móveis 6. Contraria mente, de acordo com o invento, as bases de transmissão 2.2 e 2.3 estão associadas a uma estação repetidora 7, respectivamen te 7.2 e 7.3.
As estações repetidoras 7 estão em ligação rádio com a ba se de transmissão à qual estão associadas, por exemplo, através de uma antena emissora-receptora 8, levada pela estação repetidora e por uma antena emissora-receptora 9 levada pela base de transmissão. Sendo a estação repetidora e a base de transmissão fixas, utilizar-se-á de preferência antenas muito direccio nais. A antena emissora-receptora 8 duma estação repetidora (ver figura 2) está ligada por intermédio dum órgão de duplica ção 10 a uma linha de emissão 11 de sinais rádio para as estações móveis, e uma linha de recepção 12 de sinais rádio proveniente das estações móveis, estando estas duas linhas ligadas a um oscilador comum 13 para assegurar uma transposição de fre quência portadora entre a comunicação da estação repetidora -8- 71 383 0Ε-603 Cas 7+7 a GF/ED com a base de transmissão e com as estações móveis. Por outro lado, a linha de emissão 11 está munida com uma antena emissora 4, respectivamente 4.2 para a estação repetidora 7.2 e 4.3 para a estação repetidora 7.3, enquanto que a linha de recepção 12 está ligada a uma antena receptora 5, respectivamente 5.2 para a estação repetidora 7.2 e 5.3 para a estação repetidora 7.3 para a comunicação com as estações móveis.
Notar-se-á que a estação repetidora não assegura qualquer tratamento dos sinais de comunicação transmitidos, e assegura uma repetição global do sinal rádio, sendo o único tratamento, a transportação da gama de frequências portadoras, por exemplo próximas de 38 GHz para a comunicação com a base de transmissão com uma gama de frequências, por exemplo próximas de 2 GHz, para a transmissão com as estações móveis, e de preferência uma amplificação dos sinais rádio repetidos, a passagem a 38 GHz para a comunicação entre a estação repetidora e a base de trans. missão, tendo simplesmente por função economizar as frequências disponíveis na proximidade de 2 GHz para a comunicação com as estações móveis.
Notar-se-á que alem da facilidade de implantação duma esta ção repetidora que já foi acima referida, a rede de comunicações radiotelefónica de acordo com o invento, apresenta por outro lado, a vantagem de permitir um reagrupamento das bases de transmissão num mesmo local, que pode por outro lado ser o mesmo local que aquele, no qual está implantada a estação central telefónica, de modo que as bases de transmissão podem utilizar certos órgãos em comum. Além disso, as intervenções de conservação ou de reparação nas bases de transmissão são facilitadas pe lo seu reagrupamento. A figura 3 ilustra uma variante de realização que se desti na a cobrir um território, no qual o fraco número de comunicações não justifica a utilização duma base de transmissão para cada célula, quer dizer, para cada zona elementar do território, e onde o número de frequências disponíveis numa mesma gama de frequência, por exemplo próximo de 2 GHz, é elevado em relação ao número de frequências necessárias para assegurar a comunicação com as estações móveis (não representadas).
71 383
0Ε-603 Gas 7+7 a GF/ED TIeste caso, a base de transmissão 2.1 está associada a mui tas estações repetidoras 7.11; 7.12 e 7.13. A base de transmis são compreende uma antena emissora omnidireccional 4.1 e uma an tena receptora omnidireccional 5.1 que lhe permitem comunicar tanto directamente com uma estação móvel quando esta se encontra próxima da base de transmissão, como com uma das estações repetidoras que estão munidas para isso, com antenas repetidoras direccionais 14, respectivamente 14.11; 14.12 e 14.13, e com antenas emissoras direccionais 15, respectivamente 15.11; 15.12 e 15.13, viradas para a base de transmissão.
Quando os sinais são emitidos pela base de transmissão, es tes são recebidos pelas estações móveis dispostas no raio de transmissão directa da base de transmissão, e por todas as esta çoes repetidoras que asseguram uma repetição com uma desfasagem de frequência portadora específica a cada estação repetidora, a fim de não criar um espalhamento para uma estação móvel que se encontra no campo de transmissão de duas estações repetidoras vizinhas.
Do mesmo modo, todos os sinais recebidos pelas estações repetidoras num dado momento, são transmitidos novamente com um desfasamento de frequência portadora para a base de transmissão, esta recebendo realmente apenas os sinais com a frequência em que a base de transmissão está submetida naquele momento.
Verificar-se-á que neste modo de realização, economiza-se não só um certo número de conjuntos emissor-receptor-órgão de interligação radiotelefónicos que teriam de ser devidamente co locados no local nas bases de transmissão tradicionais repartidas no território, mas igualmente os órgãos de comunicação com frequência elevada (por exemplo 38 GHz) previstos no dispositivo das figuras 1 e 2. Em compensação, este modo de realização utiliza mais frequências na gama de frequências considerada. A título de exemplo, um território que compreenda sete células, uma célula central rodeada por seis células periféricas, onde cada célula tem um número de ERLANG igual a dois, e coberto segundo uma rede tradicional por sete bases de transmissão, cada uma compreendendo um conjunto emissor-receptor-órgão de
71 383
0Ε-603 Oas 7+7 a GF/ED -10' interligação radiotelefónico normal com oito canais, e um conjunto de socorro, seja catorze conjuntos. Sendo o número total de ERLANG de catorze sobre todo o território, este poderá ser coberto por uma base de transmissão compreendendo apenas cinco conjuntos emissor-receptores-órgão de interligação radio telefónico (quatro normais e um de socorro), estando esta base associada a seus estações repetidoras.
No caso em que o número de comunicações a assegurar justi fica a associação duma base de transmissão a várias estações repetidoras, sem que o número de frequências disponíveis numa mesma gama seja suficiente para assegurar a ligação entre a ba se de transmissão e as estações repetidoras, esta ligação é as segurada com uma frequência diferente, por exemplo 38 GHz, estando então a base de transmissão e as estações repetidoras mu nidas com órgãos necessários a esta transmissão.
Oom referência à figura 4, a estação repetidora 7 compreende, como no primeiro modo de realização, um órgão emissor--receptor 8 para comunicar com a base de transmissão, ligado a uma linha de emissão, geralmente designada por 11, sinais rádio para as estações móveis e a uma linha de recepção, geralmente designada por 12, sinais rádio provenientes das estações móveis, por intermédio dum órgão de duplicação 10. A linha de emissão 11 compreende uma série de canais 21, dos quais ape nas dois foram representados na figura 4, cada um compreendendo, segundo um sentido de propagação dos sinais, um órgão selector com banda de frequências 22, um órgão de transposição de frequen cia portadora 23 e um amplificador 24 ligado a um órgão de acoplamento 25 comum aos diferentes canais, estando este órgão de acoplamento 25 ligado a um órgão emissor 4. A linha de recepção 12 compreende, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um órgão receptor 5 e um prá-ampli ficador 26 ligados a uma série de canais 27, dos quais apenas dois foram representados na figura 4. Cada canal 27 compreende um órgão selector de banda 28 ligado a um órgão de controlo de ganho 29, associado a um amplificador com ganho variável 30. 0 próprio amplificador com ganho variável 30 está ligado a um 71 383
0Ε-603 Gas 7+7 a GF/ED
-li órgão de transposição de frequência portadora 31, ligado a um órgão de acoplamento 32 comum aos diferentes canais 27, estan do o próprio órgão de acoplamento ligado ao órgão emissor-re-ceptor 8 através do órgão de duplexagem 10. Os órgãos de transposição de frequência portadora 23 para a linha de emissão 11, e 31 para a linha de recepção 12, são ligados aos pares a um mesmo oscilador local 13.
Gom referência às figuras 5 a 7, a estação repetidora 7 de acordo com o modo de realização preferido do invento, compreende do mesmo modo como para o caso da figura 4, um órgão emissor-receptor 8 associado a uma linha de emissão 11 e uma linha de recepção 12 por intermédio de um duplicador 10. A li nha de emissão 11 compreende desta vez e de acordo com um senti do de propagação dos sinais, um receptor 33 ligado a um órgão de extracção de bits moduladores 34 associado a uma série de ca nais 35 dos quais apenas um foi ilustrado na figura 5. Gada ca nal 35 compreende um órgão de modulação 36, um órgão de transpo sição de frequência portadora 37 e um amplificador 38 ligado a um órgão de acoplamento 39 comum aos diferentes canais, e o pro prio órgão de acoplamento ligado ao órgão emissor 4. A linha de recepção 12 compreende, de acordo com um senti do de propagação dos sinais, um órgão receptor 5 ligado a um pré-amplificador 40, associado a uma série de canais 41, dos quais apenas um foi representado na figura 5. Gada canal 41 compreende um subconjunto de tratamento 42 ligado a um órgão de multiplexagem 43 comum aos diferentes canais, estando o próprio órgão de multiplexagem ligado a um emissor 44 ligado a um órgão emissor-receptor 8 por intermédio do órgão de duplexagem 10. 0 órgão de extracção de bits modulantes 34 está igualmente ligado por uma linha 45 ao subconjunto de tratamento 42 e ao emissor 44, a fim de transmitir a estes as informações de controlo e de sincronização necessárias ao seu funcionamento. 0 subconjunto de tratamento 42 está representado mais deta lhadamente nas figuras 6 e 7. Este subconjunto de tratamento compreende um órgão de filtragem e de transposição de frequenci as portadoras 102, compreendendo um primeiro filtro 104 (figura
71 383
0Ε-603 Gas 7+7 a GF/ED -12- 7) para seleccionar a banda de frequências correspondente ao canal 41. A saída do filtro de banda 104 está ligada a uma entrada de um órgão de transposição de frequência portadora, formado por um misturador 105 que tem uma outra entrada liga da a um oseilador local 106, no qual uma segunda saída está ligada por uma linha 46 ao órgão de transposição de frequência portadora 37 da linha de emissão 11. Um filtro 107 centrado na frequência do oseilador local 106 e tendo uma largura de banda igual a da do sinal que se deseja tratar, está li gado à saída do misturador 105. A saída do órgão de filtragem e de transposição de frequência portadora 102 está ligada a um órgão de amplificação 108 que compreende (ver figura 7) um primeiro andar de amplificação que compreende dois amplificadores com ganho fixo 109 montados em paralelo.
No modo de realização ilustrado, um dos amplificadores 109 tem um ganho g adaptado ao sinal mais potente que se prevê receber ao nível do subconjunto de tratamento, enquanto que o outro amplificador 109 tem um ganho g mais 40 dB. Os amplificadores 109 são seguidos por misturadores 110 que têm uma primeira entrada ligada a um dos amplificadores 109, e uma segunda entrada ligada a um oseilador local 111 cuja função á efectuar uma transposição de frequência para centrar o sinal na frequência Pb/2, sendo Fb a frequência de bit do sinal. Os misturadores 110 são seguidos por um elemento de filtragem 112 destinado a eliminar os resíduos. A saída de cada misturador 112 está ligado em paralelo a quatro linhas de saída 113. Para cada grupo de linhas de saída 113, uma das linhas não compreende nenhum amplificador, a segunda linha compreende um amplificador 114 com um ganho de 10 dB, uma terceira linha compreende um amplificador 115 com um ganho de 20 dB, e a quarta linha compreende um amplificador com um ganho de 30 dB os quais constituem um segundo andar de amplificação do órgão de amplifi cação 108. Assim, as linhas de saída 113 têm níveis de amplifi cação que estão escalonados entre 0 e 70 dB de amplificação em relação ao sinal de entrada no órgão de amplificação 108.
71 383
0Ε-603 Gas 7+7 a GF/ED -13-
As linhas de saída 113 do órgão de amplificação 108 estão ligadas à entrada dum dispositivo de amostragem 117, que compre ende uma série de meios de conexão 118 montados em paralelo e comandados por um órgão de comando 119 para estabelecerem cicli camente uma conexão entre uma das linhas 113 e um órgão de conversão analógico-numérico comum 120. No exemplo de realização descrito onde o órgão de conversão é comum a todos os níveis de amplificação, a frequência de amostragem será de 2 Fb para cada linha 113, quer dizer de 16 Fb para o dispositivo de amostragem para obter uma amostragem significativa dos sinais recebidos. A saída do órgão de conversão 120 está ligada a uma entrada de meios de colocação em memória 121, em que uma outra entra da está ligada a um órgão de comando 119 a fim de afectar em ca da amostra recebida do órgão de conversão 120 uma indicação cor respondente a linha 113, associada a amostragem memorizada. Os meios de colocação em memória 121 estão ligados a meios de seleçj ção de sinais memorizados 122 que efectuam uma leitura do conjunto das amostras dum bloco memorizado para cada nível de aropli ficação e uma selecção do nível de amplificação mais adaptado em função dos critérios introduzidos ao nível dos meios de selecção, por exemplo, o nível médio de energia ou o número de limitações.
Por outro lado, os meios de colocação em memória 121 e os meios de selecção de sinais memorizados 122 estão ligados a uma unidade de tratamento numérico 123, de modo que depois de ter determinado o nível de amplificação mais adaptado ao bloco recebido, os meios de selecção de sinais memorizados transmitem a unidade de tratamento numérico a informação no nível de amplificação e provocam simultaneamente a transferência, depois os meios de colocação em memória 121 para a unidade de tratamen to numérico 123 do conjunto de amostras recolhidas a este nível de amplificação.
Verificar-se-á que para cada bloco, a selecção do nível de amplificação e efectuado depois da memorização do conjunto de bits de um bloco. A selecção é então efectuada não só nos bits não significativos do bloco, mas também nos bits significativos,
71 383
0Ε-603 Cas 7+7 a GF/ED -14- de modo que a selecção é duma grande qualidade. Além disso, sendo efectuada em cada bloco recebido, a selecção é particularmente adaptada mesmo quando o nível do sinal recebido varia dum modo importante dum bloco a um outro. A unidade de tratamento numérico 23 efectua uma igualação dos bits recebidos segundo processos convencionais e forne ce os bits descodificados com decisão ponderada, os quais são transmitidos para o órgão de multiplexagem 43. A este propósi to verificar-se-á que a operação de igualação é uma operação de tratamento parcial que não necessita nem duma instalação muito complexa, nem de uma grande potência, e pode ser assim facilmente tratado numa estação repetidora. É claro que o invento não está limitado ao modo de realização descrito e podem-se produzir variantes de realização sem sair do quadro do invento. Particularmente, ainda que as esta ções repetidoras da figura 2 tenham sido descritas com o órgão emissor-receptor compreendendo uma antena emissora-receptora única, associada a um duplicador para assegurar a ligação entre a estação repetidora e a base de transmissão associada, es. ta antena única poderia ser substituída por uma antena emissora e uma antena receptora aseociadas, respectivamente, à linha de emissão e à linha de recepção da estação repetidora, como ilustrado na figura 3, estando então a própria base de transmissão munida com uma antena emissora e com uma antena receptora.

Claims (1)

  1. 71 383 0Ε-603 Cas 7+7 a GE/ED -15-
    -EEITIOIOAÇÔES- 1^. - Rede de comunicações radiotelefónica, tendo, pelo menos, uma estação telefónica central (l), pelo menos, uma base de transmissão fixa (2) ligada à estação telefónica central, para assegurar uma interligação radiotelefónica e comunicar com estações móveis (6) por uma ligação rádio, caracterizada por incluir, pelo menos, uma estação repetidora (7) associada a uma base de transmissão (2), para assegurar uma ligação rádio global com a base de transmissão e as estações móveis. 2^. - Rede de comunicações radiotelefónica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a estação repetidora (7) possuir um órgão emissor-reeeptor (8) para comunicação com a base de transmissão, estando este órgão emissor-reeeptor ligado a uma linha de emissão (ll) de sinais rádio para as estações móveis, e uma linha de recepção (12) de sinais rádio provenientes das estações móveis, estando estas duas linhas ligadas a um oscilador comum (13), para assegurar uma transposição de frequên cia portadora entre a comunicação da estação repetidora com a base de transmissão e com as estações móveis, e a um órgão emissor (4) e receptor (5), para a ligação com as estações móveis. 3^. - Rede de comunicações radiotelefónica de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por compreender várias estações repetidoras (7.11, 7.12, 7.13) associadas a uma mesma base de transmissão. 4^. - Rede de comunicações radiotelefónica, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por as comunicações das estações repetidoras com a base de transmissão e com as estações móveis, serem efectuadas numa mesma gama de frequências portadoras. 5§. - Rede de comunicações radiotelefónica, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a estação repetidora (7) compreender um órgão emissor-reeeptor (8) para comunicar com a base de transmissão, ligado a uma linha de emissão (ll) de sinais rádio para as estações móveis, e uma linha de recepção (12) de sinais rádio proveniente das estações móveis; a linha
    71 383 0Ε-603 Cas 7+7 a GF/ED -16- de emissão (11) compreendendo uma série de canais(21), cada um compreendendo, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um órgão selector de banda de frequências (22), um órgão de transposição de frequência portadora (23) e um amplí. ficador (24) ligado a um órgão de acoplamento (25) comum aos canais, sendo este órgão de acoplamento ligado a um orgão emissor (4); a linha de recepção (12) compreendendo, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um órgão receptor (5), um pré-amplificador (26), uma serie de canais (27), cada um compreendendo um órgão selector de banda (28), um órgão de controlo de ganho (29) associado a um amplificador com ganho variável (30) e um órgão de transposição de frequência portadora (31) ligado a um órgão de acoplamento (32) comum aos canais, estando ele próprio ligado ao órgão emissor-receptor (8); estando os órgãos de transposição de frequência portadora (23, 31) da linha de emissão e da linha de recepção, ligados aos pa res a um mesmo oscilador local (13). 6ã. - Rede de comunicações radiotelefónica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a estação repetidora (7) compreender um órgão emissor-receptor (8) para comunicar com a base de transmissão, ligado a uma linha de emissão (ll) de sinais rádio para as estações móveis e a uma linha de recepção (12) de sinais rádio proveniente das estações móveis; a linha de emissão (11) compreendendo, de acordo com um sentido de pro pagação dos sinais, um receptor (33), um órgão de extracção de bits moduladores (34) associado a uma série de canais (35), ca da um compreendendo um órgão de modulação (36), um órgão de transposição de frequência portadora (37) e um amplificador (38) ligado a um órgão de acoplamento (39) comum aos canais, estando este órgão de acoplamento ligado a um órgão emissor (4); a linha de recepção (12) compreendendo, de acordo com um sentido de propagação dos sinais, um órgão receptor (5), um pré-amplificador (40), uma série de canais (41), cada um compreendendo um subconjunto de tratamento (42) compreendendo um órgão de filtragem e de transposição de frequência portadora (102), um órgão de amplificação (108), compreendendo elementos
    71 383 OE-603 Gas 7+7 a GF/ED -17- de amplificação com ganho fixo (109, 114, 115, 116) montados em paralelo, um órgão de conversão analógico-numérico (120) e uma unidade de tratamento numérica (123) para gerar bits com uma decisão ponderada, a partir de sinais numéricos provenientes do órgão de conversão analógico-numérico; o subconjunto de tratamento compreendendo, por outro lado, entre o órgão de conversão (120) e a unidade de tratamento numérica (123), meios de colocação em memória, de sinais com diferentes níveis de ganho, meios (122) para relerem estes sinais, seleccionarem um nível de ganho adaptado à unidade de tratamento numérico, e transmitirem à unidade de tratamento numérico, sinais memoriza dos neste nível de ganhoj estando os canais (41) ligados a um órgão de multiplexagem (43) associado a um emissor (44), ligado a um orgão emissor-receptor (8); estando os órgãos de transposição de frequências portadores (37, 105) da linha de emissão e da linha de recepção ligados aos pares a um oscilador local comum (106), e estando o orgão de extracção de bits moduladores (34) ligado ao emissor (44) e ao subconjunto de tratamento (42) de cada canal da linha de recepção (12) para assegurar uma transferência de informações de controlo e de sincronização. 7¾. - Rede de comunicações radiotelefónica de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o subconjunto de tratamen to (42) compreender um orgão de conversão (120) comum a vários elementos de amplificação, estando este órgão de conversão comum, ligado aos elementos de amplificação associados por um ór gão de ligação (117), comandado para estabelecer ciclicamente uma conexão entre um elemento de amplificação e o órgão de con versão comum. (120) . 8¾. - Rede de comunicações radiotelefónica de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizada por o órgão de amplifica ção (1C8) possuir vários andares de amplificação em série em cada um dos quais, elementos de amplificação (109, 113, 114, 115) estão montados em paralelo de acordo com uma estrutura ge ral piramidal. 71 383 0Ε-603 Gas 7+7 a GF/ED -18- Lisboa, 28. Β. ΌΏ Por MATR4 COJWUNICATIOTJ
PT9511690A 1989-08-29 1990-08-28 Rede de comunicacoes radiotelefonica PT95116A (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8911340A FR2651394B1 (fr) 1989-08-29 1989-08-29 Reseau de communication radio-telephonique.
FR9000488A FR2657204A2 (fr) 1989-08-29 1990-01-17 Reseau de communication radio-telephonique.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95116A true PT95116A (pt) 1992-04-30

Family

ID=26227532

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9511690A PT95116A (pt) 1989-08-29 1990-08-28 Rede de comunicacoes radiotelefonica

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0415810A1 (pt)
FI (1) FI904122A0 (pt)
FR (1) FR2657204A2 (pt)
IE (1) IE903116A1 (pt)
NO (1) NO903776L (pt)
PT (1) PT95116A (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2272599A (en) * 1992-11-12 1994-05-18 Nokia Telecommunications Oy A method of cellular radio communication and a cellular radio system for use in such method
SE500620C2 (sv) * 1992-12-11 1994-07-25 Televerket Repeteringsfunktion vid radiosystem med kort räckvidd
SE516173C2 (sv) * 1993-02-16 2001-11-26 Ericsson Telefon Ab L M Anordning för telekommunikation
FR2703199B1 (fr) * 1993-03-26 1995-06-02 Matra Communication Procédé de transmission radio-électrique utilisant des stations répétrices à retournement de spectre.
DE4326523A1 (de) 1993-08-06 1995-02-09 Siemens Ag Universelles Mobil-Telekommunikationssystem
ES2102956B1 (es) * 1994-07-27 1998-04-01 Alcatel Standard Electrica Sistema de comunicaciones dual fijo-movil.
US5890055A (en) * 1995-07-28 1999-03-30 Lucent Technologies Inc. Method and system for connecting cells and microcells in a wireless communications network
DE29601436U1 (de) * 1996-01-29 1996-04-18 Impex Gesellschaft für elektronische Alarmanlagen mbH, 47441 Moers Funkgesteuerte Signalmelde- und -empfangsanlage
DE19737897C2 (de) * 1997-08-29 1999-07-22 Dirc Gmbh & Co Kg Datenübertragungssystem
US7248559B2 (en) 2001-10-17 2007-07-24 Nortel Networks Limited Scattered pilot pattern and channel estimation method for MIMO-OFDM systems
US8315229B2 (en) 2008-07-07 2012-11-20 Research In Motion Limited Methods and apparatus for wireless communication
US8811339B2 (en) 2008-07-07 2014-08-19 Blackberry Limited Handover schemes for wireless systems
US8547861B2 (en) 2008-07-07 2013-10-01 Apple Inc. Optimizing downlink communications between a base station and a remote terminal by power sharing
US8340235B2 (en) 2008-09-25 2012-12-25 Research In Motion Limited X-MIMO systems with multi-transmitters and multi-receivers
BR112012006760A2 (pt) * 2009-09-24 2019-09-24 Rockstar Bidco Lp métodos de comunicação de rádio envolvendo múltiplos canais de rádio, e repetidor de sinal de rádio e aparelhos de estação móvel implementando os mesmos.

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3487310A (en) * 1965-02-03 1969-12-30 Page Communications Eng Inc Communication transponder technique
DE2256081C2 (de) * 1972-11-16 1974-10-17 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Fernmeldeanlage mit Verbindungsverkehr zwischen ortsfesten und beweglichen Teilnehmerstellen über Relaisstationen
JPS5854742A (ja) * 1981-09-29 1983-03-31 Nec Corp 周波数変換型中継装置
US4528656A (en) * 1982-07-02 1985-07-09 Harris Corporation Radio communication system using frequency division multiplexing for transmission between a master station and a plurality of remote stations
US4849963A (en) * 1985-10-15 1989-07-18 Minori Kawano Cellular radio telephone enhancement circuit
US4783843A (en) * 1986-05-23 1988-11-08 Peninsula Engineering Group, Inc. Split band filter for cellular mobile radio
GB8629159D0 (en) * 1986-12-05 1987-01-14 British Telecomm Mobile radio systems

Also Published As

Publication number Publication date
NO903776D0 (no) 1990-08-28
FI904122A0 (fi) 1990-08-20
IE903116A1 (en) 1991-03-13
NO903776L (no) 1991-03-01
FR2657204A2 (fr) 1991-07-19
EP0415810A1 (fr) 1991-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT95116A (pt) Rede de comunicacoes radiotelefonica
US7551921B2 (en) Wireless communications system with parallel computing artificial intelligence-based distributive call routing
US7395056B2 (en) Time-shared full duplex protocol for use with a wireless communications system with artificial intelligence-based distributive call routing
CN103703810A (zh) 使用多个转发器和泄漏电缆的室外室内mimo通信系统
USRE35736E (en) Distributed antenna system
ES2322687T3 (es) Determinacion de la configuracion de una estacion base de radio.
CN103477698A (zh) 移动通信系统、中继站、基站及其控制方法
WO2006094441A1 (fr) Systeme de station de base
CN102067716A (zh) 用于具有中继功能的远程无线电模块的装置、系统和方法
WO2021120244A1 (zh) 用于5g非独立组网的支持lte/nr双连接的射频前端模块
CN108632835A (zh) 用于无线通信的电子设备和方法
WO2012023495A1 (ja) 接続方法及び無線基地局
WO1997004613A1 (en) Cellular radio systems with repeater stations
US6628640B1 (en) Transmission control method and transmission apparatus
CN113543060B (zh) 基于光子毫米波通信的电网多基站数据采集系统及方法
US20160323018A1 (en) Arrangement comprising a network node and leaky cable
US6188875B1 (en) Wireless telephone server system
JP4560203B2 (ja) 衛星通信システム
ES2232059T3 (es) Sistema inalambrico de comunicacion duplex y metodo diversos espacios.
JP2007151148A (ja) 無線ネットワーク、中継ノード、コアノード、及び、中継方法
US20110110277A1 (en) Multiple device to one-antenna combining circuit and methods of using same
KR100325437B1 (ko) 무선통신 선로 증폭회로
CN107205283A (zh) 一种回程通道的建立方法及装置
JP2004040449A (ja) 高周波デジタル変換通信装置
US20190289671A1 (en) Small cell mobile signal aggrogator

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911206