PT93958B - Processo para a preparacao de um sal parcial misto de copolimero de eter alquilo (inferior) vinilico- acido maleico e de composicoes estabilizadoras dentifricas que o contem - Google Patents

Processo para a preparacao de um sal parcial misto de copolimero de eter alquilo (inferior) vinilico- acido maleico e de composicoes estabilizadoras dentifricas que o contem Download PDF

Info

Publication number
PT93958B
PT93958B PT93958A PT9395890A PT93958B PT 93958 B PT93958 B PT 93958B PT 93958 A PT93958 A PT 93958A PT 9395890 A PT9395890 A PT 9395890A PT 93958 B PT93958 B PT 93958B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cations
copolymer
zinc
denture
maleic acid
Prior art date
Application number
PT93958A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93958A (pt
Original Assignee
Richardson Vicks Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=23363222&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT93958(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Richardson Vicks Inc filed Critical Richardson Vicks Inc
Publication of PT93958A publication Critical patent/PT93958A/pt
Publication of PT93958B publication Critical patent/PT93958B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K6/00Preparations for dentistry
    • A61K6/30Compositions for temporarily or permanently fixing teeth or palates, e.g. primers for dental adhesives
    • A61K6/35Preparations for stabilising dentures in the mouth

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Description

Esta invenção refere-se a aperfeiçoamentos em adesivos, em particular, a adesivos para dentaduras melhorados.
As dentaduras removíveis ordinárias, placas dentárias e analogos compreendem dentes montados numa placa ou base apropriada. As dentaduras funcionam como um substituto para a falta de dentes e servem como uma substituição para qualquer porção dos dentes vulgarmente encontrados na cavidade oral. Embora as dentaduras sejam geralmente preparadas por peritos, muitas vezes não ajustam perfeitamente. Além do mais, embora satisfaça inicialmente, após um período de tempo o ajustamento da dentadura torna-se frouxo e imperfeito devido à contracção natural e altera-se nas gomas, tecidos de mucosas e análogos. Dentaduras ajustadas de modo imperfeito e frouxas são corrigidas normalmente e estabilizadas pela utilização de um estabilizador ce dentadura. Os estabilizadores de dentadura são utilizados para encher os interstícios entre as dentaduras e as gamas ou tecidos. Antes da colocação da dehtadura na cavidade oral, aplica-se um estabilizador de dentadura à superfície da placa da dentadura que, para um perfeito ajustamento, deve contactar uniformemente as gomas e os tecidos das mucosas. 0 estabilizedor da dentadura é formulado não apenas pelas suas propriedades aderentes mas também para proporcionar um amortecedor cu uma gaxeta entre a dentadura e as gomas ou tecidos, posicionando convenientemente a dentadura na cavidade oral.
Os requisitos e as características para uma composição de estabilização de dentadura satisfatória sãc muitos e são estabelecidos por numerosos factores. Uma apli62.193 Case 3963 /
cação diária de uma tal composição deve funcionar de modo desejável como um meio eficaz para isolar, amortecer e posicionar de modo seguro a dentadura. A composição deve reter as *
suas características e as propriedades sob as formas de creme e pó típicos durante a armazenagem sob condições climatéricas tais como a temperatura e a humidade; ser fácil e prontamente capaz de aplicação à superfície da dentadura; não provocar irritação ou mal estar ao utilizador; ser segura e não tóxica; não possuir odor ou cor desagradável; não possui:' sabor desagradável; proporcionar opcionalmente propriedades antissépticas e germicidas para evitar ou inibir o crescimento de organismos vulgarmente encontrados na boca; e funcionar como um agente para evitar a putrefacção ou a decomposição com mau odor de alimentos ou secreções que se alojam debaixo de modo adjacente â dentadura. 0 material de estabilização deve ser capaz de embeber água e saliva e inchar de forma a encher os interstícios entre a dentadura e a goma ou tecidos de mucosas. 0 estabilizador não deve atacar ou estragar a dentadura, como por exemplo provocar uma fenda no material de placa de dentadura. Adicionalmente, o estabilizador deveria ser estável ás bactérias, moldes e sistemas de enzima encontrados na cavidade oral e possuir um pH que não provocasse irritação na mucosa oral, normalmente 5-8,5, de preferência um pH à volta da neutralidade. A força mecânica da massa de estabilização, quer seja gel ou coloide, formada por embebimento de água deve ser suficientemente grande para manter de modo seguro a posição da dentadura sob utilização normal e não tão grande de forma a torner difícil a remoção da dentadura quando se desejar ou estragar ou prejudicar as gomas, tecidos ou dentadura após remoção.
Tem sido feito um considerável esforço durante vários anos para desenvolver adesivos de dentadura melhorados. Polímeros e gomas sintéticos e naturais têm sido utilizados separadamente, em combinação e em combinação com
-262.193
Case 3963 > / /
vários aditivos.
A Patente Europeia 64.672 de Dhabhar e
Schmidt, publicada em 17/11/82 refere-se a um adesivo de den tadura hiòrofílico contendo uma fracção polimérica adesiva compreendendo CMC e poli (etilenóxido) num veículo hidrofíli co.
-«90' pedido de Patente Europeia 140.436 de A·J.Desmaris, pedido em 31/7/84 refere-se a composições adesivas de dentadura contendo um polímero solúvel em água modificado sob o ponto de vista hidrofóbico, isoladas ou mistu radas com um sal de metal alcalino de CMC. Sob o ponto de vista hidrofóbico prefere-se para utilização em composições celuloses e copolímeros hidroxialquílicos modificadas sob o ponto de vista hidrofóbico de óxido de etileno e epoxi-alcanos de cadeia longa.
A Patente Americana 4.230.936 de Dhabhar Heyd e Schmidt (publicada em 23/7/81) refere-se a adesivos de dentadura melhorados contendo uma relação especificada de CMC e poli (etilenóxido) numa base de óleo mineral.
A Patente Americana 4.474*902 de Dhabhar e Schmidt (publicada em 10/2/84) refere-se a adesivos de den tadura melhorados contendo goma de karaya num veículo hidrofílico. Veja-se também a patente Americana 4.514.528 (oublicada em 30/4/85) θ a Patente Americana 4*518.721 (publicada em 21/5/85) para estes mesmos inventores, descrevendo, respectivamente adesivos de dentadura melhorados contendo fracções poliméricas adesivas consistindo em misturas de sais parciais de copolímeros do tipo anidrido maleico do éter alquil vinílico inferior com CMC ou poli (etilenóxido), bem co mo adesivos de dentaduras contendo CMC e poli (etilenóxido). Veja-se também a Patente Americana 4.522.956 (publicada em
-362.193
Case 3963
6/II/85) de Dhabhar e Schraiât referindo-se a adesivos de den tadura melhorados contendo poli (etilenóxido) como o único componente adesivo num veículo hidrofílico compreendendc cer tos polietileno-glicois.
Descrevem-se outros adesivos de dentadura nas Patentes Americanas 4.530.94-2 (publicadas em 27/7/85) 4*542.163 (publicadas em 17/9/35); θ 4*569*955 (publicada em 11/2/86).
A Patente Americana 4*529*748 de H.G.P. Wienecke (publicada em 16/7/85), refere-se a adesivos de pró teses dentais formados a partir de substâncias formadoras de película tais como derivados vários de celulose, polímeros de acrilato, polímeros de metacrilato e outras substâncias que proporcionam película.
A Patente Americana 4*138.477 de Gaffar (publicada em 6/2/79) descreve composiçõea orais para controlar odores da boca contendo combinações de polímeros de zinco formadas a partir de zinco reagido com um polímero aniónico contendo radicais do ácido carboxilico, sulfónico e/ou fosfónico.
A Patente Americana 3*003*988 de G.P.Germann et al. (publicada em 10/10/61) descreve alguns materiai ϊ sensíveis à água mas insolúveis em água para estabilização de dentaduras que são materiais sintéticos, hidrofílicos, coloidais compreendendo sais parciais mistos e ésteres de copolímeros do tipo anidrido maleico-éter vinílico de alquilo inferior (1 a 4 átomos de carbono) contendo os sais parciais mistos e os ésteres catiões de cálcio divalente e alcali monovalente (isto é, sódios, potássio e amónio).
A Patente Americana 4*758.630 de Shah et
-462.193
Csse 3963
al. publicada em 19 âe Julho âe 1988 refere-se aos sais parciais âe zinco e estrôncio âe copolímeros âo ácido maleico-éter vinílico de alquilo inferior (C^ a C^) em que os catiões âe zinco e estrôncio não são misturados com outros catiões ou funções éster no sal copolimérico, ficanâo os grupos carboxílicos iniciais restantes por reagir. Este copolímeros ôe éciâo maleico - éter vinílico de alquilo inferior não referidos a seguir pelo termo abreviado copolímero AVE/ MA e o copolímero de ácido maleico - éter vinil metílico co mo copolímero MVE/MA.
Conhece-se pois a utilização de combinações de sais parciais mistos de copolímeros do tipo anidrido maleico - éter vinílico de alquilo inferior em composições adesivas de dentadura. Além disso, descreveu-se sais de estrôncio e zinco divalentes não misturaâos âe copolímeros do tipo anidrido maleico-éter vinílico de alquilo inferior e a sua utilização com o copolímero do tipo anidrido maleico -éter vinílico de alquilo inferior contendo os catiões monovalentes e divalentes de cálcio, isto é catiões de sódio, po tássio e amónio para obter um adesivo de dentatura com características estabilizantes.
As pesquisas continuaram ainda para os estabilizadores âe dentadura que proporcionam as características anteriores e, de moâo importante, manterão o ajustamen to seguro da dentadura durante períodos prolongados (10-14 horas) sem necessidade de nova aplicação.
De acordo com a presente invenção, obtém -se adesivos melhorados e outras característicss numa composição âe estabilização de dentadura utilizando sais parciais esoecíficos mistos de um copolímero de ácido maleico - éter vinílico de alquilo inferior.
-562.193
Case 3963
*
E um objectivo da presente invenção proporcionar estabilizadores de dentadura melhorados que são fáceis de manobrar e que serão estáveis durante períodos pro longados na cavidade oral e permitir ainda fácil remoção da dentadura quando se desejar.
É ainda objectivo da presente invenção proporcionar composições de dentadura que proporcionam ao utilizador uma sensação melhorada, por exemplo no gosto.
á ainda objectivo proporcionar estabilizadores que actuam bem na presença de mistura, particularmente na presença de fluidos corporais tais como saliva,trans piração e sangue.
Estes e outros objectivos são assegurados na presente invenção na forma descrita a seguir.
A presente invenção diz respeito a composições estabilizadoras compreendendo: 0 sal parcial misto de um copolímero de ácido maleico - éter vinílico de alquilo inferior consistindo essencialmente da unidade estrutural repetida:r~ —
OR
Giío CH ——— CH ~ CH ——
1 o=c c=o
I I
HO OH
- _ln em que R representa um radical alquilieo C^_^> n é um inteiro maior do que um representando o número de ocorrências repetidas da unidade estrutural numa molécula do referido copo límero e n é suficientemente grande para caracterizar o referido polímero como possuindo uma viscosidade específica maior do que 1,2, sendo a viscosidade específica determinada numa cetona metil etílica a 252c, contendo os sais parciais
-662.193
Case 3963
como função do sal catiónico:
(a) entre cerca de 10% a 65% de catiões de zinco ou estrôncio; e (b) entre cerca de 10% e 75% õe catiões de cálcio dos gruoos carboxílicos iniciais totais reagidos.
Também se descrevem composições de estabilização de dentaduras compreendendo estes sais parciais mistos bem como composições de estabilização de dentaduras compreendendo uma quantidade eficaz e segura sob 0 oonto de vista adesivo de dois ou mais componentes adesivos de dentaduras em que um desses componentes adesivos de dentaduras é o sal parcial misto da presente invenção.
Le preferência, estes sais parciais mistos são utilizados juntamente com um material polimérico sen sível à água seleccionado de entre o grupo que consiste em gomas naturais, polímeros sintáticos, derivados sacarídeos, derivados de celulose e misturas correspondentes.
Todas as percentagens e proporções utilizadas são em peso a menos que se especifique o contrário.
Os sais poliméricos da presente invenção são o sal parcial misto de um copolímero de ácido maleico - éter vinílico de alquilo inferior que consiste essencialmente na unidade estrutural repetida:
0R
- GH9- CH — CH - CH —
I I
0=C C=0 zTv
II (IJ
H0 0H em que R representa um radical alquílico C, , ,nn é um número inteiro maior do que o numero de ocorrências repetidas da re ferida unidade estrutural numa molécula do copolímero repeti do e n é suficientemente grande para caracterizar o copolíme
-72.193 ase 39θ3
-MAIJS90,
referido como possuindo uma viscosidade especifica maior ue 1,2, sendo a viscosidade específica determinada em cetona etil etílica a 25°C, contendo os sais parciais referidos como função do sal catiónico:
(a) entre cerca de 10% e 65% de catiões ce zinco ou estrôncio; e (b) entre cerca de 10% e 75% de catiões de cálcio.
dos grupos carboxílicos iniciais totais reagidos.
é de preferência metilo.
Le preferência, estes sais parciais mistos compreendem entre cerca de 10% a 45%, de preferência entre cerca de 15% a 30% de catiões de zinco ou estrôncio (de preferência zinco) e entre cerca de 25% a 60%, de preferência entre 40% a 60% de catiões de cálcio.
Os sais parciais mistos compreendem ainda, de preferência, entre cerca de 1% a 20%, preferencialmente entre cerca de 1% a 15%, havendo preferência para quantidades compreendidas entre 1% e 10% de catiões de sódio.
Os sais poliméricos em epígrafe são preparados de modo vantajoso pela interacção do copolímero AVE/
MA (I) com compostos catiónicos de cálcio e compostos catiónicos de zinco ou estrônico possuindo um grupo funcional tipi co de reagentes de ácido carboxílico, tal como, por exemplo, o hidróxido, o acetato, o haleto, o lactato, etc. num meio aquoso. Numa forma de realização preferida, utilizam-se o óxi do de zinco e o hidróxido de cálcio. Visto o hidróxido de zin co não estar comercialmente disponível, a sua utilização como reagente é mais completa sob o ponto de vista económico pela utilização ce uma lama aquosa de óxido de zinco em partículas que, embora praticamente insolúvel em agua, proporciona hidra tação para hidróxido de zinco na superfície das partículas.
hidróxido de cálcio bem como o hidróxido de estrônico, por
-862.193
Case 3963 /
outro laco, estão disponíveis tanto sob a forma cristalina como sob a forma de pó e é solúvel em cerca de 50 partes de água. As soluções aquosas ce óxido de estroncio, porém, que constitui o hidróxido quando tratado com água (precaução‘.libertação ce calor) podem também ser utilizadas.
Os aniões que formam sub-produtos tóxicos que provocam irritação ou contaminação devem ser evitados ou devem ser tomadas precauções especiais e proporcionar-se tratamento para assegurar a remoção e a ausência desses subprodutos do sal polimérico do produto final. 0 composto particular utilizado deve ser substancialmente puro para assegurar a obtenção de um produto final de sal polimérico substancialmente puro e substancialmente quase branco.
Os copolímeros de ácido maleico - éter vinílico de alquilo inferior (AVE/MA) (l) são prontamente 0btidos por copolimerização de um monómero de éter vinílico de alquilo inferior, tal como éter metil vinílico, éter etil vinílico, éter divinílico, éter propil vinílico e éter isobutil vinílico com anidrido maleico para produzir 0 correspondente copolírnero anidrido maleico-éter vinílico de alquilo inferior que é prontamente hidrolizável para o copolírnero de ácido (I). Ambas as formas de anidrido e de ácido estão também disponíveis nos fornecedores comerciais. Por exemplo,GAF Corporation, Wayne, New Jersey, proporcionam todos a forma livre de ácido polimérico (i) e correspondente anidrido sob a marca registada GANTREZ como GANTREZ S Series” e GANTREZ AN Series, respectivamente. Na primeira série de ácidos, a GANTREZ S-97 (M.W.=50.000) é particularmente apropriada e, na última série de anidrido, os copolímeros de GANTREZ AN-149 (M.W.=50.000) de GANTREZ AN-169 (M.W.=67.000) e de GANTREZ AN-179 (M.W.=80.000) são particularmente apropriadas. A.s referidas formas de anidrido e ácido de copolímeros de A.VE/KA possuindo um peso molecular médio compreendido entre cerca de
-952.193 2ase 3963
50.000 e 80.000 (como medido pela osmometria de membrana em -butanona 1-10 gramas/1000 ml de solução) são também caracterizadas possuindo o parâmetro de viscosidade específica descrito previamente superior a 1,2. Quando o copolímero de anidrido se dissolve em água, a ligação de anidrido é partida de forma a formar-se o ácido livre polimérico de polaridade mais elevada. ?or consequência, a forma de anidrido que é relativamente menos dispendiosa do que a forma ácida pode ser utilizada como um precursor conveniente e mais económico para o ácido. Podem ser utilizadas temperaturas elevadas de modo vantajoso para realçar a velocidade de hidrólise do anidrido para ácido.
Em geral, o copolímero de ácido maleico-éter vinilico de alquilo inferior (i) ou o seu correspondente anidrido é adicionado à água pré-aquecida até cerca de 70-8020 com agitação vigorosa para formar uma mistura homogénea.
Se o precursor de anidrido for utilizado recomenda-se que a mistura aquosa seja ainda aquecida até cerca de 9O2C com agitação para assegurar a hidrólise completa do anidrido para a forma ácida. O aquecimento é depois descontínuo embora a mistura se continue a fazer até o lote se tornar límpido com um deerescimento simultâneo na viscosidade (cerca de 65~752C). Prepara-se separadamente uma solução aquosa do composto formador de sal de estrôncio ou zinco catiónicos ou, por exemplo, uma dispersão aquosa de óxido de zinco em partículas combinada com hidróxido de cálcio na forma de uma lama numa quantidade suficiente para proporcionar o conteúdo catiónico desejado no produto final, à temperatura ambiente e adiciona-se lentamente à solução ácida polimérica quente com mistura vigorosa contínua de forma a evitar a precipitação localizada do sal polimérico catiónico. Após se completar a adição, continua-se a agitação para assegurar que todo 0 composto formador de sal reaja com o copolímero.
-1062.193
Case 39^3
Alternativamente, uma solução aquosa cortendo ε fonte de zinco e cálcio é pré-aquecida até 70-8020 com agitação vigorosa para formar uma lama homogénea. 0 copolímero de ácido maleico-éter vinílico de alquilo inferior (I) ou 0 seu correspondente anidrido é depois adicionado à lama enquanto se continua o aquecimento até 9020 e se agita para assegurar a hidrólise completa.
A soma total de catiões de zinco (ou estrôncio) e cálcio no sal parcial misto resultante de copolímeros de AVE/KA deve ser suficiente para proporcionar uma neutralização variando entre cerca de 10% e 75% de preferência entre cerca de 25% e 60% com preferência entre cerca de 40% e 60% de cálcio e entre cerca de 10% a 65%, de preferência entre cerca de 10% a 45% com preferência entre cerca de 15% a 30% de zinco ou estrôncio dando origem a um sal contendo ácido livre na gama compreendida entre cerca de 20% e 50%.
lote da reacção é depois seco em tabuleiros de secagem de pouca profundidade num forno de convecçãc conservado a 70SC com circulação de ar para evaporar o conteúdo de água e recuperar o produto de sal polimérico na forma seca. Alternativamente, o lote de reacção é depois transferido para secadores de tambor conservados a 80-100 PSIG com tubo quente para evaporar o conteúdo de água e recuperar o sal polimérico na forma de flocos.
Os flocos resultantes podem ser submetidos a moagem e crivagem para produzir as propriedades físicas desejadas para proporcionar propriedades de estabilização de dentaduras satisfatórias.
Os referidos sais são friáveis por forma que se possa obter o tamanho das partículas e a densidade de carga apropriados. Para melhores resultados, as partículas
-11Ί ο <
οζ ·
Case 5983
-AMAuasú t devem ser capazes de passagem através do crivo de 140 a 200 de malha (Series U.5.3.S.) e de preferência são inferiores 3 0,74 milímetros na sua dimensão maior.
Os sais de copolímero de AVE/MA de zinco ou estrôncio e cálcio têm qualidades adesivas excepcionaií quando contactam com água ou saliva motivo pelo qual são extremamente úteis como materiais adesivos de dentaduras em con· posições estabilizadoras de dentaduras. Para essa utilização o sal na forma de partículas é caracterizado, de preferência por um tamanho de partículas de pelo menos no mínimo de crivo U.S.3.S. de malha 140; uma densidade de carga maior do que 0,3 g por centímetro cúbico e de preferência superior a 0,6 gramas por centímetro ;cúbico; e um ph compreendido entre 3 e 7,0 sendo o ph determinado sobre uma percentagem em peso de dispersão na água.
Cada um dos sais de copolímeros de AVE/ MA de cálcio/zinco ou estrôncio pode ser utilizado em quantidades adesivas eficazes, de preferência, pelo menos, 25% em peso, como o único componente adesivo ou como um co-adesivo em utilização conjunta com outros componentes adesivos activos em composições de estabilização de dentaduras.
á preferível que o referido sal de copo· límero de cálcio/zinco ou estrôncio seja utilizado conjuntamente co-'> um co-adesivo em composições de estabilização de dentaduras. De preferência, o co-adesivo é um material polimérico seleccionado do grupo que consiste em gomas naturais, polímeros sintéticos, derivados sacarídeos, derivados de celulose, e misturas correspondentes. Ea geral, encontra-se presente entre cerca de 15 a 70% com base no peso total da composição do referido sal misto de cálcio /zinco ou estrôncio.
-1262.193
Gase 39°3
Os co-adesivos preferíveis incluem um coloide ou polímero hidrofílico solúvel em água possuindo a propriedade particular de inchar após emposição à humidade para formar uma massa mucilaginosa. Esses materiais adesivos incluem gomas naturais e gomas de polímeros sintéticos e, as vulgarmente utilizadas em composições de estabilização de der? taduras e que são também apropriadas em acção co-adesiva com os sais de copolímeros de AVS/MA mistos. Pode-se também mencionar, oor exemplo, a goma de Karaya, gelatina, algina, alginato de sódio, tragacanto, metilcelulose, polímeros de acri lamida, polímeros de óxido de etileno, polivinilpirrolidona, polímeros de poliarilamida catiónicos e de preferência carboximetilcelulose de sódio e sais parciais mistos de poli (metil vinil-maleato de éter).
Consequent ement e, um aspecto preferido da invenção proporciona uma composição de estabilização de dentadura possuindo como componente de estabilização uma quar tidade adesiva eficaz de um sal parcial misto de um copolímero de ácido maleico-eter vinílico de alquilo inferior que cor siste essencialmente da unidade estrutural repetida:
OR
I
- CH9 CH CH — CH— d I I
0=C C=0
I
HO OH em que R reoresenta um radical alouilo C. a C, , n e um inteiro maior do que o correspondente ao numero de ocorrências repetidas da unidade estrutural numa molécula do referido copolímero e n é suf icienteme ite grande para caracterizar o referido copolímero como possuindo uma viscosidade específica maior do que 1,2, sendo a viscosidade específica determinada em metil etil cetona a 25^C, contendo os sais parciais referidos a função de sal catiónico:
-1362.193
Gase 3963
(a) entre cerca de 10% a 65% de catiões de zinco ou estrôncio; e (b) entre cerca de 10% a 75% ce catiões cie cálcio dos grupos carboxílicos totais iniciais reagidos.
Um outro aspecto preferido desta invenção proporciona uma composição de estabilização de dentadura que compreende uma quantidade eficaz sob o ponto de vista adesivo de pelo menos dois componentes adesivos de dentadura, em que um dos componentes adesivos de dentadura é o sal parcial misto de copolímero de ácido maleico-éter vinílico de alquilo inferior descrito atrás· 0 co-adesivc ó, de preferên'· cia, como se descreveu atrás.
As composições da presente invenção podem opcionalmente incluir entre cerca de 0,01% e 5% de um ou mais componentes que proporcionam ao utilizador vantagens na sensação, incluindo o gosto. Os componentes apropriados incluem mentol, mentil lactato, óleo de hortelã e pimenta, óleo de hortelã, álcool, bem como os agentes aromatizantes de paramentano carboxiamidas disponíveis em Wilkinson-Sword (tal como WS-3) q.ue sao descritos na Patente Americana 4.136.163 de Watson et al., publicada em 23 de Janeiro de 1979 que está incorporada por referência aqui.
As composições da presente invenção são fabricadas de modo conhecido pelos peritos da especialidade sob a forma de pó, creme, unguento, líquido ou pasta. Exemplos apropriados dessas formulações estão descritos na Patente Americana 4*518.721 publicada em 21 de Maio de 1985 e na Patente Americana 4·514*528 publicada em 30 âe Abril âe 1985 sendo ambas incorporadas aqui por referência e de Lhabhar et al.
Os seguintes exemplos não limitativos
-1462.193
Case 3963
ilustram formas ce realização da invenção em que os ingredientes opcionais essenciais são combinados. Deve-se entender que estes exemplos são para fins ilustrativos apenas e não devem ser considerados como limitativos do âmbito da invenção.
EXEMPLO I
Nurn vaso de reacção equipado com um agitador de alta velocidade contendo 92,4 partes (4,6 Kg) de água purificada aquecida a 35^0 adiciona-se lentamente 0,53 partes (26,3 gramas) de óxido de zinco e 1,30 partes (64,6 g', de hidróxido de cálcio. Após a adição se ter completado a temperatura da lama é mantida constante com agitação a elevada velocidade. Enquanto se mantém constante o calor e a mistura, adiciona-ee<5,76 partes (288 gramas) ce copolímero ce anidrido maleico-eter vinílico ou vaso da reacção contendo a dispersão alcalina durante um período de 15 minutos. A temperatura e a mistura permanecem constantes durante 60 minutos. Após 15 minutos a dispersão polimérica adesiva resultante caracteriza-se pelo aumento da viscosidade e decrescimento e estabilização de ph que é determinado pela dispersão de 1% do referido material em égua, consistindo o referido material no sal misto de cálcio de zinco parcial de copolímero de ácido maleico-éter metil vinílico.
A solução resultante do sal de copolímero de zinco cálcio de ácido maleico-éter metil vinílico (MVE/ MA) é depois transferido para tabuleiros de secagem de aço com pouca profundidade e os tabuleiros sãc colocados num forno de conversão de ar quente a 7020 durante um tempo suficiente para evaporar o conteúdo de água (cerca de 16-18 horas).
sal de copolímero MVE/MA. de cálcio zinco seco obtido é depois moído num moinho e crivado através de um crivo de malha 140 e a seguir através de um crivo ce malha 200 (séries de crivo U.S.B.S.). 0 pó tem uma densidade de carga aparente de
-1562.193
Case 39^3
AÍ199G cerca cie 1,0-1,2 gramas por centímetro cúbico e um pu de 5,4 para 1% de solução em água. A análise do sal indica cerca de 47,5% de neutralização com cálcio, 17,5% neutralizado com zinco com 3,5% ce grupos oarboxílicos que permanecem. Este sal particular será referido aqui pelo termo abreviado ”sal parcial 47,5% Ca/17,5% Zn do copolímero EVE/MA.
O produto quando utilizado em conjunção com adesivos de dentadura convencionais e aplicados a dentaduras húmidas com utilização normal, proporciona caracteristicas de estabilização de dentaduras superiores às obtidas pelo adesivo de dentaduras convencional específico.
EXEMPLO II procedimento do exemplo I é repetido com excepção das quantidades seguintes de reagentes: 5,74 partes (516 gramas do copolímero de anidrido, 92,32 partes (8,31 Kg) de água purificada; e 0,371 partes (33,6 gramas) de óxido de zinco; 0,074 partes (6,60 gramas) de hidróxido de sódio e 1,50 partes (134,40 g) de hidró?<ido de cálcio.
pó resultante tem uma densidade de carga aparente de cerca de 0,8-1,2 gramas por centímetro cúbico e um ph de 5,3 para 1% de solução em água. A análise do sal indica cerca ce 55% de neutralização de cálcio dos grupos oarboxílicos iniciais totais na molécula de sal de copolímero; 12,5% de neutralização com zinco e 2,5% de neutralização com sódio referir-se-á nesta descrição através do termo sal parcial 55% cálcio/12,5% zinco/ 2,5% de sódio do copo 1 í me ro MVE/MA .
EXEMPLO III
Seguindo o procedimento geral do Exemplo I com excepção de uma quantidade apropriada de óxido de zinco utilizada para proporcionar a substituição de zinco em
-1662.193
Case 3963
laminas obtêm-se os seguintes sais âe cálcio/zinco/sódio âo co p ol í me r 0 KVE/KA ;
Sod io Cálcio Zinco
0 68 2
0 50 20
c; 50 20
6 44 19
Caâa um âos seus sais indicados do copolímero MVE/MA, possuindo uma densidade de carga aparente para um pó âe crivo U.S.B.S. âe malha 140 no mínimo maior do que 0,5 gramas por centímetro cúbico proporciona caracterist: cas de estabilização âe dentaduras marcadamente vantajosas. Cada um dos sais indicados pode ser abreviado pela percentagem âe neutralização âe cálcio/percentagem de zinco/perçentagem de sódio como se fez nos exemplos I e II.
EXEMPLO IV
A hidrólise do anidrido copolimárico MVE/MA para ácido realizada no Exemplo I é repetida. A um vaso contendo 93,49 cartes (1,8 Kg) de água purificada aquecida a 8520 adiciona-se 1,40 partes (28 g) de octa-hidrato ce hidróxido de estrôncio. Adiciona-se a seguir com agitação vigorosa lentamente 1,0 partes (20,0 gramas) de hidróxido de cálcio. Após se completar a adição, a temperatura da lama é mantida constante com agitação a elevada velocidade. Enquanto se mantém 0 calor e a agitação constantes, adicionam-se 4,10 partes (78,0 gramas) de copolímeros de anidrido maleico-éter metil vinílico ao vaso de reacção contendo a dispersão alcalina durante um período de 20 minutos. Isto produz um sal misto parcial de cálcio estrôncio do copolímero ácido maleico-éter metil vinílico.
EXEMPLO V
As composições em pó de estabilização
-1762.133
Case 3963 /
de dentaduras são preparadas misturando conjuntamente o seguinte :
% em peso
A. goma Karaya 53
Carboximetil celulose de sódio 16
borato de sódio 7
Sal parcial 47,5% Zn de copolímero de PVK/KA 24
100
B. Alginato de sódio 55
Carboximetil celulose de sód io 10
Polivinilpirrolidona(peso molecular médio =
=90.000) 15
Sal parcial 65% Ca/10% Zn de copolímero de
PVM/MA 20
100
C. Carboximetil celulose de sódio 50
Sal parcial 3» 75 Ca :Na de copolímero de
pviVem 41
sal parcial 4-0% Ca/20% Zn de copolímero de
MVE/I4A
100
L. Copolímero do ácido Gantrez S-97 20
Carboximetil celulose de sódio 20
Sal parcial 3,5 Ca :Na de copolímero de PVlVEIí 30
Sal parcial 50% Ca/20% Zn de copolímero de
MVE/KA 30
100
Ao serem utilizados os pós anteriores (Tipicamente 2-10 g) são colocados sobre uma dentadura préviamente humidificada para se permitir 3 hidratação prévia e depois insere-se a dentadura na boca e pressiona-se no lugar
-1862.193
Case 3963
âo mesmo modo coe os adesivos de dentadura conhecidos na técnica.
EXEMPLO VI
As composições de estabilização de dentaduras do tipo líquido são preparadas misturando conjunta-
mente o seguinte: % em A peso B
óleo mineral, pesado 44-9 43.9
Petrolatum 3.0 5.0
Sílica coloidal 1.5 1.0
Carboximetil celulose de sódio 35.0 20.0
Mentol 0.1 0.1
Sal parcial 47,5/° Ca/l7,f Zn/5/ Ma de copolíméro de MVE/MA 15.5 J0,0
100.0 100.0
EXEMPLO VII
As composições de estabilização de dentaduras do tipo creme são preparadas pela mistura conjunta do seguinte:
óleo mineral, pesado 5o em Deso
A 24.824 B 24.824 c 24.824
carboximetil celulose de sódio 22.000 22.000 22.000
Petrolatum 19.016 19-016 19.016
dióxido de silício coloidal 1.100 1.100 1.100
Corante dispersão vermelha de
óleo solúvel 0.060 0.060 0.060
sal misto parcial 47,5%Ca/17,5/°Zn
de copolíméro de PVM/MA 33.000 ————
sal misto parcial 55,0%Ca/l2,5/°Zn/
2,5$£”a de copolíméro de MVE/MA 33·000
sal misto parcial 30^Ca/20%Sr de
copolíméro de MVE/KA 33.000
62.193
Case 3963

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES lê.- Processo para a preparaçao de um sal parcial misto de copolímero de éter alquil (inferior) vi nílico-ácido maleico caracterizado por se fazer reegir um co polímero de éter alquil (inferior) vinilico-ácido maleico com compostos catiónicos de cálcio, zinco ou estrôncio possuindo um grupo funcional típico dos reagentes de ácido carboxílico tais como, por exemplo, o hidróxido, acetato, lacta to, etc. num meio aquoso.
    (D e eter alquil vinite da unidade estru n
    Cn a C, , n é um in de ocorrências re
  2. 2ê.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o copolímero d lico-acido maleico consistir essencialmen tural repet ida:
    ?R — CH2— CH — <JH- CH o=c c=o
    I I
    HO OH em que R representa um radical alquilo de teiro maior que um representando o número petidas da dita unidade estrutural numa molécula do copolímero e n é suficientemente elevado para caracterizar o copolímero como tendo uma viscosidade específica maior que 1,2, sendo a viscosidade específica determinada em metiletilcetona a 232G, por o sal misto conter como função catiónica (a) entre cerca de 10% a cerca de 65;« de catiões de zinco ou estrôncio; e (b) entre cerca de 10% a cerca de 73% de catiões de cálcio do total dos grupos iniciais de carboxilo que reagiram.
  3. 3^.- Processo de acordo com a reivindi-2062.193
    Case 3963
    cação 2, caracterizado por 0 (a) entre cerca de de zinco ou estrôncio; e (b) entre cerca de de cálc io
    sal parcial compreender:
    10% a cerca de 45% de catiões
    25% a cerca de 60% de catiões
  4. 4-· — Processo de acordo com a reivindicação 3» caracterizado por o sal parcial compreender:
    (a) entre cerca de 15% a cerca de 30% de catiões de zinco ou estrôncio; e (b) entre cerca de 40% a cerca de 60% de catiões de cálcio.
  5. 5-·- Processo de acordo com a reivindicação 4> caracterizado por o sal parcial compreender ainda entre cerca de 1% até cerca de 20% de catiões de sódio.
    62.- Processo de acordo com a reivindi^u cação 5, caracterizado por o sal parcial compreender entre cerca de 1% até cerca de 15% de catiões de sódio.
  6. 7^.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o sal parcial compreender entre cerca de 3% a cerca de 10% de catiões de sódio.
    82.- Processo para a preparação de uma composição estabilizadora dentífrica, caracterizado por se incorporar como estabilizador uma quantidade adesiva eficaz de um sal parcial misto de copolímero de éter alquil (inferior) vinílico-ácido maleico oreparado ce acordo com a reivindicação 1.
  7. 9&.- Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por se incorporar ainda entre cerca de 0,01% e 5»0% de mentol, lactato de mentilo, óleo de hor-2162.193
    Case 3963 tela e pimenta, óleo de hortelã, álcool e carboxamidas de pa ramentano e misturas correspondentes.
PT93958A 1989-05-04 1990-05-04 Processo para a preparacao de um sal parcial misto de copolimero de eter alquilo (inferior) vinilico- acido maleico e de composicoes estabilizadoras dentifricas que o contem PT93958B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US34731889A 1989-05-04 1989-05-04

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93958A PT93958A (pt) 1991-01-08
PT93958B true PT93958B (pt) 1996-11-29

Family

ID=23363222

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93958A PT93958B (pt) 1989-05-04 1990-05-04 Processo para a preparacao de um sal parcial misto de copolimero de eter alquilo (inferior) vinilico- acido maleico e de composicoes estabilizadoras dentifricas que o contem

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5073604A (pt)
EP (1) EP0396411B1 (pt)
JP (1) JP2980641B2 (pt)
AT (1) ATE102817T1 (pt)
AU (1) AU643208B2 (pt)
BR (1) BR9002106A (pt)
CA (1) CA2015241C (pt)
DE (1) DE69007325T2 (pt)
DK (1) DK0396411T3 (pt)
ES (1) ES2062356T3 (pt)
FI (1) FI97810C (pt)
IE (1) IE63231B1 (pt)
NZ (1) NZ233553A (pt)
PT (1) PT93958B (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5194261A (en) * 1990-11-27 1993-03-16 Virgil Pichierri Diaper rash treatment
WO1992010988A1 (en) * 1990-12-21 1992-07-09 Richardson-Vicks Inc. Denture stabilizing compositions
WO1992010986A1 (en) * 1990-12-21 1992-07-09 Richardson-Vicks Inc. Denture stabilizing compositions having improved hold
JPH06504066A (ja) * 1990-12-21 1994-05-12 リチャードソン、ビックス、インコーポレーテッド 改良された味を有する義歯安定化組成物
BR9206122A (pt) * 1991-06-10 1995-06-20 Richardson Vicks Inc Composições estabilizadoras para dentaduras tendo melhor fixação
US5270031A (en) * 1991-12-20 1993-12-14 Block Drug Company Inc. Dentinal desensitizing compositions
US5543443A (en) * 1992-01-27 1996-08-06 The Procter & Gamble Company Denture stabilizing compositions
US5188818A (en) * 1992-03-30 1993-02-23 Isp Investments Inc. Toothpaste composition containing strontium salt of maleic anhydride-methyl vinyl ether copolymer
US5369145A (en) * 1993-06-14 1994-11-29 Block Drug Company Denture adhesive
WO1995033435A1 (en) * 1994-06-09 1995-12-14 The Procter & Gamble Company Denture stabilizing compositions
US5525652A (en) * 1994-08-10 1996-06-11 Block Drug Company, Inc. Denture adhesive
CA2197189C (en) * 1994-08-10 2002-07-02 Joseph Synodis Denture adhesive composition
ATE202691T1 (de) * 1994-10-28 2001-07-15 Procter & Gamble Zusammensetzung für die stabilisation von zahnprothesen
US5658586A (en) * 1994-10-28 1997-08-19 The Procter & Gamble Company Denture stabilizing compositions
US5753723A (en) * 1995-12-06 1998-05-19 Chang; Tiang Shing Denture fixative with an adhesion promoter
US5750591A (en) * 1996-02-29 1998-05-12 The Block Drug Company Denture adhesive containing partial zirconium, calcium, sodium gantrez salt
US6069188A (en) * 1996-07-08 2000-05-30 The Procter & Gamble Company Denture stabilizing compositions
US5872160A (en) * 1997-03-27 1999-02-16 The Procter &Gamble Company Denture stabilizing compositions
US5877233A (en) * 1997-03-27 1999-03-02 The Proctor & Gamble Company Denture adhesive compositions
US5872161A (en) * 1997-03-27 1999-02-16 The Procter & Gamble Company Denture adhesive compositions
AU6108299A (en) * 1998-09-30 2000-04-17 Block Drug Company Inc., The Improved denture adhesive
US6110989A (en) * 1998-09-30 2000-08-29 Block Drug Company, Inc. Denture adhesive
US6918765B1 (en) 1999-01-25 2005-07-19 Dentsply Research & Development Corp. Hydrogel dental adhesive composition, product, system, method and dispenser
US6355706B1 (en) 1999-04-14 2002-03-12 The Procter & Gamble Company Denture adhesives with mixed salt copolymers of terpolymers
US6617374B1 (en) 1999-04-14 2003-09-09 The Procter & Gamble Company Denture adhesives with mixed salts of alkyl vinyl ether-maleic copolymer or terpolymer
US6475497B1 (en) * 1999-12-08 2002-11-05 The Procter & Gamble Company Tartar control denture adhesive compositions
US6638881B2 (en) 1999-12-23 2003-10-28 Combe Incorporated Dental adhesive device and method of producing same
US6350794B1 (en) * 2000-10-10 2002-02-26 Block Drug Company, Inc. Denture adhesive compositions
KR20050061604A (ko) * 2002-11-22 2005-06-22 피르메니히 에스아 염의 짠맛을 은폐시키기 위한 구강용 조성물
US20040101490A1 (en) * 2002-11-22 2004-05-27 Noville Inc. Oral compositions which mask the salty taste of sodium bicarbonate
CA2510316A1 (en) * 2002-12-20 2004-07-15 Smithkline Beecham Corporation Denture adhesive
CN1299652C (zh) * 2003-12-29 2007-02-14 郭立明 义齿基托软衬垫及其制备方法
US20050192376A1 (en) * 2004-02-26 2005-09-01 Ha Thinh N. Denture care method and kit
US7312256B2 (en) * 2004-11-12 2007-12-25 Combe Incorporated Denture liner, denture liner kit and method for making a denture liner
KR20080055995A (ko) 2005-11-09 2008-06-19 더 프록터 앤드 갬블 캄파니 의치 접착제 조성물
US20090238776A1 (en) * 2005-11-09 2009-09-24 Arif Ali Baig Oral Care Compositions and Methods
US20070149642A1 (en) 2005-12-28 2007-06-28 Sunstar, Inc. Denture fixative composition
CA2659644A1 (en) * 2006-07-31 2008-02-07 Smithkline Beecham Corporation Denture adhesive composition
ES2702812T3 (es) * 2006-08-22 2019-03-05 Thommen Medical Ag Implante cerámico, en particular implante dental
MX2010013342A (es) * 2008-06-04 2010-12-21 Procter & Gamble Composiciones adhesivas para dentaduras postizas y metodos de elaboracion.
US20110065831A1 (en) * 2009-09-11 2011-03-17 Borja Michael J Hydrogel Denture Adhesive
US20110065830A1 (en) * 2009-09-11 2011-03-17 Borja Michael J Hydrogel Denture Adhesive
CN107411973A (zh) 2010-03-10 2017-12-01 宝洁公司 义齿粘合剂组合物
US20110259359A1 (en) 2010-04-27 2011-10-27 David Matthew Groh Device For Dispensing A Personal Care Product
RU2605384C2 (ru) 2011-10-12 2016-12-20 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Зубопротезные адгезионные композиции
US8835529B2 (en) 2011-10-12 2014-09-16 The Procter & Gamble Co. Denture adhesive compositions
US9408780B2 (en) 2012-01-26 2016-08-09 Combe Incorporated Denture adhesive hydrogel with dry tack
WO2018175826A1 (en) 2017-03-23 2018-09-27 Lubrizol Advanced Materials, Inc. Improved denture adhesives

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3003988A (en) * 1958-10-16 1961-10-10 Clark Cleveland Inc Stabilizer for dentures
US4223109A (en) * 1979-02-22 1980-09-16 Adria Laboratories Inc. Calcium salts of divinyl ether--maleic anhydride copolymer
IE56573B1 (en) * 1983-03-17 1991-09-11 Richardson Vicks Inc Denture adhesive composition
US4758630A (en) * 1986-10-27 1988-07-19 Richardson-Vicks Inc. Denture stabilizing zinc and strontium salts of ave/ma copolymer
DE3736997A1 (de) * 1987-10-31 1989-05-11 Basf Ag Verfahren zur herstellung von metallsalzen carboxylgruppenhaltiger polymerer

Also Published As

Publication number Publication date
DE69007325T2 (de) 1994-08-11
NZ233553A (en) 1993-04-28
CA2015241C (en) 1997-03-04
ATE102817T1 (de) 1994-04-15
AU5466890A (en) 1990-11-08
IE63231B1 (en) 1995-04-05
AU643208B2 (en) 1993-11-11
US5073604A (en) 1991-12-17
PT93958A (pt) 1991-01-08
BR9002106A (pt) 1991-08-13
JP2980641B2 (ja) 1999-11-22
EP0396411B1 (en) 1994-03-16
FI97810B (fi) 1996-11-15
DK0396411T3 (da) 1994-04-05
ES2062356T3 (es) 1994-12-16
FI902218A0 (fi) 1990-05-03
EP0396411A3 (en) 1992-01-02
IE901622L (en) 1990-11-04
FI97810C (fi) 1997-02-25
DE69007325D1 (de) 1994-04-21
JPH0317104A (ja) 1991-01-25
EP0396411A2 (en) 1990-11-07
CA2015241A1 (en) 1990-11-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93958B (pt) Processo para a preparacao de um sal parcial misto de copolimero de eter alquilo (inferior) vinilico- acido maleico e de composicoes estabilizadoras dentifricas que o contem
US5304616A (en) Denture stabilizing compositions having improved hold
US5424058A (en) Denture stabilizing compositions comprising a mixed partial salt of a lower alkyl vinyl ether-maleic acid copolymer
JP2002516343A (ja) 抗微生物義歯接着剤及びクレンザー組成物
IE914512A1 (en) Denture stabilizing composition
EP0563309B1 (en) Denture stabilizing compositions having improved taste
EP0764012A1 (en) Denture stabilizing compositions

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960816

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20110816