PT93446B - Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa - Google Patents

Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa Download PDF

Info

Publication number
PT93446B
PT93446B PT9344690A PT9344690A PT93446B PT 93446 B PT93446 B PT 93446B PT 9344690 A PT9344690 A PT 9344690A PT 9344690 A PT9344690 A PT 9344690A PT 93446 B PT93446 B PT 93446B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
weeks
medium
culture
plants
Prior art date
Application number
PT9344690A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93446A (pt
Inventor
Maria Salome Soares Pa Antunes
Maraia Cristina Coutinho Ubach
Maria Margarida Moutin Barroso
Original Assignee
Inst Nac Inv Cient Ctr Eng Bio
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Nac Inv Cient Ctr Eng Bio filed Critical Inst Nac Inv Cient Ctr Eng Bio
Priority to PT9344690A priority Critical patent/PT93446B/pt
Publication of PT93446A publication Critical patent/PT93446A/pt
Publication of PT93446B publication Critical patent/PT93446B/pt

Links

Landscapes

  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)

Description

MENORIA DESCRITIVA
A invenção refere-se a um processo para a multiplicação e enraizamento in vitro de plantulas de actinidia deliciosa 'Kiwi),, é esssno is. I men te caracterizado por se partir de meristemas auxiliares e apicais, inoculados ern meio de cultura sem reguladores de crescimento.
BNSDOCID: <PT 93446B
A presente invenção refere-se a um processo de propagação vegetativa da frutícula actinidia deliciosa (kiwi) recorrendo a técnicas de cultura in vitro, mais particularmente, a um processo simultâneo de micropropagação e enraizamento de plantuias in vitro, desenvolvido com o fim de reduzir os custos de produção de plantas desta espécie por micropropagação, de aumentar a produção de meristemas/'meristema inoculado e de plantulas enraizadas e aclimatadas/plantula produzida.
A propagação vegetativa de actinidia deliciosa por multiplicação in vitro permitiu eliminar as desvantagens decorrentes da utilização dos métodos tradicionais de propagação vegetativa desta espécie. Como consequência, tem sido propostos vários métodos de micropropagação de actinidia deliciosa considerando-se de todo o interesse o melhoramento dos métodos propostos no sentido da rentabi.1ização do processo de produção de plantas para a sua aplicação à escala industrial.
Como resultado dos estudes efectuados, os inventores da presente invenção descobriram que meristemas inoculados em meio de cultura sem reguladores de crescimento permitem, 5 semanas após o início da cultura, a obtenção de plantulas com um bom desenvolvimento vegetativo e um sistema radicular funcional, aptas a serem transferidas para o solo e, assim, completou-se a presen te in venção.
JNSDOCÍD: <PT 93446B >
SUMARIO DA INVENÇÃO
Um dos objectivos da presente invenção consiste em proporcionar um processo de propagação vegetativa da fruticola actinidia deliciosa mais rápido e económico que os já existentes, e que possa ser directamente aplicado na empresas especializadas na mui tipiicação in vitro de cultivares em larga escala.
'j
Outros objectivos e vantagens da presente invenção tornar—se-ão evidentes a partir da seguinte descrição.
DESCRICÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
A presente invenção é pormenorizada ilustrada seguidamen te.
material vegetal utilizado, consistia em meristemas apicais e axilares de plantulas in vitro'1 estabelecidas no nosso láboratorio havia dois anos. Os explantes primários foram obtidos a partir de plantas de campo seieccionadas de Actinidia deliciosa, var.Hayward.
Os meristemas apicais e axilares isolados foram inoculados em duas variantes do meio de cultura de Murashiqe e Skooq (MS); meio Hl, meio de cultura MS, com a concentração de macro e micronutrientes reduzida para metade, 5mg/l de citrato ferrico em substituição do sulfato ferrico, 5 mg/1 de ditiotreitol, 1 mg/1 de zeatina (4.56 uM) e 0,05 mg/1 de ácido indol-3-acético (0.29 uM), 3 g/1 de agar, pH 5.7; meio H2, igual a Hl mas sem reguladores de crescimento.
As culturas foram mantidas a 22+2 C, 16 h luz/8 h escuridão (1700 lux) e reoicadas em intervalos de 5, 8 e 16
BNSDOCID: <PT 93446B
Ί
') semanas. Procedeu-se è comaaração de eficiência dos meios de cultura Hl e H2 na micropropagação e enraizamento das plantulas obtidas. As plantulas desenvolvidas no meio de cultura Hl, após remoção do callus basal, foram imersas numa solução de 20 mg/1 de ácido indol-3-butirico durante 24h imediatemente antes de serem transferidas para o solo. As plantulas desenvolvidas no meio H2 foram transferidas directamente para o solo sem qualquer tratamento prévio. As plantulas foram envasadas com 5 ou 9 semanas de idade e premaneceram em estufas de aclimatação durante 4 semanas. Foram utilizados tabuleiros compartimentados de esferovite com misturas de terra: areia (1:1), cobertos com sacos de polietilena. colocados num ambiente com uma humidade relativa de 8Θ%, um fotoperíodo de Í6H luz/8h escuridão e uma intensidade luminosa de 600 lux. As plantas foram transferidas para o campo 45 a 60 dias após o envasamento.
A presente invenção refere-se ao processo de micropropaçação por cultura de meristemas apicais e axilares no meio H2, sem reguladores de crescimento, com formação de plantulas com um sistema radicular funcional 2 a 5 semanas após o início da cultura. As plantulas obtidas, com 5 semanas de idade, transferidas directamente para o solo, são aclimatadas com sucesso em 4 semanas. A presente invenção apresente várias vantagens en relação aos métodos de micropropagação já conhecidos, nomeadamente :
1) A possibilidade de micropropagar A. deliciosa na ausência de reguladores de crescimento;
2) A micropropagação ”in vitro simultaneamente com a formação de um sistema radicular funcional, sem subcultura;
BNSDOCID: <PT S3446B »
3) 0 desenvolvimento vegetativo das plantulas produzidas pelo presente processo ser maior ou igual ao obtido com os processos já conhecidos;
4) A elevada percentagem de sobrevivência final (92.87.1;
5) C aumento do potemcial de enraizamento com as subculturas repetidas assim como o aumento do ritmo de crescimento após o envasamen ta.
6) A formação in vitro de um sitema radicular funcional em simultâneo com a formação de plantulas permite não só a redução dos custos de manipulação e de provação como também a redução do tempo necessário â obtenção de uma planta a partir de um meristema.
A presente invenção é seguidamente ilustrada na presente memória descritiva de maneira concreta por meio de Experiências e Exemplos que nãc, a limitam de qualquer forma.
EXPERIENCIA 1
Procedeu-se à inoculação de meristemas nos meios Hl e H2 e à comparação do desenvolvimento das plantulas obtidas 5 semanas apos o inxcio da cultura.
A eficiência dos meios de cultura de micropropagação, Hl e H2, foi determinada através de ánalise dos parâmetros: taxa de mui tipiicação, peso fresco/plantula (g), ausência ou presença de Ccúlus basal 'peso fresco do callus, g), comprimento do caule (mm), número de raizes/plantula, percentagem de mortes e de malformações (Quadro 2). D desenvolvimento vegetativo das prlantulas H2, em termos de peso fresco, altura e taxa de
BNSDOCID: <PT 93446B
-6multiplicação, foi superior ao registado para as plantulas Hi. As plantulas H2 caracterisavam-se ainda pela ausência de callus basal, presença de 1 a 2 raízes/plantula e ausência de formas aberrantes.
) A Figura 1 permite constatar as diferenças acima referidas.
O aumento do intervalo de subcultura de 5 para Be 16 semanas provocou um aumento da taxa de multiplicação (Fig.2) e um aumento do número de raízes/plantula (Fig.3) nos dois meios testados.
EXPERIENC1A 2
Procedeu-se à transferencia para o solo das plantulas formadas nos meios de cultura Hl e H2, 5 e 8 semanas após inicio da cultura. As plantulas desenvolvidas no meio H2 com sistema radicular formado irt vitro, durante o desenvolvimento da plantula, foram transferidas directamente para as estufas de aclimatação. As plantulas desenvolvidas no meio Hl foram imer— sas. após remoção do callus basal, numa solução de 20 mg/1 de ácido indol-3-butirico, 24h antes de serem transferidas para as estufas de aclimatação. A reacção ao envasamento foi determinada por medição dos parâmetros referidos no Quadro 3, no momento do envasamento, 2 e 4 semanas após o mesmo, para plantulas com 5 e 8 semanas de idade no momento da transferencia para o solo.
A comparação dos resultados obtidos permitiu concluir que o processo de micropropagação no meio de cultura H2 e a transferencia para o solo das plantulas com 5 de idade é mais eficaz do que os restantes processos ensaiados (Quadro 4) e do que processos anteriormente referidos (Quadro 5).
ÚMSDOCID: <PT 934468 >
As Figuras 4, 5 e 6. permitem observar diferentes aspectos do produto obtido pelo processo da presente invenção.

Claims (5)

  1. REIVINDICACBES lâ.- Processo para a produção de plantulas com um sistema radicular funcional caracterizado por se partir de fragmentos de tecido ou célula(s) inoculadas num meio de cultura sem reguladores de crescimento.
  2. 2ã.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do intervalo de subcultura ser compreendido entre 2 e 24 semanas, com ou sem mudança de inóculo para meio fresco.
  3. 3â.~ Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o desenvolvimento das plantulas se realizar a uma temperatura compreendida entre os +1Θ e os +35°C, e um fotoperiodo compreendido entre 6h luz/18h escuridão e 24h de luz contínua.
  4. 4ã.~ Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o processa de microprapagação e enraizamento poder ou mão ocorrer en simultâneo, no mesmo meio de cultura, com ou sem transferencia para meio fresco, ou em meios de cultura diferentes, com fonte de carbono reduzida ou ausente, na presença de reguladores de crescimento, ou mesmo cultura em àgua, em meio liquido ou sólido, ou em bio-reactores.
  5. 5â.~ Processo de acorda com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a transferencia para o solo ser efectuada com plantulas com 2 a 24 semanas de idade para solos de
    BNSDOCID: <PT 93446B >
    -9composição variável, submetida a condições físicas de aclimata ção, entre 30 a 997. de humidade relativa, temperaturas compreen didas entre os 10 e os 35° e intensidade luminosa entre 100 3000 1 u .
PT9344690A 1990-03-15 1990-03-15 Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa PT93446B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9344690A PT93446B (pt) 1990-03-15 1990-03-15 Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9344690A PT93446B (pt) 1990-03-15 1990-03-15 Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93446A PT93446A (pt) 1991-10-15
PT93446B true PT93446B (pt) 1997-10-31

Family

ID=20084690

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9344690A PT93446B (pt) 1990-03-15 1990-03-15 Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT93446B (pt)

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101647393B (zh) * 2009-09-24 2012-07-04 浙江省农业科学院 毛花猕猴桃组培快速繁殖方法
CN104012410A (zh) * 2014-06-09 2014-09-03 赵兰 一种猕猴桃的增殖继代培养方法
CN109006475A (zh) * 2018-07-16 2018-12-18 四川农业大学 一种猕猴桃微嫁接方法以及猕猴桃育苗方法
CN111713410A (zh) * 2020-07-03 2020-09-29 四川农业大学 一种猕猴桃外植体脱毒方法
CN111713408A (zh) * 2020-07-01 2020-09-29 中国农业科学院郑州果树研究所 一种耐碱性猕猴桃种质资源的鉴定方法

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108040883A (zh) * 2018-01-19 2018-05-18 陕西佰瑞猕猴桃研究院有限公司 一种组织培养快速繁育方法
CN114557271B (zh) * 2022-01-19 2023-09-05 湖北格林凯尔农业科技有限公司 一种红心猕猴桃限根无土栽培技术

Cited By (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101647393B (zh) * 2009-09-24 2012-07-04 浙江省农业科学院 毛花猕猴桃组培快速繁殖方法
CN104012410A (zh) * 2014-06-09 2014-09-03 赵兰 一种猕猴桃的增殖继代培养方法
CN104012410B (zh) * 2014-06-09 2016-03-02 赵兰 一种猕猴桃的增殖继代培养方法
CN109006475A (zh) * 2018-07-16 2018-12-18 四川农业大学 一种猕猴桃微嫁接方法以及猕猴桃育苗方法
CN111713408A (zh) * 2020-07-01 2020-09-29 中国农业科学院郑州果树研究所 一种耐碱性猕猴桃种质资源的鉴定方法
CN111713410A (zh) * 2020-07-03 2020-09-29 四川农业大学 一种猕猴桃外植体脱毒方法

Also Published As

Publication number Publication date
PT93446A (pt) 1991-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Bhagyalakshmi et al. Meristem culture and micropropagation of a variety of ginger (Zingiber officinale Rosc.) with a high yield of oleoresin
Mantell et al. Clonal multiplication of Dioscorea alata L. and Dioscorea rotundata Poir. yams by tissue culture
Chow et al. Stimulation by sucrose of Narcissus bulbil formation in vitro
Da Vies et al. Maintenance of mycoplasma‐like organisms occurring in Pyrus species by micropropagation and their elimination by tetracycline therapy
PT93446B (pt) Processo para multiplicacao e enraizamento in vitro de actinidia deliciosa
Sita et al. Clonal propagation of Dioscorea floribunda by tissue culture
Anand et al. Synthetic seeds: A novel approach of in vitro plantlet formation in vasaka (Adhatoda vasica Nees.)
Watt et al. Field performance of micropropagated and macropropagated Eucalyptus hybrids
PT86050B (pt) Processo para a regeneracao do girassol mediante embriogenese
CN110214694B (zh) 浙江雪胆雌、雄株的组培快速繁殖方法
Reuther Propagation of disease-free Pelargonium cultivars by tissue culture
Jang et al. Practical methodology for gametophyte proliferation and sporophyte production in green penny fern (Lemmaphyllum microphyllum C. Presl) using mechanical fragmentation
Goh et al. Evidence of somatic embryogenesis from root tip explants of the rattan Calamus manan
Pevalek-Kozlina et al. Microclonal propagation of Prunus avium L.
Theiler In vitro culture of shoot tips of Pelargonium species
Jelaska et al. Induction of embryogenic callus in Cucurbita pepo hypocotyl explants by indole‐3‐ethanol and its sugar conjugates
Murasaki et al. Improvement on clonal propagation of cyclamen in vitro by the use of etiolated petioles
DALE The elimination of ryegrass mosaic virus from Lolium multiflorum by meristem tip culture
John et al. Somatic embryogenesis in sitka spruce (Picea sitchensis (Bong.) Carr.)
Souza et al. Seedling production of Mimosa calodendron mart. ex benth. in a temporary immersion bioreactor
Niranjan et al. In vitro response of encapsulated somatic embryos of Lagerstroemia indica L.
Dias et al. Somatic embryogenesis and plant regeneration in the tissue culture of Geonoma gamiova (Arecaceae)
Elena Gonzalez-Benito et al. Micropropagation of commercial and wild genotypes of snapdragon (Antirrhinum spp.)
JPH0335738A (ja) バレイショ小塊茎の生産法
JP7292246B2 (ja) ミズゴケ培養用の培地、ミズゴケの培養方法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970711

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19990131