PT93091B - Dispositivo de escovagem, nomeadamente, de dentes, para uma unica utilizacao , descartavel apos o uso - Google Patents

Dispositivo de escovagem, nomeadamente, de dentes, para uma unica utilizacao , descartavel apos o uso Download PDF

Info

Publication number
PT93091B
PT93091B PT93091A PT9309190A PT93091B PT 93091 B PT93091 B PT 93091B PT 93091 A PT93091 A PT 93091A PT 9309190 A PT9309190 A PT 9309190A PT 93091 B PT93091 B PT 93091B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cannula
reservoir
head
brushing device
collar
Prior art date
Application number
PT93091A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93091A (pt
Original Assignee
Saury Jacques
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saury Jacques filed Critical Saury Jacques
Publication of PT93091A publication Critical patent/PT93091A/pt
Publication of PT93091B publication Critical patent/PT93091B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B11/00Brushes with reservoir or other means for applying substances, e.g. paints, pastes, water
    • A46B11/0072Details
    • A46B11/0079Arrangements for preventing undesired leakage or dispensing
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B11/00Brushes with reservoir or other means for applying substances, e.g. paints, pastes, water
    • A46B11/001Brushes with reservoir or other means for applying substances, e.g. paints, pastes, water with integral reservoirs
    • A46B11/002Brushes with reservoir or other means for applying substances, e.g. paints, pastes, water with integral reservoirs pressurised at moment of use manually or by powered means
    • A46B11/0041Flexible or deformable reservoirs, e.g. resilient bulbs, compressible tubes

Landscapes

  • Brushes (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)
  • Tubes (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Non-Flushing Toilets (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
NB 93 091
NOME:
JACQUES SAURY, francês, odonto1ogist a , residente em 6 Impasse des Myrtes, 11100 Narbonne, França
EPÍGRAFE: DISPOSITIVO DE ESCOVAGEM, NOMEADAMENTE, DE
DENTES, PARA UMA ONICA UTILIZAÇÃO, DESCARTÁVEL APOS 0 USO
INVENTORES:
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4B da Convenção da União de Paris de 20 de Março de 1883.
Prioridade na França em 9 de Fevereiro de 1989, sob o Ns 89.02001 e como PCT/FR em 2 de Janeiro de 1990, sob o Ns 90/00003
MEMÓRIA DESCRITIVA DO INVENTO para
DISPOSITIVO DE ESCOVAGEií, NOMEADAMEHTE, DE DENTES, PARA UMA ÚNICA UTILIZAÇÃO, DESCARTÁVEL A?OS O USO que apresenta
JACQUES SAURY, francês, odontologista, residente em 6 Impasse des Myrtes, 11100 NARBONNE,
FRANÇA.
Resumo jA invenção refere-se a um dispositivo de escovagem nomeadamenite uma escova de dentes, para um única utilização, descartável, após o uso.
,0 dispositivo de escovagem para uaa única utilização, descartável após o uso, compreende ua reservatório flexível (1) de pasta dentífrica ou outro produto, que constitui o cabo para o utente agarrar a escova e se prolonga por meio de uma cânula (4) rígida, distribuidora da pasta, dotada de um furo interno longitudinal (8) que liga, por um lado, ao reservatório (1) e, por outro lado, com um tubeira (5) feita na extremidade, por meio da qual a pasta dentífrica á distribuída a uma cabeça de escova (2) dotada de sedas (3) montada sobre a cânula de forma a recobrir a referida tubeira, possuindo a mencionada cabeça de escova um furo central (6) que está em comunicação com a tubeira.
! 0 dispositivo de escovagem (10) possui essencialmente as se2
guintes características específicas a cânula possui, na sua extremidade em frente do reservatório, um pequeno colar (7) rígido com a forma de disco, sendo o diâmetro do colar maior do que o diâmetro da cânula;
o reservatório é formado a partir de uma camisa tubular flexível, com uma extremidade fixada no colar;
o reservatório, cuja capacidade é limitada a um única dose, possui um comprimento tal que pode ser comprimido totalmente entre os dedos polegar e indicador da mão do utente, de forma que este por meio do polegar e do Indicador, traga a parte dianteira da camisa flexível, que constitui o reservatório, de encontro à face interna do pequeno colar (7) de forma a garantir o bloqueamento axialmente da cânula em relação ao reservatório;
a cânula tem un comprimento maior do que o do reservartório;
- e a cabeça da escova é montada sobre a parte terminal da cânula e fica afastada do colar (7) β portanto do reservatório com um intervalo suficiente para que a escova possa ser introduzida até às extremidades internas dos maxilares, sem que o reservatório penetre na boca do utente
A presente invenção tem por objecto um dispositivo de escovagem, nomeadamente de dentes, compreendendo um reservatório de
pasta dentífrica» oa outro produto, dispositivo este que permite uma ánica utilização e sendo descartável após o uso.
?inha-se já conhecimento, nomeadamente pela patente U.S. N9.
766 472, de uma escova de dentes constituída por uma cabeça de escova montada sobre uma cânula distribuidora de pasta fixada na extremidade rosqueada de um reservatório de pasta í dentífrica, o qual constitui o cabo para agarrar, reservatório este possuindo uma capacidade adaptada para receber várias doses de pasta dentífrica e sendo constituído por um tubo de pasta comercialmente disponível. A cânula era dotada de um canal interno que comunicava, por am lado, com uma tubeira que possuía na extremidade e, por outro lado, com o reservatório de pasta dentífrica.
A tubeira da cânula estava ligada a um furo existente na cabeça de escova e que desembocava ao nível das sedas da referida cabeça de escova.
reservatório de pasta era feito nua material flexível deformável mediante pressão.
Pela compressão do reservatório o utilizador do dispositivo de escovagem empurra desde o reservatório até às sedas da cabeça de escova uma determinada quantidade de pasta dentífrica.
Em consequência do facto do reservatório ser feito de um material flexível e constituir o cabo para agarrar, a cabeça de escova, aquando da escovagem dos dentes, não pode permanecer conetantemente no eixo do reservatório. Per outras palavras o movimento de escovagem que o utilizador imprime ao reservatório fica era grande parte absorvido pela deformação deste reservatório e não pode, por esta razão, ser comunicado de forma correcta à cabeça de escova. Daqui resulta uma má esco— vagem dos dentes.
Por outro lado, devido ao facto do reservatório sofrer defor-
mações no decurso da escovagem e de estar sempre constantemente comprimido pelo utilizador, no decurso de uma mesma escovagem várias doses de pasta vão sendo expulsas deste reservatório.
Após várias utilizações da escova forma-se dentro da cânula, por endurecimento e secamento da pasta, um tampão difícil e até mesmo impossível de extrair, que impede a expulsão em direcção às sedas da cabeça de escova da pasta contida no interior do reservatório.
As cânulas deste tipo de escova possuem comprimentos reduzidos e são totalmente recobertas pela cabeça de escova. Devido ;a esta configuração, o reservatório está localizado na proxijmidade imediata da cabeça de escova e é levado a penetrar na boca do utilizador correndo o risco de magoar as gengivas e/ou as superfícies internas das faces, assim como o esmalte dos j dentes.
j
Este risco fica agravado pelo facto da cabeça de escova e do reservatório não se poderem manter constantenente em alinhamento.
Por outro lado, como o reservatório apresenta uma secção notável, a sua penetração na boca do utilizador fica limitada. Desta forma atinge-se dificilmente as regiões anteriores dos maxilares com a cabeça de escova.
Por causa destas inconveniências as referidas escovas de denotes não alcançaram o sucesso comercial que se esperava.
Por razões de higiene, paraceu útil aos conhecedores deste campo realizar escovas de dentes para uma única utilização, descartáveis após o uso, ficando cada uma delas associada a um reservatório de pasta dentífrica realizado de forma a conter apenas uma única dose de pasta dentífrica.
Para que a comercialização de tais escovas de dentes possa ser eficaz é necessário que o seu preço dc venda ao público seja atractivo e, deste modo, que o custo de fabricação seja o mais reduzido possível.
A escova de dentes do tipo das que compreendem uma cânula fixada, por aparafusamento, à extremidade de um tubo de pasta dentífrica que constitui o reservatório e o cabo para agarrar, e uma cabeça de escova montada sobre a cânula apresenta igual mente o inconveniente de possuir um custo elevado. Este inconveniente aliado aos anteriormente evocados conduzem os especialistas deste campo a produzirem escovas de dentes para uma ónica utilização e a promoverem eutras soluções.
Lesta forma, foram anteriormente propostas escovas de dentes com um cabo para agarrar, rígido, cuja cabeça de escova, que está ligada a este cabo, possua, por debaixo das sedas, uma cavidade na qual é introduzida uma dose de pasta dentífrica.
Esta cavidade comunica com a zona das sedas da cabeça de escova por intermédio de um furo feito ao longo da espessura da cabeça de escova e está recoberto por uma parede flexível sus— ceptível de ser deformada pela pressão exercida na cavidade a fim de expulsar a pasta dentífrica em direcção às sedas da cabeça de escova.
P preferível que as cabeças de escovas de dentes sejam o mais possível reduzidas. A formação de uma cavidade na cabeça de escova para receber uma dose de pasta dentífrica conduz forçosamente ao aumento do tamanho da referida cabeça de escova.
Além disso, tais escovas exigem a utilização de meios específicos para a sua realização.
Por outro lado, neste tipo de csova não estão previstos meios para obturação do furo por onde sai a pasta dentífrica, ainda
que esta endureça eia contacto com o ar contido na embalagem fechada da escova.
Constata-se assim que as escovas de dentes para uma única utilização e descartáveis após o uso anteriormente realizadas apresentam ainda um certo número de inconvenientes.
requisitante observou também que o custo de fabricação das escovas de dentes do tipo das que compreendem um reservatório de pasta dentífrica o qual constitui o cabo para agarrar, pode ser reduzido de forma notável.
Observou igualmente que o problema da manutenção da cabeça de escova e da cânula no eixo do reservatório aquando da eecovagem dos dentes fica em grande parte solucionado se se recorrer a um reservatório de pequeno comprimento ou de capacijdade reduzida.
I jíA presente invenção tem assim por objecto um dispositivo de ji escova de dentes para uma única utilização, descartável após o uso, compreendendo um reservatório flexível de pasta dentí)frica ou outro produto, o qual constitui um cabo para agarrar :e se prolonga por meio de uma cânula distribuidora de pasta, rígica, dotada de um furo interno, longitudinal, ligado por um lado ao reservatório e, por outro lado, a uma tubeira da cânula, a qual é recoberta por uma cabeça de escova montada sobre a cânula e dotada dum furo central que desemboca na região das sedas e que está em comunicação com a tubeira da cânula de modo que, por pressão do reservatório, a dose de pasta que ele contém seja expulsa em direcção às sedas da escova
De acordo com a invenção, um tal dispositivo de escovagem, nomeadamente de dentes, é essencialmente caracterizado pelo facto de:
— a cânula possuir, na extremidade em frente do reserva-
tório, um pequeno colar rígido com a forma de disco, sendo o diâmetro do colar maior do que o diâmetro da cânula;
o reservatório ser formado a partir de uma camisa tubular flexível, com uma extremidade fixada no colar, o reservatório, cuja capacidade se limita a uma única dose, apresentar um comprimento tal que possa ser comprimido totalmente entre os dedos polegar e indicador da mâo do utilizador, de forma que este, por melo do polegar e do indicador, traga a parte dianteira da camisa flexível, que constitui o reservatório, de encontro à face interna do pequeno colar de maneira a garantir o bloqueaaento axial da cânula em relação ao reservatório, a cânula possuir um comprimento maior do que o do reservatório, e a cabeça da escova ser montada sobre a parte terminal da cânula e ficar afastada do colar, e portanto do reservatório, com um intervalo suficiente para que pos sa ser introduzida até às extremidades internas dos ma xilares, sem que o reservatório penetre na boca do uti lizador.
Concebe-se assim que, graças a estas características, o movimente da escovagem que o utilizador imprime ao reservatório de pasta dentífrica, será muito pouco absorvido pela deformação do referido reservatório.
Por outro lado, devido ao comprimento da cânula e ao afastamento existente entre a cabeça da escova e o pequeno colar de cânula, o reservatório não penetrará na boca do utilizador. Outras vantagens e características do dispositivo de escova—
δ gem da presente invenção aparecerão mediante a leitura da descrição de uma forma de realização preferida da invenção dada a título de exemplo não limitativo e em referência aos desenhos em anexo, nos quais:
- a fig. 1 é uma vista frontal de uma escova de dentes de acordo com a invenção, » a fig. 2 é uma vista em corte longitudinal de uma escova de dentes de acordo com a invenção,
- as figs. 3 β 4 são vistas em cortes transversais realizados ao nível da cabeça da escova de acordo com uma primeira forma de realização da escova de dentes da invenção,
- a fig. 5 á uma vista em corte parcial longitudinal de uma escova de dentes,
- a fig. o é uma vista em corte duma cápsula de protecção das sedas da cabeça da escova.
Tal como é representado o dispositivo de escovagem, nomeadamente de dentes, para uma utilização única, descartável após o uso, compreende um reservatório flexível (1) de pasta dentífrica, o qual constitui o cabo para agarrar que se prolonga axialmente por meio de uma cânula (5) rígida, distribuidora de pasta, dotada de um furo interno longitudinal (8) ligado, por um lado, ao reservatório (1) e, por outro lado, a uma tubeira (5) feita de forma radial na extremidade da referida cânula, tubeira essa que é recoberta por uma cabeça de escova (2) que está contada sobre a cânula (4) e é dotado dum furo central (6) que desemboca na zona das sedas (3) da cabeça de escova (2) e que está em comunicação com a tubeira (5) da cânula (4) de modo a que, por pressão do reservatório, a dose de pasta aí contida, seja expulsa em direcção às sedas da escova
- De acordo coza a forma de realização preferida, os elementos constitutivos da escova de dentes são realizados em material sintético de todo o tipo apropriado.
A cânula (4) possui na extremidade em frente do reservatório, um pequeno colar (7) rígido com a forma de disco circular. Este pequeno colar com a forma de cisco circular desenvolve-se perpendicularmente em relação ao eixo longitudinal da cânula.
diâmetro do pequeno colar (7) é maior que o da cânula. A título de exemplo meramente indicativo, o diâmetro do peqeuno colar é igual ou aproxima-se dos dois centímetros, enquanto
J que o diâmetro externo da cânula é igual ou ronda os 0,6 centímetros.
!
I ι A cânula (4) apresenta uma secção recta em forma de anel.
j0 reservatório é constituído a partir duma camisa tubular, i| por exemplo de forma cilíndrica, flexível, fixado de forma j? vedada por meio de uma das suas extremidades ao pequeno colar í (7) com o auxílio de todos os aeios e técnicas apropriados.
Após o enchimento ccm pasta dentífrica a outra extremidade da camisa tubular será obturada pela aproximação dos seus lárbios e sondagem destes últimos.
A capacidade do reservatório é tal que este não contém mais do que uma única dose de pasta dentífrica.
ί
A título de exemplo, o conteúdo do reservatório deverá estar compreendido entre sois e quatro cm\
Para além disto, o comprimento do reservatório é tal que ele possa ser comprimido totalmente entre os dedos polegar e indicador da mão do utilizador de forma que estes, por meio do polegar e do indicador, traga a parte dianteira da camisa flexível, que constitui o reservatório, de encontro à face inter10 na do pequeno colar (7), sendo esta face interna aquela que, juntamente com a face interna da camisa tubular, delimita o volume do reservatório.
Desta forma, os dedos polegar e indicador da mão do utilizador, por intermédio da camisa tubular, vêm pressionar de encontro ao pequeno colar (7).
Este pequeno colar, estando intimamente fixado à cânula (4) ou com ela fazendo corpo, faz com que se obtenha a manutenção axial da cânula em relação ao reservatório e em relação à mão do utilizador.
Desta forma, o movimento de escovagem que o utilizador imprime à escova de dentes é muito pouco absorvido ou não é absorvido de todo pela deformação do reservatório.
A fim de se reforçar este resultado, ao pequeno colar (7) poderá estar fixada uma lingueta rígida (19) com um formato apropriado que se prolonga dentro do reservatório, paralelamente ao eixo do referido reservatório, contra a qual o utilizador, por pressão aplicada com os dedos, trará a camisa tabular que constitui o reservatório.
Esta lingueta poderá fazer corpo com o pequeno colar (7) e poderá estar fixada por meio de uma das suas extremidades, ao rebordo perimétrico do dito colar.
Esta lingueta (13) poderá estar vantajosamente abaulada, seguindo um arco de circunferência de raio crescente desde a sua zona de enraizamento ao pequeno colar até à sua extremidade mais afastada de forma a seguir a geometria do reservatório (1).
A cânula (4) apresenta um comprimento superior ao do reservatório (1) e a cabeça de escova (2) está montada sobre a parte terminal da cânula, isto é, aquela que está afastada do pe-
-queno colar (7).
A cabeça da escova (2) fica afastada do pequeno colar (7) e do reservatório (1) com tis intervalo suficiente para que possa ser introduzida ató às extremidades internas dos maxilares, sem que o reservatório penetre na boca do utilizador e constitua um incómodo.
valor deste intervalo é, pelo menos, igual oa próximo a ama vez e meia o comprimento da cabeça da escova.
A parte terminal da cânula ocupa sensivelmente um terço do | comprimento da referida cânula.
i
A titulo de exemplo meramente indicativo, o valor de este intervalo é, pelo menos, igual a 3 centímetros e o comprimento da cânula é, pelo menos, igual a 4 centímetros.
Sempre a título meramente indicativo, o comprimento da cabeça da escova nSo deverá ser superior a 2 centímetros.
À cabeça da escova (2) possui, na direcção do seu eixo longitudinal, uma cavidade interna (IC) sem salda, na qual 3e introduz a parte terminal da cânula (4), parte terminal e cavidade apresentando formatos complementares.
De acordo com a forma de realização preferencial, a parte terminal da cânula é formada por um rebaixo da referida cânula, o que permite diminuir a secção da cavidade (10), e, consequen temente, a espessura da cabeça da escova (2).
Sempre de acordo com a forna de realização preferencial, a extremidade da cânu1« ó obturada, sendo a tubeira (5) da referida cânula feita de maneira radial em relação à proximidade da dita extremidade.
i
De acordo com uma forma de realização preferencial, a cabeça de escova possui uma parte achatada (9) externa na qual estão
inseridas as sedas.
furo (6) existente na cabeça começa radialmente a seguir & parte achatada e desemboca na cavidade interna (IC). A parte da cabeça oposta a esta parte achatada pode apresentar uma for ina ergonómica para permitir uma melhor penetração na boca do utilizador.
A fim de se repartir melhor a pasta dentífrica na região das sedas, poderão estar previstos vários furos radiais (6) loca(lizados após a parte achatada e desembocando na cavidade interna, em que todos estes furos radiais vão comunicar com a |tubeira (5) da cânula.
De acordo com uma primeira forma de realização, a cabeça de escova eetá montada sobre a cânula com possibilidade de poder rodar em relação à cânula e entra numa posição Inicial, segundo a qual a tubeira da cânula á obturada, e numa posição final segundo a qual o furo (6) que possui, que desemboca na região das sedas por uma das suas extremidades, está, pela sua outra extremidade, em comunicação com a tubeira (5) da cânula (4) a fim de permitir a distribuição de uma dose de pasta den» tífrica às sedas da escova, distribuição esta que é realizada pela pressão aplicada ao reservatório.
Consegue-se assim que, logo que a cabeça se encontra na sua posição inicial, a cânula é obturada e o produto contido no reservatório e na cânula não poderá secar.
De acordo com a forma de realização preferida, a cavidade da cabeça e da cânula t§m forma cilíndrica e a cabeça da escova está montada na cânula com possibilidade de poder deslocar em rotação.
Desta forma o furo central que a cabeça e a tubeira da cânula apresentam fá-los-à distanciar ou aproximar uma da outra me-
diante o movimento angular da cabeça da escova.
Ma sua posição inicial a superfície da cavidade interna (10) vai obturar a tubeira (5).
Segundo esta forma de realização, a cabeça (2) fica bloqueada sobre a cânula de modo a evitar o seu movimento de translação,
De acordo coe uaa primeira forma de realização, o bloqueio contra a possibilidade de movimento de translação é efectuado por meio de aderência.
A este respeito a cabeça na cavidade interna poderá ser dotada com, pelo menos, uma nervura saliente, nervura esta que é pressionada de encontro à superfície cilíndrica da parte terminal da cânula.
De acordo com uma primeira variante da forma de realização, esta nervura desenvolve-se na cavidade (10) sob a forma de uma hélice.
Segundo uma outra variante, a cavidade apresenta várias nervuras regularraente distribuídas, cada uma das nervuras prolongando—se eegindo o contorno de um círculo.
de notar que, graças a esta ou a estas nervuras vêm exercer pressão sobre a cânula, não se receia tração intempestiva da cabeça.
que vem ou qualquer n
Desta forma, a cabeça, zer para a sua posição ciai.
desde que o utilizador não a faça trafinal, permanecerá na sua posição inibe acorde com uma segunda forma de realização, o bloqueio co: tra a possbilidade de translação da cabeça na cânula é efectuado por meio de ura batente de retenção. Para este efeito a superfície da cânula está dotada com um espigão saliente e
uma goia é feita na cavidade da cabeça, na qual o espigão se vem encaixar.
Preferenciaimente, entre a cabeça e a cânula, e posteriormente em relação à tubeira, está colocada uma junta de vedação anular.
A título exemplificativo esta junta de vedação poderá estar montada numa gola feita na cânula.
Segundo uma outra forma de realização esta junta de vedação é vantajosamente constituída por uma das nervuras circulares.
ÍDe acordo com a forma de realização preferencial, a cabeça e a cânula podem ser dotadas de meios de indicação da sua posição recíproca.
[A título de exemplo, estes meios de indicação poderão ser jconstituídos por dois índices (11 e 12) dispostos respectivanente sobre a cabeça e a cânula, ficando estes dois índices em frente um do outro quando, por exemplo, a cabeça ficar disposta na direcção da posição de utilização da escova de dentes, isto é, na direcção da sua posição final.
A fim de se manter a cabeça de escovagem (2), em relação à cânula, quer na direcção da sua posição inicial, quer na direcção da sua posição final, prevêm— se elementos de trancamento constituídos por um elemento elástico fixado de maneira saliente em relação à superfície externa da c&nula e por dois furos feitos na cavidade da cabeça.
C elemento elástico penetra num detítes orifícios logo que a cabeça se encontra na direcção da sua posição inicial e no outro orifício quando a cabeça se encontra na direcção da sua posição final.
Foi anteriormente descrita uma escova de dentes cuja cabeça
I
está montada na cânula de forma a poder ter movimento de deslocação em relação à referida cânula.
De acordo com uma outra forma de realização, a cabeça de escova está intimamente fixada à cânula e não pode ser deslocada em relação a esta mesma cânula, quer por movimento de trans lação quer por movimento de rotação, ou então está moldada à extremidade da cânula.
Uma escova de dentes de acordo com as formas de realização anteriormente descritas é vantajosamente dotada de uma cápsula (14) que recebe as sedas da cabeça da escova e se encaixa na estrutura da referida cabeça.
Esta cápsula é vantajosamente dotada com um perno (15) interno que, quando se coloca a cápsula sobre a cabeça da escova, obtura 0 furo (6) da referida cabeça de escova, a fim de se evitar o resseguimento do produto contido no reservatório e na cânula e para assegurar a autenticidade da primeira e única utilização do dispositivo de escovagem.
Ho caso da cabeça de escovagem estar rigidamente fixada à cânula, o perno (15) poderá ver obturar a tubeira (15) da cânula.
Uma tal construção pode ser igualmente aplicada a uma cabeça de escova montada de forma a poder ter movimento de rotação sobre a cânula.
Continuando sempre no caso em que a cabeça de escova está rigidamente fixado à cânula ou montada de forma a poder ter movimento de rotação sobre a cânula, ele poderá compreender uma, membrana de obturação quer do furo da cabeça quer da tubeira, a fim de se continuar a evitar o resseguimento do produto antes de se utilizar o dispositivo de escovagem.
Ista membrana poderá ser perfurada pelo perno da cápsula quando esta última penetra na direcção da cabeça da escova.
dispositivo de escovagem, nomeadamente de dentes, tal como c que foi descrito pode ser constitpído por elementos de um tubo de pasta, compreendendo uma cânula com un pequeno colar, em que a cabeça da escova poderá ser a tampa de obturação deste tubo.
S de imediato visível a grande vantagem inerente a uma tal configuração, que limita fortemente o custo de fabricação de 'uma escova deste tipo.
P de notar que, pela associação da obturação da cânula, assegurando as caracteristicas fisiológicas do dentífrico que con|tém, da utilização única do dispositivo de escovageo, da presença de uma única dose de pasta dentífrica e do carácter desÍcartével e, por conseguinte não transmissível, da escova após o uso, é garantida uma higiene máxima a qual será reforçada por um acondicionamento apropriado e estanque.
S claro que a presente invenção poderá receber todos os ajusjtamentos e todas as variantes sem no entanto se abandonar o íâmbito da presente invenção.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1&. - Dispositivo de escovagem nomeadamente uma escova de dentes, para uma única utilização, descartável após o uso, compreendendo um reservatório flexível (1) de pasta dentífrica ou outro produto, o qual constitui o cabo para agarrar e se prolonga por meio de uma cânula (4) rígida, distribuidora da pasta, dotada de um furo interno longitudinal (8) ligado, por um lado, ao reservatório (1) e, por outro lado, a uma tubeira (5) feita na extremidade, por meio da qual a pasta dentífrica é distribuída a uma cabeça de escova (
  2. 2) dotada de sedas (
  3. 3) montada sobre a cânula de forma a recobrir a referida tubeira,, possuindo a mencionada cabeça de escova um furo central (6) que está em comunicação com a tubeira, caracterizado pelo fao·· to de
    - a cânula possuir, na extremidade em frente do reservatório^ um pequeno colar (7) rígido com a forma de disco, sendo o diâmetro do colar maior do que o diâmetro da cânula;
    - o reservatório ser formado a partir de uma camisa tubular flexível, com uma extremidade fixada no colar;
    - o reservatório, cuja capacidade se licita a uma ánica dose, apresentar um comprimento tal que possa ser comprimido totalmente entre os dedos polegar e indioador da mão do utilizador de forma que este, por meio do polegar e do indicador, traga a parte dianteira da camisa flexível, que constitui o reservatório, de encontro à face interna do pequeno colar (7) de maneira a garantir o bloqueamento axial da cânula en relação ao reservatório;
    - a cânula possuir um comprimento maior do que o do reservartório;
    - e a cabeça da escova ser montada sobre a parte terminal da. cânula e ficar afastada do colar (7) e portanto do reservatório com uc intervalo suficiente para que possa ser introduzida até às extremidades internas das maxilares, sem que o reservatório penetre na boca do utilizador.
    -2£. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação
    11, caracterizado pelo facto de o comprimento da cânula (4) iser superior ao do reservatório (2) o intervalo entre a cabeça (2) e o colar (7) sor igual a pelo menos uma vez e meia o comprimento da cabeça e a parte terminal da cânula ocupar sensivelmente um terço do comprimento da citada cânula.
    i33. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de ter uma lingueta (13) rígida fixada no colar (7) e que se prolonga dentro do reservatório paralelamente ao eixo do citado reservatório.
  4. 4>. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a cabeça ser montada sobre a 'cânula com possibilidade de deslocamento em relação a esta ιúltima, entre uma posição inicial na qual a tabeira da cânula jjé obturada e uma posição final na qual o furo (6), que ela possui e que desemboca na região das sedas numa das suas extremidades, fica com a sua outra extremidade em comunicação com a tubeira (5) da cânula (4) a fim de permitir a distribuição de uma dose de pasta dentífrica nas sedas da escova, sendo essa distribuição efectuada por meio de pressão aplicada sobre o reservatório.
    53. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a tubeira (5) ser formada na parte terminal da cânula, de maneira radial em relação à mencionada cânula.
    63. — Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a cabeça (2) cobrir toda a par te terminal da cânula e oossuir, na direcção do seu eixo lon- gitudinal, uma cavidade (1C-) sem saída, aa qual se introduz a parte terminal da cânula.
  5. 7®. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a cabeça (2) possuir uma parte achatada (9), na qual são inseridas as sedas (3).
  6. 8®. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 1, 6 e 7, caracterizado pelo facto de o furo (6) existente na Icabeça começar na parte achatada (9) e desembocar na cavidade |interna (10).
    I
  7. 9a. — Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de a cabeça ser montada na cânula, 'com possibilidade de poder rodar, de maneira que na sua posição inicial, a superfície da cavidade interna (10) vai obturar a tubeira (5).
  8. 10®. - Dispositivo de eecovagem de acordo com as reivindicsfçães 4 e 9, caracterizado pelo facto de se bloquear a cabeça sobre a cânula de modo a evitar o seu movimento de translação*
  9. 11®. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de se efectuar o bloqueio contra a possibilidade de movimento de translação por melo de aderência.
  10. 12--. - Dispositivo de í
    j ção 11, caracteri3ad.o fcilidade do movimento escovagem, de pelo facto de de translação acordo com a reivindicao bloqueio contra a posei por aderência, ser efeo- tuado por pelo menos uma nervura saliente na cavidade interna, sendo a citada nervura pressionada de encontro à superfície cilíndrica da parte terminal da cânula.
  11. 13ê. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de o mencionado bloqueio contra a possibilidade de translação ser efectuado por meio de um batente de retenção.
  12. 14a. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de a cabeça (2) e a cânula (4) serem dotadas de meios de indicação da sua posição recíproca.
  13. 153. - Dispositivo de escovagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a cabeça da escova ser fixada na cânula em translação e rotação.
  14. 16a. - Diapositivo de escovagem de acordo com as reivindicações 1, 4 e 15, caracterizado pelo facto de ser dotado de uma cápsula (14) de protecção, que recobre as sedas (3) da cabeça da escova e encaixa na estrutura da referida cabeça.
  15. 17a. _ Dispositivo de escovagem de acordo com as reivindicações 1, 4 e 15 e 16, caracterizado pelo facto de a cápsula (14) ser dotada com um perno (15) interno que, quando se colo ca a cápsula sobre a cabeça da escova, obtura 0 furo existente na referida cabeça.
    183. — Dispositivo de escovagem de acordo com as reivindicações 4, 15 e 16, caracterizado pelo facto de o furo da cabeça e/ou da tubeira ser obturado por una menbrana perfurável pelo perno da cápsula quando eeta áltina penetra na direcção da carbeça de escova.
    Lisboa, 1990/02/08
    0 Agente Oficial da Propriedade Industrial :— Á L
    Américo da Silva Carvalho Agente Oílclel de Prcprledede Indoftrin) Rua Castilho. 201-3.° Esq. Telef. 65 13 39 · 1000 LISBOA
PT93091A 1989-02-09 1990-02-08 Dispositivo de escovagem, nomeadamente, de dentes, para uma unica utilizacao , descartavel apos o uso PT93091B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8902001A FR2642626B1 (fr) 1989-02-09 1989-02-09 Brosse a dents avec reservoir de pate dentifrice
PCT/FR1990/000003 WO1990009122A1 (fr) 1989-02-09 1990-01-02 Dispositif de brossage, notamment pour les dents, a usage unique, jetable apres usage

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93091A PT93091A (pt) 1990-08-31
PT93091B true PT93091B (pt) 1995-12-29

Family

ID=9378827

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90287A PT90287B (pt) 1989-02-09 1989-04-17 Escova de dentes com reservatorio de pasta dentifrica
PT93091A PT93091B (pt) 1989-02-09 1990-02-08 Dispositivo de escovagem, nomeadamente, de dentes, para uma unica utilizacao , descartavel apos o uso

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90287A PT90287B (pt) 1989-02-09 1989-04-17 Escova de dentes com reservatorio de pasta dentifrica

Country Status (17)

Country Link
EP (1) EP0419587B1 (pt)
JP (1) JPH03505054A (pt)
CN (1) CN1053885A (pt)
AT (1) ATE126980T1 (pt)
AU (1) AU4837890A (pt)
CA (1) CA2026988C (pt)
DD (1) DD291920A5 (pt)
DE (1) DE69021971T2 (pt)
ES (1) ES2078334T3 (pt)
FR (1) FR2642626B1 (pt)
GR (1) GR1001113B (pt)
IE (1) IE74128B1 (pt)
IS (1) IS3542A7 (pt)
NZ (1) NZ232464A (pt)
PT (2) PT90287B (pt)
WO (1) WO1990009122A1 (pt)
YU (1) YU26290A (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2080020B1 (es) * 1994-07-06 1996-08-16 Mejias David Gonzalez Cabezal para cepillos de dientes.
FR2852212B1 (fr) * 2003-03-10 2006-08-18 Oreal Ensemble de conditionnement et d'application d'un produit, notamment pour les fibres keratiniques
EP1836922A1 (en) 2006-03-22 2007-09-26 Jon Sakowsky Toothbrush
ES2379170B1 (es) 2011-06-17 2012-12-18 Fernando Miñano Fernández Autolimpiador buco-dental por mascada.
GB2538303B (en) 2015-05-15 2017-09-20 Dyson Technology Ltd Cleaning appliance
GB2538304B (en) 2015-05-15 2017-11-22 Dyson Technology Ltd Cleaning appliance
GB2538302B (en) 2015-05-15 2017-10-04 Dyson Technology Ltd Cleaning appliance
GB2555418B (en) 2016-10-26 2019-03-06 Dyson Technology Ltd Cleaning Appliance
GB2555417B (en) 2016-10-26 2020-01-22 Dyson Technology Ltd Cleaning Appliance
RS63009B1 (sr) 2018-05-17 2022-03-31 Iwito D O O Četkica za zube sa izmenljivim uloškom za zubnu pastu
GB2575022B (en) 2018-06-20 2020-09-30 Dyson Technology Ltd Dental treatment appliance
GB2574859B (en) 2018-06-20 2020-10-28 Dyson Technology Ltd Motorised toothbrush with fluid delivery

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1940180A (en) * 1931-05-07 1933-12-19 Nielsen Christian Frederik Brush for putting on tooth paste, cream, and the like
US2705335A (en) * 1951-02-02 1955-04-05 Jacob A Glassman Disposable fountain toothbrush
US2766472A (en) * 1953-01-30 1956-10-16 Harry K Aurandt Fountain toothbrush
FR1265175A (fr) * 1960-02-27 1961-06-30 Brosse à dents à jets de rinçage
FR1339638A (fr) * 1962-08-29 1963-10-11 Brosse à dents perfectionnée à injection de dentifrice par manche à réservoir
US3408150A (en) * 1966-02-25 1968-10-29 Figa Rubin Toothbrush and toothpaste integral unit
JPS5247974B2 (pt) * 1973-03-07 1977-12-06
IT1085760B (it) * 1977-04-27 1985-05-28 Tomasini Gianni Gruppo di spazzolino,in particolare spazzolino da denti,con manico contenitore erogatore di materiale in pasta,avente la testa portasetole spostabile per permettere o arrestare l'erogazione del materiale in pasta
FR2579874A1 (en) * 1985-04-09 1986-10-10 Pichon Jean Francois Disposable brush, for example a toothbrush, of the type with reservoir and piston, produced as two independent parts

Also Published As

Publication number Publication date
IE900462A1 (en) 1991-04-10
ATE126980T1 (de) 1995-09-15
DD291920A5 (de) 1991-07-18
CA2026988A1 (fr) 1990-08-10
FR2642626A1 (fr) 1990-08-10
JPH03505054A (ja) 1991-11-07
EP0419587A1 (fr) 1991-04-03
EP0419587B1 (fr) 1995-08-30
CA2026988C (fr) 1999-12-28
IS3542A7 (is) 1990-08-10
PT90287B (pt) 1995-06-30
YU26290A (sh) 1994-01-20
PT90287A (pt) 1990-08-31
WO1990009122A1 (fr) 1990-08-23
IE900462L (en) 1990-08-09
ES2078334T3 (es) 1995-12-16
PT93091A (pt) 1990-08-31
GR1001113B (el) 1993-04-28
IE74128B1 (en) 1997-07-02
GR900100079A (en) 1991-06-28
DE69021971D1 (de) 1995-10-05
CN1053885A (zh) 1991-08-21
NZ232464A (en) 1993-03-26
DE69021971T2 (de) 1996-05-15
AU4837890A (en) 1990-09-05
FR2642626B1 (fr) 1993-08-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4787845A (en) Oral irrigator
US5800367A (en) Oral irrigator with a stirrup-shaped nozzle holder
US9173478B2 (en) Oral care instrument
PT93091B (pt) Dispositivo de escovagem, nomeadamente, de dentes, para uma unica utilizacao , descartavel apos o uso
US5052927A (en) Syringe and disposable capsule with cannula for use therewith
US9216072B2 (en) Drug-containing personal hygiene implement
US6932603B2 (en) Interproximal squirt brush
ES2496985T3 (es) Sistema de higiene buco-dental
ES2220921T3 (es) Distribuidor para un producto de consistencia liquida a pastosa equipado con un elemento tubular de aplicacion.
US8424544B2 (en) Toothpick with floss
ES2908666T3 (es) Dispensador con tubo de dispensación articulado
US4617918A (en) Device for combined therapeutic and stimulative treatment of the gums
ITMI982214A1 (it) Dispositivo per la pulizia della cavita' orale, particolarmente di pazienti degenti.
JPH0225616B2 (pt)
CN110013598B (zh) 一种鼻炎患者专用给药装置
RU2105519C1 (ru) Зубная щетка
KR102065624B1 (ko) 의료용 칫솔
KR200393328Y1 (ko) 치약 구비 칫솔
US20170209249A1 (en) Unit Dose Package With Ball Seal
CN211862043U (zh) 储药袋可替换式头皮药物涂覆用发梳
ES2708023T3 (es) Cepillo interdental portátil
KR20030083274A (ko) 치약이 장착된 칫솔
US20050154343A1 (en) Soft tip applicator for relieving mouth pain
KR19990035106U (ko) 치약이내장된일회용위생치솔
EP1261260A1 (en) Tooth brush with protecting cap containing dental floss and tooth stick

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950929

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20050329

NF3A Restitutio in integrum

Effective date: 20050726

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20080331