PT92053B - Cartucho para produzir alvos simulados - Google Patents

Cartucho para produzir alvos simulados Download PDF

Info

Publication number
PT92053B
PT92053B PT9205389A PT9205389A PT92053B PT 92053 B PT92053 B PT 92053B PT 9205389 A PT9205389 A PT 9205389A PT 9205389 A PT9205389 A PT 9205389A PT 92053 B PT92053 B PT 92053B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
reflectors
cartridge
portions
target
incendable
Prior art date
Application number
PT9205389A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92053A (pt
Inventor
Joachim Paech
Original Assignee
Rheinmetall Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rheinmetall Gmbh filed Critical Rheinmetall Gmbh
Publication of PT92053A publication Critical patent/PT92053A/pt
Publication of PT92053B publication Critical patent/PT92053B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B5/00Cartridge ammunition, e.g. separately-loaded propellant charges
    • F42B5/02Cartridges, i.e. cases with charge and missile
    • F42B5/145Cartridges, i.e. cases with charge and missile for dispensing gases, vapours, powders, particles or chemically-reactive substances
    • F42B5/15Cartridges, i.e. cases with charge and missile for dispensing gases, vapours, powders, particles or chemically-reactive substances for creating a screening or decoy effect, e.g. using radar chaff or infrared material

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Aerials With Secondary Devices (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA inver.to refere-se a um cartucho para produzir alvos simulados como definido no conceito geral da reivindicação 1.
Tais cartuchos são conhecidos, por exemplo, da patente alemã 36 12 183. Nesta, para desviar corpos voadores guiados por radar e/ou infravermelhos, despoletam-se corpos projectados produtores de alvos simulados na ou antes da zona de alvo do corpo voador para desse modo desviar este do navio ou unidade naval ameaçados. Como corpos arremessados são empregues os que produzem uma nuvem imitativa de radiação infravermelha, que apresentam uma pequena velocidade de descida tratando-se de gran des superfícies de radiação e possuem portanto uma característica semelhante a um navio. Rara abranger corpos voadores guiados por radar podem servir corpos arremessados que contenham uma chamada massa activa Buppel, que depois da ignição do corpo pro jectado é libertada.
Nestes corpos projectados ou cartuchos conhecidos, a prin cipal desvantagem é que, em regra, não podem ser utilizados pa ra produzir alvos simulados para veículos blindados, pois o si nal de alvo de um blindado é totalmente diferente do de um navio ou unidade naval no aspecto da secção da reflexão e da polarização .
Na patente alemã 33 12 169 descreve-se ainda um alvo falso para utilização por carros blindados como protecção contra munições guiadas ou disparadas com sensores. Nesta propõe-se a utilização de um corpo oco, insuflável e semelhante a um colchão de ar, feito de folha reflectora e com várias câmaras.
Sste processo de produzir alvos falsos é relativamente dispen dioso e pode trazer uma série de problemas espeeialmente se se tratar de unidades de carros blindados motorizados.
objectivo do presente invento é melhorar um cartucho pro dutor de alvos simulados do tipo mencionado no início de modo que por um lado simule um sinal de carro blindado genuíno e por outro seja facilmente manejável e possa ainda ser fabricado por um custo favorável.
Este objectivo é conseguido de acordo com o invento com
744
2293 R1253 P/3ch
-3as características da reivindicação 1.
Ás sub-reivindicações incluem configurações particularmen te vantajosas do invento.
Ao invento está portanto subjacente essencialmente a ideia de distribuir mediante uma carga explosiva reflectores de mira e porções incendiáveis de modo que seja simulado um sinal raso de carro blindado. Os reflectores de mira servem para desviar corpos voadores guiados por rad^r, e as porções incendiáveis servem para desviar projécteis guiados por infravermelhos.
Outras vantagens do invento são explicadas mais adiante com exemplos de realização e com a ajuda de figuras, que most ram:
na Figura 1 - esquematicamente, o efeito de um cartucho produtor de alvos simulados;
nas Figuras 2a a 2e - exemplos de execução de reflectores de mira;
na Figura 3 - um corte longitudinal do cartucho do invento; e na Figura 4 - uma secção transversal de um cartucho segun do o invent o .
Na Pig.l está designado por 1 um carro blindado que apresenta um dispositivo 2 para disparar cartuchos 3 para produzir alvos simulados. Um alvo simulado correspondente está designa do por 4 e consiste essencialmente numa acumulação de reflecto res de mira 5 e porções incendiáveis 6.
Um projéctil inteligente 7, que sonda a superfície terres tre em busca de carros blindados, detecta o alvo simulado 4, compara- o com as características de um sinal de alvo memoriza das, e - se as características medidas concordarem com as carac terísticas memorizadas - voa para o alvo simulado.
^través de uma carga explosiva tem-se portanto de espalhar os reflectores de mira 5 e as porções incendiáveis 6 de modo que a sua distribuição geométrica corresponda tão rigorosamente quanto possível a um sinal de carro blindado. Os reflectores de mira 5 devem simular na gama das ondas milimétricas (30 a 100 GHz), na secção da reflexão e na polarização da radia
744
2293 R1253 P/Sch
PT'· ' .
XSí ' · * if-4ção de radar devolvida rum sinal de blindado. Isto é conseguido com reflectores de mira que apresentam zonas de reflexão com duas e três faces. As zonas de reflexão com duas e três faces distinguem-se por mudarem o rumo da polarização das ondas de radar circulares ou lineares. Os reflectores são de metal. Es tão configurados de modo que reflitam a radição incidente para o segmento angular espacial emissor. 0 ângulo de abertura de um tal reflector perfaz em azimute e em elevação cerca de 20°. Variando a forma dada (facetas com diferentes tamanhos), consegue-se que cada reflector ilumine diversos ângulos espaciais e em conjunto cubra uma gama de ângulos tão grande quan to possível. Ao todo devem ser distribuídos cerca de 100 reflectores. Os reflectores estão ainda configurados de modo que, depoi3 de espalhados, tomem uma posição de queda preferencial. Estão configurados de modo que nas câmaras fiquem estreitamente acondicionados (as Pigs. 2a a 2e mostram exemplos de execução dos reflectores de mira).
As porções incendiáveis para IV consistem em substâncias como o magnésio, o alumínio, o fósforo ou o sódio, e podem ter a forma de pó, cubos, esferas ou folha. A energia libertada na combustão deve corresponder à densidade energética irradiada por um carro blindado.
Como porções incendiáveis pode-se utilizar também sucstàn cias que possuam uma temperatura de oxidação a volta dos 100°C . Por exemplo, é aplicável a espuma de poliuretano.A vantagem particular destas substâncias é que o volume no estado espumo so é múltiplo do volume no estado líquido, de modo que resulta uma imagem calorífica com uma superfície tão grande quanto pos sível.
As rigs. 3 e 4 representam um exemplo de execução de um cartucho segundo o invento.
ΰ cartucho está designado por 3C e consiste num invólucro 31 e num fundo 32. No fundo 32 está prevista uma espoleta 33 que pode ter a forma de espoleta eléctrica, por exemplo, λ espoleta estão associadas a carga expulsora 34 e a carga transmissora 35.
744
2293 R1253 P/Sch
-5Essencialmente, o cartucho 30 consiste em câmaras individuais que estão separadas por divisórias 36. Em cada câmara en contra-se adjacentemente à carga transmissora 35 uma carga ex plosiva 37 de potência diferente. A esta carga explosiva 37 es tá então associado um espaço das câmaras com reflectores de mi ra 38 ou porções incendiáveis 39.
Após a ignição da espoleta eléctrica 33, actua primeiramente a carga expulsora 34 de modo que o cartucho seja expulso do dispositivo 2 de disparar tais cartuchos. Após a ignição da carga transmissora 35, as cargas explosivas 37 são accionadas.
As porções incendiáveis para IV 39 são repartidas não homogenea mente e os reflectores de mira 38 são repartidos homogeneamente de modo fortuito numa área de vários metros.
A não homogeneidade do sinal de IV é conseguida com a variação do número de porções incendiáveis para IV por zona angu lar, A zona do motor do carro blindado é representada por uma maior intensidade calorífica que a zona das lagartas afastada 90° e a zona dianteira afastada 180°. Os reflectores de mira podem ser colocados simetricamente no cartucho. Para se conseguir diferentes alcances, as cargas explosivas variam entre 5 e 1,5 gramas de TNT.
Oar^nte-se assim que seja formado um sinal semelhante a um carro blindado, dispondo o cartucho de uma posição de actua ção definida. Esta pode ser conseguida pela distribuição do peso e pelas propriedades aeromecânicas de vôo. 0 cartucho per manece nessa posição pela distribuição do peso, por um espeto ou por vários suportes destacáveis montados no flanco do cartucho.
invólucro do cartucho consiste numa folha delgada, que através da pressão em cada câmara quando da inflamação do expio sivo se rasga e liberta as porções incendiáveis para IV e os reflectores. Os cartuchos segundo o invento também podem ser disparados por um carro blindado de um morteiro como cortina de fumo ou camuflagem.
744
2293 R1253 P/Sch
-O —
Lista dos números de referência

Claims (7)

1 Carro blindado
2 Dispositivo de disparo de cartuchos produtores de alvos si. mulados
3 Cartucho produtor de alvo simulado
4 Alvo simulado
5 Reflectores de mira, reflectores de ondas milimétricas
6 Porções incendiáveis, reflectores de infravermelhos
7 Projéctil inteligente, munição guiada por sensores
30 Cartucho produtor de alvo simulado
31 Invólucro do cartucho, invólucro
32 Fundo do invólucro
33 Espoleta eléctrica
34 Carga expulsora
35 Carga transmissora
36 Parede de câmara
37 Carga explosiva
38 Reflectores de mira
39 Porções incendiáveis
69 744
2293 R1253 P/3ch
-7RBI VINDICAÇÕES
1®. - Cartucho (3, 30) para produzir alvos simulados, em particular para utilização em carros blindados íl) como protec ção contra munição guiada por sensores Í7), caracterizado por mediante uma carga explosiva (37) se espalharem reflectores (5, 38) e porçOes incendiáveis (6, 39) de modo que seja simulado um alvo raso (4), simulando os reflectores (õ, 38) na gama das ondas milimétricas e as porções incendiáveis (6, 39) na gama dos IV um sinal de alvo típico.
2-. - Cartucho de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado por consistir num invólucro (31) e num fundo onde está co locada uma espoleta (33), por ao longo do seu eixo longitudinal estar prevista uma carga transmissora (35), e por entre a carga transmissora (35) e o invólucro (31) estarem previstas zonas com forma de câmaras onde se encontram junto ao invólucro reflectores de mira (38) ou porções incendiáveis (39) e se encon tra junto a carga transmissora (35) uma carga explosiva 137).
3^. - Cartucho de acordo com a reivindicação 2, caracteri zado por se utilizar como reflectores de mira (38) peças de chapa com propriedades de reflexão metálica.
4-. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por se empregar como porções incendiáveis (39) substâncias com uma temperatura de oxidação à volta dos 1OO°C.
Lisboa, 2'· p iT ·Γ'9
Por RHEIN^ETALL GmbH - 0 AGENTE OFICIAL -
PT9205389A 1988-10-21 1989-10-20 Cartucho para produzir alvos simulados PT92053B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19883835887 DE3835887C2 (de) 1988-10-21 1988-10-21 Patrone zur Scheinzielerzeugung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92053A PT92053A (pt) 1990-04-30
PT92053B true PT92053B (pt) 1995-08-09

Family

ID=6365625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9205389A PT92053B (pt) 1988-10-21 1989-10-20 Cartucho para produzir alvos simulados

Country Status (5)

Country Link
DE (1) DE3835887C2 (pt)
ES (1) ES2015454A6 (pt)
GR (1) GR890100487A (pt)
PT (1) PT92053B (pt)
WO (1) WO1990004750A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4016854A1 (de) * 1990-05-25 1991-11-28 Diehl Gmbh & Co Tarn- und taeusch-einrichtung
DE4238038C1 (de) * 1992-11-11 1994-06-16 Buck Chem Tech Werke Verfahren zum Bereitstellen eines Scheinzielkörpers
DE19617701C2 (de) * 1996-05-03 2000-01-13 Buck Werke Gmbh & Co I K Verfahren zum Bereitstellen eines Scheinziels
US5814754A (en) * 1997-01-09 1998-09-29 Foster-Miller, Inc. False target deployment system
DE19951767C2 (de) * 1999-10-27 2002-06-27 Buck Neue Technologien Gmbh Dual-Mode-Täuschkörper
FR2840978B1 (fr) 2002-06-12 2004-09-03 Giat Ind Sa Munition de masquage
FR2840977B1 (fr) 2002-06-12 2004-09-03 Giat Ind Sa Dispositif et munition de protection d'un vehicule ou d'une plate-forme fixe contre une menace
DE10346001B4 (de) 2003-10-02 2006-01-26 Buck Neue Technologien Gmbh Vorrichtung zum Schützen von Schiffen vor endphasengelenkten Flugkörpern
RU2238510C1 (ru) 2003-12-10 2004-10-20 Закрытое акционерное общество "СТИВТ" Способ и система автоматического управления
DE102005020159B4 (de) * 2005-04-29 2007-10-04 Rheinmetall Waffe Munition Gmbh Tarn- und Täuschmunition zum Schutz von Objekten gegen Lenkflugkörper
DE102007032112A1 (de) 2007-07-09 2009-01-15 Rheinmetall Waffe Munition Gmbh Verfahren und Abschussvorrichtung zum Schutz eines Objektes vor einer Bedrohung, insbesondere einem Flugkörper, sowie Munition
DE102009030869A1 (de) * 2009-06-26 2011-02-10 Rheinmetall Waffe Munition Gmbh Wirkkörper
DE102010026641A1 (de) 2010-07-09 2012-01-12 Diehl Bgt Defence Gmbh & Co. Kg Nebelwurfkörper
RU2702538C1 (ru) * 2018-08-03 2019-10-08 Федеральное Государственное Казенное Военное Образовательное Учреждение Высшего Образования "Военный Учебно-Научный Центр Сухопутных Войск "Общевойсковая Академия Вооруженных Сил Российской Федерации" Боеприпас-кассета для управляемого внезапного создания маски-помехи в зоне расположения маскируемого объекта
RU191978U1 (ru) * 2019-05-23 2019-08-29 Федеральное государственное бюджетное учреждение "Центральный научно-исследовательский испытательный институт инженерных войск" Министерства обороны Российской Федерации Имитатор тепловой цели
DE102019117801A1 (de) 2019-07-02 2021-01-07 Rheinmetall Waffe Munition Gmbh Scheinziel, System und Verfahren zum Schützen eines Objekts

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4307665A (en) * 1965-12-21 1981-12-29 General Dynamics Corporation Decoy rounds
DE1578146C1 (de) * 1967-12-18 1984-05-24 General Dynamics Corp., New York, N.Y. Stoergeschoss
DE3038595A1 (de) * 1980-10-13 1982-05-06 Alan Vydra Studios Filmproduktion GmbH, 2000 Hamburg Verfahren zum bearbeiten von filmen und videoaufzeichnungen
DE3312169A1 (de) * 1983-04-02 1984-10-04 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Stoerziel
DE3612183A1 (de) * 1986-04-11 1987-10-22 Wegmann & Co Verfahren zur ablenkung von durch radar- und/oder infrarotstrahlung gelenkten flugkoerpern, insbesondere zum schutz von seeschiffen und schiffsverbaenden sowie einrichtung zur durchfuehrung des verfahrens

Also Published As

Publication number Publication date
WO1990004750A1 (de) 1990-05-03
ES2015454A6 (es) 1990-08-16
DE3835887A1 (de) 1990-05-03
PT92053A (pt) 1990-04-30
DE3835887C2 (de) 1997-10-02
GR890100487A (el) 1990-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92053B (pt) Cartucho para produzir alvos simulados
US4307665A (en) Decoy rounds
US7886646B2 (en) Method and apparatus for protecting ships against terminal phase-guided missiles
US4768417A (en) Detonator net weapon
US5814754A (en) False target deployment system
US3841219A (en) Decoy rounds for counter measures system
US6513438B1 (en) Method for offering a phantom target, and decoy
US6128999A (en) Arrangement for protection of active armor
US4406227A (en) System for multistage, aerial dissemination and rapid dispersion of preselected substances
US6412416B1 (en) Propellant-based aerosol generation devices and method
US4286498A (en) Decoy rounds and their method of fabrication
US9074843B1 (en) Payload delivery device
US9366508B2 (en) System for protection against missiles
US7654185B1 (en) System and method for defending against a projectile
US20020088367A1 (en) Non-lethal ballistic
ES2544762T3 (es) Sistema y procedimiento de protección de un recinto
US5461982A (en) Missiles having means for marking targets destroyed by said missiles to prevent further expenditure of munitions to said target
GB1598423A (en) Decoy round
AU2003200473A1 (en) Method and device for the visual simulation of exploding bodies
PL207082B1 (pl) Urządzenie do wystrzeliwania amunicji
US3432857A (en) Rescue signaling system
RU2351877C2 (ru) Способ и устройство комбинированной защиты малоразмерных объектов
ES2969340T3 (es) Cuerpo activo y procedimiento para efectuar la ignición de un cuerpo activo
US20040112241A1 (en) Device for the disruption of explosive objects
EP0740124B1 (en) Means for marking targets destroyed by missiles

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950418

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961031