PT91976B - Sistema de cofragem modular - Google Patents

Sistema de cofragem modular Download PDF

Info

Publication number
PT91976B
PT91976B PT9197689A PT9197689A PT91976B PT 91976 B PT91976 B PT 91976B PT 9197689 A PT9197689 A PT 9197689A PT 9197689 A PT9197689 A PT 9197689A PT 91976 B PT91976 B PT 91976B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
panels
arranged vertically
formwork
linings
elements
Prior art date
Application number
PT9197689A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91976A (pt
Original Assignee
Jose Maria Corta Saiz
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jose Maria Corta Saiz filed Critical Jose Maria Corta Saiz
Publication of PT91976A publication Critical patent/PT91976A/pt
Publication of PT91976B publication Critical patent/PT91976B/pt

Links

Landscapes

  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)

Description

DESCRIÇÃO presente invento diz respeito a um sistema de cofragem modular para aplicação em qualquer tipo de construção, do tipo dos constituídos por uma série de painéis metálicos, por meio dos quais se pode fazer o vigamento de placas, pilares, cofragens de paredes, etc., satisfazendo a maior parte das necessidades de cofragem na construção, tanto na obra civil como na construção de vivendas.
A cofragem feita de madeira requer em primeiro lugar um forte investimento por cada obra que se vai realizar e, em segundo lugar, pessoal especializado para a sua realização.
Por último, existem grandes perdas de madeira em cada obra que se poderá calcular em pelo menos 50% da madeira utilizada.
Os sistemas de cofragem modular solucionam com rapidez e economia a
-2realização de qualquer cofragem, não obstante, os únicos conhecidos até ao momento preverem uma série de painéis e apoios para a realização de vigamentos, assim como outra série diferente de painéis que se podem encostar entre si, dispostos verticalmente para formar uma cofragem vertical.
sistema da presente invenção parte também de uma pluralidade de painéis que se podem dispôr em qualquer posição, quer horízontalmente sobre apoios para fazer um vigamento ou sendo os painéis encostados verticalmente entre si por elementos distintos.
Também se podem dispôr juntos em esquadria para formar colunas, uns contra os outros para formar paredes, ou encostados sob qualquer ângulo para formar qualquer tipo de cofragem, inclusivamente circular.
Assim, as vantagens do presente sistema em comparação, tanto com a madeira, como com outros sistemas utilizados actualmente, são de uma parte de modo a serem evitadas grandes perdas que se têm com a madeira enquanto que, por outro lado, torna mais económico o custo devido principalmente ao maior número de utilização de placas, a maior rapidez na sua colocação e que nem sequer requerem pessoal especializado para a sua colocação.
Por último, o sistema objecto do presente invento permite obter maior segurança de cofragem e uma maior qualidade.
- 3Compreender-se-à melhor o sistema da presente invenção com a ajuda dos desenhos anexos em que se representa uma realização prática preferencial .
Nos desenhos:
- A FIG. 1 representa uma vista e um corte de um painel do tipo em que se baseia o sistema da presente invenção.
- A FIG. 2 representa um método de colocação destes painéis para formar um vigamento.
- A FIG. 3 representa uma vista de perfil dos dispositivos diferentes ou métodos de acoplar dois painéis encostados um ao outro.
- A FIG. 4 representa uma variante da realização em que os painéis se ligam entre si em esquadria para formar o vão de uma coluna.
- A FIG. 5 representa uma realização em que os painéis se dispõem verticalmente encostados sob qualquer ângulo.
- Por último a FIG. 6 representa uma realização em que este sistema se aplica à construção de paredes.
sistema de cofragem modular da presente invenção baseia-se numa série de painéis (1) que limitam superfícies de cofragem (11) e que se
-4colocam, suportados por apoios (2) entre si, formando a base de um vigamento, ou por meio de outros elementos em posição vertical para a cofragem de paredes ou outro tipo de estruturas de disposição vertical.
painel propriamente dito, referenciado genericamente como (1) comporta uma superfície de cofragem (11) e uma guarnição perimétrica (12), de secção rectangular que na sua face externa apresenta um degrau externo (13) em direcção ao interior.
Na FIG. 2 representou-se uma realização prática de um vigamento com base neste sistema. Na mencionada figura observa-se uma sucessão 'de painéis (1) encostados entre si por meio dos cabeçais (21) dos apoios (2). Segundo a presente invenção, os mencionados cabeçais apresentam a forma de tridente em que o dente central (22) encaixa no vão comum delimitado pelos dois degraus (13) das guarnições (12) quando se encontram encostados frente a frente, enquanto que os dentes extremos (23) encaixam na face interior das respectivas guarnições (12) dos dois painéis unidos (1). Compreende-se facilmente que a colocação deste vigamento é muito simples, colocando os painéis ligados nos respectivos cabeçais e posteriormente mediante o sistema de regulação de apoios (2) estabilizando a altura adequada, enquanto que para descofrar bastará fazer descer por zonas os apoios (2) e procurar o despreendimento dos painéis (1) do vigamento para posteriormente desencravar estes dos apoios.
-5Na FIG. 3 representaram-se duas realizações alternativas do acoplamento de dois painéis (1) ligados entre si e geralmente em colocação vertical. Numa primeira realização, estes painéis, ligados como mostra a figura, permanecem intimamente unidos graças a cavilhas (3) que atravessam as respectivas guarnições (12) e que na extremidade se imobilizam por meio de uma porca ou uma cunha passante.
Na segunda realização representada na FIG. 3, representa-se o acoplamento dos respectivos painéis (1) mediante duas cunhas (4) que apresentam a configuração de L que são dispostas uma contra a outra abraçando os cantos interiores das guarnições (12). A imobilização do blo'co consegue-se por meio de outras cunhas de retenção (5) que se colocam no vão formado pelas guarnições (12), de tal modo que exercem uma pressão que imobiliza as respectivas cunhas (4) e estas entre sí.
Compreende-se perfeitamente que a realização de um acoplamento com estas características também é muito simples bastando dispôr dois acoplamentos em alturas diferentes, ou até inclusivamente três e que posteriormente se podem manipular os dois ou mais painéis unidos para colocá-los noutra posição.
Na FIG. 4 representou-se uma realização em que estes painéis (1) formam uma coluna acoplando-se entre si em esquadria. Para esta realização requerem-se elementos auxiliares (6) em forma de esquadria de preferência com pelo menos três hastes do ângulo diédrico e que dispôs-6tas exteriormente permanecem imobilizadas com referência a um dos painéis por meio de freios (7) e uma cunha (5), de tal modo que o segundo painel não pode deslocar-se em direcção ao exterior, com referência ao primeiro painel mencionado. Colocando em cada vértice um acoplamento com estas características, fecha-se o vão interior na sua totalidade. Evidentemente que nada impede a realização de sucessivas alturas com este sistema de acoplamento conjugado por exemplo com qualquer sistema dos anteriormente propostos para realizar o acoplamento de dois perfis em disposição vertical.
Na FIG. 5 representou-se uma cofragem em que os painéis (1) foram dispostos verticalmente, mas apesar disso, não estão colocados em linha recta, mas antes adoptam qualquer ângulo. Isto consegue-se graças a uns elementos auxiliares (8), que na extremidade dispõem de meias dobradiças e que se unem entre si mediante o correspondente passador e aos respectivos painéis (1) por meio de qualquer dos sistemas de encaixe acima mencionados.
Por último, na FIG. 6 representou-se uma realização alternativa de uma parede formada entre dois painéis (1) ligados entre si. Nesta realização, foi previsto um elemento (9) que actua como separador entre ambos os painéis (1) que colocado no canto dos painéis se fixa a estes por meio de cavilhas.
Descrita suficientemente a natureza deste sistema, assim como as várias alternativas de construção que o mesmo oferece, só resta analí-Ίsar que no seu conjunto e nos elementos que o compõem, é possível introduzir alterações de forma, material, de disposição dos elementos, sem se alterarem as características essenciais da invenção.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1δ.- Sistema de cofragem modular com base em painéis que limitam as superfícies de cofragem e que se colocam encostados entre si, suportados por apoios, formando a base de um vigamento ou por meio de outros elementos em posição vertical para a cofragem de paredes ou outro tipo de estruturas de disposição vertical, caracterizado por os mencionados painéis na face reversa apresentarem uma guarnição perimétrica de secção rectangular que na extremidade da face exterior apresenta um degrau em direcção ao interior e que podem dispor-se:
    a) - encostados entre si horizontalmente por meio de apoios que apresentam cabeçais em forma de tridente que encaixam respectivamente no vão comum definido pelos degraus das duas guarnições encostadas e pelas faces interiores dos mesmos;
    b) - encostados entre si e dispostos verticalmente por meio de cavilhas passantes que ligam as guarnições dos dois painéis contíguos;
    c) - encostados entre si e dispostos verticalmente por meio de um sistema de cunhas em que são previstos dois destes elementos em L que em conjunto ligam os cantos interiores das guarnições ajudando na sua imobilização uma ou mais cunhas de retenção colocadas no vão definido pelas guarni-9d) - ções dispostos verticalmente em esquadria para formar uma coluna por meio de uma série de pequenas réguas em esquadro que actuam nas esquinas exteriores de encontro aos painéis e que se imobilizam por meio de abraçadeiras e cunhas;
    e) - dispostos verticalmente encostados sob qualquer ângulo por meio de elementos de dobradiça que se fixam aos painéis respectivos; e
    f) - dispostos verticalmente e uns contra os outros, deixando um vão interno para formar uma parede por meio de elementos separadores colocados nos cantos dos painéis e fixos âs guarnições respectivas mediante cavilhas.
PT9197689A 1988-10-13 1989-10-13 Sistema de cofragem modular PT91976B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8803110A ES2011858A6 (es) 1988-10-13 1988-10-13 Sistema de encofrado modular.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91976A PT91976A (pt) 1990-04-30
PT91976B true PT91976B (pt) 1995-08-09

Family

ID=8258470

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9197689A PT91976B (pt) 1988-10-13 1989-10-13 Sistema de cofragem modular

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2011858A6 (pt)
PT (1) PT91976B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT91976A (pt) 1990-04-30
ES2011858A6 (es) 1990-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2418140C2 (ru) Сейсмостойкие навесные стены с остекленными панелями
US3315426A (en) Prefabricated wall structure
CA2245458C (en) Shim for modular building panels and method for using the same
US3999339A (en) Methods and means for securing door frames in openings therefor
PT91976B (pt) Sistema de cofragem modular
US3107087A (en) Square column clamp
KR20140087306A (ko) 기둥용 보양 트러스
JPH06495Y2 (ja) 天窓における枠体の枠組み装置
JP2002213077A (ja) コンクリート壁用組み型枠の構築方法ならびにこれに使用する鋼製型枠
JP2003003758A (ja) 連設障子構造およびその施工方法
WO2004092501A1 (ja) 立体構築物
RU2803440C2 (ru) Система щитовой опалубки перекрытий большой площади
RU208328U1 (ru) Универсальный силовой узел соединения перекрестных элементов
JP3232754U (ja) 解体工事現場等において用いる仮囲い構造物
US1571645A (en) Building construction
JPS6229544Y2 (pt)
SU1724838A1 (ru) Устройство дл замоноличивани стыков
JPH0728261Y2 (ja) 外装パネルの取付け構造
JP5923565B2 (ja) 耐震補強工法用鋼板を使用する既設建物の耐震補強工法
JPS62153466A (ja) コンクリ−ト打設用枠組構造
JPS63206569A (ja) スラブコンクリ−トの型枠支保工及び支保工法
JPH04202968A (ja) コンクリート外壁用型枠パネル及びそのパネルを使用する型枠の組立方法
JPH0949375A (ja) 連窓における横枠の接合構造
JPS6397743A (ja) 建築用外装材の取付装置
SU1344874A1 (ru) Узел соединени балок и стойки сборного каркаса

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950411

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961031